Acessibilidade / Reportar erro
Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Volume: 2, Número: 1, Publicado: 1999
  • Editorial Editorial

  • Catástrofe e representação. Notas para uma teoria geral da Psicopatologia Fundamental Artigos

    Berlinck, Manoel Tosta

    Resumo em Português:

    Este artigo comenta, de forma detalhada, o trabalho de Sigmund Freud, “Neuroses de transferência: uma síntese”, que é considerado pelo autor como uma teoria geral da natureza psicopatológica da humanidade. Nessa perspectiva, porque a humanidade está submetida ao desejo, a paixão a torna psicopatológica. A partir, então, do pressuposto de que o humano é uma espécie psicopatológica, o autor tece comentários sobre a nosologia freudiana, sua importância na atualidade e suas limitações, formulando, assim, um amplo projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido na psicanálise.

    Resumo em Francês:

    Cet article commente, d’une manière détaillée, le travail de Sigmund Freud, Névrose de transfert: une synthèse, qui est considéré par l’auteur comme une théorie général de la nature psychopathologique de l’humanité. Dans cette perspective, puisque l’humanité est soumise au désir, la passion la rend psychopathologique. Donc, à partir du pressuposé selon lequel l’human est une espèce psychopathologique, l’auteur fait des commentaires sur la nosologie freudienne, son importance actuel et ses limitations, en formulant, ainsi, un ample projet de recherche qui est en train d’être developpé dans la psychanalyse.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo comenta muy detalladamente, el trabajo de Sigmund Freud, “Neurosis de transferencia: una síntesis”, que es considerado pelo autor como una teoría general de la naturaleza psicopatológica de la humanidad. Desde esta perspectiva, porque la humanidad está submetida al deseo, la pasión la torna psicopatológica. Entonces, a partir del pressupuesto de que lo humano es una especie psicopatológica, el autor hace comentários sobre la nosologia freudiana, su importancia en la actualidad y sus limitaciones, formulando, así, un amplio proyeto de pesquisa que está siendo desarrollado en el psicoanálisis.

    Resumo em Inglês:

    This article contains detailed commentaries about Sigmund Freud’s “Overview of the transfer neuroses”, which is considered to be a general theory of the psychopathological natures of human kind. In this perspective, because human kind is submited to wish, passion turns the human a psychopathological species. From then on, the author presents commentaries about the freudian nosolofy, its actual importance and limitations, presenting a large research project that is under way in psychoanalysis.
  • A psicopatologia na pós-modernidade. As alquimias no mal-estar da atualidade Artigos

    Birman, Joel

    Resumo em Português:

    A intenção deste estudo é a de circunscrever a especificidade da psicopatologia na pós-modernidade. Para isso, procura-se demonstrar as relações daquela com a medicina e as neurociências, assim como a sua recusa da psicanálise. Além disso, pretende-se mostrar como o interesse atual da psiquiatria nas pesquisas sobre as depressões, as toxicomanias e a síndrome do pânico pode ser interpretado a partir dos modelos de subjetividade promovidos pelo mundo pós-moderno.

    Resumo em Francês:

    Il s’lagit de bien circonscrire le discours de la psychopathologie dans la postmodernité. On veut démontrer donc les rapports de celui-là avec la médecine et les neurosciences, ainsi que son refus de la psychanalyse. En outre, on veut montrer comment l’intêret acutel de la psychiatrie poar les recherches sur les dépressions, les toxicomanies et la syndrome du panique peut être interpreté selon les modèles de subjectivité remarqués dans le monde post-moderne.

    Resumo em Espanhol:

    La intención de este estudio es la de circunscribir la especificidad de la psicoatología en la post-modernidad. Para eso busca demostrar las relaciones daquella con la medicina y las neurociencias, asi como su rechazo del psicoanálisis. Pretende, además, mostrar que el interes actual de la psiquiatria en las investigaciones sobre las depresiones, las toxicomanias y la sindrome del panico, puede ser interpretada a partir de los modelos de subjetividad promovidos por el mundo post-moderno.

    Resumo em Inglês:

    The intention of this paper is to circunscribe the psychopatology in the postmodernity. To achieve that the author attemps to demonstrate the psychopatology relationship with the medicine and the neurosciences, as its repulse of the psychoanalysis. Besides that author intends to display how the nowadays interest of the psychiatry in the researches about the depressions, the toxicomanies and the panic syndron can be understood by the subject’s models fostered by the post-moderne world.
  • As províncias da angústia (Roteiro de viagem) Artigos

    Figueiredo, Luís Claudio

    Resumo em Português:

    O presente trabalho tem como propósito sugerir que, embora as teorizações freudianas relativas à angústia tragam as marcas da Matriz Funcionalista provenientes da funda inserção do autor no campo da biologia evolucionista do século XIX, aqui como em outras partes, a pesquisa psicanalítica leva Freud a romper com alguns dos pressupostos do funcionalismo. Basicamente, as ênfases na adaptação, na auto-equilibração e na temporalidade concebida em termos de evolução e desenvolvimento devem ceder terreno diante de uma consideração mais detida da angústia na experiência humana. É a partir daí que uma interlocução com os filósofos Heidegger e Lévinas pode ser procurada como meio de facilitar a emergência no próprio corpo teórico e clínico da Psicanálise de algumas perspectivas já entrevistas por Freud e que não poderiam ser plenamente acolhidas enquanto o pensamento psicanalítico permanecesse sob o domínio do funcionalismo.

    Resumo em Francês:

    Le présent travail a pour but de suggérer que les théories freudiennes relatives à l’angoisse portent le sceau du paradigme fonctionnaliste à cause de la profonde insertion de Freud dans le champs de la biologie évolutionniste du XIXe siècle. Cependant, ici comme d’ailleurs, la recherche psychanalytique pousse Freud à rompre avec quelques principes du fonctionnalisme. Grosso modo, la mise en valeur de l’adaptation, de la tendance à l’auto-équilibration, tout comme l’accent sur la temporalité conçue en termes d’évolution et de développement doivent céder du terrain face à une considération plus attentive de l’angoisse dans l’expérience humaine. C’est à partir de là qu’on cherche, avec des philosophes comme Heidegger et Lévinas, un dialogue propice à faciliter l’emergence de quelques perspectives (dans le corps même de la théorie et de la clinique psychanalytique) déjà entrevues par Freud; ces perspectives ne pourraient pas s’épanouir si la pensée psychanalytique restait toujours sous la domination du fonctionalisme.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo tiene como propósito sugerir que, no obstante las teorizaciones freudianas relativas a la angustia traigan las marcas de la matriz Funcionalista provinientes de la profunda inserción del autor en el campo de la biología evolucionista del siglo XIX, aquí, como en otras partes, la investigación psicoanalítica lleva Freud a romper com algunos de los presupuestos del funcionalismo. Basicamente los énfasis en la adaptación, en el auto-equilíbrio y en la temporalidad concebida en términos de evolución y desarollo debe ceder terreno frente a uma consideración mayor de la angustia en la experiencia humana. Es a partir de ahí que una interlocución com los filósofos Heidegger y Lévinas puede ser buscada como forma de facilitar la emergencia en el proprio cuerpo teórico y clínico del psicoanálisis de algunas perspectivas ya vislumbradas por Freud y que no podrían ser plenamente acogidas en cuanto el pensamiento psicoanalítico permaneciese bajo el domínio del funcionalismo.

    Resumo em Inglês:

    This paper suggests that freudian theories regarding anxiety carry the imprint of the functionalism paradigm due to Freud’s deep insertion into the field of evolutionary biology at the end of XIX century. Neverthless, here as well as in other aspects, the psychoanalytic research has lead Freud to break up with some of the premises of the functionalism paradigm. Basically the importance of adaptation, of the tendency to auto-equilibrium, of temporality conceived as evolution and development should be undermined when a more careful consideration of anxiety in human experience takes place. It is at this very point that the contribution of philosophers like Heidegger and Lévinas can be valuable so that some perspectives already perceived by Freud may show in psychoanalitic practice and theory, perspectives which would not become visible while the functionalism paradigm would predominate in psychoanalytic thinking.
  • Psicanálise do sensível. A dimensão corporal da transferência Artigos

    Fontes, Ivanise

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta um resumo das idéias desenvolvidas pela autora em sua tese de doutorado intitulada “A memória corporal e a transferência”. O fenômeno da transferência é colocado em evidência por favorecer o retorno das impressões sensíveis, devido ao seu aspecto regressivo alucinatório. Ela é propícia ao despertar da memória corporal do paciente e isso tem fornecido novos elementos para o tratamento de pacientes somatizantes, assim como de outras estruturas psíquicas. A autora pretende, assim, restituir ao sensorial o lugar que ele merece na teoria e técnica psicanalítica.

    Resumo em Francês:

    L’article présente un résumé des idées développées par l’auteur dans sa thèse de doctorat intitulée “La mémoire corporelle et le transfert”. Le phénomène du transfert est mis en évidence pour favoriser le retour des impressions sensibles, à cause de son aspect régressif hallucinatoire. Il est propice au réveil de la mémoire corporelle du patient et cela nous a fourni des nouveaux éléments pour la cure des patients somatisants, ainsi que d’autres structures psychiques. L’auteur envisage, ainsi, de redonner au sensoriel la place qu’il mérite dans la théorie e la tecnique psychanalytique.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo presenta un resumen de las ideas desarrolladas por la autora en su tesis de doctorado: “La memoria corporal y la transferencia”. El fenómeno de transferencia es puesto en evidencia para favorecer el retorno de las impresiones sensibles debido a su aspecto regresivo alucinatorio. Este fenómeno facilita el despertar de la memoria corporal del paciente y esto nos ha proporcionado nuevos elementos para el tratamiento de los pacientes somatizantes, así como de otras estructuras psíquicas. La autora pretende así restituir lo sensorial al lugar que merece en la teoría y la técnica psicoanalítica.

    Resumo em Inglês:

    This article summarizes the basic ideas presented by the author in her doctoral thesis: “The bodily memory and the transfer”. The transfer phenomenon gains a special place because it favors the retrieval of sensible impressions through its hallucinatory regressive characteristic. The transfer is used to allow the emergence of the patient’s bodily memory, this process has given us new elements to treat somatic patients and also patients with other psychic structures. The author also intends to emphasize the role of the sensorial in the psychoanalytic theory and technique.
  • Em busca do sofrimento histérico: a dimensão melancólica da histeria Artigos

    Leite, Adriana Campos de Cerqueira

    Resumo em Português:

    Pretendendo ver além da teatralidade e sedução na histeria, este artigo procura situar e desenvolver a hipótese de que a psicopatologia da melancolia pode constituir um paradigma para a compreensão do sofrimento na histeria. Transitando entre a falta e o vazio, o sujeito que tem suas defesas histéricas desorganizadas pelo fracasso do ideal fálico modifica o seu discurso e, de alguém insatisfeito por não ter nada, passa a sentir-se alguém que não é nada. Partindo de um material clínico relaciona-se a especificidade do sofrimento histérico à melancolia e ambos a uma problemática da feminilidade.

    Resumo em Francês:

    En voulant voir au-delà de la théâtralité et séduction dans l’hystérie, cet article cherche à situer et développer l’hypothèse par laquelle la psychopathologie de la mélancolie peut composer un modèle pour la compréhension de la souffrance dans l’hystérie. En transitant entre le manque et le vide, le subject qui a ses défenses hystériques désorganisées par le malheur de l’idéal phallique change son discours et, de quelqu’un qui est insatisfait parce qui’l n’a rien, il devient quelqu’un qui n’est pas rien. En partant d’un matériel clinique, la spécificité de la souffrance hystérique se rapport à la mélancolie, et les deux se rapportent à une problématique de la féminité.

    Resumo em Espanhol:

    Pretendiendo ver más allá de la teatralidad y seducción en la histería, este artículo busca situar y desarrollar la hipótesis de que la psicopatología de la melancolía puede constituir un paradigma para la comprensión del sufrimiento en la histería. Transitando entre la falta y el vacío, el sujeto que tiene sus defensas histéricas desorganizadas por el fracaso del ideal fálico, cambia su discurso y, de alguién insatisfecho por no tener nada, pasa a sentirse alguién que no es nada. Partiendo de un material clínico se relaciona la especificidad del sufrimiento histérico con la melancolía y ambos, a una problemática de la feminilidad.

    Resumo em Inglês:

    Searching to see beyond the theatricality and seduction on hysteria, this article intends to situate and develop the hypothesis that psychopathology of melancholia can set up a paradigm for the comprehension of the suffering on hysteria. Passing between the empty and the lack, the subject who has his hysterical defenses disorganized by the failure of the phallic ideal changes his discourse and, from someone dissatisfied with having nothing, he becomes to feel himself as someone who is nothing. Starting from a clinical material, the specificity of hysterical suffering is related to the melancholy, and both of them are related to a set of problems of femininity.
  • Repetir a palavra alheia, ou De como refletir sobre esse sintoma na companhia da psicanálise Artigos

    Palladino, Ruth

    Resumo em Português:

    Repetir a palavra alheia, ao lado do silêncio, é um dos sintomas mais freqüentes nas patologias da linguagem. Tradicionalmente denominada ecolalia, esta repetição é entendida como produção não intencional, inconsciente, que não é representativa de conhecimento objetivo da realidade. É apenas eco: uma fala que para nada serve. Desde uma perspectiva lingüística mais moderna, que toma a palavra como algo da instância discursiva (que aposta na polissemia da palavra e na heterogeneidade do sujeito), a repetição pode ter uma outra interpretação. Do interior do conceito de enunciação advém a idéia de incompletude do sujeito e da linguagem, determinando para a linguagem uma gênese que nada mais é senão o brotamento de um funcionamento do tipo simbólico em que a repetição fica como um acontecimento fundante. Resgatada por esta lingüística, a repetição permanece, entretanto, exigindo análise. A patologia de linguagem mostra uma repetição cujo destino é diferente: longe de notar uma ocorrência fundante, ela revela seu perverso poder, já que tira da palavra sua possibilidade em advir um dizer. Esta ocorrência passa a ter outra natureza e sobre isto a psicanálise tem muito a dizer. A repetição, ocorrência fundante, perde seu caráter original e significa o patológico. Fica exorbitado o lado conservador das pulsões, esfumaçando a heterogeneidade do sujeito, interditando qualquer anarquia no funcionamento pulsional, fonte da diferença necessária. A palavra é uma invenção: pelo seu caráter polissêmico ela é sempre uma solução inédita. Quando a criança repete a palavra do outro é como se ela a fizesse sua, instaurando a diferença. Na patologia, diversamente, a criança não faz sua a palavra alheia e, assim, deixa de ser uma invenção porque fica destituída da possibilidade de instaurar o novo. Acaba a dialética condicional entre invenção/repetição, daí a morte da palavra.

    Resumo em Francês:

    Répéter la parole d’autrui, à côté du silence, est un des plus frequents symptômes de la pathologie du langage. Pour tradition, la répétition, nommée écholalie, est entendue comme une production sans inténtion, inconscient, que ne représent pas un savoir objectif de la réalité. Elle est seulement un écho: comme une “bafouillage”. Sous la perspective d ‘une linguistique plus moderne, où la parole est comprise dans la notion de “énonciation” (que postule la polysémie de la parole et l’hétérogéneitée du sujet), la répétition peut recevoir une autre lecture. La notion de “enonciation” apporte l’idée d’un sujet toujours “incomplet” et d’un langage aussi “incomplet”. La genèse de la parole, dans ce cas, est exactement le début d’une activité symbolique dans laquelle la répétition reste un évènement trés important au cours du procès de constitution du sujet, en tant que est toujours répétition différenciel: implique un changement de la position de celui qui parle. La pathologie du langage dénonce, cependent, une autre chose: ici, la répétition n’est pas un évènement important de la constitution du sujet parce que cet occurrence, à la vérité, devient l’interdiction de la possibilité d’une “enonciation”. Sur ça, la Psychanalyse a, sûrement, beaucoup a dire. La répétition n’est plus un important évènement du procès de constitution du sujet, dans ce contexte représent la pathologie. Le côté conservateur des pulsions est exorbité: l’hétérogéneitée du sujet reste effacée, parce que reste effacé, aussi, le côté anarchique des pulsions, exactement ce que fait la différence, ce qu’apporte la nouveauté nécessaire. La parole est une invention: pour sa polysémie, elle devient, toujours, une solution neuve. L’enfant répéte la parole d’autrui et cette parole devient leur parole et, ainsi, est faite la différence. Dans la pathologie ça ne se déroule pas. Donc, la parole ne devient pas une invention parce qu’elle n’apporte plus la nouveauté. C’est finie la dialetique entre l’invention et la répétition: la parole est morte.

    Resumo em Espanhol:

    Repetir la palabra ajena, al lado del silencio, es uno de los síntomas más frecuentes en las patologías del lenguaje. Tradicionalmente denominada ecolalia, esta repetición es entendida como producción no intencional, inconsciente, que no es representativa de conocimiento objetivo de la realidad. Es apenas un eco: un habla que para nada sirve. Desde una perspectiva linguística más moderna, que toma la palabra como algo de la instancia discursiva, la repetición puede tener una outra interpretación. Del interior del concepto de enunciación sobreviene la idea del sujeto incompleto y del lenguaje incompleto, determinando para el lenguaje una génesis que nada más es, sino el brotamiento de un funcionamiento do tipo simbólico en que la repetición queda como un acontecimiento fundamental, necesario. Rescatada por esta linguística, la repetición permanece, exigiendo análisis. La patología del lenguaje muestra una repetición cuyo destino es diferente. Lejos de ser una ocurrencia fundamental, ella revela su perverso poder, ya que quita de la palabra su posibilidad de sobrevenir un decir. La repetición, ocurrencia fundamental, pierde su carácter original y significa el patologico. Queda excesivo el lado conservador de las pulsiones, oscureciendo la heterogeneidad del sujeto, interrumpiendo cualquier anarquía en el funcionamiento pulsional, fuente de la diferencia necesaria. La palabra es una invención: por su carácter polisemico ella es siempre una solución inédita. Cuando los niños repiten la palabra de outro, es como si él la hiciese suya, estableciendo la diferencia. En la patología, de diferente modo, los niños hácen suya la palabra ajena y, asi, deja de ser una invención, porque queda distituida de la posivilidad de instaurar el nuevo. Acaba la dialectica condicional entre invención y repetición: surge la muerte de la palabra.

    Resumo em Inglês:

    The repetition of another person’s word, with silence, is one of the most frequent symptoms in the language pathology. Traditionally named “echo”, this repetition is understood as a non intentional production, unconscious, that is not representative of an objective knowledge of reality. It is only un echo: a useless speech. Based on more modern linguistic perspective, which takes the word as something from the discoursive level (which bets on polissemy of the word and on the subject heterogeneity), repetition can have an other interpretation. From the concept of enunciation origins the idea of incompleteness of the subject and of the language, determining for language a genesis that is nothing else but sprouting of functioning of the symbolic type where repetition becomes a foundating event. Rescued by this linguistic, repetition remains, however, demanding analisys. The language pathology shows a repetition whose desting is different: far from noticing a founding occurence, it reveals its evil power, once it takes from the word its possibility to succeed a saying. Then, this event has another nature and about this, psychoanalisis has lots to say. The repetition loses its original character and means the pathologic. The conservative side of instincts filling with smoke the heterogeneity of the subject, blocking any anarchy in the instinct functioning, source of the necessary difference. The word is an invention: because its polissemic character its always an new solution. When the child repeats the other person’s word she/he is making her/his own, establishing the difference. In the pathology, on the other hand, the child doesn’t make the other person’s word her/his own word, this way, it is not an invention because the “new” doesn’t exist anymore. The conditional dialetic between invention/ repetition ends causing the death of the word.
  • Afeto e discurso racistas Artigos

    Peixoto, Carlos Augusto

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo abordar o tema do racismo através de uma análise que procura enfatizar seus aspectos discursivo e afetivo. Neste sentido, recorremos às teses de pensadores como Hannah Arendt e Michel Foucault para fundamentar uma perspectiva histórico-filosófica sobre o discurso racista, e ao enfoque psicanalítico para caracterizar as diferentes formas de expressão do ódio racista.

    Resumo em Francês:

    Ce travail veut aborder le sujet du racisme d’une perspective qui souligne ses aspects discursif et affectif. Pour le faire nous recourons aux thèses de penseurs comme Hannah Arendt et Michel Foucault, qui nous donnent les fondements d’un point de vue philosophique ainsi que historique de le discours raciste, et a la theorie psychanalitique qui nous permet de caracterizer les différents façons de expression de la haine raciste.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo tiene como objectivo abordar el tema del racismo através de una análisis que destaca sus aspectos discursivo e afetivo. Con este proposito, utilizamos las tesis de pensadores como Hannah Arendt y Michel Foucault para fundamentar una perspectiva historico-filosofica sobre el discurso racista, y la comprensión psicoanalítica para caracterizar las diferentes formas de expresión del odio racista.

    Resumo em Inglês:

    This paper wants to discuss the problem of racism analysing it from the standpoint of discourse and affect. In this way we develop some of the thesis of Hannah Arendt and Michel Foucault, which allows us to understand the problem in both philosophical and historical dimensions, and some aspects of psychoanalytical theory which presents the different forms of expression of racist’s hate.
  • Considerações sobre o lugar do corpo na organização perversa Artigos

    Queiroz, Edilene Freire de

    Resumo em Português:

    Este artigo inicia fazendo algumas reflexões sobre o sentido de corpo para a psicanálise, partindo do princípio de que ele é distinto do da Biologia. Traz para o foco da discussão, o homem como ser de linguagem e analisa a forma de inscrição das experiências no aparelho psíquico. Situa a problemática do perverso na imagem que ele guarda da castração do corpo do Outro. Por fim, apresenta as contribuições trazidas por Rey-Flaud quanto aos níveis de perversão, de acordo com a maneira do perverso lidar com o objeto.

    Resumo em Francês:

    Dans cet article nous developpons dans um premier moment, quelques refléxions sur le sens qu’a le corps pour la psychanalyse. Nous partons de l’idée que ce sens est distinct de celui conçu par la Biologie. La discussion est centrée sur l’homme en tant qu’un être de language. Nous analisons comment les expériences s’inscrivent dans l’appareil psychique. La problematique du pervers est posée autour de l’image qu’il retient de la castration du corps de l’Autre. Pour finir, nous présentons les contributions apportées par Rey-Flaud quant aux niveaux de perversion. Pour cet auteur ces niveaux sont en rapport avec la manière dont le pervers utilise l’objet.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo principia haciendo algunas reflexiones sobre el sentido de cuerpo para la psicoanalisis, partindo del principio de que él es distinto do de la Biologia. Plantea como foco de la discussión el hombre como ser de lenguaje e analiza la forma de inscripción de las experiencias en el aparato psíquico. Ubica la problemática del perverso en la imagen que él guarda de la castración del cuerpo del Outro. Por fin presenta las contribuciones aportadas por Rey-Flaud cuanto a los niveles de perversión, de acuerdo com la manera de lidar com el objeto.

    Resumo em Inglês:

    The first part of this paper is concerned with the treatment given to the body in psychoanalysis assuming that a distinct point of view from that of Biology is taken. It brings into focus man as a language carrier and investigates the forms of inscription of experiences in psychic apparatus. It relates the aspect of the perversion to the image man keeps form outer body castration. Finally, it brings the contributions form Rey-Flaud as to levels of perversion as according to the manner the perverse individual deals with the object.
  • El duelo: que modelización? Artigos

    Singer, Flora

    Resumo em Português:

    O tema da dor não foi tratado pela psicanálise na medida de sua importância psicopatológica. Existe, para ela, obstáculos epistemológicos que têm a ver com o tratamento da passagem do objeto real da dor à interioridade de seu pathos. A autora considera que uma lógica paradoxal e do negativo permitem articular essa passagem: contemplar a diferença entre realidade externa-realidade interna, mas também integrar a realidade externa com a análise. O negativo está constituído, entre outros aspectos, pela complexa zona de intercâmbio entre a realidade externa da dor e a realidade interna. O modelo da dor é um exemplo da importância metodológica de uma lógica paradoxal e do negativo que permite uma permeabilidade nos limites dos modelos, pela qual se mantêm a especificidade do modelo e a integração de uma alteridade, neste caso, a realidade do objeto da dor.

    Resumo em Francês:

    Un obstacle épistémologique en rapport avec le traitement du passage de l’objet réel du deuil à l’intériorité de son pathos a fait en sorte que le sujet du deuil n’ait pas été traité en psychanalyse de facon proportionnelle à son importance psychopathologique. L’auteur considère qu’une logique du paradoxe et du négatif permet de contempler la différenciation entre réalité externe et interne, et d’intégrer en meme temps la réalité externe à l’analyse. Le négatif est constitué entre autres aspects, par la zone complexe d’échanges entre la réalité externe du deuil et la réalité interne. Le modèle du deuil constitue un exemple de l’importance méthodologique d’une logique paradoxale et du négatif, qui permet une perméabilité dans les limites des modèles grace à laquelle sont préservées aussi bien la spécificité du modéle que l’intégration d’une altérité, en l’occurrence, la réalité de l’objet du deuil.

    Resumo em Espanhol:

    El tema del duelo no ha sido tratado en psicoanálisis en forma acorde a su importancia psicopatológica. Hay obstáculos epistemológicos para ello, que tienen que ver con el tratamiento del pasaje del objeto real del duelo a la interioridad de su pathos. La autora considera que una lógica paradojal y de lo negativo permite articular ese pasaje: contemplar la diferen-ciación entre realidad externa-realidad interna, pero también integrar la realidad externa en el análisis. Lo negativo está constituído, entre otros aspectos, por la compleja zona de intercambios entre la realidad externa del duelo y la realidad interna. El modelo del duelo es un ejemplo de la importancia metodológica de una lógica pa-radojal y de lo negativo, que permite una permeabilidad en los límites de los modelos, por la cual se mantienen a la vez la especificidad del modelo y la integración de una alteridad, en este caso, la realidad del objeto del duelo.

    Resumo em Inglês:

    Epistemologic obstacles in relation with the way of analysing the passage between the real object of mourning and the interiority of its pathos might have contributed to insufficient development of the subject of mourning in psychoanalysis. Its development is not in accordance with its psychopathologic importance. The author thinks that a logic of paradoxality and negativity enables to take into account the differenciation between external and internal reality, and at the same time to integrate external reality into the analysis. The negativity is constituted, among other aspects, by the complexe zone of exchanges between external reality of mourning and internal reality. The model of mourning is an example of methodologic importance of a logic of paradoxality and negativity which enables limits of models to become permeable. Thereby specificity of the model and integration of the reality of the mourning object are both taken into account.
  • O “automatismo mental” e a “erotomania”, segundo Clérambault Clássicos Da Psicopatologia

    Pereira, Mario Eduardo Costa
  • Os delírios passionais: erotomania, reivindicação, ciúmes Clássicos Da Psicopatologia

    Clérambault, Gaëtan Gatian De
  • Primeira concepção de um automatismo mental gerador de delírio: “Um caso de psicose alucinatória” Clássicos Da Psicopatologia

    Clérambault, Gaëtan Gatian De
  • Automatismo mental e cisão do Eu (Apresentação de pacientes) Clássicos Da Psicopatologia

    Clérambault, Gaëtan Gatian De
  • Estudo acompanha o quadro clínico de pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo durante quarenta anos Resenhas De Artigos

Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com