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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 11, Issue: 4, Published: 2007
  • Editorial

    Quintella, Rogério H.
  • Segmentação logística: um estudo na relação entre fornecedores e varejistas no Brasil Artigos

    Figueiredo, Kleber; Goldsmid, Ilana Kogan; Arkader, Rebecca; Hijjar, Maria Fernanda

    Abstract in Portuguese:

    Atualmente, na relação entre indústria e varejo no Brasil, há pressão para que os fornecedores melhorem o serviço ao cliente e reduzam seus custos logísticos. A segmentação logística pode apoiá-los em seus esforços de posicionamento, uma das competências-chave em logística. A segmentação logística por benefícios ajuda os fornecedores a diferenciarem sua oferta, focando os atributos de serviço desejados pelos clientes e reduzindo custos, ao eliminar elementos que estes não valorizam. Este estudo teve por objetivo identificar segmentos de varejistas segundo suas expectativas em relação ao nível de serviço logístico prestado por seus fornecedores e caracterizar os segmentos assim obtidos através de variáveis de fácil acesso, tais como variáveis demográficas e organizacionais. Com base em dados de ampla pesquisa de survey, conduzida junto a varejistas brasileiros, foram identificadas soluções de dois e três segmentos de clientes com base em suas expectativas quanto ao serviço logístico prestado pelos fornecedores. No entanto, não se encontrou suporte suficiente para caracterizá-los segundo variáveis de fácil acesso, o que dificulta na prática sua identificação pelos fornecedores e a adequação de sua oferta de serviços logísticos às necessidades de cada segmento de clientes, bem como uma melhor gestão de seus custos logísticos.

    Abstract in English:

    In the present state of retailer-manufacturer relationships in Brazil, suppliers are being pressured to achieve improvements in customer service as well as reduction in logistics costs. In this context, logistics segmentation, one of the key logistics competences, is a valuable tool to support supplier positioning efforts. Benefit-based logistics segmentation helps suppliers to differentiate their offer, by focusing on attributes desired by customers, and to reduce costs, by eliminating elements that are not valued by them. The objective of this study was to identify retailer segments according to expectations concerning the level of logistics service they receive, as well as to characterize them by means of easy-access variables, such as demographic and organizational variables. Using data collected in a comprehensive survey research conducted with Brazilian retailers, both two and three segment solutions were identified based on customer expectations regarding logistics service provided by manufacturers. However, there was insufficient support for the characterization of these segments according to easy-access variables, making it difficult for manufacturers to identify them in practice and to match their offer of logistics services to the needs of each customer segment as well as to achieve better logistics cost management.
  • Persistência e mudança de temas na estruturação do campo científico da estratégia em organizações no Brasil Artigos

    Machado-da-Silva, Clóvis L.; Rossoni, Luciano

    Abstract in Portuguese:

    No presente artigo, procuramos verificar como o nível de coesão estrutural dos pesquisadores da área de estratégia no Brasil condiciona a construção do conhecimento científico nesse campo social. Por meio da análise de agrupamentos, levada a efeito mediante uso da técnica de análise de redes, foram avaliados 2.332 artigos publicados em periódicos e anais de congressos científicos brasileiros entre os anos de 1997 e 2005. Com base na vertente estruturacionista da perspectiva institucional de análise examinamos o papel das relações entre autores na persistência e na mudança de temas no decorrer do tempo. Verificamos que o crescimento significativo do número de trabalhos no campo da estratégia foi condicionado em termos de temas pelos agrupamentos formados em momentos anteriores. Observamos alto grau de homogeneidade dentro dos agrupamentos mesmo em face da ocorrência de heterogeneidade de temas de pesquisa no campo como um todo. Tal constatação indica que a imersão em grupos sociais condiciona o que é legitimamente aceito no campo científico, implicando em sistemas de significado específicos em cada agrupamento, apesar da ocorrência de certo nível de comunalidade entre os integrantes do campo. Esse achado tem óbvias implicações para a conversação entre diferentes grupos de autores.

    Abstract in English:

    In this article we seek to verify how the level of structural cohesion of researchers in the field of strategy in Brazil conditions the construction of scientific knowledge in this social field. Through the analysis of clusters, taken to effect through the use of the network analysis technique, 2,332 articles were evaluated which were published in Brazilian periodicals and annals of scientific congress from 1997 to 2005. Based on the structurationist perspective of the institutional theory, we examined the role of relations between authors in the persistence and changes in themes over time. We found that the significant growth in the number of papers in the field of strategy was conditioned in terms of themes by the clusters that had been previously formed. We observed a high degree of homogeneity within the clusters even with the occurrence of heterogeneity of themes of research in the field as a whole. This indicates that embeddedness in social groups conditions what is legitimately accepted in the scientific field, implying that there are specific systems of meaning in each cluster, despite the occurrence of a certain level of communality among members of the field. This finding has obvious implications for conversation between different groups of authors.
  • Percepções de pesquisadores sobre atividades cooperativas de P&D: uma análise com base na teoria institucional Artigos

    Aguiar, Afrânio Carvalho

    Abstract in Portuguese:

    Estudo visando captar as percepções de pesquisadores de Minas Gerais, experientes em pesquisa cooperativa, quanto a: i) motivação para parcerias em P&D; ii) dinâmica e estabilidade de alianças; iii) consecução de objetivos fixados para as atividades compartilhadas. Foram analisadas 47 questões, definidas a partir de literatura sobre redes organizacionais e sobre redes cooperativas de pesquisa, respondidas por 305 pesquisadores, de um público-alvo de 673 cientistas. Aplicou-se o método de Analise Fatorial às questões, que então gerou 11 fatores, que se agruparam nas dimensões Criação de Redes, Operação e Resultados. A aplicação da Teoria Institucional revelou alto isomorfismo na percepção dos pesquisadores quanto aos conteúdos das questões, fato revelado pelas técnicas estatísticas empregadas. Foram identificadas pressões coercitivas exercidas pelas Agências de Fomento à Pesquisa, que parecem cultivar mitos racionalizados relativos à eficiência das atividades cooperativas. Aspectos diversos levantados na investigação indicam que o mecanismo de redes cooperativas, para o desenvolvimento das atividades de P&D, se encontra, no Brasil, em fase de pré-institucionalização.

    Abstract in English:

    A set of 79 cooperative R&D projects developed in universities and research centers in Minas Gerais - Brazil were analyzed in order to capture perceptions of 305 researchers, out of 673 experienced scientists on cooperative works, on factors that motivate the establishment of partnerships; stimulate or inhibit the stability of R&D alliances; facilitate or damage the possibility of arriving at the aimed results. The main theoretical perspective adopted was the Institutional Theory. Data were treated through multivariate statistical analysis, then revealing strong isomorphic behavior of the researchers' perceptions in relation to all the 11 factors generated through the Factorial Analysis technique. This is believed to be due to coercion forces originated from the action of the funding governmental agencies that favor cooperative researches. As no well-structured evaluation system of the performed research activities actually exists in Brazil for allowing justifying partnerships in terms of their effectiveness and efficiency, the stimuli to alliances seem to originate from rationalized myths of the funding agencies. It was found that the process of cooperative research is still in a pre-institutionalized phase among the organizations studied.
  • Determinantes da propensão para inovar e da intensidade inovativa em empresas da indústria de alimentos do Brasil Artigos

    Cabral, José Ednilson de Oliveira

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo tem por objetivo identificar as variáveis organizacionais que determinam a probabilidade e intensidade de inovações em empresas da indústria de alimentos do Brasil. A partir das propostas de analisar ativos (recursos e competências) e integração destes como determinantes da geração e adoção de inovações tecnológicas, uma estrutura conceitual foi definida para identificar as variáveis ligadas à probabilidade de uma empresa inovar e daquelas que afetam a maior intensidade inovativa, uma vez que a empresa tenha inovado. Uma abordagem double-hurdle envolvendo modelos censurado e truncado foi utilizada. Nos testes dos modelos foram utilizados os dados de um levantamento sobre o processo de inovação tecnológica em uma amostra de 248 empresas. Os resultados confirmaram que os ativos para inovação 'investimento em tecnologia externamente desenvolvida, investimento em P&D executado internamente e alianças com outras empresas, institutos de pesquisa e universidades para execução externa de P&D, juntamente com tamanho de empresa' determinam significativamente a probabilidade de uma empresa inovar. Por sua vez, as variáveis 'alianças com outras empresas, institutos de pesquisa e universidades para execução externa de P&D, tamanho de empresa e orientação para o mercado' foram associadas com a intensidade inovativa na indústria.

    Abstract in English:

    This paper defines the relative role of firms' characteristics on both their likelihood to innovate and the intensity of innovations. Specifically, on the basis of a survey of food firms, it identifies which innovative and complementary assets, when combined in a multivariate framework, are firstly statistically significant in distinguishing innovating from non-innovating firms in the Brazilian Food Industry (BFI), and secondly in distinguishing more from less innovating firms. The objective requires that the analytical model should be adequate to explain firstly the differences observed between an individual firm's likelihood to innovate, and secondly the differences in innovation intensity between innovating firms. Thus, a double-hurdle approach involving censored and truncated models was applied. The findings confirm that firms' innovative assets investment in external technology, investment in R&D, and external alliances, alongside firm size are the significant variables in determining firms' likelihood to innovate, whereas external alliances, firm size and market orientation are related to intensity to innovate in the BFI.
  • Encantamento do cliente: proposição de uma escala para mensuração do constructo Artigos

    Almeida, Stefânia Ordovás de; Nique, Walter Meucci

    Abstract in Portuguese:

    Apesar de o grande número de publicações que dão destaque à satisfação do cliente, a compreensão do que ocorre com ele, quando experiência um sentimento que vai além da satisfação na avaliação pós-consumo, ainda é incipiente. O fato de vivenciar esse sentimento gera um estado emocional profundamente positivo para com a experiência de compra ou consumo, que é conhecido como encantamento do cliente. A despeito da importância desse constructo no estudo do comportamento do consumidor, há uma carência de abordagens sobre o tema. Nesse sentido, o objetivo maior deste trabalho é propor e testar uma escala que meça o encantamento do cliente na avaliação pós-consumo, levando em conta as dimensões do constructo e seus comportamentos subseqüentes. Para tanto, utilizaram-se três estudos sucessivos: os dois primeiros objetivaram purificar a escala proposta; o terceiro procedeu também à sua validação. Os resultados apontam a existência de validade de conteúdo, de unidimensionalidade, de confiabilidade, de validade convergente e de validade discriminante para as dimensões do constructo estudado. Considerações finais discutem os achados do estudo, assim como sugestões para a continuidade das pesquisas sobre o tema.

    Abstract in English:

    Regardless of the great number of academic researches giving prominence to the customer satisfaction, the understanding of what happens to the customer when he/she experiences something beyond satisfaction in post-consumption experience is still incipient. Going beyond satisfaction engenders a deeply positive emotional state regarding the experience of buying or consuming, which is known as customer delight. Although the importance of this construct in the consumer behavior studies, there is still a gap in the understanding about the theme. In this sense, the main goal of this research is to propose and test a scale to measure customer delight, considering the dimensions of the construct and its post-consumption evaluation. Towards such a goal, three consecutive studies were conducted, the first two finetuning the scale and the third performing construct validation. Results suggest content validity, unidimensionality, reliability, convergent validity and discriminant validity of the construct's dimensions. Concluding comments reflect upon the findings and highlight academic and managerial implications for the field, and suggestions for future studies on customer delight are discussed.
  • Gestão da imagem: desenvolvendo um instrumento para a configuração da imagem de produto Artigos

    De Toni, Deonir; Schuler, Maria

    Abstract in Portuguese:

    A imagem que o consumidor tem de um produto influencia fortemente sua decisão de compra. É através dessa imagem que ele vai pensar no produto, durante seu processo de decisão. Conhecer detalhadamente a imagem que determinado público desenvolve de um produto é uma ambição dos pesquisadores de Marketing. Essa pesquisa valida um dos procedimentos visando à geração de um instrumento poderoso e de fácil aplicação para configurar a imagem de produtos (TCIP - Técnica de Configuração da Imagem de Produtos). Primeiro foram identificadas e organizadas as principais idéias que formam a imagem do Telefone Celular para um grupo de estudantes universitários. Depois testou-se a validade do procedimento adotado. O procedimento mostrou-se válido e confiável.

    Abstract in English:

    The image consumers develop regarding a certain product influences their purchasing decision. It's through this image they will think about the product, during the purchasing decision process. To know in details the image certain public develops about a product is a Marketing researcher's ambition. This research validates a procedure regarding the generation of a powerful image configuration tool that is very easy to apply. To test the Products Image Configuration Technique - PICT, first the main ideas composing the Cellular Telephone image for a college students group were identified and organized. Than the adopted procedure's validity was tested. The procedure showed to be valid and reliable.
  • A imagem do trabalho: um estudo qualitativo usando fotografia em grupos focais Artigos

    Gondim, Sônia Maria Guedes; Feitosa, Girleide Novaes; Chaves, Marina

    Abstract in Portuguese:

    A foto é um tipo de imagem usada para investigar os significados atribuídos pelo homem, por meio de técnicas de registro, feedback, fotografia do autor, ou modelo (Neiva-Silva & Koller, 2002). O objetivo da pesquisa foi usar fotos como modelo para analisar a imagem atual do trabalho. Os 50 participantes foram divididos em 10 grupos focais de atuação diversa no mercado de trabalho: formação, seleção, profissionais de nível superior, e profissionais formais e informais pouco qualificados. Foram usadas 36 fotos coloridas e 96 fotos preto e branco de pessoas em situação de trabalho para serem escolhidas pelos participantes. Os participantes anotaram individualmente os números das fotos escolhidas e registraram em poucas palavras o que havia de significativo em cada uma. Os registros foram investigados por técnicas de análise de conteúdo temático. A análise indutiva identificou três categorias (temas) de respostas: i) macrocontexto do trabalho, ii) atributo do trabalhador e iii) setor da economia. Concluiu-se que a imagem do trabalho está fortemente associada a discussões de macrocontexto e de atributos do trabalhador, independentemente do grupo. Os profissionais de nível superior e de formação centram-se em argumentos e reflexões de macrocontexto. Os pouco qualificados distinguem o trabalho real (sobrevivência) do trabalho ideal (escolarizados).

    Abstract in English:

    Photography is a kind of image to investigate the meanings imparted by man, through the use of recording techniques, feedback, self-portrait or model (Neiva-Silva & Koller, 2002). The aim of this research is to analyze current image of work using photography as a model. The 50 subjects were divided into ten focus groups according to the nature of their occupation: professionals responsible for either training or recruiting labor force, those holding a higher-level degree, as well as under qualified workers from both informal and formal segments. The subjects were to choose from 132 pictures (36 colorful and 96 black & white) that depicted working situations. Participants had then to individually write down the numbers corresponding to the pictures they had chosen and briefly say how meaningful each of them was. Answers were analyzed through thematic content analysis techniques. The inductive analysis identified three thematic category answers: i) the macro context of work, ii) worker attributes and iii) economy sector. One of the conclusions was that work image is strongly associated with macro context issues and worker attributes although, regardless of group. Human Resource professionals and those holding a degree focus on arguments and reflections macro context. The professionals with low qualification maintain a distinction between real work (which guarantees survival) and the ideal one (developed by qualified professionals).
  • Tecnologias de informação móveis, sem fio e ubíquas: definições, estado-da-arte e oportunidades de pesquisa Artigos

    Saccol, Amarolinda Zanela; Reinhard, Nicolau

    Abstract in Portuguese:

    As Tecnologias de Informação Móveis, Sem Fio e Ubíquas figuram entre os principais temas atualmente discutidos na área de Sistemas de Informação, tanto no meio empresarial quanto no meio acadêmico. A crescente aplicação dessas tecnologias faz emergir uma série de questões relativas à sua criação, escolha, adaptação e conseqüências de utilização. Contudo, por serem tecnologias relativamente recentes, há certa confusão conceitual em torno de termos como: Tecnologias Móveis (Mobile), Tecnologias Sem Fio (wireless), Tecnologias Ubíquas, Comércio Móvel (m-commerce) e Negócios Móveis (m-business). Esses termos são utilizados em profusão, tanto no mercado quanto na pesquisa acadêmica, muitas vezes sem definição clara do seu significado. Diante desse contexto, este artigo realiza um mapeamento do estado-da-arte da pesquisa sobre as Tecnologias de Informação Móveis, Sem Fio e Ubíquas, apresenta as definições dos principais conceitos relacionados a essas tecnologias, bem como identifica lacunas de conhecimento existentes, indicando oportunidades de pesquisa. Para isso foi realizado um Levantamento (survey) na literatura existente. Os resultados revelam que o estudo dessa temática ainda se encontra em estágio inicial, sendo diversas as possibilidades de pesquisas futuras.

    Abstract in English:

    Mobile, Wireless and Ubiquitous Information Technologies are main issues been discussed in the Information System area nowadays, both in the academic and business realms. The emerging applications of these technologies have brought a lot of questions about their design, ways of adoption, adaptation and consequences of use. However, due to the fact that they are very recent technologies, there is a conceptual confusion about terminologies such as: Mobile Technologies, Wireless Technologies and Ubiquitous Technologies, Mobile Commerce and Mobile Business. These terminologies are widely used in the business market and in academic research without a clear definition of their meaning. Considering this issue, this article attempts to map the State-of-Art of research about Mobile, Wireless and Ubiquitous Information Technologies, as well as it identifies some gaps of knowledge, indicating some research opportunities. To reach that goal, the article presents a Survey over the current literature. The results reveal that the research about Mobile, Wireless and Ubiquitous Technologies is in a very initial stage, with a lot of possibilities for future research.
  • Destinação de riqueza aos acionistas e aos empregados: comparação entre empresas estatais e privadas Artigos

    Chan, Betty Lilian; Silva, Fabiana Lopes da; Martins, Gilberto de Andrade

    Abstract in Portuguese:

    Diversos estudos empíricos, motivados sobretudo pela suposta ineficiência que se atribui às entidades estatais, foram realizados com o objetivo de investigar o efeito da natureza do controle acionário - estatal e privado - sobre o desempenho das firmas. Mas poucos abordaram o efeito desta variável na contribuição da empresa à sociedade em termos de distribuição de riqueza, objeto do presente artigo. Partindo da premissa de que empresas que compõem um mesmo setor oferecem produtos afins e estão expostas a influências externas semelhantes, este estudo busca testar a hipótese de que, no período entre 1998 e 2002, a estrutura de distribuição de renda aos empregados e acionistas das empresas do setor de serviços públicos pode diferir em função da influência do controle acionário, com base nos testes de Mann-Whitney e Kruskall-Wallis. Além disso, buscou-se considerar nessa análise o efeito do porte das empresas, pela técnica multivariada Cluster Analysis. As variáveis analisadas foram extraídas da Demonstração do Valor Adicionado (DVA). Os resultados dos testes efetuados sugerem que as entidades privadas destinaram menor parcela da riqueza gerada aos empregados que as estatais, embora não tenham sido encontrados indícios de que remunerem mais os acionistas, diferindo de alguns estudos assemelhados.

    Abstract in English:

    Several empirical studies were made with objective to investigate effects of nature of capital control - public and private - on enterprise performance, motivated mainly for supposed inefficiency of public enterprises. However, few studies investigate effects of this variable for the enterprise contribution to society in the meaning of wealth distribution, which is the objective of this study. Assuming that enterprises that operate in the same sector offer similar products and are exposed to similar influences, this study examines the hypothesis that, during the period from 1998 to 2002, the structure of the wealth distribution to employees and shareholders of the firm which operates in public sector service could differ by the function of capital control influence, tested by Mann-Whitney and Kruskall-Wallis Test. Besides, we examine effects of the size of firms, orientated by the multivariate technique named Cluster Analysis. The variables analyzed were extracted from Statement of Value Added (SVA). Our results suggest that private enterprises pays a smaller portion of wealth created to employees than public enterprises, despite not found signs that remunerate more shareholders, differing of some similar studies.
  • RM Sistemas: as dores do crescimento Casos De Ensino Em Administração

    Soares, Warney; Dornelas, Rachel Matos; Guimarães, Liliane de Oliveira; Pereira, Denise de Castro

    Abstract in Portuguese:

    Esse trabalho é um estudo de caso para ensino que descreve o processo de criação e desenvolvimento de uma das maiores empresas de software nacional e tem por objetivo discutir as estratégias que determinaram seu posicionamento no mercado brasileiro de software, as ameaças à trajetória de crescimento da organização e as ações necessárias para manutenção e expansão do negócio. Nesse sentido, pretende-se que o caso seja útil para se discutir o processo empreendedor, estratégias e alternativas de gestão, tendo em vista a pressão dos concorrentes, clientes, fornecedores e, no caso específico das empresas de base tecnológica, as constantes mudanças no padrão tecnológico. O caso de ensino foi elaborado a partir de entrevistas com os dois fundadores da empresa e quatro gerentes e a partir de documentos institucionais e relatórios sobre o setor. As questões para discussão do caso foram elaboradas a partir do modelo de cinco forças competitivas de Porter (1991) e da discussão de Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) sobre estratégias emergentes e deliberadas.

    Abstract in English:

    This teaching case describes the process of set up and development of one of the largest Brazilian software firms. It aims to discuss the positioning strategy of the firm into the Brazilian market, the threats to its growth and the actions that its managers took to maintain and develop the business. In this sense, the case is particularly useful for discussing entrepreneurial processes and business strategies related to competitors, clients and suppliers. In addition, in the specific case of high tech-based firms, one has to take into account technological changes. The teaching case was constructed from in-depth, face-to-face interviews and business reports. In turn, the discussion questions are inspired by Porter's five forces (1991) as well as by the debate of emergent vs. deliberate strategies suggested by Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000).
  • Erros ingênuos ou grotescos nas relações interculturais Resenhas Bibliográficas

    Sauaia, Antonio Carlos Aidar
  • Sustentabilidade: caminho ou utopia? Notas Bibliográficas

    Keinert, Tania M Mezzomo
  • Sistema financeiro: uma análise do setor bancário brasileiro Notas Bibliográficas

    Torres, Ricardo Vasconcelos Borges Soveral
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
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