Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia: Ciência e Profissão, Volume: 33, Número: 4, Publicado: 2013
  • Editorial

    Proença, Marilene; Guareschi, Neusa; Gomes, Nilson; Carneiro, Henrique; Batista, Luis Antonio; Tavares, Marcelo
  • Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitários Artigos

    Santos, Acácia Aparecida Angeli dos; Polydoro, Soely A. J.; Scortegagna, Silvana Alba; Linden, Maria Salete S.

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivos avaliar a integração e a satisfação acadêmica em universitários e analisar sua relação, conforme o curso e a etapa de formação. Participaram 203 estudantes dos cursos de Psicologia (n=76) e Odontologia (n=127) de uma universidade particular, sendo a maioria mulheres (n=158). Foram aplicados um Questionário de Vivência Acadêmica (QVA-r) e uma Escala de Satisfação Acadêmica (ESEA). Os resultados mostraram que os estudantes apresentaram níveis de integração e de satisfação superior à média. Foram detectadas diferenças entre os cursos relativas às variáveis focalizadas e correlações entre as dimensões. É possível afirmar que a integração e a satisfação, apesar de compartilhar aspectos comuns, avaliam construtos diferentes, ambos importantes para a compreensão do fenômeno complexo e multideterminado da vida acadêmica.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio tuvo como objetivo evaluar la integración y la satisfacción académica en universitarios y analizar su relación, de acuerdo al curso y a la etapa de formación. Participaron 203 estudiantes de los cursos de Psicología (n=76) y Odontología (n=127) de una universidad particular, siendo la mayoría mujeres (n=158). Fueron aplicados un Cuestionario de Vivencia Académica (QVA-r) y una Escala de Satisfacción Académica (ESEA). Los resultados mostraron que los estudiantes presentaron niveles de integración y de satisfacción superior al promedio. Fueron detectadas diferencias entre los cursos relativas a las variables enfocadas y correlaciones entre las dimensiones. Es posible afirmar que la integración y la satisfacción, a pesar de compartir aspectos comunes, evalúan constructos diferentes, ambos importantes para la comprensión del fenómeno complejo y multideterminado de la vida académica.

    Resumo em Inglês:

    The present work had as objectives to evaluate the integration and the academic satisfaction in undergraduates, and to analyse its relations according to the course and to the period of study. 203 private psychology (n=76) and odontology (n=127) university students participated in the study. The majority of the students were female (n=158). It was applied the Academic Experiences Questionnaire (QVA-r) and the Scale of Academic Satisfaction (ESEA). The results revealed that the students presented levels of integration and satisfaction above the average. Differences between the courses in relation to the focused variables and correlations between the dimensions were detected. It is possible to affirm that integration and satisfaction, despite sharing common aspects, evaluate different constructs. They are both important for the understanding of the complex and multi- determined phenomena of academic life.
  • Como atuam psicólogos na educação pública paulista? um estudo sobre suas práticas e concepções Artigos

    Yamamoto, Kátia; Santos, Aline de Araújo Leite; Galafassi, Camila; Pasqualini, Mariana Guimarães; Souza, Marilene Proença Rebello de

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo analisar de que maneira concepções e práticas desenvolvidas pelos psicólogos da rede pública frente às queixas escolares vêm incorporando discussões recentes, oriundas da Psicologia escolar e educacional, e que destacam a importância das dimensões histórico-culturais na constituição do fenômeno educativo. Serão apresentados dados obtidos por meio de questionários respondidos por 108 psicólogos que atuam em 45 Secretarias de Educação paulistas. As análises realizadas permitem considerar que as práticas e as concepções dos psicólogos mesclam elementos tradicionais de compreensão do fenômeno educativo com visões mais críticas sobre o processo de escolarização. A atuação desses profissionais, dentre outros aspectos, revela elementos que expressam dimensões de sua formação profissional, das políticas públicas municipais, das concepções de educação que cada administração possui, da história de constituição do serviço, da disponibilidade de cada escola e de seus gestores para aceitar um trabalho institucional e do reconhecimento da função de psicólogo escolar.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene como objetivo analizar de qué manera las concepciones y prácticas desarrolladas por los psicólogos de la red pública frente a las quejas escolares vienen incorporando discusiones recientes, oriundas de la Psicología escolar y educacional, y que destacan la importancia de las dimensiones históricas culturales en la constitución del fenómeno educativo. Se presentarán datos obtenidos por medio de cuestionarios respondidos por 108 psicólogos que actúan en 45 Secretarías de Educación paulistas. Los análisis realizados permiten considerar que las prácticas y concepciones de los psicólogos mezclan elementos tradicionales de comprensión del fenómeno educativo con visiones más críticas sobre el proceso de escolarización. La actuación de estos profesionales, entre otros aspectos, revela elementos que expresan dimensiones de su formación profesional, de las políticas públicas municipales, de las concepciones de Educación que cada administración posee, de la historia de constitución del servicio, de la disponibilidad de cada escuela y sus gestores para aceptar un trabajo institucional, del reconocimiento de la función de psicólogo escolar.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines how the concepts and practices developed by school psychologists from the public education system have been incorporating recent discussions in the areas of educational and school psychology, highlighting the importance of the historical and cultural dimensions of educational phenomenon. This paper presents the data obtained through a questionnaire answered by 108 psychologists who work at 45 education departments in São Paulo State. The data demonstrate that the practices and concepts merge traditional and innovative elements, suggesting that psychologists are appropriating the discussions in the area, but the request for clinical and individual treatment of children with school difficulties still remains. The performance of these professionals, among other things, is an expression of their training, municipal public policies, conceptions of education of each administration, history of the constitution of the service, availability of each school and its managers to accept an institutional perspective, and recognition of the school psychologist's role.
  • Trânsito coletivo e comportamento individual:metáfora de antígona: metáfora de antígona Artigos

    Soares, Diogo Picchioni; Miolla, Jessica Carla de Souza; Mazuroski Junior, Aristeu; Thielen, Iara Picchioni

    Resumo em Português:

    Este ensaio aborda reflexões sobre trânsito a partir da tragédia de Antígona, de Sófocles. A riqueza e a profundidade dessa tragédia permitem extrair metáforas para orientar debates sobre as situações de conflito que permeiam o cotidiano do trânsito. O texto está estruturado em quatro tópicos; a) a síntese da tragédia, para que possam ser identificados os elementos que orientam as reflexões; b) considerações sobre quem é o outro na tragédia e no espaço do trânsito; c) discussão sobre a articulação entre espaço público e espaço privado no cotidiano do trânsito; e d) diálogo entre aspectos do comportamento individual que permitem desenvolver um comportamento coletivo, demandado pelas múltiplas interações que emergem no espaço público do trânsito. As reflexões sintetizam metáforas que indicam a importância de orientar as ações no trânsito, destacando a compreensão da rede de consequências de decisões e de ações quando negligenciam a interação com o outro e a repercussão para a própria sobrevivência. São indicadas três dimensões dessas reflexões: o conflito pode gerar morte; há diferentes maneiras de compreender as ações de um e de outro personagem; é a reflexão compartilhada que permite incorporar o ponto de vista do outro.

    Resumo em Espanhol:

    Este ensayo aborda reflexiones sobre tránsito a partir de la tragedia de Antígona, de Sófocles. La riqueza y la profundidad de esa tragedia permiten extraer metáforas para orientar debates sobre las situaciones de conflicto que surgen en el cotidiano del tránsito. El texto está estructurado en cuatro tópicos; a) la síntesis de la tragedia, para que puedan ser identificados los elementos que orientan las reflexiones; b) consideraciones sobre quien es el otro en la tragedia y en el espacio del tránsito; c) discusión sobre la articulación entre espacio público y espacio privado en el cotidiano del tránsito; y d) diálogo entre aspectos del comportamiento individual que permiten desarrollar un comportamiento colectivo, demandado por las múltiples interacciones que emergen en el espacio público del tránsito. Las reflexiones sintetizan metáforas que indican la importancia de orientar las acciones en el tránsito, destacando la comprensión de la red de consecuencias de decisiones y de acciones cuando negligencian la interacción con el prójimo y la repercusión para la propia supervivencia. Se indican tres dimensiones de esas reflexiones: el conflicto puede generar muerte; hay diferentes maneras de comprender las acciones de uno y de otro personaje; es la reflexión compartida que permite incorporar el punto de vista del otro.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the traffic based on the tragedy of Antigone, by Sophocles. The richness and the depth of this tragedy allow metaphors to guide discussions on the conflict inside the everyday traffic. The text is structured around four main topics, from the context in which this subject belongs; a) the synthesis of the tragedy, so that the elements that guide our reflections can be identified; b) considerations about who is the “other” in the tragedy and in the traffic environment; c) discussion about the relationship between public space and private space in daily traffic; and d) dialogue among aspects of individual behavior that lead to the development of a collective behavior, demanded by the multiple interactions that emerge in traffic. Finally, from the reflections we have undertaken, some of the teachings could be summarized, indicating the importance of guiding the actions in the traffic network to enhance the understanding of the consequences of decisions and actions that neglect the importance of the “other” for our own survival. There are three dimensions: the conflict can cause death; there are different ways to understand the actions of one and another character; it is the shared reflection that allows the incorporation of the point of view of the other person.
  • As políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí Artigos

    Silva, Clarissa de Andrade e; Yamamoto, Oswaldo Hajime

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa teve como objetivo investigar a presença das políticas sociais na formação graduada do psicólogo no Piauí. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental, por meio dos projetos pedagógicos dos cursos (PPC), em quatro cursos de graduação em Psicologia no Piauí. Evidenciou-se a presença das políticas sociais no PPC desde o perfil do egresso, nas ênfases, nas disciplinas e nos estágios, embora de maneira periférica. Também se constatou a desarticulação entre a proposta do perfil e a operacionalização da matriz curricular, a fragmentação e a insuficiência dos conteúdos direcionados às políticas sociais e, ainda, o marcante predomínio da clínica nessas formações. Verificou-se que as políticas de saúde são as que mais se destacam no PPC. Discute-se a necessidade de revisão da presença das políticas sociais na formação do psicólogo do Piauí, de modo a proporcionar maior articulação dos conteúdos voltados para as mesmas, assumindo-se uma posição mais central, crítica e política nessas formações.

    Resumo em Espanhol:

    La presente investigación tuvo como objetivo investigar la presencia de las políticas sociales en la formación graduada del psicólogo en Piauí. Para eso, se realizó una investigación documental, por medio de los proyectos pedagógicos de los cursos (PPC), en cuatro cursos de graduación en Psicología en Piauí. Se evidenció la presencia de las políticas sociales en el PPC desde el perfil del egreso, en el énfasis en las disciplinas y en las pasantías, aunque de manera periférica. También se constató la desarticulación entre la propuesta del perfil y la operacionalización de la matriz curricular, la fragmentación y la insuficiencia de los contenidos dirigidos a las políticas sociales y, también, el marcante predominio de la clínica en esas formaciones. Se verificó que las políticas de salud son las que más se destacan en el PPC. Se discute la necesidad de revisión de la presencia de las políticas sociales en la formación del psicólogo de Piauí, de modo de proporcionar una mayor articulación de los contenidos orientados hacia las mismas, asumiéndose una posición más central, crítica y política en esas formaciones.

    Resumo em Inglês:

    This research aimed to investigate the place of social policies in Psychology undergraduation programs in Piauí/Brazil. A documental study was made by analysing the pedagogical project of the course (PPC) in four universities. The social policies appear in the PPC related to the student profile, curricula emphasis, subjects and internships, albeit in a peripheral condition. Furthermore, disconnection between proposed profile and the curriculum, fragmentation and insufficient content about social policies, and predominance of the clinical area were perceived in these institutions. It is noteworthy that health policies stand out in PPC. The paper discusses the need of the presence of social policies in the education of psychologists in Piauí in order to improve the subjects articulation, assuming a central, critical and polical perspective.
  • Bases do pensamento fenomenológico e existencial em William James Artigos

    Feijoo, Ana Maria Lopez Calvo de

    Resumo em Português:

    Neste artigo, temos por objetivo investigar os fundamentos e as bases do pensamento fenomenológico e existencial advindos da Psicologia de William James no que diz respeito à noção de consciência, método e prática clínica. Para tanto, analisamos algumas obras de James e dividimos as suas propostas em três momentos distintos: pragmatismo, funcionalismo e empirismo. Por meio das elaborações em cada um desses momentos, tentamos esclarecer os pontos de encontro e os pontos de desencontro com os pensamentos fenomenológico e existencial. Concluímos que o ponto de encontro diz respeito à tentativa de não objetivação da consciência. Quanto ao desencontro, consideramos que James ainda toma a consciência como objeto da Psicologia e que a fenomenologia e as perspectivas existenciais se afastam da ideia de objeto, uma vez que não consideram a consciência contraposta ao mundo. Outro desencontro apresenta-se na acentuada divergência entre James e o pensamento fenomenológico e existencial no que se refere ao método e à prática bem como aos objetivos da clínica.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo, tenemos como objetivo investigar los fundamentos y las bases del pensamiento fenomenológico y existencial oriundos de la Psicología de William James en lo que respecta a la noción de conciencia, método y práctica clínica. Para eso, analizamos algunas obras de James y dividimos sus propuestas en tres momentos distintos: pragmatismo, funcionalismo y empirismo. Por medio de las elaboraciones en cada uno de esos momentos, intentamos aclarar los puntos de encuentro y los puntos de desencuentro con los pensamientos fenomenológico y existencial. Concluimos que el punto de encuentro trata sobre el intento de la no objetivación de la conciencia. En relación al desencuentro, consideramos que James aún toma la conciencia como objeto de la Psicología y que la fenomenologia y las perspectivas existenciales se alejan de la idea de objeto, ya que no consideran la conciencia contrapuesta al mundo. Otro desencuentro se presenta en la acentuada divergencia entre James y el pensamiento fenomenológico y existencial en lo que se refiere al método y a la práctica así como a los objetivos de la clínica.

    Resumo em Inglês:

    In this article, our goal is to investigate the foundation and the basis of existential and phenomenological thought of Psychology by William James, regarding the notion of consciousness, method and clinical practice. For both, we analyze some works of James and divide their proposals into three distinct periods: pragmatism, functionalism and empiricism. By means of the elaboration in each of these moments, we try to clarify the points of encounter and the points the confrontation with the existential and phenomenological thought. We conclude that the meeting point concerns the attempt of not objectification of consciousness. Regarding the mismatch, we believe that while James still takes consciousness as object of psychology and that phenomenology and existential perspectives deviate from the idea of object, since they do not consider the consciousness versus the world. Another mismatch is presented in the sharp disagreement between James and the existential and phenomenological thought regarding method and practice as well as the goals of the clinic.
  • Concepção de família por parte de crianças em situação de acolhimento institucional e por parte de profissionais Artigos

    Lauz, Gianni Vanessa Mayer; Borges, Jeane Lessinger

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou conhecer a concepção de família para crianças em situação de acolhimento institucional bem como para profissionais da mesma instituição. Participaram do estudo três meninas, entre nove e dez anos de idade, e três profissionais (uma assistente social, uma monitora e a diretora). A coleta de dados com as crianças foi realizada através de um grupo focal (GF), em que foram utilizados recursos lúdicos e simbólicos. Além disso, foi solicitado o desenho da família e realizada uma entrevista semiestruturada individual. Já com os profissionais, fez-se o uso de entrevistas semiestruturadas. Os resultados foram analisados através da análise de conteúdo, e os dados encontrados apontaram que as crianças possuem a representação de família relacionada à família de origem, à família monoparental e à família nuclear. A percepção dos profissionais é formada pelas representações de suas famílias de origem e pela percepção das famílias das crianças institucionalizadas sob o viés dos riscos e da culpabilização. Assim, torna-se necessário abrir espaços para reflexões sobre o modelo de família junto à equipe da instituição, a fim de que possam notar as novas configurações familiares na sociedade atual e os fatores de proteção presentes nas famílias de origem das crianças, superando uma visão patologizante.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio objetivó conocer la concepción de familia para niños en situación de acogimiento institucional así como para profesionales de la misma institución. Participaron del estudio tres niñas, entre nueve diez años de edad, y tres profesionales (una asistente social, una monitora y la directora). La recolección de datos con los niños fue realizada a través de un grupo focal (GF), en que fueron utilizados recursos lúdicos y simbólicos. Además, fue pedido el dibujo de la familia y realizada una entrevista semiestructurada individual. Ya con los profesionales, se hizo el uso de entrevistas semiestructuradas. Los resultados fueron analizados a través del análisis de contenido, y los datos encontrados apuntaron que los niños poseen la representación de familia relacionada a la familia de origen, a la familia monoparental y a la familia nuclear. La percepción de los profesionales está formada por las representaciones de sus familias de origen y por la percepción de las familias de los niños institucionalizados bajo el punto de vista de los riesgos y de la culpabilización. Así, se vuelve necesario abrir espacios para reflexiones sobre el modelo de familia junto al equipo de la institución, a fin de que puedan notar las nuevas configuraciones familiares en la sociedad actual y los factores de protección presentes en las familias de origen de los niños, superando una visión patologizante.

    Resumo em Inglês:

    This work investigated the concept of family to children in residential care, as well as to professionals from the same institution. Three girls between nine and ten years old and three professionals (a social worker, a director and monitors) participated in the work. Data collection with the children was performed through a focus group, in which playful and symbolic resources were used. In addition, the family drawing was asked and a semi-structured individual interview was performed. With the professionals, semi-structured interviews were used. The results were analyzed through content analysis, and the findings showed that children have the representation of family related to their family of origin, to the single parent family and to the nuclear family. The professionals' perception is formed by the representations of their families of origin and by their perceptions of families of institutionalized children under the bias of risk and blame. Thus, it becomes necessary to open spaces for reflection on the family model with the team of the institution, so that they can notice the new family configurations in today's society and the protective factors present in the families of these children, overcoming a pathological vision.
  • Instrumentos de avaliação da imagem corporal e dos hábitos alimentares na anorexia nervosa: análise da produção científica Artigos

    Leonidas, Carolina; Santos, Manoel Antônio dos

    Resumo em Português:

    Este estudo é uma revisão integrativa da literatura que tem o objetivo de descrever os instrumentos de mensuração utilizados na avaliação da imagem corporal e dos hábitos alimentares na anorexia nervosa. As bases consultadas foram LILACS e SciELO. Das 98 referências levantadas, oito foram selecionadas e recuperadas na íntegra para extração dos dados, constituindo o corpus da pesquisa. Constatou-se o predomínio de publicações na última década, principalmente a partir de 2000. Em termos gerais, os resultados indicaram que há poucos instrumentos que avaliam a imagem corporal e os hábitos alimentares de forma aprofundada, sendo que a maioria dos instrumentos encontrados visava a avaliar os sujeitos e a estabelecer o diagnóstico de transtorno alimentar (TA). Evidenciou-se, assim, a necessidade de mais estudos na área de elaboração e de validação de testes, escalas e inventários que tratem das síndromes parciais dos TAs, tais como a distorção da imagem corporal.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación es una revisión integrativa de la literatura que tiene el objetivo de describir los instrumentos de mensuración utilizados en la evaluación de la imagen corporal y de los hábitos alimenticios en la anorexia nerviosa. Las bases consultadas fueron LILACS y SciELO. De las 98 referencias relevadas, ocho fueron seleccionadas y recobradas integralmente para extracción de los datos, constituyendo el corpus de la investigación. Se constató el predominio de publicaciones en la última década, principalmente desde el año 2000. En términos generales, los resultados indicaron que hay pocos instrumentos que evalúan la imagen corporal y los hábitos alimenticios de forma profundizada, siendo que la mayoría de los instrumentos encontrados visaba evaluar los sujetos y establecer el diagnóstico de trastorno alimenticio (TA). Se evidenció, así, la necesidad de más estudios en el área de elaboración y de validación de pruebas, escalas e inventarios que traten de los síndromes parciales de los TA, tales como la distorsión de la imagen corporal.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this integrative review of the literature is to describe the instruments used to assess body image and food habits in nervous anorexia. The examined databases were LILACS and SciELO. Ninety-eight references were identified, eight of which were selected, and full articles were consulted for data extraction, constituting the corpus of the research. There was a predominance of publications in the last decade, mainly from 2000 on. Overall, results indicated that there are few instruments to assess body image and food habits in detail, and most of the instruments found were aimed at assessing the patients and diagnosing eating disorder (ED). This evidenced the need for further studies in the field of test, scale and inventory development and validation which address the partial syndromes of ED, such as body image distortion.
  • Motivos para adesão e permanência discente na educação superior a distância Artigos

    Fiuza, Patricia Jantsch; Sarriera, Jorge Castellá

    Resumo em Português:

    Esse artigo apresenta parte de uma pesquisa de doutorado realizada com alunos de cursos superiores a distância de sete IES públicas e privadas do Brasil sobre os motivos da adesão e da permanência nessa modalidade. A partir desses resultados, pretende-se discutir novas estratégias para o fenômeno da evasão. O estudo é exploratório, com abordagem dos dados em uma perspectiva mista, e a coleta utilizou um formulário de pesquisa com as questões disponibilizadas na internet. A amostra constituiu-se de 605 sujeitos, com idades entre 18 a 61 anos (M = 32,39; DP = 9,25), 216 homens (36,0%) e 384 mulheres (64%). Os resultados mostram que os fatores de adesão são de origem pessoal, categorizados como identificação pessoal ou afinidade com o curso. Outros fatores importantes no estudo são: flexibilidade, gratuidade, logística, modalidade, acessibilidade e a possibilidade de conciliar outros afazeres com os estudos. Com relação a questões institucionais ou acadêmicas, destaca-se a importância dada ao nome ou ao renome da instituição bem como à qualidade, tanto da IES como do curso e da equipe pedagógica e operacional envolvida. Os resultados permitiram a categorização de 13 itens para os motivos de adesão e de 13 itens para permanência, que, por sua vez, foram organizados em 3 dimensões: questões pessoais ou endógenas ao aluno, questões acadêmicas ou exógenas ao aluno e questões contextuais relacionadas ao que envolve tanto o aluno quanto o curso.

    Resumo em Espanhol:

    Ese artículo presenta parte de un estudio de doctorado realizado con alumnos de cursos superiores a distancia de siete IES públicas y privadas de Brasil sobre los motivos de la adhesión y de la permanencia en esa modalidad. A partir de esos resultados, se quiere discutir nuevas estrategias para el fenómeno de la evasión. El estudio es exploratorio, con un abordaje de los datos en una perspectiva mixta, y la recolección utilizó un formulario de investigación con las cuestiones puestas a disposición en internet. La muestra se constituyó de 605 sujetos, con edades entre 18 a 61 años (M = 32,39; DP = 9,25), 216 hombres (36,0%) y 384 mujeres (64%). Los resultados muestran que los factores de adhesión son de origen personal, categorizados como identificación personal o afinidad con el curso. Otros factores importantes en el estudio son: flexibilidad, gratuidad, logística, modalidad, accesibilidad y la posibilidad de conciliar otros quehaceres con los estudios. Con relación a cuestiones institucionales o académicas, se destaca la importancia dada al nombre o al renombre de la institución así como a la calidad, tanto de la IES como del curso y del equipo pedagógico y operacional involucrado. Los resultados permitieron la categorización de 13 puntos para los motivos de adhesión y de 13 puntos para permanencia, que, a su vez, fueron organizados en 3 dimensiones: cuestiones personales o endógenas al alumno, cuestiones académicas o exógenas al alumno y cuestiones contextuales relacionadas a lo que involucra tanto el alumno como al curso.

    Resumo em Inglês:

    Analysing part of a doctoral research with students from distance education in public and private universities (HEI) in Brazil, this article focuses the reasons of their adherence and permanence in this modality. Based on these results, the article discusses some new strategies for the dropout phenomenom. This is an exploratory study through a data approach with a mixed perspective . The material collected followed a research with questions available on the internet. The sample consisted of 605 persons, aged between 18-61 years (M = 32.39, SD = 9.25), 216 men (36.0%) and 384 women (64%). The results show that most of the factors are the personnel adhesion categorized as personal identification or course affinity. Other important factors in the study are: flexibility, gratuity, logistics, modality, accessibility and the possibility of combining studies with other activities. Regarding institutional or academic issues, the article highlights the importance given to the “name” or “renown” of the institution and to the quality of the HEI as the course and the educational and operational staff involved. The results allowed the categorization of 13 items for reasons of adherence and 13 items of permanence, which were arranged in three dimensions: personal or endogenous issues in students, academic or exogenous issues of students as well as contextual issues involving the student and the course.
  • Psicologia jurídica: um percurso nas varas de família do tribunal de justiça do estado de São Paulo Artigos

    Marques da Silva, Evani Zambon

    Resumo em Português:

    A participação da Psicologia nos conflitos que chegam ao Poder Judiciário acompanhou o crescimento e o fortalecimento da profissão no Brasil. O percurso histórico e os assuntos atuais que demandam cada vez mais a contribuição do psicólogo serão, no presente artigo, apreciados sob as luzes da construção prática e teórica. As reflexões trazidas foram construídas com base no pioneirismo da equipe de psicólogos das Varas de Família do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e nos estudos e pesquisas que a autora realiza em âmbito nacional e internacional. Questões como a formação acadêmica na área da Psicologia jurídica, a avaliação psicológica realizada e a comunicação dos resultados traduzidos nos laudos serão abordadas, além de mencionados também os documentos de referência da profissão (resoluções, referências técnicas) e os de âmbito legal (Estatuto da Criança e do Adolescente, Código de Processo Civil, recomendações do Conselho Nacional de Justiça e do Tribunal de Justiça de São Paulo). Esse cotidiano judicializado exige uma postura ativa e cuidadosa da Psicologia no enfrentamento da complexidade dos casos e no preparo para lidar com as demandas da própria sociedade, as quais atravessam diversas ciências conjuntamente, tais como o Direito e a Psicologia.

    Resumo em Espanhol:

    La participación de la Psicología en los conflictos que llegan al Poder Judicial acompañó el crecimiento y el fortalecimiento de la profesión en Brasil. El trayecto histórico y los asuntos actuales que demandan cada vez más la contribución del psicólogo serán, en el presente artículo, apreciados bajo las luces de la construcción práctica y teórica. Las reflexiones traídas fueron construidas con base en el pionerismo del equipo de psicólogos de los Tribunales de Familia del Tribunal de Justicia del Estado de São Paulo y en los estudios e investigaciones que la autora realiza en el ámbito nacional e internacional. Cuestiones como la formación académica en el área de la Psicología jurídica, la evaluación psicológica realizada y la comunicación de los resultados traducidos en los laudos serán abordados, además de mencionados también los documentos de referencia de la profesión (resoluciones, informes técnicos) y los de ámbito legal (Estatuto del Niño y del Adolescente, Código de Proceso Civil, recomendaciones del Consejo Nacional de Justicia y del Tribunal de Justicia de São Paulo). Ese cotidiano judicializado exige una postura activa y cuidadosa de la Psicología en el enfrentamiento de la complejidad de los casos y en la preparación para manejar las demandas de la propia sociedad, las cuales atraviesan diversas ciencias conjuntamente, tales como el Derecho y la Psicología.

    Resumo em Inglês:

    The contribution of psychology in the conflicts that come to the Judiciary followed the growth and the strengthening of the profession in Brazil. The historical and current issues that increasingly demand the contribution of the psychologist will, in this article, be examined under the light of theoretical and practical construction. The considerations brought were based on the pioneering team of psychologists, on the family courts of the Court of the State of São Paulo and on studies and research that the author performs nationally and internationally. Issues such as academic training in the area of forensic psychology, a psychological evaluation and reporting results translated in the reports will be discussed, and also mentioned the reference to documents of the profession (resolutions, technical references) and the legal framework (the Child and Youth Civil Procedure Code, recommendations of the National Council of Justice and the Court of São Paulo). This judiciary routine requires an active and careful way in dealing with the psychology of complex cases and in preparing to deal with the demands of society itself, which cut across various sciences together, such as law and psychology.
  • Percepção de adolescentes aprendizes sobre a experiência do primeiro emprego Artigos

    Sousa, Heloiza de; Frozzi, Denise; Bardagi, Marucia Patta

    Resumo em Português:

    Este estudo investigou como jovens aprendizes avaliam a inserção profissional através do primeiro emprego e que mudanças identificam em suas vidas a partir dessa experiência. Foi realizada uma entrevista focal com quatro adolescentes aprendizes catarinenses (dois meninos e duas meninas), entre 14 e 16 anos. Como pontos positivos, foram apontados o aumento da maturidade e da organização pessoal, o maior reconhecimento social (no trabalho e na família), a aquisição de conhecimentos, a mudança pessoal e o impacto do trabalho na escolha profissional. Os principais aspectos negativos foram a falta de tempo, a negligência com a própria saúde e a dificuldade com a troca constante de turmas e de educadores. Identificar as percepções desses participantes permitiu melhor compreensão do seu desenvolvimento pessoal e profissional, além de fornecer feedback às instituições promotoras da aproximação jovem-emprego e às empresas que os recebem. Novos estudos, de maior abrangência, poderão ampliar os aspectos aqui considerados.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio investigó como jóvenes aprendices evalúan la inserción profesional a través del primer empleo y que cambios identifican en sus vidas a partir de esa experiencia. Fue realizada una entrevista focal con cuatro adolescentes aprendices catarinenses (dos niños y dos niñas), de entre 14 y 16 años. Como puntos positivos, fueron apuntados el aumento de la madurez y de la organización personal, el mayor reconocimiento social (en el trabajo y en la familia), la adquisición de conocimientos, el cambio personal y el impacto del trabajo en la elección profesional. Los principales aspectos negativos fueron la falta de tiempo, la negligencia con la propia salud y la dificultad con el cambio constante de grupo de clase y de educadores. Identificar las percepciones de esos participantes permitió una mejor comprensión de su desarrollo personal y profesional, además de suministrar feedback a las instituciones promotoras de la aproximación joven-empleo y a las empresas que los reciben. Nuevos estudios, de mayor alcance, podrán ampliar los aspectos aquí considerados.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated how young apprentices evaluate professional insertion through their first job and what changes they identify in their lives from this experience. A focus group interview with four young apprentices from Santa Catarina (two boys and two girls), who were between 14 and 16 years old, was held. As main positive aspects there were the increase in maturity and personal organization, more social recognition (in work and family), skills acquisition, personal change and the impact of work on career choice. Main negative aspects were lack of time, neglect of their own health and the difficulty with the constant changing of classes and teachers. Identify the perceptions of these participants contributed to a better understanding of their personal and professional development, and provided feedback for the institutions that promote youth-employment approach and to companies that receive them. Further studies of larger scope can expand the aspects considered here.
  • O biopoder e a gestão dos riscos nas sociedades contemporâneas Artigos

    Caliman, Luciana Vieira; Tavares, Gilead Marchezi

    Resumo em Português:

    Tendo em vista as transformações no tecido social moderno e nos elementos do biopoder, característico deste período histórico, este artigo visa a contribuir com a reflexão acerca da dinâmica do poder sobre os corpos e sobre a vida na atualidade. Argumenta-se, baseando-se em estudos foucaultianos, que a centralidade da gestão dos riscos no mundo contemporâneo intensifica, não sem alterar, aspectos fundamentais do biopoder moderno. As políticas de assistência social brasileiras e as transformações no cenário da saúde pública, centradas na noção de risco, são analisadas como dispositivos de governo. Discute-se também como nesse processo a vida se torna, ao mesmo tempo, alvo de controle e espaço de resistência. Conclui-se que a análise das novas formas de subjetivação resultantes da integração do capital e da nova tecnologia do risco é fundamental na construção de uma nova estilística da existência e na criação de novos parâmetros analíticos para nossa atualidade. A nova situação abrange fatores complexos, contraditórios e em constante tensão, sendo possível falar da criação de uma infinidade de novos lugares de negociação, de poder, de alívio ou de desencadeamento do sofrimento, que necessitam da criação de outras mentalidades de análise.

    Resumo em Espanhol:

    Teniendo en vista las transformaciones en el tejido social moderno y en los elementos del biopoder, característico de este período histórico, este artículo tiene la intención de contribuir con la reflexión acerca de la dinámica del poder sobre los cuerpos y sobre la vida en la actualidad. Se argumenta, basándose en estudios foucaultianos, que la centralidad de la gestión de los riesgos en el mundo contemporáneo intensifica, no sin alterar, aspectos fundamentales del biopoder moderno. Las políticas de asistencia social brasileñas y las transformaciones en el escenario de la salud pública, centradas en la noción de riesgo, son analizadas como dispositivos de gobierno. Se discute también como en ese proceso la vida se vuelve, al mismo tiempo, blanco de control y espacio de resistencia. Se concluye que el análisis de las nuevas formas de subjetivación resultantes de la integración del capital y de la nueva tecnología del riesgo es fundamental en la construcción de una nueva estilística de la existencia y en la creación de nuevos parámetros analíticos para nuestra actualidad. La nueva situación abarca factores complejos, contradictorios y en constante tensión, siendo posible hablar de la creación de una infinidad de nuevos lugares de negociación, de poder, de alivio o de desencadenamiento del sufrimiento, que necesitan la creación de otras mentalidades de análisis.

    Resumo em Inglês:

    Considering the transformations in the modern social tissue and in the elements of biopower characteristic of this historical period, this article aims at contributing to the reflection on the current dynamics of power over the bodies and life. Based on foucaultian studies it is argued that the contemporary world centrality of management of risk intensifies, not without changes, fundamental aspects of the modern biopower. The Brazilian social assistance policies and transformations in public health status, focused on the logic of risk, are analysed as govern dispositives. It is also discussed how life becomes both the aim of control and the space for resistance in this process. One can conclude that the analysis of new modes of subjectivation resulting from the integration of capital and logic of risk is essential to build new stylistics of existence and to create different analysis parameters for the present days. The new situation covers complex, contradictory factors, always in tension. It is possible to talk about the creation of countless new places of negotiation, power and relief or of triggering of suffering, which require the creation of a new mentality of analysis.
  • A atitude dos universitários em relação ao profissional de limpeza urbana Artigos

    Leal, Noêmia Soares Barbosa; Soares, Mário Florentino; Rocha, Ivania Tavares da; Ribeiro, Cristiane Galvão

    Resumo em Português:

    Com o objetivo de identificar as atitudes dos universitários das redes pública e privada frente ao profissional de limpeza urbana (gari), este estudo apresenta uma pesquisa de campo do tipo descritiva, realizada com 200 estudantes universitários, sendo 100 de uma universidade pública e 100 de uma universidade privada na cidade de João Pessoa-PB. A coleta de dados foi feita por meio de escalas de atitudes, motivação e desejabilidade social, adaptadas, quando preciso, ao ofício de gari e analisadas por meio do pacote estatístico SPSS, em sua versão 15.0 utilizando-se da estatística descritiva e inferencial. Discutem-se temáticas de amplo interesse da Psicologia social, tais como preconceito, atitude, estereótipo e discriminação bem como seus impactos na relação homem-trabalho. Os resultados encontrados revelam que as mulheres são mais conscientes quanto à importância da profissão gari para o bom funcionamento público, bem como que há preconceito nas relações sociais, e, embora este seja expresso de modo sutil, ainda marca negativamente as relações sociais.

    Resumo em Espanhol:

    Con el objetivo de identificar las actitudes de los universitarios de las redes pública y privada frente al profesional de limpieza urbana (barredor), este estudio presenta una investigación de campo del tipo descriptiva, realizada con 200 estudiantes universitarios, siendo 100 de una universidad pública y 100 de una universidad privada en la ciudad de João Pessoa-PB. La recolección de datos fue realizada por medio de escalas de actitudes, motivación y deseabilidad social, adaptadas, cuando preciso, al oficio de barredor y analizadas por medio del paquete estadístico SPSS, en su versión 15.0 utilizándose de la estadística descriptiva e inferencial. Se discuten temáticas de amplio interés de la Psicología social, tales como prejuicio, actitud, estereotipo y discriminación así como sus impactos en la relación hombre trabajo. Los resultados encontrados revelan que las mujeres son más conscientes en relación a la importancia de la profesión barredor para el buen funcionamiento público, así como que hay prejuicio en las relaciones sociales, y, aunque éste sea expreso de modo sutil, aún marca negativamente las relaciones sociales.

    Resumo em Inglês:

    Aiming at identifying the attitudes of graduate students from both public and private universities in relation to urban cleaning workers (garbage men), this study presents a descriptive field research carried out with 200 graduate students: 100 from a public university and 100 from a private one in João Pessoa, PB. Data collection was done by means of attitude, motivation and social desirability scales which were adapted, when it was necessary, for the garbage men occupation and then analyzed through the statistical package SPSS for Windows 15.0, using descriptive and inferential statistics. Issues of great interest to social psychology, such as prejudice, attitude, stereotype and discrimination, as well as their impacts in man-work relation were discussed. The results show that women are more aware of the importance of garbage men occupation for proper public functioning and that there is prejudice in the social relations, that although it is expressed in a subtle way, it still plays a negative role in social relations.
  • O acompanhamento terapêutico como estratégia de cuidado na atenção psicossocial Artigos

    Acioli Neto, Manoel de Lima; Amarante, Paulo Duarte de Carvalho

    Resumo em Português:

    O acompanhamento terapêutico constitui um importante instrumento de integração de projetos assistenciais centrados na atenção psicossocial. Suas ações se inserem como práticas opostas aos modelos asilares de tratamento, alinhando-se às propostas da reforma psiquiátrica e sanitária. Diante disso, questionase sobre a forma como a atenção psicossocial vem sendo desenvolvida dentro dos Centros de Atenção Psicossocial e buscam-se alternativas para a superação dos impasses da rede de saúde mental. O objetivo deste trabalho é refletir sobre as possibilidades de contribuição do acompanhante terapêutico dentro da atenção psicossocial. Assim, pode-se considerar que a atenção psicossocial ainda está em processo de construção como base assistencial dos atuais equipamentos da reforma psiquiátrica. Com isso, um ator que poderia atuar circulando nesses diferentes setores, nesses diferentes espaços, é o acompanhante terapêutico, promovendo a facilitação, a inserção e a construção conjunta do usuário ao seu universo cotidiano e em novas redes culturais/interacionais.

    Resumo em Espanhol:

    El acompañamiento terapéutico constituye un importante instrumento de integración de proyectos asistenciales centrados en la atención psicosocial. Sus acciones se insieren como prácticas opuestas a los modelos asilares de tratamiento, alineándose a las propuestas de la reforma psiquiátrica y sanitaria. Ante eso, se cuestiona sobre la forma como la atención psicosocial viene siendo desarrollada dentro de los Centros de Atención Psicosocial y se buscan alternativas para la superación de los impases de la red de salud mental. El objetivo de este trabajo es reflexionar sobre las posibilidades de contribución del acompañamiento terapéutico dentro de la atención psicosocial. Así, se puede considerar que la atención psicosocial aún está en proceso de construcción como base asistencial de los actuales equipos de la reforma psiquiátrica. Con eso, un actor que podría actuar circulando en esos diferentes sectores, en esos diferentes espacios, es el acompañamiento terapéutico, promoviendo la facilitación, la inserción y la construcción conjunta del usuario a su universo cotidiano y en nuevas redes culturales/interaccionales.

    Resumo em Inglês:

    The therapeutic follow-up is an important tool for integrating service projects focused on psychosocial care. These actions are work practices as opposed to models of asylums treatment, aligning the proposed reform and psychiatric health. Therefore, it is uncertain how psychosocial care has been developed within the Psychosocial Care Centers, and alternatives to overcome the impasses of mental health network are sought. The objective of this paper is to discuss the possibility of the therapist contribution in psychosocial care. Thus, one can consider that psychosocial care is still in the building process as the basis of the current healthcare equipment of psychiatric reform. Thus, an actor who could act circulating in these different sectors, these different spaces is the therapist, promoting the user's facilitation, integration and joint construction in his/her everyday world and in new cultural /interactional networks.
  • Massacre e resistência Kaiowá e Guarani: interrogações às Psicologias nos traçados do intolerável Artigos

    Lemos, Flávia Cristina Silveira; Galindo, Dolores Cristina Gomes

    Resumo em Português:

    Neste artigo, problematizamos o acontecimento massacre e a resistência dos povos indígenas Kaiowá e Guarani às práticas racistas de biopoder que são empreendidas, tendo em vista a garantia do território e da sua terra sagrada. Nos estudos de Michel Foucault, encontramos algumas ferramentas históricas e políticas que nos auxiliam a pensar sobre essa situação e a interrogá-la no presente. O racismo parece estar sustentando tal realidade e a cumplicidade com o genocídio que está sendo feita, pois há demora em realizar a demarcação, negligência diante dos apelos desses povos, que já aconteceram de várias maneiras. A resistência desses povos interpela as práticas psicológicas, para que não sejam acionadas como dispositivos de normalização etnocidas pautados pela pacificação, que nega as dissidências, ou pela patologização, que nega a diversidade da vida como biopotência.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo, problematizamos el acontecimiento masacre y la resistencia de los pueblos indígenas Kaiowá y Guaraní a las prácticas racistas de biopoder que son emprendidas, teniendo en vista la garantía del territorio y de su tierra sagrada. En los estudios de Michel Foucault, encontramos algunas herramientas históricas y políticas que nos auxilian a pensar sobre esa situación y a interrogarla en el presente. El racismo parece estar sosteniendo tal realidad y la complicidad con el genocidio que está siendo realizada, pues hay demora en realizar la demarcación, negligencia ante los pedidos de esos pueblos, que ya sucedieron de varias maneras. La resistencia de esos pueblos interpela las prácticas psicológicas, para que no sean accionadas como dispositivos de normalización etnocidas pautados por la pacificación, que niega las disidencias, o por la patologización, que niega la diversidad de la vida como biopotencia.

    Resumo em Inglês:

    This article considers critically the event massacre and the resistance of the indigenous Guarani Kaiowá against the racist practices of biopower, that are accomplished in order to guarantee the territory and their sacred land. In studies of Michel Foucault some historical and political tools that help us think about this situation and questions it in the present can be found. Racism seems to be holding such a reality and complicity with the genocide that is practiced due to the delay in carrying out the demarcation and to the negligence on the appeals of these people that have already happened in several ways. The strength of these people interpellate the psychological practices so that they are not driven as devices of ethnocidal standardization guided by pacification, that denies dissidences, or by explanations based on pathology , that deny the diversity of life as a biopower.
  • Autoria em blog por pessoas em sofrimento psíquico: aprendizagem compartilhada, reconhecimento e promoção da saúde mental Artigos

    Bittencourt, Ivanise Gomes de Souza; Francisco, Deise Juliana; Mercado, Luís Paulo Leopoldo

    Resumo em Português:

    O presente artigo discute a potencialidade de oficinas de informática na saúde mental. Inserido na reforma psiquiátrica, a proposta envolve o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no campo da saúde mental ao possibilitar às pessoas em sofrimento psíquico divulgar suas produções, trabalhar as suas capacidades e possibilitar a produção em autoria através da apropriação das diversas ferramentas da web. Empiricamente, traz uma experiência de oficina de informática realizada em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Município de Maceió-AL, quando foram realizadas 12 oficinas de blog. Estas foram desenvolvidas com quatro usuários, com idades entre 21 e 34 anos. Este estudo é de caráter qualitativo e envolveu uma pesquisa-intervenção, na perspectiva de construção de novos modos de fazer em saúde mental e de uso das TIC. Para a coleta dos dados, foram utilizadas a observação participante, a criação de diário de campo e entrevistas semi-estruturadas, com temas que versavam sobre os efeitos da participação nas oficinas e na produção de materiais. Verificou-se que o blog constituiu um espaço de expressão, aprendizagem compartilhada, troca de experiências, reconhecimento e promoção da saúde mental.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo discute la potencialidad de oficinas de informática en la salud mental. Inserto en la reforma psiquiátrica, la propuesta involucra las tecnologías de la información y comunicación (TIC) en el campo de la salud mental al posibilitarles a las personas en sufrimiento psíquico divulgar sus producciones, trabajar sus capacidades y posibilitar la producción en autoría a través de la apropiación de las diversas herramientas de la Web. Empíricamente, trae una experiencia de oficina de informática realizada en un Centro de Atención Psicosocial (CAPS) del Municipio de Maceió-Al, cuando fueron realizados 12 talleres de blog. Éstos fueron desarrollados con cuatro usuarios, con edades entre 21 y 34 años. Este estudio es de carácter cualitativo e involucró una investigación intervención, en la perspectiva de construcción de nuevos modos de hacer en salud mental y de uso de las TIC. Para la recolección de los datos, fueron utilizadas la observación participante, la creación de diario de campo y entrevistas semiestructuradas, con temas que versaban sobre los efectos de la participación en los talleres y en la producción de materiales. Se verificó que el blog constituyó un espacio de expresión, aprendizaje compartido, intercambio de experiencias, reconocimiento y promoción de la salud mental.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the potential of computer workshops on mental health. Inserted in the psychiatric reform, the proposal involves the use of information and communication technologies (ICT) in the field of mental health to enable people in psychological distress to disseminate their productions, reinforce their capabilities and enable the production authorship through the appropriation of the various web tools. Empirically it brings an experience of computer workshop held in a Psychosocial Care Center (CAPS) in Maceió-AL, when 12 blog workshops were held. These were developed with four users, aged between 21 and 34 years. This study is qualitative in nature and involved a research intervention, the prospect of building new ways of dealing with mental health and the use of ICT. For data collection, participant observation, a field diary and semi-structured interviews were used, dealing with topics on the effects of the participation in workshops and production of materials. It was found that blogging became an expression space, shared learning, exchange of experiences, and recognition and promotion of mental health.
  • Um momento dedicado à espera e à promoção da saúde Experi�ncia

    Silva, Gabriel Gonçalves Serafim; Pereira, Eliane Regina; Oliveira, Jaqueline Olina de; Kodato, Yuji Martins

    Resumo em Português:

    Este artigo se propõe, a partir da perspectiva histórico-cultural, apresentar uma experiência de intervenção de Psicologia da saúde, em uma sala de espera de uma Unidade Básica de Saúde na cidade de Uberlândia/MG. Trata-se de estranhar os olhares e, onde parece haver apenas um agrupamento de pessoas, de realizar uma roda de conversa semanal mediada por estagiários de Psicologia, construindo encontros e saberes que potencializam o cuidado dos sujeitos consigo mesmos e com os outros. Tendo uma compreensão teórico-prática baseada na indissociabilidade entre ética, estética e afetividade, investimos em grupos que ativassem a vida, com o intuito de desprender os sujeitos dos automatismos do cotidiano, em um movimento de descristalização dos sentidos acerca de si mesmo e dos outros. Os resultados apontam a promoção da saúde na medida em que (re)ativam potências, articulam vivências, geram reflexões, sensações e (re)significações.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo intenta, por medio de una perspectiva histórico-cultural, presentar una experiencia de intervención en Psicología de la salud que ocurrió en una sala de espera de una Unidad Básica de Salud en la ciudad de Uberlândia/MG. La propuesta es mirar de diferentes formas y en el que parece ser sólo un grupo de personas, hacer una rueda de conversación semanal mediada por estudiantes de Psicología construyendo encuentros y conocimientos que fomenten los cuidados de los sujetos con ellos mismos y con los otros. Con una comprensión teórico-práctica basada en la inseparabilidad de la ética, la estética y la afectividad, apostamos en los grupos que activen la vida, con la pretensión de despegar los sujetos de los automatismos del día a día, en un sentido de movimiento de desconstrucción de los sentidos sobre si mismo y los otros. Los resultados apuntan para la promoción de la salud mientras (re) activan potencias, articulan vivencias, generan pensamientos, sensaciones y (re) significaciones.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a practical experience in health psychology, based on a historic and cultural approach, which was held in a Family Care Centre waiting room in Uberlândia/MG. The article refers to the change of views and to understand differently this place, through a weekly group of psychology students, making up meetings and knowledge that create opportunities of self care and care to others. With a theoretical and methodological approach based on ethical, aesthetics and affectivity associated, we have worked with these groups to create opportunities of life movement, with the intent of modifying everyday life based on an automatic existence, in a movement of decrystallization meanings about their existence and about others existences. The results point to the promotion of health in that they (re)activate powers, articulate experiences, generate thoughts, sensations and (re)significations.
  • Estágio em psicologia escolar e arte: contribuições para a formação do Psicólogo Experi�ncia

    Silva, Silvia Maria Cintra da; Pedro, Luciana Guimarães; Silva, Dami da; Rezende, Diogo; Barbosa, Laís Miranda

    Resumo em Português:

    O presente trabalho relata as experiências vivenciadas em um estágio de Psicologia escolar realizado no Curso de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O estágio, pautado na Psicologia histórico-cultural, estava vinculado à organização e ao desenvolvimento de uma disciplina intitulada Psicologia: Ciência e Profissão, voltada para os alunos que ingressavam no referido curso. A ementa dessa disciplina vai ao encontro da necessidade de desenvolvimento de uma visão crítica e socialmente comprometida em relação à Psicologia, o que permite a constituição de um espaço de possibilidades de se considerar essa ciência e profissão de um modo mais amplo. As atividades desenvolvidas nos encontros buscavam instigar reflexões acerca da Universidade, da Psicologia como ciência e profissão e da vida acadêmica. Para embasar essas discussões, a Arte (cinema, pintura, teatro, literatura, música) foi utilizada como mote para a apropriação e a construção do próprio conhecimento. Descrevemos aqui a trajetória desse estágio e as suas repercussões na formação pessoal e profissional dos futuros psicólogos, dando destaque para as contribuições desencadeadas a partir do contato com a Arte tanto para os estagiários como para a supervisora.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo relata las experiencias vividas en una pasantía de Psicología escolar realizada en el Curso de Psicología de la Universidad Federal de Uberlândia (UFU). La pasantía, pautada en la Psicología histórico-cultural, estaba vinculada a la organización y al desarrollo de una disciplina titulada Psicología: Ciencia y Profesión, volcada a los alumnos que ingresaban en el referido curso. El contenido programático de esa disciplina va al encuentro de la necesidad de desarrollo de una visión crítica y socialmente comprometida con relación a la Psicología, lo que permite la constitución de un espacio de posibilidades de considerarse esa ciencia y profesión de un modo más amplio. Las actividades desarrolladas en los encuentros buscaban incitar reflexiones acerca de la Universidad, de la Psicología como ciencia y profesión y de la vida académica. Para la base esas discusiones, el Arte (cine, pintura, teatro, literatura, música) fue utilizado como recurso para la apropiación y la construcción del propio conocimiento. Describimos aquí la trayectoria de esa pasantía y sus repercusiones en la formación personal y profesional de los futuros psicólogos, dando destaque para las contribuciones desencadenadas desde el contacto con el Arte tanto para los practicantes como para la supervisora.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes the experience acquired during a school psychology internship in the psychology course in the Federal University of Uberlândia (UFU). The internship, based on the culturalhistorical psychology, was linked to the organization and development of a course titled Psychology: Science and Profession, which is oriented towards freshmen students. The program of this course meets the need to develop a socially involved and critical vision of psychology, which allows the creation of a space of possibilities to think about this science and profession more broadly. The activities developed in the meetings sought to engage reflections about the University, about psychology as a science and profession and about the academic life. To serve as base for discussion, Art (cinema, painting, theatre, literature, music) was used as a theme for ownership and construction of self knowledge. We describe the results of the internship and its impact on the personal and professional education of future psychologists, highlighting the contributions triggered by the contact with Art.
  • Documento sem título Homenageado

Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br