Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Volume: 25, Número: 6, Publicado: 2021
  • Calibração e validação de um modelo de aparecimento de nós na cultura da soja Articles

    Bexaira, Kelin P.; Streck, Nereu A.; Zanon, Alencar J.; Tagliapietra, Eduardo L.; Richter, Gean L.; Weber, Patric S.

    Resumo em Português:

    RESUMO Os modelos agrícolas que simulam o aparecimento de nós são ferramentas que descrevem os estágios vegetativos da soja e auxiliam a compreender os processos fisiológicos da planta. O objetivo deste estudo foi calibrar e validar um modelo não linear de aparecimento de nós para as cultivares de soja recomendadas para o Sul do Brasil. Foram utilizados dados de 47 experimentos realizados no Rio Grande do Sul entre 2010 e 2018, com 35 cultivares de soja de tipo de crescimento determinado e indeterminado e grupo de maturidade relativa variando de 3,9 a 8,3. A calibração do modelo de aparecimento de nós foi realizada por meio do método dos mínimos quadrados do resíduo, entre o número de nós observados e simulados, para três versões do modelo no que se refere ao cálculo da função de temperatura [f(T)]. O desempenho do modelo foi validado com dados de número de nós de experimentos e lavouras, com regime hídrico irrigado e não irrigado, ambientes de terras altas e baixas. A simulação do número de nós é melhorada quando é calculada uma função de temperatura com a temperatura mínima diária do ar e outra com a temperatura máxima diária do ar e, em seguida, calculada a média das duas funções (versão Tmm). Além disso, a equação geral, que não leva em consideração o tipo de crescimento da cultivar, pode ser utilizada para o cálculo da taxa máxima de aparecimento de nós (NARMAX), sem perda de precisão na simulação.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS Improvement of the simulation by calculating a temperature function with the daily minimum and maximum temperatures. Equation to determine the maximum rate of node appearance of soybean cultivars recommended for Southern Brazil. Maximum node appearance rate varies with the maturity group and not with the type of growth of soybean cultivars.
  • Doses de fósforo alteram a homeostase iônica do feijão-caupi irrigado com água salina Articles

    Sá, Francisco V. da S.; Silva, Ivan E. da; Ferreira Neto, Miguel; Lima, Yuri B. de; Paiva, Emanoela P. de; Gheyi, Hans R.

    Resumo em Português:

    RESUMO Os problemas de salinização da água e do solo são cada vez mais frequentes em regiões áridas e semiáridas, sendo necessária a adoção de tecnologias que viabilizem o uso desses recursos naturais na agricultura, permitindo que haja desenvolvimento vegetal satisfatório. Com isso, objetivou-se estudar os efeitos da irrigação com água salina associada a doses de fósforo sobre a salinidade do solo e acúmulo de fitomassa e o teor de nutrientes em plantas de feijão-caupi. A pesquisa foi realizada em casa de vegetação usando o delineamento de blocos casualizados em esquema fatorial 5 x 3 constituído de cinco condutividades elétricas da água de irrigação (0,5; 1,5; 2,5; 3,5 e 4,5 dS m-1) e três doses de fósforo (60, 100 e 140% da dose recomendada - 60 kg P2O5 ha-1), com cinco repetições. As plantas foram cultivadas em lisímetros de 8 dm3, até à fase de floração, e nesse período foi avaliado a salinidade do solo, o acúmulo de fitomassa e os teores de nutrientes no tecido vegetal. A irrigação com água com condutividade elétrica acima de 2,5 dS m-1 elevou a salinidade do solo e teor de sódio nos tecidos a níveis tóxicos, reduzindo a fitomassa e os teores de macronutrientes no tecido vegetal do feijão-caupi, com exceção do nitrogênio. A aplicação de 60% da dose recomendada de fósforo para o feijão-caupi melhora a homeostase iônica da cultura, aumentando a absorção de potássio e cálcio, porém sem diminuir os efeitos deletérios da alta salinidade no acúmulo de fitomassa.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS Irrigation using water with electrical conductivity above 2.5 dS m-1 is not adequate for ‘Paulistinha’ cowpea. Increment in phosphorus dose does not increase phosphorus content in cowpea plant. Under salt stress conditions, cowpea plants require lower doses of phosphorus.
  • Produção e vigor de sementes de tomate cereja sob irrigação com efluente salino da piscicultura Articles

    Silva, Alex A. da; Melo, Simara S.; Umbelino, Bianca F.; Sá, Francisco V. da S.; Dias, Nildo da S.; Ferreira Neto, Miguel

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivou-se com este estudo avaliar o efeito da irrigação com efluente salino da piscicultura aplicado em diferentes fases fenológicas sobre a produção de frutos e o vigor de sementes de tomateiro cereja. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, em Mossoró, RN, utilizando-se delineamento inteiramente casualizado, com 10 tratamentos, que consistiram do uso do efluente da piscicultura de condutividade elétrica (CE) de 4,54 dS m-1 e água de abastecimento com CE de 0,54 dS m-1, intercalados durante quatro fases fenológicas (crescimento de 1 a 19 dias após transplantio (DAT), florescimento de 20 a 31 DAT, enchimento do fruto de 32 a 60 DAT e amadurecimento de 61 a 89 DAT). A aplicação do efluente salino da piscicultura durante toda uma fase fenológica do tomateiro cereja não reduz a produção de frutos por cacho, mas reduz a produção de sementes e o vigor das sementes produzidas. O uso do efluente salino da piscicultura nas fases inicial e de maturação, e o uso do efluente com duas aplicações sucessivas, intercaladas com uma irrigação com água de baixa salinidade, são favoráveis para a produção de sementes de tomateiro cereja com vigor satisfatório. A aplicação intercalada do efluente salino da piscicultura, com duas posteriores irrigações sucessivas com água de baixa salinidade, apesar de reduzir a produção de sementes, favorece a produção de sementes de alto vigor. O uso do efluente salino da piscicultura nas fases de floração e frutificação reduz a produção de sementes e o vigor das sementes produzidas.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS Irrigation with saline effluent from fish farming does not reduce cherry tomato fruit production. The use of saline effluent from fish farming in irrigation reduces production and vigor of cherry tomato seeds. Application of effluent in the appropriate stages promotes production of fruits and seeds of cherry tomato equal to those of the control.
  • Frações de zinco e cobre em Oxisols de diferentes texturas adubados com dejeto suíno Articles

    Magalhães, Sulamirtes S. de A.; Weber, Oscarlina L. dos S.

    Resumo em Português:

    RESUMO A disposição do dejeto suíno no solo, como fonte de nutrientes às plantas, se for realizada de maneira inadequada, pode contribuir para a contaminação de águas subterrâneas e superficiais e de plantas pelos elementos zinco (Zn) e cobre (Cu). Objetivou-se neste estudo avaliar as frações de Zn e Cu em Oxisols de diferentes texturas submetidos a sucessivas aplicações de dejeto líquido de suínos. Foram coletadas amostras de solos, em áreas com e sem histórico de uso com dejeto suíno, nas camadas de 0 a 0,10 e 0,10 a 0,20 m. Foram determinadas as frações disponíveis e não disponíveis de Zn e Cu pelo fracionamento químico sequencial e determinados os teores totais e disponíveis de Zn e Cu. Os resultados foram analisados pelo teste de Kruskal-Wallis. As áreas com maior tempo de uso de dejeto líquido de suíno apresentaram maiores teores de Zn nas formas mais disponíveis. Os solos das áreas com e sem uso de dejeto líquido de suíno apresentaram a predominância de Cu na forma não disponível.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS Higher concentrations of exchangeable Zn were found in areas with pig slurry application. No higher concentrations of Cu were found in the exchangeable fraction in areas using pig slurry. In all study areas, it was observed that more than 70% of Cu is in recalcitrant forms.
  • Potássio e salinidade da água de irrigação na formação de mudas de maracujazeiro-azedo Articles

    Lima, Geovani S. de; Soares, Maria G. da S.; Soares, Lauriane A. dos A.; Gheyi, Hans R.; Pinheiro, Francisco W. A.; Silva, Jailson B. da

    Resumo em Português:

    RESUMO A alta concentração de sais nas águas do semiárido do Nordeste brasileiro destaca-se como um fator limitante para a produção agrícola nessa região. Neste contexto, propôs-se com este estudo avaliar o percentual de danos na membrana celular, os teores de pigmentos fotossintéticos e o crescimento das mudas de maracujazeiro-azedo cv. BRS RC irrigados com águas salinas e adubação potássica. O experimento foi conduzido em casa de vegetação. Adotou-se o delineamento experimental em blocos casualizados em arranjo fatorial 5 x 2, sendo cinco valores de condutividade elétrica da água de irrigação (0,3; 1,1; 1,9; 2,7 e 3,5 dS m-1) e duas doses de potássio - DK (50 e 100% da recomendação de adubação para ensaios em vasos), com duas plantas por parcela e quatro repetições. A dose referente a 100% da recomendação correspondeu a 150 mg de K2O kg-1 de solo. A salinidade da água a partir de 0,3 dS m-1 promoveu redução na síntese de clorofila e do crescimento das mudas de maracujazeiro-azedo cv. BRS RC. Apesar da redução no crescimento, água com condutividade elétrica de até 3,5 dS m-1 ainda pode ser utilizada na formação de mudas de maracujazeiro com qualidade aceitável para o campo. O potássio não atenua os efeitos deletérios do estresse salino na formação de mudas do maracujazeiro-azedo cv. BRS RC.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS Potassium does not attenuate the deleterious effects of salt stress on the formation of seedlings of sour passion fruit. Water salinity increases the percentage of cell membrane damage in sour passion fruit seedlings. Salt stress inhibits growth of sour passion fruit but water with up to 3.5 dS m-1 can be used for formation of its seedlings.
  • Morfofisiologia da mini melancieira em cultivo hidropônico usando rejeito salino e substratos Articles

    Silva, José S. da; Sá, Francisco V. da S.; Dias, Nildo da S.; Ferreira Neto, Miguel; Jales, Gleydson D.; Fernandes, Pedro D.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivou-se avaliar o crescimento e os aspectos fisiológicos da mini melancieira ‘Sugar Baby’ em sistema hidropônico com diferentes substratos e misturas de rejeito salino no preparo da solução nutritiva. Para isso, o experimento foi desenvolvido em estufa plástica, usando delineamento experimental de blocos casualizados, em esquema fatorial 5 x 4, correspondentes à combinação de cinco misturas de rejeito salino (condutividade elétrica - CE = 9,50 dS m-1) e água de torneira (CE = 0,54 dS m-1) e quatro tipos de substratos (fibra de coco, areia lavada, 70% areia lavada + 30% casca de arroz e 40% areia lavada + 60% casca de arroz), com quatro repetições. O uso da mistura de rejeito salino e água de torneira com CE acima de 4,00 dS m-1 no preparo da solução nutritiva da mini melancieira reduziu de forma acentuada o crescimento das plantas. O aumento da eficiência de carboxilação e da atividade na cadeia transportadora de elétrons, atuam como mecanismos de tolerância para compensar a fotossíntese líquida da mini melancieira sob estresse salino. A fibra de coco proporcionou o melhor crescimento e atividade fotossintética da mini melancieira, e o substrato com 100% areia lavada proporcionou o menor desempenho.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS Growth and leaf area of mini watermelon in hydroponic cultivation are reduced at electrical conductivity above 4.00 dS m-1. Electrical conductivity of up to 6.90 dS m-1 does not reduce the net photosynthesis of mini watermelon in hydroponic cultivation. Coconut fiber is the best hydroponic substrate for mini watermelon.
  • Quenching fotoquímico é indicativo de estresse iônico em limeira ácida ‘Tahiti’ enxertada em genótipos de citros Articles

    Silva, Tainá A. da; Brito, Marcos E. B.; Conceição, Ivens H. da; Nunes, Ericlis D. S.; Souza, Darvina S.; Martins, Gabriel O.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivou-se estudar fluorescência da clorofila ‘a’ e o quenching fotoquímico da limeira ácida ‘Tahiti’ enxertada em novos genótipos de citros sob irrigação com três tipos de água na fase de prefloração do primeiro ano de cultivo, no intuito de verificar se a fluorescência da clorofila ‘a’ e o quenching fotoquímico são indicativos do início do estresse iônico. No experimento, foram avaliados três condutividades elétricas da água de irrigação (0,14, 2,40 e 4,80 dS m-1), e 13 porta-enxertos de citros, correspondentes ao limoeiro ‘Cravo Santa Cruz’, três Citrandarins, a tangerineira ‘Sunki Tropical’ e oito híbridos de citros, todos enxertados com a limeira ácida ‘Tahiti’, no delineamento em blocos casualizados com quatro repetições. Foi avaliada, aos 70 dias após o transplante, a fluorescência da clorofila ‘a’. O quenching fotoquímico indica início do estresse iônico em plantas de citros sob irrigação com águas salinas; a limeira ácida ‘Tahiti’ enxertada nos genótipos TSKC x (LCR x TR) - 059, limoeiro ‘Cravo Santa Cruz’, Citrandarin ‘Riverside’, Citrandarin ‘San Diego’ e TSKC x TRBK - 007 têm maior ativação de mecanismos de proteção por meio da fluorescência transiente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective was to study the chlorophyll ‘a’ fluorescence and the photochemical quenching from ‘Tahiti’ acid lime grafted in new citrus genotypes under irrigation with three types of water during prefloration phase of the first year of cultivation, purposing to verify if the chlorophyll ‘a’ fluorescence and the photochemical quenching are indicatives of the beginning of ionic stress. An experiment was set up with three irrigation water salinity levels (0.14, 2.40 and 4.80 dS m-1), and 13 citrus rootstock, corresponding to ‘Rangpur Santa Cruz’ lime, three Citrandarins, the ‘Sunki Tropical’ mandarin and eight citrus hybrids, all grafted with the ‘Tahiti’ acid lime, using randomized block design with four replications. At 70 days after transplanting, the chlorophyll a fluorescence of the plants were evaluated. Photochemical quenching indicates begin of ionic saline stress in citrus plants; The ‘Tahiti’ acid lime grafted on TSKC x (LCR x TR) - 059, ‘Rangpur Santa Cruz’ lime, the Citrandarins ‘Riverside’ and ‘San Diego’ and TSKC x TRBK - 007 genotypes has greater activation of protective mechanisms through transient fluorescence.
  • Abortamento floral e produtividade do tomateiro industrial em função de lâminas de irrigação Articles

    Silva, Cícero J. da; Frizzone, José A.; Silva, Luiz F. M. da; Santos, Ygor A. de O.; Golynski, Adelmo; Pontes, Nadson de C.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivou-se neste estudo avaliar o efeito de lâminas de irrigação aplicadas por sistema de gotejamento subsuperficial na floração, frutificação, abortamento de flores e a influência destas variáveis na produtividade do tomateiro de crescimento determinado destinado ao processamento industrial (híbrido “BRS Sena”). O experimento foi conduzido no delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições. Avaliou-se a influência de cinco lâminas de irrigação de 50, 75, 100, 125 e 150% da evapotranspiração da cultura, sobre a massa fresca e seca das flores, número de flores e frutos por cacho floral, taxa de abortamento de flores e massa média de frutos do tomateiro. Os dados foram submetidos à análise de variância e de regressão. Reposições da irrigação que variaram de 100 a 115% da evapotranspiração da cultura (459 a 528 mm) proporcionaram maior número de flores, número de frutos por cacho floral e menor taxa de abortamento de flores do tomateiro. Lâminas de irrigação superiores a 115% da evapotranspiração da cultura aumentaram a massa média de frutos, entretanto reduziram o número de flores, frutos e elevaram a taxa de abortamento de flores da cultura. O número de frutos por cacho e frutos e a taxa de abortamento de flores, influenciam de 53 a 66% da produtividade do tomateiro híbrido ‘BRS Sena’.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS The number of flowers, the abortion rate, and the number of fruits per flower cluster directly influence processing tomato yield. Deficient or excessive irrigation levels impair flowering and increase the abortion of flowers of the processing tomato. Irrigation management is essential for the yield of processing tomato crops from the Brazilian Cerrado.
  • Produtividade da água e consumo hídrico pela couve-flor utilizando águas salobras e diferentes vazões Articles

    Cruz, Ruana I. F.; Silva, Gerônimo F. da; Silva, Ênio F. de F. e; Soares, Hammady R. e; Santos Júnior, José A.; Santos, Hugo R. B.

    Resumo em Português:

    RESUMO Estudos relacionando à utilização de águas salobras naturais, consumo hídrico e vazões de aplicação da solução nutritiva aplicados a couve-flor são incipientes no Brasil. Objetivou-se avaliar a produtividade da água e o consumo hídrico da couve-flor condicionada à utilização de águas salobras provenientes da simulação das características químicas de águas de poços subterrâneos do semiárido brasileiro, em sistema hidropônico NFT (fluxo laminar de nutrientes), utilizando-se delineamento inteiramente casualizado, esquema fatorial 6 x 2, correspondente a seis tipos de águas, uma de abastecimento e as demais formuladas a partir da simulação de águas salobras de poços subterrâneos de diferentes comunidades do município de Ibimirim, PE, de condutividade elétricas de 1,67; 3,30; 4,71; 5,88 e 13,84 dS m-1 e duas vazões de aplicação da solução nutritiva (1,5 e 2,5 L min-1), com quatro repetições. A utilização das águas salobras para preparo da solução nutritiva e reposição do volume evapotranspirado reduziu o consumo hídrico e o rendimento da couve-flor, com maior magnitude na vazão de 2,5 L min-1. Os maiores valores de produtividade da água da biomassa verde e seca da parte aérea foram obtidos com água cloretada cálcica (CC). A melhor água para a produção de couve-flor foi a sulfatada cálcica (SC) e a pior a cloretada magnesiana S2 (CMS2). À exceção da CMS2, é possível utilizar as demais águas para produção da couve-flor; porém a utilização da vazão de 2,5 dS m-1 proporciona maior redução na produtividade da cultura.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS Raising the flow rate of the nutrient solution with brackish water results in less water consumption in cauliflower. The water yield in cultivation of cauliflower depends on the chemical composition of the water used in the nutrient solution. The cauliflower production is viable in hydroponics using waters with electrical conductivities of up to 5.88 dS m-1.
  • Qualidade física e fisiológica de sementes de mangaba obtidas por diferentes métodos de beneficiamento Articles

    Nunes, Valdinete V.; Silva-Mann, Renata; Vasconcelos, Michelle C.; Rodrigues, Allana M. B.; Souza, Juliana L.

    Resumo em Português:

    RESUMO O beneficiamento de sementes de espécies nativas normalmente é um processo demorado e requer método manual. Uma possível alternativa são sementes oriundas do beneficiamento mecânico na indústria de polpas de frutas. Portanto, objetivou-se avaliar o efeito do beneficiamento manual e mecânico na qualidade física e fisiológica de sementes de mangaba. Avaliou-se concentração de água, peso de 1.000 sementes, danos mecânicos por imagens radiográficas, condutividade elétrica, germinação, primeira contagem da germinação, comprimento e massa de matéria seca de plântulas. As imagens radiográficas permitiram a classificação quanto ao desenvolvimento do embrião e a ocorrência de danos. Não houve diferenças para concentração de água, porcentagem de germinação, primeira contagem e comprimento de plântulas. Sementes beneficiadas mecanicamente apresentaram menor condutividade elétrica e suas plântulas maior massa seca. Os métodos de beneficiamento utilizados não afetam o potencial fisiológico das sementes de mangaba.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS The seeds obtained from the fruit pulp industry have a physiological quality for seedling propagation. There is a high potential for reducing fruit pulp industry residues by using these seeds for propagation. Higher pixel density is observed for full seeds with an efficiency of forming normal seedlings.
Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com