Acessibilidade / Reportar erro
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Volume: 12, Número: 2, Publicado: 2007
  • Editorial

    Dias Sobrinho, José
  • Revolución Cubana y educación superior

    Santos Gutiérrez, Sinesio C.; López Segrera, Francisco

    Resumo em Espanhol:

    Los autores elaboran un panorama de la educación superior cubana de los últimos años, subrayando los desafíos económicos y políticos debidos a las dificultades que el gobierno de Cuba está enfrentando desde 1989 (la desaparición del campo socialista; el recrudecimiento del bloqueo de EE.UU, la crisis económica y social del Sur; la "victoria del neoliberalismo", la necesidad de insertarse en un nuevo tipo de mercado mundial global). El artículo analiza las demandas e indicadores de la educación superior cubana, realzando las transformaciones que ocurren especialmente a partir del año 2001 respecto al aumento de la equidad, políticas de inclusión y consolidación de un nuevo modelo de ciencia y tecnología. Además, los autores presentan una tipología de la educación superior y consideran sus impactos en la sociedad cubana.

    Resumo em Inglês:

    The authors trace a view of Cuban higher education in recent years, emphasizing the economic and political challenges due to the difficulties faced by Cuba since 1989 at national and international levels (disappearance of the socialist field, tightening of the American blockade, the social and economic crisis of the South, the "victory of neo-liberalism", the need to insert itself in a new type of global market, etc.). The article analyses the demands and indicators of Cuban higher education, stressing the transformations that have occurred particularly after 2001, in relation to the increase of equity and inclusion policies, as well as the consolidation of a new model of science and technology. Furthermore, the authors present a typology of higher education and consider its impacts on the Cuban society.
  • Ciência e Sustentabilidade: a contribuição da educação ambiental

    Reigota, Marcos Antonio do Santos

    Resumo em Português:

    No contexto político, científico e cultural da problemática ambiental, a educação ambiental tem uma história nos debates científicos e epistemológicos. A educação ambiental brasileira oferece sólidos elementos para mostrar que, apesar de todas as barreiras, outro tipo de ciência foi, está sendo feita e tende a consolidar-se. Com visões alternativas e paradigmas conseqüentes com a construção da sociedade sustentável orientada à democracia, justiça e ecologia. Sugere a análise da trajetória e a recepção dos pesquisadores para revelar o processo de constituição de conceitos (sustentabilidade) e uma área de conhecimento (educação ambiental). Constata que a construção de uma sociedade sustentável é uma constante dúvida e utopia.

    Resumo em Inglês:

    In the political, scientific and cultural context of the environmental issue, environmental education has a history in the scientific and epistemological debates. Brazilian environmental education offers solid elements to prove that, in spite of all the difficulties, another type of science is being produced and tends to consolidate itself, with alternative views and consequent paradigms with the construction of a sustainable society oriented towards democracy, justice and ecology. The article suggests the analysis of the trajectory and the reception of the researchers to reveal the construction process of concepts (sustainability) and a field of knowledge (environmental education). It concludes that the construction of a sustainable society is a constant doubt and utopia.
  • Universidade Corporativa: (Pré-) tendência do Ensino Superior ou ameaça?

    Silva, Marco Wandercil da; Balzan, Newton César

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem como objetivo desvelar algumas implicações ideológicas do recente fenômeno denominado Universidade Corporativa (UC) em relação à educação superior formal, tendo como cenário as transformações políticas, sociais e econômicas intrínsecas ao neoliberalismo. A expansão dessa modalidade de ensino, ao mesmo tempo que sinaliza a demanda por um novo modelo de educação, parece revelar, como será apresentado, um caráter subjacente de competição, uma vez que a UC procura atrair uma "clientela" de alunos, criando cursos exclusivamente voltados ao mercado de trabalho. Dessa forma, emerge um embate silencioso em que se contrapõem, de um lado, as empresas, por meio das UCs, e de outro, as universidades tradicionais. Nossa principal indagação, portanto, seria: como essa mesma universidade tradicional irá reagir diante das exigências e das mudanças decorrentes do ensino corporativo, visivelmente contraditórias se comparadas às suas próprias funções? Ponderamos que o conhecimento disseminado pelas UCs não contempla o ser humano em sua formação ampla, tratando-se apenas de mais uma estratégia lucrativa das organizações empresariais, por meio da qual se privilegia o termo 'universidade' ao invés de 'centro de treinamento' - designação esta que parece ser mais apropriada às UCs em questão nesta pesquisa - e banaliza-se o conhecimento, além de não levar em conta a formação, em cada trabalhador-aluno, da consciência de seu papel na sociedade.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of the present paper is to reveal some ideological implications of the recent phenomenon called Corporate University (CU) relating to the formal higher education, within a setting of political, social and economical transformations intrinsic to neo-liberalism. The expansion of this modality of education indicates a demand for a new educational model and, at the same time, seems to reveal, as will be presented here, an underlying aspect of competition, since the CU wishes to attract to itself a "clientele" of students, creating programs exclusively dedicated to the labor market. Thus, emerges a silent battle in which are opposed, on one hand, the companies, through the CUs, and on the other hand, the traditional universities. Therefore, our main question would be: how will this traditional university react to the requirements and changes originated by corporative education, clearly contradictory to its own functions? We ponder that the knowledge spread by CUs does not contemplate the human being in a broader educational sense, and is but another lucrative strategy of the business organizations, in which the term "university" is privileged instead of "training center" - a designation that seems to be more appropriate to the CUs studied in this research - and the knowledge is trivialized, without taking into account, during the education of each worker-student, the awareness of his role in society.
  • A Construção do processo democrático de auto-avaliação institutucional na UNESP

    Grego, Sonia Maria Duarte; Pinho, Sheila Zambello de; Bráz, José Reinaldo Cerqueira; Oba, Eunice; Raphael, Hélia Sonia; Matos, Maria Cristina Fumie Iwana

    Resumo em Português:

    O desenvolvimento de um processo democrático de avaliação institucional na UNESP, uma universidade multi-campus, envolveu três desafios: garantir o envolvimento de grupos representativos da comunidade no processo de avaliação; atribuir poder e responsabilidade a cada setor acadêmico e administrativo no processo de avaliação; criar uma cultura de auto-avaliação e reflexão que possibilitasse debate crítico e auto-gestão dos projetos acadêmicos. Com base nos termos de referência estabelecidos pela comunidade a CPA desenvolveu uma metodologia de avaliação democrática e investigativa, orientada para a auto-gestão e de natureza quali-quantitativa. Fundamentada em três enfoques teóricos de avaliação, o democrático, o de tomada de decisão e o crítico o processo envolveu três funções: a diagnóstica, a formativo-reflexiva e a de revisão crítica. Atualmente os usos dos resultados da avaliação para orientar políticas e decisões acadêmicas, especialmente nos cursos de graduação, evidenciam avanços no processo de internalização de cultura de avaliação orientada para auto-gestão.

    Resumo em Inglês:

    The challenge of developing and implementing a democratic process of institutional evaluation at UNESP (São Paulo State University), a multi-campus university, was threefold: to guarantee the involvement of representative reference groups in the process of evaluation; to empower and assign responsibility in the evaluative process to each academic and administrative sector and; to create a culture of self-evaluation and reflection which would enable critical and informed debates and self-management of academic projects. Based on references and objectives established by the community, a self-regulative and quali-quantitative oriented democratic and investigative evaluation methodology was developed. Based on three theoretical evaluation approaches: decision making, democratic and critical, the process involved three roles: diagnostic, formative reflexive and critical revision. To this moment, the use of the evaluation results to enlighten policies and academic decisions, especially in undergraduate programs, shows improvement in the process of internalizing a democratic and self-regulative culture of evaluation.
  • Estudo das divergências entre corretores na avaliação de provas em matemática

    Moretti, Méricles Thadeu

    Resumo em Português:

    O presente estudo tem por objetivo levantar algumas questões a respeito das divergências entre corretores na atribuição de notas em provas de matemática. Tais indagações se mostram relevantes uma vez que, no caso dos concursos de vestibular, universidades brasileiras importantes adotam as denominadas provas dissertativas. Quando o concurso é baseado em provas do tipo de múltipla escolha, a correção é automatizada e o erro, se houver, pode ser mais facilmente detectado e, além disso, tem-se a compreensão exata do modo como atinge a todos os concursados. O mesmo não se pode dizer no caso da prova dissertativa em que a correção não é automatizada e sofre influência significativa de quem a corrige. Neste estudo mostraremos que certos elementos presentes nas respostas dos estudantes à prova podem proporcionar fortes divergências entre corretores. Tais divergências são um alerta às comissões dos concursos de vestibulares que devem perseguir uma certa uniformização de pontuação na correção das provas.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of the present study is to raise questions regarding the divergences among evaluators in respect to the grades attributed in mathematics exams. These interrogations are relevant since, in the university entrance exams, many important Brazilian institutions adopt essay questions. When the exam is based on multiple choice, the correction is automatized and the error, if it occurs, can be easily spotted. Also, there is an exact comprehension of the manner in which it affects all those who are taking the exam. This is not the case in essay question exams, in which the correction is not automatized and suffers significant influence of those who correct them. This study will show that certain elements present in the students' answers in the exam can bring about strong divergence among the evaluators. These divergences are an alert to the entrance exam committees, who must pursue some form of grade standardization for these exams.
  • Indicadores em nível de sistema para avaliar o desenvolvimento e a qualidade da educação superior brasileira

    Bertolin, Júlio C. G.

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe um sistema de indicadores para avaliar o desenvolvimento e a qualidade da educação superior brasileira em nível de sistema. Inicialmente, são abordados aspectos conceituais da qualidade em ES e é apresentado um entendimento de qualidade em nível de SES. Logo após são apresentados alguns dos principais sistemas de indicadores internacionais de avaliação de SES, tais como os da Unesco e da OCDE. Por fim, considerando-se as especificidades brasileiras, se desenvolve uma proposta de sistema de indicadores com aspectos de entradas, processo e resultados para avaliar o desenvolvimento e a qualidade da educação superior brasileira em nível de sistema.

    Resumo em Inglês:

    This article suggests a system of indicators to evaluate the development and the quality of Brazilian higher education in system-level. Initially, conceptual aspects of quality in higher education are discussed and an understanding of higher education quality in system-level is presented. In addition, some of the main international system-level indicators for higher education evaluation are presented, such as those set by Unesco and the OECD. Finally, considering Brazilian particularities, a proposal of an indicator system to evaluate the development and the quality of Brazilian higher education in system-level is made, with aspects relative to entrances, process and results.
  • Avaliação institucional participativa

    Polidori, Marlis Morosini; Fonseca, Denise Grosso da; Larrosa, Sara Fernanda Tarter

    Resumo em Português:

    O processo de avaliação institucional caracteriza-se como uma nova dinâmica que está sendo implantada no cotidiano das IES no país. A partir da aprovação da Lei 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), as IES iniciaram um processo de avaliação com o objetivo de atender ao SINAES, mas, também, de utilizar estes mecanismos para se auto-conhecerem e se auto-gerirem. Inserido neste processo, encontra-se um item determinante que é a participação dos membros que compõem a Instituição. Tendo em vista que os processos avaliativos, na maioria das IES, tiveram seu início devido à exigência da referida Lei, questiona-se a participação da comunidade acadêmica em relação à existência de democracia no processo de avaliação institucional da IES. Esta pesquisa busca analisar esta participação no processo de avaliação institucional da IES, no ano de 2005 especificamente, em relação à consulta on line realizada na Instituição.

    Resumo em Inglês:

    The institutional evaluation process is characterized as a new dynamics that is being introduced in the everyday life of the Higher Education Institutions (IES) in the country. Since the approval of the 10.861/2004 Law, which instituted the National Higher Education Evaluation System (SINAES), the IES started a process of evaluation with the purpose of not only complying with SINAES but also of using these mechanisms for self-knowledge and self-management. A determining item is inserted in this process: the participation of the members that constitute the Institution. Considering that the evaluative processes, in the majority of the IES, had their starting point due to the requirement of the above mentioned Law, the participation of the academic community is questioned in relation to the existence of democracy in the institutional evaluation process of the IES. This investigation aims at analyzing this participation in the institutional evaluation process of the IES, specifically in 2005, in relation to the on-line consultation conducted in the institution.
  • Educação em saúde em moradia universitária: abordagem integral da vulnerabilidade dos sujeitos

    Miranda, Érique José Peixoto de; Amorim, Magdaeli Costa; Stancato, Kátia

    Resumo em Português:

    Voltado a atender estudantes de graduação e pós-graduação de baixa renda da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Programa de Moradia Estudantil (PME) abriga cerca de 1.000 moradores que apresentam vulnerabilidade a problemas de saúde relevantes do ponto de vista da atenção pública primária. Objetiva-se com esta pesquisa uma proposta de educação em saúde calcada na participação que partirá da realização de um censo sobre saúde dos moradores por meio de um questionário estruturado que engloba assuntos abordados no nível primário do Sistema Único de Saúde. Os dados serão trabalhados de forma descritiva a fim de guiar a intervenção. Caso necessário, encaminhamentos a outros serviços de saúde serão realizados. Espera-se, ao final do trabalho, encontrar um perfil socioeconômico condizente com a SUS-dependência e uma prevalência de agravos e doenças semelhantes aos números do Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The Student Housing Program of the Campinas State University (Unicamp) shelters about 1,000 low-income under-graduate and masters degree students vulnerable to health problems, mainly in public primary health-care. The purpose of this research is to propose a form of health education based on the participation of subjects and researches through a health census of the housing residents, carried out through a structured questionnaire on topics of the primary level Brazilian Public Health System. The data will be analyzed descriptively in order to guide the intervention. If necessary, students will be directed to other health services. At the end of this research, we expect to find a social and economic profile similar to the low-income part of the Brazilian population that depends on public health systems and a prevalence of diseases similar to the numbers found in the country.
Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
E-mail: revistaavaliacao@uniso.br