Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia: Ciência e Profissão, Volume: 38, Número: 1, Publicado: 2018
  • Ética, Política e Práticas Profissionais Editorial

    Guareschi, Neuza Maria de Fátima
  • Análise dos Processos Éticos Publicados no Jornal do Conselho Federal de Psicologia Artigo

    Zaia, Priscila; Oliveira, Karina da Silva; Nakano, Tatiana de Cássia

    Resumo em Português:

    Resumo A importância dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal de Psicologia relacionase com as tentativas de zelo com o cumprimento integral das práticas éticas da profissão. Neste sentido, o objetivo principal do presente estudo foi analisar os processos éticos publicados no período de 2004 a 2016 no Jornal do Federal. Foram avaliadas 26 edições, as quais apresentaram 286 infrações na seção intitulada “Processos Éticos”. Os resultados apontaram que a região 8, referente ao estado do Paraná, demonstrou maior incidência de processos éticos por psicólogos inscritos. Quanto ao conteúdo das ementas, identificou-se 35 categorias diferentes, sendo a mais comum sobre processos éticos profissionais. Destaca-se que os três números mais recentes da revista apresentaram com maior clareza o conteúdo das ementas, tornando possível verificar que dos 57 processos éticos descritos, 34 foram relacionados à área da avaliação psicológica, representando 60% do total dos respectivos números. O último dado analisado mostrou a decisão dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal, sendo a mais comum para ambos o arquivamento dos processos. Conclui-se que há uma demanda de ações voltadas à formação e à prática de profissionais Psicologia, em especial da área de Avaliação Psicológica.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La importancia de los Consejos Regionales y el Consejo Federal de Psicología se refiere a los intentos celosos a plena conformidad con las prácticas éticas de la profesión. En este sentido, el objetivo principal de este estudio fue analizar los procedimientos éticos publicados en el período de 2004 a 2016 en el Diario Federal, una publicación del Consejo Federal de Psicología. Se evaluaron 26 números, que registró 286 delitos en la sección titulada “Proceso de Ética”. Los resultados mostraron que la región 8, en relación con el estado de Paraná, mostró una mayor incidencia de procesos éticos considerando el número de psicólogos registrados. En cuanto al contenido de los procesos, se identificaron 35 categorías diferentes, los más comunes en los procesos de ética profesional. Cabe destacar que las tres publicaciones más recientes mostraron más claramente el contenido de los procesos, por lo que fuera posible verificar que de los 57 procedimientos éticos encontrados, 34 estaban relacionados con el campo de la evaluación psicológica, número que representa 60% de los procesos. Los últimos datos analizados mostraron que la decisión más frecuente de los Consejos Regionales y el Consejo Federal es el proceso de archivo. Llegamos a la conclusión de que existe una demanda de acciones de capacitación y ejercicio de profesionales de la psicología, especialmente en evaluación psicológica, que sigue siendo necesaria.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Federal and Regional Councils of Psychology are important agencies dedicated in promoting and monitoring ethical practices. In this sense, the purpose of this paper was to analyze ethical claims published between 2004 and 2016 in Jornal do Federal, a Journal of the Federal Council of Psychology. Twenty-six issues were analyzed, in which there were 286 published offences in the section entitled “Ethical Claims”. Results showed that the state of Paraná (region 8), had higher incidence of ethical processes considering the number of registered psychologists. On the amendments contents, 35 different categories were identified, and the most common was about ethical practice. Tree most recent issues of this journal showed more clearly the amendments’ contents, making it possible to understand that psychological assessment is a common ethical problem among psychologists. Figuring 60% of the ethical claims on these last three issues. We also analyze Regional and Federal's Councils final decisions, and it shows that the most frequently decision was on archiving the processes. After all those analyses, it is possible to state that there are many actions towards on training, as well as guiding psychologists practices.
  • Dificuldades Vivenciadas pelas Mães na Hospitalização de seus Bebês em Unidades Neonatais Artigo

    Zanfolim, Leidimara Cristina; Cerchiari, Ednéia Albino Nunes; Ganassin, Fabiane Melo Heinen

    Resumo em Português:

    Resumo A hospitalização de um bebê altera o equilíbrio de uma família, que necessita se reorganizar em torno da recuperação do recém-nascido. A mãe normalmente é o membro familiar que acompanha o bebê no hospital. Desse modo, este estudo se propôs a descrever os sentimentos e dificuldades que as mães vivenciam durante a hospitalização do seu filho, por meio de um estudo qualitativo, com abordagem de pesquisa-ação, tendo como cenário o setor de Neonatologia do Hospital Universitário da UFGD, na cidade de Dourados, MS. Para coleta de dados, foram realizadas gravações por voz e posterior transcrição, bem como anotações em diário de campo de 12 encontros com mães na modalidade de Grupo Operativo, idealizado pelo psicanalista Pichón-Riviére. O período da coleta foi de 22 de fevereiro a 11 de maio de 2016, o encerramento ocorreu por saturação dos dados coletados e realizou-se a análise de conteúdo de Bardin. A amostra foi constituída por 52 mães. Os resultados foram divididos em três categorias: i) instituição hospitalar: no que se refere à organização e estrutura física; ii) profissionais de saúde: seus comportamentos ofensivos e não empáticos nos cuidados com os bebês e suas mães; e iii) família: sofrimento e reorganização no processo de hospitalização. Portanto entendese que o sofrimento das mães vai além das questões relacionadas à patologia do bebê, sendo necessário investir em estrutura física e em organização adequada para permanência delas, em capacitação das equipes, assim como centrar os cuidados nas famílias, e não só nos pacientes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La hospitalización de un bebé cambia el equilibrio de la familia, es necesario reorganizar alrededor de recuperación del recién nacido. La madre suele ser el miembro de la familia que acompaña al bebé en el hospital. Por lo tanto, pensando en la atención integral al recién nacido, este estudio fue describir los sentimientos y dificultades que las madres experiencia durante la hospitalización de su hijo a través de un estudio cualitativo con enfoque de investigación-acción, en el contexto el departamento de Neonatología del hospital de la Universidad de UFGD en la ciudad de Dourados MS. Para la recolección de datos, se realizaron grabaciones por voz y posterior transcripción, así como anotaciones en diario de campo de 12 encuentros con madres en la modalidad de Grupo Operativo, diseñado por el psicoanalista Pichón-Riviere. El período de recolección fue del 22 de febrero a la 11 de mayo de 2016, el cierre se produjo la saturación de los datos recogidos. Para el análisis se llevó a cabo el análisis de contenido de Bardin. La muestra estuvo constituida por 52 madres. Los resultados se dividieron en tres categorías: i) el hospital: en lo que se refiere a la organización y estructura física; ii) profesionales de la salud: sus comportamientos ofensivos y no empáticos en el cuidado de los bebés y sus madres; iii) la í familia: sufrimiento y reorganización en el proceso de hospitalización. Por lo tanto, es importante entender que el sufrimiento de las madres va más allá de las cuestiones relacionadas con el estado del bebé, es necesario invertir en la infraestructura física y la organización apropiada para permanencia de la misma, formación de los equipos, así como centrar la atención en las familias y no sólo en los pacientes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The hospitalization of a baby changes the family's balance, which needs to be reorganized around the newborn recuperation. Usually the mother is the family member who accompanies the baby in the hospital. Thereby, thinking in the newborn integral care, this study aims to describe the feelings and difficulties that mothers experience during the baby hospitalization period, through a qualitative study, with an action research approach, taking as research background the neonatology sector at University Hospital of UFGD in Dourados, MS. For data collection, voice recordings and subsequent transcription were performed, as well as, in field diaries notes from 12 mothers’ meetings in Operative Group modality idealized by the psychoanalyst Pichon-Riviére. Data collection was from February 22 to May 11, 2016, and the collected data saturation defined its conclusion. For data analysis the Bardin's content analysis was used. Sample consisted of 52 mothers. Results were divided into three categories: i) hospital institution: with regard to organization and physical structure; ii) health professionals: their offensive and non-empathetic behaviors in the care of babies and their mothers; iii) family: suffering and reorganization during the hospitalization process. Therefore, it is important to understand that the mothers’ suffering goes beyond questions related to the baby's pathology, it is necessary to invest in physical structure and adequate organization during their hospitalization; health team training; and to focus on care to the families as well as to the patients.
  • Participação dos Pais na Psicoterapia da Criança: Práticas dos Psicoterapeutas Artigo

    Oliveira, Luiz Ronaldo Freitas de; Gastaud, Marina Bento; Ramires, Vera Regina Röhnelt

    Resumo em Português:

    Resumo A participação dos pais na psicoterapia de crianças é um tema controverso na literatura. Há autores a favor de uma abordagem mais intervencionista em relação aos pais e outros que circunscrevem seu papel à manutenção do tratamento e provimento de informações sobre a criança. O objetivo deste estudo exploratório, de levantamento, transversal, foi identificar experiências de psicoterapeutas de crianças brasileiros quanto às formas de inclusão dos pais no tratamento. Participaram 76 psicólogos, que responderam a um questionário on-line e as análises contemplaram estatística descritiva e análise de conteúdo. De acordo com os resultados, os respondentes foram predominantemente mulheres (89,5%), residentes na Região Sul (86,8%), entre 26 e 35 anos (53,9%) e com até três anos de experiência clínica (43,4%). De maneira geral, os participantes incluem os pais na psicoterapia (76,3%); em entrevistas específicas (90,8%); coleta de informações (88,2%), para aconselhamento/orientação (72,4%); e para fortalecer a aliança terapêutica (61,8%). Riscos e benefícios da participação dos pais foram reportados e constituíram seis categorias: a criança como sintoma dos conflitos familiares; resistência dos pais à psicoterapia e às mudanças; cumprimento do contrato pelos pais; aliança terapêutica; compreensão da dinâmica familiar e dos sintomas da criança; e fortalecimento dos vínculos pais-filhos. Conclui-se que há tendência de inclusão dos pais, por parte dos psicoterapeutas, no processo de psicoterapia de crianças.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La participación de los padres en la psicoterapia de niños es un tema controvertido en la literatura: mientras algunos autores están a favor de un enfoque más intervencionista con relación a los padres, hay otros que circunscriben su rol al mantenimiento del tratamiento y a la provisión de informaciones sobre el niño. El objetivo de este estudio exploratorio, de levantamiento, transversal, fue identificar experiencias de psicoterapeutas brasileños de niños en cuanto a las formas de inclusión de los padres en el tratamiento. Participaron en el estudio 76 psicólogos, que respondieron a un cuestionario en línea y los análisis contemplaron estadística descriptiva y análisis de contenido. De acuerdo con los resultados, los encuestados fueron predominantemente mujeres (89,5%), residentes en la región sur (86,8%), entre 26 y 35 años (53,9%) y con hasta tres años de experiencia clínica (43,4%). En general, los participantes incluyen a los padres en la psicoterapia (76,3%), en entrevistas específicas (90,8%), para recoger informaciones (88,2%), para asesoramiento/orientación (72,4%), y para fortalecer la alianza terapéutica (61,8%). Los riesgos y beneficios de la participación de los padres fueron reportados y constituyeron seis categorías: el niño como síntoma de los conflictos familiares, la resistencia de los padres a la psicoterapia y a los cambios, el cumplimiento del contrato por los padres, la alianza terapéutica, la comprensión de la dinámica familiar y de los síntomas del niño, y el fortalecimiento de los vínculos padres-hijos. Se concluye que existe una tendencia de inclusión de los padres, por parte de los psicoterapeutas, en el proceso de psicoterapia de los niños.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The participation of parents in their children's psychotherapy is a controversial issue in the literature: while some authors agree with a more interventionist approach towards parents, others circumscribe their role in maintaining treatment and providing information about the child. The purpose of this exploratory and cross-sectional survey was to identify experiences of Brazilian child psychotherapists regarding the ways parents are included in the treatment. Participants were 76 psychologists, who responded to an online questionnaire, and the analyzes included descriptive statistics and content analysis. According to the results, respondents were predominantly women (89.5%), living in the southern region (86.8%), between 26 and 35 years old (53.9%), and with up to a 3-year clinical experience (43.4%). In general, the participants included parents in psychotherapy (76.3%), in specific interviews (90.8%), to gather information (88.2%), for advising or guidance (72.4%), and to strengthen the therapeutic alliance (61.8%). Risks and benefits of parents’ involvement were reported and classified into six categories: the child as a symptom of the family conflicts, parental resistance to psychotherapy and change, parental contract compliance, therapeutic alliance, understanding of family dynamics and the child's symptoms, and strengthening parent-child bonds. We conclude that there is a tendency among psychotherapists to include parents in the children's psychotherapy process.
  • WISC-III: Instrumento para Confirmação de Altas Habilidades/Superdotação Artigo

    Mendonça, Lurian Dionizio; Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim; Capellini, Vera Lucia Messias Fialho

    Resumo em Português:

    Resumo A identificação de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) é um processo complexo e necessário. Em uma escola estadual de uma cidade do interior do estado de São Paulo, os 326 alunos que frequentavam os primeiros anos do ensino fundamental participaram de uma triagem para identificação de AH/SD. Utilizaram-se o teste das Matrizes Progressivas de Raven, o Teste de Desempenho Escolar (TDE) e a indicação do professor, via um protocolo de avaliação. Setenta e quatro alunos, de seis a 11 anos de idade, apresentaram indicadores de AH/SD em pelo menos dois dos instrumentos. O presente estudo pretendeu confirmar o alto desempenho intelectual deles utilizando o WISC-III. Para confirmar as AH/SD, adotou-se o critério de pelo menos dois indicadores, dos quatro instrumentos aplicados: apresentar um percentil de 90 ou mais no Raven; ter pelo menos dois resultados superiores nos subtestes do TDE; ser indicado pelo professor ou apresentar um QI de 130 ou mais em qualquer um dos subgrupos (QI Verbal, QI de Execução e QI Total) no WISC-III. Foram confirmados 11 alunos utilizando os critérios definidos. Também foram identificados 14 alunos que obtiverem pelo menos um QI superior no WISC-III. Os resultados apontaram que o WISC-III se mostrou adequado para confirmar a identificação de alunos com AH/SD e, também, apontar um grupo de alunos que apresentaram resultados superiores, potencialmente com AH/SD, que se beneficiariam de serviços específicos. Considerando a idade dos participantes, sugerese que o WISC-III seja utilizado para monitorar sistematicamente o seu desempenho intelectual juntamente com instrumentos que avaliem seus interesses e habilidades.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La identificación de alumnos con altas habilidades/superdotación (AH/SD) es un proceso complejo y necesario. En una escuela estatal de una ciudad del interior del Estado de São Paulo, los 326 alumnos que frecuentaban los primeros años de la enseñanza primaria participaron en una selección para identificación de AH/SD. Se utilizó la prueba de las Matrices Progresivas de Raven, la Prueba de Desempeño Escolar y la indicación del profesor, a través de un protocolo de evaluación. 74 alumnos, de seis a 11 años de edad, presentaron indicadores de AH/SD en al menos dos de los instrumentos. El presente estudio pretendió confirmar el alto desempeño intelectual de ellos utilizando el WISC-III. Para confirmar las AH/SD, se adoptó el criterio de al menos dos indicadores, de los cuatro instrumentos aplicados: presentar un percentil de 90 o más en el Raven; tener por lo menos dos resultados superiores en las subpruebas de la Prueba de Desempeño Escolar; ser indicado por el profesor o presentar un CI de 130 o más en cualquiera de los subgrupos (CI Verbal, CI de Ejecución y CI Total) en el WISC-III. Se han confirmados 11 alumnos utilizando los criterios definidos. También se han identificados 14 alumnos que obtienen al menos un CI superior WISC-III. Los resultados apuntaron que el WISC-III se mostró adecuado para confirmar la identificación de alumnos con AH/SD y, también, apuntar un grupo de alumnos que presentaron resultados superiores, potencialmente con AH/SD, que se beneficiaría de servicios específicos. Considerando la edad de los participantes, se sugiere que el WISC-III se utiliza para supervisar sistemáticamente su rendimiento intelectual junto con instrumentos que evalúen sus intereses y habilidades.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The identification of students with giftedness is a complex and necessary process. In a state school located in a city of the State of São Paulo, 326 pupils who have attended to the early years of elementary school were evaluated in order to identify giftedness. Raven's Progressive Matrices test, the School Achievement Test and teacher's indication through an evaluation protocol were used. Seventy-four 6-11 years-old students presented giftedness indicators in two instruments at least. This study intended to confirm the high intellectual development of those pupils using the WISC-III. In order to confirm giftedness, the chosen criterion was to consider at least two indicators of the four instruments used: presenting a percentile of 90 or higher in Raven's test; obtaining at least two higher results in School Achievement Test subtests; being pointed by the teacher or achieving a result of 130 or higher in any subgroups (Verbal IQ, Execution IQ and Total IQ) on WISC-III. Eleven students were confirmed by these criteria. Fourteen students who reached at least one higher IQ on WISC-III were identified as well. The WISC-III results were considered suitable to confirm the identification of students with giftedness and, also, pointed a group of pupils who showed higher results, potentially with giftedness, and were benefited from specific services. Considering the age of the participants, it is suggested that WISC-III could be used to track their intellectual development with instruments which could evaluate their interests and skills.
  • Escala de Perspectiva de Futuro Infantil: Evidências de sua Adequação Psicométrica Artigo

    Soares, Ana Karla Silva; Ribeiro, Maria Gabriela Costa; Rezende, Alessandro Teixeira; Brito, Tátila Rayane de Sampaio; Gouveia, Valdiney Veloso

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo teve como objetivo elaborar uma medida de perspectiva de futuro infantil, reunindo evidências de sua validade fatorial e consistência interna. Realizou-se um estudo com 405 estudantes do ensino fundamental de João Pessoa (PB), divididos em dois grupos: Grupo 1 (G1; 203 crianças, Midade = 11 anos e 53% do sexo masculino) e Grupo 2 (G2; 202 crianças, Midade = 11 anos e 54% do sexo feminino). Eles responderam a Escala de Perspectiva de Futuro Infantil e perguntas demográficas. Considerando os participantes do G1, realizou-se uma análise fatorial exploratória que permitiu identificar três fatores: otimismo frente ao futuro (α = 0,69; 5 itens), aspirações por bens materiais (α = 0,67; 5 itens) e aspirações por família (α = 0,67; 4 itens). Posteriormente, tiveramse em conta os participantes do G2, comprovou-se a adequação desta estrutura com três fatores, observando-se indicadores de ajuste meritórios [χ2/gl = 2,21, GFI = 0,91, CFI = 0,89 e RMSEA = 0,078 (IC90% = 0,058-0,097)]. Os coeficientes de homogeneidade e confiabilidade composta para os três fatores foram, respectivamente, como seguem: otimismo frente ao futuro (0,33 e 0,65), aspirações por bens materiais (0,36 e 0,71) e aspirações por família (0,36 e 0,70). Concluindo, existem evidências de validade fatorial e consistência interna desta escala, que poderá ser adequadamente utilizar para medir perspectiva de future em crianças, favorecendo conhecer seus correlatos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo elaborar una medida de perspectiva de futuro infantil, reuniendo evidencias de su validez factorial y fiabilidad. Participaron 405 estudiantes de la enseñanza primaria de João Pessoa (PB), divididos en dos grupos: Grupo 1 (G1; 203 niños, Medad = 11 años y 53% hombres) y Grupo 2 (G2; 202 niños, Medad = 11 años y 54% mujeres). Ellos han contestado la Escala de Perspectiva de Futuro Infantil y preguntas demográficas. Considerando los participantes del G1, se ha realizado un análisis factorial exploratorio que indicó tres factores: optimismo hacia al futuro (α = 0.69; 5 ítems), aspiraciones por bienes materiales (α = 0.67; 5 ítems) y aspiraciones por familia (α = 0.67; 4 ítems). Teniendo en cuenta los participantes del G2, se ha comprobado la estructura con tres factores, que presentó indicadores de ajuste meritorios [χ2/gl = 2.21, GFI = 0.91, CFI = 0.89 y RMSEA = 0.078 (IC90% = 0.058-0.097)]. La homogeneidad y fiabilidad compuesta para los tres factores han sido, respectivamente, como siguen: optimismo hacia al futuro (0.33 y 0.65), aspiraciones por bienes materiales (0.36 y 0.71) y aspiraciones por familia (0.36 y 0.70). Concluyendo, se han observado evidencias de validez factorial y fiabilidad de esta escala, favoreciendo medir la perspectiva de futuro de los infantes, además de conocer sus correlatos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to elaborate a measure of children's future perspective, gathering evidence of its factorial validity and reliability. It was taken into account 405 students from elementary school in João Pessoa (PB), divided into two groups: Group 1 (G1; 203 children, MAge = 11 years, and 53% male) and Group 2 (G2; 202 children, MAge = 11 years, and 54% female). They answered the Children's Future Perspective Scale and demographic questions. An exploratory factor analysis was carried out with participants of G1, revealing three factors: optimism towards the future (α = .69; 5 items), aspirations for material possessions (α = .67; 5 items) and aspirations for family (α = .64; 4 items). Considering the participants in G2, we test the previous three-factor model, using a confirmatory factor analysis, which showed meritorious fit index [χ2/df = 2.21, GFI = .91, CFI = .89, and RMSEA = .078 (CI90% = .058-.097)]. The homogeneity and composed reliability, respectively, for the three factors were as following: optimism towards the future (.33 and .65), aspirations for material possessions (.36 and .71) and aspirations for family (.36 and .70). In conclusion, there is evidence of factorial validity and reliability of this scale, which is suitable to measure children's future perspective, permitting to know its correlates.
  • O Estabelecimento de Vínculos entre Cuidadores e Crianças no Contexto das Instituições de Acolhimento: um Estudo Teórico Artigo

    Medeiros, Blenda Carine Dantas de; Martins, João Batista

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo tem como foco a realização de uma discussão teórica acerca do trabalho dos cuidadores residentes, atuantes em instituições de acolhimento na modalidade casa-lar, e busca contemplar as especificidades próprias ao trabalho realizado diretamente com crianças e adolescentes acolhidos, tanto no que diz respeito aos documentos normativos que fundamentam as práticas voltadas ao cumprimento dessa medida protetiva, como também em relação às vivências cotidianas dos cuidadores e às relações estabelecidas com os sujeitos acolhidos e seus familiares. Para isso, realizamos um breve resgate teórico acerca das políticas de acolhimento para crianças e adolescentes no Brasil, seguido de uma análise das produções acadêmicas que apontam aspectos das relações estabelecidas nesses espaços de acolhimento, a partir de pesquisas bibliográficas realizadas nos bancos de dados Parthenon e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com os seguintes descritores: “mãe social”, “mães sociais”, “cuidador* resident*” e “acolhimento”, em combinações diferentes e variando os campos de busca. A leitura dos artigos, teses e dissertações nos possibilitaram discutir algumas questões relativas ao trabalho de cuidadores residentes e ao estabelecimento de vínculos com as crianças e adolescentes acolhidos, com destaque para os tensionamentos vivenciados por esses profissionais, que podem levá-los ao adoecimento decorrente de seu trabalho. Com mais questionamentos que esclarecimentos, fica a certeza da urgência em se voltar o olhar para a identidade profissional e pessoal dos cuidadores residentes, que assumem profissionalmente um lugar de referência afetiva constante e um acompanhamento diário de crianças e adolescentes em situação acolhimento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente artículo tiene como foco la realización de una discusión teórica acerca del trabajo de los cuidadores residentes, actuantes en instituciones de acogida en la modalidad casa-hogar, buscando contemplar las especificidades propias del trabajo realizado directamente con niños y adolescentes acogidos, tanto en lo que se refiere a los documentos normativos que fundamentan las prácticas dirigidas al cumplimiento de esa medida protectora, así como en relación a las vivencias cotidianas de los cuidadores y las relaciones establecidas con los sujetos acogidos y sus familiares. Para ello, realizamos un breve rescate teórico acerca de las políticas de acogida para niños y adolescentes en Brasil, seguido de un análisis de las producciones académicas que apuntan aspectos de las relaciones establecidas en esos espacios, a partir de investigaciones bibliográficas realizadas en los bancos de datos Parthenon y La Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD), con los siguientes descriptores: “ madre social”, “ madres sociales”, “cuidador* resident* ” y “acogida”, en combinaciones diferentes y variando los campos de búsqueda. La lectura de los artículos, tesis y disertaciones nos posibilitaron discutir algunas cuestiones relativas al trabajo de cuidadores residentes y al establecimiento de vínculos con los niños y adolescentes acogidos, con destaque para las contradicciones vividas por esos profesionales y que pueden llevarlos a la enfermedad debido a su trabajo. Con más cuestionamientos que aclaraciones, queda la certeza de la urgencia en volver la mirada hacia la identidad profesional y personal de los cuidadores residentes, que asumen profesionalmente un lugar de referencia afectiva constante y un acompañamiento diario de niños y adolescentes en situación de acogida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article focuses on a theoretical discussion about the work of the resident caregivers, who work in home-based care institutions taking care of children and teenagers. The article aims to analyze the normative documents on which are based the practices of those professionals in relation to those children and their families, and to study the daily experiences of the caregivers. Thus, we did a brief theoretical review on the policies of reception for children and teenagers in Brazil, followed by an analysis of the academic productions that point out aspects regarding the relations established in these reception spaces, based on bibliographical research made in the Parthenon and BDTD, with the following descriptors: “mãe social”, “mães sociais”, “cuidador* resident*” and “acolhimento”, in different combinations and varying the search fields. The reading of the articles, thesis and dissertations allowed us to discuss some issues related to the work of resident caregivers and the establishment of bond with children and adolescents hosted, highlighting the tensions experienced by these professionals, which can lead to illness due to their job. With more questions than clarifications, the urgency to look at the professional and personal identity of the resident caregivers, who professionally assume a constant affective reference point and a daily follow-up of children and adolescents in a foster care situation, is assured.
  • Cuidadores Principais Ante a Experiência da Morte: Seus Sentidos e Significados Artigo

    Lima, Carolina Peres de; Machado, Mariana de Abreu

    Resumo em Português:

    Resumo O presente trabalho teve como objetivo compreender os sentidos e significados atribuídos pelos cuidadores principais à experiência de acompanhamento de pacientes com câncer em Cuidados ao Fim de Vida. Com este intuito, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, utilizando a observação participante como recurso metodológico. A análise de conteúdo foi utilizada como método de avaliação dos resultados, no qual a Teoria Existencialista de Viktor Frankl e a literatura contemporânea sobre Cuidados Paliativos serviram de substrato teórico à compreensão da temática em questão. Após a análise do diário de campo, foram extraídas cinco categorias temáticas: A espiritualidade atribuindo sentido à experiência; O tempo de espera; Morte como alívio do sofrimento; Revisão da história de vida; Incerteza quanto ao futuro. Foi possível perceber reações e sentimentos expostos pelos cuidadores, que, apesar do esgotamento físico e emocional, desejavam permanecer ao lado de seu familiar até sua morte. Entendemos que a comunicação da equipe ao cuidador sobre a aproximação da morte pode contribuir para o processo de elaboração psíquica desta vivência. A compreensão da experiência subjetiva do cuidador viabiliza uma abordagem efetiva da equipe às reais necessidades de cuidado do familiar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo comprender los significados atribuidos por los principales cuidadores la experiencia de acompañamiento a los pacientes con cáncer al final de la vida. Para este propósito, se llevó a cabo una investigación cualitativa exploratoria, utilizando la observación participante como recurso metodológico. El análisis de contenido fue utilizado como un método de evaluación de los resultados, donde la teoría existencialista de Viktor Frankl y la literatura contemporánea sobre Cuidados Paliativos proporcionaron la base teórica para la comprensión del tema en cuestión. Tras el análisis del diario de campo, se extrajeron cinco categorías temáticas: La espiritualidad atribuyendo significado a la experiencia; El tiempo de espera; La muerte como alivio del sufrimiento; Revisión de la historia de vida; La incertidumbre sobre el futuro. Se pudo observar reacciones y sentimientos expuestos por los cuidadores, que a pesar del agotamiento físico y emocional, quisieron permanecer junto a su familiar hasta su muerte. Entendemos que la comunicación del equipo acerca de la proximidad de la muerte puede contribuir al proceso de elaboración psíquica de esta vivencia. La comprensión de la experiencia subjetiva del cuidador permite un enfoque eficaz del equipo a las reales necesidades de atención a la familia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to understand the meanings attributed by the main caregivers of cancer patients in the End of Life. For this purpose, an exploratory qualitative research was conducted, using Participant Observation as a methodological resource. The Content Analysis was used as a valuation method. The Existentialist Theory of Viktor Frankl and contemporary literature on Palliative Care were used as a theoretical basis for understanding the thematic field concerned. After analyzing the field diary, five thematic categories were extracted: spirituality attributing meaning to experience; waiting time; death as relief of suffering; reviewing the history of life; uncertainty about the future. It could be observed reactions and feelings exposed by caregivers, that despite all the physical and emotional exhaustion, wanted to be next to their relatives until their death. We understand that staff communication to the caregiver about the approach of death may contribute to the psychic elaboration process of this experience, allowing caregivers to express their feelings and reflect on the future after the patients’ death. Understanding the subjective caregiver experience enables an effective staff approach to real family care needs.
  • Estresse e Coping de Árbitros de Futebol no Teste Físico FIFA Artigo

    Monteiro, Alessandra Carla Peixoto; Froeseler, Mariana Verdolin Guilherme; Mansur-Alves, Marcela

    Resumo em Português:

    Resumo Árbitros de futebol parecem sofrer o impacto do estresse em sua atuação, especialmente em situações definidoras de seu sucesso profissional, como a Avaliação Física FIFA, que determina a aptidão física para atuação em campeonatos estaduais e nacionais. Estratégias de coping determinam a percepção de situações estressoras, e consequentemente, a forma de enfrentamento das mesmas. Este estudo teve por objetivo avaliar o impacto do teste físico FIFA nos níveis de estresse e coping de árbitros de futebol atuantes em campeonatos estaduais e nacionais (Federação Mineira de Futebol – FMF e Confederação Brasileira de Futebol – CBF, respectivamente). Responderam a Escala de Estresse Percebido, que avalia estresse negativo (distress) e coping, 42 árbitros da FMF e 17 da CBF, antes e após o teste físico FIFA. Na avaliação pré-teste, verificou-se que os árbitros da CBF apresentaram histórico de mais testes físicos, treinos por semana, anos de experiência, além de escores mais altos em coping (p<0,05). Quando controladas as diferenças iniciais, árbitros CBF e FMF não diferiram significativamente em coping e distress no pós-teste físico. Diante da confirmação parcial das hipóteses, sugere-se a condução de novas pesquisas na área que incluam a avaliação do tipo de estratégia de coping utilizado e características de personalidade dos árbitros.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Árbitros de fútbol parecen sufrir el impacto del estrés en su rendimiento, especialmente en la definición de las situaciones de su éxito profesional, como la prueba de Evaluación Física FIFA, que determina la aptitud física para trabajar en los campeonatos estatales y nacionales. Las estrategias de coping determinan la percepción de las situaciones de estrés, y por lo tanto, la forma de enfrentarlos. Este estudio tuvo como objetivo evaluar el impacto del teste físico FIFA en los niveles de estrés y coping en árbitros de fútbol activos en campeonatos estatales y nacionales (Federación Minera de Fútbol – FMF, y la Confederación Brasileña de Fútbol – CBF, respectivamente). 42 árbitros FMF y 17 CBF respondieron a la Escala de Estrés Percibido, que evalúa el estrés negativo (distress) y coping, antes y después de la prueba FIFA. En la evaluación previa a la prueba, se encontró que los árbitros CBF tenían una historia de más pruebas físicas, entrenamientos por semana, años de experiencia, y las puntuaciones más altas de coping (p < 0,05). Cuando se controlan las diferencias iniciales, CBF y FMF árbitros no difirieron significativamente en el coping y distress después de la prueba física. Dada la confirmación parcial de las hipótesis iniciales, se sugiere llevar a cabo nuevas investigaciones incluyendo la evaluación del tipo de estrategia de coping utilizado y de la personalidad de los árbitros.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Soccer referees seem to feel the impact of stress in their performance, especially in situations that define their success at soccer, such as the FIFA Fitness Test, which determines the physical aptitude of the professional to perform in state and national tournaments. Coping strategies determine the perception of stressful situations and the consequent way of facing them. This study aimed to evaluate the impact of the FIFA Fitness Test on the stress and coping levels of soccer referees, which perform at the state and at the national level (FMF – Soccer Federation of Minas Gerais; and CBF – Brazilian Soccer Federation, respectively). 42 referees of FMF and 17 of CBF answered to The Perceived Stress Scale, which assess distress and coping, before and after the FIFA Test. At the pre-test, the CBF referees showed a major number of physical tests, weekly trainings and years of experience, and higher coping (p < 0,05). Controlling for initial differences, CBF and FMF referees were not significantly different on coping and distress after the test. Given the partial confirmation of the hypothesis, it is suggested to conduct further research in the area that includes the evaluation of the type of coping strategy used and personality characteristics.
  • Trabalho e Adoecimento Psicossomático: Reflexões sobre o Problema do Nexo Causal Artigo

    Rabelo, Laís Di Bella Castro; Silva, Julie Micheline Amaral; Lima, Maria Elizabeth Antunes

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo tem por objetivo trazer uma reflexão a respeito da relação entre fatores patogênicos presentes na organização de trabalho e o desenvolvimento de doenças psicossomáticas em trabalhadores, bem como os limites teóricos e metodológicos que envolvem a temática. Para tanto, apresenta o caso de uma trabalhadora do setor de teleatendimento que, em perícia na justiça do trabalho, recebeu a hipótese diagnóstica de episódio depressivo associado a um transtorno de somatização com desenvolvimento de doença autoimune, lúpus eritematoso sistêmico (LES). Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso, baseado no método biográfico. Por meio de uma interlocução com a literatura específica sobre o tema, propõe-se uma reflexão acerca das consequências da vivência do estresse laboral na saúde física e mental dos trabalhadores, especialmente sobre suas reverberações no sistema imunológico. Conclui-se por uma possível relação entre o adoecimento apresentado pela trabalhadora em questão e as exigências impostas pelo seu trabalho. Ressalta também a necessidade de mais estudos visando compreender melhor a passagem entre uma dada experiência de vida e a emergência de uma patologia específica.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo aborda la importancia de la relación entre los factores patógenos en la organización del trabajo y el desarrollo de enfermedades psicosomáticas en los trabajadores, así como las limitaciones teóricas y metodológicas que involucran el tema. Se presenta el caso de una empleada del sector de call center que, en pericia en el Tribunal del Trabajo, recibió diagnóstico de episodio depresivo asociado a un trastorno de somatización con el desarrollo de la enfermedad autoinmune, lupus eritematoso sistémico (LES). La metodología se trata de un estudio de caso, basado en el método biográfico. Por medio de una interlocución con la literatura específica sobre el tema, se propone una reflexión sobre las consecuencias de la experiencia del estrés laboral en la salud física y mental de los trabajadores, principalmente sus impactos en el sistema inmunológico. Se llegó a la conclusión de una posible relación entre la enfermedad presentada por la trabajadora con las exigencias del trabajo hecho por ella. También por la necesidad de más estudios para profundizar la comprensión con respecto a la pasaje de una experiencia de vida y la aparición de una patología específica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this article is to reflect on the relation between pathogenic factors in work organization and the development of psychosomatic illness in workers, as well as the theoretical and methodological limits on the subject. It presents the case of a worker in the telemarketing sector who, in Labor Court, received a diagnostic hypothesis of depressive episode associated to a somatization disorder with the development of autoimmune disease, systemic lupus erythematosus (SLE). The methodology is a case study, based on the biographical method. Through an interlocution with the specific literature on the subject, it is proposed a reflection about the consequences of the experience of work stress on the workers’ physical and mental health, especially on their repercussion in the immune system. It was concluded that there is a possible relation between the illness presented by the worker in question and the demands of the work performed by her. Also, the need to further studies to deepen the understanding of the passage between a life experience and the emergence of an specific pathology.
  • Carreira sem Fronteiras: Limite e Aplicabilidade de uma Teoria Clássica Artigo

    Sewaybricker, Luciano Espósito

    Resumo em Português:

    Resumo Dentre as diversas teorias que se referem às atuais configurações da carreira profissional, a da “carreira sem fronteiras” é uma das que detêm maior credibilidade nos meios acadêmico e empresarial. Contudo, quando se confrontam fundamentações teóricas com dados empíricos, percebe-se inconsistência. O objetivo deste artigo foi analisar essa inconsistência, através do conceito de “performatividade” apresentado pela Actor-Network Theory. Dessa forma, pode-se avaliar a “carreira sem fronteiras” não através de sua correspondência com a realidade, mas de sua reputação e influência no próprio cenário em que atua e, sobretudo, de sua eficiência em auxiliar as pessoas nas diversas ponderações que fazem em relação ao trabalho. Como resultados, identificou-se que a simplificação teórica favorece a reprodução da “carreira sem fronteiras”; que o modelo teórico corresponde à realidade de uma parcela pequena, mas altamente influente de profissionais dentro do universo de trabalho; e que há consonância entre o discurso da “carreira sem fronteiras” e o discurso gerencial típico das organizações flexíveis.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Entre las muchas teorías que se refieren a los valores actuales de la carrera, la “carrera sin fronteras” es aquella que posee una mayor credibilidad en el mundo académico y de negocios. Sin embargo, cuando se enfrenta a sus predicciones teóricas con datos empíricos, se percibe inconsistencia. El objetivo de este estudio fue analizar esta incoherencia, a través del concepto de “performatividad”, presentado por la teoría del actor-red (ANT). De esta manera, se puede evaluar la “carrera sin fronteras” no a través de su correspondencia con la realidad, pero su reputación e influencia en el escenario real en el que opera y, sobre todo, su eficiencia en ayudar a las personas en las diversas evaluaciones que hacen en relación al trabajo. Como resultado, se encontró que la simplificación teórica favorece la reproducción de la “carrera sin fronteras”; el modelo teórico se corresponde con la realidad de una pequeña parte, pero los profesionales altamente influyentes en el mundo del trabajo; y que no hay consonancia entre el discurso de la ‘carrera sin fronteras” y el discurso de la gente de gestión típica de las organizaciones flexibles.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Among the various theories that refer to the current settings of careers, the “boundaryless career” is one that holds more credibility both in academia and in business environment. However, there is a perceived inconsistency when confronting its theoretical predictions with empirical data. The aim of this study was to analyze this inconsistency through the concept of “performativity” presented by the Actor-Network Theory (ANT). Thus, one can evaluate the “boundaryless career’ not through its correspondence with reality, but through its reputation and influence, and above all in its efficiency in assisting people in their evaluations of work related issues. The main results can be summarized as: the theoretical simplification of the context potentiate the “boundaryless career” reproduction; theory corresponds to the reality of a small portion, but highly influential professionals within the work context; there's an accordance between theory and the management discourse, leveraging performativity by flexible organizations.
  • Diagnóstico Adaptativo e Individualização em Gêmeos: Estudo Exploratório Artigo

    Reis, Maria Elizabeth Barreto Tavares dos; Cordeiro, Sílvia Nogueira; Simon, Ryad

    Resumo em Português:

    Resumo O amadurecimento afetivo-emocional implica o desenvolvimento da própria individualidade. Todavia, o processo de individualização em gêmeos é mais complexo do que o vivenciado por singulares, pois necessitam separar-se não apenas da mãe, mas também do cogêmeo. O presente trabalho teve o objetivo de estudar a capacidade de adaptação e relacioná-la aos processos de separação e individualização em gêmeos. Participaram 12 pares de gêmeos adultos do mesmo sexo, que foram entrevistados a respeito das histórias de vida e avaliados por meio da Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada Revisada. A análise de dados consistiu em relacionar o diagnóstico adaptativo com o processo de individualização vivenciado pelos cogêmeos ao longo da vida. Verificou-se que a maneira com que os cogêmeos foram percebidos, identificados e atendidos em suas necessidades específicas contribuiu significativamente para que a individualização e adaptação aos diversos setores da vida pudessem ou não ocorrer de forma eficaz. Os próprios gêmeos sugerem que pais e educadores tratem os cogêmeos como pessoas diferentes e procurem perceber as características individuais de cada cogêmeo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La madurez afectiva y emocional implica el desarrollo de la individualidad. Sin embargo, el proceso de individualización en gemelos es más complejo que la experimentada por los no-gemelos, ya que necesitan separarse no solamente de la madre sino también de su co-gemelo. Este estudio tuvo como objetivo estudiar la capacidad de adaptación y relacionarlas a los procesos de separación e individuación en gemelos. Participaron 12 pares de gemelos adultos del mismo sexo que fueron entrevistados acerca de las historias de vida y evaluadas por EDAO-R (Escala Diagnostica Adaptativa Operable Revisada). El análisis de datos se basó en relacionar el diagnóstico de adaptación con el proceso de individualización experimentada por co-gemelos a lo largo de sus vidas. Fue identificado que la forma en que fueron percibidos, identificados y asistidos en sus necesidades específicas contribuyó significativamente para que la individualización y la adaptación a diferentes ámbitos de la vida pudiesen o no ocurrir de manera efectiva. Los gemelos sugieren que los padres y educadores traten co- gemelos como diferentes personas y entiendan las características individuales de cada co- gemelo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Affective and emotional maturation implies the evolving of individuality itself. However, the individualization process in twins is more complex than the one experienced by singles because they need to separate not only from the mother but also from the co-twin. This research aimed to study the adaptive capacity in twins and relate it to their processes of separation and individualization. 12 pairs of same sex adult twins participated, who were interviewed about their life stories and evaluated by EDAO-R (Adaptive Operational Diagnostic Scale – Revised). Data analysis consisted in relating the adaptive diagnosis with the individualization process experienced by co-twins. It was found that the way the co-twins were perceived, identified and assisted in their specific needs significantly has contributed to the effectiveness (or not) of their individualization and adaptation to the various sectors of life. The twins themselves suggest that parents and educators treat co-twins as different persons and seek to understand the individual characteristics of each of them.
  • Reconstrução em Movimento: Impactos do Terremoto de 2010 em Imigrantes Haitianos Artigo

    Barros, Allyne Fernandes Oliveira; Martins-Borges, Lucienne

    Resumo em Português:

    Resumo A cultura oferece rituais e discursos que orientam o indivíduo, inclusive nos acontecimentos que excedem as possibilidades imediatas de representação psíquica, os eventos traumáticos. Em janeiro de 2010, o Haiti foi atingido por um terremoto com proporções catastróficas. A dificuldade do país em responder ao ocorrido, que agravou a situação precária da maioria de sua população, levou muitos haitianos a emigrarem, sendo o Brasil um dos destinos – ainda que provisório. O processo migratório, principalmente nas migrações involuntárias, implica em diversas mudanças e pode levar o sujeito a um estado de vulnerabilidade psíquica, pois muito daquilo que o orientava em sua existência é ameaçado pelo contato com a cultura diferente. O objetivo principal deste estudo foi analisar quais os impactos psicológicos do terremoto que, além de levar a experiência do imprevisível pelo evento em si, foi seguido de uma migração necessária para a continuidade e reconstrução da vida. De natureza qualitativa e exploratória, o procedimento de coleta de informações se deu por meio de entrevistas semiestruturadas. Aplicou-se a análise de conteúdo das narrativas, orientada pelo olhar psicanalítico e etnopsiquiátrico. Os resultados demonstram que a lembrança traumática, as perdas de pessoas próximas, a casa, o trabalho e a educação foram acrescidos às dificuldades de uma migração que, apesar de facilitada legalmente, é vivida com dificuldade de integração pela maioria desses sujeitos. Em contrapartida, o desejo de reconstrução da história individual e coletiva apresenta-se como importante força na vida dessas pessoas que, mesmo a distância, procuram compartilhar projetos com os conterrâneos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La cultura ofrece rituales y discursos que orientan al sujeto, inclusive en los eventos traumáticos, que son acontecimientos que exceden las posibilidades inmediatas de representación psíquica. En enero de 2011, Haití fue tomado por un terremoto con proporciones catastróficas. La dificultad del país en responder a lo ocurrido agravó la situación precaria de la mayor parte de su populación, motivando la emigración de muchos haitianos, siendo Brasil uno de los destinos – aunque provisorio. El proceso migratorio, principalmente el de las migraciones involuntarias, implica diversas mudanzas y puede llevar al sujeto a un estado de vulnerabilidad psíquica, puesto que aquello que lo orientaba en su existencia es amenazado por el contacto con una cultura diferente. El objetivo principal de este estudio fue analizar cuáles son los impactos psicológicos del terremoto que, más allá de llevar la experiencia de lo imprevisible por el evento en sí, fue seguido de una migración necesaria para la continuidad y reconstrucción de vida. De naturaleza cualitativa y exploratoria, el procedimiento de colecta de informaciones en este estudio fue realizado por medio de entrevistas semiestructuradas. Fue aplicado el análisis de contenidos a los discursos, orientado por las perspectivas psicoanalítica y etnopsiquiátrica. Los resultados demuestran que la recordación de eventos traumáticos, la pérdida de personas cercanas, casa, trabajo y educación fueron acrecentadas a las dificultades de una migración que, a pesar de ser facilitada legalmente, es experimentada con dificultad de integración por la mayoría de los participantes de este estudio. En contrapartida, el deseo de reconstrucción de la historia individual y colectiva aparece como una importante fuerza en la vida de estas personas que, aún en la distancia, buscan compartir proyectos con los coterráneos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Culture provides rituals and discourses that guide the individual, including in events that exceed the immediate possibilities of psychological representation, the traumatic ones. In January 2010 Haiti was hit by an earthquake with catastrophic proportions. The difficulty that the country had to respond to what happened aggravated the precarious situation of the majority of its population, leading many Haitians to emigrate, with Brazil as one of the destinations - albeit temporary. The migration process, especially in the involuntary migration, involves several changes and can lead the individual to a mental state of vulnerability, once much of what guided one in his or her existence is threatened by the contact with a different culture. The aim of this study was to analyze which are the psychological impacts due an earthquake that, in addition to bringing the experience of the unpredictable event itself, was followed by a migration required for the continuity and reconstruction of life. From qualitative and exploratory nature, the procedure to collect data was performed through semi-structured interviews. Content analysis of the narratives was carried out, guided by the psychoanalytic and ethnopsychiatric approaches. The results show that the traumatic memory, the loss of close persons, home, work and education were added to the difficulties of a migration that, although legally facilitated, is experienced with difficulty to integration for the majority of these individuals. On the other hand, the desire for reconstruction of individual and collective history presents itself as a major force in the lives of people who, even distant, seek to share projects with their compatriots.
  • Para uma Concepção Discursiva dos Afetos: Lacan e a Semiótica Tensiva Artigo

    Ravanello, Tiago; Dunker, Christian Ingo Lenz; Beividas, Waldir

    Resumo em Português:

    Resumo Buscamos, com esse artigo, apresentar como determinadas teses gerais de Lacan sobre a linguagem podem também nos fornecer e corroborar elementos para uma abordagem discursiva do afeto como alternativa aos projetos de sua redução biológica. O procedimento realizado foi o operar um diálogo entre a teoria lacaniana do significante e a semiótica tensiva para, a partir dos conceitos psicanalíticos de sujeito e Outro, e os semióticos de intensidade e extensidade, delimitar diretrizes para reposicionar o afeto, em sentido restrito, e o ponto de vista econômico, em sentido amplo. Como resultado, defendemos uma releitura no campo lacaniano do conceito de afeto enquanto engajamento, na qual o significante atua em termos de uma semiose que instaura formas de relação entre corpo, sujeito e linguagem sem necessidade de lançar mão de referentes biológicos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Buscamos, con este artículo, presentar cómo determinadas tesis generales de Lacan sobre el lenguaje también pueden suministrar y corroborar elementos para un abordaje discusivo del afecto como alternativa a los proyectos de su reducción biológica. El procedimiento realizado fue el operar un diálogo entre la teoría lacaniana del significante y la semiótica tensiva para, a partir de los conceptos psicoanalíticos de sujeto y Otro, y los semióticos de intensidad y extensión, delimitar directrices para reposicionar el afecto, en sentido restricto, y el punto de vista económico, en sentido amplio. Como resultado, defendemos una relectura en el campo lacaniano de la concepción de afecto como compromiso, en la cual el significante actúa en términos de una semiosis que instaura formas de relación entre el cuerpo, el sujeto y el lenguaje sin necesidad de hacer uso de referentes biológicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We seek through this article how certain general thesis of Lacan on language can also provide and support elements to a discursive approach of affection as an alternative to its biological reduction projects. The procedure performed was proposing a dialogue between the Lacanian theory of the signifier and the tensive semiotics starting from the psychoanalytic concepts of subject and Other, and the semiotic concepts of intensity and extensity, quoting guidelines to reposition the affections, in the strict sense, and the economic point of view, in a broad sense. As result, we propose a re-reading in the Lacanian field of affection as engagement, in which the signifier works in terms of semiosis, which establishes rapport forms between body, subject and language without having to make use of biological referents.
Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br