Acessibilidade / Reportar erro
Revista CEFAC, Volume: 15, Número: 6, Publicado: 2013
  • Editorial

    Capellini, Simone Aparecida
  • Projeto Jovem Doutor Bauru: capacitação de estudantes do ensino médio em saúde auditiva Artigos Originais

    Blasca, Wanderléia Quinhoeiro; Picolini, Mirela Machado; Silva, Andressa Sharllene da Carneiro da; Campos, Karis de; Pinto, Ghiedree Fernanda Ramos; Brasolotto, Alcione Ghedini; Alvarenga, Katia de Freitas; Maximino, Luciana Paula; Berretin-Felix, Giédre

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: elaborar um programa de capacitação para alunos do ensino médio sobre o tema saúde auditiva. MÉTODO: 14 estudantes do ensino médio de duas escolas da rede pública participaram do programa de capacitação. O programa foi dividido em 3 etapas: atividade presencial, tutoração on line e atividade prática. Na 1ª etapa, os participantes frequentaram uma aula expositiva ministrada pelos tutores. Na 2ª etapa os participantes tiveram acesso a um tutor eletrônico baseado na Internet, o Cybertutor. Na 3ª etapa foram elaboradas atividades práticas, proporcionando aos alunos a construção e multiplicação do aprendizado. Para avaliar o material educacional on line os participantes responderam um questionário de avaliação sobre o Cybertutor no término do programa de capacitação. RESULTADOS: 100% dos participantes realizaram as 3 etapas do programa de capacitação. Seguindo a proposta do Projeto Jovem Doutor, os alunos foram intitulados "Jovens Doutores" e multiplicaram o conhecimento adquirido sobre saúde auditiva, através de uma feira expositiva, em suas respectivas escolas. Os dados do questionário de avaliação sobre o Cybertutor indicam que a maioria dos participantes apresentou opinião positiva, demostrando um alto índice aprovação do Cybertutor. CONCLUSÃO: este programa de capacitação em saúde auditiva favoreceu o aprendizado nesta temática para a população proposta. Iniciativas de educação em saúde, como o Projeto Jovem Doutor, além de proporcionar a multiplicação do conhecimento, possibilitou também a integração dos alunos participantes com a Universidade e da Universidade para com a comunidade, constituindo uma rede de aprendizagem colaborativa.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to develop a training program for high school students on hearing health. METHOD: 14 high school students from two public schools participated in the training program. The program was divided into three stages: classroom activities, online tutoring and practical activity. During the 1st stage, participants attended a lecture given by tutors. During the 2nd stage the participants had access to a web-based electronic tutor, the 'Cybertutor'. During the 3rd stage practical activities were prepared, providing construction and multiplication of learning for the students. To evaluate the educational online material participants answered an evaluation questionnaire about 'Cybertutor' at the end of the training program. RESULTS: 100% of the participants performed the three stages of the training program. Following the proposal of the Young Doctor Project, the students were entitled "Young Doctors" and multiplied the knowledge gained about hearing health, through a fair exhibition in their respective schools. Data from the evaluation questionnaire on the 'Cybertutor' indicate that most participants showed a positive opinion, showing a high level of approval for the 'Cybertutor'. CONCLUSION: this training program on hearing health promotes learning in this theme on the proposed population. Health education initiatives, such as the Young Doctor Project, besides providing the multiplication of knowledge, also made possible the integration of the students with the University and the University with the community, forming a network of collaborative learning.
  • Abordagem dos profissionais de saúde frente ao Programa de Prevenção de Perda Auditiva no Pólo Industrial de Manaus Artigos Originais

    Dantas, Adriana Nogueira Machado; Higuchi, Maria Inês Gasparetto

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar a abordagem dos profissionais que atuam na saúde do trabalhador em empresas do Pólo Industrial de Manaus no desempenho de práticas previstas no Programa de Prevenção de Perda Auditiva no trabalho. MÉTODOS: a partir de uma abordagem qualitativa, aplicou-se uma entrevista semiestruturada com 20 médicos do trabalho e 20 fonoaudiólogos. RESULTADOS: seguindo o método de análise de conteúdo foram identificadas três categorias num contínuo evolutivo que expressam o conhecimento dos profissionais sobre o Programa de Prevenção de Perda Auditiva: visão pragmática, visão disciplinar e visão sistêmica. Categorias estas que retratam a atuação profissional e evidenciam limitações e avanços de cuidado que as empresas têm em relação à saúde do trabalhador em particular, da audição. CONCLUSÕES: este estudo mostra que ainda há uma grande distância entre o que é proposto e o que se faz. Com base nos dados obtidos conclui-se que os profissionais de saúde, que atuam em empresas do Pólo Industrial de Manaus, abordam aspectos relevantes do PPPA, entretanto, implementam ações de maneira desarticulada, ainda centradas nas exigências legais mínimas, limitando assim, a implantação de um programa preventivo eficaz. Os motivos que retratam esse cenário indicam a necessidade de estudos mais aprofundados, de modo a inserir todos os atores sociais e assim evidenciar o contexto nas mais diversas dimensões.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to assess how health professionals who work at companies in the Manaus Industrial Pole understand the Hearing Loss Prevention Program and apply its practices at work. METHODS: semi-structured interviews with twenty occupational health physicians and twenty audiologists were conducted using a qualitative method. RESULTS: following the content analysis method, the professionals were divided into three categories according to their understanding of the Hearing Loss Prevention Program: pragmatic view, disciplinary view and systemic view. These categories reflect their professional attitude and make clear the limitations and advances of companies regarding their workers' health, in particular their hearing health. CONCLUSIONS: this study shows that there is still a big gap between what is proposed and what is actually done. Based upon the collected data, it can be concluded that health professionals who work at companies in the Manaus Industrial Pole address relevant aspects of the programme, but they implement actions in a disconnected way, focusing on the minimum legal requirements and thereby limiting the efficiency of the program. The reasons for that are: a topic for further studies, aiming to gather all the social actors and clarify the context in several dimensions.
  • A eficácia do treinamento auditivo formal em adultos com distúrbio do processamento auditivo (central) Artigos Originais

    Cruz, Ana Carolina Almendra; Andrade, Adriana Neves de; Gil, Daniela

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: comparar o desempenho de adultos com distúrbio do processamento auditivo em testes comportamentais pré e pós-treinamento auditivo formal, visando verificar a eficácia desse treinamento. MÉTODOS: trata-se de um estudo retrospectivo quantitativo com 18 indivíduos com distúrbio do processamento auditivo comprovado pela avaliação comportamental, idade entre 16 e 38 anos. Todos os indivíduos foram submetidos a um programa de treinamento auditivo formal realizado em oito sessões de 45 minutos cada, duas vezes por semana, cujas sessões foram organizadas em ordem crescente de complexidade visando o treinamento das habilidades auditivas de fechamento auditivo, figura-fundo para frases, palavras, sílabas e sons não verbais e de processamento temporal dos sons (análise da intensidade, duração e frequência dos sons). Foram comparados os resultados dos testes SSW em Português, SSI (MCI) e Reconhecimento de Padrão de Duração e de Frequência obtidos no pré e pós - treinamento auditivo, envolvendo as variáveis: orelha e sexo. RESULTADOS: não foram observadas diferenças estatisticamente significantes entre as orelhas. Tanto homens quanto mulheres quando analisados separadamente demonstraram resultados melhores no pós-treinamento. Estas diferenças foram estatisticamente significantes nos testes de padrão de duração e frequência, para homens e mulheres. No SSW melhora no sexo masculino e no SSI R/S -15 no sexo feminino, respectivamente. Além disso, todos os indivíduos relataram melhor desempenho comunicativo e de atenção no pós-treinamento. CONCLUSÃO: o treinamento auditivo formal melhora as habilidades auditivas de figura - fundo para sons verbais e de processamento temporal medidas por testes comportamentais em adultos diagnosticados com distúrbio de processamento auditivo.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to compare the performance of adults with auditory processing disorder in behavioral tests before and after formal auditory training, in order to verify the effectiveness of this approach. METHODS: this is a quantitative retrospective study for which we selected 18 individuals with auditory processing disorders evidenced by the behavioral assessment, aged between 16 and 38 years old. All subjects underwent a formal auditory training program conducted in eight sessions of 45 minutes each, twice a week. Sessions were organized in ascending order of complexity of the listening skills srech as, auditory closure, figure-ground for sentences, words, syllables and sounds and nonverbal temporal processing of sounds (analysis of the intensity, duration and frequency). For statistical purposes the results of the SSW test SSI (ICM) and Duration and frequency pattern recognitive obtained before and after auditory training, considering the ear and sex variables. RESULTS: there were no statistically significant differences between the right and left ears. Both men and women when analyzed separately showed better results in post-training. These differences were statistically significant in for duration and frequency pattern tests, for men and women. In SSW improvement in male and SSI R / S -15 females, respectively. In addition, all subjects reported better attention and better communicative performance after auditory training. CONCLUSION: the formal auditory training improves listening skills figure - ground for verbal sounds and temporal processing measured by behavioral tests in adults diagnosed with auditory processing disorders.
  • A influência das perdas auditivas sensorioneurais na ordenação temporal Artigos Originais

    Matos, Giselle Goulart de Oliveira; Frota, Silvana

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar a ordenação temporal em adultos com perdas auditivas sensorioneurais de graus leve e moderado, por meio do teste Padrão de Duração, a fim de verificar se essas perdas influenciam no desempenho do teste. MÉTODO: foram avaliados 57 pacientes, com idades entre 20 a 59 anos, sendo 30 homens e 27 mulheres. Todos responderam a anamnese, passaram por avaliação otorrinolaringológica, avaliação audiológica básica e triagem do processamento auditivo, com o teste Dicótico de Dígitos. Os participantes foram alocados em 3 grupos: G1 (audição normal para as médias de 0,5/1/2 KHz e de 3/4/6 KHz), G2 (perda auditiva de grau leve em pelo menos uma das médias) e G3 (perda de grau moderado em pelo menos uma das médias). A comparação foi realizada entre a audição normal e a presença da perda auditiva (G2+G3) e entre os três grupos descritos. O índice de normalidade utilizado foi de 70% de acertos. Para a análise estatística foram utilizados os testes não-paramétricos de Mann-Whitney, ANOVA de Kruskal-Wallis, Análise de Variância "one-way", t de Student, Qui-quadrado. O critério de determinação de significância adotado foi o nível de 5%. RESULTADOS: observou-se presença significante de homens no grupo com perda auditiva. A porcentagem de acertos da amostra geral foi de 62,3% e não ocorreu diferença estatisticamente significante entre os grupos. CONCLUSÃO: a habilidade de ordenação temporal avaliada pelo teste Padrão de Duração não sofre influência da perda auditiva sensorioneural de grau leve e moderado.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate the temporal ordering ability in adults with mild to moderate sensoryneural hearing loss, through the Duration Pattern Test, in order to determine whether these losses affect the performance of the aforesaid test. METHOD: 57 adults from 20 to 59 years of age were evaluated, being 30 male and 27 female. All of them underwent a screening test consisting of medical history, ENT examination, basic audiological testing and hearing process screening with the Dichotic Digit Test. After this process, the participants were allocated into three groups, namely: G1 (normal hearing for the averages of 0.5 / 1 / 2 and 3/4/6 KHz), G2 (mild hearing loss in at least one of the averages) and G3 (moderate loss in at least one of the averages). The results were analyzed through comparison between normal hearing and the presence of hearing loss (G2 + G3) and among the three groups described. The normality index used was 70% of successes. For statistical analysis, the tests used were Nonparametric Mann-Whitney, Kruskal-Wallis ANOVA, "One-way" Analysis of Variance, student's t and chi-square. The determining criterion of significance adopted was level 5%. RESULTS: there was a significant presence of men with hearing loss in the group. The percentage of correct answers in the overall sample was 62.3%, revealing no statistically significant difference among groups. CONCLUSION: the temporal ordering ability evaluated by the Duration Pattern Test is not influenced by mild to moderate sensoryneural hearing loss.
  • Ocorrência de perda auditiva unilateral em pacientes com fissura labiopalatina Artigos Originais

    Mondelli, Maria Fernanda Capoani Garcia; Ventura, Luzia Maria Pozzobom; Feniman, Mariza Ribeiro

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: investigar a ocorrência da perda auditiva unilateral em indivíduos com fissura labiopaltina. MÉTODOS: estudo retrospectivo com 500 prontuários de pacientes com fissura labiopalatina. RESULTADOS: foram levantados 55 sujeitos com perda auditiva unilateral, 27(49,1%) do gênero masculino e, 28 (50,9%) do gênero feminino, com média de idade de 14,6 anos. Dezoito (32,73%) apresentaram perda auditiva na orelha direita e 37(67,27%) na orelha esquerda, 72,73% (40 sujeitos) com perda auditiva do tipo condutiva, 18,18% (10 sujeitos) do tipo neurossensorial e 9,09% (5 sujeitos) do tipo mista. Quanto ao grau da perda auditiva foi constatada maior ocorrência de perda auditiva de grau leve. CONCLUSÃO: a perda auditiva unilateral foi mais frequente nos indivíduos com faixa etária de 0 a 11 anos, com igual proporção em gênero. A perda auditiva unilateral pode comprometer aspectos sociais e emocionais do sujeito, levando-o a necessitar de uma intervenção apropriada.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate the occurrence of unilateral hearing loss in individuals with cleft palate. METHODS: a retrospective study of 500 medical records of patients with cleft palate. RESULTS: 55 subjects have been raised with unilateral hearing loss, 27 (49.1%) were male and 28 (50.9%) were female, mean age of 14.6 years. Eighteen (32.73%) had hearing loss in right ear and 37 (67.27%) in the left ear. Being 72.73% (40 subjects) with conductive hearing loss, 18.18% (10 subjects) sensorineural and 9.09% (5 subjects) of mixed type. Regarding the degree of hearing loss was found higher incidence of mild hearing loss. CONCLUSION: a unilateral hearing loss was more frequent in subjects aged 0-11 years, with equal gender ratio. A unilateral hearing loss may affect social and emotional aspects of the subject, leading him to need an intervention.
  • Queixa de vertigem e prática de atividade física regular em idosos Artigos Originais

    Bazoni, Jéssica Aparecida; Mendes, Willian Siqueira; Moreira, Michele Damasceno; Melo, Juliana Jandre; Meneses-Barriviera, Caroline Luiz; Teixeira, Denilson de Castro; Marchiori, Luciana Lozza de Moraes

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: investigar a presença de queixa de vertigem em pacientes idosos associando-a a prática de atividade física regular. MÉTODOS: foi realizado um estudo transversal com inclusão de indivíduos idosos com vida independente. A prática de exercícios físicos foi verificada por meio da aplicação de um questionário com perguntas objetivas a respeito da pratica exercícios físicos e queixa de vertigem. A análise estatística foi realizada por meio dos testes Qui-quadrado e Risco Relativo. RESULTADOS: a amostra foi constituída por 494 indivíduos de 60 a 95 anos e pode-se verificar que houve a associação significante (p = 0,001) entre a falta de prática de atividade física regular e queixa de vertigem e que as pessoas que não praticam atividades físicas têm 2,38 mais chances de ter vertigem do que as que praticam atividades físicas regularmente. Há constatação da associação da vertigem e falta de prática de atividade física nesta população. Houve também associação entre a falta de atividade física regular e queixa de vertigem no gênero feminino, porém, não houve esta associação no gênero masculino. CONCLUSÃO: Neste estudo a presença de queixa de vertigem foi menor nos idosos praticantes de atividade física regular.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to investigate the presence of vertigo in elderly patients by associating it with the practice of regular physical activity. METHODS: a cross-sectional study including elderly individuals with independent living. The physical exercise was assessed by a questionnaire with objective questions about the practice exercises and vertigo, Statistical analysis was performed using the chi-square and relative risk. RESULT: the sample consisted of 494 individuals from 60 to 95 years and was verify that there was a significant association (p = 0.001) between the lack of regular physical activity and vertigo and people who not practice activities physical are 2.38 more likely to have vertigo than those who engage in regular physical activity. It was observed an association of vertigo and lack of physical activity. There was also a correlation between lack of regular physical activity and vertigo in females, but there was no such association in males. CONCLUSION: In this study the presence of vertigo complaint was lower in elderly practitioners of regular physical activity.
  • Achados timpanométricos em um grupo de escolares Artigos Originais

    Lindau, Tâmara de Andrade; Delecrode, Camila Ribas; Cardoso, Ana Claúdia Vieira

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: caracterizar e comparar os achados timpanométricos de um grupo de escolares. MÉTODO: foram avaliados 112 escolares, de ambos os gêneros, na faixa etária de quatro anos a cinco anos e onze meses que frequentavam uma Escola Municipal de Educação Infantil, localizada em um bairro periférico da cidade de Marília. Como procedimento de triagem, utilizou-se a timpanometria. Considerou-se que a criança PASSOU na triagem quando apresentou curva timpanométrica do tipo A, bilateralmente, sendo reavaliada em caso de falha. RESULTADOS: observou-se um alto índice de falha (63,4%) na população estudada. Os escolares de maior faixa etária e do gênero feminino apresentaram um índice maior de timpanogramas do tipo A, em ambas as orelhas. Houve uma maior incidência de falha nas crianças de faixa etária entre 4 anos e 4 anos e 11 meses, e do gênero masculino. CONCLUSÃO: nesta amostra obteve-se um alto índice de alterações timpanométricas. Houve uma tendência de escolares do gênero masculino e de menor faixa etária apresentarem um índice maior de alterações timpanométricas quando comparados ao gênero feminino e de maior faixa etária, não sendo esta diferença estatisticamente significante.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to characterize and compare the tympanometric findings in a group of preschoolers. METHOD: 112 preschoolers were evaluated, both genders, aged from four years old to five years and eleven months old who attended a Municipal School of Early Childhood Education in the suburbs of Marilia city- SP. Tympanometry was used as triage procedure. It was considered that the child PASSED in the triage when it presented an A type tympanometric curve, bilaterally, being reevaluated in case of failure. RESULTS: it was observed a high failure index (63.4%) in the studied population. The older female preschoolers presented a higher index of A type tympanograms, in both ears. There was a higher incidence of failure in male preschoolers aged from four years to four years and eleven months. CONCLUSION: in this sample, there was a high index of tympanometric alteration. There was a tendency among younger male students to present a higher index of tympanometric alteration when compared to older female preschoolers, this difference was not statistically significant.
  • Ruído no alojamento conjunto: percepção das usuárias e dos profissionais de enfermagem Artigos Originais

    Pivatto, Liane Fuhr; Gonçalves, Cláudia Giglio de Oliveira

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: mensurar os níveis de ruído e levantar a percepção dos profissionais de enfermagem e usuárias de Alojamento Conjunto em uma maternidade de referência para gestação de alto risco em Curitiba-PR. MÉTODOS: estudo transversal, quantitativo, realizado em alojamento conjunto de um hospital público, no qual a percepção foi levantada por meio de entrevistas com 19 profissionais e 77 usuárias, e o ruído foi avaliado por meio de Medidor Integrador marca Bruel e Kjaer tipo 2230 calibrado na compensação "A". RESULTADOS: os níveis de ruído em todas as áreas do Alojamento Conjunto estão acima do recomendado pela literatura (35 a 45 dB(A) para ambiente hospitalar). Os valores mais expressivos foram de 67,7dB(A) no posto de enfermagem e 65,3 dB(A) na sala de visitas. Usuárias e profissionais de enfermagem estão expostos a fontes de ruído advindos do processo de trabalho da equipe de saúde, do comportamento dos usuários, dos funcionários e de ruído externo da maternidade. Estratégias para diminuir o ruído e melhorar a ambiência do AC estão voltadas para ações relacionadas ao processo de trabalho da equipe de saúde, a confortabilidade e a gestão. CONCLUSÃO: o ruído do Alojamento Conjunto está acima do preconizado. Profissionais de enfermagem percebem mais o ruído externo, enquanto as usuárias mais o ruído interno. Constatou-se que o ruído elevado interfere na ambiência do AC e afeta as atividades diárias dos profissionais e pacientes.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to measure noise levels and investigate the perception of nursing professionals and users' health at a reference high-risk pregnancy maternity hospital in the city of Curitiba-PR. METHODS: crosscut, quantitative study, held at a public hospital rooming-in, where 19 professionals and 77 users' perception was collected by means of interviews, while noise was assessed through an Integrating Bruel and Kjaer 2230 Meter, compensation A calibrated. RESULTS: noise levels in all areas of the rooming-in are above the recommended in literature. (35 a 45 dB(A) to the hospital). The higher levels were 67,7dB(A) at the nursing station and 65,3 dB(A) at the visitors' room. Users and nursing professionals are exposed to nose sources from health team's work process, users and health team's behavior, and maternity external noise. Strategies to minimize noise levels and enhance rooming-in ambience are related to actions of the health team's work process, comfort and management. CONCLUSION: noise levels in the rooming-in are above the recommended. Nursing professionals perceive more external noise, while users perceive more internal noise. It was evidenced that high noise levels interfere with the rooming-in ambience and affect daily activities.
  • Avaliação do desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com perda auditiva Artigos Originais

    Tabaquim, Maria de Lourdes M.; Nardi, Camila G.A.; Ferrari, Juliana B.; Moretti, Cibelle N.; Yamada, Midori O.; Bevilacqua, Maria Cecília

    Resumo em Português:

    OBEJTIVO: avaliar o nível de desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com diagnóstico de deficiência auditiva. MÉTODO: participaram do estudo 50 crianças com diagnóstico de deficiência auditiva, com idade média de 16,1 meses, de ambos os gêneros. Empregou-se a entrevista semi-estruturada com os pais para a obtenção da história de vida da criança, a Escala de Desenvolvimento Comportamental e a Escala de Avaliação da Reação de Retração do Bebê. RESULTADO: o estudo identificou 80% das crianças com perda auditiva profunda bilateral. O Quociente de Desenvolvimento na normalidade ocorreu em 76% da amostra, sendo as funções da linguagem e pessoal-social, as mais prejudicadas. Os níveis de ajustamento afetivo e interacional foram caracterizados pelas reações de alarme para problemas de interação pessoal-social. CONCLUSÃO: as competências defasadas de habilidades verbais e não-verbais mostraram implicações no desenvolvimento cognitivo, sugestivas da condição da criança com perda auditiva e dos fatores de risco associados, com limitação circunstancial a trocas comunicativas que promovem o desenvolvimento de competências adaptativas e o fortalecimento da auto-estima para as relações.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: the objective of this study was to evaluate the level of cognitive, affective and social development of children diagnosed with hearing loss. METHOD: the study included 50 children diagnosed with hearing loss, with a mean age of 16.1 months, both genders. We applied a semi-structured interview with parents for the life history of the child, Scale Development and Behavioral Assessment Scale Reaction Baby Retraction. RESULTS: the study identified 80% of children with bilateral profound hearing loss. Quotient of normal development occurred in 76% of the sample and the most affected functions were language and personal-social. The affective and interactional levels adjustment were characterized by the alarm reactions for personal problems and social interaction. CONCLUSION: the dephased verbal and nonverbal competences showed implications on cognitive development, suggesting the hearing loss condition and associated risk factors, with limited situational communicative exchanges that promote the development of adaptive skills and increased the self-esteem on the relationships.
  • Normatização do potencial evocado auditivo de tronco encefálico em recém-nascidos Artigos Originais

    Costa, Tamier Viviane Souza; Aurélio, Fernanda Soares; Silva, Virgínia Braz da; Rodrigues, Liliane Barbosa

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: normatizar os achados do equipamento de PEATE da Clínica de Fonoaudiologia da instituição de origem, em recém-nascidos. MÉTODOS: trata-se de um estudo transversal, exploratório não experimental do qual participaram quarenta recém-nascidos, sem indicadores de risco para a deficiência auditiva, que passaram na triagem auditiva neonatal, divididos de acordo com a idade, em semanas (G1, G2, G3 e G4). Para a coleta de dados foi utilizado o equipamento Smart EP-Intelligent Hearing Systems com estímulo clique. RESULTADOS: a média dos valores das latências absolutas das ondas I, III e V de acordo com a idade são, respectivamente: G1=1,62ms, 4,39ms, 6,8ms; G2=1,62ms, 4,4ms, 6,79ms; G3=1,56ms, 4,39ms, 6,74ms; G4=1,54ms, 4,2ms, 6,53ms. Na mesma ordem, a média dos valores das latências interpico I-III, III-V e I-V foram: 2,77ms, 2,42ms e 5,19ms; 2,78ms, 2,39ms e 5,17ms; 2,83ms, 2,35ms e 5,18ms; 2,66ms, 2,33ms e 4,99ms. CONCLUSÃO: as latências absolutas diminuíram com o aumento da idade tendo média de 1,58ms para a onda I, 4,34ms para a onda III e 6,71ms para a onda V. Da mesma forma, as médias dos interpicos I-III, III-V e I-V foram menores no G4 e obteve-se médias, no primeiro mês, de 2,76ms, 2,37ms e 5,13ms.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to regulate the findings of ABR equipment of the institution Audiology Clinic of St. Luke School, in newborns. METHODS: this is a cross-sectional study, exploratory non-experimental attended forty newborns without risk indicators for hearing loss, which passed the newborn hearing screening, divided according to age in weeks (G1, G2, G3 and G4). For data collection was used the equipment Smart EP-Intelligent Hearing Systems with click stimuli. RESULTS: the mean values of absolute latencies of waves I, III and V in accordance with age are, respectively: G1=1,62ms, 4,39ms, 6,8ms; G2=1,62ms, 4,4ms, 6,79ms; G3=1,56ms, 4,39ms, 6,74ms; G4=1,54ms, 4,2ms, 6,53ms. In the same order, the mean values of the interpeak latencies I-III, III-V and I-V were: 2,77ms, 2,42ms e 5,19ms; 2,78ms, 2,39ms e 5,17ms; 2,83ms, 2,35ms e 5,18ms; 2,66ms, 2,33ms e 4,99ms. CONCLUSION: the absolute latencies decreased with increasing age having mean of the 1,58ms for wave I, 4,34ms for wave III and 6,71ms for wave V. Similarly, the mean interpeak I-III, III-V and I-V were lower in G4 medium and obtained in the first months of 2,76ms, 2,37ms and 5,13ms.
  • Exposição a níveis de pressão sonora em sala de aula, imitanciometria e teste SSW em escolares de 3º e 4º ano do ensino fundamental Artigos Originais

    Santos, Juliana Feitosa dos; Seligman, Lilian; Souza, Ana Paula Ramos de; Rossi, Ângela Garcia

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: investigar os efeitos dos níveis de pressão sonora elevados em sala de aula e das alterações imitanciométricas sobre as habilidades auditivas de crianças em fase inicial de letramento. MÉTODOS: estudo quantitativo e exploratório. Medições acústicas por meio de dosímetro; inspeção visual do conduto auditivo externo; audiometria tonal e vocal; imitanciometria. Os resultados das mensurações acústicas realizadas por meio de dosímetro em quatro escolas de Santa Maria - RS, dividiu a amostra de 87 crianças do 3º e 4º ano do ensino fundamental, na faixa etária de oito a dez anos em dois grupos - Grupo 1 / não expostos e Grupo 2 / expostos a níveis maiores que 80dB(A). A amostra também foi separada em 38 crianças sem alterações imitanciométricas e 49 com alterações, avaliadas em suas habilidades auditivas pelo teste dicótico de Dissílabos Alternados - SSW. RESULTADOS: o G1 apresentou melhores resultados na DC e EC em ambas às condições imitanciométricas, sem evidenciar diferença estatística. Foi constatada maior quantidade de acertos para a OE; a média do total de acertos evidenciou desempenhos semelhantes entre os grupos; o G1 apresentou melhores resultados na decodificação fonêmica, porém piores resultados nos subperfis codificação e organização. CONCLUSÕES: o presente estudo demonstrou que níveis de pressão sonora elevados em sala de aula não interferem nas habilidades auditivas testadas por meio do SSW, de crianças em processo de aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSES: to investigate the effects of high sound pressure levels in classrooms and changes on acoustic immittance on auditory skills of children in early literacy. METHODS: quantitative and exploratory study. Acoustic measurement, using the dosimeter, visual inspection of the external auditory canal, tonal audiometry thresholds, speech recognition tests and acoustic immittance. The results of the acoustic measurements through the dosimeter in four schools in Santa Maria, RS, Brazil divided the sample of 87 children of 3 and 4 years of primary school, aged eight to ten years,into two groups - group 1 / not exposed and group 2/ exposed to levels higher than 80dB(A). The sample was also separated in 38 children without changes in acoustic immittance measurements and 49 with changes, measured in theirs listening skills for the dichotic test of alternate disyllabics - SSW. RESULTS: the G1 has presented better results in DC and EC on both immittance terms, however without evidence of statistics difference; it was showed similar performance between the groups; the G1 has showed better results in phonemic decoding, but worse results in codification and organization sub profiles. CONCLUSION: this study has demonstrated that high sound pressure levels in classrooms don´t interfere in children´s auditory skills in learning process tested using the SSW.
  • Investigação da queixa de disfagia em pacientes afásicos Artigos Originais

    Ortiz, Karin Zazo; Marinelli, Milena Ribeiro

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: verificar a presença e evolução da queixa de deglutição em pacientes afásicos pós- AVE e, a partir do relato dos familiares em relação à melhora das manifestações, analisar se a ocorrência da afasia interferiu no prognóstico da disfagia. MÉTODO: 30 pacientes afásicos pós-AVE na fase crônica foram entrevistados e, juntamente com seus familiares, responderam a um questionário sobre a presença e a permanência de queixas de deglutição pós-AVE e aspectos relacionados, bem como melhoras ocorridas em relação aos quadros de disfagia e afasia. Para verificar se a disfagia parece ter interferido no prognóstico da afasia, comparou-se as curvas de Kaplan-Meier dos pacientes que referiram queixas de disfagia com os que não referiram. RESULTADOS: 48% dos pacientes tiveram queixas de dificuldades de deglutição pós-AVE. Destes, 93% apresentaram mudanças positivas (melhora parcial ou total do quadro). O tempo médio para que o paciente apresentasse qualquer tipo de mudança (espontânea ou não) foi de 76 dias. 60% referiu melhora total da disfagia, sendo que 47% foram submetidos à terapia fonoaudiológica. Em relação à afasia, 87% dos pacientes referiram melhora, apesar de nenhum paciente ter referido melhora total. 57% haviam sido expostos à terapia fonoaudiológica para a afasia. O tempo médio referido para que o paciente apresentasse qualquer tipo de mudança positiva nas manifestações foi de 183 dias. Não houve diferença significante na melhora da afasia entre o grupo com e sem queixa de deglutição. CONCLUSÕES: dos pacientes afásicos avaliados neste estudo, 48% apresentou queixa de disfagia. Verificou-se, a partir do relato dos familiares, que a ocorrência da afasia parece não ter interferido no prognóstico da disfagia.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSES: to assess the presence and evolution of swallowing complaints in post-stroke aphasic patients and, based on reports by family members on symptom improvements, to determine the influence of aphasia on the prognosis of dysphagia. METHOD: 30 post-stroke aphasic patients at the chronic phase were interviewed and, together with family members, answered a questionnaire on the presence and persistence of post-stroke swallowing complaints and related aspects, including improvements in dysphagia and aphasia. Kaplan-Meier curves of dysphagia complainers and non-complainers were compared to verify the influence of swallowing complaints on the prognosis of aphasia. RESULTS: 48% of patients reported swallowing problems after the stroke. Out of them, 93% showed positive changes (partial or total resolution of dysphagia symptoms). The average time for patient improvement (spontaneous or otherwise) was 76 days. 60% of the subjects reported total resolution of dysphagia symptoms, 47% of underwent speech therapy. Regarding aphasia, 87% of patients reported some improvement, although no patient reported full resolution of the symptoms. A total of 57% had undergone speech therapy to treat aphasia. The average time reported for positive change in patients was 183 days. No significant difference in aphasia improvement was observed between dysphagia complainers and non-complainers. CONCLUSIONS: out of the aphasic patients assessed in this study, 48% reported swallowing complaints. Based on reports by family members, aphasia had no impact on the prognosis of dysphagia.
  • Conhecimento da enfermagem sobre cuidados a pacientes disfágicos internados em unidade de terapia intensiva Artigos Originais

    Albini, Rejane Maestri Nobre; Soares, Vânia Muniz Néquer; Wolf, Aline Epiphanio; Gonçalves, Claudia Giglio de Oliveira

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar o conhecimento sobre cuidados com pacientes com disfagia pela equipe de enfermagem que atua em Unidade de Terapia Intensiva, visando à obtenção de um perfil de conhecimento da enfermagem sobre disfagia, e suas implicações para o cuidado dos pacientes internados em UTI que apresentam esta complicação clinica. MÉTODO: estudo quantitativo descritivo e comparativo entre dois grupos de profissionais de enfermagem (terapia intensiva e outros setores) que atuam em um Hospital Universitário, que responderam um questionário estruturado com questões sobre disfagia analisadas estatisticamente pelo teste de Fischer e Diferenças de Proporção. RESULTADOS: os profissionais dos dois grupos tinham conhecimento adequado sobre definição e complicações da disfagia, mas não sobre as fases, causas e cuidados específicos referentes à nutrição, medicação e higiene nos casos de disfagia; na auto-avaliação referiram pouco preparo na realização de alguns cuidados a pacientes disfágicos. CONCLUSÕES: a avaliação constatou que existe conhecimento teórico e prático parcial a respeito dos cuidados de enfermagem aos pacientes disfágicos, demonstrando a necessidade de educação permanente, especialmente nas terapias intensivas. Sugere-se criação de curso de especialização de enfermagem em disfagia.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate the knowledge about the care with dysphagia patients from the nurses who work in intensive care units, in order to evaluate their knowledge about dysphagia, and its implications on intensive care unit patients with this clinical complication. METHOD: a quantitative, descriptive and comparative study between two groups of nurses (intensive care and other sectors) working in a University Hospital, who answered a structured questionnaire with questions about dysphagia which was statistically analyzed by Fischer's test and the Differences in Proportion. RESULTS: professionals in both groups had an adequate knowledge about the definition and complications of dysphagia, but they did not know about the stages, causes and specific care related to nutrition, medication and hygiene in cases of dysphagia, the self-assessment reported lack of training in conducting some procedures to patients with dysphagia. CONCLUSIONS: the assessment found that there is a partial theoretical and practical knowledge about nursing care to patients with dysphagia, demonstrating the need for continuing education, especially in intensive care. We suggest the creation of the nursing specialization course in dysphagia.
  • Preferência de lado mastigatório e simetria facial em laringectomizados totais: estudo clínico e eletromiográfico Artigos Originais

    Nascimento, Gerlane Karla Bezerra Oliveira; Lima, Leilane Maria de; Freitas, Maria Clara Rodrigues de; Silva, Elthon Gomes Fernandes da; Balata, Patricia Maria Mendes; Cunha, Daniele Andrade da; Silva, Hilton Justino da

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: observar se existe relação entre a preferência do lado mastigatório, antropometria facial e atividade elétrica do músculo masseter em laringectomizados totais. MÉTODOS: a coleta de dados, realizada no setor de Fonoaudiologia do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), contou com a participação de quinze voluntários laringectomizados totais do gênero masculino e idade média de 64 anos. Foi realizada aferição das distâncias entre os pontos antropométricos faciais ex e ch nas hemifaces dos voluntários e posteriormente executado exame eletromiográfico dos músculos masseteres, bilateralmente, nos momentos de máxima intercuspidação habitual (MIH), mastigações unilaterais direita e esquerda e durante mastigação habitual. Realizou-se filmagem durante a mastigação habitual para identificação do lado de preferência mastigatória. RESULTADOS: os indivíduos cuja preferência mastigatória foi do lado direito, apresentaram o lado esquerdo da face com maior medida (72,37mm); já os indivíduos cuja preferência mastigatória foi do lado esquerdo, apresentaram maior medida da face do lado direito (68,85mm). Quando a mastigação apresentou-se unilateral direita a atividade elétrica do masseter direito atingiu média de 123,57% enquanto o masseter esquerdo alcançou média igual a 84,85% de atividade em relação à MIH (p = 0,016). CONCLUSÃO: em laringectomizados as medidas antropométricas faciais correlacionam-se com o lado de preferência de mastigação e os valores eletromiográficos dos masseteres durante a mastigação.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to observe whether a relationship exists between the preference of chewing side, facial anthropometry and electrical activity of masseter muscle in total laryngectomy. METHODS: data collection, performed in the Speech Therapy Cancer Hospital of Pernambuco (HCP), with the participation of fifteen volunteers laryngectomized males and mean age of 64 years. We performed measurement of distances between points and anthropometric facial ex ch in hemifaces of volunteers and later executed EMG of the masseter muscles, bilaterally, in his habitual intercuspal (MHI), unilateral right and left chewing and during mastication. Filming took place during mastication to identify the side of the preference side. RESULTS: individuals whose right side is the masticatory predominance showed of the left side of the face to a greater extent (72.37 mm), while those whose prevalence of side left masticatory had higher estensão the side right (68.85 mm). In unilateral chewing right the electrical activity of the right masseter had an average 123.57% , while the left masseter showed an average 84.85% of the activity in relation to MHI (p = 0.016). CONCLUSION: in laryngectomized anthropometric facial measurements correlate with the preference side chewing and the values of the masseter EMG during mastication.
  • Associação da atividade mastigatória com a função motora ampla, espasticidade e classificação topográfica na paralisia cerebral Artigos Originais

    Ries, Lilian Gerdi Kittel; Schmidt, Kelly Cristine; Briesemeister, Marianne; Schivinski, Camila Isabel Santos

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a existência de associação entre o grau de espasticidade, o nível de função motora ampla e a classificação topográfica de voluntários com PC com parâmetros de amplitude e tempo da ativação eletromiográfica dos músculos temporal (TA) e masseter (MA). MÉTODOS: a atividade muscular durante a tarefa de mastigação foi avaliada em quinze voluntários com PC. Os instrumentos clínicos utilizados foram: a Escala Modificada de Ashworth para espasticidade, o Sistema de Classificação de Função Motora Ampla (GMFCS) para função motora ampla. Foram analisados os parâmetros de simetria muscular e tempo do período ativo e inativo do ciclo mastigatório. RESULTADOS: durante o ciclo mastigatório observou-se associação entre o nível de função motora ampla e a simetria do MA, entre o maior grau de espasticidade e a diminuição do período inativo e aumento do período ativo e entre a classificação topográfica e a simetria do MA e do TA. CONCLUSÃO: a simetria e o tempo da atividade dos músculos TA e MA devem ser considerados durante a terapia da função motora oral na PC.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to verify the existence of an association between the degree of spasticity, the level of motor function and wide topographical classification of CP children with amplitude and time parameters of electromyographic activation of temporalis (AT) and masseter (MA) muscles. METHODS: muscle activity during chewing task was evaluated in fifteen children with CP. The clinical instruments used were the Modified Ashworth Scale for spasticity, the Gross Motor Function Classification System (GMFCS) for gross motor function. We analyzed the parameters of muscular symmetry and time of active and inactive period of the masticatory cycle. RESULTS: there was an association between the level of motor function and the symmetry of the MA, between the highest degree of spasticity and decrease in the inactive period and increase in the active period of the masticatory muscles and between the topographical classification and symmetry of the MA and the symmetry of the AT. CONCLUSION: the symmetry and the time of activation of AT and MA should be considered during therapy of oral motor function of CP children.
  • Demanda para intervenção fonoaudiológica em uma unidade neonatal de um hospital-escola Artigos Originais

    Monti, Mariana Miranda Fumelli; Botega, Marilda Baggio Serrano; Lima, Maria Cecília Marconi Pinheiro; Kubota, Sabrina Maria Pereira

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: caracterizar a demanda e intervenção fonoaudiológicas realizadas em recém-nascidos e lactentes que apresentaram alterações no processo de alimentação por via oral, na Unidade Neonatal de um hospital-escola de caráter público. MÉTODOS: trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo e de corte transversal. Foi realizada a coleta de dados por meio de consulta a todos os prontuários fonoaudiológicos de recém-nascidos e lactentes internados no período entre março de 2008 e fevereiro de 2010, que receberam ao menos uma avaliação/intervenção fonoaudiológica. RESULTADOS: foram atendidos nesse período 205 recém-nascidos e lactentes internados. Destes sujeitos, 104 atenderam aos critérios de inclusão na pesquisa. A população predominante foi do sexo masculino, composta de recém-nascidos pré-termo, adequados para idade gestacional, baixo peso ao nascimento, em média com 36 semanas de idade gestacional, com diagnósticos mais frequentes de distúrbio respiratório, síndrome ictérica e/ou distúrbio cardiovascular. Dentre os motivos de encaminhamento para avaliação fonoaudiológica predominaram: alteração no comportamento motor oral, avaliação da prontidão para alimentação por via oral e dificuldades no uso do copo. As avaliações foram solicitadas, em sua maioria, por médicos residentes quando os recém-nascidos estavam, em média, com 28 dias de vida. Verificou-se ampliação dos critérios de encaminhamento da equipe para avaliação fonoaudiológica, quando comparados aos critérios descritos na literatura. CONCLUSÕES: esse trabalho permitiu caracterizar a população, a demanda e a intervenção fonoaudiológicas em uma unidade neonatal. Verificou-se que a maioria dos recém-nascidos e lactentes ainda recebe alimentação por via oral sem avaliação fonoaudiológica prévia, o que pode gerar situações de risco para uma alimentação segura e eficiente.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: the aim of the present study was to characterize the demand for speech therapy among newborns with oral feeding difficulties at a neonatal unit of a public teaching school. METHODS: a descriptive, retrospective, cross-sectional study was carried out using data obtained from all charts of newborns interned between March 2008 and February 2010 who received at least one speech/hearing evaluation/intervention. RESULTS: two hundred five newborns were treated in the study period, 104 of whom met the inclusion criteria. The sample was predominantly male, composed of premature newborns with adequate gestational age (mean: 36 weeks) and low birth weight. The most frequent diagnoses were respiratory disorder, jaundice and cardiovascular disorder. The following were the predominant reasons for requesting an evaluation by a speech therapist: abnormal oral motor behavior, evaluation of readiness for oral feeding and difficulties using a cup. Most evaluations were requested by residents when the newborns had a mean of 28 days of life. A broader set of criteria was used by the team requesting a speech therapy evaluation in comparison to criteria described in the literature. CONCLUSION: the majority of newborns receive oral feeding without a prior evaluation by a speech therapist, which can lead to situations of risk with regard to safe, efficient feeding.
  • Relação entre a desnutrição infantil e a antropometria orofacial Artigos Originais

    Kusniec, Gisele Valdstein; Tambellini, Renata Sara Sabatini; Giacomeli, Salma Kraide; Cattoni, Débora Martins; Rehder, Maria Inês Beltrati Cornacchioni

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: descrever medidas antropométricas orofaciais segundo a idade e o sexo; comparar a média do lado esquerdo da face com a média do lado direito da face, segundo a idade e o sexo. MÉTODOS: 27 crianças afro-descendentes portadoras de desnutrição com idade entre 4 e 6 anos. RESULTADOS: não houve diferença estatística para as medidas antropométricas orofaciais segundo idade e sexo. Para lábio inferior, filtro e o lado esquerdo da face, as medidas apresentaram-se em proporção maior no sexo masculino. Não foi constatada diferença significante entre o lado direito e o lado esquerdo no que se refere à distância do canto externo do olho ao cheilion, segundo idade e sexo. CONCLUSÃO: a idade não representou significância nos achados, mas ocorreram diferenças para o fator sexo. Não há diferenças estatísticas na comparação das medidas entre os lados da face para idade ou sexo.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSES: to describe the anthropometric orofacial measurements according to age and gender; to compare the average of the left side of the face to the average of the right side of the face, according to age and gender. METHODS: 27 afro-descending children bearers of malnutrition with ages ranging from 4 to 6 years. RESULTS: there was no statistical difference for the anthropometric orofacial measurements according to age and gender. For inferior lip, philtrum and the left side of the face, the measurements presented themselves in a bigger proportion in males. There was no significant difference between the right and the left side, regarding the distance between the external corner of the eye and the cheilion, according to age and gender. CONCLUSION: the age did not represent signification in the results, but there were differences to gender. There were no statistical differences in the comparison of the measurements between the sides of the face for age or gender.
  • Estudo das relações comunicativas no processo de gestão de uma instituição de saúde Artigos Originais

    Ferreira, Marcela Cristina; Maciel, Fernanda Jorge; Castro, Leonardo Assis de; Lemos, Stela Maris Aguiar

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: relacionar as estratégias comunicativas adotadas na gestão de uma instituição de saúde com a percepção da comunicação pelos sujeitos participantes. MÉTODO: estudo descritivo-comparativo, com amostra por tipicidade, de recorte transversal. O estudo foi realizado em uma instituição de saúde do estado de Minas Gerais. Foram entrevistados 56 sujeitos de seis setores da instituição por meio de aplicação de questionário com 15 questões fechadas, que abordam desde a identificação do sujeito até as ações de planejamento, execução e avaliação da gestão e a percepção da comunicação e meios utilizados para se comunicar. Foi realizada análise descritiva e utilização do índice Kappa. RESULTADOS: os entrevistados, em sua maioria, relataram que as reuniões nas quais ocorre o planejamento não são exclusivas para tal atividade. Nelas sempre estão presentes as chefias diretas, ao contrário das indiretas. Quanto à execução das ações, observou-se que todos os membros da equipe se responsabilizam pelas atividades e compartilham informações durante o processo de trabalho. Foi relatado ainda que a avaliação ocorre de maneira assistemática e a presença das chefias direta e indireta é semelhante ao que ocorre na etapa de planejamento. Foi encontrado baixo grau de concordância entre as respostas. A percepção dos sujeitos sobre a comunicação foi considerada satisfatória, apontando que não é estabelecida relação direta entre a comunicação e o processo de trabalho. CONCLUSÃO: considera-se que os dados obtidos nesse estudo foram relevantes, de modo que permitiram discutir o papel da comunicação no sistema gestor pesquisado.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to relate the communicative strategies adopted in the management of a health institution with the communication perception of the participants. METHOD: descriptive-comparative and cross-sectional study with a sample defined by type. 56 subjects from six sectors of the institution were interviewed with a closed questions questionnaire. For this study, we analyzed the questions related to stages of management and perception of communication at work. RESULTS: most of the respondents reported that the meetings in which planning occurs are not exclusive to this activity. The direct supervisors are always present, as opposed to the indirect ones. Regarding the implementation of actions, it was observed that all members of the sector take responsibility for the activities and share information during the process. It was reported that the evaluation occurs in an unsystematic way and the presence of direct and indirect leadership is similar to what occurs in the planning stage. It was found a low degree of correlation between the answers. The perception of the subjects about the communication was adequate, noting that no direct relationship is established between the communication and work process. CONCLUSION: it is considered that the data obtained in this study were relevant, so that led to discuss the role of communication in the system manager searched.
  • Influência da orientação sobre aleitamento materno no comportamento das usuárias de um hospital universitário Artigos Originais

    Escarce, Andrezza Gonzalez; Araújo, Nicole Gomes de; Friche, Amélia Augusta de Lima; Motta, Andréa Rodrigues

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar a influência da orientação recebida acerca do aleitamento materno no conhecimento e condutas de mães usuárias de um hospital universitário. MÉTODOS: estudo observacional descritivo realizado com 250 mães, previamente orientadas ou não, a respeito do aleitamento materno, com idade entre 18 e 45 anos, as quais se encontravam no Ambulatório de Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas da UFMG para realização de triagem auditiva neonatal e haviam tido filho há no máximo seis meses. Estas mães responderam um questionário a respeito do aleitamento materno. RESULTADOS: as mães que receberam orientação demonstraram maior conhecimento acerca da idade adequada para se ofertar outros alimentos (p=0,001), dos utensílios utilizados para alimentação (p=0,031) da desvantagem da mamadeira (p=0,037) e da chupeta (p=0,019). Somente as mães orientadas tanto no pré quanto no pós-natal relataram utilizar a seringa para alimentação (p=0,045). Além disso, o percentual de mães que amamentam em livre demanda e que sabem como armazenar o leite foi maior entre aquelas que haviam recebido orientação acerca do assunto (p<0,001 e p=0,027). Já a preparação das mamas foi melhor realizada pelas mães não orientadas sobre o assunto (p=0,002). CONCLUSÃO: o presente estudo evidenciou que, dentre as mães entrevistadas, ter recebido orientação sobre o aleitamento materno não determinou maior conhecimento acerca do assunto, ressaltando, assim, a necessidade de se ter uma equipe multidisciplinar atuando nas orientações às mães, bem como a importância da participação do fonoaudiólogo, o qual é o profissional habilitado para abordar questões referentes à prevenção de alterações de motricidade orofacial.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to determine the influence of received guidance about breastfeeding on the knowledge and practices of mothers attending a university hospital. METHODS: descriptive observational study conducted with 250 mothers, aged between 18 and 45 years, who were in the Phonoaudiology Clinic for conducting newborn hearing screening and had their babies no later than six months ago. These mothers, who were previously oriented or not, answered a questionnaire about breastfeeding. RESULTS: mothers who received previous guidance showed greater knowledge about: the appropriate age to offer other foods (p = 0.001), the utensils used for food (p = 0.031), the disadvantage of bottle-feeding (p = 0.037) and pacifier (p = 0.019). Only mothers guided both on pre and post-natal reported using a syringe for feeding (p = 0.045). Moreover, the percentage of mothers who breastfeed on demand and new how to store milk was higher among those who had received guidance on the subject (p <0.001 and p = 0.027). The preparation of the breasts was best performed by mothers not previously guided (p = 0.002). CONCLUSION: this study showed that receiving guidance on breastfeeding did not determine greater knowledge on the subject, emphasizing the need of having a multidisciplinary team working in guidance of mothers as well as the importance of participation of the phonoaudiologist, who is the qualified professional to address issues of prevention of orofacial disorders.
  • Uma análise das dissertações e teses sobre Implante Coclear no período de 2000 a 2010 Artigos Originais

    Barbosa, Regiane da Silva; Munster, Mey Van; Costa, Maria da Piedade Resende da

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: é conhecer a pesquisa nacional sobre Implante Coclear (IC), e tem como objetivos específicos verificar de que modo o objeto de estudo tem sido discutido nas áreas de conhecimento, destacando os estudos ligados à educação, pois é preciso compreender as dificuldades que a pessoa com IC enfrenta para aprender e se comunicar. Desse modo a natureza da pesquisa é teórica. MÉTODO: de estudo bibliográfico de caráter quantitativo e qualitativo, desenvolvido a partir da produção acadêmica e científica nacional sobre IC publicadas no Banco de Teses CAPES on line após as regulamentações e indicações do Ministério da Saúde sobre IC no Brasil. Buscaram-se pesquisas publicadas entre 2000 e 2010, analisando-as quanto ao ano de publicação, área de conhecimento em que foi desenvolvida e o tema estudado, obtendo-se um panorama da pesquisa nacional sobre IC. RESULTADOS: foram organizados em gráficos e quadro revelando que o tema IC tem sido foco de pesquisas de diferentes áreas do conhecimento; havendo uma concentração de pesquisas realizadas na área da Saúde e poucas pesquisas ligadas à Educação. CONCLUSÃO: há a necessidade de maior investimento nesta área contribuindo com a educação, socialização e inclusão dessas pessoas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to meet national research on cochlear implant (CI) and is aimed at verifying how the object of study has been discussed in the areas of knowledge, highlighting the studies related to education, it is necessary to understand the difficulties that the person CI faces to learn and communicate. METHOD: of bibliographical study of quantitative and qualitative character developed from the national scientific and academic production published on the CAPES Theses Database on-line after the regulations and directions of the Ministry of Health on CI in Brazil. We tried to research published between 2000 and 2010, analyzing them in terms of year of publication, area of knowledge that was developed and the subject studied, obtaining an overview of national research on CI. RESULTS: were organized into graphs and charts reveals that the topic CI has been the focus of research in different areas of knowledge, there is a concentration of studies in the area of Health and little researches related to Education. CONCLUSION: there is a need for greater investment in this area contributing to the education, socialization and inclusion of these people.
  • Trajetória profissional de egressos em Fonoaudiologia Artigos Originais

    Teixeira, Letícia Caldas; Rodrigues, Ana Luiza Vilar; Santos, Juliana Nunes; Cardoso, Ana Fernanda Rodrigues; Gama, Ana Cristina Côrtes; Resende, Luciana Macedo

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: compreender aspectos da trajetória profissional e continuidade acadêmica dada aos estudos pelos egressos de Fonoaudiologia. MÉTODO: foram convidados 250 egressos do curso de Fonoaudiologia/UFMG da instituição de origem (Primeira a décima turma), submetidos a um questionário de questões objetivas relativas à situação profissional, continuidade de estudos e formação acadêmica. Análise estatística: software Epi Info 6.04 (Testes Qui-quadrado e Exato de Fisher). RESULTADOS: a maioria dos egressos era do sexo feminino, média de idade de 25,7 anos (±1,7) e tempo de graduação entre 1,9 a quase 3 anos. A maior parte (55%) não tem na Fonoaudiologia a única fonte de renda; a jornada de trabalho semanal foi maior para quem vive exclusivamente do trabalho fonoaudiológico tendo realização profissional, mas não financeira. A maioria dos que não vivem da Fonoaudiologia não se sente nem financeiramente (97,2%) nem profissionalmente (69,4%) realizados (p<0,05). No grupo de egressos que vivem exclusivamente do trabalho, a avaliação sobre a formação acadêmica foi em sua maioria de muito boa a ótima. Dos que não vivem exclusivamente do trabalho, a formação mostrou-se igualmente dividida entre ruim e bom quanto em muito bom e ótimo (p= 0,03). 50% dos egressos relataram grande dificuldade para inserção no mercado de trabalho. CONCLUSÕES: o aumento da idade, maior tempo de graduação, jornada de trabalho acima de 20 horas, avaliação positiva sobre a formação acadêmica são aspectos que contribuíram para independência financeira do egresso fonoaudiólogo. Os alunos que relatam menores dificuldades na inserção do mercado de trabalho avaliaram o curso de graduação mais positivamente (muito bom /ótimo).

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to understand the aspects of the professional trajectory and continuity of academic studies by those who graduated on Speech, Language and Hearing Sciences (Ph). METHOD: it was invited 250 graduates from the course at UFMG, and they were submitted a questionnaire with questions regarding professional situation, their study's continuity and academic background. Estatistical analisis: Epi softaware Info 6.04. (Chi-square and Fisher's Exact Tests). RESULTS: most of the graduates were female, average age of 25,7 years old and time of graduation from 1,9 to almost 3 years. Most of them did not have in Ph the only source of income; the weekly working hours was higher for those who live exclusively of Ph work and they had professional achievement, but not financial. Most of those who do not have in Ph the source of income does not feel financially and professionally fulfilled (p<0,05). The evaluation of the academic background was mostly "very good to great" in the group of graduates who had Ph as exclusive source of income. Academic background was equally divided between "bad and good" as in "good and excellent" (p=0,03) in the group of graduates who does not have in Ph the only source of income. 50% of graduates reported great difficulty in entering in the labor market. CONCLUSIONS: the increased age, increased graduation time, working hours of over 20 hours, positive assessment of the academic background are aspects that contributed to the financial independence of the graduate in Ph. The students who reported fewer difficulties in entering in the labor market assessed the undergraduate program more positively.
  • Avaliação da eficácia do laser de baixa intensidade no tratamento das disfunções têmporo-mandibular: estudo clínico randomizado Artigos Originais

    Catão, Maria Helena Chaves de Vasconcelos; Oliveira, Polyana Sarmento de; Costa, Roniery de Oliveira; Carneiro, Vanda Sanderana Macêdo

    Resumo em Português:

    OBEJTIVO: avaliar a eficácia do laser de baixa intensidade no tratamento da dor em pacientes com desordens temporomandibulares. MÉTODO:consistiu de um ensaio clínico randomizado divididos em dois grupos: Grupo 1: laser AsGaAl, Grupo 2: laser InGaAlP, do qual participaram 20 pacientes entre 19 e 35 anos de idade, com diagnóstico de sinais e sintomas de DTM. Os pacientes tinham a amplitude de movimento para abertura máxima da boca e lateralidade registados no início e no final do tratamento a laser. O Laser foi aplicado em quatro pontos pré-auriculares, totalizando 12 sessões três vezes por semana, durante um mês. Dor dos pacientes foi registrado com base na utilização da escala analógica visual (EAV) e também por exame físico dos pontos álgicos. RESULTADOS: observou-se redução significante (p<0,028) do nível de dor em ambos os grupos, porém no G1 a significância foi maior. A evolução do limiar de sensibilidade muscular evidenciou diferença estatisticamente significante (p<0,05) para G1 e G2. A laserterapia no Grupo 1 melhorou a abertura bucal em média de 4,643 mm, enquanto no Grupo 2, a média foi de 3,71 mm por paciente. CONCLUSÃO: houve eficácia em ambos os lasers no controle da dor e abertura bucal dos pacientes.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: the effectiveness of lasertherapy in the treatment o temporomandibular of pain with temporomandibular disorders. METHOD: it consisted of a randomized clinical trial divided into two groups: Group 1: AsGaAl laser; Group 2: InGaAIP laser, 20 patients between 19 and 35 years old, diagnosed with signs and symptoms of TMD. Patients had the range of motion for maximum mouth opening and laterality registered at the beginning and at the end of the laser treatment. Laser was applied in four pre-auricular points three times a week during a month, in a total of 12 sessions to each patient. The patients' pain was noted based on the use of visual analogue scale (VAS) and also by physical examination of the pain points. RESULTS: there was a significant reduction (p<0.028) of the level of pain in both treatment groups, but the G1 had higher significance. The evolution of the threshold of muscle sensivity showed a statistically significant difference for G1 and G2. Laser therapy in Group 1 improved the mouth opening 4.643 mm on average, while in Group 2, the average was 3.71 mm per patient. CONCLUSION: there was effectiveness in both lasers in the pain control and mouth opening of patients.
  • Expressão de certeza e dúvida na gagueira: estudo dos aspectos temporais da fala Artigos Originais

    Celeste, Leticia Correa; Reis, César

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: examinar o papel da organização temporal do discurso na expressão das atitudes de certeza e dúvida em grupo de adultos com gagueira, comparando-a em um grupo de adultos fluentes. MÉTODO: participaram desta pesquisa 24 indivíduos, sendo 12 com gagueira (GE1 e GE2) e 12 sem gagueira (GC). Foram coletadas amostras que teve como base um corpus de 10 frases chave que foram produzidas nas formas neutra, de dúvida e de certeza, totalizando 840 enunciados. A análise acústica foi realizada por meio do programa Praat e os seguintes parâmetros foram analisados: tempos e taxas de elocução e articulação, ocorrência e duração de pausas e disfluências, duração das vogais tônica e pré-tônica e ocorrência da vogal pós-tônica. A análise estatística foi realizada por meio dos testes Kruskall Wallis e qui-quadrado, com índice de significância de 95%. RESULTADOS: a expressão da dúvida apresenta taxa de articulação mais baixa no grupo controle, seguida da forma neutra e de certeza, com diferenças estatisticamente significantes. Ainda no grupo controle, foi observado presença de pausas e disfluências somente na expressão de dúvida. No grupo experimental, a maior diferença encontrada foi na duração da vogal da sílaba tônica. CONCLUSÃO: de uma forma geral, o GC variou mais sua organização temporal a fim de expressar as atitudes. No entanto, é possível observar também uma tendência semelhante no grupo de pessoas com gagueira. Quanto à velocidade de fala, ao retirar as pausas e as disfluências, vemos que tanto GE1 quanto GE2 diferenciam a certeza, articulando cada sílaba de forma mais rápida.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to examine the role of speech temporal organization on the expression as for the attitudes of certainty and doubt in the group of adults who stutter, comparing such analysis with a group of speech-fluent adults. METHOD: we analyzed 24 individuals, 12 with stuttering (SG1 and SG2) and 12 without stuttering (CG). Samples were collected with a corpus of 10 key phrases that were produced in the neutral form, expressing doubt and certainty, totaling 840 utterances. The acoustic analysis was performed using Praat and the following parameters were analyzed: time and speech rate and articulation, presence and duration of pauses and disfluencies, duration of vowels in pre-tonic and tonic syllables and occurrence of post-tonic vowel. Statistical analysis was performed by using Kruskall Wallis and chi-square tests, with a significance level of 95%. RESULTS: the expression of doubt has the lowest rate of articulation in the control group, followed by neutral and certainty expressions, with statistically significant differences. Also in the control group, there was presence of pauses and disfluencies only in the expression of doubt. In the experimental group, the largest difference was found in the vowel duration of the stressed syllable. CONCLUSION: generally speaking, CG varied more its temporal organization in order to express attitudes. However, it is also possible to note a trend in the group of people who stutter. As for the speech rate, by removing the pauses and disfluencies, we see that both GE1 and GE2 differentiate certainty, faster articulating each syllable.
  • Aspectos da linguagem em crianças infectadas pelo HIV Original Articles

    Granzotti, Raphaela Barroso Guedes; Negrini, Silvia Fabiana Biason de Moura; Fukuda, Marisa Tomoe Hebihara; Takayanagui, Osvaldo Massaiti

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar a proficiência lexical e a incidência de distúrbios fonológicos na linguagem de crianças infectadas com HIV. MÉTODO: a população do estudo consistiu de 31 crianças com idades entre três e sete anos. Para avaliação foi utilizado o Teste de Linguagem Infantil - ABFW foi nas áreas de fonologia e vocabulário. RESULTADOS: os resultados obtidos foram analisados de acordo com os critérios clínicos para a classificação da doença, proposta pelo CDC e sobre o perfil imunológico e a carga viral através do teste de Mann-Whitney para análise estatística. Na avaliação de vocabulário, 100% das crianças apresentaram uma resposta inadequada para a sua idade em pelo menos dois campos distintos conceptuais. Na avaliação fonológica, 67,7% das crianças avaliadas foram consideradas afetadas por algum distúrbio fonológico. Quando comparamos os resultados adequados e inadequados da avaliação fonológica para os parâmetros clínicos e immunovirological de AIDS, tais como classificação clínica (p = 0,16), contagem de CD4 (p = 0,37) e carga viral (p =0,82), não se detectou uma relação estatisticamente significativa entre alterações de linguagem e severidade da doença. CONCLUSÃO: a pesquisa mostrou que o grupo estudado apresenta um alto risco de distúrbios de linguagem e que acompanhamento fonoaudiológico constante é essencial para identificar as alterações precocemente.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to assess the lexical proficiency and the incidence of phonologic disorders in the language of children infected with HIV. METHOD: the study population consisted of 31 children between three and seven year-old. For evaluation purposes the Test of Infantile Language - ABFW was applied in the areas of phonology and vocabulary. RESULTS: the results obtained were analyzed according to the clinical criteria for the classification of the disease proposed by the CDC and regarding the immunological profile and the viral burden using the Mann-Whitney test for statistical analysis. In the vocabulary evaluation, 100% of the children presented an inappropriate response for their age in at least two distinct conceptual fields. In the phonologic evaluation, 67.7% of the assessed children were considered to be affected by some phonologic disorder. When we compared adequate and inadequate results of phonologic evaluation to the clinical and immunological parameters of AIDS such as clinical classification (p=0,16), CD4 count (p=0,37) and viral burden (p=0,82), we did not detect a statistically significant relation between language alterations and disease severity. CONCLUSION: this research has shown that the studied group presents a high risk for language disorders and that constant phonoaudiological follow-up is essential to identify the alterations in early stage.
  • Perfil da fluência: análise comparativa entre gagueira desenvolvimental persistente familial e isolada Artigos Originais

    Oliveira, Cristiane Moço Canhetti de; Fiorin, Michele; Nogueira, Paula Roberta; Laroza, Cecília Piccin

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: avaliar e comparar a fluência de indivíduos com Gagueira Desenvolvimental Persistente Familial e de indivíduos com Gagueira Desenvolvimental Persistente Isolada, caracterizando a tipologia das disfluências, a porcentagem de disfluências, a taxa de elocução e a gravidade da gagueira. MÉTODO: participaram 40 indivíduos, entre 6 e 42 anos de idade, divididos em dois grupos de 20 participantes cada um: Gagueira Desenvolvimental Persistente Familial e Gagueira Desenvolvimental Persistente Isolada. Os procedimentos utilizados nos grupos foram: histórias clínica e familial, avaliação da fluência e Instrumento de Gravidade da Gagueira. RESULTADOS: não houve diferenças estatisticamente significantes entre os grupos quanto à porcentagem de disfluências gagas, ao fluxo de sílabas e palavras por minuto, e a gravidade da gagueira. Nota-se uma tendência do grupo de pessoa com gagueira familial apresentar uma maior variabilidade da gravidade da gagueira, que foi de leve a muito grave, enquanto que, no grupo de pessoas com gagueira isolada, a gravidade variou de leve a grave. CONCLUSÃO: este estudo representa um primeiro esforço para a caracterização do perfil da fluência de subgrupos de pessoas que gaguejam, a saber, gagueira desenvolvimental persistente familial e gagueira desenvolvimental persistente isolada. Pode-se concluir que o perfil da fluência de pessoas com gagueira, independente do histórico familial, é semelhante. Vale ressaltar que a ocorrência de algumas tipologias gagas, repetição de palavra monossilábica, bloqueio e intrusão foram distintas entre os grupos.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to evaluate and compare the fluency between the familial and the sporadic persistent developmental stuttering, characterizing the typology and the frequency of the disfluencies, the speech rate and the severity of the stuttering. METHOD: 40 participants aged from 6 to 42 years old, divided in two groups with twenty participants in each one: Familial Persistent Developmental Stuttering and Sporadic Persistent Developmental Stuttering. The procedures used were: clinical and familial history, assessment of fluency and Stuttering Severity Instrument. RESULTS: there were no statistically significant differences between the groups regarding the frequency of stuttering like disfluencies, the flow of syllables and words per minute and the severity of stuttering. It was noted a tendency of the group with familial stuttering to show a bigger variability of the severity of stuttering, going from mild to very severe, whereas in the group with sporadic stuttering, the severity varied from mild to severe. CONCLUSION: this study represents the first effort to the characterization of the speech fluency profile of the subgroups of people who stutter, namely familial persistent developmental stuttering and sporadic persistent developmental stuttering. It is possible to conclude that the speech fluency profile of people who stutter, independently of the familial history, is similar. It is noteworthy that the occurrence of some stuttering-like disfluencies, monosyllabic word repetition, block and intrusion were different between groups.
  • Análise do conhecimento de professores atuantes no ensino fundamental acerca da linguagem escrita na perspectiva do letramento Artigos Originais

    Berberian, Ana Paula; Bortolozzi, Kyrlian Bartira; Massi, Giselle; Biscouto, Angela Regina; Enjiu, Andréa Jully; Oliveira, Karina de Fátima Portela de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar o conhecimento que um grupo de professores inseridos na rede pública do ensino fundamental tem sobre concepções de escrita e sobre o conceito de letramento. MÉTODO: os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário abrangendo formação profissional e conhecimento acerca da linguagem escrita e do letramento. Os questionários foram respondidos por escrito e individualmente, após assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. A análise estatística dos resultados foi realizada a partir do Teste de Fisher, ao nível de significância de 0,05 e do Teste qui-quadrado, ao nível de significância de 0,05. RESULTADOS: não houve diferença significante entre o conhecimento dos professores acerca da concepção de linguagem escrita, letramento, alfabetização e dos motivos que levaram a incorporação do conceito de letramento no sistema educacional e o período de formação no magistério. Predominou, entre os professores, uma concepção de linguagem como código/instrumento e representação da fala (80%). Apesar de 80% dos professores terem realizado leitura de textos acerca do letramento e 84,8% identificar diferenças entre esse conceito e a alfabetização, apenas 12% estabeleceu adequadamente tal diferenciação. CONCLUSÃO: há restrições quanto ao conhecimento dos professores sobre concepções da escrita e, portanto, limitações para o estabelecimento de associações teórico-práticas efetivas para a promoção de práticas de leitura e escrita significativas, junto ao processo de ensino/aprendizagem da língua portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental. O estudo oferece elementos para o delineamento de propostas formuladas no campo da Fonoaudiologia voltadas à educação que objetivem a socialização de conhecimentos e a promoção do letramento.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the knowledge of a group of teachers inserted in public elementary school about concepts related to written language and literacy proficiency. METHOD: data were collected through a questionnaire covering training and knowledge of written language and the concept of literacy proficiency. After signing an informed consent, people answered questionnaires individually. The statistical analysis was performed from Fisher's test at significance level of 0.05 and the Chi-squared test significance level of 0.05. RESULTS: there was no significant difference between teachers' knowledge about the concept of written language, literacy, literacy proficiency, the reasons that led to the concept of literacy incorporation in the educational system and the period of teacher training. It was predominant among teachers a conception of language as code / instrument and representation of speech (80%). Although 80% of the teachers have read texts about literacy proficiency and 84.8% identify differences between this concept and that of literacy, only 12% adequately established that differentiation. CONCLUSION: there are restrictions on teachers' knowledge about written language and therefore, limitations for the establishment of effective theory-practice associations in order to encourage meaningful reading and writing practices concerning Portuguese teaching / learning in the early grades of elementary school. The study provides evidence for the design of proposals in the field of Speech Language and Hearing Sciences focusing on education that aim the socialization of knowledge and the promotion of literacy proficiency.
  • Caracterização da leitura e escrita Artigos Originais

    Rosa Neto, Francisco; Xavier, Regina Ferrazoli Camargo; Santos, Ana Paula Marília dos

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: caracterizar o desempenho escolar da leitura e escrita em escolares matriculados no terceiro ano do Ensino Fundamental MÉTODO: participaram deste estudo 160 crianças com idades entre 8 e 9 anos (média 8 anos e 7 meses). Para coleta dos dados foi utilizado o instrumento de medida: Manual de Desempenho Escolar - Análise da Leitura e Escrita em Séries Iniciais do Ensino Fundamental - MDE (ROSA NETO, SANTOS, TORO, 2010). Para análise e interpretação dos dados foram utilizados os programas Excel e SPSS for Windows 17.0. RESULTADOS: verificou-se que os escolares obtiveram uma média de 75,88% de acertos no desempenho geral do MDE, e entre as médias da pontuação nas categorias do manual, a escrita apresentou a porcentagem mais baixa, 72,10% de acertos. CONCLUSÃO: constatou-se que 40% (n= 64) da amostra estão plenamente alfabetizadas, ou seja, capazes de ler com fluência e compreender globalmente o sentido do texto, localizar informações, fazer inferências e formular hipóteses sobre o conteúdo do texto. Na escrita, são capazes de escrever de forma legível e compreensível um pequeno texto. No entanto, 50% (n=80) dos alunos avaliados se encontram ainda no processo de aprendizado da leitura e escrita e 10% (n=16) das crianças mostrou desempenho abaixo do esperado para o nível de escolaridade em que se encontravam, ou seja, no estágio inicial da alfabetização.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to characterize the performance of school reading and writing to students enrolled in the third grade of elementary school. METHOD: the study included 160 children aged between 8 and 9 years old (average of 8 years and 7 months). The data collection instrument was used to measure: Performance Handbook School - Analysis of Reading and Writing in the early grades of elementary schools - MDE (Rosa Neto, Santos, TORO, 2010). For analysis and interpretation of data it was used the Excel and SPSS for Windows 17.0 programs. RESULTS: it was found that the students had an average of 75.88% accuracy on the general performance of the EAW, and among the average score between the categories of the manual, the writing had the lowest percentage, 72.10% accuracy. CONCLUSION: it was verified that 40% (n=64) in the sample are fully literate, ie able to read fluently and understand the general meaning of the text, to locate information, to make inferences and formulate hypotheses about the text content. In writing, they are able to write legibly and understand a short text, according to the standards required by our culture. However, 50% (n=80) of the students assessed is still in the learning process of reading and writing and 10% (n=16) of children showed poor performance to the level they were in school, or in the early stages of literacy.
  • Variações semânticas nos enunciados de crianças em processo de desenvolvimento da linguagem oral: estudo preliminar Artigos Originais

    Silva, Tatiana Rocha; Britto, Denise Brandão de Oliveira e

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: analisar as variações semânticas do enunciado de crianças em processo de desenvolvimento da linguagem. MÉTODOS: participaram deste estudo 10 crianças em processo de desenvolvimento da linguagem, entre três e quatro anos, e sem queixa e/ou alterações auditivas e cognitivas. A coleta de dados foi realizada por meio de observação e registro, em áudio e vídeo, de situações de interação lúdica. RESULTADOS: nos enunciados das crianças na faixa etária de 3 anos, observou-se que houve maior ocorrência da superextensão apenas em relação à subextensão (p=0,039) e que houve tendência a maior ocorrência quando comparada com a proximidade fonológica (p=0,053), dêitico (p=0,053) e relação de contiguidade (p=0,083). Nos enunciados das crianças na faixa etária de 4 anos, houve maior ocorrência da perífrase em relação à subextensão (p=0,012) e proximidade fonológica (p=0,012). Não houve diferença entre as variações semânticas estudadas entre as faixas etárias de 3 e 4 anos. CONCLUSÃO: as variações semânticas mais frequentes foram a superextensão e a perífrase.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: to analyze the semantics of the statement of changes were in the process of development of language. METHODS: the study included 10 children in the process of development of language, between three and four years, without complaint and / or hearing and cognitive impairments. Data collection was performed through the observation and recording, audio and video, playful interaction situations RESULTS: in the statements of children aged 3 years, it was observed that there was a higher occurrence of super-extension only in relation to sub-extension (p=0,039) and that there was a trend to higher incidence when compared with the proximity phonologic (p=0,053), deitic (p=0,053) and relation of contiguity (p=0,083). In the statements of children aged 4 years, there was a higher occurrence of periphrasis in relation to sub extension (p=0,012) and proximity phonologic (p=0,012). There was no difference between the semantic changes studied between the ages of 3 and 4 years. CONCLUSION: the variations were most frequent semantic super-extension and periphrasis.
  • ¿Deficiencia, discapacidad o identidad cultural?: interpretación de la sordera y respuestas en el sistema educativo en España

    López-González, María; Llorent, Vicente-J.

    Resumo em Espanhol:

    En España, en los últimos años, se han experimentado múltiples cambios en la prevención y la atención de las personas con discapacidad, en particular en lo que se refiere a las personas sordas. La interpretación de la sordera no sólo como deficiencia auditiva, sino como una diferencia comunicativa, está llevando a la disposición de contextos educativos con carácter bilingüe y bicultural. Esta nueva perspectiva conceptual y la consecuente orientación de las prácticas escolares tienen un impacto positivo en los campos de la salud, la educación y el ámbito social, fomentando el desarrollo tanto del alumnado sordo, como del alumnado oyente. En este artículo se expone la situación del contexto español en este campo, y ha servido de base para la realización de un proyecto transnacional europeo.

    Resumo em Inglês:

    In Spain and in recent years, multiple changes have been experimented in the prevention and care of people with disabilities, particularly in what concerns to deaf people. The interpretation of deafness not only as hearing impairment, but as a communicative difference is causing the provision of educational contexts with bilingual and bicultural characteristics. This new conceptual perspective and the consequent orientation of school practices have positive impact in the fields of health, education and social development, encouraging the development of both deaf as listener students. This article explains the situation of the Spanish context on this field and it has provided the basis for the accomplishment of a European transnational project.
  • Interferência binaural no processo de seleção e adaptação de próteses auditivas: revisão sistemática Artigos De Revisão

    Azevedo, Milena Manoel; Vaucher, Ana Valéria de Almeida; Duarte, Mariana Teixeira; Biaggio, Eliara Pinto Vieira; Costa, Maristela Julio

    Resumo em Português:

    O tema deste estudo é a interferência binaural e tem como objetivo descrever, por meio de revisão teórica, o fenômeno caracterizado por interferência binaural. Será realizada revisão sistemática por meio de pesquisa nas bases de dados LILACS, MEDLINE, PUBMED e SCIELO. O fenômeno interferência binaural é uma realidade relatada na literatura, que precisa ser investigado. Pode se confirmar por testes específicos de processamento auditivo, o mais descrito foi o dicótico de dígitos.

    Resumo em Inglês:

    The background of this study is the binaural interference and the purpose is to describe, by a systematic review of the literature, the phenomenon known as binaural interference. A systematic review of the literature was carried out in electronic databases LILACS, MEDLINE, PUBMED and SCIELO. The binaural interference is a phenomenon reported in the literature which needs to be investigated. This phenomenon can be confirmed by specifics auditory processing tests, the most reported in the literature was the dichotic digit test.
  • Exercícios de trato vocal semiocluído: revisão de literatura Artigos De Revisão

    Cielo, Carla Aparecida; Lima, Joziane Padilha de Moraes; Christmann, Mara Keli; Brum, Ricardo

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como tema os exercícios de trato vocal semiocluído (ETVSO) e procura sintetizar e organizar, por meio de revisão de literatura, informações sobre noções físicas e de anatomofisiologia subjacentes aos ETVSO e seus diferentes tipos, com descrição, aplicabilidades clínicas, restrições, tempo de realização, efeitos e eficácia. Os ETVSO são realizados com alguma oclusão no trato vocal que modifica a impedância acústica e gera ressonância retroflexa, afastando as pregas vocais na vibração, reduzindo os riscos de trauma e equilibrando as pressões sub e supraglótica, com economia vocal; tipos: vibração de lábios e de língua, sons fricativos, /b/ prolongado, humming, firmeza glótica, constrição labial e fonação em tubos; são utilizados em distúrbios vocais, incluindo a hipernasalidade, no aquecimento e aperfeiçoamento vocal; a fonação com tubo imerso a 15cm em água somente deve ser utilizada em disfonias hipocinéticas; não há definição científica quanto ao tempo de execução; os efeitos positivos gerados são a melhora da propriocepção, dos aspectos vocais perceptivo-auditivos e acústicos e mudanças no trato vocal; os estudos realizados com ressonância magnética e tomografia computadorizada verificaram modificações no trato vocal após a técnica de fonação em tubos, tais como área central mais alargada, firme fechamento do esfíncter velofaríngeo, diminuição da região do esfíncter velofaríngeo, epiglote em posição vertical, língua mais elevada posteriormente, expansão das áreas transversais da orofaringe e da cavidade oral; não foram encontrados estudos sobre eficácia dos ETVSO.

    Resumo em Inglês:

    This study has as its theme the exercise with semi-occluded vocal tract (SOVTE) and tries to summarize and to organize, through review of literature, information about physical and anatomophysiology notions underlying SOVTE and its different types, through description, clinical applicability, restrictions, time of performance, effects and effectiveness. The SOVTE is performed with vocal tract occlusion which modifies the acoustic impedance and generates retroflex resonance, which repels the vocal folds during vibration, reduces the risks of trauma and balances sub- and supraglottic pressure, with vocal economy; types: tongue and lips vibration; fricative sounds, prolonged /b/, humming, glottic firmness, lips constriction and tube-phonation; they are used in vocal disorders, including hipernasality, in warming and improving vocal practice; phonation in immerse tube with 15cm water should only be used in cases of hypokinetic dysphonia; there is no scientific definition regarding the runtime; the generated positive effects are the improvement of proprioception, of vocal perceptive-auditory and acoustic aspects, and of vocal tract changes; studies performed with magnetic resonance imaging and computed tomography verified vocal tract modifications after the tube-phonation technique, such as more extensive central area, firm closure of the velopharyngeal sphincter, decreased velopharyngeal sphincter area, vertical epiglottis, posterior tongue elevation, expansion of the cross-sectional oropharynx and oral cavity areas; studies about the effectiveness of SOVTE were not found.
  • Instrumentos de avaliação de linguagem infantil: aplicabilidade em deficientes Artigos De Revisão

    Guimarães, Cristhiane Ferreira; Oda, Adriana Leico

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como objetivo analisar testes e provas de avaliação de linguagem infantil de modo a discutir a aplicabilidade na população com deficiência física, auditiva, visual, mental e múltipla. No segundo semestre de 2011, pesquisou-se acerca das deficiências e das avaliações diretas de linguagem infantil oral, gestual e escrita, nacionais ou traduzidas. Consultou-se artigos e teses nas bases de dados online, além de livros e avaliações publicadas. Selecionou-se 28 avaliações, que foram agrupadas por objetivos de aplicação, descritas segundo estímulo e realização esperados, e analisadas pelos seguintes critérios: modalidades de avaliação, habilidades requeridas e conversão de códigos. Encontrou-se 23 modalidades de avaliação, cuja análise sugere que indivíduos que têm possibilidade de uso da visão, membros superiores e mente, e que conseguem compreender e utilizar imagem e português oral ou escrito como códigos, provavelmente terão maior gama de avaliações que os atenda. As dimensões semântica e pragmática pareceram ser as mais acessíveis, corroborando com a aplicação encontrada na literatura. Sobre a possibilidade de avaliação completa, verificou-se que apenas a dupla de habilidades "visão/membros superiores" permitiria isto. Um levantamento das informações sobre o perfil comunicativo do examinando comparado com o perfil comunicativo requisitado na avaliação auxilia na decisão sobre a compatibilidade destes e consequente aplicabilidade. No geral, consideradas as particularidades dos casos e das avaliações, instrumentos pré-selecionados poderão ser aplicáveis a indivíduos deficientes. Contudo, poderá ocorrer que, para alguns pacientes, não será possível realizar uma avaliação completa utilizando apenas instrumentos do tipo direto.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study is to analyze tests and assessments tests of child language in order to discuss the applicability of the population with physical, sensory, mental and multiple disabilities. In the second half of 2011, was researched about the deficiencies and direct evaluations of children's oral, gestures and writing language, national or translated. Articles and theses were consulted in online databases, also books and evaluations published. Were selected 28 measurements, which were grouped by goals application, described as stimulus and expected achievement, and analyzed by following criteria: modality of evaluation, required skills and code conversion. There were found 23 evaluation forms, which analysis suggests that individual who are able to use vision, upper limb and mind, and who can understand and use image and oral or written Portuguese codes, will probably have greater range of evaluation that meets. The dimensions semantic and pragmatic appeared to be the most accessible, supporting the application found in the literature. On the possibility of complete evaluation, was observed that only a couple of skills "vision/upper limb" would allow this. A survey of information about the examinee's communication profile compared to the profile required to assess communicative aids in the decision on the compatibility of these and subsequent applicability. In general, considering the particularities of cases and assessment instruments pre-selected can so be applicable to individuals with disabilities. However, it may happen that, for some patients, cannot perform a complete evaluation instruments using only the direct type.
  • Verificação da eficiência da abordagem terapêutica miofuncional em casos de desvio fonológico, fonético e fonético-fonológico Relatos De Casos

    Costa, Patricia Pereira; Mezzomo, Carolina Lisbôa; Soares, Márcia Keske

    Resumo em Português:

    TEMA: o tema desta pesquisa é o uso da terapia miofuncional em casos de desvios fonético e/ou fonológicos. PROCEDIMENTOS: foram incluídos sujeitos, de ambos os sexos, com idades entre seis e 13 anos, que apresentassem desvio fonético-fonológico, e alterações do sistema estomatognático, com idade mínima de quatro anos. Considerou-se como critério de exclusão a presença de malformações, síndromes genéticas, suspeita de alterações neurológicas, déficit cognitivo ou psicológico, perda auditiva, diagnóstico de atraso de linguagem, terapia fonoaudiológica anterior, e alterações oclusais. Realizou-se anamnese, avaliação do sistema estomatognático, exame articulatório, triagem auditiva e avaliação otorrinolaringológica. Com os sujeitos selecionados, foram realizados dois atendimentos semanais, de terapia miofuncional. Realizaram-se sondagens a cada oito sessões de atendimento. Foram comparados o número de fones/fonemas da fala e estruturas/aspectos do sistema estomatognático alterados antes e depois da terapia miofuncional, comparação entre os sujeitos em relação ao tempo de terapia de acordo com a alteração de fala apresentada, comparação entre os grupos quanto ao número de fones/fonemas e aspectos os sistema estomatognático alterados antes e depois da terapia miofuncional. RESULTADOS: os sujeitos com desvio fonológico apresentavam entre um e quatro fonemas alterados, os sujeitos com desvio fonético apresentavam um fone alterados; já os sujeitos com desvio fonético-fonológico apresentavam cinco e seis fones/fonemas alterados, respectivamente. Os casos de desvio fonológico e fonético tiveram a fala adequada. Um dos sujeitos com desvio fonético-fonológico teve a fala adequada, e o outro permaneceu com um fone alterado. CONCLUSÃO: a terapia miofuncional demonstrou-se eficiente em casos de desvios fonético e/ou fonológicos.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND:the use of myofunctional therapy in cases of phonetic and/or phonological disorders. PROCEDURES: we included subjects being six and 13 year old, both genders, with phonetic and/or phonological disorders, and stomatognathic system alterations. We considered an exclusion criterion the presence of malformations, genetic syndromes, suspected neurological, psychological or cognitive impairment, hearing loss, diagnosis of language delay, speech therapy before, and malocclusion. Were held anamnesis, evaluation of the stomatognathic system, articulatory examination, hearing screening and othorrinolaringological evaluation. We held two therapy weekly. Surveys were carried out every eight sections. We analyzed the comparison between the number of speech sounds and features/structures of the stomatognathic system alterations before and after such therapy, and also the comparison between subjects in relation to length of therapy according to the found speech disorder. RESULTS: the subjects with phonological disorder showed between one and four alerted phonemes, the subjects with a phonetic deviation showed one altered phoneme, but the subjects with a phonetic-phonological deviation had five to six altered phones/phonemes, respectively. The cases of phonological and phonetic deviation had proper speech. One of the subjects with a phonetic-phonological deviation had proper speech, and the other showed an altered phone. CONCLUSION: myofunctional therapy was efficient in cases of phonetic and/or phonological deviations.
  • Eficácia da fonoterapia em um caso de afasia expressiva decorrente de acidente vascular encefálico Relatos De Casos

    Kunst, Letícia Regina; Oliveira, Luciéle Dias; Costa, Vanessa Pires; Wiethan, Fernanda Marafiga; Mota, Helena Bolli

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo de caso foi relatar e analisar o caso de um paciente afásico adulto em tratamento fonoaudiológico na clínica escola do Curso de Fonoaudiologia de uma instituição federal de ensino. O sujeito estudado é um paciente do sexo masculino, com 68 anos de idade, em tratamento na clínica escola desde maio de 2009, sendo que seu processo terapêutico foi analisado até dezembro de 2010. Quanto à história clínica, o paciente sofreu acidente vascular encefálico isquêmico no hemisfério esquerdo, em janeiro de 2009, quando repentinamente apresentou um quadro de mutismo. Após serem realizadas avaliações fonoaudiológicas, concluiu-se que o mesmo apresentava como hipótese diagnóstica "Afasia de expressão, oral e escrita, decorrente de acidente vascular encefálico isquêmico." Diante disto foi elaborado o planejamento terapêutico. Desde o início do processo de terapia foi possível observar evoluções linguísticas no paciente. O fato de o sujeito ter procurado atendimento fonoaudiológico 15 dias após o acometimento pelo acidente vascular encefálico, provavelmente foi um fator fundamental para sua boa recuperação, pois há um grau de recuperação espontânea em pacientes afásicos, porém a melhora é mínima sem o tratamento adequado. Em aproximadamente um mês de terapia fonoaudiológica, o paciente expandiu consideravelmente seu vocabulário. Apesar de a área lesada ser extensa e fundamental para a linguagem, observou-se avanços bastante positivos com a terapia. Deste modo, acredita-se que a intervenção fonoaudiológica precoce contribuiu, em grande parte, para a reorganização da atividade linguística, visto que o paciente comunica-se satisfatoriamente considerando a grande extensão de sua lesão.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article was doing a report case of an aphasic client subjected to speech therapy in the clinic of a Speech Pathology and Audiology course of a federal university. The studied subject is a male patient, aged 68, treated in the clinic since May 2009. His therapeutic process was analyzed up to December 2010. The client suffered an ischemic stroke in the left cerebral hemisphere, on January 2009, when suddenly presented mutism. After the evaluations, the therapist concluded that the client presented "aphasia, compromising the oral and the writing expression, caused by ischemic stroke". So, the treatment plan was created. Since the start of therapy, significant linguistic changes could be observed in the client. A primary factor for the satisfactory recover was the quick search for the speech treatment (15 days after the stroke), because there is a degree of spontaneous recovery in aphasic clients. But, the good results are minimal without the adequate therapy. Only one month after the beginning of the therapy, the client improved substantially his vocabulary. Despite the injury area is extensive and fundamental to the language, it was observed very positive results with the therapy. So, we believe that the early speech therapy contributed a lot to the linguistic recover, since the client communicate satisfactorily, if we consider the great extension of his injury.
  • Análise quantitativa da deglutição orofaríngea em indivíduo gastrostomizado com Lipofuscinose Ceróide Neuronal: relato de caso Relatos De Casos

    Sales, André Vinicius Marcondes Natel; Cola, Paula Cristina; Jorge, Adriana Gomes; Peres, Fernanda Matias; Santos, Rarissa Rúbia Dallaqua dos; Giacheti, Célia Maria; Silva, Roberta Gonçalves da

    Resumo em Português:

    A presença de disfagia orofaríngea infantil na população com afecções genéticas ainda é pouco estudada. O objetivo deste estudo foi analisar o tempo de trânsito oral total (TTOT) e o tempo de trânsito faríngeo (TTF) em um indivíduo com diagnóstico genético clínico de Lipofuscinose Ceróide Neuronal (LCN) com disfagia orofaríngea grave. Indivíduo com LCN, 3 anos de idade, gastrostomizado há dois anos e sem via oral parcial, histórico de déficit de ganho de peso anterior a via alternativa de alimentação, porém sem complicações pulmonares. A deglutição orofaríngea foi estudada por meio de videofluoroscopia de deglutição e análise quantitativa da deglutição com uso de software específico para tal avaliação. Na análise quantitativa do TTOT e TTF constatou-se, respectivamente, 45,37 segundos (padrão de normalidade em criança é de 4 segundos) e de 4,53 segundos para o TTF. Constatou-se significante aumento nos tempos de trânsito orofaríngeo neste indivíduo, sendo que a disfagia orofaríngea, parte do quadro desta criança com diagnóstico de LCN, deve ser investigada e acompanhada durante a evolução da doença. Uma avaliação da deglutição orofaríngea e acompanhamento nos indivíduos com esta condição genética deve ser realizada, considerando que essa alteração pode fazer parte do fenótipo desta condição e também pelo impacto que esse aumento nos tempos da deglutição pode ocasionar na condição nutricional e pulmonar desta população.

    Resumo em Inglês:

    The presence of oropharyngeal dysphagia in the pediatric population with genetic diseases it is still poorly studied. The aim of this study was to analyze the oral total transit time and pharyngeal transit time, in an individual with neuronal ceroid lipofucinosis (NCL) with severe oropharyngeal dysphagia. Individual with NCL, 3 years old, 2 years with gastrostomy and no oral feeding, weighting loss, but without pulmonary complications. Oropharyngeal swallowing was studied by videofluoroscopy and it was realized a quantitative analysis using software. Changes were observed throughout the whole biomechanics of swallowing. The quantitative analysis of total oral transit time was found 45.37 seconds (default normality in children is 4 seconds) and for pharyngeal transit time was 4.53 seconds. It was found that beside the changes in the biomechanics of oropharyngeal swallowing in the case studied, an increase in total oral transit time and pharyngeal transit time was also observed, which can significantly compromise the nutritional status and pulmonary these individuals.
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br