Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia: Ciência e Profissão, Volume: 37, Número: 4, Publicado: 2017
  • Diversidade na Produção de Conhecimento em Psicologia Editorial

    Guareschi, Neuza Maria de Fátima
  • Transnacionalização do Ensino Superior: Impactos nos Processos Formativos em Psicologia no Brasil Artigos

    Macedo, Joao Paulo; Lima, Marta Savana de Sousa; Dantas, Candida; Dimenstein, Magda

    Resumo em Português:

    Resumo: A expansão da educação superior nos últimos anos aprofundou a hegemonia do setor privado que passou a concentrar significativas fatias do mercado, inclusive com a presença de grupos internacionais operando no Brasil. Trata-se de um fenômeno resultante do alargamento da atuação de grupos financeiros em direção à esfera transnacional com a aquisição e fusão de instituições de ensino superior em todo o mundo. O presente trabalho traça um panorama histórico quanto à formação desses grupos no Brasil acompanhado da análise do impacto desse processo na formação em Psicologia e na organização dos cursos em termos do perfil do egresso, objetivos e estrutura curricular. Utilizou-se de um estudo documental, com base nas informações oficiais da educação superior e dos cursos de Psicologia no Brasil, incluindo os projetos pedagógicos de curso (fontes primárias), além de relatórios financeiros e de gestão dos grupos educacionais e consultorias especializadas em fundos de investimentos (fontes secundárias). Os resultados indicam a movimentação de pelo menos três grandes players transnacionais operando no Brasil: Laureate International Universities, DeVry University e Whitney International University System. Juntos detêm 26 instituições de ensino superior, concentrando-se nas regiões Nordeste (58%), Sudeste (25%) e Norte (12,5%). A Psicologia aparece como curso presente na maioria das IES adquiridas pelos grupos investigados (n = 21). Conclui-se que o processo em curso, ao padronizar conteúdos/currículo e homogeneizar determinados processos formativos, pode desvalorizar experiências educacionais locais e aprofundar o descompasso entre os saberes psicológicos e as necessidades sociais do país.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La expansión de la educación superior en los últimos años profundizó la hegemonía del sector privado que pasó a concentrar significativas rebanadas del mercado, incluso con la presencia de grupos internacionales operando en Brasil. Este fenómeno resulta de la ampliación de la actuación de grupos financieros hacia la esfera transnacional con la adquisición y fusión de instituciones de enseñanza superior (IES) en todo el mundo. Este trabajo presenta un panorama histórico de la formación de estos grupos en Brasil, un análisis del impacto de ese proceso en la formación en Psicología y en la organización de los cursos en términos del perfil del egresado, objetivo y estructuras curriculares. Se utilizó un estudio documental, basado en las informaciones oficiales de la educación superior y de los cursos de Psicología en Brasil, incluyendo los proyectos pedagógicos (fuentes primarias), informes financieros y de gestión de los grupos educativos y consultorías especializadas en fondos de inversiones (fuentes secundarias). Los resultados indican el movimiento de por lo menos tres grandes players transnacionales operando en Brasil: Laureate International Universities, DeVry University y Whitney International University System. Estos detienen 26 instituciones de enseñanza superior, sobretodo en el Nordeste (58%), el Sudeste (25%) y el Norte (12,5%). El curso de Psicología aparece en la mayoría de las IES de los grupos investigados (n = 21). Se concluye que el proceso en curso, al estandarizar contenidos / currículos y homogeneizar determinados procesos formativos, puede devaluar experiencias educativas locales y profundizar el descompás entre los saberes psicológicos y las necesidades sociales del país.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The spreading of higher education has enhanced the hegemony on the private sector that has concentrated significant slices of the market, including International groups in Brazil. It is a phenomenon resulting of the expansion of the actions of financial groups towards the transnational sphere with the acquisition and fusion of higher education institutions (HEI) around the world. The present work traces a historical panorama about the formation of these groups in Brazil; it is followed by the analysis of the impact of this process in the formation in Psychology and the organization of the courses in terms of alumni profile, objectives and curricular structure. This is a documental study, based on some official information on higher education and psychology courses in Brazil, including pedagogical projects of the course (Primary sources), as well as financial reports and management of educational groups and specialized consulting in funds (Secondary sources). The results indicate the movement of at least three major transnational players operating in Brazil: Laureate International Universities, DeVry University and Whitney International University System. Together they have 26 higher education institutions, concentrated in the Northeast (58%), Southeast (25%) and North (12.5%). Psychology appears as a course present in most HEI acquired by the analyzed groups (n = 21). It is concluded that the current process, by standardizing contents / curriculum and homogenizing certain formative processes, may devalue local educational experiences and deepen the gap between the psychological knowledge and the social necessities of the country.
  • Desafios da Intersetorialidade na Implementação de Programa de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas Artigos

    Peres, Girlane Mayara; Grigolo, Tania Maris; Schneider, Daniela Ribeiro

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo possui como objetivo conhecer as percepções dos profissionais e gestores da saúde e educação sobre os desafios da articulação intersetorial para a implantação de um programa de prevenção ao uso de drogas. Faz parte da avaliação de processo de um projeto maior de avaliação de programas preventivos baseados em evidência em procedimento de adaptação para a realidade brasileira. Com base em uma abordagem qualitativa, teve delineamento exploratório e descritivo, envolvendo entrevistas semiestruturadas e grupos focais com 18 profissionais e gestores dos setores da educação e saúde do município de Florianópolis, envolvendo três escolas e três unidades básicas de saúde. Utilizou-se análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Os resultados indicam que os profissionais perceberam que a necessidade de criar estratégias conjuntas de intervenção para a implementação do programa foi algo positivo, que contribuiu para a aproximação da saúde com o espaço escolar, indicando que a ação conjunta possibilitou ampliar o cuidado às famílias que procuravam a UBS e facilitou o acesso integral aos educandos. Os entrevistados identificaram, por outro lado, algumas dificuldades para a atuação conjunta, tais como o atravessamento de questões políticas, a personalização das relações intersetoriais, as dificuldades para se compreender o significado de intersetorialidade na prática cotidiana dos serviços e as excessivas demandas cotidianas de trabalho que impedem o envolvimento dos profissionais em novos projetos. O desafio da implementação conjunta de ações no programa preventivo mobilizou os setores e pode significar um estímulo à aproximação intersetorial para se debruçar sobre o complexo tema dos problemas relacionados ao uso de drogas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo tiene como objetivo conocer las percepciones de profesionales y gestores de la salud y educación sobre los retos de la coordinación intersectorial para la implementación de un programa de prevención del uso de drogas. Forma parte de la evaluación de procesos de un proyecto mayor de evaluación de programas preventivos basados en evidencias, en proceso de adaptación a la realidad brasileña. Basado en un enfoque cualitativo, posee un diseño exploratorio y descriptivo, con entrevistas semiestructuradas y grupos focales con 18 profesionales y gestores de los sectores de educación y salud del municipio de Florianópolis, abarcando tres escuelas y tres unidades básicas de salud (UBS). Se utilizó análisis de contenido para el tratamiento de los datos. Los resultados indican que los profesionales percibieron que la necesidad de establecer estrategias conjuntas para la implementación del programa fue algo positivo, que contribuyó a aproximar la salud con el espacio escolar, lo que indica que la acción conjunta hizo posible extender la atención a las familias que buscaban la UBS y facilitó el acceso integral a los estudiantes. Los entrevistados identificaron, por otra parte, algunas dificultades para las actividades conjuntas, tales como cuestiones políticas, personalización de las relaciones intersectoriales, dificultades para comprender el significado del enfoque intersectorial en la práctica diaria de los servicios, las excesivas demandas de trabajo diarias que impiden el envolvimiento de los profesionales en nuevos proyectos. El reto de la implementación conjunta de acciones en el programa preventivo movilizó a los sectores y puede significar un estímulo para que el enfoque intersectorial aborde la compleja cuestión de los problemas relacionados al uso de drogas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aims to know the perceptions of professionals and managers of health and education on the challenges of intersectoral coordination for the implementation of a drug prevention program. It is part of the evaluation of processes of one larger project of evaluation of preventive programs based on evidences, in process of adaptation to the Brazilian reality. Based on a qualitative approach, this study has an exploratory and descriptive design, with semi-structured interviews and focus groups with 18 professionals and managers of the education and health sectors of the municipality of Florianopolis, including three schools and three basic health units (UBS). Content analysis was used for the treatment of the data. The results show that the professionals perceived that the need to establish joint strategies for the implementation of the program was something positive that contributed to approaching health within the school space, showing that the joint action made possible to extend the care to families seeking the UBS and provided comprehensive access to the students. On the other hand, respondents identified some difficulties in joint activities, such as political issues, customization of intersectoral relationships, difficulties to understand the meaning of the intersectoral approach in the daily practice of services, excessive demands of work that stop the involvement of professionals in new projects. The challenge of the joint implementation of actions in the preventive program mobilized the sectors and can mean a stimulus so that the intersectoral approach tackles the complex issue of the problems related to drug use.
  • Atuação do Psicólogo na Atenção Básica do SUS e a Psicologia Social Artigos

    Cintra, Marcela Spinardi; Bernardo, Marcia Hespanhol

    Resumo em Português:

    Resumo: A visão de que o fazer dos psicólogos é clínico, pautado no modelo biomédico, se apresenta ainda muito enraizada no discurso de muitos profissionais. Parecem compreender que essa atuação é a principal, senão a única, forma de a Psicologia contribuir com os usuários do sistema de saúde e com a comunidade. Porém, alguns profissionais procuram atuar de acordo com os princípios do SUS, baseando-se em abordagens críticas da Psicologia. Eles se aproximam das comunidades e apresentam uma prática diferenciada com relação à tradicional. Assim, o objetivo desta pesquisa é conhecer práticas de alguns psicólogos inseridos na Atenção Básica, buscando identificar as bases que as fundamentam e se estão em consonância com a Psicologia Social Crítica. A pesquisa teve caráter qualitativo, usando a pesquisa participante como estratégia metodológica, juntamente com a realização de entrevistas abertas. Os participantes são três psicólogos que atuam em Unidades Básicas de Saúde de Campinas. Os resultados da pesquisa indicam que o posicionamento ético-político do profissional e uma formação voltada para a atuação no SUS são fundamentais para uma atuação crítica e contextualizada. Mostrase que o trabalho realizado para além dos muros dos Centros de Saúde tem grande relevância e é nele que as relações estabelecidas com os conceitos da Psicologia Social Crítica ficam mais evidentes. Considera-se a importância da reflexão dos psicólogos sobre suas próprias ações, além da busca por práticas inovadoras que possam ser incluídas nas políticas públicas de saúde e entende-se que os princípios da Psicologia Social Crítica fornecem subsídios para tal.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La visión de que la actuación del psicólogo es clínica, pautada en el modelo biomédico, se encuentra bastante arraigada en el discurso de muchos profesionales. Así, parecen entender que dicha actuación es la principal, o quizás la única, forma en que la psicología contribuye con los usuarios del sistema de salud y con la comunidad. Sin embargo, existen profesionales que buscan ejercer de acuerdo con los principios del SUS, apoyándose en posturas críticas de la psicología. Estos profesionales se acercan a las comunidades y presentan una práctica diferente, comparada con la tradicional. De esta forma, el objetivo de esta investigación es conocer las prácticas de algunos psicólogos que hacen parte de la Atención Básica, buscando identificar las bases que las fundamentan y si están en consonancia con la Psicología Social Crítica. Esta investigación es de carácter cualitativa, utilizando el método de la investigación participante, junto con la realización de entrevistas abiertas. En la investigación participaron tres psicólogos que ejercen en Unidades Básicas de Salud de Campinas. En los resultados, se puede observar que la posición ética y política del profesional es fundamental para tener una actuación crítica y contextualizada, así como una formación volcada hacia el ejercicio profesional en el SUS. También se muestran consideraciones sobre las prácticas de estos profesionales, como el trabajo realizado fuera de los muros de los Centros de Salud y también se exponen las relaciones establecidas con los conceptos de la Psicología Social Crítica. Se considera, por lo tanto, la importancia de la reflexión de los psicólogos sobre sus propias prácticas, y la búsqueda de prácticas innovadoras que se pueden incluir en las políticas de salud pública, y se entiende que los principios de la Psicología Social Crítica proporcionan subsidios para tal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The idea that what psychologists do is clinical, based on the biomedical model, is still very much rooted in their own and other professionals’ discourse. They seem to understand that this action is the main, if not the only, way for psychology to contribute to the users of the health system (SUS) and to the community. However, there are professionals who seek to act according to the principles of SUS, relying on critical approaches to psychology. These professionals approach the communities and present a differentiated practice in relation to the traditional one. Therefore, the objective of this research is to know the practices of some psychologists inserted in Primary Health Care, seeking to identify the bases that underlie them and if they are in consonance with Critical Social Psychology. This research has a qualitative character, using participatory research as a method, together with the conduction of open-ended questions interviews. Three psychologists who work in Health Centers of Campinas participated in the study. In the research results, it can be observed that the professionals’ ethical and political views as well as the fact of their training being shaped to perform at SUS, are fundamental to have a critical and contextualized performance. There are also considerations about the practices of these professionals, such as the work performed beyond the walls of the Health Centers and it also brings the relations established with the concepts of Critical Social Psychology. Thus, it is considered the importance of the reflection by psychologists on their own practices, as well as the search for innovative practices that can be included in public health policies.
  • A Intervenção em Psicologia em uma Universidade na Amazônia Sul Ocidental Artigos

    Porto, Madge

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo desse relato é descrever uma experiência profissional em Psicologia vivenciada em uma universidade pública, destacando questões como o alcance e a qualidade da intervenção em Psicologia nas políticas públicas de educação superior. Diante da demanda de realizar o trabalho em Psicologia com atendimentos individuais de tratamento, a estratégia foi apresentar um projeto de trabalho no qual a ação principal seria a promoção à saúde, ao mesmo tempo que os relatórios das atividades desenvolvidas eram entregues sistematicamente, demonstrando, a partir de resultados como: níveis baixos de procura e níveis altos de evasão e de custo, que a proposta da gestão não seria a melhor estratégia. As atividades de promoção e prevenção em saúde, com trabalhos em grupo substancialmente, precisariam ser objetivo principal da intervenção em Psicologia em uma universidade. Uma política pública que quer intervir apenas nos sintomas e não nas causas destes, apresenta-se como apoio ao desmonte das universidades públicas. As ações propostas para cuidar da saúde dos servidores e servidoras e estudantes se tornam uma intervenção sem impacto significativo na instituição e que não contribui para a afirmação da universidade gratuita, de qualidade, laica e socialmente referenciada, estando, assim, corroborando para o seu desmonte e, em curto prazo, possibilitar a privatização no lugar de efetivamente contribuir para a construção de uma educação de qualidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El objetivo de este relato es describir una experiencia profesional en psicología vivida en una universidad pública, destacando cuestiones como el alcance y la calidad de la intervención en psicología en las políticas públicas de educación superior. Ante la demanda de realizar el trabajo en psicología con atendimientos individuales de tratamiento, la estrategia fue presentar un proyecto de trabajo en el cual la acción principal sería la promoción a la salud, al mismo tiempo que los informes de las actividades desarrolladas eran presentados sistemáticamente, demostrando, de resultados como: niveles bajos de demanda, y niveles altos de evasión y de costo, que la propuesta de la gestión no sería la mejor estrategia. Las actividades de promoción y prevención en salud, con trabajos en grupo, necesitarían ser el objetivo principal de la intervención en psicología en una universidad. Una política pública que quiere intervenir solo en los síntomas y no en las causas de estos, se presenta como apoyo al desmonte de las universidades públicas. Las acciones propuestas para cuidar de la salud de los servidores y servidoras y estudiantes se convierten en una intervención sin impacto significativo en la institución que no contribuye a la afirmación de la universidad gratuita, de calidad, laica y socialmente referenciada, estando, así, apoyando su desmonte y, a corto plazo, posibilitando la privatización en lugar de efectivamente contribuir a la construcción de una educación de calidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The purpose of this report is to describe a professional experience in psychology experienced at a public university, highlighting issues such as the scope and quality of intervention in psychology in public higher education policies. Faced with the demand to perform work in psychology with individual treatment, the strategy was to present a work project in which the main action would be health promotion, while the reports of the activities developed were presented systematically, demonstrating, from results such as: low levels of demand, and high levels of avoidance and cost, that the management proposal would not be the best strategy. Health promotion and prevention activities, with group work, would need to be the main objective of intervention in psychology at a university. A public policy that wants to intervene only in the symptoms and not in the causes of these, is presented as support for the dismantling of public universities. The actions proposed to take care of the health of the servants and students become an intervention without significant impact in the institution and that do not contribute to the affirmation of the free university, of quality, secular and socially referenced, being, thus, corroborating for its dismantling And, in the short term, to enable privatization rather than effectively contributing to the construction of quality education.
  • Adoção e Psicanálise: a Escuta do Desejo de Filiação Artigos

    Oliveira, Patrícia Aurília Breckenfeld Alexandre de; Souto, Jailma Belarmino; Silva, Edivan Gonçalves da

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo é resultado de uma pesquisa de campo, de base qualitativa, realizada com dez casais inscritos em processo de adoção na Vara da Infância e da Juventude de Campina Grande, PB. O objetivo foi analisar os significantes e as expectativas atribuídos à adoção por casais postulantes. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com os casais e, posteriormente, feita a análise dos discursos pautada nos pressupostos teóricos e metodológicos da Psicanálise, visando privilegiar o significante repetido nas falas. A adoção foi compreendida como um ato de amor e de ajuda a uma criança, vislumbrada como uma possibilidade de construir uma família, e como uma solução possível ante a insatisfação de não poder gerar um filho, compreendida pelos casais como um meio de poder vivenciar a felicidade através da paternidade e/ou maternidade pela via da adoção. A infertilidade/esterilidade também foi mencionada como uma das principais causas para a busca pela adoção. Nessa perspectiva, os significantes apresentados nos discursos dos pares revelaram a importância de poder escutar as construções subjetivas acerca do desejo pela adoção e possibilitar um espaço para a elaboração dessas questões. Este estudo pode lançar bases para que os profissionais do Judiciário possam discutir e refletir sobre o tema aqui abordado, entre eles, os de Psicologia, que lidam com as demandas de habilitação de adotantes, e nortear práticas com vistas a minorar os casos de devolução de crianças em processo de adoção.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo es resultado de una investigación de campo, un estudio cualitativo que se llevó a cabo con diez parejas inscritas en el proceso de adopción en la Corte de la Infancia y Juventud de Campina Grande-PB. Tuvo como objetivo analizar las expectativas y significativos atribuidos a la adopción por parejas postulantes a adoptar. Se aplicaron encuestas semiestructuradas que se llevaron a cabo con las parejas y más tarde se realizó análisis del discurso guiado por los supuestos teóricos y metodológicos del psicoanálisis, privilegiando el significante repetido en las declaraciones. La adopción se entiende como un acto de amor y ayuda a un niño, como una posibilidad de construir una familia. La adopción se demostró como una posible solución antes de la insatisfacción de no ser capaz de tener un hijo, entendida por parejas como medio para poder vivir la felicidad a través de paternidad y/o maternidad por medio de la adopción. Aun así, la infertilidad/esterilidad resultó ser una de las principales causas de la búsqueda de la adopción. En esta perspectiva, los significantes que se presentan en los discursos de los pares revelaron la importancia de ser capaz de escuchar las construcciones subjetivas sobre el deseo de adoptar, y hacer espacio para el desarrollo de estas cuestiones. En este estudio se pueden poner en marcha las bases para discusiones y reflexiones para que los profesionales Judiciales, incluyendo el psicólogo que trata de quienes irán a adoptar, orienten las prácticas con vistas a aliviar los niños que son devueltos del proceso de adopción.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article is the result of a field research; a qualitative study carried out with ten couples enrolled in adoption process in the Childhood and Youth court of Campina Grande-PB. It aimed to analyze the significant and expectations attributed to the adoption by postulant couples to adopt. Semi structured interviews were carried out with the couples and later performed the discourse analysis guided by the theoretical and methodological assumptions of psychoanalysis, privileging the most repeated significant in the statements. Adoption was considered an act of help and love towards a child, envisioned as a possibility to build a family. Adoption proved as a possible solution before the dissatisfaction of not being able to bear a child, understood by the couples as a means to be able to experience happiness through paternity and/or maternity via adoption. Still, infertility /sterility proved to be one of the main causes in pursuit of adoption. In this perspective, the significant presented in the couples’ speech revealed the importance of listening to the subjective constructions about the desire to adopt, and to provide a space for the elaboration of these issues. This study can develop bases for discussions and reflections for judiciary professionals, including psychologists, dealing with the demands for enabling adopters, and thus, guide practices to alleviating children return situations in the process of adoption.
  • Planejamento Familiar e Papéis Parentais: o Tradicional, a Mudança e os Novos Desafios Artigos

    Mozzaquatro, Caroline de Oliveira; Arpini, Dorian Mônica

    Resumo em Português:

    Resumo: Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, a qual objetivou compreender o papel e a participação de mulheres e homens no planejamento familiar, a partir do ponto de vista das mulheres, uma vez que essa é uma ação que contribui para o exercício dos papéis parentais responsáveis. Para tanto, integraram o estudo 15 mulheres atendidas em unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Para atingir os objetivos propostos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, que foram examinadas por meio da análise de conteúdo temática. Como resultado, verificou-se que para as participantes a mulher, em geral, é a principal responsável pela anticoncepção, já que sobre ela recaem os cuidados aos filhos, e o homem é visto como menos implicado nesta questão. Contudo, em contraposição a essa perspectiva, as integrantes do estudo referiram atitudes participativas por parte de seus companheiros no cuidado e planejamento familiar, assim como envolvimento na utilização do método contraceptivo, considerando que esse aspecto seria algo de interesse do casal. Por fim, destaca-se a importância da presença de ações de planejamento familiar nas unidades de ESF, tal como previsto na legislação, incluindo a participação dos homens nesse contexto, o que é considerado como um grande desafio a ser enfrentado pelos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Esta investigación presenta los resultados de un estudio cualitativo, cuyo objetivo fue comprender el papel y la participación de las mujeres y de los hombres en la planificación familiar, desde el punto de vista de las mujeres, entendiendo eso como una acción dirigida a la paternidad responsable. Para tal, integraron el estudio 15 mujeres atendidas en unidades de la Estrategia de Salud de la Familiar (ESF). Para lograr los objetivos propuestos, fueron realizadas entrevistas semiestructuradas, que fueron analizadas mediante análisis de contenido temático. Como resultado, se percibió que las mujeres participantes, en general, son las principales responsables por la anticoncepción, ya que se encargan del cuidado de los niños, ya que los hombres son vistos como menos involucrados en este asunto. Sin embargo, las mujeres entrevistadas afirmaron que sus compañeros participan en el cuidado y planificación familiar, así como en el uso de anticonceptivos, teniendo en cuenta que este aspecto sería algo de interés de la pareja. Por último, se destaca la importancia de la presencia de actividades de planificación familiar en las unidades de la ESF, conforme lo dispuesto en la legislación, incluida la participación de los hombres en este contexto, entendiéndolo como un desafío a ser construido por los profesionales que trabajan en el sistema Único de Salud.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study presents the results of a qualitative research, which aimed to comprehend the role and participation of women and men in family planning from the point of view of women. The study understands family planning as an action of responsible parenthood. 15 women assisted in Family Health Strategy (FHS) units composed the study. In order to accomplish the intended goals, semi-structured interviews were conducted and subsequently analysed using the thematic content analysis. As a result, we found that the participants consider women as the main responsible for contraception, since they are in charge of children's care, and because men are seen as less involved in this matter. Nonetheless, in opposition to this perspective, the study participants reported participative attitudes of her partners in the tasks of care and family planning, as well as an involvement in the use of contraceptives, as this aspect is considered of mutual interest. Finally, the importance of family planning actions in FHS units, as determined by the legislation, is highlighted. The inclusion of men within this context is understood as a great challenge to be constructed by professionals who work in the field.
  • Violência Conjugal, Políticas Públicas e Rede de Atendimento: Percepção de Psicólogos(as) Artigos

    Rolim, Kamêni Iung; Falcke, Denise

    Resumo em Português:

    Resumo: A violência nas relações conjugais tem sido alvo de diferentes políticas públicas, em dispositivos organizados na perspectiva do trabalho em rede. O presente estudo, exploratório e qualitativo, buscou conhecer a percepção de psicólogos(as) que trabalham nestes dispositivos, acerca do fenômeno da violência conjugal, das políticas públicas na área e inserção de psicólogos(as) na rede de atendimento. Participaram oito profissionais que responderam a uma entrevista semiestruturada. Identificou-se o predomínio da compreensão feminista sobre o fenômeno. Ademais, a violência conjugal foi considerada complexa e influenciada por questões socioeconômicas. Os participantes aferiram aspectos sobre manifestações da violência e seu ciclo, referindo que se trata de uma demanda pouco atendida em seus locais de trabalho. No que tange às políticas públicas, foram consideradas insuficientes para o atendimento da demanda e permeada por dificuldades de delimitação dos papéis e funções nos serviços. Consideram que ocorrem sobreposições de intervenções na rede de atendimento, que se mostra fragmentada e pouco articulada. Propõem-se reflexões acerca das potencialidades da Psicologia para fortalecimento da rede de atendimento e garantia de direitos para pessoas que vivenciam violência conjugal.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La violencia en las relaciones de pareja ha sido objeto de políticas públicas, organizadas en la perspectiva de dispositivos en redes. Este estudio, de carácter exploratorio y cualitativo, tuvo como objetivo conocer la percepción de los psicólogos que trabajan en estos dispositivos, sobre el fenómeno de la violencia doméstica, las políticas públicas en el área y la inserción de los psicólogos en la red de servicios. Los participantes fueron ocho profesionales que respondieron a una entrevista semiestructurada. Se identificó el dominio de la comprensión feminista del fenómeno. Por otra parte, la violencia doméstica fue considerada compleja e influenciada por cuestiones socioeconómicas. Los participantes han evaluado aspectos de las manifestaciones de la violencia y su ciclo, señalando que es poca la demanda en sus lugares de trabajo. Las políticas públicas fueron consideradas insuficientes para satisfacer a la demanda y permeadas por las dificultades en la definición de los roles y funciones de los servicios. Los entrevistados consideran que las intervenciones se sobreponen en la red de servicios, que aparece fragmentada y mal articulada. Se proponen reflexiones sobre las posibilidades de la psicología para el fortalecimiento de la red de servicios y garantía de derechos a las personas que sufren violencia doméstica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Violence in conjugal relationships has been addressed by different public policies through social assistance devices organized from a network perspective. This exploratory qualitative study aimed to know how psychologists who work in these devices perceive conjugal violence, related public policies and the psychologist's insertion in the service network. Eight professionals responded to a semi-structured interview. We identified predominant feminist comprehension towards the phenomenon. Conjugal violence was considered complex and influenced by socioeconomic issues. Participants evaluated aspects on manifestations of violence and its cycle, reporting that this demand is not frequently met in their workplace. Concerning public policies, they were considered insufficient to meet the demands and permeated by difficulties in delimitating roles and functions in the services. Participants indicated overlapping interventions in the service network, which appears to be fragmented and scarcely articulated. We propose reflections on the potentiality of psychology to strengthen the network and guarantee the rights of people experiencing conjugal violence.
  • Violência Sexual contra Mulheres: um Estudo Comparativo entre Vítimas Adolescentes e Adultas Artigos

    Nunes, Mykaella Cristina Antunes; Lima, Rebeca Fernandes Ferreira; Morais, Normanda Araujo de

    Resumo em Português:

    Resumo: Este estudo teve como objetivo descrever as características da vítima, da violência, do agressor e do atendimento recebido por mulheres (12 anos acima) em um hospital da rede pública de Fortaleza-CE entre 2010 e 2013. Buscou-se, ainda, identificar as consequências da violência e o desfecho da gestação (continuidade ou interrupção), além de realizar uma análise comparativa das vítimas adolescentes e adultas. Elaborou-se um formulário específico de investigação (36 questões), preenchido com base em três formulários utilizados no hospital. No total, foram analisados 112 formulários, dos quais 51 pertenciam a adolescentes e 61 a adultas. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e inferenciais no Statistical Package for Social Science – SPSS, versão 19. As vítimas eram em sua maioria adultas, de raça/cor parda, heterossexual, solteira e estudante. A violência sexual mais praticada foi o estupro e por agressor desconhecido por parte das vítimas. A gravidez foi a consequência da violência sexual mais frequente, tendo as mulheres adolescentes mais vezes optado pela continuidade da gestação. A evolução do atendimento não ficou clara em muitos casos, devido à fragilidade de preenchimento das fichas analisadas. Ressalta-se a importância do estudo que, ao incluir diversas perspectivas acerca da violência sexual (vítima, violência, agressor e atendimento), pode contribuir para a elaboração e estruturação de políticas públicas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este estudio tuvo como objetivo describir las características de la víctima, la violencia, el agresor y la atención que reciben las mujeres (mayores de 12 años) en un hospital público de Fortaleza-CE entre 2010–2013. Se buscó también para identificar las consecuencias de la violencia y el resultado del embarazo (continuidad o interrupción), y realizar un análisis comparativo de las víctimas adolescentes y adultos. Se elaboró un Informe Específico de Investigación (36 preguntas), rellenado con base en tres formularios usados en el hospital. En total, 112 formas analizadas, de las cuales 51 pertenecían a adolescentes y 61 a adultos. Los dados se analizaron mediante estadística descriptiva y con inferencias en el Statistical Package for Social Science – SPSS (versión 19). Las víctimas eran en su mayoría adultas de raza mixta/color pardo, heterosexuales, solteras y estudiantes. La violencia sexual más practicada fue el estupro y por agresor desconocido por parte de las víctimas. El embarazo fue el resultado de la violencia sexual más frecuente, y las mujeres adolescentes muy a menudo optaron por la continuación de la gestación. La evolución del atendimiento no quedó clara en muchos casos, debido a la fragilidad del relleno de los formularios analizados. Se resalta la importancia del estudio, que al incluir diversas perspectivas sobre de la VS (víctima, violencia, abusador, y atendimiento), puede contribuir a la elaboración y estructuración de políticas públicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study aimed to describe the characteristics of the victim, the violence, the aggressor and the care received by women (12 years old and above) in a public hospital in the city of Fortaleza-CE between 2010–2013. The study also sought to identify the consequences of violence and the outcome of the pregnancy (continuity or interruption), and perform a comparative analysis of adolescent and adult victims. An specific form of research (36 questions) was elaborated and filled out based on three forms used at the hospital. A total of 112 forms were analyzed, from which 51 belonged to adolescents and 61 to adults. The data were analyzed using descriptive and inferential statistics in the Statistical Package for Social Science – SPSS (version 19). The victims were in their majority adult of mixed race / color, heterosexual, single and student. The most practiced sexual violence was rape and by an attacker unknown to the victims. The pregnancy was the result of more recurrent sexual violence, and adolescent women more often opted for the continuation of the pregnancy. The evolution of care is not clear in many cases, due to the inconsistence on the filling out of the analyzed forms. The importance of the study, which includes several perspectives on the SV (victim, violence, abuser, and service), can contribute to the development and structuring of public policies.
  • Mulheres Submetidas à Quimioterapia e suas Funções Cognitivas Artigos

    Lima, Camila Vasconcelos Carnaúba; Póvoa, Raner Miguel Ferreira

    Resumo em Português:

    Resumo: Atualmente, o câncer representa um grande desafio científico. A quimioterapia tem sido a alternativa de tratamento de maior perspectiva para o combate ao câncer. Durante esse percurso, alterações cognitivas podem ser acarretadas e, portanto, faz-se necessário a identificação destas, já que representam complicações neurológicas com alto índice de melhora quando tratadas. O objetivo desse trabalho delimitou-se a estudar as funções executivas em mulheres com câncer de mama submetidas à quimioterapia buscando identificar aspectos como flexibilidade cognitiva, impulsividade/controle inibitório, memória operacional, planejamento, tomada de decisão, categorização e fluência. Trata-se de uma revisão de literatura a partir de levantamento de publicações dos últimos cinco anos nas bases de dados PubMed, Lilacs, Pepsico, SciELO e BVS. Foram utilizados os seguintes descritores: avaliação neuropsicológica/neuropsychological evaluation, funções executivas/functions executive, quimioterapia/chemotherapy e câncer de mama/breast cancer. Foram encontrados 18 artigos relacionados ao tema. Os estudos apontaram a existência de alterações no funcionamento executivo de mulheres submetidas à quimioterapia. Ressalta-se que essas pesquisas se diferenciaram entre si, no que se refere à caracterização da amostra e a métodos utilizados, o que demonstra pouca padronização da avaliação neuropsicológica desse domínio cognitivo. Conclui-se que os domínios cognitivos referentes às funções executivas se encontram mais prejudicados em mulheres com câncer de mama que receberam quimioterapia. Contudo, essas informações ainda são insuficientes, pois subdomínios das funções executivas precisam ser investigados com maior integralidade, a fim de se obter um maior panorama funcional. Sugere-se novos estudos acerca do rastreio das funções executivas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En la actualidad, el cáncer es un importante reto científico. La quimioterapia ha sido el tratamiento alternativo más perspicaz para combatir el cáncer. En el camino, cambios cognitivos pueden ser provocados, por lo que es necesario identificarlos, ya que representan complicaciones neurológicas con alta mejora al ser tratados. El objetivo de este trabajo se delimitó a estudiar las funciones ejecutivas en mujeres con cáncer de mama sometidas a quimioterapia buscando identificar aspectos como flexibilidad cognitiva, impulsividad / control inhibitorio, memoria operacional, planificación, toma de decisión, categorización y fluencia. Se trata de una revisión de literatura de publicaciones de los últimos cinco años en PubMed, Lilacs, PepsiCo, SciELO y BVS. Se utilizaron los siguientes descriptores: avaliação neuropsicológica/neuropsychological evaluation, funções executivas/functions executive, quimioterapia/chemotherapy y câncer de mama/breast cancer. Se encontraron 18 artículos relacionados con el tema. Los estudios demostraron la existencia de cambios en el funcionamiento ejecutivo de las mujeres sometidas a quimioterapia. Es de destacar que estos estudios difieren entre sí respecto a la caracterización de la muestra y los métodos utilizados, que muestra poca estandarización de la evaluación neuropsicológica de este dominio cognitivo. Se llegó a la conclusión de que los dominios cognitivos relacionados con las funciones ejecutivas son los más afectados en las mujeres con cáncer de mama que reciben quimioterapia. Sin embargo, esta información es todavía insuficiente porque los subdominios de las funciones ejecutivas deben ser estudiados en mayor integridad con el fin de lograr un mayor paisaje funcional. Se sugiere hacer nuevos estudios sobre la proyección de las funciones ejecutivas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Currently, cancer is a major scientific challenge. Chemotherapy has been the most promising alternative treatment to combat cancer. Along the way, cognitive changes can occur and therefore it is necessary to identify these changes, as they represent neurological complications with high improvement when treated. The objective of this study was to study executive functions in women with breast cancer undergoing chemotherapy, seeking to identify aspects such as cognitive flexibility, impulsivity / inhibitory control, operational memory, planning, decision making, categorization and fluency. This is a literature review of publications of the last five years in PubMed, Lilacs, Pepsico, SciELO and BVS. The following descriptors were used: avaliação neuropsicológica/ neuropsychological evaluation, funções executivas/functions executive, quimioterapia/chemotherapy and câncer de mama/breast cancer. 18 articles related to the topic were found. The studies showed the existence of changes in the executive functioning of women undergoing chemotherapy. It is noteworthy that these studies differed among themselves as regards the characterization of the sample and the methods used, which shows little standardization of neuropsychological assessment of this cognitive domain. It is concluded that the cognitive domains related to executive functions are most affected in women with breast cancer receiving chemotherapy. However, this information is still insufficient because subdomains of the executive functions need to be studied in greater integrity in order to achieve greater functional landscape. It is suggested that new studies on the screening of the executive functions must be performed.
  • Gestantes Soropositivas ao HIV: Maternidade, Relações Conjugais e Ações da Psicologia Artigos

    Bertagnoli, Marina Simões Flório Ferreira; Figueiredo, Marco Antônio Castro

    Resumo em Português:

    Resumo: Mudanças no perfil da epidemia de HIV/Aids ampliaram discussões sobre condições materiais e subjetivas de vida e seu impacto como elemento estruturante da vulnerabilidade à contaminação. Neste contexto, estudar as relações de gênero e a submissão das mulheres aos parceiros é relevante para uma análise da vulnerabilidade entre elas. Este artigo apresenta resultados extraídos de estudo que analisou como mulheres, vulneráveis ao HIV pela própria relação de gênero, lidam com parceiros e com seus direitos reprodutivos. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com dez gestantes soropositivas ao HIV em atendimento pré-natal em ambulatório de ginecologia e obstetrícia especializado no atendimento a pacientes portadores de doenças infectocontagiosas, inserido em um hospital da rede pública de saúde no interior do estado de São Paulo que é considerado referência para a região em que residiam as participantes. Os resultados apontam dificuldades para a distribuição do poder nas relações de gênero como elemento estruturante da vulnerabilidade ao HIV. Entre as participantes, a maioria reconhece a si como vítima da ação de seus parceiros, culpando-os pelo contágio. Aponta-se a necessidade de reestruturar práticas de saúde no atendimento psicológico a mulheres soropositivas, considerando a necessidade de fortalecimento de recursos cognitivos/afetivos para o enfrentamento das vicissitudes do contágio e consequente ruptura com a naturalização como vítimas. Dentre as estratégias para fortalecimento destas mulheres estão: discussão da apropriação do processo do contágio; problematização do aceite tácito da pretensa superioridade masculina e das exigências do parceiro ou da família. O efeito da proposta é reconhecer a passividade feminina como elemento de vulnerabilidade das mulheres e fragilidade das práticas preventivas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Los cambios en el perfil de la epidemia de VIH/SIDA han producido discusión más amplia de las condiciones de vida y su impacto como un elemento estructural de la vulnerabilidad a la contaminación. En este contexto, el estudio de las relaciones de género es relevante para el análisis de vulnerabilidad entre las mujeres. Este artículo presenta los resultados del estudio en el que se hicieron entrevistas semiestructuradas con diez mujeres embarazadas con VIH en la atención prenatal en el ambulatorio de ginecología y obstetricia especializadas en el cuidado de pacientes con enfermedades infecciosas. Los resultados muestran dificultades para la distribución de poder en las relaciones de género como un elemento estructurante de la vulnerabilidad al VIH. La mayoría de las participantes se reconocen a sí mismas como víctimas de las acciones de sus maridos, culpándolos del contagio. Apunta a la necesidad de reestructurar la atención psicológica en el cuidado de las mujeres VIH-positivas, teniendo en cuenta la necesidad de fortalecer los recursos cognitivos/afectivos para hacer frente a las vicisitudes de contagio y la consiguiente ruptura con la naturalización como víctimas. Entre las estrategias para el fortalecimiento de estas mujeres son: debate sobre la identificación del proceso de contagio; cuestionamiento de la aceptación tácita de la supuesta superioridad masculina y de los requisitos de los compañeros o familiares. El efecto de la propuesta es reconocer la pasividad de las mujeres como elemento femenino de la vulnerabilidad y fragilidad de las prácticas preventivas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Changes in the profile of the HIV/AIDS epidemic have broadened discussions about material and subjective conditions of life and their impact as a structuring element of vulnerability to contamination. In this context, studying gender relations and subjecting women to the partners is relevant to analyze the vulnerability between them. This article presents results from a study that analyzed how women, already vulnerable to HIV, deal with partners and their reproductive rights. Semi-structured interviews were conducted with ten HIV-positive pregnant women in prenatal care at a gynecology and obstetrics outpatient clinic specialized in the care of patients with infectious diseases at a public health hospital and reference to the region in which the participants lived. The results point out difficulties in the distribution of power in gender relations as a structuring element of vulnerability to HIV. Among the participants, most recognize themselves as victims of the action of their partners, blaming them for the contagion. It is pointed out the need to restructure psychological support of seropositive women, considering the need to strengthen cognitive/affective resources to face the vicissitudes of the contagion and consequent rupture with the naturalization as victims. Among the strategies to strengthen these women are: discussion of the appropriation of the contagion process; problematization of the tacit acceptance of the alleged male superiority and of the demands of the partner or family. The effect of the proposal is to recognize female passivity as an element of women's vulnerability and fragility of preventive practices.
  • Transmissão Geracional Familiar em Adolescentes que Cometeram Ofensa Sexual Artigos

    Costa, Liana Fortunato; Penso, Maria Aparecida; Conceição, Maria Inês Gandolfo; Carreteiro, Teresa Cristina Othênio Cordeiro

    Resumo em Português:

    Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre a transmissão geracional familiar de quatro adolescentes que cometeram violência sexual contra crianças. O texto enfoca o adolescente em uma perspectiva de interdependência dos adultos responsáveis por sua educação e sobrevivência, pois é sabido que o adolescente que comete ofensa sexual apresenta grandes conflitos em suas relações familiares. O objetivo foi aprofundar o conhecimento sobre essa realidade pouco conhecida em nosso país e tecer uma conexão com a repetição de padrões de violência na vida familiar desses adolescentes, por meio do estudo das dinâmicas familiares. O instrumento utilizado foi o genograma, construído em entrevistas com cada família. Os resultados apontam para relações familiares que reproduzem condições de pobreza da vinculação afetiva, negligência e maus-tratos, pais ausentes e mães autoritárias. A discussão enfoca o processo de transmissão geracional no sentido do cometimento de várias violências que dificultam as condições mínimas de desenvolvimento emocional de seus membros. Em consequência, esses adolescentes acabam por manter relações violentas, mesmo em suas experimentações sexuais iniciais, reproduzindo um padrão presente nas várias gerações. As limitações do estudo referem-se às dificuldades na recuperação dos fatos relativos às histórias familiares, porque, além de valorizarem pouco essas informações, as famílias se queixam do sofrimento que a narrativa traz para todos. Conclui-se que uma proposta de intervenção com adolescente que comete ofensa sexual não pode prescindir da presença da família como protagonista.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Se trata de una investigación cualitativa sobre la transmisión generacional familiar de cuatro adolescentes que cometieron violencia sexual contra niños. El texto enfoca al adolescente en una perspectiva de interdependencia de los adultos responsables de su educación y supervivencia, pues es sabido que el adolescente que cometió ofensa sexual presenta grandes conflictos en sus relaciones familiares. El objetivo fue profundizar el conocimiento sobre esa realidad poco conocida en nuestro país y establecer una conexión con la repetición de patrones de violencia en la vida familiar de esos adolescentes, a través del estudio de las dinámicas familiares. El instrumento utilizado fue el genograma, construido en entrevistas con cada familia. Los resultados apuntan a relaciones familiares que reproducen condiciones de pobreza de la vinculación afectiva, negligencia y malos tratos, padres ausentes y madres autoritarias. La discusión enfoca el proceso de transmisión generacional en el sentido de la comisión de varias violencias que dificultan las condiciones mínimas de desarrollo emocional de sus miembros. En consecuencia, esos adolescentes acaban por mantener relaciones violentas, incluso en sus experimentos sexuales iniciales, que reproduce un patrón presente en las distintas generaciones. Las limitaciones del estudio se refieren a las dificultades en recuperar hechos relativos a las historias familiares, porque, además de valorar poco esas informaciones, las familias se quejan del sufrimiento que la narrativa trae para todos. Se concluye que una propuesta de intervención con el adolescente que comete ofensa sexual no puede prescindir de la presencia de la familia como protagonista.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This is a qualitative research on family generational transmission of four adolescents who committed sexual violence against children. The text focuses on the adolescent in a perspective of interdependence of the adults responsible for their education and survival, as it is known that adolescents who have committed sexual offense present major conflicts in their family relationships. The objective was to deepen the knowledge about this little known reality in our country and to make a connection with the repetition of patterns of violence in the family life of these adolescents, through the study of family dynamics. The instrument used was the genogram, built in interviews with each family. The results point to family relations that reproduce poverty conditions of affective attachment, neglect and mistreatment, absent parents and authoritarian mothers. The discussion focuses on the process of generational transmission in the sense of committing various forms of violence that hinder the minimum conditions of emotional development of its members. As a result, these adolescents end up in violent relationships, even in their initial sexual experiments, that reproduce a pattern present in the various generations. The limitations of the study refer to difficulties in retrieving facts about family histories because, in addition to valuing this information little, families complain about the suffering that the narrative brings to everyone. It is concluded that a proposal of intervention with adolescents who commit sexual offense cannot dispense the presence of the family as protagonist.
  • Development and Diagnostic Accuracy of the Screening of the Dimensional Clinical Personality Inventory Articles

    Carvalho, Lucas de Francisco; Pianowski, Giselle; Reis, Ana Maria

    Resumo em Português:

    Resumo: A avaliação dos transtornos da personalidade assume relevância clínica inquestionável ao se considerar os índices de prevalência na população geral. Testes avaliando os traços patológicos típicos desses transtornos vêm sendo adaptados e desenvolvidos no Brasil. Contudo, há no país uma lacuna quanto a ferramentas de triagem para transtornos da personalidade. Ferramentas de triagem visam possibilitar uma aplicação rápida e informativa sobre a probabilidade de um diagnóstico positivo, casos em que a consequência deve ser o encaminhamento para uma avaliação diagnóstica. Utilizando como base o Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP), instrumento elaborado em âmbito nacional, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma ferramenta de triagem para transtornos da personalidade, bem como investigar sua acurácia diagnóstica. Participaram do estudo 1.196 pessoas, com idade variando entre 18 e 73 anos (M = 26,32; DP = 8,69), sendo 64,1% do sexo feminino. A amostra foi dividida em grupo clínico e não clínico. Foi utilizada uma abordagem empírica com base em critério para seleção dos itens, similar àquela adotada no desenvolvimento do Minnesota Multiphasic Personality Inventory (MMPI). As análises de regressão logística e também o cálculo do d de Cohen indicaram os itens que melhor discriminam pessoas com transtornos da personalidade e pessoas sem esse diagnóstico. Chegou-se a um conjunto final de 15 itens com sensibilidade e especificidade satisfatórios para um teste de triagem. Discute-se as forças e limitações da versão de triagem do IDCP e diretrizes para continuidade dos estudos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La evaluación de los trastornos de la personalidad asume relevancia clínica incuestionable cuando se consideran las tasas de prevalencia en la población general. Pruebas de evaluación de los rasgos patológicos típicos de estos trastornos han sido adaptadas y desarrolladas en Brasil. Sin embargo, en el país hay una carencia de herramientas de detección para los trastornos de la personalidad. Las herramientas de clasificación están diseñadas para permitir una aplicación rápida e informativa sobre la probabilidad de un diagnóstico positivo, donde la consecuencia debe ser transportada a una evaluación de diagnóstico. Utilizando como base el Inventario Dimensional Clínico de la Personalidad (IDCP), instrumento desarrollado en ámbito nacional, el objetivo de esta investigación fue desarrollar una herramienta de detección de trastornos de la personalidad, así como investigar su precisión diagnóstica. El estudio incluyó a 1.196 personas, con edad variando entre 18 y 73 años (M = 26,32, DP = 8,69), siendo el 64,1% del sexo femenino. La muestra se dividió en grupo clínico y no clínico. Se utilizó un enfoque empírico basado en criterios para selección de elementos, similar a la adoptada en el desarrollo del Minnesota Multiphasic Personality Inventory (MMPI). Los análisis de regresión logística y también el cálculo del d de Cohen indicaron los elementos que mejor discriminan a las personas con trastornos de personalidad y a las personas que no tienen este diagnóstico. Hemos conseguido un conjunto final de 15 elementos con sensibilidad y especificidad satisfactorias para una prueba de clasificación. Se discuten las ventajas y limitaciones de la versión de clasificación del IDCP y las directrices para su posterior estudio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The assessment of personality disorders assumes unquestioned clinical relevance when considering the prevalence rates in the general population. Tests assessing the typical pathological traits of these disorders has been adapted to and developed in Brazil. However, there is a gap in the country of screening tools for personality disorders. Screening tools are designed to allow a fast and informative application on the likelihood of a positive diagnosis, where the consequence should be conveyed to a diagnostic assessment. Using as a base the Dimensional Clinical Personality Inventory (IDCP), developed at the national level, the objective of this research was to develop a screening tool for personality disorders, as well as investigate its diagnostic accuracy. The study included 1,196 people, aging between 18 and 73 years (M = 26.32, SD = 8.69), and 64.1% female. The sample was divided into clinical and non-clinical group. We used an empirical approach based on criteria for selection of items similar to those adopted in the development of Minnesota Multiphasic Personality Inventory was used (MMPI). The logistic regression analysis and also the calculation of Cohen's d indicated the items that best discriminate against people with personality disorders and those without this diagnosis. We achieved a final set of 15 items with satisfactory sensitivity and specificity for screening test. We discusses the strengths and limitations of screening version of the IDCP and guidelines for further study.
  • Um Estudo Descritivo do Funcionamento Psíquico de uma Autista Artigos

    Bialer, Marina

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo se baseou na análise de autobiografias de pais de autistas com objetivo de aprofundar o conhecimento científico atual acerca do funcionamento psíquico no autismo. A análise qualitativa dos livros autobiográficos evidencia como autistas que manifestaram um quadro sintomatológico severo na infância, saíram do quadro de autismo clássico, puderam se tornar falantes e se desenvolver em todas as áreas. Enfocamos particularmente a análise qualitativa dos relatos autobiográficos da família Clark, o que nos permitiu elucidar diversos aspectos da estruturação do pensamento e da linguagem da sua filha autista Jessy Park, além de nos propiciar um repertório de intervenções e dos efeitos que elas tiveram, favorecendo a evolução do quadro autístico. A opção de utilização do material autobiográfico como substrato da pesquisa, embora pouco usual no campo dos estudos em Psicologia no campo do autismo, viabilizou uma quantidade significativa de dados clínicos ao abarcar 40 anos da vida de Jessy. Privilegiamos seus primeiros 15 anos, nos quais foi possível detectar a evolução do quadro sintomático, o que nos permitiu cumprir o objetivo proposto de aprofundar o conhecimento científico acerca do autismo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El presente artículo tuvo como base el análisis de autobiografías de padres de autistas con el objetivo de profundizar el conocimiento científico actual acerca del funcionamiento psíquico en el autismo. Nuestro análisis cualitativo de los libros autobiográficos puso de manifiesto cómo autistas a los que se les diagnosticaba un cuadro sintomatológico severo en la infancia dejaron de presentar el cuadro autístico clásico, empezaron a hablar y a desarrollarse en todas las áreas. Nos centramos, concretamente, en el análisis cualitativo de los relatos autobiográficos de la familia Clark. Ello nos permitió aclarar diversos aspectos de la estructuración del pensamiento y del lenguaje de su hija menor autista, Jessy Park, además de propiciarnos un interesante repertorio de las intervenciones y los efectos que estas tuvieron sobre la autista, favoreciendo la evolución de su cuadro. La opción de utilizar el material autobiográfico como sustrato de la investigación, aunque poco habitual en los estudios en psicología en el campo del autismo, viabilizó una cantidad significativa de datos clínicos al abarcar cuarenta años de la vida de Jessy. En la investigación privilegiamos sus primeros quince años de vida, en los cuales detectamos la evolución del cuadro sintomático, lo que nos permitió cumplir el objetivo propuesto de profundizar el conocimiento científico acerca del autismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper is based on the analysis of autobiographies written by the parents of autistic in order to deepen the current scientific knowledge about the psychic functioning in autism. Our qualitative analysis of these autobiographical books evidenced how autistic children who manifested severe symptoms in childhood left the classic autism, became speaking autistic and were able to develop in all areas. We particularly focused on the qualitative analysis of the autobiographical accounts of the Clark Family, which allowed us to elucidate several aspects of the structure of language and thought of her autistic youngest child, Jessy Park; moreover, it provided us with an interesting repertoire of the interventions and the effects of those interventions, making possible the evolution of the autistic symptoms. The choice of using autobiographical material as the substrate of this research, although unusual in the field of studies in psychology in the field of autism, provided us with a significant amount of clinical data covering 40 years of Jessy's life, of which we focused on her first fifteen years, which enabled us to fulfill the proposed goal of deepening scientific knowledge about autism.
  • Relação Fraternal e Síndrome de Down: um Estudo Comparativo Artigos

    Pereira-Silva, Nara Liana; Crolman, Sarah de Rezende; Almeida, Bruna Rocha de; Rooke, Mayse Itagiba

    Resumo em Português:

    Resumo: As relações fraternais em famílias com filhos com e sem síndrome de Down (SD) têm sido pouco investigadas no Brasil. Este estudo descreve o funcionamento familiar e compara a relação entre irmãos em dois tipos de famílias, identificando similaridades e diferenças nos relatos dos genitores. Participaram do estudo oito famílias compostas por mãe, pai e dois filhos, sendo que em quatro delas havia somente membros com desenvolvimento típico (DT) e nas demais havia um membro com SD, totalizando oito díades de irmãos, de ambos os sexos com idades entre cinco a 15 anos. Utilizou-se o Questionário de Caracterização do Sistema Familiar, que foi respondido pelas mães, e entrevistas semiestruturadas, cujos genitores responderam. Os resultados indicam similaridades na rotina diária das famílias, sendo as mães as principais responsáveis pelas tarefas domésticas e cuidados com os filhos, em ambos os tipos de famílias. As relações fraternais foram descritas, pelos pais e mães, como Mistas e Amistosas em ambos os tipos de famílias, caracterizando, portanto, como sendo positivas. O filho com DT foi indicado como líder na maioria das famílias com um membro com SD, enquanto nas famílias com as díades com DT, a maioria dos genitores indicou o filho mais velho. Os dados convergem com os da literatura acerca do fato de que a relação entre a díade de irmãos SD-DT tende a ser positiva, com características de amistosidade mais do que conflitos. Os dados encontrados sugerem coerência com os da literatura atual.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Las relaciones fraternales en familias con hijos con y sin síndrome de Down (SD) han sido poco investigadas en Brasil. Este estudio describe el funcionamiento familiar y compara la relación entre hermanos en dos tipos de familias, uno compuesto por miembros con y sin SD y el otro con todos los miembros con desarrollo típico (DT), identificando semejanzas y diferencias en los relatos de padres y madres en estos tipos de familias. Participaron del estudio ocho familias compuestas por madre, padre y dos hijos. En cuatro de estas solamente había personas con desarrollo típico (DT) mientras que en las otras había una persona con síndrome de Down, con un total de ocho diadas de hermanos de ambos sexos, con edades entre 5 a 15 años. Se utilizaron el Cuestionario de Caracterización del Sistema Familiar, que fue respondido por las madres; y entrevistas semiestructuradas, respondidas por los progenitores. Los resultados indican semejanzas en la rutina diaria de las familias, siendo las madres las principales responsables por las tareas domésticas y cuidados con los hijos en los dos tipos de familias. Las relaciones fraternales fueron descritas, por padres y madres, como complementarias y de amistad, siendo caracterizadas, por lo tanto, como positivas. El hijo con DT fue caracterizado como líder en la mayoría de las familias con una persona con SD, y en las familias con las diadas con DT, la mayoría de los progenitores caracterizaron al hijo mayor. Los datos se muestran coherentes con los de la literatura sobre el hecho de que la relación entre las diadas de hermanos SD-DT tiende a ser positiva con amistad y con poco conflicto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The sibling relationships in families with children with and without Down syndrome (DS) have been poorly investigated in Brazil. This study describes family functioning and compares the relationship between siblings in two types of families, identifying similarities and differences in the reports of the parents. Eight families (n = 8) consisting of mother, father and two children participated on the study. In four of them, there were only typically developing (TD) members and in the others there was a member with DS, with a total amount of eight dyads of siblings of both sexes, ranging from five to 15 years old. The Family System Characteristics Questionnaire was answered by the mothers and semi-structured interviews were responded by the parents. The results indicated similarities in the daily routine of the families, in which mothers are primarily responsible for household chores and child care in both types of families. Sibling relations were described by fathers and mothers as Mixed and Friendly in both types of families, therefore, characterizing them as positive. The child with TD was indicated as a leader in most families with a member with DS, and in families with TD dyads, most parents indicated their eldest son. Data converge with those in the literature about the fact that the relationship between the dyad of DS-TD siblings tends to be positive with characteristics of friendship rather than conflict.
  • Homicídios Juvenis e os Desafios à Democracia Brasileira: Implicações Ético-políticas da Psicologia Relato De Experiência

    Barros, João Paulo Pereira; Benicio, Luis Fernando de Souza; Silva, Dagualberto Barboza da; Leonardo, Camila dos Santos; Torres, Frida Jaina Popp

    Resumo em Português:

    Resumo: O crescente homicídio de jovens é realidade preocupante no cenário sociopolítico brasileiro. A elevação dos índices, desde o final da década de 1970 até os dias atuais, aponta para a continuidade de maquinarias autoritárias e para a fragilidade de processos de consolidação democrática no país. O objetivo deste artigo é problematizar os homicídios juvenis como analisadores dos desafios à democracia brasileira e das implicações ético-políticas da Psicologia nas lutas por democratização. Tal discussão se estabelecerá a partir de interlocuções da Psicologia Social com estudos de Foucault, Deleuze, Guattari e Agamben. Em um primeiro momento do texto, será discutido como a questão dos homicídios de jovens se relaciona com a intensificação de modos fascistas de viver no interior das formações ditas “democráticas”. Posteriormente, a repercussão social e midiática da chacina considerada como a maior da história do Ceará será tomada como um acontecimento-analisador da operação de dispositivos de criminalização juvenis e de produção de “sujeitos matáveis” no cotidiano de nossos grandes centros urbanos, entendendo que o panorama da violência na cidade de Fortaleza é um caleidoscópio do que vem ocorrendo no cenário nacional. Por fim, o artigo aponta possibilidades acerca da implicação ético-política da Psicologia na luta por democratização, por meio da apresentação de caminhos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violências e Produção de Subjetividades (Vieses-UFC).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El creciente homicidio de jóvenes es realidad preocupante en el escenario sociopolítico brasileño. El aumento de los índices, desde el final de la década de 1970 hasta los días actuales, apunta a la continuidad de maquinarias autoritarias y a la fragilidad de sus procesos de consolidación democrática. El objetivo de este artículo es problematizar los homicidios juveniles como analizadores de los desafíos a la democracia brasileña y de las implicaciones ético-políticas de la Psicología en las luchas por democratización. Tal discusión se establecerá a partir de interlocuciones de la Psicología Social con estudios de Foucault, Deleuze, Guattari y Agamben. En un primer momento del texto, será discutido cómo a cuestión de los homicidios de jóvenes se relaciona con la intensificación de modos fascistas de vivir al interior de formaciones consideradas “democráticas”. Posteriormente, la repercusión social y mediática de la considerada como la mayor masacre de la historia de Ceará será tomada como un acontecimiento-analizador de la operación de dispositivos de criminalización juveniles y de producción de “sujetos matables” en el cotidiano de nuestros grandes centros urbanos, entendiendo que el panorama de la violencia en la ciudad de Fortaleza es un caleidoscopio de lo que viene ocurriendo en el escenario nacional. Finalmente, el artículo apunta posibilidades sobre la implicación ético-política de la Psicología en la lucha por democratización, por medio de la presentación de caminos de investigación y extensión desarrollados por el Grupo de Investigaciones e Intervenciones sobre Violencias y Producción de Subjetividades (Vieses-UFC).

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The increasing homicide of young people is a worrying reality in the Brazilian sociopolitical scenario. The elevation of the indexes, from the end of the 1970s to the present day, points to the continuity of authoritarian machinery and the fragility of its processes of democratic consolidation. The objective of this article is to problematize juvenile homicides as analyzers of the challenges to Brazilian democracy and the ethical-political implications of Psychology in the struggles for democratization. Such a discussion will be established from Social Psychology interlocutions with studies by Foucault, Deleuze, Guattari and Agamben. In the first part of the text, it will be discussed how the issue of youth homicide is related to the intensification of fascist ways of living within the so-called “democratic” formations. Subsequently, the social and media repercussion of the slaughter considered as the largest in the history of Ceará will be taken as an analyzing event of how juvenile criminalization devices and the production of “killable subjects” operate in the daily life of our great urban centers, understanding that the panorama of violence in the city of Fortaleza is a kaleidoscope of what has been happening in the national scenario. Finally, the article points out possibilities about the ethical-political implication of Psychology in the struggle for democratization, through the presentation of research and extension paths developed by the Research and Intervention Group on Violence and Production of Subjectivities (Vieses-UFC).
  • ERRATA Errata

Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br