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Revista CEFAC, Volume: 20, Número: 1, Publicado: 2018
  • Envelhecimento ativo: um relato de pesquisa-intervenção Comunicação Breve

    Massi, Giselle; Wosiacki, Frances Tockus; Guarinello, Ana Cristina; Lacerda, Adriana Bender Moreira de; Carvalho, Telma Pelaes de; Wanderbrooke, Ana Cláudia; Cairo, Nanci Garcia; Lima, Roxele Ribeiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar os efeitos que atividades significativas com a linguagem podem ter sobre a autonomia e a participação social de idosos. Métodos: trata-se de uma pesquisa-intervenção que, embasada na perspectiva dialógica do discurso, desenvolveu-se em duas etapas. Na primeira, foi realizada uma intervenção fonoaudiológica, envolvendo práticas orais e escritas acerca de histórias de vida de seis participantes idosos. Na segunda, os participantes responderam a uma entrevista semiestruturada, a qual continha questões voltadas aos objetivos do estudo. Resultados: os participantes eram todos do gênero feminino, com idades entre 61 e 90 anos. Seus enunciados indicaram que, por meio de práticas dialógicas, puderam ampliar sua participação social e a própria autonomia, resgataram a autoestima e conseguiram desconstruir padrões sociais estigmatizantes impostos à velhice. Considerações Finais: práticas dialógicas junto a pessoas idosas podem auxiliar na promoção do envelhecimento ativo e na superação de concepções negativas em torno da velhice, conforme proposto pela Organização Mundial da Saúde e pela Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, as quais afirmam que os idosos são contribuintes do desenvolvimento social.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: this study aimed to analyze significant effects of language activities on elderly people´s autonomy and social participation. Methods: it is an intervention research report, based on a dialogical discourse perspective, developed in two stages. In the first, a speech-language intervention involving written and oral practices about life stories was carried out with six elderly participants. In the second, a semi-structured interview was applied with these participants based on questions that addressed the aims of the study. Results: the participants were all females, aged between 61 and 90 years old. Their statements indicated that, through dialogical practices, they were able to increase their social participation, autonomy and self-esteem; they were also able to deconstruct stigmatizing social standards imposed to elderly people. Final Considerations: dialogical practices among the elderly can help promote active aging and overcome negative conceptions about elderly people, as proposed by the World Health Organization and the National Health Care Policy for the Elderly, which confirm that elderly people contribute to social development.
  • Desembaralhando: um aplicativo para a intervenção no problema do espelhamento de letras por crianças disléxicas Original Articles

    Cidrim, Luciana; Braga, Pedro Henrique Magalhães; Madeiro, Francisco

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: apresentar um novo aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis, denominado Desembaralhando, para a intervenção no problema do espelhamento de letras por crianças disléxicas. Métodos: o desenvolvimento do aplicativo é resultado de um conjunto de informações de experiências fonoaudiológicas, que apontam a ocorrência de espelhamentos de letras como um problema desafiador em crianças com dislexia. O aplicativo, desenvolvido à luz da abordagem multissensorial, foi criado por uma equipe multidisciplinar composta de cientistas da computação, designer de jogos e fonoaudióloga e foi projetado para atender requisitos sintonizados com o público-alvo, como fontes e cores apropriadas. Resultados: as atividades desenvolvidas estimulam as habilidades de consciência fonológica por meio da associação entre imagem e palavra, recursos de áudio, além de uma funcionalidade original, que é o movimento de rotação das letras b/d e a/e, que facilita a percepção do traçado visual das letras. Conclusões: diretrizes tais como a escolha da tipografia e cores de interface, adequadas a crianças disléxicas, são utilizadas para favorecer a intervenção para minimizar as dificuldades dessas crianças no âmbito do espelhamento de letras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to present a new application for mobile devices, referred to as Desembaralhando, for intervention in the problem of dyslexic children mirror writring. Methods: the development of the application is the result of a set of clinical and speech therapy information and experiences, which points out frequency of letter mirroring as a challenging problem in children with dyslexia. The application, developed in the light of the multisensory approach, was created by a multidisciplinary team of computer scientists, a game designer and a speech therapist, in order to meet users requirements, such as appropriate fonts and colors. Results: the activities stimulate phonological awareness skills from the association between images and words, audio aids, as well as an original function that is the rotational movement of letters b/d and a/e, which facilitates the perception of the visual layout of the letters. Conclusions: guidelines such as the choice of typography and interface colors appropriate to dyslexic children are used to favor intervention, in order to minimize the difficulties of these children regarding letters mirroring.
  • Efeito do bilinguismo em habilidades cognitivas e auditiva em adultos normo-ouvintes Original Articles

    Ferreira, Geise Corrêa; Torres, Enma Mariángel Ortiz; Garcia, Michele Vargas; Vasconcellos, Silvio José Lemos; Frizzo, Natalia Schopf; Costa, Maristela Julio

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar e comparar as habilidades cognitivas e auditiva em indivíduos normo-ouvintes monolíngues e bilíngues. Métodos: a amostra foi composta por 21 indivíduos normo-ouvintes, com idade entre 18 e 25 anos, distribuídos em: Grupo Controle, formado por oito monolíngues falantes da Língua Portuguesa Brasileira e Grupo Estudo, composto por 13 bilíngues falantes da língua Portuguesa Brasileira e das línguas Alemã ou Italiana. Os indivíduos foram submetidos às avaliações audiológicas básicas e à pesquisa das habilidades cognitivas e auditiva de figura-fundo, por meio dos testes BPR-5 e SSW respectivamente. Resultados: na avaliação das habilidades cognitivas, verificou-se melhor desempenho da função cognitiva geral, com diferença estatisticamente significante, a favor dos bilíngues, assim como nas habilidades cognitivas de raciocínio verbal, espacial e mecânico. Na habilidade auditiva de figura- fundo, também se obteve diferença estatisticamente significante entre os grupos estudados, com os bilíngues apresentando melhor desempenho. Conclusões: com base nos grupos estudados observou-se que a vivência bilíngue proporcionou melhor desempenho na função cognitiva geral, em relação aos monolíngues, assim como nas capacidades cognitivas específicas de raciocínio verbal, espacial e mecânico e na habilidade auditiva de figura-fundo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to evaluate and compare cognitive and auditory abilities in normally hearing monolingual and bilingual individuals. Methods: the sample consisted of 21 normally hearing individuals ranging in age between 18 and 25 years, divided into a control group of eight monolingual speakers of Brazilian Portuguese and a study group composed of 13 bilingual speakers of Brazilian Portuguese and German or Italian. The individuals underwent basic audiological assessments as well as assessments of cognitive and auditory figure-background abilities with the BPR-5 and SSW tests, respectively. Results: the assessment of cognitive abilities showed that bilinguals had a better performance for the general cognitive function, with a statistically significant difference, as well as for cognitive abilities of verbal, spatial and mechanical reasoning. Also, for auditory figure-background abilities, there was a statistically significant difference between the study groups, with bilinguals showing a better performance. Conclusions: based on the study groups, it was found that the bilingual subjects had a better performance of their general cognitive function, as compared with monolingual speakers, as well as in their specific cognitive abilities of verbal, spatial and mechanical reasoning, and in the auditory figure-background abilities.
  • Risco auditivo em mototaxistas de uma cidade do sul do Brasil Original Articles

    De Conto, Juliana; Gerges, Samyr; Gonçalves, Cláudia Giglio de Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: caracterizar o perfil audiológico de mototaxistas e analisar o risco de suas exposições ao ruído. Métodos: estudo transversal, com 17 mototaxistas de uma cidade no litoral do Sul do Brasil, 2008. Realizou-se a avaliação do ruído no posto de trabalho e durante um trajeto padrão. Calculou-se a dose de exposição ao ruído, aplicou-se um questionário sobre a percepção de efeitos auditivos e extra-auditivos e realizou-se avaliação auditiva por audiometria tonal limiar. Resultados: no posto de trabalho o ruído esteve em torno de 73 dBA (decibéis, escala A) e no trajeto, apresentou dose de ruído superior a 100% para uma jornada de trabalho de 12 horas. A irritabilidade e a fadiga/estresse após o trabalho foi relatada por 58,8% dos sujeitos e 52,9% deles apresentaram perdas auditivas destes, cinco com características de PAIR. Porém, os mototaxistas não relacionaram as consequências à saúde com a exposição contínua ao ruído. Conclusão: os mototaxistas apresentaram risco auditivo e 29% do total pesquisado, alterações auditivas com características sugestivas de perda induzida pelo ruído, o que torna a implantação de Programas de Conservação auditiva de grande valia para esta classe de trabalhadores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to characterize the hearing profile of motorcycle taxi drivers and analyze the risk of their exposure to noise. Methods: a cross-sectional study with 17 motorcycle taxi drivers of a city on the Southern coast of Brazil, in 2008. Noise was measured at workplace and during a standard route. The dose of exposure to noise was calculated, a questionnaire on the perception of auditory and extra-auditory effects was applied and an auditory hearing assessment through threshold tonal audiometry was performed. Results: at workplace, noise was around 73dBA (decibels, A scale), and while commuting, noise was above 100% for a 12-hour working day. Strain and stress/fatigue after work were reported by 58.8% of the subjects and 52.9% of them showed hearing losses, five presenting characteristic noise-induced hearing losses (NIHL). However, the motorcycle taxi drivers did not associate the adverse health effects to the continuous exposure to noise. Conclusion: the motorcycle taxi drivers presented hearing risk, 29% of them presenting hearing alterations with characteristics suggestive of noise-induced hearing loss, which makes the implementation of auditory conservation programs of extremely importance for this class of workers.
  • Relação entre hábitos orais da infância e manobras espirométricas Original Articles

    Minsky, Rafaela Coelho; Castilho, Tayná; Meira, Roseane Rebelo Silva; Bobbio, Tatiana Godoy; Schivinski, Camila Isabel Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar se hábitos orais deletérios influenciam no número de tentativas de manobras espirométricas executadas por crianças saudáveis. Métodos: pesquisa analítica observacional e transversal, incluiu 149 crianças saudáveis entre 6 e 12 anos, de escolas públicas e particulares de Florianópolis- SC/Brasil. Foi aplicado um protocolo validado para a análise de hábitos orais deletérios. As crianças foram agrupadas de acordo com o número de manobras espirométricas necessárias para realizar o exame: G1) crianças que realizaram as manobras forçadas em 3 tentativas; G2) em 4 tentativas e G3) 5 a 8 tentativas. Para análise de dados verificou-se a distribuição dos dados por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov e aplicou-se Kruskal-Wallis para comparar o comportamento das variáveis quantitativas entre os grupos. O teste qui-quadrado foi utilizado para avaliação da associação entre os grupos e as variáveis qualitativas. Resultados: não houve associação entre a quantidade de tentativas e as variáveis qualitativas avaliadas pelo protocolo. Também não foi encontrada diferença entre os grupos com relação às variáveis quantitativas tempo de amamentação, ocorrência de aleitamento materno, uso de chupeta e sucção de dedo. Conclusão: a presença de HOD não influenciou o número de tentativas de manobras espirométricas forçadas, executadas por crianças saudáveis.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze whether deleterious oral habits can influence the number of attempts of forced spirometry maneuvers performed by healthy children. Methods: this observational and cross-sectional analytical study included 149 healthy children aged 6-12 years attending public and private schools in Florianópolis, SC, Brazil. A validated protocol was applied for the analysis of deleterious oral habits. The children were grouped according to the number of spirometry maneuvers needed to achieve successful spirometry results, as follows: G1) children who needed 3 maneuvers; G2) 4 maneuvers; G3) 5-8 maneuvers. Data were analyzed with the Kolmogorov-Smirnov test and the Kruskal-Wallis test was applied to compare quantitative variables between the groups. The Chi-square test was used to assess the association between the groups and qualitative variables. Results: there was no association between the number of attempts and the qualitative variables evaluated by the protocol. There was also no difference between the groups regarding quantitative variables for breastfeeding time, breastfeeding occurrence, use of pacifiers, and thumb sucking. Conclusion: the presence of DOH did not influence the number of forced spirometry maneuvers, performed by the healthy children in this study.
  • Eletromiografia de superfície do músculo masseter em universitários com alto grau de ansiedade e disfunção temporomandibular Original Articles

    Amarante, Eduarda de Lima; Lima, Jully Anne Soares de; Bandeira, Rafael Nóbrega; Moura, Ana Paula Arruda de; Pessoa, Luciane Spinelli de Figueiredo; Pernambuco, Leandro de Araújo; Alves, Giorvan Ânderson dos Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: comparar a atividade elétrica dos músculos masseteres bilateralmente de acordo com a presença ou ausência de Disfunção Temporomandibular (TMD) em estudantes universitários com alto grau de ansiedade. Métodos: o estudo foi realizado com 31 acadêmicos de Fonoaudiologia, selecionados aleatoriamente, com idades entre 17 e 32 anos, sendo 61,3% (n=19) do sexo feminino e 38,7% (n=12) do sexo masculino, divididos em dois grupos, sendo o Grupo 1 (G1) composto por 11 estudantes com DTM e o Grupo 2 (G2) formado por 20 estudantes sem DTM. Para investigação da ansiedade os estudantes universitários responderam o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE), e para o diagnóstico de DTM, foram avaliados por meio do protocolo Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (RDC/TMD). A avaliação da atividade elétrica muscular considerou os registros nas condições de repouso, Máxima Atividade Voluntária Sustentada (MAVS) e mastigação habitual (MH). Os dados foram analisados por meio do software IBM Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 22. A estatística analítica foi realizada por meio do teste T de Student para comparação das médias entre os grupos. Os dados foram considerados significantes, quando o p-valor fosse inferior a 5%. Resultados: os graduandos, de ambos os grupos, apresentaram alto nível de ansiedade traço. Foram verificadas diferenças estatisticamente significantes para a porcentagem da atividade elétrica do músculo masseter direito na mastigação, bem como no recrutamento de fibras musculares na mastigação, as quais foram superiores no grupo sem DTM. Conclusões: universitários com DTM e alto grau de ansiedade apresentaram médias de atividade eletromiográfica do músculo masseter inferiores as do grupo sem DTM, na maioria das condições avaliadas, exceto para o masseter esquerdo em repouso e na mastigação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to compare the electrical activity of masseter muscles, bilaterally, according to the presence or absence of Temporomandibular Disorder (TMD) in college students with a high degree of anxiety. Methods: the study was conducted with a randomized sample of 31 Speech Therapy students aged between 17 and 32 years; 61.3% (n = 19) were females and 38.7% (n = 12) were males. They were divided into two groups, Group 1 (G1), comprising 11 students with TMD, and Group 2 (G2), composed of 20 students without TMD. The college students answered the State-Trait Anxiety Inventory (STAI) for anxiety investigation, and were evaluated by the protocol Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (RDC/TMD) for TMD diagnosis. The evaluation of muscular electrical activity took into account the records in the conditions of rest, Sustained Maximum Voluntary Activity (SMVA) and habitual chewing (HC). The data were analyzed using the version 22 IBM Statistical Package for Social Sciences (SPSS) software. The statistical analysis was performed using Student t test to compare means between groups, considering < 0,05 as the significant p-value. Results: college students, of both groups, presented high levels of anxiety traits. Significant statistical differences were observed on the percentage of electrical activity of right masseter muscle in chewing function, as well as muscle fibers recruitment during chewing, which were higher on the group without TMD. Conclusion: college students with TMD and a high degree of anxiety presented lower means of masseter muscle electromyografic activity during chewing, in most conditions assessed, as compared to volunteers without TMD, except for the left masseter muscle in rest and chewing.
  • Ganho de peso em recém-nascidos submetidos ao contato pele a pele Original Articles

    Souza, Ana Karine da Costa Monteiro; Tavares, Ana Caroline Mendes; Carvalho, Daiany Gabriela de Lima; Araújo, Viviane Castro de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: comparar o ganho de peso entre recém-nascidos submetidos ao método canguru e os não submetidos e analisar os fatores que possam influenciar nesse ganho: tempo de internação, idade gestacional, idade gestacional corrigida, peso ao nascimento, peso no primeiro dia de acompanhamento, tempo de uso de sonda gástrica, tempo de alimentação por via oral e tipo de dieta. Métodos: trata-se de um estudo transversal, de caráter quantitativo. Participaram 86 neonatos divididos em dois grupos: Grupo 1, com 48 neonatos submetidos ao contato pele a pele, e Grupo 2, com 38 neonatos que não tiveram esse contato. Foram registrados os pesos até o momento da alta hospitalar. Resultados: maior ganho de peso no Grupo 1, maior tempo de internação no Grupo 2; diferença significante no ganho de peso relacionada ao tipo de dieta no Grupo 2. Conclusão: contato pele a pele influencia positivamente no ganho de peso e tempo de internação dos neonatos. Uso de fórmula infantil não influencia o ganho de peso para as díades em contato corporal. Idade gestacional, idade gestacional corrigida, peso ao nascimento, peso no primeiro dia de acompanhamento, tempo de uso de sonda gástrica, tempo de alimentação por via oral não está correlacionado com o ganho peso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to compare the weight gain among newborns submitted to the kangaroo method and those not submitted to it, and to analyze the factors that may influence this gain: length of hospital stay, gestational age, corrected gestational age, birth weight, weight on the first day of follow-up, duration of gastric tube feeding, duration of oral feeding, and type of diet. Methods: a cross-sectional, quantitative study, with 86 newborns divided into two groups: group 1, with 48 neonates undergoing skin-to-skin contact and Group 2, 38 newborns who did not have this contact. Weights were recorded until hospital discharge. Results: a greater weight gain in Group 1, a longer time of hospitalization in Group 2, and a significant difference in weight gain related to the type of diet in Group 2. Conclusion: skin-to-skin contact has a positive influence on weight gain and length of hospital stay of newborns. The use of an infant formula does not influence weight gain for dyads who experienced skin-to-skin contact. Gestational age, corrected gestational age, birth weight, weight on the first day of follow-up, duration of gastric tube feeding, duration of oral feeding are not correlated with weight gain.
  • Laserterapia aplicada à motricidade orofacial: percepção dos membros da Associação Brasileira de Motricidade Orofacial - Abramo Original Articles

    Matos, Asenate Soares de; Berretin-Felix, Giédre; Bandeira, Rafael Nóbrega; Lima, Jully Anne Soares de; Almeida, Larissa Nadjara Alves; Alves, Giorvan Ânderson dos Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: conhecer o perfil dos sócios da Associação Brasileira Motricidade Orofacial e seus conhecimentos e interesse sobre laserterapia em Motricidade Orofacial. Métodos: foi elaborado um formulário on-line abrangendo questões sobre o perfil do fonoaudiólogo, formação e atuação, além de conhecimentos sobre as teorias da laserterapia e sua aplicação clínica. O formulário foi encaminhado via email para os sócios da Associação Brasileira de Motricidade Orofacial- ABRAMO, cadastrados no ano de 2015. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e teste de correlação de Spearman. Resultados: dos 26 participantes, apenas 5 (19,2%) relataram ter contato com o equipamento de Laser e destes, somente 1 (3,8%) informou utiliza-lo em sua prática. Em relação a conhecimentos do método, apenas 2 (7,7%) tinham formação e a maioria, 14 fonoaudiólogos (53,8%), demonstraram interesse em adquirir tais conhecimentos. Fonoaudiólogos com maior tempo de formação desconhecem a laserterapia (p=0,03) e não concordaram com a atuação (p=0,01), porém afirmam ter interesse no assunto (p=0,05). Conclusão: foi possível verificar que o interesse em aperfeiçoamento, e inserção na prática clínica em laserterapia, são realidades para os voluntários da pesquisa, mas que um número muito reduzido tem o conhecimento e faz uso da técnica em suas intervenções.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to know the profile of members of the Brazilian Association of Orofacial Motricity and their knowledge and interest on laser therapy in Orofacial Motricity. Methods: an online form was elaborated covering questions about the speech therapist’s profile, training, and acting, as well as his/her knowledge about the theories of laser therapy and its clinical application. The form was sent via e-mail to members of the Brazilian Association of Orofacial Motricity - ABRAMO, registered in the year 2015. Data were analyzed through descriptive statistics and the Spearman’s correlation test. Results: only 5 (19.2%) out of the 26 participants reported having contact with laser equipment, and of these, only 1 (3.8%) used it in his/her practice. Regarding knowledge of the method, only 2 (7.7%) were trained, and the majority, 14 speech therapists (53.8%), had an interest in acquiring knowledge on this subject. Speech therapists with a longer training period were unaware of laser therapy (p = 0.03) and did not agree on the use (p = 0.01), but claimed to be interested in the subject (p = 0.05). Conclusion: it was possible to verify that the interest in improvement and insertion in the clinical practice in laser therapy are realities for the research volunteers, but a very small number has the knowledge and makes use of the technique in their interventions.
  • Aspectos geradores de satisfação e insatisfação dos profissionais da estratégia saúde da família de um município de pequeno porte da região sul do Brasil Original Articles

    Soratto, Jacks; Fernandes, Silvana Cunha; Martins, Cyntia Fontanella; Tomasi, Cristiane Damiani; Zanini, Maria Teresa Brasil; Fertonani, Hosanna Pattrig

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: identificar os aspectos geradores de satisfação e insatisfação nos profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família do município de Cocal do Sul-SC. Métodos: trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, realizado com três Estratégia Saúde da Família totalizando 15 profissionais de saúde. A análise de dados foi realizada com base na análise de conteúdo, tendo como suporte o software Atlas.ti. Resultados: os resultados foram estruturados a partir de 2 macro categorias, compostas por 5 subcategorias, as quais agregaram 194 trechos de falas, proveniente de um total 23 códigos. Os aspectos relacionados à satisfação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família foram agrupados em três subcategorias, a saber: satisfação na identificação com a equipe e trabalho; satisfação pautada nas relações com os usuários; e, condições de trabalho e a satisfação. A insatisfação dos profissionais de saúde, foram criadas duas subcategorias: a insatisfação relacionada aos aspectos de gestão em saúde; e, a relação entre equipe e usuário como promotores de insatisfação. Conclusão: o estudo concluiu que os fatores que contribuem para satisfação e insatisfação estão vinculados as condições de trabalho e as relações que se estabelecem no exercício da prática profissional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to identify aspects that generate satisfaction and dissatisfaction among Family Health Strategy professionals working in the city of Cocal do Sul, SC. Methods: a qualitative study, conducted with 15 health professionals of three Family Health Strategy agencies. Data analysis was performed based on content analysis, supported by Atlas.ti software. Results: the results were structured from two macro categories, composed of five subcategories, which added 194 excerpts from 23 codes. The aspects related to satisfaction of the Family Health Strategy professionals were grouped into three subcategories, namely: satisfaction in the identification with the staff and work; satisfaction based on relationships with patients; and, structural work conditions and satisfaction. Within health professional dissatisfaction, two subcategories were created: dissatisfaction related to aspects of health management and the relationship between staff and patients, as promoters of dissatisfaction. Conclusion: the factors contributing to satisfaction and dissatisfaction are associated with working conditions and the work relationships established in professional practice.
  • O desafio da voz na mulher transgênero: autopercepção de desvantagem vocal em mulheres trans em comparação à percepção de gênero por ouvintes leigos Original Articles

    Schmidt, Jeanne Gabriele; Goulart, Bárbara Niegia Garcia de; Dorfman, Maria Elza Kazumi Yamaguti; Kuhl, Gabriel; Paniagua, Lauren Medeiros

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar a autopercepção de desvantagem vocal de mulheres transgêneros em comparação à percepção de gênero das vozes por ouvintes leigos. Métodos: foram eleitas para o estudo 31 mulheres transgêneros. Todas foram submetidas à análise acústica vocal para mensuração da frequência fundamental e desvio padrão. Após, responderam ao protocolo Índice em Desvantagem Vocal, do qual, ao final da coleta de todos os dados, foram selecionadas as questões consideradas mais afeitas às demandas diárias desta população. Subsequentemente, 50 ouvintes leigos foram cegamente expostos às vozes e tiveram de identificar as vozes como sendo masculinas, femininas ou indefinidas. Estatística descritiva foi aplicada para as características das transgêneros e correlação de Spearman para as pontuações do protocolo e a identificação de gênero pelos ouvintes leigos. Resultados: a frequência fundamental média encontrada foi de 172,40 Hz (DP=4,8 Hz) e um terço das transgêneros relatou satisfação com a própria voz. Foi encontrada correlação moderadamente significante e positiva nas vozes consideradas masculinas (rs=0,584; p=0,001) e fortemente significante e negativa nas femininas (rs= -0,605; p<0,001). Não houve correlação significativa com o IDV para as vozes consideradas indefinidas (rs=0,320; p=0,079). Conclusão: a autopercepção de desvantagem vocal em mulheres trans está diretamente relacionada à percepção de gênero por ouvintes leigos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze the self-perception of transgender women’s voice handicap in comparison to the voices’ gender perception by naïve listeners. Methods: 31 transgender women, who were first submitted to vocal acoustic assessment and had their voices recorded to measure fundamental frequency and standard deviations, were eligible to the study. Next, they answered to the Voice Handicap Index protocol, from which, at the end of data collection, the most suited questions to the daily demands of this population were selected. Subsequently, 50 naïve blindfolded listeners were exposed to the recordings and had to identify the voices as males, females or undefined. Descriptive statistics were applied to speakers’ characteristics and the Spearman's correlation coefficient was applied to the protocol scores and the speaker's voice identifications. Results: the mean fundamental frequency found was 172.40 Hz (SD=4.8Hz) and one third of the transgender women reported being satisfied with their voices. A moderate positive significant correlation was found in voices considered as males, and strongly significant and negative in voices considered as females. For the voices considered undefined, however, no significant correlation was found. Conclusion: transgender women’s self-perception of voice handicap is directly related to naïve listeners' perception of their voice gender.
  • Conhecimento de professores do ensino fundamental sobre dislexia Original Articles

    Nascimento, Isabelly Silva do; Rosal, Angélica Galindo Carneiro; Queiroga, Bianca Arruda Manchester de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever o conhecimento de professores do ensino fundamental sobre a dislexia em crianças. Métodos: participaram do estudo 10 professores do 1º ao 5° ano do ensino fundamental de escolas públicas do município de Abreu e Lima, Pernambuco. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com cada professor, individualmente, na própria escola, usando como base algumas perguntas norteadoras. Resultados: a análise de conteúdo possibilitou a identificação de três categorias temáticas: 1. A formação dos professores não aborda a temática da dislexia; 2. Sentimentos e dificuldades do professor alfabetizador diante do desafio da alfabetização; 3. Convivendo com o desconhecimento sobre a dislexia: manejo escolar das possíveis crianças disléxicas. Conclusão: a pesquisa revelou o desconhecimento dos professores alfabetizadores acerca do tema dislexia, apesar de terem formação superior e pós-graduação bem como participarem de formações oferecidas pela rede municipal de ensino.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to describe the knowledge of elementary school teachers on child dyslexia. Methods: 10 teachers from the 1st to the 5th year of elementary education in public schools in the municipality of Abreu e Lima, Pernambuco, Brazil, participated in the study. A semi-structured interview was conducted with each teacher, individually, in the school itself and was based on some guiding questions. Results: content analysis allowed the identification of three thematic categories: 1. Teacher training does not address dyslexia; 2. Feelings and difficulties of the literacy teacher facing the challenges of literacy; 3. Lack of knowledge about dyslexia: school management of possibly dyslexic children. Conclusion: the research revealed the lack of knowledge of literacy teachers on dyslexia, despite having undergraduate and postgraduate education, as well as that of teachers who participated in training offered by the municipal education network.
  • Estado comportamental e o desempenho da prontidão do prematuro para início da alimentação oral Original Articles

    Fujinaga, Cristina Ide; Maltauro, Sabrina; Stadler, Suzelaine Taize; Cheffer, Eleidiele Rosa; Aguiar, Sidelisa; Amorin, Nelma Ellen Zamberlan; Salla, Cleomara Mocelin

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar a influência do estado comportamental na prontidão do prematuro ao iniciar alimentação por via oral no seio materno. Métodos: foi realizado um estudo transversal, observacional e descritivo. A amostra constituída por 51 bebês prematuros, atendidos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), de um Hospital Amigo da Criança. Os bebês foram avaliados com aplicação do “Instrumento de avaliação para prontidão do prematuro para o início da alimentação oral”. A avaliação ocorreu próxima ao horário da mamada e foi realizada nos prematuros em dois estados comportamentais, em sono profundo e alerta. Assim, os prematuros foram os controles deles mesmos. Para análise dos dados, foi aplicado o Teste T e o Teste de McNemar, com nível de significância de 0,05. Resultados: houve diferença estatisticamente significativa no comportamento dos prematuros no estado comportamental alerta e sono profundo. No estado alerta, os prematuros demonstraram uma maior prontidão para alimentação oral no seio materno. Os resultados ressaltam a importância do estado comportamental do prematuro para os profissionais que atuam em UTIN. Conclusão: o estado comportamental influencia o início da alimentação dos prematuros. O estado comportamental alerta do prematuro é essencial durante a assistência fonoaudiológica neonatal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to evaluate the influence of behavioral states on the readiness of the premature infant to initiate breastfeeding. Methods: the study was transversal, observational and descriptive with 51 premature infants, attended at the Neonatal Intensive Care Unit (NICU), from a Baby-Friendly Hospital. The infants were evaluated using the "Preterm Oral Feeding Readiness Assessment Scale". The evaluation occurred close to the feeding time and was performed in preterm infants in two behavioral states, in deep sleep and alertness. Thus, preterm infants were self-controlled. For the data analysis, the T-Test and the McNemar Test were applied, with a significance level of 0.05. Results: there was a statistically significant difference in the behavior of premature infants in alert behavior and deep sleep. In the alert state, preterm infants showed greater readiness for oral feeding in the breast. The results highlight the importance of the behavioral state of prematurity for professionals working in NICUs. Conclusion: the behavioral state influences the beginning of premature infant feeding. The alertness behavioral status of premature infants is essential during neonatal speech therapy assistence.
  • Disfunção vestibular e equilíbrio postural em usuários de implante coclear: revisão narrativa da literatura Review Articles

    Melo, Juliana Jandre; Gibrin, Paula Carolina Dias; Marchiori, Luciana Lozza de Moraes

    Resumo em Português:

    RESUMO O implante coclear estimula, diretamente, as fibras nervosas e as células ganglionares do nervo auditivo, que transformam a energia sonora em baixos níveis de corrente elétrica, estimulando as fibras remanescentes do nervo auditivo em pacientes com perda auditiva de grau severo a profundo, a fim de proporcionar o alcance significativo da sensação auditiva e compreensão da fala. Devido à estreita relação entre cóclea e os receptores vestibulares, alguns pacientes podem apresentar alterações vestibulares e do equilíbrio postural, concomitantemente, após a cirurgia. Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão narrativa dos principais estudos, que relacionam sintomas vestibulares, em pacientes implantados, nos últimos seis anos. A pesquisa foi realizada por meio dos bancos de dados: Scielo, LILACS e PubMed, utilizando descritores associados para "implante coclear", "disfunção vestibular", "vertigem" e "equilíbrio", totalizando vinte e um estudos, que se enquadraram nos critérios de inclusão. Os resultados foram descritos em ordem cronológica de publicação, mostrando as principais conclusões. Do total de estudos analisados, dezoito relacionaram função vestibular e implante coclear e apenas três estudos não encontraram tal relação. Estudos caracterizam os efeitos do implante coclear no sistema vestibular, no entanto, os resultados são contraditórios.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Cochlear implants directly stimulate nerve fibers and ganglion cells of the auditory nerve, which transform sound energy into low levels of electrical current, stimulating the remaining fibers of the auditory nerve in patients with severe to profound hearing loss, in order to provide the significant range of auditory sensation and speech comprehension. Due to the close relationship between cochlea and vestibular receptors, some patients may present vestibular and postural balance changes concomitantly after surgery. This study aimed to perform a narrative review of the main studies that relate vestibular symptoms in patients implanted in the last six years. The research was performed through the databases: SciELO, LILACS and PubMed, using associated descriptors for "cochlear implant", "vestibular dysfunction", "vertigo" and "balance", totalizing 21 studies that fitted the inclusion criteria. The results were described in a chronological order of publication, showing the main conclusions. Of the total studies analyzed, 18 related vestibular function to cochlear implant and only 3 studies did not find such a relationship. The literature characterize the effects of the cochlear implant on the vestibular system, however, the results are contradictory.
  • Ototoxicidade dos hidrocarbonetos presentes na gasolina: uma revisão de literatura Review Articles

    Silva, Thais Fernandes da; Rodrigues, Daniela del Rosário Flores; Coutinho, Gilvânia Barreto Feitosa; Soares, Manuella; Almeida, Márcia Soalheiro de; Sarcinelli, Paula de Novaes; Mattos, Rita de Cássia Oliveira da Costa; Larentis, Ariane Leites; Matos, Giselle Goulart de Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: realizar levantamento sobre a toxicidade ao sistema auditivo e os respectivos mecanismos de ação provocados pelos principais hidrocarbonetos presentes na gasolina. Métodos: revisão bibliográfica, entre os anos de 2005 a 2015, realizada nas bases LILACS, MEDLINE e SciELO, por meio da combinação de descritores e seus respectivos termos em português, inglês e espanhol. Resultados: foram identificados estudos em animais e humanos com danos auditivos confirmados por exames morfológicos em ratos; influência de fatores como dose, duração, espécie e tipo de estímulo na perda auditiva; e insuficiência de proteção dos trabalhadores pelos níveis limites de exposição na mistura dos compostos. Conclusão: de acordo com os resultados, tolueno é considerado ototóxico, lesando células ciliadas externas em região média da cóclea, com evidências de interação com ruído; etilbenzeno e xilenos podem ser considerados potencialmente ototóxicos, devido a estudos com animais; e sobre o benzeno não foram encontrados dados suficientes para conclusões.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate the toxicity effects of major hydrocarbons present in gasoline on the auditory system and the related mechanisms of action. Methods: a literature review between 2005 and 2015 was conducted using LILACS, MEDLINE and SciELO, by combining descriptors and their respective terms in Portuguese, English and Spanish. Results: studies performed in humans and animals with hearing impairment, confirmed by morphological tests in rats, the influence of factors such as dose, duration, species and type of stimulus in hearing loss, and ineffective protection of workers by the threshold levels of exposure in the mixture of the compounds, were chosen. Conclusion: toluene is regarded as an ototoxic compound that damages outer hair cells in the middle region of the cochlea, with evidence of interaction with noise. Ethylbenzene and xylenes can be considered potentially ototoxic based on the results of animal studies. No sufficient data were found on benzene to form a conclusion.
  • Disfagia no idoso em instituições de longa permanência - revisão sistemática da literatura Review Articles

    Santos, Bianca Paixão; Andrade, Maria Jéssica Cunha; Silva, Rafaelle Oliveira; Menezes, Edênia da Cunha

    Resumo em Português:

    RESUMO Verificar na literatura, por meio de uma revisão sistemática, as condições alimentares dos idosos matriculados em instituições de longa permanência, buscando observar os cuidados gerais e agentes potencializadores da disfagia nessa população, com o objetivo de revisar aspectos da disfagia e indicadores de risco na deglutição no idoso. Foi realizado um levantamento de artigos publicados a partir do ano de 2009, com os descritores “Instituição de longa permanência para idosos, Idoso e Transtornos de deglutição”, em português e inglês, nas fontes de pesquisa Scielo, PubMed e Lilacs. Foram levantados 423 artigos pesquisados na busca inicial, foram selecionados 13 que estavam em concordância com os critérios de inclusão adotados. Desses, 2 se repetiram em mais de uma fonte de pesquisa. Ao final, 11 artigos foram incluídos para análise e discussão. Foi observado que a maioria dos asilos não possuem estrutura adequada para tratar o idoso em caráter multidisciplinar. Em todos os trabalhos pesquisados ficou evidenciada a negligência com a higiene oral do idoso, o que potencializa o desenvolvimento de infecções pulmonares nos casos de microaspiração. Também foi observado, na literatura, a associação entre demência, dependência alimentar e aumento no tempo de alimentação, assim como a associação da utilização de medicamentos e interferência na dinâmica alimentar. Além disso, muitos trabalhos demonstraram que, apesar das estruturas do Sistema Estomatognático encontrarem-se alteradas devido ao próprio processo de envelhecimento, os idosos possuem as funções de fala, mastigação e deglutição adaptadas, não acarretando maiores prejuízos à saúde geral. Pode-se concluir que as instituições asilares não oferecem uma equipe adequada para o cuidado com o idoso, para diminuir os riscos para disfagia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this study was to verify in the literature, through a systematic review, the dietary conditions of the elderly in long-stay institutions, seeking to observe the general care and agents that potentiate dysphagia, in order to review aspects of dysphagia and deglutition risk indicators in the elderly. A survey, regarding the articles published from 2009 on, with the descriptors "elderly, long-stay institution and dysphagia", in Portuguese and English, on Scielo, PubMed and Lilacs, was performed, totaling 423 articles in the initial search, from which, 13 that were in agreement with the inclusion criteria adopted were chosen, 2 being repeated in more than one research source. At the end, 11 articles were included for analysis and discussion. It was observed that most the long-stay institutions do not have adequate structure to treat the elderly in a multidisciplinary approach. In all those studies, the negligence with the elderly’s oral hygiene, which potentiates the development of pulmonary infections in cases of aspiration, was evidenced. The association between dementia, food dependency and increase in feeding time was also observed in the literature, as well as the association of medication use with the interference in food dynamics. In addition, many studies have shown that, although the Stomatognathic System structures are altered due to the aging process, the elderly have the functions of speech, chewing and swallowing adapted, without greater damage to their general health. It can be concluded that long-stay institutions do not offer adequate staff to care for the elderly to reduce the risks for dysphagia.
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