Acessibilidade / Reportar erro
Ciência & Educação (Bauru), Volume: 8, Número: 2, Publicado: 2002
  • A epistemologia de Ludwik Fleck como referencial para a pesquisa no ensino na área de saúde Artigos

    Pfuetzenreiter, Márcia Regina

    Resumo em Português:

    É apresentado um resumo do pensamento epistemológico de Ludwik Fleck (1896-1961) com especial ênfase aos conceitos de estilo de pensamento e coletivo de pensamento, com vistas à sua utilização como referencial para a construção teórica em pesquisa no ensino das ciências e tecnologia, com especial atenção para a área de saúde. São analisados alguns trabalhos e a metodologia neles empregada de acordo com as categorias epistemológicas utilizadas por Fleck, seguidos dos principais resultados encontrados e conclusões.

    Resumo em Inglês:

    A resume of the epistemological thought of Ludwik Fleck (1896-1961) is presented with special emphasis on concepts of style of thought and collective thought, with the aim of utilizing them as a referential for theoretical construction in research on the teaching of science and technology, giving special attention to the area of health. Some writings are analyzed and the methodology employed in them according to the epistemological categories utilized by Fleck, followed by the most important results found and the conclusions.
  • O ensino de física das radiações na formação de auxiliares de enfermagem e atendentes de consultórios odontológicos: sondagem de concepções sobre os raios-x com enfoque na prevenção e tecnologia Artigos

    Costa, Luciano Gonsalves; Costa, Ana Paula Astrath

    Resumo em Português:

    Neste trabalho é feita uma reflexão sobre algumas questões que envolvem a formação e a atuação do auxiliar de enfermagem e do atendente de consultório odontológico num contexto marcado pela tecnologia. A educação científica e a alfabetização científica são apontadas como caminhos para a transformação do cenário existente. Também, são apresentados os resultados de uma investigação conceitual sobre os raios-x com enfoque na prevenção e tecnologia.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents some considerations about the technology and the formation of nursing and dentist staff. The scientific education and the scientific literacy are pointed out as alternatives for the transformation of the scenery. Finally, the results of a conceptual research about x-rays are presented.
  • O pro-álcool e algumas relações CTS concebidas por alunos de 6ª série do ensino fundamental Artigos

    Andrade, Elenise Cristina Pires de; Carvalho, Luiz Marcelo de

    Resumo em Português:

    A crescente degradação do meio ambiente e o reconhecimento, por parte da sociedade contemporânea, da existência de problemas considerados críticos, acentuadamente a questão energética, intensifica a preocupação em incorporar nas atividades de ensino aspectos da relação do ser humano com o ambiente. A necessidade de abordar, durante atividades de ensino de ciências, questões relacionadas com a dimensão valorativa e aspectos da relação entre ciência, tecnologia e sociedade passa a ser reconhecida tanto por educadores de maneira geral quanto por especialistas da área, de maneira particular. O movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) como um conjunto de propostas para o ensino de ciências é uma conseqüência concreta desta tendência. No caso do Brasil são poucas as pesquisas em ensino de ciências que exploram essa possibilidade e são poucas as experiências em termos de trabalhos em sala de aula que abordam esta questão. Este trabalho, realizado entre maio e novembro de 1996, sistematiza os dados coletados em uma classe de 6ª série do ensino fundamental que teve como tema de estudos o "Projeto Pro-Álcool". Foi planejado e desenvolvido um conjunto de atividades, utilizando-se de um número bastante diversificado de procedimentos didáticos. Os resultados de pesquisa indicam que, um trabalho que ofereça aos alunos oportunidades de discussões e reflexões, a partir de procedimentos e material didático diversificado e rico em termos de solicitações e propostas aos alunos, pode promover a incorporação, em sala de aula, de diferentes dimensões relacionadas com a ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.

    Resumo em Inglês:

    The increasing environmental degradation and the recognition of critical problems nowadays, mainly energetic questions, have intensified the concerning by researchers and science teachers in order to consider in science teaching activities on aspects related to interactions between human beings and the environment. The necessity of incorporating questions related to values and the interactions between science, technology and society in science teaching activities began to be recognized as crucial by science teachers and experts. An objective resulting of this tendency is to approach Science, Technology and Society (STS) as a whole of proposals to science teaching. In Brazil there are few researches in science teaching trying to explore theses possibilities and few classroom experiences dealing with this approach. This research was carried out from may to November, 1996. It systematically collected data in one class of 12 years olds Brazil's Fundamental School (from 7 to 14 year olds). A discussion with pupils of a national project installed in Brazil in 1975 to product ethanol as an alternative source of energy for cars was promoted. A complete set of activities applying diversified teaching procedures and pedagogic materials were planned and carried out. The results indicate that, if we can offer to pupils opportunities for discussing and reflecting, through diversified teaching procedures and a rich environment in terms of pupils proposals and questioning, we can bring to classrooms different dimensions related to science, technology, society and environment, from specific examples close to pupils, about science and technology development.
  • A biologia nos museus de ciências: a questão dos textos em bioexposições Artigos

    Marandino, Martha

    Resumo em Português:

    O artigo em questão discute a produção de textos em museus de ciências, a partir de dados obtidos em pesquisa de doutorado a qual buscou estudar o processo de construção do discurso expositivo em exposições ligadas ao campo da biologia. Neste trabalho apresenta-se, inicialmente, o referencial teórico sobre o tema, onde se discute as características dos textos científicos, dos textos de divulgação e dos textos afixados em museus. Alguns exemplos dos textos estudados em cinco museus são apresentados, com base nos dados obtidos através da análise qualitativa das exposições. Elementos como formato, estrutura, edição e linguagem são analisados, buscando caracterizar a diferença entre os três tipos de textos e o processo de recontextualização pelo qual esses passam na elaboração do discurso expositivo. No que se refere às características dos textos existentes nos museus de ciências, destaca-se que estes nunca são exatamente iguais aos textos científicos ou aos textos de divulgação, apesar de possuírem alguns elementos em comum. Conclui-se que entender as especificidades da cultura museal e do público visitante é imprescindível para a produção dos textos nos museus e, neste sentido, pesquisas de público que avaliem as inovações tecnológicas e as características dos textos devem ser estimuladas, para que estes realmente auxiliem e promovam a leitura nesses locais.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the process of elaborating texts to be used in science museums. It is based on data from a PhD thesis that studied the process of transformation of scientific discourse - particularly biological - into expositive discourse in the construction of exhibitions at science museums. Initially, the paper deals with theoretical references on the scientific text, the public communication text and the text presented in museum exhibitions. Examples of texts taken from five exhibitions were presented, based on data obtained through qualitative analysis. Aspects such as form, structure, editing and language were analyzed, aiming at showing the differences among the three kinds of text mentioned above. Also, these aspects were used to characterize the recontextualization process that occurs when the expositive discourse is produced. In conclusion, one can say that the texts from science museums are different from scientific or public communication texts, despite their having common elements. It is necessary to understand the specificities of the museum culture and of the visiting public, in order to improve the production of science museum texts. Further research on evaluation of science museum texts is desirable if more and better reading of them is to be stimulated.
  • Exercícios de raciocínio: o exemplo do sarilho Artigos

    Lima, Maria da Conceição Barbosa; Carvalho, Anna Maria Pessoa de

    Resumo em Português:

    Este trabalho é um estudo de caso desenvolvido junto a uma turma de segundo ano do nível fundametal. Procuramos perceber através da análise das falas dos alunos como eles expressaram as soluções encontradas para um exercício de raciocínio que solicitava que descrevessem e explicassem o funcionamento de um sarilho. Após a leitura da história infantil Tão simples e tão úteis, foi distribuído o exercício de raciocínio aos alunos que, em grupos, discutiram as possíveis soluções. Em seguida os grupos foram desfeitos e os alunos, dispostos em roda socializaram suas idéias. Neste artigo apresentamos a análise das falas ocorridas em alguns episódios de ensino selecionados durante a discussão na roda.

    Resumo em Inglês:

    This research is a case study undertaken among second year's elementary school students. We searched through students discourses' analysis how they expressed the solutions found for a given exercise which asked they to describe and explain the winch's operation. After the reading of a story called "Tão simples e tão úteis" (So simple and so useful) it was given to the sample of students a task. Divided into groups, the students dis-cussed the possible solution to it. Afterwards the groups were undone and the students, disposed in a circle, socialized their ideas. In this article we present an analysis of the talks occurred in some teaching episodes se-lected during the circle discussions.
  • A matemática, os matemáticos, as crianças e alguns sonhos educacionais Artigos

    Ruiz, Adriano Rodrigues

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve origem em nossa preocupação diante da fragilidade que o analfabetismo matemático impõe à sociedade adulta. Tendo por referência pesquisas piagetianas, identificamos as crianças como aprendizes ativos e competentes. Falamos, também, de possibilidades que se abrem com a presença do computador para novas culturas de matematização. Neste quadro, apontamos a visão restrita da matemática como a "ciência das quantidades" como obstáculo para os não-matemáticos terem acesso a possibilidades ainda pouco exploradas.

    Resumo em Inglês:

    Mathematics, mathematicians, children and some educational dreams This paper is a consequence of our concern with the fragility imposed by mathematical illiteracy on adult society. Based on Piagetian researches, children are identified as active and competent learners. The possibilities for new mathematical cultures opened by the computer availability are also discussed. In this context, the narrow view of mathematics as a "quantity science" is pointed out as an obstacle for non-mathematicians to access the still little explored possibilities.
  • Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-histórica Artigos

    Martins, Sueli Terezinha Ferreira

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta questões relativas à educação científica e à atividade grupal ou coletiva, na perspectiva da abordagem sócio-histórica do desenvolvimento humano e do ensino científico presente nas obras dos russos L.S. Vigotski e A.N. Leontiev. Fundamentalmente, buscaremos estabelecer essa relação a partir da proposta de Zona de Desenvolvimento Próximo realizada por Vigotski, em que o autor enfatiza o papel da imitação e da cooperação no alcance de novos níveis de desenvolvimento, processo subsidiado pela instrução, tendo como mediação o educador.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents some issues regarding scientific education as well as collective and group activities, within the socio-historical approach in human development and the scientific teaching which is found in the work of L.S. Vigotski and A.N. Leontiev. Basically we will try to establish this relation considering the zone of proximal development proposal by Vigotski in which the author emphasizes the cooperation and imitation roles for new developing levels. Such process is subsided by the instruction having the educator as the mediation.
  • Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências Artigos

    Galiazzi, Maria do Carmo; Moraes, Roque

    Resumo em Português:

    O presente artigo propõe-se a reunir argumentos em favor do educar pela pesquisa como modo, tempo e espaço de formação docente. Iniciando-se por apresentar alguns princípios que fundamentam o educar pela pesquisa, mostra-se sempre com exemplificações práticas, como esses podem ser implementados pelo uso de um ciclo de pesquisa constituído por questionamento, argumentação e validação. Procurase mostrar também como esse encaminhamento da formação de professores possibilita uma educação com qualidade formal e política. Conclui-se o texto com alguns argumentos que sustentam que o educar pela pesquisa possibilita superar algumas limitações históricas dos cursos de formação de professores.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents some arguments intending to demonstrate the strenghts of educating through inquiry as a way, a time and a space for teacher education. Starting with the presentation of some principles that base education through inquiry, it is showed, always based on practical examples, how these may be implemented with the use of an inquiry cycle formed by questioning, argumenting and validating. It is also intended to show how this process of teacher education may reach a high for-mal and political quality. In conclusion it is argued that educating through inquiry may help to over-come some historical limitations of teacher education courses.
  • A hipótese e a experiência científica em educação em ciência: contributos para uma reorientação epistemológica Artigos

    Praia, João; Cachapuz, António; Gil-Pérez, Daniel

    Resumo em Português:

    O presente artigo desenvolve-se em torno do estatuto epistemológico da hipótese e da experimentação, numa perspectiva de transposição para o campo da Educação em Ciência. Não se trata de olhar aquela vertente pela estrita óptica dos epistemólogos, mas centrar a nossa atenção na busca e apropriação crítica de elementos fundamentadores de uma teorização para a Educação em Ciência, por sua vez também necessária para orientar práticas educacionais.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we study the epistemological status of hypotheses and experimentation, not for the sake of epistemology but in order to better orient science teacher´s education and theirs teaching.
  • Educação para as ciências da natureza e matemáticas no Brasil: um estudo sobre os indicadores de qualidade do SPEC (1983-1997) Artigos

    Gurgel, Célia Margutti A .

    Resumo em Português:

    Este artigo busca descrever e analisar as condições das ações institucionais investidas no processo de busca de melhoria da qualidade dos ensinos de Ciências e Matemática no Brasil, entre 1983 e 1997, a partir do Subprograma Educação para a Ciência (SPEC/PADCT). Este contou com o apoio da Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC) e do Banco Mundial (BIRD) e seus principais objetivos foram melhorar e consolidar a competência pedagógica e técnico-nacional no âmbito de universidades e outras instituições, através de grupos considerados importantes na formação e implementação de políticas de incentivos à melhoria da qualidade dos ensinos fundamental e médio do país.

    Resumo em Inglês:

    This work describes and analyzes an investigation into the conditions of the institutional investments in the search for improvement of the quality in the teaching of Sciences and Mathematics in Brazil, between 1983 and 1997, from the Educational Subprogram for Science (SPEC/PADCT). It counted with the support of the Coordination and Improvement of Personnel with Superior Level (CAPES), the Ministry of the Education (MEC) and the World Bank (BIRD), and its main objectives were to improve and to consolidate pedagogic and national technician competence in the university ambit of and other institutions through groups considered important in the fomentation and implementation of politics to incentivate the improvement in the quality of fundamental and medium teaching in the country.
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br