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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 8, Número: 2, Publicado: 2004
  • Editorial

    Guimarães, Tomás de Aquino
  • Tecnologia da informação em pequenas empresas: fatores de êxito, restrições e benefícios Artigos

    Prates, Glaúcia Aparecida; Ospina, Marco Túlio

    Resumo em Português:

    Existem poucos estudos sobre análises do desempenho da Tecnologia da Informação em pequenas empresas, principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil. O artigo propõe-se a analisar os impactos que a Tecnologia da Informação provocou nos aspectos organizacionais, referentes aos critérios de desempenho nas empresas analisadas, além de identificar a sua amplitude de uso, os fatores que contribuem para o seu êxito, os motivos que levaram ao seu uso e as dificuldades encontradas na sua implantação. Consideraram-se fatores como os seguintes: a) aumento da continuidade; b) melhoria dos controles; c) condições de proporcionar maior compreensão das funções produtivas. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo multicaso em 25 empresas, no primeiro trimestre de 2002, que atuam nos setores eletro-eletrônico, distribuição e comércio e serviços. Os resultados indicaram que a implantação da Tecnologia da Informação (TI) trouxe como maiores fatores de êxito, apontados pelas empresas, os dois seguintes: a percepção da necessidade pelos usuários e o apoio da cúpula administrativa. Como benefícios foram destacados esta dupla: melhoria na compreensão produtiva, aumento na satisfação do usuário.

    Resumo em Inglês:

    Studies have been conducted on Information Technology in specific areas, about standards and success factors, user's satisfaction. There are a few papers about IT (Information Technology) analysis in small business, mainly in countries under development such as Brazil. The aim of this paper is to describe the organizational impact due to the IT implementation in small business, considering performance criterion, success factors, adoption motivation and difficulties. IT considers three factors such as: a) to increase the continuity; b) controls more efficient; c) to provide more understanding of productive functions. This research was conducted by multicases method in 25 firms, during the first trimester of 2002. The studied firms integrate many sectors such as electrical-eletronical, logistic, commerce and services. The results indicated the two highest scores on success factors: use needs perceptions and management support. As benefits were pointed: a better understanding of productive functions and user´s satisfaction.
  • Avaliação da eficácia das estratégias de posicionamento e do nível de atratividade setorial, do ponto de vista do acionista Artigos

    Mello, Rodrigo Bandeira de; Marcon, Rosilene

    Resumo em Português:

    Grande parte da literatura sobre estratégia competitiva ressalta, como principal objetivo empresarial, a obtenção de retornos acima da média. No Brasil, pesquisas empíricas que visam mensurar os retornos anormais setoriais e relacioná-los às questões estratégicas não têm recebido a atenção devida. Esta pesquisa, fundamentada principalmente na tradição da Organização Industrial, apresenta os resultados de um estudo exploratório e longitudinal, baseado em dados objetivos coletados no período de 1986 a 2001, que servem de parâmetros para avaliação da eficácia das estratégias de posicionamento das firmas e da atratividade setorial, para os acionistas, dos principais setores da economia brasileira. Por meio da construção de cenários de negócios bidimensionais (bidimensional landscapes), constatou-se que os setores de Siderurgia, Eletroeletrônicos, Veículos e Têxtil apresentaram retornos negativos, e que nenhum dos setores analisados criou valor para os acionistas quando se considerou como custo de capital o custo de oportunidade do acionista. Os dados também sugerem que as firmas que atuam nos setores de Papel e Celulose, Energia, Bancos, Telecomunicações e Construção têm menores probabilidades, quando comparados com os demais setores estudados, de conseguirem retornos anormais por meio de suas estratégias.

    Resumo em Inglês:

    Fundamental issues dealt by scholars in the strategic field refer to the explanation of the heterogeneity of return distribution among firms. In Brazil, empirical researches that aim to measure abnormal returns and to relate them to strategic issues have not received proper attention by scholars. In this paper, empirical findings that serve both to measure industry attractiveness to stockholders and to assess the efficiency of positioning strategies are discussed. Following the foundations of the Industrial Organization Tradition, accounting archival data, covering 16 years (1986 - 2001) of main Brazilian economic sectors, were gathered and analyzed in a exploratory and longitudinal research design, in order to build two-dimensional business landscapes. Results suggest that Steel Manufacturing, Vehicle Manufacturing, Electronics Manufacturing and Textile industries have generated negative long-term average returns on equity (ROE) and that none of the analyzed industries, in the long-term average, have created value to their firms´ stockholders, considering opportunity costs as the cost of capital. Also, firms in Paper and Cellulose, Energy, Financial, Telecommunications and Construction industries have lower probability, comparing to firms in other industries, to yield abnormal returns using positioning strategies in the industry.
  • Consumidores satisfeitos, e então? Analisando a satisfação como antecedente da lealdade Artigos

    Larán, Juliano Aita; Espinoza, Francine da Silveira

    Resumo em Português:

    Em busca de maiores esclarecimentos com respeito à formação da lealdade conativa em função da satisfação, foi realizado um experimento de campo para avaliar a relação entre estes dois construtos. O trabalho apresenta base teórica, sustentando o relacionamento proposto, bem como um método de pesquisa que permitiu que a avaliação da satisfação do consumidor fosse processada e mensurada logo após o consumo efetivo do produto, propiciando um julgamento mais preciso e melhor mensuração das variáveis. Os resultados obtidos indicam uma relação positiva entre as duas variáveis e que uma parte considerável da variância da lealdade é explicada pela satisfação, contribuindo para o avanço da investigação dos desdobramentos da satisfação e, principalmente, da formação da lealdade.

    Resumo em Inglês:

    In search of deepening the knowledge on the relationship between consumer satisfaction and loyalty, we conducted a field experiment. The article presents the theoretical basis supporting the proposed relationship, as well as a research method in which consumer's satisfaction judgment was processed right after the consumption of the product, proportioning a more precise judgment and better variables measurement. Results indicate a positive relationship between the two variables and a considerable amount of loyalty's variance is explained by satisfaction, contributing to advancing investigations on the consequences of satisfaction and loyalty formation.
  • A multidimensionalidade nas organizações empresariais: proposta de um modelo analítico Artigos

    Alves, Sérgio

    Resumo em Português:

    O modelo proposto neste artigo tem por fundamento teórico o legado de Max Weber, principalmente a sua tipologia da ação social e os seus tipos ideais de dominação, cujos componentes são reelaborados para a construção de instrumental analítico capaz de contribuir para investigar configurações administrativo-organizacionais. O modelo ressalta a coexistência, no interior da organização empresarial, de um conjunto de fenômenos simultaneamente opostos e complementares, em meio a um processo contínuo de organização-interações-reordenamento. A empresa dotada de uma estrutura equiparativo-adaptadora é o tipo-base do modelo, a partir do qual são descritos os subtipos ordenativo-conservador e liberativo-transformador. Este trabalho insere novos elementos no debate sobre como integrar flexibilidade, autonomia e liberdade, que propiciam a inovação e a criatividade, com estabilidade, padronização e regulamentação, que favorecem a disciplina administrativa e o controle gerencial.

    Resumo em Inglês:

    The model proposed in this article is founded on the legacy of Max Weber. It principally elaborates on his typology of social action and his ideal types of domination. These components are reelaborated into the construction of an analytical instrument capable of contributing to the investigation of organizational-administrative configurations. The model emphasizes the coexistence, within the interior of the business organization, of a set of phenomena simultaneously opposed and complementary, in the middle of a continuous process of organization-interaction-restructuring. The business set up on a Comparative-Adaptive structure is the base type of the model, from which the Ordinance-Conservative and Liberation-Transforming subtypes are described. This article inserts new elements into the debate of how to integrate flexibility, autonomy and liberty, that proportion innovation and creativity, with stability, standardization and regulation, that favor administrative discipline and managerial control.
  • Orientação para o mercado externo: teste de um modelo no Brasil e sua aplicação a uma amostra de empresas exportadoras brasileiras Artigos

    Macera, Andrea Pereira; Urdan, André Torres

    Resumo em Português:

    Este artigo buscou investigar a Orientação para o Mercado Externo de uma amostra de empresas exportadoras brasileiras. Aplicou-se a escala multi-itens proposta por Cadogan et al. (1999) no Brasil, verificando-se seu ajustamento. Os resultados mostraram que esta pode ser considerada satisfatória quanto à: a) fidedignidade (a escala deve produzir resultados consistentes em medições repetidas); b) dimensionalidade (a Orientação para o Mercado Externo tem quatro dimensões); c) validade convergente (alta correlação entre medidas diferentes de um constructo). Contudo, a validade discriminante foi parcialmente satisfatória, sugerindo que podem haver métodos melhores de mensuração das dimensões Inteligência de Exportação e Disseminação de Informações. Do mesmo modo, foi parcial a validade nomológica, isto é, a correlação entre a Orientação para o Mercado Externo e o Desempenho Exportador. Apesar das limitações do modelo, calculou-se a Orientação para o Mercado Externo das empresas da amostra brasileira. Estas apresentaram escores superiores à média.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to investigate the Export Market Orientation of a sample of Brazilian exporters. The multi-item scale proposed by Cadogan et al. (1999) was applied in Brazil and its adjustment assessed. The results provided support for: a) reliability (internal consistency of the scale); b) dimensionality (the Export Market Orientation construct has four dimensions); c) convergent validity (high correlations among independent measures of the construct). However, evidence for discriminant validity was partially provided, suggesting that it might exist better measures for the dimensions Export Intelligence and Dissemination. Similarly, only partial evidence was provided for nomological validity, that is, the correlation between Export Market Orientation and Export Performance. Despite the limitations of the model, the score of Export Market Orientation was calculated for the Brazilian sample. Brazilian exporters scored above the average.
  • Percepção de justiça e reações retaliatórias nas organizações: análise empírica de um modelo atitudinal Artigos

    Mendonça, Helenides; Tamayo, Alvaro

    Resumo em Português:

    Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de testar um modelo teórico de estimativa da atitude em relação à retaliação. Participaram da pesquisa 313 empregados de uma instituição pública. Para testar a estrutura teórica hipotetizada sobre o fenômeno, foi aplicada a técnica estatística modelagem de equação estrutural. Dois conjuntos de resultados foram analisados: o ajuste global do modelo teórico hipotetizado e a estimativa da magnitude do efeito dos construtos sobre as variáveis mensuradas. Os coeficientes de ajuste do modelo foram estatisticamente significativos, indicando adequação dos pressupostos teóricos. A respeito da estimativa das relações entre as variáveis, os resultados indicam que o modelo teórico proposto é adequado e explica 81% da atitude em relação à retaliação. Estes resultados foram discutidos, adotando-se duas vertentes: uma que discute a adequação em utilizar medidas atitudinais em relação à retaliação, e a outra que aponta o contexto organizacional como o principal responsável pelo critério atitudinal.

    Resumo em Inglês:

    This study was developed aiming to test a theoretical model to estimate the attitude in relation to retaliation. There were 313 employees of a public institution participating in this research. In order to test the theoretical structure hypothesized about the phenomenon, the statistical technique modeling of structural equation was applied. Two sets of results were analyzed: the global adjustment of the theoretical model hypothesized and the estimate of the construct effect magnitude upon the variables measured. The model adjustment coefficients were statistically significant, indicating suitability of the theoretical assumptions. As to the estimate of the relations among the variables, the results indicate that the theoretical model proposed is suitable and it explains 81% of the attitude in relation to retaliation. These results were discussed based on two currents: one that discusses the suitability of using attitude measures in relation to retaliation, and the other that points out the organizational context as the main responsible for attitude criterion.
  • Fundos de pensão como formadores de poupança interna: uma alternativa para o financiamento da atividade econômica Artigos

    Amaral, Hudson Fernandes; Vilaça, Caroline Sales Issa; Barbosa, Camila Figueirêdo Marques; Bressan, Valéria Gama Fully

    Resumo em Português:

    A geração de poupança interna e a ampliação do investimento produtivo é condição para alcançar e manter taxas de crescimento econômico compatíveis com o desenvolvimento social. Os fundos de pensão, com os recursos disponíveis para investir, possibilitam alavancar o desenvolvimento de um país na medida em que canalizam esses recursos para o setor produtivo. Diante de tal perspectiva, o nosso estudo propõe analisar o desempenho das aplicações em renda variável desses fundos, aqui considerados investimento produtivo, por meio do Capital Asset Pricing Model (CAPM). Esse modelo se presta a explicar o comportamento dos preços dos títulos e fornecer mecanismos de avaliação do investimento realizado em relação ao risco e retorno da carteira. A partir da metodologia proposta, verificou-se que os investimentos em ações incorreram em retornos superiores aos esperados, gerando por um lado maior valor agregado ao fundo e, por outro, um incremento da poupança interna do país, respaldado pela aplicação de recursos no setor produtivo.

    Resumo em Inglês:

    The production of domestic savings and the amplification of the productive investment are the conditions to reach and to maintain rates of economical growth compatible with social development. The pension funds, with the available resources to invest, make possible to leverage the development of a nation, as they channel these resources for the country's productive sector. At this perspective, this study intends to analyze the performance of the investments in variable income of these funds, here considered productive investments, through the Capital Asset Pricing Model (CAPM). This model is predisponent to explain the behavior of the prices of the titles and to supply mechanisms of evaluation of the investment accomplished - in relation to the risk and return of the portfolio. Starting from the proposed methodology, it was verified that the investments in stocks incurred in superior returns than the expected ones, generating, by one hand, a larger aggregated value to the fund, and by the other, an increment of the intern savings of the country, backed by the application of resources in the productive section.
  • A institucionalização das estratégias de negócios: o caso das start-ups na internet brasileira em uma perspectiva construtivista Artigos

    Vasconcelos, Flávio Carvalho de

    Resumo em Português:

    A abordagem objetivista da realidade social não é a única alternativa metodológica possível, embora predominante no campo de estratégia empresarial. Abordagens interpretativas aplicadas à estratégia empresarial foram sugeridas por diversos autores, desde as décadas de 1960 e 1970. Este artigo procura sistematizar as principais conseqüências de uma abordagem construtivista em estratégia empresarial, focando as suas conseqüências pra a prática da decisão estratégica: (1) O abandono da prescrição de que as organizações devem adaptar-se aos seus ambientes. (2) A redefinição de oportunidades, ameaças e restrições a partir de uma teoria cognitiva, e (3) a possibilidade de pensar diferentemente o papel da Estratégia Empresarial, dando maior ênfase aos processos de tomada de decisão. Neste artigo os estilos estratégicos das empresas que atuam na Internet no Brasil são avaliados a partir de uma análise neo-institucionalista, procurando ilustrar aspectos práticos da pesquisa em estratégia a partir de uma abordagem construtivista.

    Resumo em Inglês:

    The objectivist approach to the social reality is not the only acceptable methodological approach, despite being the dominant research strategy in the Business Strategy field. Interpretive approaches to business Strategy have been suggested by many authors since the 1960's and 1970's. This article aims at reviewing the most important elements of a construtivist approach to business strategy, focusing on the consequences of such approach to the decision-making practice. Those consequences are: (1) Abandoning the prescription that organizations should adapt to their environment. (2) Redefining opportunities, threats and strategic constraints from a cognitive perspective, and (3) the possibility of thinking differently about business strategy giving more emphasis to the decision making process. In this article the strategic styles of Brazilian internet start-ups are evaluates from a neo-institutional perspective, illustrating some practical aspects of a strategy research based on a construtivist approach.
  • Funcionalidade burocrática nas universidades federais: conflito em tempos de mudança Documentos E Debates

    Vieira, Euripedes Falcão; Vieira, Marcelo Milano Falcão
  • Réplica: conservadorismo nas universidades federais - o outro lado da resistência à mudança Documentos E Debates

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