Acessibilidade / Reportar erro
Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Volume: 11, Número: 23, Publicado: 2007
  • EDITORIAL Editorial

  • Das dimensões pedagógicas para a construção da cidadaniano exercício do controle social Dossiê

    Aciole, Giovanni Gurgel

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda a prática do controle social no Sistema Único de Saúde (SUS) em sua dimensão pedagógica. A prática do controle social tem sido saudada como alternativa de democracia direta, e como espaço de defesa do interesse público na política de saúde. A reflexão sobre a ação dos conselhos de saúde reconhece as dificuldades trazidas pelos conflitos e tensões entre interesses individuais e grupais, entre cultura de individualidade e prática de cidadania. Inclui, além disso, a questão do poder, considerado em suas várias vertentes. Contudo, para que se construa o controle social no SUS, são necessários a apropriação e o acúmulo de poder, e a superação das tensões e conflitos entre o indivíduo e o cidadão. Em conclusão, sugere-se que estes aspectos constituam elementos pedagógicos a serem explorados para a construção de cidadania e da democracia, e para o aprimoramento do exercício do controle social e público, no SUS.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo aborda la práctica del control social en el sistema público de salud brasileño. Tal práctica ha sido saludada como alternativa de democracia directa y como un espacio de defensa del interés público en la política de salud. La reflexión con respecto a la acción de los consejos de salud reconoce las dificultades ocasionadas por conflictos y tensiones entre intereses individuales y grupales, entre cultura de individualidad y práctica de ciudadanía. Incluye además la cuestión del poder considerado en sus varias vertientes. Sin embargo, para que se construya el control social en el SUS, es necesaria la aprobación y la acumulación de poder y la superación de las tensiones y los conflictos entre el indivíduo y el ciudadano. En conclusión se sugiere que estos aspectos constituyan elementos pedagógicos a explorar para la construcción de la ciudadanía y de la democracia; y para el mejoramiento del ejercicio del control social y público en el sistema de salud brasileño.

    Resumo em Inglês:

    This paper approaches the practice of social control in the Brazilian public health system in its pedagogical dimension. This experience has been acknowledged as a direct democracy alternative and as a space for defending public interest in health policy. Reflection on the practice of health councils recognizes the conflicts and tensions between individual and collective interests, the culture of individuality and the practice of citizenship. Furthermore, it includes the issue of power in its multiple variants. However, to build social control in the public health system is tantamount to guaranteeing empowerment and overcoming conflicts and tensions between the citizen and the individual dimensions. Finally, it is proposed that these aspects be considered as pedagogical tools for fostering citizenship and democracy, as well as for improving social control in the Brazilian public health system.
  • Produção do cuidado e produção pedagógica: integração de cenários do sistema de saúde no Brasil Dossiê

    Franco, Túlio Batista

    Resumo em Português:

    Em toda a história de construção do Sistema Único de Saúde (SUS) há um razoável investimento na educação para o setor. No entanto, gestores e trabalhadores da saúde constatam que o investimento em programas educacionais não tem se convertido em mudança das práticas de cuidado. Partindo do pressuposto de que educação pode ser dispositivo de mudança, sugere-se que práticas pedagógicas direcionem a produção de sujeitos implicados com a produção do cuidado. Assim, propõe-se trabalhar, além da cognição, o campo das subjetivações. Este trabalho revela a gestão do SUS e seus fluxos de educação permanente, constituindo o foco da "microgestão" para pensar no contexto sobre o qual se estruturam os diversos cenários de produção do cuidado, tratando-os como unidades de produção pedagógica, onde seria possível desenvolver metodologias educacionais vinculadas a uma idéia geral de educação permanente em saúde.

    Resumo em Espanhol:

    En toda la historia de la construcción del sistema de salud brasileño hay una razonable inversión en educación para el sector. No obstante, gestores y trabajadores de salud constatan que la inversión en programas educacionales no se ha convertido en cambios de las prácticas de cuidado. Considerando que educación puede ser dispositivo para cambios, se sugiere que las prácticas pedagógicas se orienten hacia la producción de sujetos comprometidos con la producción del cuidado. Se propone pues trabajar, además de la cognición, el campo de las subjetividades. Este trabajo revela la gestión del sistema y sus flujos de educación permanente, constituyendo el foco de la "micro-gestión" para pensar en el contexto sobre el cual se estructuran los distintos marcos de producción del cuidado, tratándolos como Unidades de Producción Pedagógica donde sería posible desarrollar metodologías de educación vinculadas a una idea de educación permanente en salud.

    Resumo em Inglês:

    Throughout the development of Brazilian public health system, considerable educational investments have been made in this sector. However, healthcare managers and workers find that the investments in educational programs have not led to changes in healthcare practices. Assuming that education can be a tool for change, this article suggests that teaching practices should provide guidance for those involved in providing care. Thus, they should take into account not only cognition, but subjective elements as well. This paper discloses Brazilian public health system management and its continuing education flows, establishing the focus of micromanagement for thinking about the context in which the many healthcare production settings are based, treating them as pedagogic production units where it would be possible to carry out educational methodologies linked to a general ideal of continuing healthcare education.
  • Construindo um programa de educação com agentes comunitários de saúde Dossiê

    Duarte, Lúcia Rondelo; Silva, Débora Schimming Jardini Rodrigues da; Cardoso, Sandra Helena

    Resumo em Português:

    Com a preocupação de subsidiar a formação de agentes comunitários de saúde da Estratégia de Saúde da Família, este estudo teve como propósito construir um Programa de Educação para capacitar um grupo de agentes comunitárias de unidade de saúde da família de Sorocaba, São Paulo. Os discursos a respeito das percepções que essas agentes têm sobre o seu trabalho, suas dificuldades e propostas foram captados e analisados segundo o referencial do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados mostraram as necessidades de aprendizagem do grupo e nortearam a construção e implementação do Programa de Educação para o qual adotou-se o modelo da Educação Problematizadora. O conhecimento foi construído pelas agentes de saúde com base na problematização da realidade, debatendo, buscando soluções e implementando projetos de intervenção. Elas puderam perceber que ser agente comunitário de saúde é, sobretudo, lutar e aglomerar forças em sua comunidade na defesa dos serviços públicos de saúde e educação e da melhoria dos determinantes sociais de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Con la preocupación de subvencionar el proceso de apredizaje de los agentes comunitarios de salud de la Estrategia de Salud de la Familia, este estudio tuvo como objetivo elaborar un programa de educación para capacitar a grupo de agentes comunitarias de unidad de salud familiar de Sorocaba em el estado de São Paulo, Brasil. Las percepciones que tales agentes tienen sobre su trabajo, sus dificultades y propuestas fueron captadas y analizadas según el modelo del Discurso del Sujeto Colectivo. Los resultados mostraron la necesidad de apredizaje del grupo y orientaron la formación e implantación del programa de educación para el cual se adoptó el modelo de la Educación Problematizadora. El conocimiento fue construido por las agentes de salud a partir de la problemática de la realidad debatiendo, buscando soluciones e implantando proyectos de intervención; pudiendo percibir que ser agente comunitario de salud es, sobre todo, luchar y unir fuerzas em su comunidad para la defensa de los servicios públicos de la salud, de la educación y de la mejoría de los determinantes sociales de salud.

    Resumo em Inglês:

    Aiming at contributing inputs to the learning process of health community agents from Health Family Strategy, this study has sought to devise an Educational Program for qualifying seven community agents from the Family Health Unit in a neighborhood in the Brazilian city of Sorocaba. Speeches on the perception these agents have of their work, their difficulties and proposals were captured and analyzed within the framework of the "Collective Subject Speech". Results showed the group's learning needs, and guided the devising and implementation of the Educational Program, which adopted the Emancipatory Education model. This knowledge was built by the agents through a problem-focused reality, debating, searching for solutions, and implementing intervention projects. They noticed that being a community health agent means, above all, to struggle and harness community forces for purposes of defending health & education public services and for improving social health determinants.
  • O internato rural e a formação de estudantes do curso de Odontologia da UFMG Artigos

    Santa-Rosa, Thalita Thyrza de Almeida; Vargas, Andréa Maria Duarte; Ferreira, Efigênia Ferreira e

    Resumo em Português:

    Analisa-se a infuência da experiência do Internato Rural (IR) na formação de estudantes de Odontologia da UFMG. Baseando-se em metodologia qualitativa realizou-se coleta de dados utilizando-se técnica de grupo focal. A amostra constituiu-se de quinze estudantes que participaram dos grupos antes e após conclusão da disciplina. No tratamento dos dados emergiram quatro grandes temas: expectativas e realização do IR, serviço público de saúde e compreensão do processo saúde-doença. Concluiu-se que o IR é visto como transição entre vida acadêmica e mundo profissional; que a pouca ênfase dada às ciências sociais e ao serviço público de saúde durante períodos anteriores da graduação dificultou a inserção dos estudantes no serviço de saúde; que as precárias condições de vida da população e a existência de serviços públicos de saúde organizados e resolutivos no nível básico foram constatadas com surpresa pelos estudantes, e que experiências vivenciadas no IR despertaram para atendimento pautado no acolhimento e cuidado à saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo muestra la influencia en la formación de estudiantes de Odontología de la UFMG a partir de la experiencia del Internado Rural (IR). Basándose en una metodología cualitativa, se recogieron los datos utilizando la técnica de grupos focales. Quince estudiantes que participaron de los grupos antes y después de concluir el curso constituyeron la muestra. En la evaluación de los datos surgieron cuatro temas: expectativas y realización del IR, servicio público de salud y comprensión del proceso salud-enfermedad. Se concluyó que el IR es encarado como una transición entre vida académica y mundo profesional; que el poco énfasis que se les da a las ciencias sociales y al servicio público de salud durante los períodos anteriores a la graduación dificultó la inserción de los estudiantes en el servicio de salud; que los estudiantes constataron con sorpresa las precarias condiciones de vida de la población y la existencia de servicios públicos de salud organizados y resolutivos en el nivel básico. Las experiencias vivenciadas en el IR despertaron hacia el atendimiento pautado en la acogida y en los cuidados a la salud.

    Resumo em Inglês:

    This paper aimed at asserting the influence of Rural Internship in the formation of dental students at UFMG (Minas Gerais Federal University). Based on qualitative methodology, data collection used the focus group technique. Sample size was of fifteen students who participated in groups before and after concluding the discipline. Following data analysis, four major themes emerged: expectations regarding Rural Internship; its unfolding process; public health service; and understanding the health and disease process. It was concluded that Rural Internship was seen as a transition between academic and professional lives; that little attention given to social sciences and the public health service in previous undergraduate terms made insertion of students in the health service harder; that population's low living standards and the existence of an organized and efficient health system were greeted with surprise by the students; and that experiences undertaken during internship had waken them to patient attention based on warm welcome and health care.
  • O desafio de operacionalizar as ações de vigilância sanitária no âmbito da promoção da saúde e no locus saúde da família Artigos

    O'Dwyer, Gisele; Tavares, Maria de Fátima Lobato; De Seta, Marismary Horst

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe uma articulação dos campos de ação da Estratégia Saúde da Família e Vigilância Sanitária. Reflete sobre como conceitos e diretrizes essenciais para o Sistema Único de Saúde (SUS), como integralidade, controle social e promoção da saúde, podem incorporar-se na prática dos profissionais de saúde. A Saúde da Família constitui uma estratégia de enfrentamento de uma nova prática, é um dos campos de realização da integralidade e da promoção da saúde e favorece o controle social. A promoção da saúde é norteadora de uma prática com potencial de transformação da arena da saúde. A Vigilância Sanitária reconhece sua interface com a promoção da saúde e aproxima-se, ideologicamente, dos princípios da Carta de Ottawa. Reconhecendo a complexidade do ambiente social onde acontece o encontro profissional/usuário e os obstáculos para práticas de saúde mais efetivas, em um ambiente desfavorável, a capacitação de recursos humanos é uma ferramenta de transformação da saúde pública.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo propone una conexión entre los campos de acción de la Estrategia Salud de la Familia y la Vigilancia Sanitaria. Reflexiona sobre el modo como conceptos y directrices esenciales para el Sistema Único de Salud (SUS), tales como integridad, participación social y promoción de la salud, pueden incorporarse en la práctica de los profesionales de salud. La Salud de la Familia constituye una estrategia para afrontar una nueva práctica, es uno de los campos de realización de la integralidad y la promoción de la salud y favorece la participación social. La promoción de la salud sirve de guía para una práctica con potencial de transformación de su campo de acción. La Vigilancia Sanitaria reconoce su interfaz con la promoción de la salud y se aproxima ideológicamente a los principios de la Carta de Ottawa. Reconociendo la complejidad del ambiente social donde ocurre el encuentro profesional-usuario y los obstáculos ante prácticas de salud más efectivas en un ambiente desfavorable, la captación de los recursos humanos es una herramienta de transformación de la salud pública.

    Resumo em Inglês:

    This article proposes an articulation between the Family Health and the Sanitary Surveillance fields of action. It reflects on how essential concepts and guidelines from Brazilian public health system, such as integrality, social control and health promotion, can be integrated into the practice of health professionals. Family Health is both a strategy for taking on a new practice and a field leading to comprehensiveness and health promotion, in addition to being conducive to community participation. Health promotion guides a practice which can potentially transform the field of health. Sanitary Surveillance acknowledges its connection to health promotion and its ideological affinity to the principles contained in the Ottawa Letter. In view of the complex social environment in which professional and user meet and of the hurdles to more effective health practices, training and enabling human resources becomes a tool for transforming and enhancing public health.
  • Possibilidades de uma rede intersetorial de atendimento a mulheres em situação de violência Artigos

    Kiss, Ligia Bittencourt; Schraiber, Lilia Blima; d'Oliveira, Ana Flávia Pires Lucas

    Resumo em Português:

    Discutem-se dados obtidos com base em entrevistas semi-estruturadas com 29 informantes-chave de um conjunto de serviços de assistência a casos de violência doméstica contra mulheres. Investigou-se como profissionais percebem seus trabalhos e qual o grau de integração das ações entre eles, a fim de caracterizá-los ou não como uma rede, com vistas à inserção dos serviços básicos da Saúde, ainda não participantes à época. Conclui-se que racionalidades operacionais diversas e conflitantes convivem nesse conjunto, constrangendo sua integração efetiva. A inexistência de um projeto comum reflete a dificuldade de composição entre saberes e programas de atenção com lógicas muito diversas, sem interfaces comuns e valorização mútua. Envolvendo diversos setores de assistência à população no país, a integração depende da construção de canais de comunicação e formas tecnológicas de assistência que permitam o ajuste de projetos e definições a objetivos compartilhados.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo discute datos obtenidos en entrevistas semi-estructuradas con 29 informantes de un conjunto de servicios de asistencia a casos de violencia doméstica contra mujeres. Se investigó el modo como los profesionales perciben sus trabajos y cuál es el grado de integración de las acciones entre ellos, a fin de caracterizarlos o no como una red con vistas a la inserción de los servicios básicos de la salud aún no participantes a la época. Se concluye que racionalidades operacionales diversas y conflictantes conviven en este conjunto, cercenando su integración efectiva. La inexistencia de un proyecto común refleja la dificultad de composición entre saberes y programas de atención con lógicas muy distintas, sin interfaces comunes y valoración mutua. Comprendiendo diversos sectores de asistencia a la población en el país, la integración depende de la construcción de canales de comunicación y formas tecnológicas de asistencia que permitan el ajuste de proyectos y definiciones a los objetivos compartidos.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses data obtained from semi-structured interviews with 29 key informants from a set of services that provide assistance to women who are victims of domestic violence. It was investigated how these professionals perceive their work, what is the degree of interaction between them, and whether this does or does not characterize these services as a network, with a view to future integration with the primary healthcare services network. The authors conclude that diverse and conflicting operational rationalities coexist in this set but in such a way as to make it difficult to achieve actual integration. The inexistence of a common project reflects how difficult it is to articulate knowledge and care projects that have very different rationales, share no common interfaces and do not value each other. As it involves several sectors of assistance to the population of Brazil, integration depends on building communication channels and technological ways of providing assistance capable of enabling the adjustment of definitions and projects in order to meet shared objectives.
  • Campos de intervenções organizacionais: a contribuição das ciências humanas para uma leitura crítica das propostas de gestão das organizações de saúde Artigos

    Lins, Auristela Maciel; Cecílio, Luiz Carlos de Oliveira

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é apresentar um esquema analítico que possa ser utilizado por estudiosos das organizações, sobretudo gestores e avaliadores em saúde, como roteiro para a leitura crítica de propostas de intervenção organizacional que lhes são apresentadas no cotidiano de suas organizações e que se pretendem transformadoras de uma situação indesejada. O esquema ora apresentado resulta de uma pesquisa que discutiu teses de doutorado defendidas entre 2000 e 2004, nas principais universidades brasileiras, procurando identificar os paradigmas utilizados nessas obras acadêmicas recentes. Compõe-se de tipos ideais denominados "campos de intervenções organizacionais", construídos com a contribuição de algumas produções teóricas das ciências humanas.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este artículo es presentar un esquema analítico, que puedan utilizar los estudiosos de las organizaciones, sobre todo gestores y evaluadores en salud, como guía de una lectura crítica de propuestas de intervenir en la organización que se les presenta cotidianamente y se pretenden transformadoras de una situación indeseada. El esquema presentado es el resultado de una investigación que discutió tesis de doctorado defendidas, entre los ãnos 2000 y 2004, en las principales universidades brasileñas; tratando de identificar los paradigmas usados en estas obras académicas recientes. Se compone de tipos ideales denominados "campos de intervenciones de organización", construidos con la contribución de algunas producciones teóricas de las ciencias humanas.

    Resumo em Inglês:

    This article aims at presenting an analytical frame to be used by organization researchers, health managers, and health evaluators as a guide to promote critical analysis of organizational interventions usually presented as powerful management tools for changing undesirable situations. The current analytical scheme stems from a research on doctoral theses submitted from 2000 through 2004 in major Brazilian universities. It was intended to identify the main paradigms used in such recent academic work. It comprises "ideal types" known as "organizational intervention fields" based on some theoretical productions in the area of Human Sciences.
  • As tecnologias leves como geradoras de satisfação em usuários de uma unidade de saúde da família Artigos

    Ferri, Sonia Mara Neves; Pereira, Maria José Bistafa; Mishima, Silvana Martins; Caccia-Bava, Maria do Carmo Guimarães; Almeida, Maria Cecília Puntel de

    Resumo em Português:

    O objetivo desta investigação foi avaliar a qualidade da assistência prestada em um núcleo de saúde da família (NSF), enfocando a satisfação dos usuários, com base nas tecnologias leves, bem como analisar aspectos dessa assistência, produtores de satisfação e de insatisfação, no que diz respeito ao vínculo, à responsabilização, à resolubilidade, às expectativas, aos relacionamentos, ao conforto e acesso, e identificar recomendações para intervenções locais. Após realizarmos uma caracterização geral da população atendida no serviço em estudo, selecionamos os sujeitos participantes da pesquisa. A coleta de dados deu-se por meio da entrevista semi-estruturada. A abordagem foi de natureza qualitativa, e os dados foram ordenados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A análise revela a importância atribuída, pelos usuários do serviço, às tecnologias leves, mas também a necessidade de diminuir o tempo de espera para as consultas e os encaminhamentos e obter o acesso a medicamentos e à atenção odontológica no próprio serviço, fatores que levam à grande insatisfação por parte dos usuários.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de esta investigación ha sido evaluar la calidad de la ayuda dada en un núcleo de la salud de la familia, enfocando la satisfacción de los usuarios a partir de las tecnologías ligeras; así como analizar aspectos de esta ayuda, los productores de la satisfacción e insatisfacción, en lo que se refiere al vínculo, a la responsabilidad, a la posible resolución, a las expectativas, a las relaciones, a la comodidad y acceso e identificar recomendaciones para las intervenciones locales. Tras realizar una caracterización general de la población atendida en el servicio estudio, se seleccionan los sujetos participantes de la investigación. La recogida de datos se efectuó por medio de la entrevista semi-estructurada. El planteamiento fue de naturaleza cualitativa y los datos se han ordenado por el método del Discurso de Sujeto Colectivo (DSC). El análisis revela la importancia que los usuarios de este servicio atribuyen a las tecnologías ligeras pero también la necesidad de disminuir el tiempo de espera para las consultas y los encaminamientos y para conseguir acceso a las medicinas y a la atención odontológica en el propio servicio; factores que llevan a gran insatisfacción de estos usuarios.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this inquiry was to evaluate the quality of the assistance provided in a family health nucleus focusing on user satisfaction with soft technologies. It also aimed at analyzing those aspects of this assistance producing satisfaction and dissatisfaction in relation to bond, accountability, resolution, expectations, relationships, comfort and access, as well as eliciting recommendations for local interventions.Following an overall characterization of the target population, research subjects were selected. Data were collected in semi-structured interviews. The approach was qualitative, and the data were organized through the Collective Subject Discourse method. The analysis revealed the importance attributed by service users to soft technologies, but also the need to reduce the waiting time for visits and referrals, as well as to secure access to drugs and to dental care in the service itself. These factors generated great dissatisfaction among users.
  • Considerações sobre os discursos do aconselhamento nos centros de testagem anti-HIV Artigos

    Souza, Vânia de; Czeresnia, Dina

    Resumo em Português:

    O objetivo do trabalho foi analisar a incorporação da prática de aconselhamento nos centros de testagem anti-HIV, como decorrência da construção discursivo-social da AIDS, no contexto da modernidade tardia e com base na proposição expressa pelo Programa Nacional de DST/AIDS do Brasil. Como principal referência analítica, foram tomadas as influências globais no processo de democratização dos discursos e das práticas modernas, contextualizadas por Fairclough. Utilizou-se também como referência teórica a evolução dos discursos preventivos veiculados desde a identificação da infecção e as tecnologias de poder disciplinar e de confissão. O aconselhamento contempla temas importantes, como tecnologização, reflexividade e diálogo. Pode-se identificar, nele, um jogo de ambigüidades entre os sistemas democrático e coercitivo, conjugando modos liberadores e disciplinares. Compreender o aconselhamento sob o ponto de vista dessa ambigüidade gera questionamentos ainda pouco investigados. É necessário entender a prática do aconselhamento do ponto de vista do usuário, a quem a proposta é dirigida.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo analiza la incorporación de lapráctica de asesoramientoen los centros depruebas anti-VHI, comoconsecuencia de la construcción discursivo-social del SIDA,en el contexto de lamodernidadtardía y a partir de la propuesta expresada por elPrograma Nacional deDST/ SIDA brasileño.Tomándosecomo principal referencia analítica lasinfluencias globales delproceso de democratización de discursosy prácticas modernas contextuadas por Fairclough. Se utiliza también como referencia teórica la evolución de los discursos preventivostransmitidos desdela identificación de la infección y de las tecnologías de poder disciplinary de confesión.El asesoramiento contempla temas importantes comopromoción tecnológica, reflexividad y diálogo; identificándose en él un juego de ambigüedades entre los sistemas democrático y coercitivo, conjugando modos liberadores y disciplinarios. Comprender el asesoramiento de esta ambigüedad genera cuestionamientos aún poco investigados. Es necesario pues entender la práctica del asesoramiento desde la perspectiva del usuario a quien se dirige la propuesta.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the incorporation of counseling practice into anti-HIV testing service as the result of a social discursive construction of AIDS in the context of late modernity and based on a proposal by the Brazilian STD/AIDS National Program. The main analytical references were the global influences in democratization process of modern practices and discourses contextualized by Fairclough. Other references were the evolution of preventive discourses broadcasted since the infection was first identified, and disciplinary power and confession technologies. Counseling includes major themes such as 'technologization', reflexivity, and dialogue. In this practice a game of ambiguities can be identified between the democratic and coercive systems which conjugate liberating and disciplinary modes. Understanding counseling from the vantage point of this ambiguity is to deal with issues still little investigated. It is necessary to understand counseling practice from the user's point of view, inasmuch as he/she is the end recipient of this practice.
  • Gênero, saúde reprodutiva e vida cotidiana em uma experiência de pesquisa-ação com jovens da Maré, Rio de Janeiro Artigos

    Barbosa, Regina Simões; Giffin, Karen

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta uma conceituação da pesquisa-ação que articula a pedagogia de Paulo Freire e a proposta reflexiva e prática do movimento de mulheres. Pretende contribuir para ampliar a compreensão dos problemas que afetam a juventude brasileira com base nas questões de vida e saúde vivenciadas por jovens rapazes e moças moradores de uma área favelada da cidade do Rio de Janeiro. Estas questões foram captadas por meio de um projeto de pesquisa-ação que aglutinou jovens em grupos de reflexão-ação que adotavam, como temas geradores, a identidade de gênero, a sexualidade e a saúde reprodutiva. Esses temas iam gradativamente se conectando a outras questões significativas que emergiram das dimensões socioculturais e políticas mais amplas que afetam a vida dos jovens, particularmente daqueles que vivem em contextos de pobreza, violência e exclusão de direitos. Buscou-se consolidar, conceitual e empiricamente, o enfoque que transversaliza gênero na classe social e o paradigma de conhecimento que legitima um novo sujeito de conhecimento engajado na ação transformadora.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta una conceptuación de la pesquisa-acción que articula la pedagogía de Paulo Freire y la propuesta reflexiva y práctica del movimiento de mujeres. Se propone contribuir para ampliar la comprensión de los problemas que afectan a la juventud brasileña a partir de cuestiones de vida y salud vivenciadas por jóvenes - chicos y chicas - que habitan en el Complejo de Maré, área de favelas de la ciudad de Rio de Janeiro. Estas cuestiones se captaron a través de un proyecto que reunió a jóvenes en grupos de reflexión-acción, adoptando como temas generadores la identidad de género, la sexualidad y la salud reproductiva; temas que se conectan gradualmente con otras cuestiones significativas que emergían de las dimensiones socio-culturales y políticas más amplias que afectan a la vida de los jóvenes, particularmente de los que viven en contextos de pobreza, violencia y exclusión de derechos. Se buscó consolidar, conceptual y empíricamente, el foco en la línea transversal del género en la clase social y el paradigma de conocimiento que legitima un nuevo sujeto de conocimiento comprometido con una acción transformadora.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a conceptualization of action research which articulates Paulo Freire's pedagogy with feminist methods of consciousness-raising. It aims to contribute to wider comprehension of the problems which affect Brazilian youth by presenting questions of daily life as they are experienced by young men and women who live in the Complexo da Maré, an extensive area of favelas in the city of Rio de Janeiro. These questions were identified through a process of action research which articulated young people in consciousness-raising groups that adopted the 'generating themes' of gender identity, sexuality and reproductive health. These themes were connected to other significant questions which gradually emerged from the wider sociocultural and political dimensions that affect the lives of young people, particularly those who live in contexts of poverty, violence and exclusion from basic rights. An attempt is made to conceptually and empirically consolidate an outlook that transversalizes gender in social class and a paradigm of knowledge that legitimates new subjects of knowledge who are engaged in transformative social action.
  • A medicalização da beleza Artigos

    Poli Neto, Paulo; Caponi, Sandra N.C.

    Resumo em Português:

    A supervalorização da aparência física é acompanhada pelo crescimento de uma medicina da beleza. Neste estudo investiga-se como a Cirurgia Plástica Estética aborda a aparência por meio da análise de discurso das revistas Aesthetic Surgery Journal e Aesthetic Plastic Surgery, em 2003 e 2004. Três categorias foram analisadas: como define seu objeto de estudo; em que padrões de beleza baseia a intervenção; e como explica a demanda pela cirurgia. A racionalidade que sustenta o discurso é a biomédica, que se estrutura em torno de uma teoria das doenças e de uma construção dual entre normal e patológico. Os padrões de beleza constroem-se com base em normas biológicas e de estudos antropométricos, e não de normas sociais de beleza. A motivação para as intervenções estéticas proviria de uma baixa auto-estima, naturalizada, resultante da desconformidade do corpo em relação às normas. No sentido emprestado à medicalização neste estudo, conclui-se que há uma apropriação de variações ou anomalias da aparência física pela racionalidade biomédica, o que permitiria discursar sobre o tema em termos de saúde/doença, normal/patológico.

    Resumo em Espanhol:

    La supervalorización de la apariencia física acompaña el crecimiento de una medicina de la belleza. En este estudio se investiga de qué modo la Cirurgía Plástica Estética aborda la apariencia física por medio del análisis de discurso de las revistas Aesthetic Surgery Journal y Aesthetic Plastic Surgery en 2003 y 2004. Se analizaron tres categorías: cómo definen su objeto de estudio, en que padrones de belleza basan la intervención y cómo explican la demanda de cirurgía. La racionalidad que sustenta el discurso es la biomédica, estructurada en torno de una teoría de las enfermedades y de una construcción dual entre normal y patológico. Los padrones de belleza se construyen a partir de normas biológicas y de estudios antropométricos y no de normas sociales de belleza. La motivación para realizar intervenciones estéticas se refiere a problemas de baja autoestima naturalizada, resultante de la disconformidad del cuerpo en relación a las normas. A partir del concepto de medicación según este estudio, se concluye que hay una apropiación de variaciones o anomalías de la apariencia física por la racionalidad biomédica; lo que permitiría discursar sobre el tema en términos de salud-enfermedad, normal-patológico.

    Resumo em Inglês:

    Concern with body image and medical interventions related to physical beauty has greatly increased in the past few years. The purpose of this study is to investigate how medicine is dealing with the theme of beauty. The 2003/2004 editions of the periodicals Aesthetic Surgery Journal and Aesthetic Plastic Surgery were analyzed, in order to investigate the rationality buttressing their discourse. Three categories were prioritized for this study: definition of aesthetic plastic surgery's study object; beauty patterns guiding interventions; and understanding popular demand for aesthetic corrections. Discourse is sustained by biomedical rationality, structured around a disease theory and a dual construction between normal and pathological, with emphasis on biology. In the articles, the beauty patterns guiding therapeutic practices are anchored in biological norms defined through several anthropometric measures, which refer to abstract concepts of beauty, harmony, proportionality and symmetry. In this discourse, there are no references to patterns or to social norms of beauty; motivation for aesthetic intervention appears to be rooted in low self-esteem related to the aging process or to some bodily nonconformity. As per the meaning of 'medicalization' adopted herein, biomedical rationality appropriates variations or anomalies of physical appearance, thus allowing the theme to be dealt with in terms of health and disease, normal and pathological.
  • Células-tronco: pesquisa básica em saúde, da ética à panacéia Artigos

    Luna, Naara

    Resumo em Português:

    As terapias com células-tronco estão em fase experimental, mas têm sido representadas na mídia como panacéia que propiciaria a cura de diversas doenças, fato que garantiu a autorização do uso de embriões humanos para pesquisa. As terapias compreendem manipulação de material corporal na bioengenharia de construção de tecidos, o que sugere a representação do corpo humano como fábrica. Este trabalho mapeia os projetos de pesquisa com células-tronco no centro de ciências da saúde de uma instituição de ensino superior, considerando a organização do campo e o sistema de valores subjacente à atividade científica. Analisa-se o discurso de participantes dos projetos, pesquisadores de diversos níveis entrevistados acerca das perspectivas dessas investigações e suas implicações. Constata-se a aprovação dos protocolos com células-tronco adultas e polêmica quanto ao uso de embriões humanos. Buscam-se os fundamentos dessa argumentação e a relação com a organização do campo científico e a formação religiosa dos entrevistados.

    Resumo em Espanhol:

    Las terapias con células-tronco están en fase experimental pero se han representado en los medios de comunicación como panacea que propiciaría la cura de diversas enfermedades, hecho que garantizó la autorización del uso de embriones humanos para investigación. Las terapias implican la manipulación de material corporal en la bioingeniería de construcción de tejidos, lo que sugiere la representación del cuerpo humano como fábrica. Este trabajo describe los proyectos de investigación con células-tronco en el centro de ciencias de la salud de una institución de enseñanza superior, considerando la organización del campo y el sistema de valores subyacente a la actividad científica. Se analiza el discurso de participantes de los proyectos, investigadores de diversos niveles entrevistados acerca de las perspectivas de esas investigaciones y sus implicaciones. Se constató la aprobación de los protocolos con células-tronco adultas y la polémica en cuanto al uso de embriones humanos. Se buscan los fundamentos de esa argumentación y la relación con la organización del campo científico y la formación religiosa de los entrevistados.

    Resumo em Inglês:

    Even though stem cell therapies are still under experimentation, the media has represented them as a panacea that would cure all diseases. This fact secured the authorization for using human embryos as research material. Therapies include manipulation of human material in tissue bioengineering, suggesting a representation of the body as a factory. This article describes stem cell research projects being carried out in the health sciences center of a higher education institution, focusing on field organization and on the system of values underlying scientific activity. Researchers at different levels were interviewed about perspectives on, and implications of, their research in order to analyze the discourse of the projects' participants. Experiments with adult stem cells enjoyed wide support, while the use of human embryos was disputed. The foundations of those arguments were sought in their relation both to the structure of the scientific field and to the researchers' religious background.
  • Necessidades de saúde: uma análise da produção científica brasileira de 1990 a 2004 Artigos

    Campos, Célia Maria Sivalli; Bataiero, Marcel Oliveira

    Resumo em Português:

    Partindo do pressuposto de que as respostas às necessidades de saúde oferecidas pelos serviços de saúde sofreram impacto com a regulamentação do Sistema Nacional de Saúde - SUS, o objetivo deste estudo foi apreender as tendências dessa reorganização em publicações científicas sobre o tema. Dentre 73 publicações selecionadas na base de dados on-line LILACS, 66 (90,4%) não abordavam o conceito de necessidades, utilizando o termo no senso comum; as que o abordavam tinham caráter de reflexão, sendo praticamente inexistentes as publicações que tomavam a perspectiva da Saúde Coletiva. Os artigos tomavam/definiam necessidades comuns a todos os indivíduos, considerando-os um agrupamento homogêneo de sujeitos abstratos, sem pertencimento de classe - que é o que determina e diferencia as necessidades de saúde. É preocupante o que os artigos revelam, pois a atenção à saúde vem privilegiando um recorte fragmentado que enfatiza a doença e pode reforçar práticas amparadas na visão funcionalista e classificatória, em detrimento de uma práxis emancipatória.

    Resumo em Espanhol:

    Partiendo del presupuesto de que las respuestas a las necesidades de salud ofrecidas por los servicios de salud brasileños sufrieron un impacto con la regulación del Sistema Único de Salud (SUS), este estudio trata de aprehender las tendencias de tal reorganización en publicaciones científicas sobre el tema. Entre las 73 publicaciones seleccionadas en la base de datos on-line LILACS, 66 de ellas (90, 4%) no afrontaban el concepto de necesidades, usando el término en el sentido común; las que lo afrontaban tenían carácter de reflexión, siendo prácticamente inexistentes las publicaciones que encaraban la perspectiva de Salud Colectiva. Los artículos tomaban/definían necesidades comunes a todos los individuos, considerándoles una agrupación homogénea de sujetos abstractos sin alusión a clase que es lo que determina y distingue las necesidades de salud. Resulta objeto de preocupación lo que tales artículos revelan ya que la atención a la salud viene privilegiando un recorte que enfatiza la enfermedad y puede reforzar prácticas amparadas en la visión funcionalista y clasificadora, en detrimento de una praxis emancipadora.

    Resumo em Inglês:

    This paper assumes that the health services' responses to health needs were affected by the regulation of the Brazilian public health system. Its objective is to capture the health-service trends found in scientific publications. Among the 73 publications selected from on-line databases, 66 (90.4%) did not mention the concept of health needs. Those that did had a reflective stance toward the subject. Health needs as defined in those articles were similar for all individuals, not considering them as members of a social class, a circumstance that defines health-needs characteristics. The results of this study are worrisome because health care delivery has been emphasizing sickness and reinforcing classification practices, rather than enabling emancipating praxis.
  • Relação médico-paciente: desafios para a formação de profissionais de saúde

    Ruiz-Moral, Roger
  • A importância do ensino da relação médico-paciente e das habilidades de comunicação na formação do profissional de saúde Debates

    Sucupira, Ana Cecília
  • Ser e fazer diferente...: É possível provocar o desejo? Debates

    Rios, Izabel Cristina
  • Relação médico-paciente: a essência perdida Debates

    Filho, João Macêdo Coelho
  • Respuesta

  • Fontes teóricas sobre representações sociais: um perfil bibliométrico de textos citados em periódicos científicos nacionais da área de Saúde Espaço Aberto

    Rummler, Guido

    Resumo em Português:

    Observa-se, em atividades que levam à formulação de políticas, serviços, pesquisa e educação, que nem sempre os processos de obtenção ou utilização de dados empíricos encontram-se ancorados em bases teóricas. Observam-se, também, informações teóricas desvinculadas da experiência empírica. Por outro lado, no âmbito da publicação científica em Saúde, nota-se a crescente presença da abordagem qualitativa e, também, a crescente adesão de pesquisadores que fundamentam sua metodologia na Teoria das Representações Sociais (TRS). No presente estudo, por meio de análise de citações relacionadas a 45 relatos de trabalhos empíricos embasados na TRS, foram identificadas 69 fontes bibliográficas dessa teoria. Formula-se uma listagem dessas fontes com o intuito de favorecer uma eventual busca por parte de estudantes ou pesquisadores interessados. Traça-se, também, um perfil bibliométrico referente a diversos aspectos das fontes identificadas e sua ocorrência no conjunto analisado.

    Resumo em Espanhol:

    En las actividades que conducen a la formulación de las políticas, de los servicios, de la investigación y de la educación no siempre los procesos de adquisición o uso de datos empíricos están anclados en bases teóricas. Se observan también informaciones teóricas enajenadas de la experiencia empírica. Por otra parte, en el campo de las publicaciones científicas referentes a la salud, se nota la presencia creciente de metodologías de planteamiento cualitativo y también la creciente adherencia de investigadores que fundamentan su método en la Teoría de las Representaciones Sociales (TRS). Por medio de análisis de citaciones relacionadas a 45 relatos empíricos con embasamiento en la TRS, se identifican 69 fuentes bibliográficas de esta teoría. Este artículo presenta una lista de tales fuentes para favorecer su búsqueda por parte de estudiantes o investigadores interesados. También se traza un perfil bibliomático referente a diversos aspectos de las fuentes identificadas y de su ocurrencia en el conjunto analizado.

    Resumo em Inglês:

    In activities leading to the formulation of policies and services, in either research or education, it can be seen that the processes of acquisition and utilization of empirical data are not always anchored on theoretical foundations. At the same time, theoretical formulations appear as alienated from experience. On the other hand, a qualitative approach and an increasing adherence of researchers basing their methodology on the Social Representations Theory (SRT) seem to be more present in Health scientific publications. Through the analysis of citations applied to 45 reports of SRT-based empirical work, 69 bibliographical sources of that theory have been identified. This paper presents a list of such sources as a way of favoring the search by students or researchers concerned with the subject. Also, a bibliometrical profile was drawn of various aspects of those sources and of their recurrence within the group under analysis.
  • O jogo como pretexto educativo: educar e educar-se em curso de formação em saúde Espaço Aberto

    Magalhães, Cleidilene Ramos

    Resumo em Português:

    Este artigo enfoca uma experiência educativa com o uso do jogo, desenvolvida com alunos do 1º ano do curso de Medicina de uma instituição pública federal de ensino. O jogo foi utilizado como estratégia privilegiada para a abordagem da comunicação, espontaneidade e sensibilidade dos alunos no processo educativo em saúde. Por meio dele foi possível abordar o tema "saúde mental" dos estudantes, e estes expressaram seus sentimentos como ingressantes em um curso de Medicina. Essa experiência desencadeou aprendizagens discentes e docentes, o que, numa perspectiva freireana, é encarado como um processo dialógico e de mútua formação com os alunos. Os desdobramentos da mesma favoreceram o repensar da prática docente em saúde, bem como subsidiou a reorientação do processo de prevenção e promoção da saúde mental em propostas e programas de apoio ao aluno, em andamento na instituição.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo enfoca una experiencia educativa con el uso del juego, desarrollada con alumnos del 1er. año del curso de Medicina de una institución pública federal de enseñanza. El juego fue utilizado como estrategia privilegiada para el abordaje de la comunicación, de la espontaneidad y de la sensibilidad de los alumnos en el proceso educativo en salud. Por su mediación ha sido posible abordar el tema "salud mental" de los estudiantes, que expresaron sus sentimientos como ingresantes en un curso de Medicina. Esta experiencia desencadenó aprendizajes discentes y docentes, lo que en una perspectiva Freireana se encara como un proceso dialógico y de mutua formación con los alumnos. Sus desdoblamientos favorecieron el repensar de la práctica docente en salud, así como subsidió la reorientación del proceso de prevención y promoción de la salud mental en propuestas y programas de apoyo al alumno en curso en la institución.

    Resumo em Inglês:

    This paper focuses on an educational experiment with the use of a game, which was carried out with freshmen medical students from a public federal education institution. The game was used as a privileged strategy to appraise the students' communication, spontaneity, and sensitivity in the health educational process. Through this game it was possible to broach the subject "mental health" to the students, and they have, as a result, expressed their feelings as beginners in a Medicine course. This experience has led to the learning of both students and professors, what in a Freirean perspective is seen as a dialogic process of mutual formation. Its development prompted the rethinking of teaching in health, as well as subsidized the re-orientation of the process of preventing and promoting mental health by means of proposals and supporting programs to students already enrolled in the institution.
  • A organização do processo de trabalho em uma unidade de saúde da família: desafios para a mudança das práticas Espaço Aberto

    Reis, Marcos Aurélio Seixas dos; Fortuna, Cinira Magali; Oliveira, Cleide Terezinha; Durante, Maria Cristina

    Resumo em Português:

    Este estudo analisa os processos de trabalho desenvolvidos em uma unidade de saúde da família. É um estudo de caso que utilizou, como material empírico, o diário de campo baseado na observação participante. Como resultado, aponta as potencialidades das atividades educativas e culturais realizadas pela unidade. Os limites relacionam-se com a deficiência na formação dos trabalhadores, bem como com a subutilização das ferramentas de informação em atenção básica e a forma de gestão baseada em controle. Finaliza pontuando a necessidade de revisão da organização do trabalho com base na análise dos processos de trabalho em curso. Há, ainda, a necessidade de mudanças na formação dos trabalhadores da saúde, sobretudo, preparando-os para a utilização de instrumentos de educação popular e para o desenvolvimento de responsabilização, vínculo e autonomização.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio analiza los procesos de trabajo desarrollados en una unidad de salud de la familia. Es un estudio de caso que ha utilizado como material empírico el diario de campo basado en la observación participante. Como resultado, apunta las potencialidades de las actividades educativas y culturales realizadas por la unidad. Los límites se relacionan con la deficiencia en la formación de los trabajadores, así como con la sub-utilización de las herramientas de información en atención básica y la forma de gestión basada en control. Finaliza apuntando la necesidad de revisión de la organización del trabajo con base en el análisis de los procesos en curso. Además de la necesidad de cambios en la formación de los trabajadores de la salud, principalmente preparándoles a la utilización de instrumentos de educación popular y al desarrollo de la responsabilización, vínculo y autonomía.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to analyze the work processes developed in a Family Health Unit. It is a Case Study, a qualitative survey which used as its empirical material a field-log supervised internship report and participant observation. Hence, it pinpoints the potentialities of educational and cultural activities carried out by the unit. Its limits relate to shortcomings in the workers' formation, in the under-use of information on primary healthcare tools and in its control-based management. The study concludes pointing out the need for revising labor organization based on an analysis of ongoing labor processes. Moreover, changes are needed in the health workers' formation, chiefly preparing them for using popular-education tools and for fostering accountability, bonds, and autonomy.
  • O ensino de pediatria na atenção básica em saúde: entre as fronteiras do modelo biomédico e a perspectiva da integralidade do cuidado - um estudo de caso Teses

    Prearo, Alice Yamashita
  • Primeira oficina coletiva FNEPAS na regional São Paulo Informes

    Garcia, Vera Lúcia; Ferreira, João Carlos Pinheiro; Cyrino, Eliana Goldfarb
  • Homenagem a Kurt Kloetzel (1923-2007) Informes

    Klotzel, Daniel
  • Gerenciando a vida na era do risco Cartas

    Bagrichevsky, Marcos; Estevão, Adriana
UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br