Acessibilidade / Reportar erro
Ciência & Educação (Bauru), Volume: 7, Número: 1, Publicado: 2001
  • Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro Artigos

    Auler, Décio; Bazzo, Walter Antonio

    Resumo em Português:

    Neste artigo, situamos, inicialmente, o surgimento histórico do movimento ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Por se tratar de um movimento que emerge em contextos bastante distintos do nosso, num segundo momento discutimos aspectos a serem considerados na configuração de seus objetivos no contexto educacional brasileiro, apontando limitações e desafios que se colocam. Destacamos a nossa inexperiência democrática, relacionada com a trajetória histórica do país, como um dos obstáculos/desafios para colocar a tomada de decisões, em relação à ciência e à tecnologia, numa perspectiva mais democrática (mais atores sociais participando) e menos tecnocrática, aspecto central do CTS.

    Resumo em Inglês:

    In the present article we initially situate the historical appearance of the Science-Technology-Society movement (STS). As it is a movement emerging in contexts which are quite different from ours, we then discuss aspects to be considered in the configuration of STS's aims for the Brazilian educational context, identifying potential limitations and challenges. We also remark our lack of democratic experience, which is related to the country's historical background, as one of the obstacles for decision making regarding science and technology, in a more democratic (more social agents taking part of it) and less technocratic perspective, a core aspect for the STS movement.
  • Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação Artigos

    Angotti, José André Peres; Auth, Milton Antonio

    Resumo em Português:

    A crescente evolução e utilização de novas tecnologias vem acarretando profundas mudanças no meio ambiente e nas relações e nos modos de vida da população, colocando os indivíduos diante de novos desafios, cuja maioria a população não está preparada para enfrentar. Como possibilidade para melhor discernir situações deste tipo e atuar sobre elas, propomos desenvolver atividades didáticopedagógicas direcionadas para uma alfabetização científica e tecnológica, tendo como base aspectos históricos e epistemológicos e atentando para a questão das concepções, valores e atitudes dos indivíduos nas suas ações em sociedade. Estudos em curso sobre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e sobre a problemática ambiental serviram de apoio para a elaboração do presente trabalho.

    Resumo em Inglês:

    The growing evolution and utilization of new technologies is causing deep changes in the environment and on relations and life manners of the population, putting the individuals facing new challenges, even that most of them aren't prepared to face them. In order to better distinguish and act in these kind of situations, we propose to develop teaching activities toward a scientific and technological alphabetization, based on historical and epistemological appearances and paying attention to issues as individual conceptions, values and attitudes in their actions in the society. Several studies on science, technology and society (STS) and of environmental problematic in progress served to support the elaboration of this research.
  • Visión de profesores en ejercicio respecto de la enseñanza de tecnologia: un estudio en Argentina

    Utges, Graciela; Jardón, Alberto; Feráboli, Luis; Fernández, Patricia

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo caracteriza cinco teorías implícitas sobre la tecnología y su enseñanza y analiza cómo se distribuyen las preferencias de los profesores por las teorías. De acuerdo con el marco metodológico propuesto por Rodrigo et al. (1993), el estudio utilizó el análisis factorial para sistematizar la información obtenida a partir de un cuestionario de ponderación de enunciados aplicado a 66 profesores de Educación General Básica (EGB), en Argentina.

    Resumo em Inglês:

    The present paper characterizes five implicit theories about technology and the teaching of technology and analyzes the distribution of the teachers preferences about them. According with the methodoly framework proposed by Rodrigo et al. (1993), the study used factorial analysis to systematize information obtained from a test applied to 66 Basic General Education (EGB) teachers, in Argentine.
  • O que foge do olhar das reformas curriculares: nas aulas de biologia, o professor como escritor das relações entre ciência, tecnologia e sociedade Artigos

    Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de

    Resumo em Português:

    O artigo analisa os processos de produção de conhecimento escolar em aulas de Biologia nas quais um professor trabalha temáticas dentro do contexto das relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Traz contribuições para a compreensão de aspectos dos fenômenos das reformas educacionais para os quais se faz cada vez mais necessária a incorporação de outros tipos de conhecimentos culturais, tais como os produzidos nas práticas em aula.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the process of school knowledge production in Biology classes by teachers who work themes in a science, technology and society context. It contributes to understand aspects of educational reforms and indicates the necessity of incorporation the diversity of cultural knowledges like those produced in classroom practies.
  • Uma visão comparada do ensino em ciência, tecnologia e sociedade na escola e em um museu de ciência Artigos

    Gouvêa, Guaracira; Leal, Maria Cristina

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta a análise das narrativas de crianças e professores que se desenvolvem na sala de aula e em um museu de ciências, em situações de ensino-aprendizagem formal e não-formal. A pesquisa tratou das relações entre ensino formal (escola) e não-formal (museu), focalizando indícios e práticas que envolvem, de um lado, o movimento CTS e, de outro, processos de alfabetização científica e tecnológica no ensino de ciências. Nas considerações finais, destacamos as contribuições da investigação para a melhoria do ensino de ciências.

    Resumo em Inglês:

    This research presents an analysis of children and teachers' narratives which take place in a classroom and in a museum, formal and non-formal teaching-learning situations. The research dealt with the relations between formal teaching (school) and non-formal teaching (museum), bringing into focus clues and practices which involve, by one side, the STS movement and, by the other side, scientific and technological alphabetization processes in science teaching. In the final considerations, it outstands the reseach contributions to the improvement of the science teaching.
  • Las teorías y modelos en la explicación científica: implicancias para la enseñanza de las ciencias

    Concari, Sonia Beatriz

    Resumo em Espanhol:

    La explicación científica ha sido considerada uno de los principales problemas a los cuales la epistemología debería responder. Explicar es justamente una de las operaciones esenciales de las que se ocupa la ciencia. En esta presentación se aborda el problema de la explicación científica, analizando distintas posiciones epistemológicas con relación al problema de la explicación, al rol de las teorías y de los modelos en la explicación científica, así como sus implicancias para la enseñanza de las ciencias. Sosteniendo que la explicación y su comprensión por parte de los estudiantes pueden mejorarse a través del empleo de modelos adecuados, se propone la adopción de criterios para la selección de los modelos que se utilizan para la enseñanza.

    Resumo em Inglês:

    Scientific explanation has been considered as one of the main problems epistemology should attend. Explaning is just an essential operation science deals with. Different epistemological positions related with the problem of scientific explanation and the role of theories and models in scientific explanation are analysed. The implications for science teaching are also considered. Assuming that explanation and its comprehension by students may be improved employing appropriate models, criteria for selecting teaching models are proposed.
  • Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências Artigos

    Santos, Wildson Luiz Pereira dos; Mortimer, Eduardo Fleury

    Resumo em Português:

    O principal objetivo de currículos CTS é o letramento científico e tecnológico para que os alunos possam atuar como cidadãos, tomando decisões e agindo com responsabilidade social. No presente artigo discutiremos o significado dessa meta educacional e apresentaremos uma revisão da literatura sobre suas implicações para o ensino de ciências. As considerações apresentadas contribuem para uma melhor reflexão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do ensino médio, no que diz respeito ao objetivo de formação para a cidadania.

    Resumo em Inglês:

    The main goal of the STS curriculum is to provide scientific and technological literacy for students so they can act as citizens and participate on decision making on the perspective of social responsibility. This paper discusses this educational goal and provides a review of the literature about its implications for science education. It also reflects on the National High School Curriculum related to the same objectives.
  • A influência das mudanças da legislação na formação dos professores: as 300 horas de estágio supervisionado Artigos

    Carvalho, Anna Maria Pessoa de

    Resumo em Português:

    O artigo analisa o impacto das novas legislações educacionais brasileiras na formação de professores. A autora discute elementos fundamentais que estão sofrendo mudanças na atualidade: o conteúdo das disciplinas, em função das orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); o número de aulas de Biologia, Física e Química, em função do conceito de "área" introduzido pelos PCN; e a questão da formação dos professores, agora delegada também aos chamados Institutos Superiores de Educação. Ao abordar a questão do estágio curricular dos futuros docentes no ensino fundamental e médio, compara a formação destes com a dos médicos nos cursos de Medicina, fazendo uma proposta para a distribuição dos conteúdos específicos nos currículos dos cursos de licenciatura.

    Resumo em Inglês:

    The paper analyzes the impact brought by the new educational brazilian laws to teachers' formation. The author discusses the main elements which are changing the curriculum: subjects contents, due to the orientations given by the National Curriculum Parameters (PCN); Biology, Physics and Chemistry number of classes, due to the concept of "area" introduced by the PCN; and a question related to teachers' formation, now ascribed also to so called Higher Institutes of Education. In refering to practicum activities, the paper also traces a comparision between future teachers' formation and future doctors', in Medicine Schools, making a proposal to distribute specific contents throughout the teachers' formation course curriculum.
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br