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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 3, Número: 3, Publicado: 1999
  • Editorial Editorial

    Machado-da-Silva, Clóvis L.
  • Tese, síntese, antítese: contributos para uma teoria dialéctica das organizações Artigos

    Cunha, Miguel Pina e; Cunha, João Vieira da

    Resumo em Português:

    Gerir organizações parece ser uma tarefa cuja complexidade e dificuldade vai crescendo ao longo do tempo. Neste texto destacamos um dos principais motores dessa complexidade que parece merecer maior destaque do que aquele que lhe tem sido dado: a presença simultânea de duas abordagens antagónicas, que exercem forte pressão normativa sobre quem pratica a gestão. Recorrendo a um modelo dialéctico de construção de teoria, é proposto um modelo de organização e estratégia que resulta da síntese/confronto destas duas abordagens e que aparenta ser, ao mesmo tempo, suficientemente próximo da realidade para ser rotulado como descritivo e suficientemente distante para possuir algum poder normativo.

    Resumo em Inglês:

    Business management seems to be a task whose complexity and difficulty just keeps growing. In this article, we present one of the major engines of this complexity - one that seems worthy of more attention than it has received until now - the simultaneous presence of two antagonic approaches to management that exert a strong normative pull over this activity. Using a dialectic model of theory building, an organization/strategy model resulting from the synthesis/confrontation between these approaches is proposed. This model appears to be both sufficiently close to managerial practice to be labeled as descriptive, and sufficiently distant to still hold some normative power.
  • El control organizativo en las organizaciones no gubernamentales: un estudio de la realidad Española

    Carvalho, Cristina Amélia Pereira de

    Resumo em Português:

    Este artigo discute a questão do exercício do controle nas organizações e o caráter evolutivo do conceito ao longo da evolução da sociedade. No entanto considera que as organizações nãogovernamentais (ONGs), por suas características particulares, exigem uma abordagem analítica específica e, nesse sentido, propõe um modelo de análise capaz de perceber a especificidade do mundo das organizações não-lucrativas e de voluntariado. A verificação empírica ocorre em quatro ONGs espanholas envolvidas, nos últimos anos, por um ambiente sujeito a grandes mudanças em razão do intenso crescimento e importância sofridos pelo setor. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com dirigentes das ONGs, e aplicação de questionários a uma amostra aleatória de voluntários estáveis de cada organização. Os resultados confirmam a proposição teórica, ainda que as interferências do ambiente assinalem diferenças já esperadas.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the issue of the practice of control in organizations and the evolutive character of the concept throughout the society's evolution. However, it considers that the nongovernmental organizations (NGOs), for their particular characteristics, demand a specific analytical approach and, in this sense, it proposes a model of analysis capable of perceiving the specificity of the world of the nonprofit and the voluntary organizations. The empirical verification occurs in four Spanish NGOs involved, in the latest years, by an environment which is subject to great changes due to the boom of growth and importance in the field. Data were collected through semi-structured interviews to NGOs' directors and through application of questionnaires to a random sample of stable volunteers of each organization. The results confirm the theoretical proposition although the environment interferences indicate differences that were already expected.
  • Percepções de incerteza em um sistema de planejamento e controle: um estudo comparativo Brasil - Inglaterra Artigos

    Fonseca, Ana Carolina Pimentel Duarte da

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo detectar o impacto de diferenças culturais em um sistema de planejamento e controle. Para atender a este propósito, foi realizada uma pesquisa qualitativa na subsidiária brasileira de uma empresa multinacional britânica. Visando a compreender mais profundamente a maneira como ocorria a interação da cultura nacional com práticas de controle gerencial, selecionou-se uma dimensão cultural identificada por Hofstede (1980) em seu estudo a respeito de valores em mais de 50 países. A dimensão escolhida foi fuga à incerteza, a qual é definida como a extensão em que os membros de uma cultura se sentem confortáveis com a incerteza e com a ambigüidade, aspectos estreitamente relacionados com o sistema de planejamento e controle. A pesquisa realizada baseou-se em entrevistas que visavam a investigar de que modo os informantes lidavam com a incerteza em seu sistema de planejamento e controle. Onde a teoria sugeria mais de um comportamento provável, foi possível selecionar uma alternativa. Finalmente, enquanto alguns pontos previstos na literatura puderam ser confirmados, outros mostraram-se opostos ao que seria esperado, sugerindo a influência de outros fatores.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to detect the impact of cultural differences in a planning and control system. In order to reach this objective, a qualitative research was realized in a Brazilian subsidiary of an British multinational corporation. In order to understand more deeply the way the interaction between the national culture and management control practices occured, it was selected a cultural dimension identified by Hofstede (1980) in his study about values of people in over 50 countries. The dimension chosen was uncertainty avoidance, which is defined as the extent to which the members of a culture feel themselves comfortable with uncertainty and ambiguity, aspects strictly related to the planning and control system. The research was based on interviews which sought to investigate the way the informants dealt with uncertainty in their planning and control system. Where the theory suggested more than one possible behaviour, an alternative could be selected. Finally, the reports were able to confirm some results antecipated in the literature while others seemed to be opposite to what was expected, suggesting the influence of other factors.
  • As concepções do trabalho: um estudo de análise de conteúdo de dois periódicos de circulação nacional Artigos

    Borges, Lívia de Oliveira

    Resumo em Português:

    Considerando a importância da imprensa escrita na formação de opinião no país, este estudo objetivou levantar as concepções do trabalho presentes em artigos no jornal Folha de São Paulo e na revista Exame. O desenvolvimento do estudo consistiu na aplicação do método designado por análise de conteúdo (análise temática). Tanto no jornal como na revista, selecionaram-se os artigos que abordavam, principalmente, os assuntos trabalho/emprego/desemprego. Dentre eles, tomaram-se como amostra: 60 artigos da revista Exame e 299 do jornal Folha de São Paulo. A identificação dos temas (valores do trabalho e referências à centralidade do trabalho) presentes nos artigos foi desenvolvida, no jornal, por dois juízes e, na revista, por três juízes. Em ambos os periódicos, constatou-se uma tendência para as referências à centralidade do trabalho ocorrerem em artigos que tratam do trabalho de executivos e profissionais de nível superior, revelando a existência de uma visão elitista. Em ambos os periódicos predominam a presença de valores que revelam a persistência de um compromisso com as idéias keynesiano-fordistas; porém na revista há uma tendência ao rompimento com o conjunto de valores do welfare state; no jornal se observa a tendência de evoluir para concepções mais expressivas do trabalho, sem tal rompimento.

    Resumo em Inglês:

    Considering the importance of printed press in the formation of national opinion, this study objectified to identify those conceptions of work present in articles of Folha de São Paulo newspaper and Exame magazine. The development of the study consisted in the application of the method designated for content analyses (thematic analyses). In both periodicals, they were chosen articles that approached mainly the themes work/employment/unemployment. Among them, were established like the sample: 60 articles of the Exame magazine and 299 of the Folha de São Paulo newspaper. The identification of the themes (work values and work centrality) in the articles was developed, in the newspaper, for two judges, and, the magazine, for three judges. In both, a tendency to refer to work centrality in the articles about the work of managers and of graduates professionals, revealing the existence of a vision. In the both periodicals predominate the presence of values that reveal the persistence of a commitment with the ideas of Keynes and Ford, but, in the magazine, there is a trend to the rupture with the set of values of welfare state while, in the newspaper, there is a trend to progress to the conceptions more expressive of the work without such rupture.
  • O modelo do índice de satisfação do cliente Norte-Americano: um exame inicial no Brasil com equações estruturais Artigos

    Urdan, André Torres; Rodrigues, Arnaldo Rocha

    Resumo em Português:

    Fornell et al. (1996) propuseram e têm aplicado o Modelo do Índice de Satisfação do Cliente Norte-Americano (ISCN). Este artigo relata uma pesquisa destinada a verificar empiricamente o ajustamento de tal modelo no caso de clientes da indústria automobilística brasileira, usando-se para a análise equações estruturais. Foram obtidos dados de 304 clientes proprietários de veículos da Fiat, Ford, General Motors e Volkswagen, mediante consulta a 7 concessionárias de Belo Horizonte, MG. Considerando-se o modelo como um todo e nos limites da amostra ora utilizada, tudo parece indicar que ele padece de desajustamento, o que traz duas implicações cruciais. De um lado, há a perspectiva de que testes estatísticos podem ser uma ferramenta algo pobre para escolher um modelo: a rejeição estatística não inviabilizaria a utilização prática. De outro lado, uma abordagem mais purista levaria à rejeição do modelo ISCN, na forma como ele está estabelecido, para o ramo focado. Qualquer que seja a escolha, seria ótimo futuramente vir a ter um índice brasileiro de satisfação do cliente, com enormes benefícios potenciais para clientes e produtores.

    Resumo em Inglês:

    Fornell et al. (1996) have proposed and applied the model of the American Customer Satisfaction Index (ACSI). This article reports a research undertaken to empirically test the adjustment of that model with the clients of the Brazilian automobile industry using structural equation modeling. In a survey, using the internal record of 7 dealerships in Belo Horizonte, MG, data were collected from 304 clients, comprising owners of cars manufactured by Fiat, Ford, General Motors and Volkswagen. Taking the model as a whole and in the limits of the sample generated, everything seems to indicate that it suffers from lack of adjustment, which brings two fundamental implications. On the one hand, there is the perspective stating that statistical tests may be a rather poor tool to choose a model, and as such statistical rejection would not prevent practical. On the other hand, a more purist approach would lead to the rejection of the ACSI model, as it is now designed, in the context of the industry examined. No matter the option chosen, it would be great to count with a brazilian index of customer satisfaction in the future, which could provide great potential benefits to clients and suppliers.
  • Marketing na Internet e comportamento do consumidor: investigando a dicotomia hedonismo vs. utilitarismo na WWW Artigos

    Gertner, David; Diaz, Andrea Narholz

    Resumo em Português:

    O surpreendente crescimento do número de usuários da World Wide Web e do comércio eletrônico vem despertando o interesse pela Internet por parte de pesquisadores de marketing. O presente trabalho objetiva estudar o comportamento do consumidor em atividades de navegação na Web, baseando-se no modelo Processo de Procura de Varejo pelo Consumidor (CRSP), desenvolvido por Titus e Everett (1995). Mais especificamente, a presente investigação busca verificar se os benefícios derivados da navegação na Web apresentam uma dicotomia observada em ambientes tradicionais de marketing como varejo e televisão e representada por: hedonismo (uma dimensão relacionada a divertimento, espontaneidade, e busca de experiências multissensoriais) vs. utilitarismo (uma dimensão relacionada a algum tipo de busca consciente com conseqüência intencionada). A validação das escalas de benefícios hedônicos e utilitários, desenvolvidas por Babin, Darden e Griffin (1994), permitiu concluir que benefícios hedônicos e utilitários também podem ser derivados do uso da Web.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to discuss buying behavior on the internet, based on propositions of the Consumer Retail Search Process model (CRSP), proposed by Titus e Everett (1995). More specifically, the present investigation verifies whether benefits derived from navigation on the Web present the same dichotomy observed in traditional environments, like retailing and television, that is: hedonism (a dimension related to fun, spontaneity, and search for multi-sensorial experiences) vs. utilitarism (a dimension related to some sort of conscious search with specific purpose). The validation of the hedonic and utilitarian benefits scale, proposed by Babin, Darden and Griffin (1994), led to the conclusion that the same dichotomy is present among consumers in activities on the Web.
  • A não-globalização tecnológica da indústria brasileira de polímeros medida por meio de patentes Artigos

    Hemais, Carlos A.; Rosa, Elizabeth Omar Ribeiro da; Barros, Henrique Machado

    Resumo em Português:

    É discutido o processo de globalização tecnológica, tomando-se por base o que vem ocorrendo com a indústria brasileira de polímeros. A metodologia adotada abrangeu o desenvolvimento de uma base de dados que contém todos os depósitos de patentes feitos no Brasil de 1985 a 1995, bem como entrevistas com executivos de empresas dessa indústria, ligados à área de tecnologia. A análise da base de dados revela que empresas multinacionais patenteiam seus inventos regularmente como extensão de suas atividades de P&D. Por outro lado, os depósitos feitos por residentes se apresentam de forma aleatória, evidenciando um comportamento eventual e a falta de interesse pela proteção legal dos resultados das pesquisas. Como principal conclusão, a pesquisa sugere que não existe o processo de globalização tecnológica nessa indústria.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the process of technological globalization, with particular attention to the case of the Brazilian polymer industry. The instruments used in the study were a data base built with all the patent applications made in Brazil between 1985 and 1995 and interviews with executives who work in the area of technology in firms of the polymer industry. The analysis of the data base revealed that multinational firms patent their inventions regularly as an extension of their R&D activities. On the other hand, the depots by Brazilian applicants are made in a random manner that shows signs of sporadic behavior and a lack of interest in legal protection for the results of the research. The main conclusion of this study suggests that there is no process of technological globalization in this industry.
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