Acessibilidade / Reportar erro
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Volume: 18, Número: 3, Publicado: 2013
  • Editorial

    Dias Sobrinho, José
  • Os desafios da educação superior na Ibero-América: inovação, inclusão e qualidade

    Ristoff, Dilvo

    Resumo em Português:

    À luz de ações postas em prática no Brasil e em outros países da Ibero-América, nos últimos anos, o texto discute o chamamento à ação feito pela Conferência Mundial da Educação Superior de 2009, organizadas pela UNESCO e aponta para avanços e entraves (1) nas políticas públicas de garantia de qualidade e seus respectivos processos de desenvolvimento de sistemas nacionais de avaliação e regulação da educação superior; (2) nas políticas de inclusão, pertinência social e pleno aproveitamento das potencialidades humanas das comunidades; e (3) nas políticas de inovação e uso intensivo de novas tecnologias de informação e comunicação. O texto argumenta que temas historicamente considerados tabu começam a se tornar sustentáculos importantes das políticas públicas da região.

    Resumo em Inglês:

    In light of actions implemented in Brazil and other countries of Ibero-America in recent years, the text discusses the call to action made by the World Conference on Higher Education, 2009, organized by UNESCO and points to advances and obstacles (1 ) in quality assurance public policies and their respective processes of development of national systems of evaluation and regulation of higher education, (2) in the inclusion policies, social relevance and use of the full potential of communities, and (3) in the policies of innovation and intensive use of new information and communication technologies. The text argues that issues historically considered taboo start to become important mainstays of public policies in the region.
  • Estado, sociedade e educação superior no Brasil Império: o passado presente

    Marques, Waldemar

    Resumo em Português:

    Constituem objeto de análise deste texto as relações entre estado, sociedade e educação superior no Brasil Império. Destaca o quanto a formação social escravocrata e a constituição de um estado oligárquico inviabilizaram a criação da universidade no país, limitando a educação superior a cursos de formação profissional, cujas características resistiram às mudanças ocorridas no país, adentraram o século XX, persistindo suas marcas até o presente.

    Resumo em Inglês:

    This text analyses the relations between State, Society and Higher Education during the Empire days in Brazil. It points out how much the slave system and the constitution of an oligarchic state contributed to making unfeasible the creation of universities in the country, limiting Higher Education to vocational programs, whose characteristics have withstood changes which occurred in the country, reached the XXth century, with its marks persisting until today.
  • Oportunidades de melhoria nos programas de mestrado acadêmico em contabilidade a partir da avaliação da capes: uma análise longitudinal

    Walter, Silvana Anita; Domingues, Maria José Carvalho de Souza; Gubiani, Clésia Ana; Santos, Vanderlei dos

    Resumo em Português:

    O objetivo desta pesquisa foi analisar, a partir da avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES), os pontos fortes e as oportunidades de melhorias dos cursos de mestrado acadêmico em Ciências Contábeis, nos triênios 1998-2000, 2001-2003 e 2004-2006. Realizou-se uma pesquisa descritiva e longitudinal com coleta de dados por meio de pesquisa documental. Para análise dos dados, empregou-se a técnica de importância versus desempenho. Observou-se que os programas melhoraram seu desempenho ao longo das avaliações em todas as prioridades de melhoria. Os principais pontos fortes identificados foram Corpo Discente, Teses e Dissertações; Produção Intelectual; e Corpo Docente. A aplicação da análise de importância versus desempenho mostrou-se adequada, uma vez que indicou as oportunidades de melhoria e os pontos fortes dos programas. A metodologia utilizada pode servir de norte para que cada programa analise seu desempenho em relação aos pesos atribuídos pela CAPES, bem como comparativamente ao desempenho dos demais programas avaliados.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this research was to examine, based on the evaluation of the Personnel Improvement Coordination of Higher Education (CAPES), the strengths and improvement opportunities of the Academic Master programs in Accounting Sciences, in the 1998-2000, 2001-2003 and 2004-2006 trienniums. A descriptive-longitudinal research was carried out, with data collection through documental research. For data analysis, the technique of importance versus performance was used. It was observed that the programs improved their performance during the assessments in all the improvement priorities. The main strengths identified were Students Body, Thesis and Dissertations; Intellectual Production; and Faculty. The analysis application of importance versus performance proved to be adequate, since it indicated the improvement opportunities and the programs strengths. The used methodology can serve as a direction so that each program analyzes its performance in relation to the weights attributed by CAPES, as well as comparatively to other evaluated programs performance.
  • Os conteúdos de biologia celular no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM

    Santos, Julio Sergio dos; Cortelazzo, Ângelo Luiz

    Resumo em Português:

    O Exame Nacional do Ensino Médio vem se tornando um exame de extrema importância para avaliar os egressos do ensino médio. Isso porque ele seleciona estudantes para o ensino superior e contempla, em sua fundamentação a elaboração de competências e habilidades relacionadas a esse nível de ensino. O nosso estudo analisou a forma das questões exigidas pelo ENEM, bem como as habilidades avaliadas neste exame. De um total de 900 questões de diversas disciplinas, observamos 35 que continham algum conteúdo de biologia celular. Algumas dessas perguntas estavam associadas a diferentes disciplinas do ensino médio ou podiam exigir uma forte memorização de conteúdos específicos. Também foram encontradas questões que enfatizavam a resolução de problemas contextualizados, relacionados a fenômenos biológicos, mitigando, desse modo, o enfoque conteudista ou de conteúdo primado na aprendizagem no ensino médio.

    Resumo em Inglês:

    The Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) has become extremely important to evaluate high school graduates. This is because it is used to select students for college and it evaluates their skills and competencies acquired in high school. We analyzed the formulation of questions, as well as the skills assessed in this exam. We observed that, out of the sample of 900 questions of several subjects, 35 included cell biology content. Some questions were associated with other high school subjects or could require a stronger content specific memorization. However, most questions emphasized problem solving associated with biological phenomena. This type of emphasis on problem solving questions is not recurrent in most high schools, as students are usually encouraged to memorize extensive content.
  • Momentos de avaliação e movimentos de mudança em um curso de Farmácia

    Costa, Eula Maria de Melo Barcelos; Bara, Maria Teresa Freitas; Garcia, Telma Alves

    Resumo em Português:

    Os processos avaliativos do curso de graduação em farmácia da Universidade Federal de Goiás se iniciaram a partir do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB). Em seu percurso, têm sido empregadas diferentes metodologias visando a evolução do processo e a agregação de diferentes olhares que, ao longo do tempo, vêm contribuindo para a busca da excelência do curso. Considerando concepções e enfoques de estudantes, professores, servidores técnico-administrativos e especialistas em avaliação, foi possível vislumbrar mudanças que progressivamente vêm permeando o curso. As possibilidades e expectativas apontam para a incorporação de novas vivências por parte dos docentes, com práticas pedagógicas diversificadas, bem como dos estudantes, com novas relações sociais.

    Resumo em Inglês:

    The evaluation processes in the undergraduate pharmacy program at Universidade Federal de Goiás started with the Program of Institutional Evaluation of the Brazilian Universities. During this period, different methods have been applied aiming to develop the process and add different perspectives, which have been contributing to achieve academic excellence. Taking into consideration the concepts and approaches of students, professors, technical and administrative personnel, and evaluation specialists, it was possible to detect changes which have gradually been permeating the program. The possibilities and expectations point to the incorporation of new practices by the professors, with diversified pedagogical activities, as well as by the students, with new social relationships.
  • Políticas de avaliação e regulação da educação superior brasileira: percepções de coordenadores de licenciaturas no Distrito Federal

    Oliveira, Ana Paula de Matos; Souza, Valdinei Costa; Sousa, José Vieira de; Tavares, Érica Pâmela Goulart

    Resumo em Português:

    O artigo analisa as percepções dos coordenadores acadêmicos dos cursos de licenciaturas ofertadas no Distrito Federal sobre o SINAES, na busca de desvelar como ocorre a prática da avaliação e de regulação no universo pesquisado, apontando aproximações e afastamentos entre as concepções e diretrizes de avaliação e regulação da educação superior do Brasil em relação ao cotidiano das instituições pesquisadas. Para tanto, discute a relação entre a avaliação e a regulação exercida pelo Estado na educação superior em âmbito mundial, bem como o desenvolvimento da política de avaliação da educação superior no país nas últimas duas décadas. Como resultado, aponta de que forma os processos avaliativos se revertem em emancipação ou submissão acadêmico-administrativa nas IES pesquisadas.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the perception about SINAES of program coordinators in Distrito Federal. The objective is to understand how regulation happens through the evaluations of the Brazilian government in analyzing the programs, looking for proximities and distances between practice and theory. With that aim, it discusses the relationship between state evaluation and regulation around the world; besides it discusses the development of the government’s policy on evaluation in Brazil. At the end, it points out how the evaluation process is reflected on the perception of academic autonomy and administrative autonomy for the colleges and universities analyzed.
  • Tensões e contradições do conceito de organização aplicado à universidade: o caso da criação da USP-Leste

    Garcia, Sylvia Gemignani; Carlotto, Maria Caramez

    Resumo em Português:

    O estabelecimento de um novo campus da Universidade de São Paulo em uma área periférica da cidade de São Paulo é analisada neste artigo como um caso empírico das tensões entre a concepção organizacional e as particularidades institucionais da universidade, revelando as contradições internas ao conceito de "organização" quando aplicado às universidades. Com base nessa análise, explicamos os conflitos que opuseram professores e coordenadores do projeto USP-Leste durante a implementação da escola criada para promover o desenvolvimento socioeconômico local. O caso também mostra a influência da cultura política brasileira sobre o processo de mudança acadêmica que se desenrola em nível global.

    Resumo em Inglês:

    The establishment of a new campus by the University of São Paulo in a peripheral area of São Paulo city, Brazil, is analyzed as an empirical case of the tensions between the organizational conception and the institutional particularities of the university, revealing the internal contradictions of the concept of ‘organization’ as applied to universities. Based on this, we explain the conflicts that opposed university professors and leaders during the implementation of a school created to promote the local socioeconomic development. The case also shows the influence of the Brazilian political culture on shaping the globalizing process of academic change.
  • Uma abordagem à avaliação das aprendizagens na formação de professores no contexto de Bolonha

    Ferreira, Carlos Alberto Alves

    Resumo em Português:

    Com o Processo de Bolonha no ensino superior europeu, o ensino centra-se na aprendizagem e no trabalho autónomos dos futuros professores do 1º ciclo do ensino básico, de que decorre a necessidade da prática da avaliação formativa dos seus diferentes percursos de aprendizagem. Com a finalidade de caraterizarmos as práticas de avaliação das aprendizagens de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico, fizemos uma análise dos pontos sobre a avaliação das aprendizagens dos programas das unidades curriculares dos cursos de 2º ciclo de formação daqueles professores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Foi-nos possível concluir que as práticas de avaliação programadas são, sobretudo, de natureza sumativa, apesar de nalgumas unidades curriculares se encontrarem alguns elementos da prática da avaliação formativa.

    Resumo em Inglês:

    With the Bologna Process in European higher education, teaching focuses on the learning and autonomous work of the future teachers of the 1st cycle of basic education, which brings the need of the practice of formative assessment of their different learning paths. In order to characterize the practices of learning assessment of future teachers of the 1st cycle of basic education, we did an analysis of points on the assessment of learning of the discipline’s programs of courses in the second cycle of training, concerning those teachers at the University of Tras-os-Montes and Alto Douro. We were able to conclude that the planned assessment practices are mainly summative in nature although some disciplines have some elements of the practice of formative assessment.
  • As regiões indígenas e o modelo das universidades tecnológicas no Estado de Hidalgo

    Ramírez-Martínez, Marco Antonio

    Resumo em Português:

    Este artigo é uma abordagem para o desenvolvimento e operação de educação tecnológica no México nos últimos anos , denota uma visão geral da evolução das universidades tecnológicas no país, considerando-se as políticas e reformas empreendidas pelo governo federal, uma situação que tem levado este subsistema a operar em coordenação com os governos estaduais, em termos de viabilidade, criação, orçamento e instalação de universidades tecnológicas em diferentes regiões. A partir desta análise aborda a eficiência do modelo e seus resultados no emprego e impacto social nas regiões onde foram instaladas estas universidades, onde uma das principais características desses lugares, a marginalização social esteve presente em várias áreas. Surgem as Universidades Tecnológicas e sua vinculação com o setor produtivo emergente, em alguns casos, como uma única alternativa educacional para jovens graduados do ensino médio, que depositam suas esperanças e futuro social na formação tecnológica. O artigo tem como objetivo destacar o funcionamento deste modelo educacional, refletindo sobre o papel de todos os envolvidos .

    Resumo em Espanhol:

    Este articulo es un acercamiento al desarrollo y funcionamiento del sistema de educación tecnológica en México en los últimos años, denota un panorama general de la evolución de las Universidades Tecnológicas en el país, considerando las políticas y reformas emprendidas por el gobierno federal; situación que ha llevado a este subsistema operar en forma coordinada con los gobiernos de los estados; en cuanto a su factibilidad, creación, presupuesto e instalación de las Universidades Tecnológicas en las distintas regiones. A partir de esto se aborda un análisis de la eficiencia del modelo y sus resultados en la inserción laboral y su impacto social en las regiones donde fueron instaladas estas universidades, donde una de las características principales de estos lugares, fue la marginación social presente en varios ámbitos. Surgen las Universidades Tecnológicas y su vinculación con el sector productivo incipiente en algunos casos, como una única alternativa educacional para los jóvenes egresados del nivel medio superior, que fincan sus anhelos y futuro social en la formación tecnológica; el articulo pretende resaltar el funcionamiento del modelo, reflexionando sobre el papel de todos los involucrados.

    Resumo em Inglês:

    This article is an approach to the development and operation of technological education in Mexico in recent years. It presents an overview of the evolution of technological universities in the country, considering the policies and reforms undertaken by the federal government, a situation that has led this subsystem to operate in coordination with the state governments in terms of feasibility , creation, budget and installation of technological universities in different regions. This analysis addresses the efficiency of the model and its results in the employment and social impact in the regions where the universities were installed, where one of the main characteristics of these places, social marginalization was present in several areas. The installation of Technological Universities and their linkage with the emerging productive sector in some cases become the sole educational alternative for young high school graduates, that place their hopes and social future in technological training. The article aims to highlight the operation of this educational model, reflecting on the role of all involved .
  • Acesso nas políticas da educação superior: dimensões e indicadores em questão

    Silva, Maria das Graças Martins da; Veloso, Tereza Christina Mertens Aguiar

    Resumo em Português:

    O texto tem por objetivo abordar o acesso à educação superior na perspectiva de atribuir-lhe uma significação e propor indicadores para balizá-lo, tendo em vista a democratização do acesso e/ou o pleno acesso. A par disso, traça um panorama das políticas da educação superior e apresenta um quadro da realidade, com base na pesquisa bibliográfica e documental. Conclui que os avanços observados transcorrem sem referência ao acesso democrático, no que esse tem de elevado, substancial, abrangente.

    Resumo em Inglês:

    The objective of the text is to approach the topic access to higher education in the perspective of giving it a meaning and proposing indicators to delimit it, aiming at the democratization of access and/or total access. With this in mind, the paper traces an overview of the policies of higher education and presents a picture of the reality, based on bibliographic and documental research. The conclusions show that the progress observed does not derive from any reference to democratic access and to what it has of elevated, substantial, and inclusive.
  • Avaliação da satisfação no ensino de pós à distância: a visão dos tutores e alunos do PNAP/UAB

    Ishida, Jéssica Sayuri; Stefano, Silvio Roberto; Andrade, Sandra Mara de

    Resumo em Português:

    Este artigo se originou da pesquisa que teve como objetivo analisar o grau de satisfação dos acadêmicos e tutores em relação aos cursos de especialização do Programa Nacional de Administração Pública (PNAP), da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Para isso, utilizou-se como metodologia a pesquisa exploratória e descritiva, bem como a quantitativa. Para a coleta de dados optou-se pela aplicação de questionários, o qual teve a participação de 72 acadêmicos dos oito polos, envolvendo os três cursos do PNAP, os quais são a Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão da Saúde, além de 50 tutores presenciais e a distância. Com base na análise das informações coletadas, verificou-se que há altos índices de satisfação, tanto de acadêmicos quanto de tutores. Também pode-se perceber que há uma preocupação em manter a qualidade de ensino dos cursos, já que tutores e professores estão atendendo de forma adequada e rápida às solicitações dos acadêmicos.

    Resumo em Inglês:

    This study originated from a research that had as objective to analyze the satisfaction with the specialization’s program of the National Program of Public Management (PNAP), of Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, from the point of view of academics and tutors. For that, a descriptive and exploratory as well as the quantitative research was used as methodology. For the data collection questionnaires were applied, which had the participation of 72 academics of the eight poles, involving the three programs of PNAP, which are Public Management, Municipal Public Management and Health Management, besides the 50 on site and distance tutors. With the analysis of the collected information, it was verified that there are high rates of satisfaction for both, academics and tutors. It could also seen that there is a concern to maintain the quality of education, since that tutors and professors are answering appropriately and promptly to the requests of academics.
  • Pós-Doutorado, essencial ou opcional?: uma radiografia crítica no que diz respeito às contribuições para a produção científica

    Castro, Pedro Marcos Roma de; Porto, Geciane Silveira; Kannebley Júnior, Sérgio

    Resumo em Português:

    O estudo trabalha com a perspectiva de investigar a influência do estágio pós-doutoral sobre a produção científica e mais especificamente comparar o desempenho acadêmico coletivo entre os pesquisadores que optaram por realizar estágio pós-doutoral e os que ao longo da carreira docente não optaram por realizar capacitação pós-doutoral. O pós-doutorado é um item extra na carreira acadêmica e atua como processo de atualização e incremento de conhecimento, por meio de socialização e contato com mainstream da ciência. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caráter exploratório e encontra-se circunscrita nas grandes áreas de Biológicas, Engenharias, Exatas e da Terra e Saúde. Com uma população de 86 doutores que realizaram o estágio pós-doutoral até junho/2005 e uma amostra de 198 docentes com e sem realização de estágio pós-doutoral atuantes na pós-graduação stricto sensu da USP, os resultados apontam diferenças e influência positiva do pós-doutorado, especialmente diante de um maior tempo transcorrido após a conclusão do doutorado. Entre os docentes com pós-doutorado realizado existe uma tendência de acréscimo, mas essa tendência não é tão forte e incisiva, mesmo após um maior tempo de titulação, diversos casos de pesquisadores com desempenhos similares são vistos, independentemente da realização ou não do pós-doutorado.

    Resumo em Inglês:

    The study works with the perspective of investigating the influence of postdoctoral studies on scientific production and, more specifically, compares the collective academic performance of researchers who have opted to realize a postdoctoral research with those who have not done so along their careers. The training is an extra item in the academic career, acting as a knowledge-updating and upgrading process through socialization and contact with mainstream science. This paper constitutes an exploratory study circumscribed by the broad fields of biological, engineering, exact and geosciences, and health. With a population of 86 doctors (PhDs) who completed postdoctoral research before June 2005 and a sample of 198 professors with and without postdoctoral work, and working in graduate programs at USP in Brazil, the results point out differences and a positive influence of the postdoctoral research, especially when a longer time span has elapsed since the conclusion of the doctor’s degree. Among professors with postdoctoral research realized there is a trend for increased production, but it is not a strong and incisive one; even when considering a longer period of time after obtaining the doctoral degree, various cases of professors with similar performances were observed, independently of the realization of postdoctoral studies.
Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
E-mail: revistaavaliacao@uniso.br