Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia: Ciência e Profissão, Volume: 35, Número: 3, Publicado: 2015
  • Ética e racionalidade científica: desafios à Psicologia como ciência e profissão Editorial

    Cruz, Roberto Moraes
  • Sentidos de Vitória/Derrota para os Pais Segundo Atletas do Alto Rendimento Artigos

    Amblard, Isabela; Cruz, Fatima Leite

    Resumo em Português:

    Este estudo compreendeu as representações sociais da vitória/derrota para os pais segundo atletas-adolescentes do esporte de alto rendimento, na cidade do Recife. A adolescência é compreendida a partir da Psicologia Social-histórica, e o embasamento teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais abordou os sujeitos em diferentes contextos socioculturais, lugares de pertencimento, experiências, crenças, saberes e sentimentos compartilhados. Adotou-se a perspectiva pluri metodológica com variados recursos de coleta e análise progressiva de dados. Participaram 101 atletas-adolescentes do esporte de alto rendimento, nas modalidades natação e vôlei. Os instrumentos utilizados foram questionários de associação livre e entrevistas semidirigidas. Na análise dos dados, o software EVOC e as técnicas de análise temática de conteúdo de Bardin. Identificamos as representações de vitória para os pais, nas dimensões: pessoal e motivacional, e afetivo-emocional e, nas representações sociais da derrota para os pais, além destas, a dimensão técnica. O sentido de vitória para os pais apareceu ampliado: o contexto esportivo, a escolarização, e o crescimento pessoal e profissional na vida. A derrota para os pais é representada como oportunidade de aprendizado e superação para o atleta-adolescente, porém, eles mostraram que necessitam do apoio afetivo de sua família para lidar com a autoculpabilização nas situações de fracasso.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio comprendió las representaciones sociales de la victoria/derrota para los padres según adolescentes atletas de deporte de alto rendimiento en la ciudad de Recife. La Adolescencia comprendida a partir de la Psicología Socio Histórica y la base teórico- metodológica de la Teoría de las Representaciones Sociales abordó los sujetos en diferentes contextos socioculturales, lugares de origen, experiencias, creencias, saberes y sentimientos compartidos. Se adoptó una perspectiva plurimetodológica con variados recursos de recolección de análisis progresivo de datos. Participaron 101 atletas adolescentes de deporte de alto rendimiento en las modalidades de natación y volibol. Los instrumentos utilizados fueron cuestionarios de asociación libre y entrevistas semi-dirigidas. En el análisis de los datos, se usó el software EVOC y las técnicas de análisis temático del contenido de Bardin. Identificamos las representaciones de victoria para los padres en las dimensiones: personal-motivacional y afectivo-emocional y, en las representaciones sociales de la derrota para los padres, además de éstas, se consideró la dimensión técnica. El sentido de victoria para los padres apareció ampliado: el contexto deportivo, la escolarización y el crecimiento personal y profesional en la vida. La derrota para los padres es representada como oportunidad de aprendizaje y superación para el atleta adolescente, sin embargo, ellos demostraron que necesitan apoyo afectivo de su familia para lidiar con la auto culpabilidad en las situaciones de fracaso.

    Resumo em Inglês:

    This study examined the social representations of victory and defeat held by parents of teenage athletes who participated in a high performance sports in the city of Recife. The developmental stage of adolescence is understood based on sociohistorical psychology, while the social representations theory constituted the frame of reference for approaching individuals from different social-cultural contexts, places, experiences, beliefs, knowledge, and shared feelings. A multi-methodological orientation was employed with a wide range of resources for the collection and progressive analysis of data. In this study, participants involved 101 teenager athletes, who participated in a high performance sport, either swimming or volleyball. The tools utilized included a free association questionnaire and semi-structured interviews. EVOC 2000 and Bardin's thematic content analysis were used for data analysis. Representations of victory were identified from the parents for the following dimensions: personal and motivational and affective–emotional. In addition to those two dimensions, the technical dimension was also identified for the parental representation of defeat. The victory meaning for parents was not restricted just to the sport area, it was extended to other contexts such as education level, professional and personal growth. The value of defeat for parents was represented as an opportunity for learning and overcoming situations to the teenage athlete. However, they also showed the need for affective support from their families to deal with self-blame in the event of failure.
  • Evidências de Validade da Escala de Ansiedade em Estatística em Alunos da Psicologia Artigos

    Hernandez, José Augusto Evangelho; Santos, Gabriella Rocha dos; Silva, Jéssica de Oliveira da; Mendes, Sara Lameira Lourenço; Ramos, Vanessa da Costa Barreto

    Resumo em Português:

    Os alunos da Psicologia, com frequência, percebem o estudo da estatística e os dados quantitativos como obstáculos intransponíveis que mobilizam considerável ansiedade. Esta investigação teve como objetivo adaptar e gerar evidências de validade e fidedignidade para uma versão brasileira da Escala de Ansiedade em Estatística. Foram coletados dados com 397 estudantes de Psicologia, de ambos os sexos, nos campi de quatro universidades públicas e privadas do Rio de Janeiro/RJ. Os escores dos participantes foram submetidos à análise fatorial exploratória e confirmatória. Os resultados obtidos apresentaram evidências de validade fatorial e de consistência interna ao instrumento. Também foram apuradas diferenças estatísticas significativas nas medidas de ansiedade entre os sexos dos estudantes, entre as instituições e entre aqueles alunos que cursaram ou não a disciplina de estatística. Estes achados foram comparados com estudos realizados anteriormente com o instrumento. Concluiu-se que esta medida de ansiedade estatística poderá ser útil para a pesquisa psicológica fornecendo subsídios para o ensino e aprendizagem da estatística nos cursos de Psicologia.

    Resumo em Espanhol:

    Estudiantes de Psicología perciben a menudo el estudio de las estadísticas y los datos cuantitativos como obstáculos insuperables que movilizan ansiedad considerable. Esta investigación tuvo como objetivo adaptar y generar evidencia de validez para una versión brasileña de la Escala de Ansiedad en Estadística en 397 estudiantes de psicología de las universidades públicas y privadas en Rio de Janeiro / RJ. Las puntuaciones de los participantes se sometieron a análisis factorial exploratorio y confirmatorio. Los resultados mostraron evidencia de la validez factorial y la consistencia interna del instrumento. También se determinaron diferencias estadísticamente significativas en las medidas de ansiedad entre los sexos de los estudiantes, entre las instituciones y, entre los estudiantes que cursan o no la asignatura estadística. Estos resultados se compararon con estudios realizados previamente con el instrumento. Se concluyó que la escala puede ser útil para la investigación psicológica y proporciona información sobre la enseñanza y el aprendizaje de la estadística en Psicología.

    Resumo em Inglês:

    Psychology students often perceive the study of statistics and quantitative data as insurmountable obstacles that mobilize considerable anxiety. This research aimed to adapt and generate evidence regarding the validity of the Brazilian version of the Statistics Anxiety Scale with 397 psychology students from public and private universities in Rio de Janeiro, Brazil. The participants' scores were submitted for the exploratory and confirmatory factor analyses. The results demonstrated evidence of factorial validity and internal consistency for the instrument. There were also statistically significant differences in the measures of anxiety between genders of students, between institutions, and between those students who did or did not participate in the discipline of statistics. After comparing these findings with those of previous studies, it was concluded that the scale might be useful for psychological research since it provides insights into the teaching and learning of statistics in psychology.
  • A Escolha de Psicólogos em Cursar Mestrado em Psicologia Artigos

    Geremia, Hellen Cristine; Luna, Iúri Novaes; Sandrini, Paulo Roberto

    Resumo em Português:

    As escolhas profissionais dos psicólogos são permeadas pelas condições sociais possibilitadas pelo mercado de trabalho e campo de atuação profissional que influenciam a Psicologia como ciência e como profissão. Trata-se de uma pesquisa de levantamento cujo objetivo foi investigar o processo de escolha de psicólogos em cursar mestrado em Psicologia. Foram estudados 29 psicólogos, alunos do curso de mestrado em Psicologia de uma Universidade Federal, que responderam a um questionário. A análise dos dados evidenciou que, em relação aos motivos apresentados pelos alunos para cursar mestrado, 29% fizeram referência ao desejo de atuar como docente e 10% apontaram o projeto de atuar como pesquisador. Diante dos resultados, com base em uma abordagem sócio-histórica, é possível perceber como as condições de trabalho e educação encontradas no início do século XXI modificaram a importância atribuída pelos psicólogos pesquisados à qualificação profissional no stricto sensu e à qualidade da sua inserção profissional.

    Resumo em Espanhol:

    Las elecciones profesionales de los psicólogos están impregnadas de las condiciones sociales respaldadas por el mercado de trabajo y campo de desempeño profesional que influyen en la psicología como una ciencia y como profesión. Se trata de una investigación de sondeo cuyo objetivo fue investigar el proceso de elección de los psicólogos para realizar cursos de maestría en psicología. Se estudiaron 29 psicólogos estudiantes de la maestría del programa de postgrado en Psicología de la UFSC, que completaron un cuestionario. El análisis de los datos mostró que, con relación a las razones presentadas por estudiantes para cursar maestría, 29% hicieron referencia a la voluntad de actuar como docente y 10% mencionó el deseo de actuar como investigador. Frente a los resultados, basado en un enfoque socio-histórico, se puede ver cómo las condiciones de trabajo y de la educación que se encuentran al principio del siglo XXI modificaron la importancia atribuida, por los psicólogos encuestados, a a la cualificación profesional en el sentido estricto y la calidad de su empleabilidad.

    Resumo em Inglês:

    Psychologists' professional choices are permeated by social conditions, which are enabled by the labor market and the professional field that influences psychology as a science and profession. This study's objective was to investigate psychologists' choice of pursuing a stricto sensupostgraduate program in psychology. The participants comprised 29 psychology students from a master's program at a federal university who answered a questionnaire regarding their decision-making process. The data analysis demonstrated that 29% of the participants cited the desire of acting as docents, while 10% mentioned the objective of working as researchers. Based on a socio-historical approach, it is also possible to notice how the working and education conditions from the beginning of the 21st century altered the participants' importance regarding stricto sensuprofessional qualification and the quality of its insertion into the field of psychology.
  • A Paternidade na Percepção de Adolescentes de Classes Populares Artigos

    Jager, Márcia Elisa; Dias, Ana Cristina Garcia

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi descrever como adolescentes homens de classes populares percebem a transição para a paternidade. Participaram do estudo três pais adolescentes de camadas populares, pais pela primeira vez de um bebê saudável. O instrumento utilizado para coleta de informações foi uma entrevista semiestruturada realizada em dois momentos: logo após o nascimento e aos seis meses de vida do bebê. Foi utilizado um delineamento de estudo de caso coletivo e longitudinal. Os principais resultados indicaram que os adolescentes perceberam a paternidade como uma experiência que trouxe amadurecimento e crescimento pessoal. Os adolescentes reconheceram suas responsabilidades de prover financeiramente a família e as responsabilidades ligadas ao cuidado do bebê. Eles ressaltaram a importância do apoio da família (pais), dos amigos e do trabalho para o bom desempenho do papel parental e no enfrentamento das responsabilidades paternas. A experiência de paternidade adolescente descrita neste estudo possivelmente está relacionada ao nível socioeconômico dos entrevistados, mas algumas de suas características podem ser comuns a pais adolescentes de outros contextos. Para uma compreensão adequada da paternidade na adolescência, é importante considerar o contexto de vida do adolescentes, uma vez que esta experiência é diretamente influenciada pelas suas condições sociais e econômicas, assim como pelo suporte familiar.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue describir cómo los adolescentes varones de clase social baja, perciben la transición a la paternidad. Los participantes fueron tres padres adolescentes de bajo nivel socioeconómico, padres por primera vez de un bebé sano. El instrumento utilizado para la recolección de datos fue una entrevista semi-estructurada realizada en dos ocasiones: poco después del nacimiento del bebé, y cuando el bebé tenía seis meses de edad. El diseño de la investigación fue un estudio longitudinal de casos múltiples. Los resultados principales indicaron que los adolescentes perciben la paternidad como una experiencia que trae la madurez y el crecimiento personal. Los adolescentes reconocieron su responsabilidad de proveer económicamente a la familia, así como las responsabilidades del cuidado del bebé. El apoyo de los padres, amigos y entorno de trabajo se destacó como un factor importante para que puedan desempeñar bien el papel de padres y para enfrentar a las nuevas responsabilidades. La experiencia de la paternidad adolescente descrita en este estudio es posiblemente relacionada con el nivel socioeconómico de los adolescentes entrevistados, pero algunas de sus características pueden ser comunes a padres adolescentes de otros niveles socioeconómicos. Para una adecuada comprensión de la paternidad en la adolescencia, es importante tener en cuenta el contexto de vida de los adolescentes, ya que esta experiencia es directamente influenciada por sus condiciones sociales y económicas, así como por el apoyo familiar.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to describe how low social class male adolescents perceive the transition to parenthood. Participants were three teenage fathers from low socioeconomic background and first-time fathers of a healthy baby. Data collection was performed using a semi-structured interview conducted at two time points: soon after the birth of the baby and when the baby was six-months-old. The research design was a longitudinal and collective case study. Main results indicated that adolescents perceived fatherhood as an experience that brings maturity and personal growth. The teenage fathers recognized their responsibility to provide financially to the family as well as to care for their child. Support from their parents, friends, and work was highlighted as an important factor for them to properly perform the parental role and undertake the new responsibilities. The experience of adolescent fatherhood described in this study is possibly related to the socioeconomic level of the adolescents interviewed; however, some of its characteristics may be common to adolescent fathers from other socioeconomic backgrounds. For an adequate understanding of fatherhood during adolescence, it is important to consider the adolescent life context, as this experience is directly influenced by their social and economic conditions as well as family support.
  • Influência da Religiosidade/Espiritualidade no Contexto Psicoterapêutico Artigos

    Henning-Geronasso, Martha Caroline; Moré, Carmen Leontina Ojeda Ocampo

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo caracterizar as ações desenvolvidas pelos profissionais da Psicologia, considerando a presença da religiosidade/espiritualidade no contexto terapêutico. Adotou-se o método qualitativo, sendo os participantes dez psicólogos clínicos com mais de dez anos de atuação nessa atividade e de diferentes abordagens teóricas. Para a coleta de dados utilizou-se entrevista semiestruturada, sendo o tratamento dos dados realizado através da análise categorial temática de conteúdo. Os resultados organizados em categorias evidenciaram que os profissionais utilizavam a religiosidade/espiritualidade dos clientes/pacientes, tanto como estratégias terapêuticas para trabalhar a temática em questão, assim como recursos psicoterapêuticos que não passavam, necessariamente, pela questão da religiosidade/espiritualidade e que visavam atingir os objetivos terapêuticos.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo tiene como objetivo caracterizar las acciones desarrolladas por los profesionales de la psicología, considerando la presencia de la religiosidad/espiritualidad en el contexto terapéutico. Se adoptó el método cualitativo, siendo los participantes 10 (diez) psicólogos clínicos con más de diez años de servicio en esa área y con diferentes abordajes teóricos. Los datos fueron colectados utilizando entrevista semi-estructurada, siendo el tratamiento de los datos realizado a través del análisis por categoría temática de contenido. Los resultados organizados en categorías evidenciaron que los profesionales utilizaban la religiosidad/espiritualidad de los clientes/pacientes, como estrategias terapéuticas para trabajar la temática en consideración, así como recursos psicoterapéuticos que no pasaban necesariamente, por el aspecto de la religiosidad/espiritualidad, y que buscaban alcanzar los objetivos terapéuticos.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study is to explore the actions of psychological professionals with regard to integrating the religiousness/spirituality into the therapeutic context. Qualitative methodology was used with 10 clinical psychologists, all having over ten years of experience in this activity from different theoretical approaches. Semi-structured interviews were conducted, and the data was processed by analyzing categorical thematic content. The results showed that, to achieve therapeutic goals, the professionals used the clients/patients' religiousness/spirituality, such as therapeutic strategies for working in the mentioned thematic framework {as well as therapeutic resources that were not necessarily related to the religiousness/spirituality theme.
  • A Experiência da Moradia Estudantil Universitária: Impactos sobre seus Moradores Artigos

    Garrido, Edleusa Nery

    Resumo em Português:

    A presente investigação teve como objetivo identificar e analisar impactos percebidos por universitários residentes em moradias estudantis no domínio pessoal, social e acadêmico e as condições associadas a esses impactos. Realizaram-se 32 entrevistas semiestruturadas com estudantes de graduação de ambos os sexos, residentes em oito moradias vinculadas a duas universidades públicas baianas. Através da Análise de Conteúdo, constatou-se relação entre os impactos nos estudantes nos domínios investigados e as condições presentes na experiência de viver em uma moradia estudantil. Apesar do predomínio da verbalização de impactos positivos, aqueles classificados como negativos também foram expressivos. Confirma-se a contribuição da moradia no enriquecimento da vivência acadêmica dos moradores e verifica-se a necessidade de investimentos nesses espaços, especialmente no que tange aos aspectos estruturais, com vistas a diminuir as dificuldades enfrentadas pelos moradores. Faz-se pertinente a adoção de medidas que levem em conta todo o potencial de formação existente naqueles espaços.

    Resumo em Espanhol:

    La presente investigación tuvo como objetivo identificar y analizar impactos percibidos por los universitarios usuarios de residencias estudiantiles en el ámbito personal, socioacadémico y las condiciones asociadas a esos impactos. Se realizaron 32 entrevistas semiestructuradas con estudiantes de pregrado de ambos sexos, usuarios de ocho residencias vinculadas a dos universidades públicas bahianas. El análisis de contenido demostró la relación entre los impactos en los estudiantes en las áreas investigadas y las condiciones del alojamiento. A pesar del predominio de la verbalización de los impactos positivos, aquellos clasificados como negativos también fueron expresivos. Se confirma la contribución de la residencia en el enriquecimiento de la vivencia académica de los usuarios se verifica la necesidad de inversiones en estos locales, especialmente en lo que refiere a aspectos estructurales con vista a disminuir las dificultades enfrentadas por los usuarios. Se hace pertinente la adopción de medidas que tomen en cuenta todo el potencial de formación existente en aquellos espacios.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to identify and analyze the personal, social, and academic impacts perceived by the residents of a college residence hall and the conditions associated with such impacts. A total of 32 interviews were conducted with male and female undergraduates living in eight residence halls with links to two public universities in Bahia, Brazil. By analyzing the contents of the interviews, a relationship was found between the impacts on students in the investigated areas and the present living conditions of student housing. Despite the predominant verbalization of positive impacts, those rated as negative were also significant. Therefore, the contribution of living in a residence hall to the enrichment of the academic experience is confirmed. The findings also highlight the importance of investing in such living spaces, particularly concerning certain structural aspects that can help reduce difficulties faced by the residents. Furthermore, effective measures, taking into account all of the formative potential of these living spaces, are warranted.
  • Relato de Experiência em Acompanhamento Cognitivo com um Paciente com Esclerose Múltipla Artigos

    Fiorotto, Samira Maria; Barroso, Sabrina Martins

    Resumo em Português:

    A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crônica e autoimune, caracterizada por desmielinização, inflamação e neurodegeneração do Sistema Nervoso Central. Entre 30 e 50% dos indivíduos com EM apresentam comprometimento cognitivo. O processo de reabilitação cognitiva visa capacitar o paciente a conviver, reduzir e/ou superar os déficits cognitivos decorrentes da doença. Este trabalho relata a experiência de uma estagiária de Psicologia ao participar de um projeto de extensão universitária de acompanhamento cognitivo a um paciente com EM. Inicialmente o paciente foi submetido à avaliação neuropsicológica, identificando funções cognitivas preservadas e déficits. Foram observados déficits na recordação tardia, compreensão léxica, compreensão aritmética e aprendizagem numérica. Posteriormente, o paciente recebeu acompanhamento cognitivo semanal pelo período de seis meses. Após o período do acompanhamento, foi feita a reavaliação neuropsicológica. Observou-se melhora significativa na capacidade de recordação tardia e na aprendizagem aritmética, que deixaram de consistir em déficits. Além disso, houve abrandamento do déficit na compreensão aritmética. Os demais resultados permaneceram sem alterações. O trabalho mostra o impacto positivo que o acompanhamento cognitivo pode trazer ao paciente com EM e como a experiência de extensão pode auxiliar na formação dos estudantes de Psicologia.

    Resumo em Espanhol:

    La esclerosis múltiple (EM) es una enfermedad crónica, autoinmune, caracterizada por la desmielinización, la inflamación y la neurodegeneración del sistema nervioso central. Entre el 30 y el 50% de las personas con EM tienen deterioro cognitivo. El proceso de rehabilitación cognitiva tiene como objetivo capacitar al paciente para vivir, reducir y/o superar los déficits cognitivos resultantes de la enfermedad. En este trabajo se presenta la experiencia de una estudiante de psicología al participar en proyecto de extensión universitario de supervisión cognitiva de un paciente con EM. Inicialmente, el paciente fue sometido a la evaluación neuropsicológica, para identificación de los déficits y de las funciones cognitivas preservadas. Se observaron déficits en la memoria tardía, la comprensión léxica, la comprensión numérica aritmética y en el aprendizaje. Posteriormente, el paciente recibió monitoreo cognitivo por semana durante un período de seis meses. Después del período de seguimiento, se hizo reevaluación neuropsicológica. Hubo una mejora significativa en la capacidad de memoria tardía y la aritmética, que ya no consiste en déficits. Además, hubo reducción del déficit en la comprensión aritmética. Los otros resultados se mantuvieron sin cambios. El trabajo muestra el impacto positivo que el monitoreo cognitivo puede aportar a los pacientes con EM y cómo la experiencia de extensión puede ayudar en la formación de los estudiantes de psicología.

    Resumo em Inglês:

    Multiple sclerosis (MS) is a chronic, autoimmune disease characterized by demyelination, inflammation, and neurodegeneration of the central nervous system. Between 30% and 50% of individuals with MS have cognitive impairment. Thus, the process of cognitive rehabilitation aims to enable the patient to live, reduce, and/or overcome the cognitive deficits of the disease. This study reports the experience of an undergraduate psychology extension project that implemented cognitive monitoring with a patient suffering from MS. Initially, the patient submitted to a neuropsychological assessment that identified deficits and preserved cognitive functions. The evaluation also showed deficits in long-term memory, lexical comprehension, arithmetic understanding, and learning. Subsequently, the patient received weekly cognitive monitoring for a period of six months. After the monitoring period, the patient made a neuropsychological reassessment in which a significant improvement in long-term memory and arithmetic understanding was found. Although the other results remained unchanged, this study shows that cognitive monitoring can have a positive impact on patients with MS. It also shows how the experience of an extension project can assist in the training of psychology students.
  • Psicólogo da Saúde no Hospital Geral: um Estudo sobre a Atividade e a Formação do Psicólogo Hospitalar no Brasil Artigos

    Almeida, Raquel Ayres de; Malagris, Lucia Emmanoel Novaes

    Resumo em Português:

    A Psicologia da Saúde é uma área em expansão no Brasil e no mundo, se revelando como um campo de muitas possibilidades de atuação para o psicólogo, sendo o trabalho no hospital uma delas. Conhecer o cenário atual no que se refere ao perfil do psicólogo hospitalar e as abordagens teórico-metodológicas utilizadas neste contexto pode contribuir para o desenvolvimento da área. O objetivo deste estudo é a realização de um levantamento do perfil profissional de psicólogos da saúde que exercem atividades em instituições hospitalares nacionais. Participaram da pesquisa 125 psicólogos da saúde que atuam em hospital geral e foi utilizado como instrumento o Questionário de Pesquisa Acadêmica e Profissional. Os resultados gerais mostram que a maioria se encontra na região sudeste (62,4%), possui cursos de pós-graduação na área da saúde (77,6%), trabalha em hospitais públicos (70,4%), costuma participar de congressos e eventos científicos (88%), atua no setor de internação (84%) e ambulatório (60%), enquanto as emergências parecem ainda "suspirar" pelo atendimento contínuo deste profissional (28%). Quanto à clientela atendida, grande parte dos profissionais tem como foco de atuação no hospital tanto os pacientes (92,8%), quanto a família (88%) e a equipe (64%). Diante desse perfil, conclui-se que a Psicologia Hospitalar parece se desenvolver de forma positiva no Brasil, observando-se que os profissionais estão buscando aprimoramento na área. Sabe-se, no entanto, que são necessários alguns avanços, principalmente no que tange à inserção deste profissional nas unidades de saúde do país.

    Resumo em Espanhol:

    La Psicología de la Salud es un área en gran expansión en Brasil y el mundo, revelándose como un campo de muchas posibilidades de actuación para el psicólogo, siendo una de ellas el trabajo en el hospital. Conocer el escenario actual, en lo que se refiere al perfil del psicólogo hospitalario y los abordajes teóricos y metodológicos utilizados en ese contexto, puede contribuir al desarrollo del área. Tuvimos como objetivo analizar el perfil profesional de psicólogos de la salud que ejercen actividades en instituciones hospitalarias nacionales. Participaron de la investigación 125 psicólogos de la salud que actúan en hospitales generales y se utilizó como instrumento el Cuestionario de Investigación Académica y Profesional. Los resultados generales señalan que la mayor parte de la muestra (el 62,4%) está en la región sudeste, posee cursos de posgrado en el área de la salud (el 77,6%), trabaja en hospitales públicos (el 70,4%), suele participar en congresos y eventos científicos (el 88%), actúa en el sector de la internación (el 84%) y el ambulatorio (el 60%), mientras las urgencias (el 28%) parecen todavía suspirar por la atención continua de ese profesional. En cuanto al público que atienden, la mayoría de los profesionales tienen como foco de actuación en el hospital tanto los pacientes (el 92,8%), como la familia (el 88%) y el equipo (el 64%). Ante este perfil, concluimos que la psicología hospitalaria parece desarrollarse de manera positiva en Brasil, observándose que los profesionales están buscando perfeccionamiento en el área. Sabemos, sin embargo, que son necesarios algunos progresos, principalmente en lo que atañe a la inserción de este profesional en las unidades de salud del país.

    Resumo em Inglês:

    Health psychology is a field that has been rapidly expanding in Brazil and throughout the world. It has proven to be an area with many possibilities for psychologists, and working in hospitals is just one of the many opportunities available. A clear understanding of the current profile of psychologists who work in hospitals as well as of the theoretical and methodological approaches used in this context can contribute to the development of the field. This study aimed to conduct a survey of the professional profile of health psychologists who work at Brazilian hospitals. One hundred and twenty-five health psychologists working in general hospitals participated in this research. The Academic and Professional Research Survey was used as an instrument to get a descriptive overview of the current health psychologists. Overall results indicate that the majority of the sample (62.4%) was from the southeast region of Brazil. Furthermore, most of the participants were graduates in the field related to health (77.6%), worked in public hospitals (70.4%), used to participate in conferences and scientific events (88%), and worked at inpatient care settings (84%) and at outpatient clinics (60%). Emergency rooms (28%) still seem to lack the continuous care from these specific professionals. Concerning the population that these participants assisted, the majority of the professionals working at hospitals focus on treating patients (92.8%), their family (88%), and the hospital staff (64%). Based on this profile, it can be concluded that hospital psychology seems to be positively developing in Brazil, as it can be noted that the professionals are in search for qualification in the area. However, it is clear that advances are necessary, especially regarding the insertion of these professionals into the health unities in Brazil.
  • A Inclusão de Pessoas com Deficiência no Contexto do Trabalho em Florianópolis: Relato de Experiência no Sistema Nacional de Emprego Artigos

    Hammes, Isabel Cristina; Nuernberg, Adriano Henrique

    Resumo em Português:

    Após a implantação da Lei de Cotas, que obriga as empresas com mais de cem funcionários a contratarem pessoas com deficiência (PcD), percebeu-se uma mudança de paradigma que coaduna com o princípio de inclusão. Além disso, estudos de Responsabilidade Social Empresarial têm levantado a importância da diversidade dentro das organizações, apontando a inclusão das PcD como forte aliada para uma gestão socialmente responsável, com significativos ganhos para a empresa. Assim, este artigo pretende mostrar a experiência vivida pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), na Grande Florianópolis, por meio do desenvolvimento de ações específicas para inclusão das PcD no mundo do trabalho. Realizando atividades focadas no público interno, nos empregadores e trabalhadores com deficiência, o SINE teve um aumento de 52% no fluxo de atendimentos às PcD, intermediando a inserção desse público no mercado de trabalho. Constatou-se que as principais dificuldades encontradas no desenvolvimento dessas ações são as barreiras atitudinais, ou seja, o preconceito e o desconhecimento das pessoas acerca da deficiência, além da falta de rotina de fiscalização do cumprimento das cotas nas empresas e da presença de barreiras programáticas relativas ao BPC (Benefício da Prestação Continuada).

    Resumo em Espanhol:

    Después de la aplicación de la Ley de Cuotas, que obliga a las empresas con más de cien empleados a contratar a personas con discapacidad (PcD), se observa un cambio de paradigma que es consistente con la aparición del principio de inclusión. Adicionalmente, los estudios sobre la Responsabilidad Social Corporativa han planteado la importancia de la diversidad en las organizaciones, señalando la inclusión de la PcD como un fuerte aliado para la gestión socialmente responsable, con un incremento importante para la compañía. Por lo tanto, este artículo tiene como objetivo mostrar la experiencia vivida por el Sistema Nacional de Empleo (SINE), en Florianópolis, a través del desarrollo de acciones específicas para la inclusión de personas con discapacidad en el lugar de trabajo. Con la realización de actividades centradas en el público interno, en los empleadores y los trabajadores con discapacidad, el SINE tuvo un incremento del 52% en el flujo de atenciones a las PcD, mediando en la inserción de este público en el mercado laboral. Sin embargo, se encontró que las principales dificultades en el desarrollo de estas acciones son las barreras actitudinales, es decir, los prejuicios y el desconocimiento acerca de la discapacidad, así como, la falta de rutina de fiscalización del cumplimiento de las cuotas en las empresas y por la presencia de barreras relacionadas con el BPC (Beneficio Continuo de Servicio).

    Resumo em Inglês:

    After the implementation of the Quota Act, which requires companies with more than 100 employees to hire persons with disabilities (PWD), we noticed a paradigm shift consistent with the emergence of the principle of inclusion. Furthermore, studies on Corporate Social Responsibility have raised the importance of diversity within organizations, indicating the inclusion of PWD as strong allies for socially responsible management with significant gains for the company. Thus, this study aims to show the experience of Brazil's Sistema Nacional de Emprego, National Employment System (SINE) in Great Florianopolis regarding the development of specific actions for the inclusion of PWD in the job market. By implementing activities focused on the workforce, employers, and workers with disabilities, SINE registered a 52% increase in the number of services provided to PWD, mediating the inclusion of this population in the job market. However, it was found that the main difficulties encountered in developing such actions were attitudinal barriers, i.e., people's prejudice and ignorance about disabilities as well as a lack of routine monitoring of quota compliance in firms and the presence of barriers to the program Benefit from Continued Service (BPC).
  • Adesão aos Princípios da Comunidade Terapêutica e Processo de Mudança ao Longo do Tratamento Artigos

    Scaduto, Alessandro Antonio; Barbieri, Valéria; Santos, Manoel Antônio dos

    Resumo em Português:

    Comunidades Terapêuticas (CT) são instituições para usuários abusivos de drogas ainda pouco estudadas na realidade brasileira. O presente estudo teve por objetivo investigar a vinculação de internos aos princípios de uma CT e sua relação com o processo de mudança vivenciado ao longo do tratamento. Sete homens dependentes de crack, cocaína e álcool foram avaliados por meio de entrevista semiestruturada, Inventário Multifásico Minnesota de Personalidade (Improved Readability Form) e Teste de Apercepção Temática (TAT), no início e ao final do tratamento. Os resultados sugerem melhor vínculo dos participantes aos princípios da CT em geral ao final da internação. Os internos que se vincularam aos princípios de mudança pessoal apresentaram mudanças mais expressivas do que aqueles que aderiram apenas aos princípios morais e religiosos. Os resultados sugerem que o tratamento na CT promove melhoras no funcionamento psicológico, ainda que em diferentes graus, dependendo do nível de integração dos recursos da personalidade.

    Resumo em Espanhol:

    Las Comunidades Terapéuticas (CT) son instituciones para usuarios abusivos de drogas poco estudiadas aún en la realidad brasileña. El presente estudio tuvo por objetivo conocer el proceso de vinculación/adhesión de internos a los principios de una CT y su relación con el proceso de cambio a lo largo del tratamiento. Siete hombres dependientes de crack, cocaína y alcohol fueron evaluados por medio de entrevista semi-estructurada, Inventario Multifásico Minnesota de Personalidad (Improved Readability Form) y el Test de Apercepción Temática (TAT), al inicio y al final del tratamiento. Los resultados sugieren mejor vínculo de los participantes a los principios de la CT en general al final de la internación. Los internos que se vincularon a os principios de cambio personal presentaron cambios más expresivos con relación a los que se vincularon apenas a los principios morales y religiosos de la CT, sugiriendo diferencias entre el grado de mejoría presentado y su funcionamiento psicológico.

    Resumo em Inglês:

    Therapeutic Community (TC) is a treatment modality for drug abusers that has not yet been thoroughly studied in Brazil. The adherence to the TC principles in treatment interns as well as its relation to the process of change during the treatment was investigated. Seven male participants with crack, cocaine, and/or alcohol abuse were assessed at the beginning and end of the treatment using a semi-structured interview guide, the Minnesota Multiphasic Personality Inventory (Improved Readability Form, MMPI-IRF), and the Thematic Apperception Test (TAT). Results suggest that a better adherence to TC's general principles at the end of the treatment exist. Participants who adhered to the principles of personal change exhibited more expressive changes than those who only adhered to moral and religion-related principles of the CT. This suggest that there are differences between the level of positive outcomes and psychological functioning among abusers.
  • Aconselhamento Genético: Análise e Contribuições a partir do Modelo de Aconselhamento Psicológico Artigos

    Hannum, Juliana Santos Souza; Miranda, Fábio Jesus; Brito, Luciana Novais de Oliveira; Costa Neto, Sebastião Benício da; Cruz, Aparecido Divino da

    Resumo em Português:

    O Aconselhamento Genético (AG) constitui um processo de investigação do diagnóstico de doenças genéticas. Este estudo de caso objetivou a análise de um modelo de AG. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e da observação de uma sessão de AG. Os participantes foram profissionais biomédicos e a consulente de uma criança com diagnóstico de síndrome do duplo Y. Verificou-se que o AG envolve uma relação intersubjetiva complexa. Percebeu-se, nos dois polos da relação – profissional e consulente-familiar –, os aspectos emocionais (angústia, temor, culpas etc.) e defensivos (identificação, racionalização etc.) referidos na literatura das crises vitais. A análise do processo de AG indicou: 1) dissonância entre a teoria do AG e a ação do profissional; 2) fixação (defensiva) ao protocolo do AG; 3) uso de linguagem técnica dificultando contato e acolhimento do consulente; e, 4) tempo de compreender considerado na dimensão cronológica e não lógico. Infere-se que os fatores afetivos (angústia, temor, culpas etc.) e a defesa psíquica (identificação, racionalização) restringiram a comunicação do diagnóstico comprometendo o acolhimento e esclarecimento do contexto vital do consulente. Conclui-se que o modelo de AG poderia se enriquecer com a experiência do modelo de aconselhamento psicológico no que se refere ao manejo de crises vitais e no trabalho em equipes multidisciplinares.

    Resumo em Espanhol:

    El Asesoramiento Genético (AG) constituye un proceso de investigación del diagnóstico de enfermedades genéticas. Este estudio de caso tuvo como objetivo analizar un modelo de AG. La colecta de datos fue realizada por medio de entrevista semiestructurada y de la observación de una sesión de AG. Los participantes fueron profesionales biomédicos y el consultante de un niño con diagnóstico de síndrome del doble Y. Se verificó que el AG implica una relación intersubjetiva compleja. Se percibió, en los dos polos de la relación – profesional y consultante – familiar –, los aspectos emocionales (angustia, temor, culpas, etc.) y defensivos (identificación, racionalización etc.) mencionados en la literatura como crisis vitales. El análisis del proceso de AG indicó: 1) disonancia entre la teoría del AG y la acción del profesional; 2) fijación (defensiva) al protocolo del AG, 3) uso de lenguaje técnico dificultando contacto y acogimiento del consultante; e, 4) tiempo de comprender considerado en la dimensión cronológica y no lógica. Se infiere que los factores afectivos (angustia, temor, culpas, etc) y la defensa psíquica (identificación, racionalización) restringieron la comunicación del diagnóstico comprometiendo el acogimiento y aclaratoria del contexto vital del consultante. Se concluye que el modelo de AG podría enriquecerse con la experiencia del modelo de asesoramiento psicológico en lo que se refiere al manejo de crisis vitales y en el trabajo en equipos multidisciplinarios.

    Resumo em Inglês:

    Genetic Counseling (GC) comprises an investigation regarding the diagnosis of genetic diseases. Thus, this case study aimed to analyze a particular GC model. Data collection was conducted through semi-structured interviews and an observation of a GC session. The participants comprised professionals, a biomedical team, and a consultant for a child diagnosed with double Y syndrome. It was observed that GC involves a complex intersubjective relationship and that, in both ends of the relationship (i.e., professional consultants and family members), emotional factors (anxiety, fear, guilty, etc.) and defensiveness (identification, rationalization, etc.) restricted the communication of the diagnosis, preventing the host from effectively explaining such vital information to the inquirer. The GC review process also indicated the following four findings: 1) A dissonance between GC theory and professional actions, 2) A fixation on GC protocol, 3) The use of technical language that made it difficult to communicate, and 4) Insufficient time for considering the chronological dimension. On the basis of the findings, it can be concluded that the GC model could be enriched by the psychological counseling model, especially in relation to crisis management and the vital work of multidisciplinary teams.
  • Ações do Profissional de Psicologia no Centro de Referência da Assistência Social Artigos

    Macêdo, Orlando Júnior Viana; Alberto, Maria de Fátima Pereira; Santos, Denise Pereira dos; Souza, Gabriel Pereira de; Oliveira, Vinicius Suares de

    Resumo em Português:

    Neste artigo, discutem-se as ações dos profissionais de Psicologia nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Trabalhou-se com sete profissionais de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte, Ceará. Utilizou-se de entrevista semiestruturada, que contemplou dados biosociodemográficos; dificuldades enfrentadas; formação acadêmica e atividades realizadas. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. As falas denotaram que há dificuldades decorrentes tanto das condições de trabalho oferecidas quanto da formação acadêmica. A formação dá suporte para uma atuação clínica individualizante. A prática gira em torno do acolhimento e atendimento psicológico. Percebe-se atuação com alcance limitado no que concerne ao desenvolvimento da autonomia e da efetivação dos direitos dos usuários, sinalizando-se para importância de os profissionais recorrerem a versões de Psicologia mais politizadas e comprometidas com os sujeitos em condição de vulnerabilidade social.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo discute las acciones de los profesionales de psicología en los Centros de Referencia de Asistencia Social. Se trabajó con siete profesionales de Barbalha, Crato y Juazeiro do Norte. Las entrevistas semi-estructuradas abordaron: datos biosocio-demográficos, dificultades enfrentadas, formación académica, actividades realizadas, y contribución de la psicología para los usuarios. Los datos fueron analizados mediante el análisis de contenido. Los discursos denotaron que: existen dificultades derivadas tanto de las condiciones de trabajo ofrecidas como de la formación académica; esta formación favorece una actuación clínica individualizante; la práctica gira en torno al acogimiento y la atención psicológica. La actuación es limitada en cuanto al desarrollo de la autonomía y la realización de los derechos de los usuarios, mostrando la importancia que los profesionales utilicen versiones de Psicología más politizadas y comprometidas con los sujetos en condición de vulnerabilidad social.

    Resumo em Inglês:

    This study discusses the actions of psychology professionals at the Reference Center of Social Assistance. Seven professionals were interviewed from the cities of Barbalha, Crato, and Juazeiro do Norte, in Ceará State. A semi-structured interview protocol was used considering the following aspects: bio-socio-demographic data, difficulties faced, academic formation, activities accomplished, and psychology's contribution to users. Content analysis was used to analyze the data. The transcripts denote the following: challenges due to the work conditions and academic formation. This formation only provides support to an individualizing clinical practice; practice is limited to welcoming and psychological care. It is possible to find practices with limited reach with regard to autonomy and execution of users' rights development, which demonstrates how important it is for professionals to use more standardized and engaging psychology versions with clients in social vulnerability conditions.
  • Prevalência de Transtorno Mental e Comportamental em Policias Militares/SC, em Licença para Tratamento de Saúde Artigos

    Lima, Fabíola Polo de; Blank, Vera Lúcia Guimarães; Menegon, Fabricio Augusto

    Resumo em Português:

    Este estudo estimou a prevalência de Transtorno Mental e Comportamental (TMC) em Policiais Militares em Licença para Tratamento de Saúde (LTS), da região metropolitana de Florianópolis/SC, casos notificados pela Junta Médica. Caracteriza-se como transversal descritivo, cuja variável dependente é o TMC, categorizado em sim e não. As variáveis exploratórias referem-se às características demográficas (sexo, faixa etária) e ocupacionais (tempo de serviço, batalhão de atuação, graduação/posto e hierarquia). As análises univariadas incluíram frequências relativas e absolutas, utilizando o teste do Qui-Quadrado, teste do qui-quadrado para tendência e o Fisher Exact. Para verificar a associação de TMC com as variáveis exploratórias, foram construídos modelos de regressão logística multivariada e hierárquica. Foram testadas as associações entre as variáveis dependentes e cada uma das variáveis independentes por meio do Teste do Qui-Quadrado de Pearson (χ2). Sexo e hierarquia entraram na modelagem. A análise verificou prevalência de TMC de 24% e fator de associação positiva com TMC e hierarquia. Os resultados demonstram alta prevalência de licença para tratamento de saúde por TMC e dados que sugerem estudos mais específicos para fundamentar estratégias de prevenção e enfrentamento ao TMC, buscando preservar e melhorar a saúde psicológica desta categoria profissional.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio estima la prevalencia de trastornos mentales y del comportamiento (TMC) en la Policía Militar con Licencia para el Cuidado de la Salud (LTS), de la región metropolitana de Florianópolis/SC, casos reportados por la Junta Médica. Se caracteriza por ser transversal descriptivo, cuya variable dependiente es el TMC, categorizado como sí y no. Las variables exploratorias se refieren a las características demográficas (sexo, edad) y (tiempo de servicio, en calidad de batallón, graduación/post y jerarquía) ocupacional. El análisis univariado incluyó frecuencias absolutas y relativas, mediante la prueba de chi cuadrado, prueba de chi-cuadrado para la tendencia y Fisher exacta. Para comprobar la asociación TMC con las variables explicativas se construyeron modelos de regresión logística multivariada y jerárquica. Se evaluaron las asociaciones entre las variables dependientes y cada una de las variables independientes a través de la prueba de chi-cuadrado de Pearson (χ2). El sexo y la jerarquía entraron en el modeloo. El análisis encontró prevalencia de TMC de 24% y factor de asociación positiva con TMC y jerarquía. Los resultados muestran una alta prevalencia de licencia para tratamiento de la salud por TMC y datos que sugieren estudios más específicos para apoyar las estrategias de prevención y enfrentamiento de TMC, tratando de preservar y mejorar la salud psicológica de esta categoría profesional.

    Resumo em Inglês:

    This study estimated the prevalence of Mental and Behavioral Disorders (MBD) in military police for the License for Health Care (LHC) in the metropolitan region of Florianópolis/SC, cases registered by the Police Medical Board. For this study, the dependent variable was MBD and categorized as yes or no. Independent variables refer to demographic characteristics (gender, age) and occupational (service time, as battalion, graduation/post and hierarchy). The univariate analysis included absolute and relative frequencies, the chi-square test, the chi-square test for trends, and Fisher's Exact. To investigate the association of MBD with the individual characteristics, multivariate and hierarchical logistic models were created. Associations between the dependent variables and each of the independent variables through the Pearson chi-square test (χ2) were investigated. The model included sex and hierarchy. The analysis found the prevalence of Mental and Behavioral Disorders to be 24% and positive association factor between MBD and hierarchy. The results indicate a high prevalence of sick leave treatment for MBD and additional data which suggest that more specific studies are needed to support prevention strategies and coping of MBD, to preserve and improve the psychological health of this profession.
  • Valores, Atitudes e Uso de Bebidas Alcoólicas: Proposta de um Modelo Hierárquico Artigos

    Medeiros, Emerson Diógenes de; Pimentel, Carlos Eduardo; Monteiro, Renan Pereira; Gouveia, Valdiney V.; Medeiros, Paloma Cavalcante Bezerra de

    Resumo em Português:

    O presente artigo objetivou conhecer a base axiológica das atitudes frente o uso de álcool, testando o modelo hierárquico valores→atitudes→comportamento. Contou-se com a participação de 149 estudantes de duas IES da cidade de Parnaíba (PI), com idade média de 22,8 anos e maioria homens (57,4%) que responderam oQuestionário dos Valores Básicos, a Escala de Atitudes Frente o Uso de Álcool e perguntas sobre dados demográficos. Os resultados indicam que valores de experimentação se correlacionam positivamente com atitudes favoráveis ao consumo de álcool, ao passo que valores normativos o fizeram negativamente. Confirmou-se, ainda, o papel mediador das atitudes. Esta pesquisa buscou dar suporte ao modelo hierárquico supracitado, favorecendo o entendimento do uso de bebidas alcóolicas e delineamento de políticas públicas para combater o padrão disfuncional de consumo.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tuvo como objetivo conocer las bases axiológicas de las actitudes frente al consumo de alcohol, evaluando el modelo jerárquico valores→actitudes→comportamiento. Contó con la participación de 149 estudiantes de dos IES de la ciudad de Parnaíba (PI) con una edad media de 22,8 años y la mayoría hombres ( 57,4% ) que respondieron el Cuestionario de los Valores Básicos, la Escala de Actitudes Frente al Uso de Alcohol y preguntas demográficas. Los resultados indicaron que los valores de experimentación se correlacionaron positivamente con las actitudes favorables al consumo de alcohol, mientras que los valores normativos lo hicieron negativamente. Se confirmó, también, el papel mediador de las actitudes. Concluyendo, esta investigación apoya el modelo jerárquico citado, favoreciendo la comprensión del uso de alcohol y el diseño de políticas públicas para combatir el patrón disfuncional de consumo.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to understand the axiological basis of attitudes toward alcohol use by testing the hierarchical model of values→attitudes→behavior. One hundred and forty-nine undergraduates (most of whom were men; i.e., 57.4%) from Parnaíba, Brazil, participated in the study (mean age = 22.8 years). The participants answered the Basic Values Survey, Attitudes toward Use Alcohol Scale, and demographic questions. The results indicated that the excitement values positively correlated with favorable attitudes toward alcohol use, while normative values were negatively related. The mediating role of attitudes on this relation was also confirmed in the analyses. The current study supports the proposed hierarchical model, and thereby contributes to the understanding of alcohol use and has implication for designing public policies to combat the dysfunctional pattern of unhealthy consumption.
  • O Teste do Desenho da Figura Humana em Crianças Angolanas: Contribuições à Perspectiva da Psicologia Positiva Artigos

    Araújo, Patrícia; Fernandes, Rosina Inês

    Resumo em Português:

    Angola é um país do continente africano, em franco desenvolvimento, no qual existem diversas dificuldades no acesso a recursos de avaliação e intervenção psicológica em geral, salientando-se a marcante escassez de instrumentos validados e aferidos para a população angolana. Por outro lado, como em muitos outros momentos históricos, o arranque da Psicologia neste país parece marcado por abordagens negativas do funcionamento humano. De fato, pode constatar-se a excessiva procura de psicopatologias, o que constitui um paradoxo pois são escassos os estudos sobre incidências, prevalências ou descrições para o psicodiagnóstico em Angola. Assim, com esta investigação, pretende-se refletir sobre o potencial de aplicação da prova de avaliação psicológica intelectual do Desenho da Figura Humana de Goodenough nesta população, tanto numa perspetiva de avaliação intelectual, como numa perspetiva mais abrangente e menos negativamente rotuladora de abordagem ao desenho infantil. Este estudo de caso múltiplo conta com aplicações do referido teste a seis crianças de nacionalidade angolana, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, residentes na província de Benguela. Espera-se contribuir para a reflexão acerca da sua aplicação em crianças deste país e ir mais além da mera aplicação como instrumento de avaliação, procurando explorar perspetivas inovadoras decorrentes da linha clássica humanista em geral, sensibilizando para novas abordagens no âmbito da recente psicologia positiva.

    Resumo em Espanhol:

    Angola es un país del continente africano en franco desarrollo, en el cual existen diversas dificultades en el acceso a recursos de evaluación e intervención psicológica en general, destacándose la enorme escasez de instrumentos validados para la población angolana. Por otro lado, como en muchos otros momentos históricos, el arranque de la psicología en este país parece marcado por entendimientos negativos del funcionamiento humano. De hecho, puede constatarse la excesiva búsqueda de psicopatologías, lo que constituye una paradoja pues son escasos los estudios sobre incidencias, prevalencias o descripciones para el diagnóstico psicológico en Angola. Así, con esta investigación, se pretende reflexionar sobre el potencial de aplicación de la prueba de evaluación psicológica intelectual del Dibujo de la Figura Humana de Goodenough en esta población, tanto en una perspectiva de evaluación intelectual, como en una configuración más amplia y menos negativamente rotuladora del abordaje del dibujo infantil. Este estudio de caso múltiple cuenta con aplicaciones de la referida prueba a seis niños de nacionalidad angolana, con edades comprendidas entre los 6 y los 10 años, residentes en la provincia de Benguela. Se espera contribuir para la reflexión acerca de su aplicación en niños de este país e ir más allá de la mera aplicación como instrumento de evaluación, buscando explorar perspectivas innovadoras decurrentes de la línea clásica humanista en general, sensibilizando para nuevos entendimientos en el ámbito de la reciente psicología positiva.

    Resumo em Inglês:

    Angola is a fully developed African country which faces several difficulties in accessing resources to proceed with psychological assessment and intervention in general, emphasizing the striking lack of validated instruments for the Angolan population. Moreover, like many other historical moments, the beginning of psychology in this country is marked by negative approaches to human functioning. In fact, an excessive demand for psychopathology is observed, which is a paradox because there are few studies on the incidence, prevalence, or description of psychodiagnostics in Angola. Therefore, with this research, we reflect on the potential application of the psychological assessment test of Human Figure Drawing by Goodenough in this population, both from the perspective of intellectual assessment and also as a broader and less negatively labeled approach to children's drawing. This case study describes multiple applications of the test in six children of Angolan nationality, aged 6–10 years, living in the province of Benguela, Angola. We expect to contribute to the debate about its use for children of this country and go beyond its mere application as an evaluation tool by exploring innovative perspectives arising from the classic line of humanist psychology and raising awareness of new approaches in the context of recent positive psychology.
  • Espiritualidade, Depressão e Qualidade de Vida no Enfrentamento do Câncer: Estudo Exploratório Artigos

    Miranda, Sirlene Lopes de; Lanna, Maria dos Anjos Lara e; Felippe, Wanderley Chieppe

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve como objetivo investigar inter-relações entre bem-estar espiritual, depressão e qualidade de vida durante o enfrentamento do câncer por pacientes da Casa de Apoio aos Pacientes com Câncer – Vencer. Quinze pacientes diagnosticados com câncer, independentemente do tipo de neoplasia, foram sorteados e participaram da pesquisa mediante o consentimento livre e esclarecido. Foram aplicados os seguintes instrumentos: escala analógica de avaliação do bem-estar espiritual; inventário Beck para depressão; escala de qualidade de vida da Organização Mundial de Saúde e uma entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise correlacional estatística e a análise de categorias das entrevistas semiestruturadas. A população estudada apresentou bem-estar espiritual e religioso moderados, o que sugere que o câncer favorece a busca pela espiritualidade e religiosidade como mecanismos de enfrentamento do sofrimento. As correlações apontam para uma busca significativa do paciente oncológico por espiritualidade e melhora em sua qualidade de vida. O apoio do cônjuge, demais familiares, amigos e pessoas religiosas constituem uma rede social de apoio ao paciente oncológico.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo tuvo como objetivo investigar inter-relaciones entre bienestar espiritual, depresión y calidad de vida durante el enfrentamiento del cáncer por pacientes de la Casa de Apoyo a los Pacientes con Cáncer-Vencer. Quince pacientes diagnosticados con cáncer, independientemente del tipo de neoplasia, fueron sorteados y participaron de la investigación mediante el consentimiento libre y aclarado. Se aplicaron los siguientes instrumentos: escala analógica de evaluación del bienestar espiritual; inventario Beck para depresión; escala de calidad de vida de la Organización Mundial de Salud y una entrevista semi-estructurada. Para el análisis de los datos, se utilizó el análisis de correlación estadístico y el análisis de categorías de las entrevistas semi-estructuradas. La población estudiada presentó bienestar espiritual y religioso moderado, sugiriendo que el cáncer favorece la búsqueda de la espiritualidad y religiosidad como mecanismos de enfrentamiento del sufrimiento. Las correlaciones señalan para una búsqueda significativa del paciente oncológico por espiritualidad y mejoría en su calidad de vida. El apoyo del conyugue, demás familiares, amigos y personas religiosas constituyen una red social de apoyo al paciente oncológico, resaltando la actuación relevante del psicólogo en el acompañamiento terapéutico del paciente, sus familiares y cuidadores.

    Resumo em Inglês:

    This exploratory study aimed to investigate the quantitative and qualitative interrelationships between spiritual well-being, depression, and the quality of life of cancer patients from the Support House for Cancer Patients–Vencer. Fifteen patients diagnosed with cancer, regardless of the type of neoplasma, were randomly selected and participated in the study after signing the informed consent form. The Spiritual Well-Being Analog Assessment Scale, Beck Depression Inventory, World Health Organization Quality of Life Instrument, and a semi-structured interview were used for data collection. The data was analyzed using correlations and analysis of the semi-structured interview categories. In this study, the entire population displayed moderate spiritual and religious welfare, suggesting that the onset of cancer suggesting that the onset of cancer stimulate the pursuit of spirituality and religiosity as coping mechanisms. The correlations indicate significant search for spirituality by cancer patients and desire for improvement in their quality of life. Support from spouses, family members, friends, and religious figures represent a social support network for cancer patients. In this context, it is noteworthy that the psychological work is relevant for the therapeutic monitoring of patients, family members, and caregivers.
  • Instrumentos para Avaliação Psicológica de Pessoas com Deficiência Visual: Tecnologias para Desenvolvimento e Adaptação Artigos

    Oliveira, Cassandra Melo; Nunes, Carlos Henrique Sancineto da Silva

    Resumo em Português:

    A adaptação dos testes psicológicos para pessoas com deficiência é um processo de alta complexidade, o qual requer cuidados especiais na qualidade e acessibilidade dos instrumentos. Em se tratando da deficiência visual faz-se necessário atender a diferentes graus de comprometimento visual, os quais geralmente inviabilizam a realização dos testes psicológicos nos formatos tradicionais. Durante a adaptação dos instrumentos as tecnologias se tornam grandes aliadas, já que as Tecnologias Assistivas permitem que as pessoas com deficiência visual utilizem o computador e a Internet com praticamente as mesmas vantagens que os videntes. Deste modo, destaca-se a importância da modernização dos instrumentos psicológicos utilizando-se das tecnologias disponíveis no mercado. Contudo, quando estas são aplicadas nas adaptações dos testes apenas para grupos específicos, pessoas com certo tipo de deficiência e sem deficiência não se beneficiam dos instrumentos. Com o objetivo de minimizar tal limitação, foi proposto o Desenho Universal que busca a acessibilidade plena ou máxima possível. Assim, com a aplicação do Desenho Universal e das novas tecnologias no desenvolvimento de instrumentos psicológicos é possível contemplar uma população ampla, independentemente de suas variações corporais, potencializando a acessibilidade.

    Resumo em Espanhol:

    La adaptación de los tests psicológicos para las personas con discapacidad es un proceso muy complejo, que requiere un cuidado especial con la calidad de los instrumentos y con su accesibilidad. En el caso de la discapacidad visual, es necesario cumplir con los diversos grados de deterioro visual, que a menudo hacen que sea imposible alcanzar los tests psicológicos en los formatos tradicionales. Durante el ajuste de los instrumentos las tecnologías de apoyo se convierten en grandes aliados, ya que permiten a las personas con discapacidad visual utilizar la computadora y el Internet con prácticamente las mismas ventajas que los videntes. Por lo tanto, destacamos la importancia de la modernización de los instrumentos psicológicos que utilizan las tecnologías disponibles en el mercado. Sin embargo, cuando se aplican en las adaptaciones de los tests sólo a grupos específicos, las personas con ciertos tipos de discapacidades y sin discapacidades no se benefician de los instrumentos. A fin de minimizar esta limitación, el Diseño Universal se ha propuesto buscar la accesibilidad completa o máxima posible. Así, con la aplicación del Diseño Universal y las nuevas tecnologías en el desarrollo de instrumentos psicológicos se puede atender una amplia población, independientemente de sus cambios corporales, aumentando la accesibilidad.

    Resumo em Inglês:

    The adaptation of psychological tests for people with disabilities is a highly complex process, once it requires special attention with regard to instrument´s quality and accessibility issues. When it comes to visual impairment, it is also necessary to consider its various degrees, whose characteristic, however, make impossible the development of psychological instruments in traditional formats. During the adaptation of psychological instruments, technologies become great allies, once assistive technologies allow people with visual disabilities to use computer and internet with the same extent of those individuals without impairment. Additionally, it is worth highlighting the importance of modernization of psychological instruments that use such technologies. Nevertheless, when those assistive technologies are applied within the adaptation of instruments for specific groups, people with certain types of disabilities, and even those without disabilities, do not benefit from these instruments. In order to minimize such limitation, universal design has been proposed, which aims to obtain full or maximum possible accessibility. Therefore, through the application of universal design principles, along with new technologies to psychological instruments, a broad population might be covered by those instruments, regardless of physical impairments, furthermore, maximizing their accessibility.
  • Estresse Ocupacional e Resiliência Entre Profissionais de Saúde Artigos

    Sousa, Viviane Ferro da Silva; Araujo, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de

    Resumo em Português:

    Estudos apontam que vivências relacionadas ao trabalho podem acarretar adoecimento, sendo que repercussões adversas têm sido especialmente identificadas em profissionais de saúde. Considerando tais evidências, realizou-se uma investigação sobre estresse e resiliência entre profissionais dessa área. A coleta foi organizada em duas etapas: a) survey online,com 92 profissionais de diferentes categorias, por meio da aplicação de questionário sociodemográfico e ocupacional, Job Stress Scale e Inventário de Resiliência; e b) dois grupos focais presenciais, totalizando seis profissionais de enfermagem. Os dados foram submetidos à análise estatística e os relatos à análise de conteúdo temática. Principais fatores de risco encontrados: trabalhar em jornada de plantão e ter mais de um vínculo empregatício. Suporte social constituiu fator de proteção mais significativo. Técnicos de enfermagem representaram a categoria mais vulnerável. Mais da metade dos participantes revelou controle sobre a atividade laboral e baixo estresse ocupacional. Dentre os indicadores de resiliência, destacaram-se: satisfação no trabalho, competência emocional, empatia e tenacidade e inovação. Sugere-se que pesquisas futuras avaliem a eficácia de intervenções destinadas ao fortalecimento e desenvolvimento de fatores associados à resiliência, assim como à redução do estresse vivenciado na atuação em saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Estudios señalan que vivencias relacionadas al trabajo pueden causar enfermedades, siendo que repercusiones adversas han sido especialmente identificadas en profesionales de salud. Considerando tales evidencias, se ha realizado una investigación sobre estrés y resiliencia entre profesionales de esa área. La colecta fue organizada en dos etapas: a) survey online,con 92 profesionales de diferentes categorías, por medio de la aplicación de cuestionario sociodemográfico y ocupacional,Job Stress Scaley Inventario de Resiliencia; y b) dos grupos focales presenciales, totalizando seis profesionales de enfermería. Los datos fueron sometidos al análisis estadístico y los relatos al de contenido temático. Principales factores de riesgo encontrados: trabajar en jornadas de guardia y tener más que un vínculo laboral. El suporte social ha constituido un factor de protección más significativo. Técnicos de enfermería han representado la categoría más vulnerable. Más de la mitad de los participantes revelaron control sobre la actividad laboral y bajo estrés ocupacional. Entre los indicadores de resiliencia, se destacaron: satisfacción en el trabajo, competencia emocional, empatía y tenacidad e innovación. Se sugiere que investigaciones futuras evalúen la eficacia de intervenciones destinadas al fortalecimiento y desarrollo de factores asociados a la resiliencia y a la reducción del estrés vivenciado en la actuación.

    Resumo em Inglês:

    Studies show that work-related experiences can lead to illness, and several adverse effects have been identified especially for health professionals. Considering this evidence, a research study on stress and resilience among professionals was conducted. This research was organized in two stages: a) 92 professionals from different categories, as determined through a sociodemographic information and occupational questionnaire online survey, completed the Job Stress Scale and Resilience Inventory, and b) twoface to face focal groups, totaling six nurses. The data were subjected to statistical analyses, and the thematic content analysis was conducted. Two main risk factors were found for adverse effects: work on duty scale and having more than one job. Social support was found to be the most significant protective factor. Practical nurses represented the most vulnerable category. More than half of the participants showed control over their labor activity and low occupational stress. Among the resilience indicators, job satisfaction, emotional competence, empathy and tenacity, and innovation were highlighted. It is recommended that future research should evaluate the effectiveness of interventions which are aimed at strengthening and developing associated factors with resilience as well as targeting stress reduction experienced in the acting of health.
  • Atuação dos Profissionais de Psicologia Junto à Infância e à Adolescência nas Políticas Públicas de Assistência Social Artigos

    Macêdo, Orlando Júnior; Pessoa, Manuella Castelo Branco; Alberto, Maria de Fátima Pereira

    Resumo em Português:

    O presente artigo objetiva analisar as concepções dos profissionais de Psicologia sobre infância e adolescência. Para dar conta de tal objetivo, buscou-se suporte teórico na Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski. Participaram deste estudo 11 profissionais de Psicologia, que atuam nos equipamentos das políticas públicas de assistência social da região do Cariri cearense, com idades entre 24 e 55 anos, sendo dez do sexo feminino. O tempo de formação variou de três a 32 anos, dos quais, oito estavam atuando no CRAS, dois no CREAS e um na Casa de Acolhimento. Optou-se por uma abordagem quali-quantitativa, utilizando-se da entrevista semiestruturada para coleta de dados e um questionário para identificação dos dados sociodemográficos dos entrevistados. Para análise das entrevistas, utilizou-se o software ALCESTE, recorrendo-se à análise clássica, por meio da análise hierárquica descendente. A análise dos dados apontou quatro classes discursivas: violação de direitos, dinâmica da família das crianças e dos adolescentes, atuação dos profissionais de Psicologia, concepção acerca da infância e da adolescência. De modo geral, os profissionais de Psicologia têm uma atuação pautada numa concepção naturalizante, universalista e descontextualizada acerca da infância e da adolescência. Isso acaba comprometendo as ações realizadas por esses profissionais, pois se apresentam distanciadas da realidade concreta, servindo mais como uma ferramenta de controle social das crianças e adolescentes pobres do que como estratégia de efetivação de direitos.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene como objetivo analizar la concepción de los profesionales de Psicología acerca de la infancia y la adolescencia. Para lograr este objetivo se buscó el apoyo teórico de la Psicología Histórico-Cultural de Vygotsky. En el estudio participaron 11 profesionales de Psicología que trabajan en la política pública de asistencia social de la región del Cariri en Ceará, de 24 a 55 años, siendo diez mujeres. El tiempo de formación varió de tres a 32 años, ocho de ellos estaban trabajando en el CRAS, dos en CREAS y uno en la "Casa de Acogimiento". Se utilizó un enfoque cualitativo y cuantitativo, a través de entrevistas semi-estructuradas para la recolección de datos, y un cuestionario para la identificación de los datos socio-demográficos de los encuestados. Para el análisis de las entrevistas se utilizó el software ALCESTE, recurriéndose al sistema clásico, por el análisis jerárquico descendiente. El análisis de los datos anotó cuatro clases discursivas: violación de los derechos, la dinámica de los niños y adolescentes de la familia, la actuación de los profesionales de Psicología, la concepción acerca de la infancia y la adolescencia. En general, los profesionales de Psicología tienen una acción basada en una concepción naturalista, universal y descontextualizada de la infancia y la adolescencia. Esto termina comprometiendo las acciones realizadas por estos profesionales, pues las hacen más distante de la realidad de estos chicos, siendo más útil como una herramienta de control social de niños y adolescentes pobres que en la aplicación de la estrategia de los derechos.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to analyze the conceptions about childhood and adolescence that psychology professionals hold to be true. Vygotsky's cultural–historical psychology was used as theoretical support. The study included 11 psychology professionals (10 female, 1 male; age range: 25–55), who work at the social assistance public policies in the Cariri area in Ceará. Their work experience ranged from 3–32 years; eight of them were working in CRAS, two in CREAS, and one in the "Casa de Acolhimento." The qualitative and quantitative approach, used with semi-structured interviews for data collection and a questionnaire for identification of sociodemographic information. ALCESTE software was used for the analysis of the interviews, which resorted to the classical analysis by descending hierarchical analysis. Data analysis indicated four discursive classes: violation of rights, family dynamics of children and adolescents, performance of psychology professionals, and conception of childhood and adolescence. In general, psychology professionals have a naturalistic, universal, and decontextualized conception about childhood and adolescence. This results in compromising the actions performed by these professionals, because these views make them more distant from the concrete reality of these people. Consequently, this action happens more as a social control tool of poor children and adolescents rather than enforcing rights strategy.
  • Intervenções Psicossociais para Promoção da Saúde do Homem em Unidade de Saúde da Família Artigos

    Souza, Luiz Gustavo Silva; Meireles, Analice Alcantara; Tavares, Kaylla Maria Castro; Menandro, Maria Cristina Smith

    Resumo em Português:

    Este relato de experiência profissional busca contribuir a responder a questão: Como promover a saúde do homem na Atenção Primária à Saúde? São descritas duas estratégias implantadas em uma Unidade de Saúde da Família de Vitória, ES, as "Ações de Sábado" e o "Grupo de Homens". Cada "Ação de Sábado" é realizada trimestralmente, em um sábado pela manhã, com duração de quatro horas, contando com atividades recreativas e de educação em saúde (discussões sobre doenças sexualmente transmissíveis, por exemplo). O "Grupo de Homens" é realizado semanalmente, com duração de 1h15min, com exposições dialogadas (sobre problemas com o álcool, por exemplo) e com oficinas terapêuticas. No período de setembro de 2011 a julho de 2013, as intervenções envolveram cerca de 230 homens de classe popular. Os conceitos de clínica ampliada e atitude psicoterapêutica são utilizados para promover a expressão dos usuários e a corresponsabilização com o processo saúde-doença. Dentre os resultados, destacam-se: o aumento da presença masculina na USF, a melhoria do cuidado dirigido a condições crônicas (especialmente hipertensão, diabetes e problemas com o álcool/alcoolismo) e o fortalecimento de comportamentos de redução de danos. Conclui-se que as intervenções são proveitosas para abordar desafios relativos à Saúde do Homem.

    Resumo em Espanhol:

    Este relato de experiencia profesional busca responder a la pregunta ¿Como promover la Salud del Hombre en la Atención Primaria de Salud? Son descritas dos estrategias implantadas en un Centro de Salud de la Familia de Vitória, Brasil, las "Acciones de Sábado" y el "Grupo de Hombres". Cada "Acción de Sábado" es realizada trimestralmente en un día sábado por la mañana, con duración de cuatro horas, incluyendo actividades recreativas y de educación en salud (discusiones sobre enfermedades sexuales transmisibles, por ejemplo). El "Grupo de Hombres" es realizado semanalmente, con duración de 1h15min, incluyendo exposiciones dialogadas (sobre problemas con el alcohol, por ejemplo) y talleres terapéuticos. De septiembre 2011 hasta julio 2013, las estrategias involucraron aproximadamente 230 hombres de clase popular. Los conceptos de clínica ampliada y actitud psicoterapéutica son utilizados para promover la expresión de los usuarios y la corresponsabilidad con el proceso salud-enfermedad. Entre los resultados, se destacan: el aumento de la presencia masculina en el Centro de Salud, el mejoramiento del cuidado dirigido a condiciones crónicas (especialmente hipertensión, diabetes y problemas con el alcohol/alcoholismo) y el fortalecimiento de comportamientos de reducción de daños. Se concluye que las intervenciones son útiles para abordar desafíos relativos a la Salud del Hombre.

    Resumo em Inglês:

    This study on professional experience aims to contribute insights to answer the question, how can we promote men's health in Primary Health Care (PHC)? We describe two health interventions implemented in a Family Health Center, FHC (Brazilian PHC main facility), in Vitória, Brazil: the "Saturday Health Actions" and the "Group of Men." Each "Saturday Health Action" occurs every three months on a Saturday morning, lasts for four hours, and includes recreational activities and health education sessions (for example, discussions about sexually transmitted diseases). The "Group of Men" occurs weekly, lasts only for 1 h 15 min, and includes health education sessions (for example, discussions about alcohol problems) and psychotherapeutic workshops. Between September 2011 and July 2013, the interventions approached around 230 men from lower social classes. The concepts of comprehensive clinic and psychotherapeutic attitude are used to encourage the subjective expression of participants and their co-responsibility with the health-sickness process. Among the results, we highlight the increase in the participation of male patients in the FHC, the improvement of care delivered to chronic conditions (especially hypertension, diabetes, and alcohol problems/alcoholism), and the strengthening of harm reduction behaviors. We conclude that the interventions reported are useful in dealing with challenges related to Men's Health.
  • Evidência de Validade para a Escala de Percepção do Suporte Social (Versão Adulta) - EPSUS-A: um Estudo Correlacional Experiência

    Cardoso, Hugo Ferrari; Baptista, Makilim Nunes

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa teve como objetivo a busca por evidência de validade com base na relação com variáveis externas para a Escala de Percepção do Suporte Social (versão adulto) - EPSUS-A, por meio da análise de correlação com os instrumentos Inventário de Percepção do Suporte Familiar (IPSF) e a Escala Baptista de Depressão (versão adulta) – EBADEP-A. A amostra do estudo foi composta por 102 universitários, com idade variando entre 18 e 61 anos (M = 26,59, DP = 9,57). Dos resultados, quanto às análises de correlação entre os instrumentos, todas as dimensões da EPSUS-A se correlacionaram de forma positiva e significativa em relação às dimensões do IPSF, assim como todas os fatores da EPSUS-A apresentaram correlações negativas e significativas com a EBADEP-A, evidenciando, dessa forma, validade em relação às variáveis externas da EPSUS-A.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación tuvo como objetivo buscar evidencias de validez basada en la relación con las variables externas de la Escala de percepción de Apoyo Social (versión para adultos) - EPSUS-A, a través del análisis de correlación con los instrumentos Inventario de Percepción de Apoyo a la Familia (IPSF) y la Escala Baptista de Depresión (versión para adultos) - EBADEP-A. La muestra del estudio consistió en 102 estudiantes universitarios, con edades entre 18 y 61 años (M = 26.59, SD = 9,57). Los resultados, del análisis de correlación entre los instrumentos, mostraron que todas las dimensiones de EPSUS-A se correlacionaron positiva y significativamente con respecto a las dimensiones de IPSF, así como todos los factores de la EPSUS-A se correlacionaron negativamente y de forma significativa con EBADEP-A, mostrando así. la validez con relación con las variables externas de la EPSUS-A.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to establish evidence regarding the validity (based on the relationship with external variables) of the Scale of Perceived Social Support (Adult Version, EPSUS-A) through a correlation analysis with the Perception Inventory Instruments of Family Support (IPSF) and the Baptista Depression Scale (Adult Version, EBADEP-A). The study sample comprised 102 students aged 18–61 years (M = 26.59, SD = 9.57). The results of the correlation analysis between the instruments show that all the dimensions of the EPSUS-A correlated positively and significantly with that of the IPSF. However, all the factors of the EPSUS correlated negatively and significantly with the EBADEP-A, thus depicting validity in the relationship with the external variables of the EPSUS.
  • Significações Dadas pelos Progenitores acerca do Diagnóstico de Câncer dos Filhos Experiência

    Frizzo, Natalia Schopf; Quintana, Alberto Manuel; Salvagni, Adelise; Barbieri, Ângela; Gebert, Lenir

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve como objetivo compreender as significações atribuídas pelos pais acerca do diagnóstico de câncer de seus filhos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, com sete progenitores de crianças acometidas por câncer que estavam em tratamento em um hospital público do Rio Grande do Sul. Os dados foram interpretados através da análise de conteúdo, a qual permitiu a elaboração de cinco categorias, a saber, Da suspeita do diagnóstico ao choque da confirmação, "A vida da gente para, né", A família que "adoece junto": repercussões e adaptações familiares mediante o diagnóstico As culpas, as faltas e as dores: os significados dados pelos pais para a doença acometida aos filhos, Mudanças físicas e emocionais: a compreensão de sua doença pela criança e a "preocupação natural" dos pais e Perspectivas para o futuro. Concluiu-se que profundas ressonâncias familiares são suscitadas pela enfermidade que acomete o infante e os significados dados à doença confirmam o processo do tratamento como sendo fonte de tensão, rompimentos profissionais e sociais, sofrimento e estresse elevado para toda a família.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo tuvo el objetivo de comprender las significaciones atribuidas por los padres sobre el diagnóstico de cáncer de sus hijos. Los datos fueron colectados por medio de entrevistas semi-estructuradas, con siete progenitores de niños acometidos por cáncer que estaban en tratamiento en un hospital público del Rio Grande del Sur, Brasil. Los datos fueron interpretados a través del análisis de contenido, el cual permitió la elaboración de cinco categorías, a saber; De la sospecha del diagnóstico al choque de la confirmación, "La vida de uno para", La familia que "enferma junto a los hijos": repercusiones y adaptaciones familiares mediante el diagnóstico, Las culpas, las faltas y los dolores: los significados dados por los padres a la enfermedad de sus hijos, Cambios físicos y emocionales: la comprensión del niño de su propia enfermedad y la "preocupación natural" de los padres y Perspectivas para el futuro. Se concluyó que profundas resonancias familiares son generadas por la enfermedad que ataca al infante y los significados dados a la misma confirman el proceso de tratamiento como siendo fuente de tensión, rupturas profesionales y sociales, sufrimiento y estrés profundo para toda la familia.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to understand the meanings attributed by parents regarding the cancer diagnosis of their children. Data were collected through semi-structured interviews with seven parents of children affected by cancer who were being treated in a public hospital in Rio Grande do Sul, Brazil. The data were interpreted by using content analysis, which allowed the creation of five categories, namely 1) the shock suspected diagnosis confirmation: "our lives stops, right?; The family "sicken together"; 2) the impacts and adaptations of the family during the diagnosis: the guilt, absence, and pain; 3) the meanings given by parents to the disease that affect their children; physical and emotional changes; 4) child's understanding of their illness and the "natural concern" of parents; and 5) prospects for the future. It was concluded that deep implications are raised by the family disease that affects the infant and the meanings given to illness confirm the treatment process as a cause of voltage source, professional and social disruptions, distress, and high stress for the entire family.
  • Errata Errata

Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br