Acessibilidade / Reportar erro
Escola Anna Nery, Volume: 22, Número: 2, Publicado: 2018
  • A terapêutica medicamentosa às pessoas com transtorno mental na visão de profissionais da enfermagem Pesquisa

    Alcântara, Camila Bonfim de; Capistrano, Fernanda Carolina; Czarnobay, Juliana; Ferreira, Aline Cristina Zerwes; Brusamarello, Tatiana; Maftum, Mariluci Alves

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Conhecer a percepção dos profissionais de enfermagem sobre a terapêutica medicamentosa às pessoas com transtorno mental. Métodos: Pesquisa qualitativa exploratória realizada em quatro Centros de Atenção Psicossocial de Curitiba, Paraná, Brasil. Os dados foram coletados de janeiro a março de 2015, por entrevista semiestruturada individual aplicada a 56 profissionais de Enfermagem e foram submetidos a Análise e Interpretação de Dados Qualitativos proposta por Creswell. Resultados: Os dados foram organizados em categorias temáticas: a terapêutica medicamentosa melhora a vida da pessoa com transtorno mental; consequências negativas e positivas ante a terapêutica medicamentosa; e a terapêutica medicamentosa como um dos recursos necessários ao tratamento em saúde mental. Conclusão: A equipe de enfermagem percebe o uso de medicamentos como um importante recurso terapêutico no tratamento à pessoa com transtorno mental ao minimizar os sintomas agudos do transtorno e ao possibilitar melhores condições de vida quando associados a outros recursos terapêuticos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Conocer la percepción de los enfermeros sobre la terapéutica medicamentosa a personas con trastorno mental. Métodos: Investigación cualitativa-exploratoria desarrollada en cuatro Centros de Atención Psicosocial de Curitiba, Paraná, Brasil. Los datos se recogieron de enero a marzo de 2015, mediante entrevista semiestructurada individual aplicada a 56 profesionales de Enfermería y se sometieron al Análisis e Interpretación de Datos Cualitativos propuesto por Creswell. Resultados: Los datos se organizaron en categorías temáticas: la terapéutica medicamentosa mejora la vida de la persona con trastorno mental; consecuencias negativas y positivas ante la terapéutica medicamentosa; y la terapia medicamentosa como uno de los recursos requeridos para el tratamiento en salud mental. Conclusión: El equipo de enfermería percibe la utilización de medicamentos como un importante recurso terapéutico en el tratamiento de la persona con trastorno mental al paliar los síntomas agudos del trastorno y posibilitar mejores condiciones de vida cuando asociados a otros recursos terapéuticos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To identify the perception of nursing professionals about drug therapy for people with mental disorders. Methods: An exploratory qualitative research was carried out in four Psychosocial Care Centers of Curitiba, Paraná, Brazil. Data, collected from January to March 2015 using an individual semi-structured interview applied to 56 nursing professionals, were submitted to qualitative data analysis and interpretation as proposed by Creswell. Results: The data were organized into three thematic categories: drug therapy improves the life of the person with a mental disorder; negative and positive consequences related to drug therapy; and drug therapy as one of the resources needed to treat mental health. Conclusion: Nursing staff perceive the importance of medications as a resource to treat people with mental disorders as psychotropic drugs minimize he acute symptoms of disorders and improve living conditions when associated with other therapeutic resources.
  • O impacto do processo de hospitalização para o acompanhante familiar do paciente crítico crônico internado em Unidade de Terapia Semi-Intensiva Pesquisa

    Neves, Letícia; Gondim, Andressa Alencar; Soares, Sara Costa Martins Rodrigues; Coelho, Denis Pontes; Pinheiro, Joana Angélica Marques

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Compreender o impacto do processo de hospitalização para o acompanhante familiar do paciente internado em Unidade de Terapia Semi-Intensiva (UTSI). Método: Pesquisa exploratória de natureza qualitativa realizada de abril a julho de 2016 por meio de entrevista semiestruturada aplicada acompanhantes familiares de pacientes internados na UTSI de um hospital terciário na cidade de Fortaleza. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo. Resultados: Diante da percepção dos familiares emergiram três temáticas, as quais revelam o funcionamento do acompanhante no momento da internação: emocional, familiar e comportamental. Conclusão: O familiar vivencia intenso processo de sofrimento e fragilidade emocional, havendo transformações na organização familiar. O acompanhante, enquanto cuidador, fica submetido a elevada carga de estresse, tendo que utilizar-se de recursos de enfrentamento, ficando mais evidentes a espiritualidade e as mídias sociais. O acompanhante é uma unidade do cuidado integral com o paciente internado e peça-chave no processo de humanização da saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Comprender el impacto del proceso de hospitalización para el acompañante familiar del paciente en Unidad de Terapia Semi-Intensiva (USI). Método: Investigación exploratoria y cualitativa realizada de abril a julio de 2016 por medio de entrevista semiestructurada aplicada en acompañantes familiares de pacientes internados en la USI de un hospital terciario en la ciudad de Fortaleza. Las entrevistas se sometieron al análisis de contenido. Resultados: Ante la percepción de los familiares surgieron tres temáticas, revelando el funcionamiento del acompañante: emocional, familiar y conductual. Conclusión: El familiar vive intensamente el proceso de sufrimiento y fragilidad emocional, habiendo transformaciones en la organización familiar. El acompañante, como cuidador, queda sometido a una elevada carga de estrés, teniendo que utilizar recursos de enfrentamiento, quedando más evidentes la espiritualidad y los medios sociales. El acompañante es una unidad del cuidado integral con el paciente y pieza clave en el proceso de humanización de la salud.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To understand the impact of the hospitalization process on the family companion of critical patients admitted to a Semi-Intensive Care Unit (SICU). Method: Exploratory research with a qualitative approach, conducted in the months of April to July of 2016 through a semi-structured interview applied to relatives who were accompanying patients hospitalized in an SICU of a high complexity care hospital in Fortaleza. The interviews were submitted to content analysis. Results: Three themes emerged through the perception of the family members, which reveal the companion's functioning during the hospitalization period: emotional, familiar and behavioural. Conclusion: The companion experiences an intense process of suffering and emotional fragility, causing changes in the family organization. The companion, being a caregiver, is subjected to high levels of stress, having to use coping skills, with; spirituality and social media among the most evident. The companion is an integral care unit for the hospitalized patient and a key piece in the humanization process of health.
  • Estágio Curricular Supervisionado e o desenvolvimento das competências gerenciais: a visão de egressos, graduandos e docentes Pesquisa

    Rigobello, Jorge Luiz; Bernardes, Andrea; Moura, André Almeida de; Zanetti, Ariane Cristina Barboza; Spiri, Wilza Carla; Gabriel, Carmen Silvia

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Analisar a percepção dos egressos, concluintes e docentes acerca do processo de ensino-aprendizagem do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) dos Cursos de Graduação em Enfermagem e à luz do desenvolvimento das competências gerenciais. Método: Estudo qualitativo baseado na análise de conteúdo de Mayan advindo de um questionário de perguntas objetivas e discursiva que avaliou a percepção de 87 discentes, 280 egressos e 48 docentes de duas universidades paulistas. Resultados: Emergiram quatro categorias temáticas acerca desse processo e do desenvolvimento das competências gerenciais, evidenciando: o papel fundamental do enfermeiro supervisor no ECS; a necessidade de maior presença dos docentes; quanto às competências gerenciais, os sujeitos enfatizaram liderança, gestão de recursos e desempenho das funções burocráticas como essenciais. Considerações finais: O ECS constitui um ambiente propício ao aprendizado da profissão e desenvolvimento de competências gerenciais, entretanto, faz-se necessário maior articulação entre as instituições de ensino e locais da prática do ECS.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Analizar la percepción de egresados, estudiantes de pregrado y docentes sobre el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Práctica Curricular Supervisada (ECS) de los Cursos de Grado en Enfermería según desarrollo de las competencias gerenciales. Método: Estudio cualitativo basado en análisis de contenido de Mayan derivado de cuestionario de preguntas objetivas y discursivas, evaluando la percepción de 87 alumnos, 280 egresados y 48 docentes de dos universidades paulistas. Resultados: Surgieron cuatro categorías temáticas acerca del proceso y del desarrollo de competencias gerenciales, evidenciando: el papel fundamental del enfermero supervisor en el ECS; la necesidad de mayor presencia de los docentes; respecto de las competencias gerenciales, los sujetos destacaron: liderazgo, gestión de recursos y desempeño de funciones burocráticas, como esenciales. Consideraciones finales: El ECS constituye ámbito propicio para aprender la profesión y desarrollar competencias gerenciales, aunque resulta necesaria una mayor articulación entre las instituciones de enseñanza y lugares de práctica del ECS.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: Analyze the perception of graduates, undergraduates and professors about the teaching-learning process of the Supervised Curricular Internship (SCI) of Nursing Undergraduate Courses and in light of the development of management competencies. Method: Qualitative study based on the Mayan content analysis from a questionnaire of objective and discursive questions that evaluated the perception of 87 undergraduates, 280 graduates, and 48 professors from two universities in the state of São Paulo. Results: Four thematic categories emerged from this process and the development of management skills, highlighting the fundamental role of the supervising nurse in SCI and the need for greater presence of professors. Regarding management skills, the subjects emphasized leadership, resource management and performance of bureaucratic functions as essential skills. Final considerations: SCI is an environment that favors learning the profession and developing managerial skills; however, better coordination is required between educational institutions and SCI practice sites.
  • Indicativos para melhores práticas no controle glicêmico em unidade de terapia intensiva Pesquisa

    Sousa, Tatiane Lazzarotto; Matos, Eliane; Salum, Nádia Chiodelli

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Conhecer a percepção da equipe de enfermagem quanto ao manejo do protocolo de controle glicêmico intensivo, com vistas a obter melhores práticas no controle glicêmico na Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital Universitário. Método: Estudo qualitativo, convergente assistencial, realizado em Unidade de Terapia Intensiva de um hospital universitário. Os dados foram coletados através de entrevistas e oficinas e analisados por meio da análise temática. Participaram do estudo 30 profissionais de enfermagem. Resultados: Relatam a importância do protocolo de controle glicêmico, que padroniza e guia a assistência, entretanto referem que o protocolo utilizado é confuso, difícil de entender não contemplando algumas orientações importantes. Recomendam sua reestruturação acrescentando aspectos como: valor de glicemia pretendido, espaçamento entre glicemias, dieta e outros; bem como capacitação para sua execução. Conclusão: Reconhecem as fragilidades do protocolo utilizado, reafirmam as potencialidades desse instrumento e defendem a educação permanente como fator fundamental para as melhores práticas em terapia intensiva.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Conocer la percepción del equipo de enfermería sobre el manejo del protocolo de control glicémico intensivo, con el objetivo de obtener mejores prácticas en el control glicémico en la Unidad de Terapia Intensiva de un Hospital Universitario. Método: Estudio cualitativo y convergente asistencial realizado en una Unidad de Terapia Intensiva de un hospital universitario. Los datos fueron obtenidos através de entrevistas y talleres y analizados através del análisis temático. Participaron del estudio 30 profesionales de enfermería. Resultados: Relatan la importancia del protocolo de control glicémico que estandariza y guía la asistencia. Sin embargo, refieren que el protocolo utilizado es confuso, difícil de entender y no contempla algunas orientaciones importantes. Recomiendan su reestructuración agregando aspectos como: valor de glicemía pretendido, espaciamiento entre glicemías, dieta y otros, y la capacitación para su ejecución. Conclusión: Reconocen las fragilidades del protocolo utilizado, reafirman las potencialidades de este instrumento y defienden la educación permanente como factor fundamental para mejores prácticas en terapia intensiva.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To understand the perception of the nursing team' regarding the management of the intensive glycemic control protocol in order to obtain better practices in glycemic control in the Intensive Care Unit of a University Hospital. Method: A qualitative, convergent care study carried out in an Intensive Care Unit of a university hospital. The data were collected through interviews and workshops and analyzed through thematic analysis. Thirty nursing professionals participated in the study. Results: The importance of the glycemic control protocol which standardizes and guides care was reported by the participants, however they indicated that the used protocol is confusing, difficult to understand and does not include some important guidelines. Restructuring was recommended by adding aspects such as: the desired glycemic value, spaces between glycaemia recording, diet and others; as well as training for its application. Conclusion: The participants recognized the weaknesses of the protocol, and reaffirmed the potentialities of this instrument and defended permanent education as a fundamental factor for the best practices in intensive care.
  • Erros de enfermagem no processo de medicação: análise de mídia eletrônica televisiva Pesquisa

    Souza, Verusca Soares de; Inoue, Kelly Cristina; Costa, Maria Antonia Ramos; Oliveira, João Lucas Campos de; Marcon, Sonia Silva; Matsuda, Laura Misue

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Analisar divulgações de uma mídia televisiva brasileira acerca dos erros de medicação na enfermagem. Método: Pesquisa documental pautada em reportagens audiovisuais divulgadas até dezembro/2016, pelo portal G1, submetidas à categorização do tipo de erro e Análise de Conteúdo Temática de Bardin. Resultados: Foram analisados 14 casos de erro de medicação, que totalizaram 25 reportagens. A maioria ocorreu no hospital (n=12); vitimando crianças (n=7) e idosos (n=6); com desfecho fatal (n=10). Na análise qualitativa, emergiram duas categorias temáticas: (1) Identificação do erro de medicação e Reação dos (supostos) envolvidos e (2) Reações, sentimentos e condutas frente ao erro de medicação. Conclusão e implicações para a prática: As notícias reportadas demonstram aparente culpabilização de indivíduos e não contemplam os mecanismos e processos falhos que possam ter desencadeado o erro. É preciso associar o gerenciamento de risco às discussões acadêmicas e profissionais, com maior consciência pública sobre a segurança dos pacientes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Analizar divulgaciones de un medio televisivo brasileño acerca de los errores de medicación en enfermería. Método: Investigación documental pautada en reportajes audiovisuales divulgados hasta diciembre/2016 por Portal G1, sometidas a la categorización del tipo de error y Análisis de Contenido Temático de Bardin. Resultados: Se analizaron 14 casos de errores de medicación, totalizando 25 reportajes. La mayoría ocurrió en el hospital (n=12); con niños (n=7) y personas mayores (n=6); con desenlace fatal (n=10). En el análisis cualitativo, emergieron dos temas: Identificación del error de medicación y reacción de los (supuestos) involucrados; y Reacciones, sentimientos y conductas frente al error. Conclusión e implicaciones para la práctica: Las noticias reportadas demuestran aparente culpabilización de individuos y no contemplan los mecanismos y procesos fallidos que puedan haber desencadenado el error. Es necesario asociar la gestión de riesgo a las discusiones académicas y profesionales, con mayor conciencia pública sobre la seguridad del paciente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To analyze the disclosures of a Brazilian television medium about medication errors in nursing. Methods: Documental research based on audiovisual news stories broadcast until December 2016, on the G1 portal and submitted to error type categorization and Bardin's Thematic Content Analysis. Results: A total of 14 cases of medication error were analyzed, including 25 news stories. The majority of them occurred in hospitals (n = 12); including children (n = 7) and older adults (n = 6); and leading to death (n = 10). In the qualitative analysis, two thematic categories emerged: (1) Identification of medication errors and Reaction of those (allegedly) involved and (2) Reactions, feelings and attitudes towards medication errors. Conclusion and implications for practice: The news stories show the apparent culpability of individuals and do not address the mechanisms and flawed processes that may have triggered errors. Risk management must be associated with academic and professional discussions, with greater public awareness of patient safety.
  • Ser adolescente com insuficiência renal crônica: um olhar por meio da fenomenologia existencial Pesquisa

    Souza, Marcela Astolphi de; Melo, Luciana de Lione

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Compreender as vivências de adolescentes com insuficiência renal crônica atendidos em um hospital público de ensino, no interior do Estado de São Paulo. Método: Estudo fenomenológico, fundamentado no referencial filosófico de Martin Heidegger, com seis adolescentes entrevistados pela seguinte questão: "Como é ser adolescente com insuficiência renal crônica?" Resultados: Três categorias ontológicas emergiram: sentindo-se diferente; vivenciando a insuficiência renal por meio da terapia renal substitutiva; buscando a normalidade. Conclusão: Evidenciou-se que as vivências destes adolescentes foram permeadas por comportamentos, tanto de aceitação, como de negação, ambos relacionados à insuficiência renal crônica como condição peculiar de suas vidas. Implicações para prática: Torna-se imprescindível que a enfermagem direcione um olhar mais cuidadoso aos adolescentes com insuficiência renal crônica, indo além da doença e considerando as particularidades dos adolescentes necessárias ao enfrentamento das adversidades advindas dessa experiência.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Comprender las vivencias de adolescentes con insuficiencia renal crónica atendidos en un hospital-escuela público, en el interior del Estado de São Paulo. Método: Estudio fenomenológico, fundamentado en el referencial filosófico de Martin Heidegger, con seis adolescentes entrevistados por la pregunta: "¿Cómo es ser adolescente con insuficiencia renal crónica?" Principales resultados: Tres categorías ontológicas emergieron: sintiéndose diferente; vivenciando la insuficiencia renal por medio da terapia renal substituta; buscando la normalidad. Conclusión: Se evidenció que las vivencias de estos adolescentes fueron expresadas por comportamientos, tanto de aceptación, como de negación, ambos relacionados a la insuficiencia renal crónica como condición peculiar de sus vidas. Implicaciones para la práctica: Es imprescindible que la enfermería direccione especial atención a los adolescentes con insuficiencia renal crónica, además de la enfermedad, y considerando las particularidades de los individuos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To understand adolescent's experiences with chronic renal failure disease, attended in a pubic teaching hospital at São Paulo state. Method: Phenomenological study, based on the philosophical reference of Martin Heidegger, with six adolescents interviewed by the following question: "What is it like to be an adolescent with chronic renal failure?" Results: Three ontological categories emerged: feeling different; experiencing renal insufficiency through renal replacement therapy; seeking normality. Conclusion: It was evidenced that the experiences of these adolescents were demonstrated by their behaviors of acceptance and denial, both related to chronic renal failure as a peculiar condition of their lives. Implications for practice: It is crucial that nursing directs a more careful look at adolescents with chronic renal failure, going beyond the disease and also considering the particularities of the adolescents necessary to face the adversities that arise from this experience.
  • Incertezas de mães de crianças em tratamento conservador renal Pesquisa

    Lise, Fernanda; Schwartz, Eda; Milbrath, Viviane Marten; Castelblanco, Diana Cristiano; Angelo, Margareth; Garcia, Raquel Pötter

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Conhecer as incertezas de mães de crianças em tratamento conservador renal decorrentes do processo de adoecimento do filho. Método: Estudo qualitativo, realizado com 11 mães de crianças em tratamento conservador renal em um serviço de nefrologia pediátrica da região Sul do Brasil. Para a coleta dos dados realizou-se entrevista semiestruturada e Análise de Conteúdo convencional. Resultados: Emergiram duas categorias de depoimentos: "Incertezas na doença e formas de adaptação" e "Vivendo a imprevisibilidade". As incertezas foram decorrentes da ambiguidade dos sintomas e motivos do desenvolvimento da enfermidade, falta de informação, clareza e imprevisibilidade em relação ao futuro. Conclusão e implicações para a prática: Diante de incertezas, as mães buscam a manutenção do equilíbrio emocional, porém necessitam de amparo da equipe de saúde e a Enfermagem, na atenção primária à saúde, para promover a segurança, com informações claras sobre como se dará esse processo, diminuindo os anseios em relação à imprevisibilidade da doença no futuro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Conocer las incertidumbres de madres de niños en tratamiento conservador renal debido al proceso de enfermedad del hijo. Método: Estudio cualitativo, realizado con 11 madres en un servicio de nefrología pediátrica de la región Sur de Brasil. Se realizó una entrevista semiestructurada y Análisis de Contenido convencional. Resultados: Emergieron dos categorías de testimonios: "Incertidumbres en la enfermedad y formas de adaptación" y "Viviendo la imprevisibilidad". Las incertidumbres fueron consecuencia de la ambigüedad de los síntomas y motivos del desarrollo de la enfermedad, falta de información, aclaraciones e imprevisibilidades en relación al futuro. Conclusión e implicaciones para la práctica: Las madres buscan el mantenimiento del equilibrio emocional, pero necesitan de amparo del equipo de salud y de la Enfermería, en la atención primaria a la salud, para promover la seguridad, con informaciones esclarecidas sobre cómo se dará este proceso, disminuyendo la ansiedad en relación a la imprevisibilidad de la enfermedad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To understand the uncertainties of mothers of children undergoing conservative renal treatment due to the child's illness. Method: A qualitative study was carried out with 11 mothers of children undergoing conservative renal treatment at a pediatric nephrology service in the southern region of Brazil. For the data collection, a semi-structured interview and conventional content analysis were performed. Results: Two categories of statements emerged: "Uncertainties regarding the disease and adaptation methods" and "Experiencing unpredictability". The uncertainties were due to the ambiguity of the symptoms and reasons for the development of the disease, lack of information, clarity and unpredictability in relation to the future. Conclusion and implications for practice: Faced with uncertainties, mothers seek to maintain emotional balance, but need support from the healthcare team and nursing team, in primary health care, in order to promote , assurance by giving clear information on how this process occurs, reducing anxiety regarding the unpredictability of the disease in the future.
  • Jovens universitários e o conhecimento acerca das infecções sexualmente transmissíveis Pesquisa

    Fonte, Vinícius Rodrigues Fernandes da; Spindola, Thelma; Francisco, Márcio Tadeu Ribeiro; Sodré, Carolina Passos; André, Nathália Lourdes Nepomuceno de Oliveira; Pinheiro, Carina D'Onofrio Prince

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Analisar a relação dos aspectos sociais de jovens universitários com o conhecimento acerca das formas de transmissão das infecções sexualmente transmissíveis. Método: Estudo descritivo transversal realizado em uma universidade. Os participantes foram os universitários na faixa etária de 18 a 29 anos e com matrícula ativa. Foi adotada a amostra estratificada uniforme por sexo, perfazendo um total de 384 estudantes do sexo masculino e 384 do sexo feminino. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário. Os dados foram analisados com auxílio Software Statistical Package for the Social Sciences. Resultados: Os jovens universitários possuíam conhecimento abaixo da média em relação às infecções sexualmente transmissíveis, quanto à associação com aspectos sociais os estudantes do sexo feminino, casados ou que viviam juntos, que tinham filhos e cursavam a área da saúde possuíam mais conhecimento, sendo estatisticamente significativo (p = <0.05). Conclusão: É necessário melhorar as estratégias de educação em saúde da população jovem universitária.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Analizar la relación entre los aspectos sociales de jóvenes universitarios y el conocimiento acerca de las formas de transmisión de las infecciones por transmisión sexual. Método: Estudio descriptivo transversal realizado en una universidad. Los participantes fueron los universitarios en el grupo de edad de 18 a 29 años y con matriculación activa. Se adoptó la muestra estratificada uniforme por sexo, totalizando 384 estudiantes del sexo masculino y 384 del sexo femenino. El instrumento de recolección de datos utilizado fue un cuestionario. Los datos fueron analizados con ayuda del software Statistical Package for the Social Sciences. Resultados: Los universitarios poseían conocimiento por debajo de la media con relación a las infecciones sexualmente transmisibles, en cuanto a la asociación con aspectos sociales los estudiantes del sexo femenino, casados ​​o que vivían juntos, que tenían hijos y cursaban el área de la salud poseían más conocimiento, siendo estadísticamente significativo (p = <0.05). Conclusión: Es necesario mejorar las estrategias de educación en salud de la población joven universitaria.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To analyze the relationship between the social aspects of university students and the knowledge about the transmission of Sexually Transmitted Infections. Method: A cross-sectional descriptive study carried out at a university. The participants were university students aged 18 to 29 and with active enrollment. The stratified uniform sample was adopted by sex, making a total of 384 male students and 384 female students. The instrument of data collection used was a questionnaire. Data were analyzed using Software Statistical Package for the Social Sciences. Results: Young university students had knowledge below-average regarding Sexually Transmitted Infections, as for association with social aspects, female students, married or living together, who had children and attended the health area, had more knowledge, being statistically significant (p=<0.05). Conclusion: It is necessary to improve the health education strategies of the young university population.
  • Conhecimento e atitudes sobre o Papilomavírus humano e a vacinação Pesquisa

    Silva, Priscila Mendonça Carneiro da; Silva, Izabele Maria Barbosa; Interaminense, Iris Nayara da Conceição Souza; Linhares, Francisca Márcia Pereira; Serrano, Solange Queiroga; Pontes, Cleide Maria

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Desvelar o conhecimento e atitudes de meninas, mães, professores e profissionais da saúde sobre o Papilomavírus humano e a vacinação. Método: Estudo qualitativo, realizado por meio de grupos focais, nas escolas públicas de ensino fundamental e unidades de saúde do Distrito Sanitário IV de Recife-PE, entre junho e julho de 2015. A amostra foi de seis escolares, dez adolescentes, nove mães, dez professores, 13 profissionais da saúde e sete agentes comunitários de saúde. As falas foram analisadas pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), utilizando o software Qualiquantisoft, versão 1.3c. Resultados: Dos DSC, emergiram quatro categorias: entendimento controverso sobre o HPV; transmissibilidade do vírus HPV; conhecimento adequado sobre a vacina; e educação em saúde. Considerações finais: Diferentes níveis de conhecimento - dúvidas e concepções errôneas - sobre o assunto foram desvelados. Porém, as atitudes foram favoráveis à adesão à imunização. Realidades que precisam ser problematizadas na prática educativa do enfermeiro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Desvelar conocimientos y actitudes de niñas, madres, profesores y profesionales de la salud sobre el virus del papiloma humano y la vacunación. Método: Estudio cualitativo, realizado con grupos focales, en escuelas públicas primarias y centros de salud del Distrito de Salud IV de Recife, PE, entre junio y julio de 2015. La muestra fue de seis escolares, diez adolescentes, nueve madres, diez profesores, 13 profesionales de salud y siete agentes de salud comunitarios. Los informes fueron analizados por la técnica del Discurso del Sujeto Colectivo (DSC), utilizando la versión 1.3c del software Qualiquantisoft. Resultados: Emergieron cuatro categorías: la comprensión controversia del VPH; transmisibilidad; conocimiento adecuado sobre la vacuna; educación para la salud. Conclusión: Diferentes niveles de conocimiento sobre el tema - dudas y conceptos erróneos - fueron desvelados. Sin embargo, las actitudes fueron favorables a la adhesión a la inmunización. Realidades que necesitan ser problematizadas en la práctica educativa del enfermero.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: Uncover knowledge and attitudes of girls, mothers, teachers and health professionals about human papillomavirus and vaccination. Method: A qualitative study carried out by means of focus groups in public elementary schools and health units of Sanitary District IV from Recife-PE, Brazil, between June and July 2015. The sample was six schoolchildren, ten adolescents, nine mothers, ten teachers, thirteen health professionals and seven community health agents. Speeches were analyzed with the technique of Discourse of Collective Subject (DSC), using the Qualiquantisoft, version 1.3c software. Results: Four categories emerged from the DSC: controversial understanding of HPV; transmissibility of HPV virus; adequate knowledge about the vaccine; and education in health. Final considerations: Different levels of knowledge - doubts and misconceptions - about the subject were unveiled. However, attitudes were favorable to adhesion to immunization. Realities that need to be problematized in the educational practice of nurses.
  • Brincando para continuar a ser criança e libertar-se do confinamento da hospitalização em precaução Pesquisa

    Depianti, Jéssica Renata Bastos; Melo, Luciana de Lione; Ribeiro, Circéa Amália

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Compreender o significado do brincar para a criança hospitalizada em precaução. Método: Pesquisa qualitativa, sendo o Interacionismo Simbólico o referencial teórico e a Análise Qualitativa de Conteúdo, o metodológico. Participaram oito crianças, com idade entre 5 e 10 anos. Os dados foram coletados por observação participante de atividades lúdicas desenvolvidas com a criança por uma enfermeira pesquisadora e entrevista semiestruturada mediada pelo desenho-estória com tema. Resultados: Os dados revelaram a evolução das interações entre brinquedo, pesquisadora e criança; sua pronta aceitação para envolver-se na brincadeira; a maneira como ela explora os brinquedos; o desejo de libertar-se do confinamento, o alívio do estresse, o domínio da situação e o protagonismo propiciados pelo brincar; a maneira como ela significa o hospital e a importância dela ter alguém para brincar. Considerações finais: É preciso que o enfermeiro use sua criatividade, buscando estratégias que permitam à criança brincar nesse ambiente repleto de restrições.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Comprender el significado del jugar para el niño hospitalizado bajo precaución. Método: Investigación cualitativa, siendo el Interaccionismo Simbólico el marco teórico y el Análisis Cualitativo de Contenido, el metodológico. Participaron ocho niños de entre 5 y 10 años. Datos recolectados mediante observación participante de actividades lúdicas desarrolladas con el niño por una enfermera investigadora y entrevista semiestructurada mediada por dibujo-historia con tema. Resultados: Los datos mostraron la evolución de las interacciones entre juguete, investigadora y niño; su pronta aceptación para involucrarse en el juego; la forma cómo utiliza los juguetes; el deseo de liberarse del confinamiento; el alivio del estrés, el dominio de la situación y el protagonismo propiciados por el jugar; la forma en que representa el hospital y la importancia de tener alguien con quien jugar. Consideraciones finales: El enfermero debe utilizar su creatividad, buscando estrategias que permitan al niño jugar en ese ambiente lleno de restricciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To understand the meaning of playing for the hospitalized child under precaution. Method: Qualitative research, where Symbolic Interactionism is the theoretical framework and Qualitative Content Analysis is the methodological one. It was attended by eight children aged between 5 and 10. Data were collected through participant observation of playful activities developed with the child by a nurse-researcher and semi-structured interviews mediated by story-drawing with theme. Results: Data showed the evolution of the interactions among toy, researcher and child; their rapid acceptance to get involved in playing; the way they explore the toys; the desire to free themselves from confinement; the relief of stress, the mastery of the situation and the protagonism enabled by the playing; the way they outline the hospital and the importance of having someone to play. Final considerations: Nurses should use creativity, seeking strategies that allow the child to play in this environment full of restrictions.
  • Educação Permanente em Saúde na atenção ao idoso: dificuldades e facilidades do Núcleo de Apoio à Saúde da Família Pesquisa

    Nogueira, Iara Sescon; Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivos: Analisar as dificuldades e facilidades da Educação Permanente em Saúde desenvolvida pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família na atenção ao idoso. Método: Estudo qualitativo e exploratório-descritivo, desenvolvido com 46 profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Os dados foram obtidos pela técnica de Grupo Focal e analisados por lexicografia básica utilizando o software IRaMuTeQ®, por meio da Nuvem de Palavras. O referencial teórico-analítico adotado foi a Teoria Dialógica de Freire. Resultados: As dificuldades de Educação Permanente em Saúde na atenção ao idoso são mais vivenciadas do que as facilidades, e relacionou-se a falta ou ausência de apoio, ferramentas e subsídios. Conclusão e implicações para a prática: Retratar o universo da Educação Permanente em Saúde poderá contribuir com os movimentos de reflexão, planejamento e avaliação das práticas educativas e assistenciais acerca da saúde do idoso, praticadas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivos: Analizar dificultades y facilidades de la Educación Permanente en Salud desarrollada por el Núcleo de Apoyo a la Salud de la Familia en atención al anciano. Método: Estudio cualitativo, exploratorio-descriptivo, desarrollado con 46 profesionales del Núcleo de Apoyo a la Salud de la Familia. Los datos fueron obtenidos por la técnica de Grupo Focal y analizados por lexicografía básica utilizando el software IRaMuTeQ®, por medio de Nube de Palabras. El referencial teórico-analítico adoptado fue la Teoría Dialógica de Freire. Resultados: Las dificultades son más vivenciadas que las facilidades; se relacionó la falta o ausencia de apoyo, herramientas y subsidios. Conclusión e implicaciones para la práctica: Retratar el universo de la Educación Permanente en Salud podrá contribuir en los movimientos de reflexión, planificación y evaluación de las prácticas educativas y asistenciales de salud del anciano en el Núcleo de Apoyo a la Salud de la Familia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objectives: To analyze the difficulties and facilitators of Continuing Health Education developed by the Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF - Family Health Support Centers) in elderly care. Method: A qualitative and exploratory-descriptive study was developed with 46 NASF professionals. Data were obtained with the Focus Group technique and analyzed with basic lexicography using the IRaMuTeQ® software, through Word Clouds. The theoretical-analytical framework adopted was Freire's Dialogical Theory. Results: The difficulties of Continuing Health Education in elderly care were experienced more frequently than facilitators, which were associated with lack of support, instruments and resources. Conclusion and implications for practice: Portraying Continuing Health Education can contribute to the reflection, planning and evaluation of educational practices and elderly care practiced by the NASF.
  • Risco de adoecimento e custo humano no trabalho em um hospital psiquiátrico Pesquisa

    Sousa, Kayo Henrique Jardel Feitosa; Lopes, Danilo de Paiva; Nogueira, Maria Luiza Figueiredo; Tracera, Gisele Massante Peixoto; Moraes, Katerine Gonçalves; Zeitoune, Regina Célia Gollner

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Investigar o risco de adoecimento e o custo humano no trabalho sob o ponto de vista da equipe de enfermagem de um hospital psiquiátrico. Método: Estudo transversal, realizado em um hospital psiquiátrico, com 74 trabalhadores de enfermagem. Foi aplicada a Escala de Custo Humano no Trabalho. Resultados: Na avaliação do custo humano no trabalho, o fator custo cognitivo foi avaliado como risco crítico para adoecimento do trabalhador de enfermagem, enquanto os fatores custo afetivo e custo físico demonstraram avaliação satisfatória. Os itens considerados críticos para adoecimento referiram-se a: ter controle das emoções, lidar com a agressividade dos outros, uso da visão e memória, uso contínuo e repetido das pernas e mãos. Conclusão: Os itens avaliados indicaram condições críticas para a saúde mental do trabalhador de enfermagem, revelando risco de adoecimento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Investigar los riesgo de enfermedad y el costo humano en el trabajo desde el punto de vista del equipo de enfermería de un hospital psiquiátrico. Método: Estúdio transversal, realizado en un hospital psiquiátrico, con 74 trabajadores de enfermería. Se aplicó la Escala de Costo Humano en el Trabajo. Resultados: En la evaluación del costo humano en el trabajo, el factor costo cognitivo fue evaluado como riesgo crítico para la enfermedad del trabajador de enfermería, mientras que los factores costo afectivo y costo físico demostraron una evaluación satisfactoria. Los elementos considerados críticos para la enfermedad se refirieron a: tener control de las emociones, tratar con la agresividad de los demás, el uso de la visión y la memoria y el uso continuo y repetido de las piernas y las manos. Conclusión: Los ítems evaluados revelan condiciones críticas para la salud del trabajador de enfermería en salud mental, revelando riesgo de enfermedad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To investigate the risk of illness and to the human cost at work from the point of view of the nursing team of a psychiatric hospital. Method: A cross-sectional study performed in a psychiatric hospital with 74 nursing workers. The Human Cost of Labor Scale was applied. Results: In the evaluation of the human cost at work, the cognitive cost factor was evaluated as a critical risk for the sickness of the nursing worker, while the factors affective cost and physical cost demonstrated a satisfactory evaluation. The items considered critical for illness referred to: having control of emotions, dealing with the aggressiveness of others, use of vision and memory, and repeated and repeated use of the legs and hands. Conclusion: The evaluated items reveal conditions critical to the health of the nursing worker in mental health, revealing risk of illness.
  • Avaliação dos atributos da atenção primária à saúde: criança e adolescente vivendo com HIV Pesquisa

    Antunes, Bibiana Sales; Padoin, Stela Maris de Mello; Paula, Cristiane Cardoso de

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivos: Avaliar os atributos derivados de Atenção Primária à Saúde (APS) com foco nas crianças e adolescentes vivendo com HIV, na experiência de profissionais, comparando unidades do modelo tradicional (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF). Método: Pesquisa transversal em que foram entrevistados 524 profissionais de 25 municípios do Rio Grande do Sul, Brasil. Foi utilizado o instrumento PCATool-Brasil entre março-agosto de 2014. Resultados: O escore derivado atribuído às ESF foi maior (7,8) do que o atribuído às UBS (6,8). Contribuíram com o alto escore as variáveis: a visita domiciliar, a formação profissional e o vínculo empregatício, essa última atuando independentemente das demais. Conclusão: A avaliação dos atributos derivados demonstra a interação com os usuários e a comunidade e o potencial da APS para atender essas crianças e adolescentes, sendo que a visita domiciliar qualifica a prática.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivos: Evaluar los atributos derivados de la Atención Primaria a la salud (APS) con enfoque en niños y adolescentes que viven con VIH, en la perspectiva de los profesionales de salud, comparando las unidades de modelo tradicional (UBS) y la Estrategia de Salud de la Familia (ESF). Método: Estudio transversal. Participaron 524 profesionales de 25 municipios de Rio Grande do Sul, Brasil. Se utilizó el instrumento PCATool-Brasil, entre marzo y agosto de 2014. Resultados: La puntuación derivada de APS atribuido a ESF (7,8) fue mayor que la atribuida a UBS (6,8). Los puntajes más altos contribuyeron a la visita domiciliaria, la calificación profesional y el vínculo laboral, este último actuando independientemente de los demás. Conclusión: La evaluación de atributos derivados demuestra la interacción con los usuarios y la comunidad y el potencial de APS para atender a estos niños y adolescentes, siendo que la visita al domicilio califica la práctica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objectives: To evaluate the attributes derived from Primary Health Care (PHC) focusing on children and adolescents living with HIV, in the experience of health professionals, comparing traditional units (BHU) and Family Health Strategy (FHS). Method: Cross-sectional research in which 524 professionals from 25 cities of Rio Grande do Sul, Brazil were interviewed. The Primary Care Assessment Tool Brazil was used from March through August 2014. Results: The PHC score attributed to FHS (7.8) was higher than that attributed to BHU (6.8). The higher scores contributed to the home visit, the professional qualification and the employment bond, the latter acting independently of the others. Conclusion: The satisfactory evaluation of the derived attributes approves the interaction with users and community and the potential of PHC to attend these children and adolescents, and the home visit qualifies the practice.
  • Fatores associados ao sobrepeso e à obesidade infantil na Espanha de acordo com o último inquérito nacional de saúde (2011) Research

    Ajejas Bazán, Maria Julia; Sellán Soto, Maria del Carmen; Vázquez Sellán, Antonio; Díaz Martínez, Maria Luisa; Domínguez Fernández, Silvia

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Descrever os fatores associados com sobrepeso/obesidade na Espanha, segundo dados da última Pesquisa Nacional de Saúde (2011). Método: Estudo descritivo transversal com 3.752 crianças de 2 a 15 anos (meninos=2007; meninas=1.745). Principais variáveis: excesso de peso; obesidade; sexo; nível de escolaridade do chefe da família; renda mensal; horas de sono; exercício; horas de utilização da televisão e/ou computador; desjejum diário; percepção de obesidade dos pais. O diagnóstico baseou-se em padrões de crescimento da OMS, sendo o excesso de peso +1DP e a obesidade +2DP. Resultados: Meninos mais obesos que meninas. Crianças cujos pais tinham menos anos de estudo, aquelas que não praticam atividade física e cujos pais possuíam uma renda menor de 900 € mensal mostraram maior percentual de obesidade. Conclusão: Menor nível de escolaridade e baixa renda contribuem mais para a obesidade. Dormir as horas recomendadas e fazer algum tipo de atividade física reduz a obesidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Describir los factores asociados al sobrepeso/obesidad en España según datos de la última Encuesta Nacional de Salud (2011). Métodos: Estudio descriptivo transversal en población infantil de 2 a 15 años. Participaron 3752 individuos (niños n=2007 y niñas n=1745). Muestreo aleatorio polietápico estratificado. Principales variables: sobrepeso; obesidad; sexo; nivel de estudios del progenitor; ingresos mensuales; horas de sueño; ejercicio físico; horas de uso de televisión y/u ordenador; desayuno diario; percepción ponderal de los progenitores. Los criterios diagnósticos fueron los estándares de OMS, definiéndose sobrepeso con +1SD y obesidad, +2SD. Resultados: Niños más obesos que niñas. Niños/as cuyos progenitores presentaban un nivel de estudios bajo, niños/as que no hicieron ningún ejercicio y cuyos progenitores ganaron menos que 900€ mensuales presentaron un mayor sobrepeso/obesidad. Conclusión: Niños/as con progenitores con bajo nivel de estudios y de ingresos presentaron mayor obesidad. Dormir las horas recomendadas y hacer actividad física disminuye la obesidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To describe the factors associated with overweight/obesity in Spain according to the latest National Health Survey (2011). Method: Descriptive cross-sectional study with 3,752 children aged 2 to 15 years (boys=2,007; girls=1,745). Main variables: overweight; obesity; gender; level of education of the head of the family; monthly income; hours of sleep; physical exercise; hours of TV and/or computer use; daily breakfast; parents' weight perception. Diagnostic criterion was based on WHO growth patterns, defined overweight with +1SD and obesity, +2SD. Results: Boys more obese than girls. Children whose parents had a lower level of education, those who did not practice physical activity and whose parents had an income of less than 900€ per month showed a higher percentage of overweight/obesity. Conclusions: Children whose parents had a lower education and monthly income presented a higher percentage of obesity. Sleeping the recommended hours and doing some type of physical activity reduces obesity.
  • Cuidado ético do outro: contribuições de Edith Stein e Max Scheler Reflexão

    Alves, Valdecyr Herdy; Barea, Rudimar; Werneck, Vera Rudge; Grzibowski, Silvestre; Rodrigues, Diego Pereira; Silva, Luana Asturiano da

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Analisar a empatia de Edith Stein e a simpatia de Max Scheler para um cuidado ético do outro. Método: Estudo reflexivo, filosófico ancorado nos pensamentos da filósofa Edith Stein, com relação à empatia para o cuidado da pessoa humana, e do mesmo modo, do filósofo Max Scheler acerca da simpatia. Pretende convergir os pensamentos dos pensadores com o intuito de apresentar a importância do cuidado com a pessoa. Resultados: A empatia de Stein leva o ser humano a perceber as vivências alheias e a necessidade do cuidado ético do outro; Scheler, em relação à simpatia, traz o amor como base para o cuidado ético, essencial nessa relação com o outro. Conclusão: A vida e o cuidado tornam-se necessários para as relações humanas e assim, de acordo com as filosofias de Stein e Scheler, cada pessoa é convidada a perceber o outro como ser humano.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Analizar la empatía de Edith Stein y la simpatía de Max Scheler para una ética de la atención del otro. Método: Estudio reflexivo, filosófico anclado en los pensamientos de la filósofa Edith Stein, con relación a la empatía para el cuidado de la persona humana, y del mismo modo, del filósofo Max Scheler acerca de la simpatía. Pretende converger los pensamientos de los pensadores con el propósito de presentar la importancia del cuidado con la persona. Resultados: La empatía de Stein lleva al ser humano a percibir las vivencias ajenas y la necesidad de la ética de la atención del otro; Scheler, en relación a la simpatía, trae el amor como base para la ética de la atención, esencial en esa relación con el otro. Conclusión: La vida y el cuidado se hacen necesarios para las relaciones humanas y así, de acuerdo con las filosofías de Stein y Scheler, cada persona es invitada a percibir al otro como ser humano.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To analyze the empathy of Edith Stein and the sympathy of Max Scheler for an ethical care of the other. Method: A reflexive, philosophical study anchored in the philosopher Edith Stein's thoughts about empathy for the care of the human person, and likewise of the philosopher Max Scheler on sympathy. It intends to converge the thoughts of the thinkers with the intention of presenting the importance of the care with the person. Results: Stein's empathy leads the human being to perceive the experiences of others and the need for the ethical care of the other; Scheler, in relation to sympathy, brings love as the basis for the ethical care, essential in this relationship with the other. Conclusion: Life and care are become necessary for human relationships, and thus, according to Stein and Scheler's philosophies, each person is invited to perceive the other as a human being.
  • Fundamentos da Ciência da Implementação: um curso intensivo sobre um emergente campo de pesquisa Relato De Experiência

    Zepeda, Karen Gisela Moraes; Silva, Marcelle Miranda da; Silva, Ítalo Rodolfo; Redko, Cristina; Gimbel, Sarah

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivos: Relatar a participação no Curso Intensivo sobre Fundamentos da Ciência da Implementação (CI) em Saúde Global e apresentar o escopo teórico dos métodos da CI e as potenciais perspectivas de aplicabilidade para melhoria da saúde global. Método: Relato de experiência sobre a participação no curso, promovido pela University of Washington, EUA, setembro de 2017. Resultados: O curso apresentou metodologias da CI e estudos de caso selecionados, focalizando oportunidades e desafios na aplicação da CI na prática. Conclusão: A CI oferece ferramentas para seleção de material cientifico publicado e sua utilização por meio de planos, programas, projetos de intervenção, modelos e protocolos que assumam diminuir incongruências e alavancar resultados em larga escala na ciência da saúde. Implicações para a prática: Equipes multidisciplinares podem se beneficiar do treinamento em CI, para contemplar de forma conexa as lacunas condizentes com o progresso nas ciências da saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivos: Relatar la participación en el Curso Intensivo sobre Fundamentos de la Ciencia de la Implementación (CI) en Salud Global y presentar la programación teórica de los métodos CI y potenciales perspectivas de aplicabilidad para la mejoría de la salud global. Método: Relato de experiencia sobre el curso, propuesto por la University of Washington, EE.UU., 2017. Resultados: El curso presentó metodologías de la CI y estudios de caso, enfocando oportunidades y desafíos en su aplicación en la práctica. Conclusión: La CI ofrece herramientas para la selección de material científico y su utilización a través de planes, proyectos de intervención y protocolos, que asumen disminuir incongruencias y aprovechar resultados en la ciencia de la salud. Implicaciones para la práctica: Equipos multidisciplinarios pueden beneficiarse del entrenamiento en CI para contemplar de forma conexa las lagunas que concuerdan con el progreso en las ciencias de la salud.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: Report the participation in the Intensive Course on Fundamentals of Implementation Science (IS) in Global Health and present the theoretical scope of IS methods and the potential applicability perspectives for improving global health. Method: Experience report on participation in the course, promoted by the University of Washington, USA, September, 2017. Results: The course introduced IS methodologies and selected case studies, focusing on opportunities and challenges in applying IS in practice. Conclusion: The IS offers tools for the selection of published scientific material and its use through plans, programs, intervention projects, models and protocols that assume diminishing inconsistencies and leverage results on a large scale in health science. Implications for practice: Multidisciplinary teams can benefit from IS training to address in a related way the gaps consistent with progress in the health sciences.
  • Comunicação no handoff na terapia intensiva: nexos com a segurança do paciente Revisão

    Santos, Grazielle Rezende da Silva dos; Campos, Juliana Faria; Silva, Rafael Celestino da

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Levantar as evidências científicas sobre a prática do handoff na unidade de terapia intensiva quanto à segurança da comunicação entre os membros da equipe sobre o paciente hospitalizado. Método: Revisão integrativa, nas bases Medline, PubMed, Cinahl e Scopus, com os descritores patient handoff, communication, patient safety, critical care, health communication e intensive care unit. Adotou-se como critérios: texto completo, português/inglês, últimos dez anos, nível de evidência acima de IV e alinhamento à questão de pesquisa. Quinze artigos foram submetidos a um instrumento estruturado e análise. Resultados: Evidenciam-se informações ausentes, incompletas ou erradas no handoff, causadas pela falta de padronização e de preparo dessa atividade, gerando procedimentos atrasados, errados ou não realizados. O uso de instrumentos reduz a quantidade de informação omitida, conversas paralelas e erros, melhorando a satisfação da equipe. Considerações finais: É preciso promover a comunicação segura no handoff, implementando práticas que garantam a continuidade da assistência.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Relevar las evidencias científicas sobre la práctica de handoff con respecto a la seguridad de la comunicación sobre el paciente hospitalizado de miembros del equipo de Unidad de Terapia Intensiva. Método: Revisión integrativa en las bases Medline, Pubmed, Cinahl y Scopus, con los descriptores: patient handoff, communication, patient safety, critical care, health communication e intensive care unit. Los criterios adoptados fueron: texto completo, portugués/inglés, últimos diez años, nivel de evidencia encima de IV y conformidad con la temática investigada. Quince artículos fueron sometidos a un instrumento estructurado y análisis. Resultados: Existen informaciones ausentes, incompletas o incorrectas en el handoff, causadas por la falta de estandarización y preparo para esta actividad, generando procedimientos atrasados, incorrectos o no realizados. El uso de herramientas reduce la cantidad de informaciones omitidas, conversas paralelas y errores, mejorando la satisfacción del equipo. Consideraciones finales: Hace necesario promover la comunicación segura en el handoff, con prácticas que garanticen la continuidad de atención.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To gather scientific evidence about ICU handoff practices and their implications on the safety of communication among team members about hospitalized patients. Method: This was an integrative review conducted in the Medline, PubMed, Cinahl and Scopus databases with the descriptors patient handoff, communication, patient safety, critical care, health communication and intensive care unit. The adopted criteria were: full text, in Portuguese or English, in the last 10 years, with level of evidence over IV and compliance to the study question. Fifteen articles were submitted to a structured tool and analysis. Results: There is evidence of incompleteness, absence or errors in handoff information, caused by the lack of standardization and preparation for this activity, generating delayed, incorrect or non-performed procedures. The use of tools reduces the amount of omitted information, side talks, and errors, improving team satisfaction. Final considerations: It is necessary to promote safe communication in handoff, implementing practices that ensure care continuity.
Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com