Acessibilidade / Reportar erro
Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Volume: 16, Número: 41, Publicado: 2012
  • Documento sem título Apresentação

    Nakamura, Eunice
  • Letramento funcional em saúde: reflexões e conceitos sobre seu impacto na interação entre usuários, profissionais e sistema de saúde Artigos

    Passamai, Maria da Penha Baião; Sampaio, Helena Alves de Carvalho; Dias, Ana Maria Iorio; Cabral, Lisidna Almeida

    Resumo em Português:

    Letramento funcional em saúde (LFS) é o grau pelo qual os indivíduos têm a capacidade para obter, processar e entender informações básicas e serviços necessários para a tomada de decisões adequadas em saúde. O tema preocupa pesquisadores/profissionais da saúde/formuladores de políticas públicas. Sua natureza interdisciplinar, relacional e interacional indica que o LFS sofre a influência dos sistemas de saúde/educacional, mídia, família, ambiente de trabalho/comunidade/decisão política. Analisam-se conceitos de LFS versus interação usuários-profissionais-sistema de saúde, norteando-se pelas questões: Em que consiste o LFS? Em que medida interfere na comunicação entre usuários, profissionais e sistema de saúde? Quais são suas consequências na saúde pública? Medidas para elevação do LFS devem melhorar as competências individuais e serviços de saúde humanizados, aperfeiçoando suas comunicações, escritas/orais, satisfazendo as necessidades/habilidades dos usuários.

    Resumo em Espanhol:

    Letramiento funcional en salud (LFS) es el grado por lo cual los individuos tienen la capacidad para obtener, procesar y comprender informaciones básicas y servicios necesarios para la toma de decisiones adecuadas en salud. Preocupa a investigadores/profesionales de salud/ formuladores de políticas públicas. Su naturaleza interdisciplinaria, relacional y interacción indica que el LFS sufre la influencia de los sistemas de salud/educacional, medios de comunicación, familia/trabajo/comunidad/decisión política. Se analizan conceptos de LFS en su interaccíon usuario-profesional-sistema de salud, guiándose por las preguntas: ¿Qué es el LFS? ¿En qué medida el LFS interfiere en la comunicacíon usuario-profesional-sistema de salud? ¿Cuáles son sus consecuencias en la salud pública? Medidas para la elevación del LFS deben mejorar las competencias individuales y servicios de salud humanizados, perfeccionando sus comunicaciones, escritas/orales, satisfacendo las necesidades/habilidades de los usuarios.

    Resumo em Inglês:

    Functional health literacy (FHL) is the degree to which individuals have the capacity to obtain, process and understand basic health information and services needed to make appropriate health decisions. This theme concerns researchers/health professionals/public policy makers. Its interdisciplinary, relational and interactional nature indicates that FHL is influenced by health/educational systems, by the media, the family, and by work, community and policy-making spaces. FHL concepts are analyzed in light of the interaction user-professional-health care system, guided by the following questions: What is FHL? To what extent does FHL interfere in the communication among users, professionals and the health care system? What are its consequences to public health? Measures to increase FHL should improve individual skills and humanized health services, enhancing their written and oral communications, and meeting users' needs/abilities.
  • Educação em saúde no contexto da Saúde da Família na perspectiva do usuário Artigos

    Figueiredo, Maria Fernanda Santos; Rodrigues Neto, João Felício; Leite, Maisa Tavares de Souza

    Resumo em Português:

    Objetivou-se compreender a perspectiva de usuários sobre Educação em Saúde e seu significado no cotidiano, mediante pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os participantes foram 11 usuários cadastrados em uma Equipe de Saúde da Família em Montes Claros, MG, Brasil, com frequência igual ou superior a cinco atividades em grupos educativos desenvolvidos na unidade de saúde em 2007. Os dados, coletados em entrevistas não estruturadas, foram analisados pela análise do discurso. Resultados revelaram três categorias empíricas: "A prática de Educação em Saúde na Equipe de Saúde da Família"; "A Educação em Saúde propicia uma aprendizagem significativa"; "A Educação em Saúde favorece mudanças na saúde do usuário". Os grupos educativos, em cujas sessões utilizaram-se pedagogias de condicionamento, transmissão e/ou problematização, favoreceram aprendizagem significativa do usuário, propiciando mudanças nos hábitos de vida, no exercício da autonomia e na responsabilização pela saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de comprender la perspectiva de los usuarios sobre Educación en Salud y su significado en lo cotidiano mediante investigación cualitativa, descriptiva y exploratoria. Han participado 11 usuarios registrados en un Equipo de Salud de la Familia en Montes Claros, estado de Minas Gerais, Brazil, con frecuencia igual o superior a cinco actividades en grupos educativos desarrollados en la unidad de salud en 2007. Los datos, obtenidos en entrevistas no estructuradas, se analizaron por el análisis del discurso. Los resultados revelan tres categorías empíricas: " La práctica de Educación en Salud en el Equipo de Salud de la Familia" y " La educación en salud proporciona un aprendizaje significativo" , " La educación en salud favorece cambios en la salud del usuario" . Los grupos educativos cuyas sesiones se han utilizado pedagogías de condicionamiento, transmisión y/o problematización, favorecen un aprendizaje significativo del usuario, facilitando cambios en los hábitos de vida, en el ejercicio de la autonomía y en la responsabilización por la salud.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to understand users' perspectives regarding health education and its significance in everyday life, through qualitative, descriptive and exploratory research. The participants were eleven users registered with a family health team in Montes Claros, MG, Brazil, whose frequency of attendance of educational activities carried out in 2007, in health education groups, was not less than five times. Data were gathered through unstructured interviews and were analyzed by means of discourse analysis. The results revealed three empirical categories: "Health education practice in the family health team", "Health education provides meaningful learning" and "Health education favors changes in users' health". The health education groups, in which the sessions used pedagogical approaches of conditioning, transmission and/or problem-solving, favored meaningful learning among users. This enabling changes regarding living habits, use of autonomy and taking responsibility for health.
  • Dialogando com Bakhtin: algumas contribuições para a compreensão das interações verbais no campo da saúde Artigos

    Corrêa, Guilherme Torres; Ribeiro, Victoria Maria Brant

    Resumo em Português:

    Com base na ideia de que as necessidades de, e as intervenções em saúde são condições e ações humanas permeadas e construídas, com frequência, por atos comunicativos, este artigo discute categorias centrais do pensamento do filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin tais como: dialogia, enunciado, gênero e polifonia como referencial para a análise de interações verbais no campo da saúde. Bakhtin desenvolve um pensamento cujo fundamento é a natureza social da linguagem, entendendo que a comunicação de cada época e de cada grupo social reflete as condições específicas e as finalidades dos respectivos campos da sociedade. Para ele, o sujeito se constitui discursivamente ao apreender vozes alheias e é integralmente social e singular. Tomando como referência essa constituição social e singular dos indivíduos, o artigo também apresenta, de forma seminal, uma proposição prática para a construção de espaços e de atividades no campo da saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Con base en la idea de que las necesidades de, y las intervenciones en la salud son condiciones y acciones humanas permeables y construídas por actos comunicativos, se discuten categorías centrales del pensamiento del filósofo del lenguaje Mikhail Bakhtin tales como: dialogismo, enunciado, género, polifonía como base de un marco analítico de interacciones verbales en el campo de la salud. Bakhtin desarrolla un pensamiento cuyo fundamento es la naturaleza social del lenguaje, entendiendo que la comunicación de cada época y grupo social refleja las condiciones específicas y los fines de los respectivos campos de la sociedad. Para él, el sujeto se constituye discursivamente aprehendiendo voces ajenas y es integralmente social y singular. Tomando como referencia esa constitución social y singular de los individuos, se presenta, de forma seminal, una proposición práctica para la construcción de espacios y de actividades en el campo de la salud.

    Resumo em Inglês:

    Based on the idea that both the needs and interventions in health are human conditions and actions often permeated and built by communicative acts, this article discusses central categories of Mikhail Bakhtin's philosophy of language - such as: dialogue, utterance, gender and polyphony - and proposes their use as a framework for the analysis of verbal interactions in the health field. Bakhtin conceives language social in nature, understanding that the communication in every field of society reflects their specific purposes, historical and social conditions. According to him, the subject is constituted in a discursive manner, by means of appropriating other's voices, being also entirely social and unique. With reference to that social and unique constitution of individuals, the article also presents, in a seminal way, a practical proposition for the construction of spaces and activities in the health field.
  • Os discursos de homens jovens sobre o acesso aos serviços de saúde Artigos

    Machado, Michael Ferreira; Ribeiro, Maria Auxiliadora Teixeira

    Resumo em Português:

    Apresentam-se algumas reflexões acerca dos sentidos produzidos por homens jovens de uma comunidade de pescadores no Nordeste do Brasil sobre uso dos serviços de atenção básica de sua região. Parte-se de informações obtidas por meio de observação participante, dos dados da Secretaria Municipal de Saúde e dos grupos de discussão realizados com os homens jovens. Identificou-se o crescente consumo de álcool e outras drogas psicoativas entre os jovens, e uma preferência, entre os membros da comunidade, em usar o conhecimento leigo de cuidados com a saúde, e não a rede oficial de assistência, recorrendo a esta só em caso de piora no quadro e/ou dor. Aponta-se a necessidade de se ampliar a reflexão sobre a masculinidade, tendo em vista o comprometimento com a saúde do homem.

    Resumo em Espanhol:

    Son presentadas algunas reflexiones sobre los significados producidos por hombres jóvenes de una comunidad de pescadores en el nordeste de Brasil sobre el uso de servicios de atención básica en su área. Se parte de informaciones obtenidas a través de la observación participante; de los datos de los servicios de Salud Municipal y de los grupos focales realizados con jóvenes. Se identifica entre los jóvenes un creciente consumo de alcohol y otras drogas psicoactivas y una preferencia, entre los membros de la comunidad, a utilizar sus conocimientos legos de los cuidados de la salud y no el servicio de la red social, buscándolo sólo cuando hay un empeoramiento y/o se siente dolor. Así pues, hay la necesidad de ampliar el debate sobre la masculinidad teniendo en cuenta su relación con la salud del hombre.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents some reflections on the meanings produced by young men from a fishing community in the Northeast of Brazil about the use of primary health care services in their region. They are based on information obtained through participant observation, on data provided by the Municipal Health Department and on discussion groups conducted with the young men. It was observed that the consumption of alcohol and other psychoactive drugs is growing among the young men. In addition, lay knowledge of health care is preferred to the official care network, which is sought for only in case of worsening of the health conditions and/or severe pain. Thus, we point to the need of broadening the debate on masculinity in view of the commitment to man's health.
  • Propagandas de medicamentos: a saúde como produto de consumo Artigos

    Rabello, Elaine Teixeira; Camargo Júnior, Kenneth Rochel de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi discutir as propagandas televisivas de medicamentos como forma de transmissão e representação das concepções circulantes sobre saúde, funções e uso de medicamentos. Foi realizada uma análise de conteúdo qualitativa em dez propagandas televisivas, diretas ao consumidor, de medicamentos de comercialização livre no mercado brasileiro, e uma propaganda institucional de uma empresa farmacêutica. Os dados mostraram que a noção que entrelaça as ideias subjacentes às mensagens e as funções do medicamento anunciadas é a de que os "problemas de saúde" advêm de questões corporais, relacionais ou sociais, mas a solução apresentada é individual e consagra-se na compra e no uso do medicamento. A análise sugere, enfim, que noções de saúde e qualidade de vida podem estar marcadas por noções que fundamentam o ideal de saúde atrelado ao consumo.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue poner en debate las propagandas televisivas de medicamentos como modo de transmisión y representación de las concepciones circulantes, y sobre las funciones y el uso de medicamentos. Se realizó un análisis cualitativo de contenido, tomando por objeto diez propagandas televisivas dirigidas al consumidor, de medicamentos de venta libre en el mercado brasilero, y una propaganda institucional de una empresa farmacéutica. Los datos mostraron que la noción que entrelaza las ideas que subyacen a los mensajes y a las funciones anunciadas del medicamento es que los "problemas de salud" provienen de cuestiones corporales, relacionales o sociales, pero que la solución presentada es individual y consiste en la compra y uso del medicamento. El análisis sugiere que olas nociones de salud y calidad de vida pueden estar siendo influenciadas por nociones que articulan el ideal de salud al consumo.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to discuss the drugs television advertisements as a way of transmission and representation of current health views and medication function and use. We performed a qualitative content analysis of ten direct-to-consumers television advertisements of OTC drugs and an institutional advertisement of a pharmaceutical company. The data showed that the notion that articulates the ideas behind the messages and functions of the product announced is that "health problems" stem from body issues, either relational or social, but the presented solution is individual and is consubstantiated by buying and using drugs. The analysis suggests, finally, that notions of health and quality of life may be marked by notions that support the ideal of health linked to consummerism.
  • Distintos enfoques sobre esteroides anabolizantes: riscos à saúde e hipermasculinidade Artigos

    Cecchetto, Fátima; Moraes, Danielle Ribeiro de; Farias, Patrícia Silveira de

    Resumo em Português:

    Abordam-se dois enfoques sobre o uso de esteroides anabólicos androgênicos (EAA): o primeiro encontra-se na literatura biomédica, centrada em seus efeitos na saúde de homens jovens; o segundo refere-se aos próprios usuários, focalizando os aspectos socioculturais do consumo. Foi utilizada metodologia qualitativa a partir da análise de dois tipos de material: (i) artigos da área biomédica; (ii) material de pesquisas realizadas entre 2001 e 2004, incluindo etnografia e entrevistas semiestruturadas com 19 homens praticantes de jiu-jítsu no Rio de Janeiro. Os resultados indicam um descompasso entre o enfoque biomédico, que condena o uso considerado não terapêutico de EAA e as representações e práticas dos usuários que recorrem a essas substâncias com o objetivo de aprimoramento da força e da musculosidade. Conclui-se que a relação entre o consumo de substâncias anabolizantes e a construção social da masculinidade precisa ser mais estudada no âmbito da saúde pública.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación aborda dos enfoques sobre el uso de esteroides anabólicos androgénicos (EAA): uno encontrado en la literatura biomédica, que estudia sus efectos en la salud de varones jóvenes; el otro se refiere a los propios usuarios, señalando los aspectos socioculturales del consumo. La metodología ha sido cualitativa, basada en el análisis de dos tipos de materiales: artículos del área biomédica y materiales de estudios anteriores (2001-2004), incluyendo etnografía y entrevistas semiestructuradas con 19 jóvenes practicantes de jiu-jitsu en Río de Janeiro. Los resultados apuntan a una divergencia entre el enfoque biomédico, que condena el uso no terapéutico de EAA, y las representaciones y prácticas de los usuarios que recurren a estas substancias con el objetivo de desarrollar la fuerza y la musculatura. El vínculo entre el consumo de substancias anabolizantes y la construcción social de la masculinidad necesita un estudio más profundizado en el ámbito de la salud pública.

    Resumo em Inglês:

    Two approaches towards anabolic androgenic steroid (AAS) use are dealt with: the first is found in the biomedical literature, centered on the effects on young men's health; the second refers to the users themselves, focusing on the sociocultural aspects of consumption. Qualitative methodology was used, based on analysis of two types of material: (i) articles from the biomedical field; (ii) material from studied conducted between 2001 and 2004, including ethnography and semi-structured interviews with nineteen male jiu-jitsu fighters in Rio de Janeiro. The results indicate that there is a mismatch between the biomedical approach, which condemns the non-therapeutic use of AAS, and the representations and practices of users who resort to these substances with the goal of improving strength and muscularity. It is concluded that the relationship between anabolic substance consumption and the social construction of masculinity needs to be further studied within the context of public health.
  • A influência da religiosidade no conviver com o HIV Artigos

    Ferreira, Débora Carvalho; Favoreto, Cesar Augusto Orazem; Guimarães, Maria Beatriz Lisbôa

    Resumo em Português:

    Abordam-se as correlações entre saúde e espiritualidade, no campo do adoecimento crônico, visando compreender como os indivíduos buscam subsídios para se fortalecer diante das adversidades impostas pela doença. Emprega-se metodologia qualitativa para se discutirem questões sobre religiosidade que emergiram na fala de pessoas que convivem com o HIV. Com base na narrativa desses sujeitos, foram analisados o relato sobre religiosidade e suas influências no processo saúde-adoecimento, realizando uma análise temática. Foram observadas algumas relações que apontam para: enfrentamentos religiosos positivos e/ou negativos no adoecimento, mudanças de pensamento e comportamentos religiosos, assim como a importância da vivência religiosa na maneira como os indivíduos elaboram suas narrativas de adoecimento. Chama-se atenção para a necessidade de os profissionais de saúde estarem atentos ao surgimento de tais conteúdos, pois trazem aspectos que envolvem questões terapêuticas - como adesão, apoio social, conflitos e singularidades individuais - que podem auxiliar no enfrentamento da doença.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo analiza la correlación entre salud y espiritualidad en la enfermedad crónica, tratando de entender cómo las personas buscan ayuda para fortalecer frente a las dificultades de la enfermedad. El objetivo fue discutir temas de la religión que surgieron en el discurso de las personas que viven con el HIV. Basado en el relato de estos sujetos, se analizaron el informe sobre la religiosidad y su influencia en el proceso salud-enfermedad. Hemos observado algunas relaciones que apuntan afrontamientos religiosos positivos y / o negativos durante la enfermedad, cambios en el pensamiento y la importancia de la experiencia religiosa en cómo los individuos desarrollan sus relatos. Hay necesidad de que los profesionales de salud estén atentos a la aparición de dichos contenidos, ya que traen aspectos sobre cuestiones terapéuticas tales como cooperación, apoyo social, conflictos y singularidades individuales que pueden ayudar en el proceso de lucha contra la enfermedad.

    Resumo em Inglês:

    The correlation between health and spirituality within the field of chronic illness is assessed, with a view to understanding how individuals seek support to strengthen themselves against the adversities imposed by the disease. Qualitative methodology was used to discuss issues relating to religiousness that emerged in the words used by people living with HIV. Based on their narratives, reports on religiousness and its influence on the health-disease process were analyzed thematically. Some relationships pointing towards positive and/or negative religious ways of coping with the disease, changes in religious thought and behavior, and the importance of religious experience on how individuals develop their narratives of illness, were observed. Attention was drawn to the need for healthcare professionals to be aware of the emergence of such content, since this brings out factors involved in therapeutic issues, like compliance, social support, conflicts and individuality, which may help them in coping with the disease.
  • Aconselhamento em DST/Aids às gestantes que realizaram o teste anti-HIV na admissão para o parto: os sentidos de uma prática Artigos

    Fonseca, Patrícia de Lima; Iriart, Jorge Alberto Bernstein

    Resumo em Português:

    Foram analisadas as práticas e os sentidos do aconselhamento para gestantes submetidas ao teste anti-HIV na admissão para o parto, e para profissionais de saúde que atuam na assistência à maternidade em Salvador, Brasil. Foi realizado um estudo qualitativo em uma maternidade, com observação participante e entrevistas semiestruturadas com 13 puérperas sem diagnóstico prévio para o HIV e sete profissionais de saúde. Observou-se que o exame anti-HIV é realizado de forma compulsória, sem considerar a autonomia da gestante, e que o aconselhamento se limita a informar o diagnóstico e dar orientações no pós-teste somente àquelas cujos resultados foram positivos. Os sentidos que permeiam o exame, assim como o entendimento da experiência e os significados construídos pelas puérperas, sobretudo quando se descobrem positivas para o HIV, não são abordados pelos profissionais, que não se sentem capacitados para acolherem a subjetividade das pacientes.

    Resumo em Espanhol:

    Fueron analizadas las prácticas y los sentidos de aconsejador para gestantes sometidas a pruebas anti-VIH durante la admisión para el parto, y para profesionales de salud que trabajan en la asistencia en maternidad de Salvador, Bahia, Brasil. Fue realizado un estudio cualitativo en una maternidad mediante observación participante y entrevistas con 13 puérperas sin diagnostico previo de VIH y siete profesionales de salud. La prueba anti-VIH es realizada de forma obligatoria sin tomar en cuenta la autonomía de la gestante y que el aconsejador se limita a informar el diagnóstico y orientaciones posteriores a la prueba, sólo para mujeres cuyos resultados son positivos. Experiencias y significados construidos por las puérperas, principalmente cuando se descubren positivas para el VIH, no son abordados por los profesionales de salud, que no se sienten capacitados para lidiar con la subjetividad de las pacientes.

    Resumo em Inglês:

    The practices and meanings of counseling for pregnant women who underwent HIV testing on admission for delivery, and for healthcare professionals working in childbirth care in Salvador, Brazil, were analyzed. A qualitative study was conducted in a maternity hospital using participant observation and semi-structured interviews with 13 puerperae with no previous diagnosis of HIV and with seven healthcare professionals. It was observed that the anti-HIV test was done compulsorily, without taking into account the pregnant woman's autonomy. The counseling was limited to informing the diagnosis and giving guidance after the test, only to the HIV-positive women. The meanings that permeated the test and the comprehension of the experience and meanings constructed by the women, especially when they were discovered to be HIV-positive, were not addressed by the professionals, who did not feel qualified to deal with the patients' subjectivity.
  • Corpo, violência sexual, vulnerabilidade e educação libertadora no filme "Preciosa: uma história de esperança" Artigos

    Godoi, Marcos Roberto; Neves, Luciene

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi analisar as representações de corpo (raça, obesidade e beleza), de violência sexual e os aspectos de vulnerabilidade, educação e emancipação vividos pela protagonista na trama do filme "Preciosa: uma história de esperança". A análise permitiu identificar representações do corpo gordo e negro: de rejeição e preconceito; o desejo de ser bela e famosa; de valorização do próprio corpo e de sua beleza. A violência sexual tem caráter difuso, pois a mãe da protagonista a explora e a violenta física e psicologicamente, além de encobertar o abuso sexual cometido por seu marido e culpabilizar a filha pelo ocorrido. A vulnerabilidade foi verificada nas dimensões individual, social e institucional, no que se refere à violência sexual. Por outro lado, a educação desempenhou um papel importante no processo de emancipação da situação de opressão e de vulnerabilidade da personagem principal.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo fue analizar las representaciones del cuerpo (raza, obesidad y belleza), la violencia sexual y los aspectos de vulnerabilidad, educación y empoderamiento experimentado por el protagonista de la película "Precious: Una historia de esperanza". El análisis identifico las representaciones del cuerpo gordo y negro, el rechazo y prejuicio; el deseo de ser bella y famosa; la valoración de su proprio cuerpo y la belleza. La violencia sexual tiene una imagen difusa, como la madre de la protagonista explora la violencia física y psicológica ademas, de encubrir el abuso sexual cometido por su marido y culpabilizar a su hija por lo sucedido. La vulnerabilidad ha sido comprobada en las dimensiones individuales, sociales e institucionales, conrespecto a la violencia sexual. La educación ha jugado un papel importante en el proceso de emancipación de la situación de opreción y de la vulnerabilidad del personaje principal.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to analyze the representations of body (race, obesity and beauty), sexual violence and aspects of vulnerability, education and emancipation faced by the protagonist of the film "Precious: based on the novel 'push' by sapphire". The analysis identified representations of the fat and black body, rejection and prejudice, the desire to be beautiful and famous, the body's value and its beauty. The protagonist´s mother explores and violates her physically and psychologically. She also covers up the sexual abuse done by her husband and blame the daughter for it. In this direction we could say that the violence has a diffuse characteristic. Regarding the sexual violence, vulnerability was identified in the individual, social and institutional dimensions. The education played an important role in the protagonist process of emancipation from the situation of oppression and vulnerability.
  • Signos, significados e práticas de manejo da crise em Centros de Atenção Psicossocial Artigos

    Lima, Mônica; Jucá, Vládia Jamile dos Santos; Nunes, Mônica de Oliveira; Ottoni, Vitória Eugênia

    Resumo em Português:

    Neste artigo discutimos significados atribuídos pelos familiares e profissionais às situações de crise em saúde mental e suas relações com as tecnologias empregadas no cuidado de usuários de CAPS na Bahia e em Sergipe. Inspiramo-nos no modelo teórico-metodológico de Sistema de signos, significados e práticas, utilizando técnicas qualitativas de pesquisa. Organizamos os dados em duas categorias: os signos e significados de crise; as estratégias e as dificuldades no seu cuidado. Observamos que não há muita diferença entre as concepções de profissionais e familiares acerca da crise e que os significados negativos suplantam os positivos, evocando os conceitos de sujeição à doença, incapacidade de interação social racional e periculosidade do doente. Dois aspectos são importantes no manejo da crise: sua imprevisibilidade e sua inscrição na história da pessoa. Para contornar as dificuldades nesse manejo, é necessário investir nas tecnologias leve-duras e leves, pautadas em vínculos duradouros e na intensificação de cuidados.

    Resumo em Espanhol:

    Discutimos los significados atribuídos por los familiares y profesionales a situaciones de crisis en salud mental y sus relaciones con las tecnologías empleadas en el cuidado de usuarios de CAPS (Centros de Atención Psicosocial) en Sergipe, Brasil. Nos inspiramos en el modelo de Sistema de signos, significados y prácticas. Organizamos los datos en dos categorías: los signos y significados de crisis; las estrategias y dificultades en su cuidado. No hay mucha diferencia entre las concepciones de profesionales y familiares acerca de la crisis y los significados negativos suplantan los positivos, evocando los conceptos de sujeción a la enfermedad, incapacidad de interacción social racional y peligrosidad del enfermo. Dos aspectos son importantes en el manejo de la crisis: su imprevisibilidad y su inscripción en la historia de la persona. Es necesario investir en las tecnologías blanda-duras y blandas, pautadas en vínculos duraderos y en la intensificación de los cuidados.

    Resumo em Inglês:

    In this article, we discuss the meanings attributed by families and professionals to mental health crisis situations and their relationships with the technologies used in caring for users of psychosocial care centers in Bahia and Sergipe. We were inspired by the theoretical-methodological model of the system of signs, meanings and practices, using qualitative research techniques. We organized the data into two categories: signs and meanings of crises; and care strategies and difficulties. We observed that there was not much difference between professionals' and families' conceptions about crises, and that negative meanings supplanted positive meanings, thus evoking the concepts of subjection to disease, incapacity for rational social interaction and dangerousness of the patient. Two issues are important in managing crises: their unpredictability and their relationship to the individual's history. To overcome the management difficulties, investment in soft and soft-hard technologies based on durable bonds and intensification of care is necessary.
  • Itinerários terapêuticos: trajetórias entrecruzadas na busca por cuidados Artigos

    Pinho, Paula Andréa; Pereira, Pedro Paulo Gomes

    Resumo em Português:

    A proposta geral deste texto é apresentar os itinerários terapêuticos percorridos por sujeitos soropositivos. Esses percursos, constituídos por inusitadas mesclas e composições, revelam caminhos complexos no enfrentamento do HIV/aids, de pessoas que transitam por terapias numa tentativa de restabelecerem ou preservarem a saúde. Admitindo a existência de numerosas terapias disponíveis, nos empenhamos em analisar os itinerários de terapias por elas denominadas de "tipo religiosa", na sua relação com o modelo biomédico. A etnografia revelou que as interlocutoras não separam a terapia biomédica da religiosa em planos distintos. O que sobressaía era a interação concomitante das duas soluções agenciadas com o mesmo propósito: a saúde. Foi possível observar um continuum terapêutico, ou seja, as opções não se isolam: antes, apresentam-se como partes consecutivas que fluem sem limites claramente delimitados.

    Resumo em Espanhol:

    El propósito general de este texto es mostrar los itinerarios terapéuticos recorridos por VIH-positivos. Estos cursos, constituidos por inusuales mezclas y composiciones, revelan caminos complejos en la lucha contra el VIH/SIDA, de personas que pasan a través de terapias en un intento de restaurar o conservar la salud. Suponiendo la existencia de numerosos tratamientos disponibles, nos esforzamos por analizar los itinerarios de las terapias denominadas por ellas de "tipo religioso" en su relación con el modelo biomédico. La etnografía reveló que los interlocutores no separan la terapia biomédica de la religiosa en diferentes planos. Se destacó la interacción simultánea de las dos soluciones agenciadas para el mismo fin: la salud. Fue posible observar un continuum terapéutico, es decir, las opciones no se separan: aparecen como partes consecutivas que fluyen sin fronteras claramente delimitadas.

    Resumo em Inglês:

    The general purpose of this paper is to present the therapeutic itineraries of HIV-positive people. These courses, consisting of unusual blends and compositions, reveal the complex ways in fighting HIV/AIDS taken by people who undergo therapies trying to restore or preserve health. Admitting the existence of numerous available treatments, we analyze the itineraries of therapies known as being of the "religious type" in their relation to the biomedical model. Ethnography revealed that the interlocutors do not separate the religious and the biomedical therapy on different levels. What stood out was the simultaneous interaction of the two solutions employed for the same purpose: health. It was possible to observe a therapeutic continuum, i.e., the options are not isolated; rather, they appear as consecutive parts that flow without clearly demarcated boundaries.
  • Testemunhas modestas e populações invisíveis na cobertura da genética humana na mídia colombiana

    Díaz del Castillo, Adriana; Olarte Sierra, María Fernanda; Pérez-Bustos, Tania

    Resumo em Português:

    Neste artigo apresenta-se a forma como a mídia colombiana configura a prática da genética humana por meio da reprodução de discursos padronizados de ciência que são atravessados pelo gênero e a raça. Para isso, realizamos uma análise etnográfica da cobertura da genética humana (de populações e forense) no principal jornal impresso e no maior telejornal do país nos períodos 1992-2006 (jornal) e 2009-2010 (jornal e telejornal). Nosso argumento é de que, por um lado, a mídia apresenta a ciência da genética como única/uniforme/objetiva/neutra/heróica. Do outro, apresenta sujeitos que são marcados e desmarcados em termos de raça, gênero, classe e geografia. Como conclusão, aponta-se que o último mecanismo reproduz e mobiliza a ideia da mestiçagem como uma ideologia de construção da nação.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo exploramos cómo los medios de comunicación colombianos configuran la práctica de la genética humana, reproduciendo ciertos discursos estandarizados sobre ciencia que se encuentran atravesados por el género y la raza. Para este fin llevamos a cabo un análisis etnográfico de la cobertura de la genética humana (poblacional y forense) en dos de los medios de mayor penetración en el país en los periodos de 1992-2006 (periódico) y 2009-2010 (periódico y noticiero). Nuestro argumento es que por una parte, los medios de comunicación presentan a la ciencia genética como única/uniforme/objetiva/neutra/heroica. Por otro lado, presenta sujetos que son simultáneamente marcados y desmarcados en términos de raza, género, clase y geografía. Concluimos que este último mecanismo reproduce y moviliza la idea del mestizaje como una ideología de construcción de nación.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we explore the ways in which mass media present -and co-produce- human genetic research in Colombia, reproducing certain standardized discourses about science which are cross-cut by gender and race. For this, we conducted an ethnographic analysis of media coverage of human genetics (both population and forensic) in two of the major media in Colombia between 1992-2006 (newspaper) and 2009-2010 (TV news). Our argument is two-fold. First we show that media present genetic science as unique/uniform/objective/neutral/heroic. Second, media present subjects as simultaneously marked and unmarked in terms of race, gender, class, and geography. We conclude by arguing that this mechanism reproduces and mobilizes the ideal of mestizaje as a nation-building ideology in Colombia.
  • O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussão Artigos

    Bicalho, Rute Nogueira de Morais; Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de

    Resumo em Português:

    A Educação a Distância (EAD) se expande em diferentes níveis de ensino, sobretudo no âmbito do Ensino Superior, levando à necessidade de estudos que colaborem para a compreensão da qualidade dos processos educativos em EAD. Este trabalho explora a noção de intercognição como categoria para análise de processos de construção do conhecimento no Ensino Superior a distância, em uma perspectiva dialógica. Baseia-se em estudo empírico sobre interações de professores-tutores e cursistas em fóruns de discussão de um curso de Licenciatura a distância, para avaliar o papel do professor-tutor e identificar indicadores de intercognição presentes nas interações. Resultados apontam relação significativa entre o engajamento dialógico dos interlocutores e a qualidade dos processos de aprendizagem. Entre os indicadores apontados, está a participação ativa, frequente e pertinente dos interlocutores na discussão via fórum, fundamentada em leituras acadêmicas.

    Resumo em Espanhol:

    La Educación a Distancia (EAD) aumenta en los diferentes niveles educativos, principalmente en Educación Superior, apuntando para la necesidad de estudios que puedan profundizar la comprensión de sus características. En este trabajo se utiliza la intercognición con el propósito de analizar los procesos de diálogo que contribuyen al aprendizaje en EAD, en una investigación empírica que indagó sobre la interacción entre profesores-tutores y estudiantes que participaron en foros de discusión de un curso de formación a distancia. El objetivo fue evaluar el papel mediador de los indicadores de intercognición. Los resultados indican una relación estrecha entre la calidad del compromiso dialógico de los interlocutores y los procesos de aprendizaje a distancia. Los indicadores encontrados fueron participación activa, frecuente y pertinente de interlocutores dentro de la discusión a través del foro, basado en las lecturas académicas.

    Resumo em Inglês:

    Distance Education has expanded in different educational levels, especially in higher education. Such expansion points to the need to investigate and promote the quality of its learning processes. This paper explores the notion of intercognition and its potential as a category to analyze dialogic learning processes in the context of distance education. The study, based on empirical investigation, aimed to interpret learning potentials of the conversational dynamics interaction between teacher-tutors and students within discussion forums of a Teacher Education Program. The focus was to understand the role of the teacher-tutors and identify indicators of intercognition within concrete verbal interactions. Results show the significant relationship between the interlocutors' dialogic engagement and the quality of learning processes in distance learning, with indicators of intercognition characterized by active, frequent and pertinent participation of interlocutors in discussion forums.
  • A visibilidade do trabalho de enfermagem no centro cirúrgico por meio da fotografia Artigos

    Reus, Lucia Helena; Tittoni, Jaqueline

    Resumo em Português:

    O presente artigo origina-se de uma pesquisa realizada junto aos trabalhadores do centro cirúrgico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Brasil, analisando os modos de trabalhar da equipe de enfermagem e sua relação com pacientes e demais profissionais da saúde. Utilizou-se o pensamento de Foucault, enfatizando-se as articulações dos jogos de saber e poder, bem como os efeitos de verdade no trabalho, sustentados pelo olhar desses trabalhadores e usando-se a estratégia da fotografia em uma perspectiva da pesquisa-intervenção. O centro cirúrgico foi retratado como um espaço do olhar, da vigilância e do controle. O saber é determinado a partir da visibilidade dos corpos, sejam de pacientes ou de trabalhadores, e este saber é legitimado quando emana do brilho do foco cirúrgico. O trabalho com fotografias possibilitou olhares diversos e a criação de um espaço de discussão.

    Resumo em Espanhol:

    Se presentan los resultados de una investigación con trabajadores del centro quirúrgico del Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Brasil, sobre el trabajo de la enfermería y su relación con pacientes y otros profesionales de salud. Las ideas de Foucault fueron las basis teóricas del estudio con énfasis en las articulaciones de los juegos de saber y poder, los efectos de la verdad en el trabajo, sostenidos por la mirada de estos trabajadores, usando la estrategia de la fotografía en una perspectiva de investigación interventiva. El centro quirúrgico fue retratado como un lugar para la mirada, vigilancia y el control. El conocimiento es determinado por la visibilidad de los cuerpos, sean pacientes o trabajadores, y este conocimiento se justifica cuando emana del brillo del foco quirúrgico. Con el trabajo de fotografías se hizo posible conjeturar distintas miradas y crear un espacio para el debate.

    Resumo em Inglês:

    This paper originated from a survey conducted among the workers in the surgical center of Hospital de Clinicas de Porto Alegre, Brazil. It analyzed the ways in which the nursing team worked and their relationships with patients and with other healthcare professionals. Foucault's thinking was used, thus emphasizing the links between knowledge and power plays, as well as the effects of truth at work, sustained by these workers' standpoint. The strategy of photography was used from the perspective of intervention research. The surgical center was portrayed as a space for keeping an eye open, surveillance and control. Knowledge is determined from the visibility of bodies, which could be those of patients or workers, and this knowledge is legitimized when it emanates from the brightness of the surgical focus. Studies with photographs allow different viewpoints and create spaces for debates.
  • Ser mentor em medicina: uma visão arquetípica das motivações e transformações na jornada Artigos

    Gonçalves, Marina de Castro Nascimento; Bellodi, Patrícia Lacerda

    Resumo em Português:

    A tutoria, na modalidade mentoring, tem sido adotada nas escolas médicas como estratégia para oferecer suporte pessoal e estimular o desenvolvimento profissional do futuro médico. O tutor, com papel de mentor, elemento crucial desta relação arquetípica, é pouco estudado em seu desenvolvimento pessoal. Este estudo buscou compreender as motivações de um grupo de tutores e identificar as possíveis transformações ocorridas ao longo do tempo. A investigação consistiu em um estudo qualitativo em que foram entrevistados 14 tutores de um Programa de Tutoria de uma Faculdade de Medicina. Há, entre os tutores, um desejo de restabelecer a antiga, significativa e próxima relação do mestre com o seu discípulo. Simbolicamente, buscam estar em contato com o seu "aluno interno ferido", e dele cuidar. Nessa jornada, podem - mas não necessariamente isso acontece a todos - transformar e ser transformados pelo outro.

    Resumo em Espanhol:

    Las Escuelas de Medicina han adoptado la tutoria, en la modalidad mentoring, como una estrategia de apoyo y estímulo para el desarrollo profesional del futuro médico. Hay poca investigación sobre el tutor, que es un elemento crucial en esta relación arquetípica. Este estudio trata de comprender las motivaciones de un grupo de tutores e identificar los posibles cambios que ocurren en el transcurso del tiempo. Se trata de un estudio cualitativo en que se entrevistó a 14 tutores del Programa de Tutoría de una Faculdad de Medicina. Los tutores desean restablecer la antigua relación, significativa y cercana, entre el maestro y su discípulo. Simbólicamente, buscan estar en contacto y cuidar a su "estudiante interno herido". En este camino, los tutores pueden, pero no necesariamente les pasa a todos, transformar y ser transformados por el otro.

    Resumo em Inglês:

    Mentoring has been adopted in medical schools as a strategy to support and stimulate the professional development of medical students. However, the literature has seldom focused on the mentor, a crucial element of this archetypal relationship. The purpose of this paper was to understand the motivations of a group of mentors and to identify possible changes that take place over time. It is a qualitative study wherein 14 mentors involved in a Mentoring Program of a Medical School were interviewed. Mentors reveal the desire to recover the old, meaningful and close master-apprentice relationship. Symbolically, they seek to stay in touch and take care of their "internal wounded student". Along the journey, mentors may - but not necessarily will - transform and be transformed by others.
  • Contribuições para a construção da Nutrição Complementar Integrada Artigos

    Navolar, Thaisa Santos; Tesser, Charles Dalcanale; Azevedo, Elaine de

    Resumo em Português:

    Toma-se por objeto a existência pouco estudada de outras racionalidades nutricionais distintas da biomédica, comumente inseridas nas chamadas práticas e medicinas tradicionais e/ou complementares. A hipótese é a de que essas outras lógicas alimentares são relevantes em si, merecem estudo, e sua tematização pode contribuir para a promoção da segurança alimentar e nutricional, a educação em saúde e o enriquecimento das práticas dos profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é contextualizar a aproximação dessas ideias e práticas e apresentar um primeiro desenvolvimento de tal hipótese. Revisita-se o modelo biomédico, dominante na nutrição, defendendo a necessidade de se ampliar essa perspectiva. Combinam-se a categoria "racionalidade médica" e as noções de modelos e correntes alimentares para um mapeamento preliminar das racionalidades e correntes alimentares em foco.

    Resumo em Espanhol:

    Tiene por objeto la existencia poco estudiada de otras razones nutricionales que no sean biomédicas, comúnmente insertas en las llamadas prácticas tradicionales o complementarias. La hipótesis es que estas otras lógicas alimentarias merecen un estudio y su tematización puede contribuir en la promoción de la seguridad alimentaria y nutricional, en la educación de la salud y el enriquecimiento de las prácticas profesionales en el Sistema Único de Salud de Brasil. El objetivo es contextuar la aproximación de las prácticas y presentar un desarrollo inicial de tal hipótesis. Revisa el modelo biomédico, dominante en la nutrición, con la defensa de la necesidad de ampliar esta perspectiva. Combina la "racionalidad médica" y los conceptos de cadenas y modelos alimentarios para una asignación preliminar de las racionalidades y cadenas alimentarias en foco.

    Resumo em Inglês:

    The present study approaches the existence of other nutritional rationalities which are distinct from the biomedical one and are often included in the so-called traditional and/or complementary medicine. The hypothesis is that these other eating rationalities are relevant in themselves, deserve to be studied and may contribute to promote Food Security, health education and the enrichment of professional practices in Brazil's Sistema Único de Saúde (SUS - National Health System). The goal is to contextualize the interaction of these ideas and practices, and present the initial development of such hypothesis. The biomedical model, which is dominant in the area of nutrition, is revisited, and the need to broaden this perspective is defended. The "medical rationality" category is combined with the notions of food chains and models, in order to perform an initial mapping of the rationalities and food chains under focus.
  • Currículo integrado no ensino de Odontologia: novos sentidos para a formação na área da saúde Artigos

    Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti; Stobäus, Claus Dieter; Mosquera, Juan José Mouriño; Moysés, Samuel Jorge

    Resumo em Português:

    Apresentam-se os resultados de pesquisa que analisou o processo de mudança curricular no curso de Odontologia em uma instituição de Ensino Superior no Sul do Brasil. A abordagem metodológica foi qualitativa e, para manter coerência com o objeto de estudo, utilizou-se a estratégia do estudo de caso. Foram entrevistados 46 estudantes, 12 professores e 3 representantes da equipe diretiva da universidade estudada. Na interpretação dos dados, quatro categorias emergiram: 1) O processo de reforma curricular: a proposta possível de mudança na formação; 2) As tensões do processo: a diferença entre a teoria pensada e a realidade percebida; 3) O caminhar do processo e seus avanços; 4) A vivência do currículo integrado: um processo contínuo de aprendizagem e superação. Há necessidade de repensar o processo de reforma curricular, reconstruindo continuamente esse currículo. É fundamental tratar, especificamente, da mudança no projeto pedagógico e nas práticas curriculares.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo examina el proceso de cambio curricular en el curso de Odontología en una universidad del sur de Brasil. El enfoque metodológico elegido buscó mantener coherencia con el problema del estudio. Así, se utilizó el estudio de caso desde una perspectiva de análisis cualitativo. Entrevistamos a 46 estudiantes, 12 profesores y tres representantes del equipo directivo de esta institución. En la interpretación de los datos emergieron cuatro categorías: El proceso de reforma curricular: la propuesta posible de cambio en la formación/ Las tensiones del proceso: diferencia entre teoría concebida y realidad percibida/ El andar del proceso y sus avances/ La experiencia del currículo integrado: un proceso continuo de aprendizaje y superación. Hay necesidad de repensar todo el proceso de reforma curricular, reconstruyendo este currículo continuamente. Es fundamental discutir específicamente tal cambio en el proyecto pedagógico y prácticas curriculares.

    Resumo em Inglês:

    The results from a study that analyzed the process of curriculum change in the dentistry course at a higher education institution in southern Brazil are presented. A qualitative methodological approach was used and, to maintain coherence with the study subject, a case study strategy was used. Three representatives of the university's management team, 46 students and 12 professors were interviewed. In interpreting the data, four categories emerged: 1) the curriculum reform process: a possible proposal for changes in the training; 2) tensions within the process: differences between the envisaged theory and the perceived reality; 3) the path of the process and its advances; and 4) experience of the integrated curriculum: a continuous process of learning and overcoming difficulties. There is a need to rethink the curriculum reform process, through continual reconstruction of this curriculum. It is fundamentally important, specifically, to deal with changes to the pedagogical project and curriculum practices.
  • Redes de aprendizagem colaborativa: contribuição da Educação a Distância no processo de qualificação de gestores do Sistema Único de Saúde - SUS Espaço Aberto

    Rangel-S, Maria Ligia; Barbosa, Ana de Oliveira; Riccio, Nicia Cristina Rocha; Souza, Joseilda Sampaio de

    Resumo em Português:

    Analisa-se a experiência do Curso de Especialização em Saúde Coletiva: concentração em Gestão Pública Municipal, desenvolvido no estado da Bahia, Brasil, visando qualificar gestores do SUS, mediante a política de Educação Permanente em Saúde (EPS). A Net-Escola de Saúde Coletiva desenvolveu a concepção e operacionalização do curso, articulando pressupostos da Educação a Distância à EPS, orientando-se por competências necessárias à gestão do SUS, para fortalecer projetos e ações que integram educação e trabalho. Desenvolveu-se entre 2009 e 2010, com cento e cinquenta vagas voltadas a gestores municipais de saúde e suas equipes, com base na interação todos-todos e na construção do conhecimento colaborativo, reforçando-se a autonomia e a autoria dos sujeitos, por meio da interatividade no ambiente virtual de aprendizagem, visando potencializar a formação de redes de aprendizagem colaborativa. Analisa-se como a estratégia pedagógica se desenvolveu, delineando-se os desafios enfrentados no processo de ensino-aprendizagem.

    Resumo em Espanhol:

    Se analiza la experiencia del Curso de Especialización en Salud Colectiva, concentración en Gestión Pública Municipal, desarrollado en el estado de Bahia, Brasil, con el objeto de calificar a administradores del Sstema Único de Salud brasileño (SUS), mediante la política de Educación Permanente en Salud (EPS). La Ned-Escuela de Salud Colectiva ha desarrollado este curso articulando presupuestos de la Educación a Distancia. Su orientación se apoya en las competencias necesarias a la gestión del SUS para fortalecer proyectos y acciones que integran educación y trabajo. En 2009 y 2010 ha contado con 150 puestos dedicados a adminstradores municipales de salud construyendo conocimiento de colaboración y reforzando autonomía y autoría de los sujetos por medio de la actividad en el ambiente virtual del aprendizage para potenciar la formación de redes de colaboración. Se analizan también el desarrollo de la estrategia pedagógica y los desafíos del proceso.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines the experience of the specialization course in Public Health: major in Municipal Public Management, developed in the state of Bahia, Northeastern Brazil, in order to qualify managers of Sistema Único de Saúde (SUS - National Health System) according to the Continuing Health Education policy. Net-Escola de Saúde Coletiva developed the course design and operation, articulating the presuppositions of Distance Education and Continuing Health Education, guided by the competencies that are necessary to manage the SUS in order to strengthen projects and activities that integrate education and work. The course was developed between 2009 and 2010, with 150 places for municipal health managers and their teams, based on the all-all interaction and on the construction of collaborative knowledge. It strengthened the subjects' autonomy and authorship, by means of interactivity in the virtual learning environment, aiming to develop collaborative learning networks. This study analyses how the teaching strategy was developed, outlining the challenges faced in the teaching and learning process.
  • Ocupação, bem-estar e satisfação de vida: a experiência de um modelo alternativo de estágio em terapia ocupacional na Austrália Espaço Aberto

    Pfeifer, Luzia Iara; Stagnitti, Karen; Panuncio Pinto, Maria Paula

    Resumo em Português:

    Apresenta-se um modelo alternativo de estágio em terapia ocupacional desenvolvido na Deakin University - Austrália, denominado Ocupação, bem-estar e satisfação de vida - Occupation, wellness and life-satisfaction (OWLS). O OWLS oferece, aos estudantes, a oportunidade de atuação em contextos não tradicionais, permitindo um aprendizado estratégico em ambientes não clínicos, incluindo o trabalho com outros profissionais não-terapeutas ocupacionais e com diferentes culturas de trabalho e práticas, em resposta a lacunas identificadas na comunidade. Favorece oportunidades para desenvolver habilidades, tais como: a promoção da saúde, avaliação e educação em saúde e intervenção em escolas, melhorando, assim, a saúde e o bem-estar da comunidade. O programa tem contribuído para o desenvolvimento de novos projetos, com resultados positivos alcançados pelos estudantes, representando uma importante estratégia de ensino para capacitação do profissional de terapia ocupacional, ampliando, assim, a área de atuação.

    Resumo em Espanhol:

    La propuesta es presentar un modelo alternativo de formación en terapia ocupacional de la Universidad de Deakin - Australia, llamado Ocupación, bienestar y satisfacción con la vida - Occupation, Wellness and Life-Satisfaction (OWLS). OWLS ofrece a los estudiantes la oportunidad de practicar en lugares no que permite aprendizaje estratégico en entornos no clínicos, incluyendo el trabajo con profesionales no terapeutas ocupacionales, con culturas y prácticas diferentes, en respuesta a las lagunas identificadas en la comunidad. Promueve oportunidades para desarrollar habilidades, como promoción de la salud, educación sanitaria y evaluación e intervención en las escuelas, mejorando así la salud y el bienestar de la comunidad. El programa ha contribuído al desarrollo de nuevos proyectos, con resultados positivos, lo que representa una importante estratégia educativa para la formación profesional en terapia ocupacional, por lo tanto de aumento de la zona de actuacion.

    Resumo em Inglês:

    An alternative training model within occupational therapy developed at Deakin University, in Australia, named Occupation, Wellness and Life-Satisfaction (OWLS) is presented. OWLS provides students with opportunities to practice in nontraditional settings, thus enabling strategic learning in non-clinical settings, including working with professionals who are not occupational therapists and with different work cultures and practices, in response to gaps identified within the community. It promotes opportunities for developing skills such as health promotion, health education and assessment and interventions in schools, thus improving the health and wellbeing of the community. The program has contributed towards development of new projects, with positive results achieved by students, thereby representing an important educational strategy for professional occupational therapy training and expanding the field of activities.
  • A educação física na saúde mental: construindo uma formação na perspectiva interdisciplinar Espaço Aberto

    Roble, Odilon José; Moreira, Maria Inês Badaró; Scagliusi, Fernanda Baeza

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou analisar uma experiência de formação do educador físico como profissional de saúde mental, inserido em uma equipe interdisciplinar. A investigação ocorreu no segundo semestre de 2009, em um Núcleo de Apoio Psicossocial, em Santos, estado de São Paulo, Brasil. Foram utilizados, como materiais de análise, os projetos e relatórios produzidos pelos alunos. Os trechos mais significativos destes foram destacados, agrupados segundo tema-chave, e discutidos. Tratou-se de uma coleta de dados qualitativa, que gerou um ensaio reflexivo sobre o tema. Foram identificados três temas-chave: tendência ao sedentarismo entre os usuários; possibilidades de atuação para o educador físico, e aprendizado mútuo e significativo. O educador físico apareceu como um interlocutor no diálogo terapêutico, alguém que veio conversar sobre o corpo ou com o corpo do ser humano acometido pelo sofrimento psíquico. Nossos resultados corroboram a importância deste profissional nesse contexto e descortinam novos horizontes para tal intervenção.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo analizar una experiencia de formación del educador físico como profesional de salud mental, en un equipo interdisciplinario. La investigación se produjo en 2009, en un Centro de Apoyo Psico-social en Santos, Estado de São Paulo, Brasil. Se utilizaron como materiales de análisis proyectos e informes elaborados por los estudiantes. Los pasajes más significativos fueron agrupados por temas clave, y se discutidos. Se trataba de una recopilación de datos cualitativos, con un ensayo reflexivo sobre el tema. Se identificaron tres temas principales: tendencia a la inactividad entre los usuarios, posibilidades de acción para el educador físico y el aprendizaje mutuo y significativo. El educador físico apareció como un interlocutor en el diálogo terapéutico, alguien que vino a hablar sobre el cuerpo o con el cuerpo de los seres humanos afectados por sufrimientos psíquicos. Nuestros resultados corroboran la importancia de este profesional en tal contexto y descubren nuevos horizontes para la intervención.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to analyze an experience in developing physical educators as mental health practitioners, within an interdisciplinary team. The investigation took place in the second semester of 2009, in a psychosocial support center in Santos, state of São Paulo, Brazil. The projects and reports produced by the students were used as investigation materials. Their most significant excerpts were extracted, grouped according to their key messages, and discussed. This was qualitative data gathering that generated a reflective essay. Three key themes were identified: a tendency towards a sedentary lifestyle among the users; possibilities of actions for physical educators; and mutual significant learning. Physical educators appeared as interlocutors in the therapeutic dialogue: people who came to talk about the body or to the body of the human being affected by mental distress. Our results corroborate the importance of these professionals in this context and unveil new horizons for this intervention.
  • Metodologia da pesquisa qualitativa na saúde Livros

    Medeiros, Samara Lênis Araújo de; Araújo, Ana Beatriz Pereira de; Valença, Cecília Nogueira; Germano, Raimunda Medeiros
  • Investigação da formação dos estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem para a temática sexualidade humana Teses

    Philbert, Larissa Angélica da Silva
  • O projeto político-pedagógico de enfermagem e o Sistema Único de Saúde: a visão de discentes Teses

    Cavalcante, Rosangela Diniz
UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br