Acessibilidade / Reportar erro
Ciência & Educação (Bauru), Volume: 10, Número: 2, Publicado: 2004
  • Educação ambiental para crianças no ambiente urbano: uma proposta de pesquisa-ação Artigos

    Reigada, Carolina; Reis, Marilia Freitas de Campos Tozoni

    Resumo em Português:

    Este estudo de Educação Ambiental envolveu crianças de 6 a 11 anos de idade de um bairro de classe popular - Cohab I - na cidade de Botucatu. O objetivo principal do projeto foi contribuir para desenvolver nas crianças atitudes de cuidado com o meio onde vivem, proporcionando oportunidades de aquisição de conhecimentos, valores, atitudes e interesse ativo para protegê- lo e melhorá-lo. Trata-se de um estudo desenvolvido com os referenciais da metodologia da pesquisa-ação participativa, que considera fundamental a participação dos sujeitos envolvidos tanto no processo de produção de conhecimentos quanto na tomada de decisões. Através de conversas, atividades e brincadeiras variadas, as crianças construíram conhecimentos sobre o bairro, percebendo como podem e devem exercer ali um importante papel social de melhoria da qualidade de vida no ambiente em que vivem. As crianças foram incentivadas a participar e levar essa preocupação aos adultos.

    Resumo em Inglês:

    This research in Environmental Education involved children between six and eleven years old from a working class district - Cohab I - of a Botucatu town. The main purpose of the research was to contribute to the development of behaviour which involved care of the environment where they lived, giving an opportunity to obtain knowledge, values, attitudes and active interests in order to protect and make their district better. This study is based on action research that considers the participation of the people involved in knowledge production process to be fundamental. Through talks, activites and jokes, children learnt about the district, and they came to understand how they might perform an important social role of life quality improvement in environment in which they live. The children were encouraged to participate and involve adults in their concerns.
  • As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos Artigos

    Cinquetti, Heloisa Chalmers Sisla; Carvalho, Luiz Marcelo de

    Resumo em Português:

    Este trabalho aborda elementos relativos às dimensões dos valores e da participação política, desenvolvidos por professoras, quando da elaboração de projetos temáticos sobre resíduos sólidos. A análise representa um momento da investigação dos processos de educação continuada de professoras de séries iniciais do Ensino Fundamental, de São Carlos, SP, ao aprender e ensinar conteúdos relativos à temática ambiental, com foco nos resíduos sólidos. Apontamos na discussão dos dados que as professoras freqüentemente não reconhecem os limites da dimensão dos conhecimentos, o que provavelmente dificulta a percepção das possibilidades de desenvolvimento do trabalho com as dimensões dos valores éticos e da participação política. Analisamos, para estas dimensões, alguns aspectos que se destacaram na pesquisa realizada.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to analyze aspects related to the values and political participation, developed by teachers, when writing thematic projects related to solid wastes. The analysis shows a moment in the process that in-service teachers faced while planning to teach contents related to environmental issues, and particularly solid wastes. We point out that teachers frequently do not recognize the limits of the knowledge dimension, and that probably makes it difficult for them to perceive the possibilities of developing the dimensions of ethical values and political participation in their environmental education practice. We analyze these two dimensions in some highlighted aspects from the results.
  • Avaliação das idéias e atitudes relacionadas com sustentabilidade: metodologia e instrumentos Artigos

    Guimarães, Simone Sendin Moreira; Tomazello, Maria Guiomar Carneiro

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve como objetivos verificar as idéias e atitudes de licenciandos em Biologia em relação à sustentabilidade por intermédio de um instrumento, que é uma adaptação do questionário de opiniões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (VOSTS - Views on Science-Technology-Society), e que pode ser considerado como uma nova versão dos clássicos questionários Likert de atitudes.

    Resumo em Inglês:

    The objectives of this work are to verify the ideas and attitudes of students on a Biology course in relation to sustainability through an adaptation of a questionnaire of opinions on Science, Technology and Society (VOSTS - Views on Science-Technology-Society). This can be considered as a new version of the classic questionnaires using Likert scales.
  • Identificação de problemas do currículo, do ensino e da aprendizagem de física e de matemática a partir do discurso de professores Artigos

    Rezende, Flavia; Lopes, Arilise Moraes de Almeida; Egg, Jeanine Maria

    Resumo em Português:

    O contexto deste estudo é o desenvolvimento de um ambiente virtual construtivista para a formação continuada de professores de Física e de Matemática do nível médio, cujo objetivo é promover o desenvolvimento do conhecimento profissional do professor a partir da reflexão sobre problemas autênticos da sua prática. No presente estudo, buscou-se a autenticidade dos problemas no discurso de uma amostra de professores de escolas públicas do município do Rio de Janeiro e do interior do Estado. A análise de conteúdo permitiu a classificação do discurso dos professores em três categorias: Condições Estruturais da escola pública, Currículo e Ensino-Aprendizagem. A partir da análise de avaliação dos temas que compõe as categorias Currículo e Ensino-Aprendizagem, foi identificada uma série de problemas comuns a professores de Física e de Matemática da escola pública. Os problemas curriculares estão marcados pelas políticas educacionais atuais e os de ensino-aprendizagem dizem respeito tanto a aspectos teóricos quanto a práticos do trabalho dos professores além de exprimirem queixas em relação às deficiências de vários tipos do aluno da escola pública.

    Resumo em Inglês:

    A virtual constructivist learning environment is being developed for in-service education of Physics and Mathematics teachers. Its instructional design is based on Problem Based Learning with the main goal of promoting reflection about authentic professional problems. The present study looked for the authenticity of the problems in the discourse of a group of teachers who work in public schools of the capital of Rio de Janeiro State and other towns of the north of the State. The content analysis of their discourse allowed its classification into three categories: Structural Conditions of the Public School, Curriculum, and Teaching. The evaluation analysis of the themes that compose the categories of Curriculum and Teaching led to the identification of similar problems that teachers of Physics and of Mathematics deal with in public schools. The problems related to the curriculum are influenced by educational policies and those related to teaching refer to practical and theoretical aspects of their work besides the expression of discontent with different types of deficiencies in pupils.
  • Analisando as interações dos participantes numa disciplina de Física Artigos

    Villani, Alberto; Santana, Dulceval de Andrade

    Resumo em Português:

    Neste trabalho analisaremos o desenvolvimento de uma disciplina de Mecânica num curso de pós-graduação em Ensino de Ciências, focalizando o processo de envolvimento da classe como um todo, incluindo professor e alunos. Após apresentar a metodologia de pesquisa (um estudo de caso) e as categorias que subsidiaram a análise, apresentaremos com detalhes o processo de mudança dos alunos rumo a uma participação progressivamente mais satisfatória e a correspondente interpretação a partir de alguns conceitos da Psicanálise. Concluiremos com algumas sugestões referentes às possibilidades de tornar mais eficientes as intervenções didáticas do professor.

    Resumo em Inglês:

    In this work we will analyze the development of a graduate course about Mechanics in Science Education, focusing on the class involvement process which includes teacher and students. After presenting the research methodology (a case-study) and the categories for the analysis, we will show in detail the students' change process toward a progressively more satisfactory participation pattern and interpret the results using some concepts from psychoanalysis. We will finish with some suggestions about the possibilities of more efficient didactic interventions by teachers.
  • Formación inicial de profesores de ciencias en Colombia: un estudio a partir de programas acreditados

    Gallego Badillo, Rómulo; Pérez Miranda, Royman; Gallego, Torres de; Nery Torres, Luz

    Resumo em Espanhol:

    Se presentan aquí los resultados de un estudio documental, apoyado en entrevistas a directivos académicos, profesores y estudiantes, de los fundamentos epistemológicos, didácticos y pedagógicos de ocho programas de formación inicial de profesores de ciencias para los niveles básico y medio del sistema educativo colombiano.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, we show the results of a study focusing on the epistemological, educational and pedagogical foundations of eight Teacher Training Programs in Science, for Elementary and High School levels in the Colombian Educational System.
  • Construindo uma unidade didática conceitual sobre Mecânica Quântica: um estudo na formação de professores de Física Artigos

    Ostermann, Fernanda; Ricci, Trieste S. F.

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, apresentamos os resultados obtidos com a implementação de uma unidade didática conceitual sobre Mecânica Quântica (MQ) na disciplina "Tópicos de Física Moderna e Contemporânea I" da primeira turma (ano de 2002) do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (MPEF-UFRGS). A avaliação da aprendizagem foi realizada a partir da aplicação de um instrumento especialmente construído para fazer um levantamento das noções básicas sobre Mecânica Quântica (MQ) de professores de Física de Ensino Médio em formação e em serviço. Os resultados da aplicação do instrumento demonstraram que os professores alunos apresentavam lacunas importantes em relação a aspectos conceituais básicos de MQ antes do curso. Com o desenvolvimento da unidade conceitual, foi possível promover mudanças em suas concepções, principalmente as que se referem às diferenças entre objetos clássicos e quânticos.

    Resumo em Inglês:

    In this work, we present the results obtained from the implementation of a conceptual Quantum Mechanics unit. The teaching of this unit took place in the subject "Modern and Contemporary Physics Topics I", pertaining to the graduate curriculum designed to prepare Masters in Physics Education at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), Brazil. The learning evaluation of basic conceptual aspects of QM was done through the application of a questionnaire before and after the lectures. The results before the lectures have shown that the students had important conceptual shortcomings in QM. After the implementation of the conceptual QM unit, it was possible to observe changes in their conceptions, especially those involved with the distinction between classical and quantum objects.
  • Uma experiência com o Projeto Manhattan no ensino fundamental Artigos

    Samagaia, Rafaela; Peduzzi, Luiz O. Q.

    Resumo em Português:

    O presente artigo discute uma dissertação de mestrado que utilizou uma perspectiva educacional voltada à formação de cidadãos e defendida na proposta de Edgar Morin e no relatório da UNESCO sobre educação para o século XXI. Para isso, aborda a importância de uma nova prática escolar, preocupada em manter o estudante como centro das atividades em sala de aula. Particularmente no ensino de Ciências, a perspectiva escolhida foi o CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), cujos objetivos contêm convergências importantes também com os Parâmetros Curriculares Nacionais e a ACE (Aprendizagem Centrada em Eventos), que assim como os demais referenciais teóricos, sugere a discussão contextualizada do conhecimento científico. Finalmente, são apresentados alguns resultados referentes a um módulo didático desenvolvido, aplicado e avaliado, abrangendo a Física Moderna e voltado à sala de aula do Ensino Fundamental no contexto histórico do Projeto Manhattan (1941-1945). Entre os conteúdos de ciência contemplados estão a fissão nuclear, a radiação, a pesquisa e o uso de armas químicas e biológicas e a energia a partir de uma situação problema propiciada pela técnica psicoterápica RPG - Roleplaying Game ou Jogo de Papéis.

    Resumo em Inglês:

    The present article discusses research that uses the perspective of the construction of citizenship and the education of the citizen. This standpoint is supported by Edgar Morin and by UNESCO's report on education in the 21st century. To accomplish this task, the importance of a new practice in school in which the student is the centre of the classroom activities is discussed. In the present study the chosen perspective is STS (Science, Technology and Society), which has some significant points in common with Brazilian National Curriculum Standards and ECL (Event Centered Learning). Along with other theories this embraces the contextual discussion of scientific knowledge as a main strategy. In conclusion, a Physics teaching unit for the Fundamental School (8th grade) classroom has been developed, applied and evaluated. It deals with the historical background of the Manhattan Project (1941 - 1945) and includes the topics of nuclear fission, radiation, energy, chemical and biological weapons research and utilization. The approach to these issues is through the use of a problem-situation as suggested by the RPG (Role-Playing Game) therapeutic technique.
  • Interdisciplinaridade: concepções de professores da área ciências da natureza em formação em serviço Artigos

    Augusto, Thaís Gimenez da Silva; Caldeira, Ana Maria de Andrade; Caluzi, João José; Nardi, Roberto

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi investigar como os docentes da área de Ciências Naturais concebem o conceito de interdisciplinaridade e de que forma desenvolveriam um trabalho interdisciplinar a partir de um tema comum sugerido: o Efeito Estufa. Através de questionários dissertativos, os professores-alunos participantes de um projeto de formação em serviço (Pró-Ciências), expressaram suas concepções iniciais a respeito do tema. A análise das respostas obtidas levou-nos às seguintes conclusões: os professores entrevistados têm apenas concepções rudimentares de interdisciplinaridade e confundem este conceito com o de multidisciplinaridade. Afirmam que é possível trabalhar o conceito de Efeito Estufa de maneira interdisciplinar, mas não indicam metodologias adequadas para fazê-lo, devido à carência conceitual apontada anteriormente.

    Resumo em Inglês:

    The main goal of this research was to investigate how Natural Sciences teachers conceive interdisciplinarity and how they undertake interdisciplinary work on a common subject: the greenhouse effect. Based on qualitative research (questionnaires) the student teachers from an in-service project expressed their initial conceptions on the subject. Data collected and analyzed showed the following outcomes: teachers interviewed have only simple conceptions on interdisciplinarity and demonstrate a confusion between this concept and multidisciplinarity. They find it possible to work with the concept of the greenhouse effect in an interdisciplinary way, but they do not point out appropriate ways to approach it, due to their conceptual inadequacy.
  • Quando o sujeito se torna pessoa: uma articulação possível entre Poesia e ensino de Física Artigos

    Lima, Maria Conceição Barbosa; Barros, Henrique Lins de; Terrazan, Eduardo Adolfo

    Resumo em Português:

    Neste artigo apresentamos uma leitura do texto "Mensagem", de Fernando Pessoa, cuja interpretação usamos como apoio para discutir alguns tópicos que ocupam largamente a lista de preocupações e de estudos dos pesquisadores da área de Ensino de Física. Em nossa leitura, cada condição apresentada pelo poeta - a simpatia, a intuição, a inteligência, a compreensão, a graça - para que o intérprete seja capaz de entender os símbolos e seus rituais de forma viva, foi relacionada com um tema específico vinculado às nossas preocupações com o que ocorre em uma aula de Física.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we use one text from the Portuguese poet Fernando Pessoa, Mensagem, as the basis for discussion of subjects from the area of teaching Physics. Each human condition used by the author for interpreting symbols and rituals - sympathy, intuition, intelligence, understanding and grace - was related to a specific theme linked with events that occur in a Physics class.
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br