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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 9, Número: spe2, Publicado: 2005
  • Editorial Editorial

    Guimarães, Tomás de Aquino; Machado-da-Silva, Clóvis L
  • Uma visita ao Barão Artigos

    Bertero, Carlos Osmar; Iwai, Tatiana

    Resumo em Português:

    A figura do Barão de Mauá ocupa lugar de indiscutível destaque no desenvolvimento econômico do Brasil. Sua trajetória é largamente analisada não apenas pelas importantes realizações que promoveu, mas também porque se tornou símbolo de um empreendedor, cuja falência dos negócios é freqüentemente debitada a um contexto institucional, que não soube entender sua visão de desenvolvimento para o país e foi hostil a seus projetos de industrialização e modernização do Brasil. No entanto, se revisitarmos sua trajetória, veremos que não apenas suas ações empresariais podem ser consideradas equivocadas, se analisadas à luz dos atuais conceitos desenvolvidos na área de estratégia, como também guardaram certa intimidade com a política governamental da época. Dessa maneira, Mauá foi, em certo grau, prisioneiro do contexto institucional brasileiro do período. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é rever a posição de que Mauá, como empreendedor do tipo clássico, opôs-se à ordem institucional vigente e, por isso, teria sido punido. Na verdade, veremos que, se ele se opôs a essa ordem, nela também confiou e passou a dela depender.

    Resumo em Inglês:

    The towering figure of the Baron of Mauá holds an indisputable place in the economic development of Brazil. His trajectory is widely analyzed not only because of his important achievements, but also because he became the symbol of an entrepreneur, whose failure in business is often blamed on an institutional context that could not understand his vision of development for the country and was hostile towards his industrialization projects and modernization of Brazil. Nevertheless, if we review his trajectory, we will see that not only can his actions in business be considered mistaken, if analyzed in the light of current concepts developed in the field of strategy, but they were also close to the governmental policies of the time. Therefore, to a certain extent, Mauá was a prisoner of the Brazilian institutional context of his day. The aim of this article is to review the position that Mauá, as a classic-style entrepreneur, was opposed to the institutional order of his day and, for that reason, would have been punished. We will actually see that on the one hand, he was opposed to it, and on the other he also trusted it and came to depend on it.
  • Relationship marketing strategies: when buyer and supplier follow different strategies to achieve performance

    Claro, Danny Pimentel; Claro, Priscila Borin de Oliveira; Zylbersztajn, Decio

    Resumo em Português:

    Estratégias de marketing de relacionamento são essenciais para o sucesso de qualquer negócio. A necessidade de se entender melhor as diferenças entre as estratégias de marketing de compradores e fornecedores foi o principal motivador deste estudo. As perspectivas emergentes de governança inter-organizacional e rede estratégica de negócios são utilizadas no desenvolvimento do modelo teórico que busca entender quais os fatores que caracterizam relacionamentos de sucesso. O modelo teórico foi testado com 67 compradores (distribuidores) e 174 fornecedores de flores e plantas em vaso da Holanda. Enquanto os distribuidores mais prósperos tendem a utilizar uma estratégia focada em elementos tangíveis, através de investimentos em ativos específicos para a transação e encorajamento de ações conjuntas; os fornecedores de sucesso empregam uma estratégia focada em elementos sociais, enfatizando a confiança e a norma de flexibilidade no relacionamento.

    Resumo em Inglês:

    Relationship marketing is essential for success in business. The need to understand better the differences in the strategies buyers and suppliers follow is what has motivated this study. We drew on emerging perspectives on inter-firm governance and networks to develop a theoretical framework to understand the success of long-term relationships. We tested the framework using data from 67 merchant distributors (buyers) and 174 suppliers of theirs in the Dutch potted plant and flower industry. While the most successful distributors tend to take the "hard", tangible strategy using transaction specific investments and fostering joint action, the successful suppliers take the "soft", social approach by emphasizing trust and the norm of flexibility in the relationship.
  • Brazilian market reaction to equity issue announcements

    Medeiros, Otavio Ribeiro de; Matsumoto, Alberto Shigueru

    Resumo em Português:

    O trabalho relata um estudo de evento para investigar a reação do mercado antes, durante e após os anúncios de emissões de empresas brasileiras, entre 1992 e 2003. Após mensurar os retornos anormais por mínimos quadrados, utilizou-se modelos ARCH e GARCH para 70% da amostra. Os resultados são consistentes com a literatura internacional. Alguns resultados empíricos antecedentes evidenciaram retornos anormais anteriores ao anúncio, interpretados como indícios de informação privilegiada. Tal evidência também aparece no presente estudo, onde se encontrou um retorno anormal cumulativo médio de -0,01 a três dias antes do anúncio. Com relação à data do anúncio, a literatura existente é virtualmente unânime em relatar retornos anormais negativos, significando que emissões de ações transmitem informações pessimistas ao mercado. O presente estudo confirma tais achados com um retorno anormal cumulativo médio de-0.03 nos três primeiros dias após os anúncios. A literatura empírica também acumulou evidências de retornos anormais negativos no longo prazo após as emissões de ações, o que também foi confirmado na presente pesquisa, com um retorno anormal cumulativo médio de -0,28, um ano após os anúncios. Os resultados também mostram que a estimação dos retornos anormais por ARCH e GARCH é superior àquela realizada por mínimos quadrados.

    Resumo em Inglês:

    We have carried out an event study to investigate stock returns associated with the announcement of equity issues by Brazilian firms between 1992 and 2003 in order to determine market reaction before, during, and after the issue announcement. After measuring abnormal returns by OLS, we used ARCH and GARCH models over 70% of the sample. Our results are remarkably consistent with most of the international empirical literature. Some previous empirical findings have turned up abnormal returns before the announcement date, interpreted as signs of insider information. This evidence also appears in our study as we found an average cumulative abnormal return of -0.01 three weeks before the announcement. With respect to the announcement date, the evidence reported in the literature is virtually unanimous in showing negative abnormal returns, meaning that stock issues convey pessimistic information to the market. Our study confirms these findings with an average -0.03 cumulative abnormal return on the first three days following the announcement. Finally, the empirical literature has also collected evidence of long-term negative abnormal returns after the issues, which we also confirm, with an abnormal return of -0.28 after one year following the announcement. The results also show that ARCH/GARCH estimation of abnormal returns is superior to OLS estimation.
  • How to deal with negative publicity: the importance of consumer involvement

    Matos, Celso Augusto de; Veiga, Ricardo Teixeira

    Resumo em Português:

    Informações negativas sobre empresas podem ter um efeito nocivo nas percepções dos consumidores. Entretanto, poucos estudos investigam como os consumidores processam as informações negativas e como as empresas deveriam reagir a elas. Com o objetivo de examinar essa questão, dois experimentos foram realizados: primeiro, um experimento de laboratório que testa como os consumidores processam dois tipos de publicidade negativa (ligada a atributos do produto ou a valores da empresa); segundo, um experimento de campo, que compara três tipos de reações da empresa afetada pela publicidade negativa (nenhuma resposta, negação/redução do impacto negativo e ação corretiva). Os resultados do primeiro estudo confirmaram o efeito nocivo da publicidade negativa nas atitudes dos consumidores, indicaram que os consumidores possuem maior nível de envolvimento com a mensagem quando ela é voltada para os valores da empresa e sugeriram um efeito moderador da variável envolvimento com o produto na relação entre a informação negativa e a imagem da empresa. O segundo experimento estende esses resultados ao testar empiricamente diferentes alternativas de reação da empresa à publicidade negativa identificadas previamente na literatura. Os resultados sugeriram novamente a variável envolvimento como moderadora, sendo na relação entre reação da empresa e imagem do produto.

    Resumo em Inglês:

    Negative information about companies can have a harmful effect on consumer perceptions. However, few studies investigate how consumers process negative publicity and how companies should react to it. In order to examine this question, two experiments were carried out: first, a laboratory experiment which tests how consumers process two different types of negative publicity (product attributes or company values); second, a field experiment comparing three different responses (no answer, denial/reduction of offensiveness and corrective action) given by the company affected by the negative publicity. Results from the first study confirm the detrimental effect of negative publicity on consumer attitudes, indicate that consumers have a higher level of involvement with the message when it is concerned with the company's values and suggest a moderating role of the product involvement on the influence of negative information on corporate image. The second study extends these findings by identifying different options for company reactions from literature and testing them empirically. Results suggest again the involvement variable as a moderator, now on the influence of company reaction on product image.
  • Competitividade e sustentabilidade de um cluster de turismo: uma proposta de modelo sistêmico de medida do impacto do turismo no desenvolvimento local Artigos

    Cunha, Sieglinde Kindl da; Cunha, João Carlos da

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma proposta de medida de impactos de um cluster turístico no desenvolvimento local, com o objetivo de avaliar, de forma sistêmica, o grau de interação, competitividade e sustentabilidade do cluster turístico e seus impactos em termos econômicos, sociais e ambientais. O modelo tem como fundamentação teórica o conceito e a tipologia de cluster, adaptando e integrando os conceitos de competitividade sistêmica e de sustentabilidade nas dimensões econômicas, sociais, culturais, ambientais e políticas. O modelo proposto apresenta uma visão holística, multidisciplinar e multissetorial do desenvolvimento local, resgatando, por meio da abordagem sistêmica, os conceitos de competitividade, eqüidade social e sustentabilidade. Os resultados possibilitam orientar estrategicamente agentes responsáveis pelas políticas públicas do setor de turismo, bem como as empresas e instituições públicas e privadas em suas estratégias de competitividade, competição, cooperação e sustentabilidade.

    Resumo em Inglês:

    This article proposes a model to measure tourism cluster impact on local development with a view to assessing tourism cluster interaction, competitiveness and sustainability impacts on the economy, society and the environment. The theoretical basis for this model is founded on cluster concept and typology (MYTELKA; FARINELLI, 2004; PORTER, 1999), adapting and integrating the systemic competitiveness and sustainability concepts (ALTENBURG et al., 1998) within economic, social, cultural, environmental and political dimensions (RUSCHMANN, 2001). The proposed model shows a holistic, multidisciplinary and multi-sector view of local development brought back through a systemic approach to the concepts of competitiveness, social equity and sustainability. Its results make possible strategic guidance to agents responsible for public sector tourism policies, as well as the strategies for competitiveness, competition, cooperation and sustainability in private companies and institutions.
  • Objective tests and their discriminating power in business courses: a case study

    Cornachione Jr, Edgard B

    Resumo em Português:

    Avaliar aprendizagem de alunos não pode ser considerada tarefa fácil. Este artigo objetiva investigar o desempenho geral de alunos e o poder discriminante de itens específicos de provas na área de negócios. O propósito deste artigo é o de contribuir com esta questão, ao analisá-la com abordagem científica, do ponto de vista de sistemas de informações contábeis: dois experimentos baseados em um curso de graduação sobre sistemas gerenciadores de banco de dados, envolvendo 66 e 62 alunos (experimentos E1 e E2, respectivamente). A análise discriminante gerou funções discriminantes com altas correlações canônicas (E1= 0,898 e E2= 0,789). Como resultado, um elevado número de casos foi corretamente classificado (E1= 98,5% e E2= 95,2%), baseando-se em um número relativamente pequeno de questões: 7 de um total de 22 questões em E1 (testes), e 3 de um total de 6 em E2 (respostas curtas). Assim, com base em poucas questões dos instrumentos analisados é possível discriminar corretamente o desempenho acadêmico, e esta é uma medida de qualidade dos instrumentos de avaliação observados. Com isso, especialmente na área de negócios, professores e instituições, juntos, são capazes de analisar e agir no sentido de aprimorar seus métodos de avaliação, para serem de mínima influência no instante da avaliação do desempenho dos alunos.

    Resumo em Inglês:

    Evaluating students' learning experiences outcomes cannot be considered a simple task. This paper aims at investigating students' overall performance and the discriminating power of particular tests' items in the context of business courses. The purpose of this paper is to contribute with this issue while analyzing it, with scientific approach, from an accounting information systems standpoint: two experiments based on a database management system (DBMS) undergraduate course, involving 66 and 62 students (experiments E1 and E2, respectively). The discriminant analysis generated discriminant functions with high canonical correlations (E1= 0.898 and E2= 0.789). As a result, high percentages of original grouped cases were correctly classified (E1= 98.5% and E2= 95.2%) based on a relatively small number of items: 7 out of 22 items from E1 (multiple-choice), and 3 out of 6 from E2 (short-answer). So, with only a few items from the analyzed instruments it is possible to discriminate "good" or "bad" academic performance, and this is a measure of quality of the observed testing instruments. According to these findings, especially in business area, instructors and institutions, together, are able to analyze and act towards improving their assessment methods, to be of minimum influence while evaluating students' performance.
  • Management accounting profile of firms located in Brazil: a field study

    Frezatti, Fábio

    Resumo em Português:

    As empresas têm que dispor de recursos que proporcionam vantagens competitivas, fatores importantes para o sucesso. Existe uma grande variedade de tais recursos - incluindo sistemas, conceitos de participação, modelos e estrutura organizacional. Devem ser considerados como componentes das práticas gerenciais. Cada empresa pode ser caracterizada como tendo uma configuração singular, única, em termos de ferramentas que pode ser reconhecida como perfil da empresa. Esta pesquisa analisa a aderência conceitual (que é uma relação entre a teoria e o que foi encontrado no mercado) em relação às práticas gerenciais das empresas Brasileiras de médio e grande portes. A utilização da estatística multivariada permitiu a identificação de cinco clusters dentro do grupo de empresas estudadas. A principal conclusão, para a amostra, é que a aderência conceitual aos componentes táticos é maior do que aos estratégicos. Adicionalmente, ficou evidenciada que os componentes de contribuições mais recentes são aqueles menos utilizados, similarmente ao que foi constatado pelos pesquisadores americanos e britânicos.

    Resumo em Inglês:

    Companies must have resources that provide competitive advantages and are important factors for success. There is a great variety of such resources-including information systems, concepts of participation, models, and organizational structures. These can be referred to as components of managerial practice. Each company can be characterized as having a unique configuration of tools that can be recognized as the company profile. This paper analyzes the conceptual adherence (i. e., the relationship between theory and practice) of the managerial accounting practices of medium-sized and large Brazilian companies. Statistical multivariate analysis has allowed for the identification of five clusters within the group of companies studied. The main conclusion for the sample is that conceptual adherence to tactical components is greater than to strategic components. In addition, it is apparent that the newer components have not been widely adopted in the sample, similar to other field studies in the UK and USA.
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