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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 21, Número: 6, Publicado: 2017
  • Editorial Editorial

    Kimura, Herbert
  • Plural Forms of Governance at Central Supply Markets Artigo

    Higashi, Susan Yuko; Fagundes, Mayra Batista Bitencourt; Caleman, Silvia Morales de Queiroz; Sauer, Leandro; Saes, Maria Sylvia

    Resumo em Português:

    Resumo O trabalho consiste em analisar os aspectos transacionais da relação entre produtores e permissionários da Ceasa-MS. Para atingir o objetivo proposto, houve a aplicação, juntamente aos permissionários da Ceasa-MS, de 78 questionários semiestruturados. Os questionários aplicados tiveram como arcabouço teórico a ECT, em conjunto com a teoria das formas plurais. Analisando as dimensões da transação entre os permissionários da Ceasa-MS e seus fornecedores, percebemos que o ativo estudado possui: (a) uma especificidade média; (b) a incerteza das transações é alta; (c) e as transações ocorrem de forma recorrente. A teoria da ECT prediz que essas transações devem ocorrer de forma híbrida, porém verificou-se que, além do uso das formas híbridas, há o uso da integração vertical e das formas plurais, sendo esta a combinação entre as formas híbridas e a integração vertical. A presença das formas plurais na Ceasa é explicada pela ambiguidade sobre a estrutura de governança mais adequada de organização e pela complexidade no monitoramento das transações. Dentre os arranjos organizacionais, foi possível verificar que o uso das formas plurais reduz o custo de transação para o permissionário da Ceasa-MS, por representar a combinação entre os pontos positivos das formas híbridas e os da integração vertical, anulando, assim, seus pontos fracos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study consists of analyzing the transactional relationship between farmers and authorized contractors at Ceasa-MS. In order to reach the objective proposed by the study, 78 semi-structured questionnaires were distributed among the contractors at Ceasa-MS. The questionnaires had as a theoretical framework the TCE in conjunction with the plural forms theory. Analyzing the transaction dimensions between the farmers and contractors at Ceasa-MS, we perceived that the assets studied possess: (a) average specificity; (b) uncertainty of the transactions is high; (c) and transactions occur on a recurring basis. Keeping such dimensions in mind, the TCE theory foresees that those transactions should happen in hybrid form, however the contractors served themselves with vertical integration and plural forms, the latter being the combination of hybrid forms and vertical integration. The presence of plural forms is explained by the ambiguity in the governing structure and the complexity in the way transactions are monitored. We verified that the use of plural forms or the simultaneous use of vertical integration with hybrid forms within all organizational arrangements, to reduce the transaction cost for the contractors as the combined positive aspects of the hybrid forms and vertical integration nullify their weak points.
  • As Organizações e a Felicidade no Trabalho: Uma Perspectiva Integrada Artigo

    Sender, Gisela; Fleck, Denise

    Resumo em Português:

    Resumo A despeito do grande número de estudos relacionados à felicidade derivada do trabalho nas organizações, estes são dispersos, divergentes e, portanto, pouco conclusivos. Isto traz dificuldades para a evolução da pesquisa sobre este tópico e para a tomada de decisões no dia a dia quanto ao tema nas empresas. Tomando por base uma revisão de literatura abrangente, este artigo propõe uma perspectiva que engloba o conhecimento desenvolvido sobre o assunto até o momento. Para tanto, parte de três questões: como se define felicidade no trabalho; o efeito da felicidade no trabalho nos resultados das empresas; e o que torna os indivíduos felizes no trabalho. A proposta de perspectiva integrada utiliza os princípios de Kahneman e Riis (2005), concentrando-se principalmente nos antecedentes da felicidade no trabalho e seus possíveis impactos no comportamento do indivíduo na organização.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Despite the large number of studies on happiness at work in organizations, they are disperse and divergent and thus inconclusive. This makes the evolution of research on this topic and practicioners’ decision-making regarding the happiness at work difficult. Based on a comprehensive literature review, this article proposes a perspective that encompasses the knowledge developed so far. To do so, it explores three issues: how happiness at work has been defined; the impact of happiness at work on organizational performance; and, what makes people happy at work. The integrated perspective this paper advances draws on the principles from Kahneman and Riis (2005), mainly focusing on antecedents of happiness at work and their impact on individual behavior in the organization.
  • Engajamento dos Consumidores com o Boca a Boca Eletrônico Negativo em Lojas de Aplicativos Móveis Artigo

    Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Ramos, Anatália Saraiva Martins

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do estudo é compreender as motivações do comportamento de engajamento do consumidor com o boca a boca eletrônico (electronic word-of–mouth [eWOM]) negativo em plataformas de consumo de aplicativos móveis, utilizando-se como lente de análise a Teoria da Ação Racional (Theory of Reasoned Action [TRA]). Foram realizadas dez entrevistas em profundidade com usuários emissores de comentários negativos, as quais permitiram a construção de um corpus que foi descrito, classificado e interpretado por meio de análise temática de conteúdo. Como generalização analítica, infere-se que os motivadores mais influentes para o engajamento com o eWOM negativo são a Busca por Providências, o Altruísmo, as Emoções Negativas e a Reciprocidade. Com relação aos construtos da TRA, as Atitudes favorecem esse engajamento, mas as Normas subjetivas pouco contribuem para a participação ativa no boca a boca eletrônico negativo. Esta pesquisa pode ajudar os programadores de aplicativos móveis e os analistas de mídias sociais quanto à formulação de estratégias de interação que estimulem o comportamento de engajamento dos consumidores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of the study is to understand the motivations of consumer engagement behavior with negative electronic word-of-mouth (eWOM) on mobile application consumer platforms, using the Theory of Reasoned Action (TRA) as an analysis lens. Ten in-depth interviews were conducted with users who provided negative comments, which allowed the construction of a corpus that was described, classified and interpreted through thematic content analysis. As an analytical generalization, it is inferred that the most influential motivators for engaging with negative eWOM are Search for Providence, Altruism, Negative Emotions, and Reciprocity. With respect to TRA constructs, Attitudes impact this engagement, but subjective Norms has little contribution to negative electronic word of mouth engagement. This research can support mobile application developers and social media analysts in formulating interaction strategies that foster consumer engagement behavior.
  • Formação, Disseminação e Colaboração: Internacionalização em Administração de Sistemas de Informação Artigo

    Diniz, Eduardo H.; Favaretto, José Eduardo Ricciardi; Oliveira, Henrique Pontes Gonçalves de; Brólio, Debora Richter

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo revela o perfil de internacionalização dos pesquisadores brasileiros no campo de Administração de Sistemas de Informação (ADI) com base em análise de três dimensões: Formação, Disseminação de pesquisa e Colaboração em redes internacionais. Baseado na coleta de dados provenientes da Plataforma Lattes, Google Scholar e dos websites das instituições de ensino, referente a um total de 554 pesquisadores com doutorado completo, um grupo de 50 pesquisadores brasileiros neste campo foi identificado com algum grau de inserção internacional. Este estudo revela que os pesquisadores mais internacionalizados do campo são majoritariamente provenientes de instituições das regiões Sudeste (66%) e do Sul (28%) do País. Apenas uma parcela (16%) desses pesquisadores realizou doutorado no exterior, embora outros tenham tido experiências internacionais por intermédio de pós-doutorado (38%), cursos de extensão (45%) ou bolsa sanduíche (18%). A Disseminação internacional dos trabalhos deste grupo de pesquisadores cresceu 65% no período entre 2010 e 2015, com publicação em periódicos e participação em congressos internacionais. A rede de Colaboração internacional deste grupo de pesquisadores também foi identificada na pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research evaluates the internationalization profile of Brazilian researchers in the Management Information Systems field based on analysis of three dimensions: academic education, research dissemination and collaboration in international networks. Based on data collection from the Brazilian Lattes Platform (an online database of curriculum vitae), Google Scholar and the websites of education institutions, regarding a total of 554 researchers with doctorate degrees, a group of 50 Brazilian researchers with some level of international integration was identified. This study reveals that the most internationalized researchers in the field are mostly from institutions in the Southeast (66%) and South (28%) of Brazil. Only a few (16%) of these researchers did their doctorate abroad, although others had international experience through postdoctoral studies (38%), extension courses (45%) or sandwich scholarships (18%). The international dissemination of the work of this group of researchers grew 65% in the period between 2010 and 2015, with publication in periodicals and participation in international conferences. This group's international collaboration network was also identified in the research.
  • Dilemas Éticos Enfrentados por Profissionais de Recursos Humanos: Explorando Cursos de Ação Artigo

    Braga, Beatriz Maria; Kubo, Edson Keyso de Miranda; Oliva, Eduardo

    Resumo em Português:

    Resumo Embora o tema do papel que a área e os profissionais de Recursos Humanos (RH) têm a desempenhar em questões éticas venha ganhando destaque na literatura internacional, ainda são escassos os trabalhos sobre esse tema no Brasil (Santos, Mendonça, & Demo, 2015). A partir de uma pesquisa qualitativa conduzida com 23 gestores de RH de empresas nacionais e internacionais, este trabalho investigou as percepções de profissionais de RH sobre o seu papel em relação às questões éticas da gestão de pessoas, os dilemas que enfrentam e a sua conduta frente a esses dilemas. Como resultados, observou-se que os entrevistados entendem que o seu principal papel é atuar como parceiros do negócio, e que as pessoas têm valor porque contribuem para o desempenho organizacional. Ademais, acreditam que desempenham um papel importante na conciliação dos objetivos, muitas vezes, conflitantes das organizações e dos funcionários. Relataram que se sentem pressionados pelos dilemas éticos que dizem respeito às informações a que tem acesso, ao desempenho das funções da área de RH e ao seu papel de especialistas. Observou-se também que se sentem guardiões da ética nas organizações, devendo dar o exemplo às demais áreas. Os resultados mostram as especificidades da tomada de decisão do profissional de RH, em que diferentes fatores influenciam os cursos de ação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Although the topic concerning the role that the HR area and professionals have to play in ethical issues is gaining prominence in the international literature, there are still few studies on this topic in Brazil (Santos, Mendonça, & Demo, 2015). From a qualitative research conducted with 23 HR managers of national and international companies, this study investigated HR professionals’ perceptions about their role in the ethical issues concerning people management, the dilemmas they deal with and their conduct when confronted with these dilemmas. As for findings, most respondents understand their role to be business partners, and that people have value mainly because they contribute to organizational performance. Furthermore, HR professionals believe that they play an important role in reconciling the often conflicting goals of organizations and employees. They reported that they feel pressured by ethical dilemmas that relate to the information to which they have access, to the performance of their HR functions and to their specialist/consultant role. In addition, they feel they are the guardians of ethics in organizations and, because of this, they must set the example for the other areas. Results show the specific aspects related to HR professionals’ decision making, in that different factors determine their courses of action.
  • Applicability of Investment and Profitability Effects in Asset Pricing Models Artigo

    Machado, Márcio André Veras; Faff, Robert; Silva, Suelle Cariele de Souza e

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo teve por objetivo investigar se investimento e rentabilidade são precificados e se explicam parcialmente as mudanças dos retornos das ações no mercado de capitais brasileiro, conforme o modelo de cinco fatores de Fama e French (2015). Por meio de regressões em série temporal e em cross-section, observou-se que B/M, momento e liquidez, são associados com os retornos das ações, enquanto que investimento e rentabilidade não apresentaram significância. Observou-se, também, que não existe prêmio por investimento no Brasil. Portanto, motivado pelo desempenho do B/M, do momento e da liquidez para o mercado brasileiro, bem como pelo fraco desempenho da rentabilidade e do investimento, pode-se constatar que o modelo de cinco fatores de Keene e Peterson (2007) apresentou desempenho superior a todos os outros modelos, especialmente quando comparado ao modelo de cinco fatores de Fama e French (2015).

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to investigate whether investment and profitability are priced and if they partially explain the variations of stock returns in the Brazilian stock market, according to the Fama and French's (2015) five-factor model. By using time series and cross-section regression, we found that book-to-market, momentum and liquidity are associated with stock returns whereas investment and profitability were not significant. We also found that there is no investment premium in Brazil. Therefore, motivated by the importance of B/M, momentum and liquidity to the Brazilian stock market, as well as by the poor performance of profitability and investment, we document that Keene and Peterson's (2007) five-factor model is superior to all other models, especially the five-factor model by Fama and French (2015).
  • Rota da Inovação: Uma Proposta de Metodologia de Gestão da Inovação Artigos Tecnológico

    Zen, Aurora Carneiro; Machado, Bernardo Dias; López, Ana Isabel Jaramillo; Borges, Martiele Cortes; Menezes, Daniela Callegaro de

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo tecnológico tem como finalidade propor uma metodologia para gestão da inovação que objetiva atender às necessidades de micro e pequenas empresas de base tecnológica. O desenvolvimento dessa metodologia ocorre no âmbito do programa da Financiadora Nacional do Projetos (FINEP) para a estruturação de Núcleos de Apoio à Gestão da Inovação (Nagis), visando à elaboração de Planos e Projetos de Gestão da Inovação nas empresas brasileiras. Para o desenvolvimento da presente proposta, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa desenvolvida em duas etapas principais. Na primeira fase, desenvolveu-se uma revisão da literatura dos principais elementos para gestão da inovação, especialmente no contexto das micro e pequenas empresas. Na segunda, foram selecionados cinco NAGIs, dentre os 24 aprovados na chamada pública MCTI/FINEP, de acordo com sua trajetória desenvolvida até o momento da pesquisa, em janeiro de 2014. A metodologia proposta – Rota da Inovação – parte da Visão Baseada nos Recursos (VBR), com uma perspectiva processual e lúdica, relacionando o processo de inovação a uma rota de navegação. A lógica das ilhas na Rota da Inovação tem como base as etapas do processo de inovação. O objetivo dessa abordagem foi tornar a metodologia de fácil compreensão e implementação pelas micro e pequenas empresas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this paper is to propose a methodology for innovation management, which aims to focus on the needs of micro and small technology-based companies. The development of this methodology occurs in the context of the Brazilian National Project Financier (Financiadora de Estudo e Projetos [FINEP]) program for the structuring of Innovation Management Support Centers (Núcleos de Apoio à Gestão da Inovação [NAGI]), focusing on the elaboration of Innovation Management Plans and Projects in Brazilian companies. A qualitative research was developed in two main stages for the development of the present methodology. The first phase developed a literature review of the main elements for innovation management, especially in the context of micro and small enterprises. In the second phase, five NAGIs were selected from the 24 those approved by MCTIC (now MCTIC: Ministry of Science, Technology, Innovation and Communication) and FINEP, according to their trajectory up until the time of the research in January 2014. The proposed methodology - Route of Innovation – is based on the Resource Based View (RBV) within a procedural and playful perspective that relates the innovation process to navigating a route. The logic of the islands in the Route of Innovation is based on the stages of the innovation process. The purpose of this approach was to make the methodology easily understood and implemented by micro and small companies.
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