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Revista CEFAC, Volume: 12, Número: 3, Publicado: 2010
  • Editorial I

    Bianchini, Esther Mandelbaum Gonçalves
  • Acompanhamento da adaptação de próteses auditivas em crianças surdas Artigos Originais

    Lanzetta, Bianca Pinheiro; Frota, Silvana; Goldfeld, Márcia

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: descrever as características audiológicas e sociais de crianças surdas e avaliar a incidência de retornos para acompanhamento no Programa de Saúde Auditiva. MÉTODOS: foram analisados os prontuários de crianças que receberam as próteses auditivas pelo Programa de Saúde Auditiva, em Vila Velha - Espírito Santo. A população estudada foi constituída por 50 crianças, na faixa etária de zero a oito anos, de ambos os sexos, com diagnóstico de perda auditiva sensorioneural de grau leve a profundo. O protocolo de pesquisa foi preenchido a partir dos dados de prontuários para a obtenção das informações desejadas. RESULTADOS: a solicitação de retorno pelo Serviço Social propiciou o comparecimento de quase da metade da população (44%); os demais achados foram indicativos da associação entre o retorno para acompanhamento e a rotina escolar. CONCLUSÕES: o referido programa atinge predominantemente famílias com rendimento mensal entre um e dois salários mínimos; o diagnóstico da surdez ocorre entre dois e três anos de idade cronológica neste estudo; a época da primeira adaptação de próteses auditivas, aos seis anos de idade, é bastante tardia; o contato com os pais, por meio do Serviço Social, viabiliza o acompanhamento proposto, influenciado positivamente também pela rotina escolar.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe the compliance and attitudes of hearing-impaired children towards the treatment and support offered by the Hearing Health Program, a public health endeavor, and assessing patients’ returns for follow-ups. METHODS: participants consisted of fifty children aged from 0 to 8 years, with a diagnosis of mild to severe sensorineural hearing loss. The children received the hearing aids from the Hearing Health Program, in Vila Velha, in the state of Espírito Santo, Brazil. The research protocol was completed using both medical records and a socio-economical profile survey of the affected children, including the behavioral adaptation as for hearing aids. RESULTS: the requirement of patient return for follow-ups facilitated the attendance of nearly half the population (44%); results indicate that there seems to be an association between compliance with the program and school routine. CONCLUSION: the aforementioned program mostly affects families with a monthly income from one to two minimum wages. Hearing loss is diagnosed between the chronological ages of two and three years in this study. The first adaptation with hearing aids at the age of six is quite late. The contact with the parents promoted by the social workers facilitates the proposed evaluation. School attendance also proved to have a positive influence on the evaluation.
  • Habilidades de ordenação e resolução temporal em crianças com desvio fonológico Artigos Originais

    Santos, Júlia Larissa Ferreira dos; Parreira, Letícia Maria Martins Vasconcelos; Leite, Rita de Cássia Duarte

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar o desempenho de crianças com transtornos fonológicos em testes de ordenação e resolução temporal. MÉTODOS: a amostra foi composta por 12 indivíduos, de ambos os gêneros, com idade entre 5 e 13 anos, com diagnóstico de desvio fonológico. Os indivíduos foram submetidos à anamnese, meatoscopia, audiometria tonal via aérea e óssea, PCC (porcentagem de consoantes corretas), e o RGDT (teste de detecção de gaps) e o PPS (teste de padrão de sequência). RESULTADOS: em relação ao grau de severidade, verificou-se que 67% apresentaram desvio fonológico médio e 33% médio-moderado. Em relação aos testes RGDT e PPS, os sujeitos apresentaram respostas dentro dos padrões normativos estabelecidos pela literatura, em ambos os testes. Na comparação entre o desempenho no teste PPS e o grau de severidade, observou-se que quanto maior o grau de severidade, pior o desempenho do indivíduo no teste, o mesmo não foi observado em relação ao RGDT. CONCLUSÕES: a amostra estudada apresentou desempenho adequado nos testes de processamento temporal. Entretanto, os resultados evidenciaram que existe uma relação estatisticamente significante entre a severidade do desvio e o desempenho no teste PPS, demonstrando a influência da severidade do desvio no desempenho dos indivíduos, considerando a habilidade de ordenação temporal.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check children's performance in temporal resolution and ordering tests under the presence of phonological disorders. METHODS: the sample was made up of 12 people of both genders with ages between 5 and 13 years, diagnosed with phonological deviation. They were submitted to anamnesis, meatoscopy, audiometric tests, Percentage of Correct Consonants (PCC), the Random Gap Detection Test (RGDT) and the Pitch Pattern Sequence (PPS). RESULTS: in relation to the degree of severity, it was verified that 67% of children had medium phonological deviation, and 33% medium-moderate. In relation to RGDT and PPS tests, there were observed normal values, according to the normative standards. Comparing the performance in PPS test and the degree of severity, we observed that the higher the severity is, the worse was the performance. The same does not stand for the RGDT. CONCLUSIONS: these results showed that children with phonological deviation should have an adequate performance in temporal processing tests. There was a significant relation between the severity of phonological deviance and the performance in PPS test in our sample. These results demonstrated that the influence of the severity of phonological deviance should be related to the ability of temporal ordering.
  • Localização sonora em usuários de aparelhos de amplificação sonora individual Artigos Originais

    Rodrigues, Paula Cristina; Oliveira, Aline Cabral de; Colafêmina, José Fernando; Menezes, Pedro de Lemos

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: comparar o desempenho, no teste de localização de fontes sonoras, de usuários de aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) do tipo retroauricular e intracanal, com o desempenho de ouvintes normais, nos planos espaciais horizontal e sagital mediano, para as frequências de 500, 2.000 e 4.500 Hz; e correlacionar os acertos no teste de localização sonora com o tempo de uso dos AASI. MÉTODOS: foram testados oito ouvintes normais e 20 usuários de próteses auditivas, subdivididos em dois grupos. Um formado por 10 indivíduos usuários de próteses auditivas do tipo intracanal e o outro grupo formado por 10 usuários de próteses auditivas do tipo retroauricular. Todos foram submetidos ao teste de localização de fontes sonoras, no qual foram apresentados, aleatoriamente, três tipos de ondas quadradas, com frequências fundamentais em 0,5 kHz, 2 kHz e 4,5 kHz, na intensidade de 70 dBA. RESULTADOS: encontrou-se percentuais de acertos médios de 78,4%, 72,2% e 72,9% para os ouvintes normais, em 0,5 kHz, 2 kHz e 4,5 kHz, respectivamente e 40,1%, 39,4% e 41,7% para os usuários de aparelho de amplificação sonora individual. Quanto aos tipos de aparelhos, os usuários do modelo intracanal acertaram a origem da fonte sonora em 47,2% das vezes e os usuários do modelo retroauricular em 37,4% das vezes. Não foi observada correlação entre o percentual de acertos no teste de localização sonora e o tempo de uso da prótese auditiva. CONCLUSÃO: ouvintes normais localizam as fontes sonoras de maneira mais eficiente que os usuários de aparelho de amplificação sonora individual e, dentre estes, os que utilizam o modelo intracanal obtiveram melhor desempenho. Além disso, o tempo de uso não interferiu no desempenho para localizar a origem das fontes sonoras.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to compare the sound localization performance of hearing aids users, with the performance of normal hearing in the horizontal and sagittal planes, at 0.5, 2 and 4.5 Hz; to correlate the correct responses in sound localization tasks and the use time of hearing aids. METHODS: eight normal hearing subjects and 20 hearing aid users were tested, subdivided into groups of 10 in-the-canal (ITC) hearing aid users and 10 behind-the-ear (BTE) hearing aid users. All subjects were tested with a sound localization device which had three types of square waves with fundamental frequencies at 0.5 kHz, 2 kHz and 4.5 kHz, at 70 dBA. RESULTS: the rate of correct responses in sound localization tasks was 78.4%, 72.2% and 72.9% for normal hearing subjects, at 0.5 kHz, 2 kHz and 4.5 kHz, respectively, and 40.1%, 39.4%, and 41.7% for hearing aid users. As for the types of hearing aids, users of ITC type hit the correctly sound localization in 47.2% and user of BTE type in 37.4%. CONCLUSION: normal hearing subjects locate sound sources more efficiently than hearing aid users, and among these, those using the ITC type obtained better performance. Moreover, the time of use does not interfere with the performance for locating the sound sources.
  • Prevalência de perda auditiva e fatores associados na população idosa de Londrina, Paraná: estudo preliminar Artigos Originais

    Meneses, Caroline; Mário, Mariana Peretti; Marchori, Luciana Lozza de Moraes; Melo, Juliana Jandre; Freitas, Eliane Regina Ferreira Sernache de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: estimar a prevalência de Perda Auditiva (PA), identificando os fatores associados em pacientes idosos de Londrina - PR. MÉTODOS: estudo transversal realizado em amostra populacional de 61 indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos, em 2009, através de anamnese e avaliação audiológica. Aplicou-se o teste do Qui-quadrado e o do Risco Relativo com 95% de confiança e valor de p<0,05 para as análises univariadas entre PA e fatores associados. RESULTADOS: de toda a amostra 87,70% apresentaram algum tipo de PA ou rebaixamento de frequências. Destes indivíduos, o tipo de PA de maior prevalência foi a PA sensorioneural, com 63,93% de ocorrência. Entre os hipertensos, 88,88% tiveram PA, sendo este um aumento de 8 chances a mais de hipertensos apresentarem PA. Dos diabéticos, 90% tiveram PA, ou seja, um aumento de 9 chances a mais de diabéticos apresentarem PA. Dos consumidores de álcool, 92,30% apresentaram PA, sendo assim, os consumidores de álcool apresentaram 12 chances a mais de ter PA. A partir da amostra de fumantes, ex-fumantes ou fumantes passivos, 87,09% apresentaram PA, tendo assim, 9 chances a mais de terem PA quando relacionados com não fumantes. CONCLUSÃO: a PA sensorioneural é a mais encontrada, sendo progressiva e proporcionalmente aumentada com o envelhecimento nesta população. Os fatores de risco hipertensão, diabetes, consumo alcoólico e fumo podem predispor as perdas auditivas, principalmente quando associados com a presbiacusia.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to estimate the prevalence of hearing loss (HL), identifying the factors associated with elderly patients in the city of Londrina - PR. METHODS: cross-sectional study in a population sample with 61 individuals aged over 60 years in Londrina-Pr, 2009, through anamnesis and audiological evaluation. We used the chi-square of relative risk with 95% confidence and p-value <0.05 for univariate analysis between HL and associated factors. RESULTS: the whole sample 87.70% had some type of hearing loss or lowering of frequencies. Out of these individuals with HL, the type of HL with greater prevalence in this age group was sensorineural HL, with 63.93% of occurrence. Out of the sample of hypertensive patients, 88.88% had HL, which is an increase of 8 chances to make the hypertensive population to have HL. From the sample of diabetics, 90% had HL, an increase of 9 chances to cause the diabetic population to show HL. Consumers of alcohol, 92.30% had HL. Thus, consumers of alcohol had 12 more chances to get HL. However, from the sample of smokers, former smokers or passive smokers with daily contact with smokers, from these individuals, 87.09% had HL, thus, an increase of 9 chances to have HL. CONCLUSION: the study showed that people over 60 years shows mainly sensory neural HL, and it is a progressive loss and its proportion increased with aging. Risk factors, such as hypertension, diabetes, alcohol consumption and smoking are factors that can predispose to HL, especially when associated with presbycusis.
  • Linguagem e memória na doença de Alzheimer em fase moderada Artigos Originais

    Azevedo, Patricia Gomes de; Landim, Mirela Espessoto; Fávero, Gisele Priscila; Chiappetta, Ana Lúcia de Magalhães Leal

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar as alterações cognitivas (memória e linguagem) no paciente com doença de Alzheimer na fase moderada e verificar se as variáveis sexo, idade e escolaridade interferem nessas habilidades. MÉTODOS: foi realizado um estudo observacional e prospectivo com 27 sujeitos com doença de Alzheimer na fase moderada, frequentadores do Centro de Reabilitação Regional de Araraquara (CRRA), com idade variando de 60 a 86 anos. O teste utilizado para a avaliação foi o Consortium to Establish a Registry for Alzheimer's Disease (CERAD) que contém várias provas, sendo selecionadas as seguintes: Teste de nomeação de Boston, Memória da lista de palavras, Fluência verbal, Evocação da lista de palavras e Reconhecimento da lista de palavras. RESULTADOS: as respostas obtidas nesta pesquisa permitiram observar que não houve diferença significante nas variáveis sexo e idade; já na variável escolaridade, obteve-se diferença significante no subteste de nomeação de Boston. CONCLUSÃO: a amostra dos sujeitos desta pesquisa não obteve diferença significante nas variáveis sexo e idade. Já na variável escolaridade, os sujeitos com maior grau de instrução tiveram melhor desempenho na prova de linguagem relacionada ao subteste de nomeação de Boston.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the cognitive alterations (memory and language) in the patient with illness of Alzheimer in the moderate phase and to verify if the variables: gender, age and education interfere with these abilities. METHODS: an observational study and prospective was carried through with 27 citizens with Alzheimer's disease in the moderate phase, patients of the Center of Regional Rehabilitation of Araraquara (CRRA), with age varying between 60 to 86 years. The test used for the evaluation was the Consortium to Establish a Registry for Alzheimer's Disease (CERAD) that contain some tests of which we select the following ones: Boston nomination test, Memory of list of words, Verbal Fluency, Calling up list of words and Recognition of list of words. RESULTS: the answers obtained in this research allowed to observe that there was no significant difference in the variable gender and age; however, in the education variable, we got a significant difference in the Boston nomination subtest. CONCLUSION: the sample of the citizens of this research did not get significant difference in the variable gender and age. However, in the education variable, the subjects with higher educational degree had better performance in the language test related to the Boston nomination subtest.
  • Emergência dos esquemas simbólicos em crianças com síndrome de Down, prematuros muito baixo peso e crianças com desenvolvimento típico Artigos Originais

    Silva, Lenice de Fátima da; Flabiano, Fabíola Custódio; Bühler, Karina Elena Bernardis; Limongi, Suelly Cecilia Olivan

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a emergência dos esquemas simbólicos simples e combinados e seus respectivos subtipos em 20 crianças prematuras muito baixo peso, 20 crianças com síndrome de Down e 20 crianças com desenvolvimento típico. MÉTODOS: todos os sujeitos foram acompanhados mensalmente durante seis meses, a partir da avaliação inicial em que estavam localizados no final da quinta fase do período sensório-motor. Para tanto, foi utilizado o Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e da Linguagem Expressiva - versão revisada (PODCLE-r). Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. RESULTADOS: os resultados revelaram que os esquemas simbólicos simples e combinados emergiram de forma semelhante para todos os grupos, embora se tenha observado ritmo de desenvolvimento mais lento para as crianças prematuras muito baixo peso e crianças com síndrome de Down, quando comparadas às crianças com desenvolvimento típico. A análise qualitativa, referente à diversidade e complexidade dos esquemas simbólicos produzidos, mostrou que as crianças prematuras muito baixo peso apresentaram pior desempenho quando comparadas às crianças com síndrome de Down e às com desenvolvimento típico, apresentando também dificuldades específicas quanto ao uso de esquemas simbólicos aplicados a objetos não-figurativos, ou seja, quanto à construção da representação por meio de significantes arbitrários. CONCLUSÃO: estes dados reforçam a importância de se acompanhar a emergência e o desenvolvimento dos esquemas simbólicos simples e combinados nessas crianças, com o objetivo de monitorar e estimular esse desenvolvimento, com vistas a minimizar os efeitos da defasagem cognitiva e a favorecer o desenvolvimento da linguagem.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the emergence of isolated and combined symbolic schemes as well as their respective subtypes in 20 very-low-birth-weight (VLBW) preterm children, 20 children with Down syndrome (DS), and 20 typically developing (TD) children. METHODS: all subjects were followed up monthly during a six-month period, starting from the initial assessment, when they were placed at the fifth phase of the sensorimotor period, using the Protocol for Expressive Language and Cognitive Development Observation - reviewed version (PELCDO-r). Data were analyzed both quantitatively and qualitatively. RESULTS: results revealed that isolated and combined symbolic schemes emerged in a similar way in all groups, although DS and VLBW preterm children showed slower rhythm of development when compared to TD children. The qualitative analysis, concerning the analysis of symbolic schemes’ diversity and complexity showed that VLBW preterm children showed poorer performance when compared to children with DS and TD children, also showing specific difficulties as for the use of symbolic schemes applied to non-figurative objects, that is, concerning the representation’s construction by means of an arbitrary significant. CONCLUSION: these data reinforce the importance of following the emergence and development of isolated and combined symbolic schemes in these children, with the objective of monitoring and stimulating their development, aiming to minimize the effects of cognitive deficits and favor language development.
  • Fatores relevantes para aquisição da coda lexical e morfológica no português brasileiro Artigos Originais

    Mezzomo, Carolina Lisbôa; Mota, Helena Bolli; Dias, Roberta Freitas; Giacchini, Vanessa

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar as variáveis relevantes na aquisição das codas, morfológica (ex. cadeiras) e lexical (ex. lápis), quando preenchidas pela fricativa /S/ em final de palavra. MÉTODOS: verificaram-se os dados de fala de 15 crianças, 10 meninas e 5 meninos, entre 1:7 e 3:7, falantes monolíngues do português brasileiro, gravados quinzenalmente por um período de um ano. Os dados de fala foram obtidos por meio de atividades lúdicas, transcritos e revistos. Estes foram submetidos à análise estatística através do uso do Pacote Computacional VARBRUL. RESULTADOS: o programa selecionou, para ambas as codas as variáveis, classe gramatical e sexo, como relevantes a produção correta. Dentre as classes gramaticais, pronomes e advérbios, foram apontados como favorecedores à produção correta para os dois tipos de coda. Somado a essas, o programa selecionou também para coda lexical a classe dos substantivos, e para coda morfológica a classe dos numerais. As variáveis, tonicidade e contexto precedente mostraram-se favorecedoras da produção das codas lexicais, com maior probabilidade de realização correta quando há uma sílaba tônica e o contexto precedente for composto por vogal dorsal. A idade foi considerada uma variável favorecedora na produção da coda morfológica, com resultado estaticamente significante nas crianças mais velhas. CONCLUSÃO: observou-se que a classe gramatical e o sexo são importantes no domínio de ambos os tipos de coda, no entanto, o processo de domínio de /S/ nos dois casos mostrou variáveis distintas, podendo-se inferir que a criança as trata de maneira singular no seu processo de aquisição.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the relevant variables in the acquisition of morphological (e.g. cadeiras) and lexical (e.g. lápis) codas, with the fricative /S/ at the end of the word. METHODS: we examined data from 15 children, 10 girls and 5 boys, aged between 1:7 and 3:7, monolingual speakers of Brazilian Portuguese, whose speech was recorded each fifteen days during one year. The speech data were obtained through recreating activities, transcriptions and review. Next, the data were analyzed based on the Statistical Program VARBRUL. RESULTS: the program selected speech part and gender as relevant to the correct production, for both variable codas. Among speech parts, pronouns and adverbs were considered important to achieve correct production in both coda types. In addition, the program selected: the nouns, to the lexical coda, and the numerals, to each morphological coda. Tonicity and precedent context variables were fundamental to the production of lexical codas, with a higher probability for correct production when there is a tonic syllable and the precedent context shows a dorsal vowel. Age was also deemed to be an important variable to the production of morphological coda, with a statistically significant result from older children. CONCLUSION: it was observed that speech parts and gender were important for the acquisition of both coda types, however, the process of /S/ production in both cases showed distinct variables, and it could be related to the fact that the child had singular characteristics in their own acquisition process.
  • Processos de apagamento na fala de sujeitos com dispraxia verbal Artigos Originais

    Rechia, Inaê Costa; Souza, Ana Paula Ramos de; Mezzommo, Carolina Lisboa

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar o papel dos fatores linguísticos nos processos de apagamento silábico, consonantal e vocálico na fala de sujeitos com Dispraxia Verbal. MÉTODOS: análise fonológica de sete sujeitos (2:6-4:2), com hipótese diagnóstica de Dispraxia Verbal. RESULTADOS: as variáveis tonicidade, extensão da palavra e classe sonora foram selecionadas como relevantes para os apagamentos silábicos. Além destas, nos apagamentos consonantais, a estrutura silábica também é relevante. Já no apagamento de vogais apenas a tonicidade e a estrutura silábica foram estatisticamente significantes. CONCLUSÃO: os dados desta pesquisa sugerem que o pé métrico tende a ser mais corretamente produzido, estrutura prosódica na qual ocorre menos apagamentos. Já as sílabas mais afetadas por apagamentos são justamente as que estão fora do pé métrico.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the role of linguistic factors in the process of syllabic, consonantic and vocalic erasing on the speech of subjects with Verbal Dyspraxia. METHODS: phonologic analyses of seven subjects (2:6-4:2), with Verbal Dyspraxia diagnostic hypothesis. RESULTS: tonicity, word extension and sound class were the variables selected as relevant for the syllabic erasing. Other than those, on the consonant erasing, the syllabic structure is also relevant. On the vowel erasing only the tonicity and the syllabic structure were statistically significant. CONCLUSION: data from this research suggest the "metric foot tends to be produced more correctly, a prosodic structure where less erasing take place. The syllables most affected by erasing are those, which are just outside of the "metric foot".
  • Relação entre bruxismo e o grau de sintomatologia de disfunção temporomandibular Artigos Originais

    Blini, Cíntia Corrêa; Morisso, Marcela Forgiarini; Bolzan, Geovana de Paula; Silva, Ana Maria Toniolo da

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a ocorrência de bruxismo em sujeitos adultos do sexo feminino com queixa de disfunção temporomandibular e sua relação com o grau de sintomatologia da disfunção. MÉTODOS: participaram deste estudo 28 mulheres na faixa etária de 19 a 56 anos, que apresentavam sintomas de disfunção temporomandibular e que não haviam realizado tratamento anterior. Todas responderam o questionário de Índice Anamnésico proposto por Fonseca et al (1994), o qual possibilita a classificação do grau de sintomatologia de disfunção temporomandibular e verificação da queixa do hábito parafuncional bruxismo; e realizaram uma avaliação odontológica, constituída de exame da musculatura mastigatória, por meio de palpação digital intra e extra-oral, inspeção das articulações temporomandibulares e exame dental. Os resultados foram analisados descritivamente e, para verificar a relação entre o grau de severidade da disfunção temporomandibular com a ocorrência de bruxismo, foram realizados o Teste de Independência do Qui-quadrado e o Teste Exato de Fisher, ambos ao nível de significância de 5%. RESULTADOS: verificou-se que o bruxismo esteve presente em 50% dos casos de disfunção temporomandibular. Não houve relação entre o bruxismo e o grau de sintomatologia de disfunção temporomandibular, estabelecido pelo Índice Anamnésico. CONCLUSÃO: os resultados deste estudo sugerem que sujeitos com sintomas de disfunção temporomandibular devem ser questionados e avaliados quanto à presença de bruxismo, independentemente do grau de sintomatologia da disfunção. Assim como deve ser realizado diagnóstico e tratamento do bruxismo em sujeitos assintomáticos de disfunção temporomandibular como forma de prevenir o desenvolvimento de lesões nas articulações temporomandibulares e demais estruturas do sistema estomatognático.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the occurrence of bruxism in female gender adult subject, with temporomandibular jaw dysfunction and its association with the level of temporomandibular symptoms. METHODS: 28 women, with ages between 19 and 56 years, who had temporomandibular jaw dysfunction and had not been submitted to a preview treatment, made part of this study. All subjects answered a questionnaire written by Fonseca et al (1994) entitled Anamnesic Index, that enabled us to classify temporomandibular jaw symptoms level and also to check the symptoms of this oral parafunction behavioral bruxism; the subjects were submitted an odontological evaluation, that was composed by an exam of masticatory muscles, though the digital touch in the oral and extra-oral muscles, examination in the temporomandibular joint and a teeth examination. The results were analyzed in a descriptive form, and in order to check the relationship between the severity level of temporomandibular dysfunction with the bruxism occurrence Independent Square-Qui test and the Fisher test were used with a statistic significance of 5%. RESULTS: it was observed the parafuntional habit was presented in 50% of the cases with temporomandibular dysfunction. It wasn't possible a relationship between bruxism and the level of symptoms in temporomandibular jaw dysfunction, by Anamnesic Index. CONCLUSION: the results of this study suggest that subjects with symptoms of temporomandibular jaw dysfunction must be asked and evaluated about bruxism, regardless of the level of temporomandibular dysfunction. Besides this, it is important to investigate the diagnosis and the treatment of bruxism also in patients without temporomandibular jaw dysfunction in order to prevent development of lesions in the temporomandibular joints and the other structures of the stomatognatic system.
  • Monitorando a deglutição através da eletromiografia de superfície Artigos Originais

    Coriolano, Maria das Graças Wanderley de Sales; Lins, Otávio Gomes; Belo, Luciana Rodrigues; Menezes, Danielle Carneiro de; Moraes, Silvia Regina Arruda; Asano, Amdore Guescel; Oliveira, Paulo José de Andrade Lira; Silva, Douglas Monteiro da

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: descrever o método de registro da eletromiografia de superfície através da utilização de um protocolo desenvolvido para o estudo da deglutição e demonstrar a deglutição de um paciente com doença de Parkinson e de um sujeito normal através do registro da eletromiografia de superfície (EMGs). MÉTODOS: para ilustrar os parâmetros eletrofisiológicos registrados após execução do protocolo foram utilizados dois voluntários do sexo feminino, sendo um sem doença e outro apresentando doença de Parkinson (DP) no estágio III de acordo com a escala de Hoehn e Yahr. Os parâmetros analisados pelo foram: a duração da atividade elétrica durante a deglutição, a amplitude (rms) e o limite de disfagia. RESULTADOS: os resultados mostram diferenças entre os eletromiogramas ilustrativos. CONCLUSÃO: a EMGs pode ser utilizada como método de avaliação e monitorização da deglutição de sujeitos sem doença e com DP.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe the registering method of the surface electromyography (sEMG) through the use of a protocol developed for swallowing study and to demonstrate the swallowing pattern of a patient with Parkinson’s disease and of normal individuals through the sEMG registering. METHODS: to illustrate the registered electrophysiologic parameters execution of the protocol we used two volunteers of the feminine gender, being one without disease and the other one with Parkinson’s disease (PD) in III period of training in accordance with the scale of Hoehn and Yahr. The analyzed parameters had been the duration of the electric activity during swallowing, the amplitude (rms) and the dysphagia limit. RESULTS: the results show differences amongst the illustrative electromyograms. CONCLUSION: sEMG can be used as method for evaluating and monitoring the swallowing pattern of citizens with no disease and with PD.
  • Influência da disfunção oral do neonato a termo sobre o início da lactação Artigos Originais

    Valério, Karine Dutra; Araújo, Cláudia Marina Tavares de; Coutinho, Sônia Bechara

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a associação entre a disfunção oral e os fatores socioeconômicos, variáveis relacionadas à mãe e ao recém-nascido com o desempenho da mamada, durante as primeiras 48 horas de vida. MÉTODOS: estudo transversal, analítico, realizado em uma maternidade pública do Recife-PE. Foram entrevistadas todas as mães de crianças nascidas a termo entre abril e julho de 2008, perfazendo 588 binômios mãe/recém-nascido. A avaliação do sistema sensório motor oral do neonato e avaliação da mamada foram elaboradas, codificando-se como zero quando o item era "esperado/normal" e um quando "não esperado/de risco". A soma total dos itens "não esperados/de risco" resultou em um Índice de Disfunção Oral e um Índice de Avaliação da Mamada. RESULTADOS: verificou-se que 57,3% dos binômios mães/recém-nascidos apresentavam alteração da mamada, 43,9% apresentavam 1 e/ou 2 alterações e 13,4% maior número de alterações. A frequência de disfunção oral foi de aproximadamente 30%. Na análise de regressão logística entre as variáveis incluídas, apenas a disfunção oral manteve-se associada significativamente com o insucesso da mamada. Crianças com maior número alterações da função oral apresentaram chance 4 vezes maior de ter alteração da mamada. CONCLUSÕES: sendo as disfunções orais uma das causas para o não estabelecimento da lactação, estas devem ser identificadas precocemente, visto que podem ser corrigidas, evitando o desmame. As maternidades devem possuir equipe capacitada no manejo do aleitamento, com um profissional que dê atenção especial às alterações do sistema sensório motor oral.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the association between oral dysfunction and socioeconomic factors, variables related to the mother and to the newborn as well breastfeeding performance during the first 48 hours of life. METHODS: a cross-sectional study, analytical, carried out at a public maternity of Recife (PE - Brazil). All mothers of full-term newborns were attended between April and July 2008, totaling 588 mother/infant pairs. The assessment of the oral motor sensory system of the child and breastfeeding performance were developed, coded as a zero when the item was "expected / normal" and one where "not expected and risk." The total sum of the items "not expected and risk" resulted in an Index of Oral Dysfunction and an Index of Breastfeeding Performance. RESULTS: it was found that 57.3% of the mother/infant pairs had change of feeding, 43.9% had 1 and/or 2 changes and 13.4% greater number of changes. The frequency of oral dysfunction was approximately 30%. In logistic regression analysis among the included variables, just the oral dysfunction remained significantly associated with the failure of breastfeeding. Children with many changes in oral function showed a 4 times greater chance to get feeding alteration. CONCLUSIONS: oral dysfunction is one of the causes for non-establishment of lactation, and should be identified early, as it may be corrected, thereby avoiding weaning. The maternity staff should be trained in breastfeeding management, with a healthcare professional that offers special care for abnormalities in the oral motor sensory system.
  • Tipificação de sintomas relacionados à voz e sua produção em professores identificados com ausência de alteração vocal na avaliação fonoaudiológica Artigos Originais

    Servilha, Emilse Aparecida Merlin; Pena, Joyce

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: tipificar os sintomas relacionados à voz e sua produção auto referidos por professoras, cujas vozes foram identificadas como saudáveis na avaliação fonoaudiológica. MÉTODOS: participaram 36 docentes, idade média de 37 anos, solteiras (75%) e escolaridade superior (83,33%) da rede municipal de ensino de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Os docentes responderam a um questionário e referiram a alteração, suas vozes foram gravadas e submetidas à avaliação fonoaudiológica perceptivo-auditiva e posteriormente comparados os dois tipos de avaliação. Procedeu-se a caracterização sócio demográfica, condições ambientais e organizacionais do trabalho dos docentes e seus sintomas tipificados e submetidos à análise estatística descritiva. RESULTADOS: constatou-se a presença de poeira (91,67%), ruído (75%) e excesso de trabalho (88,88%), falta de tempo para desenvolver as atividades na escola (88,88%) e fiscalização constante do desempenho (33,33%). Quanto à voz, a alteração foi percebida há mais de quatro anos (30,56%), secundária ao seu uso intensivo (94,44%) e ao estresse (61,11%), classificada como moderada (66,67%), sendo proeminentes como sintomas auditivos, a rouquidão e o cansaço ao falar, ambos com 69,44% e como sintomas proprioceptivos, o pigarro (63,88%) e a garganta seca (61,11%). A comparação entre os sintomas mostra que os proprioceptivos (63,26 %) foram mais mencionados do que os auditivos (36,73 %). CONCLUSÃO: os professores trabalham em ambientes adversos à saúde e à voz; a prevalência de sintomas proprioceptivos foi maior que os auditivos, o que pode ter interferido na avaliação perceptual de suas vozes pelas fonoaudiólogas que contaram apenas com a pista auditiva.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to typify the symptoms related to voice and its production self-referred by teachers, whose voices were identified as healthful in the Speech-Language Pathology evaluation. METHODS: 36 teachers took part, with mean age of 37 years, singles (75%) and college degree (83.33%), from the county school system of a city from the countryside of São Paulo. The teachers answered a questionnaire and referred the alteration; their voices were recorded and submitted to the perceptual Speech-Language Pathology evaluation and afterwards, both types of evaluation were compared. The socio-demographic characterization proceeded, environmental and organizational conditions of the teacher's work and their symptoms typified and submitted to a statistical analysis. RESULTS: the presence of dust (91.67%), noise (75%), excess of work (88.88%), lack of time to develop the activities at school (88.88%) and constant performance monitoring (33.33%) were noted. As for the voice, the alteration has been noted for more than four years (30.56%), secondary to its intensive use (94.44%) and to stress (61.11%), classified as moderate (66.67%), being prominent like auditory symptoms, hoarseness and tiredness of speaking, both with 69.44% and classified as proprioceptive symptoms, throat clearing (63.88%) and dry throat (61.11%). The comparison among the symptoms shows that the proprioceptive ones (63.26%) were more mentioned than the auditory ones (36.73%). CONCLUSION: the teachers work in health and voice adverse environment; the prevalence of proprioceptive symptoms was greater than the auditory ones, a fact that may have interfered in the perceptual evaluation of their voices by the Speech-Language Pathologists who just counted on the auditory clue.
  • Modificações vocais acústicas produzidas pelo som hiperagudo Artigos Originais

    Roman-Niehues, Geise; Cielo, Carla Aparecida

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: descrever as modificações vocais acústicas após a produção da técnica vocal do som hiperagudo em mulheres adultas jovens, sem queixas vocais e com laringe normal. MÉTODOS: participaram do estudo 23 sujeitos que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, preencheram um questionário, realizaram avaliação otorrinolaringológica com laringoscopia indireta, exame dos órgãos fonoarticulatórios e funções estomatognáticas e triagem auditiva. Realizaram o som hiperagudo em três séries de 15 repetições, em tempo máximo de fonação com intervalos de 30 segundos de repouso passivo entre cada série. A análise vocal acústica foi realizada através do Multi-Dimensional Voice Program, Modelo 5105, da Kay Pentax. RESULTADOS: na avaliação acústica vocal, após o som hiperagudo, constatou-se o aumento das medidas de frequência fundamental e das medidas de perturbação da frequência fundamental, diminuição das medidas de perturbação da intensidade, ruído, quebra de voz, irregularidade da voz e tremor, mas não houve significância estatística em todas as medidas oferecidas pelo programa. CONCLUSÃO: neste grupo, os sons hiperagudos não produziram efeitos acústicos estatisticamente significantes sobre o sinal vocal.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe acoustic vocal modifications that may occur after the vocal technique production of high-pitched sound in young adult women without voice complaints and with normal larynx. METHODS: 23 subjects participated in the study and signed the Free and Clarified Consent, completed a questionnaire, the ear, nose and throat evaluation was performed with indirect laryngoscopy; stomatognathic system evaluation, and hearing screening. They produced the high-pitched sound in three series of fifteen repetitions, maximum time speech with intervals of 30-second rest between each series. Vocal acoustic analysis was carried out using the Multi-Dimensional Voice Program Model 5105, of Kay Pentax. RESULTS: in the vocal acoustic analysis, we was noted after the high-pitched sound, increasing measures of fundamental frequency and fundamental frequency perturbation, reduction measures of intensity perturbation, noise, voice breaks, voice irregularity and tremor. However, there was no statistical significance in any of the measures offered by the program. CONCLUSION: in this group, the high-pitched sound showed no significant acoustic effects statistically significance on the voice signal.
  • Avaliação do programa de exercícios funcionais vocais de Stemple e Gerdeman em professores Artigos Originais

    Mendonça, Rosangela Alves de; Sampaio, Tania Maria Marinho; Oliveira, Domingos Sávio Ferreira de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar o efeito do Programa de Exercícios Funcionais Vocais de Stemple e Gerdeman em professoras, com e sem alteração vocal, que atuam no ensino fundamental do Município de Niterói-RJ. MÉTODOS: os sujeitos do estudo consistiram de 17 professoras, que aceitaram participar espontaneamente, de um grupo de 222 convidadas. Aplicou-se o programa de exercícios: vogal /i/ sustentada, glissando ascendente e descendente da palavra /nol/, e escala de tons musicais Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, com emissão de /ol/, pelo tempo máximo de fonação. O programa de exercícios foi avaliado por meio da coleta dos dados: exame de vídeoendoscopia laríngea; avaliação perceptivo-auditiva da qualidade vocal (escala RASAT) e variabilidade da fre quência fundamental, ambos por meio da fala espontânea; análise acústica (intensidade - diagrama de desvio fonatório e espectrograma) pelo Programa de software Vox Metria, pré e pós-aplicação do programa, utilizando-se a vogal sustentada [ε]. RESULTADOS: houve aumento de tempo de fonação, da intensidade e da quantidade de harmônicos, além de ampliar a extensão da voz e melhorar a qualidade, resistência e projeção vocal. CONCLUSÃO: o Programa de Exercícios Funcionais Vocais de Stemple e Gerdeman possibilitou maior habilidade das participantes no desempenho profissional, benefícios que se estendem ao social.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: the present research aims at assessing the effects of a Vocal Functional Exercise Program the Stemple and Gerdeman applied to teachers of the Elementary School Education level in the municipality of Niteroi/Brazil, with or without voice alterations. METHODS: the set of subjects consists of 17 female teachers who spontaneously agreed to participate from the initial group of 222 invited teachers. This is the exercise program that was applied: sustained vowel /i/, ascending and descending gliding on the word /nol/, and musical scale tones Do Re Mi Fa Sol - issuing the /ol/ for a maximum time of phonation. The exercise program was evaluated by means of the following tools: the video examination - laryngeal endoscopy; the vocal quality (RASAT scale) and fundamental frequency variability both by means of spontaneous speech; acoustics analysis (intensity - phonation deviation diagram and spectrogram) from the Vox Metria Program, pre and post program application making use of the sustained /ε/ vowel. RESULTS: the results reveal that the teachers presented an increase in the phonation duration, in its intensity, in the greater amount of harmonics and voice extension, therefore, improving their vocal quality, resistance and project. CONCLUSION: the effects of a Vocal Functional Exercise Program the Stemple and Gerdeman applied to teachers enhancing their professional performance, benefits which were then extended to the social ground level.
  • Descrição da qualidade vocal de personagens idosos dos filmes de Hollywood Artigos Originais

    Oliveira, Gisele; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: descrever a qualidade vocal de personagens idosos dos filmes de Hollywood. MÉTODOS: foram colhidas 50 amostras de fala de personagens idosos, 11 do sexo feminino e 39 do masculino, de 38 filmes hollywoodianos dos anos de 1993 a 2001. Através da análise perceptivo-auditiva das amostras de fala, 20 fonoaudiólogos treinados classificaram cada personagem em idoso e não idoso, além de avaliarem as vozes quanto aos seguintes parâmetros citados pela literatura como mais alterados: rouquidão, crepitação, soprosidade, tensão, aspereza, astenia, nasalidade, tremor, modulação, pitch e estabilidade da frequência fundamental. RESULTADOS: após a análise perceptivo-auditiva, foi observado que a grande maioria dos atores (82%) utilizou voz de idoso para representar seus papéis. O marcador mais evidente nas vozes foi alteração na qualidade vocal (92%), demonstrada por crepitação (80%), soprosidade (54%), tensão (38%), rouquidão (30%) e astenia (28%). O segundo marcador mais utilizado pelos atores nas suas representações foi a modulação vocal ampla e variada (44%). Também foram observadas alterações no controle da voz (36%) e instabilidade da frequência fundamental (38%). CONCLUSÃO: a partir dos resultados obtidos pode-se concluir que os filmes de Hollywood caracterizam o idoso através de desvios evidentes na qualidade e modulação da voz, utilizando tipos de vozes alteradas e modulação vocal ampla e instável.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe the vocal quality of Hollywood movies characters playing elderly people roles. METHODS: a total of 50 aged character voice samples were used, 11 female and 39 male, from 38 Hollywood movies from the period between 1993 and 2001. Twenty speech therapists performed a perceptual auditory analysis. The listener's task required classifying each character either as elderly or as adult by their speech features, and also assessing their voices following the parameters that are most frequently addressed in the literature as being disordered at an old age. The parameters were hoarseness, vocal fry, breathiness, strain, roughness, vocal weakness, nasal resonance, tremor, vocal modulation, pitch and fundamental frequency stability. RESULTS: after the perceptual auditory analysis we noted that a great number of actors (82%) used senile voices indicating old age, even though not all of them were elderly. The most salient voice set altered was vocal quality (92%), demonstrated by vocal fry (80%), breathiness (54%), strain (38%), hoarseness (30%), and weak voice (28%). The second vocal set most used by the actors for their roles was extensive vocal modulation (44%). It was also observed that vocal instability (64%) was used by the actors. CONCLUSION: it can be concluded from the results that Hollywood movies characterize the elderly characters through evident deviations in vocal quality and modulation, using disordered types of voices and vocal unstable and extensive modulation.
  • Avaliação e intervenção da disortografia baseada na semiologia dos erros: revisão da literatura Artigos De Revisão

    Fernández, Amparo Ygual; Mérida, José Francisco Cervera; Cunha, Vera Lúcia Orlandi; Batista, Andrea Oliveira; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    TEMA: avaliação e intervenção na disortografia. OBJETIVO: descrever e discutir os achados encontrados na literatura sobre a disortografia segundo a sua definição, etiologia, classificação da semiologia dos erros, quadro clínico, avaliação e intervenção. CONCLUSÃO: a avaliação e a intervenção fonoaudiológica com a disortografia devem estar baseadas na classificação semiológica dos erros, pois desta forma, pode-se compreender cada tipo de erro e os fatores cognitivos ou linguísticos implicados. Isso se associa às orientações aos pais e professores de como enfocar o trabalho com a ortografia, seja em casa ou na escola sem gerar angústia e ansiedade na criança.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: evaluation and intervention in dysortographia. PURPOSE: to describe and discuss findings from researches concerning dysortographia according to its definition, etiology, errors semiology classification, clinical findings, evaluation, and intervention. CONCLUSION: speech language evaluation and intervention should be based on error semiology classification because in this way it is possible to understand each type of error and the linguistic and cognitive factors related to them. This is associated with the orientations to parents and teachers on how to work with orthography at home or at the classroom without causing distress and anxiety to the children.
  • O tétano como doença de base para disfagia Artigos De Revisão

    Silva, Danielle Maria da

    Resumo em Português:

    TEMA: disfagia e tétano. OBJETIVO: apresentar revisão bibliográfica sobre a fisiopatologia do tétano e como a deglutição pode ser afetada por essa doença. CONCLUSÃO: apesar da pouca existência de bibliografia, que relacionem o tétano a disfagia, a pesquisa demonstrou que a deglutição pode ser afetada em todas as suas fases, inclusive a esofágica, devido à contratura muscular decorrente da ação da neurotoxina tetanopasmina.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: swallowing disorders and tetanus. PURPOSE: to review the pathophysiology of tetanus and how swallowing may be affected by this disease. CONCLUSION: despite the low availability of literature that relates tetanus to dysphagia, the search demonstrated data showing that swallowing may be affected at all stages including the esophagus, due to muscle contraction resulting from the action of the tetanospasmin neurotoxin.
  • Perfil da fala do respirador oral Artigos De Revisão

    Nishimura, Cintia Megumi; Gimenez, Sandra Rosa Machado Luz

    Resumo em Português:

    TEMA: alteração de fala em respiradores orais. OBJETIVO: o presente estudo investigou através de levantamento bibliográfico dos últimos dez anos o perfil de fala em respiradores orais. CONCLUSÃO: constata-se a necessidade em realizar estudos mais profundos sobre este assunto para identificar as características da fala dos respiradores orais. Tais informações são muito úteis para o fonoaudiólogo, tanto para a realização de uma boa avaliação como no melhor atendimento destes indivíduos.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: alteration of speech in mouth breathers. PURPOSE: this study carried out a bibliographic review over the last ten years about mouth breathers' speech profile. CONCLUSION: there is a need to carry out more thorough studies on this subject to identify the speech characteristics of mouth breathers. Such information is very useful for the speech therapist, both for making a good assessment as well as for providing the best care for these individuals.
  • Disartria na doença de Wilson: análise de dois casos em fases distintas Relatos De Caso

    Brabo, Natália Casagrande; Cera, Maysa Luchesi; Barreto, Simone dos Santos; Ortiz, Karin Zazo

    Resumo em Português:

    TEMA: disartria na Doença de Wilson. PROCEDIMENTOS: estudo de caso de dois pacientes com o diagnóstico da doença, ambos adultos jovens, do sexo feminino e com seis anos de escolaridade. Quatro fonoaudiólogas realizaram a avaliação perceptivo-auditiva de modo independente, na qual foram investigados os seguintes parâmetros: tipo de voz, loudness, pitch, ataque vocal, instabilidade fonatória e ressonância. O grau de alteração de cada parâmetro foi mensurado através de uma escala analógico-visual. Além disso, foram obtidas medidas de inteligibilidade por transcrição ortográfica. A análise acústica foi realizada por meio do programa Praat, com a obtenção de medidas de frequência fundamental, de perturbação e ruído e medidas temporais. RESULTADOS: a fala de ambos os pacientes foi caracterizada por: redução do tempo máximo de fonação, voz soprosa e tensa, ataques vocais aspirados, instabilidade vocal, aumento de shimmer e proporção ruído-harmônico, hipernasalidade, redução da diadococinesia oral, da inteligibilidade e da velocidade da fala. Os resultados obtidos sugeriram que o paciente que cursa com a Doença de Wilson há mais tempo, apresentou prejuízo mais acentuado na maioria dos parâmetros perceptuais e acústicos analisados. CONCLUSÃO: foram identificadas manifestações comuns entre os casos, as quais podem constituir-se em traços característicos da fala de pacientes disártricos com Doença de Wilson. Todavia, diferenças também foram evidenciadas, as quais podem estar relacionadas ao tempo de evolução da doença.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: dysarthria in Wilson's disease. PROCEDURES: case study of two patients with disease's diagnosis, both young female adults, with six years of schooling. Perceptual analysis was done by four speech therapists. The following parameters were assessed: voice quality, loudness, pitch, vocal attack, vocal stability and resonance, as well as the degree of deviated parameters, measured by a visual analogue scale. In addition, the intelligibility was analysed by an orthographic transcription method. Praat 4.4.13 software was used for acoustic analysis. Fundamental frequency, phonatory stability, noise and temporal measures were equally assessed. RESULTS: both patients have a speech characterized by: maximum phonation time reduced, breathiness and strained harsh voice quality, voice stoppages, transient breathiness, increased shimmer and noise-to-harmonics ratio, hypernasality. Oral diadochokinesia, speech rate and intelligibility of speech were reduced. The results suggested that the patient who showed Wilson's disease for longer time showed more acute impairments in most of the analyzed perceptual and acoustic parameters. CONCLUSION: both cases showed similar caracteristics. These features seem to be typical in dysarthric patients with Wilson's disease. However, differences were also observed, and can be related to the disease's evolution.
  • Síndrome de woakes e suas manifestações audiológicas: relato de caso Relatos De Caso

    Hanazumi, Aline; Carvalho, Laura Maria Araújo de; Gil, Daniela

    Resumo em Português:

    TEMA: manifestações audiológicas na síndrome de Woakes. PROCEDIMENTOS: A.A.R., uma paciente adulta com diagnóstico de Síndrome de Woakes foi submetida a anamnese, audiometria tonal, logoaudiometria, medidas de imitância acústica e reavaliação das próteses auditivas. Além disso, realizou-se um levantamento do prontuário da paciente. RESULTADOS: a análise dos resultados audiológicos em três oportunidades indicou: configuração audiométrica plana, sendo que nos dois primeiros registros foi verificada uma perda auditiva do tipo mista, e, em 2006, uma perda auditiva do tipo neurossensorial de grau moderadamente severo, com curva timpanométrica tipo B, ausência de reflexos acústicos bilateralmente e IPRF compatível com o tipo e grau da perda auditiva. Houve piora de aproximadamente 15 a 20dB nos limiares auditivos por via aérea, e, de 15 a 30 dB via óssea, entre 1996 e 2006. CONCLUSÃO: a avaliação audiológica revelou perda auditiva bilateral com alteração das medidas de imitância acústica, sendo que o estudo das manifestações clínicas da Síndrome de Woakes permitiu aceitar a coexistência entre a perda auditiva neurossensorial e curva timpanométrica tipo B.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: audiological manifestations in Woake`s Syndrome. PROCEDURE: a female adult patient diagnosed with Woake's Syndrome has undergone clinical history, pure tone audiometry, speech audiometry, acoustic immittance measures and revision of hearing aids. Her record files were also reviewed. RESULTS: three different pure tone audiometries were compared and indicated: flat audiometric configuration, with two evaluations indicating mixed hearing loss, and, in 2006, a moderate-to-severe sensorineural hearing loss with flat tympanograms, absence of acoustic reflexes bilaterally and good WRS. An increase of about 15 dB to 20dB of pure tone thresholds and 15 dB to 30 dB of bone thresholds was observed in 10 years of evolution. CONCLUSION: the study of the clinical manifestations concerning Woakes´s Syndrome allowed the acceptance of the coexistence between the sensory neural hearing loss and the type B tympanometric curve.
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