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Revista CEFAC, Volume: 11, Número: 2, Publicado: 2009
  • Editorial I

    Bianchini, Esther Mandelbaum Gonçalves; Chiappetta, Ana Lúcia de Magalhães Leal
  • Editorial II: fonoaudiologia e saúde da família

    Cavalheiro, Maria Teresa Pereira
  • Desarrollo fonológico-fonético en un grupo de niños entre 3 y 5, 11 años

    Vivar, Pilar; León, Hernán

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVO: conocer cómo los niños adquieren el sistema fonológico-fonético de su lengua materna y describir la cronología de secuencia de adquisición del repertorio fonético-fonológico en la muestra. MÉTODOS: la muestra está compuesta por 72 sujetos dividida en seis grupos etáreos de seis meses cada uno. Se le aplicó el "Cuestionario para la Evaluación de la Fonología Infantil" (CEFI) que evaluó la articulación de las consonantes en sus todas sus posiciones mediante una tarea de nombrado. Los resultados de cada grupo etáreo fueron comparados en cada segmento para observar la secuencia de adquisición de los sonidos según la edad de los informantes. RESULTADOS: se observó que el rendimiento general de las consonantes evidenció un aumento en el porcentaje de emisión normal en relación al avance en la edad de los sujetos. Los fonemas /f/ - /s/ - /x/ y el grupo de líquidas /l/-/lh/ - /r/ fueron los segmentos que presentaron mayor dificultad articulatoria. Las nasales /m/ - /n/ - /nh/ y las sordas no continuas /p/ - /t/ - /tch/-/k/ fueron los segmentos con mayor porcentaje de articulación normal. CONCLUSIONES: a los 3 años los sujetos tienen sobre un 80% de articulación normal en las consonantes.Las mayores dificultades de adquisición se manifestaron en las consonantes fricativas /s/ y /x/ y, sobre todo, en la consonante /r/. A la inversa, las consonantes que menos dificultades de adquisición presentaron fueron las nasales y las oclusivas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to become familiar with the way children acquire the phonetic-phonological system in their maternal language and to describe the chronology of the acquisition sequence related to the phonetic-phonological repertoire in the sample. METHODS: the sample was composed of 72 individuals divided into six age groups of six months each. The "Questionnaire for Evaluating Child Phonology" (QECP) was applied in order to evaluate articulation of vowels in every position by means of a naming task. The results for each age group were compared in every segment in order to observe the acquisition sequence of sounds in every subject. RESULTS: It was observed that the general performance of vowels showed an increase in the percentage of normal rendering in relation to the increase in age of the subjects. The phonemes /f/ - /s/ - /x/ and the group of liquids /l/-/lh/ - /r/ were the segments that showed the highest articulatory difficulty. Nasals /m/ - /n/ - /nh/ and voiceless non continuous /p/ - /t/ - /tch/-/k/ were the segments that had the highest percentage of normal articulation. CONCLUSIONS: at the age of 3, the subjects have over 80% of normal consonant articulation. The biggest acquisition difficulties were shown by fricative consonants /s/ and /x/, and, particularly, the consonant /r/. On the contrary, the consonants showing the lowest acquisition difficulty were the nasal and occlusive consonants.
  • Terapia fonológica: a generalização para outra posição na palavra Linguagem

    Ceron, Marizete Ilha; Keske-Soares, Márcia

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar a eficácia de três modelos de terapia com base fonológica em sujeitos com diferentes gravidades do desvio fonológico. MÉTODOS: o grupo pesquisado foi constituído de 21 crianças, 11 do sexo masculino e dez do feminino, com média de idade de 5:7 anos. Os dados da fala dos sujeitos foram analisados por meio da avaliação fonológica. Após a realização da análise contrastiva, foi calculado o Percentual de Consoantes Corretas proposto por Shriberg e Kwiatkowski (1982) e os sujeitos foram classificados em diferentes gravidades do desvio fonológico em desvio severo, moderado-severo, médio-moderado e médio. Sendo seis sujeitos submetidos ao Modelo de Ciclos Modificado, oito ao Modelo ABAB-Retirada e Provas Múltiplas, e sete ao Modelo Oposições Máximas Modificado. Fez-se uma comparação da generalização para outras posições da palavra entre os três modelos de terapia em cada gravidade. RESULTADOS: a generalização a outras posições na palavra ocorreu em todos os modelos estudados, todavia, os maiores percentuais de acertos obtidos foram no Modelo ABAB-Retirada e Provas Múltiplas, no grupo com desvio severo; no Modelo Oposições Máximas Modificado, nos grupos com desvio moderado-severo e médio-moderado; e nos Modelos Oposições Máximas Modificado e ABAB-Retirada e Provas Múltiplas, no grupo com desvio médio. CONCLUSÃO: todos os sujeitos apresentaram evoluções no sistema fonológico e quanto à generalização para outras posições na palavra, sendo em maior percentual nos modelos ABAB-Retirada e Provas Múltiplas e Oposições Máximas Modificado.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the efficacy in the three models of therapy with phonological basement in subjects with different degrees of phonological disorder severity. METHODS: the subjects in this research were 21 children, eleven males and ten females, with age mean: 5:7. Speech data were analyzed through the performance of the phonological assessment. After the phonological assessment, the percentage of correct consonants proposed by Shriberg & Kwiatkowski (1982) was calculated and the subjects were then classified in the severity degrees regarding the phonological disorder in: severe, moderate-severe, mild-moderate and mild disorder. Six0 subjects were submitted to the Modified Cycles Model, 8 to the ABAB-Withdrawal and Multiple Probes Model and 7 to the Modified Maximum Opposition Model. Making the comparison the generalization to other position in the word among three models of therapy within each degree of phonological disorder severity. RESULTS: the generalization to other position in the word occurred in all the studied models, however, ABAB-Withdrawal and Multiple Probes Model were more effective to the group with severe disorder; the Modified Maximum Opposition Model to the group with moderate-severe and mild-moderate disorder; and the Modified Maximum Opposition and the ABAB-Withdrawal and Multiple Probes Models to the group with mild disorder. CONCLUSION: all the subjects showed gains in the phonological system and relation to generalization of the other positions in the word, but the ABAB-Withdrawal and Multiple Probes and Modified Maximum Opposition Models were more effective.
  • Consciência fonológica e o processo de aprendizagem de leitura e escrita: implicações teóricas para o embasamento da prática fonoaudiológica Linguagem

    Nunes, Cristiane; Frota, Silvana; Mousinho, Renata

    Resumo em Português:

    TEMA: consciência fonológica e o aprendizado da leitura e escrita. OBJETIVO: realizar uma revisão de literatura acerca do tema com o objetivo de retomar conceitos dispostos recentemente na literatura e oferecer ao Fonoaudiólogo a possibilidade de revisão de suas práticas para (re)formulação de estratégias terapêuticas. CONCLUSÃO: é possível observar que os estudos convergem para a importante relação no desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica com o desenvolvimento da leitura e escrita. Tal fato reforça a necessidade de revisão de nossa prática clínica e científica para a criação e difusão de estratégias preventivas e/ou de remediação envolvendo atividades lúdicas que englobam a consciência da criança na manipulação dos sons da fala. Uma importante área de pesquisa na Fonoaudiologia do Brasil deveria convergir para o estudo e criação de ferramentas facilitadoras ao Fonoaudiólogo.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: phonological awareness and the process of learning reading and writing. PURPOSE: to hold a review of the literature about this theme, in order to resume concepts recently published on technical literature and offer for the Speech-Language pathologist the possibility to review some of their practices and formulate a therapeutic strategy. CONCLUSION: it is possible to observe that the studies point to the important relationship on the development of phonological awareness skills, including the increase of reading and writing. This fact reinforces the need for reviewing our clinical and scientific practice in order to approach the creation and to disseminate some preventive and remediate strategies involving recreational activities which include children awareness manipulation of the sounds of speech. One important area of the Speech Language research in Brazil should converge for the studies and creation on this subject toward the tools in order to help the Speech-Language Pathologist.
  • Desempenho de escolares com dislexia do desenvolvimento em tarefas fonológicas e silábicas Linguagem

    Germano, Giseli Donadon; Pinheiro, Fábio Henrique; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: caracterizar o desempenho em tarefas fonológicas e silábicas de escolares com dislexia do desenvolvimento e comparar estes achados com o desempenho de discentes com bom desempenho escolar. MÉTODOS: participaram do estudo 26 alunos de oito a 12 anos de idade, de ambos os sexos, de 2ª. a 4ª. séries do Ensino Fundamental municipal na cidade de Marilia-SP, divididas em GI: composto por 13 escolares com dislexia atendidos no Centro de Estudos da Educação e Saúde - CEES/UNESP e GII: composto por 13 alunos com bom desempenho acadêmico, pareados segundo sexo, idade e escolaridade com o GI. Como procedimento foi utilizada a Prova de Consciência Fonológica - Instrumento de Avaliação Seqüencial - CONFIAS. Os resultados foram analisados estatisticamente pelo Teste Mann-Whitney (comparação entre os grupos) e Teste dos Postos Sinalizados-Wilcoxon (comparação entre as variáveis). RESULTADOS: os resultados evidenciaram diferença estatisticamente significante, sugerindo melhor desempenho do GII em relação ao GI quanto às tarefas fonêmicas e silábicas. O GI apresentou diferença estatisticamente significativa nas tarefas silábicas e fonêmicas, com melhor desempenho nas primeiras. Entre os escolares do GII não houve grande diferença estatística entre tarefas silábicas, apenas entre tarefas fonêmicas. CONCLUSÃO: o estudo concluiu que escolares com dislexia do desenvolvimento apresentam dificuldades quanto à identificação de rima e produção de palavras com o som dado, apontando para um déficit em acessar os códigos e as representações fonológicas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to characterize and to compare the performance in phonological and syllabic tasks of developmental dyslexia to good readers. METHODS: twenty-six students participated, with age varying between 8 and 12 years, both genders, of 2nd and 4th grades of the municipal elementary education of the city of Marília-SP. They were divided into GI: 13 developmental dyslexic students Center of Studies of the Education and Health - CEES/UNESP, and GII: 13 good readers, paired by gender, age and school level. As procedure we used the Test of Phonological Awareness - Instrument of Sequential Evaluation - CONFIAS. The results were statistically analyzed by Mann-Whitney Test and Wilcoxon Test. RESULTS: the results evidenced significant statistical difference, suggesting better performance of the GII in relation to the GI in the phonemic and syllabic tasks. The GI presented statistical significant difference in the syllabics and phonemic tasks, with better performance in the syllabic tasks. The students of the GII did not have significant statistical difference as for the syllabic tasks, just among phonemic tasks. CONCLUSIONS: dyslexic students had difficulties in tasks of identification of rhymes and production of words with given sound, indicating a deficit in the access of phonological codes and phonological representations.
  • Relação entre indícios de disgrafia funcional e desempenho acadêmico Linguagem

    Rodrigues, Sônia das Dores; Castro, Maria José Martins Gomes de; Ciasca, Sylvia Maria

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar a relação entre sinais indicativos de disgrafia e desempenho acadêmico. MÉTODOS: foram incluídas no estudo 25 crianças, matriculadas na 3ª. série do ensino fundamental de uma escola pública da Região Metropolitana de Campinas/SP, sem histórico de lesão cerebral e/ou déficit intelectual. Quanto à idade, 21 tinham nove anos e quatro tinham dez anos; 12 eram do sexo masculino. A avaliação foi realizada por meio da Escala de Disgrafia (Lorenzini, 1993) e do Teste de Desempenho Escolar (TDE) (Stein, 2003). RESULTADOS: seis crianças apresentaram sinais indicativos de disgrafia. A maioria dos alunos teve desempenho acadêmico classificado como inferior em escrita (15/25) e em aritmética (10/25). As crianças com indícios de disgrafia (6/25) tiveram pior desempenho em escrita e aritmética no TDE, quando comparado às demais crianças, porém essa diferença não foi estatisticamente significativa. CONCLUSÃO: conclui-se que, neste grupo, não foi possível estabelecer a relação entre baixo desempenho acadêmico com escrita disgráfica, uma vez que tal dificuldade também foi identificada também entre as crianças consideradas não disgráficas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate the relationship between indicative signals of written difficulties and cadmic performance. METHODS: twenty five children, students from the 3rd grade in the elementary education school of a public school in the metropolitan area of Campinas/SP took part in this study (12 boys), with age varying between 9 and 10. The tools used for evaluation were the scale of written difficulties (Lorenzini, 1993) and the test of school performance (Stein, 2003). RESULTS: considering the group performance, it was verified that a great number of students had written academic (15/25) and arithmetic (10/25) difficulties. The children with indicative signals of written difficulties (6/25) had inferior performance in writing and arithmetic, when compared to the ones who did not have difficulties. However, this difference was not significant. CONCLUSION: we can conclude that in this group, it wasn't possible to correlate academic difficulty to writing difficulty, since it was that such academic difficulty was also identified among the children who did not have written difficulties.
  • Introdução e desenvolvimento do uso da comunicação alternativa na Síndrome de Angelman: estudo de caso Linguagem

    Eskelsen, Melissa Watzko; Pacheco, Fernanda Bernadeth; Montibeller, Cristiane Gonçalves; Blasi, Helena Ferro; Fleig, Raquel

    Resumo em Português:

    TEMA: Síndrome de Angelman (SA) e comunicação alternativa. PROCEDIMENTOS: com o objetivo de descrever o processo de introdução e desenvolvimento do uso do Sistema Alternativo de Comunicação (SAC) na SA. Foi utilizado um estudo de caso, realizado na Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. E., diagnosticada com SA, 17 anos, sem linguagem oral. A coleta de dados foi realizada com 8 trechos de terapias filmadas durante o primeiro semestre de 2007 e anotações no diário de campo. RESULTADOS: o programa de comunicação escolhido foi o Picture Communication Symbols System (PCS). Para seleção dos símbolos, foi utilizado centros de interesse da paciente. O processo de inserção de símbolos aconteceu de maneira lenta e gradativa. A terapeuta realizava a apresentação do objeto concreto, em seguida, correlacionava o símbolo com o objeto. Os dois eram postos em cima da mesa, correlacionandoos várias vezes. Para introdução da paciente ao uso do sistema a terapeuta pegava a mão da paciente e colocava sobre o símbolo e simultaneamente entregava o objeto. Com o passar das sessões foram introduzidos novos símbolos. E. mostrou-se "perdida" negando categorias apresentadas, direcionando sua escolha para os símbolos que já lhe eram familiar. Dos 15 símbolos trabalhados, adquiriu funcionalidade para 5 símbolos. CONCLUSÃO: o SAC torna-se um meio viável de comunicação para SA. O processo de introdução e desenvolvimento de uso de SAC foi composto pela: apresentação, correlação e introdução da paciente ao uso do sistema. Salienta-se que é um trabalho lento que exige participação da família.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: Syndrome of Angelman (SA) and alternative communication. PURPOSE: with the objective to describe the process for introducing and developing the use of an Alternative Communication System(SAC) in the SA, we used a case study, carried through in the Clinic of Speech Therapy of Faculdade Estácio de Sá of Santa Catarina. E., diagnosed with SA, 17year old, without verbal language. Collection of data carried through with 8 stretches of therapies recorded during the first half of 2007 and notations in the field daily record. RESULTS: the program of communication chosen was the Picture Communication Symbols System (PCS). For electing the symbols, we used interest centers of the patient. The process for inserting symbols happened in a slow and gradual manner. The therapist carried through the presentation of the concrete object, after that, she correlated the symbol with the object. Both were placed on top of the table correlating them several times. For introducing the patient to the use of the system, the therapist took the hand of the patient and placed it on the symbol and simultaneously delivered the object. With the passing of the sessions, new symbols were introduced. E. revealed being "lost" denying the presented categories, directing its choice for the symbols that already were familiar. Of the 15 worked symbols, 5 symbols acquired functionality. CONCLUSION: SAC becomes a feasible communication mode for SA. The process of introducing and developing SAC use was made up by: presentation, correlation and introduction of the patient to the use of the system. We stress out that this is a slow work that demands participation of the family.
  • Avaliação miofuncional orofacial: protocolo MBGR Motricidade Orofacial

    Genaro, Katia Flores; Berretin-Felix, Giédre; Rehder, Maria Inês Beltrati Cornacchioni; Marchesan, Irene Queiroz

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: apresentar um protocolo com escores na área de motricidade orofacial intitulado Protocolo MBGR. MÉTODOS: a partir de protocolos utilizados na área da motricidade orofacial foi elaborado um novo protocolo contendo escores, o qual foi aplicado em sujeitos normais e em pacientes, em cinco fases distintas durante dois anos. A aplicação do protocolo, em cada fase, foi realizada por juízes independentes. Sempre ao final de cada fase o grupo que elaborou o protocolo fez os ajustes necessários para que o mesmo pudesse ser sensível aos problemas da área da motricidade orofacial. RESULTADOS: um novo protocolo na área de motricidade orofacial com escores foi elaborado e testado durante dois anos em cinco diferentes fases possibilitando obter parâmetros numéricos. CONCLUSÃO: foi apresentado o Protocolo MBGR com escores, o qual permite ao fonoaudiólogo avaliar, diagnosticar e estabelecer prognóstico em motricidade orofacial.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to present a protocol with scores on the Orofacial Myofunctional area. This protocol is called MBGR. METHODS: based on different protocols used in the Orofacial Myofunctional area, a new protocol with scores was elaborated. This protocol was applied in both, patients and non-patients during five distinct phases during the elaboration. After each phase, the results were analysed and the necessary corrections were performed in order to improve the protocol and, in this way, provide an accurate diagnosis and prognosis. It took two years to elaborate the protocol. During those two years, independent judges were responsible for testing the protocol in each phase. RESULTS: a new protocol with scores on the Orofacial Myofunctional area was elaborated and tested during two years in different phases. The new MBGR Protocol gives the possibility to obtain numeric parameters. CONCLUSION: the MBGR Protocol with scores was presented. This protocol helps the Speech-Language Pathologist to evaluate and give the diagnosis and the prognosis on the Orofacial Myology area.
  • Posição habitual de língua e padrão de deglutição em indivíduo com oclusão classe III, pré e pós-cirurgia ortognática Motricidade Orofacial

    Sígolo, Cássia; Campiotto, Alcione Ramos; Sotelo, Mariana Bonafé

    Resumo em Português:

    TEMA: os distúrbios miofuncionais orofaciais dos indivíduos que apresentam desproporções maxilomandibulares podem estar relacionados à condição muscular orofacial e às diferentes funções por elas realizadas. PROCEDIMENTOS: a paciente realizou um exame radiográfico de videofluoroscopia no qual se observou quantas deglutições foram necessárias para total limpeza das valéculas e qual foi a posição da língua após a deglutição de saliva. O exame foi realizado com bário líquido e pão de queijo. RESULTADOS: na avaliação pré-operatória, foi encontrada a língua posicionada no soalho da cavidade oral; mastigação com movimento compensatório de língua, com amassamento do alimento pela língua, contra o palato; deglutição com projeção anterior de língua, diminuição da elevação de dorso de língua; elevação de palato mole e laringe adequada; diminuição de ejeção oral para líquido e função de clearance faríngeo completa para líquidos e sólidos. No exame pós-operatório, foi observada a posição habitual de língua em soalho da boca; mastigação com movimento compensatório de língua, com amassamento do alimento pela língua, contra o palato; elevação de palato mole e laringe adequada, ejeção oral satisfatória para líquido e função de clearance faríngeo completo para líquidos e sólidos. CONCLUSÃO: foi observado padrão adaptativo funcional em mastigação e deglutição mantido, mesmo após a cirurgia corretiva para a adequação da deformidade dentofacial, apesar da melhora da força de ejeção oral.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: the orofacial myofunctional disorders of individuals that have maxillomandibular disproportions can be related the orofacial muscular condition and the different functions accomplished by them. PROCEDURES: the patient was submitted to a radiographic video-fluoroscopic examination where in which we observed how many swallowing were needed to complete full cleaning of the valecular region and what was the position of the tongue after saliva swallowing. The examination was conducted with liquid Barium and cheese bread. RESULTS: in the pre-surgery evaluation, we found: the tongue's standard rest position is the bottom of the oral cavity; chewing was made with compensatory tongue movement (the food was crushed by the tongue against the palate); deglutition with pre-projection of tongue, decreasing in the back of the tongue elevation; adequate elevation of the soft palate and larynx; strength decreasing of oral ejection for liquid; and complete clearance pharyngeal function for liquids and solids. In the post-operative evaluation, we observed the frequent position of the tongue in the bottom of the mouth; chewing with tongue compensatory movement, (the food was smashed by the tongue against the palate); adequate elevation of the soft palate and larynx, satisfactory strength of oral ejection; and complete pharyngeal clearance function for liquids and solids. CONCLUSION: even after corrective dent facial surgery the adaptive functional standard was consistent in chewing and swallowing, despite of the improvement in the oral ejection power.
  • A utilização da chupeta e o desenvolvimento sensório motor oral Motricidade Orofacial

    Araújo, Cláudia Marina Tavares de; Silva, Giselia Alves Pontes da; Coutinho, Sônia Bechara

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: verificar parâmetros do desenvolvimento sensório motor oral de lactentes no terceiro mês de vida, com e sem o hábito de chupar chupeta, além de identificar a frequência do uso da chupeta entre crianças em aleitamento materno e crianças que iniciaram o desmame. MÉTODOS: estudo observacional com corte transversal, envolvendo 74 bebês que nasceram e estavam realizando acompanhamento no Serviço de Puericultura de uma maternidade da rede pública, Recife-PE. Os dados foram obtidos por meio de entrevista com as mães e observação das crianças. RESULTADOS: as que não utilizavam chupeta apresentaram frequentemente padrão postural global simétrico, melhores respostas aos reflexos orais e língua mais posteriorizada (p=0,034). CONCLUSÃO: constatou-se que as crianças que não utilizaram chupeta apresentaram melhor postura das estruturas orais, como também melhores respostas em relação aos reflexos orais. Nas crianças em aleitamento materno exclusivo foi predominante o não uso da chupeta, havendo associação estatisticamente significante entre o aleitamento materno exclusivo e o não uso da chupeta (p=0,001). Por outro lado, entre as crianças que já haviam iniciado o desmame, o uso da chupeta foi mais frequente.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the parameters of breastfed babies' oral motor sensory development in their third month of life, with and without the pacifier use and identify the periodicity of pacifier use amongst infants being exclusively breastfed and those who already started weaning. METHODS: an observational study with transversal cut, involving 74 babies born at the Public Maternity, in Recife-PE, and being followed by the Child Welfare Service entity. Data were obtained through interviews with the mothers, followed by observation of the infants during their routine out-patient consultations. RESULTS: in this study, the Infants who do not regularly use pacifier, showed standard symmetric global posture, better response to oral reflexes and more posteriorized tongue (p=0.034). The non-usage of pacifier by exclusively breastfed children was predominant. CONCLUSION: it was verified that infants who did not use pacifier showed better oral structures posture, as well as better response in relation to oral reflexes. There was a statistically significant association between exclusive breastfeeding and the non-usage of pacifier (p=0.001). On the other hand, among children in weaning, pacifier usage was more frequent.
  • Eletromiografia de superfície da musculatura supra-hióidea durante a deglutição de idosos sem doenças neurológicas e idosos com Parkinson Motricidade Orofacial

    Belo, Luciana Rodrigues; Lins, Shirliany Castro; Cunha, Daniele Andrade da; Lins, Otávio; Amorim, César Ferreira

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: investigar as diferenças entre os achados eletromiográficos dos músculos supra-hióideos direito e esquerdo durante a deglutição de um líquido e um pastoso fino, em sujeitos idosos com doença de Parkinson e idosos sem doença neurológica. MÉTODOS: 30 sujeitos de ambos os sexos participaram deste estudo, 15 idosos sem doença neurológica e os demais com doença de Parkinson. Todos foram submetidos a um protocolo de avaliação clínica e avaliação eletromiográfica de superfície. RESULTADOS: foram constatadas diferenças significantes nos valores entre os sujeitos (f=14.4 e p= 0.000) e entre os lados (f=4.4 e p=0.0037). Em relação ao tempo de duração da contração muscular durante a deglutição as diferenças foram significantes apenas entre as consistências (f=8.2 e p=0.005). CONCLUSÃO: a amplitude eletromiográfica foi menor nos sujeitos com doença de Parkinson e maior nos músculos supra-hiódeos do lado direito em ambos os grupos. A duração da contração muscular não diferiu significativamente entre os sujeitos com doença de Parkinson e idosos sem doença neurológica e foi menor para a consistência líquida.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate differences between electromyographic samples of right and left suprahyoid muscles during deglutition of thickened liquids and liquid consistencies by elderly people with Parkinson disease and elderly people without any neurological disease. METHODS: 30 subjects, from both genders, took part in this study. Fifteen were elderly without neurological disease whereas the others showed Parkinson disease. All of them were submitted to a clinical evaluation protocol and surface electromyography. RESULTS: significant amplitude difference was found between subjects (f=14.4 and p=0.000) and between sides (t=4,4 and p=0.0037). As for muscular contraction time, the differences were just significant between the consistencies (f=8.2 and p=0.005). CONCLUSION: the electromyographic amplitude was shorter for subjects with Parkinson disease and this amplitude was higher in both groups at the right side. The duration of the muscular contraction did not display significant difference between the subjects with Parkinson disease and elderly without neurological disease. This duration was shorter during the deglutition of liquid consistencies.
  • Julgamento de telespectadores a partir de uma proposta de intervenção fonoaudiológica com telejornalistas Voz

    Azevedo, Juliana Bueno Meirelles de; Ferreira, Léslie Piccolotto; Kyrillos, Leny Rodrigues

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar o julgamento do desempenho de um grupo de telejornalistas, de acordo com a situação, pré e pós uma proposta de intervenção fonoaudiológica, na opinião de telespectadores. MÉTODOS: seis telejornalistas de uma emissora de televisão universitária foram filmados em leitura simulada de apresentação de telejornal, e posteriormente submetidos a uma proposta de intervenção fonoaudiológica. Uma nova filmagem foi realizada após a intervenção sob as mesmas condições anteriores. O material pré e pós-intervenção foi editado de forma aleatória e determinado por sorteio intra-sujeito. A edição foi apresentada, individualmente para 50 telespectadores adultos, para julgamento do desempenho dos telejornalistas. RESULTADOS: no julgamento dos telespectadores observou-se que, dos seis telejornalistas, quatro apresentaram um percentual estatisticamente significante de preferência dos telespectadores na situação pós-intervenção. CONCLUSÃO: verificou-se percentual estatisticamente significante de preferência para os telespectadores na situação pósintervenção, dado que demonstra o efeito positivo da intervenção fonoaudiológica realizada com os telejornalistas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to examine viewers' perception on television newscaster performance before and after speech-language intervention. METHODS: six university station newscasters were videotaped reading while pretending to be in a news-broadcasting situation. They were then subjected to a speech-language program. The program consisted of four meetings, each lasting two hours and thirty minutes. After the end of the program, the journalists were videotaped for a second time, under the same conditions as before the beginning of the intervention. The recorded pre and post-program material was randomly edited and the order of appearances determined by an intra-subject draw. Subsequently, the edited material was shown to 50 adult viewers, who were asked to provide their opinion on each individual's pre and post-program performance. RESULTS: it was perceived that, in the viewers' opinions, four of the six subjects showed a statistically significant viewer preference for the post-intervention recording. CONCLUSION: the majority of the analyzed newscasters had statistically significant percentages of viewer preferences for the post-intervention recording, demonstrating the positive effects of the speech-language intervention.
  • Frequência fundamental de crianças da cidade de Niterói Voz

    Schott, Tereza Cristina Andrade; Sampaio, Tania Maria Marinho; Oliveira, Domingos Sávio Ferreira de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: medir a frequência fundamental de 122 crianças de seis a oito anos de idade, meninos e meninas, sem alterações vocais, avaliadas por meio da escala Rasat. MÉTODOS: a análise perceptivo-auditiva foi realizada através da escala RASAT e para a análise acústica computadorizada foi utilizado o programa de software Vox Metria, analisando-se a média da frequência fundamental de amostras da vogal [ε] sustentada. Participaram deste estudo 122 crianças, 58 meninos e 64 meninas com idade variando de seis a oito anos e 11 meses de idade do ensino fundamental, da Rede Municipal de Niterói-RJ, nascidos e residentes na cidade, pré-selecionadas através de um protocolo de triagem. RESULTADOS: os resultados obtidos neste estudo foram: frequência fundamental média de 239,60 Hz para as meninas e 237,17 Hz para os meninos, obtendo-se uma média geral de 238,44 Hz. CONCLUSÃO: conclui-se que os achados permitiram a comparação com resultados de pesquisas realizadas anteriormente, contribuindo com novos dados para a padronização da frequência fundamental das vozes infantis brasileiras.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to quantify the fundamental frequency in a group of 122 children - boys and girls, whose age varied from six to eight-year-old, who do not have vocal alterations. METHODS: an auditory-perceptive analysis took place by means of the RASAT scale; the computerized acoustic analysis was performed by using a software referred to as Vox Metria, where samples regarding the mean value for the fundamental frequency of the sustained vowel [ε] were analyzed. For this study, in which 122 children took part, 58 boys and 64 girls, with ages ranging from 6 to 8-year and 11 months. They were students from the Elementary Schools of the Municipal Education System of Niteroi-RJ. They were born and reside in this municipality and were pre-selected by means of a choice protocol. RESULTS: the results obtained in this study were 239.60 Hz for the girls and 237.17 Hz for the boys, with an overall mean value of 238.44 Hz. Due to the small difference; we obtained 237.57 Hz for the girls and 233.31 Hz for the boys. CONCLUSION: the findings enabled the comparison with previously carried out research and contributed providing the literature with new data for the standardization of the fundamental frequency of Brazilian Children's Voices, opening a new channel for further research.
  • Influência da largura de banda de formantes na qualidade vocal Voz

    Magri, Aline; Stamado, Tatiana; Camargo, Zuleica Antonia de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: investigar os valores da largura de banda dos três primeiros formantes (B1, B2 e B3) e sua correlação com a análise perceptivo-auditiva da qualidade vocal das emissões orais de indivíduos disfônicos e comparar com o grupo controle. MÉTODOS: o grupo estudado foi representado por amostras de voz e julgamentos perceptivo-auditivos da qualidade vocal do banco de dados do Laboratório Integrado de Análise Acústica e Cognição (LIAAC-PUCSP) de 17 indivíduos do sexo feminino, com idades variadas entre 30 e 65 anos, todos com diagnóstico de disfonia, cujas amostras foram anteriomente exploradas quanto à freqüência dos formantes e 5 indivíduos do sexo feminino sem diagnóstico de alterações vocais (grupo controle). Os resultados foram considerados de forma qualitativa e quantitativa por meio dos testes Qui-quadrado e correlacionados aos dados da análise perceptivo-auditiva. RESULTADOS: os ajustes da qualidade vocal que revelaram influência nos valores das medidas de banda de formantes no grupo estudado foram a nasalidade, escape de ar, ajuste de faringe (constrição-expansão), altura de língua (alta-baixa) e também a aperiodicidade, característica de ajustes com vocal fry, voz crepitante e voz soprosa. As medidas de B1 e B2 mostraram diferenças significativas em ambas as repetições (gata 1 e 2) com respectivos valores de B1 p-valor= 0,023 e B2 p-valor= 0,000 (para gata 1) e B1 p-valor= 0,064 (para gata 2). CONCLUSÃO: os valores de B1 e B2 revelaram diferenças estatisticamente significantes entre o grupo estudado portador de disfonia por alteração glótica e grupo controle.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate the first three forms of bandwidth values (B1, B2 and B3) and their correlation with auditory perception analysis of oral output for dysphonic individuals and compare them with a control group. METHODS: the studied group was represented by a voice sample and auditory quality perception judgment from the data bank of the Integrated Laboratory for Analysis of Acoustics and Cognition (LIAAC-PUCSP), the sample being 17 individuals, all female, of various ages between 30 and 65-old, all had been diagnosed with dysphonia. Samples were previously examined as for the frequency of group members and 5 other individuals (female) not having diagnosed any vocal alterations (CONTROL GROUP). The results were considered in a qualitative and quantitative manner by means of Qui-square tests and correlated to the auditory perception analysis data. RESULTS: the variations in vocal quality reveal an influence on the average band values of the study group members were: nasality, air escape, pharynx movement (contraction and expansion), tongue height (high-low) and also from time to time, vocal characteristic of adjustments with fry, crepitant voice and whispery voice. The B1 and B2 measurements demonstrate significant differences in both repetitions (gata 1 and 2) with respective values of B1 p-value=0.023 and B2 p-value=0.000 (for gata 1) and B1 p-value=0.064 (for gata 2). CONCLUSION: the B1 and B2 values reveal significant statistical differences between the study group members having dysphonia as a result of glotic alteration and the control group.
  • Função fonatória em pacientes com doença de Parkinson: uso de instrumento de sopro Voz

    Rosa, Juliana de Caldas; Cielo, Carla Aparecida; Cechella, Cláudio

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar o efeito da terapia com instrumento de sopro na função fonatória de pacientes com doença de Parkinson, com enfoque nas avaliações laríngeas, acústicas, respiratórias e de intensidade vocal. MÉTODOS: esta pesquisa é um estudo de caso coletivo e prospectivo. Dois sujeitos foram submetidos a exame videolaringoscópico, avaliação da função respiratória, gravação de amostras da voz, medição da intensidade vocal e terapia. Para a análise acústica foi utilizado o programa Multidimensional Voice Program advanced. A análise dos dados foi ponderada, uma vez que a pesquisa é um estudo de caso coletivo. RESULTADOS: os resultados mostraram que as modificações respiratórias, acústicas e de intensidade vocal foram similares e positivas nos dois sujeitos estudados. CONCLUSÃO: a terapia realizada com o instrumento de sopro pode proporcionar maior eficiência na adução glótica, e melhor movimentação e controle respiratório, propiciando o uso mais efetivo do ar para fonação, com melhora da qualidade vocal, expressa pela redução das medidas de ruído, maior estabilidade fonatória e aumento da intensidade vocal.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the phonatory function of Parkinson's disease patients before and after therapy with wind instrument emphasizing laryngeal, acoustic, respiratory and vocal intensity modifications. METHODS: this research is a collective and prospective case study. Two subjects were submitted to larynx videoendoscopy, respiratory function valuation, recording of samples voice, vocal intensity measurement and therapy. The acoustic analysis were made through Multidimensional Voice Program advanced. Data analysis were weighed, once that the research is a collective case study. RESULTS: the results showed that respiratory, acoustic and vocal intensity modifications were similar and positive in two subjects. CONCLUSION: the therapy carried through with wind instrument may provide higher efficiency in glottal adduction, movement and respiratory control, providing effective phonation breath use, vocal quality improvement with noise measures decrease, higher phonatory stability and vocal intensity increase.
  • Processamento auditivo: comparação entre potenciais evocados auditivos de média latência e testes de padrões temporais Audiologia

    Schochat, Eliane; Andrade, Adriana Neves de; Takeyama, Fernanda Coluço; Oliveira, Juliana Casseb; Sanches, Seisse Gabriela Gandolfi

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a concordância entre os resultados da avaliação do Potencial Evocado Auditivo de Média Latência e testes de padrões temporais. MÉTODOS: foram avaliados 155 sujeitos de ambos os sexos, idade entre sete e 16 anos, com audição periférica normal. Os sujeitos foram submetidos aos testes de Padrão de Frequência e Duração e Potenciais Evocados auditivos de Média Latência. RESULTADOS: os sujeitos foram distribuídos em dois grupos: normal ou alterado para o processamento auditivo. O índice de alteração foi em torno de 30%, exceto para Potencial Evocado Auditivo de Média Latência que foi pouco menor (17,4%). Os padrões de frequência e duração foram concordantes até 12 anos. A partir dos 13 anos, observou-se maior ocorrência de alteração no padrão de frequência que no padrão de duração. Os padrões de frequência e duração (orelhas direita e esquerda) e Potencial Evocado Auditivo de Média Latência não foram concordantes. Para 7 e 8 anos a combinação padrão de frequência e duração normal / Média Latência alterado tem maior ocorrência que a combinação padrão de frequência e duração alterada / Média Latência normal. Nas demais idades, ocorreu o contrário. Não houve diferença estatística entre as faixas etárias quanto à distribuição de normal e alterado no padrão de frequência (orelhas direita e esquerda), nem para o Potencial Evocado Auditivo de Média Latência, com exceção do padrão de duração para o grupo de 9 e 10 anos. CONCLUSÃO: não houve concordância entre os resultados do Potencial Evocado Auditivo de Média Latência e os testes de padrões temporais aplicados.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the concordance between the Middle Latency Response and temporal processing tests. METHODS: 155 normal hearing subjects of both genders (age group range between 7 to 16 years) were evaluated with the Pitch and Duration Pattern Tests (behavioral) and Middle Latency Response (electrophysiologic) and divided into two groups: normal and abnormal, according to their test results. RESULTS: among all subjects, 30% showed abnormality in the tests, except for the Middle Latency Response that was under 17.4%. The pitch and duration patterns (right and left ears) agreed until 12 years of age. From 13 years, there was a greater number of alteration in the pitch patterns than in the duration patterns. The pitch and duration patterns (right and left ears) and MLR did not show concordance. For the 7 and 8-year-old group, the combination pitch and duration patterns normal/abnormal Middle Latency Response had greater occurrence than the combination pitch and duration patterns abnormal / normal Middle Latency Response. For the other groups the opposite occurred. There was not statistical difference among the age groups regarding normal and abnormal results for the pitch patterns (right and left ears) and Middle Latency Response, the duration patterns showed more abnormal results for the 9, 10 years old group. CONCLUSION: it was not possible to verify concordance between the Middle Latency Response and behavioral evaluation of Frequency and Duration Patterns Test.
  • Análise de prontuários de pacientes oncológicos quanto ao monitoramento auditivo Audiologia

    Costa, Juliana Cunha da; Buss, Ceres Helena

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: realizar uma análise retrospectiva dos prontuários de pacientes oncológicos quanto ao monitoramento auditivo. MÉTODOS: foram utilizados os prontuários dos pacientes em atendimento durante os meses de setembro a novembro de 2006. A amostra constituiu-se de 25 prontuários de indivíduos com idade compreendida entre um e 53 anos. Foram analisados os dados quanto aos seguintes aspectos: idade, sexo, classificação do câncer, tempo de apresentação da doença, medicamentos utilizados, tempo de tratamento quimioterápico, doenças associadas, realização de avaliação otorrinolaringológica e audiológica. RESULTADOS: verificou-se a falta de acompanhamento audiológico e otorrinolaringológico. A Vincristina foi o medicamento ototóxico mais utilizado. O tipo de câncer de maior ocorrência no setor foi a Leucemia Linfocítica aguda. O tempo que os indivíduos apresentavam o câncer foi de aproximadamente 16 meses e o tempo de tratamento quimioterápico desses pacientes foi em torno de 11 meses. Observou-se, também, a presença de doenças associadas ao câncer nos indivíduos pesquisados. CONCLUSÃO: constatou-se a necessidade de se instalar programas de monitoramento auditivo nos setores que realizam quimioterapia em pacientes oncológicos, uma vez que este tratamento utiliza medicamentos ototóxicos em diversas patologias.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to accomplish a retrospective analysis for medical records of oncologic patient for audiological monitoring. METHODS: the patients' medical records in attendance were used from September to November, 2006. The sample constituted of 25 medical records of individuals with ages between 1 and 53-year old. The data were analyzed as for the following aspects: age, sex, cancer classification, time having the disease, used drugs, time of chemotherapy treatment, associated diseases, accomplishment of otorhinolaryngologic and audiologic evaluation. RESULTS: we verified the lack of audiologic and otorhinolaryngologic care. Vincristina was the most used ototoxic drug. The type of cancer with larger occurrence in the section was the Acute Lymphocytic Leukemia. The time that the individuals had the cancer was of approximately 16 months and the time of chemotherapy treatment for the patient was about 11 months. We observed the presence of diseases associated to cancer in the studied individuals. CONCLUSION: we evidenced the need for installing audiological monitoring programs in the sectors that accomplish chemotherapy in oncologic patients, since that this treatment uses ototoxic drugs in several pathologies.
  • Análise da influência do nistagmo espontâneo e pré-calórico na vectoeletronistagmografia Audiologia

    Munaro, Gisiane; Sleifer, Pricila; Pedroso, Fleming Salvador

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a ocorrência do nistagmo espontâneo / pré-calórico, sua direção, cálculo da velocidade angular média e real da componente lenta, sua influência quantitativa e qualitativa nas pro-vas calórica e rotatória em pacientes com sintomas vestibulares MÉTODOS: no período de janeiro a abril de 2006, 88 pacientes foram avaliados na Clínica de Audiologia do Centro Diagnóstico Mãe de Deus Center, em Porto Alegre, por Vectoeletronistagmografia computadorizada. RESULTADOS: 33 pacientes (37.5%) apresentaram nistagmo espontâneo e pré-calórico (olhos fechados), 19 mulheres (57,6%) e 14 homens (42,4%), idades entre 15 e 81 anos. Foram registradas 31 ocorrências do nistagmo espontâneo e 33 do pré-calórico. A análise estatística demonstrou diferença significante entre as médias da velocidade angular média e real, e entre o nistagmo espontâneo e o pré-calórico. Não houve correlação significativa entre as médias dos nistagmos espontâneo e pré-calórico com os resultados percentuais da prova calórica, porém, foi observada influência qualitativa, pela maior ocorrência de resultados do tipo predomínio direcional. Na prova rotatória, verificou-se assimetria em 11 casos (33,3%), coincidindo com a direção do nistagmo espontâneo e/ou pré-calórico. CONCLUSÃO: uma velocidade angular média de maior valor no nistagmo espontâneo e pré-calórico não determinou uma assimetria quantitativamente maior na prova calórica, embora qualitativamente observou-se uma maior ocorrência de predomínio direcional do nistagmo para o mesmo lado do nistagmo espontâneo e pré-calórico.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the behavior of spontaneous and per caloric nystagmus, its occurrence, direction and its quantitative and qualitative influence in the caloric and rotatory testing in symptomatic subjects. METHODS: from January to April 2006, 88 patients were evaluated at Mãe de Deus Center, Porto Alegre city, through Vectonystagmography digital. RESULTS: 33 (37.5%) subjects showed spontaneous and per caloric nystagmus with eyes closed, 19 female (57.6%), 14 male (42.4%), ages between 15 and 81 years old. 31 occurrences of spontaneous nystagmus and 33 of per caloric nystagmus were recorded. The main direction of the nystamus was oblique, followed by horizontal, as expected. The statistic analysis through SPSS 13.0 program showed there were significant differences between the spontaneous and per caloric nystagmus comparing the angular velocity of slow component mean value, being the per caloric higher than the spontaneous. No correlation was found between the slow component mean value of spontaneous and per caloric nystagmus when compared to percentage results of caloric testing, otherwise, qualitative influence was observed because the great occurrence of directional preponderance. Rotational chair testing asymmetry was verified in only 11 (33.3%) patients. CONCLUSION: the statistic analysis of mean values showed no significant correlations among the angular velocity of slow component of the nystagmus spontaneous and per caloric compared with the of caloric testing percentages.
  • Percepção de idosos sobre o uso de AASI concedido pelo Sistema Único de Saúde Audiologia

    Fialho, Indiara de Mesquita; Bortoli, Daniela; Mendonça, Gabriella Gomes de; Pagnosim, Débora Frizzo; Scholze, Alessandro da Silva

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: conhecer a percepção de idosos sobre o uso de aparelhos de amplificação sonora individuais (AASI) concedidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). MÉTODOS: estudo de caráter qualitativo. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 19 idosos, entre 60 e 86 anos, com adaptação binaural e tempo de uso de AASI entre seis meses e um ano. As entrevistas foram gravadas e transcritas para posterior leitura e análise temática. As categorias estabelecidas foram: dificuldades de comunicação sem AASI; o acesso ao AASI e o processo de adaptação ao uso; o impacto do uso do AASI na comunicação. RESULTADOS: a dificuldade para se comunicar foi maior em situações em que há várias pessoas conversando; a dificuldade está em entender e não em ouvir, demonstrando uma preocupação em ressaltar o que sentem em ser surdo. A maioria dos participantes não realizou a adaptação do AASI anteriormente por não ter condições financeiras e revela que o que possibilitou o acesso foi a implantação do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva. As dificuldades encontradas no processo de adaptação foram: mudança na percepção da própria voz, dificuldade de percepção de fala em ambiente ruidoso e no telefone. Relataram benefício com o uso de AASI na comunicação com familiares e com estranhos. CONCLUSÃO: destaca-se a importância do processo de acompanhamento para que as dificuldades de adaptação possam ser detectadas e minimizadas, para que efetivamente o sujeito obtenha benefício e satisfação com este tratamento.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to know elderly perception of hearing aids use given by the health system (SUS). METHODS: qualitative study. Semi-structured interviews were carried out with 19 subjects with age ranging from 60 to 86 years, with binaural adaptation and using hearing aids from six months to one year. The interviews were recorded and transcribed for further reading and thematic analysis. The settled categories were: Difficulties of communication without hearing aids; The Access to the hearing aids and The Adaptation Process; The impact of hearing aids use in communication. RESULTS: communication difficulty is higher in situations where there are many people talking; the difficulty is not in listening but in understanding; they show concern about distinguishing what they feel being deaf. Most subjects did not have previous hearing aids adaptation due to financial difficulties and revealed that their access to hearing aids was through implementation of Hearing Health Care Service. The difficulties concerning the adaptation process were: changing the perception of their own voice, difficulty in understanding the communication in noisy environment and on the phone. They reported the benefits of hearing aids use in communication with relatives and strangers. CONCLUSION: the monitoring process importance is highlighted so that the difficulties for adjustment can be effectively detected and minimized. Such being the case, the patient gets the benefit and satisfaction from the treatment.
  • Avaliação da colocação de protetores auriculares em grupos com e sem treinamento Audiologia

    Gonçalves, Cláudia Giglio de Oliveira; Couto, Christiane Marques do; Carraro, Juliana Malteze; Leonelli, Bianca Santos

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar a eficácia da colocação de diferentes protetores auriculares em sujeitos treinados e não-treinados e verificar a importância e a necessidade da realização de um treinamento para a colocação adequada do Equipamento de Proteção Individual auricular. MÉTODOS: investigou-se a atenuação de quatro modelos diferentes de protetores auriculares (inserção de espuma, inserção de silicone três flanges, inserção oliva e tipo concha) por meio de duas estratégias: audiometria em campo livre e medidas com microfone sonda, com e sem protetor auricular para comparação e determinação da vedação de ruído. Avaliou-se dois grupos, Grupo 1, sujeitos que receberam treinamento e orientação em relação ao uso e colocação do EPI auricular (23) e o Grupo 2, sujeitos não-treinados (8) universitários que nunca utilizaram o EPI auricular. RESULTADOS: no grupo 1, as diferenças dos limiares auditivos sem e com protetor auricular avaliadas pelos dois métodos apresentaram, em geral, valores de atenuação superiores ao do grupo 2. O protetor auricular concha apresentou valores médios de atenuação superiores aos demais tipos; e o protetor auricular oliva apresentou valores menores. CONCLUSÃO: o treinamento quanto ao uso dos protetores auriculares é necessário e deve ser incluído nos Programa de Conservação Auditiva (PCA).

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the effectiveness for inserting different hearing protectors in trained and non-trained subjects. METHODS: we investigated the attenuation for four models of hearing protectors (foam earplugs, three-flange silicone earplugs, olive end earplugs and shell earplugs) by means of two strategies, namely, free-field audiometry and microphone probe measurements, with and without h. p. for comparison and determination of noise elimination. Two groups were evaluated: Group 1, with workers trained (23) in the use of hearing protectors, and Group 2, with non-trained ones (8). RESULTS: in group 1, the differences of hearing thresholds with and with no hearing protectors evaluated by the aforementioned methods, in general values, are greater than those of group 2. Shell earplugs submitted average values higher then those of the other types; and olive-end earplugs submitted the minor values. CONCLUSION: training for using hearing protectors is necessary and must be included in Hearing Conservation Programs (HCP).
  • Caracterização do desenvolvimento da alimentação em crianças de 6 aos 24 meses de idade do município de Canoas/RS Saúde Coletiva

    Carneiro, Aline e Silva; Delgado, Susana Elena; Brescovici, Silvana Maria

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: caracterizar a alimentação de crianças na faixa etária entre seis e 24 meses verificando a época de introdução, tipos de alimentos e texturas oferecidas conforme a faixa etária, bem como, verificar hábitos orais e constatar quem orientou os pais sobre alimentação. MÉTODOS: a amostra foi composta por 100 crianças dos seis aos 24 meses, que frequentaram duas unidades básicas de saúde, em Canoas, RS. Foram realizadas entrevistas com os responsáveis. RESULTADOS: constatou-se que 98% (N=98) das crianças foram amamentadas exclusivamente, porém com duração média de dois meses e oito dias. O oferecimento de líquidos apresentou introdução precoce de chá com mediana de início aos 60 dias; 92% (N=92) das crianças usaram mamadeira e destas em 47% (N=47) aumentaram o furo. A chupeta era usada por 60% (N=60) da amostra e teve associação com o tempo de aleitamento. O início da oferta das frutas e sopas apresentou mediana de 150 dias e da carne, 210 dias. Houve associação estatística entre a idade e o aumento da consistência. Verificou-se ainda, que os alimentos estão sendo ofertados em consistências adequadas para a idade. CONCLUSÃO: concluiu-se que houve prática de aleitamento materno exclusivo com período menor ao que é recomendado. Os alimentos foram introduzidos precocemente, porém, a consistência está sendo adequada na alimentação atual. Pode-se verificar, também, a grande frequência do uso de mamadeira e chupeta como hábitos orais deletérios. Ainda, a orientação sobre a alimentação foi feita por pessoas leigas, na sua maioria.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to characterize the feeding in children aged from 6 to 24-month old; and specifically, to characterize the time of introduction, types of foods and textures offered according to child's age, to check oral habits and to verify who guided the parents about feeding. METHODS: the sample was composed by 100 children of 6 to 24 months, which attended two Basic Health Care Units, in Canoas, RS. Interviews were accomplished with the sponsors. RESULTS: it was verified that 98 (98%) of the children were exclusively breastfeed, however with medium duration of 2 months and 8 days. The offer of liquids presented a precocious introduction of tea at the beginning with median of 60 days; 92 (92%) of the children used bottle-feeding and in 47 (47%) of them increased the hole. The pacifier was used by 60 (60%) of the sample and had an association with the time of breast feeding. The beginning of offering fruits and soups presented a median of 150 days and meat in 210 days. There was a statistical association between the age and increase of consistence. It was still verified, that foods are being presented in appropriate consistence for the age. CONCLUSION: it was concluded that there was an exclusive practice of maternal breastfeeding with period shorter than it is recommended. Foods were introduced before the proper time; however, the consistence is being adapted in the current feeding. It can also be verified the great frequency for employing bottle-feeding and pacifier as a deleterious oral habits. Most of the time, orientation about feeding was made by lay people.
  • Errata

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