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Revista CEFAC, Volume: 12, Número: 5, Publicado: 2010
  • "Órgãos" ou "estruturas" fonoarticulatórias: um deslinde teórico - conceitual

    Chávez, Franklin Susanibar; Chocano, Alejandro Dioses
  • Avaliação da manobra de reposicionamento de Epley em indivíduos com vertigem posicional paroxística benigna Artigos Originais

    Costa, Viviane de Souza Pinho; Marchiori, Luciana Lozza de Moraes; Melo, Juliana Jandre; Guedes Rogério, Fernando Raphael Pinto; Amâncio, Mariana Kuss; Fontana, Any Danielle; Nascimento, Camila Gonçalves do

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar os parâmetros estabilométricos após a manobra de reposicionamento de Epley em indivíduos com Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB) previamente confirmada através da manobra de Dix-Hallpike. MÉTODOS: estudo experimental que incluiu pacientes que apresentaram VPPB com nistagmo de posicionamento à prova de Dix-Hallpike, avaliados no ano de 2008, no Ambulatório Multidisciplinar de Vertigem, e que foram submetidos à manobra de reposicionamento de Epley e avaliados quanto ao equilíbrio postural pelo exame de Estabilometria, antes e após a citada manobra. RESULTADOS: os 13 indivíduos do gênero feminino com idade variando de 15 a 78 anos com VPPB, previamente confirmados e selecionados para a pesquisa, apresentaram melhora estatisticamente significante em parâmetros estabilométricos verificados da primeira para a segunda avaliação, confirmando melhora do equilíbrio postural, após a manobra de Epley. CONCLUSÃO: nesta pesquisa a manobra de reposicionamento de Epley mostrou-se como um procedimento de intervenção importante para a melhora das respostas do equilíbrio postural em indivíduos com VPPB avaliados pela estabilometria.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate the stabilometry parameters after Epley's maneuver in individuals with BPPV previously confirmed through Dix-Hallpike maneuver. METHODS: an experimental study which included patients with BPPV with positional nystagmus taking Dix-Hallpike's test and assessed in 2008, at the Multidisciplinary Vertigo Ambulatory, and who were also submitted to Epley's maneuver and assessed as for their postural balance through a stabilometry exam, both before and after such maneuver. RESULTS: the 13 female subjects with ages ranging from 15 to 78 years with previously confirmed BPPV, who were selected for the research, showed a significant statistically improvement regarding their postural balance after Epley's maneuver in all analyzed parameters as for both exams. CONCLUSION: in this research the Epley's maneuver was shown as a procedure of important intervention for improving the answers of postural balance in individuals with BPPV evaluated by the stabilometry.
  • Índice percentual de reconhecimento de sentenças no silêncio e no ruído: efeitos da aclimatização no indivíduo avaliado sem as próteses auditivas Artigos Originais

    Santos, Sinéia Neujahr dos; Petry, Tiago; Costa, Maristela Julio

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar o efeito da aclimatização no reconhecimento de sentenças no silêncio e no ruído, em novos usuários de próteses auditivas, avaliados sem as mesmas, antes e após o período de aclimatização. MÉTODOS: participaram do estudo 40 indivíduos, idade entre 28 e 78 anos, que possuíam perda auditiva neurossensorial de grau leve a moderadamente severo, e estavam iniciando o processo de seleção e adaptação de próteses auditivas. Os testes foram realizados em diferentes sessões: antes da adaptação das próteses auditivas, 14 dias e três meses após a adaptação. Foi aplicado o teste Listas de Sentenças em Português (COSTA, 1997), em campo livre, no silêncio e no ruído, ambos em intensidade fixa de 65 dB A, na qual foram obtidos os índices percentuais de reconhecimento de sentenças no silêncio (IPRSS) e no ruído (IPRSR). RESULTADOS: os valores médios obtidos para o IPRSS na 1ª, 2ª e 3ª sessões foram, respectivamente, 65%; 72% e 83% dB A. Já as médias dos IPRSR para a 1ª, 2ª e 3ª sessões foram 51%; 58% e 59% dB A. Ao comparar os resultados obtidos entre as sessões, foi verificada diferença estatisticamente significante, para o IPRSS, entre 1ª e a 3ª e entre a 2ª e a 3ª sessão e, para o IPRSR, entre a 1ª e a 2ª e entre a 1ª e a 3ª sessão. CONCLUSÃO: os indivíduos melhoraram seu desempenho ao longo do uso das próteses auditivas, mesmo sendo avaliados sem as mesmas e essa melhora pode estar relacionada ao efeito da aclimatização.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the effect of acclimatization on sentence recognition in quiet environment and under noise, in new users of hearing aids, evaluated without their use, before and after the acclimatization period. METHODS: the study comprised 40 individuals, aged between 28 and 78year old with mild to moderate sensorineural hearing loss. They were starting the selection and adaptation process of hearing aids. The tests were conducted in three sessions, before the adaptation of hearing aids, fourteen days and three months later, respectively. they were applied to Portuguese Sentences Lists test (COSTA, 1997), in free field, in quiet environment and under noise, both in fixed 65 dB A intensity, in which we obtained the percentual indexes of sentences recognition in quiet environment (PISRQ) and under noise (PISRN). RESULTS: the mean values for PISRQ in the 1st, 2nd and 3rd sessions were, respectively, 65%; 72% e 83% dB A. The mean values of PISRN for the 1st, 2nd and 3rd sessions were 51%; 58% e 59% dB A, respectively. While comparing the results between sessions, there was a statistically significant difference for PISRQ between the 1st and 3rd e and between the 2nd and 3rd session, and for PISRN, between the 1st and 2nd e and between the 1st and 3rd session. CONCLUSION: the subjects improved their performance using hearing aids, even being evaluated without them, and this improvement may be related to the acclimatization effect.
  • Envelhecimento e ordenação temporal auditiva Artigos Originais

    Liporaci, Flávia Duarte; Frota, Silvana Maria Monte Coelho

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar o processamento auditivo em idosos através do teste de ordenação temporal (Padrão de Duração) e verificar se a presença de perda auditiva influencia no desempenho deste teste. MÉTODOS: 65 idosos foram avaliados (46 mulheres e 19 homens), entre 60 e 79 anos. Os participantes responderam a uma anamnese, realizaram mini-exame do estado mental e avaliação audiológica básica. Os participantes foram alocados e estudados em um grupo único e também divididos em três grupos denominados G1, G2 e G3. De acordo com os resultados audiométricos, classificou-se o G1 (audição normal para as médias de 0,5/1/2 kHz e de 3/4/6 kHz), o G2 (audição normal ou perda auditiva de grau leve para a média de 0,5/1/2 kHz e grau leve para a média de3/4/6 kHz ) e o G3 (audição normal ou perda auditiva de grau leve para a média de 0,5/1/2 kHz e grau moderado para a média de3/4/6 kHz). Foi realizado o teste Padrão de Duração, que avalia a ordenação temporal, a 50dBNS. Para a análise dos resultados foi utilizado o teste estatístico não-paramétrico de Kruskal-Wallis e o teste do qui-quadrado, sendo considerado como significante um p < 0,05. RESULTADOS: em toda a amostra a média de porcentagem de acertos foi de 63,1%. Nos grupos, as médias de acertos foram de 57,5%, 69% e 63,9% para o G1, G2 e G3, respectivamente. CONCLUSÃO: a presença de perda auditiva não influenciou nos resultados do teste padrão de duração.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate the auditory processing in elderly through temporal resolution (Duration Pattern) test and to check if the presence of hearing loss influences the performance of this test. METHODS: 65 elderly listeners were evaluated (46 women and 19 men), with ages ranging from 60 and 79 year old. All of them answered an anamnesis and passed through a mini mental state examination and basic audiological evaluation. The participants were placed and studied in a single group and also divided into three groups referred to as G1, G2 and G3. According to the audiometric results we classified the G1 (normal hearing for the averages of 0.5/1/2 kHz and 3/4/6 kHz), the G2 (normal hearing or mild hearing loss for the average of 0.5/1/2 kHz and mild hearing loss for the average of 3/4/6 kHz ) and the G3 (normal hearing or mild hearing loss for the average of 0.5/1/2 kHz and moderate hearing loss for the average of 3/4/6 kHz). The Duration Pattern Test that evaluates the temporal resolution was carried out at 50 dBSL. For analyzing the results we used the non-parametric statistical test of Kruskal-Wallis and Chi - square, considering a significant p < 0.05. RESULTS: in the whole sample, the average of percentage concerning correct responses was 63.1%. In the groups, the average percentage of correct responses was 57.5%, 69% and 63.9% to G1, G2 and G3, respectively. CONCLUSION: the presence of hearing loss did not influence the results of the Duration Pattern Test.
  • Efeito de supressão das emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente em lactentes de risco para perda auditiva nascidos pré-termo Artigos Originais

    Amorim, Aline Mizozoe de; Lewis, Doris Ruthy; Rodrigues, Gabriela Ribeiro Ivo; Fiorini, Ana Claudia; Azevedo, Marisa Frasson de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a ocorrência e a magnitude do efeito de supressão das emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente, em lactentes nascidos pré-termo, com indicadores de risco para perda auditiva. MÉTODOS: a supressão das emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente foi realizada em 15 lactentes nascidos pré-termo. O equipamento utilizado foi o ILO USB II V6 Clinical OAE, de marca Ododynamics. O estímulo clique linear foi apresentado a 60 dB pe NPS (± 5) e o ruído contralateral (ruído branco) a 60 dB NPS (± 5). RESULTADOS: Dos 15 lactentes, apenas um não apresentou supressão bilateralmente. Dentre os 14, quatro não apresentaram supressão na orelha esquerda. A ocorrência do efeito de supressão foi de 93,3% na população estudada, sendo 71,4% de efeito bilateral e 28,6% de efeito unilateral. Os resultados indicaram diferença estatisticamente significante entre as orelhas. Não foram observadas diferenças estatisticamente significantes com relação as variáveis idade atual e idade gestacional. Os lactentes do sexo masculino apresentaram respostas maiores quando comparados aos do sexo feminino. CONCLUSÕES: a maioria da população estudada apresentou efeito de supressão das emissões otoacústicas. O ruído branco apresentado contralateralmente reduziu o nível de resposta das EOAT, demonstrando a participação do sistema eferente medial no efeito de supressão. As respostas foram diferentes segundo as variáveis lado da orelha e sexo, sendo maiores na orelha direita e no sexo masculino.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to study the occurrence and magnitude of the transient otoacoustic emissions suppression in pre-term infants with high risk for hearing loss. METHODS: the study was carried out in 15 pre-term infants. The used equipment was ILO USB II V6 Clinical OAE Software from Ododynamics. The used stimulation was linear clicks displayed at the intensity of 60 dB pe SPL (± 5). The contralateral noise (white noise) was set at 60 dB SPL (± 5). RESULTS: From 15 infants, only one did not show bilateral suppression. Suppression effect was shown on 93.3% of the subjects, being 71.4% for both ears and 28.6% for only one ear. The results showed that there was a significant statistical difference between the right and left ears. We could not observe significant differences when actual and gestational age were analyzed. The baby boys showed higher responses when compared to baby girls. CONCLUSIONS: most of the studied population showed OAE suppression effect. White noise was found in the contralateral ear, and reduced the response level of the transient otoacoustic emissions, demonstrating the participation of the efferent system. The responses were different considering the side of the ear, being higher on the right ear and for boys.
  • A prática docente frente à desatenção dos alunos no Ensino Fundamental Artigos Originais

    Micaroni, Natália Inhauser Rótoli; Crenitte, Patrícia Abreu Pinheiro; Ciasca, Sylvia Maria

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Identificar o conhecimento e os conceitos estabelecidos pelos professores sobre a atenção e sua relação com a aprendizagem. MÉTODOS: Foi realizado levantamento e a análise de dados coletados por meio de um questionário com múltipla escolha. O questionário apresentou 4 questões referentes às atitudes práticas do professor frente à desatenção e 8 questões referentes ao conhecimento dos professores sobre a atenção, nas quais foi atribuída uma pontuação. Os dados foram analisados qualitativamente e quantitativamente, por meio de análise estatística descritiva e aplicação do teste não paramétrico de Kolmogorov-Smirnov, para análise da distribuição dos dados. RESULTADOS: Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstraram que os professores, embora saibam que há diferença entre Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) e desatenção, possuem dificuldades em identificar situações em que ocorre TDA e desatenção, em diferenciar dispersão e distração, em identificar situações que envolvem atenção e os fatores que a limitam. CONCLUSÃO: Os professores participantes da pesquisa demonstraram conhecimento inconsistente sobre os desdobramentos da atenção e desatenção, que são elementares para subsidiar uma prática diária.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To identify the knowledge and the concepts established by teachers about attention and its relationship to learning. METHODS: The methodology used in this study was a survey and analysis of data collected by using a multiple choice questionnaire. The questionnaire had 4 questions regarding the practical attitudes of teachers about inattention and 8 questions regarding teachers' knowledge about attention, in which it was given a score. Data were analyzed qualitatively and quantitatively, by means of a descriptive statistical analysis and applying the nonparametric Kolmogorov-Smirnov test for analyzing data distribution. RESULTS: The results of this research showed that teachers, although knowing that there is difference between Attention Deficit Disorder (ADD) and inattention, have difficulty in identifying situations in which there are ADD and inattention, differentiating the dispersion and distraction, in order to identify situations involving attention and the factors that limit it. CONCLUSION: the teachers who took part in the survey gave evidence of inconsistent knowledge about the unfolding of attention and inattention, which is fundamental for subsidizing the daily practice.
  • O uso das estratégias de reparo, considerando a gravidade do desvio fonológico evolutivo Artigos Originais

    Ghisleni, Maria Rita Leal; Keske-Soares, Márcia; Mezzomo, Carolina Lisbôa

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar a relação entre as estratégias de reparo utilizadas pelo grupo com desvio fonológico evolutivo (DFE) e a gravidade do desvio apresentado. MÉTODOS: amostra de fala de 12 sujeitos (6 meninos e 6 meninas), idades entre 4:00 a 6:11;29, com diagnóstico de desvio fonológico evolutivo. Os dados foram analisados estatisticamente através do Pacote Computacional VARBRUL em ambiente Windows (Varbwin). RESULTADOS: a gravidade de Desvio Severo (DS) tem maior probabilidade de realizar plosivização, posteriorização, e outras, assim como semivocalização. A Gravidade de Desvio Moderado-Severo (DMS) favorece a ocorrência de anteriorização, dessonorização e outras. A Gravidade do Desvio Médio-Moderado favorece a posteriorização, a semivocalização e a dessonorização. A Gravidade de Desvio Médio apresentou maior probabilidade de realização de posteriorizações e anteriorizações. CONCLUSÃO: quanto maior a gravidade do desvio fonológico, mais as crianças utilizam estratégias de reparo, pois ainda não conhecem o segmento ou trata-se de produção que ainda não dominam.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the relation between the repair strategies used by the EPD group and the severity of their disorder. METHODS: speech sample concerning 12 subjects (6 boys and 6 girls), aged between 4:00 and 6:11;29, diagnosed with evolutional phonological disorder. The data were statically analyzed in the Computer Package VARBRUL under Windows environment (Varbwin). RESULTS: the severity of Severe Disorder (SD) shows more probability for occurring plosivization, posteriorization, and others, and also semivocalization. The severity of Moderate-Severe Disorder (MSD) favors the occurrence of anteriorization, desonorization, and others. The severity of Mild-Moderate Disorder favors posteriorization, semivocalization and desonorization. The severity of Mild Disorder showed more probability for making posteriorizations and anteriorizations. CONCLUSION: the greater the severity of the phonological disorder is, more children use repair strategies, whether because they do not know the segment yet or because they do not master its production.
  • Análise psicolinguística e cognitivo-linguística das provas de habilidades metalinguísticas e leitura realizadas em escolares de 2ª a 5ª série Artigos Originais

    Cunha, Vera Lúcia Orlandi; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: analisar o desempenho de escolares de 2ª a 5ª série do ensino fundamental em provas de habilidades metalinguísticas e leitura segundo critérios psicolinguísticos e cognitivo-linguísticos e verificar similaridade e diferenças entre as análises. MÉTODOS: participaram 120 escolares de 2ª a 5ª série do ensino municipal, de ambos os gêneros, na faixa etária de sete a 12 anos de idade, divididos em 4 grupos de 30 escolares de cada série. Os escolares foram submetidos à aplicação de provas de habilidades metalinguísticas e de leitura. RESULTADOS: houve diferença estatisticamente significante entre os grupos nas habilidades metalinguísticas, nas regras de decodificação de palavras reais e pseudopalavras para todas as variáveis na leitura de palavras reais, com exceção do erro tipo Recusas, com médias superiores para Tentativas de Som Mal Sucedidas e Falha na Aplicação de Regras Ortográficas, indicando que esses tipos de erros foram os de maior ocorrência. Na leitura de pseudopalavras houve diferença estatisticamente significante em Tentativas de Som Mal Sucedidas, indicando que os escolares apresentaram desempenho inferior na decodificação de palavras que exigiram a utilização de informação fonológica. CONCLUSÃO: a adoção de critérios psicolinguísticos ou cognitivo-linguísticos na avaliação da leitura de palavras e pseudopalavras juntamente com a avaliação das habilidades metalinguísticas fornecem subsídios para a compreensão de como o escolar vem processando os complexos princípios do sistema de escrita do português do Brasil, além de dar o suporte necessário à compreensão das dificuldades específicas apresentadas pelos escolares, orientando o profissional fonoaudiólogo em relação aos objetivos precisos no seu atendimento.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the performance of the metalinguistic skills and reading tests in students from 2nd to 5th grades of elementary education, according to psycholinguistic and cognitive-linguistic criteria and to check similarities and differences between the analyses. METHODS: 120 students from 2nd to 5th grades of a municipal school, of both genders, in the age ranging from 7 to 12 year old, divided into 4 groups for each grade. The students were submitted to tests of metalinguistic skills and reading. RESULTS: there were statistically significant differences among the groups in the metalinguistic skills, in the decoding of real words and non-words, for each variable, with exception for the 'Refusal' mistake type, with superior average for the types related to unsuccessful sound attempts and failure in the use of orthography, indicating that these types of mistakes were of larger occurrence. In the non-words reading there were statistically significant differences in unsuccessful sound attempts indicating that the students had lower performance in the decoding of words that demanded the use of phonological information. CONCLUSION: the adoption of the psycholinguistic and cognitive-linguistic criteria in evaluating real words and non-words' reading, along with the evaluation of the metalinguistic skills provide subsidies to the understanding of the way the students were processing the complex writing system of Brazilian Portuguese, besides to giving the necessary support to the comprehension of the specific difficulties showed by the students, guiding the speech and language professional in relation to the direct purposes in their work.
  • A importância da comunicação não-verbal do professor universitário no exercício de sua atividade profissional Artigos Originais

    Sousa, Luisa de Fátima Lucena de; Leal, Ana Lúcia; Sena, Ester Feijó Correia de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a importância da comunicação não-verbal do professor no exercício de sua atividade profissional. MÉTODOS: a presente pesquisa foi realizada no período de março a maio de 2008. A população de estudo foi composta por alunos de dois cursos de graduação (Ciências Biológicas e de Fonoaudiologia). Foram escolhidos, aleatoriamente, alunos de cada turma, independente de sexo ou idade, compondo um total de 63 alunos. RESULTADOS: os dados obtidos mostraram que, independente da sua formação (se fonoaudiólogo ou não), todos consideraram que a comunicação não-verbal do professor é um importante fator na transmissão das mensagens. CONCLUSÃO: a pesquisa mostrou que os entrevistados avaliaram a comunicação não-verbal como importante para a efetividade da interação, podendo interferir no desempenho do docente em sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the importance of non-verbal communication for teachers in the exercise of their professional activities. METHODS: this research was conducted during the period from March to May, 2008. The studied population was made up of students from the two under-graduation courses the (Biological sciences and speech therapy). They were chosen randomly, 63 students, regardless of gender or age. RESULTS: data obtained showed that, regardless of their training (whether or not speech therapist), everybody considered that the non-verbal communication of the teacher is an important factor in the transmission of messages. CONCLUSION: the research showed that the investigated students and teachers evaluated the non-verbal communication as important for the effectiveness of interaction and can interfere in the performance of teachers in the classroom.
  • Disfunções temporomandibulares: sinais, sintomas e abordagem multidisciplinar Artigos Originais

    Donnarumma, Mariana Del Cistia; Muzilli, Carlos Alberto; Ferreira, Cristiane; Nemr, Kátia

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar perfil, queixa e principais sinais e sintomas de uma amostra de pacientes com disfunção temporomandibular que estiveram ou estão em tratamento ortodôntico e observar a ocorrência de atendimentos multidisciplinares. MÉTODOS: foram coletados dados de 125 prontuários em uma clínica odontológica da cidade de Sorocaba e os itens analisados nos prontuários foram: sexo, idade, profissão, queixa, três principais sinais e sintomas dos pacientes e se houve encaminhamento para avaliação fonoaudiológica, fisioterápica e psicológica. RESULTADOS: predominância feminina, sendo 107 mulheres (85,6%) e 18 homens (14,4%). Média de idade de 35 anos, sendo a menor idade 14 anos e a maior 74 anos. Relação da disfunção temporomandibular com as profissões: 43 (34,4%) eram profissionais com vínculo empregatício. Queixa trazida pelo paciente: dor na região da articulação temporomandibular e masseter: 86 - (68,8%). Três principais sinais e sintomas observados na avaliação ortodôntica: dor na região da articulação temporomandibular e masseter: 98 - 78,4%; estalos unilaterais: 55 - 44% e travamento: 23 - 18,4%. Conduta de encaminhamentos: fonoaudiologia 59 (47,2%); fisioterapia 40 (32%) e psicologia 53 (42,4%). CONCLUSÃO: na amostra pesquisada, a prevalência de casos de disfunção temporomandibular foi maior no sexo feminino, com queixa de dor. Os principais sinais e sintomas foram: dor, estalo unilateral e travamento e houve encaminhamento para atendimentos multidisciplinares nas áreas de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the main signs and symptoms of a sample of patients with temporomandibular dysfunction that were or are under orthodontic treatment and observe if there was a possible multidisciplinary treatment. METHODS: data from 125 medical records collected in a orthodontic clinic located in Sorocaba and the analyzed items were: gender, age, profession, complains, three main signs and symptoms of the patients and if they had been submitted to evaluation with a speech therapist, physiotherapist and psychological. RESULTS: feminine predominance, being 107 women (85.6%) and 18 men (14.4%). Average of age: 35 year-old, being the smallest age 14 years and the largest 74 years. Relationship of temporomandibular dysfunction with the professions: 43 - (34.4%) were professional with contract of employment. Complaint brought by the patient: pain in the area of temporomandibular articulation and masseter: 86 - (68.8%). Three main signs and symptoms observed in the orthodontic evaluation: pain in the temporomandibular articulation and masseter area: 98 - 78.4%; unilateral cracks: 55 - 44% and locking: 23 - 18.4%. Conduct of referrals: speech therapy 59 - (47, 2%); physiotherapy 40 (32%) and psychology 53 (42.4%). CONCLUSION: in the researched sample, the prevalence of cases related to temporomandibular dysfunction was higher in the feminine gender, with pain complaint. The main signs and symptoms were: pain, unilateral crack and locking and there was a referral for multidisciplinary cares for speech therapy, physiotherapy and psychology areas.
  • Alterações no modo respiratório, na oclusão e na fala em escolares: ocorrências e relações Artigos Originais

    Berwig, Luana Cristina; Silva, Ana Maria Toniolo da; Busanello, Angela Ruviaro; Almeida, Flávia Leães de; Bolzan, Geovana de Paula; Hennig, Tais Regina; Krob, Clarissa Flores Oliveira

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a ocorrência de alterações no modo respiratório, má oclusão e distúrbio articulatório, bem como a relação entre as mesmas, em crianças de escolas públicas do município de Santa Maria/Rio Grande do Sul. MÉTODOS: 308 crianças de ambos os sexos, com idades entre 6 e 11 anos, foram submetidas às avaliações fonoaudiológica e ortodôntica, sendo selecionadas 235, de acordo com critérios de inclusão e exclusão. Das informações coletadas nas avaliações, consideraram-se o modo respiratório, a classificação da oclusão segundo Angle e as alterações oclusais vertical e transversal, bem como o distúrbio articulatório. RESULTADOS: 60,43% crianças apresentaram alterações no modo respiratório; 97,02% más oclusões de Angle; 28,94% alteração oclusal vertical e transversal e 14,89% apresentaram distúrbio articulatório. Relações significativas foram encontradas entre distúrbio articulatório e alteração oclusal vertical e transversal, modo respiratório e má oclusão de Angle e entre má oclusão de Angle e alteração oclusal vertical e transversal. CONCLUSÃO: as más oclusões e as alterações do modo respiratório foram frequentes no grupo de escolares estudados. As relações verificadas reforçam a ideia de que existe uma estreita relação entre as estruturas e funções do sistema estomatognático, razão pela qual merecem atenção de diversos profissionais da área da saúde.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the occurrence of articulation disorders, alterations in breathing mode and malocclusion as well as the relation among theses variables in public-school children. METHODS: 308 female and male children aged between 6 and 11 years were submitted to speech pathologic and orthodontic evaluations, being selected 235. From the information collected in the evaluations, we considered: breathing mode, malocclusion by Angle's classification and transverse alterations, as well as articulation disorder. RESULTS: 60.43% children had presented breathing mode alterations; 97.02% Angle malocclusion; 28.94% transverse occlusion alterations and 14.89% articulation disorder. Statistically significant relations were found between articulation disorder and transverse occlusion alterations, breathing mode and Angle malocclusion and between Angle malocclusion and transverse occlusion alterations. CONCLUSION: the malocclusions and alterations referring to breathing mode were frequent in the studied group. The found relationships reinforce the idea that there is a narrow relationship between the structure and the function of the stomatognathic system, and for that reason they deserve attention from several health professionals.
  • Disfagia orofaríngea em crianças com síndrome Cornélia de Lange

    Foroni, Priscila Martins; Beato, Anne Marques; Valarelli, Liciane Pinelli; Trawitzki, Luciana Vitaliano Voi

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: descrever os achados das fases oral e faríngea da deglutição, bem como os aspectos sensório-motores orofaciais relevantes em crianças com a síndrome Cornélia de Lange. MÉTODOS: trata-se de relato de caso, retrospectivo. Realizou-se análise descritiva de quatro protocolos de avaliação fonoaudiológica da deglutição da rotina do Serviço de Fonoaudiologia de crianças com a síndrome Cornélia de Lange, de ambos os sexos, com faixa etária entre 1:2 e 9:6 anos, encaminhadas para avaliação clínica e videofluoroscópica da deglutição em um hospital público universitário. Analisou-se os aspectos das fases oral e faríngea da deglutição por meio da avaliação clínica do sistema sensório-motor orofacial, avaliação clínica funcional e videofluoroscópica. RESULTADOS: As alterações do sistema sensório-motor orofacial mais encontradas foram a hipersensibilidade e a hipertonia muscular da região orofacial. Na fase oral da deglutição, dentre as alterações observadas, destacaram-se a presença de vedamento labial ineficiente, escape oral anterior do bolo alimentar, inadequada formação/organização do bolo e ejeção oral deficiente. Na fase faríngea, observou-se ausculta cervical alterada, refluxo nasal, excursão hiolaríngea reduzida, presença de resíduo em trânsito faríngeo após a deglutição, penetração laríngea e aspiração laringotraqueal. A disfagia orofaríngea foi encontrada em todas as crianças. CONCLUSÃO: Os achados encontrados apontaram alterações nos aspectos sensório-motores orofaciais e comprometimento na biomecânica da deglutição. As importantes alterações na deglutição evidenciadas nos casos descritos podem corresponder a manifestações típicas da síndrome Cornélia de Lange.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to describe the findings for the oral and pharyngeal phases of swallowing, as well as the relevant orofacial sensorimotor aspects for children with Cornelia de Lange syndrome. METHODS: This is a retrospective case report. We performed a descriptive analysis of four protocols for speech evaluation of swallowing, routinely used in the Speech Therapy Service and applied to children with Cornelia de Lange syndrome of both genders, with age going from 1:2 to 9:6 years, referred for clinical and videofluoroscopic evaluation of swallowing to a public university hospital. Aspects of the oral and pharyngeal of swallowing were analyzed using clinical functional and videofluoroscopic evaluation. RESULTS: the changes in the orofacial sensorimotor system that were most detected are hypersensitivity and muscle hypertonia of the orofacial region. Among the changes observed in the oral phase of swallowing, was the presence of labial closure inefficient, previous oral escape of the food, inadequate bolus formation/organization and deficient oral ejection. In the pharyngeal phase there was a change in cervical auscultation, nasal reflux, reduced hyolaryngeal excursion, pharyngeal residue after deglutition, laryngeal penetration, and laryngotracheal aspiration. Oropharyngeal dysphagia was detected in all children. CONCLUSION: these findings indicate changes in the orofacial sensoriomotor aspects and impaired swallowing biomechanics. The important alterations in swallowing detected in these cases may correspond to typical manifestations of Cornelia de Lange syndrome.
  • Sintomas vocais e perfil de professores em um programa de saúde vocal Artigos Originais

    Choi-Cardim, Karin; Behlau, Mara; Zambon, Fabiana

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar sintomas vocais de dois grupos de professores que foram avaliados em momentos distintos de um programa de saúde vocal. MÉTODOS: correlacionar condições de trabalho e hábitos com o número de sintomas vocais apresentados por 411 professores, agrupados em G1 (256 sujeitos a serem submetidos ao programa preventivo) e G2 (155 sujeitos a serem submetidos ao programa preventivo e de tratamento). RESULTADOS: em ambos os grupos observou-se predomínio de mulheres (p = 0,550), entre 31 e 40 anos (p = 0,557), lecionando para mais de um grau de ensino (p = 0,345) com até 30 alunos/sala (p = 0,521), com presença de ruído no trabalho (p = 0,660), que relataram cuidados vocais (p = 0,231) e utilizavam voz extra-profissionalmente (p = 0,713), não tabagistas (p = 0,010) nem alcoolistas (p = 0,029). Em contrapartida, no G1 observou-se carga horária diária de trabalho de até 5 horas, enquanto a maior parte do G2 trabalhava de 6 a 10 horas (p < 0,001). Enquanto 51% do G1 não procuraram otorrinolaringologista/ fonoaudiólogo por alterações vocais, 68,38% do G2 já o haviam feito (p < 0,001). O número de sintomas vocais foi elevado para ambos (> 4) os grupos; sendo a média de 3,5 (57%) para G1 e 5,8 (98,05%) para G2 - (p < 0,001). CONCLUSÃO: apesar de perfis semelhantes, houve média maior de sintomas vocais no G2, demonstrando que estes procuraram o serviço fonoaudiológico com maior risco de alteração vocal, possivelmente devido à mudança de intervenção do programa que, oferecendo a reabilitação vocal, atraiu professores com mais alterações. Assim, são importantes programas de saúde vocal tanto focados em prevenção quanto tratamento vocal, pois contribuirão para a qualidade de trabalho e de vida desses profissionais.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze vocal symptoms from two groups of teachers assessed during two different instances of a vocal health program. METHODS: correlate work conditions and habits with the number of vocal symptoms submitted by 411 teachers divided into G1 (256 subjects to be submitted to a prevention program) and G2 (155 subjects to be submitted to a prevention and treatment program). RESULTS: it was observed that in both groups there was a larger number of women (p=0.550), aged 31 to 40 years (p=0.557), teaching for more than one grade (p=0.345) and with up to 30 students per class (p=0.521); they related presence of noise in their work environment (p=0.660), used to take care of their voices (p=0.231), were non-smokers (p=0.010), used their voices in extra-professional activities and did not have the habit of drinking. On the other hand, both groups were different upon relating daily work hours; in G1 most teachers worked up to 5 hours a day, and in G2 most of them used to work 6 to 10 hours a day. G1 had 51% of individuals who did not search for a laryngologist's or speech pathologist's help when needed while in G2 a higher percentage of individuals (68.38%) had already looked for a specialist due to voice disorders. Both groups had a large number of voice symptoms (> 4), in G1 the mean number of symptoms was 3.5 while in G2 it was 5.8; demonstrating a statistically higher percentage of symptoms in G2 (98.05%) than in G1 (57%) - p<0.001. CONCLUSION: although both groups had similar profiles, a higher mean of vocal symptoms was found in G2, meaning that this group looked for the speech pathology assistance already with a higher risk of voice disorders, possibly due to the usage of a different type of intervention (by offering a vocal rehabilitation), which attracted teachers with more disorders. Thus, it is very important to offer vocal health programs focusing both prevention as well as vocal treatment, because these will contribute not only to the subjects' work but also to their quality of life.
  • Parâmetros espectrais da voz em crianças respiradoras orais

    Viegas, Danieli; Viegas, Flávia; Atherino, Ciríaco Cristovão Tavares; Baeck, Heidi Elisabeth

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: investigar parâmetros espectrais (f0 e formantes) descritivos da voz de crianças respiradoras orais, visando contribuir na caracterização desta população e, consequentemente, na efetividade do diagnóstico. MÉTODOS: foram selecionadas 50 crianças respiradoras orais e 101 crianças com respiração nasal de ambos os gêneros entre cinco e dez anos. Os sinais de fala foram obtidos a partir das gravações de sentenças-veículo e os segmentos das vogais orais [a], [i] e [u] do português falado no Brasil em posição tônica foram selecionados para a estimação da frequência fundamental (f0) e da frequência dos três primeiros formantes (F1, F2 e F3). O software Praat foi utilizado para gravar, recortar e processar os sinais. RESULTADOS: a frequência fundamental das vogais [i] e [u] apresentou-se menor nos respiradores orais, enquanto que a frequência de F1 da vogal [u] foi mais elevada no mesmo grupo. CONCLUSÃO: a partir dos resultados expostos, concluiu-se que a frequência fundamental consiste em um parâmetro vocal que auxilia na diferenciação de crianças respiradores orais e respiradoras nasais, contribuindo, desta forma para uma caracterização mais efetiva do respirador oral.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate spectral parameters on voices of mouth-breathing children so as to contribute to the characterization of this population, thus to an efficient diagnosis. METHODS: fifty mouth-breathing children and one hundred and one nasal breathing children were selected among five and ten year old children of both genders. Recordings were obtained from carrier phrases and segments of the oral vowels [a], [i] and [u] of Brazilian Portuguese in the stressed syllable were selected to estimate the fundamental frequency (f0) and the frequency of the first three formants (F1, F2 e F3). The signals were recorded, cut out and processed using Praat software. RESULTS: the fundamental frequency for the vowels [i] and [u] showed lower frequency in the mouth-breathing group, while the frequency F1 of the vowel [u] was higher in the same group. CONCLUSION: our findings pointed out that the fundamental frequency is a vocal parameter that helps us to differentiate mouth-breathing children from nasal breathers, therefore contributing for a mouth breathing classification system.
  • Coral amador: efeitos de uma proposta de intervenção fonoaudiológica

    Loiola, Camila Miranda; Ferreira, Leslie Piccolotto

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar os efeitos de uma proposta de intervenção fonoaudiológica com base na prática educativa, por meio de avaliação de fonoaudiólogos, professores de canto e dos próprios coristas amadores participantes, analisando, em momento pré e pós-intervenção fonoaudiológica, os parâmetros de respiração, projeção e tessitura vocal na voz cantada. MÉTODOS: o programa teve o referencial teórico de ZABALA (1998) sobre a prática educativa. Dez cantores de coral amador responderam a um questionário de caracterização e realizaram gravações da extensão vocal e canto, pré e pós-intervenção. Durante seis encontros, foi abordado o aquecimento vocal, anatomia e fisiologia da voz cantada, bem-estar vocal, respiração e propriocepção da voz. As gravações foram analisadas por juízes fonoaudiólogos e professores de canto, que avaliaram a respiração, projeção e tessitura vocal. Os coristas, sem acesso às gravações, realizaram auto-avaliação dos mesmos parâmetros. RESULTADOS: avaliação dos juízes: tessitura vocal teve mais alterações positivas, seguida da respiração e projeção vocal. Todos os parâmetros tiveram mudanças significantes (p < 0,01). Fonoaudiólogos analisaram a tessitura vocal mais de acordo com o esperado, professores de canto consideraram a projeção, e a respiração apresentou dados equivalentes estatisticamente. Os resultados por sujeito mostraram que dois cantores apresentaram melhoras em todos os parâmetros analisados e sete deles, em pelo menos dois deles. Os cantores perceberam melhoras em todos os aspectos. CONCLUSÃO: a intervenção teve efeitos positivos nos coristas e mostrou a necessidade de realizar estudos que avaliem o processo em si, a fim de se valorizar a atuação do fonoaudiólogo na voz cantada.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to check the effects of a speech therapy intervention, based on the educational practice, by the assessment of speech and language pathologists, singing teachers and amateur choral singers themselves, analyzing the parameters of breathing, projection and vocal range profile in singing voice, pre and post speech therapy intervention. METHODS: the program was the theoretical framework of Zabala (1998) on educational practice. Ten amateur choral singers responded to a characterization questionnaire and conducted recordings of vocal range and singing, pre and post intervention. During six meetings, we approached warm up, anatomy and physiology as for the singing voice, vocal health, breathing and voice perception. The recordings were analyzed by judges (speech therapists and singing teachers) that assessed breathing, projection and vocal range profile. The choristers, without access to the recordings, made self-assessment of those parameters. RESULTS: evaluation of judges: vocal range had more positive changes, followed by breathing and vocal projection. All parameters had significant changes (p <0.01). Speech therapists analyzed the vocal range more in line with expectations, singing teacher considered the projection, and breathing data showed results statistically equivalent. The results by subject showed that two singers had improvements in all parameters and seven of them, at least, in two of the parameters. The singer's perception showed improvements in all aspects. CONCLUSION: the intervention had positive effects on the choir and showed the need for studies that may evaluate the process itself, in order to enhance the speech therapist acting on the singing voice.
  • Fonoaudiologia e promoção da saúde: relato de experiência baseado em visitas domiciliares Artigos Originais

    Goulart, Bárbara Niegia Garcia de; Henckel, Caroline; Klering, Clara Eunice; Martini, Maristela

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: relatar a experiência de atuação fonoaudiológica para promoção da saúde baseada em visita domiciliar. MÉTODOS: a partir da realização de visitas domiciliares e entrevistas com um morador de cada domicílio visitado foram levantadas demandas gerais ligadas ao processo de saúde-doença, bem como realizadas as orientações e encaminhamentos para os serviços de atenção básica, quando necessário. RESULTADOS: foram visitadas 30 famílias, das quais 27 têm a mulher como principal provedora afetiva e financeira do núcleo familiar; sendo que nenhuma destas mulheres concluiu o ensino fundamental. Em média residem cinco moradores por domicílio, sendo pelo menos, duas crianças e um idoso; 10 das famílias visitadas não possuem, entre os residentes, alguém com trabalho fixo. As crianças costumam frequentar regularmente a escola. Tabagismo e alto índice de abandono dos estudos na adolescência também foram comumente referidos. Dentre as 63 crianças residentes nos domicílios visitados, os atrasos de linguagem e distúrbio fonológico consistem as alterações da comunicação humana mais comumente referidas, assim como o uso de chupeta e/ou mamadeira. Cada visita resultou em breve relato descritivo dos achados, bem como encaminhamentos e orientações realizadas. Sistematicamente foram realizadas discussões para revisão dos encaminhamentos feitos junto à equipe da unidade de saúde. CONCLUSÕES: os distúrbios de linguagem oral foram as alterações fonoaudiológicas mais comumente referidas pela população visitada, assim como a demanda por orientações em relação às funções do sistema sensório-motor-oral. Foram privilegiadas ações de promoção e educação em saúde a partir de visitas domiciliares. A continuação das atividades apresentadas prevê a avaliação da efetividade das ações desenvolvidas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to report the experience of SLP intervention for health promotion based on domiciliary visits. METHODS: from conducting domiciliary visits and interviews with a local inhabitant of each visited home we raised general demands in the process of health and illness, as well as the counseling and referrals for primary care services whenever needed. RESULTS: 30 families were visited, of which 27 have women as the main emotional and financial provider of the family, and none of these women completed primary school. On average there are five residents per household, with at least 2 children and an elderly, ten visited families do not have one permanent job. Children usually attend school regularly. Smoking and high rate of dropouts in adolescence were also commonly mentioned. Among the 63 children living in the visited homes, delays in language and phonological disorders consist of the most commonly mentioned alterations in human communication, as well as the use of a pacifier and / or bottle. Each visit resulted in a brief descriptive report on the findings, as well as referrals and advice were given. Systematical discussions were held in order to review the referrals made by the basic health unit team. CONCLUSIONS: the oral speech therapy related alterations were the most commonly referred to by the visited population, as well as the demand for guidance on the sensory-motor-oral functions. Focus has been place on health promotion and education based on domiciliary visits. The effectiveness of the actions performed should be evaluated.
  • Fonoaudiologia e apneia do sono: uma revisão Artigos De Revisão

    Rosa, Erilucia Pereira Santa; Oliveira, Sandra Maria Alencastro de; Alves, Viviany Andréa Meireles; Barboza, Patrícia Gomes

    Resumo em Português:

    TEMA: a Síndrome da Apneia/Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) é definida pela Academia Americana do Sono como a presença de episódios recorrentes de obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores durante o sono e manifesta-se como uma redução (hipopneia) ou cessação completa (apneia) do fluxo aéreo, apesar da manutenção dos esforços inspiratórios. A SAHOS motiva o chamado ronco crônico, sonolência e caracteriza-se pela parada do fluxo aéreo respiratório por pelo menos, 10 segundos. O diagnóstico é realizado através do exame polissonográfico, que consiste no registro simultâneo de atividades do organismo durante a noite, indicando a quantidade de apneias e hipopneias ocorridos e a gravidade da SAHOS. Para sucesso no tratamento desta desordem é fundamental o diagnóstico preciso e correto e a atuação de uma equipe multidisciplinar, estando inserido nela o fonoaudiólogo. OBJETIVO: analisar, através da literatura a interrrelação da Fonoaudiologia e a SAHOS. CONCLUSÃO: aom o referente estudo, podemos identificar a complexidade da SAHOS e mostrar a importância da atuação fonoaudiológica na terapêutica desses pacientes, para uma melhor qualidade de vida.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: the Apnea syndrome / Obstructive Sleepy Hypopnea (SOHAS) is define by the American Academy of Sleep with recurrent presence of episodes of partial or total obstruction in the superior airways during sleep, in addition to showing a reduction (hypopnea) or complete stoppage (apnea) of airflow, although there is an ongoing maintenance of inspiratory efforts. SOHAS motivates the so-called sleepy chronic snoring and sleepiness to dress up by the stop of airflow by at least 10 seconds. The diagnosis is carried out through polysomnographic examination, which consists of the simultaneous recording of body activities during the night, indicating the number of occurring apneas and hypopneas and SOHAS severity. For the successful of disorder treatment it is essential to get an accurate diagnosis and correct actions with a multidisciplinary team, where the Speech Therapist is included. PURPOSE: to analyze, through literature, the interaction of Speech Therapist and SOHAS. CONCLUSION: with this study, we can identify SOHAS complexity and show the importance of performance in speech therapy for these patients for a better quality of life.
  • A influência do desejo parental nas altas habilidades/superdotação: uma abordagem psicanalítica Artigos De Revisão

    Pretto, Janaína Pereira

    Resumo em Português:

    TEMA: O presente trabalho busca discutir as altas habilidades/superdotação, através de uma leitura psicanalítica, propondo estudar a superdotação como se constituindo em uma forma peculiar de responder ao fantasma parental, sobretudo, com o que se relaciona ao desejo materno, colocando-se como algo que está além da estrutura, presente tanto na neurose, quanto na perversão e psicose. A partir disso, será abordada a concepção psicanalítica do processo de estruturação psíquica, dando ênfase na constituição neurótica do sujeito, a fim de circunscrever de que forma o mesmo se encontra referido ao significante superdotado e como isso se refletirá em sua relação com o saber. Sendo assim, será analisada a noção de estrutura psíquica e de inconsciente estruturado, verificando como essa teoria introduz a figura materna no processo de constituição psíquica do sujeito e como isso reflete nos processos cognitivos. Para este estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, onde foram selecionados livros e artigos capazes de explicar o tema proposto. OBJETIVO: buscar entender como o elevado desempenho intelectual do superdotado surge como uma forma de atender ao desejo narcísico dos pais. CONCLUSÃO: de acordo com a revisão de literatura, a criança superdotada, embora de uma forma inconsciente, pode ser um substituto capaz de recobrir as perdas da infância, o retorno ao tempo perdido, os amores perdidos, os ideais parentais, atendendo prontamente à demanda incondicional do Outro. Neste sentido, as altas habilidades/superdotação surgem como um traço, direcionado a responder ao fantasma parental, sobretudo naquilo que este se relaciona ao desejo materno.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: This work aims to discuss the high skills / superendowment, through apsychoanalytical reading, in where we propose to study the superendowment as constituting a peculiar to answer the parental ghost, above all, with what is related to the maternal wish, putting itself as something that is beyond the structure, present in the neurosis, as well as in the perversion and psychosis. From this, we will approach the psychoanalytical conception of the process of psychic structuring, in order to emphasis the constitution neurotic of the subject, for circumscribing in what form the same found referred to the significant superendowment and how this will be reflected in its relation with knowing. Such being the case, we will try to analyze the notion of psychic structure and unconscious structure, verifying how this theory introduces the maternal figure in the process of psychic constitution concerning the subject and how this reflects in the cognitive processes. For this study, we carried out a bibliographic type qualitative research where were selected books and articles capable to explain the theme. PURPOSE: to try to understand how the high intellectual performance of the gifted child it appears as a form to answer the narcissus wish of the parents. CONCLUSION: in accordance with the literature revision, the gifted child, though on one form unconscious, can be a substitute capable to recover the losses of infancy, the return to the lost time, the lost loves, the parental ideals, answering promptly to the unconditional demand of the other. To such an effective high skills/ superendowment appear as a trace, intended to answer the parental ghost, above all in what it relates to the maternal wish.
  • Novas perspectivas em comunicação suplementar e/ou alternativa a partir da análise de periódicos internacionais Artigos De Revisão

    Cesa, Carla Ciceri; Ramos-Souza, Ana Paula; Kessler, Themis Maria

    Resumo em Português:

    TEMA: A Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA) é uma área do conhecimento da prática clínica, educacional e de pesquisa que favorece a qualidade de vida de seus usuários e familiares. OBJETIVO: propor diretrizes de intervenção e pesquisa na área de CSA a partir da identificação e síntese descritiva de artigos publicados em periódicos indexados em bases de dados eletrônicas internacionais, quanto à temática comunicação suplementar e/ou alternativa, abrangendo pesquisas experimentais, relatos de atendimento individual e/ou em grupo, estudos de casos que incluíssem sujeitos com paralisia cerebral ou com problemas neurológicos não definidos e/ou com retardo mental. CONCLUSÃO: A individualização das práticas quanto ao design, relevância e velocidade do processamento da informação e o processo de inclusão da família e demais parceiros conversacionais são fundamentais ao sucesso na intervenção, generalização e manutenção de uso da prancha de comunicação suplementar e/ou alternativa em contextos formais e informais. A prescrição individualizada dos recursos da área de CSA conforme características físicas, mentais, psíquicas, cognitivas e lingüísticas do usuário tem impacto positivo na sua qualidade de vida e na de seus familiares. Portanto, recomenda-se a introdução o mais breve possível dos recursos terapêuticos da área da comunicação suplementar e/ou alternativa para sujeitos com oralidade restrita e/ou ausente.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: Augmentative and Alternative Communication (AAC) is a knowledge area of clinical, educational and research practice that favors the quality of life of its users and their relatives. PURPOSE: to propose intervention and research guidelines in AAC based on the identification and descriptive synthesis of articles published in indexed journals, in international electronic databases on AAC. Inclusion criteria were experimental research, reports of individual and/or group treatment, case studies, including subjects with cerebral palsy or with non-defined neurological diseases and mental retardation. CONCLUSION: individualization of the practices as for the design, relevance and speed of information processing and the process of including the family and other conversational partners are essential to a successful intervention, generalization and maintenance of AAC communication board within formal and informal contexts. Individual prescription of AAC resources according to physical, mental, psychic, cognitive and linguistic characteristics have a positive impact on the quality of life of users and their relatives. Therefore, it is recommended that AAC therapeutic resources are introduced as soon as possible for subjects with restricted and/or absent orality.
  • Terapêutica interdisciplinar para fratura cominutiva de côndilo por projétil de arma de fogo: enfoque miofuncional Relatos De Caso

    Bianchini, Esther Mandelbaum Gonçalves; Moraes, Rogério Bonfante; Nazario, Daniella; Luz, João Gualberto de Cerqueira

    Resumo em Português:

    TEMA: ferimentos causados por projéteis de arma de fogo apresentam alta incidência na região da cabeça e face. A articulação temporomandibular pode estar envolvida, além de estruturas anatômicas importantes como o nervo facial, necessitando de equipe multidisciplinar para efetuar tratamento adequado. PROCEDIMENTOS: apresentação de caso clínico de fratura condilar cominutiva causada por projétil de arma de fogo tratado de forma não-cirúrgica associado à terapia miofuncional orofacial. Paciente encaminhado para avaliação e procedimentos fonoaudiológicos após conduta da equipe de cirurgia bucomaxilofacial, sem remoção do projétil, alojado superficialmente, próximo da origem do músculo esternocleidomastóideo à direita, com fratura condilar cominutiva e lesão do nervo facial. Foram aspectos observados em avaliação: mordida aberta anterior, importante redução da amplitude dos movimentos mandibulares com desvios para o lado acometido, ausência de lateralidade contralateral, dor muscular, paralisia e parestesia em terço médio e superior da hemiface direita. Realizadas sessões de terapia miofuncional seguindo protocolo específico para traumas de face constando de: drenagem de edema; manipulações na musculatura levantadora da mandíbula ipsilateral; ampliação e correção dos movimentos mandibulares; procedimentos específicos referentes à paralisia facial e reorganização funcional direcionada. RESULTADOS: após oito semanas de terapia os resultados obtidos mostram restabelecimento de amplitude e da simetria dos movimentos mandibulares, reorganização da mastigação, adequação da deglutição e fala, remissão da sintomatologia dolorosa e remissão da paralisia do terço médio. CONCLUSÃO: o tratamento conservador da fratura por meio da terapia miofuncional orofacial resultou na reabilitação funcional da mandíbula e face dirigindo os movimentos e estimulando a adequação das funções estomatognáticas.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: firearm wounds are relatively frequent and show high incidence at the head and face area. Temporomandibular joint may be involved, and also some important anatomic structures as the facial nerve directing the need for an interdisciplinary team in order to promote an efficient treatment. PROCEDURES: a case report related to a comminuted condyle fracture caused by firearms with a nonsurgical treatment associated to myofunctional therapy. The patient was referred to Speech and Language Pathologist after the conduct of oral and maxillofacial surgery team, without removing the bullet, lodged superficially near the origin of the sternocleidomastoid muscle on the right side; with comminuted condyle fracture and facial nerve damage. Myofunctional evaluation found an important reduction in the mandibular movement amplitude with severe deviations as for the affected side, no contralateral laterality, muscle pain; paralysis and paresthesia on the right side of the face. Myofunctional therapy followed a specific protocol for facial trauma including: drainage of edemas, specific ipsilateral manipulations on jaw muscles; correction and enlargement of the mandibular movements, specific procedures related to facial paralysis and directed functional reorganization. RESULTS: after eight therapy sessions we obtained: mandibular movements with adequate amplitude and symmetry, chewing reorganization, adequacy of swallowing and speech, remission of painful symptoms and remission of paralysis in the medium third of the face. CONCLUSION: the conservative treatment for comminuted condyle fracture through myofunctional therapy resulted in functional rehabilitation of the jaw and face, directing the movements and stimulating the adequacy of the sthomatognatic functions.
  • Medidas vocais acústicas na doença de Parkinson: estudo de casos Relatos De Caso

    Ferreira, Fernanda Vargas; Cielo, Carla Aparecida; Trevisan, Maria Elaine

    Resumo em Português:

    TEMA: características vocais acústicas de indivíduos com Doença de Parkinson (DP). PROCEDIMENTOS: estudo de casos, estatística descritiva; cinco pares de parkinsonianos e controle, três masculinos e dois femininos, entre 36 e 63 anos. Avaliação otorrinolaringológica, fonoaudiológica, voz analisada pelo Multi-Dimensional Voice Program Advanced Model 5105 da Kay Pentax®. RESULTADOS: a f0 das mulheres adultas de meia-idade com DP ficou na faixa masculina e a f0 dos controles no limite inferior da faixa feminina. Nos demais sujeitos, que eram homens de diferentes idades, a f0 foi normal; houve aumento de todas as medidas acústicas principalmente nos sujeitos com DP de todas as faixas etárias estudadas. CONCLUSÃO: o processo de envelhecimento e suas consequências parecem atuar como fator interferente nas modificações acústicas da voz, mas, aparentemente, a DP e a idade precoce de seu aparecimento podem acentuar tais alterações, repercutindo de forma negativa na fonação.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: vocal acoustic measures in individuals with Parkinson Disease (PD). PROCEDURES: case studies, descriptive statistics; five pairs of Parkinson patients and control group, three male and two female subjects, between 36 and 63-year old. Evaluations on otorhinolaryngology, speech therapy, voice analyzed by the Multi-Dimensional Voice Program Advanced Model 5105 by Kay Pentax®. RESULTS: f0 in women adults of middle age with PD, was in full male and f0 of the controls on the bottom of the band of women. In other subjects, who were men of different ages, f0 was normal; there was an increase for all acoustic measures, mainly, in the subjects with PD of all studied age groups. CONCLUSION: aging process and its consequences seem to act as an interference factor in the changes of acoustic voice, but apparently, PD and the early age of its appearance may come to enhance these changes, reflecting a negative impact on phonation.
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