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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 22, Número: 4, Publicado: 2018
  • Eleições Parlamentares no Brasil: O Uso do Twitter na Busca por Votos Artigos

    Amaral, Marcelo Santos; Pinho, José Antonio Gomes de

    Resumo em Português:

    Resumo Desde o uso das novas tecnologias nas eleições americanas de 2008, o Twitter tem se tornado uma plataforma para as atividades políticas, criando um canal para a interação entre políticos e eleitores. A comunicação política com o uso de mídia social é parte das atividades congressistas nos dias atuais. Além disto, o Twitter se constitui como importante meio para o ganho de popularidade com fins eleitorais. A questão de pesquisa que norteia este artigo é verificar como o comportamento dos parlamentares influencia o uso do Twitter na busca por votos nas eleições ao Congresso Nacional. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar os diferentes comportamentos dos políticos brasileiros no ambiente virtual antes, durante e após as eleições parlamentares de 2014. Foram coletadas informações da plataforma do Twitter em quatro momentos, entre dezembro de 2013 e abril de 2015. Os políticos foram comparados segundo suas aspirações eleitorais e conforme as diferentes apropriações da rede social. Os dados indicam que políticos em campanha eleitoral fazem maior e mais frequente uso das novas tecnologias, no sentido de construírem uma imagem política dentro do contexto eleitoral. Como resultado, esses políticos obtiveram maior atenção dos usuários do Twitter , o que está diretamente relacionado a um maior número de votos obtidos no pleito eleitoral.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Since the use of new technologies in the 2008 US elections, Twitter has become a platform for political activities, creating a channel for interaction between politicians and voters. Political communication with the use of social media is part of today’s congressional activities. In addition, Twitter has become an important means for gaining popularity for election purposes. This article’s research question is to verify how parliamentarians’ behaviors influence the use of Twitter in the search for votes in elections to the National Congress. Thus, the aim of this article is to analyze Brazilian politicians’ different behaviors in this virtual environment before, during and after the parliamentary elections of 2014. Data was collected on the use of Twitter by the parliamentarians four times between December 2013 and April 2015. Politicians were compared according to their electoral aspirations and to the different appropriations of the social network. Data indicate that politicians in electoral campaigns make greater and more frequent use of the new technologies, in the sense of constructing political images within the electoral context. As a result, these politicians got more attention from Twitter users, which is directly related to a higher number of votes obtained in the election process. JEL Classification Codes: L82, L86, D72.
  • Efeitos das Competências no Desempenho de Contratos de Serviços no Setor Público Artigos

    Bonelli, Francesco; Cabral, Sandro

    Resumo em Português:

    RESUMO Com o intuito de contribuir para a literatura de Estratégia aplicada à Gestão Pública e auxiliar na tomada de decisão dos gestores públicos, o presente trabalho investigou os efeitos de competências públicas e privadas no custo e na qualidade de contratos de terceirização de serviços no setor público. Para tanto, foram estudados 167 contratos de serviços entre uma entidade da Administração Pública Federal e diversos provedores, privados entre 2002 a 2015. Os dados coletados foram organizados em uma base específica e analisados por meio de regressões multivariadas. Os resultados sugerem que, diante de um ambiente caracterizado por incentivos limitados e por um baixo nível de competição entre as empresas, a remuneração, a formação e a experiência dos agentes públicos possuem efeitos nulos ou contraditórios no desempenho dos contratos, particularmente nos indicadores de custo. Quanto às competências privadas, verificou-se que a experiência das empresas influencia positivamente nos indicadores de qualidade, porém, sob a ótica do interesse público, as capacidades financeiras – em particular, a liquidez geral – afetam negativamente os indicadores de custo. Os resultados contribuem para avanços na discussão sobre as heterogeneidades presentes em relações cliente-fornecedor em contratos públicos e em seus efeitos sobre o desempenho.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT With the intent of contributing to the Applied Strategy literature in Public Management and assisting public manager decision-making, this research investigated the effects of public and private capabilities on cost and quality of outsourced public sector service contracts. To do so, we studied 167 service contracts between a Federal Public Administration entity and various private providers, during the period from 2002 to 2015. Data collected were organized in a specific dataset and analyzed using multivariate regressions. Results suggest that, in the face of an environment characterized by modest incentives and a low level of competition between companies, public agent wages, training and experience have contradictory effects, or no effects at all, on contract performance, particularly for cost indicators. With respect to private capabilities, this study verified that company experience has a positive influence on quality indicators; however, from the public interest point of view, financial capacities – in particular general liquidity – negatively affect cost indicators. These results contribute advances in the discussion about the heterogeneities present in buyer-supplier relations in public contracts and their effects on performance. JEL Classification Codes: H83, P47, R5.
  • Comportamento do Consumidor em Canais Cruzados: Modelo de Mediação-Moderada nas Compras Online/Offline Artigos

    Okada, Sionara; Porto, Rafael

    Resumo em Português:

    Resumo As novas tecnologias móveis com acesso à internet têm propiciado o surgimento de um novo processo de compra dos consumidores. Esse processo influencia tanto as compras online quanto as offline (em lojas físicas), a depender do produto a ser adquirido. Teorias de aprendizagem comportamental, como as relações entre precorrentes e correntes, podem explicar esse novo repertório comportamental. O presente estudo testou a mediação do Comportamento em Canais Cruzados (CCC) na relação entre a adoção de dispositivos móveis com acesso à internet e a frequência de compra nos canais online e offline, moderada pelo tipo de bem (durável versus não durável). Com delineamento quase experimental, os dados foram analisados por Modelagem de Equação Estrutural. Os resultados demonstram que a adoção de tecnologias móveis com internet incentivou as dimensões do CCC (busca de informação simultânea, comparação de produtos e preços, e interação com o varejista/fabricante), com maior força para bens não duráveis, e que cada dimensão do CCC altera a frequência de compras online e offline, porém, o efeito específico depende do tipo do bem. A pesquisa analisa o processo de adoção de novas tecnologias geradoras destes novos comportamentos, e que os mesmos incentivam a frequência de compra.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Mobile technologies with internet access have led to the emergence of a new consumer buying process. This process influences online and offline (physical store) purchases, depending on the product to be purchased. Behavioral learning theories, such as the relationships between precurrent and current behaviors, can explain this new behavioral repertoire. The present study tested Cross Channel Behavior mediation (CCB) on the relationship between mobile device adoption with internet access and the frequency of purchase in online and offline channels, moderated by the types of goods (durable vs. non-durable). Through a quasi-experimental design, data were analyzed by Structural Equation Modeling. The results demonstrate that the adoption of mobile technologies has encouraged the occurrence of CCB dimensions (simultaneous search for information, price and product comparisons, and interaction with retailers/producers), with greater strength for non-durable goods, and that each CCB dimension changes the frequency of online and offline purchases, but the specific effect depends on the type of good. The research analyzes the process of new technologies adoption that generate new behaviors and that these encourage purchase frequency. JEL Classification Codes: C91, D12, L86.
  • Motivos e Intenções para Expatriação de Voleibolistas Artigos

    Tertuliano, Ivan Wallan; Machado, Afonso Antonio; Deutsch, Silvia; Montiel, José Maria; Bartholomeu, Daniel

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho foi identificar os fatores que levam o jogador de Voleibol à mudança de equipe e país para continuarem a carreira. Participaram 68 pessoas (48 atletas e 20 ex-atletas), sendo 43 homens e 25 mulheres, com idade média de 27 anos. Os participantes foram divididos em 2 grupos de investigação: G1 (Atletas Internacionais) e G2 (Atletas Nacionais). Utilizou-se um instrumento com questões estruturadas, as quais têm respostas abertas ou fechadas. A análise dos resultados foi conduzida via análises descritiva e inferencial, tanto entre grupos quanto intragrupo. Os resultados, referentes aos motivos de saída, demonstraram que não houve diferença entre grupos (p>0,05) e que o motivo que mais motivou a saída dos atletas para o processo de expatriação, independentemente do grupo amostral, foi a busca por melhoria salarial. Pode-se concluir que, para os participantes avaliados neste estudo o salário foi determinante a fim de aceitar a expatriação, e que esta é bem vista pelos atletas. Além disso, os resultados demonstram que existe a necessidade de estratégias de preparação dos futuros atletas para o tal processo, visando a melhor adaptação do esportista.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this work was to identify the factors that lead Volleyball players to change team and country to continue their career. There were 68 participants (48 current athletes and 20 former athletes), 43 men and 25 women, with a mean age of 27 years. Participants were divided into 2 research groups: G1 (International Athletes) and G2 (National Athletes). We used a questionnaire consisting of structured, open-ended and closed-ended questions. Analysis of the results was conducted through descriptive analysis and inferential analysis, both between groups and intragroup. The results showed that there was no difference between groups (p> 0.05) and that the reason motivating athletes into the expatriation process, independent of the sample group, was the search for improved salary. It can be concluded that for the participants evaluated of this study that salary was the decisive factor in accepting expatriation and that expatriation is well received by the athletes. In addition, the results demonstrate that there is a need for strategies to prepare future athletes for the expatriation process, in order to better adapt it. JEL Classification Codes: O15, J11, L83.
  • Sistemas de Informação Estratégicos Habilitando Estratégia-como-prática na Incerteza Ambiental Artigos

    Yoshikuni, Adilson Carlos; Albertin, Alberto Luiz

    Resumo em Português:

    Resumo Recentes pesquisas da nova era do planejamento estratégico (PE) destacam a sua capacidade ambivalente de racionalidade prescritiva como forma de orquestrar a criação de estratégias emergentes e flexíveis para enfrentar os desafios da turbulência ambiental. Contudo, há um número limitado de pesquisas sobre como essa capacidade pode ser desenvolvida e, ainda menos, sobre o papel das práticas do PE habilitadas pelo strategic information systems (SIS). Investigou-se sobre a lente da teoria da Contingência e da Prática, como o SIS habilita a efetividade do PE na dimensão da prática sobre a influência da incerteza ambiental. Utilizou-se da técnica estatística de PLS-PM com uma amostra de 139 empresas. O estudo confirmou que o SIS habilita a efetividade do PE em todas as suas fases sobre a influência dos diferentes níveis de contingência de dinamismo, heterogeneidade e hostilidade. Resultados a partir do estudo pós-análise: (a) o SIS demonstrou maior poder preditivo na formulação e no controle da estratégia e da menor ênfase para executá-la; (b) o SIS apresentou maior influência da efetividade do PE em ambientes de alta heterogeneidade; (c) as empresas mostraram maior ênfase para controlar e formular do que para executar a estratégia. O estudo contribuiu para compreensão da criação de valor do SIS na abordagem da estratégia-como-prática frente aos desafios da incerteza ambiental.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Recent research in the new era of strategic planning (SP) shows its ambivalent capacity for prescriptive rationality as a way for managing the creation of emerging and flexible strategies to deal with environmental turbulence. However, there is limited research on how this capacity can be developed, and even less on strategic planning as enabled by strategic information systems (SIS). Contingency and Practice theory were used to investigate how SIS enables SP effectiveness in practice, under the influence of environmental uncertainty, by applying PLS-PM statistical techniques to a sample of 139 companies. The study confirmed that SIS enhances SP effectiveness under different contingency levels of dynamism, heterogeneity and hostility. Results from post-analysis study show: (a) SIS demonstrated greater predictive power in strategy formulation and control and less emphasis on executing it; (b) SIS presented greater influence on SP effectiveness in environments with high heterogeneity; (c) companies showed greater emphasis on controlling and formulating strategy than executing it. The study contributed to understanding how SIS creates value via strategy-as-practice under environmental turbulence. JEL Classification Codes: L86, D83, L2.
  • Historicizando o Novo Consumerismo Global Sob uma Perspectiva de Mundos Emergentes Artigos

    Faria, Alexandre; Hemais, Marcus Wilcox

    Resumo em Português:

    Resumo O avanço da desigualdade, da injustiça e da discriminação, e a emergência de movimentos anticonsumerismo no contexto do capitalismo neoliberal global, informam a explosão de debates corporações-sociedade no campo de Organizações e Gestão (O&G) e a construção do novo consumerismo global (NCG). Esse quadro é marcado pela radicalização da negação da face racialista do capitalismo modernista por historicismos antiamericanismo na Europa e na América Latina, que também desestabilizam e reforçam a rearticulação do historicismo discriminatório em consumerismo pelo NCG. Usando uma perspectiva crítica transmoderna enunciada em país emergente da América Latina, indo além das dicotomizações americanismo versus antiamericanismo e consumerismo versus anticonsumerismo, este artigo re-historiciza o movimento consumerista dos EUA, para mostrar que passados negados pelo anti-antiamericanismo racialista desempoderam academia e sociedade por meio de dinâmicas de apropriação e contenção de alternativas e identidades não discriminatórias, mobilizadas por mundos emergentes. Análise mostra que historicizações transmodernas podem permitir que NCG e o campo de O&G recuperem identidades discriminadas, promovam conhecimento para e com a maioria, ao invés de minorias, e atenuem o avanço do autoritarismo populista mobilizado pela supremacia branca.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The advancement of inequality, injustice and discrimination, and the emergence of anticonsumerist movements within the context of global neoliberal capitalism inform the corporation-society debates in the field of Management & Organizational Studies (MOS) and the construction of the new global consumerism (NGC). This context is marked by the radicalization of the negation of the racialist side of modernist capitalism in Europe and Latin America, which also destabilize and reinforce the re-articulation of discriminatory anti-anti-Americanism historicism in consumerism by the NGC. Grounded on a critical transmodern perspective enunciated in a Latin American emerging country that goes beyond Americanism versus anti-Americanism and consumerism versus anti-consumerism dichotomies, this article re-historicizes the consumerist movement in the US to show that pasts denied by anti-anti-Americanism disempower academia and society through dynamics of appropriation and containment of non-discriminatory alternatives and identities mobilized by emerging worlds. Analysis shows that this transmodern historicism can help NGC and MOS recover discriminated identities, promote knowledge for and with the majority, not minorities, and attenuate advances of populist authoritarianism mobilized by white supremacy. JEL Classification Codes: F6, N16, J15.
  • Governança em Cooperativas: Aplicação em uma Cooperativa Agropecuária Artigos Tecnológicos

    Maciel, Ana Paula Blanke; Seibert, Rosane Maria; Silva, Raiziane Cássia Freire da; Wbatuba, Berenice Beatriz Rossner; Salla, Neusa Maria da Costa

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo buscou entender as estruturas de governança disponíveis e identificar a melhor frente à realidade vivida pela cooperativa agropecuária pesquisada. Desta forma, o processo ocorreu através de pesquisa descritiva, bibliográfica, documental e estudo de caso, observando, assim, as práticas de governança da cooperativa versus o que preconizam os estudos sobre o tema. Os resultados demonstram que a cooperativa possui uma estrutura mínima de governança, conforme prevê a legislação, avançando para o modelo tradicional estendido com a separação entre propriedade e controle. Além disso, possui valores que orientam o seu crescimento sustentável e busca agir em consonância com os princípios de governança e cooperativistas para assegurar a sua legitimidade. A partir da triangulação das evidências teóricas sobre governança e empíricas observadas na cooperativa agropecuária, elaboraram-se-se sugestões de melhorias na estrutura de governança, como: (a) boa relação para atuação conjunta dos órgãos administrativos já existentes; (b) contar com gestores profissionais na diretoria executiva; (c) adotar outros mecanismos de controles interno de governança, na figura de alguns comitês e normas internas; (d) contratar especialistas para os conselhos e os comitês, quando for o caso; (e) investir em formação continuada para os membros dos conselhos e demais órgãos administrativos; e, por fim, (f) atuar com maior rigor nas práticas de compliance. Em suma, a proposta contribui com o desenvolvimento sustentável e para a legitimidade da cooperativa junto aos seus públicos de interesse, como também com outras cooperativas agropecuárias, dada à similaridade das suas características.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study sought to understand the available governance structures and to identify the best in light of the reality lived by the agricultural cooperative researched. Thus, the process was done through descriptive, bibliographic, documentary and case study research, observing the actual practices of cooperative governance versus what studies on the subject advocate. The results demonstrate that the cooperative has a minimal governance structure, as provided by law, moving towards the traditional extended model with the separation of ownership and control. It has values that guide its sustainable growth and seeks to act in accordance with the governance and cooperative principles to ensure legitimacy. From triangulation of the theoretical evidences on governance and empirical observation in the agricultural cooperative, we made suggestions for improvements in the governance structure: (a) maintain good relations for joint action between the existing administrative bodies; (b) have professional managers on the executive board; (c) adopt other mechanisms of internal governance controls in the form of certain committees and internal rules; (d) hiring experts for councils and committees, where appropriate; (e) investment in continuing education for board members and other administrative bodies; and, finally, (f) more rigorous compliance practices. In summary, our proposal contributes to the sustainable development and legitimacy of the cooperative with its stakeholders, as well as other agricultural cooperatives given the similarity of characteristics. JEL Classification Codes: O16, J54, N56.
  • Maracatu, Trabalho e Organizing Casos Para Ensino

    Santos, Elisabeth Cavalcante dos; Helal, Diogo Henrique

    Resumo em Português:

    Resumo O presente caso para ensino é baseado no curta-documentário Maracatu, Maracatus, e explora a dinâmica de um grupo de maracatu, o Maracatu Morro Alto, localizado na periferia da cidade do Recife, no Estado de Pernambuco. Busca-se enfatizar a importância da cultura popular para os membros da comunidade Morro Alto; os significados atribuídos ao trabalho desenvolvido neste contexto; o maracatu enquanto organizing; a gestão exercida pelos mestres do maracatu como práticas; e os principais conflitos vivenciados atualmente pelo maracatu. O caso destina-se principalmente a estudantes de cursos de graduação de Ciências Sociais, Antropologia, Administração, bem como àquelas pessoas interessadas em compreender as dinâmicas da cultura popular, mais especificamente, do maracatu desenvolvido em Pernambuco.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This teaching case is based on the short documentary Maracatu, Maracatus, and explores the dynamics of a maracatu group, Maracatu Morro Alto, located on the outskirts of the city of Recife, in the state of Pernambuco. It seeks to emphasize the importance of popular culture for members of the Morro Alto community; the meanings attributed to the work developed in this context; the maracatu while organizing; the management exercised by the masters of maracatu as practices; and the main conflicts currently experienced by maracatu. The case is mainly intended for undergraduate social science, anthropology, and management students, as well as those interested in understanding the dynamics of popular culture, specifically, maracatu developed in Pernambuco. JEL Classification Codes: A2, Z1, N16.
  • Promoção de Transparência e Impacto da Pesquisa em Negócios Editorial

    Mendes-Da-Silva, Wesley
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