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Revista de Nutrição, Volume: 27, Número: 6, Publicado: 2014
  • Contribuições para a formação em Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva Editorial

    Medeiros, Maria Angélica Tavares de; Prado, Shirley Donizete; Bosi, Maria Lúcia Magalhães
  • Associações entre diabetes autorreferido, estado nutricional e variáveis sociodemográficas em idosos comunitários Artigos Originais

    Moretto, Maria Clara; Tadoni, Maria Inês; Neri, Anita Liberalesso; Guariento, Maria Elena

    Resumo em Português:

    Objetivo: O objetivo deste estudo foi descrever associações entre o diabete melito autorrelatado e seu tratamento, conforme variáveis demográficas, socioeconômicas e indicadores do estado nutricional, em idosos residentes no município de Campinas. Métodos: Trata-se de estudo de base populacional, transversal, que faz parte do projeto multicêntrico "Fragilidade em Idosos Brasileiros", conduzido com amostra aleatória composta por 881 idosos (de 65 anos ou mais) do município de Campinas. Os itens autorreferidos utilizados foram: faixa etária, sexo, renda familiar (em salários-mínimos), escolaridade (anos de escolaridade), além de dados dicotômicos (sim versus não) referentes a perda e ganho ponderais, diabetes mellitus e tratamento da doença. O índice de massa corporal foi classificado como: baixo peso <23; eutrofia ≥23 e <28; sobrepeso ≥28 e <30; obesidade ≥30. A relação cintura-quadril, indicadora de adiposidade abdominal, foi classificada conforme o risco metabólico de homens e mulheres, respectivamente: baixo, entre 0.90-0.95 e 0.80-0.85; moderado, entre 0.96-1.00 e 0.86-0.90; alto, >1.00 e >0.90. Resultados: Os fatores mais associados ao diabete foram obesidade (OR=2,19), adiposidade abdominal (OR=2,97) e perda ponderal não-intencional (OR=3,38). O não tratamento da doença associou-se a: idade mais avançada (p=0,027), menor nível de escolaridade (p=0,005) e baixo risco metabólico (p=0,004). Conclusão: O diabete autorrelatado associou-se com a obesidade, mas principalmente com a adiposidade abdominal e a perda de peso não intencional. O não tratamento do diabete pelo idoso foi associado com idade avançada, baixo nível educacional e reduzida adiposidade abdominal.

    Resumo em Inglês:

    Objective: The aim of this study was to describe relationships between self-reported diabetes mellitus and its treatment, according to demographic and socioeconomic data, as well as indicators of nutritional status in community-dwelling older adults. Methods: This is a population-based and a cross-sectional study derived from the multicentric survey "Frailty in Brazilian Elderly". The random sample consisted of 881 community-dwelling older adults aged 65 years and older from the city of Campinas. The self-reported variables were: age, gender, family income (minimum salaries), education (years of education); and absolute data (yes versus no) regarding unintentional weight loss and weight gain, diabetes, and its treatment. Anthropometric variables were collected by trained examiners following classic protocols. Body mass index was classified as: underweight <23; normal weight ≥23 and <28; overweight ≥28 and <30; and obesity ≥30. Waist-to-hip ratio, indicator of abdominal adiposity, was classified according the metabolic risk, for male and female, respectively: low 0.90-0.95 and 0.80-0.85; moderate 0.96-1.00 and 0.86-0.90; and high >1.00 and >0.90. Results: The variables most associated with diabetes were obesity (OR=2.19), abdominal adiposity (OR=2.97), and unintentional weight loss (OR=3.38). The lack of diabetes treatment was associated with advanced age (p=0.027), lower educational level (p=0.005), and low metabolic risk (p=0.004). Conclusion: Self-reported diabetes was associated with obesity but mostly with abdominal adiposity and unintentional weight loss. Not being treated for diabetes mellitus was associated with advanced age, lower levels of education, and lower abdominal adiposity.
  • Ingestão alimentar de pacientes em hemodiálise Artigos Originais

    Vaz, Inaiana Marques Filizola; Freitas, Ana Tereza Vaz de Souza; Peixoto, Maria do Rosário Gondim; Ferraz, Sanzia Francisca; Campos, Marta Izabel Valente Augusto Morais

    Resumo em Português:

    Objetivo: Avaliar o consumo de energia e nutrientes de indivíduos em hemodiálise, segundo recomendações específicas para essa população, e de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira. Métodos: Trata-se de estudo transversal, com 118 pacientes adultos considerados estáveis, tratados em 10 centros de diálise em Goiânia, Estado de Goiás. A ingestão alimentar foi estimada por meio de seis recordatórios de 24 horas, sendo classificada em adequada ou inadequada, conforme recomendações específicas para indivíduos em hemodiálise, é recomendado para uma alimentação saudável. Foi realizada análise descritiva dos dados. Resultados: Observou-se ingestão alimentar média de 2022,40 ± 283,70 kcal/dia; 31,18 kcal/kg/dia; 55,03 ± 4,20% de carboidrato; 30,23 ± 3,71% de lipídeo; e 1,18 ± 0,23 g de proteína/kg/dia. Importantes prevalências de inadequação foram observadas para a ingestão de calorias (39,0%), proteínas (39,0%) e outros nutrientes, como retinol (94,9%), gordura saturada (87,3%), colesterol (61,9%), ferro (61,0%), potássio (60,2%) e zinco (45,0%). Os pacientes apresentaram baixa ingestão de alimentos do grupo das frutas (1,22 ± 0,89 porções), legumes e verduras (1,76 ± 1,01 porções), leite e derivados (0,57 ± 0,43 porções), bem como ingestão elevada de alimentos do grupo dos óleos e gorduras (3,45 ± 0,95 porções) e açúcares e doces (1,55 ± 0,77 porções). Conclusão: Foi observado um consumo alimentar em desequilíbrio, caracterizado pelo excesso de óleos e gorduras, sobretudo gordura saturada e colesterol, açúcares e doces, paralelamente à baixa ingestão de frutas, legumes e verduras, leite e derivados. Um percentual considerável de pacientes deixou de ingerir a recomendação mínima de calorias, proteína, retinol, ferro, zinco e potássio.

    Resumo em Inglês:

    Objective: To evaluate the intake of energy and nutrients by individuals on hemodialysis, following especific recommendations for this population and according to Food Guide for the Brazilian Population. Methods: A cross-sectional study, 118 adult patients, considered stable from, ten dialysis centers in Goiânia, Goiás. Dietary intake was estimated by six 24-hour recalls, and classified as adequate or inadequate, according to specific recommendations for individuals undergoing dialysis and that recommended for a healthy diet. A descriptive analysis was performed. Results: Average dietary intake of 2022.40 ± 283.70 kcal/day; 31.18 kcal/kg/day; 55.03 ± 4.20% carbohydrate; 30.23 ± 3.71% lipid, 1.18 ± 0.23 g protein/kg/day. Important prevalences of inadequacy were observed for the intake of calories (39.0%), protein (39.0%) and other nutrients such as retinol (94.9%), saturated fat (87.3%), cholesterol (61,9%), iron (61.0%), potassium (60.2%) and zinc (45.0%). Patients had a low intake of fruit food group (1.22 ± 0.89 servings) and vegetables (1.76 ± 1.01 servings), dairy products (0.57 ± 0.43 servings) and high intake of food group of oils and fats (3.45 ± 0.95 servings), sugars and sweets (1.55 ± 0.77 servings). Conclusion: Observed food consumption imbalance, characterized by excess of oils and fats, especially saturated oils and cholesterol, sugars and sweets, parallel to low intake of fruits and vegetables and dairy products. A considerable percentage of patients did not intake the minimum recommended of calories, protein, retinol, iron, zinc and potassium.
  • Efetividade de intervenção nutricional em mulheres com excesso de peso na Atenção Primária à Saúde Artigos Originais

    Ferreira, Nathália Luíza; Mingoti, Sueli Aparecida; Jaime, Patrícia Constante; Lopes, Aline Cristine Souza

    Resumo em Português:

    Objetivo: O presente estudo tem como objetivo avaliar a efetividade de intervenção nutricional em mulheres com excesso de peso acompanhadas na Atenção Primária à Saúde. Métodos: Trata-se de estudo de intervenção, com mulheres com excesso de peso (índice de massa corporal ≥25,0 kg/m² em adultas; e ≥27,0 kg/m² em idosas), ≥20 anos, em acompanhamento nutricional individual durante 12 meses. Avaliou-se a efetividade da intervenção por indicadores dietéticos, de saúde e antropométricos. Resultados: A maioria das 71 usuárias era adulta, com baixa renda e escolaridade. Após a intervenção, houve aumento do número de refeições, realização do desjejum e consumo de frutas e hortaliças, além da redução da disponibilidade domiciliar de sal, açúcar e óleo, e diminuição no consumo de frituras. Observou-se melhoria da autopercepção da saúde e do peso, bem como diminuição da massa corporal e adiposidade abdominal, sobretudo entre aquelas que participaram de mais encontros (n>9). Conclusão: A intervenção nutricional proposta foi efetiva e viável para o cuidado de indivíduos com excesso de peso e comorbidades desestabilizadas, podendo ser ampliada para outros contextos.

    Resumo em Inglês:

    Objective: To assess the effectiveness of nutritional intervention in overweight women undergoing Primary Health Care. Methods: An intervention study was conducted with overweight adult and elderly women aged 20 years or older (body mass index ≥25.0 kg/m² and ≥27.0 kg/m², respectively) who were subjected to 12 months of individual nutritional monitoring. The effectiveness of the intervention was assessed by dietary, health, and anthropometric indicators. Results: Most of the 71 individuals were adults with a low income and poor level of education. After the intervention, there was an increase in number of meals and in the frequency of breakfasting. Moreover, there were more fruits and vegetables consumed, in addition to a decrease in household availability of salt, sugar, oil, and fried foods consumption. An improvement in health and weight self-perception was observed, as well as a decrease in body mass and abdominal adiposity, in particular among those participating in several consultations (n >9). Conclusion: The proposed nutritional intervention was effective and viable for improving the care of overweight individuals and those suffering from destabilized comorbidities, and may be extended to other contexts.
  • Efecto de la administración subcrónica de glucosamina oral en la regulación del peso corporal, glucemia y dislipidemias provocada por una dieta hipercalórica en rata Wistar Original Articles

    Alvarado, Cornelio Barrientos; Vázquez, Jorge Sánchez; Oscoy, María Atanasia Silvia Cárdenas; Acosta, Osvaldo Garrido; Robledo, Liliana Anguiano

    Resumo em Espanhol:

    Objetivo: Este estudio evaluó el efecto de la glucosamina oral en el sobrepeso y dislipidemia provocada por una dieta hipercalórica en ratas. Métodos: En 4 grupos de ratas Wistar: alimentados con dieta comercial para roedores y agua de beber sin grupo de control y con glucosamina (500 mg/kg-1 por día) grupo glucosamina y con dieta hipercalórica enriquecida al 24% (g/g) compuesta por manteca de cerdo y agua de beber sin grupo hipercalórico y con glucosamina grupo hipercalórico + grupo glucosamina, durante 22 semanas, se evaluaron el peso corporal, grasa abdominal, niveles de glucemia, triglicéridos, colesterol total y lipoproteínas de alta densidad en suero. Resultados: Se observó un aumento del peso corporal y glucemia en suero con dislipidemias en el grupo con dieta hipercalórica grupo hipercalórico versus grupo de controle (p<0.001); al administrarse glucosamina para esta misma dieta grupo hipercalórico + grupo glucosamina se minimizaron los efectos presentados, disminuyendo la cantidad de grasa abdominal y los niveles del perfil lípido en suero (p>0.05) y regulándose el peso corporal, las lipoproteínas de alta densidad y la glucemia basal (p<0.05). Conclusion: La glucosamina reguló el peso corporal y la glucemia en sangre y minimizó las dislipidemias provocadas por la dieta hipercalórica, favoreciendo el aumento de colesterol lipoproteínas de alta densidad en las ratas. No afectó el peso corporal y el metabolismo lipídico cuando se administró con dieta comercial.

    Resumo em Inglês:

    Objective: This study evaluated the effect of oral glucosamine on overweight and dyslipidemia caused by a high-fat diet in rats. Methods: Four groups of Wistar rats: fed with commercial rodent food and drinking water without (control group) and with glucosamine (500 mg kg-1 per day) and a high-fat diet enriched with 24% (g/g) butter pork and drinking water without and with glucosamine, for 22 weeks; the body weight, abdominal fat, blood glucose, triglycerides, total cholesterol, and high density lipoprotein in serum were evaluated. Results: Body weight gain, increased blood glucose levels and dyslipidemia were observed in the high-fat diet group versus the control group (p<0.001). When glucosamine was administered the same diet the effects were minimized, with a decrease in the amount of abdominal-fat and lipid profile levels in serum (p>0.05), regulated body weight, and high density lipoprotein and glycaemia (p<0.05). The glucosamine did not affect body weight and lipid metabolism in rats when administered with a normal diet. Conclusions: Glucosamine regulated the body weight blood glucose and dyslipidemia caused by a high-fat diet, favoring increased high density lipoprotein cholesterol in rats. It did not affect body weight and lipid metabolism when administered with commercial food.
  • Alimentação fora do lar: prevalência e características em uma metrópole Original Articles

    Gorgulho, Bartira Mendes; Fisberg, Regina Mara; Marchioni, Dirce Maria Lobo

    Resumo em Português:

    Objetivo: O presente estudo tem como objetivo caracterizar as refeições realizadas fora do lar. Métodos: Trata-se de estudo transversal, de base populacional representativa do município de São Paulo, realizado por meio de inquérito domiciliar e telefônico. O consumo alimentar foi medido por aplicação telefônica do recordatório alimentar de 24 horas, em que as refeições café da manhã, almoço e jantar foram caracterizadas e descritas de acordo com os principais alimentos contribuintes para o consumo de energia, gordura, sódio e açúcar de adição. Resultados: Dentre os 834 entrevistados, 24% realizaram ao menos uma refeição fora de casa. O consumo energético médio por refeição realizada fora do lar foi de 628 kcal (±101kcal), cerca de 35% da média de consumo diário relatado nessa população. Pôde-se observar a presença tanto de alimentos marcadores de uma dieta saudável, a exemplo do arroz, feijão e peixe, quanto de alimentos integrantes de uma dieta não saudável, como refrigerantes, salgados, sanduíches e pizzas. Conclusão: De acordo com os dados obtidos, os indivíduos que se alimentaram fora do lar consumiram uma pior alimentação. No entanto, a presença de alimentos saudáveis aponta para potencialidades de melhora, se forem tomadas ações programáticas nesse sentido.

    Resumo em Inglês:

    Objective: This study aimed to characterize away-from-home meals. Methods: This population-based, cross-sectional study measured dietary intake by administering 24-hour recalls by telephone. Away-from-home breakfast, lunch, and dinner were described and characterized according to the foods that contribute most to the intake of energy, fat, sodium, and added sugar per meal. Results: f the 834 respondents, 24% had had at least one meal away from home. The average energy intake per away-from-home meal was 628 kcal (±101 kcal), about 35% of the average daily intake for this population. Meals contained both healthy foods, such as rice, beans, and fish, and unhealthy foods, such as soft drinks, snacks, sandwiches, and pizza. Conclusion: Individuals who ate away from home had worse diets. However, the presence of healthy foods indicates a possibility of improvement if purposeful programmatic actions are taken.
  • Letramento funcional em saúde e alimentação saudável: compreensão de recomendações do guia alimentar brasileiro Original Articles

    Coelho, Maria Auristela Magalhães; Sampaio, Helena Alves de Carvalho; Passamai, Maria da Penha Baião; Cabral, Lissidna Almeida; Passos, Tatiana Uchôa; Lima, Gláucia Posso

    Resumo em Português:

    Objetivo: Avaliar a relação entre o letramento funcional em saúde de usuários do Sistema Único de Saúde e o entendimento das porções alimentares do Guia Alimentar Brasileiro, versão bolso. Métodos: Foi avaliado o letramento funcional em saúde com o Brief Test of Functional Health Literacy. Foram realizados dois círculos de diálogos, envolvendo pacientes com letramento adequado (Grupo 1) e insuficiente (Grupo 2). Os diálogos foram gravados e analisados segundo o discurso do sujeito coletivo. Resultados: A maioria dos participantes apresentou letramento funcional em saúde insuficiente (58,0%). Foram identificadas cinco ideias centrais: entende o consumo em porções de alimentos; não entende o consumo em porções de alimentos; porções de alimentos colocadas de forma confusa; alimentos desconhecidos/não comuns; letras pequenas. A compreensão dos integrantes do Grupo 2 foi mais limitada. Conclusão: As dificuldades de entendimento representam um fator de dificuldade na promoção da saúde. Há necessidade de empoderar os indivíduos mediante a disponibilidade de materiais educativos de mais fácil compreensão, em conformidade com seu letramento funcional em saúde.

    Resumo em Inglês:

    Objective: To assess the relationship between the functional health literacy of Unified Heath System users and the understanding of food servings in the pocket version of the Brazilian Food Guide. Methods: Functional health literacy was assessed by the Brief Test of functional health literacy. Two dialogue rounds were conducted with patients with adequate functional health literacy (Group 1) and inadequate functional health literacy (Group 2). The dialogues were recorded and analyzed according to the discourse of the collective subject. Results: Most (58.0%) users had inadequate functional health literacy. Five core areas were identified: understands serving sizes; does not understand serving sizes; serving sizes are confusing; unfamiliar/uncommon foods; small letters. Group 2 had more trouble understanding. Conclusion: Difficulty understanding hinders health promotion. Individuals need to have access to educational materials that are easier to understand and developed taking their functional health literacy into account.
  • "Eu queria aprender a ser docente": sobre a formação de mestres nos programas de pós-graduação do campo da Alimentação e Nutrição no Brasil Seção Temática - Educação Em Nutrição Em Saúde Coletiva

    Souza, Liv Katyuska de Carvalho Sampaio de; Prado, Shirley Donizete; Ferreira, Francisco Romão; Carvalho, Maria Claudia da Veiga Soares

    Resumo em Português:

    Objetivo: O presente estudo tem como objetivo problematizar o campo científico da Alimentação e Nutrição, a partir do olhar de egressos de cursos de mestrado no Brasil, colocando em exame aspectos relativos às relações sociais nas quais está mergulhada a formação para o ensino. Norteia o estudo o conceito de campo científico de Pierre Bourdieu, para quem a produção do conhecimento não se dá de maneira pura ou neutra, e os consensos ocorrem em função de interesses em circulação na sociedade. Métodos: Participaram da pesquisa 177 mestres, formados em programas de pós-graduação inseridos na área de avaliação Nutrição, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O grupo respondeu a perguntas abertas e fechadas, em questionários enviados pela internet. Resultados: A grande maioria era composta por nutricionistas do sexo feminino, que ingressaram no mestrado com idade média de 28 anos e aproximadamente quatro anos e meio de conclusão da graduação. A docência destacouse dentre as expectativas ao ingressar no mestrado. Conforme aproximadamente metade dos entrevistados, suas expectativas foram plenamente alcançadas ou até mesmo superadas, tanto em razão de seu aprimoramento científico quanto da boa qualificação do corpo docente. Em contraposição, o pouco tempo, as pressões para a conclusão do mestrado e a insuficiência no preparo para a docência foram críticas presentes. Conclusão: A conformação de novas regras no jogo científico - de modelo produtivista -, impõe que se reconheça a existência de problemas sérios nos cursos de pós-graduação stricto sensu, com repercussão sobre a formação de docentes e, por conseguinte, de nutricionistas. Nesse processo, a avaliação da produção científica por meio de métricas de mercado está no rol dos modelos a serem profundamente questionados.

    Resumo em Inglês:

    Objective: To assess the scientific field of Food and Nutrition from the viewpoint of master students in Brazil, putting in question aspects of social relations in which it is steeped training for teaching this academic field. The concept of scientific field by Pierre Bourdieu guides the study, for whom knowledge production does not occur in a pure or neutral manner, and consensus occur due to outstanding interests in society. Methods: A total of 177 masters by the assessment area of nutrition in the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior answered open and closed questions in questionnaires sent over the Internet. Results: The vast majority were dieticians, women who entered the masters' program at age 28 on average, about four and a half years after graduation. Teaching was highlighted on expectations when entering the master's course, which has been fully met or exceeded for half of these teachers, this being attributed to the scientific improvement and good qualifications of faculty in the programs. In contrast, the short time, pressures for completion of the master's course and failure to prepare for teaching were criticized. Conclusion: The new rules in the scientific game, under the aegis of the requirements of productivist model, impose the recognition of significant problems within academic-oriented (stricto sensu) graduate courses, impacting the education. In this process evaluation of scientific productivity through market metrics is one of the models to be deeply questioned.
  • O lugar do nutricionista nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família Seção Temática - Educação Em Nutrição Em Saúde Coletiva

    Rodrigues, Diana Cris Macedo; Bosi, Maria Lúcia Magalhães

    Resumo em Português:

    Objetivo: Este estudo objetiva compreender percepções e experiências de nutricionistas atuantes em Núcleos de Apoio à Saúde da Família acerca de sua inserção na Estratégia Saúde da Família. Métodos: Trata-se de uma investigação orientada pela abordagem qualitativa, ancorada em fundamentos epistemológicos da vertente crítico-interpretativa. O material empírico resultou da articulação entre entrevistas em profundidade e observações livres, realizadas junto a nutricionistas inseridos nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família de Fortaleza, Ceará. O processamento e categorização do material empírico evidenciou três eixos centrais, dos quais um, "O nutricionista na Estratégia Saúde da Família", foi eleito foco deste artigo. Resultados: Os profissionais têm estruturado seu processo de trabalho assumindo majoritariamente uma prática individualizante e tecnicista, com escassa reflexão acerca de sua atuação. A realização de atividades em âmbito coletivo, intentando prevenir doenças, foi considerada a principal atribuição do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Grande parte dos informantes concebeu o lugar do nutricionista na prevenção e tratamento de doenças e agravos relacionados à alimentação, por meio de uma educação nutricional voltada à racionalização de recursos. Entretanto, ainda que minoritariamente, experiências em curso revelam outras formas de perceber o lugar do nutricionista, remontando à realização do cuidado em saúde, de forma coerente com os princípios do Sistema Único de Saúde. Conclusão: Nos achados preponderam posturas profissionais pouco alinhadas aos princípios basilares do Sistema Único de Saúde e às políticas de Segurança Alimentar e Nutricional, apontando incongruências entre estas e as necessidades de saúde da população.

    Resumo em Inglês:

    Objective: This study aimed to understand perceptions and experiences of nutritionits who work at the Support Centers for Family Health about their inclusion in the Family Health Strategy. Methods: This investigation was guided by a qualitative approach, grounded in epistemological foundations of critical and interpretative aspects. The empirical material resulted from the coordination between the in-depth interviews and the free observations conducted with the dieticians inserted in Support Centers for Family Health, Ceara. Results: The processing of the empirical data revealed three central axes of which the theme "The Nutritionits in the Family Health Strategy" was elected as the focus of this article. The professionals have structured their work process mostly taking individualizing and technicist practices, with little reflection on their performance. Conducting activities in a community basis intending to prevent diseases was considered the primary responsibility of the Support Centers for Family Health. A big part of informants conceived the place of nutritionist in the prevention and treatment of diseases and disorders related to food, through a rationalization of resources focused on nutrition education. However, even though a minority, experiences reveal other ways of perceiving the place of nutritionits, reassembling the realization of health care consistent with the principles of the Unified Health Care System. Conclusion: The results show professional attitudes little connected with the basic Unified Health Care System principles and policies for food and nutrition security, pointing out inconsistencies between these and the real health needs of the population.
  • Saúde coletiva nos cursos de Nutrição: análise de projetos político-pedagógicos e planos de ensino Seção Temática - Educação Em Nutrição Em Saúde Coletiva

    Recine, Elisabetta; Sugai, Andrea; Monteiro, Renata Alves; Rizzolo, Anelise; Fagundes, Andhressa

    Resumo em Português:

    Objetivo: Este trabalho tem por objetivo analisar os conteúdos dos planos de ensino das disciplinas da área de Nutrição em Saúde Coletiva, bem como os projetos político-pedagógicos de cursos de Nutrição no Brasil. Métodos: Trata-se de estudo qualitativo, exploratório, de base documental, utilizando-se técnica do software Alceste(r) no corpus gerado pelos documentos analisados. Resultados: A partir dos 392 cursos de Nutrição existentes no Brasil em 2010, foram analisados 46 projetos político-pedagógicos e 517 planos de ensino de disciplinas em saúde coletiva. Na análise dos projetos político-pedagógicos foram consideradas três categorias: competências esperadas; ações no cuidado nutricional e operacionalização do curso, esta última correspondente a 75,5% do conteúdo. Já na análise dos planos de ensino foram classificadas as seguintes categorias: avaliação nutricional, clínica e dietoterapia no curso da vida; epidemiologia nutricional e vigilância em saúde; educação nutricional e comunicação; formação para atuação profissional; e cultura e ciências sociais. A primeira dessas categorias, correspondente a 34,2% do conteúdo, representa um dos eixos do corpus: portanto, a que compõe mais fortemente a disposição dos elementos. Essa categoria demonstrou abordar temas distantes daqueles tratados pelas demais. O outro eixo, das demais classes, estabeleceu associação menos distante no plano entre elementos, refletindo existir alguma ligação entre o que é explicitado e objetivos, conteúdos e processo de formação que correlacionam alimentação ao contexto social e à prática profissional. Conclusão: A distância dos conteúdos analisados indica uma dicotomia ao se descreverem objetivos, competências e prática profissional, apontando a insuficiência na articulação entre os elementos biológicos, as práticas sociais e a formação profissional.

    Resumo em Inglês:

    Objective: To analyze the contents of the teaching plans of the disciplines in the areas of Nutrition in Public Health and political and educational plans of nutrition programs in Brazil. Methods: This is a qualitative, exploratory, document-based study that used the technique of the software Alceste(r) in the corpus generated by the analyzed documents. Results: Of the 392 nutrition programs available in 2010 in Brazil, we collected 46 political and educational plans and 517 teaching plans of disciplines in public health. The categories classified and generated for the political and educational plans were: expected competences; actions in nutritional care; and operationalization of the program. The third category corresponded to 75.5% of the content given that much of the content is related to the operationalization of the programs. The categories classified in the second analysis regarding the teaching plans were: nutritional and clinical assessment and diet therapy throughout life; nutritional epidemiology and health surveillance; nutrition education and communication; education for professional practice and culture and social sciences. The first category of this stage corresponded to 34.2% and to one of the axis of the corpus: therefore, the one that composes the disposition of the elements more strongly. This category approached themes little related to the themes treated by the other categories. The other axis of the other classes established a less distant association in the plane between elements, showing that there is some connection between what is exposed and the objectives, contents, and education process that correlate food with the social context and professional practice. Conclusion: The distance between the analyzed contents indicates a dichotomy when describing objectives, competences, and professional practice. The coordination between the biological elements, social practices, and education is inadequate.
  • Formação em Nutrição em Saúde Coletiva na Universidade Federal de Santa Catarina: reflexões sobre o processo de ensino para fortalecer o Sistema Único de Saúde Seção Temática - Educação Em Nutrição Em Saúde Coletiva

    Neves, Janaina das; Sousa, Anete Araújo de; Vasconcelos, Francisco de Assis Guedes de

    Resumo em Português:

    O objetivo do artigo é relatar a experiência do processo de implantação do projeto pedagógico do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina visando ao atendimento das Diretrizes Curriculares dos Cursos de Nutrição de 2001, com ênfase na formação em Saúde Coletiva. Trata-se de artigo descritivo que procura refletir sobre a experiência da reestruturação curricular implantada em 2009. A reestruturação curricular proposta pelo Núcleo Docente Estruturante contou com assessoria externa, parceria das Secretarias de Saúde e de Educação de Florianópolis e financiamento do Ministério da Saúde, tendo por base as avaliações realizadas em fóruns com participação de docentes, discentes e nutricionistas. O projeto pedagógico do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina pautou-se pelos princípios do Direito Humano à Alimentação Adequada, da Segurança Alimentar e Nutricional e da promoção, proteção e recuperação da saúde. O currículo contempla os níveis de complexidade de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde, com integração entre disciplinas que desenvolvem metodologias ativas, durante as aulas teóricas e práticas. Outros cenários de prática são: unidades educativas, locais de produção e comercialização de alimentos e unidades de alimentação e nutrição. Os coordenadores pedagógicos realizam interlocução entre secretarias, profissionais, docentes e discentes. O currículo tem sido avaliado e reestruturado continuamente. Apesar dos avanços, são apontados como desafios: a integração ensino-serviço, o número reduzido de nutricionistas nos cenários de prática, a estrutura disciplinar e o grande número de estudantes nas turmas práticas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the paper is to report the experience of implementing the pedagogical project of the Undergraduate Course in Nutrition of Universidade Federal de Santa Catarina, Brazil, aiming to meet the Curriculum Guidelines for Nutrition Courses 2001, with emphasis on the formation process in public health. This is a descriptive article that seeks to reflect on the experience of curriculum restructuring implemented in 2009. The pedagogical project of the Undergraduate Course in Nutrition of Universidade Federal de Santa Catarina, was guided by the principles of the Human Right to Adequate Food, Food and Nutritional Security and the promotion, protection and recovery health. The curriculum restructuring proposed by the structuring teaching core receives external assessory, a partnership of the Departments of Health and Education of Florianópolis, Brazil, and funding from the Brazilian Ministry of Health, based on the assessments carried out on forums with participation of teachers, students and nutritionists. The curriculum comprises the levels of complexity of healthcare of the Brazilian Unified Health System, with integration between disciplines who develop active methods during the theoretical and practical classes. Other practice scenarios are: educational units, establishments of production and marketing of food, and food and nutrition units. The pedagogical coordinators conduct dialogue between Departments, professionals, teachers and students. The curriculum has been evaluated and restructured continuously. Despite the advances, challenges are noted as: A teaching-service integration, the reduced number of nutritionists to practical, disciplinary structure and large number of students in practical classes.
  • Desenvolvimento comunitário na formação do nutricionista: relato de experiência em um Curso de Nutrição Seção Temática - Educação Em Nutrição Em Saúde Coletiva

    Oliveira, Nilce de; Santos, Sandra Maria Chaves dos

    Resumo em Português:

    Objetivo: Este trabalho tem como objetivo discutir a disciplina Desenvolvimento da Comunidade no currículo do curso de Nutrição de uma universidade pública, visando contribuir com o debate sobre a formação social do nutricionista. Métodos: Trata-se de pesquisa documental, com base no material da disciplina e nos trabalhos produzidos pelos alunos ao longo de 30 anos de docência, além de reflexão sobre as experiências vividas. Resultados: Apesar da recorrente afirmação da relevância do tratamento social em saúde e nutrição, ainda é insatisfatória a introdução dos componentes que poderiam construir esse processo. Desde sempre, o trabalho prático manifestou-se sedutor e revelador da realidade social e econômica para os estudantes, enquanto a compreensão teórica dos processos e relações sociais resulta problemática e recebe a justificativa de que, para os alunos da área de saúde, a linguagem das Ciências Sociais seria estranha e difícil. Conclusão: A experiência docente na disciplina Desenvolvimento da Comunidade confirma a importância da abordagem teórica e prática da saúde, alimentação e nutrição pelas Ciências Sociais, significando um esforço pedagógico e pessoal a mais do professor e de alunos. Mesmo que a disciplina deixe de existir na formação do nutricionista com o título original, que faz parte do repertório semântico de um tempo passado, os conteúdos e as experiências permanecem sendo relevantes e podem ser incorporadas em outras disciplinas.

    Resumo em Inglês:

    Objective: The article discusses the development of the discipline called Community Development within the curriculum of a nutrition program at a public university to contribute to the debate on dieticians' social education. Methods: This is a document research, based on the discipline material, as well as the works produced by students throughout the 30 years of administration of the discipline and also reflections on lived experiences. Results: Despite the applicants' reaffirmation on the importance of social-oriented health and nutrition practices, there is still an unsatisfactory introduction of academic components that would help to build this process. While empirical works always appeared as a seductive way for students to understand the social and economic reality of the city, theoretical understanding of processes and social relationships showed to be problematic, which is being explained by the fact that social sciences language is strange and difficult in the eyes of health students. Conclusions: Experience in Community Development confirms the importance of theoretical and practical approach of Health, Food and Nutrition by the Social Sciences, signifying a pedagogical and personal effort of teachers and students. We conclude that even if the Community Development discipline ceases to exist in the training of dieticians with the original title, which is part of the semantic repertoire of a past time, content and experiences remain relevant and can be incorporated into other disciplines.
  • A integralidade como eixo da formação em proposta interdisciplinar: estágios de Nutrição e Psicologia no campo da Saúde Coletiva Seção Temática - Educação Em Nutrição Em Saúde Coletiva

    Medeiros, Maria Angélica Tavares de; Braga-Campos, Florianita Coelho; Moreira, Maria Inês Badaró

    Resumo em Português:

    Trata-se de relato de experiência de estágio interdisciplinar em Nutrição Social e em Psicologia da Universidade Federal de São Paulo campus Baixada Santista, com foco na integralidade da atenção. O trabalho ocorreu entre 2010 e 2012, na Atenção Básica de Saúde do Sistema Único de Saúde no território Centro/Morro do município de Santos, São Paulo. Utilizaram-se registros de campo contendo memórias de supervisões e de reuniões entre professores e equipe de saúde. Construíram-se narrativas e projetos terapêuticos singulares. Em supervisão conjunta de professores de Nutrição e Psicologia, debateram-se situações destacadas pelos estudantes e planos de trabalho construídos para cada ciclo de formação. Isto fundamentou práticas interdisciplinares, reflexões e ações consoantes ao Sistema Único de Saúde, realizadas pelos estagiários. Os resultados corroboram a importância do trabalho interdisciplinar para a promoção da integralidade, constituindo formas de escuta e atenção diferenciadas aos usuários, em estreita relação com os serviços.

    Resumo em Inglês:

    This paper aimed to analyze the experience in interdisciplinary training for Nutrition and Psychology undergraduate courses at the Baixada Santista campus of Universidade Federal de São Paulo, focusing on comprehensive care. It took place between 2010 e 2012, in the Primary Care Health of Unified Health System of Santos municipality, São Paulo, Brazil, in the the territory of Monte Serrat Hill. We used field records from memories of supervisions and meetings between teachers and health team, according to qualitative research. Narratives have been constructed and Singular Therapeutic Projects. In joint-supervision by professors of Nutrition and Psychology courses, we debated situations highlighted by students and constructed work plans for each training cycle. Through interdisciplinary practices reflections and actions to SUS consonants were realized. Our results corroborate the importance of interdisciplinar work towards comprehensive care, promoting ways of listenning which leads to special health care in close relation to the services.
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