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Revista CEFAC, Volume: 18, Número: 2, Publicado: 2016
  • EDITORIAL Editorial

    Silva, Hilton Justino da; Berretin-Felix, Giédre
  • Avaliação do programa de triagem auditiva neonatal da Clínica Escola do Univag Artigos Originais

    Costa, Ana Paula Cordoval da; Raignieri, Flávia Santiago Battistin; Figueiredo, Kammely Jandira de; Espinosa, Mariano Martinez; Nardez, Taína Maiza Bilinski; Rodrigues, Priscila de Araújo Lucas

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar se a porcentagem de recém-nascidos que falharam na triagem auditiva do serviço da Clínica Escola do Centro Universitário de Várzea Grande está dentro do determinado pelos indicadores de qualidade dos serviços de Triagem Auditiva Neonatal. Método: estudo retrospectivo, no qual foram analisados os resultados dos exames de Emissões Otoacústicas Transientes realizados no período de Outubro de 2013 a Agosto de 2014, em um serviço gratuito de triagem auditiva neonatal opcional do setor privado de uma universidade da cidade de Várzea Grande-Mato Grosso, Brasil. Compuseram a amostra 251 participantes, subdivididos em dois grupos: grupo de baixo risco composto por 210 participantes, sendo 100 do gênero feminino e 110 do masculino e; grupo de alto risco composto por 41 participantes, sendo 17 do gênero feminino e 24 do masculino. Resultados: foram analisados os resultados da triagem auditiva obtidas com o teste das Emissões Otoacústicas Transientes sendo que no grupo de baixo risco 39,52% passaram, 4,76% falharam e 55,71% não compareceram ao serviço para finalização da triagem. Já no grupo de alto risco, 48,78% passaram, 14,63% falharam e 36,59% não compareceram ao serviço para finalização da triagem, conforme demonstrado nas Tabelas 1 e 2. Conclusão: a porcentagem de indivíduos que falharam na triagem auditiva neonatal pelo serviço avaliado está acima do preconizado pela literatura.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to verify if the percentage of newborns that failed the screening hearing phase of the newborn hearing screening service of the School Clinic of the University Center in Várzea Grande is within the specified quality indicators of the Newborn Hearing Screening services. Methods: a retrospective study was performed, in which the results of the exams of Transient Otoacoustic Emissions held from October, 2013 to August, 2014, of a free service of optional neonatal hearing screening in the private sector of a university in the city of Várzea Grande-Mato Grosso, Brazil, were carried out. The sample consisted of 251 participants, subdivided into two groups: low-risk group composed by 210 participants, 100 were female and 110 male and high-risk group composed by 41 participants, 17 female and 24 male. Results: the Transients Otoacoustic Emissions test was analyzed. In the low-risk group, 39.52% passed, 4.76% failed and 55.71% did not attend the service for completion of screening. The high-risk group, 48.78% passed, 14.63% failed and 36.59% did not attend the service for completion of screening as shown in Tables 1 and 2. Conclusion: the percentage of newborns that referred at the screening hearing phase by the assessed service is above the recommended by literature.
  • Avaliação do sistema nervoso auditivo central em neonatos com Hemorragia peri intraventricular Artigos Originais

    Angrisani, Rosanna Giaffredo; Fagá, Ana Micheline Costa; Goulart, Ana Lucia; Azevedo, Marisa Frasson de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar a ocorrência de Hemorragia peri intraventricular em recém-nascidos prematuros submetidos a cuidados intensivos neonatais, caracterizando a ocorrência de alteração auditiva central nessa população e sua variação em função do grau de hemorragia. Métodos: estudo longitudinal, retrospectivo. Dos 719 recém-nascidos prematuros, 46 (6,4%) apresentaram hemorragia peri-intraventricular. Foram selecionados 84 neonatos, distribuídos em Grupo Estudo formado por 42 com Hemorragia e Grupo Controle, com 42 sem Hemorragia Peri-intraventricular. Todos tiveram emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente presentes e foram submetidos à pesquisa do potencial evocado auditivo de tronco encefálico no período de internação e acompanhados durante dois anos, por meio de avaliação comportamental da audição. Resultados: houve maior ocorrência de alteração central no Grupo Estudo (33,4%) em relação ao Grupo Controle (4,8%), caracterizada pelo aumento de latência das ondas III e V e intervalo interpico I-V. Houve maior ocorrência de alteração auditiva central nos prematuros com hemorragia graus II, III e IV em relação ao grau I. Conclusão: A ocorrência de Hemorragia peri intraventricular foi de 6,4%. A ocorrência de alteração central foi de 33,4% e variou em função do grau da hemorragia: crianças com Hemorragia graus II, III e IV, apresentaram maior ocorrência de alteração central em relação às de grau I. No monitoramento audiológico, a alteração auditiva central manteve-se em 51,85% das crianças que já apresentavam tal alteração ao nascimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to verify the occurrence of Intracranial hemorrhages in preterm infants undergoing neonatal intensive care, characterizing the occurrence of central hearing impairment in this population and its variation depending on the degree of hemorrhage. Methods: a longitudinal retrospective study. Of the 719 preterm infants, 46 (6.4%) had peri-intraventricular hemorrhage. 84 patients were selected, and divided into two groups: a study group, consisted of 42 with hemorrhage, and a control group, consisted of 42 without peri-intraventricular hemorrhage. All had transient evoked otoacoustic emissions present, and underwent brainstem auditory evoked potential investigation during hospitalization, and were followed for two years, through behavioral assessment of hearing. Results: there was a higher incidence of central alteration in the study group (33.4%) compared to the control group (4.8%), characterized by increased latency of waves III and V and interpeak interval IV. The auditory central alteration was higher in preterm infants with hemorrhage grade II, III and IV compared to grade I. Conclusion: the occurrence of peri-intraventricular hemorrhage was 6.4%. The occurrence of central alteration was 33.4% and varied with the hemorrhage degree: children with hemorrhage grades II, III and IV showed higher occurrence of central alteration in relation to the ones with hemorrhage grade I. In audiological follow-up, central hearing impairment remained at 51.85% of children who already had this alteration since birth.
  • Hábitos e queixas auditivas de adolescentes usuários de estéreos pessoais Artigos Originais

    Correa, Bruna Machado; Silveira, Aron Ferreira da; Bonfante, Daniela; Costa, Maristela Julio; Biaggio, Eliara Pinto Vieira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: caracterizar os hábitos e queixas auditivas de adolescentes normoouvintes, usuários de estéreos pessoais e relacioná-los com a atividade do sistema olivococlear medial. Métodos: foram avaliados 21 indivíduos, com idades entre 12 e 19 anos, com audição normal. Todos responderam a um questionário fechado referente ao comportamento auditivo e a queixa de zumbido e realizaram avaliação audiológica: Audiometria, Imitanciometria, Emissões Otoacústicas Evocadas Transientes e Efeito de Supressão. Resultados: todos os participantes do estudo ficam expostos à música, a maioria, menos de duas horas diárias. Observou-se a presença do efeito de supressão na orelha direita em 66,67% e na esquerda em 61,90% dos adolescentes. Não foi encontrada associação significante entre a presença do efeito de supressão entre as orelhas, os gêneros e entre tempos de exposição sonora diária e ausência do efeito de supressão. Parte da amostra dos adolescentes referiu ter zumbido, destes, a maioria referiu zumbido em ambas as orelhas. Houve associação significante entre a exposição sonora diária e a presença de zumbido e entre a ausência do efeito de supressão da orelha direita e a presença de zumbido. Conclusão: os adolescentes pesquisados referiram ouvir música diariamente, menos de duas horas diárias. A maioria apresentou efeito de supressão. Houve associação entre queixa de zumbido e ausência do efeito de supressão na orelha direita. Além disso, quanto maior o tempo de exposição sonora maior também a presença de queixa de zumbido nestes adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: characterize the habits and hearing complaints of teenagers with normal hearing users of personal stereos and connect them with the activity of the medial olivocochlear system. Methods: 21 subjects were assessed (between 12 and 19 years) with normal hearing. They answered a closed questionnaire concerning the auditory behavior and complaining of tinnitus and accomplished hearing evaluation: Audiometry, immittance, transient evoked otoacoustic emissions and Suppression Effect. Results: all participants of the study get exposed to music, the most them less than two daily hours. It was observed the presence of the suppression effect in the right ear in 66,67% and in the left ear in 61,90% of teenagers. Was not found significant association among the presence of the suppression effect between the ears, the genders, times daily noise exposure and absence of suppression effect. The sample of the teenagers reported having tinnitus, these, most reported tinnitus in both ears. Had significant association between the daily noise exposure and the presence of tinnitus and between the absence of the suppression effect of right ear and the presence of tinnitus. Conclusion: all the teenagers researched reported listen to music every day, the most them less than two hours per day. The most of teenagers presented suppression effect. The tinnitus complaint can be associated with the absence of suppression effect in the right ear. In addition, like longer the time of sound exposure longer also the presence of tinnitus complaint in these adolescents.
  • Resolução temporal em idosos Artigos Originais

    Vellozo, Fernanda Freitas; Schwantes, Alessandra Luana; Souza, Amália El Hatal de; Peixe, Bruna Pias; Biaggio, Eliara Pinto Vieira; Martins, Quemile Pribs; Sanguebuche, Taissane Rodrigues; Garcia, Michele Vargas

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: detectar a sensibilidade, para avaliar a habilidade de resolução temporal, comparando os testes Randon Gap Detection Test (RGDT) e Gaps- In-Noise (GIN) além de sugerir valores de referência nestes testes para idosos. Métodos: participaram 38 idosos, 24 mulheres e 14 homens, com idades entre 60 e 82 anos, com audição normal ou perda auditiva neurossensorial até moderada; com simetria entre as orelhas; timpanograma tipo A, reflexos acústicos presentes, com queixa de processamento auditivo. Todos Foram submetidos a avaliação básica para caracterizar a audição periférica, RGDT e GIN. Resultados: a sensibilidade encontrada para o teste RGDT na identificação da habilidade de resolução temporal foi de 88,64% e no GIN de 67,65%. Os valores médios para o limiar de detecção de gap no teste GIN encontraram-se em torno de 8ms e para o teste RGDT em 23,13ms. Conclusão: o teste RGDT demonstrou maior sensibilidade para detecção da alteração da habilidade de resolução temporal. Os valores dos limiares de resolução temporal, sugeridos como valores de referência para idosos, são de 8ms para o GIN e 23,13 ms para o RGDT.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: detecting the sensitivity to evaluate the temporal resolution ability, by comparing Randon Gap Detection Test (RGDT) and Gaps- In-Noise (GIN) tests, in addition to suggesting reference values in these tests for elderly people. Methods: 38 elderly people, 24 women and 14 men, aged between 60 and 82 years, with normal hearing or sensorineural to moderate hearing loss; with symmetry between the ears; Type A tympanogram, acoustic reflex, with auditory processing complaints. All patients underwent basic evaluations to characterize the peripheral hearing - RGDT and GIN. Results: the sensitivity found for RGDT regarding the identification of the temporal resolution ability was 88.64% and 67.65% in GIN. The mean values for the gap detection thresholds in GIN test were around 8ms and for the RGDT test in 23,13ms. Conclusion: RGDT test presented greater sensitivity for detecting the change in temporal resolution ability. The values of temporal resolution thresholds suggested as reference values for the elderly people, are 8ms for GIN and 23.13 ms for RGDT.
  • Orientação no processo de reabilitação de crianças deficientes auditivas na perspectiva dos pais Artigos Originais

    Rabelo, Gabriela Regina Gonzaga; Melo, Luciana Pimentel Fernandes de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar o procedimento de orientação familiar realizado em serviços públicos de reabilitação de crianças deficientes auditivas considerando-se a perspectiva dos pais. Métodos: a amostra do estudo foi composta por vinte e um responsáveis de menores com déficit auditivo que realizam terapia fonoaudiológica em serviços públicos. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário contendo perguntas relativas ao processo de aconselhamento fonoaudiológica e sobre os principais temas explorados no mesmo. As respostas foram categorizadas e organizadas em uma planilha digital, a fim de realizar a análise descritiva por meio dos resultados em porcentagem. Resultados: 100% dos pais afirmaram receber orientações, sendo estas fornecidas semanalmente (90,5%). Entre os temas explorados, 90,5% dos genitores referiram receber informações acerca dos aspectos relacionados ao desenvolvimento de linguagem, fala e comunicação; quanto ao uso, funcionamento e manutenção do dispositivo eletrônico utilizado pela criança, 81%; a respeito do processo escolar de seus filhos, 47,6% e, sobre audição e perda auditiva, 52,4%. 95,2% dos pais também referiram não sentir dificuldades em compreender os esclarecimentos realizados pelos profissionais, e 100% relataram que aplicam as mesmas em ambiente familiar. Conclusão: o procedimento de orientação realizado nesses serviços foi considerado eficiente, uma vez que propicia aos genitores informações sobre os temas mais comumente reportados na literatura, além de serem fornecidas em todas as sessões realizadas. O mesmo também possibilita que os responsáveis apliquem as recomendações recebidas, sendo possível dar continuidade às estratégias aplicadas durante o processo terapêutico em ambiente familiar, potencializando o desenvolvimento da criança deficiente auditiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze family counseling procedures performed in public rehabilitation services for hearing impaired children with regard to parents perspective. Methods: twenty-one parents, whose children with hearing impairment receive speech-language therapy at public services, have been interview. The instrument used for data collection, was a questionnaire with open and multiple choice questions about frequency of family counseling, exploring those issues which were discussed in more depth and the main comprehension difficulties pointed out. The answers were categorized and organized in a digital worksheet in order to do the descriptive analysis. Results: a total of 100% parents claimed to receive counseling, of those, 90.5% refer that this is done once a week. Among the issues brought up in counseling are: 90,5% aspects regarding language, speech and communication development, 81% regarding use, working and maintenance of hearing aids for their children, 47,6% regarding school and 52,4% regarding hearing and its impairment. Parents say that they do not to feel any difficulty in comprehending the professional´s oral instructions (95,2%) and 100% report making use of these instructions. Conclusion: counseling procedures performed in public rehabilitation services are deemed efficient, since they provide parents with information about topics present in the literature and these are thoroughly discussed in every counseling appointment. The procedure also enables parents to apply their acquired knowledge, as a continuing strategy throughout the therapy process in their family environment, thereby enhancing the child's development.
  • Clustering e switching em deficientes auditivos usuários do português brasileiro: fluência verbal semântica e fonológica Artigos Originais

    Chiossi, Julia Santos Costa; Soares, Alexandra Dezani; Chiari, Brasilia Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever as características de clustering e switching da prova de fluência verbal semântica e fonológica de deficientes auditivos adultos - usuários do português brasileiro - e verificar sua relação com o total de palavras evocadas e fatores biossociais. Métodos: 42 indivíduos deficientes auditivos adultos, usuários do português brasileiro oral participaram desta pesquisa. Realizaram as provas de fluência verbal semântica ("animais") e fonológica ("palavras com 'F'") e foram contabilizados: (a) número total de palavras, (b) número de categorias evocadas, (c) tamanho médio do cluster e (d) número de switches. Comparou-se aos dados biossociais e às características da deficiência auditiva e do dispositivo auditivo eletrônico. Resultados: o total de palavras evocadas foi de 16,38±6,18 para prova semântica e 10,88±6,1 para fonológica, sendo acessadas todas as categorias previamente estabelecidas. A média do tamanho do cluster foi de 1,41±0,8 para fluência verbal semântica e 0,71±0,73 para fonológica. O número médio de switches foi de 7,14±3,69 para fluência semântica e 6,36±4,17 para fonológica. Em ambas as provas, o número de switches apresentou relação forte e positiva com o total de palavras (p<0,001); e o tamanho do cluster com o total da prova fonológica (p=0,011). A escolaridade influenciou o total de palavras evocadas, o clustering e switching. O grau e época de aquisição da deficiência auditiva, bem como o uso de dispositivo auditivo eletrônico não tiveram relação com as variáveis avaliadas. Conclusão: as habilidades de clustering e switching nos deficientes auditivos são influenciadas pela escolaridade, sem relação direta com as características da deficiência auditiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to describe clustering and switching characteristics in semantic and phonetic verbal fluency of hearing-impaired adults - Brazilian Portuguese speakers - and to verify if there is relation between this characteristics, the total number of words recalled, and biosocial factors. Methods: 42 hearing-impaired adults, Brazilian-Portuguese speakers, were included. All performed the verbal fluency test by semantic and phonemic clue ("animals" and "letter F", respectively). We analyzed: (a) total words recalled, (b) number of categories recalled, (c) average cluster size, (d) number of switches. Moreover, evaluated the relationship of this data with biosocial information, hearing loss and hearing device characteristics. Results: total number of words recalled was 16.38±6.18 for semantic test and 10.88±6.1 for phonetic, on average. Participants retrieved all categories established. The average cluster size was 1.41±0.8 for semantic verbal fluency and 0.71±0.73 for phonetic. The average number of switches was 7.14±3.69 for semantic fluency and 6.36±4.17 for phonetic. For both tests the number of switches was strong and positively related to the total number of words (p<0.001); the average cluster size was related only for phonetic test (p=0.011). Educational level influenced the total number of words, clustering and switching. The hearing loss degree, age of hearing loss acquisition and the use of hearing devices did not present relation with any of evaluated variables. Conclusion: clustering and switching abilities in hearing-impaired subjects are influenced by educational level, without clear relation with hearing loss characteristics.
  • O ruído e a qualidade de vida na perspectiva de trabalhadores de postos de combustíveis Artigos Originais

    Pommerehn, Jodeli; Filha, Valdete Alves Valentins dos Santos; Miolo, Silvana Basso; Fedosse, Elenir

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar a compreensão sobre o ruído e a percepção sobre a qualidade de vida de trabalhadores de postos de combustíveis. Métodos: trata-se de um estudo exploratório, com amostra de 32 trabalhadores, de ambos os sexos, de três postos de combustíveis de um município do interior do Rio Grande do Sul. A coleta foi realizada durante as atividades alusivas ao Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído, em abril de 2015, por um questionário sobre ruído e saúde auditiva e pelo World Heath Organization Quality of Life (WHOQOL-Bref). Resultados: a maioria dos trabalhadores relatou não apresentar perda auditiva, incômodo ou dor quando submetida a ruídos. No entanto, acreditam que a exposição ao ruído pode levar ao comprometimento auditivo, assim como ao zumbido e à tontura. O ambiente de trabalho foi indicado como ruidoso, porém os trabalhadores não se percebem produtores de ruído e não adotam medidas preventivas. Quanto à qualidade de vida, o menor score foi relativo ao domínio ambiental, em ambos os sexos e na faixa etária igual e inferior a 30 anos. Conclusão: o estudo permitiu compreender que a maioria dos trabalhadores ainda não possui conhecimento suficientemente significante sobre a necessidade de medidas de proteção contra o ruído; também evidenciou que o domínio ambiental foi o mais comprometido na percepção dos trabalhadores sobre qualidade de vida.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to evaluate the understanding of noise and the perception about quality of life of gas station workers. Methods: this is an exploratory study with a sample of 32 employees, of both sexes from three gas stations of a country town in the state of Rio Grande do Sul. Data were collected during the activities allusive to the International Noise Awareness Day, in April 2015, by a questionnaire on noise and hearing health and by the World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-Bref). Results: most workers reported not having a hearing loss, discomfort or pain when subjected to noise. However, they believe that exposure to noise can lead to hearing loss as well as tinnitus and dizziness. The working environment was indicated as noisy, but the workers do not perceive themselves as noise producers and do not adopt preventive measures. Concerning the quality of life, the lowest score was for the environmental domain, in both sexes and age equal and less than 30 years. Conclusion: the study allowed to understand that the majority of workers does not have significant knowledge about the need for protective measures against noise; also showed that the environmental domain was the most compromised in the perception of employees on quality of life.
  • Prontuário eletrônico em cenário de prática: percepção dos graduandos e profissionais de fonoaudiologia Artigos Originais

    Alves, Dayara Alessandra; Kuroishi, Rita Cristina Sadako; Mandrá, Patrícia Pupin

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: investigar a percepção de graduandos e profissionais de Fonoaudiologia de um serviço de baixa e média complexidade em relação à utilização de prontuário eletrônico na prática clínica. Métodos: participaram 51 usuários do prontuário, dos quais, 45 graduandos do 6° e 8° período e seis fonoaudiólogos. Todos responderam a um questionário dirigido. Para a análise estatística, utilizou-se o teste exato de Fisher e o cálculo das frequências absoluta e relativa das respostas. Resultados: a utilização do Prontuário enquanto ferramenta eletrônica padronizada e institucional foi considerada por estudantes e fonoaudiólogos, respectivamente como, organizada e dinâmica (60,00% e 33,33%), de fácil manuseio (80,00% e 83,33%) e eficaz em relação ao prontuário físico (60,00% e 66,67%). Quanto ao uso/benefício, foi considerado um facilitador para o atendimento clínico por 82,22% dos estudantes e; 100,00% dos fonoaudiólogos, trazendo beneficiando usuários e profissionais (G1=80,00%; G2= 100,00%), com redução do tempo de espera pelo atendimento (G1=42,22%; G2= 50%). Conclusão: os participantes consideraram o Prontuário Eletrônico como uma ferramenta eletrônica padronizada e institucional adequada, mais eficaz em relação ao prontuário físico e que beneficiou o atendimento clínico fonoaudiológico no serviço de baixa e média complexidade. Verificou-se que houve diferença na forma que os usuários percebem o Prontuário Eletrônico. Os profissionais mostraram-se mais satisfeitos à adequação desta ferramenta às necessidades do atendimento para registrar a evolução clínica e ao conteúdo dos dados inseridos neste registro e menos satisfeitos com a existência de falhas, comparado aos graduandos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate the perception of Speech Therapy professionals and graduating of a low and medium complexity's service regarding the use of electronic Medical Records in clinical practice. Methods: 51 users participated of PE, of which, 45 graduating of 6th and 8th period (G1) and 6 speech therapists (G2). All answered a survey directed. For the statistical analysis, it was used the Fisher's exact test and the calculation of absolute and relative frequencies of the answers. Results: the use of Medical Records as standardized and institutional electronic tool was considered by students and speech therapists, respectively as organized and dynamic (60,00% and 33,33%), of an easy handling (80,00% and 83,33%) and efficient regarding the physical medical records (60,00% and 66,67%). As for the use/benefit, it was considered a facilitator for clinical care (G1=82,22%; G2=100,00%), benefiting users and professionals (G1=80,00%; G2= 100,00%). Conclusion: the participants considered the Medical Records as an appropriate institutional and standardized electronic tool, more effective compared to physical medical records and that benefited the clinical attendance of speech therapy in the service of low and medium complexity. It was verified that there were differences in the way users perceive the Medical Records. The professionals were more satisfied the appropriateness of this tool to the needs of care to register the clinical course and content of the data entered in this record and less satisfied with the existence of faults, compared to graduates.
  • Nomeação automática rápida em escolares de 6 e 7 anos Artigos Originais

    Araujo, Gleici Fernanda dos Santos; Ferreira, Tais de Lima; Ciasca, Sylvia Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar a velocidade de Nomeação Automatizada Rápida em escolares de 6 e 7 anos, frequentadores do 1º ano do ensino fundamental e avaliar a diferença de desempenho em Nomeação Automatizada Rápida nos subtestes de cores, letras, números e objetos. Métodos: foram avaliadas 30 crianças, frequentadoras do 1º ano do ensino público fundamental. Resultados: indicam haver diferenças significantes para todos os testes de cores e letras entre as idades. Nos demais subtestes, não houve diferenças significantes entre dígitos e objetos. Nota-se que a média de desempenho entre os quatro subtestes indicou que a velocidade de nomeação automatizada rápida foi melhor entre os sujeitos de 7 anos. Conclusão: os resultados apontam para a necessidade de estabelecimento da relação de habilidade linguística com as habilidades de leitura e escrita para a identificação precoce do impacto direto da alteração nomeação automatizada rápida no processo de alfabetização.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to evaluate the speed of RAN in 6- to 7-year-old schoolchildren (1st year of elementary school) and evaluate the difference in Rapid Automatized Naming subtests of colors, letters, numbers and objects. Methods: 30 children from the 1st year of public elementary schools were evaluated. Results: indicate significant differences for all tests of colors and letters between the ages. In other subtests there were no significant differences between digits and objects. We notice that the average performance among the four subtests indicated that the speed of RAN was better among 7 year-old children. Conclusion: the results point to the need of establishing the relationship between the language skills and reading and writing skills for the early identification of the direct impact of rapid automatized naming changes in the literacy process.
  • Impacto de atividades dialógicas intergeracionais na percepção de crianças, adolescentes e idosos Artigos Originais

    Massi, Giselle; Santos, Aline Romão dos; Berberian, Ana Paula; Ziesemer, Nadine de Biagi

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar o impacto que atividades dialógicas intergeracionais pode ter na percepção que crianças e adolescentes têm sobre pessoas idosas e vice-versa. Métodos: integraram a amostra da pesquisa 12 idosos e 21 crianças e adolescentes interessados em desenvolver atividades dialógicas intergeracionais. Durante oito meses, eles participaram de atividades conjuntas organizadas semanalmente em torno de atividades dialógicas orais, de leitura e de escrita, envolvendo a intergeracionalidade. Ao final deste período, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas junto aos sujeitos da pesquisa para verificar o impacto dessas atividades sobre eles. Resultados: as respostas foram organizadas e interpretadas de acordo com a proposição metodológica da Análise de Conteúdo, resultando na formulação de sete categorias. Estas evidenciaram uma visão menos preconceituosa dos participantes frente à geração oposta. Conclusão: no tangente aos idosos, os mesmos afirmaram que as atividades os levou a relembrar o passado e ressignificar o presente, ampliando a percepção que tinham de si próprios e fortalecendo o vínculo intergeracional. Crianças e adolescentes, por sua vez, reconheceram a necessidade de ultrapassarem estereótipos negativos em torno da velhice e perceberam as possibilidades de aprendizagem que podem surgir mediante o convívio com os idosos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze the impact that intergenerational dialogic activities can have on the perception that children and adolescents have about the elderly and vice-versa. Methods: the participants were twelve elderly people and twenty-one children and adolescents interested in developing intergenerational dialogic activities. For eight months, they attended weekly joint activities organized around oral dialogical activities of reading and writing, involving the relationship between generations. At the end of this period, semi-structured interviews were carried out with the subjects to verify the impact of the activities on them. Results: responses were organized and interpreted according to the methodological proposal of the Content Analysis, resulting in the formulation of seven categories. These categories showed a less discriminatory view of the participants, facing the opposite generation. Conclusion: in regard to the elderly, the activities reminded them of the past and reframed the present, expanding their self-perception, and strengthening the intergenerational ties. Children and adolescents, in turn, recognized the need to overcome negative stereotypes about old age and realized the learning opportunities that may arise through the interaction with the elderly.
  • Encaminhamentos escolares de crianças com dificuldades na escrita: uma análise da posição adotada pela família Artigos Originais

    Mazzarotto, Ingrid H. E. Kolb; Berberian, Ana Paula; Massi, Giselle; Cunha, Jenane Topanotti; Tonocchi, Rita; Barbosa, Ana Paula Belido

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar a visão dos familiares com relação à queixa formulada por educadores e explicações a respeito das causas das dificuldades relatadas. Métodos: trata-se de um estudo de campo de caráter exploratório, aprovado pelo Cômite de Ética em Pesquisa com Seres humanos sob parecer 447.163/2013. Participaram 35 familiares de crianças encaminhadas para avaliação psicológica, fonoaudiológica e/ou pedagógica especializada, sendo que os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados a partir de categorias elaboradas pelas pesquisadoras. A amostra foi composta por 33 mães, uma avó e um pai, com idades entre 25 e 68 anos. Resultados: as queixas escolares estavam relacionadas à: dificuldades de escrita (31%), dificuldades de leitura (26%), aspectos cognitivos (21%), baixo rendimento acadêmico (15%) e aspectos psicológicos/comportamentais (6,5%). Foram referidas como causas das dificuldades problemas próprios das crianças (44%), da família (23%) e do ambiente escolar (3%). Conclusão: aponta-se para importância de intervenções direcionadas aos familiares a fim de favorecer a participação da família no processo de apropriação da escrita de forma mais ativa e reflexiva. Os resultados desta pesquisa apontam para a necessidade do implemento de estudos que objetivem a análise das concepções de linguagem escrita que subjazem o entendimento dos familiares acerca do processo de apropriação da escrita por parte das crianças, uma vez que tais concepções interferem nos modos de participação em tal processo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze family members' views on the complaint by educators and their explanations about the causes for the reported difficulties. Methods: it is an exploratory field study, approved by the Ethics Committee on Research with Human Beings 447.163/2013. Thirty-five (35) family members of children referred to psychological/speech-language therapeutic and/ or pedagogical assessment participated. Data were collected by means of semi-structured interviews and analyzed through categories elaborated by the researchers. The sample comprised 33 mothers, 1 grandmother and 1 father, ages ranged between 25 and 68 years old. Results: the school complaints were related to: writing difficulties (31%), reading difficulties (26%), cognitive aspects (21%), low academic performance (15%), and psychological/behavioral aspects (6.5%). The mentioned causes of the difficulties were children's typical problems (44%), family problems (23%) and problems in the school setting (3%). Conclusion: the importance of family-oriented interviews is pointed out in order to favor family participation in the process of writing acquisition in a more active and thought-provoking way. The results in this research point to the need to implement studies objectifying the analyses of the written language conceptions that underpin families' understanding on the process of children's writing acquisition, as these conceptions interfere in the way they participate in that process.
  • Evolução da deglutição no pós-AVC agudo: estudo descritivo Artigos Originais

    Mourão, Aline Mansueto; Almeida, Erica Oliveira; Lemos, Stela Maris Aguiar; Vicente, Laélia Cristina Caseiro; Teixeira, Antonio Lúcio

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar a evolução da deglutição de pacientes após acidente vascular cerebral. Métodos: trata-se de estudo exploratório descritivo com amostra não probabilística em que foram acompanhados 100 pacientes admitidos com o diagnóstico de acidente vascular cerebral no Hospital Público Regional de Betim. Os pacientes foram submetidos à avaliação fonoaudiológica estruturada em dois momentos: nas primeiras 48 horas após acidente vascular cerebral e no momento da alta hospitalar. Utilizou-se a escala Gugging Swallowing Screen que é um instrumento padronizado e validado para ser utilizado na beira do leito. Resultados: na avaliação fonoaudiológica inicial, a frequência da disfagia foi de 52%, sendo que 28% dos pacientes foram classificados como disfagia grave com alto risco de aspiração. A média de tempo entre a avaliação inicial da deglutição e a do momento da alta hospitalar foi de 22,1 dias. Na alta, apenas 2,1% dos pacientes ainda apresentavam disfagia grave. Observou-se mudança do perfil de deglutição do paciente de acordo com a gravidade da disfagia e da consistência da dieta oral. Conclusão: a frequência de disfagia após acidente vascular cerebral é alta, mas há progressiva mudança no perfil de deglutição do paciente durante o período de internação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze the evolution of swallowing after acute stroke. Methods: this is a descriptive exploratory study with a non-probabilistic sample where 100 stroke patients were followed in the Regional Public Hospital of Betim. The patients were subjected to a structured speech evaluation in two different times: in the first 48 hours after stroke and at the time of hospital discharge. The Gugging Swallowing Screen scale was used. It is a standardized and valid tool to be used at the bedside. Results: in the initial speech evaluation, the frequency of dysphagia among patients was of 52%, being that 28% of them were diagnosed with severe dysphagia with high risk of aspiration. The average time between the initial swallowing assessment and the assessment at the hospital discharge was 22.1 days. At the hospital discharge, only 2.1% of patients still presented severe dysphagia. A change of the swallowing profile with the severity of dysphagia and texture of the oral feeding was observed. Conclusion: the frequency of post-stroke dysphagia is high, but there are progressive changes in the swallowing profile of the patients during their hospital stay.
  • Dificuldades alimentares na paralisia cerebral: proposta de um protocolo Artigos Originais

    Conde, Marcela de Oliveira; Tessicini, Giuliana; Bittar, Daniela Pimenta; Ishigaki, Ellen Cristina Siqueira Soares

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: propor um protocolo que permita analisar tanto a sensibilidade, quanto a função motora oral na alimentação para pacientes com paralisia cerebral. Métodos: foi realizada uma seleção de protocolos de avaliação da sensibilidade e função motora oral. Em seguida, quatro fonoaudiólogas confeccionaram as tarefas do protocolo para análise das dificuldades alimentares. Após sua elaboração, o protocolo foi analisado criticamente por nove fonoaudiólogas com experiência na área de motricidade orofacial e no atendimento a pacientes com paralisia cerebral, e por uma nutricionista (juízes). Foi realizada análise consensual entre os autores do protocolo sobre a permanência ou retirada de tarefas, obedecendo ao critério de 0,7 de concordância entre os juízes. Após essa analise, o protocolo foi aplicado em três indivíduos com paralisia cerebral, sendo um com queixa de dificuldade alimentar e dois sem queixa. Resultados: após a análise dos juízes, 100% deles concordaram com a maioria das tarefas estabelecidas no protocolo, as sugestões propostas foram: alteração de nomenclatura e de alguns alimentos utilizados para que fosse possível uma análise mais minuciosa, e a possibilidade de observação de algumas provas na função de mastigação. Conclusão: foi proposto o Protocolo de Rastreio de Dificuldades Alimentares, um instrumento de rastreio de dificuldades alimentares para indivíduos com paralisia cerebral.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to propose a protocol able to analyze both the sensibility as oral motor function in feeding for patients with cerebral palsy. Methods: a selection of sensibility and oral motor function evaluation protocols was done. Then four speech-language pathologists developed tasks of the protocol for the analysis of alimentary difficulties. After its elaboration, the protocol was critically analyzed by nine speech-language pathologists with experience in orofacial motricity and care of patients with cerebral palsy, and one nutritionist. A consensual analysis was made among the authors of the protocol about the permanence or removal of the tasks following the 0.7 criterion of agreement among the judges. After this analysis, the protocol was applied in three individuals with cerebral palsy, one with feeding difficulty complaint and two without complaint. Results: after the judges' analysis, 100% of them agreed with the most of the tasks established in the protocol, the proposed suggestions were changes in nomenclature and of some foods used in some tasks, for a detailed test, and the possibility of the observation in the chewing function. Conclusion: it was proposed the "Protocolo de Rastreio de Dificuldades Alimentares", a screening tool of alimentary difficulties for individuals with cerebral palsy.
  • Disfunção temporomandibular e dor craniocervical em profissionais da área da enfermagem sob estresse no trabalho Artigos Originais

    Pozzebon, Daniela; Piccin, Chaiane Facco; Silva, Ana Maria Toniolo da; Corrêa, Eliane Castilhos Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar a presença e severidade de Disfunção Temporomandibular, presença de cefaleia e cervicalgia e o limiar de dor muscular de músculos cervicais em profissionais de enfermagem sob estresse no trabalho. Métodos: 43 mulheres foram avaliadas quanto à presença e severidade de Disfunção Temporomandibular pelo instrumento Critérios de Diagnóstico para Pesquisa de Desordem Temporomandibular e pelo Índice Temporomandibular, respectivamente. Além disso, foram avaliadas quanto ao limiar de dor à pressão nos músculos cervicais por algometria e quanto à presença de cefaleia e cervicalgia. Resultados: disfunção Temporomandibular foi encontrada em 30,23% da amostra, com valor médio de escore de gravidade de 0,52. Entre as participantes com Disfunção Temporomandibular, 69,23% apresentavam depressão, 61,64% graduação I de dor crônica e Sintomas Físicos não Específicos incluindo e excluindo itens de dor em 46,15% e 61,64%, respectivamente. Cefaleia foi referida por 55,81% e cervicalgia por 60,47%. Não houve associação entre Disfunção Temporomandibular, cefaleia e cervicalgia. Os limiares de dor dos músculos cervicais apresentaram-se baixos tanto nos indivíduos com diagnóstico de Disfunção Temporomandibular quanto nos sem este diagnóstico, sem diferença significativa. O músculo esternocleidomastóideo apresentou-se com os menores limiares de dor à pressão. Conclusão: alta incidência de Disfunção Temporomandibular, cefaleia e cervicalgia foram detectadas nesta amostra. Disfunção Temporomandibular não influenciou a presença de cefaleia e/ou cervicalgia. A alta frequência de dor cervical e os baixos limiares de dor no músculo esternocleidomastóideo em todas as participantes demonstram o comprometimento dos músculos cervicais, resultante de possíveis posturas inadequadas e tensão muscular relacionadas ao estresse.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate the presence of Temporomandibular Disorder, headache and neck pain and muscle pain threshold of cervical muscles in nursing professionals exposed to occupational stress. Methods: 43 women were evaluated for the presence and severity of Temporomandibular Disorder using the Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorder instrument and Temporomandibular Dysfunction Index, respectively. Furthermore, they were evaluated for the pain threshold to pressure on the cervical muscles by algometry and for the presence of headache and neck pain. Results: temporomandibular Disorder was found in sample 30.23% and 0.52 was the mean score of dysfunction severity. Of the participants with Temporomandibular Disorder, there presence of depression was found in 69.23%; 61.64% Grade I in Graded Chronic Pain and Specific Physical Symptoms including pain and excluding pain were 46.15% and 61.64%, respectively. Headache was reported by 55.81% and neck pain by 60.47%. There was no association between the presence of Temporomandibular Disorder, headache and neck pain. Pain pressure thresholds of cervical muscles were low in subjects with and without Temporomandibular Disorder, without statistical difference. The sternocleidomastoid muscle it´s the lowest value of pain pressure threshold. Conclusion: high incidence of Temporomandibular Disorder, headache and neck pain were detected in the studied sample. Temporomandibular Disorder was not associated with the presence of headache and / or neck pain. The high frequency of cervical pain and low pain pressure thresholds in the sternocleidomastoid muscle in all subjects demonstrate the involvement of the cervical spine and muscles in these professionals, resulting of possible improper postures and stress-related muscle tension.
  • Nasalância na presença e ausência da fricativa faríngea Artigos Originais

    Guerra, Thais Alves; Marino, Viviane Cristina de Castro; Rocha, Diana Conceição da; Jacob, Mahyara Francini; Pegoraro-Krook, Maria Inês; Dutka, Jeniffer de Cássia Rillo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: comparar os valores de nasalância em amostras de fala com e sem o uso de fricativa faríngea e, também, com e sem hipernasalidade. Métodos: um total de 840 amostras de fala foi analisado neste estudo. As amostras foram julgadas por três juízas experientes por consenso quanto aos aspectos hipernasalidade e fricativa faríngea. Os julgamentos foram distribuídos em quatro grupos: G1: 255 amostras de fala julgadas como representativas de hipernasalidade; G2: 130 amostras julgadas como representativas do uso de fricativa faríngea e hipernasalidade; G3: 280 amostras julgadas como representativas de fala normal em falantes com história de fissura labiopalatina; G4: 175 amostras julgadas como representativas de fala normal em falantes sem história de fissura labiopalatina. Para análise dos dados foi utilizando o teste Kruskal-Wallis e quando houve diferença estatisticamente significante foi aplicado o teste Dunn's para comparar os grupos aos pares. Resultados: os julgamentos aferidos por consenso pelas três juízas permitiram a identificação de amostras representativas do uso de fricativa faríngea e da presença e ausência de hipernasalidade. Foram estabelecidos valores de nasalância (média e desvio padrão) para cada grupo e observou-se que houve diferença estatisticamente significante entre os grupos com alteração de fala (G1 e G2) e aqueles sem alteração (G3 e G4). A diferença entre o grupo com hipernasalidade (G1) e o grupo com FF (G2) não foi significante. Conclusão: o uso de FF não influenciou significantemente os valores de nasalância para a amostra estudada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to compare nasalance scores between speech samples with and without pharyngeal fricative and with and without hypernasality. Methods: a total of 840 speech samples was analyzed in this study. The samples were rated by three experienced judges with consensus regarding the aspects of hypernasality and pharyngeal fricative. The ratings were distributed into 4 groups: G1: 255 samples rated as representative of presence of hypernasality; G2: 130 samples rated as representative of use of pharyngeal fricative and hypernasality; G3: 280 samples rated as representative of normal speech for speakers with history of cleft palate; G4: 175 samples rated as representative of normal speech for speakers without history of cleft palate. Statistical analysis involved the Kruskal-Wallis test and when significant the Dunn's test was used to compared pairs of data. Results: the ratings established with agreement between the 3 experienced judges allowed for the identification of the samples representative of use of pharyngeal fricative and hypernasal speech. Nasalance scores were establish for each group revealing a significant difference between groups G1+G2 (representative of speech errors) and groups G3+G4 (representative of normal speech). The difference between the group with hypernasality (G1) and the group with pharyngeal fricative (G2) was not significant. Conclusion: the use of pharyngeal fricative did not influence significantly the nasalance values obtained for the studied sample.
  • Desenvolvimento e aplicação de instrumento administrativo para orientação das pesquisas em telefonoaudiologia Artigos Originais

    Zanferrari, Paulo Marcos; Corrêa, Camila de Castro; Wen, Chao Lung; Berretin-Felix, Giédre

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: desenvolver e aplicar um instrumento para orientação das pesquisas em Telefonoaudiologia e identificar os pontos fortes e fracos destes projetos. Métodos: foi desenvolvido um questionário, abordando quatro competências distintas: administrativa, tecnológica, financeira e de sustentabilidade. Realizou-se a aplicação com 11 docentes que desenvolviam projetos na área de Telefonoaudiologia. Tais dados foram analisados por meio de estatística descritiva e aplicada a Matriz SWOT, que possibilitou identificar os pontos fortes e fracos, bem como o Diagrama de Ishikawa, para identificar os efeitos e causas. Resultados: foram aplicados os questionários e analisados 32 projetos em que os pontos fortes foram: a missão do projeto, a qualidade das informações, os canais de comunicação e os benefícios proporcionados aos usuários, tendo como principais causas a utilização de multimeios específicos, a educação continuada, a quantidade de informações disponibilizadas e o comprometimento do capital humano. Quanto aos pontos fracos, constatou-se a ausência de especialização da mão de obra em determinadas etapas do projeto, a falta de atualização de hardware e software, a exclusão digital de usuários e a obsolescência do projeto, sendo as principais causas concentradas na dificuldade de suporte técnico, profissionais para divulgação e treinamento, estratégias de marketing e a manutenção dos projetos desenvolvidos. Conclusão: foi desenvolvido e aplicado o questionário, sendo identificados os pontos fortes e pontos fracos, estando associados a especialização do capital humano. A maximização do tempo e a atualização dos recursos digitais foram identificados como insumos importantes para ampliar os benefícios dos projetos de Telessaúde, rumo à vantagem competitiva organizacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to develop and apply an instrument to guide research on Telehealth in Speech and Language Pathology and Audiology, and to identify the strong and weak aspects of these projects. Methods: a questionnaire addressing administrative, technological, financial and sustainable points was developed. Eleven teachers who had been working on projects on Telehealth in Speech and Language Pathology and Audiology answered the questionnaire. These data were analyzed using descriptive statistics and the SWOT analysis was applied, enabling the identification of the strengths and weaknesses, and the Ishikawa Diagram used to identify the effects and causes. Results: the questionnaires were applied and 32 projects in which the purpose of the project, the quality of the information, the communication channels and the benefits to users were identified as strengths, were analyzed, having as the main causes the use of specific multimedia, continued education, the amount of available information and the commitment of the team. Weaknesses such as the absence of qualified personnel in certain stages of the project, the lack of hardware and software updating, the digital exclusion of users and the obsolescence of the project were seen, the main causes owing to the difficulty in technical support, professionals for marketing and training strategies and the maintenance of the developed projects. Conclusion: the questionnaire was developed and applied, so as to identify the strengths and weaknesses related to training. Maximizing of the time and updating of digital resources were identified as important inputs to extend the benefits of telehealth projects, towards organizational competitive advantage.
  • Impacto da voz na comunicação social e emoção de professoras antes e após fonoterapia Artigos Originais

    Santos, Stephanie Mayra de Moraes; Medeiros, Jéssica da Silva Andrade; Gama, Ana Cristina Côrtes; Teixeira, Letícia Caldas; Medeiros, Adriane Mesquita de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: comparar o impacto da voz na qualidade de vida de professoras no momento inicial e após alta fonoterápica e identificar os fatores associados. Métodos: estudo observacional prospectivo, por meio de informações coletadas em dois momentos: dados secundários dos prontuários e questionários online, após alta fonoaudiológica. Participaram da pesquisa 54 professoras, encaminhadas pelo serviço ocupacional municipal com o diagnóstico de disfonia, para o Ambulatório de Fonoaudiologia de um Hospital de ensino. A fonoterapia ocorreu entre janeiro de 2012 e dezembro de 2013. As informações de interesse foram: respostas ao Protocolo do Perfil de Participação e Atividades Vocais, número de sintomas vocais, questões relativas às condições de trabalho e hábitos de vida. Realizou-se análise descritiva e inferencial por meio de um programa estatístico. Resultados: houve redução no relato de sintomas ao comparar os momentos pré e pós-fonoterapia. Quanto às medianas dos parâmetros do protocolo supracitado nos dois momentos, observou-se que os grupos se diferenciaram em comunicação social e em emoção. Para estes parâmetros houve diferença estatística entre os grupos em relação à ausência de ruído gerado em sala de aula. As demais variáveis independentes não se diferenciaram entre os grupos. Conclusão: a intervenção fonoaudiológica traz impacto positivo sobre a voz de professoras em relação aos fatores comportamentais e ocupacionais. A melhora é evidenciada pela redução do número de sintomas vocais relatados após alta fonoaudiológica. Após fonoterapia, há menor limitação da disfonia nas atividades vocais relacionadas à comunicação social e emoção, principalmente diante da ausência de ruído em sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to compare the impact of voice on the quality of teachers' life before the speech therapy and follow-up after high therapy and identify associated factors. Methods: observational study, based on information collected in two stages: secondary data from medical records and questionnaires on line, after rising speech. The participants were 54 teachers, sent by the municipal occupational service with the diagnosis of dysphonia, for the Speech Therapy Clinic of a Teaching hospital. Speech therapy occurred from January 2012 to December 2013. The information of interest were responses to the Voice Activity and Participation Profile, number of vocal symptoms, issues relating to working conditions and living habits. A descriptive and inferential analysis using a statistical program. Results: there was a decrease in reported symptoms when comparing the before and post speech therapy. As for the medians of the parameters of the above-mentioned protocol on both occasions, the groups differed in of social communication and in emotion. For these parameters were no statistical differences between the groups regarding the absence of noise generated in the classroom. The other independent variables did not differ between groups. Conclusion: speech therapy brings positive impact on the voice of teachers in relation to behavioral and occupational factors. The improvement is evidenced by the reduction in the number of reported vocal symptoms after high speech. After speech therapy, there is lower limit of dysphonia vocal activities related to social communication and emotion, especially in the absence of noise in the classroom.
  • Autopercepção da função glótica e análise perceptivoauditiva de professores de escolas municipais Artigos Originais

    Carregosa, Elisângela Santos; Silva, Vanine Leal; Brito, Aline; Dornelas, Rodrigo; Irineu, Roxane de Alencar

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: correlacionar dados da análise perceptivoauditiva e da autopercepção da função glótica de professores de escolas municipais. Métodos: participaram deste estudo 52 professores de ambos os sexos, sendo 39 mulheres (75%) e 13 homens (25%) de escolas municipais da cidade de Lagarto, na faixa etária compreendida entre 24 e 54 anos. A coleta de dados foi realizada nas escolas em duas etapas: aplicação do questionário de autoavaliação Índice de Função Glótica e do protocolo de avaliação fonoaudiológica perceptivoauditiva da voz. Os dados foram analisados quantitativamente e organizados em um banco de dados e receberam tratamento estatístico. Resultados: o estudo apontou 80% de alteração vocal em professores segundo avaliação perceptivoauditiva da voz e 59,6% de alteração vocal autorreferida pelos professores na função glótica. Foi constatada que as principais queixas dos professores são referentes aos itens "fadiga vocal" e "voz quebra ou está diferente" e os sinais vocais mais observados pelos especialistas são "tensão" e "rouquidão". Não houve correlação estatisticamente significante entre os instrumentos utilizados. Conclusão: a ausência de correlação entre os instrumentos pode ser justificada como uma dessensibilização do professor quanto ao problema vocal, ocasionada pela adaptação à nova voz alterada. Com isto, torna-se de extrema importância a atuação fonoaudiológica para garantir a autopercepção e saúde vocal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to correlate data from the self-perception analysis and vocal teacher self-perception. Methods: the study included 52 teachers of both genders (39 women and 13 men) from municipal schools in Lagarto, aged between 24 and 54. Data collection was carried out in schools in two steps: application of the Glottal Function Index (GFI) self-assessment questionnaire and the Consensus Protocol of Voice Auditory-Perceptual Evaluation. Data were analyzed quantitatively and organized into a database to be treated statistically. Results: the study revealed 80% of voice changes on teachers, according to the Auditory-Perceptual Evaluation, and 59.6% of vocal changes self-reported by teachers. It has been found that the main complaints of teacher refer to items "vocal fatigue" and "voice breaks or is different" and the most mentioned vocal symptoms by experts includes "tension" and "hoarseness". There was no statistically significant correlation between the tools used. Conclusion: the lack of correlation between the protocols can be justified with the lack of awareness of teachers regarding their vocal problem, which is caused by the adaptation in their voices. Thereby, the work of the speech-language pathologist is extremely important to ensure self-perception and vocal health.
  • Tempo máximo fonatório de /e/ e /ė/ não-vozeado e sua relação com índice de massa corporal e sexo em crianças Artigos Originais

    Cielo, Carla Aparecida; Pascotini, Fernanda dos Santos; Haeffner, Léris Salete Bonfanti; Ribeiro, Vanessa Veis; Christmann, Mara Keli

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: caracterizar e associar tempo máximo fonatório do /e/ vozeado e de /e/ não vozeado (/ė/), índice de massa corporal e sexo em crianças. Métodos: estudo transversal observacional analítico de campo e quantitativo do qual participaram 102 crianças com idades entre oito e 12 anos (média de 9,66 anos), sendo 53 (51,96%) meninas e 49 (48,04%) meninos. Os sujeitos passaram por triagem auditiva, avaliação antropométrica e coleta dos tempos máximos fonatórios de /e/ e /ė/. Os dados foram analisados por meio dos testes não-paramétricos Mann-Whitney e Correlação de Spearman, com nível de significância de 5%. Resultados: não houve diferença dos tempos máximos fonatórios de /e/, /ė/ e relação ė/e em função do índice de massa corporal e faixa etária, porém crianças do sexo masculino apresentaram tempo máximo fonatório de /e/ significantemente maior do que as meninas. Não foi encontrada correlação entre tempo máximo fonatório e índice de massa corporal. Conclusão: não houve diferença entre tempo máximo fonatório de /ė/, /e/ e relação ė/e, conforme faixa etária e índice de massa corporal, bem como o índice de massa corporal e os tempos máximos fonatórios não se correlacionaram, evidenciando homogeneidade entre as medidas dentro do grupo, sem influência do índice de massa corporal sobre os tempos máximos fonatórios. Em relação ao sexo, os meninos apresentaram tempo máximo fonatório de /e/ maior do que as meninas e apenas as crianças de oito anos apresentaram os TMF tempo máximo fonatório dentro do esperado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to characterize and associate children's maximum phonation time of voiced /e/ and voiceless /e/ (/ė/), body mass index and gender. Methods: field and quantitative analytical observational cross-sectional study attended by 102 children aged between eight and 12 years (mean 9.66 years), being 53 (51.96%) girls and 49 (48.04%) boys. The subjects have gone through hearing screening, anthropometric assessment and collection of the maximum phonation times of /e/, /ė/. Data were analyzed using non-parametric Mann-Whitney and Spearman's rank correlation coefficient tests, with 5% significance level. Results: there was no difference of maximum phonation times of /e/, /ė/, or the relationship between them as a function of body mass index and age, but male children showed maximum phonation time significantly of /e/ higher than girls. No correlation was found between maximum phonation time and body mass index. Conclusion: there was no difference between maximum phonation time of /ė/, /e/ and ė/e ratio, according to age and body mass index, and body mass index and maximum phonation time were not correlated, showing homogeneity between measures within the group without influence of body mass index on the maximum phonation time. As for gender, boys presented maximum phonation time of /e/ higher than girls and only children aged eight years had maximum phonation time as expected.
  • Expressividade vocal e corporal para falar bem no telejornalismo: resultados de treinamento Artigos Originais

    Neiva, Tássia Marina Araújo; Gama, Ana Cristina Côrtes; Teixeira, Letícia Caldas

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever as mudanças dos recursos vocais e gestuais de uma simulação de passagem de reportagem para a televisão após treinamento fonoaudiológico para estudantes de Jornalismo. Métodos: estudo longitudinal, no qual participaram 23 estudantes de um curso de Comunicação Social, de ambos os gêneros, com média de idade de 22 anos. Um treinamento teórico-prático de expressividade vocal e gestual para apresentações em telejornalismo foi ministrado para os estudantes. Os voluntários foram divididos aleatoriamente em dois grupos - grupo treinamento e grupo controle. Para avaliação do efeito do treinamento dois procedimentos foram utilizados: autoavaliação geral da expressividade e uma avaliação fonoaudiológica dos aspectos vocais, corporais e de expressividade geral. Resultados: dos 12 participantes do grupo treinamento, nove (75%) apresentaram mudanças positivas, principalmente na expressão geral e nos parâmetros curva melódica, ênfase e pausa (75%). Os parâmetros que menos se modificaram foram loudness (5,33%) e ressonância (25%). No grupo controle, 70% dos participantes tiveram a expressão geral e os parâmetros específicos considerados como similares. Após o treinamento os participantes do grupo treinamento autoavaliaram a expressão geral de forma positiva (média das notas de 8,2) e apontaram que o treinamento contribuiu para a formação profissional (média das notas de 9,8). Conclusão: o treinamento "Expressividade vocal e corporal para falar bem no telejornalismo" promove mudanças na expressividade em estudantes de Jornalismo. A melhora é expressiva para a expressão geral, ênfase, curva melódica e pausa. As mudanças indicadas na autoavaliação da expressividade geral foram maiores do que as indicadas na avaliação fonoaudiológica após o treinamento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to describe the changes of vocal and gestural features a story crossing simulation for television after speech training journalism students. Methods: longitudinal study, which was attended by 23 students of the Social Communication course, of both genders, with a mean age of 22 years. A theoretical and practical training of vocal and gestural expressiveness for presentations in television journalism was given to the students. The volunteers were randomly divided into two groups - training and control groups. To evaluate the effect of training two procedures were used: general self-assessment of expressiveness and of the speech therapist assessment of the vocal aspects, body and overall expressiveness. Results: of the 12 participants in the training group, nine (75%) showed positive changes, especially in the general expression and in the parameters melodic curve, emphasis and pauses (75%). The parameters that were less modified were loudness (5.33%) and resonance (25%). In the control group, 70% of participants had the general expression and the specific parameters considered as similar pre and post training. After the training the participants of the training group self-rated general expression as positive (average grade 8.2) and pointed out that the training contributed to the professional training (average grade 9.8). Conclusion: the training "vocal expressiveness and body to speak well in telejournalism" causes changes in the expression of Journalism students. The improvement is significant to the overall expression, emphasis, melodic curve and pauses. The self-assessment showed greater change in the overall expressiveness after training in relation to the speech therapist assessment.
  • Revisão integrativa: atuação fonoaudiológica com recém-nascidos portadores de cardiopatia em unidade de terapia intensiva neonatal Artigos De Revisão

    Barbosa, Marcela Dinalli Gomes; Germini, Michele Fernanda Canfild Antunes; Fernandes, Raquel Gama; Almeida, Tatiana Magalhães de; Magnoni, Daniel

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi identificar e analisar, por meio de levantamento bibliográfico, a atuação fonoaudiológica em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTINs) em casos de cardiopatia congênita. Como fonte de dados foram utilizadas as seguintes plataformas: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line (MEDLINE), Scielo e o serviço de pesquisa da National Library of Medicine nas bases de dados Pubmed, sistema de procura do Google Acadêmico (HTTP//scholar.google.com.br). Foram pesquisados trinta e dois trabalhos, sendo a atuação fonoaudiológica em UTINs descrita em vinte e oito deles, os quais apresentam como procedimentos avaliação e estimulação do sistema sensório-motor-oral, com uso de técnicas de sucção não-nutritiva e nutritiva, além de triagem auditiva. Porém, as características dos neonatos com cardiopatia congênita e a inserção do fonoaudiólogo em UTIN cardíaca não são citadas, pouco se caracterizando os objetivos e a prática desse profissional. Apenas uma publicação obedeceu aos critérios de inclusão do presente estudo. Trata-se de um trabalho que descreve a transição da alimentação enteral direta para o seio materno em recém-nascidos pré-termo cardiopatas, com idade corrigida, em um centro de terapia intensiva neonatal. Foi possível constatar então a escassez de trabalhos publicados sobre intervenção fonoaudiológica com RN cardiopatas, o que indica a necessidade de novos estudos sobre o tema, já que a atenção a esses pacientes deve ser diferenciada, visto que apresentam particularidades que podem comprometer o desempenho na alimentação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this study is to identify and analyze, through bibliographical survey, the use of speech therapy care in Neonatal Intensive Care Unit (NICU) in cases of newborns with congenital heart disease. The source data is from Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), SciELO and the search engine of the National Library of Medicine in the databases PubMed, also the Google Scholar search system (http // scholar.google.com.br). Thirty two works were studied and the use of speech therapy in NICU´s was described in twenty eight of them which presented as procedures the assessment and stimulation of the sensory-motor-oral system, using nonnutritive and nutritive sucking and hearing screening techniques. However, the characteristics of newborns with congenital heart disease and the insertion of the speech therapist into cardiac neonatal ICU are not mentioned, not even the description of the objectives and practice of such professional. The care of patients with congenital heart disease should be differentiated as it has particular features that can undermine the performance concerning feeding. Only one publication followed the inclusion criteria of the present survey. It describes the transition of the direct gastric feeding to breast feeding in preterm newborns with heart disease, with age corrected, in a newborn intensive care unit. It was possible to verify the lack of works published on speech therapy intervention with newborns with heart disease, which indicates the need of new studies on the theme, as the care of such patients should be differentiated once they present particularities that could undermine the performance of feeding.
  • Alterações de linguagem e processamento auditivo: revisão de literatura Artigos De Revisão

    Souza, Marina Alves de; Passaglio, Nathália de Jesus Silva; Lemos, Stela Maris Aguiar

    Resumo em Português:

    RESUMO Há interdependência entre os processos auditivos e de linguagem, e o bom desempenho de um deles contribui para o adequado funcionamento do outro. O objetivo do presente artigo foi realizar uma revisão de literatura baseada em estudos nacionais e internacionais de forma sistemática. Tal revisão buscou verificar a relação entre alterações do processamento auditivo e alterações de linguagem. A pesquisa bibliográfica utilizou como bases de dados Pubmed e Web of Science, no período de maio a junho de 2014. Os critérios de inclusão utilizados foram: artigos que respondiam à pergunta norteadora e atendiam à temática estabelecida pelos descritores. Excluíram-se os estudos com animais, laboratoriais, artigos de opinião/autoridade, série de caso e relato de caso. A escolha dos artigos se deu por meio de um protocolo criado para a elaboração do presente estudo. Para isto, utilizaram-se os seguintes aspectos: autor, ano, local, delineamento, amostra, faixa etária, testes utilizados e resultados. A busca realizada por meio de descritores e termos livres revelou 259 artigos nas bases de dados pré-estabelecidas. Na Pubmed a pesquisa resultou em 187 estudos e 67 na Web of Science. Do total, 161 foram excluídos pelo título e resumo e 36 pela leitura do texto completo. Isso possibilitou a análise de 11 artigos. Foi observado que crianças com prejuízos no desenvolvimento linguístico apresentaram desempenho inferior nos testes auditivos, quando comparadas àquelas com desenvolvimento típico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The auditory and language processes are interdependent and the good performance of one of them contributes to the proper functioning of the other. The purpose of this article was to make a literature review based on national and international studies in a systematic way. Such review was made to verify the relationship between language and auditory processing disorders. The bibliographic search used the Pubmed and Web of Science database, from May to June 2014. The inclusion criteria were: articles that answered the guiding question and were found through the descriptors used. Studies with animals, laboratory studies, opinion/authority articles, case series and reports were excluded. The selection of articles was made through a protocol created for the elaboration of this study. For that, the following aspects were used: author, year, place, design, sample, age group, used tests and results. The search through free descriptors and terms revealed 254 articles in the pre-established database, 187 from Pubmed and 67 from Web of Science. Of the total, 156 were excluded by the title and abstract and 87 by the reading of the full text. This enabled the analysis of 10 articles. It was observed that, in the auditory tests, children with language development disorders showed lower performance than those with typical development.
  • Análise integral da produção científica brasileira em motricidade orofacial: estado da arte e perspectivas futuras Artigos De Revisão

    Tomaz-Morais, James; Lima, Jully Anne Soares de; Luckwü-Lucena, Brunna Thaís; Batista, André Ulisses Dantas; Limeira, Rebecca Rhuanny Tolentino; Silva, Sâmara Munique; Castro, Ricardo Dias de

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa revisou de modo integral a produção científica brasileira em Motricidade Orofacial nos últimos 10 anos e teve como objetivo realizar uma descrição e categorização geral das publicações em motricidade orofacial e analisar os estudos quantitativos na área. Os dados foram coletados em todas as publicações em motricidade orofacial publicadas nos últimos dez anos, após uma análise integral de todos os periódicos brasileiros em Fonoaudiologia. Os artigos foram categorizados quanto ao ano, tipo de artigo e área temática. Além disso, foram analisados sobre a faixa etária, abrangência, essência do objetivo e tipo de estudo todos os artigos realizados com seres humanos e com dados quantitativos. Os dados foram discutidos sob a ótica da metodologia científica aplicada ao aperfeiçoamento do método e desenvolvimento da ciência baseado em evidências. Além disto, os dados são analisados com sugestões de aspectos potenciais a serem considerados para futuras pesquisas na área.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT A complete review of Brazilian scientific articles on orofacial myology (OM) published in the last 10 years was conducted to describe, categorize and quantitatively analyze studies in the field of OM. Data were collected from all Brazilian journals on speech-language and hearing sciences published between 2005 and 2015. All articles were reviewed and categorized according to the year of publication, type of article and subject area. Furthermore, all studies conducted on humans that reported quantitative data were analyzed regarding age group, scope, main objective and type of study. The data were discussed from the standpoint of scientific methodology applied for the improvement of methods and for evidence-based scientific development. Moreover, aspects to be considered in future studies in this field are suggested.
  • Fonoterapia vocal e fisioterapia respiratória com idosos saudáveis: revisão de literatura Artigos De Revisão

    Cielo, Carla Aparecida; Pascotini, Fernanda dos Santos; Ribeiro, Vanessa Veis; Gomes, Ariane de Macedo; Haeffner, Léris Salete Bonfanti

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo tem como tema a fonoterapia vocal e a fisioterapia respiratória no idoso saudável. O objetivo do presente estudo foi revisar a literatura sobre fonoterapia vocal e sobre fisioterapia respiratória com idosos saudáveis. Foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos publicados entre 2004 e 2014 nas bases de dados Lilacs, Bireme, MedLine, PubMed e Scielo. Descritores utilizados: physical therapy specialty; breathing; speech therapy; aged; therapeutics e voice. A literatura sobre fonoterapia vocal com idosos saudáveis mostrou que as intervenções têm sido feitas por meio de orientação vocal; terapia vocal tradicional para presbifonia, independente do tipo de intervenção; exercícios vocais específicos; e programas terapêuticos padronizados, havendo evidências de melhora de medidas vocais perceptivoauditivas, acústicas, de autoavaliação vocal e de imagem laríngea. Quanto à fisioterapia respiratória, a literatura evidenciou que as técnicas ou procedimentos utilizados com idosos saudáveis foram: uso do aparelho Threshold, técnicas de terapia manual, espirometria de incentivo, exercícios respiratórios associados ao movimento do tronco e membros inferiores e atividade física em geral, apresentando evidências de melhora na força muscular respiratória, função pulmonar e autonomia funcional dos idosos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study is subject to vocal therapy and breathing physical therapy in the healthy elderly. The aim of this study was to review the literature on vocal phonotherapy and also on respiratory physiotherapy with healthy elderly people. It was done a literature review of articles published between 2004 and 2014 in the databases Lilacs, Bireme, MedLine, PubMed and Scielo. Descriptors used: physical therapy specialty; breathing; speech therapy; aged; therapeutics and voice. The literature on vocal therapy with healthy elderly showed that the interventions have been made through vocal hygiene; traditional vocal therapy for the presbyphonia, regardless of the type of intervention; specific vocal exercises; and standardized treatment programs, there is evidence of improvement of the measures vocals perceptual-auditory, acoustic, self-assessment and laryngeal image. As for respiratory therapy, the literature showed that the techniques or procedures used whit healthy elderly were: used of Thershould machine, manual therapy techniques, incentive spirometry, respiratory exercises associated with the movement of the trunk and lower extremities and physical activity in general, with evidence of improvement in respiratory muscle strength, lung functional and functional autonomy of the elderly.
  • Prevenção e intervenção em casos de tendência antissocial em uma perspectiva winnicottiana: alterações de linguagem como sintoma inicial da deprivação ambiental Comunicação Breve

    Londero, Angélica Dotto; Souza, Ana Paula Ramos de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: realizar uma reflexão teórico-prática sobre o comportamento antissocial, sob uma perspectiva winnicottiana e sua relação com a presença de alterações de linguagem como sintoma inicial. Métodos: revisão teórica do amadurecimento emocional do sujeito e suas implicações para prevenção e intervenção, contextualizadas aos dias atuais, considerando o distúrbio de linguagem como sintoma inicial a partir da vinheta de três casos que chegaram a uma clínica-escola de Fonoaudilogia. Resultados: eles demonstraram a atualidade e pertinência teórica dos conceitos winnicottianos quando utilizados na reflexão clínica de casos de distúrbios de linguagem nos quais houve deprivação ambiental. Conclusão: a tendência antissocial pode ter como sintoma inicial a presença de alteração de linguagem oral ou escrita.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to carry out a theoric-pratical reflection on antisocial behavior, under a Winnicott's perspective and its relation with language disturbs as initial symptom of environmental deprivation. Methods: theoretical revision of emotional maturation of the subject and its implication for prevention and intervention policy, contextualized to the present day, considering the language disorder as initial symptom of environmental deprivation by three cases reported that arrived in a scholar-clinic of speech therapy. Results: they demonstrated the theoretical relevance of Winnicott concepts when used in clinical reflection of cases of language disorders in which there was environmental deprivation. Conclusion: the antisocial behavior can make language oral and write disorder as initial symptom.
  • ERRATA Errata

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
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