Acessibilidade / Reportar erro
Revista Katálysis, Volume: 15, Número: 2, Publicado: 2012
  • Formação e exercício profissional em Serviço Social Editorial

    Santos, Cláudia Mônica dos
  • Desafios do Serviço Social em um campo laboral com limites profissionais difusos

    Iturrieta Olivares, Sandra

    Resumo em Português:

    A partir de um estudo com enfoque quanti-qualitativo, que consistiu na revisão de ofertas laborais para profissionais das Ciências Sociais, publicadas durante 14 anos, e em entrevistas realizadas com assistentes sociais em exercício, este artigo discute o exercíco profissional no Chile, evidenciando os limites difusos entre essas profissões, como, portanto, uma construção relativa. Além disso, aborda a perda de espaços laborais do Serviço Social e de sua especifidade nesse campo. Finalmente, instiga os assistentes sociais a relativizar a ideia de especificidade profissional para potencializar sua competitividade e aumentar as possibilidades de serem considerados mais como trabalhadores do conhecimento do que como trabalhadores genéricos.

    Resumo em Espanhol:

    A partir de un estudio con enfoque cuanti-cualitativo, que consistió en la revisión de ofertas laborales para profesionales de las Ciencias Sociales publicadas durante 14 años consecutivos y sobre la base de entrevistas realizadas a trabajadores sociales en ejercicio, este artículo discute sobre el ejercicio laboral en Chile como evidencia de límites difusos entre estas profesiones, por tanto como construcción relativa. Se aborda además la pérdida de espacios laborales del Trabajo Social y su especificidad en el campo laboral. Finalmente, se insta a los trabajadores sociales a relativizar la idea de especificidad profesional para potenciar su competitividad y las posibilidades de ser considerados como trabajadores del conocimiento, más que como trabajadores genéricos.

    Resumo em Inglês:

    Based on a quantitative and qualitative study that consisted in a review of the jobs available for professionals in the Social Sciences, published over 14 years, and in interviews conducted with working social workers, this article discusses the professional activity in Chile, revealing the diffuse limits among these professions, as, therefore, a relative construction. In addition, it approaches the loss of working spaces for Social Work and of its specificity in this field. Finally, it challenges social workers to consider the idea of professional specificity in a relative manner to increase their competitiveness and their opportunities to be considered more as workers who deal with knowledge than as generic workers.
  • Conselhos Municipais de Assistência Social: novas competências para o trabalho do assistente social Espaço Temático: Formação E Exercício Profissional Em Serviço Social

    Neves, Angela Vieira; Santos, Cláudia de Oliveira Vicente; Silva, Suellem Henriques da

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre os Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS) e a inserção dos assistentes sociais nesses espaços públicos no estado do Rio de Janeiro. Seu objetivo é trazer contribuições ao debate sobre as demandas impostas aos profissionais em Serviço Social frente aos conselhos gestores de políticas públicas e, mais especificamente, aos Conselhos Municipais de Assistência Social. Os procedimentos metodológicos combinaram um levantamento realizado através de pesquisa bibliográfica e documental de dados secundários, questionários aplicados por e-mail e consultas por telefone junto às secretarias de assistência social dos 92 municípios que compõem o estado do Rio de Janeiro, durante o período de setembro de 2010 a junho de 2011. Através dos dados levantados, foi possível concluir que há um aumento da participação dos assistentes sociais no espaço dos conselhos, principalmente a partir de 2000, quando lhes são atribuídas novas competências, aprofundando e qualificando sua atuação junto à gestão das políticas públicas.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the results of a study about Municipal Social Assistance Councils (CMAS) and the insertion of social workers in these public spaces in Rio de Janeiro State. Its objective is to contribute to the debate about the demands placed on Social Work professionals in relation to councils that administer public policies, and more specifically, the Municipal Social Assistance Councils. The methodological procedures combine a bibliographic and documental study of secondary data with questionnaires presented by e-mail and telephone consultations with the social assistance secretariats at 92 municipalities in Rio de Janeiro State, from September 2010 - June 2011. Through the data surveyed, it was possible to conclude that there has been an increase in the participation of social workers on the councils, particularly since 2000, when they were given new competencies, deepening and qualifying their work in the administration of public policies.
  • Valoração das competências genéricas dos trabalhadores sociais em Gran Concepción, Chile

    Farías Olavarría, Fernando; Firinguetti Limone, Luis

    Resumo em Português:

    O presente artigo demonstra os principais resultados obtidos por um estudo realizado com 166 profissionais trabalhadores e trabalhadoras sociais no exercício direto da profissão em Gran Concepción, Chile, durante o ano de 2009. Esta pesquisa surge a partir da ausência de estudos empíricos em relação à valoração das competências genéricas desses profissionais no exercício direto. O estudo seguiu um desenho transversal-descritivo e de natureza quantitativa. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário, as análises realizadas foram univariadas, bivariadas e multivariadas. Sua fiabilidade foi observada em seu valor alfa de Cronbach e chegou a 0.934. Os principais resultados mostram uma alta valoração das competências genéricas e sistêmicas, seguidas pelas interpessoais e instrumentais para o exercício prático da profissão.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo da cuenta de los principales resultados obtenidos del estudio realizado con una muestra de 166 profesionales trabajadores y trabajadoras sociales en el ejercicio directo de la profesión del Gran Concepción, Chile, durante el año 2009. Esta investigación surge de la ausencia de estudios empíricos respecto a la valoración de las competencias genéricas de estos profesionales en el ejercicio directo. El estudio siguió un diseño transversal-descriptivo y de naturaleza cuantitativa. El instrumento de recolección de datos fue un cuestionario, los análisis realizados fueron univariados, bivariados y multivariados. Su fiabilidad fue observada en su valor alfa de Cronbach y alcanzó 0.934. Sus principales resultados muestran una alta valoración por las competencias genéricas sistémicas, seguidas por las interpersonales e instrumentales, para el ejercicio práctico de la profesión.

    Resumo em Inglês:

    This article demonstrates the main results obtained by a study conducted in 2009 with 166 professional social workers who directly exercise the profession in Gran Concepción, Chile. The study was stimulated by the absence of empiric studies about the valuation of the generic competencies these professionals require in the direct exercise of their profession. The study followed a transversal-descriptive design of a quantitative nature. The instrument used for data collection was a questionnaire, and the analyses were based on single, double and multiple variables. Their reliability were calculated according to Cronbach's alpha at 0.934. The main results show a high valuation of the generic and systemic competencies, followed by interpersonal and instrumental ones for the exercise of the profession.
  • Serviço Social, mobilização e organização popular: uma sistematização do debate contemporâneo Espaço Temático: Formação E Exercício Profissional Em Serviço Social

    Duriguetto, Maria Lúcia; Baldi, Luiz Agostinho de Paula

    Resumo em Português:

    O presente artigo versa sobre a intervenção do Serviço Social nos processos de mobilização e organização popular e, particularmente, sobre o debate contemporâneo que vem sendo realizado sobre o tema. Este debate é apresentado nas elaborações acadêmicas de autoras que tratam especialmente das funções pedagógica e educativa do assistente social e de sua inserção nas organizações da classe trabalhadora. Nesta sistematização, priorizam-se as formulações que vêm adquirindo relevância no debate profissional e que tecem algumas considerações necessárias para a análise e as prospectivas da relação da profissão com os processos de mobilização e organização popular.

    Resumo em Inglês:

    This article concerns the intervention of Social Work in processes of popular mobilization and organization and focuses in particular on the contemporary debate about the issue. This debate is presented in the academic production of authors specifically concerning the pedagogic and educational functions of social workers and their insertion in working class organizations. In this systematization, priority is given to formulations that have gained relevance in the professional debate and that offer some considerations needed for the analysis and to develop an outlook on the relationship of the profession with the processes of mobilization and popular organization.
  • A unidade teoria-prática e o papel da supervisão de estágio nessa construção Espaço Temático: Formação E Exercício Profissional Em Serviço Social

    Assis, Rivânia Lúcia Moura de; Rosado, Iana Vasconcelos Moreira

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta reflexões sobre a unidade teoria-prática no âmbito do Serviço Social, apontando os principais dilemas que a perpassam, tendo como base o estágio supervisionado. Busca particularizar o estágio como o momento potencializador dos grandes questionamentos sobre o sentido atribuído à relação entre a teoria e a prática e as formas como se expressa essa relação no cotidiano profissional. Discorre sobre o papel fundamental que a supervisão de estágio assume como processo didático-pedagógico, capaz de articular as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, as quais compõem a formação e o exercício profissional.

    Resumo em Inglês:

    This article presents reflections on the unity of theory and practice in the realm of Social Work, pointing to the main dilemmas related to the issue, based on the supervised internship. It seeks to particularize internships as moments that give potential to strong questionings about the meaning attributed to the relationship between theory and practice and to the ways that this relationship is expressed in the daily work of the professional. It looks at the fundamental role that the supervision of internships has in the didactic-pedagogical process, which is capable of articulating the theoretical-methodological, ethical-political and technical-operative dimensions that compose education and professional activity.
  • As profissões em saúde e o Serviço Social: desafios para a formação profissional Espaço Temático: Formação E Exercício Profissional Em Serviço Social

    Lanza, Líria Maria Bettiol; Campanucci, Fabrício da Silva; Baldow, Letícia Orlandi

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo bibliográfico é compreender como o Serviço Social tem enfrentado o processo de revisão da formação profissional ofertada para o trabalho em saúde. Inicia pela compreensão do que vem a ser uma profissão em saúde, localizando o Serviço Social e sua vinculação com a área destacando o aspecto formativo. Dessa forma, verifica que é legítima a configuração do Serviço Social como profissão em saúde, tanto do ponto de vista conceitual como do ponto de vista prático, evidenciado pela vinculação histórica da profissão e por sua utilidade social nos serviços de saúde. Ainda, aponta para os desafios da atuação profissional no contexto conflituoso da política de saúde brasileira e suas implicações na formação profissional.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this bibliographic study is to understand how Social Work has faced the process of revising the professional education offered for work in healthcare. It begins with the understanding of what is a healthcare profession, locating Social Work and its ties with the field and highlighting educational aspects. In this way, it verifies that it is legitimate to configure Social Work as a healthcare profession, both from a conceptual and practical perspective, revealed by the historic ties of the profession and its social utility in healthcare services. It also points to the challenges to professional activity in the conflictive context of Brazilian healthcare policy and its implications for professional education.
  • Pesquisa em Serviço Social e fundamentos da perspectiva teórico-metodológica marxiana Espaço Temático: Formação E Exercício Profissional Em Serviço Social

    Silveira Júnior, Adilson Aquino

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa o fundamento investigativo fornecido por Marx às suas categorias teórico-metodológicas, ou seja, como opera a relação entre ontologia, processo gnosiológico e método no pensamento do autor. Destaca que a apropriação da abordagem marxiana entre ontologia e método, no desenvolvimento da pesquisa em Serviço Social, constitui uma exigência para o aprofundamento da perspectiva crítica e emancipatória do projeto profissional. A partir da categoria da práxis, evidencia as vinculações orgânicas entre as determinações ontológicas e as metodológicas no processo de produção do conhecimento, que implicam a recusa de uma postura formal-abstrata. Finalmente, assinala que a perspectiva da totalidade concreta e da historicidade inviabiliza qualquer separação especulativa e formalista do método em relação às contradições da vida social.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the investigative foundation provided by Marx to his theoretical-methodological categories, that is, how to operate the relationship between ontology, gnosiological process and method in his work. It highlights that the appropriation of a Marxian approach to ontology and method in research in Social Work is necessary to deepen the critical and emancipatory perspective of the profession. Based on the category of praxis, it reveals the organic ties between the ontological and methodological determinations in the process of production of knowledge, which imply the refusal of a formal-abstract position. Finally, it indicates that the perspective of concrete totality and of historicity make unviable any speculative and formalist separation of the method in relation to the contradictions of social life.
  • A política nacional de pós-graduação e suas relações com o Serviço Social Espaço Temático: Formação E Exercício Profissional Em Serviço Social

    Amaral, Angela Santana do

    Resumo em Português:

    Este artigo discute os fundamentos e as diretrizes da política nacional de pós-graduação brasileira para o período de 2011 a 2020 e suas implicações no Serviço Social. Analisa a lógica que orienta as iniciativas governamentais para a pós-graduação, destacando a incidência destas sobre a dinâmica, o funcionamento e a direção social estratégica da profissão. Situa a pós-graduação em um contexto de crescente mercantilização do ensino e de uma dura ofensiva do pensamento conservador sobre a totalidade da vida social. Pensamento expresso na afirmação do pragmatismo e na tentativa de desconstrução de uma cultura profissional histórico-crítica.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the foundations and guidelines of Brazilian graduate studies policy for the period from 2011-2020 and their implications for Social Work. It analyzes the logic that guides the government initiatives for graduate work, highlighting their influence on the dynamic, functioning and strategic social direction of the profession. It locates graduate work in a context of growing commercialization of education and a strong offensive by conservative thinking against all of social life. This thinking is expressed in the affirmation of pragmatism and in attempts to deconstruct a historical-critical professional culture.
  • Formação continuada: implicações e possibilidades no exercício profissional do assistente social Espaço Temático: Formação E Exercício Profissional Em Serviço Social

    Cartaxo, Ana Maria Baima; Manfroi, Vania Maria; Santos, Maria Teresa dos

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é refletir sobre a formação profissional continuada crítica no campo do exercício profissional de Serviço Social. Fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica e documental que procura identificar e apontar estratégias para esse processo de formação. Aborda criticamente a utilização do termo, tendo como referência autores da área de educação. Problematiza a formação continuada como um processo constante e necessário ao exercício profissional, imbricado na relação teórico-prática, na qualidade da produção documental, na apropriação das novas tecnologias para auxiliar a organizar os dados da realidade que se apresentam no cotidiano profissional. A partir do método crítico-dialético, enfatiza a necessária atitude investigativa e propõe estratégias teórico-políticas de formação continuada para o fortalecimento do projeto ético-político do Serviço Social.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to reflect on continuous and critical professional education in the field of the professional exercise of Social Work. It is based on bibliographic and documental research that sought to identify and indicate strategies for this educational process. It critically analyzes the use of the term, using as a reference authors from the field of education. It problematizes continuous education as a constant and necessary process for professional exercise that is imbricated in the relationship between theory and practice, in the quality of document production and in the appropriation of new technologies to assist in organizing the data about reality that is presented in the daily work of professionals. Based on a critical-dialectic method, it emphasizes the need to have an investigative attitude and to propose theoretical-political strategies for continuing education to strengthen the ethical-political project of Social Work.
  • O "Sonho de Bairro": um novo modelo de Serviço Social?

    Munté Pascual, Ariadna; Vicente Zueras, Irene De

    Resumo em Português:

    Com frequência ocorre uma disjuntiva quanto à eleição entre diferentes métodos clássicos de intervenção social, como se o uso de um ou de outro fosse necessariamente excludente. O presente artigo mostra como a integração de três métodos em uma mesma intervenção pode acontecer sem nenhum tipo de conflito metodológico se partir de um marco teórico ou modelo de referência que contemple essa possibilidade. Após a introdução, sobre a noção de modelo em Serviço Social e suas distintas aplicações, descreve e analisa a profunda transformação social de dois bairros vizinhos, na província de Albacete, na Espanha. Apresenta o processo seguido pela comunidade e pelas famílias, do qual extrai uma série de conclusões e chega a um questionamento que convida a seguir pesquisando sobre este novo marco de intervenção desenvolvido pelo denominado Contrato Dialógico de Inclusão Social.

    Resumo em Espanhol:

    A menudo se plantea una disyuntiva de elección entre los diferentes métodos clásicos de intervención social, como si el uso del uno o del otro fuera necesariamente excluyente. El presente artículo muestra cómo la integración de los tres métodos en una misma intervención puede darse sin ningún tipo de conflicto metodológico, si se parte de un marco teórico o modelo de referencia que contemple esta posibilidad. Tras una parte introductoria sobre la noción de modelo en Trabajo Social y sus distintas aplicaciones, se describe y analiza la profunda transformación social de dos vecindarios de la provincia de Albacete en España. Se muestra el proceso seguido por la comunidad y las familias, extrayendo una serie de conclusiones y llegando a un interrogante que invita a seguir investigando sobre este nuevo marco de intervención vehiculado por el denominado Contrato Dialógico de Inclusión Social.

    Resumo em Inglês:

    There is frequently a disjunction in relation to the selection of different classic methods of social intervention, as if the use of one or another was necessarily exclusionary. This article shows how the integration of three methods in a single intervention can take place without any methodological conflict if one begins from a theoretical mark or reference model that contemplates this possibility. After an introduction to the concept of the model in Social Work and its various applications, the article describes and analyzes the profound social transformation of two adjacent neighborhoods in the province of Albacete, Spain. It presents the process taken by the community and families, from which it extracts a series of conclusions and arrives at a questioning that invites continued research about this new mark of intervention developed by the so-called Dialogical Contract of Social Inclusion.
  • Mínimo social e igualdade: deficiência, perícia e benefício assistencial na LOAS Temas Livres

    Silva, Janaína Lima Penalva da; Diniz, Debora

    Resumo em Português:

    Este artigo desenvolve a ideia de que a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) institui o mínimo social e fixa a sobrevivência como padrão para a prestação de assistência social. Essas definições da LOAS são inconstitucionais, porque a Constituição Federal define que a assistência social será prestada a quem dela necessitar. Para defender essa tese, o artigo se organiza em duas partes. Na primeira, é analisado o conceito de deficiência que a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência incorporou à Constituição Federal e seu impacto na LOAS quanto à concessão do benefício de prestação assistencial aos deficientes. Na segunda parte, é discutido o papel dos peritos para a avaliação do acesso à assistência social, conforme o entendimento imposto pelos mínimos sociais.

    Resumo em Inglês:

    This article develops the idea that the Organic Law for Social Assistance (LOAS) institutes the social minimum and establishes a survival level as the standard for providing social assistance. The definitions established by LOAS are unconstitutional, because the Brazilian Constitution determines that social assistance will be provided to whoever needs it. To defend this thesis, the article is organized in two parts. The first analyzes the concept of deficiency that the International Convention about the Rights of People with Disabilities incorporated to the Federal Constitution, and its impact on the LOAS in the determination of benefits to be provided to the disabled, according to the understanding imposed by the social minimums.
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina , Centro Socioeconômico , Curso de Graduação em Serviço Social , Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, 88040-900 - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel. +55 48 3721 6524 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: revistakatalysis@gmail.com