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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 8, Número: 1, Publicado: 2004
  • Editorial

    Guimarães, Tomás de Aquino
  • Avaliação do impacto dos sistemas ERP sobre variáveis estratégicas de grandes empresas no Brasil Artigos

    Saccol, Amarolinda Zanela; Pedron, Cristiane Drebes; Liberali Neto, Guilherme; Macadar, Marie Anne; Cazella, Silvio César

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa survey realizada numa amostra das 500 melhores e maiores empresas do Brasil, de acordo com a classificação da Revista Exame (2000). A pesquisa procurou avaliar o impacto da utilização dos sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) ou Sistemas Integrados de Gestão, sobre as variáveis estratégicas dessas organizações. O instrumento de coleta de dados é uma adaptação do original criado por Mahmood e Soon (1991), para avaliação do impacto da Tecnologia da Informação. Foram avaliadas sete principais variáveis estratégicas: Clientes e Consumidores; Rivalidade Competitiva; Fornecedores; Mercado; Produção; Eficiência e Eficácia da organização e Eficiência interorganizacional. Os resultados revelam poucas contribuições do sistema quanto às variáveis estratégicas Clientes e Consumidores, Rivalidade Competitiva e Mercado. O ERP demonstra agregar valor em relação à variável Fornecedores (relação, monitoramento etc.) e à variável Produção (ganhos de produtividade, escala no uso de software etc.). O ERP oferece também importantes contribuições para a Eficácia Organizacional e especialmente para a Eficiência Interorganizacional, facilitando a integração e comunicação entre diferentes unidades organizacionais e com outras organizações.

    Resumo em Inglês:

    The article presents results from a survey in a sample of 70 out of the 500 best and biggest companies in Brazil according to Exame Magazine (2000). The research tried to evaluate the impact of ERP (Enterprise Resource Planning) systems on organizational strategic variables of those companies. The survey instrument adapts Mahmood and Soon's (1991) original model, which is aimed at evaluating the impact of Information Technology on such variables. The study measured 7 strategically important organizational variables: Buyers and Consumers; Competitive Rivalry; Suppliers; Market; Economics of Production; Internal Organizational Efficiency/Effectiveness and Inter-organizational Efficiency. The results reveal only a few contributions of ERP systems regarding the following organizational strategic variables: Buyers and Consumers, Competitive Rivalry, and Market. The ERP contributes to the Suppliers variable (relationship, monitoring etc.) and to the Production variable (productivity gains, economies of scale in software usage etc.). The ERP also contributes to the Internal Organizational Efficiency, and specially to the Inter-organizational Efficiency, improving the integration and communication between organizational units and with other organizations.
  • O que o cliente de bens industriais valoriza na relação com os seus fornecedores: o caso de empresas do setor metal mecânico Artigos

    Souza, Manuel Fernandes Silva; Moori, Roberto Giro; Marcondes, Reynaldo Cavalheiro

    Resumo em Português:

    Este artigo trata da identificação dos fatores-chave de retenção de clientes, no setor metal mecânico. A pesquisa que lhe deu suporte utilizou amostra não probabilística composta de 38 executivos de empresas associadas à ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos). Para o tratamento dos dados foram aplicadas técnicas da estatística descritiva e da análise multivariada, tendo os resultados revelado que: os dez fatores-chaves de retenção podem ser resumidos em dois fatores principais, denominados "Fator Principal" e "Fator Secundário"; a "Qualidade dos Produtos" é o fator preponderante na retenção de clientes; mesmo alterando-se a técnica de tratamento dos dados, apenas a "Qualidade dos Produtos" evidenciou-se como o fator principal, enquanto os demais fatores-chaves não mantiveram suas posições; entre as empresas da amostra a ênfase principal é dada ao produto, muito mais que às questões de confiabilidade, velocidade e flexibilidade, mostrando não haver ainda visão ampla e integrada do processo do negócio. Por fim, este estudo mostrou não ser uma das tarefas mais fáceis identificar os fatores-chaves de retenção de clientes. Assim, este desafio persistirá, talvez, por longo tempo.

    Resumo em Inglês:

    This article deals with the identification of the key-factors of client retention in the metal mechanical sector. The research that gave support to it used a nonprobabilistic sample of companies associated to ABIMAQ (Brazilian Association of the Industry of Machines and Equipment) composed of 38 executives. For the data treatment were applied descriptive statistics and multivariate analysis techniques and the results revealed that the ten retention key-factors can be summarized into two factors called main and secondary factor. The quality of the products is preponderant factor to the client retention and when the data treatment technique was changed, quality of the products was proven as the main factor, while the other key-factors had not kept their position. The main emphasis to companies of the sample is given to the product much more than to the questions of reliability, speed and flexibility showing that companies do not still have an integrated vision of the business process. Finally, this study showed that to identify the client retention key-factors do not constitute one of the easiest tasks. Thus, this challenge will persist, maybe, for a long time.
  • Análise estratégica sob ótica relacional: enfocando grupos e blocos estratégicos Artigos

    Troccoli, Irene Raguenet; Macedo-Soares, T. Diana L. v. A.

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta os resultados de pesquisa primária que buscou analisar o impacto das alianças e redes estratégicas na conduta e no desempenho de empresas situadas em um grupo estratégico - entendido como conjunto de empresas que competem mais acirradamente entre si por terem compromissos semelhantes de escopos e recursos. Esta análise relacional foi realizada no âmbito de um estudo de casos múltiplos, em um setor do agronegócio brasileiro, com o auxílio do conceito de bloco estratégico - empresas estruturalmente semelhantes e mais densamente conectadas do que as demais na indústria, constituindo, assim, uma rede. Aplicaram-se indicadores pertinentes a estrutura, modalidade e composição de redes ao caso de empresas que constituíam, na indústria de suco de laranja, simultaneamente grupo e bloco estratégico. Os resultados mostraram que a análise relacional de grupos estratégicos complementa a análise tradicional - posicionamento ou resource-based - das implicações estratégicas de fatores organizacionais e macro-ambientais específicos às empresas do grupo. Também mostraram que as redes capacitam a empresa situada em um grupo estratégico a ultrapassar as barreiras intergrupais, na medida em que complementam capacidades, provêem acesso a informações relevantes, proporcionam economias de escala e ajudam a gerenciar riscos e incertezas.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the main results of primary research that aimed at analyzing the impact of strategic alliances and networks on the conduct and performance of firms in strategic groups - set of firms that compete more fiercely among each other because they have similar scope and resource commitments. This relational analysis was part of a multiple case study in a Brazilian agribusiness sector, conducted with the help of the strategic block concept - set of firms that are connected more densely to each other than to other firms in the industry, forming thus a network. Indicators pertinent to the structure, modality and composition of strategic networks were applied to the case of firms in the orange juice industry that constituted, simultaneously, strategic group and block. Research results confirmed that relational analysis of strategic groups complements traditional analysis (e.g. positioning or resource-based view) - of strategic implications of organizational, structural and macro environmental factors specific to firms in the group. The results also strongly suggested that networks enable a firm of a strategic group to overcome inter-grupal barriers, inasmuch as that they complement capabilities, provide access to relevant information, contribute to scale economies and help manage risks and uncertainty.
  • O impacto da orientação para o mercado e da orientação para aprendizagem sobre a inovação de produto: uma comparação entre a indústria eletroeletrônica e o setor de ensino universitário de administração Artigos

    Perin, Marcelo Gattermann; Sampaio, Cláudio Hoffmann; Faleiro, Sandro Nero

    Resumo em Português:

    Apesar da consolidação teórica do tema Orientação para o Mercado e sua influência no desempenho organizacional, uma corrente de autores da área de Marketing tem argumentado que a Orientação para o Mercado é necessária mas não suficiente para sustentar uma vantagem competitiva de longo prazo. Visando ao aprofundamento deste tema, este artigo tem como objetivo principal investigar a relação entre Orientação para o Mercado, Orientação para Aprendizagem e Inovação. Para tanto, um modelo teórico, contendo as relações hipotetizadas entre os referidos construtos, foi desenvolvido e testado, por meio da aplicação da técnica de modelagem de equações estruturais. Os resultados do levantamento realizado na Indústria Eletro-Eletrônica do Brasil e nos Cursos de Graduação em Administração filiados à ANGRAD (Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração) demonstraram uma influência positiva e significativa da Orientação para o Mercado sobre a Inovação de produtos, além do impacto indireto da Orientação para Aprendizagem na Inovação mediante a sua forte e positiva influência sobre a Orientação para o Mercado. Resultados complementares, futuras pesquisas e implicações gerenciais foram, ainda, discutidos.

    Resumo em Inglês:

    In spite of the theoretical consolidation of the theme Market Orientation and its influence on the organizational performance, a group of authors in the Marketing area has been arguing that the Market Orientation is necessary but not enough to sustain a competitive advantage for a long period. Trying to study more in depth this theme, this article presents the results of a research developed to investigate the relationship among Market Orientation, Learning Orientation and Innovation. For this purpose, a theoretical model, containing the hypothetical relationships among the referred constructs, was developed and tested through the application of the structural equations modeling methodology. The results of two surveys, developed in the Electro-Electronic Industry of Brazil and in the undergraduate courses in Business Administration associated to ANGRAD (Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração), have demonstrated a positive and significant influence of the Market Orientation on the Innovation of Products, besides the indirect impact of the Learning Orientation on the Innovation through its strong and positive influence on Market Orientation. Complemental results, future researches and managerial implications were, also, discussed.
  • Desenvolvimento de empresários em empresas de pequeno porte do setor hoteleiro: processo de aprendizagem, competências e redes de relacionamento Artigos

    Teixeira, Rivanda Meira; Morrison, Alison

    Resumo em Português:

    Este estudo tem por objetivo analisar o desenvolvimento dos empresários em empreendimentos de pequeno porte do setor hoteleiro e enfocar o processo de aprendizagem por meio da análise das competências percebidas como necessárias ao desempenho dos negócios, das necessidades de treinamento, de como esses empresários percebem que aprendem e, finalmente, de como as redes de relacionamento (networks) interferem no processo. Tem natureza exploratória, qualitativa e interpretativa. Entrevistas pessoais semi-estruturadas foram realizadas com 30 proprietários de empreendimentos hoteleiros de pequeno porte em Sergipe, que foram estimulados a explicar as suas respostas. A discussão do seu desenvolvimento reforça algumas das constatações observadas na literatura quanto às dificuldades de descobrir formas de aumentar o nível de competência gerencial desses empresários e identificar estratégias de estímulo ao aprendizado contínuo.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to analyse owner's professional development in small hospitality firms. It focuses on the learning process through the analysis of competencies perceived as essential to business performance, training style and the way these owners perceive how they learn. Furthermore, it considers how the owners can learn through networks. The study can be considered qualitative, exploratory and interpretative and the data was collected from a sample of thirty business owners of small hospitality firms localized in Sergipe, Brazil, who were encouraged to elaborate their responses. The discussion concerning the development of these owners confirms some of the theoretical framework focusing upon difficulties in finding ways to increase the owner's competence level and to identify strategies to stimulate the adoption of a lifelong learning philosophy.
  • Percurso semântico do tema empregabilidade: a (re)construção de parte da história de uma empresa de telefonia Artigos

    Carrieri, Alexandre de Pádua; Sarsur, Amyra Moyzes

    Resumo em Português:

    Este artigo é resultado de dez anos de pesquisa sobre as transformações das significações culturais em uma empresa do setor de telecomunicações. Na pesquisa, diversos percursos semânticos foram analisados. Para este trabalho, foi estudado o percurso discursivo do tema empregabilidade. Este tema foi escolhido partindo-se da idéia de que empregabilidade representaria uma estratégia adotada pela alta administração das empresas, no sentido de transferência da organização para o trabalhador da responsabilidade da não-contratação ou da demissão. Utilizando-se a Análise dos Discursos, foram analisadas cerca de cem entrevistas realizadas com gerentes e técnicos, empregados e exempregados, e efetuada análise documental da empresa pesquisada, estruturando-se o estudo do percurso discursivo do tema empregabilidade. No exame dos dados, observaram-se três fases de estruturação do tema: a primeira, somente como discurso da alta administração; a segunda, como tema compartilhado pela alta administração e pela gerência; e a terceira, como tema disseminado entre todos os atores organizacionais. Por fim, pode-se também observar que o percurso semântico da empregabilidade evidenciou o enfraquecimento progressivo do pacto da estabilidade-fidelidade dos empregados na empresa investigada.

    Resumo em Inglês:

    This article is a result of ten years of research on the transformations of the cultural significances in a company of the telecommunications sector. In the research, several semantic paths were analyzed. For this work, it was studied the discursive course of the theme employability. This theme was chosen based on the idea that employability would represent a strategy adopted by the high administration of the companies, in the sense of transferring the organization to the worker - the responsibility of the non-recruiting, or, of the dismissal. With the critical analysis of speeches, some hundred of interviews - conducted with managers and technicians, employees and former-employees, and a documental analysis of the studied company - were analyzed, therefore structuring the research of the discursive course of the theme employability. In the analysis of the data, three structuring phases were observed: the first one was only seen as a speech of the high administration; the second, regarded as theme shared by the high administration and by the management; and the third one, was seen as theme disseminated among all the organizational actors. Finally, it can also be observed that the semantic course of the employability evidenced a progressive weakness of the stability-fidelity pact among the employees and the researched company.
  • A percepção de justiça como antecedente do comprometimento organizacional: um estudo luso-brasileiro Artigos

    Rego, Arménio; Souto, Solange

    Resumo em Português:

    O estudo visa mostrar como as percepções de justiça explicam o comprometimento organizacional (afetivo, normativo e instrumental). Inquiriram-se 229 membros de organizações brasileiras e 236 de organizações portuguesas. Os dados sugerem o seguinte: (1) o modelo de quatro dimensões de justiça (distributiva, procedimental, interpessoal e informacional) denota valia psicométrica superior ao de três dimensões, no qual as vertentes interpessoal e informacional são agrupadas numa mesma dimensão interaccional; (2) as percepções de justiça explicam entre 23% (Portugal) e 28% (Brasil) do comprometimento afetivo, entre 15% (Brasil) e 37% (Portugal) do normativo, e entre 1% (Brasil) e 6% (Portugal) do instrumental; (3) as vertentes de justiça mais pertinentes para a explicação do laço afetivo são a procedimental e a interpessoal; (4) o laço normativo tende a ser explicado pelas facetas distributiva, procedimental e informacional da justiça; (5) globalmente, quando se sentem tratadas com justiça, as pessoas tendem a denotar mais fortes laços afetivos e normativos, e menores índices de comprometimento instrumental; (6) estas tendências são, em geral, aplicáveis às duas amostras; (7) a compreensão do comprometimento organizacional é mais proveitosa quando se estudam os diferentes modos como as pessoas combinam os laços afetivo, normativo e instrumental. O estudo ajuda a compreender as razões pelas quais as pessoas se comprometem psicologicamente com as suas organizações. Seu valor torna-se maior pelo fato de combinar dados de duas culturas diferentes.

    Resumo em Inglês:

    The study aims at showing how perceptions of justice predict organizational commitment (affective, normative, continuance). Two samples comprising 229 individuals from Brazilian organizations and 236 from Portuguese organizations were collected. The data suggest the following: (1) the model of four dimensions of justice (distributive, procedural, interpersonal, informational) shows better psychometric properties than the three-factor model (in which the interpersonal and informational dimensions were aggregated in the interactional factor); (2) the justice perceptions explain between 23% (Portugal) and 28% (Brasil) of the variance of affective commitment, between 15% (Brazil) and 37% (Portugal) of the variance of the normative commitment, and between 1% (Brazil) and 6% (Portugal) of the variance of the continuance commitment; (3) the justice dimensions with higher predictive value for commitment are the procedural and the interpersonal; (4) normative dimension is explained by distributive, procedural and informational justice; (5) in general, people that feels fairly treated tends to denote stronger affective and normative bonds with the organization, and weaker continuance bonds; (6) these tendencies are common to the Brazilian and Portuguese samples; (7) organizational commitment can be better understood when the different bonds are combined in specific patterns. The study contributes to a better understanding of the motives by which people feels committed to their organizations. Its value is still more relevant due to the fact it combines data from two different cultures.
  • Theoretical reflections about the concept of social networks Articles

    Lopes, Humberto Elias Garcia

    Resumo em Português:

    A literatura em teoria organizacional tem dedicado significativa atenção às redes de relacionamento. Contudo, apesar desse foco, é possível notar que ainda persistem muitos problemas teóricos sobre o assunto. Na verdade, pode-se afirmar que lidar com redes de relacionamento implica um dos mais complexos desafios que se colocam diante do pesquisador. Este trabalho tem por objetivo abordar alguns desses problemas teóricos, com o intuito de torná-los menos sujeitos às ambigüidades atuais. Por meio da revisão de parte da literatura organizacional este artigo procura oferecer novos caminhos analíticos para a compreensão da complexidade das redes de relacionamento.

    Resumo em Inglês:

    The recent literature on organizational theory has been dedicating a considerable attention to the relationship networks. In spite of this, however, it is possible to notice that there are many theoretical problems concerning this subject matter. In fact, dealing with relationship networks can be considered as one of the most complex challenges to be faced by researchers in organizational theory. This paper intends to contribute to clarify some of those theoretical problems. Through a review of part of the literature on organizational theory this paper tries to propose new analytical paths to understanding the complexity of the relationship networks.
  • Gestão e organização no capitalismo globalizado: história da manipulação psicológica no mundo do trabalho Resenhas Bibliográficas

    Freitas, Maria Ester de
  • Pioneiros e empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil Resenhas Bibliográficas

    Pereira, José Matias
  • Stupid white men: uma nação de idiotas Notas Bibliográficas

    Teodósio, Armindo dos Santos de Sousa
  • Emergência: a vida integrada de formigas, cérebros, cidades e softwares Notas Bibliográficas

    Lorenzoni, Luiz Leôncio
  • Cultura e empresas Notas Bibliográficas

    Waiandt, Claudiani
  • Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologias Notas Bibliográficas

    Cadori, Aluízia Aparecida
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