Acessibilidade / Reportar erro
Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Volume: 14, Número: 1, Publicado: 2011
  • Vannevar Bush: uma apresentação Editorial

    Cruz, Carlos Henrique Brito
  • Como podemos pensar Editorial

    Bush, Vannevar
  • A dívida de afeto Conferência

    Prado Jr., Plínio W.
  • Psicanálise e antropologia: diálogos possíveis Artigos

    Barbieri, Natália Alves; Sarti, Cynthia Andersen

    Resumo em Português:

    A partir de uma experiência concreta de pesquisa, este texto propõe um diálogo entre psicanálise e antropologia, particularmente no que se refere às relações entre pesquisador e pesquisado no trabalho etnográfico: na coleta, na análise e na interpretação dos dados. Essas relações foram pensadas com base na noção de transferência, o que evidenciou a possibilidade do diálogo, tanto no plano analítico quanto metodológico, entre disciplinas que pensam a realidade mediada pela linguagem.

    Resumo em Francês:

    À partir d'une expérience concrète de recherche, ce texte propose un dialogue entre la psychanalyse et l'anthropologie en tenant spécialement compte des rapports entre le chercheur et son objet dans le travail ethnographique, soit le travail de terrain, l'analyse et l'interprétation des données. Ces rapports ont été analysés à l'aide de la notion de transfert, ce qui a mis en évidence la possibilité du dialogue aux niveaux analytique et méthodologique entre des disciplines qui pensent la réalité par la médiation du langage.

    Resumo em Espanhol:

    Basado en una experiencia concreta de investigación, este texto propone un diálogo entre psicoanálisis y antropología, particularmente en lo que se refiere a las relaciones entre investigador e investigado en el trabajo etnográfico: en la colecta, el análisis y la interpretación de datos. Esas relaciones fueron pensadas a partir de la noción de transferencia, lo que posibilitó el diálogo, a nivel analítico y metodológico, entre disciplinas que piensan la realidad mediada por el lenguaje.

    Resumo em Inglês:

    Based on a concrete experience of research, this text proposes a dialogue between psychoanalysis and anthropology, especially in terms of the relationships between researchers and their objects in ethnographical work: in fieldwork, in analyses and in the interpretation of data. These relationships are seen on the basis of transference. They showed the possibility for dialogue on an analytical and methodological level, between two fields of interest, both of which conceive reality as mediated by language.
  • Das neuroses atuais às neuroses traumáticas: continuidade e ruptura Artigos

    Cardoso, Marta Rezende

    Resumo em Português:

    Analisamos as vicissitudes da neurose traumática, partindo das contribuições de Freud. Propomos uma linha de continuidade - considerando também os pontos de ruptura - entre as neuroses traumáticas e as neuroses atuais, a partir de uma releitura da dimensão de "atual" em Freud, articulada com a de compulsão à repetição. Ampliamos a compreensão das neuroses traumáticas por meio da ideia da formação de enclaves no espaço psíquico, exterioridade interna radical que tende a se fazer sempre atual por sua repetição compulsiva.

    Resumo em Francês:

    Cet article étudie les vicissitudes de la névrose traumatique en partant des contributions de Freud. Nous proposons la continuité - en tenant aussi compte des points de rupture - entre les névroses traumatiques et les névroses actuelles à partir de la relecture de la dimension de l'"actuel" en Freud, articulée à la compulsion de répétition. Nous élargissons la compréhension des névroses traumatiques en introduisant l'idée de la formation d'enclaves dans l'espace psychique, extériorité interne radicale qui tend à se faire toujours présente et "actuelle" par sa répétition compulsive.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo examina las vicisitudes de la neurosis traumática, partiendo de las contribuciones de Freud. Proponemos una línea de continuidad - considerando también los puntos de ruptura - entre las neurosis traumáticas y neurosis actuales, a partir de una relectura de la dimensión de lo "actual" en Freud, articulada con la de compulsión a la repetición. Ampliamos la comprensión de las neurosis traumáticas a través de la idea de formación de enclaves en el espacio psíquico, exterioridad interna radical que tiende a hacerse siempre presente y actual por su repetición compulsiva.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the vicissitudes of traumatic neurosis, based on Freud's contributions. We propose a line of continuity, without ignoring the points of division, between traumatic neuroses and actual neuroses, through a new reading of the dimension of "actual" in Freud, articulated with the notion of the compulsion to repeat. We broaden our understating of traumatic neuroses through the idea of the formation of enclaves, radical inner exteriority, that always tend to be present and "actual" in their compulsive repetition.
  • Anorexia: o traço da obstinação na clínica psicanalítica Artigos

    Fortes, Isabel

    Resumo em Português:

    Veremos como o traço da "obstinação" na anorexia mental reflete elementos fundamentais para a compreensão dessa patologia. A recusa, na anorexia, possui a função de reação ativa frente a um outro intrusivo. A negação é compreendida a partir de duas vias: como sustentação do desejo próprio ou como um modo de aniquilação do desejo. No entanto, estas duas vias podem ser pensadas não como contradição, mas como uma fecunda aporia. Do mesmo modo, o tema da "obstinação" é de suma importância para a clínica em geral, conduzindo a uma análise da negação como uma forma possível de relação com o desejo.

    Resumo em Francês:

    Nous verrons que le trait de l'"obstination" dans l'anorexie mentale reflète des éléments fondamentaux pour la compréhension de cette pathologie. Dans l'anorexie, le refus joue le rôle de réaction active face à un autre intrus. La négation se comprend à partir de deux voies: en tant qu'entretien du désir propre ou comme une manière d'annihiler le désir. Cependant, ces deux voies peuvent être pensées non pas comme une contradiction, mais comme une aporie féconde. De même, le sujet de l'"obstination" a une très grande importance pour le tableau clinique en général, car il mène à une analyse de la négation comme un moyen possible de rapport avec le désir qui se manifeste dans le cadre clinique psychanalytique.

    Resumo em Espanhol:

    Veremos como el trazo de la 'obstinación' en la anorexia mental refleja elementos fundamentales para la comprensión de esa patología. El rechazo, en la anorexia, posee una función de reacción activa frente a un otro intruso. La negación es comprendida a partir de dos vías: como sostén del deseo propio o como un modo de aniquilación del deseo. Sin embargo, estas dos vías pueden ser pensadas no como contradicción, sino como una fecunda aporía. Del mismo modo, el tema de la 'obstinación ' es de suma importancia para la clínica en general, conduciendo a un análisis de la negación como una forma posible de relación con el deseo.

    Resumo em Inglês:

    Here we consider how "obstinacy" in mental anorexia reflects elements that are fundamental for an understanding of this pathology. In anorexia, refusal serves as an active reaction against intrusion by another. Denial can be understood in two ways: as a means of sustaining one's desire, or as a way to extinguish desire. But these two paths need not be seen as contradictory - they can be seen as fertile aporias. The theme of "obstinacy" is thus very important in clinical psychoanalysis, and allows an analysis of denial as a possible form of a patient's relationship with desire.
  • Compulsão à repetição e regressão à dependência em Winnicott Artigos

    Fulgencio, Leopoldo

    Resumo em Português:

    Neste artigo pretendo fazer uma análise da alternativa que Winnicott dá à compreensão do fenômeno clínico caracterizado por Freud como sendo o da compulsão à repetição. Defende-se que Winnicott substituiu a questão da repetição pela questão da regressão à dependência na situação analítica, o que colocaria o eu do paciente numa situação em que ele pode se desfazer de suas defesas, retornando a uma situação anterior ao trauma e à edificação de defesas.

    Resumo em Francês:

    Le but de cet article est d'analyser la perspective de Winnicott sur la compréhension du phénomène clinique vu par Freud comme la contrainte à la répétition. Nous soutenons que Winnicott a remplacé la question de la contrainte à la répétition par celle de la régression à la dépendance dans la situation analytique. Le moi du patient se trouverait donc dans une situation où il peut se défaire de ses défenses, retournant ainsi à une situation précédant le trauma et l'édification des défenses.

    Resumo em Espanhol:

    El propósito de este artículo es analizar la visión de Winnicott del fenómeno clínico considerado por Freud como compulsión a la repetición. Sostenemos que Winnicott substituyó la noción de compulsión a la repetición por la regresión a la dependencia en la situación analítica, lo que colocaría el yo del paciente en una situación que le permite deshacerse de sus defensas, volviendo a una situación anterior al trauma y a la edificación de sus defensas.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to analyze Winnicott's perspective on the understanding of the clinical phenomenon that Freud referred to as the compulsion to repeat. We sustain that Winnicott replaced this notion with that of regression to dependence in the analytical situation. This puts a patient's self in a situation that leads him to discard his defenses and return to a situation that existed prior to that of the trauma and to that of the construction of his defenses.
  • O inconsciente no pensamento de Merleau-Ponty: contribuição para a psicoterapia Artigos

    Moreira, Virginia

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo apresentar a contribuição do conceito de inconsciente no pensamento de Merleau-Ponty para a psicoterapia. Propõe a noção merleau-pontyana de fala autêntica enquanto uma expressão do inconsciente em psicoterapia, definido como "articulações do campo". Conclui que o conceito de inconsciente em Merleau-Ponty densifica a teorização da psicoterapia humanista-fenomenológica como uma psicoterapia que, buscando os significados do Lebenswelt, tem por propósito, sempre inacabado, a compreensão do quiasma.

    Resumo em Francês:

    Cet article a pour but de présenter la contribution du concept de l'inconscient dans la pensée de Merleau-Ponty à la psychothérapie. Nous proposons la notion merleau-pontyenne de la parole authentique en tant qu'une expression de l'inconscient en psychothérapie définie comme "articulations du champ". Nous concluons que le concept d'inconscient chez Merleau-Ponty densifie la théorisation de la psychothérapie humaniste-phénoménologique comme une psychothérapie qui, en cherchant les significations du Lebenswelt, a pour but - jamais atteint - la compréhension du chiasme.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene como objetivo presentar la contribución del concepto de inconsciente en el pensamiento de Merleau-Ponty para la psicoterapia. Propone la noción merleaupontyana de habla autentica como una expresión del inconsciente en psicoterapia, definido como "articulaciones del campo". Concluye que el concepto de inconsciente en Merleau-Ponty densifica la teorización de la psicoterapia humanista-fenomenológica como psicoterapia que, buscando los significados del Lebenswelt, tiene por propósito, siempre inacabado, la comprensión del quiasma.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the concept of the unconscious in the thinking of Merleau-Ponty as a contribution to psychotherapy. It proposes this thinker's notion of authentic speech as an expression of the unconscious in psychotherapy, defined as "articulations of the fields." We conclude that the concept of the unconscious in Merleau-Ponty densifies the theorization of humanistic-phenomenological psychotherapy as a process of seeking for the meanings of the Lebenswelt, which has as its ever-unfinished objective an understanding of the chiasmus.
  • A avaliação dos usuários sobre os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Campinas, SP Saúde Mental

    Surjus, Luciana Togni de Lima e Silva; Campos, Rosana Onocko

    Resumo em Português:

    Este artigo trata da avaliação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Campinas, sob a perspectiva dos seus usuários por meio do desenvolvimento de estudo hermenêutico-narrativo. Percebe-se que os CAPS são os únicos espaços reconhecidos com potência terapêutica pelos usuários, que relataram transformações efetivas em suas trajetórias, principalmente em sua relação com a doença e na construção de sentidos para o tratamento. A participação de pacientes portadores de transtornos mentais graves em pesquisa avaliativa se mostrou viável, apesar de se tratar de exercício pouco explorado no Brasil.

    Resumo em Francês:

    Cet article porte sur l'évaluation des Centres de soins psychosociaux (CAPS) de Campinas par leurs utilisateurs à l'aide du développement d'une étude herméneutique-narrative. Nous observons que les CAPS sont les seuls lieux exerçant un impact thérapeutique reconnu sur la vie des utilisateurs. Ceux-ci signalent des changements réels de leurs trajectoires, en particulier dans leurs rapports avec la maladie et la construction des significations du traitement. La participation de patients souffrant d'une maladie mentale grave à une étude d'évaluation s'est avérée possible, malgré le fait qu'il s'agisse d'une modalité rarement appliquée au Brésil.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo trata de la evaluación de los Centros de Atención Psico-social (CAPS) de Campinas, desde la perspectiva de sus usuarios a través del desarrollo de un estudio narrativo-hermenéutico. Se advierte que los CAPS son los únicos espacios reconocidos con potencia terapéutica en la vida de los usuarios, que informan cambios efectivos en sus trayectorias, especialmente en su relación con la enfermedad y con la construcción de sentidos del tratamiento. La participación de pacientes con enfermedad mental grave en un estudio de evaluación demostró ser factible, a pesar de tratarse de un ejercicio poco explorado en el Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses an evaluation of Psychosocial Treatment Centers (CAPs) in the city of Campinas, State of São Paulo, Brazil, from the perspective of their users, through a narrative-hermeneutic study. It is seen that the CAPs are the only services with recognized therapeutic effectiveness in the lives of their users. The users report effective changes in their lives, especially in their relationships with their disorders and the construction of meanings of treatment. The participation of patients with severe mental illness in an evaluative study proved feasible, although it is still rarely used in Brazil.
  • Anatomia da alma entre verdade e conhecimento Medicina Da Alma

    Silva, Paulo José Carvalho da

    Resumo em Português:

    O homem moderno considerava-se perdido num mundo de ilusão e na multiplicidade de objetos, à procura de uma nova orientação. Este artigo objetiva analisar propostas de conhecimento sobre a alma e as escolhas metodológicas da primeira modernidade. Foca-se a analogia da anatomia da alma enquanto método de busca do conhecimento daquilo que o Eu ignora, mas que o causa a despeito de si mesmo.

    Resumo em Francês:

    L'homme moderne se supposait perdu dans un monde d'illusion et dans la multiplicité d'objets, à la recherche d'une nouvelle orientation. Cet article a pour but d'analyser des propositions de connaissance de l'âme et les choix méthodologiques de la première modernité. L'accent est mis sur l'analogie de l'anatomie de l'âme en tant que méthode de recherche sur ce que le Moi ignore et pourtant le cause malgré lui.

    Resumo em Espanhol:

    El hombre moderno se consideraba perdido en un mundo de ilusión y en la multiplicidad de objetos, en búsqueda de una nueva dirección. Este artículo tiene como objetivo discutir propuestas para el conocimiento acerca del alma y las opciones metodológicas de la primera modernidad. Se centra en la analogía de la anatomía del alma como un método de buscar el conocimiento de lo que yo no lo sé, pero que la causa a pesar de sí mismo.

    Resumo em Inglês:

    Modern man considered himself lost in a world of illusion and in a multiplicity of objects, in search of a new guide. This article analyzes proposals for knowledge about the soul and the choice of methodology in the first modernity. The focus is on an analogy of the anatomy of the soul as a method for searching for knowledge about what the ego does not know, but which causes it, despite itself.
  • O estupor revisitado História Da Psicopatologia, Por German E. Berrios

    Berrios, German E.

    Resumo em Português:

    O estupor é uma síndrome negligenciada. Isso pode ser devido à sua baixa incidência, complexidade intrínseca e boa resposta à ECT. A pobreza do material clínico não tem permitido análises estatísticas e científicas adequadas e, portanto, sua fenomenologia e neurofisiologia permanecem não esclarecidas. Questões importantes são: 1) se o estupor constitui uma forma estável de comportamento chegando a ser uma "síndrome complexa"; 2) se ele representa um comportamento pré-programado ou vestigial que pode ser desencadeado por noxa severa, seja psicogênica ou orgânica; 3) se a personalidade e causa subjacente desempenham um papel modulador e 4) se os estupores orgânicos e funcionais compartilham mecanismos subjacentes similares ou, alternativamente, se referem a estados clínicos não relacionados. Um ponto de vista evolucionário deveria integrar os estupores neurológicos e orgânicos e justificar o uso da resposta de "congelamento" ou cataléptica ao estresse em animais como um modelo de pesquisa. Isso deveria, por sua vez, sugerir predições farmacológicas de interesse para o manejo do estupor humano.

    Resumo em Francês:

    La stupeur est un syndrome négligé. Cela peut être dû à sa faible incidence, à sa complexité intrinsèque et à sa bonne réponse à l'ECT. Le manque de matériel clinique ne permet pas d'effectuer des analyses statistiques et scientifiques adéquates et par conséquent sa phénoménologie et sa neurophysiologie restent floues. Il s'agit de découvrir si: (1) la stupeur constitue une forme stable de comportement équivalant à un «syndrome complexe»; (2) elle représente un comportement préprogrammé ou résiduel qui peut être déclenché par un mal sévère, soit psychogène, soit organique; (3) la personnalité et une cause sous-jacente jouent un rôle modulateur et (4) si les stupeurs organiques et fonctionnelles partagent des mécanismes sous-jacents similaires ou, à défaut, renvoient à des états cliniques indépendants. Un point de vue évolutionnaire devrait intégrer les stupeurs neurologiques et biologiques et justifier la réponse de la «congélation» ou cataleptique au stress chez les animaux comme modèle de recherche. Cela devrait en revanche produire des prédictions pharmacologiques d'intérêt pour la gestion de la stupeur humaine.

    Resumo em Espanhol:

    El estupor es un síndrome negligenciado. Eso puede deberse a su baja incidencia, a la complejidad intrínseca y a la buena respuesta al ECT. La pobreza del material clínico no ha permitido análisis estadísticas y científicas adecuadas y, por tanto, su fenomenología y neurofisiología permanecen no esclarecidas. Cuestiones importantes son: 1) saber si el estupor constituye una forma estable de comportamiento llegando a ser un "síndrome complexo"; 2) si él representa una conducta preprogramado o un vestigio que puede ser desencadenado por una noxa severa, sea ésta psicogénica o orgánica; 3) si la personalidad y la causa subyacente desempeñan un papel modulador e 4) saber si os estupores orgánicos y funcionales comparten mecanismos subyacentes similares o, alternativamente, se refieren a estados clínicos no relacionados. Un ponto de vista evolutivo debería integrar los estupores neurológicos e orgánicos y justificar el uso de la respuesta de "congelamiento" o cataléptica al estrés en animales como un modelo de investigación. Eso debería al mismo tiempo, sugerir predicciones farmacológicas de interés para el manejo del estupor humano.

    Resumo em Inglês:

    Stupor is a neglected syndrome. This may be due to its low incidence, intrinsic complexity and good response to ECT. Paucity of clinical material has not allowed for adequate statistical and scientific analysis and therefore its phenomenology and neurophysiology remain unclear. Important questions are whether: (1) stupor constitutes a stable form of behavior amounting to a "symptom complex"; (2) it represents a preprogrammed or vestigial behavior which may be triggered off by severe noxae, whether psychogenic or organic; (3) personality and underlying cause play a modulating role and; (4) organic and functional stupors share similar underlying mechanisms or, alternatively, refer to unrelated clinical states. An evolutionary view should integrate neurological and organic stupors and justify the use of the "freezing" or cataleptic response to stress in animals as a research model. This should in turn suggest pharmacological predictions of interest for the management of human stupor.
  • Delirium e confusão mental no século XIX: uma história conceitual História Da Psicopatologia, Por German E. Berrios

    Berrios, German E.

    Resumo em Português:

    O delirium permaneceu uma categoria psiquiátrica estável até o início do século XIX, quando passou por uma redefinição etiológica e fenomenológica, precipitando a transformação das insanidades funcionais em psicoses. A confusão, introduzida pelos franceses ao longo da segunda metade do século, referia-se a uma síndrome mais ampla (porém incluindo) o delirium. Enfatizava o pensamento caótico e as falhas cognitivas. A noção de turvação da consciência (e desorientação temporoespacial) estabeleceu um denominador comum para as duas concepções, enquanto Chaslin e Bonhoeffer redefiniram a confusão e o delirium como as manifestações estereotipadas da insuficiência cerebral aguda.

    Resumo em Francês:

    Le délire était une catégorie psychiatrique stable jusqu'au début du XIXe siècle. Elle subi alors une redéfinition étiologique et phénoménologique précipitant la transformation des insanités fonctionnels dans les psychoses. La confusion, introduite par les français au cours de la seconde moitié du siècle, renvoie à un syndrome plus ample que le délire (et l'inclut). Elle met en relief la pensée chaotique et les échecs cognitifs. La notion de trouble de la conscience (et de la désorientation temporo-spatiale) a établi un dénominateur commun pour les deux concepts, tandis que Chaslin et Bonhoeffer ont redéfini la confusion et le délire comme des manifestations stéréotypées de la défaillance cérébrale aiguë.

    Resumo em Espanhol:

    El delirium permaneció una categoría psiquiátrica estable hasta inicios de siglo XIX, cuando pasó por una redefinición etiológica e fenomenológica, precipitando la transformación de las insanias funcionales en psicosis. La confusión, introducida por los franceses a lo largo de la segunda mitad de siglo, se refería a un síndrome más amplio (pero incluyendo) o delirium. Enfatizaba el pensamiento caótico y las fallas cognitivas. La noción de turbación de la conciencia (y desorientación temporal-espacial) estableció un denominador común para las dos concepciones, en cuanto Chaslin y Bonhoeffer redefinieron la confusión y el delirium como as manifestaciones estereotipadas de la insuficiencia cerebral aguda.

    Resumo em Inglês:

    Delirium remained a stable psychiatric category until the early 19th century when it underwent aetiological and phenomenological redefinition, precipitating the transformation of the functional insanities into psychoses. Confusion, introduced by the French during the second half of the century, referred to a syndrome wider than (but including) delirium. It emphasized chaotic thinking and cognitive failure. The notion of clouding of consciousness (and tempora-spatial disorientation) established a common denominator for the two concepts, while Chaslin and Bonhoeffer redefined confusion and delirium asthe stereotyped manifestations of acute brain failure.
  • Do clima e das doenças do Brasil ou estatística médica deste Império Resenha De Livros

    Costa, Wilma Peres
  • Uma genealogia de infames Resenha De Livros

    Silva, Renata Prudencio da
Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com