Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração Contemporânea, Volume: 4, Número: 2, Publicado: 2000
  • Editorial Editorial

    Machado-da-Silva, Clóvis L.
  • Expectativas racionais e eficiência informacional: análise do mercado acionário brasileiro no período 1997-1999 Artigos

    Perobelli, Fernanda F. Cordeiro; Perobelli, Fernando S.; Arbex, Marcelo Aarestrup

    Resumo em Português:

    O objetivo do artigo é testar a eficiência do mercado acionário brasileiro em relação à condução de política monetária. No período compreendido entre a crise asiática e a flexibilização do câmbio, os agentes souberam avaliar corretamente as informações disponíveis e formar expectativas acerca da conduta do Governo, mesmo em momentos de crise, para a manutenção da política de regras vigente. O referencial teórico baseia-se na literatura de expectativas racionais e em suas relações com o conceito de eficiência informacional dos mercados. Como proxy do comportamento do mercado brasileiro foi utilizado o índice da Bolsa de Valores de São Paulo (IBOVESPA), cuja variação pode ser entendida como a taxa de retorno neste mercado. Para a avaliação do comportamento dos retornos foi utilizado o teste de postos de Wilcoxon, a partir do qual foi possível inferir que o mercado de capitais brasileiro se mostrou eficiente em relação à condução de política econômica num cenário de regras.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to test the Brazilian capital market's efficiency in face of monetary policy. In the period between the Asian crisis and the exchange flexibilization, the agents made a correct use of the available information and formed expectations about the policymaker's behavior, even in the moments of crisis, in order to maintain the political rules adopted previously. The study's approach was based on the discussion about rational expectations and their relationship with efficient markets. The Bolsa de Valores de São Paulo index (IBOVESPA) was chosen as a proxy to Brazilian capital market's behavior, because the index variation can be understood as the rate of return in that market. To evaluate the return's behavior, the Wilcoxon ranks test was employed. From this statistical test's results, it was possible to infer that the Brazilian market was efficient in face of the behavior of economic policy by rules.
  • Evolução do uso da Web pelos bancos Artigos

    Diniz, Eduardo

    Resumo em Português:

    Este artigo pretende caracterizar a evolução do uso da Web pelos bancos, utilizando-se para isso do estudo de cerca de 300 Web sites de bancos em três países - Brasil, Estados Unidos e Espanha - durante um período de dois anos entre 1997 e 1999. O artigo analisa os resultados obtidos na pesquisa à luz do que está publicado em literatura sobre o tema. O modelo de análise usado neste estudo classifica os serviços bancários oferecidos nos sites dos bancos em três grupos principais: divulgação, transação e relacionamento. Cada um destes grupos está subdividido em três outros, com base no nível de interação dos usuários com o site, compondo um total de nove diferentes categorias. Observou-se que os bancos primeiro viram a Web como um canal útil para promoção de seus produtos e serviços. Num outro momento, a Web passou a ser considerada como uma alternativa para a redução dos custos das transações bancárias e também como instrumento para intensificar o relacionamento dos bancos com seus clientes, a partir da utilização de serviços cada vez mais interativos.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents an analysis of the Web banking evolution based on a survey on 300 bank Web sites in three countries - Brazil, United States and Spain - from 1997 to 1999. Looking at works that have being published on the subject, this paper classifies banking services in three main groups: information delivery, transaction and relationship. Each of these three groups is divided in other three, depending on interactivity level of the service, creating nine different categories. First banks went to the Web to post promotional information about products and services. Later they discovered the opportunities to reduce costs and improve relationship with clients through the use of more interactive services.
  • Motivação e resistência ao uso da tecnologia da informação: um estudo entre gerentes Artigos

    Dias, Donaldo de Souza

    Resumo em Português:

    Este trabalho analisa os aspectos motivadores e a resistência ao uso da tecnologia da informação por parte dos gerentes brasileiros. Foram coletados dados junto a gerentes pertencentes a 43 empresas com o objetivo de testar os fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam o uso desta tecnologia nos seus ambientes de trabalho. Investigamos três motivadores: utilidade, facilidade de uso e prazer. Os resultados mostram que estes três motivadores são interrelacionados e que o aspecto lúdico existente no uso de computadores é fator importante na avaliação destes equipamentos como úteis para os gerentes em suas atividades diárias. Por outro lado, a resistência pessoal ao uso da tecnologia da informação, em particular microcomputadores, aumenta a percepção destes equipamentos como instrumentos difíceis de serem usados e, indiretamente, diminui a percepção de sua utilidade. À luz destes resultados, são discutidas oportunidades e ações que cumpre sejam tomadas para melhor capacitar as empresas brasileiras no uso da moderna tecnologia da informação.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyses the motivational aspects and resistance to the use of information technology by Brazilian managers. Data were gathered from managers working for 43 companies to test the intrinsic and extrinsic factors that influence the use of this technology in their workplace. Three motivating factors were studied: usefulness, easy of use and enjoyment. The results show that these motivators are interrelated and that enjoyment is an important factor for evaluating this technology as a useful one for managers' daily activities. On the other hand, personal resistance to information technology, particularly microcomputers, increases the perception of this technology as a difficult one to be used and, indirectly, lessens the perception of its usefulness. Based on these results, we discuss opportunities and actions to be taken to capacitate Brazilian companies to do a better use of modern information technology.
  • Reflexões sobre a regulamentação Artigos

    Basso, Leonardo Fernando Cruz; Silva, Marcelo Roque da

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho, que utiliza o método de pesquisa bibliográfica e na Internet, foi apresentar as três teorias defensoras da desregulamentação de monopólios e oligopólios: crítica de Demsetz, teoria dos mercados contestáveis e teoria da captura. Ainda, alerta para problemas, custos e dificuldades relacionados à regulamentação, bem como estuda alguns casos de indústrias, onde o fenômeno já ocorreu, com o que alimenta o debate sobre este aspecto econômico, no Brasil e em outros países. Concluiu-se que é necessária muita reflexão na regulamentação de indústrias, por que, além de haver opções menos danosas do ponto de vista da competição e, portanto, mais pró-consumidores, a regulamentação, defendida como proteção contra preços abusivos (monopolistas), entre outros problemas, pode tornar-se uma forma de perpetuação de monopólios; pode fixar preços e tarifas em níveis elevados, pelo conluio entre regulamentados e regulamentadores; é cara e de difícil execução e monitoramento. Eis por que a desregulamentação, apesar de pouco debatida sua importância, pode constituir uma política susceptível de implementação em muitas situações.

    Resumo em Inglês:

    The goal of this work was to present the three theories that defend the monopoly and oligopoly deregulation: Demsetz critic, theory of contestable markets and theory of capture. This was achieved using bibliographic and Internet research. We support the debate concerning this economical aspect, in Brazil and other countries, alerting about problems, costs and difficulties related to the regulation and also studying some industrial cases where the deregulation has already taken place. We concluded that much reflection is necessary when dealing with industrial regulation since there are less damaging options from the point of view of competition - and therefore more pro-consumers. The regulation, defended as a protection against abusive (monopolist) prices, among other problems may become a way of monopoly perpetuation; it could set prices and taxes in high levels, by collusion between regulated and regulators; it is expensive, difficult to execute and to monitor. The deregulation, despite its importance, is relatively not much debated, even though it could be a politic to be implemented in several situations.
  • A redefinição das agendas dos centros de P&D: os limites do mercado na sinalização das áreas estratégicas Artigos

    Ribeiro, Maria Teresa Franco

    Resumo em Português:

    Este trabalho procura discutir os resultados de uma investigação realizada em seis centros de pesquisa tecnológica ligados ao setor agropecuário em Minas Gerais (três estatais e três privados, sendo dois ligados a empresas multinacionais). A partir de estudo realizado por Rush, Hobday e Bessant (1995), que aponta os principais fatores externos, internos e negociados, presentes nos principais centros de pesquisa tecnológica da Europa (benchmarking), procurou-se verificar a presença desses fatores nos centros pesquisados, visando a perceber os problemas enfrentados por cada um e a forma como vêm respondendo às pressões do mercado e do Estado. A reestruturação é uma tônica em todos; o foco converge também para a agenda de pesquisa dos centros internacionais. Os centros das empresas multinacionais iniciaram sua reestruturação na década de 70, enquanto os centros nacionais, que são estatais, iniciaram essas mudanças no final da década de 80. Essa diferença trouxe efeitos importantes sobre a continuidade das pesquisas desses centros e o acompanhamento dos desenvolvimentos na fronteira tecnológica, uma vez que o Estado, maior financiador, está reduzindo os aportes financeiros à pesquisa. O artigo aponta os limites do mercado como coordenador do sistema científico e tecnológico e sua importância na construção das bases de competitividade do agribusiness.

    Resumo em Inglês:

    Since the 70's, in the developed countries and the 80's, in the developing countries, the role and the efficiency in the process of technological transfer of the research centers for the productive sector is being questioned. This paper tries to discuss the results of a research performed in six technological research centers of the agribusiness sector in Minas Gerais, Brazil (three public and three private and two of them linked to transnational enterprises). The restructuring is a tonic in all those ones and priorities focus converges with the research agenda of the international centers. Those transformations, however, began in the 70's by the multinational enterprises and at the end of the 80's by the Brazilian ones. That difference has brought important effects in the continuity of the research in these centers and the development accompaniment in the technological border, once the State, biggest financier is reducing the financial support.
  • O Impacto das decisões estratégicas no desempenho dos franqueados em fast-food: o papel do relacionamento franqueador-franqueado Artigos

    Cohen, Marcos; Silva, Jorge Ferreira da

    Resumo em Português:

    Tendo como motivação o crescente interesse e controvérsia despertados pela prática do franchising no Brasil, este trabalho descreve pesquisa realizada entre franqueados de redes de fast-food de todo o país, que mediu sua percepção das estratégias competitivas praticadas por seus franqueadores e sua satisfação com o relacionamento franqueador-franqueado, visando a identificar o papel desse relacionamento no desempenho médio desses mesmos franqueados. O principal objetivo da pesquisa foi verificar, à luz da teoria de Porter (1980) sobre estratégias competitivas, se a diferença de desempenho médio (medido de maneira qualitativa através da satisfação dos franqueados) entre grupos estratégicos de franqueados da indústria do fast-food poderia ser explicada pela diferença na qualidade do relacionamento franqueador-franqueado percebida por esses mesmos franqueados. Para tanto, procurou-se representar essa qualidade de relacionamento por meio de variáveis observáveis, características do franchising, medidas por uma escala qualitativa de satisfação dos franqueados.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes a research made among Brazilian fast-food franchisees, measuring their perception about the competitive strategies practiced by their respective franchisors and their assessment of the franchisor-franchisee relationship quality. Based upon Porter's (1980) theory on competitive strategies, it was tested if the difference in the average performance among strategic groups of franchisees could be explained by the difference in the franchisor-franchisee relationship quality as perceived by these franchisees. In order to accomplish that, the relationship quality latent variable was represented by different observable variables present in the franchise system and measured through a qualitative scale of the franchisees' satisfaction.
  • As dimensões múltiplas do comprometimento organizacional: um estudo na ECT/MG Artigos

    Bandeira, Mariana Lima; Marques, Antônio Luiz; Veiga, Ricardo Teixeira

    Resumo em Português:

    A inserção do movimento das pesquisas de comprometimento organizacional em uma linha mais abrangente, salientando a nova tendência norte-americana de pesquisar os múltiplos comprometimentos no ambiente de trabalho, constitui uma contribuição importante para trabalhos que abordam o tema num contexto globalizado e dinâmico. Observa-se, especialmente no setor de serviços, a associação da qualidade à demanda por pessoas qualificadas e comprometidas com o trabalho da empresa, de modo que se garanta a satisfação do consumidor em suas necessidades e, conseqüentemente, vantagem competitiva de mercado. Mediante as políticas de recursos humanos, as organizações procuram influenciar, de certa forma, o envolvimento de seus empregados com as metas organizacionais, sendo que esse vínculo pode assumir facetas múltiplas. Daí irrompe este questionamento: até que ponto é possível conseguir esse comprometimento, levando-se em consideração que a empresa estudada pertence ao setor público, mais precisamente a Empresa de Correios e Telégrafos - ECT. O presente trabalho pretendeu responder a essa questão central, conduzindo a pesquisa por meio do modelo de três dimensões de Meyer e Allen (1984, 1991, 1997) e do estabelecimento de padrões diversificados de comprometimento organizacional.

    Resumo em Inglês:

    The Human Resource Management - HRM, in fact, tries to influence the commitment in the workplace, and this attachment may assume multiple means, that are examined here as the links that workers have been established between the various forms of commitment and organizational behavior. So, the main purpose of this paper is to test the Meyer and Allen (1984, 1991, 1997) three-component model in a public company of Brazil, looking over how it could appear in that context. At the end of this research some other patterns of commitment in the workplace were discovered, showing a new perspective in organizational researches.
  • Inventário de artigos científicos na área de marketing no Brasil Documentos E Debates

    Froemming, Lurdes Marlene Seide; Luce, Fernando Bins; Perin, Marcelo Gattermann; Sampaio, Cláudio Hoffmann; Beber, Sedinei José Nardelli; Trez, Guilherme

    Resumo em Português:

    Neste artigo os autores elaboraram um inventário das características metodológicas básicas da produção científica da área de marketing no Brasil na década de 90 (até 1998). Esta produção científica está disponível nos periódicos Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE) e Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP) e nos anais dos Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). De 217 artigos identificados foram analisados 134, pois os restantes 83 centravam-se em dimensões conceituais ou eram resenhas. Daqueles 134 artigos, 55 tinham o cunho exploratório (41%), 71 eram de natureza descritiva (53%) e somente 8 exploraram relações de causalidade (6%). No trabalho ainda são examinadas características metodológicas como: apresentação e relevância do problema de pesquisa, desenho da pesquisa, tipo de dado coletado, validade, bem como menção a limitações e recomendações para pesquisas futuras.

    Resumo em Inglês:

    In this article, the authors elaborated an inventory of basic methodologic characteristics of the scientific production of the marketing area in Brazil, in the years 90 (until 1998). This scientific production is available in the periodics Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE) and Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP), and in the anuals of Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). From 217 identified articles, 134 have been analised, because the remainder 83 refered to conceptual dimensions or reviews. From the 134 articles, 55 have an exploratory view (41%), 71 have a descriptive nature (53%) and only 8 explore the casual relations (6%). In the article they are analised yet the methodolical characteristics such as: presentation and significance of the research question, research design, the kind of colected data, validity, as well as mention to limitations and recomendations for future researchs.
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br