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Revista CEFAC, Volume: 17, Número: 6, Publicado: 2015
  • Editorial I Editorial I

    Capellini, Simone Aparecida
  • Editorial II Editorial Ii

    Justino, Hilton; Berretin-Felix, Giédre
  • Carta ao editor: epidemiologia contemporânea e fonoaudiologia Carta Ao Editor

    Ferrite, Silvia; Friche, Amélia Augusta de Lima
  • Fonação em tubo de vidro imerso em água: análise vocal perceptivoauditiva e videolaringoestroboscópica de mulheres sem afecções laríngeas, queixas ou alterações vocais Artigos Originais

    Lima, Joziane Padilha de Moraes; Cielo, Carla Aparecida; Scapini, Fabrício

    Resumo em Português:

    RESUMO: Objetivo: verificar e correlacionar medidas vocais acústicas de fonte glótica e características laríngeas em mulheres sem afecções laríngeas e sem queixas vocais após a fonação em tubo de vidro imerso em água. Métodos: vinte e quatro mulheres, entre 18 e 40 anos de idade, foram avaliadas e distribuídas de forma igualitária no grupo de estudo e no grupo de controle. Realizaram-se coleta da vogal /a:/ e videolaringoestroboscopia antes e após a execução da técnica, no grupo estudo, e antes e após um período de silêncio no controle. Realizou-se análise vocal acústica e perceptivoauditiva e análise estatística com Wilcoxon, Qui-quadrado e Spearman (p<0,05). Resultados: grupo estudo: melhora do quociente de perturbação do pitch suavizado, índice de turbulência vocal, Shimmer percentual e Shimmer em dB; melhora da soprosidade na avaliação perceptivoauditiva; na videolaringoestroboscopia, a constrição do vestíbulo laríngeo não se alterou significantemente. Conclusão: a técnica de fonação em tubo de vidro imerso em água reduziu a aperiodicidade da vibração glótica e do ruído, com aumento da energia harmônica e consequente melhora do sinal glótico. Na videolaringoestroboscopia, a constrição do vestíbulo laríngeo não se alterou significantemente, o que sugere que a técnica não provoca hipertensão laríngea.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Purpose: to check and correlate measures of vocal acoustic of the glottal source and laryngeal characteristics of women without laryngeal disorders and without vocal complaints, after the phonation in a glass tube immersed in water. Methods: twenty-four women, between 18 and 40 years, were available and allocated in two groups, being 12 in the study group and 12 in the control group. Were performed collect the vowel /a:/ and videolaryngostroboscopy before and after the execution of technique, in the study group, and before and after a period of silence in the control. Was performed an analysis vocal acoustics and hearing perceptual and statistical analysis with Wilcoxon, Chi-square and Spearman (p<0,05). Results: SG: improvement of the smoothed pitch perturbation quotient, voice turbulence index, Shimmer percentage and Shimmer in dB; improvement of breathiness in RASATI; in the videolaryngostroboscopy, the laryngeal vestibule constriction did not change significantly. CONCLUSION: the technique phonation in a glass tube immersed in water reduced of vibration glottal aperiodicity and the noise, with increased energy harmonic and consequent improvement of the glottal signal. In videolaryngostroboscopy, the laryngeal vestibule constriction did not change significantly, this suggests that the technique does not cause laryngeal hypertension.
  • Qualidade de vida em voz na doença pulmonar crônica Artigos Originais

    Gonçalves, Bruna Franciele da Trindade; Mello, Fernanda Machado; Costa, Cintia da Conceição; Pereira, Marisa Bastos; Mancopes, Renata

    Resumo em Português:

    RESUMO: Objetivo: analisar a qualidade de vida relacionada à voz autorreferida por indivíduos com doença pulmonar crônica. Métodos: estudo transversal, exploratório, quantitativo, com informações obtidas a partir da aplicação de questionário de qualidade de vida em voz em usuários de um ambulatório de fisioterapia integrado em hospital universitário no interior do Rio Grande do Sul, no período de março a novembro de 2012. Resultados: participaram 19 sujeitos, 12 (63,20%) do sexo masculino e 7 (36,80%) do sexo feminino. Sobre a faixa etária, 14 (73,70%) eram adultos e cinco (26,30%) idosos, sendo essa diferença estatisticamente significante. Quanto à doença pulmonar crônica, dez (52,60%) tinham bronquiectasia, seis (31,60%) doença pulmonar obstrutiva crônica e três (15,80%) asma. A média do questionário Qualidade de Vida em Voz Total foi de 85,8 ± 5,8 pontos. Não houve diferença estatística entre os três domínios do questionário e as variáveis sexo, idade e diagnóstico médico. Conclusão: predomínio percentual do sexo masculino e faixa etária adulta-meia idade, sendo essa última estatisticamente significante e diagnóstico médico de bronquiectasia. A média do questionário total foi de 85,8 ± 5,8 pontos. Não foram encontradas significância estatística na comparação do domínios do questionário com as variáveis sexo, idade e doença pulmonar. Tal fato pode ser explicado pela elaboração de estratégias de comunicação como forma de minimizar os efeitos da doença pulmonar na produção vocal. Sugere-se a realização de outras pesquisas abordando o mesmo tema, porém com amostras maiores a fim de verificar a significância estatística das variáveis estudadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Purpose: analyzing the quality of life related to self-reported voice by individuals with Chronic Pulmonary Disease. Methods: cross, exploratory and quantitative study with information obtained from the application of Quality of Life and Voice questionnaire with users an integrated physiotherapy clinic in a university hospital in the interior of Rio Grande do Sul, in the period from March to November 2012. Results: 19 subjects participated in the study, 12 (63.20%) were males and 7 (36.80%) were females. On the age group, 14 (73.70%) were adults and five (26.30%) elderly, a statistically significant difference. As for the Chronic Pulmonary Disease, ten (52.60%) had bronchiectasis, six (31.60%) had Chronic Obstructive Pulmonary Disease and three (15.80%) asthma. The average of Quality of Life and Voice questionnaire was 85.8 ± 5.8 points. There was no statistical difference between the three areas of Quality of Life and Voice questionnaire and the genre, age and medical diagnosis. Conclusion: percentage predominance of males and adult-aged age group, the latter being statistically significant and medical diagnosis of bronchiectasis. The average of the total questionnaire was 85.8 ± 5.8 points. There was no statistical significance in the comparison in questionnaire areas with the genre, age and lung disease. This can be explained by the development of communication strategies in order to minimize the effects of the Chronic Pulmonary Disease on voice. We suggest the completion of other studies addressing the same theme, but with larger samples to check the statistical significance of the studied variables.
  • Estudo longitudinal de caracterização vocal em canto coral Artigos Originais

    Vieira, Raquel Hochmuller; Gadenz, Camila Dalbosco; Cassol, Mauriceia

    Resumo em Português:

    RESUMO: Objetivo: verificar quais os benefícios do canto coral para o aprimoramento dos padrões de emissão vocal pré e pós atividade de voz cantada. Métodos: em três diferentes etapas, no período de um ano, foram coletados dados de sinais e sintomas vocais, registros de voz para análise perceptivo-auditiva e acústica, com os parâmetros de frequência fundamental, jitter, shimmer e ruído glótico, assim como a extensão vocal e o tempo máximo de fonação. A amostra foi composta por 23 cantores amadores de um coral universitário pertencente à Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. A análise estatística consistiu de cruzar os dados em diferentes etapas de avaliação. Resultados: observou-se que a maioria dos cantores não apresentou padrões inadequados de uso vocal. Houve melhora da consciência de uso e cuidados vocais e de parâmetros de análise acústica. Conclusão: no período de um ano de mensuração, foi possível verificar que a prática de canto coral trouxe benefícios vocais aos sujeitos por meio do desenvolvimento e aprimoramento individual da emissão vocal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Purpose: to verify the benefits of choral singing for improvements on vocal emission patterns pre and post singing voice activity. Methods: in three different steps, within one year, it was collected data of vocal signs and symptoms, voice records for perceptual and acoustic analysis with the fundamental frequency parameters, jitter, shimmer and glottal noise, as well as vocal range and maximum phonation time. The sample consisted of 23 amateur singers from a university choral belonging to the Federal University of Health Sciences in Porto Alegre/Brazil. Statistical analysis consisted of crossing data at different stages of evaluation. Results: it was observed that the majority of participants did not present inadequate voice pattern usage. There was improvement in awareness and in the use of vocal care and acoustic analysis parameters. Conclusion: within one year of measurement, it was found that the practice of choral singing brought benefits to subjects through individual development enhancement of vocal emission.
  • Comportamento, competência social e qualidade de vida na Doença de Huntington Artigos Originais

    Silva, Caroline Stephanie da; Lindau, Tâmara Andrade; Giacheti, Célia Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO: Objetivo: investigar o comportamento, a competência social e a qualidade de vida de indivíduos com a Doença de Huntington (DH), segundo opinião de seus cuidadores. Métodos: constituíram a casuística 30 participantes, com faixa etária de 33 a 79 anos, subdivididos em dois grupos: 15 do grupo amostral (GA) diagnosticados previamente com Doença de Huntington e 15 participantes do grupo controle (GC), pareados quanto à faixa etária, gênero e classificação socioeconômica. Para avaliação destes sujeitos foram aplicados, em seus cuidadores, o Inventário Comportamental Adult Behavior Checklist e o Questionário de Qualidade de Vida WHOQOL-100. Resultados: na avaliação do comportamento e da competência social, os sujeitos do GA apresentaram diferença estatisticamente significante em relação ao GC, segundo opinião dos seus cuidadores, com escores elevados para fatores internalizantes (ansiedade, depressão, isolamento, queixas somáticas), totais de problemas e outros, como problemas do pensamento, atenção e hiperatividade. No questionário de qualidade de vida, para sujeitos com a DH também se evidenciou diferença estatisticamente significante em relação ao grupo controle, em todos os domínios (físico, psicológico, nível de independência, relações sociais, ambiente e aspectos religiosos) e na maioria dos subitens avaliados. O GA apresentou média baixa de qualidade de vida, enquanto o GC apresentou média alta. Conclusão: sujeitos com DH possuem um perfil comportamental, de competência social e qualidade de vida diferenciado e com mais alterações, em relação ao GC, segundo os cuidadores . A Doença de Huntington parece ser responsável pelo conjunto de alterações comportamentais, de competência social e de qualidade de vida, relatado pelos cuidadores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Purpose: investigating the behavior, the social competence and the quality of life of individuals who carry Huntington Disease. Methods: the sample was constituted for 30 participants, from 33 to 79 years old, divided in two groups: 15 participants in the experimental group, who were previously diagnosed with Huntington Disease and 15 participants in the comparative group, equally paired according to age and education. To assess this individuals were applied, on their caregivers, the Behavioral Inventory, constituted by the Adult Behavior Checklist and the Quality of Life Questionnaire WHOQOL - 100 were used to asses these individuals. Results: the individuals in the experimental group have presented statistically significant differences when compared to the control group, according to their caregivers' opinion, with high scores for internalizing factors (anxiety, depression, isolation, somatic complaints), total problems and other problems like: thinking, attention and hyperactivity problems, from the behavioral inventory. In the Quality of Life Questionnaire the experimental group has also presented statistically significant differences when compared to the control group, in all domains (physical, psychological, level of independence, social relationships, environment and religious aspects) and in most of the assessed aspects they presenting a low average of quality of life, while the control group has presented a high average. Conclusion: individuals with HD present behavioral, social competence and quality of life profile differentiated and with alterations, according to their caregivers, when it was related to the comparative group. Huntington's disease is limiting, progressive and also appears to be responsible for the set of behavioral change, social competence and quality of life reported by their caregivers.
  • Percepções de pais/responsáveis de crianças com desvio fonológico acerca do desvio fonológico e da terapia fonoaudiológica Artigos Originais

    Melo, Roberta Michelon; Backes, Fabieli Thaís; Mota, Helena Bolli

    Resumo em Português:

    RESUMO: Objetivo: investigar a percepção de pais/responsáveis de crianças com desvio fonológico em relação ao próprio desvio e terapia fonoaudiológica aplicada. Métodos: a amostra foi composta por 23 pais/responsáveis de crianças com diagnóstico de desvio fonológico, atendidas em um ambulatório de Fonoaudiologia. Para a análise das entrevistas coletadas utilizou-se a Análise de Conteúdo. Resultados: em síntese, merecem atenção: (a) a aceitabilidade ao atendimento fonoaudiológico, inclusive, em muitos sendo de própria iniciativa dos pais/responsáveis a procura pela fonoterapia; (b) esses referem perceber a dificuldade linguística de seus filhos, bem como, as evoluções na sua fala; (c) enumeram, com maior ocorrência, os problemas escolares e o bullying como dificuldades relacionadas ao desvio fonológicoe, também, como sua preocupação decorrente do mesmo; (d) sugerem mais frequentemente a busca pelo atendimento fonoaudiológico a outros pais; (e) dizem contribuir no ambiente familiar para com a terapia fonoaudiológica e; (f) mesmo não tão frequente, alguns mencionam ter dúvida quanto ao tempo de terapia. Conclusão: desse modo, os pais/responsáveis expuseram suas concepções acerca de sua experiência relacionada à dificuldade de fala e à terapia fonoaudiológica. Acredita-se em uma contribuição para a reflexão dos procedimentos terapêuticos adotados na fonoterapia, bem como, para o amadurecimento da relação terapeuta-paciente e terapeuta-pais. Por esse motivo, incentiva-se a inclusão e aproximação dos cuidadores na terapia, com o intuito de ampliar a adesão e contribuição desses para a superação da dificuldade de fala.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Purpose: investigating the perceptions of parents/guardians of children with phonological disorder in relation to the own disorder and the applied speech therapy. Methods: the sample consisted of 23 parents/guardians of children with speech disorder, who were taken care in a speech therapy ambulatory. For the analysis of the collected interviews, it was used the Content Analysis. Results: in summary, some points deserve attention: (a) the acceptability of the speech therapy services, including, in many cases being the demand for speech therapy an initiative of the own parents/guardians; (b) these ones perceive the linguistic difficulty of their children, as well the developments in his speech; (c) they list, with higher occurrence, school problems and bullying as difficulties related to phonological disorder and also their concern regarding it, (d) they often suggest more searches for speech therapy services to other parents, (e) they say they contribute in the family atmosphere with the speech therapy, and (f) even not so frequent, they mention to have some doubt in relation to the time of therapy. Conclusion: this way, parents/guardians exposed their views about their experience related to the difficulty of speech and language therapy. So, we believe in a contribution to the reflection of the therapeutic procedures adopted in speech therapy, as well as to the maturing of the therapist-patient relationship and therapist-parents. Therefore, it encourages the inclusion and closeness to caregivers in therapy.
  • Grupo para sujeitos com queixas de dificuldades de leitura e escrita: aspectos teórico-metodológicos Artigos Originais

    Santana, Ana Paula; Signor, Rita de Cassia Fernandes

    Resumo em Português:

    RESUMO: Objetivo: apresentar, em conformidade à teoria enunciativo-discursiva, os pressupostos teórico-metodológicos que sustentam a terapia fonoaudiológica em grupo voltada ao desenvolvimento de competências em linguagem escrita e analisar sua eficácia. Métodos: apresentam-se neste artigo os critérios teórico-metodológicos relacionados à formação do grupo e à terapia centrada na noção bakhtiniana de gêneros do discurso. A fim de ilustrar os procedimentos, são analisados episódios dialógicos gerados em sessões terapêuticas destinadas a cinco adolescentes com queixas de dificuldades de leitura e de escrita, alunos entre 11 e 13 anos de idade da rede pública de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Resultados: os resultados levam a entender que a prática embasada na perspectiva enunciativo-discursiva possibilita aos sujeitos se apropriarem da linguagem escrita em seus aspectos discursivos, formais e textuais. Adicionalmente, a constituição do grupo proporciona, além das trocas de conhecimentos, um sentimento de pertença que eleva a autoestima, favorecendo os processos de aprendizagem. Conclusão: este trabalho evidencia os ganhos do atendimento em grupo na perspectiva teórica assumida. Os sujeitos, que no início do atendimento fonoaudiológico rejeitavam as atividades de leitura e escrita, na medida em que participavam de práticas sociais de linguagem, foram ressignificando a queixa da dificuldade, constituindo-se, gradativamente, em autores e leitores proficientes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Purpose: to present the theoretical and methodological assumptions underlying group speech language therapy focused on the development of written skills, based on the theory of enunciation and discourse and analyze their effectiveness. Methods: this article brings the theoretical and methodological criteria related to group formation and therapy focused on Bakhtin's notion of speech genres. To depict such procedures, this study provides dialogic episodes from therapeutic sessions conducted with five students, aged from 11 to 13, with reading and writing impairments, from public schools located in the city of Florianopolis, Brazil. Results: results suggest that practice grounded in the perspective of enunciation and discourse, in meaningful contexts of language use, enables subjects to engage in written language in its discursive, formal and textual aspects. Additionally, group composition provides, besides the exchange of information, a sense of belonging that raises self-esteem, favoring the learning process. Conclusion: this study highlights how group work can provide gains, within the theoretical perspective in focus. Subjects, who would reject activities of reading and writing early in speech language therapy, started to rethink their difficulty issues, after participating in social practices of language, and gradually became proficient writers and readers.
  • Eficácia de um programa de intervenção fonológica em escolares de risco para a dislexia Artigos Originais

    Silva, Cláudia da; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    RESUMO: Objetivo: verificar a eficácia de um programa de intervenção fonológica em escolares de risco para a dislexia. Métodos: participaram desse estudo 40 escolares do 1º ano do ensino fundamental, de ambos os gêneros, com idade entre 5 anos e 11 meses a 6 anos e 7 meses. Os escolares foram divididos em dois grupos: GI (20 escolares sem risco para dislexias) e GII (20 escolares com risco para dislexia), ambos os grupos foram submetidos ao programa de intervenção fonológica, composto por tarefas de identificação dos sons e das letras do alfabeto em sequência e em ordem aleatória, identificação e produção de rima, produção de rima com frases, identificação e manipulação de palavras, identificação e produção de sílabas, segmentação e análise silábica, identificação e segmentação fonêmica, substituição, síntese, análise e discriminação fonêmica. Em situação de pré e pós-testagem, todos os sujeitos desse estudo foram submetidos à aplicação do Protocolo de Avaliação das Habilidades Cognitivo-Liguísticas - versão coletiva e individual. Resultados: na comparação da pré com a pós-testagem do desempenho dos escolares de GI e GII, houve diferença estatística para os subtestes das habilidades de leitura, escrita, consciência fonológica, processamento auditivo e velocidade de processamento, indicando média de desempenho superior para GII na pós-testagem comparada a pré-testagem. Conclusão: o programa de intervenção fonológica foi eficaz para os escolares de risco para a dislexia, pois, possibilitou o desenvolvimento da consciência fonológica por meio do trabalho interventivo, auxiliando na aquisição das habilidades necessárias para o aprendizado da leitura e da escrita.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Purpose: to verify the efficacy of phonological intervention program in students at risk for dyslexia. Methods: participated these study 40 students of the 1st grade level of elementary school, of both genders, with aged between5 years and 11 months to 6 years and 7 months. The students were divided into two groups: GI (20 students without risk for dyslexia); and GII (20 students with risk for dyslexia), both groups were subjected to phonological intervention program, composed by tasks of identifying of sounds and letters of the alphabet in sequence and random order, identification and production of rhyme, rhyme production with phrases, identification and manipulation of words, identification and production of syllables, syllabic segmentation and analysis, phonemic identification and segmentation, replacement, synthesis, analysis and phonemic discrimination. In situation of pre and post-testing, all subjects in this study were submitted to the Evaluation Cognitive Linguistic Skills Protocol - collective and individual version. Results: in comparison of the pre with post testing of the performance of students of GI and GII, was statistical difference for the subtests of the skills of reading, writing, phonological awareness, auditory processing and processing speed, indicating average of superior performance for GII in post testing compared to pre testing. Conclusion: the phonological intervention program was effective for students at risk for dyslexia because it made possible the development of phonological awareness through intervention, assisting in the acquisition of skills necessary for the learning of reading and writing.
  • Avaliação eletrofisiológica do sistema auditivo em indivíduos com gagueira desenvolvimental persistente Artigos Originais

    Regaçone, Simone Fiuza; Stenico, Mariana Banzato; Gução, Ana Cláudia Bianco; Rocha, Ana Cláudia Moraes; Romero, Ana Carla Leite; Oliveira, Cristiane Moço Canhetti de; Frizzo, Ana Claudia Figueiredo

    Resumo em Português:

    RESUMO: Objetivo: descrever os achados dos exames eletrofisiológicos de indivíduos com gagueira e comparar com indivíduos com desenvolvimento típico. Métodos: participaram desta pesquisa 34 indivíduos, de ambos aos gêneros, com idade entre 7 e 31 anos. O grupo pesquisa foi constituído por 13 crianças (G1a) e 4 adultos (G1b) diagnosticadas com gagueira e o grupo controle por 13 crianças (G2a) com bom desempenho acadêmico e 4 adultos (G2b) com desenvolvimento típico. Foi realizada a avaliação dos potenciais auditivos, na varredura de frequência e de duração. Resultado: quando comparados os grupos de crianças gagas e controle, foi observado que as crianças gagas apresentaram na varredura de frequência, aumento da latência dos componentes P2, N2 em Cz na orelha direita e N2 e P3 em Fz na orelha esquerda, e diferença na amplitude de P2 e P3 em Cz na orelha direita. Na varredura de duração, houve redução da amplitude dos componentes N2 em Cz e P3 em Fz na orelha direita. Já no grupo de adultos gagos, observou-se na varredura de frequência, aumento da latência no componente P3 em Cz e Fz na orelha direita e amplitude reduzida no P3 em Cz na orelha esquerda, e na varredura de duração, aumento de latência de N2 e P3 em Cz na orelha direita e N2 em Cz na orelha esquerda, quando comparados ao grupo controle. Conclusão: há diferenças entre os exames eletrofisiológicos de indivíduos com gagueira comparados aqueles com desenvolvimento típico. No entanto, novos estudos neste âmbito ainda são necessários para que os achados aqui apresentados possam ser confirmados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Purpose: to describe the findings of electrophysiological examinations of individuals who stutter and compare with typically developing individuals. Methods: 34 subjects participated in this study, both genders, aged between 7 and 31 years. The research group consisted of 13 children (G1a) and 4 adults (G1b) diagnosed with stuttering and the control group of 13 children (G2a) with good academic performance and 4 fluent adults (G2b). The auditory potentials assessment was performed on frequency and duration discrimination tests. Result: when compared groups of stuttering children and control group, it was observed that the stuttering children had the scan frequency, increased latencies of P2, N2 components at Cz in the right ear and N2 and P3 at Fz in the left ear, and the difference amplitude P2 and P3 in the right ear Cz. In the scan duration, decreased the amplitude of the N2 and P3 components in Cz Fz in the right ear. In the group of adult stutterers was observed in the frequency sweep, increased latency P3 component at Cz and Fz in the right ear and reduced P3 amplitude at Cz in the left ear, and scan duration, increased latency of N2 Cz and P3 in the right ear and N2 at Cz in the left ear, when compared to the control group. Conclusion: there are differences between the electrophysiological examinations of individuals who stutter compared with those with typical development. However, further studies in this area are still needed for the findings presented here can be confirmed.
  • Caracterização dos tipos de erros cometidos na avaliação do processamento auditivo por meio do Staggered Spondaic Word test Artigos Originais

    Verdun, Nubia Maria; Zwetsch, Iuberi Carson; Costa-Ferreira, Maria Inês Dornelles da

    Resumo em Português:

    RESUMO: Objetivo: caracterizar os tipos de erros cometidos no teste Staggered Spondaic Words por pacientes submetidos à avaliação do processamento auditivo e correlacioná-los com idade, sexo, escolaridade e subperfil de alteração. Métodos: foram incluídos os testes Staggered Spondaic Words pertencentes a um banco de dados particular, realizados em pacientes de 7 a 19 anos de idade, no período de junho de 2011 a setembro de 2013. Resultados: os tipos de erros mais frequentes foram: omissão de palavra (76,66%), substituição de palavra (45%) e substituição por palavra adjacente (20%). O subperfil de alteração encontrado foi decodificação acompanhado de integração (38,33%), seguido de decodificação (23,33%), resultado normal (20%), e outros (18,34%). Na comparação entre as condições, observou-se maior número de erros nas competitivas. Em relação à idade e à escolaridade, os erros ocorreram em maior número entre pacientes de menor idade e menor escolaridade. A correlação entre o número total de erros e a variável sexo não foi estatisticamente significante. Conclusão: foi possível caracterizar os tipos de erros cometidos no teste Staggered Spondaic Words, correlacioná-los às variáveis propostas (sexo, idade, escolaridade e subperfil de alteração) e ressaltar a importância deste teste, que é um dos mais utilizados para avaliar o processamento auditivo, para o diagnóstico dos transtornos da comunicação humana e na identificação de crianças com risco para transtornos de aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Purpose: to characterize the types of errors committed in Staggered Spondaic Words testing by patients undergoing auditory processing evaluation, and correlate these findings with age, gender, educational level and auditory processing disorder (APD) sub-profile. Methods: the Staggered Spondaic Words test results were obtained from a private database, which evaluated patients aging from 7 to 19 years, between June 2011 and September 2013. Results: the most frequent types of errors detected were: word omission (76.66%), word substitution (45%) and replacement by an adjacent word (20%). The APD sub-profiles observed were auditory decoding deficit coupled with integration deficit (38.33%), auditory decoding deficit (23.33%), normal result (20%), and others (18,34%). When the conditions were compared, we observed a greater number of errors in competing conditions. In relation to age and educational level, the errors occurred in greater number among younger patients with lower levels of educational. The correlation between the total number of errors and gender was not statistically significant. Conclusion: the types of errors made in the Staggered Spondaic Words test were characterized and correlated with the proposed variables (gender, age, educational level and APD sub-profile), emphasizing the importance of the test, which is frequently used in auditory processing evaluations for the diagnosis of human communication disorder, and in the identification of children at risk for learning disorders.
  • Lateralidade da atividade do sistema olivococlear medial eferente: estudo preliminar Artigos Originais

    Silva, Tatiana Rocha; Dias, Fernanda Abalen Martins

    Resumo em Português:

    RESUMO: Objetivo: avaliar a diferença na supressão das emissões otoacústicas entre as orelhas direita e esquerda. Métodos: participaram da pesquisa 36 indivíduos, sendo 18 destros e 18 canhotos, todos sem queixa auditiva e com audição dentro dos padrões de normalidade. A coleta de dados foi realizada por meio das emissões otoacústicas transientes e pela supressão das emissões otoacústicas. A análise da presença/ausência do efeito de supressão foi realizada baseada no valor obtido em response. Resultados: não houve diferença entre a orelha direita e esquerda para os valores de response das emissões otoacústicas com ruído contralateral para os indivíduos destros e canhotos. No gênero masculino houve diferença entre a orelha direita e esquerda para os valores de response das emissões otoacústicas com ruído contralateral. Conclusão: a avaliação realizada por meio da supressão das emissões otoacústicas não evidenciou diferenças entre as orelhas direita e esquerda nos grupos estudados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Purpose: to evaluate the difference in the suppression of otoacoustic emissions between the right and left ears Methods: participated in this study 36 individuals, being 18 right-handed and left-handed 18, all without hearing complaints and hearing within normal limits. Data collection was performed by: transient otoacoustic emissions and suppression of the otoacoustic emissions. The analysis of the presence / absence of the suppression effect was made based on the value obtained in response. Results: there was no difference between the right and left ears for the response values of otoacoustic emissions with contralateral noise for right and left handed individuals. In the male, there was a difference between the right and left ears for the response values of otoacoustic emissions with contralateral noise. Conclusion: the evaluation through the suppression of otoacoustic emissions showed no differences between the right and left ears in the groups studied.
  • Satisfação de usuários de aparelho de amplificação sonora individual atendidos em um centro auditivo Artigos Originais

    Silva, Débora Conceição de Oliveira da; Scharlach, Renata Coelho

    Resumo em Português:

    RESUMO: Objetivo: verificar o grau de satisfação de usuários de aparelho de amplificação sonora individual por meio do questionário Satisfaction with Amplification in Daily Life. Métodos: estudo observacional, descritivo e analítico de delineamento transversal do qual participaram indivíduos com idade entre 52 e 96 anos portadores de perda auditiva neurossensorial bilateral de grau leve a severo, usuários de aparelho auditivo. Todos os participantes responderam o questionário no inicio do processo de adaptação do aparelho de amplificação sonora e após três meses de uso do mesmo. Resultados: não houve diferença significante nos escores do questionário comparando os resultados dos usuários com adaptação unilateral e bilateral tanto para o primeiro momento quanto para o segundo momento de avaliação. Evidenciou-se diferença estatisticamente significante entre os dois momentos para a subescala fatores negativos e para a média da pontuação global, sendo observada maior satisfação no segundo momento. Existem correlações positivas estatisticamente significantes entre os resultados da subescala custos e serviços e média global e entre fatores negativos e média global. Já entre os fatores negativos e a imagem pessoal a correlação observada foi negativa. Conclusão: os resultados da pesquisa evidenciaram que os usuários de aparelho auditivo avaliados mostraram-se satisfeitos com a amplificação após três meses de utilização efetiva. Não houve diferença de satisfação entre adaptação unilateral e bilateral. Existiu correlação estatisticamente significante entre a média global e os resultados da subescala custos e serviços. A aclimatização contribuiu para a satisfação na subescala fatores negativos e para a média global do questionário.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Purpose: to ascertain the degree of satisfaction of individual hearing aid users through the questionnaire Satisfaction with Amplification in Daily Life. Methods: an observational, descriptive and analytical cross-sectional study with the participation of individuals aged between 52 and 96 years old with bilateral sensorineural hearing loss from mild to severe, hearing aid users. All participants answered a questionnaire at the beginning of the process of adaptation of the hearing aids and after three months of use of it. Results: there were significant differences in questionnaire scores comparing the results of users with unilateral and bilateral adaptation both for the first time and for the second assessment. Showed a statistically significant difference between the two moments for the subscale negative factors and the average overall score, greater satisfaction was observed on the second time. There are statistically significant positive correlations between the results of subscale rates, and has global average and among negative factors and overall average. Among the negative factors and personal image correlation was negative. Conclusion: the survey results showed that users evaluated hearing aid were satisfied with amplification after three months of effective use. There was no difference in satisfaction between unilateral and bilateral adaptation. There was no statistically significant correlation between the overall average and the results of subscale costs and services. Acclimatization has helped meet the negative factor subscale and the overall survey average.
  • Queixas auditivas de trabalhadores de uma indústria cerâmica da cidade de João Pessoa/PB Artigos Originais

    Andrade, Wagner Teobaldo Lopes de; Lima, Maria Aline Ribeiro; Soares, Jaims Franklin Ribeiro

    Resumo em Português:

    RESUMO: Objetivo: investigar as queixas auditivas de trabalhadores expostos ao ruído ocupacional em uma indústria cerâmica da cidade de João Pessoa/PB. Métodos: trata-se de um estudo descritivo, observacional e transversal, feito com 83 trabalhadores dessa indústria, com realização de entrevista sobre queixas auditivas. Resultados: dentre os trabalhadores, 14,7% referiram alguma queixa de saúde geral e 56% alegaram ter alguma queixa auditiva relacionada à exposição ao ruído em seu trabalho. As principais queixas auditivas foram desconforto a sons de forte intensidade (30,1%) e zumbido (24%). Houve correlação significante (p < .05) entre o tempo de atuação dos trabalhadores no seu posto de trabalho e as queixas de desconforto a sons de forte intensidade, zumbido, diminuição auditiva e sensação de plenitude auricular. Conclusão: os resultados deste estudo apontam para uma associação direta entre tempo de exposição ao ruído e sintomas auditivos, o que permite concluir que melhores políticas de educação em saúde auditiva podem ser necessárias. Além disso, verificou-se que trabalhadores afirmaram conhecer os riscos do ruído para a saúde, mas não compreendem que os sintomas auditivos que apresentam podem estar associados a este importante risco físico, o que pode dificultar as ações de prevenção dos riscos do ruído.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Purpose: to investigate the auditory complaints of workers exposed to occupational noise in a pottery industry, in the city of João Pessoa/PB. Methods: this is a descriptive, observational and cross-sectional study with 83 workers from this industry, with conducting interview about hearing complaints. Results: among workers, 14.7% reported some general health complaints and 56% claimed to have any auditory complaint related to noise exposure in their work. The main auditory complaints were discomfort to intense sounds (30.1%) and tinnitus (24%). There was a significant correlation (p < .05) between the time of working of the employees in their jobs and discomfort to intense sounds, tinnitus, hearing loss and ear fullness. Conclusion: the results of this study show a direct association between time of exposure to noise and auditory symptoms, which suggests that better hearing health education politics may be necessary. In addition, it was found that workers knew the risks of noise on health, but did not comprehend that the auditory symptoms they have may be associated with this important physical risk, which can hinder actions to prevent noise hazards.
  • Medidas antropométricas faciais de adultos segundo diagnóstico do modo respiratório e o sexo Artigos Originais

    Berwig, Luana Cristina; Marquezan, Mariana; Trevisan, Maria Elaine; Chiodelli, Lais; Rubim, Andrielle de Bitencourt Pacheco; Corrêa, Eliane Castilhos Rodrigues; Silva, Ana Maria Toniolo da

    Resumo em Português:

    RESUMO: Objetivo: comparar as medidas antropométricas faciais de adultos segundo o modo respiratório e o sexo. Métodos: a amostra do estudo foi constituída por 82 sujeitos adultos, na faixa etária entre 18 e 35 anos, 59 do sexo feminino e 23 do sexo masculino. A partir das avaliações fonoaudiológica e otorrinolaringológica, foram diagnosticados 46 respiradores nasais e 36 respiradores orais. As medidas faciais foram obtidas com paquímetro e comparadas segundo diagnóstico do modo respiratório e sexo dos sujeitos, utilizando-se o teste t de Student e da Correlação de Pearson, com nível de significância de 5%. Resultados: as medidas antropométricas verticais (terço médio, terço inferior, altura facial, lábio superior e lábio inferior) foram significantemente maiores nos respiradores orais e apresentaram correlação positiva com o modo respiratório. Todas as medidas faciais realizadas foram maiores no sexo masculino e mostraram correlação positiva com a variável sexo. Conclusões: as medidas antropométricas faciais do plano vertical foram maiores nos respiradores orais, sugerindo padrão de crescimento facial mais alongado nesses sujeitos. Todas as medidas antropométricas faciais obtidas nos planos vertical, horizontal e transversal foram maiores nos sujeitos do sexo masculino.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Purpose: to compare facial anthropometric measures in adults according to breathing mode and gender. Methods: the study sample comprised 82 adult subjects, aged 18 to 35, 59 females and 23 males. From the speech-language and otorhinolaryngologic assessment, 46 nasal breathers and 36 mouth breathers were diagnosed. The facial measures were obtained with a caliper and compared according to the subject's diagnosis of breathing mode and gender, through the Student's t-test and Pearson's Correlation, with a significance level of 5%. Results: the vertical anthropometric measures (middle third, lower third, facial height, upper lip and lower lip) were found to be significantly higher in mouth breathers and displayed positive correlation with the breathing mode. All facial measurements performed were found to be higher in males and showed positive correlation with the variable gender. Conclusion: the facial anthropometric measurements of the vertical plane were found to be higher in mouth breathers, suggesting a more elongated facial pattern of growth in these subjects. All facial anthropometric measurements obtained in the vertical, horizontal and transverse planes were found to be higher in male subjects.
  • Teste da linguinha: diagnóstico situacional sobre a aplicabilidade do protocolo em neonatos do Distrito Federal Artigos Originais

    Nascimento, Layane Silva do; Soares, Valdilene da Silva Santos; Costa, Tatiana Leonel da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO: Objetivo: analisar a atuação fonoaudiológica na aplicabilidade do Teste da Linguinha no Distrito Federal. Métodos: foi elaborado um questionário autoexplicativo, composto por 10 questões. O questionário foi disposto em um site específico, criado para tal fim. A amostra da pesquisa foi composta por 44 fonoaudiólogos do Distrito Federal. A análise estatística dos dados foi realizada inicialmente em tabelas de frequências simples e posteriormente em tabelas de frequências cruzadas. Resultados: participaram da pesquisa fonoaudiólogos experientes em diversas áreas de atuação, do setor público e privado; apenas 27,27% dos participantes avaliam o frênulo lingual em bebês, a maioria avalia há menos de um ano. O profissional mais indicado a realizar a avaliação do frênulo lingual em bebês, no Distrito Federal, é o fonoaudiólogo. Conclusão: a maioria dos fonoaudiólogos que avaliam o frênulo lingual em neonatos não utilizam padronização durante a análise. Os critérios utilizados durante o exame são variados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Purpose: to analyze the phonoaudiological practice in the applicability of the "Tongue-tie Test" in Distrito Federal. Methods: it was prepared a self-explanatory questionnaire, composed by 10 questions. The questionnaire was disposed in a specific website created for this purpose. Participated in this research 44 phonoaudiologists from Distrito Federal. The statistical analysis of data was initially performed in simple frequency tables and then in cross-frequency tables. Results: participated in this research phonoaudiologists experienced in several areas, public and private sector. Only 27.27% of the participants evaluate the lingual frenulum in infants; most evaluates less than one year. The phonoaudiologists is the best known professional in Distrito Federal which performs evaluation of the lingual frenulum in infants. Conclusion: most of the phonoaudiologists who evaluate the lingual frenulum in newborns do not use specific protocol for the analysis. The criteria used during the examination vary.
  • Avaliação das características orofaciais e da amamentação de recém-nascidos prematuros antes da alta hospitalar Artigos Originais

    Castelli, Carla Thamires Rodriguez; Almeida, Sheila Tamanini de

    Resumo em Português:

    RESUMO: Objetivo: avaliar as características orofaciais e a amamentação de recém-nascidos prematuros antes da alta hospitalar e verificar possíveis relações entre o sistema sensório motor orofacial e a amamentação. Métodos: trata-se de um estudo transversal, quantitativo e descritivo. A coleta de dados foi realizada no período de junho a outubro de 2014. Realizou-se em três etapas a pesquisa: busca de dados no prontuário, aplicação do protocolo de prontidão do prematuro para início da alimentação oral e aplicação do protocolo de avaliação da mamada em recém nascidos prematuros. Obteve-se uma amostra de conveniência em uma unidade de terapia intensiva de um hospital escola de Porto Alegre. Foram considerados critérios de inclusão: prematuridade; ter recebido atendimento fonoaudiológico, estar de alta hospitalar; indicação para aleitamento materno exclusivo; assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido pelo responsável. Resultados: a amostra contou com 26 sujeitos, posteriormente 6 indivíduos foram excluídos. A maioria das características do sistema sensório motor orofacial dos prematuros estava adequada e a maior parte das categorias avaliadas na amamentação estava próxima ao escore máximo. Identificou-se que os prematuros com estado de consciência alerta apresentaram melhor posição mãe/recém-nascido durante o aleitamento materno (p= 0,043). Observou-se que quanto maior a idade gestacional corrigida melhor o escore final do prematuro na avaliação do sistema sensório motor orofacial (rs = 0,512; p= 0,021). Conclusões: elucidaram-se informações do sistema sensório motor orofacial e do aleitamento materno do prematuro. Bem como, foram encontradas relações entre o sistema sensório motor orofacial e a amamentação do prematuro.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Purpose: to evaluate oral characteristics and breastfeeding in premature newborns before hospital discharge and verify the relationship between the oral sensory motor system and breastfeeding. Methods: this was a cross-sectional, quantitative and descriptive study. Data collection was conducted from June to October 2014 and was carried out in three stages: Data collection from medical records, the clinical assessment of the oral sensory motor system and the evaluation of breastfeeding. A convenience sample was obtained from the intensive care unit of a university hospital in Porto Alegre. The inclusion criteria were: prematurity; receiving speech therapy, involvement in the hospital discharge process; recommendation of exclusive breastfeeding; have a free and informed consent form signed by a legal guardian. Results: the sample consisted of 26 subjects, of which 6 individuals were excluded. Most of the characteristics of the oral sensory motor system were adequate and most of the categories evaluated in breastfeeding were close to the maximum score. It was found that premature infants with an alert state of consciousness showed better mother / newborn positioning during breastfeeding (p = 0.043). It was observed that higher corrected gestational ages were associated with better final scores in evaluation of the oral sensory motor system (rs = 0.512, p = 0.021). Conclusions: the study elucidated some characteristics of the oral sensory motor system and of breastfeeding. Additionally, relationships were found between the oral sensory motor system and breastfeeding in premature infants.
  • Efeitos do exercício muscular respiratório na biomecânica da deglutição de indivíduos normais Artigos Originais

    Machado, João Rafael Sauzem; Steidl, Eduardo Matias dos Santos; Bilheri, Diego Fernando Dorneles; Trindade, Mateus; Weis, Guilherme Lopes; Jesus, Paulo Roberto Oliveira de; Pereira, Marisa Bastos; Mancopes, Renata

    Resumo em Português:

    RESUMO: Objetivo: analisar os efeitos do exercício respiratórios na biomecânica da deglutição de sujeitos normais. Métodos: o exercício muscular respiratório em sujeitos normais foi aplicado por sete dias consecutivos por meio de incentivador respiratório a fluxo (três séries de dez repetições para inspiração e expiração). A biomecânica da deglutição foi avaliada por videofluoroscopia, utilizando variáveis temporais (tempo de transição faríngea) e visuoperceptuais (número de deglutições, resíduos em seios piriformes e valéculas, penetração/aspiração). Para análise estatística foi aplicado o Teste de Wilcoxon, Igualdade de Duas Proporções e Kappa. Resultados: foram avaliadas 16 jovens do sexo feminino com média de idade de 21,2±3,4 anos. Nas variáveis visuoperceptuais observou-se concordância quase perfeita entre os avaliadores (p<0,001), bem como na temporal (p = 1,00). Após o período de treinamento houve redução no tempo de transição faríngea (p=0,02). Conclusão: o uso de incentivador respiratório a fluxo influenciou significantemente na biomecânica da deglutição, principalmente na redução do tempo de transição faríngea.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Purpose: to analyze the effects of the respiratory exercise in the biomechanics of swallowing in normal subjects. Methods: the muscle respiratory exercise in normal subjects was performed for seven consecutive days by the incentive spirometer flow (three sets of ten repetitions for inspiration and expiration).The biomechanics of swallowing was evaluated by video fluoroscopy through temporal variables (pharyngeal transition time) and visual-perceptual (number of swallows, waste in the pyriform sinuses and vallecula, penetration/aspiration). For statistical analysis, the Wilcoxon test, Equality of Two Proportions and Kappa were used. Results: 16 young women with a mean age of 21,2±3,4 years were evaluated. In visual-perceptual variables it was observed almost perfect agreement between evaluators (p<0,001) and in temporal variable (p=1,00). After the training period there was a significant reduction in the pharyngeal transition time (p=0,02). Conclusion: the use of incentive spirometer flow significantly influenced the biomechanics of swallowing, especially in reducing the pharyngeal transition time.
  • Julgamento perceptivo-auditivo das oclusivas velares associadas à fissura labiopalatina por juízes com e sem experiência Artigos Originais

    Marino, Viviane Cristina de Castro; Borges, Tayrine Sousa Marques; Jurado, Mayalle Rocha Bonfim; Canales, Mariana Rodrigues; Lima-Gregio, Aveliny Mantovan; Dutka, Jeniffer de Cássia Rillo

    Resumo em Português:

    RESUMO: Objetivo: verificar: a) o grau de concordância de juízes no julgamento perceptivo-auditivo da produção de oclusivas velares, antes e depois da fonoterapia; b) a possível influência da composição fonética das amostras de fala nesta concordância e c) se os julgamentos obtidos por juízes com experiência diferem daqueles obtidos por juízes sem experiência, nas condições investigadas. Métodos: 60 amostras de fala de uma criança com fissura labiopalatina (30 previamente e 30 posteriormente a fonoterapia) e 30 amostras de fala de uma criança com fala típica (normal) foram julgadas por um grupo de 9 juízes. Três fonoaudiólogos estabeleceram os julgamentos consensuais "padrão ouro" para o estudo. Seis outros juízes julgaram as amostras: três considerados com experiência (fonoaudiólogos) e três sem experiência (alunos de graduação). As amostras de fala incluíram palavras constituídas pelas oclusivas velares /k/ e /g/ combinada com as vogais /a/, /i/ e /u/. Os juízes foram instruídos a julgar a presença, a ausência das oclusivas velares ou a presença de AC nestas amostras. Resultados: verificou-se diferenças no grau de concordância de juízes com experiência (Kappa moderada) e sem experiência (Kappa baixo) para os julgamentos realizados na condição pré-fonoterapia. O contexto fonético das amostras de fala influenciaram os julgamentos nas condições pré e pós-fonoterapia. Houve maior percentual de acerto para os juízes experientes condição pré-fonoterapia (p-valor <0,001). Conclusão: a experiência dos juízes e composição fonética das amostras de fala influenciam os julgamentos perceptivo-auditivos das AC.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Purpose: to verify: a) the level of agreement among judges during auditory-perceptual assessment of velar plosive sounds before and after speech therapy, b) the possible influence of the phonetic composition from the speech samples in this correlation c) whether the assessments from judges with experience differ from those without experience in given conditions. Methods: 60 speech samples of children with cleft lip and palate, 30 before and 30 after speech therapy, and 30 samples from children without cleft lip and palate and with normal speech were rated by a group of 9 judges. Three speech-language pathologists established the "gold standard" consensual judgments for the study. Six other judges assessed the samples for this study: three considered experienced ones (speech-language pathologists) and three non-experienced (undergraduate students). The speech samples included velar consonants /k/ and /g/ and vowels /a/, /i/ and /u/. Judges were instructed to assess the presence or absence of velar consonants or presence of CA. Results: Kappa statistics revealed moderate agreement among experienced judges and low agreement among the judges without experience for samples recorded before speech therapy. Phonetic context had an effect on the assessments before and after speech therapy. Assessments were significantly better among experienced judges before speech therapy (p-valor <0,001). Conclusion: experience of judges and phonetic composition from the speech samples influence perceptual judgments of CA.
  • Tradução e adaptação brasileira do Questionnaire D'Alimentation Artigos Originais

    Hilasaca-Mamani, Maribel; Barbosa, Taís de Souza; Feine, Jocelyne; Ferreira, Rívea Inês; Boni, Rosana Cristina; Castelo, Paula Midori

    Resumo em Português:

    RESUMO: Objetivo: traduzir o instrumento em língua francesa "Questionnaire D'Alimentation" para o português brasileiro e realizar a adaptação transcultural em adolescentes brasileiros. Métodos: a tradução foi realizada com base em protocolo que consistiu na tradução para o português brasileiro (por um professor formado em Letras e uma Cirurgiã Dentista fluentes em francês), tradução reversa para o francês (realizada por dois professores de francês), revisão por Comitê de especialistas (duas tradutoras, uma nativa e uma juramentada, e duas professoras universitárias, sendo uma Cirurgiã Dentista e uma Fonoaudióloga) e equivalência cultural (pré-teste). A versão utilizada no pré- teste consistiu de 26 questões com cinco respostas possíveis (5-Likert), distribuídas em cinco domínios (Alimentação- mastigação, Hábitos, Carnes, Frutas e Legumes). O pré-teste e teste-reteste foram realizados com uma amostra de 20 adolescentes (10 meninos/10 meninas) de escolas públicas de Piracicaba (Brasil). Nesta fase, a alternativa "não entendi" foi incluída a cada questão, a fim de identificar aquelas não compreendidas. A confiabilidade teste-reteste foi avaliada para cada domínio utilizando os coeficientes de correlação intra-classe (CCI). Resultados: no pré-teste, foi observada uma excelente compreensão do instrumento; no teste-reteste, os CCIs variaram entre 0,45-0,81 (moderada a excelente concordância). Conclusão: a versão em Português do Questionnaire D'Alimentationmostrou ser de fácil compreensão por parte dos adolescentes brasileiros e útil na avaliação da função mastigatória e dos distúrbios de alimentação e deglutição que podem alterar a ingestão de alimentos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Purpose: to translate the French language instrument "Questionnaire D'Alimentation" to Brazilian Portuguese and culturally adapt it for adolescents. Methods: the translation was based on a protocol that consisted of translation to Brazilian Portuguese (by a professor with a Literary Arts degree and a Doctor of Dental Surgery, both fluent in French and Brazilian Portuguese); back-translation into French; revision by a Committee of specialists (two translators, one native and one sworn translator, and two university professors, one being a Doctor of Dental Surgery and a Speech Therapist) and cultural equivalence (pre-test). The version used in the pre-test consisted of 26 questions with five possible responses (5-Likert), distributed in five domains (Food-Mastication, Habits, Meats, Fruits and Vegetables). The pre-test and test-retest was performed with a sample of 20 adolescents (10 boys/10 girls) from public schools of Piracicaba (Brazil). At this stage, the alternative "I did not understand" was added to each question in order to identify those that were not understood. Test-retest reliability was assessed for each domain using intra-class correlation coefficients (ICCs). Results: in the pre-test, an excellent comprehension of the instrument was observed; in test-retest, ICCs ranged from 0.45 to 0.81 (moderate to excellent agreement). Conclusion: the Portuguese version of the Questionnaire D'Alimentationhas shown to be easy to understand by Brazilian adolescents and useful in the evaluation of the masticatory function and feeding or swallowing disorders that may affect food intake.
  • Avaliação da qualidade de vida em pacientes com disfagia neurogênica Artigos Originais

    Gaspar, Maria do Rocio de Faria; Pinto, Gisele de Sant'Ana; Gomes, Regina Helena Senff; Santos, Rosane Sampaio; Leonor, Verena Dias

    Resumo em Português:

    RESUMO: Objetivo: avaliar a qualidade de vida de pacientes com Acidente Vascular Encefálico e disfagia neurogênica. Métodos: estudo quantitativo, do tipo transversal, descritivo, realizado no Setor de Neurologia de um Hospital de Ensino, em Curitiba- Paraná. A amostra foi constituída de 35 indivíduos com Acidente Vascular Encefálico e queixa de disfagia. Os dados foram coletados por meio de questionário para avaliação da qualidade de vida em disfagia. Resultados: nas variáveis sociodemográficas houve predomínio de homens, idosos, brancos, casados e primeiro grau incompleto. A avaliação de qualidade de vida demonstrou que os domínios que apresentaram alterações foram os que investigam como a alteração da deglutição tem afetado o aspecto social dos participantes. A correlação de Mann-Whitney evidenciou significância estatística (p < 5) quando relacionou a deglutição como um fardo com o tempo de se alimentar (p 0,002), frequência dos sintomas (p <0,001), saúde mental (p <0,001) e fadiga (p <0,001). Conclusão: o levantamento estatístico comprovou o impacto causado pela disfagia neurogênica na qualidade de vida dos pacientes acometidos por Acidente Vascular Encefálico, representado pelas alterações encontradas nos resultados de avalição da qualidade de vida. Na correlação de Mann-Whitney, ao se realizar os cruzamentos entre os domínios do instrumento, os dados evidenciaram significância estatística quanto ao tempo de alimentação, medo de se alimentar, saúde mental, social e fadiga, que causam prejuízo na qualidade de vida dos pacientes com disfagia neurogênica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Purpose: to assess quality of life in patients with cerebrovascular accident and neurogenic dysphagia. Methods: a quantitative, descriptive, cross-sectional study carried out by the Division of Neurology of a Teaching Hospital in Curitiba- Paraná State, Brazil. The sample consisted of 35 individuals with cerebrovascular accident and dysphagia. Data were collected through a questionnaire to assess quality of life in dysphagia. Results: as for the socio-demographic variables, predominantly males, elderly, white, married and incomplete primary education. The evaluation of quality of life showed that the domains that presented changes were the ones investigating how swallowing changes have affected participants' social aspect. Mann-Whitney correlation evidenced statistical significance (p <5) when related swallowing as a burden to feeding time (p 0.002), frequency of symptoms (p <0.001), mental health (p<0.001) and fatigue (p <0.001). Conclusion: the statistical survey confirmed the impact of neurogenic dysphagia on quality of life of patients suffering from cerebrovascular accident, represented by the changes found in the instrument used for rating the quality of life. In Mann-Whitney correlation, when performing intersections between the domains of the instrument, data showed statistical significance on feeding time, fear of eating, mental, social health and fatigue, which adversely affect the quality of life of patients with neurogenic dysphagia.
  • Prevalência de deficiência auditiva referida e fatores associados em uma população de idosos da cidade de Manaus: um estudo de base populacional Artigos Originais

    Crispim, Karla Geovanna Moraes; Ferreira, Aldo Pacheco

    Resumo em Português:

    RESUMO: Objetivo: estimar a prevalência de deficiência auditiva referida e fatores associados em idosos da cidade de Manaus. Métodos: realizou-se um estudo seccional de base populacional em 646 sujeitos com 60 anos ou mais entrevistados durante 2013. A amostra foi obtida com o delineamento transversal, com amostragem por conglomerados, dois estágios de seleção e auto ponderada. Os dados foram analisados pelo teste Qui-quadrado e Regressão de Poisson. Resultados: prevalência de perda auditiva referida de 25,7%. Os fatores que se mantiveram significantemente associados após modelo multivariado foram: viver sozinho (RP= 1,34), dependência em Atividades Instrumentais de Vida Diária (RP=1,61), labirintite (RP=1,33), Mal de Parkinson (RP=2,02), dificuldade de compreensão (RP=1,69), deficiência visual (RP=1,94) e dificuldade de comunicação (RP=1,34). Os impactos na comunicação apontaram que a perda auditiva foi 68% maior entre em os indivíduos com dificuldade de fala em comparação aos que não referiram tal dificuldade, reforçando a limitação que a perda auditiva pode trazer à comunicação. Conclusão: a prevalência de perda auditiva entre idosos aponta para a necessidade de se conhecer a magnitude desse déficit para a saúde pública, e contribuir para a construção de estratégias de identificação dessas perdas, possibilitando a minimização desses efeitos neste grupo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Purpose: to estimate the incidence of self-reported hearing loss and identify associated risk factors among the elderly in Manaus. Methods: it was performed a population-based cross-sectional study on 646 subjects aged 60 years and over, interviewed in 2013. The sample was obtained with the cross-sectional design, with cluster sampling, two stages of selection and self-weighted. Data were analyzed by χ2 test and Poisson regression. Results: hearing loss prevalence was 25.7%. The factors that remained significantly associated after multivariate model were: living alone (PR=1.34), IADL dependency (PR=1.61), labyrinthitis (PR=1.33), Parkinson's disease (PR=2.02), difficulty of understanding (PR=1.69), visual impairment (PR=1.94), and communication difficulties (PR=1.34). Impacts on communication showed that hearing loss was 68% higher among in individuals with speech difficulties compared to those who did not report such difficulty, reinforcing the limitation that hearing loss can bring to communication. Conclusion: the prevalence of hearing loss among older people points to the necessity of know the magnitude of this deficit for public health, and contribute to the construction of identification strategies for these losses, making possible minimize thus effects in this group.
  • Saúde vocal e o impacto na qualidade de vida de estudantes universitários Artigos Originais

    Siqueira, Lucíola D'Emery; Andrade, Cibele Aparecida da Silva; Rissoni, Thamara Chrystina de Andrade; Azevedo, Renata; Maeda, Sayuri Tanaka

    Resumo em Português:

    RESUMO: Objetivo: avaliar o impacto da voz na qualidade de vida e conhecer os cuidados pessoais relacionados à saúde vocal entre estudantes universitários, e, relacionar qualidade de vida e cuidados vocais. Métodos: trata-se de um estudo transversal, com aplicação do protocolo Qualidade de Vida e Voz e um questionário para conhecer os cuidados relacionados à voz em 56 estudantes que participaram de uma intervenção educativa. Resultados: a média dos escores do protocolo foi de médio impacto para os domínios físico (72,45) e global (77,4), baixo impacto para o domínio socioemocional (85). Em relação aos cuidados com a saúde vocal, caracterizaram-se como saberes de senso comum, concentrados em ações da fisiologia das pregas vocais. Não houve diferença estatística do impacto da voz na qualidade de vida entre os estudantes que lecionavam e aqueles que apenas estudavam. Conclusão: o estudo evidenciou que os estudantes não têm grandes problemas com o impacto da voz na sua qualidade de vida. O estudante durante a graduação não dispõe de conhecimentos suficientes em relação aos cuidados com a voz, o que torna fundamental abordar esse tema na formação profissional. Percebeu-se a necessidade de fomentar um processo de conscientização do autocuidado e de reflexões críticas acerca das condições laborais impostas ao professor.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Purpose: to evaluate the impact of voice in the quality of life and to know the personal care related to vocal health among college students, and to relate quality of life and vocal care. Methods: it is about a cross-sectional research, with applications of the protocol Voice-Related Quality of Life Measure and a questionnaire to understand the concepts related to voice on 56 students who participated of an educational intervention. Results: the average of scores was of medium impact for the physical (72,45) and global (77,4) domains, low impact for the socioemotional (85) domain. With regard to vocal health care, they were characterized as common sense knowledge, concentrating on physiology of the vocal folds. There was no statistical difference in the impact of voice on quality of life among students who lectured and those who just studied. Conclusion: the study showed that the students do not have great problems with the impact of the voice in their quality of life. During the course of the graduation, does not possess enough knowledge related to voice care, making it fundamental to approach this subject in the professional formation. It is necessary fomenting a self-care and critical thinking awareness process concerning the work conditions imposed by the professor.
  • O ensino da língua portuguesa para estrangeiros no município de Blumenau - SC e a sua interface com a fonoaudiologia Artigos Originais

    Terçariol, Denise; Grüdtner, Andrea Cristina Rizzotto; Greuel, Izabel Cristina

    Resumo em Português:

    RESUMO: Objetivo: conhecer como se desenvolve o ensino da Língua Portuguesa para estrangeiros no município de Blumenau - SC. Métodos: a abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, e o instrumento para a coleta de dados foi entrevista semiestruturada com sete professores em Blumenau - SC. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. Resultados: não há uma preocupação em relação à duração da aula para alunos hispano falantes. O nível de fluência está associado ao nível de conhecimento prévio da língua. Os professores buscam submeter seus alunos ao contexto de imersão do uso do português. Apesar de utilizarem estratégias para minimizarem as dificuldades no ensino de expressões idiomáticas, pronúncia, entonação, acentuação, escrita e conjugação de verbos, elas ainda não foram solucionadas. Conclusão: considerou-se que o fonoaudiólogo pode contribuir com a atuação dos professores de português, na modalidade de língua estrangeira, com orientações que envolvem habilidades auditivas e pronúncia, entre outras questões mais específicas de comunicação, pertinentes à Fonoaudiologia, em especial à Fonoaudiologia Educacional, bem como na elaboração de novos materiais didáticos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Purpose: to know how the teaching of Portuguese for foreigners developed in the city of Blumenau - SC. Methods: the methodological approach was qualitative, and the instrument for collecting data was a semi structured interview with seven teachers in Blumenau-SC. Results: there is no concern regarding the duration of the class for Spanish speaking students. The level of fluency is associated with the level of prior knowledge of the language. Teachers expect their students to undergo immersion through the context of Portuguese usage. Despite using strategies to minimize the difficulties in teaching idioms, pronunciation, intonation, stress, writing, and conjugation of verbs, they have not yet been resolved. Conclusion: it was considered that the speech therapist can help with the performance of teachers of Portuguese, for foreigners with guidance that involves listening skills and pronunciation, among other more specific communication matters, pertaining to speech pathology, particularly in the area Educational Speech Therapist and the development of new learning materials.
  • Acuidade olfatória e qualidade de vida após a laringectomia total Artigos Originais

    Santos, Christiane Gouvêa dos; Bergmann, Anke; Coça, Kaliani Lima; Garcia, Angela Albuquerque; Valente, Tânia Cristina de Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO: Objetivo: identificar a prevalência e os fatores associados às alterações do olfato e descrever a qualidade de vida após a laringectomia total. Métodos: estudo transversal para avaliar a acuidade olfatória e a qualidade de vida de laringectomizados totais no Instituto Nacional de Câncer por meio da aplicação do Teste de Identificação do Olfato da Universidade da Pensilvânia, do Questionário de Qualidade de Vida da Universidade de Washington e do Questionário sobre a Acuidade Olfatória Pré-Reabilitação do Olfato. Resultados: foram avaliados 48 laringectomizados totais, sendo 39 do sexo masculino e 9 do sexo feminino, com idade média de 62 anos e tempo médio de 5,6 anos desde a laringectomia total. No Teste de Identificação do Olfato a pontuação média foi de 17,9. De acordo com a classificação do olfato no teste, a maioria dos participantes apresentou algum grau de alteração, sendo que apenas 2 indivíduos tiveram o olfato considerado dentro da normalidade. No Questionário de Qualidade de vida da Universidade de Washington, o escore composto foi 80,47. Os domínios que apresentaram as médias de pontos mais baixas foram paladar, saliva e fala. No questionário sobre a acuidade olfatória pré-reabilitação do olfato, a maioria dos participantes consideraram seu olfato de ruim a razoável. 21 indivíduos relataram apresentar algum grau de dificuldade em suas atividades de vida diária em decorrência de alterações do olfato. Conclusão: os laringectomizados totais apresentaram alta prevalência de alterações do olfato, com comprometimentos relacionados às suas atividades de vida diária.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Purpose: to identify the prevalence and the factors associated with olfaction disorders and describe the quality of life after total laryngectomy. Methods: a cross-sectional study to assess the olfactory acuity and the quality of life in total laryngectomized patients at the National Cancer Institute by applying the University of Pennsylvania Smell Identification Test, the University of Washington Quality of Life Questionnaire and the Olfactory Acuity Pre-Rehabilitation of Olfaction Questionnaire. Results: we assessed 48 total laryngectomized patients, 39 male and 9 female, with a mean age of 62 years old and a mean time of 5-6 years since total laryngectomy. The mean score in the Smell Identification Test was 17.9. According to the smell classification, most patients presented a level of alteration, and only two had the olfaction considered within normal patterns. The composite score in the University of Washington Quality of Life Questionnaire was 80.47. The domains with the lowest score averages were taste, saliva and speech. In the Olfactory Acuity Pre-Rehabilitation of Olfaction questionnaire, most participants considered their olfaction from poor to fair. A number of 21 subjects reported to present some difficulty level in their daily activities due to the olfaction disorder. Conclusion: the total laryngectomized patients presented a high prevalence of olfaction disorder with impairments related to their daily activities.
  • Sotaque e telejornalismo: representações de comunicadores de mídia nordestinos Artigos Originais

    Ramos, Luciana de Menezes; Lira, Zulina Souza de; Roazzi, Antonio

    Resumo em Português:

    RESUMO: Objetivo: descrever o conteúdo das representações sociais do comunicador de mídia nordestino acerca do seu sotaque. Métodos: a coleta de dados foi realizada em duas etapas. Na primeira, foi empregada a técnica de associação livre, na qual 50 universitários apresentaram o que pensavam diante da palavra "sotaque". Na segunda, por meio do Procedimento de Classificações Múltiplas (PCM), 25 comunicadores atuantes na Região Metropolitana do Recife classificaram as 15 palavras mais associadas pelos estudantes de duas maneiras, classificação livre e dirigida. Na classificação livre, os comunicadores agruparam as palavras segundo critérios por eles estabelecidos, enquanto que na classificação dirigida, as palavras foram classificadas de acordo com o grau de associação com o termo MEU SOTAQUE. A análise foi realizada utilizando-se métodos estatísticos multidimensionais, que permitiram construir a estruturação do campo das Representações Sociais. Resultados: três regiões delimitadas expressam a representação dos sujeitos sobre sotaque: Conceito, Identidade e Espaço. Na primeira, há seis categorias (engraçado, diferente, arrastado, matuto, preconceito, oxente), na segunda, as palavras são identidade, característica, língua, fala e cultura, próximas ao termo meu sotaque e, na terceira, região, regionalismo, nordeste e localidade. Identidade foi o termo mais relacionado ao termo MEU SOTAQUE, enquanto que os itens menos relacionados são os presentes na região conceito, exceto pelo termo oxente. Conclusão: o sotaque nordestino é tido como uma marca da identidade e cultura da região Nordeste. Os comunicadores suavizam características do falar nordestino durante o exercício profissional para se adequar ao padrão preconizado pelo mercado de trabalho sem perder a sua identidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Purpose: to describe the content of social representations of the northeastern media communicator regarding to its accent. Methods: data collection was carried out in two steps. At first, the free association was performed, in which 50 university students showed what they thought at the word "accent". In the second, through the Multiple Classifications Procedure (PCM), 25 communicators, who work in the Metropolitan Region of Recife, classified the 15 words most associated by students in two ways, free and guided. In free classification, communicators grouped the words according to criteria set by them, while in directed classification, the words were classified according to the degree of association with the term MY ACCENT. The analysis was carried out by multidimensional statistic methods, which allowed the construction of the Social Representations field's structure. Results: three defined regions revealed the representation about accent: Concept, Identity and Space. In the first, there are six categories (funny, different, dragged, matuto, prejudice, oxente), in the second, the words are identity, characteristic, language, speech and culture, which are next to the term my accent, and, in the third, region, regionalism, northeast and locality. Identity was the term most related to the term MY ACCENT, whereas the items less related were the ones at the concept region, except for the term oxente. Conclusion: the northeastern accent is regarded as a mark of the identity and culture from Northeast region. Communicators soften characteristics from northeastern speech during the Professional practice to be adapted to the standard recommended by the labor market without losing their identity.
  • Fonoterapia em grupo e sua eficácia para tratamento da disfonia: uma revisão sistemática Artigos De Revisão

    Almeida, Larissa Nadjara Alves; Fahning, Ana Karina Cascudo Alves; Trajano, Flávia Maiele Pedroza; Anjos, Ulisses Umbelino dos; Almeida, Anna Alice Figueirêdo de

    Resumo em Português:

    RESUMO: O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática sobre terapia vocal de grupo e seus efeitos em pacientes com disfonia. O estudo é do tipo revisão sistemática da literatura. A pesquisa foi realizada a partir da associação dos descritores (também em inglês) "terapia de grupo", "voz" e "disfonia", nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (Medline) e The Cochrane Library. Foi encontrado um total de 177 artigos, sendo 11 selecionados, segundo critérios de inclusão e de exclusão. A modalidade de terapia de grupo é eficaz na reabilitação das disfonias em diferentes populações-alvo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The aim of this study was to conduct a systematic review of voice therapy and its effects in patients with dysphonia. The study is a systematic review of the literature. The survey was conducted from an association of the descriptors "group therapy", "voice" and "dysphonia" (in Portuguese and English) in the Scientific Electronic Library Online (SciELO), Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS), Medical Literature Analysis and retrieval System Online (Medline) and The Cochrane Library databases. 177 articles were found, of which 11 were selected according to inclusion and exclusion criteria. Group voice therapy is effective in the rehabilitation of dysphonia in different target populations.
  • Efetividade da fonoterapia no tratamento do pólipo em pregas vocais Artigos De Revisão

    Vasconcelos, Daniela de; Gomes, Adriana Oliveira de Camargo; Araújo, Cláudia Marina Tavares de

    Resumo em Português:

    RESUMO: O objetivo dessa revisão de literatura foi verificar a efetividade da fonoterapia no tratamento do pólipo em pregas vocais, a partir de levantamento bibliográfico. Foi realizada pesquisa bibliográfica na plataforma PublicMedline e nas bases de dados Scopus, Science Direct, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature e Web of Science, seguindo etapas de seleção e análise crítica dos artigos. Foram incluídos artigos originais que utilizaram a fonoterapia como tratamento para o pólipo vocal, sem restrições de data de publicação ou língua. Foram excluídos artigos que abordassem exclusivamente outros tratamentos para pólipo vocal e os que utilizaram a fonoterapia somente após a cirurgia laríngea. Foram encontrados inicialmente 905 artigos. Após as etapas de seleção, restaram nove artigos na composição final da amostra. Foram então analisados na íntegra, cadastrados por meio de protocolo previamente elaborado que contemplou autor, ano, local, tipo de estudo, amostra, classificação do pólipo, tipo de intervenção e principais resultados. Os artigos analisados apresentaram fragilidade metodológica e ausência de padronização quanto aos protocolos e procedimentos fonoaudiológicos utilizados. Foram constituídos em sua maioria por série de casos retrospectiva. A amostra dos estudos variou em relação à quantidade de participantes, tipo de lesão e tipo de pólipo. A fonoterapia para o tratamento do pólipo em pregas vocais demonstrou efetividade entre 38% e 100% nos estudos analisados, com melhores resultados em lesões pequenas e recentes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The aim of this study was to verify the effectiveness of speech therapy in the treatment of vocal fold polyps by reviewing existing literature. Literature search was conducted through PublicMedline platform and the Scopus, Science Direct, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature and Web of Science databases, followed by critical pre-selection and deep analysis of the articles. There were included original articles in which the speech therapy was used as treatment for vocal polyp, no publication date or language restrictions. There were excluded studies addressing just other treatments for vocal polyp and also articles in which the speech therapy was used only after laryngeal surgery. A total of 905 articles were found. However, after the selection stages, only nine articles were chosen to be part of the sample. The selected articles were fully analyzed, registered through previously developed protocol. The articles analyzed in this study showed poor methodology and lack of standardization regarding the speech therapy protocols and procedures used. It was consisted mostly by retrospective case series. The sample of studies reviewed presented variation in the number of participants, the type of lesion and type of polyp. The predominant type of intervention in the studies was the direct and indirect speech therapy associated, which demonstrated effectiveness in the treatment of polyps on the vocal folds. Speech therapy for the treatment of vocal fold polyps demonstrated effectiveness between 30% and 100% of the analyzed studies, with better results in small and recent polyps.
  • Possíveis implicações audiológicas do diabetes melito: uma revisão de literatura Artigos De Revisão

    David, Louise Ziani de; Finamor, Marcele Machado; Buss, Ceres

    Resumo em Português:

    RESUMO: O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão bibliográfica procurando analisar a relação entre diabetes melito, tipos I e II, e as possíveis alterações audiológicas. De acordo com os estudos analisados, pode-se concluir que existe relação entre alterações audiológicas e diabetes melito. Acredita-se ainda que há uma série de fatores que contribuem para tal associação, sendo necessários estudos mais criteriosos que estabeleçam o verdadeiro papel desses fatores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The purpose of this research is to review the literature to find the relation between diabetes mellitus, types I and II, and possible hearing disorders. According to the studies analyzed, was possible to conclude that there is a relation between hearing alteration and diabetes mellitus. It is believed there are several factors that contribute for this association, being needed more studies with more details to establish the true role of these factors.
  • O uso de software no treinamento auditivo em crianças: revisão teórica Artigos De Revisão

    Melo, Ândrea de; Costa, Maristela Julio; Garcia, Michele Vargas; Filha, Valdete Alves Valentins dos Santos; Biaggio, Eliara Pinto Vieira

    Resumo em Português:

    RESUMO: O distúrbio do processamento auditivo refere-se incapacidade do sistema auditivo central em captar e interpretar as informações sonoras oriundas do ambiente externo. Para minimizar ou sanar os efeitos deste distúrbio no cotidiano dos sujeitos, é indicado terapia com treinamento auditivo. O objetivo deste estudo foi apresentar uma revisão de literatura sobre o uso de software no treinamento de habilidades auditivas em crianças. Como estratégia de pesquisa realizou-se busca em bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Sistema da Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine (MEDLINE e PUBMED) e Índice Bibliográfico Espanhol de Ciência da Saúde (IBECS) considerando estudos publicados em 2008 a 2014, utilizando as palavras-chave: percepção auditiva; estimulação acústica; software; crianças. Para inclusão, os artigos deveriam possuir publicação posterior a 2008 e treinamento auditivo computadorizado como forma de intervenção terapêutica em crianças, independente da patologia e/ou distúrbio envolvida, idioma em inglês português ou espanhol. Nos estudos realizados nos últimos seis anos, o uso de software no treinamento auditivo em crianças tem se mostrado uma ferramenta eficaz. Os artigos analisados mostraram que o uso de programas computadorizado permite engajamento e motivação, além da reabilitação das habilidades auditivas alteradas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The auditory processing disorder refers to the inability of the central auditory system to capture and interpret sound information from the external environment. To minimize or to remedy the effects of this disorder in daily life of the subjects is indicated therapy with auditory training. The aim of this study was to present a literature review on the use of software in the training of auditory skills in children. Have been take one search in databases: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Sistema da Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine (MEDLINE e PUBMED) and Índice Bibliográfico Espanhol de Ciência da Saúde (IBECS). The research was carried out from 2008 to 2014, using the keywords: auditory perception; acoustic stimulation; Software; children. Selection criteria: Publication performed after 2008 and using computerized auditory training as a means of therapeutic intervention in children independent of the condition and/or disorder involved, in Portuguese or Spanish or English. According to research in the last six years, the use of software in the auditory training in children has been shown to be an effective tool. The articles analyzed demonstrate that the use of computer programs allows engagement and motivation, besides the rehabilitation of the auditory skills.
  • Telessaúde em fonoaudiologia no Brasil: revisão sistemática Artigos De Revisão

    Fonsêca, Rodrigo Oliveira da; Brazorotto, Joseli Soares; Balen, Sheila Andreoli

    Resumo em Português:

    RESUMO: A Fonoaudiologia, a exemplo de outras profissões, absorveu as aplicações da Telessaúde e os serviços prestados à distância já fazem parte do cenário fonoaudiológico. Apesar disso, a Telessaúde em Fonoaudiologia no país ainda necessita de maior aprofundamento científico e de amplo acesso à população. Esta revisão sistemática objetivou analisar os estudos relativos à Telessaúde em Fonoaudiologia no Brasil nos últimos dez anos, categorizando-os segundo os níveis de evidência científica apontados pela American Speech and Hearing Association - ASHA (2005), as áreas da Fonoaudiologia contempladas, o ramo da Telessaúde envolvido e a instituição de origem dos estudos. Foram identificadas 26 publicações elegíveis com predominância de estudos clínicos (nível 4) pela análise da ASHA (2005). A área de Audiologia esteve presente em 50% dos estudos avaliados, a área da fonoaudiologia educacional associada com a audiologia em 15%, a área da linguagem em 12%, a área da fonoaudiologia educacional associada com a linguagem em 8% e as demais áreas distribuídas com menos de 5% cada uma. A prática de Teleducação superou a de Teleassistência entre os ramos da Telessaúde. Os estudos incluídos são provenientes de Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo, sendo que 92,3% foram realizados no interior. A revisão sistemática permitiu concluir que a Telessaúde em Fonoaudiologia está em plena expansão no Brasil, o que deverá expandir a oferta de serviços fonoaudiológicos e o crescimento científico na área.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The Speech, Language and Hearing Pathology, like other professions, absorbed the applications of telehealth. The other remote services are already provided by the Speech, Language and Hearing Pathology. Nevertheless, Telehealth in Speech, Language and Hearing Pathology in the country still needs further scientific development and a broader access to the population. This systematic review aimed to analyze the studies on Telehealth in Speech, Language and Hearing Pathology in Brazil in the last ten years considering the following categories: level of scientific evidence described by the American Speech and Hearing Association in 2005; area of speech therapy involved; branch of telehealth and institution of origin. As for the categories, this review identified 26 eligible publications, especially clinical studies (level 4, according to ASHA criteria); the areas covered were distributed in audiology (50%), educational speech associated with audiology (15%), language (12%), educational speech associated with language (8%) and the remaining distributed with less than 5% each. With regard to the field of telemedicine, the practice of teleducation exceeded the teleservice. The included studies are from higher education institutions of the State of São Paulo, and 92.3% coming from the heartland of the state. A systematic review concluded that the Telehealth in Speech, Language and Hearing Pathology is expanding in Brazil, which should expand the supply of therapy services and scientific growth in the area.
  • Desenvolvimento da linguagem e deficiência auditiva: revisão de literatura Artigos De Revisão

    Oliveira, Patrícia Santos; Penna, Letícia Macedo; Lemos, Stela Maris Aguiar

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este estudo tem como objetivo revisar as produções científicas acerca das relações entre desempenho da linguagem e deficiência auditiva, assim como analisar os estudos observacionais sobre a temática. Trata-se de revisão de literatura, no qual foram utilizados os descritores "Hearing Loss", "Child Language", "Perda Auditiva", "Linguagem", "Fonologia" e "Vocabulário" nas bases de dados do Portal Capes, Bireme, Scielo e Pubmed no período de julho a dezembro de 2012. Os critérios de inclusão foram artigos disponíveis em periódicos publicados no período de 2007 a 2012. Foi critério de exclusão não ter como foco principal a aquisição/desenvolvimento da linguagem de crianças e/ou adolescentes portadores de deficiência auditiva. Os estudos analíticos observacionais foram verificados por meio de 22 itens relacionados a informações que deveriam estar presentes no título, resumo, introdução, metodologia, resultados e discussão, recomendados pela iniciativa STROBE (Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology). Foram encontrados 26 artigos, que foram separados em eixos temáticos, sendo linguagem oral, linguagem escrita e leitura e revisão de literatura. Verificou-se que muitos artigos mencionam os benefícios do menor tempo de privação sensorial, bem como do maior tempo de terapia fonoaudiológica e maior uso do Aparelho de Amplificação Sonora Individual ou Implante Coclear). A análise dos dados por meio da iniciativa STROBE aponta que a maioria dos artigos analisados apresentou informações necessárias, principalmente nos itens título e resumo e introdução. As produções científicas estudadas revelam que ainda não há protocolos com padrões de normalidade específicos para indivíduos com deficiência auditiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The purpose of this study is to review the scientific production about the relationship between language performance and hearing impairment, as well as analyze the observational studies on the subject. It is a literature review, in which it was used the descriptors "Hearing Loss", "Child Language", "Language", "Phonology" and "Vocabulary" in the databases Capes Portal , Bireme, SciELO and Pubmed during the period of July-December 2012. Inclusion criteria were articles available in journals published between 2007-2012. Criterion for exclusion was not having as main focus the acquisition / development of language in children and / or adolescents with hearing impairment. The analytical observational studies were checked by means of 22 items related to information that should be present in the title and abstract, introduction, methods, results and discussion, recommended by the STROBE initiative (Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology). 26 articles were found, which were separated into the following themes: oral language, written language and reading and literature review. It was found that many articles mention the benefits of shorter time of sensory deprivation as well as the longest speech therapy and increased use of Individual hearing aids or cochlear implant. The data analysis through the STROBE initiative points out that most of the analyzed papers presented necessary information, especially in the items title and abstract and introduction. The scientific works studied in the literature review revealed that there are no protocols with specific normal standards for individuals with hearing impairment.
  • Prevalência de perda auditiva em adolescentes e adultos jovens decorrentes de exposição a ruído social: meta-análise Artigos De Revisão

    Marques, Ana Paula Costa; Miranda Filho, Adalberto Luiz; Monteiro, Gina Torres Rego

    Resumo em Português:

    RESUMO: A exposição a ruídos no lazer de adolescentes e jovens adultos tem chamado atenção, dada a repercussão da perda auditiva nessa população. Esse estudo propôs estimar a prevalência de perda auditiva dessa população decorrentes de exposição a ruídos sociais. Foram identificados 17 artigos para análise que atenderam aos critérios de seleção, sobre os quais se observaram informações de: delineamento, faixa etária, localização, modo de avaliação e a prevalência de perda auditiva. Nos estudos autorreferidos, a prevalência foi inferior a 2%, enquanto aqueles que realizam audiometria foi de 11,5 e de 15,8%. Concluiu-se uma heterogeneidade entre a prevalência de perda auditiva autorreferida e a mensurada por exames audiométricos na população pesquisada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Leisure noise exposure in adolescents and young adults has drawn attention, due to the impact of hearing loss in this population. This study aimed to estimate the prevalence of hearing loss in this group as a result of social noise exposure. Seventeen articles that met the selection criteria were analyzed and some pieces of information about them were observed, such as delineation, age, location, assessment mode, and prevalence of hearing loss. The prevalence in the self-reported studies was less than 2%, while those carrying out audiometry ranged from 11.5 to 15.8%. It is concluded that there is heterogeneity between the prevalence of self-reported hearing loss and the one measured by audiometric tests in the studied population.
  • Linguagem e envelhecimento: práticas de escrita autobiográfica junto a idosos Relatos De Casos

    Massi, Giselle; Berberian, Ana Paula; Guarinello, Ana Cristina; Lourenço, Regina Celebrone; Tonocchi, Rita; Stechman Neto, José

    Resumo em Português:

    RESUMO: O envelhecimento populacional está ocorrendo de forma acelerada em todo o mundo e o Brasil vem acompanhando essa tendência mundial. As políticas públicas brasileiras reconhecem que o crescimento da longevidade humana gera uma série de demandas para que seja oportunizado a toda população um envelhecimento com qualidade de vida e autonomia. A presente pesquisa objetiva analisar os efeitos que práticas de escrita autobiográfica desenvolvidas por sujeitos idosos podem gerar em sua autonomia e bem-estar. Participaram deste estudo cinco mulheres e três homens, com idades entre 60 e 87 anos. Trata-se de um relato de caso, cujos dados são analisados qualitativamente a partir da Análise do Conteúdo. O corpus de análise é composto por respostas elaboradas pelos sujeitos da pesquisa a uma entrevista semiestruturada. Tal entrevista, focou-se em questões sobre as atividades de leitura e de escrita desenvolvidas pelos sujeitos antes e depois de terem participado de práticas significativas com a linguagem. A partir da análise das respostas, é possível afirmar que a escrita autobiográfica pode constituir-se numa prática efetiva de letramento, capaz de proporcionar bem-estar, autoestima, realização pessoal, imortalização de experiências e relatos pessoais, resgate de lembranças e promoção de atitudes de cidadania. Esse estudo de caso indica que um trabalho fonoaudiológico voltado ao incremento de práticas de letramento junto a pessoas idosas atende a princípios e propostas das políticas públicas saudáveis voltadas à população que envelhece, pois promove autonomia e participação dos idosos na comunidade, ampliando suas possibilidades de vivenciar um envelhecimento saudável e bem-sucedido.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The population is aging at an accelerated rate around the world, and Brazil has been following this global trend. Brazilian public policies recognize that the growth in human longevity generates a series of demands for the entire population to age with quality of life and autonomy. This study aims to analyze the effects of written autobiographical practices developed by elderly subjects in generating individual autonomy and well-being. The study included five women and three men, between 60 and 87 years of age. This is a case report, with qualitatively analyzed data. The body of analysis consists of fragments of answers recurrently given by the research subjects in a semi-structured interview. This interview focused on questions about the activities of reading and writing developed by the subjects before and after they participated in meaningful practice with the language. From the analysis of the responses provided, it is possible to say that autobiographical writing can constitute an effective literacy practice, able to provide well-being, self-esteem, personal fulfillment, immortalization of experiences and personal stories, memories, and redemption of promoting attitudes of citizenship. Thus, this case study indicates that speech therapy focused on the increase of literacy practices with the elderly can meet the principles and proposals of healthy public policies geared towards the aging population, promoting autonomy and active participation of older people in the community, as well as increasing their chances of experiencing a healthy and successful aging process.
  • Tipo de ecolalia em crianças com Transtorno do Espectro Autista Relatos De Casos

    Mergl, Marina; Azoni, Cíntia Alves Salgado

    Resumo em Português:

    RESUMO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma síndrome caracterizada por prejuízos persistentes na comunicação social recíproca, com interação social restrita e padrões repetitivos de comportamentos, interesses e atividades. Os comportamentos repetitivos na linguagem podem manifestar-se pelo aparecimento da ecolalia, fenômeno persistente caracterizado como um distúrbio de linguagem, com repetição da fala do outro, dividida em imediata ou tardia. Teve como objetivo a verificação do tipo de ecolalia e das habilidades comunicativas em sete meninos com TEA, com idades entre quatro e sete anos, que fazem uso da comunicação oral. Foram realizadas duas atividades distintas: avaliação das crianças em uma sessão de atendimento fonoaudiológico em situação lúdica, analisada pelo Protocolo de Observação Comportamental e aplicação de um questionário com os pais e profissionais para verificar suas opiniões quanto ao uso, tipo e frequência de ecolalia. Das sete crianças do estudo, seis apresentaram ecolalia imediata e uma tardia; a criança que utilizou ecolalia tardia apresentou menor pontuação no protocolo de observação comportamental, porém para os demais sujeitos não houve relação direta entre o tipo e número de ecolalia com a pontuação. O questionário aplicado com pais e profissionais mostrou concordância quanto à presença da ecolalia. As crianças com TEA deste estudo apresentaram habilidades comunicativas e aspectos do desenvolvimento cognitivo comprometidos e maior número de ecolalias imediatas. Estudos com o tema ecolalia ainda são escassos na literatura nacional. Este relato de casos clínicos pode contribuir para futuras pesquisas sobre a caracterização da linguagem em crianças com TEA e conduta terapêutica dos fonoaudiólogos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The Autistic Spectrum Disorder (ASD) is a syndrome characterized by persistent impairments in reciprocal social communication, social interaction with restricted and repetitive behavior patterns, interests and activities. Repetitive behaviors in language can be manifested by the occurrence of echolalia, persistent phenomenon characterized as a language impairment, with repetition of the speech of the other, divided into immediate or delayed. The study aimed to check the type of echolalia and communication skills in seven boys with ASD, ages between four and seven, who use oral communication. Two different activities were carried out: evaluation of children in a speech therapy session in playful situation, analyzed by the Behavioral Observation Protocol and the application of a questionnaire with parents and professionals to check their opinions on the use, type and frequency of echolalia. From the seven children in the study, six had immediate and one delayed echolalia; the child who presented delayed echolalia had lower scores on behavioral observation protocol, but for the other subjects there was no direct relationship between the type and number of echolalia to the score. The questionnaire with parents and professionals showed agreement on the presence of echolalia. Children with ASD in this study had communication skills and aspects of cognitive development compromised and more immediate echolalia. Studies with echolalia theme are still rare in the national literature. This case report can contribute to future research on the characterization of language in children with ASD and therapeutic management of speech.
  • Situação-problema como disparador do processo de ensino-aprendizagem em metodologias ativas de ensino Comunicação Breve

    Guedes-Granzotti, Raphaela Barroso; Silva, Kelly da; Dornelas, Rodrigo; Cesar, Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro; Pellicani, Ariane Damasceno; Domenis, Danielle Ramos

    Resumo em Português:

    RESUMO: Objetivo: descrever o processo de elaboração de uma Situação-Problema e de um Módulo de aprendizagem e refletir a importância destes na formação do Fonoaudiólogo. Métodos: estudo descritivo do processo de elaboração de uma Situação-Problema e de um Módulo de aprendizagem de um curso de graduação em Fonoaudiologia - uma experiência precursora na área em que toda a estrutura curricular tem como base Metodologias Ativas de ensino. Resultado: o Módulo Estudo da Linguagem Infantil ocorre no Ciclo II do Curso e é constituído por nove Situações-Problema sendo, cada uma, discutida em duas sessões tutoriais com até dez discentes e conduzida por um professor tutor. As Situações-Problema, assim como o Módulo, são elaboradas por uma comissão de docentes doutores e especialistas em Linguagem de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso. Discute-se, neste artigo, a terceira Situação-Problema que tem como título - "Mesmas características, mas diagnósticos diferentes... Por quê?"; O título tem o papel de despertar a curiosidade do discente e apresentar o enfoque principal do problema. Todas as Situações-Problema são avaliadas por docentes e discentes com objetivo de promover aperfeiçoamentos constantes. Conclusão: o contexto problematizador construído a partir das Situações-Problema permite ao discente a busca de respostas diariamente, de forma ativa e autônoma, pela vivência e discussão do trabalho em equipe, dos aspectos biopsicossociais do indivíduo e das questões éticas na atuação profissional. Possibilitando assim a formação de profissionais resolutivos, competentes para aperfeiçoar seu conhecimento constantemente e de atuar em consonância com as práticas de Saúde Pública do País.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Purpose: to describe the process of elaboration of a Problem-Situation and a learning Module and to reflect their importance in the formation of a speech therapist. Methods: a descriptive study of the elaboration process of a problem-situation and a learning Module of a Speech, Language and Hearing Sciences graduation course - a precursor experience in the area in which the entire curriculum is based on Active Teaching Methodologies. Result: the Child Language Study Module occurs in the Cycle II of the Course and consists in nine Problem-Situations and, each of them, is discussed in two tutorial sessions with up to ten students and led by a tutor. The Problem-Situations, as well as the Module, are drawn up by a committee of PhD professors and Language experts, according to the Pedagogical Project of the Course. It is discussed, in this article, the third Problem-Situation, entitled - "Same features, but different diagnoses... Why?"; The title role is to arouse the curiosity of students and to present the main problem approach. All Problem-Situations are evaluated by professors and students, in order to promote constant improvements. Conclusion: the problematizing context constructed from the Problem-Situations allows the students to search for answers daily, actively and autonomously, by experiencing and working in a team discussion, of the biopsychosocial aspects of the individual and the ethical issues in professional practice. Enabling, thus, the formation of resolute professionals, competent to constantly improve their knowledge and act in accordance with the Public Health practices in the Country.
  • ERRATA Errata

  • ERRATA Errata

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