Acessibilidade / Reportar erro
Perspectivas em Ciência da Informação, Volume: 24, Número: spe, Publicado: 2019
  • Reflexões sobre documentos sensíveis, informação e memória no contexto do regime de exceção no Brasil (1964-1985) Artigos

    Thiesen, Icléia

    Resumo em Português:

    Resumo Entre informar, reter e conhecer há meandros inúmeras vezes desconhecidos dos pesquisadores que manuseiam e analisam documentos primários custodiados pelas instituições arquivísticas. As atividades que originaram a produção documental merecem ser esquadrinhadas, para que evidenciem as condições históricas que tornaram possível sua fabricação, revelando a natureza dos arquivos que abrigam os chamados documentos sensíveis que, por suas características singulares, constituem desafios com os quais se deparam os que deles fazem uso. Este artigo se dedica a refletir sobre tais documentos, em suas relações com a informação de que são portadores e a memória que se deseja reconstruir. Problematiza, ainda, o testemunho enquanto recurso metodológico e sua validação científica na busca da verdade dos fatos e acontecimentos que geraram os documentos produzidos pelo regime de exceção que vigeu de 1964 a 1985 no Brasil, reflexos de experiências vivenciadas por aqueles que se opuseram ao regime. Ao analisar o testemunho de Inês Etienne Romeu, única sobrevivente da Casa da Morte em Petrópolis (RJ), abre a discussão sobre o jogo político travado na luta pelo esclarecimento do passado recente do país.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Between inform, retain and understand there are innumerable meanders unknown to researchers who manipulate and analyze primary documents guarded by archival institutions. The activities that originated the documentary production deserve to be scrutinized, so that they show the historical conditions that made possible its manufacture, revealing the nature of the archives that house the so-called sensitive documents that, due to their singular characteristics, constitute challenges for those who make use of them. This article is dedicated to the reflection on such documents, regarding their relations with the information they bear and the memory that one wishes to reconstruct. It also problematizes the testimony as a methodological resource and its scientific validation in the search for the truth of facts and events that generated the documents produced by the Brazilian Dictatorship regime, between 1964 and 1985, reflecting the experiences of those who opposed the regime. The analyses of Inês Etienne Romeu testimony, the only survivor of the House of Death in Petrópolis (RJ), opens the discussion about the political game caught in the struggle for the elucidation of the country's recent past.
  • Filmar os terreiros, ontem e hoje Artigos

    Guimarães, César

    Resumo em Português:

    Resumo A partir da crítica que as lideranças políticas e religiosas das comunidades de terreiro têm endereçado às representações ficcionais e documentais em torno das religiões afro-brasileiras, este artigo discute as novas modalidades de figuração do “povo de santo” no cinema, no momento em que ele assume sua auto-representação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on the critique that the political and religious leaderships of the terreiro communities have addressed to the fictional and documentary representations around the Afro-Brazilian religions, this article discusses the new modalities of figuration of the "people of santo" in the cinema, at the moment in which he assumes his self-representation.
  • Ciência da Informação e humanidades digitais: mediações, agência e compartilhamento de saberes Artigos

    Moura, Maria Aparecida

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo examina as interfaces entre a Ciência da Informação e as humanidades digitais. Para tanto, toma como referência a agenda de fenômenos info-comunicacionais enfrentados, as práticas de pesquisa e o tratamento das problemáticas éticas e sociais derivadas dos processos de intensificação da digitalização de dados e informações na sociedade contemporânea. Analisa as repercussões destas interfaces na agenda de pesquisas desenvolvidas no doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG (PPGCI/UFMG) no período de 1997-2017.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article examines the interfaces between Information Science and the digital humanities. To do so, it takes as reference the agenda of infocommunicational phenomena, the research practices and the treatment of the ethical and social problems derived from the processes of intensification of the digitalization of the information in contemporary society. It analyzes the repercussions of these interfaces on the research agenda developed in the PhD of the Graduate Program in Information Science at UFMG (PPGCI/ UFMG) in the period 1997-2017.
  • Dissertações e teses do PPGCI-UFMG: avaliando a sintonia temática internacional das pesquisas em Arquivologia Artigos

    Venancio, Renato Pinto; Chagas, Cintia Aparecida; Nascimento, Adalson de Oliveira; Parrela, Ivana D.

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto discute, a partir de metodologia proposta por pesquisadores canadenses, a sintonia temática entre as teses e dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais e a produção internacional da área de Arquivologia, visando proporcionar mais uma ferramenta para identificar o grau de internacionalização desse programa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present study aims at identifying, based on the methodology proposed by Canadian scholars, the thematic alignment of Master’s and Doctorate programs offered by the Federal University of Minas Gerais (UFMG) Graduate Program in Information Science (PPGCI) with international scientific production in the realm of Archival Science. Therefore, it is also intended to provide a tool for identification of the degree of internationalization of such Program and to point out shortcomings in the set of the issues investigated alongside new directions in alumni and scholars’ research.
  • As perspectivas de estudos sobre os sujeitos no PPGCI/UFMG Artigos

    Araújo, Carlos Alberto Ávila; Duarte, Adriana Bogliolo Sirihal; Dumont, Lígia Maria Moreira

    Resumo em Português:

    Resumo Apresenta a maneira como a temática do sujeito é pesquisada no âmbito da linha de pesquisa “Usuários, gestão do conhecimento e práticas informacionais” do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCI/UFMG). A temática é tratada a partir de três eixos: práticas informacionais, mediações e leitura, designando as três principais formas por meio das quais a temática vem sendo pesquisada. São apresentados os conceitos centrais e autores que as fundamentam, grupos de pesquisa e dissertações e teses defendidas por cada uma delas. Conclui-se que a especificidade da perspectiva delineada a partir desse conjunto de investigações representa uma contribuição singular para os estudos informacionais destacando o caráter ativo dos sujeitos, ou usuários da informação, a importância do contexto, e a vinculação dos processos informacionais com a constituição das identidades e da própria realidade social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper presents the way in which the topic of the subject is researched within the research line "Users, knowledge management and information practices" of the Postgraduate Program in Information Science of the Federal University of Minas Gerais (PPGCI / UFMG). The thematic is treated from three axes: information practices, mediations and reading, designating the three main ways through which the subject, or information users, has been researched. It presents the central concepts and authors that support them, research groups and dissertations and theses defended for each of them. It is concluded that the specificity of the perspective delineated from this set of investigations represents a unique contribution to the informational studies highlighting the active character of the subjects, the importance of the context, and the linking of informational processes with the constitution of identities and social reality.
  • Estudos sobre "Gestão da Informação e do Conhecimento" e "Trabalho" no PPGCI: origens, trajetória e perspectivas futuras Artigos

    Nassif, Mônica Erichsen; Paula, Claudio Paixão Anastácio de; Crivellari, Helena Maria Tarchi

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo traça um panorama das pesquisas que se dedicaram ao estudo sobre os temas Gestão e Trabalho no âmbito do PPGCI/UFMG, aqui subdivididas em dois subcampos, a saber: Gestão da Informação e do Conhecimento e Gestão das Unidades de Informação e Relações de Trabalho nos campos da Cultura e da Informação. No que tange à Gestão da Informação e do Conhecimento, desenvolveu-se uma leitura crítica da perspectiva a partir da qual a área vem sendo tratada no âmbito do PPGCI e apontaram-se pesquisas e perspectivas futuras. Essa análise alerta para o fato que ainda existe uma lacuna significativa nos estudos desenvolvidos relacionados à dimensão humana subjetiva do processo de gestão. Considera-se de suma importância foco nas pessoas, mais especificamente, nos aspectos comportamentais, cognitivos, simbólicos e afetivos na interação dessas com os processos organizacionais, políticos e de trabalho. O subcampo de Gestão de Unidades de Informação e Relações de Trabalho nas áreas da Cultura e da Informação tem parte substantiva de seus estudos focados na observação e análise sobre temas essenciais no contexto contemporâneo: a ocupação de postos de trabalho em unidades de informação e similares; a interação entre as demandas sociais e econômicas da ocupação destes postos de trabalho e os sistemas de formação profissional, bem como suas respostas para satisfazer às exigências mencionadas, além de focar o entorno histórico, político e econômico que permeiam essas relações. O presente artigo apresenta, como produto dessa análise, uma proposta de abordagem sobre a gestão e sobre trabalho, no contexto do PPGCI, para os próximos anos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article presents an overview of the researches that have been devoted to the study on the themes of Management and Labour within the scope of the PPGCI / UFMG, on here subdivided into two subfields, namely: Information and Knowledge Management and Information and Labor Relations in the fields of Culture and Information. With regard to Information and Knowledge Management, a critical reading of the perspective from which the area has been addressed within the scope of the PPGCI has been developed and future research and perspectives were pointed out. This analysis alerts to the fact that there is still a significant gap in the studies developed related to the subjective human dimension of the management process. It is considered of utmost importance to focus on people, more specifically, on the behavioral, cognitive, symbolic and affective aspects in their interaction with the organizational, political and work processes. The Subfield of Information Units Management and Labor Relations in the areas of Culture and Information has a substantive part of its studies focused on observation and analysis on essential themes in the contemporary context: the occupation of jobs in information units and the like; in the interaction between the social and economic demands of the occupation of these jobs and the vocational training systems, as well as their answers to satisfy the mentioned requirements, besides focusing on the historical, political and economic environment that permeate these relations. This article presents, as a product of this analysis, a proposal for a management and labor approach, in the context of the PPGCI, for the coming years.
  • Memória, patrimônio e informação: diálogos em uma disciplina nuclear Artigos

    Garcia, Luiz Henrique Assis

    Resumo em Português:

    Resumo A reformulação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da ECI-UFMG envolveu a inserção de novos colaboradores e a necessidade de repensar o projeto pedagógico. Neste contexto, decidiu-se pela concepção de disciplinas nucleares, para criar um solo compartilhado que pudesse alavancar o trabalho de reflexão e investigação. No âmbito da linha de pesquisa “Memória social, patrimônio e produção do conhecimento”, envolvi-me ativamente na concepção e oferta da disciplina “Memória, patrimônio e informação”. Proponho-me aqui a examinar a proposta que a norteia, centrada no duplo intuito de oferecer uma base sólida para a compreensão da constituição e transformação dos campos que coloca em destaque e igualmente oferecer um apanhado representativo das pesquisas mais inovadoras e temas candentes na atualidade. Traçaremos uma síntese seguindo o percurso das aulas expositivas e seminários de modo a explicitar o fio condutor do curso, para concluir com uma apreciação de conjunto sobre o que foi feito na disciplina. Como mostraremos, a reformulação efetivada em 2016, portanto, não surgiu no vazio, e sim em terreno que já recebera as primeiras sementes. Uma disciplina nuclear representa o melhor adubo para que tenhamos ótimas safras no futuro próximo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The reformulation of ECI-UFMG’s Graduate Program in Information Science involved the insertion of new collaborators and the need to rethink the pedagogical project. In this context, it was decided to create core disciplines, to create a shared ground that could support the work of reflection and investigation. Within the scope of the research line “Social memory, heritage and knowledge production”, I was actively involved in the design and offering of the discipline “Memory, heritage and information”. I propose here to examine its guidelines, centered on both providing a solid basis for the understanding of the constitution and transformation of the fields that it emphasizes and offering a representative recollection of most innovative researches and hot topics at the present time. We will draw a synthesis of the expository classes and seminars in order to explain its main course, to conclude with a general appreciation of what was done within the discipline. As we shall show, the reformulation carried out in 2016, therefore, did not emerge in the void, but on land that had already received the first seeds. A nuclear discipline represents the best fertilizer so that we can harvest good crops in the near future.
  • Às margens das margens: notas sobre as noções de patrimônio, memória social e performance na ciência da informação Artigos

    Silva, Rubens Alves da

    Resumo em Português:

    Resumo O tema sobre o qual versa este artigo gira em torno das noções de patrimônio e memória social. No desenvolvimento dessa reflexão entendemos ser um bom momento para apresentar alguns autores e perspectivas de abordagens referenciais dos estudos de performances no campo das ciências sociais brasileiras e mundial. Ao propor essa incursão teórica, temos em mente abrir uma discussão referente à potencialidade da noção de performance, pensada enquanto categoria analítica, para a empreitada dos estudos e das pesquisas realizados na Ciência da Informação cujo foco priorizado tem a ver direta, indireta ou transversalmente com a temática do patrimônio e/ou memória social. Convém ressaltar que a razão para escrever o presente artigo, chamando a atenção em especial para o conceito de performance, está relacionada com leituras de teses, dissertações e projetos de pesquisas da área da Ciência da Informação onde essa categoria aparece enunciada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The theme on which this article deals revolves around the notions of patrimony and social memory. In the development of this reflection we understand that it is a good moment to present some authors and perspectives of referential approaches of studies of performances in the field of Brazilian and world social sciences. In proposing this theoretical incursion, we have in mind to open a discussion about the potentiality of the notion of performance, thought as an analytical category, for the work of studies and research carried out in Information Science whose prioritized focus has to do directly, indirectly or transversally with the theme of patrimony and / or social memory. It should be emphasized that the reason for writing this article, drawing special attention to the concept of performance, is related to reading of theses, dissertations and research projects in the area of Information Science where this category is stated.
  • Memória e produção social da informação em direitos humanos: uma perspectiva latino-americana Artigos

    Frota, Maria Guiomar da Cunha

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo trata das relações entre memória e produção social da informação em direitos humanos à luz de uma perspectiva teórica latino-americana. No plano teórico apresenta uma perspectiva latino-americana sobre o tema e considera que esta perspectiva tem como antecedente e suporte uma extensa produção de informação sobre direitos humanos por organizações não-governamentais. No plano empírico avalia a produção acadêmica em Ciência da Informação sobre documentos e arquivos de direitos humanos, repressão e a resistência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article deals with the relations between memory and the social production of human rights information’s in the light of a Latin American theoretical perspective. On the theoretical level, it presents a Latin American perspective on the subject and considers that this perspective has as antecedent an extensive production of human rights information’s by nongovernmental organizations. At the empirical level evaluates the academic production in Information Science about documents and archives of human rights, repression and resistance.
  • Memória Institucional e Arquivologia: uma discussão teórico-metodológica Artigos

    Parrela, Ivana; Nascimento, Adalson

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa a construção do conceito de memória institucional na Ciência da Informação e, em especial, discute a memória na Arquivologia e nas instituições arquivísticas públicas e privadas. Demonstra-se que o surgimento de Centros de Memória no Brasil, na década de 1970, está associado à valorização da memória institucional, que se tornou, então, vital para as organizações. Diferente da memória organizacional, mais mutável e identificada com a eficácia, está ligada à legitimidade, à identidade e à responsabilidade histórica dos produtores nas instituições. Ela pode ser (re)construída por meio dos arquivos, ainda que não se confunda com eles.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present paper analyzes the development of the concept of institutional memory in Information Science and discusses the issue of memory in Archival Science as well as public and private archival institutions. This study aimed to demonstrate that the emergence of Memory Centers in Brazil over the 1970s is associated to the importance given to institutional memory which, in turn, became vital to organizations. Unlike constantly changing and efficacy-related organizational memory, institutional memory has to do with the historical responsibility of intitutional producers. It might be (re)constructed by means of archives.
  • A noção de documento no espaço-tempo da Ciência da Informação: críticas e pragmáticas de um conceito Artigos

    Ortega, Cristina Dotta; Saldanha, Gustavo Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Diante da crescente discussão internacional sobre uma possível neodocumentação, em oposição a uma menor disseminação da abordagem clássica da Documentação, torna-se necessário tratar da relação entre as duas abordagens para uma compreensão da noção de documento em Ciência da Informação, bem como reconhecer a vigência de outras tradições de apropriação do conceito no campo informacional. Objetiva-se discutir a literatura sobre ‘documento’, partindo do olhar francófono (Bélgica e França, precisamente), no sentido de objeto material e simbólico, produto da prática documentária. Além disso, procura-se estabelecer relações entre esta conceituação e aquela da literatura de orientação anglo-americana denominada genericamente 'neodocumentação'. O percurso da reflexão, fruto de uma abordagem teórico-conceitual, sob uma via epistemológico-histórica e pragmática, discute a) a noção de documento proposta por Paul Otlet no início do século XX, em seguida desenvolvida por franceses, b) a produção anglófona que, em especial, a partir da década de 1990, toma por base ideias de Paul Otlet e Suzanne Briet para desenvolver suas argumentações, c) o ponto de vista de outras culturas de apropriação do conceito, como a espanhola, a italiana e a brasileira. Como apontamos conclusivos, observa-se que a construção histórica da noção de documento aponta que o mesmo é produto de ações de mediação, as quais se realizam por atividades como seleção, representação, ordenação, exposições, enquanto, sob outro ponto de vista, a abordagem dos neodocumentalistas privilegia o documento quanto às relações de poder que envolvem enquanto objeto produzido pelo homem, portanto, relações localizadas histórica, social e politicamente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The growing discussion about a possible neodocumentation and the less dissemination of the classical type of documentation makes it necessary to deal with the relationship between the two approaches to an understanding of the notion of document in Information Science. We aim to discuss the literature on 'document', starting from the French-speaking gaze (Belgium and France, precisely), in the sense of a material and symbolic object, product of documentary practice. It seeks to establish relations between this conceptualization and that of the literature of Anglo-American orientation denominated generically 'neodocumentation'. The course of reflection, a theoretical-conceptual approach, under an epistemological-historical and pragmatic approach, discusses a) the notion of document proposed by Paul Otlet at the beginning of the 20th century, then developed by the French, b) Anglophone production which, in particular, from the 1990s, builds on Paul Otlet and Suzanne Briet's ideas to develop their arguments, and c) the view of other cultures of appropriation of the concept, such as Spanish, Italian and Brazilian cultures. As we have pointed out, the historical construction of the notion of document indicates that it is the product of mediation actions, which are carried out through activities such as selection, representation, ordination, expositions, while, from another point of view, the approach of the neodocumentalists privileges the document regarding the relations of power that they involve as object produced by the man, therefore, relationships located historically, socially and politically.
Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br