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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 20, Número: 3, Publicado: 2016
  • Editorial Editorial

    Kimura, Herbert
  • Mozart, Rock e a Ativação da Criatividade Artigos

    Tieppo, Guilherme Macedo de Souza; Reis, Germano Glufke; Picchiai, Djair

    Resumo em Português:

    Resumo A criatividade e o pensamento divergente são processos cognitivos envolvidos na geração de ideias e soluções novas, que podem contribuir com a inovação nas organizações. Os estudos sobre os antecedentes da criatividade têm focado características individuais, configuração de times e condições organizacionais; menos atenção tem sido dada à estimulação cognitiva. Nessa linha, o presente estudo investiga o efeito da estimulação cognitiva por meio da música sobre o pensamento divergente. Ele baseia-se nos estudos relacionados ao Efeito Mozart, que levaram à proposição de que a exposição à música pode induzir a um melhor desempenho, no curto prazo, em habilidades cognitivas específicas. Foi realizado um experimento com 133 estudantes de cursos de administração e de relações internacionais, divididos em diferentes grupos: dois foram expostos a estimulações musicais com estilos distintos (rock e Mozart) e outro não teve estimulação cognitiva antes da realização de tarefas criativas. O pensamento divergente foi avaliado por meio de uma abordagem subjetiva (método top 2 scoring). Observou-se, empregando a análise de variância (ANOVA), que os grupos expostos à música apresentaram maiores níveis de pensamento divergente, em comparação ao grupo controle. Implicações e limitações do estudo são discutidas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Creativity and divergent thinking are cognitive processes involved in generation of new ideas and solutions that can contribute to innovation in organizations. Studies about creativity's antecedent have mostly focused on individual' characteristics, teams and organizational setting conditions; less attention has been given to cognitive stimulation. Along these lines, the present study investigates the effect of cognitive stimulation through music on divergent thinking. It is based on studies related to the Mozart effect that led to the proposition that exposure to music can lead to better performance in the short term, in specific cognitive abilities. An experiment with 133 students from business schools and international relations, divided into different groups was held: two were exposed to musical stimulation with different styles (rock and Mozart) and another had not cognitive stimulation before performing creative tasks. Divergent thinking was assessed by a subjective approach (top two scoring method). It was observed, using the variance analysis is (ANOVA), the groups exposed to music had higher levels of divergent thinking, compared to the control group. Implications and limitations of the study are discussed.
  • As Múltiplas Funções do Orçamento Empresarial Artigos

    Mucci, Daniel Magalhães; Frezatti, Fabio; Dieng, Mamadou

    Resumo em Português:

    Resumo O orçamento é um dos principais artefatos de gestão e é utilizado para diferentes propósitos. Estudos têm desconsiderado que esse artefato pode ser utilizado para múltiplas funções e ser percebido diferentemente por executivos dentro de uma mesma organização. Este artigo discute a ideia de múltiplas funções do orçamento empresarial e investiga sua associação com a percepção de utilidade e relevância do artefato. Foi realizado um survey single entity, em uma empresa do setor elétrico brasileiro a partir de um questionário que foi enviado a executivos de diversas áreas abrangendo uma amostra de 75 gestores. O estudo revelou que a importância do orçamento para desempenhar as funções de planejamento e diálogo está associada à percepção de utilidade e de relevância do artefato. Especificamente, constatou-se que as funções de diálogo (ex post) estão mais fortemente associadas à utilidade para gestão e relevância para a tomada de decisões, do que as funções de planejamento (ex ante). Como consequência, são obtidos indícios de que o orçamento empresarial não deveria ser visto como um artefato estático de planejamento, e preocupações em relação à motivação, à comunicação, cujas funções são de diálogo, deveriam ser consideradas fundamentais para que o artefato possa ser explorado com maior intensidade no ambiente organizacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The budget is one of the most important management artifacts and is used for different purposes. Studies have ignored that this artifact can be used for multiple functions and be perceived differently by executives within the same organization. This article discusses the idea of multiple purposes for corporate budgeting and investigates its association with the perceptions of usefulness and relevance. One single entity survey was carried out in an organization of the Brazilian Electric Utilities Industry from a questionnaire sent to executives from different areas covering a sample of 75 managers. The study reveals that the importance of the budget for both planning and dialog functions is associated to managers' perceptions of budgeting usefulness and relevance. Specifically, we have found that the dialog functions (ex post) are greater associated to the perceptions of usefulness for management and relevance for decision-making, than planning functions (ex ante). As a consequence, are obtained evidence that the corporate budgeting should not be seen as a static planning artifact, and concerns about, motivation, communication, some of the dialog functions should be considered as fundamental for the artifact to be explored with greater intensity in the organizational environment.
  • O Ensino de Empreendedorismo com Fundamento na Teoria Effectuation Artigos

    Salusse, Marcus Alexandre Yshikawa; Andreassi, Tales

    Resumo em Português:

    Resumo Em função da baixa consolidação das metodologias de ensino voltadas ao empreendedorismo que sejam suportadas por fundamentos teóricos consistentes, o objetivo desta pesquisa é compreender como professores ensinam empreendedorismo com fundamento na teoria effectuation. A pesquisa utiliza a metodologia de estudo de caso múltiplo - cinco experiências em quatro países - com intuito de compreender o contexto e a estrutura dos cursos, as metodologias de ensino utilizadas e a percepção dos docentes sobre as experiências de ensino. Como principais resultados, destaca-se a prática do modelo dinâmico de effectuation como elemento integrador presente em todos os casos, a identificação de metodologias de ensino emergentes e a categorização das metodologias de ensino em função das dimensões e comportamentos associados à teoria. Além disso, o estudo estabelece as primeiras relações da teoria com intenção de empreender e propõe que antecedentes pessoais do indivíduo, no caso, a cultura e educação formal, sejam testados em futuras pesquisas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Due to the low consolidation of entrepreneurship teaching methodologies supported by consistent theoretical foundations, the objective of this research is to understand how professors teach entrepreneurship using effectuation theory. The research uses the multiple case study methodology - five teaching experiences in four different countries - in order to understand the context and the structure of the courses, the methodologies applied and the perception of professors regarding the teaching-learning experiences. As main results, it emphasizes the practice of the dynamic model of effectuation as the integrating element in all cases, the identification of emerging teaching methodologies and the categorization of teaching methodologies according to the dimensions and behavior associated with the theory. In addition, the study establishes initial relationships between effectuation and entrepreneurial intention and the need for the field to consider the individual´s personal history, such as culture and formal education, to be tested in future research.
  • Trajetórias de Consumo: O Sujeito-Consumidor de Serviços Bancários na Terceira Idade Artigos

    Dalmoro, Marlon; Vittorazzi, Kasiana

    Resumo em Português:

    Resumo O crescimento da população com mais de 60 anos e o aumento da expectativa de vida têm ampliado a participação de idosos no mercado consumidor. Este fenômeno tem sido ainda mais evidente no mercado de serviços bancários, uma vez que o recebimento da aposentadoria obriga os consumidores da terceira idade a possuírem uma conta bancária. No entanto, a forma como estes consumidores exercem agência nas suas práticas de consumo de serviços financeiros é variável, envolvendo, além de uma posição como consumidor, sua construção como sujeitos. Assim, o artigo tem como objetivo analisar a construção do sujeito-consumidor de serviços bancários na terceira idade. Um estudo empírico foi conduzido através de entrevistas com dez consumidores do município de Progresso - RS - Brasil. Os resultados demonstram que a percepção de capacidade de agência no consumo de serviços bancários na terceira idade é um fenômeno influenciado pela trajetória de vida dos indivíduos e sua capacidade de lidar com o processo de subjetivação. A necessidade de lidar com o outro (pessoas e tecnologias) emerge como limitadora do desejo de se construir como sujeito-consumidor de serviços bancários. Por fim, teoriza-se que a agência do consumidor é construída em consonância com as trajetórias de vida dos indivíduos enquanto consumidores e sujeitos sociais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The growth of the population over 60 years old and increasing life expectancy have increased elderly individuals participation in the consumer market. This phenomenon has been especially evident in the Brazilian bank services market, since retirees need to have a bank account in order to receive their retirement income. However, how these consumers exercise agency in their bank services consumption practices varies, involving both a position as consumer and a construction as elderly subjects. This research aims to analyze the construction of the subject-consumer of banking services by the elderly. An empirical study was conducted through interviews with ten consumers in Progresso - RS - Brazil. Results show that perception of agency power in banking services consumption by the elderly is a phenomenon influenced by individual life trajectory and the ability to deal with the subjectivation process. Consumers' need to deal with others (both people and technology) emerges as an inhibitor to the desire to self-construct as a subject-consumer of banking services. Finally, we theorize that consumer agency perception is built in accordance with individual life trajectories as consumers and social subjects.
  • O Impacto da Interação Social na Adaptação Hedônica do Consumidor Artigos

    Neves, Gabriela de Souza; Brei, Vinicius Andrade

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa se a interação com amigos, em situações de compra e consumo, é capaz de influenciar o nível de prazer que prevemos que vamos sentir e o prazer que efetivamente sentimos com um produto após a compra. Ou seja, estuda-se o efeito da sociabilização do consumidor no processo de previsão da adaptação e na adaptação hedônica real subsequente. Foram realizados três experimentos (um deles dividido em duas partes) independentes e complementares em ambiente online (Mechanical Turk) e em laboratório. Os resultados confirmaram a hipótese de que a previsão da adaptação é menor nas situações de consumo que envolvem a interação social, quando comparadas àquelas sem interação social. A sociabilização do consumidor exerceu influência, também, sobre a adaptação hedônica real, confirmando a hipótese de que a adaptação é menor nas situações de consumo envolvendo sociabilização. Em conjunto, evidenciou-se que, quando há interação social, os consumidores preveem e vivenciam mais prazer do que quando não há interação social. Esta pesquisa estende a teoria na área de comportamento do consumidor, especialmente sobre a adaptação hedônica, além de trazer implicações para empresas e consumidores, apontando uma forma prática de redução da adaptação hedônica em situações de consumo: a interação social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes if social interaction during shopping and consumption situations influences the level of pleasure a person both anticipates during and actually feels after shopping. Specifically, the paper analyzes the effect of consumer socialization on the hedonic adaptation process and in the actual subsequent hedonic adaptation. Three independent and complementary experiments (one divided in two parts) were carried out in an online environment (Mechanical Turk) and in a laboratory. The results confirmed the hypotheses that the hedonic adaptation forecast is weaker in consumption situations when there is social interaction, when compared to those without social interaction. Consumer socialization also effects actual hedonic adaptation, confirming the hypothesis that adaptation is weaker when there is social interaction. Overall, this research shows that, consumers forecast and actually feel stronger pleasure when there is social interaction, as compared to when there is no social contact in consumption situations. This research extends consumer behavior theory associated with hedonic adaptation, bringing new insights to companies and consumers by showing a practical way of reducing hedonic adaptation in consumption situations: social interaction.
  • International Financial Reporting Standards and Earnings Management in Latin America Artigos

    Rathke, Alex Augusto Timm; Santana, Verônica de Fátima; Lourenço, Isabel Maria Estima Costa; Dalmácio, Flávia Zóboli

    Resumo em Português:

    Resumo Essa pesquisa analisa o nível de gerenciamento de resultados na América Latina após a adoção das International Financial Reporting Standards (IFRS), em comparação aos países anglo-saxões e europeu-continentais. Ela também analisa o efeito da listagem de ações nos Estados Unidos sobre a comparação do nível de gerenciamento de resultados das empresas latino-americanas com empresas estrangeiras. A literatura sobre gerenciamento de resultados considerando países menos desenvolvidos ainda está em construção, e poucos estudos focam esse tema, especialmente na América Latina, apesar de sua relevância para a economia global. A presente pesquisa preenche essa lacuna por meio do exame do nível de gerenciamento de resultados nos principais países latino-americanos que adotam as IFRS (Brasil e Chile), em comparação com os principais países anglo-saxões com tradição em IFRS (Reino Unido e Austrália), e com as principais economias da Europa Continental (França e Alemanha). Os resultados demonstram que os latino-americanos apresentam um maior nível de gerenciamento de resultados que os anglo-saxões e europeu-continentais, e esse comportamento oportunista se mantém significativo quando apenas global players com listagem de ações nos Estados Unidos são analisados. Logo, mesmo com um conjunto único de padrões contábeis de elevada qualidade (IFRS) e fortes incentivos à divulgação, as características específicas dos países produzem forte influência na forma como as IFRS são implementadas em cada país.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study analyzes the level of earnings management in Latin America after the adoption of the International Financial Reporting Standards (IFRS) and analyzes the role of cross-listing in the United States. The literature on earnings management in less developed countries is still under construction, and few studies focus on this issue, especially with respect to Latin America, despite its relevant role in the global economy. This paper fills this gap in the literature as it analyzes the level of IFRS earnings management regarding the first and main Latin American countries applying IFRS (Brazil and Chile), when compared to the main Anglo-Saxon countries with IFRS tradition (United Kingdom and Australia), and with the main Continental European economies (France and Germany). The results show that Latin American firms present a higher level of earnings management than Continental European and Anglo-Saxon firms, and this opportunistic behavior remains significant when only global players with cross-listing in the United States are analyzed. Thus, even with a unique set of high quality accounting standards (IFRS) and strong reporting incentives, countries' specific characteristics still play an important role in the way IFRS is implemented in each country.
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