Acessibilidade / Reportar erro
Escola Anna Nery, Volume: 22, Número: 3, Publicado: 2018
  • O percurso educativo dialógico como estratégia de cuidado em sexualidade com idosas Pesquisa

    Rodrigues, Daysi Mara Murio Ribeiro; Labegalini, Célia Maria Gomes; Higarashi, Ieda Harumi; Heidemann, Ivonete Teresinha Schülter Buss; Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Desvelar o conhecimento crítico mediado por um percurso cuidativo-educativo dialógico em sexualidade com mulheres idosas. Método: Estudo qualitativo e participativo, delineado na abordagem de pesquisa-ação educativa, para isso ancorou-se no Itinerário de Pesquisa de Freire. Participaram do estudo 15 idosas integrantes de um grupo de socialização. Seguiram-se os preceitos éticos vigentes. Resultados: Evidenciou-se que as mulheres deste estudo possuíam dificuldade em conceituar sexualidade, reduzindo o conceito a sexo. Além de divergir a sexualidade para homens e mulheres, e configurá-la como prática da juventude. Conclusão e implicações para a prática: A atividade educativa dialógica mostrou-se como importante ferramenta de cuidado, pois permitiu desatar as amarras do preconceito relativo à sexualidade no envelhecimento, promover a saúde das idosas e demostrar novas formas de cuidar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Revelar el conocimiento crítico mediado por una trayectoria cuidativa-educativa en sexualidad con mujeres mayores. Método: Estudio cualitativo y participativo, projetado en el enfoque de investigación acción-educativa, pues se ancla en el itinerario de investigación de Freire. Participaron de los estudios 15 ancianas integrantes de un grupo de socialización. Siguieron los preceptos éticos. Resultados: Las mujeres de este estudio tuvieron dificultad para conceptualizar la sexualidad, reduciendo el concepto al sexo. Además de divergir la sexualidad para hombres y mujeres, y configurarla como una práctica de la juventud. Conclusión e implicaciones para la práctica: La actividad educativa dialógica se mostró como importante herramienta de cuidado, pues permitió desatar las cadenas de los prejuicios sobre la sexualidad en el envejecimiento, promover la salud de ancianos y demostrar nuevas formas de cuidar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: Unveiling the critical knowledge mediated by a care-educational dialogic pathway in sexuality with elderly women. Method: Qualitative and participatory study, outlined in educational action research approach, for which it was anchored in the Paulo Freire's Research Itinerary. 15 elderly women from a group of socialization participated in the study. Three ethical precepts were followed. Results: It was evident that the women of this study had difficulty in conceptualizing sexuality, reducing the concept to sex. In addition to diverging sexuality for men and women and configuring it as a practice of the youth. Conclusion and implications for practice: Dialogic educational activity proved to be an important care tool, since it allowed the unleashing of prejudice concerning sexuality in Aging, promoting elderly health and showing new ways of care.
  • Uso do aplicativo Whatsapp no acompanhamento em saúde de pessoas com HIV: uma análise temática Pesquisa

    Lima, Ivana Cristina Vieira de; Galvão, Marli Teresinha Gimeniz; Pedrosa, Samyla Citó; Cunha, Gilmara Holanda da; Costa, Ana Karoline Bastos

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Analisar depoimentos de pessoas com HIV durante um acompanhamento em saúde, a partir do aplicativo WhatsApp®. Métodos: Pesquisa descritiva, abordagem qualitativa realizada com 26 pessoas com HIV acompanhadas em dois serviços de atenção especializada em HIV/Aids de Fortaleza, Ceará. Os dados foram coletados no período de setembro de 2016 a fevereiro de 2017, por meio de depoimentos de participantes durante o acompanhamento online, analisados a partir da análise de conteúdo temática. Resultados: Emergiram as seguintes categorias: dificuldades com o tratamento medicamentoso; atraso ou perda da dose do antirretroviral; efeitos colaterais; associação entre antirretroviral e bebida alcoólica; uso de suplementos alimentares e medicamentos; alterações emocionais; hábitos de vida; direitos sociais; sintomas físicos; enfrentamento e engajamento com o tratamento. Conclusão: O acompanhamento em saúde a partir do WhatsApp® promoveu a acessibilidade do paciente ao profissional de saúde, fornecendo uma via de comunicação aberta e imediata.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Analizar testimonios de personas con VIH durante un seguimiento en salud utilizando la aplicación WhatsApp®. Métodos: Investigación descriptiva, de abordaje cualitativo, realizada con 26 personas con VIH atendidas en dos servicios de atención especializada en VIH/SIDA de Fortaleza, Ceará. Datos recolectados durante el período entre setiembre de 2016 y febrero de 2017, a través de testimonios de participantes durante el seguimiento online, estudiados mediante análisis de contenido temático. Resultados: Surgieron las siguientes categorías: dificultades con el tratamiento farmacológico; retraso o pérdida de la dosis del antirretroviral; efectos colaterales; asociación entre antirretroviral y bebidas alcohólicas; uso de suplementos alimentarios y medicamentos; alteraciones emocionales; hábitos de vida; derechos sociales; síntomas físicos; enfrentamiento y adhesión al tratamiento. Conclusión: El seguimiento en salud a partir del WhatsApp® facilitó la accesibilidad del paciente al profesional de salud, ofreciendo una vía de comunicación abierta e inmediata.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To investigate the statements of people living with HIV during a health follow-up through the WhatsApp® application. Methods: A descriptive study, using a qualitative approach, was conducted with 26 people accompanied by two specialized care services for HIV/AIDS in Fortaleza, Ceará. Data were collected from September 2016 to February 2017, with participants' statements given during the online follow-up and submitted to thematic content analysis. Results: The following categories emerged: difficulties with treatment, antiretroviral dose delayed or missed, side effects, association between antiretroviral drugs and alcohol, use of dietary supplements and medicines, emotional changes, life habits, social rights, physical symptoms, and coping with and committing to with treatment. Conclusion: Follow-up over WhatsApp® improved access to health professionals, by providing an open and immediate communication channel.
  • Construção e validação de jogo educativo para gestantes Pesquisa

    D'Avila, Carla Gisele; Puggina, Ana Claudia; Fernandes, Rosa Aurea Quintella

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivos: Elaborar jogo educativo para orientação de gestantes sobre seus direitos e as boas práticas no processo de parir e validar o conteúdo das informações textuais e imagens do jogo com a colaboração de juízes. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica, quantitativa. A validação do conteúdo foi realizada por 10 juízes. Resultados: O jogo foi nomeado "Boas Práticas no Parto". Das 44 cartas, apenas duas foram questionadas e não atingiram os 90% de concordância, a imagem da carta de número 2 (p = 0,01) e o conteúdo da carta número 9 (p = 0,01). Conclusão: A construção e validação do conteúdo do jogo mostrou-se adequada e viável para a orientação e preparo de gestantes sobre as boas práticas na assistência ao processo de parir.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivos: Elaborar juego educativo para orientación de embarazadas sobre sus derechos y las buenas prácticas en el proceso de parir y validar lo contenido de las informaciones textuales e imágenes del juego con la colaboración de jueces. Método: Se trata de una investigación metodológica, cuantitativa. La validación del contenido fue realizada por 10 jueces. Resultados: De las 44 cartas, sólo dos fueron cuestionadas y no alcanzaron los 90% de concordancia, la imagen de la carta de número 2 (p = 0,01) y el contenido de la carta número 9 (p = 0,01). Conclusión: La construcción y validación del contenido del juego se mostró adecuada y viable para la orientación y preparo de embarazadas sobre las buenas prácticas en la asistencia al proceso de parir.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objectives: To design an educational game for the guidance of pregnant women regarding their rights and good practices in the birth process and to validate the content of the textual information and images of the game with the collaboration of judges. Method: This was a methodological, quantitative study. The validation of the content was carried out by 10 judges. Results: Of the 44 cards, only two were questioned and did not achieve 90% agreement, the image of card number 2 (p = 0.01) and the content of card number 9 (p = 0.01). Conclusion: The construction and validation of the content of the game proved to be adequate and feasible for guiding and preparing pregnant women regarding good care practices in the birth process.
  • Avaliação da intensidade e desconforto da sede perioperatória Pesquisa

    Pierotti, Isadora; Fracarolli, Isabela Fernanda Larios; Fonseca, Lígia Fahl; Aroni, Patrícia

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Avaliar a intensidade e o desconforto da sede perioperatória e fatores associados durante a recuperação anestésica. Método: Estudo quantitativo, transversal, descritivo. Resultados: Dos 203 participantes, 182 (89,6%) sentiram sede. A intensidade média da sede foi 6,9, avaliada em escala numérica analógica e a de seus desconfortos, 7,3, em escala de 0 a 14. Todos os atributos avaliados pela escala foram citados: boca seca e vontade de beber água (87,3%), lábios ressecados (79,1%), língua grossa (43,4%), saliva grossa (56,5%), garganta seca (75,2%), gosto ruim na boca (63,1%). Houve correlação positiva entre intensidade da sede e pontuação dos desconfortos avaliados pela escala (Spearman=0,474/p=<0,05). Não houve correlação entre idade, tempo de jejum e utilização de opioides com intensidade de sede e seus desconfortos. Conclusão e implicação para a prática: Desconfortos advindos dos atributos da sede são evidenciados à medida que a intensidade da sede aumenta.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Evaluar intensidad e incomodidad de la sed perioperatoria y los factores asociados durante la recuperación anestésica. Método: Estudio cuantitativo, transversal, descriptivo. Resultados: De los 203 participantes, 182 (89,6%) sintieron sed. La intensidad media de la sed fue 6,9, evaluada en escala numérica analógica; sus incomodidades, 7,3, en escala de 0 a 14. Todos los atributos evaluados fueron citados: boca seca y ganas de beber agua (87,3%), labios resecados (79,1%), lengua gruesa (43,4%), saliva gruesa (56,5%), garganta seca (75,2%), gusto malo en la boca (63,1%). Se observó correlación positiva entre intensidad de la sed y puntuación de las molestias evaluadas por la escala (Spearman=0,474/p=<0,05). No hubo correlación entre edad, tiempo de ayuno y utilización de opioides con intensidad de sed y sus incomodidades. Conclusión e implicación para la práctica: Incomodidad proveniente de los atributos de la sed se evidencia a medida que la intensidad de la sed aumenta.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To evaluate the intensity and discomfort of perioperative thirst and related factors during anesthesia recovery. Method: This is a quantitative, cross-sectional, descriptive study. Results: Of the 203 participants, 182 (89.6%) reported they were thirsty. The mean intensity of thirst was 6.9 measured using a verbal numerical scale of 0 to 10 and discomfort was 7.3 on a scale of 0 to 14. All attributes evaluated by the scale were cited including dry mouth and desire to drink water (87.3%), dry lips (79.1%), thick tongue feeling (43.4%), thick saliva (56.5%), dry throat (75.2%) and bad taste in the mouth (63.1%). There was a positive correlation between the intensity of thirst and discomfort assessed by the scale (Spearman coefficient: 0.474; p-value: <0.05). No correlation was found between age, length of fasting and use of opioids with the intensity of thirst and discomfort. Conclusion and implication in the clinical practice: Discomfort arising from the attributes of thirst is evidenced as the intensity of thirst increases.
  • Escala interativa de amamentação: proposição baseada na teoria de médio alcance de enfermagem Pesquisa

    Souza, Cristiane Oliveira Nascimento de; Ruchdeschel, Thais; Resende, Fabiola Zanetti; Leite, Franciéle Marabotti Costa; Brandão, Marcos Antônio Gomes; Primo, Cândida Caniçali

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Propor um instrumento para avaliação da interação dinâmica entre mãe-filho-ambiente na amamentação, orientado pela Teoria Interativa de Amamentação. Método: Estudo metodológico que realizou uma revisão de literatura para identificar os tipos de escalas disponíveis e, elencou o modelo de Pasquali e a escala likert de cinco pontos como direcionamento do processo de construção da Escala Interativa de Amamentação. Resultados: A escala é composta por 58 itens e as opções de resposta variam de 1 a 5, onde 1 significa "Nunca"; 2 "Raramente"; 3 "Às vezes"; 4 "Frequentemente" e 5 "Sempre". O somatório das pontuações dos itens varia de 58 a 290; quanto maior a pontuação, maior será a interação mãe-filho-ambiente. Conclusão: A escala poderá direcionar a prática clínica, no puerpério e puericultura, contribuindo para que enfermeiros e outros profissionais da área materno-infantil avaliem os fatores que influenciam na interação dinâmica de mãe-filho-ambiente na amamentação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Proponer un instrumento para evaluar la interacción dinámica entre madre-niño-ambiente en la lactancia materna, guiado por la Teoría Interactiva de la Lactancia Materna. Método: Estudio metodológico que realizó una revisión de la literatura para identificar los tipos de escalas disponibles y listó el modelo de Pasquali y la escala de likert de cinco puntos como guía para el proceso de construcción de la Escala Interactiva de la Lactancia Materna. Resultados: La escala consiste en 58 elementos y las opciones de respuesta van de 1 a 5, donde 1 significa nunca, 2 raramente, 3 a veces, 4 a menudo, y 5 siempre. La suma de las puntuaciones de los elementos fluctúa entre 58 y 290, mientras mayor sea la puntuación, mayor será la interacción madre-niño-ambiente. Conclusión: La escala puede direcionar la práctica clínica em el puerperio y puericultura, ayudando a las enfermeras y otros professionales del área materno-infantil a evaluar los factores que influyen en la dinámica interacción madre-niño-ambiente en la lactancia materna.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To propose a tool to evaluate the dynamic interaction between mother-child-environment in breastfeeding, guided by the Interactive Theory of Breastfeeding. Method: A methodological study that carried out a review of the literature to identify the types of scales available and listed the Pasquali's model and the five-point Likert scale as a guide for the construction process of the Interactive Breastfeeding Scale. Results: The scale consists of 58 items and the response options range from 1 to 5, where 1 means Never, 2 Rarely, 3 Sometimes, 4 Often, and 5 Always. The sum of the item scores ranges from 58 to 290, the higher the score, the greater the mother-child-environment interaction. Conclusion: The scale may direct clinical practice in the puerperium and puericulture, helping nurses and other professionals in the maternal-infant area to evaluate the factors that influence the dynamic of mother-child-environment interaction in breastfeeding.
  • O emprego das tecnologias leves no cuidado ao hipertenso na Estratégia Saúde da Família Pesquisa

    Torres, Geanne Maria Costa; Figueiredo, Inês Dolores Teles; Cândido, José Auricélio Bernardo; Morais, Ana Patrícia Pereira; Almeida, Maria Irismar de

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Analisar o emprego das tecnologias leves no cuidado ao hipertenso na Estratégia Saúde da Família. Método: Descritivo com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 14 hipertensos e dois profissionais de uma equipe de Saúde da Família em um município do interior do estado do Ceará, Brasil, em 2016. Os dados foram coletados por um checklist para observação sistemática não participante, subsidiados por um diário de campo, tratados pela Análise de Conteúdo Temática. Resultados: As categorias construídas foram: Tecnologias relacionais no cuidado ao hipertenso na ESF e processo de comunicação entre profissional de saúde-hipertenso na ESF. Nas práticas do cuidado, permeiam as tecnologias leves, as relações; leves-duras, o conhecimento técnico; e duras, os recursos materiais, e a comunicação verbal predomina nas relações interpessoais, em detrimentos dos sinais não verbais. Conclusão: Urge a necessidade de fortalecer as habilidades de comunicação e as tecnologias leves para ressignificar a produção do cuidado em saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Analizar el empleo de las tecnologías leves en el cuidado al hipertenso en la Estrategia Salud de la Familia. Método: Estudio descriptivo con enfoque cualitativo. Participaron 14 hipertensos y dos profesionales de un equipo de Salud de la Familia en un Municipio del interior del Estado de Ceará, Brasil, 2016. Los datos fueron recolectados por checklist para observación sistemática no participante y diario de campo, tratados por el Análisis de Contenido Temático. Resultados: Emergieron las categorías: Tecnologías relacionales en el cuidado al hipertenso en la ESF y proceso de comunicación entre profesional-hipertenso en la ESF. En las prácticas del cuidado impregna las tecnologías leves, relaciones; leve-duras, conocimiento técnico; y duras, recursos materiales y la comunicación verbal predominan en las relaciones interpersonales, en detrimento del lenguaje no verbal. Conclusión: Es necesario fortalecer las habilidades de comunicación y las tecnologías leves para re-significar la producción de la atención en la salud.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To analyze the use of soft technologies in the care of hypertensive patients in the Family Health Strategy. Method: Descriptive study with qualitative approach. A total of 14 hypertensives and 2 professionals from a Family Health team in a municipality in the interior of the state of Ceará, Brazil, participated in the study in 2016. Data were collected through a checklist for non-participant systematic observation, subsidized by a field diary, being treated by the Thematic Content Analysis. Results: The categories constructed were: Relational technologies in the care of the hypertensive in the FHS and communication process between health-hypertensive professional in the FHS. In care practices permeate soft technologies, relationships; soft-hard, technical knowledge; and hard, the material resources, and verbal communication predominates in interpersonal relationships, to the detriment of nonverbal signals. Conclusion: There is a need to strengthen communication skills and soft technologies to re-signify the production of health care.
  • Tradução e adaptação cultural de instrumentos de coleta de dados sobre construção de gênero na infância Pesquisa

    Torres Esperón, Julia Maricela; Cabral, Ivone Evangelista; Leal, Roberto José; Rodrigues, Elisa da Conceição; Christoffel, Marialda Moreira; Moraes, Juliana Rezende Montenegro Medeiros de

    Resumo em Português:

    Resumo Estudos sobre gênero na infância implicam no uso de instrumentos que, se elaborados em outro país, precisam ser traduzidos e culturalmente adaptados para o português brasileiro. Objetivo: Traduzir e adaptar as versões cubanas da Encuesta de constatación y reflexión del sexismo en el ámbito escolar e do Cuestionário auto-administrado de constatación y reflexión del sexismo en el ámbito escolar. Método: Estudo metodológico qualitativo, desenvolvido com 37 experts (15 professoras de ensino fundamental e 22 de saúde da criança) do Brasil (Rio de Janeiro, Macaé, Itajaí, Porto Alegre) e Cuba (Havana). Resultados: Modificou-se nove questões originais desses instrumentos, adaptando-as à língua, cultura e ensino brasileiro. Foi preciso separar os instrumentos em duas partes (sala de aula e recreio) para facilitar sua aplicação. Conclusão: As mudanças melhoraram a profundidade, consistência das observações por diferentes observadores e introduziram mais especificidades às versões para aplicação futura em pesquisas de enfermagem e educação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los estudios sobre el género en la infancia implican el uso de instrumentos que, si se producen en otro país, deben ser traducidos y culturalmente adaptados para el portugués brasileño. Objetivo: Traducir y adaptar las versiones cubanas de la Encuesta de constatación y reflexión del sexismo en el ámbito escolar y del Cuestionario auto-administrado de constatación y reflexión del sexismo en el ámbito escolar. Método: Estudio metodológico cualitativo desarrollado con 37 expertos (15 profesoras de enseñanza fundamental y 22 profesionales de salud del niño) de Brasil (Rio de Janeiro, Macaé, Itajaí, Porto Alegre) y Cuba (Habana). Resultados: Se modificaron nueve cuestiones originales de esos instrumentos, adaptándolas a la lengua, cultura y enseñanza brasileña. Los instrumentos se separaron en do partes (aula y recreo) para facilitar la aplicación. Conclusión: Los cambios mejoraron la profundidad y consistencia de las observaciones por diferentes observadores e introdujeron más especificidades a las versiones para aplicaciones en futuras investigaciones de enfermería y educación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Gender studies on childhood imply the use of tools that, if elaborated in another country, they need to be translated and culturally adapted to Brazilian Portuguese. Objectives: To translate and adapt Cuban Spanish versions of the Encuesta de constatación y reflexión del sexismo en el ámbito escolar, and the Cuestionário auto-administrado de constatación y reflexión del sexismo en el ámbito escolar. Method: A qualitative and methodological study was developed with 37 experts (15 teachers of elementary school and 22 healthcare professionals on child health) from the Brazilian cities (Rio de Janeiro, Macaé, Itajaí, Porto Alegre) and Cuban (Habana). Results: Nine original questions of original tools were modified and adapted to the language, culture and elementary Brazilian education system. It was necessary to split the first tool into two separate parts (classroom and break) for facilitating its application by observers. Conclusion: Changes improved the deepness, consistency of observations among observers and introduced more specificity to final versions of tools for further applications on nursing and education studies.
  • Uso da simulação clínica para aprimorar o raciocínio diagnóstico na enfermagem Pesquisa

    Jerônimo, Ingrid Régia Lopes; Campos, Juliana Faria; Peixoto, Mauricio Abreu Pinto; Brandão, Marcos Antônio Gomes

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivos: Propor uma metodologia de construção de cenários e casos simulados para aprimorar o raciocínio diagnóstico de enfermagem. Métodos: Estudo metodológico com bases teóricas e conceituais da Teoria do Duplo Processamento para construir casos e cenários de simulação clínica para o raciocínio diagnóstico de enfermagem pelo uso adequado dos raciocínios analítico e não analítico. Resultados e discussão: São apresentados e discutidos aspectos do referencial teórico e elementos operacionais, como: estrutura dos cenários, preparação da simulação, briefing, debriefing e modelagem, incorporando conteúdos necessários. A metodologia articula o conteúdo compatível com raciocínios analíticos, estudos não analíticos e medidas de acurácia diagnóstica de estudos de validação clínica. Conclusão: Entende-se ter demonstrado a exequibilidade da modelagem de casos simulados que integram o duplo processamento ao raciocínio diagnóstico de enfermagem. Implicações: Contribuição para o aprendizado em ambiente simulado mais seguro; adotando base teórica de estudos de raciocínio humano.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivos: Proponer una metodología de construcción de escenarios y casos simulados para mejorar el razonamiento diagnóstico de enfermería. Métodos: Estudio metodológico con bases teóricas y metodológicas de la Teoría del Doble Proceso para construir casos y escenarios de simulación clínica para el razonamiento diagnóstico de enfermería utilizando correctamente los razonamientos analítico y no analítico. Resultados y discusión: Fueron presentados y discutidos aspectos del referencial teórico y elementos operativos: estructura de los escenarios, preparación de la simulación, briefing, debriefing y construcción, incorporando contenidos necesarios. La metodología articula contenido compatible con razonamientos analíticos, no analíticos y mediciones de precisión diagnóstica de estudios de validación clínica. Conclusión: Se entiende haber demostrado la factibilidad para construir casos simulados necesarios para el doble proceso del razonamiento diagnóstico de enfermería. Implicaciones: Contribución al aprendizaje en ambiente más seguro; adoptando base teórica de estudios de razonamiento humano.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objectives: Propose a methodology for the construction of simulated scenarios and cases to improve diagnostic reasoning in nursing. Method: A methodological study was conducted using theories and concepts from the dual processing theory to develop cases and scenarios of clinical simulation for diagnostic reasoning in nursing through proper use of analytical and non-analytical reasoning. Results and discussion: This study presents and discusses issues of the theoretical framework and operational elements: structure of scenarios, preparation of simulation, briefing, debriefing, and modeling, incorporating any required content. The methodology articulates content that is compatible with analytical reasoning, non-analytical studies and diagnostic accuracy measurements of clinical validation studies. Conclusion: This study demonstrated the feasibility of modeling simulated cases that combine dual processing with diagnostic reasoning in nursing. Implications: Contribution to learning in a safer simulated environment, adopting theoretical bases from studies on human reasoning.
  • Uso da rede social FacebookTM na coleta de dados e disseminação de evidências Pesquisa

    Vieira, Ana Cláudia; Harrison, Denise Margaret; Bueno, Mariana; Guimarães, Natalia

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Avaliar o uso do FacebookTM, como plataforma de mídia social, para disseminar um vídeo em português, demonstrando as três intervenções de manejo da dor (amamentação, contato pele a pele e soluções adocicadas) durante procedimentos dolorosos menores, e avaliar conhecimento prévio, alcance, disseminação e intenção de uso das estratégias no futuro. Método: Estudo transversal do tipo survey, com método de amostragem virtual "snowball", direcionado a pais e profissionais de saúde, aplicado no Brasil, em uma página no FacebookTM na qual um vídeo associado a um breve questionário foi postado. Resultados: Três meses de coleta online mostraram alcance de 28.364 visualizações em 45 municípios brasileiros, acesso à página por parte de 1531 pessoas, 709 respostas ao questionário. 99,71% recomendariam o uso de uma das estratégias. Conclusão: A utilização do FacebookTM para apresentar e avaliar uma intervenção é viável, rápida na obtenção das respostas, de baixo custo e promissora para coleta de dados e disseminação do conhecimento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objective: Evaluar el uso de la plataforma FacebookTM para diseminar un vídeo em portugués, demostrando las intervenciones de manejo del dolor neonatal (amamantamiento, contacto piel a piel y soluciones dulces) durante procedimientos dolorosos menores, y evaluar conocimiento previo, alcance, diseminación e intención de uso de lasestrategiasenel futuro. Metodo: El estudio transversal del tipo survey, con método de muestreo virtual "snowball", dirigido a padres y profesionales de salud, aplicado en Brasil, a través de una página creada en FacebookTM, em la cual un vídeo fue publicado, asociado a unc uestionario corto. Resultados: Tres meses de recolección em línea mostraronun alcance de 28.364 visitas en 45 municipios del país, acceso a la página por parte de 1531 personas, 709 respuestas al cuestionario. El 99,71% respondieron que recomendarían el uso de una de las estrategias. Conclusión: La utilización de FacebookTM para presentar y evaluar una intervención es viable, rápida em la obtención de respuestas, de bajo costo y prometedora para la recolección de datos y la diseminación del conocimiento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Aim: The aim of this study was to evaluate the use of the FacebookTM platform as a means of disseminating a video in Portuguese demonstrating the use of three interventions of pain management (breastfeeding, skin-to-skin contact, and sweet solutions) during minor procedures, and to evaluate prior knowledge, the range, dissemination and intent to use the strategies in the future. Method: This is a cross-sectional survey, which used the "virtual snowball" sampling method, aimed at parents and health professionals caring for neonates. The study was conducted in Brazil, through a FacebookTM page (https://www.facebook.com/sejadocecomosbebes), in which the video and a brief questionnaire were posted. Results: After three months the page reached 28,364 "views", in 45 municipalities across Brazil, 1531 people accessed the page, 709 responses to the questionnaires, 1126 "likes", and multiple positive comments. Almost all viewers (99.71%) answered they would use one of the pain reducing strategies. Conclusion: Our results indicate that using FacebookTM to deliver and evaluate an intervention is feasible, rapid in obtaining responses at a low cost, and it is promising for data collection and knowledge dissemination.
  • Adaptações e invenções na práxis da enfermeira na atenção domiciliar: implicações da prática reflexiva Pesquisa

    Andrade, Angélica Mônica; Silva, Kênia Lara

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Analisar a práxis de enfermeiros no contexto domiciliar, considerando seu potencial de invenção de novas maneiras de produção do cuidado. Métodos: Estudo de Caso Único, de natureza qualitativa, ancorado no referencial teórico-metodológico da dialética. Participaram 13 enfermeiras que atuam em serviços de Atenção Domiciliar em Minas Gerais. Os dados foram obtidos pela observação participante e entrevista, e submetidos à Análise de Discurso Crítica. Resultados: A práxis da enfermeira no domicílio é configurada pela relação de interdependência entre teoria e prática e de uma prática construída por meio de adaptações e invenções que acontecem disparadas pelo contexto próprio da AD, bem como pelo espaço em que o cuidado acontece. Conclusões e implicações para a prática: As adaptações e invenções representam a ação consciente das enfermeiras que se manifesta durante a prática visando transformar uma realidade. Também possuem uma relação dialética entre a insuficiência de recurso e a realização do cuidado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Analizar la práctica de enfermería domiciliaria considerando su potencial de implementar nuevas formas de producción del cuidado. Métodos: Estudio de caso único, de naturaleza cualitativa, fundamentado por el marco teórico-metodológico de la dialéctica. Participaron 13 enfermeras que se desempeñaban en los servicios de atención domiciliaria en Minas Gerais. Los datos fueron obtenidos mediante observación participante y entrevista, siendo sometidos a Análisis de Discurso Crítico. Resultados: La práctica domiciliaria de enfermería se configura por la relación de interdependencia entre teoría y práctica y de una práctica construida mediante adaptaciones y nuevas prácticas desencadenadas por el contexto propio de la atención domiciliaria, así como por el espacio en el cual se brinda la atención. Conclusiones e implicaciones para la práctica: Las adaptaciones y nuevas prácticas representan la acción consciente de enfermería que surge durante la práctica para transformar una realidad. Además, se presenta una relación dialéctica entre insuficiencia de recursos y realización del cuidado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To analyze the praxis of nurses at home, considering their power to invent new ways of producing care. Methods: This is a Unique Case Study, with a qualitative nature, anchored in the theoretical-methodological framework of dialectics. It was attended by 13 nurses working in home care services in Minas Gerais State. Data were obtained through participant observation and interview, and then submitted to Critical Discourse Analysis. Results: The praxis of the nurse at home is shaped by the relationship of interdependence between theory and practice and of a practice built through adaptations and inventions entailed by the specific context of Home Care, as well as by the space where care happens. Conclusions and implications for practice: Adaptations and inventions represent the sensible action of nurses expressed during practice, with a view to transforming a reality. Moreover, they have a dialectical relationship between lack of resource and accomplishment of care.
  • E-baby integridade da pele: inovação tecnológica no ensino de enfermagem neonatal baseado em evidências Pesquisa

    Aredes, Natália Del Angelo; Dias, Danielle Monteiro Vilela; Fonseca, Luciana Mara Monti; Campbell, Suzanne Hetzel; Martins, José Carlos Amado; Rodrigues, Manuel Alves

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Desenvolver e validar o serious game e-Baby: integridade da pele junto a um painel de experts. Método: Pesquisa metodológica contemplando as etapas de desenvolvimento: definição de escopo, formato do jogo e suas funcionalidades, descrição do roteiro e comunicação com desenvolvedores, prototipagem com avaliação e produção; e validação junto a quatro experts utilizando o instrumento Heuristic Evaluation for Digital Educational Games. Resultados: O Serious game foi construído em 3D, com multimídia, incluindo animações e conteúdo embasado cientificamente. Validado pelos experts em todas as heurísticas, dentre os 36 itens analisados, 18 (50%) foram considerados isentos de problemas, sendo que em nenhum dos itens houve mais que 25% de problemas classificados nos níveis 3 e 4, segundo a classificação de Nielsen. Conclusão e implicações para a prática: O serious game é uma tecnologia educacional do tipo simulação virtual, validado, e com potencial para contribuir com a aprendizagem e a prática baseada em evidências.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Desarrollar y validar el juego e-Baby: integridad de la piel junto a un panel de peritos. Método: La investigación metodológica contemplando las etapas de desarrollo: definición de alcance, formato del juego y sus funcionalidades, descripción del guion y comunicación con desarrolladores, prototipaje con evaluación y producción; y validación junto a cuatro peritos utilizando el instrumento Heuristic Evaluation for Digital Educational Games. Resultados: El serious game fue construido en 3D con multimedia incluyendo animaciones y contenido basado científicamente. Validado en todas las heurísticas, dentro todos los 36 ítems analizados, 18 (50%) fueran considerados sin problemas, siendo que en ninguno de los ítems ocurrió más que 25% de problemas clasificados en los niveles 3 y 4, segundo la clasificación de Nielsen. Conclusión e implicaciones para la práctica: El juego validado es una tecnología educativa del tipo simulación virtual con potencial para contribuir con el aprendizaje em enfermería y la práctica basada en evidencias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To develop and validate the serious game e-Baby: skin integrity along with a panel of experts. Method: Methodological research approaching the following development steps: scope definition, game format and functions, script and communication with software developers, creation of prototype with evaluation and production; and validation by four experts using the tool Heuristic Evaluation for Digital Educational Game. Results: The serious game was built in a 3D technology with multimedia including animation and scientific-based content. The educational technology was validated by the experts in all heuristics, and among the all 36 analyzed items. 18 (50%) presented no errors, and regarding the remaining items with any error, none had more than 25% errors within levels 3 and 4, according to Nielsen's classification. Conclusion and implications for the practice: The validated serious game is a virtual simulation educational technology with potential to contribute with learning in nursing and with evidence-based clinical practice.
  • Protocolo de enfermagem no implante de valva aórtica transcateter: um direcionamento para o cuidado Pesquisa

    Silva, Giselle Cristina da; Albuquerque, Denilson Campos de; Rocha, Ronilson Gonçalves; Fernandes, Ronald Teixeira Peçanha; Lima, Luciana Cristina Lima Correia; Cabral, Ana Paula Vieira

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Validar um protocolo de cuidados de enfermagem realizado por enfermeiros especialistas, contribuindo para a prática assistencial do paciente submetido à troca valvar percutânea. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico, transversal e prospectivo, com abordagem quantitativa, que empregou o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) para verificar o nível de concordância no conjunto total de itens do instrumento do protocolo. Resultados: Após a verificação com o IVC, para cada item do instrumento de validação do protocolo, os valores obtidos em relação a todos os itens ficaram, em média, maiores que o mínimo para o IVC, que é acima de 0,80. Conclusão: O desenvolvimento de um protocolo de cuidados, voltado para os pacientes submetidos ao TAVI, possibilita o aumento da segurança destes e minimização dos agravos à saúde, sendo um fator essencial na implementação de estratégias específicas nas ações desempenhadas pelo enfermeiro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Validar un protocolo de cuidados de enfermería por enfermeros especialistas, contribuyendo para la práctica asistencial del paciente sometido al cambio de válvula percutánea. Métodos: Se trata de un estudio metodológico, transversal y prospectivo, con abordaje cuantitativo, que empleó el Índice de Validez de Contenido (CVI) para verificar el nivel de concordancia en el conjunto total de ítems del instrumento del protocolo. Resultados: Después de la verificación con el CVI para cada ítem del instrumento de validación del protocolo, los valores obtenidos en relación a todos los ítems del protocolo, quedaron con los valores, en media, mayores que el mínimo para el CVI, que es arriba de 0,80. Conclusión: El desarrollo de un protocolo de cuidados dirigido para los pacientes sometidos a TAVI, posibilita el aumento de la seguridad del paciente minimiza los daños a la salud, siendo un factor esencial en la implementación de estrategias específicas para el desarrollo de acciones desempeñadas por el enfermero.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To validate a nursing care protocol by specialist nurses, contributing to the care delivered to patients undergoing percutaneous valve replacement. Methods: This cross-sectional, prospective, quantitative study adopted the Content Validity Index (CVI) to verify level of agreement regarding this protocol's total set of items. Results: The CVI obtained for each item of the protocol, verified using a validation instrument, was greater than the minimum required that is 0.80, on average. Conclusion: The development of a protocol intended to guide care provided to patients who have undergone TAVI, improves patient safety and minimizes health problems, so that the implementation of specific strategies for the development of actions performed by nurses is essential.
  • Tecnologia socioeducacional de videodebate para o cultivo do envelhecimento ativo Pesquisa

    Mendes, Nathalie Porfírio; Costa, Nadia Pinheiro da; Campos, Ana Cristina Viana; Polaro, Sandra Helena Isse; Gonçalves, Lucia Hisako Takase

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Avaliar a pertinência e eficácia da tecnologia socioeducacional de videodebate como estratégia no cultivo do envelhecimento ativo. Método: Pesquisa Convergente Assistencial realizada com dezesseis usuários idosos de uma Unidade Básica de Saúde de Belém, para implementar a tecnologia, selecionando-se vídeos encontrados no YouTube os quais foram apreciados e debatidos, buscando-se articular o enredo de cada vídeo com fatores determinantes do envelhecimento ativo, com princípios da educação permanente e com experiência de vida dos idosos participantes. Resultados: Dos debates, emergiram categorias: "aprender a conhecer a si mesmo", "aprender a fazer diferente", "aprender a conviver com o outro", "aprender a ser melhor". O videodebate permitiu mudanças, entre outras, as comportamentais nos domínios nutrição e relacionamento, avaliadas pela escala de estilo de vida, pré/pós videodebate. Conclusão: Essa tecnologia mostrou-se eficaz e pertinente porque permitiu aos idosos refletirem em grupo, compartilhando idéias, aprendendo juntos e construindo novas estratégias para o envelhecer ativo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Evaluar la pertinencia y eficacia de la tecnología socioeducativa de videodebate como estrategia para la cultura del envejecimiento activo. Método: Investigación Convergente Asistencial, con dieciséis pacientes ancianos de una Unidad Básica de Salud de Belém. Para implementar la tecnología, fueron seleccionados vídeos en YouTube, que fueron apreciados y debatidos, buscando articular la relación de cada vídeo con factores determinantes del envejecimiento activo, principios de la educación continuada y con experiencias de vida de los participantes. Resultados: De los debates, surgieron las categorías: "aprender a conocerse a sí mismo", "aprender a hacerlo diferente", aprender a convivir con el otro", "aprender a ser mejor". El videodebate permitió cambios; entre otros, los conductuales en los dominios nutrición y relación, evaluados por escala de estilo de vida, pre y post videodebate. Conclusión: La tecnología resultó eficaz y pertinente, permitiendo la reflexión grupal: compartiendo ideas, aprendiendo juntos y construyendo nuevas estrategias para el envejecimiento activo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: Evaluate the relevance and efficiency of socio-educational video debate technology as a strategy to promote active aging. Methodology: Convergent care research was conducted with 16 elderly users of a basic health unit in Belém, to implement the technology by selecting YouTube videos, which were analyzed and discussed, seeking to coordinate the video plot of each video with determining factors of active aging, principles of continuing education, and life experience of the elderly participants. Results: The following categories emerged from debates: "Learning how to know oneself," "Learning how to do things differently," "Learning how to live with others," and "Learning to how to be a better person." The video debate allowed behavioral changes in nutrition and relationship, as evaluated using the lifestyle scale, before and after the video debate. Conclusion: Video debate technology proved to be efficient and relevant as it allowed the elderly to reflect in groups by sharing ideas, learning together and building new strategies for active aging.
  • Construção e validação de simulador de baixo custo para capacitação de pacientes com diabetes mellitus e/ou de seus cuidadores na aplicação de insulina Pesquisa

    Silva, Janaina Pereira da; Pereira Junior, Gerson Alves; Meska, Mateus Henrique Gonçalves; Mazzo, Alessandra

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo teve como objetivo a construção e validação de um simulador de baixo custo para uso na capacitação de pacientes com diabetes mellitus e de seus cuidadores para a aplicação de insulina. Método: Pesquisa-ação de abordagem qualitativa e estudo metodológico de validação. Resultados: Foi construído um simulador de baixa fidelidade com as áreas recomendadas para aplicação de insulina adaptadas para permitir o treinamento da habilidade. A validação foi feita por nove experts no assunto. Conclusões: O protótipo apresenta baixo custo e maior fidelidade anatômico funcional do que os modelos atualmente disponíveis no mercado. Implicações para prática: O simulador desenvolvido pode ser utilizado por profissionais da saúde, cuidadores ou pelos próprios pacientes como ferramenta na capacitação para aplicação de insulina. Seu uso pode favorecer a identificação de pontos críticos relacionados a técnica de aplicação, permitindo o planejamento de intervenções educacionais mais diretivas e eficazes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Este estudio tuvo como objetivo la construcción y validación de un simulador de bajo costo para uso en la capacitación de pacientes con diabetes mellitus y de sus cuidadores para la aplicación de insulina. Método: Investigación-acción de abordaje cualitativo y estudio metodológico de validación. Resultados: Se ha construido un simulador de baja fidelidad con las áreas recomendadas para la aplicación de insulina adaptadas para permitir el entrenamiento de la habilidad. La validación fue hecha por nueve expertos en el tema. Conclusiones: El prototipo presenta bajo costo y mayor fidelidad anatómica funcional que los modelos actualmente disponibles en el mercado. Implicaciones para la práctica: El simulador desarrollado puede ser utilizado por profesionales de la salud, cuidadores o por los propios pacientes como herramienta en la capacitación para aplicación de insulina. Su uso puede favorecer la identificación de puntos críticos relacionados con la técnica de aplicación, permitiendo la planificación de intervenciones educativas más directivas y eficaces.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: The objective of this study was to construct and validate a low-cost simulator to train diabetes mellitus patients and their caregivers on the administration of insulin. Method: Action research study with a qualitative approach, through a validation methodological study. Results: A low-fidelity simulator was constructed with the areas recommended for insulin administration adapted to allow skill training. Validation was done by nine experts on the subject. Conclusions: The prototype has low cost and greater anatomical functional fidelity than the models currently available in the market. Implications for practice: The simulator developed can be used by health professionals, caregivers or by the patients themselves as a tool in the training for insulin administration. Its use may favor the identification of critical points related to the application technique, allowing the planning of more directive and effective educational interventions.
  • Descrição interpretativa: uma abordagem metodológica viável para a pesquisa em enfermagem Reflexão

    Teodoro, Ilara Parente Pinheiro; Rebouças, Vitória de Cássia Félix; Thorne, Sally Elizabeth; Souza, Naanda Kaana Matos de; Brito, Lídia Samantha Alves de; Alencar, Ana Maria Parente Garcia

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Apresentar reflexão teórica sobre o método de "Descrição Interpretativa", discutindo sua aplicabilidade às pesquisas em Enfermagem e em Saúde. Método: Estudo teórico-reflexivo, com base em artigos e livros publicados pela proponente dessa abordagem, e em artigos nos quais os autores referiram ter usado o método. Resultados: Evidenciou-se que a "Descrição Interpretativa" surgiu da necessidade de uma opção metodológica mais direcionada às Ciências Aplicadas como a Enfermagem. Essa abordagem tem raízes em tradições metodológicas das Ciências Sociais, mas diferencia-se destas por sua natureza mais prática e pela maior flexibilidade na aplicação das etapas do método. Esse referencial metodológico vem sendo aplicado em estudos tanto de Enfermagem como de outras áreas da Saúde. Conclusão: Considera-se a "Descrição Interpretativa" uma abordagem metodológica viável e exequível para a produção de conhecimento em Enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Presentar una reflexión teórica sobre el origen y los presupuestos del método de "Descripción Interpretativa", y discutir su aplicabilidad en las investigaciones en Enfermería y Salud. Método: Estudio teórico-reflexivo, teniendo como base artículos y libros publicados por la proponente de este enfoque, así como artículos científicos en los que los autores mencionar on haber usado ese método en sus estudios. Resultados: Se evidenció que la "Descripción Interpretativa" surgió de la necesidad de generar un mejor entendimiento de prácticas clínicas en Enfermería. Este enfoque tiene raíces en las tradiciones metodológicas de las Ciencias Sociales, aunque diferenciándose de éstas en lo que concierne a su excesiva rigidez y objetivos de naturaleza esencialmente teórica. El método propuesto ha sido aplicado en varios estudios tanto de Enfermería y de otras áreas de la Salud. Conclusión: Se considera la "Descripción Interpretativa" una borda je viable para la producción de conocimiento en Ciencias Aplicadas como la Enfermería.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To present a theoretical reflection about the origin and the assumptions of the "Interpretive Description" method, and to discuss its applicability in Nursing and Health research. Method: Theoretical-reflective study, based on articles and books published by proponent of this approach, as well as scientific articles in which the authors reported having used this method in their studies. Results: It was evidenced that the "Interpretive Description" arose from the need to generate a better understanding of clinical practices in Nursing. This approach has its roots in the methodological traditions of the Social Sciences, although it differs from them in terms of its excessive rigidity and essentially theoretical objectives. The proposed method has been applied in several studies either in Nursing as other areas of Health. Conclusion: The "Interpretive Description" is considered a feasible approach for the production of knowledge in Applied Sciences such as Nursing.
  • As metodologias ativas como estratégias para desenvolver a educação em valores na graduação em enfermagem Reflexão

    Marques, Lumaira Maria Nascimento Silva da Rocha

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Refletir sobre como as metodologias ativas de ensino-aprendizado são importantes estratégias para os professores trabalharem a educação em valores na graduação em enfermagem. Método: Trata-se de uma reflexão e, para tal, utilizaram-se como referencial teórico as produções do Grupo de Pesquisa de Educação Moral da Universidade de Barcelona (Espanha). Resultados: As metodologias ativas contribuem para criar condições que potencializem a sensibilidade moral, situações que permitam a vivência de conflitos morais, estimulando o diálogo e cenários que proporcionem o reconhecimento da diferença, favorecendo a construção de consensos. Há inúmeras estratégias de metodologias ativas que contribuem para a formação moral do indivíduo, mas este artigo focará as principais formas: aprendizagem baseada em problemas (ABP) e a metodologia da problematização. Considerações finais e implicações para a prática: Torna-se indispensável transformar as fundamentações teóricas sobre educação em valores em práticas pedagógicas viáveis para a sua implementação nos currículos de enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Reflexionar sobre cómo las metodologías activas de enseñanza aprendizaje son importantes estrategias para que los profesores trabajen la educación en valores en la graduación de enfermería. Método: Se trata de una reflexión y para tal se utilizó como referencial teórico las producciones del Grup de Recerca de Educació Moral de la Universidad de Barcelona (España). Resultados: Las metodologías activas contribuyen a crear condiciones que potencien la sensibilidad moral, situaciones que permitan la vivencia de los conflictos morales, estimulando el diálogo y escenarios que proporcionen el reconocimiento de la diferencia, favoreciendo la construcción de consensos. Hay numerosas estrategias de metodologías activas que contribuyen a la formación moral del individuo, pero este artículo se centrará en las principales formas: el aprendizaje basada en problemas (ABP) y la metodología de la problematización. Consideraciones finales e implicaciones para la práctica: Es indispensable transformar las fundaciones teóricas sobre educación en valores en prácticas pedagógicas viables para su implementación en los currículos de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To reflect how active learning teaching methodologies are important strategies for teachers to work on ​​education in values in nursing graduation. Method: It is a reflection, therefore, as theoretical reference it was used the productions of the Group of Research of Moral Education of the University of Barcelona (Spain). Results: Active methodologies contribute to create conditions that enhance moral sensitivity, situations that allow the living of moral conflicts, stimulating dialogue and scenarios that allow the recognition of difference, favoring the construction of consensus. There are numerous strategies of active methodologies that contribute to the moral formation of the individual, but this article will focus on the main forms problema based learning (PBL) and the methodology of problematization. Final considerations and implications for practice: It becomes indispensable to transform theoretical foundations on education in values ​​into viable pedagogical practices for their implementation in nursing curricula.
  • Metacognição como tecnologia educacional na aprendizagem do autocuidado: o caso da prevenção do linfedema pós-cirúrgico de câncer de mama Reflexão

    Assis, Márcia Regina de; Maraglia, Pedro Henrique; Brandão, Marcos Antônio Gomes; Peixoto, Mauricio Abreu Pinto

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Introduzir a metacognição como uma tecnologia educacional para aprender o autocuidado. Para atingir esse objetivo, discute-se a prevenção do linfedema após cirurgia de câncer de mama. Método: Artigo de reflexão baseado no raciocínio filosófico e teórico, em adição de evidências empíricas para apoiar o uso da metacognição para o autocuidado. Afirma que o uso de recursos metacognitivos como tecnologia educacional pode promover um processo de ensino-aprendizagem mais eficaz, estimula o pensamento crítico e reflexivo, aumentando a tomada de decisão consciente e autônoma. Resultados: As características da metacognição e do autocuidado se interpenetram. Além disso, a metacognição tem sido benéfica em outros transtornos e doenças. Considerações finais/implicações para a prática: Concluiu-se que a abordagem metacognitiva, como tecnologia, abre amplas possibilidades para a enfermagem em suas ações de ensino-aprendizagem para o autocuidado, tornando-as mais efetivas, resultando no empoderamento das mulheres, especificamente permitindo uma decisão das clientes, tornando o processo mais consciente, deliberado e autônomo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Introducir la metacognición como tecnología educativa del autocuidado. Para alcanzar este objetivo, se discute la prevención del linfedema después de la cirugía de cáncer de mama. Metodo: Artículo de reflexión basado en el raciocinio filosófico y teórico, además de evidencias empíricas para apoyar el uso de la metacognición para el autocuidado. El uso de recursos metacognitivos como tecnología educativa puede promover un proceso de enseñanza-aprendizaje más eficaz, estimula el pensamiento crítico y reflexivo, aumentando la toma de decisión consciente y autónoma. Resultados: Las características de la metacognición y del autocuidado se interpenetran. La metacognición ha sido benéfica en otros trastornos y enfermedades. Consideraciones finales e implicaciones para la práctica: El enfoque metacognitivo abre amplias posibilidades para la enfermería en sus acciones de enseñanza-aprendizaje para el autocuidado, haciéndolas más efectivas, resultando en el empoderamiento de las mujeres, específicamente permitiendo una decisión de la cliente, haciendo el proceso más consciente, deliberado y autónomo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Aim: To introduce metacognition as an educational technology for learning self-care. In order to achieve this goal, it discusses the prevention of lymphedema after breast cancer surgery. Method: Reflexion paper based on philosophical and theoretical reasoning in adition of empirical evidence to support the use of metacognition for self care learnig. It states that using metacognitive resources as educational technology may promote more effective both teaching-learning process, stimulates critical and reflexive thinking, increasing conscious and autonomous decision-making. Results: The characteristics of metacognition and self-care interpenetrate. In addition metacognition has been beneficial in other disorders and diseases. Final considerations and implications for practice: It was concluded that the metacognitive approach, used as technology, opens wide possibilities for nursing in its teaching-learning actions for self-care, making them more effective, resulting in the empowerment of women, specifically enabling clients to make decisions, making the process more conscious, deliberate and autonomous.
  • Photovoice: experiência do método em pesquisa com mães adolescentes Relato De Experiência

    Leal, Caroline Cândido Garcia; Gomes-Sponholz, Flávia Azevedo; Mamede, Fabiana Villela; Silva, Marta Angélica Iossi; Oliveira, Nathália Teresinha Baptista; Leite, Adriana Moraes

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Relatar experiência do desenvolvimento das fases do método photovoice em pesquisa qualitativa junto a mães adolescentes que estavam vivenciando ou vivenciaram o processo de amamentação e/ou de desmame. Método: Realizaram-se 12 entrevistas individuais e um grupo focal. Resultados: O photovoice foi desenvolvido nas fases: Identificação dos decisores políticos na comunidade com algum perfil de liderança comunitária; Recrutamento das participantes; Introdução da metodologia às participantes; Obtenção do consentimento informado; Identificação de tema(s) para as fotografias; Distribuição das câmeras e revisão de seus manuseios; Oferecimento de tempo para o registro das fotografias; Encontro(s) para discussão sobre as fotografias e identificação dos recursos e problemáticas comunitárias; Planejamento partilhado dos formatos de disseminação das imagens e histórias produzidas. Considerações finais e implicações para a prática: Destaca-se o photovoice como meio para aproximação dos profissionais de saúde com as circunstâncias de vida das mães adolescentes, para atuarem na promoção e apoio à amamentação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Informar la experiencia del desarrollo de las fases del método photovoice en investigación cualitativa junto a madres adolescentes que estaban vivenciando o vivenciaron el proceso de lactancia y/o de destete. Método: Se realizaron 12 entrevistas individuales y un grupo focal. Resultados: El photovoice fue desarrollado en las fases: Identificación de los responsables políticos en la comunidad con algún perfil de liderazgo comunitario; Reclutamiento de las participantes; Introducción de la metodología a las participantes; Obtención del consentimiento informado; Identificación de tema(s) para las fotografías; Distribución de las cámaras y revisión de sus manipulaciones; Ofrecimiento de tiempo para el registro de las fotografías; Encuentro(s) para discusión sobre las fotografías e identificación de los recursos y problemáticas comunitarias; Planificación compartida de los formatos de diseminación de las imágenes e historias producidas. Consideraciones finales e implicaciones para la práctica: Se destaca el photovoice como medio para acercamiento de los profesionales de salud con las circunstancias de vida de las madres adolescentes, para actuar en la promoción y apoyo a la lactancia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To report on the development of the phases of the photovoice method in qualitative research with adolescent mothers who were experiencing or experienced breastfeeding and/or weaning. Method: Twelve individual interviews and one focus group were conducted. Results: The photovoice was developed in the phases: Identification of the political decision makers in the community with some community leadership profile; Recruitment of participants; Introduction of the methodology to the participants; Obtaining informed consent; Identification of the theme (s) for the photographs; Distribution of cameras and review of their handling; Provision of time for the registration of photographs; Meeting (s) for discussion on photographs and identification of community resources and issues; Shared planning of the dissemination formats of the images and stories produced. Final considerations and implications for the practice: Photovoice stands out as a way to approach health professionals with the life circumstances of adolescent mothers, in order to promote and support breastfeeding.
  • Flipped Classroom no ensino de gerenciamento em enfermagem: relato de experiência Relato De Experiência

    Menegaz, Jouhanna do Carmo; Dias, Geyse Aline Rodrigues; Trindade, Ricky Falcão Silva; Leal, Suzayne Naiara; Martins, Nathalia Karym Araújo

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Relatar a experiência do uso de dois métodos de Flipped Classroom na atividade curricular Organização dos Serviços de Saúde de um curso de graduação em enfermagem. Método: Relato de experiência de ensino desenvolvida no segundo semestre de 2016 e no primeiro de 2017 por meio da introdução de Just in Time Teaching e Peer Instruction em três conteúdos programáticos. Resultados: Os métodos flipped foram introduzidos em duas turmas. Na turma um foram introduzidos o Peer Instruction e o Just in Time Teaching, em aulas de alinhamento organizacional e processo administrativo, respectivamente. Na turma dois, apenas o Just in Time Teaching, em aulas de processo de trabalho e de processo administrativo. Conclusão: Os estudantes tiveram dificuldade com a integração do estudo individual. Iniciativas isoladas de inserção podem dificultar o planejamento do professor e a estruturação pedagógica de abordagem do conteúdo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Relatar la experiencia del uso de dos métodos de Flipped Classroom en la actividad curricular Organización de los Servicios de Salud de curso de graduación en enfermería. Método: Relato de experiencia de enseñanza desarrollada en el segundo semestre de 2016 y en el primero de 2017 a través de la introducción de Just in Time Teaching y Peer Instruction en tres contenidos programáticos. Resultados: Los métodos flipped se introdujeron en dos clases. En la clase uno se introdujeron el Peer Instruction y el Just in Time Teaching, en clases de alineación organizacional y proceso administrativo, respectivamente. En la clase dos, sólo el Just in Time Teaching, en clases de proceso de trabajo y de proceso administrativo. Conclusión: Los estudiantes tuvieron dificultad con la integración del estudio individual. Las iniciativas aisladas de inserción pueden dificultar la planificación del profesor y la estructuración pedagógica de enfoque del contenido.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To report the experience of the use of two Flipped Classroom methods in the curricular activity of the Health Services Organization of an undergraduate nursing course. Method: Report of teaching experience developed in the second half of 2016 and the first 2017 through the introduction of Just in Time Teaching and Peer Instruction into three programmatic content. Results: The flipped methods were introduced into two classes. Peer Instruction and Just in Time Teaching were introduced in class one, in organizational alignment classes and administrative process, respectively. In class two, only Just in Time Teaching, in labour process and administrative process classes. Conclusion: Students had difficulty integrating the individual study. Isolated insertion initiatives may hinder teacher planning and pedagogical structuring of content approach.
  • Aprendizagem baseada em problemas no ensino da Tanatologia, no curso de graduação em Enfermagem Relato De Experiência

    Sampaio, Cynthia Lima; Neri, Maria Fabiana de Sena; Araújo, Michell Ângelo Marques; Caetano, Joselany Áfio; Eloia, Suzana Mara Cordeiro; Souza, Ângela Maria Alves e

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivos: Relatar uma experiência metodológica de aprendizagem, baseada em problemas, na disciplina de Tanatologia. Método: Relato de experiência de docentes do curso de bacharelado em Enfermagem, ao utilizar situações-problema influenciadas pela metodologia da problematização e aprendizagem baseada em problemas. Resultados: A elaboração de três situações-problema ampliou o desenvolvimento do processo formativo em Tanatologia, favoreceu reflexões no decorrer da disciplina e aproximou a teoria de situações reais vivenciadas pelos alunos envolvidos. Conclusões e implicações para a prática: Considera-se estratégia viável e de baixo custo promover o empoderamento quanto às questões sobre morte e morrer. Além disso, os alunos se avaliaram como agentes reflexivos e construtores do próprio crescimento pessoal e profissional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivos: Relatar una experiencia metodológica de aprendizaje basada en problemas en la disciplina de Tanatología. Método: Relato de experiencia de docentes del curso de bachillerato en enfermería al utilizar situaciones-problemas influenciadas por la metodología de la problematización y aprendizaje basada en problemas. Resultados: La elaboración de tres situaciones-problemas amplió el desarrollo del proceso formativo en Tanatología, favoreció reflexiones en el curso de la disciplina y acercó la teoría de situaciones reales vivenciadas por los estudiantes. Conclusiones e implicaciones para la práctica: Esta metodología fue evaluada como una estrategia viable y de bajo costo al promover el empoderamiento en cuanto a las cuestiones sobre muerte y morir. Además, los estudiantes se autoevaluaron agentes reflexivos y constructores del propio crecimiento personal y profesional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objectives: To report a methodological experience of learning-based on problems in the discipline of Thanatology. Method: Experience report of professors of the baccalaureate degree in nursing using problem situations influenced by the methodology of questioning and problem-based learning. Results: The elaboration of three problem situations broadened the development of the formative process in Thanatology, favored reflections during the program of the discipline and approached the theory of real situations experienced by the students. Conclusions and implications for practice: This methodology was assessed as a viable and low-cost strategy in promoting empowerment on issues of death and dying. In addition, students self-assessed as reflective agents and builders of their own personal and professional growth.
  • Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde Relato De Experiência

    Macedo, Kelly Dandara da Silva; Acosta, Beatriz Suffer; Silva, Ethel Bastos da; Souza, Neila Santini de; Beck, Carmem Lúcia Colomé; Silva, Karla Kristiane Dames da

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução: A qualificação docente sobre metodologias ativas de aprendizagem é potencial para a transformação de práticas. Objetivo: Relatar a experiência de docentes na discussão de metodologias ativas de aprendizagem como estratégia pedagógica problematizadora para o ensino superior em saúde. Método: Trata-se de um relato de experiência realizado com a participação de docentes de uma universidade pública da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul-Brasil. Foram implementadas junto aos docentes dos cursos de enfermagem, nutrição e biologia seis oficinas pedagógicas com base no Arco de Charles e Maguerez. Problematizou-se o uso de metodologias ativas no ensino em saúde e teorizaram-se os temas "avaliação, portfólio reflexivo e mapa conceitual". Resultado: A problematização com o Arco de Charles e Maguerez facilitou a compreensão e a aplicabilidade das metodologias ativas. Conclusão: Há perspectivas de inclusão de metodologias ativas de aprendizagem na prática dos docentes, podendo tornar-se estratégia pedagógica e atender às DCNs nesse cenário.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Introducción: La cualificación docente sobre metodologías activas de aprendizaje es potencial para la transformación de prácticas. Objeto: Relatar la experiencia de docentes en la discusión de metodologías activas de aprendizaje como estrategia pedagógica problematizadora para la enseñanza superior en salud. Método: Se trata de un relato de experiencia realizado con docentes de una universidad pública de la región noroeste del estado de Rio Grande do Sul/Brasil. Se implementaron junto a los docentes de los cursos de enfermería, nutrición y biología seis talleres pedagógicos basados en el Arco de Carlos y Maguerez. Se planteó el uso de metodologías activas en la enseñanza en salud y se teorizó los temas "evaluación, cartera reflexiva y mapa conceptual". Resultado: La problematización con el Arco de Charles y Maguerez facilitó la comprensión y la aplicabilidad de las metodologías activas. Conclusión: Hay perspectivas de inclusión de metodologías activas de aprendizaje en la práctica de los docentes, pudiendo convertirse en estrategia pedagógica y atender a las DCNs en este escenario.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction: Teaching qualification about active learning methodologies is a potential for the transformation of practices. Aim: To report the experience of teachers in the discussion of active learning methodologies as a problematizing pedagogical strategy for higher education in health. Method: This is an experience report with teachers from a public university in the northwestern region of the state of Rio Grande do Sul/Brazil. Six teaching workshops based on the Arch of Charles and Maguerez were implemented alongside the teachers of the nursing, nutrition and biology courses. The use of active methodologies in health teaching was problematic and the themes "evaluation, reflective portfolio and conceptual map" were theorized. Result: The problematization with the Arch of Charles and Maguerez facilitated the understanding and the applicability of the active methodologies. Conclusion: There are prospects for the inclusion of active learning methodologies in teachers' practice, which may become a pedagogical strategy and attend to DCNs in this scenario.
  • Da aula teórica ao uso da simulação para ensinar o cuidar de pessoas com queimaduras: relato de caso Relato De Experiência

    Oliveira-Kumakura, Ana Railka de Souza; Silva, Juliany Lino Gomes; Gonçalves, Natália

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Relatar a experiência da aplicação de diferentes estratégias de ensino para estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem sobre o atendimento à vítima de queimadura. Método: Relato de experiência sobre a abordagem da temática "Assistência de enfermagem ao paciente com queimaduras" para o ensino de estudantes de graduação de enfermagem. Resultados: As estratégias de ensino durante a disciplina envolveram aula teórica dialogada, discussão de casos clínicos, uso de ambiente virtual e práticas em ambiente simulado. Os estudantes reportaram satisfação com as ferramentas utilizadas. Conclusão: É importante a incorporação de diferentes estratégias de ensino ativo, como práticas de simulação clínica, e-learning, aula dialogada, estudos de caso, entre outras, para o ensino na graduação em enfermagem no cuidado à vítima de queimadura.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Relatar la experiencia de la aplicación de diferentes estrategias de enseñanza para estudiantes del curso de graduación en enfermería sobre la atención a víctima de quemadura. Método: Informe de experiencia derivado del enfoque temático "Atención de enfermería de la víctima de quemaduras" para estudiantes de enfermería. Resultados: Las estrategias de enseñanza durante el curso incluyeron conferencias teóricas, discusión de casos clínicos, uso de entornos virtuales y prácticas en ambiente simulado. Los estudiantes reportaron satisfacción con las herramientas utilizadas. Conclusión: Es importante la incorporación de diferentes estrategias de enseñanza activa, como prácticas de simulación clínica, e-learning, aula dialogada, estudios de caso, entre otras para la enseñanza en la graduación en enfermería en el cuidado a la víctima de quemadura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Aim: To report the experience of applying different teaching strategies on undergraduate nursing students caring for burn victims. Method: Experience report on the topic, "Nursing care for the patient with burns", for undergraduate nursing student education. Results: Teaching strategies during this course involved theoretical lecture, discussion of clinical cases, use of a virtual environment, and practice in a simulated environment. The students reported satisfaction with the tools used. Conclusion: It is important to incorporate different active teaching strategies, such as clinical simulation practices, e-learning, classes incorporating dialogue, case studies, and others, for undergraduate nursing education on caring for the burn victim.
  • O mapa corporal narrado: relato de experiência de pesquisa com aporte teórico de Bourdieu Relato De Experiência

    Matos, Juliana Alves Viana; Silva, Kênia Lara; Garcia, Marie-Carmen

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Analisar o uso do método de mapa corporal narrado sustentado pela teoria crítica de Bourdieu. Métodos: Descrevemos as bases do método e relatamos a experiência de aplicação em uma pesquisa sobre as práticas corporais no campo da promoção da saúde. Resultados: Os 18 participantes do estudo compartilharam as suas experiências partindo do delineamento do corpo e a inclusão de elementos artísticos. Baseado na discussão sobre corpo e a saúde, foi possível relacionar as práticas corporais às condições de vida e o contexto social dos participantes. Os achados indicam que a manipulação corporal legitima os corpos dos agentes para conformação e aceitação social. As diferentes hexis elaboram a ponte entre o corpo e as condições sociais. Conclusão e implicações para a prática: A realização do mapa corporal narrado com aporte teórico bourdieusiano permite a compreensão de conteúdos sociológicos, essencial às pesquisas em saúde e enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Analizar la utilización del método de mapa corporal narrado sustentado por la teoría crítica de Bourdieu. Métodos: Describimos las bases del método y relatamos la experiencia de aplicación en una pesquisa sobre las prácticas corporales en el campo de la promoción de salud. Resultados: Los 18 participantes del estudio han compartido sus experiencias a partir del diseño del cuerpo y la inclusión de elementos artísticos. Basado en la discusión sobre el cuerpo y la salud, fue posible relacionar las prácticas corporales a las condiciones de vida, y el contexto social de los participantes. Los datos indican que la manipulación corporal legitima los cuerpos de los agentes para conformación y aceptación social. Las diferentes hexis forman el puente entre el cuerpo y las condiciones sociales. Conclusión e implicaciones para la práctica: La realización del mapa corporal narrado con aporte teórico de Bourdieu permite la comprensión de contenidos sociológicos, esencial à las pesquisas en salud y enfermería.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To analyze the use of the body map storytelling method sustained by Bourdieu's critical theory. Method: We present the basis of the method and describe our application experience on research about bodily practices in the health promotion field. Results: The 18 participants shared their experiences starting from the design of the body and the inclusion of artistic elements. Based on the discussion of body and health it was possible to relate bodily practices to life conditions, and the social context of participants. Data suggest that the body manipulation legitimate the agents' bodies for conformation and social acceptance. The different hexis elaborate the bridge between the body and social conditions. Conclusion and implications for practice: The realization of the body map storytelling with Bourdieu's theory contribution allows the comprehension of sociological contents, essential to nursing and health research.
  • ERRATA: O Fenômeno das drogas na perspectiva dos estudantes de enfermagem: perfil do consumo, atitudes e crenças Errata

  • ERRATA: Risco de adoecimento e custo humano no trabalho em um hospital psiquiátrico Errata

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com