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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Volume: 16, Número: 2, Publicado: 2011
  • Editorial

    Dias Sobrinho, José
  • O processo de mercantilização das instituições de educação superior: um panorama do debate nos EUA, na Europa e na América Latina

    Serafim, Milena Pavan

    Resumo em Português:

    O presente artigo apresenta as características gerais dos debates sobre o processo de mercantilização das instituições de educação superior nos EUA, na Europa e na América Latina. Parte da compreensão de que esse processo foi aprofundado e, em grande medida, acelerado pela "nova fase do capitalismo" e pelos reflexos das mudanças ideológicas mais amplas ligadas à ascensão do neoliberalismo. Ao visitar as questões debatidas sobre o processo de mercantilização da educação nesses países, o trabalho ressalta a dimensão ideológica por trás dele e contribui com os numerosos trabalhos acadêmicos que buscam contrapô-lo e que oferecem elementos para a reorientação da educação superior.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the general characteristics of the debate concerning the mercantilization proccess of higher education institutions in the USA, Latin America and Europe. It departs from the understanding that this proccess has been deepened and, to a great extent, has been accelerated during the current phase of capitalism and by the impacts of the broad ideological changes related to the rise of neoliberalism. By addressing the main questions regarding the mercantilization proccess in these countries, the paper stresses the ideological aspects behind it and contributes to the numerous works that seek to challenge it in the direction of another orientation for higher education.
  • A "RAIES" e a Revista Avaliação a construção de um marco teórico, político e metodológico

    Rothen, José Carlos; Barreyro, Gladys Beatriz

    Resumo em Português:

    O texto estuda o "saber" produzido por um dos grupos da rede de poder que criou as políticas de avaliação da educação superior brasileira, reconstruindo o regime de verdade que regula a distribuição dos enunciados na visão emancipatória da avaliação. Ou seja, tendo como referência Foucault: o conjunto de procedimentos regulados para a produção, a repartição, a circulação e o funcionamento dos enunciados. Toma-se como fonte a produção acadêmica publicada na Revista Avaliação pelos membros da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), no período 1996-2002 que é complementada com entrevistas realizadas a membros do grupo. Concluise que a rede elaborou e instituiu um discurso sobre a existência de uma concepção de avaliação: institucional, formativa, participativa, desenvolvendo os seus fundamentos e elaborando uma teoria dessa visão da avaliação. Essa concepção foi colocada como alternativa e contraposição ao Exame Nacional de Cursos, instaurando uma dicotomia entre duas visões de avaliação: a da avaliação institucional formativa/emancipatória e a de desempenho/resultados

    Resumo em Inglês:

    The paper examines the "knowledge" produced by one of the groups of power in the network that created policies of evaluation of brazilian higher education. It studies the regime of truth that produced a discourse about the emancipatory conception of evaluation. That is, with reference to Foucault: the set of rules for regulating production, distribution, circulation and functioning of discourses. The research is based in papers published in the Revista Avaliação, by members of Network of Institutional Evaluation of Higher Education (Raies), in the period 1996-2002 and it is complemented with interviews with group members. It is concluded that the network has developed and instituted a discourse about formative evaluation as: institutional, educational and participatory. They developed their concepts and created a theory about that conception of evaluation. This concept was put forward as an alternative and opposition to National Examination of Courses establishing a dichotomy between two conceptions: formative evaluation and control evaluation.
  • La no neutralidad en la evaluacion de la calidad y modelos de evaluacion de la educación superior, casos de: Colombia, Argentina y Brasil

    Herles, Nina Eleonor Vizcarra; Condorena, Edwin Guido Boza; Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo en base al análisis documental y de la literatura del área se aborda el tema de la no neutralidad de la evaluación de la calidad, se exploran dimensiones en el concepto de calidad proponiendo un modelo comprensivo, se identifican factores que contribuyen a la no neutralidad del concepto en referencia a las instituciones universitarias. Se enfatiza en que los elementos de referencia considerados valiosos para el evaluador (modelo de referencia) comunican características diferenciales a los modelos de evaluación institucional y de programas para educación superior haciendo mención a los casos de Colombia, Argentina y Brasil y se analizan las diversas implicancias en su funcionamiento. Se infiere que contribuyen a la no neutralidad de la evaluación de la calidad: el énfasis conceptual en alguna o algunas dimensiones de la calidad, el propósito que es de interés del evaluador, el cual determina el referente de calidad a utilizar, y las demandas de calidad endógenas y exógenas a la institución, programa o sistema que es objeto de evaluación.

    Resumo em Inglês:

    This article founded on documental analysis as well as on analysis of the literature in the field, addresses the issue of non-neutrality of quality assessment; it discusses dimensions of the quality concept, identifies factors that contribute to the non-neutrality of quality in reference to universities. It emphasizes that the benchmarks that are considered valuable to the evaluator (reference model), give different characteristics to the institutional and program evaluation models for higher education, making reference to the cases of Colombia, Argentina and Brazil and discusses the different implications of its operation. It is inferred that what contributes to the non-neutrality of quality assessment are: the conceptual emphasis on one or on several quality dimensions, the purpose of the evaluator, which determines the quality benchmarks he uses, and the demands for quality which are endogenous or exogenous to the institution, program or system that is under evaluation.
  • Análise dos indicadores de gestão das IFES e o desempenho discente no ENADE

    Barbosa, Glauber de Castro; Freire, Fátima de Souza; Crisóstomo, Vicente Lima

    Resumo em Português:

    Em nível mundial há uma tendência de avaliação do ensino superior, considerando-se aspectos institucionais e de desempenho discente. No Brasil, o tema tem sido debatido há algum tempo com processos concretos de avaliação sendo implantados recentemente. As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) estão sendo avaliadas por meio de indicadores de gestão propostos pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Por outro lado, o desempenho discente de graduandos está sendo avaliado através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). De certa forma, os indicadores de gestão podem ser instrumentos adicionais de apoio para a gestão de IFES. O objetivo deste trabalho é analisar possíveis relações entre indicadores de gestão e desempenho discente. Para tanto, pesquisou-se uma amostra de 52 IFES no período de 2006 a 2008. Os resultados indicam que, de fato, alguns indicadores de gestão parecem ser capazes de influenciar o desempenho discente. Este é o caso, por exemplo, do custo por aluno que apresentou um efeito positivo sobre o desempenho dos alunos.

    Resumo em Inglês:

    There a trend toward the evaluation of higher education in many countries, taking into account institutional management and student performance. In Brazil, the topic has been debated for some time with concrete evaluation experiences recently. Federal Universities (IFES) are evaluated through management indexes proposed by TCU (Federal Court of Audit). Meanwhile, students are evaluated by ENADE (National Examination of Student Performance). In a certain way, management indexes may be additional instruments for IFES management. The purpose of this work is analyzing possible relations between management indexes and students' performance at ENADE. We have analyzed a sample of 52 IFES in the period 2006-2008. Results signal that, indeed, some management indexes seem to be able to influence students' performance. This is the case, for example, of the cost by student that has shown a positive effect on students' performance.
  • Vertentes do ensino de português em cursos superiores

    Camargo, Márcio José Pereira de; Britto, Luiz Percival Leme

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta resultado de pesquisa sobre os motivos da presença da disciplina de Língua Portuguesa no âmbito da Educação Superior em diferentes carreiras, principalmente no caso daquelas que não guardam relação direta com a área da linguagem. Para tanto, realizou-se um levantamento dos currículos de cursos de diferentes áreas do conhecimento nos sítios eletrônicos das instituições, de modo a identificar aquelas que oferecem a disciplina. Identificaram-se três vertentes quanto às concepções de linguagem e de formação acadêmica subjacentes aos programas de ensino, a saber: a) a primeira, de perspectiva reparadora ou supletiva, visa superar deficiências da escolaridade anterior e carrega uma noção normativa de língua, privilegiando o ensino da língua formal; b) a segunda, de viés pragmático, tem perfil tecnicista; seus estudos abrangem modelos e usos de língua peculiares à área de conhecimento, sob a presunção de que tal ensino instrumentalizaria os estudantes para o exercício da profissão; c) a terceira, de caráter discursivo-textual, com perfil formativo-acadêmico, valoriza o discurso acadêmico e o desenvolvimento intelectual. As três, contudo, mantém a perspectiva de que o domínio da escrita é condição da aprendizagem de outros conhecimentos.

    Resumo em Inglês:

    The article presents the partial results of a research on the motive for the presence of Portuguese language as a discipline in the curriculum of different higher education carreers. To do so, a survey was carried out on the curriculum of different fields of knowledge found on institutional electronic sites. We identified three tendencies related to the conception of language and academic instruction implied by the disciplines programs: a) the first one, with a compensatory/ reparatory perspective, aims to overcome the deficiencies of secondary school learning, maintaining a normative conception of language, favoring the teaching of the formal language; b) the second, with a pragmatic bias, follows a technicist approach; its studies comprehend methods and language uses which are presumed necessary for the development of specific professional competencies; c) the third has a discursive character, emphasizing the academic formative perspective and intellectual development. Nevertheless, all three tendencies maintain the main belief that the knowledge of writing is a condition for the learning of other disciplines.
  • Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica

    Santos Baggi, Cristiane Aparecida Dos; Lopes, Doraci Alves

    Resumo em Português:

    A evasão escolar no ensino superior é um fenômeno complexo e, portanto, não pode ser analisado fora de um contexto histórico mais amplo, pois é reflexo da realidade de níveis anteriores de ensino, influenciando de diversas maneiras para o abandono de um curso superior. A avaliação institucional permeia todos esses processos e pode auxiliar na identificação dos sinais da evasão, reduzindo-a ou mesmo evitando-a. Este artigo analisa a produção teórica que aborda a evasão e a sua relação com a avaliação a partir da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) entre 2008-2009. A metodologia baseia-se na pesquisa bibliográfica, denominada estado da arte ou estado do conhecimento, que contribui para a discussão e o mapeamento da produção acadêmica tanto em termos de análise qualitativa, quanto quantitativa. Vimos que a relação entre evasão e avaliação ainda é pouco estudada, sendo mais restrita ainda que a reflexão sobre a evasão no ensino superior.

    Resumo em Inglês:

    The dropout rate of undergraduate students is a complex phenomenon that cannot be analyzed without taking into consideration a wider historical context for it is a consequence of previous educational levels, which influence in several different ways higher education dropout rates. School evaluation permeates all these processes and can help to identify dropout signs, reducing or even preventing it. This article analyzes the theoretical production contained in Digital Library of Thesis and Dissertations which analyzes the dropout issue and its relationship with evaluation between 2008-2009. The methodology is based on bibliographical survey denominated state of the art or state of knowledge, which contributes to the discussion and mapping out of the academic production both in terms of qualitative and quantitative analyses. We found that the relationship between dropout rates and evaluation has received little scholarly attention, being even more scarce than the studies on undergraduate studies dropout rates.
  • Validade e confiabilidade de instrumento de avaliação da docência sob a ótica dos modelos de equação estrutural

    De Bem, Amilton Barreto; Lanzer, Edgar Augusto; Tambosi Filho, Elmo; Sanchez, Otávio Próspero; Bernardi Junior, Plínio

    Resumo em Português:

    Este artigo relata um estudo sobre as propriedades de confiabilidade e validade de instrumento de avaliação da docência, utilizando técnicas de análise fatorial exploratória e confirmatória. A hipótese inicial é que o modelo de avaliação da docência da Universidade do Sul de Santa Catarina é formado por oito dimensões correlacionadas: exigência, avaliação, conteúdo, método, relacionamento professor aluno, produtividade, ética e relacionamento professor curso. Estudos confirmatórios revelaram, no entanto, que o modelo apresentava alguns indicadores estatísticos não adequados. Reavaliando a estrutura do instrumento por meio da técnica de análise fatorial exploratória, evidenciou-se uma estrutura com apenas quatro fatores correlacionados, quais se-jam: competência, relacionamento e ética, motivação e avaliação. Submetida a testes através de técnicas de análise confirmatória, essa estrutura revelou índices de ajuste global, incremental e de parcimônia adequados sob o ponto de vista estatístico.

    Resumo em Inglês:

    This article describes a study on the features concerned with the validity and reliability of the faculty evaluation tool by using corroboratory and exploratory factorial analyses tecniques. The first hypothesis put forward is that the faculty evaluation model of the Universidade do Sul de Santa Catarina consists of eight correlated dimensions: requirement, evaluation, content, method, professor-student rapport, productivity, ethics and professor-course rapport. Corroboratory studies, however, have shown that the model displayed some inadequate statistical indexes. By re-evaluating the structure of the tool through an exploratory factorial analysis technique, a structure with only four correlated factors; competence, rapport and ethics, motivation and evaluation, became evident. This structure, put to the test through corroboratory analysis techniques, showed indexes of global, incremental and parsimony adjustments as being ideal from the statistical standpoint.
  • A utilização da avaliação tipo "teste" on-line como apoio ao ensino presencial: uma abordagem quantitativa sobre a sua contribuição no ensino de ferramentas estatística multivariadas

    Marques, Erica Ferreira

    Resumo em Português:

    Este artigo busca mostrar o quanto a aplicação de uma ferramenta de avaliação tipo "teste" em um ambiente virtual pode contribuir como apoio ao ensino presencial do estudo de ferramentas estatísticas multivariadas para os alunos de graduação em Administração da FEARP/USP, segundo a opinião destes matriculados na disciplina Estatística Aplicada à Administração II. Este trabalho fez parte de um projeto de pesquisa temático desenvolvido na própria instituição, denominado LaViE, que é um ambiente virtual de ensino-aprendizagem de estatística aplicado e desenvolvido para o apoio ao ensino presencial desta área. Baseando-se na importância de um mecanismo de avaliação de conteúdo, o LaViE visou contribuir para o ensino presencial disponibilizando ferramentas de conteúdo, interação e "teste seu conhecimento". Para tanto, esta ferramenta de avaliação foi desenvolvida baseada em questões testes on-line com níveis diferentes de "adaptação" pelo aluno para cada módulo apresentado na disciplina em questão. Neste caso, foram criados três níveis de adaptação: básico (I), intermediário (II) e avançado (III). A metodologia utilizada para verificação da eficiência desta ferramenta tipo "teste" no ambiente virtual foi baseada, então, em uma avaliação quantitativa de acordo com a opinião dos alunos (usuários). Nessa pesquisa foram investigados quatro pressupostos. Esses dados foram coletados quando essa disciplina foi ministrada, porém em dois períodos diferentes; no segundo semestre de 2005, como projeto-piloto, e no segundo semestre de 2006. Dessa forma, pôde ser feita uma análise comparativa da opinião dos alunos sobre o sistema em dois momentos diferentes. Para esse levantamento foram utilizados dois questionários aplicados diretamente aos alunos em sala de aula momentos antes da avaliação presencial da disciplina e um outro logo após essa avaliação presencial. Observou-se, por este estudo, a importância do uso dessa ferramenta de avaliação como apoio ao ensino presencial e a sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    This work aims to show the important role an online assessment test can play as a tool developed to support the presential teaching of multivariate statistical resources to Business Management undergraduate students at FEARP/USP enrolled in Applied Statistics to Business Management II. This study is part of a project named LaVie, a virtual environment of teaching-learning of Statistics, applied and developed to support presential teaching in this field. Based on the importance of an assessment tool, LaVie created content, interaction and "test your knowledge" tools. This assessment tool was developed based on online quizzes having three adaptation levels: basic (I), intermediate (II), and advanced (III) to each module of the discipline. The methodology used for checking the efficiency of this online test tool was based on a quantitative assessment according to the students' (users') opinions. Four assumptions were investigated in this study. Data were collected in two distinct occasions: second semester of 2005, as a pilot project, and second semester of 2006, thus enabling a comparative analysis of the system by the users. This survey was conducted in class where students completed two questionnaires, one before the presential assessment and the other immediately after it. The study shows the importance of this tool as a support to presential teaching and its contribution to the teaching-learning process.
  • Avaliação docente em relação às novas tecnologias para a didática e atenção no ensino superior

    Marchiori, Luciana Lozza de Moraes; Melo, Juliana Jandre; Melo, Wilma Jandre

    Resumo em Português:

    Discute-se a importância da atenção no ensino/aprendizagem na universidade em conexão com as novas tecnologias, propondo-se de forma simples, o aprimoramento do desempenho do professor universitário em relação a estas tecnologias, visando à melhoria da atenção do aluno no ensino superior.

    Resumo em Inglês:

    It discusses the importance of attention in teaching and learning at the university in connection with new technologies, proposing, in a simple way to improve the performance of university teachers vis-à-visthese technologies, with the purpose of improving student attention in higher education.
  • Avaliar projeto metodológico: isto é possível?

    Santos, Marisa Aparecida Pereira; Pegoraro, Carolina Nunes; Basso, Ilda; Castilho, Maria Auxiliadora de; Silvestre, Thiago Macedo

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é relatar os resultados da avaliação somativa do Projeto Pedagógico Syllabus, implantado no início de 2008, nos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Sagrado Coração (USC), localizada na cidade de Bauru, no interior do Estado de São Paulo. Para isso, avaliou-se o desempenho de uma amostragem de estudantes da USC, ingressantes dos cursos de Pedagogia, História, Arquitetura e Urbanismo e Ciência da Computação, que durante um ano utilizaram a metodologia Syllabus, nas questões de formação geral do ENADE/2008. Os dados analisados são relativos à comparação do desempenho dos estudantes da USC com estudantes dos mesmos cursos em outras instituições de Ensino Superior, localizadas na região de Bauru, e também com a média geral dos estudantes destes cursos no Brasil. Foram ainda analisados os resultados de uma avaliação interna feita pela Universidade em 2009, sobre a aplicação desta nova metodologia de ensino-aprendizagem. Com relação ao desempenho nas questões do ENADE/2008, observou-se que os melhores resultados foram obtidos pelos estudantes da USC. Além disso, verificou-se que os estudantes de Pedagogia e História, que obtiveram, dentre os cursos avaliados, o melhor desempenho nas questões de formação geral do ENADE/2008, foram os que apontaram na avaliação da metodologia, o maior índice de participação nas Leituras e Atividades Prévias recomendadas pelos docentes. As evidências encontradas sugerem que a metodologia Syllabus tem apresentado um impacto positivo na aprendizagem dos universitários.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to report the results of evaluation of the Syllabus Pedagogical Project, implemented in the beginning of 2008, in undergraduate programs at Universidade Sagrado Coração (USC), located in Bauru, State of São Paulo. With this intent, a sample of the performance of first year USC Pedagogy, History, Architecture and Urban Design and Computer Science students, who used the Syllabus methodology for one year, was analyzed. The analysis referred to questions of general training of ENADE/2008. The analyzed data apply to the comparison of USC students performance with that of students of the same programs at other institutions, like Colleges or Universities, located in Bauru or around it, and also with the average of students of these programs in Brazil. It also analyzed the results of an internal assessment done by the University in 2009 about the implementation of this new methodology of teaching and learning. With respect to performance issues of ENADE/2008, it has been observed that the best results were obtained by students of USC. Moreover, the students of Pedagogy and History, who performed best in ENADE/2008, among the programs evaluated, were those who indicated in the evaluation of the methodology, the highest level of participation in reading and Prior Activities recommended by teachers. The results suggest that the Syllabus methodology has made a positive impact on students' learning.
  • A busca pelo prestígio: a distribuição de estudantes talentosos nas universidades do Chile

    Wörner, Carlos H.

    Resumo em Português:

    Prestígio é um capital valorizado por instituições acadêmicas. Embora seja difícil de medir ou mesmo de estabelecer os seus componentes, não há dúvidas de que um corpus de estudantes talentosos é um dos ativos das instituições de ensino superior. Para a admissão dos alunos nas universidades do Chile, um sistema de avaliação nacional é utilizado e, portanto, as universidades concorrem para captar os melhores alunos. Além disso, existem subsídios financeiros estatais associados a esse atributo. O uso deste indicador de transferência financeira como um meio de medir esta parte da "riqueza" acadêmica das instituições é proposto. Ao utilizar o conhecido índice de Gini, a sua distribuição é analisada. Para efeito de comparação, também propõe-se o uso de outro indicador de "riqueza" com base nos resultados oficiais de um processo de acreditação nacional. Os resultados mostram um sistema claramente tendencioso medido pelos dois parâmetros mencionados, sem qualquer correlação significativa entre si. Possíveis causas desse comportamento são discutidos

    Resumo em Inglês:

    Prestige is a valued capital for academic institutions.Althoughit isdifficult to measure itorevento establish its components, there are no doubts that a talented corpus of students is one of the assets ofhigher education institutions. For students'admission inChilean universities,anationalgrading system is used and therefore, universities compete in capturing the best students. In addition, there are state financed subsidies associated to this attribute. The use of this financial transfer indicator as a mean to measure this portion of academic "wealth" of the institutions is proposed. By using the well known Gini index, its distribution is analyzed. For the sake of comparison, we also propose the use of another "wealth" indicator based on the official results of a national accreditation process. The results show a clearly biased system measured by the two before mentioned parameters with no significant correlation within them. Possible causes for this behavior are discussed.
Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
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