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Revista CEFAC, Volume: 9, Número: 1, Publicado: 2007
  • Editorial I

    Nemr, Katia
  • Editorial II

    Chiappetta, Ana Lúcia
  • Aquisição fonológica em crianças com antecedentes de desnutrição Linguagem

    Lima, Luciana Melo de; Queiroga, Bianca Arruda Manchester de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a aquisição fonológica, por meio da análise dos processos fonológicos, de crianças de 2:1 a 6:6 anos com antecedentes de desnutrição. MÉTODOS: foram estudadas 20 crianças, selecionadas através do registro de antecedentes de desnutrição dos prontuários médicos na Unidade de Saúde do Bairro Canafístula no município de Arapiraca-AL, onde também foram realizadas as avaliações de linguagem e das estruturas do sistema fonoarticulatório. Os participantes foram divididos por idade para facilitar a análise dos resultados. RESULTADOS: foram encontrados sete processos fonológicos na fala das crianças avaliadas. Segundo a maioria da literatura referida, todos os processos encontrados nesta população, com exceção de dois processos, encontram-se fora do prazo esperado para serem eliminados. CONCLUSÃO: foi possível concluir que as crianças com antecedentes de desnutrição apresentavam, de modo geral, um retardo na aquisição fonológica.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to verify the phonologic acquisition, through the analysis of the phonologic process, in children with age from 2-1 to 6-6 years with malnutrition antecedents. METHODS: 20 children, selected through the malnutrition antecedent register of medical handbooks in the Unit of Health of Canafístula Neibourhood had been studied in the city of Arapiraca-AL, where the evaluations of language and the structures of the factory system had been also carried through. The participants had been divided by age to facilitate the analysis of the results. RESULTS: 7 phonologic processes was found in the speech of the evaluated children. According to the majority of related literature, all the processes found in this population, with exception of two process, are outside the waited period stated for being eliminated. CONCLUSION: it was possible to conclude that children with antecedents of malnutrition showed, generally speaking, a retardation in the phonologic acquisition.
  • Contribuições para os problemas de generalização em intervenção fonológica: uma abordagem clinica Language

    Acosta Rodríguez, Víctor M.; Léon León, Sergio

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: descrever procedimento de intervenção fonológica. MÉTODOS: duas crianças com transtorno fonológico participaram do estudo. Foi aplicada a prova de Fonologia de Acosta et al. (1998) para o levantamento das simplificações e, posteriormente, aplicado o programa de intervenção por pares mínimos. RESULTADOS: observou-se generalização dos fonemas e processos fonológicos não treinados durante o tratamento. CONCLUSÃO: os resultados indicam que o tratamento deve começar por aqueles processos que afetam um maior número de fonemas e que apresentam maior dificuldade em sua produção.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe the procedure which could be useful for teachers and speech therapists engaged within a school context, in the treatment of the phonological mistakes exhibited by children during their primary-school education. It is an attempt to present an intra-subject study and to observe the generalization suffered by the untrained phonemes and processes during the training of a phoneme. METHODS: two children with phonological impairment participated in this research. A Test of Phonology Acosta et al. (1998) was used for the analysis of the simplifications and, later on, an intervention program by minimal pairs was applied. RESULTS: the results seem to indicate that the treatment should start with the process affecting more phonemes and that the most difficult; for example, the phoneme where the process is compulsory applied, should be chosen as the one to be trained. CONCLUSION: the results showed that treatment must begin with the process that affects a major number of phonemes which have more difficulty in their production.
  • Desenvolvimento do sistema fonológico de gêmeos monozigóticos com desvio fonológico: correlação a fatores genéticos e ambientais Linguagem

    Weber, Danúbia Emanuele; Vares, Michele Ataide; Mota, Helena Bolli; Keske-Soares, Márcia

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: descrever os sistemas fonológicos de irmãos gêmeos monozigóticos com desvio fonológico e analisar a evolução da terapia fonoaudiológica após a aplicação do Modelo de Oposições Máximas Modificado a fim de investigar a influência de fatores genéticos e ambientais na instalação e manutenção das desordens fonológicas. MÉTODOS: foram comparadas as avaliações fonológicas iniciais, os sons-alvo utilizados no planejamento terapêutico, e as avaliações fonológicas finais de cada ano de tratamento de dois sujeitos gêmeos monozigóticos do gênero masculino, com idade de seis anos e cinco meses no início da pesquisa, e com diagnóstico de desvio fonológico. Os meninos receberam atendimento de agosto de 2002 a dezembro de 2004 por meio do Modelo de Oposições Máximas Modificado. Todos os materiais foram coletados do banco de dados de um projeto desenvolvido no curso do Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria. RESULTADOS: grandes semelhanças foram verificadas nos sistemas fonológicos dos dois sujeitos no início, durante a evolução terapêutica e no final da terapia fonológica, apesar não terem sido utilizados necessariamente os mesmos sons-alvo no tratamento. Os meninos adquiriram os sons ausentes e parcialmente adquiridos, apresentando generalização nas diversas situações possíveis, o que comprovou a eficácia do modelo terapêutico aplicado. CONCLUSÃO: a influência genética interfere na instalação e manutenção das desordens fonológicas, porém os fatores ambientais não podem ser descartados.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe the phonological systems of monozygotic twins both having phonological disorders and to analyze the gradual development of the speech therapy after applying Modified Maximal Opposition Model in order to investigate the influence of genetic and environmental factors on the outset and continuity (maintenance) of phonological disorders. METHODS: the initial phonological assessments were compared as well as the target-sounds used in therapeutic plan, and the final phonological assessments at the end of each year of treatment for both monozygotic male twins who were six years and five months of age at the beginning of the research, and diagnosed as having phonological disorders. The boys were treated from August 2002 to December 2004 according to the Modified Maximal Opposition Model. All the material was obtained from the database of a project developed in the speech/language clinic of the Federal University of Santa Maria. RESULTS: great similarities were found in the phonological systems of both subjects in the beginning, during the therapeutic evolution and at the end of the phonological therapy, even though the target sounds were not necessarily the same throughout therapy. The boys acquired the absent and partially acquired sounds, presenting generalization in the various possible situations, confirming the efficiency of the therapeutic model employed. CONCLUSION: the genetic influence induces the onset and continuity of phonological disorders; nevertheless environmental factors cannot be disregarded.
  • O que fonoaudiólogos e estudantes de fonoaudiologia entendem por fluência e disfluência Linguagem

    Oliveira, Ana Maria do Carmo Carvalho de; Ribeiro, Ignês Maia; Merlo, Sandra; Chiappetta, Ana Lúcia de Magalhães Leal

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a compreensão dos estudantes de 3º e 4º anos e dos profissionais de Fonoaudiologia em relação aos conceitos de fluência e disfluência, aos componentes e influenciadores da fluência e aos tipos de disfluências. MÉTODOS: foram aplicados 107 questionários a uma amostra de 57 profissionais e 50 estudantes. Foi realizada análise qualitativo-quantitativa das questões abertas e quantitativa das questões fechadas. RESULTADOS: a análise descritiva identificou mais de 20 fatores para as perguntas abertas (conceito de fluência e de disfluência e componentes da fluência), mas nenhum fator citado pela maioria dos sujeitos. O componente da fluência mais listado relaciona-se à taxa de elocução. Fatores psicológicos como ansiedade e introversão-extroversão estão entre os fatores mais citados como influenciadores do grau de fluência. Os tipos de disfluências mais categorizadas como gaguejadas foram bloqueios, prolongamentos iniciais e comportamentos de defesa. Não houve diferença estatisticamente significante entre profissionais e estudantes quanto ao perfil de respostas. O aumento dos anos de atuação modificou algumas respostas. CONCLUSÃO: os participantes: 1) apresentaram conceito idealizado de fluência ("fala livre de rupturas"), 2) consideraram disfluência como sinal de alteração e não como um fenômeno intrínseco da fala, 3) consideraram a taxa de elocução, e não as disfluências, como o componente que mais afeta o grau de fluência, 4) consideraram os fatores afetivos, principalmente a ansiedade, como os que mais influenciam o grau de fluência, atribuindo uma influência secundária a fatores lingüísticos, cognitivos e genéticos e 5) classificaram os tipos de disfluências de maneira alinhada com a literatura.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the understanding of current students (those who are in 3rd and 4th year) and Speech-Language Pathology professionals about the concepts of fluency and dysfluency, the components and aspects that affect fluency and the sorts of speech dysfluency. METHODS: 107 questionnaires were applied in a sample of 57 professionals and 50 students of Speech-Language Pathology. Qualitative and quantitative analyses were applied to open questions and quantitative analysis was applied to multiple-choice questions. RESULTS: more than 20 analytic factors were identified for each open answer, but no factor was mentioned by the great majority of subjects. Most cited fluency component was speech rate. Psychological factors such as anxiety and introversion-extraversion are among the more quoted factors that affect fluency level. The three sorts of dysfluency which were more categorized as stuttered were blocks, initial prolongations and defense behaviors. There were not significant statistical differences between students' and professionals' answers. Increase in professional practice has changed some answers. CONCLUSION: the subjects: 1) have revealed an ideal concept of fluency ("speech free from disruptions"), 2) have considered dysfluency as some kind of disorder and not as a speech inherent event, 3) have considered speech rate, not dysfluency, as fluency's most important component, 4) have considered psychological factors, mainly anxiety, as the factors that have the major impact on fluency level (language, cognitive and genetic factors would have a secondary importance) and 5) have classified dysfluency according to scientific literature.
  • A respiração oral em crianças e suas repercussões no estado nutricional Motricidade Orofacial

    Cunha, Daniele Andrade da; Silva, Giselia Alves Pontes da; Motta, Maria Eugênia Farias Almeida; Lima, Cybelle Rolim de; Silva, Hilton Justino da

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: identificar o estado nutricional, função mastigatória, aeração nasal, dados sobre o sono, olfato e paladar de crianças respiradoras orais e compará-las com um grupo de crianças respiradoras nasais. MÉTODOS: avaliou-se estado nutricional, modo respiratório e mastigação de 77 crianças respiradoras orais e 154 respiradoras nasais entre seis e dez anos. RESULTADOS: os respiradores orais apresentaram alterações no padrão mastigatório, quando comparados aos respiradores nasais, porém não houve diferença estatisticamente significante em relação ao estado nutricional. CONCLUSÃO: em crianças respiradoras orais houve maior alteração no sono, diminuição da ingestão de carboidratos e aumento da ingestão de lipídeos, porém não foram encontrados dados consistentes que apontem a associação entre a respiração oral e o estado nutricional.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: identify nutritional state, masticatory function, respiratory mode, sense of smell and sense of taste among mouth breathing children. METHODS: nasal aeration, mastication, nutritional state of 77 mouth breathing children and 154 nasal breathers children between six and ten years were evaluated. RESULTS: mouth breathers exhibited alterations in the masticatory pattern when compared to the nasal-breathers, but did not have statistical significance in nutritional state. CONCLUSION: the oral-breathing children had more alteration in sleep, reduction in the ingestion of carbohydrate and increase in ingestion of lipids, however, no consistent data were found pointing out the association between mouth breathing and nutritional condition.
  • Aumento da aeração nasal após remoção de hábitos de sucção e terapia miofuncional Motricidade Orofacial

    Degan, Viviane Veroni; Puppin-Rontani, Regina Maria

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar os efeitos da associação entre a remoção de hábitos de sucção e a Terapia Miofuncional Orofacial na ampliação da aeração nasal. MÉTODOS: vinte crianças na faixa de etária de quatro anos a quatro anos e oito meses foram distribuídas em dois grupos denominados de: Grupo REM (submetido apenas à remoção de hábitos) e Grupo TMF (submetido à remoção de hábitos e posteriormente à Terapia Miofuncional Orofacial). O fluxo de ar expirado pelas narinas foi registrado por meio do espelho nasal milimetrado de Altmann e quantificado em papel milimetrado denominado de Bloco de Referência do Espelho de Altmann. Os exames foram realizados em três momentos (pré-tratamento, 60 e 180 dias após). Os resultados foram submetidos à análise estatística, utilizando-se Test t para duas amostras independentes e para dados pareados, considerando nível de significância valores p<0,05. RESULTADOS: pode-se observar que as médias obtidas da quantificação da aeração nasal após os tratamentos foram significativamente maiores no Grupo TMF que no Grupo REM (p< 0,0001). CONCLUSÃO: houve aumento da aeração nasal e conseqüentemente melhora da função respiratória nasal, utilizando a Terapia Miofuncional Orofacial após remoção de hábitos de sucção em crianças na faixa etária de quatro anos.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate the influence of removing pacifier and baby bottle sucking habit and Myofunctional Therapy in increasing nasal airing. METHODS: twenty children aged up to four year, were distributed in two groups according to the treatment, and named: REM Group (only submitted to habits removal) and FMT Group (submitted to habits removal and later to Myofunctional Therapy). The data obtained from the air flow expired by the nostrils were obtained by using the millimeter nasal mirror of Altmann and quantified in millimeter paper (reference block). The exams were accomplished in three times (pre-treatment, 60 and 180 days after treatment). The data were submitted to t Test for two independent samples and the paired t Test (p < 0.05). RESULTS: it was observed that the increase of the nasal airing after treatments were significantly superior for the FMT Group than for the REM Group (p < 0.0001). CONCLUSION: Myofunctional Therapy was able to improve increase of nasal airing and consequently enhancement of nasal breathing.
  • Avaliação ultra-sonográfica dos músculos mastigatórios e dimensões faciais em crianças com oclusão normale mordida cruzada posterior unilateral Motricidade Orofacial

    Castelo, Paula Midori; Gavião, Maria Beatriz Duarte; Pereira, Luciano José; Bonjardim, Leonardo Rigoldi

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar a espessura dos músculos masseter e porção anterior do temporal por meio da ultra-sonografia e as dimensões faciais de crianças com oclusão normal e mordida cruzada posterior unilateral, na dentição decídua e mista inicial. MÉTODOS: foram selecionadas 49 crianças, de ambos os gêneros, divididas em quatro grupos: decídua-oclusão normal, decídua-mordida cruzada, mista-oclusão normal e mista-mordida cruzada. A espessura muscular foi comparada entre os lados direito e esquerdo (oclusão normal); e normal e cruzado (mordida cruzada) (teste "t" Student), e relacionada às dimensões faciais e variáveis corporais (teste de correlação de Pearson e Spearman). As dimensões faciais foram mensuradas sobre fotografias frontais padronizadas: altura facial anterior (AFA), distância bizigomática (DB) e intergoniana (DI) e razões AFA/DB e AFA/DI. RESULTADOS: observou-se que o músculo temporal no repouso apresentou espessura maior no lado cruzado no grupo mista-cruzada (p=0,05). O masseter não apresentou diferença significativa entre os lados em todos os grupos. As variáveis peso e altura não apresentaram correlação com a espessura muscular; já DB e DI apresentaram correlação positiva e as razões AFA/DB e AFA/DI, correlação negativa, com a espessura do masseter em todos os grupos, indicando que crianças com faces mais longas possuem menor espessura deste músculo. CONCLUSÃO: na amostra estudada, os exames da espessura dos músculos mastigatórios e das dimensões faciais demonstraram que a influência das características funcionais sobre as estruturas craniofaciais pôde ser observada já em crianças de pouca idade.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate the ultrasonographic thickness of masseter and anterior portion of the temporalis muscle and facial dimensions in children with normal occlusion and unilateral crossbite, in deciduous and early mixed dentition. METHODS: the sample comprised 49 children of both genders, divided into four groups: deciduous-normal occlusion, deciduous-crossbite, mixed_normal occlusion and mixed_crossbite. Muscle thickness was compared between the right and left sides (normal occlusion) and normal and crossbite-side (crossbite) (Student's "t" test) and related to facial dimensions and body variables (Pearson's and Spearman's correlation test). Facial dimensions were determined by measuring standardized frontal photographs: anterior facial height (AFH), bizygomatic (FWB) and intergonial width (FWI), and AFH/FWB and AFH/FWI ratios. RESULTS: the results showed that the anterior temporalis muscle at rest was significantly thicker in the crossbite side in the mixed-crossbite group (p=0.05). Masseter thickness did not show significant differences between the sides in all groups. Weight and height did not correlate with masticatory muscle thickness; but FWB and FWI showed being positive, and AFH/FWB and AFH/FWI ratios showed having negative correlation with masseter thickness, i.e. children with a long-face pattern showed smaller muscle thickness. CONCLUSION: in the sample studied, the influence of functional characteristics on craniofacial structures was observed in young children by masticatory muscles ultrasonography and facial dimensions exam.
  • Efetividade da intervenção fonoaudiológica no tempo de alta hospitalar do recém-nascido pré-termo Motricidade Orofacial

    Costa, Cristiane Nogueira; Lima, Giovanna Ribeiro Serejo; Jorge, Rafaelle Mousinho; Malta, Rosicler Aparecida Costa Guimarães; Nemr, Kátia

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a efetividade da intervenção fonoaudiológica na diminuição do tempo de alta hospitalar do recém nascido pré-termo. MÉTODOS: coleta de dados em 96 prontuários de recém-nascidos hospitalizados no Berçário Intermediário (BI) da Maternidade Marly Sarney no ano de 2000 a 2002 quando não havia atendimento fonoaudiológico e no ano de 2002 a 2004 quando ocorreu a implantação dos serviços fonoaudiológicos. RESULTADOS: os recém-nascidos que tiveram intervenção fonoaudiológica tiveram o tempo de internação mais curto do que os que não receberam. Os que receberam: 88% de 1 a 10 dias, 8% de 11 a 20 dias, 2% de 41 a 50 dias e 2% de 61 a 70 dias. Os que não receberam: 47,9% de 1 a 10 dias, 17,7% de 11 a 20 dias, 10,4% de 21 a 30 dias, 9,4% de 31 a 40 dias, 9,4% de 41 a 50 dias, 3,1% de 51 a 60 dias e 2,1% de 61 a 70 dias. Esse aspecto foi estatisticamente significante (p-valor < 0.000). CONCLUSÃO: os dados obtidos apontam para a efetividade da intervenção fonoaudiológica em recém-nascidos pré-termos. Houve associação entre menor tempo de internação hospitalar e presença de intervenção fonoaudiológica.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to assess the efficacy of speech therapy in reducing hospital time in pre-term newborns. METHODS: comparing 46 pre-term infants between 2000 and 2002 in Marly Sarney maternity when the speech therapy service was not available in that hospital for 50 pre-term infants between 2002 and 2004 when that service was initiated. Data was obtained from patient charts. RESULTS: among the pre term newborns, those that received speech therapy had a shorter hospitalization time: 88% were discharged between day 1 and day 10, 8% between day 11 and day 20 and just 2% stayed between 41 and 50 days and 2% 61 and 70 days. Among those who did not undergo speech therapy just 47,9% were discharged between day 1 and day 10 17,7% of these patients were discharged between the 11th and the 20th day, 10,4% were discharged between the 21st and 30th days, 9,4% were discharged between 31 and 40 days, 9,4% were discharged between 41 and 50 days, 3,1% were discharged between 51 and 60 days and 2,1% were discharged between 61 and 70 days. This aspect was statistically significant (p-value< 0.000). CONCLUSION: the data showed the efficacy of speech therapy with pre-term infants. There was an association between shorter hospitalization time and speech therapy presence.
  • Condições de produção vocal de professores de deficientes auditivos Voz

    Ferreira, Léslie Piccolotto; Benedetti, Patrícia Helena

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: conhecer as condições de produção vocal de professores de alunos surdos, das seis Escolas Municipais de Ensino Especial de São Paulo. MÉTODOS: oitenta professores responderam o questionário proposto por Ferreira et al. (2003). Os dados do grupo que se auto-definiu como tendo, no passado ou no presente, alteração vocal foram cruzados com os do grupo que não fez tal referência (Teste de Correlação de Sperman). RESULTADOS: a população estudada na sua totalidade do gênero feminino e com nível superior completo, com média de idade de 37 anos, considera, na sua maioria, o ambiente de trabalho moderado; está satisfeita com o próprio desempenho na escola; e refere autonomia no planejamento das aulas. Quanto à questão da violência nas escolas, aparece com mais freqüência indisciplina em sala de aula, brigas e problemas com drogas Quanto aos riscos ambientais, mais da metade considera a acústica satisfatória, embora alguns considerem o local ruidoso e com poeira. Quanto aos aspectos gerais de saúde, os professores fazem referência em maior número à dor de cabeça e ansiedade. A maior parte das professoras não fuma, nem consome bebidas alcoólicas e (24) 30% relataram que tem ou tiveram alteração na voz. A maioria percebeu a alteração na voz há menos de dois anos e de forma insidiosa, atribuindo sua causa ao uso intensivo da voz ou pela presença de alergia. CONCLUSÃO: as condições de produção vocal das professoras pesquisadas são semelhantes às encontradas entre professores de alunos ouvintes, porém, apenas 30% fizeram referência à alteração de voz.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to determine voice quality in teachers of deaf students at the six Special Municipal Schools in the city of São Paulo. METHODS: eighty teachers responded to a questionnaire proposed by Ferreira et al. (2003) Information on the group who stated that they currently have or have had in the past any voice alteration was cross-checked with information on the group who did not report such complaint (Spearman Correlation Test). RESULTS: the research population, all female college graduates, with an average age of 37, considers the workplace moderate, is satisfied with their own performance at school, and refers to autonomy in class planning. With regard to the issue of school violence, classroom indiscipline, fight, and drug problems are more often reported. With regard to environmental risks, most consider acoustics satisfactory, although some of them consider the workplace noisy and dusty. With regard to general health issues, teachers most frequently refer to headache and anxiety. Most teachers do not smoke, or drink alcoholic beverages and 30% (24) reported that they have or have had any voice alteration and noticed the voice alteration less than two years ago and in an insidious way and probably caused by the heavy use of voice or presence of allergy. CONCLUSION: voice generation conditions of teachers that responded a questionnaire showed similar results as for those teachers of listening students, even so, only 30% reported voice alteration.
  • Envelhecimento vocal em idosos instucionalizados Voz

    Menezes, Letícia Neiva de; Vicente, Laélia Cristina Caseiro

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: avaliar de forma perceptivo-auditiva as características vocais de idosos institucionalizados, identificar se essas características interferem no processo de comunicação e correlacioná-las com a avaliação das estruturas do sistema estomatognático e do padrão de fala. MÉTODOS: estudo clínico do tipo transversal, no qual foram realizadas anamneses e avaliações fonoaudiológicas em uma amostra aleatória de 48 indivíduos idosos, residentes na Casa do Ancião Francisco Azevedo - Belo Horizonte/MG, que não apresentavam nenhum tipo de alteração neurológica, uma vez que, buscou-se traçar as manifestações fonoaudiológicas de idosos em processo de envelhecimento sadio. Utilizou-se protocolos específicos, desenvolvidos pelas autoras, de acordo com os aspectos pertinentes aos objetivos do presente estudo. RESULTADOS: na avaliação perceptivo-auditiva da qualidade vocal, constatou-se predominantemente qualidade vocal rouca (70,8%), em grau moderado (33,3%), loudness reduzida (56,2%), pitch grave (62,5%) e tempos máximos de fonação reduzidos (81,2%). Dos 48 participantes, 85,4% relataram que a voz não interfere no processo de comunicação. Em relação aos padrões de fala, predominaram inteligibilidade preservada (83,3%), articulação preservada (72,9%) e precisão articulatória preservada (83,3%). CONCLUSÕES: existem alterações nos parâmetros referentes à voz decorrentes da idade, sendo que elas não interferem na comunicação e mantêm relação diversa com outras mudanças nas estruturas do sistema estomatognático. Este estudo veio complementar as pesquisas na área de voz envolvendo indivíduos da terceira idade, sob processo de envelhecimento sadio e residentes em instituições de longa permanência.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSES: to investigate vocal aspects related to healthy aging in the institutionalized elderly people, and to identify if these aspects interfer with communication and correlate vocal changes with motor oral system evaluation and speech patterns. METHODS: transversal clinic research in which the methods used were interview and phonoaudiological examination of a randomized sample of 48 aged patients, resident in Casa do Ancião Francisco Azevedo - Belo Horizonte/MG, who did not show neurological disabilities. Specific protocols were used, developed by the authors, according to aspects related to the purposes of this study RESULTS: vocal parameters were analyzed and the following conditions were observed: hoarse voice (70,8%), in moderate degree (33,3%), reduced loudness (56,2%), bass pitch (62,5%) and short maximum phonation periods (81,2%). About 41 (85,4%) patients reported that vocal problems do not interfer with their communication process. Normal aging did not result directly in alterations in speech patterns, but changes in motor oral system due to health aging showed different associations with those patterns. CONCLUSIONS: this study showed the presence of alterations in the aspects related to voice but they do not interfer with the communication process. There were not alterations in speech patterns due to health aging but changes in motor oral system showed different association with those patterns. This study has contributed to improve knowledge about voice and elderly that suffer changes due to health aging and live in old people's homes.
  • Qualidade vocal e formantes das vogais de falantes adultos da cidade de João Pessoa Voz

    Lima, Maria Fabiana Bonfim de; Camargo, Zuleica Antonia de; Ferreira, Léslie Piccolotto; Madureira, Sandra

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar, do ponto de vista perceptivo-auditivo, a qualidade vocal de um grupo de falantes adultos da cidade de João Pessoa e correlacioná-la às medidas acústicas de freqüência dos formantes (F1, F2 e F3). MÉTODOS: o grupo estudado foi composto por 20 falantes, 10 do gênero masculino e 10 do feminino, na faixa etária compreendida entre 21 e 27 anos, todos nascidos e criados na cidade de João Pessoa. Foram coletadas amostras de fala (três repetições de uma sentença-veículo, dois textos e trechos de fala espontânea), na freqüência de amostragem de 11025 Hz. As gravações foram analisadas do ponto de vista perceptivo-auditivo (ajustes da qualidade vocal) com o uso do roteiro VPAS (Voice Profile Analysis Scheme) e acústico (medidas das freqüências de F1, F2 e F3 da vogal [a] inserida nas amostras). Os dados foram submetidos à análise estatística (análise de componentes principais e composição de clusters para o VPAS e o teste T de Student para as medidas de F1, F2 e F3). RESULTADOS: os ajustes de qualidade vocal predominantes nos falantes do gênero masculino foram: laringe baixa, corpo de língua retraído e voz crepitante. Nos falantes do gênero feminino predominaram ajustes de mandíbula aberta, corpo de língua retraído, corpo de língua abaixado e voz soprosa. As medidas de F1, F2 e F3 mostraram diferenças estatisticamente significantes em ambos os gêneros em relação a falantes de outras regiões do país, com respectivos valores para os falantes masculinos em p= 0,001; p= 0; p= 0,003 e para os falantes femininos em p= 0,002; p= 0,001; p= 0. CONCLUSÃO: foram encontradas particularidades na qualidade vocal e na estrutura formântica das vogais dos falantes de João Pessoa e identificadas correlações entre ajustes da qualidade vocal no plano perceptivo-auditivo e aspectos de curto termo no plano acústico.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze, from the auditory perception point of view, the voice quality of a group of adult speakers from the city of João Pessoa and correlate it to the acoustic measures of the formant frequencies (F1, F2 and F3). METHODS: the studied group was comprised by 20 speakers, 10 men and 10 women, in the age group between 21 and 27 years, all born and raised in the city of João Pessoa. Speech samples were collected (three repetitions of a sentence-vehicle, two texts and passages of spontaneous speech), in the sampling frequency: 11025 Hz. The recordings were analyzed from the auditory perception (voice quality settings) with the use of the VPAS (Voice Profile Analysis Scheme) and acoustic point of view (measures of F1, F2 and F3 frequencies of the vowel [a] inserted in the samples). Data were submitted to statistical analysis (analysis of main components and composition of clusters for VPAS and T test of Student for measures of F1, F2 and F3 frequencies). RESULTS: the predominant voice quality settings in the male speakers were low larynx, retracted tongue body and creaky voice. In the female speakers, the settings of open jaw prevailed, retracted tongue body, lowered tongue body and whispery voice. F1, F2 and F3 frequencies measures showed statistically significant differences in both genders in relation to speakers of other areas of the country, with respective values for the masculine speakers in p = 0.001; p = 0; p = 0.003 and for the female speakers in p = 0.002; p = 0.001; p = 0. CONCLUSION: particularities were found in the voice quality and in the formant structure of the speakers' vowels from João Pessoa and correlations identified among settings of the voice quality in the auditory perception plan and short-term aspects in the acoustic plan.
  • Deficiência auditiva infantil: implicações e soluções Audiologia

    Gatto, Cladi Inês; Tochetto, Tania Maria

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: promover uma abordagem teórica dos aspectos relevantes a respeito da audição na infância e da detecção precoce da deficiência auditiva infantil. MÉTODOS: foi realizada pesquisa bibliográfica sobre a importância da audição no desenvolvimento infantil, o histórico da detecção precoce da deficiência auditiva infantil e a metodologia usual nos programas de triagem auditiva neonatal. O período de análise foi a partir de 1980 e os descritores utilizados foram deafness, hearing loss, hearing impairment and children. RESULTADOS: a audição é o elemento fundamental para a aquisição e desenvolvimento da linguagem. Muitos são os indicadores de risco que podem afetar a audição nos períodos pré e peri natal. Sendo a detecção precoce um fator determinante para o prognóstico de reabilitação, é de extrema importância a sua efetivação. Existem diferentes metodologias para a detecção da deficiência auditiva, porém os programas de triagem auditiva neonatal que utilizam emissões otoacústicas vêm demonstrando grande aceitação pela sua eficácia e praticidade. CONCLUSÃO: existem graves implicações da deficiência auditiva para o desenvolvimento infantil. A implementação dos programas de triagem auditiva neonatal pode garantir a detecção precoce, o diagnóstico e a reabilitação a tempo de minimizar os efeitos da deficiência auditiva sobre o indivíduo.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to promote a theoretical approach of the relevant aspects regarding the hearing in childhood and the early detection of the infantile hearing loss. METHODS: bibliographical research on the importance of hearing in infantile development, the description of the early detection of the hearing loss and usual methodology in the programs of newborn hearing screening was carried through. The period of analysis went from 1980 and the key-words were deafness, hearing loss, hearing impairment and children. RESULTS: the hearing is the basic element for the acquisition and development of language. Many are the risk indicators that can affect hearing in the pre and peri native periods. Being the early detection a determinative factor for the rehabilitation prognostic, its effectuation is of extreme importance. There are different methodologies for detecting hearing loss, however the programs of newborn hearing screening through otoacoustic emissions have been demonstrating effectiveness and feasibility. CONCLUSION: there are serious implications of hearing loss for infantile development. The implementation of the programs of newborn hearing screening can ensure early detection, diagnosis and rehabilitation in timely-manner to minimize the effect of hearing loss on the subject.
  • Queixa de vertigem e hipertensão arterial Audiologia

    Marchiori, Luciana Lozza de Moraes; Rego Filho, Eduardo de Almeida

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: investigar a presença de queixa de vertigem em pacientes de meia idade com hipertensão arterial. MÉTODOS: estudo do tipo prospectivo, transversal. Composto por 154 indivíduos de ambos os gêneros com idade de 45 a 64 anos. A hipertensão foi verificada por meio de medição da pressão arterial e de questionário sistematizado sobre hipertensão e uso de medicamentos para pressão arterial. A queixa de vertigem foi verificada por meio de anamnese audiológica. RESULTADOS: pode-se verificar que existe associação significante entre hipertensão arterial e queixa de vertigem. CONCLUSÃO: os resultados da presente pesquisa, por meio da constatação da associação entre hipertensão arterial e queixa de vertigem, servirão de base a profissionais da área de saúde que estão envolvidos com sintomas provenientes da hipertensão arterial.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate the presence of vertigo complaint in middle-aged hypertension patients. METHODS: a transversal study. Composed by 154 patients of both genders, aged from 45 to 64 years, included in the research after sample estimation. Hypertension was verified through blood pressure readings and by a systematized questionnaire about hypertension and the use of medication for blood pressure. Vertigo was assessed through audiological anamneses. RESULTS: there is a significant association between blood hypertension and vertigo. CONCLUSION: the results in this research, through evidence of association between blood hypertension and vertigo complaint, can be a base for health professionals concerned with alterations caused by blood hypertension.
  • Ruído escolar e sua implicação na atividade de ditado Audiologia

    Jaroszewski, Graziela Cambruzzi; Zeigelboim, Bianca Simone; Lacerda, Adriana

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar o nível de ruído nas salas de aula de primeira série do ensino fundamental, bem como verificar sua interferência durante as atividades de leitura e ditado. MÉTODOS: realizou-se a medição dos níveis de ruído segundo padrões ANSI em sete salas de aula de cinco escolas da rede municipal de ensino da cidade de Urussanga/SC durante as atividades de leitura e ditado. Posteriormente aplicou-se um questionário aos alunos e professores abordando a interferência do ruído nas atividades realizadas. Participaram da pesquisa 109 crianças sendo, 59 do gênero masculino e 50 do gênero feminino. RESULTADOS: os níveis de ruído presentes nas salas de aulas, variou de 59,5 a 71,3 dB(A). Quanto à percepção dos alunos e professores sobre o ruído, 94,5% dos alunos e 100% dos professores perceberam outras fontes sonoras durante as atividades, mas, apenas 52,39% dos alunos e 42,8% dos professores afirmaram interferência do ruído na aplicação das atividades. CONCLUSÃO: observou-se que o nível de ruído mesmo estando acima do proposto pelas normas nacionais, não interferiu no resultado do ditado. Por outro lado, os professores, principalmente das salas mais ruidosas, necessitaram elevar a voz durante a aplicação da atividade, queixando-se posteriormente de cansaço vocal.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate noise level in the classrooms of first grade children as well as, to verify its interference during reading and dictation activities. METHODS: measuring noise levels according to ANSI standards was performed in seven classrooms of five schools of the municipal network of teaching in the city of Urussanga, Santa Catarina during reading and dictation activities. Afterwards, a questionnaire was introduced to the students and teachers dealing with the interference of noise in the accomplished activities. 109 children participated in the survey and 59 were males and 50 females. RESULTS: noise levels present in the classrooms varied from 59.5 to 71.3 dB(A). Regarding the students' and teachers' perception of the noise, 94.5% of the students and 100% of the teachers noted other sound sources during the activities but just 52.39% of the students and 42.8% of the teachers affirmed an interference from the noise during the practice of the activities. CONCLUSION: it was observed that the noise level, despite being above proposed limits according to national standards, did not interfere in the results of the dictation. On the other hand, the teachers, mainly in the noisiest rooms, needed to raise their voices during the practice of their activities, complaining afterwards about vocal fatigue.
  • Caracterização da demanda de fonoaudiologia no serviço público municipal de Ribeirão da Neves - MG Fonoaudiologia Geral

    César, Andréa de Melo; Maksud, Simone Siqueira

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: caracterizar a população local encaminhada ao Serviço de Fonoaudiologia do Núcleo de Atenção Psicopedagógico Infanto-juvenil - NAPPI, além de oferecer uma contribuição para futuras pesquisas em Fonoaudiologia no âmbito da saúde pública. MÉTODOS: o estudo foi realizado a partir da coleta e análise descritiva de dados referentes ao período de acolhimento, origem do encaminhamento, faixa etária, gênero e queixas fonoaudiológicas das crianças da fila de espera. RESULTADOS: dos 161 encaminhamentos, a maioria foi acolhida no período de agosto a dezembro de 2004; 41% foram realizados por médicos, sendo o gênero masculino representado por 66% das crianças, com idade entre cinco e dez anos (60%). De acordo com as queixas apresentadas, as mais freqüentes foram as alterações de fala (46%), as de linguagem (18%) seguidas pela motricidade oral (15%). Com relação ao número de queixas por encaminhamento, uma queixa representa 38%, duas queixas 53% e 9%, três queixas associadas. CONCLUSÃO: o perfil da demanda fonoaudiológica no Município de Ribeirão das Neves é caracterizado pela prevalência do gênero masculino com idade entre cinco e dez anos, encaminhados em sua maioria por médicos, apresentando freqüentemente duas queixas associadas, sendo a principal as alterações de fala.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to characterize the local population directed to the service of Speech Pathology of Núcleo Psicopedagógico Infanto-Juvenil- NAPPI, in addition to offering a contribution for future research in Speech Language Pathology in the scope of the public health. METHODS: the study was carried on children' screening waiting line of NAPPI. A descriptive analysis of the referring data, regarding the period of screening, origin of the guiding, age, sex and speech pathology complaints, was carried out. RESULTS: within 161 guides, the majority (41%) were done by doctors, where the male gender represented 66% of the children, with age between five and ten years (60%). In accordance with the submitted complaints, the most frequent were alterations of speech (46%), followed by alterations of language (18%) and orofacial myology (15%). With relation to the number of complaints per guide, one complaint represents 38%, two complaints 53% and 9% three associated complaints. CONCLUSION: the profile of the Speech-Language Pathology demand in the city of Ribeirão das Neves is characterized by the prevalence of male gender, with age between the five and ten years, directed in its majority by doctors and presenting two associated complaints. The most frequent one was speech alterations (46%).
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