Acessibilidade / Reportar erro
Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Volume: 2, Número: 2, Publicado: 1998
  • Apresentação Apresentação

  • Tecnologias de informação e comunicação, saúde e vida metropolitana Ensaios

    Ribeiro, Ana Clara Torres
  • Estratégias de comunicação para a prevenção da Aids estudo de caso em Salvador, Bahia (Brasil) Ensaios

    Pitta, Aurea Maria da Rocha
  • Aids e imprensa: escritos do jornal Folha de S. Paulo Ensaios

    Soares, Rosana de Lima
  • Epidemia e mundo securitário Ensaios

    Teixeira, Ricardo Rodrigues
  • A "ecologia imaginária" e o "paradigma tropical": lições culturais para um repensar a epistemologia e a metodologia das práticas iátricas e das práticas educativas Artigos E Relatos

    Paula-Carvalho, José Carlos de

    Resumo em Português:

    De modo poético, na realidade filosófica, Keyserling formula o importante conceito de "paisagem mental", que ampliado pelo de "paideuma" de Frobenius, seria um dos esteios da antropologia simbólica e das mentalidades, tanto com relação às questões epistemológicas e metodológicas, quanto às questões da construção das práticas educativas e comunicacionais, das iátricas sobretudo. Dessas "lições culturais", deriva a busca etológica e cultural do "etnotipo". Keyserling busca os traços do etnotipo sul-americano, em suas invariâncias e variações regionais, por onde cruza com o "luso-hispano-tropicalismo" de Gilberto Freyre e o "tempo tríbio" e a "cultura sincrética ou mestiça" dos trópicos, apreendida em sua dinâmica configuracional de "traços étnicos" e em sua proposta da necessidade de se conhecer essa "formação" para se pensarem questões e propostas de intervenção no âmbito da praxis social. A transdução, método de apreensão poético-experimental da realidade, aí tem suas origens.

    Resumo em Inglês:

    In a philosophical way, Keyserling constructs an important concept of mental landscape, enlarged by the "paideuma" of Frobenius, would be one of the main supports for symbolic anthropology and mentalities. All this has to do with the epistemology and the methodological questions as well as with the questions related to the construction of educational and communicative practices in the medical field. From these lectures derive an ethnological and cultural search for a ethno-type. Keyserling searches for the signs of the South American ethno-type in its regional pecularities and in the crossing over with Gilberto Freire's Lusitanian-Spanish tropicalism and the syncretism of the tropics to know such formation aiming at the formulation of questions and proposals towards a social praxis. The poetic-experimental apprehension of reality has its roots in this approach.
  • Ensino de Bioética: um desafio transdisciplinar Artigos E Relatos

    Azevêdo, Eliane Elisa de Souza e

    Resumo em Português:

    O fato inovador de a Bioética ser uma área de conhecimento englobando várias disciplinas, e seu grande desenvolvimento em curto tempo, estão trazendo desafios de ordem acadêmica. O ensino da Bioética tornou-se uma nova experiência sem modelo didático definitivo. A forma tradicional de ensino baseada na concepção disciplinar não é eficaz para a completa compreensão desta nova área. A Bioética lida com saberes na encruzilhada de várias disciplinas, sugerindo uma concepção interdisciplinar ou mesmo transdisciplinar para seu ensino. A concepção filosófica da Bioética, conforme desenvolvida em países europeus, fortalece sua dimensão transdisciplinar e reconhece, na antropologia (cultural e filosófica), o suporte teórico para seu ensino. Assim, considerando a proximidade das culturas e valores morais das sociedades brasileira e européia, a concepção européia da Bioética parece mais apropriada para seu ensino neste país.

    Resumo em Inglês:

    Due to the fact that Bioethics is an area of knowledge which encompasses several disciplines, and due to its rapid development in a short time, academic challenges have been produced. The teaching of Bioethics has become a new experience which has no definite didactic model. It is clear that traditional teaching, which is based on a disciplinary concept, has not been efficient to allow a complete understanding of Bioethics. Bioethics deals with knowledge in the cross-roads of several disciplines, suggesting a transdisciplinary concept for its teaching. Bioethics philosophical foundation, as those developed in European countries, strengthens its transdisciplinary dimension and recognizes anthropology (cultural and philosophical), as the theoretical support for its teaching. Thus, considering that Brazilian and European cultural and moral values are relatively similar, the European concept of Bioethics seems to be more adequate to support the teaching of Bioethics in Brazil.
  • A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Artigos E Relatos

    Berbel, Neusi Aparecida Navas

    Resumo em Português:

    Duas importantes propostas inovadoras são objeto de descrição e análise comparativa: a Metodologia da Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas. As duas propostas, que se desenvolvem a partir de visões teóricas distintas, têm pontos comuns e pontos diferentes. Nas duas propostas, o ensino e a aprendizagem ocorrem a partir de problemas. Na Metodologia da Problematização, enquanto alternativa de metodologia de ensino, os problemas são extraídos da realidade pela observação realizada pelos alunos. Na Aprendizagem Baseada em Problemas, enquanto proposta curricular, os problemas de ensino são elaborados por uma equipe de especialistas para cobrir todos os conhecimentos essenciais do currículo. O conhecimento de suas características não permite confundi-las, mas, com certeza, tomá-las como alternativas inspiradoras de um ensino inovador que ultrapasse a abordagem tradicional.

    Resumo em Inglês:

    Two important new proposals are described and analyzed: Methodology of Problematization and Problem-Based Learning. The two proposals, which develop from distinct theories, have common and divergent points. However, according to both proposals, teaching and learning develop from problems. According to Methodology of Problematization, the students are led to identify the problems from a certain reality, while according to Problem-Based Learning, the problems are formulated by specialists, so that they involve all the disciplines which compose a certain curriculum. Although these two proposals are different, they provide the students with new opportunities to learn.
  • Avaliação: um contrato de trabalho Artigos E Relatos

    Silva, Maria Regina Gomes da

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta, tendo em vista perplexidades constituídas a partir de uma leitura acerca do funcionamento do modelo tradicional de ensino, considerações sobre a Proposta Pedagógica Assimilação Solidária, AS (Baldino, 1995a). Proposta interventora, a AS muda o conceito de mérito, pois considera, ao lado do prêmio ao saber, o justo prêmio ao trabalho coletivo produzido em sala de aula. O instrumento fundamental da AS é um contrato de trabalho, negociado entre professor e alunos, que vincula a avaliação e o trabalho em grupos na sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents some considerations on the alternative pedagogical proposal called "Solidarity Assimilation", the SA (Baldino, 1995a). These considerations are made according to some perplexities which arose by observing how the traditional pattern of teaching works. Since the concept of merit has changed, the SA is understood at an interventionist proposal, that is: not only achievement is taken into account, but also the work collectively performed in the classroom is rewarded with due fairness. The basic instrument of SA is a Work Contract which when negotiated by teachers and students, establishes links between assessment-approval modalities and cooperative work.
  • Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino Debates

    Pires, Marília Freitas de Campos
  • Misión y vocación universitária

    González Lópes, Jesús
  • Nuevos paradigmas, educación y salud: transición hacia una educación para la salud desfragmentada en el siglo XXI: transition to a health education defragmented in the XXI century

    García, Elvira Blank de
  • Paradigmas científicos e propostas curriculares Debates

    Cunha, Maria Isabel da
  • A Revolução da escrita na Grécia e suas conseqüências culturais Livros

    Duarte, Adriane da Silva
  • O que é virtual Livros

    Pereira, Maria Lucia Toralles
  • Produção, leitura e interpretação de textos: contribuições da antropologia do imaginário para uma pedagogia da leitura Teses

    Batista, Angelina
  • Articulação pesquisa/ensino na universidade brasileira: o caso do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina Teses

    Carvalho, Maria Aparecida Vivan de
  • Aspectos pedagógicos em fundamentos de enfermagem: uma construção participativa Teses

    Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes
  • Educação médica e saúde: limites e possibilidades das propostas de mudança Teses

    Almeida, Marcio José de
  • Medicina tecnológica e prática profissional contemporânea: novos desafios, outros dilemas Teses

    Schraiber, Lilia Blima
  • Fundação UNI-Botucatu: consolidando experiências Notas Breves

    Machado, José Lúcio Martins
  • Outras leituras da realidade: alfabetização de adultos pela educação em saúde Notas Breves

    Vieira, Fábio Luiz; Antonissen, Katrin; Assalim, Vanessa Moraes; Silva, Alessandra Pereira; Yoshida, Valéria Cristina; Cyrino, Eliana Goldfarb; Toralles-Pereira, Maria Lúcia
  • Quem são os bebês de hoje? Eles são ou estarão diferentes? Espaço Aberto

    Rizzato, Agueda Beatriz Pires
  • Comentário a respeito das bases neurobiológicas da aprendizagem Espaço Aberto

    Pereira Júnior, Alfredo
  • Da leitura... À ruptura do representacional Criação

    Quarentei, Mariangela
  • Fim de linha Criação

    Silva, Antônio Manoel dos Santos
  • Ontogenia Criação

    Pereira, Hamilton da Rosa
UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br