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Revista CEFAC, Volume: 17, Número: 5, Publicado: 2015
  • EDITORIAL Editorial I

    Capellini, Simone Aparecida
  • DIA MUNDIAL DA MOTRICIDADE OROFACIAL Editorial Ii

    Susanibar, Franklin; Marchesan, Irene; Santos, Ricardo
  • Influência do tratamento com fármacos antivertiginosos sobre o equilíbrio postural e qualidade de vida de indivíduos com queixas de tontura Artigos Originais

    Tsukamoto, Heloísa Freiria; Costa, Viviane de Souza Pinho; Silva Júnior, Rubens Alexandre da; Pelosi, Gislaine Garcia; Marchiori, Luciana Lozza de Moraes; Fernandes, Karen Barros Parron

    Resumo em Português:

    Resumo: OBJETIVO: avaliar a influência do tratamento com fármacos antivertiginosos sobre a qualidade de vida e o equilíbrio postural de adultos e idosos com queixas de tontura. MÉTODOS: estudo transversal, com amostra de 51 indivíduos portadores de queixas de tontura, divididos em dois grupos, de acordo com o uso (grupo medicado, n=25) ou não (grupo não medicado, n=26) de fármacos antivertiginosos. Foram coletadas informações sobre: caracterização dos sintomas (ficha elaborada pelos pesquisadores), autopercepção de qualidade de vida (Dizziness Handicap Inventory),intensidade de tontura (escala visual analógica de tontura) e equilíbrio postural (plataforma de força). RESULTADOS: verificou-se intensidade moderada de tontura (Média: 4,6 ± 2,8) e impacto negativo das vestibulopatias sobre a qualidade de vida (Média: 47,3 ± 22,4) na amostra total. Quando comparados os dois grupos, não houve diferença estatisticamente significante na intensidade da tontura (p=0,74) ou qualidade de vida (p=0,79), e também, nos parâmetros da estabilometria, em quatro tarefas (teste t independente, p>0,05). Contudo, após a inclusão do tempo de utilização de fármacos antivertiginosos como uma covariável do estudo, foi verificado pior desempenho nas diferentes tarefas da estabilometria no grupo medicado (ANCOVA, p<0,05). CONCLUSÃO: o uso de fármacos antivertiginosos não melhora a qualidade de vida de indivíduos com queixas de tontura e o equilíbrio postural esteve alterado no grupo medicado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: PURPOSE: this study aimed to identify the influence of anti-vertigo drugs on the health-related quality of life and balance in adults and elder individuals with dizziness complaints. METHODS: 51 individuals with dizziness complaints were enrolled at this cross-sectional study. The sample was divided into two groups according to chronic use of antivertigo drugs (medicated group, n=25 or non-medicated group, n=26). Information regarding vertigo-related symptoms, health-related quality of life (through Dizziness Handicap Inventory), dizziness intensity (measured by dizziness visual analogue scale) and postural balance (using a force platform) were assessed in all subjects recruited. RESULTS: a moderate intensity of dizziness was observed (Mean: 4.6 ± 2.8) as well as negative impact on health-related quality of life (Mean: 47.3 ± 22.4) at this sample. When medicated and non-medicated groups were compared, no statistically differences were observed concerning dizziness intensity (p=0.74) and health-related quality of life (p=0.79). Similar results were observed regarding balance parameters (Unpaired t test, p > 0.05). However, after including the time duration of antivertigo drugs' use as a covariable of this study, a worse balance in different balance tasks was observed at the medicated group (ANCOVA, p<0.05). CONCLUSION: no benefits concerning the symptoms or health-related quality of life were observed after chronic treatment with anti-vertigo drugs. On the other hand, worse balance control was observed in medicated group.
  • Triagem auditiva escolar: identificação de alterações auditivas em crianças do primeiro ano do ensino fundamental Artigos Originais

    Tamanini, Daiane; Ramos, Natália; Dutra, Louise Varela; Bassanesi, Humberto José Chisté

    Resumo em Português:

    Resumo: OBJETIVO: caracterizar o perfil audiológico de escolares do primeiro ano do Ensino Fundamental da rede municipal da cidade de Caxias do Sul-RS, investigando e identificando a ocorrência de alterações auditivas nesta população, por meio de medidas eletroacústicas. MÉTODOS: estudo transversal, prospectivo, descritivo e quantitativo de 391 escolares do primeiro ano do Ensino Fundamental de escolas municipais da cidade de Caxias do Sul-RS. Os estudantes foram submetidos a quatro procedimentos audiológicos na Triagem Auditiva Escolar: Meatoscopia, Emissões Otoacústicas Evocadas por Estímulo Transiente, Emissões Otoacústicas - Produto de Distorção e Timpanometria. Além disso, os responsáveis pelas crianças responderam a um questionário com perguntas referentes ao desenvolvimento e aos antecedentes otológicos de cada criança. Os escolares que apresentaram alguma alteração auditiva na Triagem Auditiva foram encaminhados para avaliação otorrinolaringológica e/ou avaliação audiológica completa. RESULTADOS: das 782 orelhas avaliadas, 85,4% apresentaram normalidade nos exames realizados e 14,6% demonstraram algum tipo de alteração. Na Meatoscopia, verificou-se que 6,3% das orelhas apresentaram alterações. Passaram nas Emissões Otoacústicas Evocadas por Estímulo Transiente 94,8% das orelhas e nas Emissões Otoacústicas - Produto de Distorção 95,8%. Na Timpanometria, a curva predominante foi a tipo A, seguida pela tipo C. Foram realizados encaminhamentos para 14,6% dos escolares. CONCLUSÃO: a população desse estudo foi composta, em sua maioria, por escolares do gênero masculino, com seis anos de idade. Das 782 orelhas avaliadas, 85,4% apresentaram normalidade nos exames realizados e 14,6% demonstraram algum tipo de alteração.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: PURPOSE: to characterize the audiological profile of first grade students from municipal elementary schools in Caxias do Sul (RS), Brazil, using electroacoustic measures to investigate and identify the occurrence of hearing impairments in this population. METHODS: prospective descriptive quantitative cross-sectional study of 391 first grade students from municipal elementary schools in Caxias do Sul (RS), Brazil. Students were submitted to four audiological procedures for the hearing screening: meatoscopy, Transient Evoked Otoacustic Emissions, Distortion Product Otoacoustic Emissions, and tympanometry. Furthermore, caregivers answered a questionnaire regarding each child's development and otologic history. The students who presented hearing deficits on the hearing screening were referred for otorhinolaryngological and/or complete audiological evaluation. RESULTS: from the 782 ears evaluated, 85.4% presented normal results, and 14.6% showed alterations. In the meatoscopy, 6.3% of the ears showed alterations, while 94.8% passed the Transient Evoked Otoacustic Emissions and 95.8%, the Product-Distortion Otoacoustic Emissions. The tympanometry showed predominance of type A curves, followed by type C. Referrals were made for 14.6% of the students. CONCLUSION: the sample of this study was composed mostly by male school-age children with six years of age. From the 782 ears evaluated, 85.4% had normal results on the screening, and 14.6% showed alterations.
  • Prevalência de disfagia orofaríngea no acidente vascular cerebral após cirurgia cardíaca Artigos Originais

    Almeida, Tatiana Magalhães de; Cola, Paula Cristina; Magnoni, Daniel; França, João Ítalo Dias; Silva, Roberta Gonçalves da

    Resumo em Português:

    Resumo: OBJETIVO: determinar a prevalência de disfagia orofaríngea em indivíduos submetidos à cirurgia cardíaca e que evoluíram com Acidente Vascular Cerebral em Hospital Público de Referência. MÉTODOS: estudo clínico descritivo, retrospectivo, realizado por meio da coleta de dados de protocolos de avaliação clínica da deglutição orofaríngea, no período de novembro de 2010 á novembro de 2011. Foram incluídos os 25 protocolos de avaliação clínica para disfagia orofaríngea de indivíduos que fizeram cirurgia cardíaca e evoluíram com Acidente Vascular Cerebral no pós-operatório, durante o período estudado, e que foram assistidos pela equipe de Fonoaudiologia. A avaliação clinica da deglutição foi baseada em instrumento clinico e a deglutição classificada como normal, disfagia leve, moderada e grave. RESULTADOS: dos 25 (100%) indivíduos, 24 (96%) apresentaram algum grau de disfagia orofaríngea na avaliação clínica. (95% [IC]: 79,6- 99,9). Constatou-se que 41,66% apresentaram disfagia grave, 33,66% disfagia moderada e 25% disfagia leve. CONCLUSÃO: é alta a prevalência de disfagia orofaríngea em indivíduos com Acidente Vascular Cerebral após cirurgia cardíaca.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: PURPOSE: to determine the prevalence of oropharyngeal dysphagia in patients undergoing cardiac surgery and who developed stroke in a public referral hospital. METHODS: a retrospective descriptive clinical cross-sectional study conducted by collecting data on clinical assessment protocols of oropharyngeal swallowing in the period November 2010 to November 2011, including the protocols of 25 individuals for clinical evaluation of oropharyngeal dysphagia with post-operative stroke during the study period who were assisted by the Speech-Language Pathology team. Clinical swallowing assessment was based on clinical tools and swallowing classified as normal, mild, moderate and severe dysphagia. RESULTS: of the twenty-five (100%) patients, 24 (96%) presented dysphagia in clinical evaluation and 1 (4%) did not (95% [IC]: 79.6- 99.9). It was found that 41.66% had severe dysphagia, 33.66% moderate and 25% mild dysphagia. CONCLUSION: there was a high prevalence of oropharyngeal dysphagia in patients with stroke after cardiac surgery.
  • Alterações da linguagem oral e escrita na percepção dos professores do ensino fundamental Artigos Originais

    Eloi, Márcia Emília da Rocha Assis; Santos, Juliana Nunes; Martins-Reis, Vanessa Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo: OBJETIVO: caracterizar a percepção e a conduta de docentes do ensino fundamental diante de alterações de linguagem oral e escrita dos alunos. MÉTODOS: trata-se de um estudo descritivo de corte transversal que utilizado um questionário de oito questões mistas. Em cada questão foi apresentado um caso hipotético que abordava desenvolvimento ou alteração da linguagem oral ou escrita. Os professores responderam a percepção diante dos casos e a conduta de encaminhamentos. RESULTADOS: a amostra consistiu de 48 docentes do ensino fundamental, com idade média de 40,3 anos e tempo de atuação docente com média de 8,7 anos. As análises das respostas mostram que os professores possuem maior percepção sobre alterações da linguagem oral do que da linguagem escrita. Quanto à condutas de encaminhamentos, o profissional de referência mais citado foi o fonoaudiólogo seguido do psicólogo. CONCLUSÕES: os professores pesquisados apresentam maior percentual de percepção prática sobre as alterações na fluência e na fonologia e pouca percepção em linguagem escrita. A diferença das respostas dos professores entre as questões de casos hipotéticos de alterações da linguagem oral e alterações da linguagem escrita gerou subsídios quantitativos que possibilitam uma reflexão na elaboração temática de programas de formação para os professores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: PURPOSE: to characterize the perception and the behavior of elementary school teachers when facing their students' difficulties regarding oral and written language. METHODS: this was a descriptive cross-sectional study that used a questionnaire of eight questions mixed. A hypothetical case that addressed development or change of oral or written language was presented in each question. Teachers responded on the perception and conduct referrals. RESULTS: the sample consisted of 48 teachers of elementary school, with an mean age of 40.3 years and years of teaching performance with an mean of 8.7 years. The analysis of the responses show that teachers have greater insight into disorders in oral language than written language. Regarding the conduct of referrals, the professional most cited reference was followed by the speech therapist and psychologist. CONCLUSIONS: teachers surveyed have a higher percentage of practical insight into the changes in fluency and phonology and little insight in written language. The difference between the responses of teachers questions of hypothetical changes in oral language and written language promotes quantitative subsidies that enable a reflection on the thematic development of training programs for teachers.
  • Aeração nasal e força muscular respiratória em crianças respiradoras orais Artigos Originais

    Cunha, Renata Andrade da; Cunha, Daniele Andrade da; Bezerra, Luciana Ângelo; Melo, Ana Carolina Cardoso de; Peixoto, Décio Medeiros; Tashiro, Tetsuo; Silva, Hilton Justino da

    Resumo em Português:

    Resumo: OBJETIVO: observar se existe relação entre força muscular respiratória e área da aeração nasal em crianças respiradoras orais. MÉTODOS: trata-se de um estudo do tipo observacional, transversal comparativo entre dois grupos. Participaram 32 crianças com Respiração Oral secundária à rinite alérgica (21 meninos e 11 meninas) e 30 respiradoras nasais sem rinite alérgica (09 meninos e 21 meninas), 7 a 12 anos, submetidas à avaliação da aeração nasal com o espelho de Altmann e à avaliação da força muscular respiratória com o manovacuômetro digital (MVD(r)30). RESULTADOS: não houve correlação entre aeração nasal e força muscular respiratória em cada subgrupo. Houve diferença comparando-se valores das pressões expiratórias máximas entre meninos e meninas respiradores orais (p=0,0064) e entre meninos e meninas respiradores nasais (p=0,0030). Também houve diferença das pressões inspiratórias máximas entre meninos e meninas respiradores orais (p=0,0324) e entre meninos e meninas respiradores nasais (p=0,0210). CONCLUSÃO: não foi possível confirmar a relação entre a área de aeração nasal e a força muscular respiratória nos respiradores orais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: PURPOSE: to observe whether there is a relationship between respiratory muscle strength and degree of nasal aeration in Mouth Breathing children. METHODS: this is an observational and a comparative cross-sectional study. The subjects were 32 Mouth Breathing children with allergic rhinitis (21 boys and 11 girls) and 30 nasal breathing without allergic rhinitis (09 boys and 21 girls), 7-12 years, subjected to evaluation for nasal aeration with Altmann mirror and to evaluation of respiratory muscle strength with digital manovacuometer (MVD(r)30). RESULTS: there was no correlation between nasal aeration and respiratory muscle strength in each subgroup. There was difference comparing values ​​of maximal expiratory pressure between mouth breathers boys and girls (p=0,0064), and between nasal breathers boys and girls (p=0,0030). There was also difference maximal inspiratory pressure between mouth breathers boys and girls (p=0,0324), and between nasal breathers boys and girls (p=0,0210). CONCLUSION: it was not possible to confirm that there is a relationship between the degree of nasal aeration and respiratory muscle strength in Mouth Breathing.
  • Gagueira desenvolvimental persistente familial: disfluências e prevalência Artigos Originais

    Nogueira, Paula Roberta; Oliveira, Cristiane Moço Canhetti de; Giacheti, Célia Maria; Moretti-Ferreira, Danilo

    Resumo em Português:

    Resumo: OBJETIVO: caracterizar e comparar a frequência das disfluências da fala de adultos com gagueira desenvolvimental persistente familial do sexo masculino e feminino, a severidade do distúrbio e determinar a prevalência familial e a razão entre gêneros da gagueira nos familiares dos probandos. MÉTODOS: participaram 30 adultos com gagueira (18 a 53 anos), divididos em dois grupos, sendo 20 do sexo masculino e 10 do sexo feminino. Os procedimentos realizados foram: história clínica e familial, avaliação da fluência e Instrumento de Severidade da Gagueira. RESULTADOS: as porcentagens de disfluências típicas da gagueira (p=0,352), de outras disfluências (p=0,947) e do total das disfluências (p=0,522) foram semelhantes entre os grupos masculino e feminino. A média de disfluências típicas da gagueira foi 5,23% e de outras disfluências 5,50%. O subtipo leve foi manifestado pela maioria dos participantes (83,3%). Os familiares do gênero masculino apresentaram maior risco de apresentar gagueira (p<0,001). Do total de 1002 familiares, 85 apresentaram gagueira. No total de familiares afetados (n=85), 53 eram do sexo masculino e 32 do feminino. CONCLUSÃO: não houve diferenças entre os grupos masculino e feminino nas medidas analisadas. Quanto à frequência das disfluências, aproximadamente metade do total das disfluências foi caracterizada como disfluências típicas da gagueira. O subtipo de gagueira desenvolvimental persistente familial foi caracterizado principalmente por um distúrbio classificado quanto à severidade como leve. O risco dos familiares dos probandos afetados foi de 8,5%. A gagueira afetou mais pessoas do gênero masculino em relação ao feminino, numa proporção de 3,72:1.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: PURPOSE: to characterize and to compare the frequency of speech disfluency in adults with familial persistent developmental stuttering in males and females, the stuttering severity and then to determinate the familial prevalence and the sexual ratio of stuttering among the families members of the probands. METHODS: participants were 30 adults who stutter (ages between 18 and 53 years old), divided in two groups: one with 20 males, and the other with 10 females. Data were gathered by clinical and familial history, fluency assessment and Stuttering Severity Instrument. RESULTS: the percentages of stuttering-like disfluencies (SLD) (p=0.352), of other disfluencies (OD) (p=0.947) and of total disfluencies (TD) (p=0.522) were similar between the males and females. The participants showed a mean of 5.23% of SLD and 5.5% of OD. The mild subgroup was the prevalent among the participants (83.3%). The male families' members showed greater risk to stutter when compared to the females (p<0.001). The results of 1002 families' members showed 85 familiars with stuttering, which 53 were male and 32 female. CONCLUSIONS: there were no differences between the males and females concerning to the analyzed measures. Regarding the frequency of disfluencies the results show that around a half of total disfluencies was characterized as SLD. The subgroup of familial persistent developmental stuttering was characterized mainly as mild. The risk among relatives of affected probands was 8.5%.The familial prevalence data showed that risk that a person have to manifest stuttering when there is some familial affected was 8.5%.The sexual ratio showed stuttering affecting mainly males than females, and was 3.72:1.
  • Análise dos processos fonológicos em crianças da região metropolitana do recife Artigos Originais

    Queiroga, Bianca Arruda Manchester de; Rosal, Angélica Galindo Carneiro; Silva, Ana Carolina Francisca da; Cordeiro, Ana Augusta de Andrade

    Resumo em Português:

    Resumo: OBJETIVO: descrever o desenvolvimento fonológico de crianças falantes do português não padrão na Região Metropolitana do Recife- PE, a partir do modelo dos processos fonológicos. MÉTODOS: participaram do estudo 202 crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 2:0 a 6:11 anos, matriculadas em creches e escolas públicas. Utilizou-se como instrumento de avaliação a Prova de Avaliação Fonológica. Os dados foram gravados, transcritos, codificados e tabulados em um banco de dados, que possibilitou a realização de análises descritivas (cálculo de médias e desvios padrão). RESULTADOS: os processos fonológicos mais frequentes foram simplificação de encontro consonantal, simplificação de líquida, redução de sílaba e simplificação de consoante final. Observou-se o atraso na eliminação dos processos de redução de sílaba, harmonia consonantal, plosivação de fricativa, simplificação de fricativa velar e simplificação de liquida. Observou-se, ainda, que o processo de simplificação de encontro consonantal não foi eliminado na população estudada, levando-se em consideração as idades de eliminação descritas na literatura pesquisada, o que pode ser revelador da influência da variedade linguística sobre a aquisição fonológica. CONCLUSÃO: crianças falantes do português não padrão da Região Metropolitana do Recife apresentam uma aquisição fonológica diferente da descrição da literatura na área, o que pode ser indicativo da influência da variedade linguística. Os resultados chamam a atenção para o fato que tal variedade deve ser considerada na avaliação fonológica, sendo fundamental que novos estudos explorem a aquisição fonológica em diferentes regiões do país.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: PURPOSE: to describe the phonological development of not standard Portuguese speaking children in the metropolitan region of Recife-PE from the phonological processes model. METHODS: 202 children of both sexes, aged from 2:0 to 6:11 years, attending day care centers and public schools, took part in the study. The Phonological Assessment Test was used for evaluation. Data were recorded, transcribed, coded and tabulated in a database, which enabled the realization of descriptive analysis (calculation of means and standard deviations). RESULTS: the most frequent phonological processes were consonant cluster simplification, liquid consonant simplification, syllable reduction and simplification of final consonant. There was a delay in the elimination of syllable reduction processes, consonant harmony, plosivation of fricatives, simplification of velar fricatives and liquid consonant simplification. It was also noted that the consonant cluster simplification process was not eliminated in the studied population, taking into account the age of elimination as described in the literature, which may be indicative of the influence of linguistic variety on phonological acquisition. CONCLUSION: speakers of non-standard Portuguese of the Recife metropolitan region have a different phonological acquisition from that described in the literature, which may be indicative of the influence of linguistic variety. The results draw attention to the fact that such variety should be considered in phonological evaluations. It is essential that new studies explore phonological acquisition in different regions of the country.
  • Terapia fonoaudiológica de linguagem e teoria das inteligências múltiplas: investigação em prontuários Artigos Originais

    Camargo, Renata Gomes; Mezzomo, Carolina Lisbôa

    Resumo em Português:

    Resumo: OBJETIVO: investigar as evoluções linguísticas de pacientes com alteração de linguagem, com foco sobre a(s) área(s) de interesse acessada(s) na terapia fonoaudiológica, compreendidas a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas. MÉTODOS: esta pesquisa configura-se como quanti-qualitativa. Foram investigadas 562 evoluções terapêuticas de 41 prontuários de pacientes atendidos no Setor de Linguagem, de um Serviço Fonoaudiológico vinculado a uma universidade federal do Brasil, tendo sido realizados dois tipos de análise dos dados: análise de conteúdo, por meio da organização de categorias de análise para interpretação dos dados e, análise estatística, com aplicação do Teste Qui-quadrado . RESULTADO: tanto na análise estatística dos dados, quanto na análise de conteúdo, ficou evidente que, quanto mais as estratégias terapêuticas contemplassem a(s) área(s) de interesse do paciente em terapia, melhor era o seu desempenho na linguagem verbal/inteligência linguística, foco da intervenção fonoaudiológica. CONCLUSÃO: ao se acessar outras área(s) de interesse, relacionadas as inteligências múltiplas, pode-se promover um maior desenvolvimento da linguagem verbal/ inteligência linguística dos pacientes que apresentam um déficit ou alteração na mesma.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: PURPOSE: to investigate the linguistic evolutions of patients with language disorders, with a focus on the area (s) (s) of interest accessed (s) in speech therapy, ranging from the Theory of Multiple Intelligences. METHODS: this research appears as quantitative and qualitative. The 562 therapeutic developments of 41 records of patients treated at the Department of Language, Speech and Hearing a service linked to a federal university of Brazil were investigated, two types of data analysis were conducted: content analysis through the organization of categories of analysis to data interpretation and, statistical analysis, with application of Chi-square test. RESULT: both the statistical analysis of the data, as the content analysis, it became evident that the more therapeutic strategies beheld (s) area (s) of interest of the patient in therapy, it was his best performance in verbal language/intelligence linguistic focus of language intervention. CONCLUSION: when accessing other area (s) of interest related to multiple intelligences, can promote further development of verbal language/linguistic intelligence of patients with a deficit or alteration in it.
  • Consciência fonológica em adultos não alfabetizados Artigos Originais

    Lopes, Adna Pontes Neves; Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita

    Resumo em Português:

    Resumo: OBJETIVO: analisar a estimativa da habilidade em consciência fonológica de adultos não alfabetizados. MÉTODOS: participaram da pesquisa 44 adultos, de ambos os sexos, com a idade superior a 28 anos. Os adultos foram divididos em dois grupos, a saber: (1) não alfabetizados, (2) alfabetizados na infância. Utilizou-se os seguintes instrumentos: Ficha sobre dados sociodemográficos; Teste de Habilidades Preditoras da Leitura (THPL), composto por tarefas de rima, aliteração e segmentação, administrados de forma individual e em um tablet. RESULTADOS: ocorreu diferença significante na estimativa de habilidade em consciência fonológica entre os dois grupos. Destaca-se que a habilidade na tarefa de rimar foi significantemente superior no grupo de adultos alfabetizados. Observou-se que a tarefa de segmentar palavras foi considerada a mais difícil. Os resultados sugerem um padrão de habilidade, a saber: Aliteração > rima > segmentação. Um dado interessante refere-se ao tempo de execução da tarefa; foi verificado que houve diferença estatisticamente significante no que se refere ao tempo de execução das tarefas de aliteração, segmentação e rima entre os dois grupos analisados. CONCLUSÃO: ao verificar a correlação entre tempo de execução e habilidade na tarefa, foi possível perceber que a correlação não ocorreu nos dois grupos da mesma forma: no grupo de alfabetizados houve correlação positiva e no grupo de não alfabetizados correlação negativa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: PURPOSE: to analyze the estimation of ability in phonological awareness of illiterate adults. METHODS: forty four adults, over the age of twenty eight and of both sexes, participated in the survey. The adults were divided into two groups, namely: (1) illiterate and (2) literate in childhood. The following instruments were used: Data on demographic data; Predictors of Reading Skills Test (THPL) test consists of tasks of rhyme, alliteration, and segmentation, administered individually and on a tablet. RESULTS: it occurs a significant difference in estimating ability in phonological awareness between the two groups. It is noteworthy that the ability to rhyme in the task was significantly higher in adult literacy. It was observed that the task of segmenting words has been considered more difficult. The results suggest a standard of skill, namely Alliteration> rhyme> targeting. An interesting finding relates to the execution time of the task, it was found that there was a statistically significant difference with regard to the execution time of the tasks of alliteration, rhyme and segmentation between the two groups. CONCLUSION: when verified the correlation between runtime and skill in the task, it was revealed that the correlation did not occur in both groups the same way: the group of positive correlation literate and illiterate group of negative correlation.
  • Habilidades comunicativas e lexicais de crianças com Síndrome de Down: reflexões para inclusão escolar Artigos Originais

    Lamônica, Dionísia Aparecida Cuisn; Ferreira-Vasques, Amanda Tragueta

    Resumo em Português:

    Resumo: OBJETIVO: verificar o desempenho comunicativo e lexical expressivo de crianças com Síndrome de Down e refletir sobre como a compreensão de fatores interferentes no processo de aprendizagem pode contribuir para uma melhor adaptação dessas crianças no ambiente escolar. MÉTODOS: a amostra proposta foi de 60 crianças, porém, após análise dos critérios de inclusão, participaram 20 crianças, 10 com Síndrome de Down e 10 com neurodesenvolvimento típico, de idade entre 36 a 62 meses, pareadas quanto ao gênero, idade cronológica e nível socioeconômico. Procedimentos: entrevista com familiares, Observação do Comportamento Comunicativo e Teste de Linguagem Infantil ABFW-Vocabulário Parte B. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva e aplicação do Teste "t" Student (p≤ 0,05). RESULTADOS: indicaram diferença estatisticamente significante para produção de palavras e frases, narrativa, tempo de atenção, designação verbal usual e não designação. Para processos de substituição a análise estatística não acusou diferença estatisticamente significante. Apenas para profissões e locais, nesta categoria, houve diferença estatisticamente significante entre os grupos. Como são avaliados nove campos conceituais, este dado não interferiu na análise estatística da somatória dos valores de todos os campos. CONCLUSÃO: o desempenho comunicativo e lexical expressivo de crianças com Síndrome de Down é inferior quando comparado com crianças com neurodesenvolvimento típico. A escola tem importante papel em proporcionar um ambiente estimulador, por meio de práticas pedagógicas adequadas às necessidades de aprendizagem destas crianças.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: PURPOSE: to investigate the expressive lexical and communicative performance of children with Down syndrome and reflect on how the understanding of factors interfering in the learning process can contribute to a better adaptation of these children at school. METHODS: the proposed sample was comprised of 60 children, but after an analysis of the inclusion criteria, the participants were 20 children, 10 with Down syndrome and 10 with typical neurodevelopment, aged between 36 and 62 months, paired according to gender, chronological age and socioeconomic status. Procedures: interview with family members, Observation of the Communicative Behavior and ABFW Child Language Test - Vocabulary Part B. Data analysis was performed using descriptive statistics and by the application of the Student`s t test (p ≤ 0.05). RESULTS: there was a statistically significant difference for the production of words and phrases, narrative, attention span, usual verbal designation and no designation. For substitution processes, the statistical analysis showed no statistically significant difference. In this category, there was a statistically significant difference between groups only for occupations and places. As nine conceptual fields were evaluated, this data did not affect the statistical analysis of the sum of the values of all the fields. CONCLUSION: the expressive lexical and communicative performance of children with Down syndrome is lower compared to children with typical neurodevelopment. The school plays an important role in providing a stimulating setting through teaching practices that are appropriate to the learning needs of these children.
  • Avaliação da consciência fonológica na síndrome de Williams Artigos Originais

    Segin, Miriam; Dias, Natália Martins; Seabra, Alessandra Gotuzo; Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz; Carreiro, Luiz Renato Rodrigues

    Resumo em Português:

    Resumo: OBJETIVOS: avaliar o desempenho de crianças e adolescentes com Síndrome de Williams em tarefas de consciência fonológica e analisar esse desempenho em função da idade, escolaridade e indicadores de habilidade intelectual. MÉTODOS: vinte e duas crianças e adolescentes (11 meninos e 11 meninas) com idades entre 7 e 18 anos realizaram os subtestes cubos e vocabulário das Escala Wechsler de Inteligência para estimativa de habilidades intelectuais e responderam a Prova de Consciência Fonológica por produção oral. RESULTADOS: os participantes obtiveram valores do quociente de inteligência estimado compatível com rebaixamento intelectual. Nas habilidades de consciência fonológica os resultados mostraram que os participantes com a síndrome obtiveram desempenho rebaixado em nove dos dez subtestes da prova de consciência fonológica em relação à pontuação padronizada em função da idade, assim como do nível escolar. Não foram encontradas correlações significantes entre consciência fonológica, indicadores de habilidade intelectual, idade e escolaridade. CONCLUSÃO: os resultados corroboram os encontrados em pesquisas internacionais sugerindo rebaixamento em consciência fonológica na Síndrome de Williams. Dada a relevância desses achados é necessário incluir programas de estimulação contínua, inclusive com intervenções precoces dirigidas a crianças com Síndrome de Williams em idade pré-escolar, adequação de métodos de ensino e de currículo adaptado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: PURPOSES: assess the performance of children and adolescents with Williams Syndrome in tasks of phonological awareness and analyze it in terms of age, education and indicators of intellectual skills. METHODS: twenty two children and adolescents (11 boys and 11 girls), aged 7 to 18 years old, took Block Design and Vocabulary subtests of Wechsler Intelligence Scale for Children to estimate intellectual skills, and the Phonological Awareness Test by Oral Production. RESULTS: participants obtained estimate IQ values compatible with intellectual disability. Phonological awareness results indicated that participants with the syndrome had a lower performance in nine out of ten subtests of the Phonological Awareness Test compared to standard scores for children with same age and education level. No significant correlations were found among phonological awareness, intellectual skill indicators, age and level of education. CONCLUSIONS: results corroborate the findings of international researches that suggest difficulties in phonological awareness processes in Williams Syndrome. Considering the relevance of these findings, it is necessary to include continuous stimulation programs, including early intervention for preschoolers with Williams Syndrome, adaptation of teaching methods and curriculum.
  • Perfil fonológico de crianças com baixa visão de 6 a 9 anos de idade em uma instituição para cegos na cidade de Salvador - BA Artigos Originais

    Lima, Ainoã Laureano de; Nunes, Rina Tereza D'Angelo

    Resumo em Português:

    Resumo: OBJETIVO: descrever o perfil fonológico de crianças com baixa visão de 6 a 9 anos de idade, que não apresentem outra patologia associada, e assim, analisar se ocorre diferenças significantes no desenvolvimento fonológico dessas crianças em comparação com o desenvolvimento fonológico de crianças com visão normal. MÉTODOS: estudo descritivo, observacional, transversal e qualitativo. Foram analisadas 20 crianças com idades entre 6 e 9 anos, cadastradas em uma instituição para cegos na cidade de Salvador-Ba, com baixa visão e que não apresentava outra patologia associada. Para testagem do sistema fonológico utilizou-se o Protocolo de Avaliação Fonológica Infantil que consiste na nomeação de 43 figuras balanceadas foneticamente. A nomeação foi registrada em vídeo. As informações observadas e registradas durante o teste foram organizadas para análise por meio do emparelhamento de acordo a faixa etária. RESULTADOS: após análise detalhada das amostras de fala registradas em vídeo, os resultados foram organizados por idade em quadros, descrevendo quais fonemas foram produzidos em cada segmento do Português Brasileiro avaliado e os processos fonológicos utilizados. CONCLUSÃO: o desenvolvimento fonológico das crianças com baixa visão ocorre por um processo mais lento e tardio quando comparado ao desenvolvimento fonológico típico de crianças com visão normal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: PURPOSE: to describe the phonological profile of children with low vision 6-9 years old who do not have other associated pathology, and thus analyze whether significant differences in phonological development occurs in these children compared with the phonological development of children with normal vision. METHODS: a descriptive, observational, cross-sectional qualitative study. 20 children aged 6 and 9 years old were enrolled in an institution for the blind in the city of Salvador-Ba, low vision and who had no other associated pathology were analyzed. For testing the phonological system used the Phonological Assessment of Children Protocol which is the appointment of 43 phonetically balanced pictures. The appointment was recorded on video. The information observed and recorded during testing were organized for analysis by matching according to age. RESULTS: after detailed analysis of the speech samples recorded on video, the results were organized by age in tables, describing what phonemes were produced in each segment of the Brazilian Portuguese evaluated and the phonological processes used. CONCLUSION: the phonological development of children with low vision occurs by a slower process when compared to the typical phonological development of children with normal vision.
  • Relação entre os achados do teste masking level difference e do reflexo acústico em crianças com transtorno fonológico Artigos Originais

    Bartz, Diana Weber; Laux, Carolina Nunes; Peruch, Cecília Vieira; Ferreira, Maria Inês Dornelles da Costa; Machado, Márcia Salgado; Ribas, Letícia Pacheco

    Resumo em Português:

    Resumo: OBJETIVO: investigar os achados do teste Masking Level Difference com os resultados do reflexo acústico e a composição do sistema fonológico de crianças com transtorno fonológico, com o propósito de verificar se há associações que possam auxiliar a compreensão do processo de aquisição de linguagem atípica. MÉTODOS: estudo quantitativo, observacional e descritivo, desenvolvido por meio de levantamento secundário de um banco de dados, constituído de avaliações fonoaudiológicas de 110 crianças com transtorno fonológico, com idades entre 5 e 10 anos. Para a composição do corpus deste estudo o requisito utilizado foi a realização da timpanometria, com curva timpanométrica do tipo A (Jerger) e possuir avaliação do Masking Level Difference. RESULTADOS: dos dados de 110 crianças, 57 se enquadraram nestes requisitos, compondo a população deste estudo, sendo 42 do sexo masculino e 15 do sexo feminino. Destas 57 crianças, 23 (40,3%) apresentam resultado do Masking Level Difference normal e 34 (59,7%) apresentam resultado alterado. Não foi encontrada diferença estatística na relação entre o Masking Level Difference com as variáveis idade, sexo, grau de inteligibilidade de fala e o resultado do reflexo acústico contralateral e ipsilateral. Na relação entre a aquisição fonológica dos fonemas em onsetinicial e medial, foi encontrada significância estatística entre a não aquisição dos fonemas /s/ e /ʀ/ em onset inicial e /s/ e /z/ em onset medial com o resultado do teste alterado. CONCLUSÃO: outras habilidades do processamento auditivo, além da interação binaural, devem ser estudadas a fim de identificar a relação deste com o transtorno fonológico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: PURPOSE: to investigate the findings of Masking Level Difference and acoustic reflex tests along with the composition of the phonological system of children with Phonological Disorder, to determine whether these associations can assist in understanding the process of acquisition of atypical language. METHODS: a quantitative, observational and descriptive study, developed through secondary survey of a database, consisting of speech therapy evaluations of 110 children with Phonological Disorder, ages 5 - 10 years. The inclusion criteria for this study required all prospective subjects to have undergone tympanometry with type A (Jerger) tympanogram as well as a Masking Level Difference test evaluation. RESULTS: data from 110 children, 57 suited inclusion criteria, population composition: (42 male and 15 female). Of the 57 children, 23 (40.3%) had normal Masking Level Difference results and 34 (59.7%) had altered results. The relationship between the Masking Level Difference test and the variables age, sex, degree of speech intelligibility, and the result of contralateral and ipsilateral acoustic reflex were not observed to be statistically significant. The relationship between phonological acquisition of the phonemes in initial and medial onset with the results of the Masking Level Difference test was found to be statistically significant with the non-acquisition of both early-onset phonemes / s / and /ʀ/ and /s/ e /z/ in medial onset observed in subjects with altered Masking Level Difference test results. CONCLUSION: other auditory processing abilities beyond the binaural interaction should be studied in order to identify their association with phonological disorder.
  • Padrão de atividade elétrica dos músculos mastigatórios em crianças obesas e eutróficas Artigos Originais

    Favero, Talita Cristina; Silva, Ana Maria Toniolo da; Haeffner, Leris Bonfanti; Busanello-Stella, Angela Ruviaro; Correa, Eliane

    Resumo em Português:

    Resumo: OBJETIVO: comparar o padrão de atividade elétrica dos músculos mastigatórios de crianças obesas e eutróficas durante os períodos de ativação (on) e inativação (off) muscular por meio da eletromiografia de superfície. MÉTODOS: foram avaliadas 32 crianças, entre 6 e 12 anos de idade, divididas em dois grupos iguais - 16 obesas e 16 eutróficas. As variáveis estudadas incluíram a atividade eletromiográfica da musculatura mastigatória (músculo temporal anterior, masseter e orbicular da boca) durante as atividades de repouso, contração voluntária máxima, mastigação (habitual e direcionada) e deglutição. Para a análise estatística calculou-se a mediana, primeiro e terceiro quartis e utilizou-se o teste de Wilcoxon, considerando nível de significância de p<0,05. RESULTADOS: os obesos apresentaram semelhanças de ativação muscular em relação aos eutróficos durante as atividades de contração voluntária máxima e repouso. Porém, para as atividades dinâmicas - mastigação habitual, mastigação direcionada e deglutição - os obesos apresentaram medianas de ativação muscular inferiores aos eutróficosna maioria das situações propostas, tanto no período de ativação (on) quanto no período de inativação (off), com diferença estatística significante (p<0,05). CONCLUSÃO: crianças obesas, provavelmente em função do excesso de adiposidade facial, apresentam alterações no condicionamento da musculatura mastigatória, que se refletem durante a realização das funções do sistema estomatognático.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: PURPOSE: to compare the masticatory muscle electrical activity pattern of obese and eutrophic children during muscle on-off timing using surface electromyography. METHODS: a total of 32 children from 6 to 12 years of age were divided into two equal groups - 16 obese and 16 eutrophic children - and assessed. The variables studied included the electromyography activity of the muscles of mastication (anterior temporalis, masseter and orbicularis oris) during rest, maximum voluntary contraction, mastication (regular and directed), and swallowing. For statistical analysis, the median, and the first and third quartiles were found and the Wilcoxon test was used, considering significance level of p < 0.05. RESULTS: obese children showed similarities in muscle activation compared with eutrophic children during maximum voluntary contraction and rest. However, for dynamic activities - regular and directed mastication and swallowing - obese children had lower muscle activation medians than eutrophic children in most proposed situations, both in the activation period (on) and in the inactivation period (off), with significant statistical difference (p < .05). CONCLUSION: obese children, probably due to excessive facial adiposity, present changes in the conditioning of the masticatory muscles, which are reflected in the performance of the stomatognathic system.
  • Promoção da saúde da população ribeirinha da região amazônica: relato de experiência Artigos Originais

    Franco, Elen Caroline; Santo, Cristina do Espirito; Arakawa, Aline Megumi; Xavier, Angela; França, Mônica de Lima; Oliveira, Ariádnes Nóbrega de; Machado, Maria Aparecida Miranda de Paula; Bastos, Roosevelt da Silva; Bastos, José Roberto de Magalhães; Caldana, Magali de Lourdes

    Resumo em Português:

    Resumo: OBJETIVO: relatar as ações de promoção de saúde realizadas em comunidades ribeirinhas pelas equipes expedicionárias do projeto "FOB-USP em Rondônia". MÉTODOS: trata-se de um trabalho transversal observacional, que consiste em um relato de experiência de expedições interdisciplinares às comunidades de Tabajara-RO, Calama-RO, Demarcação-RO e Rio Preto-RO. A coleta de dados ocorreu por meio dos prontuários, anotação em diários de campo e observação participante. O enfoque adotado para guiar o desenvolvimento do presente trabalho está no trabalho da equipe, nos momentos de atendimento clínico e comunitário. RESULTADOS: foram atendidos 1042 ribeirinhos abrangendo ações assistenciais e educativas. As comunidades exibiram como principal fonte de renda a pesca e a agricultura de subsistência. O esgoto é coletado por fossas sépticas ou a céu aberto. A água provém dos rios ou poços artesianos. As casas em todas as comunidades, em sua maioria, são de madeira. Quanto aos procedimentos clínicos, foram realizados 974 fonoaudiológicos, sendo as principais queixas na área de audiologia, e 854 odontológicos com maior realização de exodontias e restaurações. Ações educativas foram realizadas em todas as comunidades. CONCLUSÃO: foram realizados 1828 procedimentos, dos quais 1100 foram clínicos e 728 educativos. As condições de acesso mostraram-se precárias e as alterações de saúde referentes às áreas fonoaudiológica e odontológica apresentaram-se como queixas e alterações auditivas e cárie dentária (principalmente) e doença periodontal. Verificou-se a necessidade de aprimorar o acesso das populações ribeirinhas a serviços essenciais, mantendo-se atendimentos regulares e contínuos, para a realização de atividades de educação e promoção de saúde com efetividade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: PURPOSE: to report the health promotion actions conducted on riverside communities by the expeditionary teams of "FOB-USP in Rondônia" project. METHODS: this is a cross-sectional, observational study, which consists in an experience report of interdisciplinary expeditions to the Tabajara-RO, Calama-RO, Demarcação-RO and Rio Preto-RO communities. Data collection has occurred by means of medical records, annotations on field diaries and participant observation. The adopted approach to guide the development of this paper lies on the work of the team during the clinical care and community attention moments. RESULTS: 1042 riverside patients were assisted, being covered also educative and human aid actions the communities have shown as main income sources fishing and subsistence agriculture. Sewer is collected in septic tanks in the open Water comes from rivers or artesian wells. The houses in all of the communities are mostly made of wood. In regards to clinical procedures, 974 in the speech, language and hearing sciences area, being the most common complaint on the hearing area, and 854 dental procedures being mostly performed dental extractions and restorations. Educative actions were taken in all of the communities. CONCLUSION: 1828 procedures were performed, of which 1100 were clinical and 728 were educative. Access conditions have proven to be precarious and health problems linked to the speech, language and hearing sciences and dental areas were presented as complaints, with dental caries and periodontal disease as main concerns. Need for improvement on access to essential services for the riverside populations has been demonstrated, maintaining regular and continuous care for the implementation of effective educative and health promotion activities.
  • As contribuições da educação continuada em disfagia orofaríngea para a assistência de enfermagem pediátrica em um hospital de ensino Artigos Originais

    Leonor, Verena Dias; Santos, Rosane Sampaio; Mendes, Jair Marques; Willig, Mariluci Hautsch

    Resumo em Português:

    Resumo: OBJETIVO: avaliar a efetividade da realização de ações educativas em disfagia orofaríngea para a equipe de enfermagem pediátrica em um hospital de ensino. MÉTODOS: pesquisa avaliativa. O estudo foi realizado em hospital de referência terciária, vinculado ao Sistema Único de Saúde. A amostra foi constituída por 62 profissionais entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam na assistência à pacientes pediátricos. Aplicou-se um questionário para verificação do conhecimento prévio sobre disfagia, posteriormente foi realizada uma ação educativa e sua avaliação imediata. RESULTADOS: o conhecimento de enfermagem em disfagia evidenciou-se como positivo, principalmente no quesito do conceito com 96,77% de acertos, sintomas com 83,87% de acertos, causas com 74,19% de acertos, consequências com 70,97% de acertos, identificação do profissional habilitado para reabilitação com 85,48% de acertos e importância da reabilitação com 87,10% de acertos. Concernente ainda às respostas esperadas, ressaltam-se por não estarem de acordo: as fases da deglutição (50%), exames específicos (45,16%) e posição para alimentação via oral (32,26%). Justifica-se a necessidade da educação continuada, pois 85,48% dos participantes assinalaram que é importante a realização de treinamento. CONCLUSÃO: o estudo concluiu que o conhecimento fragmentado da enfermagem sobre disfagia, contudo, interessada e disposta para aprender, se for disponibilizado o conteúdo por meio da educação continuada. Haja vista, que os participantes da pesquisa após a ação educativa, expressaram a ampliação dos conhecimentos sobre disfagia, e reconheceram a importância destes, bem como expressaram o desejo de receber mais informações sobre essa e outras patologias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: PURPOSE: to assess the effectiveness of carrying out educational activities on oropharyngeal dysphagia for pediatric nursing team at a teaching hospital. METHODS: it is an evaluation research. The study was carried out in a tertiary hospital from the National Health System. The sample consisted of 62 professionals including nurses, technicians and nursing assistants who deliver care to pediatric patients. A questionnaire was applied to check prior knowledge of dysphagia, and later was held an educational action and its immediate evaluation. RESULTS: nursing knowledge on dysphagia was evidenced as positive, especially the question on the concept with 96.77% accuracy, symptoms with 83.87% accuracy, causes with 74.19% accuracy, consequences with 70.97% correctness, identification of the professional qualified for rehabilitation with 85.48% accuracy, and importance of rehabilitation with 87.10% accuracy. Concerning the expected answers for yes, we emphasize the ones not in agreement: the phases of swallowing (50%), specific tests (45.16%) and position for oral nutrition (32.26%). The need for continuing education was justified as 85.48% of the participants reassured training importance. CONCLUSION: the study found that nursing knowledge on dysphagia, although fragmented, has had professionals interested and willing to learn if content is available through continuing education. Thus, research participants, after the educational activity, expressed the expansion of knowledge on dysphagia, and recognized its importance, also expressing a desire to receive more information about this and other pathologies.
  • Prevalência de sintomas vocais em professores na rede municipal de ensino em Campo Grande - MS Artigos Originais

    Hermes, Elisangela Giroto Carelli; Bastos, Paulo Roberto Haidamus de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo: OBJETIVO: delinear o panorama epidemiológico sobre a voz do professor na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS, verificando a prevalência de sintomas vocais autorreferidos nessa população. MÉTODOS: trata-se de um estudo epidemiológico, transversal, descritivo, quantitativo. Dentre os 4.957 professores cadastrados na Semed/2013, 394 participaram da pesquisa. Todas as sete regiões urbanas do município (Prosa, Bandeira, Anhanduizinho, Lagoa, Segredo, Centro, Imbirussu) foram amostradas. Para a coleta de dados utilizou-se o protocolo de Ferreira e cols., adaptado, utilizando-se como método de mensuração a escala Likert. RESULTADOS: constatou-se alta prevalência de sintomas vocais autorreferidos. Os professores apresentaram múltiplos sintomas relacionados ao uso da voz no trabalho e perceberam os efeitos adversos em seu desempenho profissional. CONCLUSÃO: a seriedade dos problemas de voz do professor, vivenciados diariamente nos serviços de atendimento fonoaudiológico e na Rede Municipal de Ensino foi revelada em números expressivos nessa pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: PURPOSE: to describe the epidemiological overview of the teacher's voice at Municipal Network Teaching in Campo Grande / MS, checking the prevalence of voice problems in this population. METHODS: this is a cross-sectional, descriptive and quantitative study. Among the 4,957 registered teachers in Semed / 2013, 394 participated. All seven urban areas of the municipality (Prosa, Bandeira, Anhanduizinho, Lagoa, Segredo, Centro, Imbirussu) were sampled. To collect the data we used the adapted protocol Ferreira et al., using as the measuring method the Likert scale. RESULTS: high prevalence of vocal symptoms. Teachers had multiple symptoms related to the use of voice at work and realized the adverse effects on their professional performance. CONCLUSION: the seriousness of the teacher's voice problems experienced in daily speech therapy services and the Municipal Education Network was revealed in significant numbers in this research.
  • Tempo de tratamento em fonoaudiologia em um serviço público versus balizadores preconizados Artigos Originais

    Morelli, Juliane Maria Geraldo; Grillo, Luciane Peter; Lacerda, Leo Lynce Valle de; Mezadri, Tatiana; Baumgartel, Carine

    Resumo em Português:

    Resumo: OBJETIVO: verificar a adequação do tratamento fonoaudiológico quanto ao tempo, à duração e à frequência em um serviço público municipal de acordo com os balizadores propostos pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. MÉTODOS: trata-se de um estudo transversal observacional retrospectivo com análise dos prontuários dos indivíduos de 0 a 14 anos atendidos pelo setor de Fonoaudiologia de um serviço público municipal no período de 2007 a 2012. RESULTADOS: destaca-se, entre seus achados, a prevalência do sexo masculino (66,9%); adolescentes (47,0%); queixa mais frequente: a de Linguagem (86,5%) e encaminhamentos realizados por profissionais médicos (49,1%), seguido por educadores (22,7%) e fonoaudiólogos (20,4%). Com relação à adequação dos balizadores tempo e duração, o sexo feminino apresentou percentual significantemente superior, quando comparado ao masculino; porém, não se encontraram diferenças em relação ao balizador frequência. O balizador tempo apresentou melhores resultados, porém distantes dos valores preconizados; a não conformidade foi maior para as queixas de audiologia, motricidade orofacial e voz. Os piores resultados foram para o balizador frequência, sendo que a queixa de voz apresentou 50% de adequação. CONCLUSÕES: considera-se importante o investimento no planejamento de ações em saúde fonoaudiológica neste serviço, voltado principalmente para a frequência das sessões e para a queixa de linguagem, priorizando a qualidade de vida da população atendida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: PURPOSE: to verify the adequacy of speech-language therapy performed at a public facility in the city with regard to time duration and frequency and compare it with the speech-language therapy parameters proposed by the Federal Board of Speech, Language and Hearing Sciences. METHODS: transversal retrospective observational analysis of medical records of individuals from age 0 to 14 years treated by the Speech, Language and Hearing Sciences department of a public facility from 2007 until 2012. RESULTS: among the findings, the following were outstanding: prevalence of male gender (66.9%), adolescents (47.0%), most common complaint was language (86.5%), referrals done by physician professionals (49.1%), followed by educators (22.7%) and speech-language therapist (20.4%). As regards the parameters time and duration, the girls presented a significantly higher percentage compared with boys; for the frequency parameter no differences were found. The time parameter presented the best results, however, far from attaining the recommended values; the non-conformity was higher for the audiology complaints, orofacial motor skills and voice. The worst results were for the frequency parameters, whereas the voice complaint presented an adequacy of 50%. CONCLUSIONS: It is believed that the data obtained may help to improve the organization of the service, prioritizing the parameters in decreasing order, frequency, duration and time, highlighting the importance of providing conditions to implement programs to optimize public health services that are in greater demand.
  • Prevalência de vestibulopatia em idosos institucionalizados de Natal - RN - Brasil Artigos Originais

    Ferreira, Lidiane Maria de Brito Macedo; Ribeiro, Karyna Myrelly Oliveira Bezerra de Figueiredo; Lima, Kenio Costa de

    Resumo em Português:

    Resumo: OBJETIVO: aferir a prevalência de vestibulopatia e seus fatores associadosem idosos institucionalizados por meio do exame clínico de cabeceira. MÉTODOS: trata-se de um estudo transversal realizado nas 12 Instituições de longa permanência para idosos de Natal-Brasil, regulamentadas pela Vigilância Sanitária. Foram eleitos os idosos com bom nível cognitivo e capazes de deambular, totalizando 115 indivíduos. Os idosos foram questionados sobre a presença de tontura no último ano, e quando a resposta era positiva, eram submetidos a questionário e exame físico específico para diagnóstico de vestibulopatia, segundo o protocolo de Johnson e Lalwani (2004). Para a análise estatística, utilizou-se o teste do Qui-quadrado ou exato de Fisher para um nível de significância de 5% e cálculo da razão de prevalência. RESULTADOS: a prevalência de vestibulopatia foi de 10,56%e foram associados a osteoartrose e o etilismo. CONCLUSÃO: a vestibulopatia apresenta baixa prevalência nos idosos institucionalizados de Natal-Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: PURPOSE: to assess the prevalence of vestibulopathy and associated factors in institutionalized elderly persons through bedside clinical examination. METHODS: a cross-sectional study was performed in 12 Nursing Homes in Natal, Brazil, regulated by the Health Surveillance Department. Elderly persons who possessed a good cognitive level and were able to walk were selected, resulting in a total sample of 115 persons. They were asked whether they had experienced dizziness in the past year, and when the answer was positive, responded to a questionnaire and underwent physical examinations for the diagnosis of vestibulopathy, in accordance with the protocol established by Johnson and Lalwani (2004). The Chi-squared or Fisher's Exact tests were used for statistical analysis, with a significance level of 5%, and the Prevalence Ratio was calculated. RESULTS: the prevalence of vestibulopathy was 10.56%, and the condition was associated with osteoarthritis and alcohol consumption. CONCLUSION: there is a low prevalence of vestibulopathy among institutionalized elderly persons in Natal, Brazil.
  • Influência do canto coral na qualidade de vida em voz dos usuários do serviço público de saúde Artigos Originais

    Lobo, Bárbara Pereira Lopes; Gomes, Adriana Maria de Lima e Souza; Santos, Alessandra Mara Oliveira dos; Klein, Matheus de Souza; Rocha, Camila Lacerda Silveira; Silva, Juliane Ribeiro da

    Resumo em Português:

    Resumo: OBJETIVO: investigar a qualidade de vida relacionada à voz de participantes de um grupo de canto promovido por profissionais do sistema público de saúde. MÉTODOS: o estudo foi realizado com 86 indivíduos de ambos os sexos, dos quais 46 compunham o grupo controle e 40, o grupo em estudo, cujos usuários participavam do grupo de canto. Os participantes preencheram o questionário de Qualidade de Vida em Voz validado para o português brasileiro. Para verificar a diferença entre as médias dos grupos foi utilizado o teste não paramétrico de Mann-Whitney, com significância < 0,05. RESULTADO: as médias de idade dos grupos foram 58,95 anos para o grupo controle e 60,82 anos para o grupo estudo, não havendo diferença estatística entre as médias. Tanto os escores totais, quanto os relacionados a cada domínio separadamente, se mostraram bem semelhantes entre os grupos, não tendo sido encontrada diferença significante (p=0,9295). Além disso, foi verificado que o tempo de permanência no grupo EnCanto não influenciou no resultado dos escores. CONCLUSÃO: não houve diferença significante entre os escores dos grupos, o que pode ter sido influenciado pelo fato de ambos já apresentarem escores dentro da normalidade. Semelhantemente, os escores não foram diferenciados pelo tempo de permanência no grupo EnCanto, podendo estar relacionado à influência antagônica causada pelo processo de presbilaringe, por se tratar de uma população predominantemente idosa. Entretanto, são necessários novos estudos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: PURPOSE: to investigate the voice-related quality of life of participants in a singing group organized by public health system professionals. METHODS: the study was conducted with 86 individuals of both genders, of which 46 were part of the control group, and 40 the study group, whose members participated in a singing group. Participants completed the questionnaire Voice-Related Quality of Life validated in Brazilian Portuguese. To verify the difference between the groups' averages we used the nonparametric Mann-Whitney test, with significance < 0.05. RESULT: the age averages of the groups were 58.95 years for the control group and 60.82 years for the study group, with no statistical difference between the averages. Both the total score and those related to each area separately, proved very similar among groups, and there was no significant difference found (p = 0.9295). In addition, it has been verified that the length of stay in the Encanto group did not influence the outcome of the scores. CONCLUSION: there was no significant difference between the scores of the groups, which may have been influenced by the fact that both have presented scores within the normal range. Similarly, the scores were not differentiated by length of stay in the Encanto group, which may be related to the antagonistic influence caused by the presbylarynx process, because of the predominantly elderly population. However, further studies are needed.
  • Índice de capacidade para o trabalho e desequilíbrio esforço-recompensa relacionado ao distúrbio de voz em professoras da rede estadual de Alagoas Artigo Original

    Ferracciu, Cristiane Cunha Soderini; Santos, Daniela Monique Tavares dos; Barros, Phillipe Xavier de; Teixeira, Liliane Reis; Almeida, Marcia Soalheiro de

    Resumo em Português:

    Resumo: OBJETIVO: verificar a associação entre distúrbio de voz e dados sociodemográficos e organizacionais (situações de violência) do trabalho docente, e entre perda de capacidade para o trabalho e estresse psicossocial no trabalho. MÉTODOS: os participantes [faltou a coleta de voz para definir os grupos com e sem distúrbio de voz] foram solicitados a responder aos questionários Condição de Produção Vocal do Professor, Desequilíbrio Esforço-Recompensa e Índice de Capacidade para o Trabalho. RESULTADO: foi encontrada associação entre distúrbio de voz e os dados sociodemográficos e organizacionais do trabalho no que diz respeito ao tempo que leciona (p=0,028), ao número de escolas em que leciona (p=0,004) e às situações de violência no quesito depredação (p=0,037). Não houve significância entre o distúrbio de voz e os escores dos questionários Desequilíbrio Esforço-Recompensa e Índice de Capacidade para o Trabalho (p>0,05). Houve associação entre os dados sociodemográficos e os questionários Desequilíbrio Esforço-Recompensa e Índice de Capacidade para o Trabalho, relacionada à faixa etária (p=0,042) e à variável "Trabalha em outro local diferente da escola" (p=0,011), respectivamente. CONCLUSÃO: observa-se que professoras que possuem mais de 11 anos de docência, lecionam em duas ou mais escolas e trabalham em escolas que sempre têm depredações e violência contra os funcionários apresentam maiores chances de ter distúrbio de voz. Não houve associação entre a perda da capacidade para o trabalho e a presença do distúrbio de voz. O estresse psicossocial não mostrou significância com a presença do distúrbio de voz, mas apresentou associação com a faixa etária, observando-se Alto Desequilíbrio Esforço-Recompensa nas professoras mais jovens.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: PURPOSE: verifying the association between the voice disorder and sociodemographic and organizational data (situations of violence) of teaching, between loss of workability and psychosocial stress at work. METHODS: participants were asked to answer the protocols: Condition of Vocal Production of the Teacher, Effort-Reward-Imbalance and Work Ability Index. RESULTS: there was found correlation between voice disorder and demographic and organizational work data in relation to the time that teaches (p=0.028), amount of schools that teaches (p=0,004) and to the situations of violence in the issue depredation (p=0,037). There was no significance between the voice disorder and the scores of Effort-Reward-Imbalance and Work Ability Index questionnaires (p>0,05). There was an association between sociodemographic data and Effort-Reward-Imbalance and Work Ability Index questionnaires related to age (p=0,042) and to the variable "Works in elsewhere beyond school" (p=0,011), respectively. CONCLUSION: it is observed that teachers who have more than 11 years of teaching teaches in two or more schools, works in schools that happens always depredations and violence against employees, are more likely to have a voice disorder. There was no association between loss of work ability and the presence of voice disorder. Psychosocial stress was not associated with the presence of voice disorder, but was associated with age, observing high Effort-Reward-Imbalance in younger teachers.
  • Fatores na infância e adolescência que podem influenciar o processamento auditivo: revisão sistemática Artigos De Revisão

    Carvalho, Nádia Giulian de; Novelli, Carolina Verônica Lino; Colella-Santos, Maria Francisca

    Resumo em Português:

    Resumo: Há consenso na literatura da importância do sistema auditivo para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. O Distúrbio do Processamento Auditivo refere-se à dificuldade no processamento de informações auditivas, não sendo devido à perda auditiva, nem ao déficit intelectual. O objetivo desta revisão sistemática da literatura foi analisar quais fatores ocorridos na infância e adolescência podem influenciar no processamento auditivo, não necessariamente sendo a causa ou consequência do distúrbio. Foram utilizadas as bases SciELO e PUBMed por duas pesquisadoras de forma independente. Os descritores utilizados foram: processamento auditivo; percepção auditiva; crianças; adolescentes, em combinações variadas. Dentre os 205 artigos identificados, 30 artigos corresponderam aos critérios de inclusão, sendo analisados. Apenas dois estudos demonstraram fatores positivos influenciando a habilidade do processamento auditivo: a influência da estimulação musical na infância e o uso de Metilfenidato, como tratamento doTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. As influências são, em sua maioria, negativas ao processamento auditivo, destacando-se a relação do distúrbio com a dislexia, dificuldades escolares, distúrbio específico de linguagem, nível socioeconômico baixo, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, nascimento pré-termo, desvio fonológico, deficiência visual, respiração oral, gagueira, otite média, fissura labiopalatina, anemia, exposição ao mercúrio metálico, síndrome da apnéia/hipopnéiaobstrutiva do sono, acidente vascular cerebral, crianças em vulnerabilidade social e crianças disfônicas. O Processamento Auditivo mostra-se sensível as influências negativas de fatores ambientais, químicos, condições socioeconômicas, alterações de linguagem, auditivas, e neurológicas. A exposição à música e o uso de Metilfenidato foram os únicos fatores, com influência positiva nas habilidades do processamento auditivo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: There is a consensus in the literature on the importance of the auditory system for the development of oral and written language. The Auditory Processing Disorder refers to the difficulty of processing auditory information. The aim of this systematic literature review was to analyze which factors occurring in childhood and adolescence may influence the auditory processing and that are not necessarily the cause or consequence of the disorder. Two researchers used the PubMed and SciELO databases independently. The descriptors used were auditory processing, auditory perception, children and adolescence, in various combinations. Among the 205 articles identified, 30 articles matched the inclusion criteria and were analyzed. Only two studies showed positive factors influencing auditory processing skills: the influence of musical stimulation in infancy and the use of methylphenidate as a treatment for attention deficit hyperactivity disorder. The influences are, mostly, negative for the auditory processing, and we emphasize the relationship of the disorder with dyslexia, learning difficulties, specific language impairment, low socioeconomic status, attention deficit hyperactivity disorder, premature birth, phonological disorders, visual impairment, mouth breathing, stuttering, otitis media, cleft lip and palate, anemia, exposure to metallic mercury, obstructive sleep apnea-hypopnea syndrome, CVA, socially vulnerable children and dysphonic children. The Auditory Processing is sensitive to the negative influences related to environmental and chemical factors, socioeconomic status, and language, auditory and neurological disorders. Exposure to music and the use of methylphenidate were the only factors with positive influence on the auditory processing.
  • Teste de identificação de sentenças sintéticas com mensagem competitiva ipsilateral pediátrico: revisão narrativa sobre a sua aplicabilidade Artigos De Revisão

    Vellozo, Fernanda Freitas; Filha, Valdete Alves Valentins dos Santos; Costa, Maristela Julio; Biaggio, Eliara Pinto Vieira; Garcia, Michele Vargas

    Resumo em Português:

    Resumo: O Processamento auditivo é a capacidade que o sistema nervoso tem para usar a informação que chega pela audição. As habilidades auditivas são necessárias para que haja o processamento das informações. Testes comportamentais são utilizados para avaliar desordens do processamento auditivo, como o Teste de Identificação de Sentenças Sintéticas com Mensagem Competitiva Ipsilateral Pediátrico (PSI), que avalia a habilidade de figura-fundo para sons verbais. Trata-se de uma revisão narrativa que objetiva identificar a aplicabilidade do teste PSI, nos últimos dez anos. Uma busca nas bases de dados: Lilacs, PubMed, Medline, IBCS e SciELO foi realizada, utilizando-se como descritores: percepção auditiva, testes auditivos, transtorno da percepção auditiva ,audição, compreensão, combinados com a palavra PSI. Foram encontrados 52 artigos, sendo selecionados, lidos na íntegra e analisados, apenas, oito artigos. Pôde-se observar grande variabilidade em sua aplicação, demonstrando ser uma eficaz ferramenta de avaliação do processamento auditivo em diferentes populações e faixas etárias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Auditory Processing is the capacity of the nervous system has to use the information that comes by hearing. The auditory skills are necessary in order to occur the information processing. Behavioral tests are used to evaluate auditory processing disorders such as Pediatric Test of Speech Intelligibility with Ipsilateral Competitive Message (PSI/MCI), which assesses the ability of figure-ground for verbal sounds. This research is narrative review that aims to identify the applicability of PSI test, in the last ten years. A search of the Lilacs, PubMed, Medline, IBCS and SciELO databases was used as descriptors: auditory perception, hearing tests, auditory perceptual disorders, hearing, comprehension, combined with the word PSI. 52 items were found, being selected, read in their entirety and only eight papers were analyzed. It was observed a large variability in their application, proving to be an important assessment tool in different populations and age groups.
  • Disfagia orofaríngea neurogênica: análise de protocolos de videofluoroscopia brasileiros e norte-americanos Artigos De Revisão

    Resende, Patrícia Dorotéia de; Dobelin, Juliane Borges; Oliveira, Iara Bittante de; Luchesi, Karen Fontes

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar e comparar o uso de protocolos brasileiros e norte-americanos para videofluoroscopia da deglutição em pacientes com histórico de acidente vascular encefálico. Trata-se de uma revisão bibliográfica de artigos brasileiros e norte-americanos. Foram selecionados artigos com descrição de procedimentos para videofluoroscopia da deglutição em sujeitos que sofreram acidente vascular encefálico, publicados entre 2003 e 2013. Os procedimentos descritos para realização de videofluoroscopias foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. Consideraram-se as variáveis: posicionamento para o exame, consistências e quantidades de oferta de bolo, tipos de utensílios e utilização de protocolos Foram encontrados 16 artigos que atenderam aos critérios supracitados, sendo nove (56,25%) norte-americanos e sete (43,75%) brasileiros. Observou-se que quatro dos estudos nacionais (57,14%) não relatam as quantidades oferecidas, enquanto todos os artigos norte-americanos detalharam as quantidades, que variaram entre 2 e 15 mL; os tipos de alimento e suas consistências foram detalhadas em todos os estudos nacionais e norte-americanos, porém os nacionais o fizeram de forma genérica, sem identificação dos alimentos. Quanto à posição do paciente durante o exame, 57,14% dos artigos nacionais não relataram e todos os artigos norte-americanos o fizeram. Os utensílios para oferta do bolo são citados em 55,55% dos artigos norte-americanos e em apenas 14,28 % dos nacionais. Quanto à utilização de protocolos para avaliação 33% dos estudos norte-americanos não os citam, comparados aos 71,42% dos nacionais. Observou-se a necessidade de padronização dos procedimentos e terminologias utilizadas na videofluoroscopia da deglutição, de modo a facilitar a intercompreensão e reprodutibilidade dos estudos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The aim of this study is to analyze and compare the use of Brazilian and North American protocols for videofluoroscopy in patients with stroke. A literature review of Brazilian and North American articles was conducted. Articles containing the description of procedures for videofluoroscopy of swallowing in subjects who had stroke published between 2003 and 2013 were selected. Qualitative and quantitative analysis of the procedures for videofluoroscopy was performed. The following variables were considered: positioning for the exam, consistency and quantity of the bolus, types of tools and use of protocols. Sixteen studies were included, nine (56.25%) North American and 7 (43.75%) Brazilian. It was observed that four of the national studies (57.14%) did not report the quantity offered, while all American ones detailed it between 2 and 15 mL; the types of food and their consistencies were detailed in all national and North American studies, but national studies did it generically, without identification of foods. Regarding the position of the patient during the examination, 57.14% of the national articles did not report it, while all American articles did. Equipment used to offer the bolus are mentioned in 55.55% of Americans articles and in just 14.28% of the national ones. As for the use of protocols, only 33% of American articles did not mention it, while 71.42% of national articles failed to mention it. There is a need to standardization of procedures and terminologies in videofluoroscopy, both in Brazilian as North American publications.
  • Uso da eletroestimulação na clínica fonoaudiológica: uma revisão integrativa da literatura Artigos De Revisão

    Santos, Juscelina Kubitscheck de Oliveira; Gama, Ana Cristina Côrtes; Silvério, Kelly Cristina Alves; Oliveira, Neide Fátima Cordeiro Diniz

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar revisão integrativa de literatura sobre a aplicabilidade e o resultado do uso da eletroestimulação na prática clínica fonoaudiológica. Foram seguidos os preceitos do Cochrane Handbook, que envolveu a formulação da questão a ser investigada, localização e seleção dos estudos e avaliação crítica dos artigos. Foram utilizadas as bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line (Medline), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), PubMed e Web of Science/ISI. Os descritores utilizados foram: "estimulação elétrica nervosa transcutânea", "estimulação elétrica", "disfagia", "transtornos de deglutição", "disfonia", "distúrbios da voz", "treinamento da voz" e "terapia por estimulação elétrica" em inglês, português e espanhol e suas combinações, no período entre 2003 e 2013. Os estudos analisados demonstraram que a eletroestimulação traz benefícios na reabilitação de pacientes na clínica fonoaudiológica, mas a metodologia utilizada nos estudos foi divergente e a população estudada muito heterogênea o que dificulta sua utilização clínica pelos profissionais da área. A eletroestimulação traz benefícios na reabilitação fonoaudiológica, porém novos estudos devem ser realizados utilizando uma amostra mais homogênea e descrevendo metodologia e técnicas fonoaudiológicas utilizadas nos procedimentos, a fim de comprovar seus resultados e viabilizar seu uso pelos profissionais da área.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The purpose of this study is to present the integrative literature review: about the applying result of the electrical stimulation use in the speech therapy clinic. The methodology used followed the concepts of the Cochrane Handbook involved question formulation related to the topic of investigation, identification and selection of the studies, and a critical evaluation of the selected articles. Selection of articles data bases of Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line(Medline), Latin American Literature and the Caribe in Health Science, PubMed and Web of Science/ISI were used. The descriptors used were "transcutaneous nervous electrical stimulation", "dysphagia", "swallowing disorder", "dysphonia", "voice disorder" AND "speech language" in English, Portuguese and Spanish and its combinations, from 2003 to 2013. The electrical stimulation brings benefits the rehabilitation in speech therapy, but the methodology used in the studies was divergent and the studied population was very heterogeneous and it makes difficult its clinical use by the professionals of the area. The electrical stimulation brings benefits the rehabilitation in speech therapy clinic. But the new studies should be carried out using a more homogeneous sample and describing the methodology and the speech therapy techniques used into procedures, in order to prove its results and make its use feasible to the professionals of the area.
  • Desenvolvimento lexical, alterações fonoaudiológicas e desempenho escolar: revisão de literatura Artigos De Revisão

    Pedrosa, Bárbara Amélia Costa; Dourado, Jordana Siuves; Lemos, Stela Maris Aguiar

    Resumo em Português:

    Resumo: O desenvolvimento lexical está diretamente relacionado com a capacidade de compreender e produzir vários tipos de significados. Quando se deseja representar um objeto, um atributo ou qualquer outro tipo de informação, o léxico mental é acessado. Para que este desenvolvimento seja adequado faz-se necessário o processo de aprendizagem de palavras e que ocorra a associação entre elas. Esse estudo tem como objetivo analisar e compilar achados acerca das relações entre desenvolvimento lexical, desvio fonológico, consciência fonológica, desempenho escolar e processamento auditivo por meio de revisão de literatura. As produções científicas encontradas apontam a relevância do desenvolvimento lexical para a aquisição fonológica e posteriormente para a aquisição da linguagem escrita. Quanto à fonologia, os artigos encontrados expõem a importância do adequado desenvolvimento lexical para que a aquisição fonológica se dê efetivamente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Lexical development is directly related to the ability to understand and produce various kinds of meanings. The mental lexicon is accessed to represent an object, an attribute or any other information. The word learning process and the association of words are necessary for the lexical development. The purpose of this study is to analyze and compile findings about the relationship between lexical development, speech disorders, phonological awareness, school performance and auditory processing through literature review. The scientific productions found in this review suggest the relevance of lexical development for the phonological acquisition and subsequent written language acquisition. Regarding phonology, they show the importance of appropriate lexical development for the effective phonological acquisition.
  • As implicações do implante coclear para desenvolvimento das habilidades de linguagem: uma revisão da literatura Artigos De Revisão

    Neves, Anderson Jonas das; Verdu, Ana Claudia Moreira Almeida; MortariMoret, Adriane de Lima; Silva, Leandra Tabanez do Nascimento

    Resumo em Português:

    Resumo: A reabilitação auditiva por meio do implante coclear tem constituído um campo de atuação e de pesquisa interdisciplinar, cujos interesses têm incidido na investigação das variáveis e processos relacionados às habilidades de linguagem dessa população. O presente estudo teve como objetivo apresentar uma revisão sistemática das pesquisas que investigaram as relações entre o uso do implante coclear e o desenvolvimento da linguagem. Para isso, foi realizada uma busca nas bases científicas Web of Science(r), Scielo(r) e LILACS(r), de 2003 a 2013, de estudos sob escopo da Audiologia (e de áreas correlatas), Educação, Reabilitação e Ciências do Comportamento; aplicando os unitermos "cochlear implant", "auditory recognition", "recognition", "speech", "speech production" e "language". Após um tratamento inicial dos resultados, foram selecionados para análise 86 artigos que foram classificados de acordo com os seguintes critérios: ano de publicação, periódico, área de pesquisa, tipo de estudo, habilidade investigada e a temática. Os resultados indicaram crescente avanço nesses estudos e uma ênfase em avaliar e/ou identificar possíveis fatores que interferem nos processos de linguagem de implantados cocleares, sendo essas pesquisas conduzidas majoritariamente pela Audiologia e áreas correlatas. Os estudos comparativos e explicativos foram os mais frequentes e têm destacado as habilidades auditivas, especificamente os fatores que afetam a percepção auditiva. Enquanto perspectivas futuras, poderão ser vislumbrados maior envolvimento científico de áreas interdisciplinares à Audiologia, ampliação de pesquisas sobre habilidades expressivas (como a produção oral) e fomento à estudos que investiguem intervenções (práticas baseadas em evidências) em linguagem para esse público.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The auditory rehabilitation by means of cochlear implant has constituted an field of interdisciplinary activity and research, whose interests have focused on the investigation of variables and processes related to the language skills of this population. This study aimed to present a systematic review of studies that investigated the relations between the use of cochlear implant and language development. For this, was conducted a search in scientific bases Web of Science(r), Scielo(r) and LILACS(r), of 2003-2013, the studies in scope of Audiology (and related areas), Education, Rehabilitation and Behavioral Sciences; applying the terms "cochlear implant", "auditory recognition" , "recognition", "speech", "speech production" and "language". After an initial processing of the results, were selected for analysis 86 articles that were classified according to the following criteria: year of publication, journal, research area, study type, skill and investigated topic. The results indicate growing progress in these studies and an emphasis on evaluating and/or identify possible factors that interfere language processes' cochlear implant users, and that these research conducted majority by the Audiology and related areas. The comparative and explanatory studies were the most frequent and have emphasized the auditory skills, specifically the factors that affect the auditory perception. While future perspectives, can be glimpsed largest scientific involvement of interdisciplinary areas of Audiology, expansion of research on expressive skills (such as oral production) and promotion of studies investigating interventions (evidence-based practices) in language to the public.
  • Linguagem em idosos com doença de Alzheimer: uma revisão sistemática Artigos De Revisão

    Araújo, Aline Menezes Guedes Dias de; Lima, Daviany Oliveira; Nascimento, Islan da Penha; Almeida, Anna Alice Figueirêdo de; Rosa, Marine Raquel Diniz da

    Resumo em Português:

    Resumo: Com o aumento da expectativa de vida, as demências vêm acometendo a população, sendo a doença de Alzheimer a mais comum. Essa se define por um desaparecimento gradativo de memória e de outras funções cognitivas, entre elas, a linguagem. A linguagem humana é importante para estabelecer as ligações interpessoais e promover a inclusão social do indivíduo. O presente artigo teve por objetivo realizar uma revisão sistemática a respeito de trabalhos científicos sobre a associação entre a Doença de Alzheimer e a Linguagem. Os artigos foram pesquisados em três bases de dados: Scielo, Lilacs e Bireme, sendo utilizados como principais descritores de busca bibliográfica: Doença de Alzheimer, Linguagem e Comunicação, no período de outubro a dezembro de 2013. A amostra final formou-se por 07 artigos, sendo incluídos aqueles que caracterizavam a linguagem na Doença Alzheimer em seus diferentes estágios. Através dos resultados desse estudo, foi possível verificar a existência de alterações da linguagem em todos os estágios da Doença e a importância da identificação precoce de tais alterações. Essa identificação pode proporcionar tempo ao paciente e seus familiares de programarem e organizarem seu futuro, buscando serviços de assistência ao paciente, bem como auxílio no processo de comunicação do indivíduo e na qualidade de vida. Esses achados apontam para a importância do conhecimento das principais alterações apresentadas pelos indivíduos com a doença de Alzheimer, sejam elas de linguagem, cognitivas ou de comportamento. É fundamental o desenvolvimento de estudos que contemplem a relação entre testes utilizados para identificarem as principais alterações de linguagem em indivíduos com Doença de Alzheimer.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: With increasing life expectancy, dementias have been affecting the population, and Alzheimer's disease is the most common. This disease is defined by a gradual disappearance of memory and other cognitive functions, including language. Human language is important to establish interpersonal connections and to promote an individual social inclusion. This article aimed to perform a systematic review regarding scientific studies on the association between Alzheimer's disease and language. Articles were researched in three databases: Scielo, Lilacs and Bireme. The main bibliographic search descriptors were: Alzheimer's Disease, Language and Communication. The research was conducted from October to December 2013. The final sample was formed by 07 articles, including those that characterized the language in Alzheimer's Disease at different stages. Through this study results, it was possible to verify changes in language in all disease stages and the importance of early identification of such changes. This identification can provide time to the patient and their family members to program and organize their future, by seeking support services to the patient, as well as aid in the individual communication process and quality of life. These findings point to the importance of knowledge of the main changes shown by individuals with Alzheimer's disease, such as language, cognitive or behavioral changes. The development of studies that address the relation between tests used to identify the main language disorders in individuals with Alzheimer's disease is essential.
  • Refluxo gastroesofágico e deglutição em recém nascidos e lactentes: revisão integrativa da literatura Artigos De Revisão

    Puccini, Flávia Rebelo Silva; Berretin-Felix, Giédre

    Resumo em Português:

    Resumo: O refluxo gastroesofágico é encontrado em 25% dos bebês e pode acarretar vários prejuízos para o desenvolvimento. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão integrativa da literatura buscando verificar se há publicações relacionando alterações da deglutição com o quadro de refluxo gastroesofágico em recém-nascidos e lactentes. A pesquisa foi realizada consultando os sites da Bireme e da PubMed. Os unitermos utilizados foram refluxo gastroesofágico, recém-nascido e lactente, em português e os correspondentes em inglês. Os descritores foram utilizados pareados, pois isolados abrangia muitos textos com temáticas diferentes da de interesse. Os trabalhos selecionados foram dos últimos dez anos. Não houve limite de tempo. De 1184 artigos da Bireme e 1600 da PubMed analisados a partir da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram 23 artigos, sendo a maioria voltada aos sinais, sintomas e diagnóstico do RGE. Dois artigos abordaram o RGE e a deglutição, demonstrando que pode haver ou não relação entre RGE e disfagia orofaríngea em recém nascidos e lactentes, sendo que a escassez de pesquisas com essa temática demonstrou a necessidade de novos estudos abordando os aspectos patofisiológicos envolvidos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The gastroesophageal reflux disease (GERD) has been found in 25% of babies and it could cause several damages in infant's development. This paper aims to realize an integrative review of literature searching publications that relates swallowing disturbances to the condition of gastroesophageal reflux in newborns and infants. The research was made consulting Bireme's (Virtual Health Library) and PubMed's websites. The catchwords used were gastroesophageal reflux, newborn and infant, both in Portuguese and in English. Descriptors were used in pairs, since their isolated use comprised many texts containing subject matters different from authors' interest. Papers from the last 10 years were selected. From the 1184 Bireme's and 1600 PubMed's articles analyzed through the application of inclusion and exclusion criteria, 23 articles left, being the majority concerned to GERD signs, symptoms and diagnosis. Two articles approached the GERD and swallowing, demonstrating that could have or not relation between the GERD and oropharyngeal dysphagia in newborns and infants, moreover, the lack of research on this subject matter shows the need of new studies focusing on the pathophysiological aspects involved.
  • Fonoaudiologia e estratégia de saúde da família: o estado da arte Artigos De Revisão

    Zanin, Loise Elena; Albuquerque, Izabelle Mont'alverne Napoleão; Melo, Daniel Hardy

    Resumo em Português:

    Resumo: A inserção da Fonoaudiologia na Estratégia de Saúde da Família é algo novo e estudos sobre este tema são escassos. À luz disto, o objetivo desta pesquisa foi de identificar, a partir da literatura nacional e internacional, o estado da questão sobre a atuação e inserção da Fonoaudiologia na Estratégia de Saúde da Família. Para isso, foi realizada uma pesquisa na Biblioteca Virtual em Saúde, anais do Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Teses e Dissertações. A partir do estudo, foi possível detectar que a deficiência na formação do fonoaudiólogo para o trabalho na Estratégia Saúde da Família é um dos principais fatores limitantes para a inserção e atuação desses profissionais neste cenário; Também identificou a falta de publicações científicas sobre o tema; E evidenciou que a Residência Multiprofissional em Saúde da Família, se tornou indispensável para diminuir a lacuna na formação do fonoaudiólogo sobre Atenção Básica. São muitos desafios para a categoria de Fonoaudiologia consolidar a sua atuação na Estratégia de Saúde da Família, mas, apesar das fragilidades, o seu fazer no território promove um cuidado que propicia mais qualidade de vida e saúde a essas pessoas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The insertion of Speech, Language and Hearing Sciences in the Family Health Strategy is something new and studies in this field are scarce. In light of this, the objective of this study was to identify, from national and international literature, the state of the question on the performance and the insertion of Speech, Language and Hearing Sciences in the Family Health Strategy. For this purpose, we conducted a survey in the Virtual Health Library, annals from the Brazilian Congress of Speech, Language and Hearing Sciences, and Theses and Dissertations. From the study, it was possible to detect that lack of training for the speech, language and hearing therapist for work in Family Health Strategy is one of the main limiting factors for the insertion and performance of these professionals in this scenario; it was evident that few scientific publications address the theme; and it revealed that the Multi-professional Residency in Family Health has become essential to bridge the gap in the training of the speech, language and hearing therapists in Primary Health Care. There are many challenges for the Speech, Language and Hearing Sciences category to consolidate their performance in the Family Health Strategy, but, in spite of these weaknesses, their work in the territory promotes care that provides more quality of life and health to the population.
  • Lesões craniofaciais decorrentes de acidentes por motocicleta: uma revisão integrativa Artigos De Revisão

    Silva, Maria Gabriella Pacheco da; Silva, Vanessa de Lima; Lima, Maria Luiza Lopes Timóteo de

    Resumo em Português:

    Resumo: Os acidentes de trânsito têm constituído um problema de saúde pública que mais cresce no Brasil e no mundo, com destaque para as motocicletas. Além dos altos índices de mortalidade, destacam-se também as lesões e sequelas causadas aos sobreviventes ao acidente. As lesões de face são comuns neste tipo de acidente, causando deformidades estéticas e funcionais no rosto, necessitando de reabilitação. Foi realizada uma busca na literatura para mapear as lesões na região craniofacial decorrentes de acidentes de trânsito por motocicleta, buscando também suas possíveis implicações para a Comunicação Humana. As bases de dados Pubmed, Lilacs e Scielo foram acessadas, selecionando os artigos pelos títulos, em seguida pelos resumos, para ao final selecionar os artigos para leitura na íntegra. Após este processo, foram selecionados 10 estudos para a revisão. Na região facial, as fraturas mais frequentes foram nos ossos da Mandíbula, Zigomático e Nasal, por serem os mais proeminentes na região. Destacaram-se os Traumas Cranianos como os tipos de lesões com maior gravidade, uma vez que podem levar ao óbito. Apesar do detalhamento das lesões, as sequelas e dados sobre a reabilitação dessas vítimas de acidentes por motocicletas foram raros na literatura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Traffic accidents have been a public health problem in the fastest growing in Brazil and the world, especially motorcycles. In addition to the high mortality rates, also include injuries and sequelae caused the crash survivors. The face injuries are common in this type of accident causing aesthetic and functional deformities in the face, requiring rehabilitation. A search of the literature was performed to map the lesions in the craniofacial region resulting from traffic accidents per motorcycle, also seeking their possible implications for Human Communication. The Pubmed, Lilacs and SciELO data were accessed by selecting the articles by title, then by abstract, to the end select the articles for reading in full. After this process, 10 studies were selected for review. In the facial region, the most frequent were fractures in the bones of the jaw, and Nasal Zygomatic, being the most prominent in the region. Stood out as the Cranial Trauma injuries more severe, since they can lead to death. Despite the breakdown of injuries, sequelae and data on the rehabilitation of the victims of accidents caused by motorcycles were rare in the literature.
  • Repercussões fonoaudiológicas na Síndrome de Seckel: estudo de caso Relatos De Casos

    Brito, Aline Ferreira de; Baldrighi, Sílvia Elaine Zuim de Moraes

    Resumo em Português:

    Resumo: Síndrome de Seckel, trata-se de condição rara e de herança autossômica recessiva, hereditário, caracterizada por um severo retardo de crescimento intra-uterino, baixa estatura proporcional, microcefalia com queixo retraído e pequeno, nariz grande e curvo, em alguns casos retardo mental, várias anomalias congênitas em face, crânio e esqueleto, entre outras malformações. O objetivo deste estudo foi identificar as manifestações fonoaudiológicas encontradas nesta Síndrome, a partir do relato de um caso clínico, de um paciente do gênero masculino, de 09 anos de idade, encaminhado pela odontopediatria, com queixa de alteração no padrão respiratório. Foi realizada avaliação fonoaudiológica que abordou: descrição física, aspectos das funções estomatognáticas, da linguagem oral e escrita, da voz e audição e dos aspectos cognitivos. Para complementação do diagnóstico fonoaudiológico, foram realizadas avaliações ortodôntica, otorrinolaringológica e fisioterapêutica. Com relação às funções estomatognáticas, a criança apresentou respiração de modo oral, mastigação com preensão dos alimentos nos dentes laterais, mastigação unilateral, com lábios entreabertos e movimentos exagerados da musculatura perioral; deglutição com interposição de língua e participação da musculatura orofacial. Fala com articulação imprecisa e travada, devido à limitação de abertura de boca. No tocante à voz, o paciente apresentou tempo máximo de fonação reduzido, laringe em posição elevada, ressonância nasal, ataques vocais suaves e intensidade fraca. Não fora observada nenhuma alteração na linguagem oral e escrita. A escassez de estudos relatando manifestações fonoaudiológicas na Síndrome de Seckel, associada à raridade de ocorrência, justifica o interesse em realizar este estudo, para colaboração de maior conhecimento por parte dos fonoaudiólogos e profissionais de saúde.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Seckel syndrome, it's rare condition of autosomal recessive hereditary nature of, characterized by severe growth retardation, intrauterine, proportionate short stature, microcephaly with small and weak chin, nose large and curved, in some cases mental retardation, multiple congenital anomalies in the face skull and skeleton, among other malformations. The aim of this study was to identify the phonological manifestations found in this syndrome, from a clinical case report. The assessment speech that addressed: physical description, aspects of stomatognathic functions, the oral and written language, speech and hearing, and cognitive aspects. To complement the speech diagnosis, orthodontic evaluations were performed, otorhinolaryngology and physical therapy. With respect to stomatognathic functions, the child had breathing so oral, chewing with the teeth hold food side, unilateral mastication, with parted lips and exaggerated movements of the perioral muscles, swallowing with tongue interposition and participation of the orofacial muscles. Speak with imprecise articulation and locked due to limited mouth opening. Regarding the voice, the patient had reduced maximum phonation time, high larynx position, nasal resonance, vocal attacks soft and weak intensity. It was not observed any change in oral and written language. The scarcity of studies reporting on phonological manifestations of Seckel syndrome associated with the rarity of occurrence, justifies the interest in performing this study, to collaborate more knowledge on the part of speech therapists and health professionals.
  • Aspectos da comunicação na síndrome de Werdning-Hoffman: estudo de caso clínico Relatos De Casos

    Bianchini, Natallie do Carmo Prado; Andrade, Bruna Mateus Rocha de; Damasceno, Lilian Lobo; Souza, Luiz Augusto de Paula; Cunha, Maria Claudia

    Resumo em Português:

    Resumo: A Síndrome de Werdnig-Hoffman é uma doença neuromuscular hereditária, caracterizada pela atrofia e fraqueza muscular progressiva, que inviabiliza o desenvolvimento de habilidades motoras. O desenvolvimento mental encontra-se preservado, vivacidade e inteligência destacam-se, em contraste à precária atividade motora. O sujeito acometido por essa síndrome tem limitações físicas para a efetiva interação com o outro, o que pode acarretar problemas de comunicação. Este estudo tem como objetivo analisar as possibilidades comunicativas de uma criança com Síndrome de Werdnig-Hoffman no decorrer do processo terapêutico fonoaudiológico. É um estudo de caso de uma criança com quatro anos de idade, gênero feminino, filha única (de casal jovem), atendida em terapia fonoaudiológica em centro de reabilitação de deficiências múltiplas no período de agosto de 2013 a abril de 2014. Na avaliação fonoaudiológica observou-se que a paciente comunica-se por expressões faciais e raras vocalizações. No decorrer do processo terapêutico, a interação foi sustentada dialogicamente por meio de perguntas da fonoaudióloga respondidas afirmativa ou negativamente pela paciente. Para "sim", elevava a sobrancelha concomitante à maior abertura dos olhos e um discreto sorriso. Para "não", contraia a sobrancelha e realizava leve movimento de negação com a cabeça. Embora predominantemente silente e corporalmente inerte, a paciente expressa sua subjetividade por meio de condutas comunicativas que, mesmo precárias, indicam atividade simbólica na inserção e interpretação da realidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Werdnig-Hoffman Syndrome (WHS) is a hereditary neuromuscular disorder characterized by progressive muscle weakness and atrophy, which prevents motor skills development. Mental development is preserved, vivacity and intelligence stand out in contrast to poor motor activity. The subject affected by this syndrome, has physical limitations for effective interaction, which can cause communication problems. The purpose of this study is to analyze the communicative possibilities of a child with Werdnig-Hoffman Syndrome during the speech and language therapeutic process. It is a case study of four years old female child, female, attended speech and language therapy service in a multiple disabilities rehabilitation center, from August 2013 to April 2014. The clinical assessment showed that the patient communicated by facial expressions and rare vocalizations. During the therapeutic process, the interaction was dialogically sustained through responses to yes/no questions: raising the eyebrow concomitant to eyes wider open for a "yes" and eyebrow contraction for "no", with light denial head movement. Though predominantly silent and motionless, the patient expressed her subjectivity by means of a communicative conduct that although incipient indicated symbolic activity related to integration and interpretation of reality.
  • Ganhos funcionais mensurados pelo MBGR e impacto na qualidade de vida em sujeito submetido à cirurgia ortognática: relato de caso Relatos De Casos

    Lima, Jully Anne Soares de; Luna, Aníbal Henrique Barbosa; Pessoa, Luciane Spinelli de Figueiredo; Alves, Giorvan Ânderson dos Santos

    Resumo em Português:

    Resumo: O tema proposto é Intervenção Fonoaudiológica pré e pós Cirurgia Ortognática. Foi realizada avaliação (por meio do Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial MBGR com escores) e intervenção fonoaudiológica em período pré-operatório (por três meses) e pós-operatório iniciado no 20º dia (por três meses), após a liberação do cirurgião. Além disso, investigou-se o impacto da deformidade dentofacial na qualidade de vida do paciente, por meio do Oral Health Impact Profile - versão reduzida. Na avaliação pré-operatória, foram encontradas mastigação bilateral simultânea, presença de ruídos na Articulação Temporomandibular e fechamento labial assistemático durante a realização da função. Durante a deglutição houve contração da musculatura perioral e presença de resíduos após essa função. Encontrou-se na fala distorção no fonema /r/. Houve dor à palpação nos músculos mastigatórios e diminuição da tonicidade na musculatura perioral e mastigatória. Encontrou-se alto impacto na qualidade de vida, totalizando em 32 pontos. Na avaliação após a intervenção fonoaudiológica, observou-se melhora nas funções de mastigação (pré: 4 pontos, pós: 1 ponto), deglutição (pré:14, pós :5), respiração (pré: 3, pós: 1) e fala (pré: 7, pós: 1), na mobilidade muscular (pré: 8, pós 1), na tonicidade da musculatura (pré 5, pós: 0) e na dor à palpação (pré: 10, pós: 2). Houve melhora na postura dos lábios e melhora significante na qualidade de vida, passando de 32 para 8 pontos. Constatou-se melhora na fisiologia das funções estomatognáticas, diminuição da dor à palpação, equilíbrio no tônus, na mobilidade muscular e melhora na qualidade de vida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The proposed theme is Speech Therapy Intervention before and after orthognathic surgery. Evaluation (through MBGR Protocol of Orofacial Myofunctional Evaluation with scores) and speech therapy intervention were performed in the preoperative (three months) and postoperative periods, started on the 20th day (for three months) after the surgeon's liberation. In addition, it was investigated the impact of dentofacial deformity in the patient's life quality through the Oral Health Impact Profile - reduced version. In the preoperative evaluation, Simultaneous bilateral chewing, presence of noise in the temporomandibular joint and unsystematic lip closure were found while performing the function. During swallowing, there was contraction of the perioral muscles and presence of residues after this function. It was found, in speech, distortion in the /r/ sound. There was pain on palpation in the masticatory muscles and decreased tone in the perioral and masticatory muscles. It was found high impact on quality of life, totaling 32 points. In the evaluation after speech therapy intervention, improvement was observed in the chewing functions (pre: 4 points, post: 1 point), swallowing (pre: 14, post: 5), breathing (pre: 3, post: 1) and speech (pre: 7, post: 1), muscle mobility (pre: 8, post: 1), tonicity of the muscles (pre: 5, post: 0) and pain on palpation (pre: 10, post: 2). There was improvement in the posture of the lips and significant improvement in quality of life, from 32 to 8 points. It was found an improvement in the physiology of the stomatognathic functions, decreased pain on palpation, balance in tone, muscle mobility and improved quality of life.
  • Resultados vocais perceptivoauditivos após Tireoplastia tipo I e fonoterapia em um caso de paralisia de prega vocal Relatos De Casos

    Cielo, Carla Aparecida; Ribeiro, Vanessa Veis; Lima, Joziane Padilha de Moraes; Gonçalves, Bruna Franciele da Trindade

    Resumo em Português:

    Resumo: Verificar as modificações vocais perceptivoauditivas após intervenção cirúrgica e fonoterapêutica. Relato de caso de homem de 32 anos de idade, com paralisia de prega vocal direita decorrente de traumatismo cranioencefálico por arma de fogo, submetido à Tireoplastia tipo I e a seis sessões de fonoterapia. Avaliação vocal perceptivoauditiva da fala espontânea por meio da escala RASATI e dos aspectos: pitch e ressonância, realizada antes e após a cirurgia e após a fonoterapia. Os áudios foram analisados por três fonoaudiólogas com experiência em voz e as análises foram consideradas em conjunto para determinar o julgamento predominante em cada parâmetro. A fonoterapia consistiu em: método de sobrearticulação, constrição labial e pontos cardeais com a língua. Após a cirurgia, houve melhora da soprosidade (de grau moderado ficou discreto), astenia (de discreto ficou normal), tensão (de moderado ficou discreto) e pitch (de discretamente grave ficou normal); piora do aspecto rouquidão (de discreto ficou moderado) e não houve modificações na instabilidade (permaneceu moderado), ressonância hipernasal (permaneceu intenso), aspereza (normal). Após a fonoterapia, houve melhora da rouquidão (de moderado ficou normal) e da instabilidade (de moderado ficou discreto). Os demais aspectos não apresentaram modificações. A Tireoplastia tipo I melhorou os aspectos vocais perceptivoauditivos de soprosidade, astenia, tensão e pitch e piorou a rouquidão, sem influenciar a instabilidade e a ressonância; e a fonoterapia melhorou os aspectos de rouquidão e instabilidade. Com isso, enfatiza-se a importância da fonoterapia após cirurgias laríngeas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: To verify the auditory-vocal perceptual modifications after surgical intervention and voice therapy. Case report of man is 32 years old, with the right vocal fold paralysis due to traumatic brain injury by a firearm, subjected thyroplasty type I and six sessions of therapy. Auditory perceptual voice evaluation of spontaneous speech by RASATI scale and aspects: pitch and resonance, performed before and after surgery and after voice therapy. The audios were analyzed by three speech therapists with experience in voice and analyzes were considered together to determine the judgment prevalent in each parameter. The voice therapy consisted of: method of overarticulation, lip constriction and cardinal points with the tongue. After surgery, there was improvement in breathiness (moderate degree became discrete), asthenia (discreet became normal), tension (moderate became discrete) and pitch (discreet became normal); worsening of hoarseness aspect (discreet became moderate) and there were no modifications in the instability (remained moderate), hypernasal resonance (remained intense), roughness (normal). After voice therapy, showed improvement in the hoarseness (moderate became normal) and instability (moderate became discrete). Other aspects showed no modifications. The thyroplasty type I, improved the auditory-vocal perceptual aspects of breathiness, asthenia, tension and pitch and worsened hoarseness without influencing the instability and resonance, and the voice therapy improved aspects of hoarseness and instability. Thus, it is emphasized the importance of voice therapy after laryngeal surgeries.
  • ERRATA Errata

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