Acessibilidade / Reportar erro
Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Volume: 17, Número: 46, Publicado: 2013
  • Apresentação Apresentação

    D'Oliveira, Ana Flávia Pires Lucas
  • Diálogos sobre a noção de vítima e construção da identidade Dossiê

    Azevedo, Letícia Rodrigues de

    Resumo em Português:

    Este ensaio surge da necessidade de se problematizar a noção de vítima perante a emergência do uso deste termo nas últimas décadas, como identificador de sujeitos e experiências. Em plena realização de um projeto de pesquisa que trata da vitimização pelo sequestro relâmpago e suas repercussões à saúde das vítimas, nos deparamos com a necessidade de discutir o uso deste termo e outras questões imbricadas: "seria esse um atributo identitário vitalício?", "qual o peso que a vitimização tem na vida das pessoas?", entre outras. Nesse tocante, propomos este texto para problematizar a noção de vítima, discutindo-a como um traço identitário, na intenção de estimular possíveis reflexões sobre o tema.

    Resumo em Espanhol:

    Este ensayo surge de la necesidad de problematizar la noción de víctima ante la creciente utilización de este término, en las últimas décadas, como identificador de los sujetos y sus experiencias. Al llevar a cabo un proyecto de investigación que se ocupa de la victimización por secuestro relámpago y sus impactos en la salud de las víctimas, enfrentamos la necesidad de discutir el uso de este término y otras cuestiones relacionadas como: " ¿sería un atributo de identidad para toda la vida?", "¿cuál es el peso que la victimización tiene en la vida de las personas?", entre otras preguntas. En este sentido, proponemos este texto con el fin de problematizar la noción de víctima, planteándola como un trazo de la identidad, con la intención de estimular la reflexión sobre el tema.

    Resumo em Inglês:

    This study was developed because of the need to analyze and question the notion of victim, in the context of the emergence of use of this term over recent decades, as an identifier for subjects and experiences. While conducting a research project dealing with victimization resulting from "lightning kidnapping" and the repercussions of these events on victims' health, we were faced with the need to discuss the use of this term and other intertwined issues: "would this be a lifelong identity attribute?" and "what importance does becoming a victim have on people's lives?", among other issues. In this regard, we proposed this paper in order to analyze and question the notion of victim, and to discuss this as an identity trait, with the intention of stimulating possible reflections on this topic.
  • Femicídios: narrativas de crimes de gênero Dossiê

    Meneghel, Stela Nazareth; Ceccon, Roger Flores; Hesler, Lilian Zielke; Margarites, Ane Freitas; Rosa, Stefania; Vasconcelos, Valmir Dorn

    Resumo em Português:

    Femicídios são mortes violentas de mulheres, decorrentes do exercício de poder entre homens e mulheres. Este é um estudo qualitativo que utilizou a ferramenta das narrativas para analisar inquéritos policiais de homicídios femininos em Porto Alegre nos anos de 2006 a 2010. Foram estudados 92 inquéritos da Delegacia de Homicídios de Porto Alegre, dos quais selecionamos seis casos considerados representativos de: femicídio íntimo; femicídio com abuso sexual; morte por execução ou conexão, e femicídio de profissional do sexo. Observou-se a presença de crimes de gênero caracterizados pela crueldade, semelhantes aos encontrados em regiões de elevada violência e misoginia. O trabalho procura visibilizar os femicídios como crimes de natureza política, e objetiva denunciar essas mortes evitáveis, cujas vítimas são, em sua maioria, mulheres: jovens, negras, profissionais do sexo e moradoras de territórios marcados pelo tráfico e pela pobreza.

    Resumo em Espanhol:

    Femicidios son muertes violentas de mujeres debidas al ejercicio de poder entre hombres y mujeres. Este es un estudio cualitativo que utilizó las narrativas para analizar las investigaciones policiales de homicidios de mujeres ocurridos en Porto Alegre, entre los años 2006 y 2010. Se estudiaron 92 investigaciones de la División de Homicidios y se seleccionaron seis casos considerados representativos de los femicidios íntimos, femicidios con abuso sexual, muertes por ejecución o conexión y femicidio de trabajadora sexual. Se observó la presencia de crímenes de género perpetrados con crueldad, similares a los encontrados en regiones de elevada violencia y misoginia. El trabajo buscar dar visibilidad a los femicidios como crímenes de naturaleza política y objetiva y denunciar esas muertes evitables, cuyas víctimas son en su mayoría mujeres jóvenes, negras, trabajadoras del sexo y residentes en territorios marcados por el tráfico y la pobreza.

    Resumo em Inglês:

    Femicides are violent deaths of women resulting from power struggles between men and women. This was a qualitative study that used the tool of narratives to analyze police investigations of female homicides in Porto Alegre, in the years from 2006 to 2010. Ninety-two police inquiries conducted by the Homicide Division of Porto Alegre were studied and six cases that were considered representative of intimate femicide, femicide with sexual abuse, death through execution or connection and sex worker femicide were selected. The presence of gender crimes characterized by cruelty, similar to those found in regions of high violence and misogyny, was observed. This study sought to give visibility to femicide as a crime of political nature and had the aim of denouncing these preventable deaths, whose victims are mostly young black women, sex workers and residents of districts marked by drug trafficking and poverty.
  • O desafio de compreender a consequência fatal da violência em dois municípios brasileiros Dossiê

    Silva, Juliana Guimarães e; Valadares, Fabiana Castelo; Souza, Edinilsa Ramos de

    Resumo em Português:

    Buscou-se compreender os homicídios por meio da abordagem sistêmica complexa aplicando-se o Modelo Ecológico (ME), que envolve condições individuais e relacionais dos sujeitos e do contexto. Foram realizados dois estudos de caso triangulando dados quantitativos e qualitativos. Os municípios selecionados, Paulista, Pernambuco, e Jaraguá do Sul, Santa Catarina, apresentaram comportamentos opostos em relação às taxas de homicídios entre 1980 e 2007. Na análise qualitativa, descortinou-se, em cada dimensão do modelo ecológico: individual - baixa escolaridade e uso de drogas; relacional violência intrafamiliar e uso de drogas por membros da família; comunitário e social - trabalho e desemprego; educação pública - segurança pública; tráfico de drogas e religiosidade. Conclui-se que os homicídios envolvem a combinação de vulnerabilidades, precariedades e rupturas de vínculos na dimensão individual e social, passíveis de enfrentamento em uma perspectiva inclusiva, interdisciplinar e intersetorial.

    Resumo em Espanhol:

    Buscamos comprender los homicidios por medio del abordaje sistémico complejo, abordando el Modelo Ecológico (ME), que envuelve condiciones individuales y relacionales de los sujetos y del contexto. Se realizaron dos estudios de caso triangulando datos cuantitativos y cualitativos. Los municipios seleccionados Paulista, Pernambuco, y Jaraguá do Sul, en el Estado de Santa Catarina, mostraron un comportamiento opuesto a las tasas de homicidio entre 1980 y 2007. El análisis cualitativo mostró en cada dimensión del modelo ecológico: individual: bajo nivel educativo y consumo de drogas; relacional: violencia intrafamiliar y consumo de drogas por miembros de la familia; comunitario y social: trabajo y desempleo; educación pública; seguridad pública; tráfico de drogas y religiosidad. Se concluye que los homicidios envuelven una combinación de vulnerabilidad, precariedad y ruptura de vínculos en la dimensión individual y social, que pueden enfrentarse en una perspectiva incluyente, interdisciplinaria e intersectorial.

    Resumo em Inglês:

    It was sought to understand murders through a complex systemic approach by applying the ecological model, which involves the individual and relational conditions of the subjects and context. Two cases were studied, with triangulation of quantitative and qualitative data. The municipalities selected (Paulista, Pernambuco, and Jaraguá do Sul, Santa Catarina) showed opposite behavior in relation to homicide rates between 1980 and 2007. Qualitative analyses revealed the following, for each dimension of the ecological model: individual: low education level and drug use; relational: domestic violence and drug use by family members; social and community: work and unemployment; public education; public security; drug trafficking; and religiosity. It was concluded that homicides involve combinations of vulnerability, precariousness and breakage of bonds within the individual and social dimensions. These issues can be addressed through an inclusive, interdisciplinary and intersectoral perspective.
  • Construção da identidade dos atores da Saúde Coletiva no Brasil: uma revisão da literatura Artigos

    Silva, Vinício Oliveira da; Pinto, Isabela Cardoso de Matos

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi analisar a produção científica sobre a identidade de atores da Saúde Coletiva no Brasil, entre 1990 e 2011. Realizou-se um estudo de revisão da literatura, a partir de resumos, artigos e trabalhos acadêmicos, como teses e dissertações, nas bases de dados LILACS, SCIELO e CAPES. Das publicações selecionadas, após análise, emergiram três categorias: construção da identidade, formação e identidade, e mercado de trabalho e identidade. Verifica-se, na quase totalidade dos estudos, que as discussões pouco se referem a um corpo básico que configura a identidade em Saúde Coletiva, mas, sim, a um conjunto de valores nos quais aparecem convergências. É necessário refletir sobre a complexidade implicada nesse processo, especialmente com a emergência da formação de sanitaristas, a partir da graduação, apontando, portanto, para uma possível profissionalização.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo fue analizar la literatura científica cerca de la identidad de actores de la salud pública en Brasil, de 1990 a 2011. Se realizó una revisión sistemática de la literatura, deresúmenes, artículos y trabajos académicos, a partir de las bases de datos LILACS, SciELO y CAPES. De las publicaciones seleccionadas después de un análisis surgieron tres categorías: construcción de la identidad, formación e identidad y mercado de trabajo eidentidad. En casi todos los estudios las discusiones se refieren poco a un cuerpo básico que establece la identidad en salud pública y sía un conjunto de valores en los que surgen convergencias. Es necesario reflexionar sobre la complejidad de este proceso, especialmente con el surgimiento de la formación de sanitaristas, a partir de la graduación, señalando, por lo tanto hacia una posible profesionalización.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to analyze the scientific production on the identity of Public Health players in Brazil, between 1990 and 2011. A systematic review of the literature was conducted, from abstracts, articles and academic papers such as theses and dissertations, in the LILACS, SciELO and CAPES databases. From analysis on the published texts selected, three categories emerged: construction of identity; training and identity; and labor market and identity. In almost the studies, it was seen that the discussions had little to do with a basic body that establishes identity within Public Health, but rather, with a set of values in which convergences appear. It is necessary to reflect on the complexity implied in this process, especially with the emergence of health worker training through undergraduate courses, thus pointing towards possible professionalization.
  • Movimentos de resistência no Sistema Único de Saúde (SUS): a participação rizomática Artigos

    Quintanilha, Bruna Ceruti; Sodré, Francis; Dalbello-Araujo, Maristela

    Resumo em Português:

    A participação social no SUS assegura a importância da interferência do usuário para sua construção. Entretanto, postulamos que existem várias formas de manifestação da participação, para além das já instituídas, que afirmamos serem movimentos de resistência, denominados de participação rizomática. Com o intuito de mapear sua ocorrência no cotidiano de unidades de saúde, criamos estratégias e instrumentos inscritos na abordagem qualitativa em pesquisa, inspirados na postura cartográfica e na análise da implicação. Os movimentos percebidos foram agrupados em três tipos de analisadores: os ditos, os mal ditos e os não ditos. Consideramos as condições que propiciaram a ocorrência e os efeitos produzidos por eles. Sugerimos que os movimentos de participação rizomática devem ser entendidos como pontos de análise dos serviços de saúde, pois sua explicitação possibilita repensar as práticas instituídas no SUS.

    Resumo em Espanhol:

    La participación social en el Sistema Único de Salud Brasileño (SUS) asegura la importancia de la interferencia del usuario para su construcción. Sin embargo, afirmamos que hay diversas formas de manifestación de la participación además de las ya instituidas que afirmamos son movimientos de resistencia, denominados de participación rizomática. Con el objetivo de mapear su existencia en el cotidiano de las unidades de salud, creamos estrategias e instrumentos inscritos en el abordaje cualitativo en investigación, inspirados en la postura cartográfica y en el análisis de la implicación. Los movimientos percibidos se agruparon en tres tipos de analizadores: los dichos, los mal dichos y los no dichos. Consideramos las condiciones que propiciaron la existencia y los defectos producidos por ellos. Sugerimos que los movimientos de participación rizomática deben entenderse como puntos de análisis de los servicios de salud, puesto que su explicación posibilita repensar las practicas instituidas en el SUS.

    Resumo em Inglês:

    Social participation in the Brazilian National Health System (SUS) ensures that users have an important influence on its construction. However, we postulated that various ways of manifesting this participation exist, going beyond those already instituted. We took the view that these are resistance movements, called rhizomatic participation. With the aim of mapping their occurrence in the daily routine of health centers, we created strategies and instruments within a qualitative research approach inspired by a cartographic stance and implication analysis. The movements perceived were grouped into three types of analysis providers: those that said things, those that said bad things and those that said nothing. We took into consideration the conditions that gave rise to occurrences and the effects that these conditions produced. We suggest that rhizomatic participation movements should be understood as health service analysis points, because making them explicit makes it possible to rethink the practices instituted within SUS.
  • Alegrias e tristezas no cotidiano de trabalho do agente comunitário de saúde: cenários de paixões e afetamentos Artigos

    Galavote, Heletícia Scabelo; Franco, Túlio Batista; Lima, Rita de Cássia Duarte; Belizário, Antônio Márcio

    Resumo em Português:

    O estudo busca desvendar o processo de trabalho do agente comunitário de saúde (ACS) com base na teoria das afecções de Espinosa. Considera o encontro como uma unidade de análise, e pretende compreendê-lo na sua dinâmica de produção do cuidado, analisando as afecções que se expressam por alegrias e tristezas e os seus efeitos no trabalho do ACS. Trata-se de estudo exploratório-descritivo, de caráter qualitativo, realizado na Unidade Jardim Catarina, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil. Os dados foram coletados em entrevista com dez ACS's, por meio de roteiro semiestruturado e observação etnográfica. O estudo revela um ACS múltiplo, exposto às afecções das relações que mantém, variando entre o reconhecimento e a submissão às lógicas instituídas, resultando em alegria e tristeza, aumento e redução da sua potência de agir, respectivamente.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio trata de mostrar el proceso de trabajo del agente comunitario de salud (ACS), basado en la teoría de las afecciones de Espinosa. Considera el encuentro como una unidad de análisis, buscando entenderlo en su dinámica de producción del cuidado, analizando las afecciones que se se expresan por alegrías y tristezas y sus efectos en el trabajo del ACS. Se trata de un estudio explorativo-descriptivo, de carácter cualitativo, realizado en la Unidad Jardim Catarina Jardim, São Gonçalo, Río de Janeiro, Brasil. Los datos fueron recolectados con diez ACSs por medio de guión semi-estructurado y observación etnográfica. El estudio revela un ACS múltiple, expuesto a las afecciones de las relaciones que mantiene, variando entre el reconocimiento y la sumisión a las lógicas instituidas, resultando en alegría y tristeza, aumento y reducción de su capacidad de acción, respectivamente.

    Resumo em Inglês:

    This study sought to unravel the working process of community health agents based on Espinosa's emotions theory. Meetings were taken to be the analysis unit, and the aim was to understand them with regard to the dynamics of care production, with analysis on emotions that were expressed through joy and sorrow, and on their effects on the agents' work. This was an exploratory and descriptive qualitative study, undertaken at the Jardim Catarina Unit, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brazil. Data were gathered through semi-structured interviews with ten community health agents, and ethnographic observation. The study revealed that the agents had multiple facets, with exposure to the emotions of the relationships that they maintained, and variation between recognition of and submission to the logic imposed, thus resulting in joy and sorrow, and respectively increasing or decreasing their power to act.
  • Comunicação em saúde e estilos de vida saudáveis: contribuições para a reflexão sobre a saúde coletiva

    Rojas-Rajs, Soledad; Soto, Edgar Jarillo

    Resumo em Português:

    O presente trabalho discute a necessidade de uma perspectiva complexa sobre a comunicação em saúde, a fim de ir além de uma visão instrumental de sua concepção e exercício. Analisando, em particular, os enfoques de comunicação dirigidos à mudança das condutas que promovem a adoção de estilos de vida saudáveis, propõe ampliar, a partir do momento da problematização, a maneira em que a comunicação em saúde é concebida, integrando alguns eixos analíticos que permitem dar conta das múltiplas facetas e contradições do processo de comunicação em saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo plantea la necesidad de una mirada compleja hacia la comunicación para la salud, con el fin de ir más allá de una visión instrumental de su concepción y ejercicio. Analizando en particular los enfoques de comunicación dirigidos al cambio de conducta que promueven la adopción de estilos de vida saludables, propone ampliar desde el momento de la problematización la forma en que se concibe la comunicación para la salud, integrando algunos ejes analíticos que permitan dar cuenta de las múltiples aristas y contradicciones de los procesos de comunicación para la salud.

    Resumo em Inglês:

    This study discusses the need for a complex perspective regarding health communication, in order to go beyond an instrumental view of its conception and implementation. In particular, through analyzing the focus of communication directed towards behavioral change that promotes healthy lifestyles, it was proposed to extend the way in which health communication is conceived, starting from setting the problem. This would integrate some analytical strands that would make it possible to account for the many aspects and contradictions of the health communication process.
  • Confluindo gênero e educação popular por meio de uma pesquisa-ação para a abordagem do tabagismo feminino em contextos de vulnerabilidade social Artigos

    Borges, Márcia Terezinha Trotta; Barbosa, Regina Helena Simões

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta resultados gerados por uma pesquisa-ação (PA) que abordou o tabagismo feminino em espaços populares. A proposta originou-se do diálogo entre os campos conceituais e metodológicos oriundos do feminismo e da educação popular, e teve por objetivo captar e compreender questões subjetivas e objetivas do universo feminino relacionadas ao fumar, tanto no âmbito familiar quanto no sociocomunitário. A PA capacitou seis moradoras de uma comunidade do Rio de Janeiro, Brasil, ex-fumantes, para desenvolveram um processo educativo que alcançou, de forma dialogada e participativa, mulheres, homens, jovens e crianças. Os resultados revelam como se constrói, por meio da práxis educativa dialógica, um conhecimento compartilhado sobre a saúde que resulta da integração entre saber acadêmico e saber popular, confirmando o potencial desta proposta de enfrentamento do tabagismo feminino nos contextos populares.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta los resultados de una investigación-acción (IA) sobre el tabaquismo femenino en espacios populares. La propuesta se originó del diálogo entre los campos conceptuales y metodológicos provenientes del feminismo y de la educación popular y su objetivo fue comprender las cuestiones subjetivas y objetivas del universo femenino relacionadas con el acto de fumar, tanto en el ámbito familiar como en el social y comunitario. La IA capacitó a seis mujeres de una comunidad popular de Río de Janeiro, Brasil, ex tabaquistas, para que desarrollaran un proceso educativo que incluyó a mujeres, hombres y niños de una forma dialogada y participativa. Los resultados revelan cómo se construye, a través de la praxis educativa dialógica, un conocimiento compartido sobre la salud, resultante de una integración del conocimiento académico y del saber popular, confirmando el potencial de esta propuesta para combatir el tabaquismo femenino en los contextos populares.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the results from action research that addressed female smoking in community spaces. The proposal originated from dialogue between the conceptual and methodological fields relating to feminism and popular education and aimed to pick out and gain an understanding of subjective and objective issues relating to female smoking, both in the family and in the social community spheres. In this action research, six women who were former smokers and were living in a community in Rio de Janeiro, Brazil, were trained to develop an educational process that reached women, men, adolescents and children in the form of dialogue and participation. The results revealed how to build shared knowledge on health, resulting from integration of academic and popular knowledge through dialogic educational praxis, thereby confirming the potential of this proposal for coping with female smoking in such contexts.
  • Contribuições das plantas medicinais para o cuidado e a promoção da saúde na atenção primária Artigos

    Antonio, Gisele Damian; Tesser, Charles Dalcanale; Moretti-Pires, Rodrigo Otávio

    Resumo em Português:

    Analisaram-se programas e ações de fitoterapia na atenção primária à saúde brasileira (APS) a partir da literatura. O metaestudo incluiu seis bases de dados, de 1988 a 2012, sendo registradas 24 publicações. A inserção da fitoterapia acontece a partir de motivações diversas: aumentar os recursos terapêuticos, resgatar saberes populares, preservar a biodiversidade, educação ambiental e popular, agroecologia e desenvolvimento social. Há uma ambivalência que ora pende para o reforço da autoatenção, as ações educativas, intersetoriais e a participação comunitária, constituindo-se em forma de cuidado e promoção da saúde; ora restringe o processo à incorporação de fitoterápicos manipulados ou industrializados à farmácia dos serviços de APS, para uso estritamente profissional. Ressalta-se uma visão ampliada da fitoterapia que incorpore esses dois enfoques, numa perspectiva de uma ecologia de saberes e práticas em saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Se analizaron programas y acciones de fitoterapia en la atención primaria a la salud brasileña (APS) a partir de la literatura. El meta-estudio incluyó seis bases de dtos, de 1988 a 2012, siendo registradas 24 publicaciones. la inserción de la fitoterapia se realiza a partir de diversas motivaciones: aumentar los recursos terapéuticos, rescatar el conocimiento popular, preservar la biodiversidad, promover la educación ambiental y popular, agroecología y desarrollo social. Hay una ambivalencia que unas veces tiende para el fortalecimiento del auto-atención, las actividades educativas, intersectoriales y la participación comunitaria, lo que constituye una forma de atención y promoción de la salud; otras veces se limita a la incorporación de fitoterápicos manipulados o procesados a la farmacia de los servicios de APS, para uso estrictamente profesional. Se subraya una visión ampliada de la fitoterapia que incorpore esos dos enfoques, en una perspectiva de ecología de saberes y prácticas en salud.

    Resumo em Inglês:

    Phytotherapy programs and actions within Brazilian primary healthcare were analyzed from the literature. This meta-study included six databases, from 1988 to 2012. Twenty-four published papers were registered. Phytotherapy has been introduced for a variety of reasons: to increase the therapeutic resources, retrieve popular knowledge, preserve biodiversity and promote environmental and popular education, agroecology and social development. There is an ambivalence that on the one hand reinforces self-care, educational activities and intersectoral and community participation, thus constituting a form of care and health promotion; and on the other hand restricts the process to incorporation of compounded or manufactured herbal medicines to pharmacies within primary care services, for strictly professional use. A broad view of phytotherapy that incorporates these two approaches from the perspective of ecology of healthcare knowledge and practices is emphasized.
  • Subsídios para a diversificação de moradias destinadas a pessoas com transtorno mental grave no Brasil: uma revisão Artigos

    Furtado, Juarez Pereira

    Resumo em Português:

    Com as críticas ao chamado manicômio, diversas iniciativas de moradia para egressos de hospitais psiquiátricos precisaram ser implementadas em diferentes países. Neste artigo, a partir de revisão narrativa, analisamos os antecedentes e a constituição de moradias para pessoas com transtorno mental grave implementadas no Brasil, pelo Sistema Único de Saúde. Identificamos pouca discussão sobre os limites do programa de Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs) e a quase inexistência de discussões sobre alternativas para as necessidades de moradia de pacientes graves ligados aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Subsidiados por reflexões oriundas da experiência canadense, discutimos a necessidade e os caminhos possíveis de ampliação não só quantitativa, mas, sobretudo, qualitativa, das formas de apoio às moradias de pessoas com transtorno mental grave no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    Con las críticas al denominado manicomio, en diversos países fue necesario implementar diversas iniciativas de vivienda para egresados de hospitales psiquiátricos. En este artículo, a partir de la revisión narrativa, analizamos los antecedentes y la constitución de viviendas para personas con trastorno mental grave implementadas en Brasil, por el Sistema Único de Salud Brasileño (SUS). Identificamos poca discusión sobre los límites del Programa de Servicios Residenciales Terapéuticos (SRTs) y la casi inexistencia de discusiones sobre alternativas para las necesidades de vivienda de pacientes graves vinculados a los Centros de Atención Psicosocial (CAPS). Con base en reflexiones provenientes de la experiencia canadiense, discutimos la necesidad y los posibles caminos de ampliación, no solo cuantitativa, mas principalmente cualitativa, de las formas de apoyo a las viviendas de personas con trastorno mental grave en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Because of criticism of so-called mental hospitals, a variety of housing initiatives for people being discharged from psychiatric hospitals have needed to be implemented in different countries. In this paper, from a narrative review, we analyzed the background to and establishment of homes for people with severe mental disorders implemented in Brazil, through the Brazilian National Health System. We found that there had been little discussion about the limits of the residential therapeutic service program, and almost no discussion about alternatives for the housing needs of severely ill patients connected with psychosocial care centers. With support from reflections derived from Canadian experience, we discuss the need for and possible ways of expanding the forms of support for housing for people with severe mental disorders in Brazil, not only quantitatively, but also qualitatively.
  • Impacto da visita domiciliar familiar na aprendizagem dos alunos de graduação em Medicina e na área de Pediatria Social

    Cárdenas, Leonor Angélica Galindo; Kambourova, Miglena; Arango, Liliana Zuliani; Peña, María Eugenia Villegas

    Resumo em Português:

    Este artigo relata os resultados de uma pesquisa realizada com alunos de graduação em Medicina da Universidade de Antioquia, para avaliar o impacto da visita domiciliar familiar que favorece os processos de formação integral a partir de aprendizagens significativas. A pesquisa foi qualitativa-interpretativa, estudo de caso, de sistematização. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevistas, enquete, grupos focais, análise documental, observação participante (2006-2011). Os resultados mostraram que, quando a consulta médica é complementada com as visitas domiciliares familiares, o aluno torna-se mais consciente, mais motivado, e se ativa sua predisposição para aprender significativamente. Além disso, se evidenciou que a visita domiciliar familiar tem laços de estratégia didática ativa que, ao ser trabalhada intencionadamente, impacta o perfil humanista-social dos estudantes como futuros profissionais da área da saúde. Sua aplicação é relevante para o ensino de pediatria social e médica em geral.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo reporta resultados de una investigación realizada con estudiantes de pregrado de Medicina de la Universidad de Antioquia para evaluar el impacto de la visita domiciliaria familiar la cual favorece los procesos de formación integral a partir de aprendizajes significativos. La investigación fue cualitativa-interpretativa, estudio de caso, de sistematización y con instrumentos: entrevistas, encuestas, grupos focales, análisis de documentos, observación participante (2006-2011). Los hallazgos demostraron que cuando la consulta medica se complementa con la visita domiciliaria familiar, los estudiantes se sensibilizan, se motivan más y se activa su predisposición de aprender significativamente. Además se evidenció que la visita domiciliaria familiar tiene eslabones de estrategia didáctica activa que al trabajarla intencionadamente impacta el perfil humanístico-social de los estudiantes como futuros profesionales del área de salud. Su aplicación es pertinente para la enseñanza de la pediatría social y de la medicina general.

    Resumo em Inglês:

    This article reports the results from a study conducted among medical students at the University of Antioquia. Its aim was to assess the impact of family home visits that favored the processes of comprehensive training through meaningful learning. This was a qualitative-interpretative case study with systematization, using the following instruments: interviews, surveys, focal groups, document analysis and participant observation (2006-2011).The results showed that when medical consultations were complemented with family home visits, students became sensitized, which increased their motivation and activated their willingness to learn meaningfully. Additionally, it was demonstrated that family home visits presented links with an active didactic strategy that when implemented intentionally, had an impact on students' humanist and social profile as future healthcare professionals. Application of this strategy is important for teaching social pediatrics and general medicine.
  • Marcas no corpo, cansaço e experiência: nuances do envelhecer como professor de Educação Física Artigos

    Lüdorf, Sílvia Maria Agatti; Ortega, Francisco Javier Guerrero

    Resumo em Português:

    Este trabalho objetivou compreender e interpretar os significados que os professores de Educação Física atribuem ao corpo e envelhecimento, e investigar como tais representações influenciariam sua prática profissional. Participaram da investigação, de natureza qualitativa, 43 professores de escolas e academias de ginástica com cerca de trinta anos de formação. Os dados foram tratados mediante análise de conteúdo. O envelhecimento do professor propicia maturidade, experiência e confiança no trabalho, mas o corpo físico parece desprender-se do sujeito, repercutindo em sentimentos contraditórios relacionados ao envelhecimento. Nas academias, há certo ajuste ao contexto da visibilidade, pois são valorizadas as potencialidades e as marcas de saúde impressas no corpo. Já o desgaste e o cansaço são particularmente sentidos pelos professores atuantes em escola.

    Resumo em Espanhol:

    Los objetivos de la investigación fueron comprender e interpretar los significados que los profesores de Educación Física atribuyen al cuerpo y al envejecimiento e investigar en que medida esas representaciones podrían influenciar su práctica profesional. Esta investigación, de naturaleza cualitativa, fue realizada con 43 profesores de escuelas y gimnasios que tenían más o menos 30 años de profesión. Los datos fueron interpretados por el análisis de contenido. El proceso de envejecimiento del profesor propicia madurez, experiencia y confianza en el trabajo, pero el cuerpo físico parece desprenderse del sujeto, repercutiendo en sentimientos contradictorios relacionados al envejecimiento. En los gimnasios, hay un ajuste al contexto de visibilidad, pues son valorizadas las potencialidades del cuerpo y las marcas de salud impresas en el cuerpo. Ya el desgaste y cansancio son sentidos por los ofesores que actúan en la escuela.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to gain comprehension of and interpret the meanings that physical education teachers attribute to body and aging, and to investigate how these representations could influence their professional practice. This qualitative study was conducted among 43 teachers at schools and gyms with around 30 years of experience since graduating. The data were evaluated using content analysis. The teachers' aging gave them maturity, experience and confidence in their work. However, the physical body seemed to be separated from the subject, which led to contradictory feelings about aging. In the gyms, there was a certain adjustment to the context of visibility, since the potential of the body and the marks of health imprinted on it are highly valued. Wear and fatigue were particularly felt by the teachers working in schools.
  • O silêncio dos inocentes: por um estudo narrativo da prática médica Espaço Aberto

    Carelli, Fabiana Buitor; Pompilio, Carlos Eduardo

    Resumo em Português:

    Embora absolutamente pertinente, a relação entre texto e medicina ainda é pouco pesquisada no meio acadêmico brasileiro. Não obstante, é fato que toda prática médica é permeada de narrativas, quer sejam as dos pacientes, que contam aos médicos as histórias de suas doenças, quer as dos médicos, que recontam essas histórias de acordo com modelos científicos aprendidos e com sua experiência clínica. Inspirado na Narrative-Based Medicine, campo teórico já consolidado no meio anglófono, e em algumas teorias provenientes dos Estudos Literários e das Ciências Sociais, este artigo busca discutir, introdutoriamente, algumas possibilidades para a consolidação de um estudo interdisciplinar das narrativas relacionadas à área médica no âmbito acadêmico brasileiro.

    Resumo em Espanhol:

    Aunque absolutamente relevante, la relación entre texto y medicina es todavía objeto de poca investigación en el medio académico brasileño. Sin embargo, es un hecho que toda la práctica médica tiene sus relatos, ya se trate de pacientes que cuentan las historias clínicas de sus enfermedades a los médicos, o de los médicos, que cuentan estas historias de acuerdo a sus modelos científicos aprendidos y de su experiencia clínica. Inspirado por la Narrative-Based Medicine, campo teórico ya establecido en lengua inglesa, y por algunas teorías que vienen de los Estudios Literarios y de las Ciencias Sociales, este artículo pretende discutir, introductoriamente, algunas posibilidades para la consolidación de un estudio interdisciplinario de las narrativas médicas en el ámbito académico brasileño.

    Resumo em Inglês:

    Although absolutely relevant, the research about the relationship between text and medicine is not well fund within the Brazilian academy yet. Nevertheless, the fact is that the medical practice is permeated with narratives, whether those by patients, who tell the doctors the stories of their diseases, whether those by physicians, who recount these stories according to their consolidated scientific models and to their clinic experience. Inspired by the theoretical field called Narrative-Based Medicine, which is already well established within the Anglophone academic environment, and by some theories from the Literary Studies and the Social Sciences, this article aims to introductorily discuss some possibilities for the consolidation of an interdisciplinary study of the medical narratives in Brazil.
  • Comunicação, humanidades e humanização: a educação técnica, ética, estética e emocional do estudante e do profissional de saúde Espaço Aberto

    Marco, Mario Alfredo De; Degiovani, Mariella Vargas; Torossian, Miriam Sansoni; Wechsler, Rudolf; Joppert, Silvia Mara Herbelha; Lucchese, Ana Cecília

    Resumo em Português:

    Neste artigo discutimos os conceitos de humanização e humanidades, sua relação com a comunicação na constituição do sujeito e sua importância na formação profissional, a partir de uma perspectiva do preparo de profissionais que tenham as competências para um trabalho que contemple a integração e a integralidade das práticas. É apresentada uma revisão do campo, discutindo os papéis historicamente atribuídos à natureza e à cultura na constituição do sujeito, particularmente em sua dimensão emocional e moral. É relatado um trabalho que vem sendo desenvolvido há vários anos no campo da graduação em medicina tendo como referencial conclusões que emergem deste estudo. Finaliza-se com uma reflexão crítica deste trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se discute el concepto de humanización y de humanidades, su relación con la comunicación en la constitución del sujeto y su importancia en la formación, desde una perspectiva de la preparación de profesionales con habilidades para un trabajo que incluye la integración y la integralidad de las prácticas .Se presenta una revisión del campo, discutiendo los roles históricamente asignados a la naturaleza y la cultura en la constitución del sujeto, en particular en su dimensión moral y emocional. También se relata un trabajo que se está desarrollando hace varios años en el campo de la educación médica que tiene como factor referencial las conclusiones que se desprenden de este estudio. Termina con una reflexión crítica de este trabajo.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, we discuss the concepts of humanization and humanities, their relationship with communication in constituting the subject and their importance in professional training, from the perspective of preparing professionals who have the skills for work that includes integration and comprehensiveness of practices. A review of the field is presented, with discussion of the roles historically ascribed to nature and culture in constituting the subject, particularly in its moral and emotional dimensions. We report on a study that has been under development for several years within undergraduate medical education, in which the reference points were the conclusions that emerged from this study. This paper ends by providing critical reflection on this work.
  • Prevenção do consumo problemático de drogas na escola: estratégia de formação de professores na Argentina utilizando TIC

    Camarotti, Ana Clara; Kornblit, Ana Lía; Di Leo, Pablo Francisco

    Resumo em Português:

    Desde 2010 nossa equipe projeta e coordena um curso virtual ditado pelo Ministério Nacional de Educação da Argentina. Até hoje, conta com três edições nas quais participaram cerca de seis mil professores de todo o país. Neste artigo procura-se: a) analisar o discurso dos professores para identificar as suas posições sobre o uso de drogas; b) refletir sobre as implicações dessas posições discursivas para o desenvolvimento de estratégias de promoção da saúde na escola. Para a análise do corpus, seguimos as diretrizes da teoria fundamentada, identificando duas grandes posições discursivas: modelo negativizante-unidimensional e modelo reflexivomultidimensional. Enquanto o primeiro leva ao descompromisso dos professores e da escola na abordagem dessas questões, o segundo propicia a geração de espaços escolares de diálogo e reconhecimento entre adultos e jovens.

    Resumo em Espanhol:

    Desde 2010 nuestro equipo diseña y coordina un curso virtual sobre Prevención del Consumo Problemático de Drogas dictado por el Ministerio de Educación de Argentina. En el momento cuenta con tres ediciones en las que participaron alrededor de 6.000 docentes. En este artículo buscamos: a) analizar los discursos de los participantes para identificar sus posiciones en referencia al consumo de drogas; b) reflexionar sobre las implicaciones de estas posiciones para el desarrollo de estrategias de promoción de la salud en la escuela. Para el análisis del corpus seguimos los lineamientos de la teoría fundamentada, identificando dos grandes posiciones discursivas: modelo negativizanteunidimensional y modelo reflexivo-multidimensional. Mientras que el primero conduce a la no implicación de los generación de espacios escolares de diálogo y de reconocimiento entre adultos y jóvenes.

    Resumo em Inglês:

    Starting in 2010, our team has designed and coordinated a virtual course on problematic drug use, for teachers, commissioned by the Ministry of Education in Argentina. So far, the course has been run three times, with participation from around 6.000 teachers across the country. In this article, it was sought: a) to analyze the teachers' discourse in order to identify their positions relating to drug use; b) to reflect on the implications of these discursive positions for development of health promotion strategies in schools. To analyze the corpus, we followed the guidelines of grounded theory and identified two major discursive positions: a negational single-dimensional model and a reflective multidimensional model. While the former leads to disengagement among teachers and their schools in addressing these issues, the latter aims to generate school spaces for dialogue and recognition between adults and adolescents.
  • O uso de filmes como recurso pedagógico no ensino de neurofarmacologia Espaço Aberto

    Santos, Setsuko Noro dos; Noro, André

    Resumo em Português:

    Recursos audiovisuais são estratégias utilizadas para facilitar o processo ensino-aprendizagem. Entretanto, o uso de filmes comerciais como recurso pedagógico para o ensino das ciências da saúde, tal como a farmacologia, não é tão comum. O objetivo deste artigo é relatar nossa experiência com o uso de filmes, como: Linha Mortal, Mr. Jones, Tempo de despertar, entre outros, como ferramenta de ensino da disciplina Neurofarmacologia. Embora seja ministrada para o ensino de graduação do curso de Enfermagem da Universidade de Brasília, a metodologia pode ser adotada em outros cursos da área de Ciências da Saúde. A combinação de referencial teórico de Neurofarmacologia e a discussão dos filmes em sala de aula pode ser comparada a um estudo de caso, cuja narrativa permite aproximar os estudantes da realidade, tornando lúdico e fácil de relacionar as situações clínicas com o tratamento farmacológico, além de assimilarem novos conceitos.

    Resumo em Espanhol:

    Los recursos audiovisuales son estrategias para facilitar el proceso de enseñanza-aprendizaje. El uso de películas comerciales como recurso pedagógico para la enseñanza de las ciencias de la salud, tal como la farmacología, no es tan común. El objetivo de este artículo es relatar nuestra experiencia al usar películas, como, Línea Mortal, Mr. Jones, Tiempo de despertar, entre otras, como herramienta de enseñanza de la asignatura de Neurofarmacología. Aunque se utilice para la enseñanza del curso de graduación de Enfermería de la Universidad de Brasilia, la metodología se puede adoptar en otros cursos de las Ciencias de la Salud. La combinación del referencial teórico de Neurofarmacología y la discusión de las películas en clases se puede comparar a un estudio del caso, cuya narrativa permite aproximar los estudiantes a la realidad, volviendo lúdico y más fácil relacionar las situaciones clínicas con el tratamiento farmacológico y assimilar nuevos conceptos.

    Resumo em Inglês:

    Audiovisual resources are strategies used to facilitate the process of teaching. However, the use of commercial films as an educational resource for teaching health sciences, such as pharmacology, is not very common. The purpose of this article is to describe our experience with using films, as Flatliners, Mr. Jones, Awakenings, among others, as a teaching tool for the Neuropharmacology course. Although it is used to teach undergraduates at the Nursing course of Brasília University, the methodology can be adopted by other courses in the field of Health Sciences. The combination of the theoretical framework of Neuropharmacology and the classroom discussion of the films can be compared to a case study, whose narrative allows the students to be brought closer to reality, making it entertaining and easier for them to relate to clinical situations, with pharmacotherapy, and to assimilate new concepts.
  • A Teoria da Atividade Histórico-Cultural e suas contribuições à Educação, Saúde e Comunicação: entrevista com Yrjö Engeström Entrevista

    Lemos, Monica; Pereira-Querol, Marco Antonio; Almeida, Ildeberto Muniz de
  • Para além da comunidade: trabalho e qualificação dos agentes comunitários de saúde Livros

    Andrade, Cristiane Batista
  • Livros

    Monteiro, Priscila de Vasconcelos; Pereira, Maria Lúcia Duarte
  • Teses Teses

  • composições... palavras... imagens... costuras... Criação

    Castro, Eliane Dias de; Isoda, Nara Mitiru de Tani; Duarte, Renan Tobias; Galheigo, Sandra Maria; Almeida, Eduardo Augusto Alves de

    Resumo em Português:

    Este exercício de composição é construído com: textos, tecidos, linhas, alfinetes, tesouras, livros e site de artistas, fotografias, programas de editoração, e uma conexão entre os participantes deste trabalho. Elementos que dão forma ao processo de criação gerado nos encontros para mobilização de desejos e ideias, experimentações e produção de audiovisual para apresentação do texto de fechamento do XV Congress of the World Federation of Occupational Therapists, realizado no ano de 2010, no Chile.

    Resumo em Espanhol:

    Este ejercicio de composición se basa en textos, telas, hilos, alfileres, tijeras, libros y páginas web de artistas, fotografías, programas de edición y una conexión entre los participantes en este estudio. Elementos que conforman el proceso de creación generado en los encuentros para movilización de los deseos y las ideas, la experimentación y la producción audiovisual para la presentación del texto de clausura del XV Congreso de la Federación Mundial de Terapeutas Ocupacionales, en Chile en 2010.

    Resumo em Inglês:

    This exercise in composition was constructed using texts, fabric, thread, pins, scissors, books, artists' websites, photographs, editing software and connections between the participants in this work. These elements gave shape to the creative process that was generated in meetings, in order to mobilize desires, ideas, experimentation and audiovisual production for the presentation of the closing keynote address of the 15th Congress of the World Federation of Occupational Therapists, in Chile in 2010.
UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br