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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 12, Número: 4, Publicado: 2008
  • Editorial

    Quintella, Rogério H.
  • As orientações estratégicas da inovação em produtos populares Artigos

    Nascimento, Paulo Tromboni de Souza; Yu, Abraham Sin Oih; Sobral, Maria Cecília

    Resumo em Português:

    Em mercados afluentes, a literatura de gestão do desenvolvimento de produtos recomenda agregar valor e tecnologia, diferenciar produtos e lançá-los rapidamente. E nos mercados de baixa renda individual? Essa pesquisa exploratória buscou conceituar produtos populares, dimensionar e caracterizar os seus mercados no Brasil e identificar as orientações estratégicas da inovação nestes mercados. Os resultados apontam que são outras as orientações estratégicas efetivas: identificar e atender às funcionalidades mais essenciais do público alvo; padronizar produtos baratos; aumentar a escala de produção; aumentar o conteúdo de auto-serviço; estender a vida do produto; repensar toda a estratégia de embalagens; recorrer a canais de distribuição e marketing convenientes; construir imagens de produtos adequadas ao mercado popular; alongar financiamentos com prestações baixas. A metodologia adotada recorreu à análise conceitual, para precisar a noção de produto popular, e dados secundários (a POF da FIPE para um perfil do consumo popular). O recurso à mídia impressa permitiu identificar casos interessantes de empresas e suas estratégias de inovação. E estudos de caso permitiram explorar os caminhos sugeridos pela literatura e pela mídia impressa.

    Resumo em Inglês:

    At affluent markets, the literature on product development management tells us to aggregate value and technology, to differentiate products and to launch fast. And at the low-income markets? This exploratory research defines a popular product, characterizes and measures their markets in Brazil, and identifies innovation strategies for them. The results suggest that the effective strategic orientation differs from affluent markets. It includes: to enhance the auto service component; to identify and service the key functionalities to the targeted public; to standardize products and increase the production scale; to extend the product life cycle; to use convenient distribution and marketing channels; to build product images that have appeal in the popular market; to offer longer financing horizons with befittingly lower installments. Data came from market researches and general demographic census. General media published stories were used to identify companies and their strategies. And a few case studies allowed the authors a deeper exploration of the relevant themes.
  • Fatores críticos de sucesso para a criação de um processo inovador sustentável de reciclagem: um estudo de caso Artigos

    Giovannini, Fabrizio; Kruglianskas, Isak

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é mostrar os fatores críticos de sucesso para a criação de um processo sustentável de reciclagem que envolve a coordenação de muitos agentes econômicos e sociais. Isso é feito através de um estudo exploratório de um caso excepcional que trouxe ganhos para todos os stakeholders, em especial para a sociedade. O trabalho evidencia as barreiras encontradas, como foram superadas e extrai evidências sobre os fatores críticos de sucesso, que são os seguintes: visão estratégica e comprometimento da alta administração, estrutura de logística reversa adequada e estrutura de negócio que garante resultados econômicos e sua adequada distribuição.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this work is to show the critical success factors for the creation of a sustainable recycling process that involves the coordination of several economic and social agents. This was done trough an exploratory study of an exceptional case that brought gains to all the stakeholders, especially to society. This work highlights the barriers found, how they were overcome and extract evidences over which are the critical success factors, that are the following: high administration strategic vision and commitment, an adequate reverse logistics structure and a business structure that guarantees economic results and their adequate distribution.
  • Capacitação tecnológica dos laboratórios farmacêuticos oficiais Artigos

    Oliveira, Eduardo Rangel de; Martins, José Vitor Bomtempo; Quental, Cristiane

    Resumo em Português:

    Este artigo estuda a capacitação tecnológica dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais [LFO] do Brasil. A análise da capacitação tecnológica pode iluminar ações próprias e governamentais para um melhor desempenho das funções básicas dos LFO, assim como para a incorporação de novas funções, em particular em gestão da inovação. O estudo inspira-se em pesquisas realizadas por Figueiredo (2000, 2003a, 2003b) e Figueiredo e Ariffin (2003) para construir uma grade de análise adaptada às peculiaridades da indústria farmacêutica e à legislação sanitária vigente. A grade permite mapear, nas diferentes dimensões da capacitação tecnológica (instalações, processos, produtos, equipamentos, capacidade organizacional e gestão do conhecimento), o grau de desenvolvimento alcançado pelos LFO (rotineiro ou inovador). Os LFO apresentam capacitação tecnológica rotineira desenvolvida especialmente em Produtos e Processos. Encontram-se diferenças significativas nas demais dimensões. Quanto às capacitações inovadoras, os LFO pouco avançaram. O principal problema de curto prazo reside na dispersão dos esforços de capacitação. Em razão da base atual e dos esforços, as perspectivas em Instalações, Processos e Capacidade Organizacional são positivas. Entretanto, o menor investimento em Produtos e Gestão do Conhecimento pode colocar em risco essas capacitações no futuro.

    Resumo em Inglês:

    This paper studies the technological capability in the Brazilian Official Pharmaceutical Laboratories [OPL]. The technological capability analysis could contribute to organization strategies and governmental actions in order to improve OPL basic tasks as well to incorporate new ones, particularly concerning the innovation management. Inspired in Figueiredo (2000, 2003a, 2003b) and Figueiredo and Ariffin (2003), a framework was drawn and adapted to pharmaceutical industry characteristics and current sanitary and health legislation. The framework allows to map different dimensions of the technological capability (installations, processes, products, equipments, organizational capability and knowledge management) and the level attained by OPL (ordinary or innovating capability). OPL show a good development of ordinary capabilities, particularly in Product and Processes. Concerning the other dimensions, OPL are quite diverse. In general, innovating capabilities are not much developed. In the short term, it was identified a dispersion in the capacitating efforts. Considering their present level and the absorption efforts, good perspectives can be found in Installations, Processes and Organizational Capability. A lower level of efforts in Products and Knowledge Management could undermine these capabilities in the future.
  • Empreendedorismo e crescimento econômico: uma análise empírica Artigos

    Barros, Aluízio Antonio de; Pereira, Cláudia Maria Miranda de Araújo

    Resumo em Português:

    O empreendedorismo dos pequenos negócios é quase unanimemente visto como benéfico para a vida econômica e social de países e regiões. Este artigo busca responder à seguinte questão de pesquisa: no Brasil, as diferentes taxas de empreendedorismo entre regiões afetam o desempenho econômico? O artigo investiga os efeitos da atividade empreendedora no crescimento econômico e na taxa de desemprego em 853 municípios de Minas Gerais. A taxa de empreendedorismo de cada município é medida pela proporção dos trabalhadores por conta-própria na população economicamente ativa. O seu impacto no crescimento do PIB e no desemprego é analisado através da metodologia dos modelos de regressão múltipla. Os resultados revelam forte associação entre empreendedorismo e desemprego: quanto maior a atividade empreendedora do município, menor a taxa de desemprego. Mas a influência do empreendedorismo sobre o crescimento econômico local é negativa: onde havia maior atividade empreendedora em 2000, o crescimento do PIB nos três anos seguintes foi menor. A interpretação destes resultados nos remete à discussão do empreendedorismo por necessidade que caracteriza boa parte da atividade empreendedora no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The entrepreneurship of small business has been almost unanimously viewed as beneficial for the social and economic life in different countries and regions. This paper aims to answer the following research question: in Brazil, do varying rates of entrepreneurship across regions affect economic performance? The paper investigates the effects of entrepreneurial activity on economic growth and unemployment rate in 853 municipalities in the state of Minas Gerais, Brazil. Entrepreneurship rate of a municipality is the proportion of self-employment in the work force. Its impact on the growth of GDP and unemployment is analyzed by the methodology of multiple regression models. The empirical results reveal a robust association between entrepreneurship and unemployment: the higher the entrepreneurial activity of the municipality, the lowest the unemployment rate. But the influence of entrepreneurship on the local economic growth is also negative: where there was more entrepreneurial activity in 2000, GDP growth was smaller the following three years. The interpretation of these results leads us to the discussion of entrepreneurship by necessity that characterizes major part of the entrepreneurial activity in Brazil.
  • Comprometimento e lealdade: dois conceitos ou duas dimensões de um único conceito? Uma resposta a Prado e Santos (2003) Artigos

    Vieira, Valter Afonso; Slongo, Luiz Antonio

    Resumo em Português:

    Alguns pesquisadores utilizam os conceitos de lealdade e comprometimento como construtos distintos em seus modelos. Outros, como Prado e Santos (2003), argumentam que eles são de fato um único conceito. A literatura a respeito de tal distinção por vezes é confusa. Nesse contexto, este trabalho visa analisar a relação entre comprometimento e lealdade no ambiente virtual, especificamente no processo de compra pela Internet. Os resultados indicaram que ambos os construtos convergem fortemente para um mesmo conceito. Adicionalmente, a validade discriminante sugerida por Fornell e Larcker (1981) foi realizada e os resultados demonstraram que não existe distinção entre ambos os conceitos. Considerações finais e limitações da pesquisa finalizam o artigo.

    Resumo em Inglês:

    Some researchers use loyalty and commitment as different constructs in their models. Others', as Prado and Santos (2003), argue that these two are in fact just one concept. The literature about that is sometimes obscure. In this context, this paper tries to analyze the association between loyalty and commitment in the virtual environment, specifically in e-commerce. The results indicated that both constructs are just one. In addition, using Fornell and Larcker (1981) suggestion, the data again confirmed the only construct. Final considerations and research limitations end the paper.
  • Determinantes de risco de liquidez em cooperativas de crédito: uma abordagem a partir do modelo logit multinomial Artigos

    Gonçalves, Rosiane Maria Lima; Braga, Marcelo José

    Resumo em Português:

    O risco de liquidez nas instituições financeiras está associado ao desequilíbrio entre os ativos negociáveis e passivos exigíveis. Outros fatores também afetam a liquidez das cooperativas de crédito, como a maior utilização da cooperativa para empréstimos do que para depósitos e a incapacidade em promover a diversificação geográfica e de produtos. Nesse sentido, este estudo objetivou verificar, a partir de indicadores financeiros, qual é o risco de liquidez das cooperativas de economia e crédito mútuo de Minas Gerais e quais os determinantes desse risco. Foi utilizado o modelo de regressão logit multinomial, sendo as cooperativas classificadas em muito baixo, baixo, médio, alto e muito alto risco de liquidez. Os resultados analisados indicaram que valores menores dos indicadores utilização de capital de terceiros e provisionamento e valores maiores dos indicadores depósito total/operações de crédito e logaritmo do total de ativos tornam essas instituições mais líquidas.

    Resumo em Inglês:

    Liquidity risk in financial institutions is associated to balance between working capital and financial demands. Other factors that affect credit union liquidity are an unanticipated increase of withdrawals without an offsetting amount of new deposits, and the lack of ability in promoting the product geographical diversification. The objective of this study is to analyze Minas Gerais state credit union liquidity risk and its factor determinants. Financial ratios and the multinomial logit model are used. The cooperatives were classified in five categories of liquidity risk: very low, low, medium, high and very high. The empirical results indicate that high levels of liquidity are related to smaller values of the outsourcing capital use, immobilization of the turnover capital, and provision ratios. So, they are associated to larger values of the deposit total/credit operations, and asset growth ratios.
  • Fatores relevantes para o estabelecimento de redes de cooperação entre empresas do Rio Grande do Sul Artigos

    Verschoore, Jorge Renato; Balestrin, Alsones

    Resumo em Português:

    A cooperação entre empresas, na forma de redes, tem-se destacado como configuração organizacional alternativa, em resposta às recentes transformações econômicas. O elevado número de iniciativas e a carência de pesquisas empíricas, acerca da formação de redes no Brasil, motivaram a realização do presente estudo. O objetivo principal deste artigo é compreender os fatores que afetam o estabelecimento de redes de cooperação no contexto sul-brasileiro. Para alcançar tal objetivo, empreendeu-se uma pesquisa quantitativa em 443 representantes de empresas associadas a 120 redes de cooperação. Os dados empíricos foram coletados pelos pesquisadores em 2005 e processados estatisticamente pelo método de análise conjunta. Os resultados obtidos confirmam as proposições teóricas construídas pelos pesquisadores, apontando a importância de fatores como aprendizagem e inovação, aumento de escala e de poder de mercado, e acesso a soluções.

    Resumo em Inglês:

    The cooperation among firms in a network form has been stressed as an alternative organizational configuration in response to recent economic transformation. The increased number of initiatives and the empirical research scarcity on the network formation in Brazil motivated the present study. The main objective of this paper is to comprehend the factors which effect the establishment of network cooperation in the Southern Brazilian context. In order to achieve this objective a quantitative research was carried out with 443 enterprise representatives, associated to 120 cooperation networks. The empirical data were collected by the researchers in 2005 and statistically processed through a conjoint analysis. The results confirmed the theoretical propositions built by the researchers, appointing the relevance of factors, such as learning and innovation, increased scale and market power, and access to solutions.
  • Anatomia do valor de empresas Artigos

    Martins, Vinícius Aversari; Carvalho, Luiz Nelson Guedes de; Assaf Neto, Alexandre

    Resumo em Português:

    As proposições seminais de Modigliani e Miller iniciaram um campo novo de estudos na moderna teoria de finanças. Com o passar do tempo, suas premissas básicas foram sendo relaxadas, de tal sorte que atualmente são raras as situações em que podem ser aplicadas plenamente, obtendo resultados satisfatórios e consistentes. Por outro lado, pelo fato de esse conjunto simples de proposições ter-se tornado mundialmente conhecido e de fácil aplicação, acabou sendo adotado como receita geral para a avaliação de empresas. Todavia, em situações em que não existe viés de metodologia, os valores resultantes de avaliação de empresa por metodologias tradicionais são herméticos, não possibilitando a análise e administração dos elementos individuais que compõem o valor da firma e do capital próprio. Para se evitar esse tipo de hermetismo na avaliação de empresas, metodologia alternativa de avaliação de empresa é aqui deduzida analiticamente, em que é possível a identificação do valor dos ativos, independentemente da sua forma de financiamento; além disso, são identificados o valor do ganho que a dívida pode proporcionar para o acionista, o benefício fiscal da dívida e a perda de valor do ativo e do benefício fiscal da dívida pelo acréscimo de risco do capital próprio em função de estrutura de capital alavancada. Portanto esse trabalho é teórico.

    Resumo em Inglês:

    The seminal propositions by Modigliani and Miller started a new study area in modern finance theory. Over time, their basic assumptions were relaxed, to the extent that, nowadays, situations in which they can be fully applied, with consistent and satisfactory results, are rare. On the other hand, as this simple set of propositions became known worldwide and was easily applicable, it was adopted as a rule of thumb for general enterprise valuation. However, in situations without methodological bias, the resulting enterprise values obtained by traditional methodologies are abstruse and do not allow for the analysis and management of the individual values that make up the firm and own capital values. In order to avoid this kind of abstruseness in company valuation, this study theoretically deducts an alternative valuation methodology, which permits the identification of assets' value independently of their financing; moreover, we identify the gain on debt value that the debt provides to the shareholders, the debt tax shield and the value loss of assets and tax shield due to the increase in shareholder risk because of the leverage capital structure.
  • Racionalidade e organização: as múltiplas faces do enigma Artigos

    Silveira, Victor Natanael Schwetter

    Resumo em Português:

    Este artigo estabelece uma discussão teórica acerca do conceito de racionalidade e seus impactos no campo da teoria das organizações. Inicialmente, são abordadas algumas influências filosóficas sobre as idéias de razão e racionalidade, a partir de um breve resgate histórico e filosófico da dualidade entre as concepções de lógica (pensamento) e pragmática (ação). Em seguida a racionalidade é discutida com base na perspectiva weberiana, e sua teoria burocrática. São considerados depois os limites cognitivos da racionalidade e na seção final do texto são brevemente discutidas as relações entre racionalidade, legitimidade e institucionalização. Finalmente, a racionalidade é abordada a partir da perspectiva da Teoria Crítica, com autores como Habermas (1987a) Horkheimer (2002) e Marcuse (1975). Essa discussão busca apontar a abrangência e os múltiplos aspectos da racionalidade implicados na relação indivíduo-organização, fornecendo subsídios para avançar o debate sobre a noção de racionalidade no campo da teoria organizacional.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to make a theoretical discussion about the rationality concept and its impacts over the organization's context. Starting from the philosophical influences by notions of reason and rationality, a brief historical and philosophical approach is making, discussing about the duality of two basics notions: logic (thought) and pragmatic (action). On sequence, the rationality concept it's considered with regard to Weber's theory of bureaucracy. After that, the cognitive boundaries of human rationality are considered and the relationships between rationality, legitimacy and institutionalization are overviewed. Finally, rationality is overviewed based on Critical Theory authors like Habermas (1987a), Horkheimer (2002) and Marcuse (1975). In conclusion, this discussion tries to evidence the range and implications of the multiple facets of rationality concept and also brings concepts to go forward the debates about rationality on organizational theory field.
  • Estratégia e gestão estratégica das empresas: um olhar histórico e crítico Documentos E Debates

    Hafsi, Taïeb; Martinet, Alain-Charles
  • Comentários - Considerações sobre o artigo estratégia e gestão estratégica das empresas: um olhar histórico e crítico Documentos E Debates

    Bertero, Carlos Osmar
  • Comentários - Uma apreciação sobre o desenvolvimento dos estudos em estratégia no Brasil sob a inspiração de Hafsi e Martinet Documentos E Debates

    Bignetti, Luiz Paulo
  • Resposta a Bertero e Bignetti Documentos E Debates

    Hafsi, Taïeb; Martinet, Alain-Charles
  • Todo marqueteiro é mentiroso! A verdade como um diferencial de vendas: O perigo dos exageros na comunicação Resenhas Bibliográficas

    Matsuzaki, Daniela Yoko
  • Os executivos das transnacionais e o espírito do capitalismo: capital humano e empreendedorismo como valores sociais Resenhas Bibliográficas

    Meucci, Simone
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