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Psicologia: Ciência e Profissão, Volume: 39, Número: spe, Publicado: 2019
  • Psicologia, Povos e Comunidades Tradicionais e Diversidade Etnocultural Editorial

    Pizzinato, Adolfo; Guimarães, Danilo Silva; Leite, Jáder Ferreira
  • A Tekoá Ka’aguy Porã: Espaço Ancestral e Produção de Subjetividade Mbya-Guarani Artigo

    Farias, João Maurício; Hennigen, Inês

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo trazemos algumas discussões apresentadas na dissertação “Retomada Mbya-Guarani no Yvyrupá: produção de subjetividade, agenciamentos e criação de estratégias de luta”, que teve como objetivo pesquisar processos de subjetivação, produção de composições e estratégias de enfrentamento/resistência em meio ao movimento dos indígenas Myba-Guarani de retomada de área em Maquiné-RS, Brasil. Entendeu-se que, para tanto, o método da cartografia se mostrava interessante, pois propicia traçar os percursos dos atores sociais no terreno da experiência. A partir de análise de materiais como diários de campo, fotos produzidas por indígenas e postadas em um grupo de WhatsApp que agregava apoiadores, audiovisuais de divulgação veiculados na internet, abordamos aqui, um dos pontos desenvolvidos na dissertação: o espaço sociocosmológico Mbya que se atualizou naquela região – a tekoá Ka’aguy Porã – entendendo-o como espaço ancestral (retomado na Retomada) para a efetuação do modo de vida – o tekó – Mbya-Guarani. Buscamos traçar aproximações, articulações e torções conceituais para pensar a produção de subjetividade deste povo indígena. Ao final, tecemos considerações sobre o que entendemos ser potentes aberturas e contribuições para a Psicologia Social, assim como para as ciências sociais e para a pesquisa com povos indígenas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo traemos algunas discusiones presentadas en la disertación “Retomada Mbya-Guaraní en Yvyrupá: producción de subjetividad, agenciamientos y creación de estrategias de lucha” que tuvo como objetivo investigar procesos de subjetivación, producción de composiciones y estrategias de afrontamiento/resistencia en medio del movimiento de los indígenas Myba-Guarani de retomada de área en Maquiné/RS, Brasil. Se entendió que, para tanto, el método de la cartografía se mostraba interesante, pues propicia trazar los recorridos de los actores sociales en el terreno de la experiencia. A partir de análisis de materiales como diarios de campo, fotos por indígenas y publicadas en un grupo de WhatsApp que agregaba apoyadores, audiovisuales de divulgación vehiculados en internet, abordamos aquí uno de los puntos desarrollados en la disertación: el espacio sociocosmológico Mbya que se actualizó en aquella – la tekaá Ka’aguy Porã – entendiéndolo como espacio ancestral (retomado en la Retomada) para la realización del modo de vida – el tekó – Mbya-Guaraní. Buscamos trazar aproximaciones, articulaciones y torsiones conceptuales para pensar la producción de subjetividad de este pueblo indígena. Al final, hacemos consideraciones sobre lo que entendemos ser potentes aperturas y contribuciones a la psicología social, así como a las ciencias sociales ya la investigación con pueblos indígenas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article we present some discussions derived from the dissertation “Mbya-Guarani Retrieval in Yvyrupá: production of subjectivity, agency and creation of strategies of struggle”, whose objective was to investigate subjectivation processes, production of coping/resistance strategies of the Myba-Guarani natives in the area of Maquiné/RS, Brazil. It was understood that, for this, the method of cartography was interesting, since it allows tracing the paths of social actors in the field of experience. Based on an analysis of materials such as field diaries, indigenous photos posted in a WhatsApp group that aggregated supporters, broadcasting aids on the Internet, we approach here one of the points developed in the dissertation: the Mbya sociocosmological space that was updated in that region – the tekoá Ka’aguy Porã – understanding it as ancestral space (taken up in the Retrieval) for the realization of the way of life – the tekó – Mbya-Guarani. We seek to draw approximations, articulations and conceptual twists to think about the production of subjectivity of this indigenous people. In conclusive terms, we make considerations about what we understand to be potent openings and contributions to social psychology, as well as to the social sciences and to research with indigenous peoples.
  • Onde e Como se Suicidam os Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul: Confinamento, Jejuvy e Tekoha Artigo

    Staliano, Pamela; Mondardo, Marcos Leandro; Lopes, Roberto Chaparro

    Resumo em Português:

    Resumo O território para os povos originários é fundamental para a saúde e reelaboração cultural de seus modos de ser, na relação entre natureza, cultura e relações de poder/resistência. O direito a viver ou morrer se liga à territorialidade na luta pela terra. O objetivo deste trabalho consistiu em analisar onde e como ocorrem os suicídios de Guarani e Kaiowá na contemporaneidade. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de análise documental de reportagens veiculadas em jornais de maior circulação no estado de Mato Grosso do Sul. A busca foi realizada em 23 jornais, mas apenas 12 deles apresentaram notícias com a temática a partir da combinação dos descritores: Suicídio, Guarani, Kaiowá, Índio e Indígena. Constituiu-se uma amostra com 100 reportagens que informaram 105 ocorrências de suicídio no período entre 2002 a 2018. Os dados revelam que a violência é frequente nas reservas indígenas em que os Guarani e Kaiowá foram confinados no sul do estado. Os casos se concentram em aldeias dos municípios de Dourados e Amambai, a maioria entre jovens adultos com idade entre 12 e 22 anos, do sexo masculino. A eminente maioria (95%) cometeu suicídio pela prática do enforcamento (jejuvy). As causas para o suicídio variam desde explicações orientadas pela cosmologia, o feitiço, formas culturais de morrer, desterritorialização de seus tekoha e a inserção econômica marginal. Considerando os dados alarmantes, sugere-se a criação e implementação do CAPS indígena, com o envolvimento de atores institucionais, como a Sesai e a Secretaria Municipal de Saúde, além de lideranças religiosas, Ñhanderu e Nhandecy.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El territorio para los pueblos originarios es fundamental para la salud y reelaboración cultural de sus modos de ser, en la relación entre naturaleza, cultura y relaciones de poder/resistencia. El derecho a vivir o morir se une a la territorialidad en la lucha por la tierra. El objetivo de este trabajo consistió en analizar dónde y cómo ocurren los suicidios de Guaraníes y Kaiowás en la contemporaneidad. Se realizó una investigación cualitativa de análisis documental de reportajes publicados en periódicos de mayor circulación en el estado de Mato Grosso do Sul. La búsqueda fue realizada en 23 periódicos, pero sólo 12 de ellos presentaron noticias con la temática a partir de la combinación de los descriptores: Suicidio, Guaraní, Kaiowá, Indio e Indígena. Se constituyó una muestra con 100 reportajes que informaron 105 casos de suicidio en el período entre 2002 y 2018. Los datos revelan que la violencia es frecuente en las reservas indígenas en que los Guaraníes y Kaiowás fueron confinados en el sur del estado. Los casos se concentran en aldeas de los municipios de Dourados y Amambai, la mayoría entre jóvenes adultos con edad entre 12 y 22 años, del sexo masculino. La eminente mayoría (95%) cometió suicidio por la práctica del ahorcamiento (jejuvy). Las causas para el suicidio varían desde explicaciones orientadas por la cosmología, el hechizo, formas culturales de morir, desterritorialización de sus tekohas y la inserción económica marginal. Considerando los datos alarmantes, se sugiere la creación e implementación del CAPS indígena, con la participación de actores institucionales, como la Sesai y la Secretaría Municipal de Salud, además de líderes religiosos, Ñhanderu y Nhandecy.

    Resumo em Inglês:

    The territory for the native peoples is fundamental to the health and cultural re-elaboration of their ways of being, in the link between nature, culture and relations of power/resistance. The right to live or die is connected to territoriality in the struggle for land. The objective of this work was to analyze where and how the suicides of Guarani and Kaiowá occur in contemporary times. A qualitative research with documentary analysis of reports published in the newspapers with the largest circulation in the state of Mato Grosso do Sul was performed. The search was carried out in 23 newspapers, but only 12 of them presented news with the theme, combining the descriptors: Suicide, Guarani, Kaiowá, Indian and Indigenous. A sample of 100 reports that reported 105 suicide occurrences between 2002 and 2018 was composed. Data reveal that violence is frequent in the indigenous reserves where the Guarani and Kaiowá were confined in the south of the state. The cases are concentrated in villages in the municipalities of Dourados and Amambai, mostly among male young adults between 12 and 22 years of age. The eminent majority (95%) committed suicide by the practice of hanging (jejuvy). The causes for suicide range from explanations guided by cosmology, the spell, cultural forms of dying, deterritorialization of their tekoha, and marginal economic insertion. Considering the alarming data, it is suggested the creation and implementation of indigenous CAPS, with the involvement of institutional actors, such as Sesai and the Municipal Health Secretariat, as well as religious leaders, Ñhanderu and Nhandecy.
  • Peles e Vidas Transformadas em Asfalto: Inquirições Ético-políticas de uma Barbárie Artigo

    Batista, Lazaro; Baptista, Luis Antonio dos Santos; Nardin, Leonardo de

    Resumo em Português:

    Resumo o texto que compõe este ensaio aponta algumas passagens e relações entre a ditadura civil-militar brasileira e a constituição do estado de Roraima e da cidade de Boa Vista, sua capital. Para isso, parte do relato de um velho personagem desses eventos, remetendo-se, dentre outras coisas, ao incremento de fluxos migratórios, à extração predatória, à censura contra pessoas e, especialmente, ao contato genocida do homem branco com indígenas yanomami e wamiri-atroari na construção de duas estradas federais que atravessam os territórios dessas comunidades tradicionais. Do ponto de vista teórico-epistemológico, busca-se, com a Psicologia e suas diferentes interlocuções, um esforço aproximativo com tais histórias, as formas de contá-las e as diferentes políticas que podem sustentar nossa escuta do narrado. Situa-se, dessa maneira, como empreendimento ético-político duplamente implicado. Primeiro, esboçando as razões, instituições e práticas que tornaram possíveis a existência de tais acontecimentos. Segundo, alertando para o perigo de perpetuação ou repetição da barbárie no presente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El texto que compone este ensayo apunta algunos pasajes y relaciones entre la dictadura civil-militar brasileña y la constitución del estado de Roraima y de la ciudad de Boa Vista, su capital. Para ello, parte del relato de un viejo personaje de esos eventos, que se remite, entre otras cosas, al incremento de flujos migratorios, a la extracción predatoria, a la censura contra las personas y, especialmente, al contacto genocida del hombre blanco con indígenas yanomami y wamiri-atroari en la construcción de dos carreteras federales que atraviesan los territorios de esas comunidades tradicionales. Desde el punto de vista teórico-epistemológico, se busca, con la psicología y sus diferentes interlocuciones, un esfuerzo aproximado con tales historias, las formas de contarlas y las diferentes políticas que pueden sostener nuestra escucha de lo que es narrado. Se sitúa, de esa manera, como emprendimiento ético-político doblemente implicado. Primero, demostrando las razones, instituciones y prácticas que hicieron posible la existencia de tales acontecimientos. Segundo, alertando sobre el peligro de perpetuación o repetición de la barbarie en el presente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The text that makes up this essay points to some excerpts and relations between the Brazilian civil-military dictatorship and the Roraima state’s constitution as well as its capital, Boa Vista City. To do so, I start from the narrative of an old character of these events, referring, among other things, to the increment of migratory flows, to predatory extraction, to censorship against people and, especially, to the genocidal contact between white man and Yanomami and Wamiri-Atroari indigenous people, in the construction of two federal highways that go through the territories of these traditional communities. From the theoretical-epistemological point of view, it seeks, applying psychology and its different interlocutions, an approximate effort with such stories, the ways of counting them and the different policies that can sustain our listening to the narrated. It is placed, thus, as a double-implicated ethical-political undertaking. First, outlining the reasons, institutions, and practices that made possible the existence of such events. Second, alerting to the danger of perpetuation or repetition of barbarism in the present.
  • Mulheres Indígenas em Movimentos: Possíveis Articulações entre Gênero e Política1 Artigo

    Dutra, Juliana Cabral de O.; Mayorga, Claudia

    Resumo em Português:

    Resumo A partir de uma aproximação posicionada com determinados movimentos indígenas e com mulheres lideranças indígenas no Brasil tratamos sobre a possibilidade da emergência, no cenário macropolítico do país, do sujeito político mulheres indígenas e sobre as possíveis aproximações de suas pautas com as pautas feministas, em especial, o feminismo pós-colonial. Propomos reflexões sobre as intersecções entre raça/etnia e gênero, dialogando com discursos de diferentes lideranças indígenas que ocupam posição de protagonismo no movimento indígena e ocupam espaços políticos estratégicos como a própria Academia. Atentar-se para estas múltiplas narrativas se torna importante pois estas provocam tensionamentos múltiplos que envolvem não só campos de disputa política por direitos e visibilidade, mas também campos teóricos da antropologia e do feminismo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A partir de una aproximación posicionada con determinados movimientos indígenas y con mujeres líderes indígenas en Brasil tratamos sobre la posibilidad de la emergencia, en el escenario macropolítico del país, del sujeto político mujeres indígenas y sobre las posibles aproximaciones de sus pautas con las pautas feministas, en especial, el feminismo post-colonial. Proponemos reflexiones sobre las intersecciones entre raza/etnia y género, dialogando con discursos de diferentes líderes indígenas que ocupan posición de protagonismo en el movimiento indígena y ocupan espacios políticos estratégicos como la propia Academia. Atendiendo a estas múltiples narrativas y discursos se vuelve importante pues éstas provocan tensiones múltiples que involucran no sólo campos de disputa política por derechos y visibilidad, sino también campos teóricos de la antropología y del feminismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on a positioned approach with indigenous movements in Brazil, we deal with the possibility of the emergence of the political subject indigenous women in the macro-political scenario of the country and the possible approximation of them with feminism, in particular, postcolonial feminism. We propose reflections on the intersections between race/ethnicity and gender, dialoguing with discourses of different indigenous leaders who occupy both a leading position in the indigenous movement and some strategic political spaces such as the Academy itself. Attention to these multiple narratives becomes important as they provoke tensions involving not only fields of political dispute for rights and visibility, but also theoretical fields of anthropology and feminism.
  • Temporalidade e Corpo numa Proposta de Formação do Psicólogo para o Trabalho com Povos Indígenas Artigo

    Guimarães, Danilo Silva; Lima Neto, Dario Marinho de; Soares, Larissa Moreira; Santos, Pamela Damilano dos; Carvalho, Thiago Schaffer

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo aborda práticas do serviço Rede de Atenção à Pessoa Indígena – vinculado ao Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo –, no período de 2015 a 2017, visando discutir os impactos de mudanças nos procedimentos de visitas às comunidades para a formação do psicólogo. A exposição do corpo do psicólogo em formação a contextos ritualizados segundo padrões distintos de sua cultura de origem faz emergir inquietações e angústias que caracterizam o modo de relação com a alteridade. Como ferramentas para elaboração desse modo de relação, os Guarani das comunidades visitadas nos propõem diálogos em que a prioridade é o estabelecimento de uma sintonia adequada com a sintonia do outro, preliminar à discussão e encaminhamento de projetos que abordam temas difíceis relativos a situações de vulnerabilidade psicossociais que as comunidades enfrentam.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo aborda prácticas del servicio Red de Atención a la Persona Indígena – vinculado al Departamento de Psicología Experimental del Instituto de Psicología de la Universidad de São Paulo – en el período de 2015 a 2017, con el objetivo de discutir los impactos de cambios en los procedimientos de visitas a las comunidades para la formación del psicólogo. La exposición del cuerpo del psicólogo en formación a contextos ritualizados según patrones distintos de su cultura de origen hace emerger inquietudes y angustias que caracterizan el modo de relación con la alteridad. Como guías de elaboración de este modo de relación, los guaraníes de las comunidades visitadas nos proponen diálogos en los que la prioridad es el establecimiento de una sintonía adecuada con la sintonía del otro, preliminar a la discusión y encaminamiento de proyectos que abordan temas difíciles relativos a situaciones de vulnerabilidad psicosociales que las comunidades enfrentan.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article deals with the practices of the Amerindian Support Network – linked to the Department of Experimental Psychology of the Institute of Psychology of the University of São Paulo – in the period from 2015 to 2017, aiming at discussing the impacts of changes in procedures for visiting the communities for training psychology students. The exposure of the body of the psychologist in training to ritualized contexts from different cultural patterns, in contrast to the students’ original culture, gives rise to unease and disquieting feelings that characterize the relationship with alterity. As tools for the elaboration of this mode of relation, the Guarani from the communities we visited proposed to us dialogues in which the priority was to establish an adequate attunement to the attunement of the other. This attunement is a preliminary condition to discuss and forward projects that deals with challenging issues related to situations of psychosocial vulnerabilities the focused communities face.
  • O Enegrecimento da Psicologia: Indicações para a Formação Profissional1 Artigo

    Santos, Abrahao de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Esse texto é fruto de estudos e debates iniciados em 2012 e da possibilidade de pensar o diálogo entre a Psicologia e as práticas de cuidar na espiritualidade de matriz africana. Trazendo, no contexto da resistência negra, os valores que se apresentam nos saberes dos terreiros, acolhimento, comunidade, ancestralidade, e o lugar desses saberes ao longo da história da resistência negra no Brasil. Além de apresentar algumas referências bibliográficas, o texto se baseia nos debates com estudantes de Psicologia e nas visitas a alguns terreiros de Candomblé. O propósito do texto é indicar a importância das psicólogas e dos psicólogos entrarem em contato com alguns conhecimentos das tradições e saberes não ocidentais, presentes numa parte significativa da população brasileira. Considerando que a Psicologia e as religiões de matriz africana estão preocupadas com as questões da subjetividade, mas também com os modos de cuidar e de garantir o direito à diversidade de estilos de vida e à singularização, esse diálogo de saberes pode significar uma mudança das condições epistêmicas para a formação profissional e o trabalho da Psicologia. A perspectiva apresentada pelos saberes da população de terreiro e sua conexão com as lutas históricas do povo negro, poderiam compor na atuação, junto à população brasileira, das psicólogas e dos psicólogos. É aí que faz sentido o reclame ao enegrecimento da Psicologia. É esse sentido, com os avanços que a Psicologia pode fazer, no Brasil, que se desenvolve ao longo do texto.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este texto es fruto de estudios y debates iniciados en 2012 y de la posibilidad de pensar el diálogo entre la Psicología y las prácticas de cuidar en la espiritualidad de matriz africana. Trayendo, en el contexto de la resistencia negra, los valores que se presentan en los saberes de los terreros, acogida, comunidad, ancestralidad, y el lugar de esos saberes a lo largo de la historia de la resistencia negra en Brasil. Además de presentar algunas referencias bibliográficas, el texto se basa en los debates con estudiantes de Psicología y en las visitas a algunos terreros de Candomblé. El propósito del texto es indicar la importancia de las psicólogas y de los psicólogos para entrar en contacto con algunos conocimientos de las tradiciones y saberes no occidentales presentes en una parte significativa de la población brasileña. Considerando que la Psicología y las religiones de matriz africana están preocupadas por las cuestiones de la subjetividad, pero también con los modos de cuidar y de garantizar el derecho a la diversidad de estilos de vida y a la singularización, este diálogo de saberes puede significar un cambio de las condiciones epistémicas para la formación profesional y el trabajo de la Psicología. La perspectiva presentada por los saberes de la población de terrero y su conexión con las luchas históricas del pueblo negro, podrían componer en la actuación, junto a la población brasileña, de las psicólogas y de los psicólogos. Es ahí donde tiene sentido el reclamo al ennegrecimiento de la Psicología. Es ese sentido, con los avances que la Psicología puede hacer, en Brasil, que se desenvuelve a lo largo del texto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This text is the result of studies and discussions started in 2012 and the possibility of thinking the dialogue between Psychology and spirituality-care practices of African array. Bringing in the context of the black resistance, the values that appear in the knowledge of the terreiros meeting place, welcome, ancestry, community and the place of such knowledge throughout the history of black resistance in Brazil. Besides presenting some references, the text is based on discussions with students of Psychology and on visits to some terreiros de Candomblé. The purpose of the text is to indicate the importance of psychologists into contact with some knowledge of non-Western traditions, present in a significant part of the Brazilian population. Whereas Psychology and religions of African array are concerned with the issues of subjectivity, but also with the modes of care and to guarantee the right to diversity of lifestyles, this dialogue can mean a change of epistemic conditions for professional training and the work of psychology. The perspective presented by the knowledge of the population of terreiro and connection to the historical struggles of black people, could compose in the performance the psychologists with the Brazilian population. That is where the complaint related to the blackening of Psychology makes sense. It is in this sense, with the advances that Psychology can do in Brazil, that the text develops.
  • Sentidos e Práticas em Saúde Mental em Comunidades Quilombolas no Estado de Rondônia Artigo

    Batista, Eraldo Carlos; Rocha, Katia Bones

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi compreender como os remanescentes quilombolas de duas comunidades do Vale do Guaporé no estado de Rondônia produzem sentidos sobre saúde mental. A partir de uma abordagem qualitativa foram realizadas entrevistas abertas e rodas de conversas com 18 participantes de ambos os sexos. A análise do material empírico foi realizada de acordo com as propostas de análise do discurso, sob a perspectiva da Psicologia Discursiva. Por meio do recurso teórico-analítico foram identificados três repertórios interpretativos sobre saúde mental: construção do sofrimento mental: reconhecimento e formas de lidar com os sintomas psiquiátricos; recursos utilizados pelos moradores da comunidade no cuidado em saúde mental; e consumo excessivo de bebidas alcoólicas como problema de saúde mental. Esses sentidos apontam para a necessidade de construção e implementação de intervenções e políticas públicas de saúde direcionadas a essa população que levem em consideração seus aspectos sócio-históricos e culturais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo del estudio fue comprender como los remanentes quilombolas de dos comunidades del Valle del Guaporé en el Estado de Rondônia producen sentidos sobre salud mental. A partir de un abordaje cualitativo se realizaron entrevistas abiertas y ruedas de conversación con 18 participantes de ambos sexos. El análisis del material empírico fue realizado de acuerdo con las propuestas de análisis del discurso ,bajo la perspectiva de la Psicología Discursiva. Por medio del recurso teórico-analítico se identificaron tres repertorios interpretativos sobre salud mental: construcción del sufrimiento mental: reconocimiento y formas de lidiar con los síntomas psiquiátricos; estrategias utilizadas por los habitantes de la comunidad en el cuidado de la salud mental; y el consumo excesivo de bebidas alcohólicas como problema de salud mental. Estos sentidos apuntan a la necesidad de construcción e implementación de intervenciones y políticas públicas de salud dirigidas a esa población que tenga en cuenta sus aspectos socio-históricos y culturales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study was to understand the meanings related to mental health by remnants of two communities in the Guaporé Valley in the State of Rondônia. This is a qualitative study using interviews and conversation groups with 18 participants of both sexes. The analysis of empirical material was carried out according to the discourse analysis proposals, from the perspective of the Discursive Psychology. Through the theoretical-analytical resource three interpretive repertoires on mental health were identified: 1) Construction of mental suffering: recognition and ways of dealing with psychiatric symptoms; 2) Resources used by community residents in mental health care; and 3) Excessive consumption of alcoholic beverages as a mental health problem. These meanings point to the need for the construction and implementation of interventions and public health policies directed to this population that take into account their socio-historical and cultural aspects.
  • “Os Cansaços e Golpes da Vida”: Os Sentidos do Envelhecimento e Demandas em Saúde entre Idosos do Quilombo Rincão do Couro, Rio Grande do Sul Artigo

    Lopes, Elisângela Domingues Severo; Paixão, Cassiane de Freitas; Santos, Daniela Barsotti

    Resumo em Português:

    Resumo A presente pesquisa foi realizada em uma comunidade tradicional denominada Quilombo Rincão do Couro, no Rio Grande do Sul. Neste quilombo, vivem aproximadamente 30 famílias descendentes de pessoas negras que foram escravizadas. O objetivo da pesquisa foi compreender os sentidos sobre o envelhecimento que são produzidos nas narrativas de idosos habitantes desta comunidade e identificar ações e estratégias usadas por eles na promoção da saúde no local. A pesquisa qualitativa, teve participação de seis idosos, com idades entre 61 e 83 anos, que responderam a uma entrevista com roteiro semiestruturado. As entrevistas foram audiogravadas e transcritas em sua íntegra, constituindo no corpus de análise. O material obtido foi analisado por meio da elaboração de árvores de associação de ideias que geraram dois eixos temáticos: 1. Os sentidos do envelhecimento: a idade cronológica, a solidão, os acontecimentos da vida, a perda das funções do corpo e o adoecimento; 2. Práticas para a obtenção da saúde: cuidados com a saúde por meio do comparecimento às consultas médicas, realização do tratamento prescrito e medicação; ações de promoção de saúde que envolvem alimentação, caminhadas e atividades do cotidiano que são praticadas no decorrer de sua história. Os entrevistados enfatizam a necessidade de uma Unidade Básica Saúde da Família Quilombola local, e os achados desta pesquisa destacam a necessidade de se desenvolver trabalhos e pesquisas da Psicologia em comunidades tradicionais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La presente investigación se realizó en una comunidad tradicional denominada Quilombo Rincón del Cuero, en Rio Grande do Sul. En este quilombo, viven aproximadamente 30 familias descendientes de personas negras que fueron esclavizadas. El objetivo de la investigación fue comprender los sentidos sobre el envejecimiento que se producen en las narrativas de ancianos habitantes de esta comunidad e identificar acciones y estrategias usadas por ellos en la promoción de la salud en el lugar. La investigación cualitativa, tuvo participación de seis ancianos, con edades entre 61 y 83 años, que respondieron a una entrevista con un itinerario semiestructurado. Las entrevistas fueron audiogravadas y transcritas en su totalidad, constituyéndose en el corpus de análisis. El material obtenido fue analizado por medio de la elaboración de árboles de asociación de ideas que generaron dos ejes temáticos: 1. Los sentidos del envejecimiento: la edad cronológica, la soledad, los acontecimientos de la vida, la pérdida de las funciones del cuerpo y la enfermedad; 2. Prácticas para la obtención de la salud: cuidados de la salud a través de la asistencia a las consultas médicas, la realización del tratamiento prescrito y la medicación; acciones de promoción de salud que involucran alimentación, caminatas y actividades de lo cotidiano que se practican en el transcurso de su historia. Los entrevistados enfatizan la necesidad de una Unidad Básica Salud de la Familia Quilombola local, y los hallazgos de esta investigación destacan la necesidad de desarrollar trabajos e investigaciones de la psicología en comunidades tradicionales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research was carried out in a traditional community called Quilombo Rincão do Couro, in Rio Grande do Sul. Approximately 30 families descended from black people who were enslaved live in this community. The research objective was to understand the meanings about aging produced by the narratives of elderly community’s inhabitants and to identify the actions and strategies used by them for local health promotion. The qualitative research had the participation of six elderly people, aged between 61 and 83 years old. They answered an interview with semi-structured script. The interviews were audiographed and transcribed in their entirety, constituting the corpus of analysis. The meanings obtained by association trees of ideas were analysed and generated two thematic axes: 1. Aging senses the chronological age, solitude, life’s events, loss of body functions and illness; 2. Practices for obtaining health: health care through attendance at medical appointments, completion of prescribed treatment and medication; health promotion actions that involve food, hiking and daily activities that are practiced throughout the quilombolas’ community history. The interviewees emphasize the need for a local primary health care unit for the local quilombolas’ family. This research findings highlighted the need to develop psychology research and studies in traditional communities.
  • Itinerários Terapêuticos e Formas de Cuidado em um Quilombo do Agreste Alagoano Artigo

    Fernandes, Saulo Luders; Santos, Alessandro de Oliveira dos

    Resumo em Português:

    Resumo A presente pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso que objetiva analisar os itinerários terapêuticos de saúde de moradores de um quilombo do agreste de Alagoas, identificando as formas de cuidado cotidianas presentes no território. A pesquisa tem como perspectiva a noção de saúde e direitos humanos, no entendimento da saúde enquanto um direito fundamental garantido a todo ser humano. Participaram do estudo cinco moradores da comunidade que apresentam histórico de agravo e/ou doença: uma jovem mulher, acima de 18 anos; uma adulta, dois idosos e uma idosa. A pesquisa teve como instrumentos diário de campo e entrevista semiestruturada. As entrevistas foram realizadas nas residências dos participantes, após transcritas foram submetidas a análise de conteúdo e apresentadas três trajetórias de cuidado presentes no território, definidas como: Automedicação e religiosidade como alternativas à saúde; Chás, ervas e conhecimentos populares como prática de cuidado; Entre a atenção básica, práticas privatistas e benzimentos. Os resultados da pesquisa demonstram que os primeiros recursos acionados pelos moradores são a automedicação, o uso de chá e ervas, a práticas religiosas, a conversas com vizinhos, e as rezas e benzimentos. O segundo passo à resolubilidade do agravo é a busca por medicamentos na UBS e o terceiro passo o atendimento hospitalar e serviços particulares. Apesar de haver no território abrangência do serviço de saúde o mesmo não responde as necessidades da comunidade, sendo que a mesma busca a resolubilidade de seus agravos em práticas populares, automedicação e serviços privados de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La presente investigación se caracteriza por un estudio de caso que objetiva analizar los itinerarios terapéuticos de salud de moradores de un quilombo del agreste de Alagoas, identificando las formas de cuidado cotidianas presentes en el territorio. La investigación tiene como perspectiva la noción de salud y derechos humanos, en el entendimiento de la salud como un derecho fundamental garantizado a todo ser humano. En el estudio participaron 5 residentes de la comunidad que presentan antecedentes de agravio y/o enfermedad: 1 joven mujer, por encima de 18 años; 1 adulta, 2 ancianos e 1 anciana La investigación tuvo como instrumentos, diario de campo y entrevista semiestructurada. Las entrevistas fueron realizadas en las residencias de los participantes, después de transcritas fueron sometidas al análisis de contenido y presentadas tres trayectorias de cuidado presentes en el territorio, definidas como: Automedicación y religiosidad como alternativas a la salud; Té, hierbas y conocimientos populares como práctica de cuidado; Entre a la atención básica, las prácticas privatizadoras y las rezas. El segundo paso a la resolubilidad del agravio es la búsqueda por medicamentos en la UBS y el tercer paso la atención hospitalaria y servicios particulares. A pesar de haber en el territorio abarcamiento del servicio de salud el mismo no responde a las necesidades de la comunidad, siendo que la misma busca la resurrección de sus agravios en prácticas populares, automedicación y servicios privados de salud.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The research is characterized by a case study that analyzes the therapeutic health itineraries of residents of a quilombo of the agreste of Alagoas, identifying the daily forms of care present in the territory. The research has as its perspective the concept of health and human rights, in the understanding of health as a fundamental right guaranteed to every human being. Five community residents with a history of illness and/or illness participated in the study: 1 young woman, over 18 years old; 1 adult, 2 elderly and 1 elderly. The research had as instruments a field diary and a semi-structured interview. The interviews were carried out in the participants’ homes. After being transcribed, they were submitted to content analysis and presented three care trajectories present in the territory: Self-medication and religiosity as alternatives to health; Teas, herbs and popular knowledge as a practice of care; Between the basic attention, privatization practices and blessings. The results of the research demonstrate that the earliest resource mobilized by residents is self-medication, tea and herbal use, religious practices, neighborly conversations, and prayers and blessings. The second step to the resolution of the problem is the search for medicines in the UBS and the third step is hospital care and private services. Although there is access to health service, it does not respond to the needs of the community, as it seeks responses to diseases in popular practices, self-medication and private health services.
  • A Psicologia no Contexto das Comunidades Tradicionais: da Emergência Étnica à Perspectiva Ético-Estético-Política Artigo

    Félix-Silva, Antonio Vladimir; Soares, Gabriela Pinheiro; Santos, Ana Caroline; Rigoti, Lara Mendes Braga; Nascimento, Maria Valquiria Nogueira

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, apresentamos um estudo sobre produção de subjetividade de mulheres da Comunidade Quilombola de Macambira e produção de subjetividade de psicólogas pesquisadoras, durante uma pesquisa de trabalho de conclusão de curso. Trata-se de uma pesquisa-intervenção para compreender como se dá a produção dos modos de viver da mulher quilombola, objetivando cartografar seus processos de subjetivação e analisar os processos de subjetivação das psicólogas pesquisadoras no encontro com as mulheres participantes da pesquisa. Para a produção das informações usamos o método cartográfico, com visitas às casas das mulheres e à comunidade e realizamos oito encontros com oito mulheres por meio de práticas integrativas grupais. A análise das observações e narrativas registradas em diário cartográfico deu-se por meio dos analisadores que emergiram dos processos de subjetivação cartografados. A discussão e resultados mostram que a produção da subjetividade das psicólogas e da identidade mulher quilombola bem como da emergência étnica Comunidade Remanescente de Quilombo constituem uma construção social, dentro de um sistema histórico-cultural complexo. A análise dos processos de subjetivação que emergem do encontro das psicólogas pesquisadoras com as mulheres quilombolas aponta para a (des)construção de identidades segmentadas, possibilitando a ressignificação da relação entre pesquisador e participante da pesquisa, efeito da cartografia como modo de fazer pesquisa-intervenção. A produção de subjetividade das mulheres quilombolas está marcada pela sororidade e interseccionalidade, singularizações e reproduções de relações de saber e poder vigentes, que também atravessam os processos de subjetivação das psicólogas pesquisadoras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo, presentamos un estudio sobre producción de subjetividad de mujeres de la Comunidad Quilombola de Macambira y producción de subjetividad de psicólogas investigadoras, durante una investigación de trabajo de conclusión de curso. Se trata de una investigación-intervención para comprender cómo se da la producción de los modos de vivir de la mujer quilombola, objetivando cartografiar sus procesos de subjetivación y analizar los procesos de subjetivación de las psicólogas investigadoras en el encuentro con las mujeres participantes de la investigación. Para la producción de las informaciones usamos el método cartográfico, con visitas a las casas de las mujeres ya la comunidad y realizamos ocho encuentros con ocho mujeres por medio de prácticas integradoras grupales. El análisis de las observaciones y narrativas registradas en diario cartográfico se dio a través de los analizadores que surgieron de los procesos de subjetivación cartografiados. La discusión y resultados muestran que la producción de la subjetividad de las psicólogas y de la identidad mujer quilombola así como de la emergencia étnica Comunidad Remanente de Quilombo constituyen una construcción social dentro de un sistema histórico-cultural complejo. El análisis de los procesos de subjetivación que emergen del encuentro de las psicólogas investigadoras con las mujeres quilombolas apunta a la (des) construcción de identidades segmentadas, posibilitando la resignificación de la relación entre investigador y participante de la investigación, efecto de la cartografía como modo de hacer investigación-intervención. La producción de subjetividad de las mujeres quilombolas está marcada por la sororidad e interseccionalidad, singularizaciones y reproducciones de relaciones de saber y poder vigentes, que también atraviesan los procesos de subjetivación de las psicólogas investigadoras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to understand the subjectivity of women in the Quilombola Community of Macambira and the production of subjectivity of research psychologists during a monograph survey. This is an intervention research to understand how the quilombola woman lives, aiming to map and analyze the processes of subjectivation of the research psychologists in the encounter with the women participating in the research. For the production of information, we used the cartographic method, with visits to women’s houses and the community. In addition, we also held eight meetings with eight women through group complementary and integrative practices. The analysis of the observations and narratives recorded in the cartographic diary happened because of the analyzers that emerged from the mapping of the subjectivity of the participants. The discussion and results show that the production of research psychologists and quilombola woman identity and the ethnic emergence of the remaining quilombo community constitute a social construction, within a complex historical-cultural system. The analysis of the subjectivities that emerge from the meeting of research psychologists with quilombola women points to the (de) construction of segmented identities, making possible the re-signification of the relation between researcher and participant of the research, an effect of cartography as a way of doing intervention research. The subjectivity of quilombola women is marked by sorority and intersectionality, singularities and reproductions of current knowledge and power relations, which are also present in the subjectivities of research psychologists.
  • Infância Calin: Socialização Étnica e Identidade Social entre Crianças Ciganas Artigo

    Cardoso, Grecy Kelle Andrade; Bonomo, Mariana

    Resumo em Português:

    Resumo Compreendendo fases sucessivas do momento de proteção, aprendizagem e preparação para se tornarem adultas, na infância, as crianças ciganas vão sendo formadas para uma vida em grupo e voltada para o núcleo familiar. A partir dos conceitos de socialização étnica e de identidade social, o estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar o universo psicossocial da infância calin entre crianças de etnia calon no estado do Espírito Santo. Participaram do estudo sete crianças, com idades entre 4 e 12 anos, que compõem a terceira geração da comunidade, a primeira após processo de fixação territorial. As entrevistas foram orientadas por um roteiro semiestruturado explorando os universos da lei cigana, tradições do grupo e vivências cotidianas, bem como técnicas de desenho a fim de conhecer as imagens de si, da família e de futuro. Todas as entrevistas foram realizadas no acampamento cigano e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo temática. Os principais resultados demonstraram que as crianças calin destacam em suas narrativas a vivência da lei cigana e das tradições por meio do uso de vestimentas típicas e da língua caló, moradia em tendas e obediência às normas para o matrimônio, bem como relatam rotinas envolvendo brincadeiras, escolarização e atividades de mediação para o universo adulto. Nesse contexto, manifestam-se movimentos de resistência do grupo, em que a nova geração teria como tarefa manter os elementos identitários essenciais da cultura cigana e criar recursos para manutenção de sua sociabilidade em trânsito nas fronteiras com o mundo não cigano.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En la infancia, los niños gitanos se van formando para una vida en grupo y orientada hacia el núcleo familiar, comprendiendo fases sucesivas del momento de protección, aprendizaje y preparación para hacerse adultos, en la infancia. A partir de los conceptos de socialización étnica y de identidad social, el estudio fue desarrollado con el objetivo de analizar el universo psicosocial de la infancia calin entre niños de etnia calon en el estado de Espírito Santo. Participaron del estudio 7 niños, entre 04 y 12 años de edad, que componen la tercera generación de la comunidad, la primera después del proceso de fijación territorial. Las entrevistas fueron orientadas por un guion semiestructurado explorando los universos de la ley gitana, tradiciones del grupo y vivencias cotidianas, así como técnicas de dibujo a fin de conocer las imágenes de sí, de la familia y del futuro. Todas las entrevistas se realizaron en el campamento gitano y los datos fueron analizados por medio del análisis de contenido temático. Los principales resultados demostraron que los niños calin destacan en sus narrativas la vivencia de la ley gitana y de las tradiciones por medio del uso de ropas típicas y de la lengua caló, vivienda en tiendas y obediencia a las normas para el matrimonio, así como también relatan rutinas que involucran juegos, escolarización y actividades de mediación para el universo adulto. En este contexto, se manifiestan movimientos de resistencia del grupo, en el que la nueva generación tendría como tarea mantener los elementos identitarios esenciales de la cultura gitana y crear recursos para mantener su sociabilidad en tránsito en las fronteras con el mundo no gitano.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Comprising successive phases of the moment of protection, learning and preparation to become adults, gypsy children are being raised for a life in group and geared towards the family nucleus. Based on the concepts of ethnic socialization and social identity, the study was developed in order to analyze the psychosocial universe of Calin childhood among Calon children in the State of Espírito Santo. Seven children aged between 4 and 12 years participated in the study. They make up the third generation of the community, the first one after the process of territorial settlement. The interviews were guided by a semi-structured script exploring the universes of Gypsy law, group traditions and everyday experiences, as well as drawing techniques in order to know the images of oneself, the family and the future. All the interviews were carried out in the Gypsy camp and the data were analyzed through the thematic content analysis approach. The main results showed that Calin children emphasize in their narratives the experience of Gypsy law and traditions through the use of typical dress and Caló language, residence in tents and obedience to norms for marriage, as well as routines involving games, schooling and mediation activities for the adult universe. In this scenario, the resistance movements of the group rise, in which the new generation will have to protect the essential identity elements of the Gypsy culture and create resources to maintain their sociability in transit on the borders with the non-Gypsy world.
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