Acessibilidade / Reportar erro
Ciência & Educação (Bauru), Volume: 11, Número: 1, Publicado: 2005
  • Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a Natureza da Ciência no ensino das ciências Artigos

    Acevedo, J. A.; Vázquez, A.; Paixão, M. F.; Acevedo, P.; Oliva, J. M.; Manassero, M. A.

    Resumo em Português:

    Em certas situações, a Didática das Ciências transmite como mitos algumas crenças que não estão suficientemente sustentadas pela investigação que ela própria produz. Este artigo mostra dois desses mitos relacionados com os motivos que se costumam apontar para incluir a Natureza da Ciência no ensino das ciências, como sejam a suposta relação entre a prática docente e as crenças sobre a Natureza da Ciência, e a crença de que a sua compreensão é um fator chave na hora de tomar melhores decisões cívicas em questões tecnocientíficas de interesse social. A análise que se apresenta realizou-se mediante a revisão de diversos resultados de investigações procedentes da própria Didática das Ciências e também da Psicologia das Decisões. A conclusão aponta para considerar que outros fatores influenciam mais, tornando muito menos lineares essas hipotéticas relações do que alguns especialistas pensam e mais complexa a problemática abordada.

    Resumo em Inglês:

    In some situations Science Education transmits as myths various beliefs as myths that are not enough sustained by the research in its own domain. This paper shows two of these myths related to the reasons usually pointed in orderfor includinge the Nature of Science in science teaching:, such as the supposed relationship between the educational practice and the beliefs about the Nature of Science, and also the belief that its understanding of the Nature of Science is a key factor in when making better civicdecisions as citizens in technical socioscientific oscientific issues. with social interest The analysis was carried out by means of athe review of several results from the own Science Education Research, and also from the Psychology of Decisions. The conclusion seems to be clear: other factors are of a greater influence, making those hypothetical relations much less linear than some experts wcould think, and making the questions much more complex. the presented question.
  • A estrutura histórico-conceitual dos programas de pesquisa de Darwin e Lamarck e sua transposição para o ambiente escolar Artigos

    Almeida, Argus Vasconcelos de; Falcão, Jorge Tarcisio da Rocha

    Resumo em Português:

    O presente trabalho tenta estabelecer uma complementaridade teórica entre uma abordagem epistemológica - a metodologia dos programas de pesquisa de Lakatos - e uma psicológico-cognitivista - a teoria dos campos conceituais de Vergnaud - objetivando a compreensão dos programas de pesquisa lamarckiano e darwiniano em seus respectivos campos de validade. Através da análise da estrutura histórico-conceitual dos dois programas e sua transposição para o ambiente escolar, são constatados e discutidos problemas nos livros didáticos de Biologia e na pesquisa atual sobre o conceito de Evolução entre alunos de diversos níveis escolares. Como resultado destas reflexões é apontada a teoria dos campos conceituais como um instrumento analítico frutífero do processo de conceitualização dos sujeitos diante de situações envolvendo processos evolutivos.

    Resumo em Inglês:

    The present work tries to establish a theoretical similarities in complementary among an epistemological approaches between - the methodology of the programs of research of Lakatos - and (a psychological-cognitivist) and - the theory of the conceptual fields of Vergnaud. It - aimsing at the understanding of the programs of research Llamarckian and Ddarwinian programmes of research in theirr respective validity fields. Through the analysis of the historical-conceptual structure of the two programs and itsyour conversion for the school environment, verified and discussed problems in the text books of Biology are identified and discussed as is and in the current research on the concept of Evolution among students atof several school levels. As a result of these reflections the theory of the conceptual fields is pointed out as a fruitful analytical instrument of the conceptualization process inof the subjects front to situations involving evolutionary processes.
  • História e Filosofia das Cências no ensino de Biologia Artigos

    Carneiro, Maria Helena da Silva; Gastal, Maria Luiza

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, buscamos evidenciar a concepção de História da Biologia que é veiculada nos livros didáticos. Para tanto, analisamos três coleções de livros de Biologia destinados ao Ensino Médio, e alguns livros universitários usados em cursos de formação de professores. Ao analisar este material curricular foi possível observar que a história apresentada é desvinculada do contexto cultural de cada período histórico, o que pode levar o aluno a construir uma falsa representação da ciência e do fazer científico.

    Resumo em Inglês:

    In this work, we search forto evidences the conception of the History of Biology being is propagated in textbooks. We analyze three Biology book collections designed estined forto middle schooledium education, and some university books used in teacher education courses. When analyzing this curricular material it was possible to observe that the history of biology presented is disengaged from entailedofthe cultural context of each historical period, and this what can lead the student to construct a false representation of science and of scientific meaning making.
  • Indicadores da presença de conteúdos de História e Filosofia da Ciência em livro de texto de Geologia Introdutória Artigos

    Gonçalves, Pedro Wagner

    Resumo em Português:

    A literatura de ensino de Ciências e de Geologia assinala a importância de integrar aspectos históricos e filosóficos ao processo educacional (HPS). Denominamos isso de abordagem metodológica para ensino de ciências (MAS). De outro lado, vários trabalhos sugerem que os livros didáticos são importantes para selecionar e organizar os programas de disciplinas. Livros exercem influência na formação de pesquisadores e profissionais. Isso conduz a investigar conteúdos metodológicos presentes em livros didáticos de Geologia Introdutória. O estudo demonstra a presença do pensamento de James Hutton (1726-1797) e Charles Lyell (1797-1875), bem como de outros aspectos históricos, que sugerem importância pedagógica da MAS no material didático examinado.

    Resumo em Inglês:

    Articles on the teaching of science and Geology defend the importance of integrating historical and philosophical aspects in educational processes (History and Philosophy of Science approach or HPS), we call it the methodological approach of science (MAS). On the other hand, several works suggest that textbooks are important into selecting and organizinge programs of scientific disciplines overall in Brazil. These books seriously generate important influence on the formation of geologists, geographers, biologists, etc. These elements lead to research in the methodological contents in didactic books of Introductory Geology. The study demonstrates the presence of James Hutton's and Charles Lyell's thought in an textbook used in Brazilian undergraduate courses, as well as other historical aspects which suggests certain pedagogical importance of MAS inon the examined didactic material.
  • O Museu de Ciência: espaço da história da ciência Artigos

    Valente, Maria Esther Alvarez

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta uma reflexão sobre o Museu de Ciência a partir de sua dimensão educativa. O que está em discussão é a abordagem sobre os temas científicos e a exploração dos objetos museológicos apresentados no sentido de facilitar o entendimento público da Ciência. Principalmente a partir da segunda metada do século XX, a comunicação nestes espaços, voltada para o público leigo, opta por estratégias que priorizam, quase exclusivamente, a apresentação de fenômenos científicos, construindo desta maneira saberes a-históricos. Com base na perspectiva da História da Ciência o esforço, hoje, é o de ampliar a interpretação dos temas e objetos, revelando a intangibilidade ligada a eles, e que compreendem o ato de criação científico, os processos de conhecimento da ciência e sua relação com o homem e a sociedade. Trata-se de uma abordagem que auxilia os indivíduos a dar significado aos conteúdos científicos.

    Resumo em Inglês:

    The article is bringsa reflection on the science museum focusinged on its educational dimension. The discussion is about the approach of the interpretation ofn scientific themes and objects, both presented in the museum's exhibitions, in order to promote the public's understanding of science. Starting mainly in the second half of the twentieth century, communication occurred in Science Museums and more precisely in Science Centres, with presentations focused, exclusively on the scientific phenomena. What results is a knowledge without historical foundations. Instead we propose another approach based on the history of science perspective. It opens up the interpretation ofn the intangible aspectsside of the objects as well asand the cold information. It emphasisesis the act of scientificce creation, the process of science knowledge and its relationship with man and society. The new approach will help people give significance to the scientific contents.
  • Meio ambiente, Escola e a formação dos professores Artigos

    Chaves, André Loureiro; Farias, Maria Eloísa

    Resumo em Português:

    A idéia de Meio Ambiente será a mesma na mente dos diferentes professores? Junto à indagação do que estes professores compreendem por situação de aprendizagem, tem-se as duas questões centrais da pesquisa. Dependendo das respostas que são dadas, diferentes projetos de Educação Ambiental (EA) são implementados. A busca de informações deu-se através da aplicação de questionário junto a professores do Ensino Fundamental (5.ª a 8.ª séries) de escolas nos municípios de Estância Velha e Canoas, totalizando 36 docentes. Os dados coletados indicaram um predomínio da visão antropocêntrica, que privilegia a utilidade dos recursos naturais para a sobrevivência do homem. Em relação aos tipos de atividades desenvolvidas, constatou-se, primeiro, que a periodicidade dos trabalhos, em sua grande maioria, são de curto prazo; alguns têm a duração anual. Quanto à amplitude e composição das experiências, envolvem atividades pontuais e de caráter comemorativo. Constatou-se, também, que são trabalhos desarticulados, identificando-se mais de um tema de estudo através de diversas estratégias. Ou seja, desenvolve- se várias ações sem um vínculo temático ou metodológico. Um conjunto de ações, desenvolvido processualmente, a partir de um eixo temático-metodológico, representaria um salto qualitativo.

    Resumo em Inglês:

    Will the idea of environment be the same in the minds of different teachers? Along with inquiry into whatthat these teachers understand by the situation of learning, there are two main research questionsof the research. Depending on the answers that are given, different projects inof environmental education (EE) are implemented. The search of information was givendata for the research presented here was collected by the application of questionnaires toalong with the teachers of Secondary School (5th to 8th grade) at schools in Estância Velha and Canoas adding up to 36 teachingers staff. The data collected indicated a predominance of anthropocentric vision that prevails in utilities of sees natural resources in terms of to the survival of mankind. In relation to the kinds of the developed activities developed, it was is possible torealized, first of all, that the length periodicity of theresearch projectses is usually short; some of them have annual duration. Concerning About the amplitude and composition of the experiences, the research projects involved punctual activities of a commemorative nature. It was also realized that these are disjointed researches; in which we can identify more than one subject of study, through many strategies. This means that many actions are developed, without a methodological or thematic bond. A group of actions, developed in a processual way, from a thematic axis would provide a qualitative improvement.
  • O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de sexualidade na vivência das professoras Artigos

    Silva, Mirian Pacheco; Carvalho, Washington Luiz Pacheco de

    Resumo em Português:

    Neste artigo, relatamos uma investigação sobre o desenvolvimento do "conhecimento pedagógico do conteúdo" de Sexualidade entre professoras que trabalham com essa temática. Através da utilização do método fenomenológico foram realizadas entrevistas individuais com três professoras do Ensino Fundamental, que trabalham na rede municipal de ensino de Uberlândia. A partir da análise dessas entrevistas, foi possível apontar algumas conclusões a respeito do desenvolvimento profissional de professores e sua relação com um ensino efetivo.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the results of a survey carried out to understand the development of "pedagogical content knowledge" in the teaching of sexuality amongst teachers who work with this topic. Using the phenomenological approach, individual interviews were carried out with three female Elementary School teachers working in Uberlândia municipal school system, in Minas gerais State, Brazil. By analyzing these interviews, it was possible to reach some conclusions regarding teachers' professional development and its relationship with effective teaching.
  • Un estudio sobre las investigaciones acerca de las ideas de los estudiantes en fuerza y movimiento

    Giorgi, Silvia; Concari, Sonia; Pozzo, Roberto

    Resumo em Espanhol:

    Se llevó a cabo un análisis exhaustivo de publicaciones sobre preconcepciones o ideas iniciales referidas al tema "cuerpos en movimiento", también comúnmente denominado "fuerza y movimiento". Se estudiaron los aspectos teóricos, metodológicos y conceptuales involucrados en una muestra de investigaciones consistente en 36 trabajos publicados en revistas especializadas y en libros de distintas procedencias y autores. Los sujetos participantes en las investigaciones abarcan distintos niveles y tipos de instrucción. Los resultados revelan, por un lado la existencia de distintos objetivos, diferentes posturas asumidas por los investigadores con relación a las ideas iniciales, fuentes de datos utilizadas variadas, así como heterogeneidad en los resultados obtenidos y en su interpretación. Por otro lado, del estudio realizado surge que si bien los sujetos no poseen una conceptualización científica de fuerza, en las representaciones que ellos construyen de los fenómenos mecánicos podrían estar involucradas significaciones del término Fuerza asociadas a otras magnitudes físicas tales como cantidad de movimiento y energía. Se concluye en la necesidad de abordar el problema de las preconcepciones desde una nueva perspectiva tanto teórica como metodológica.

    Resumo em Inglês:

    An exhaustive analysis of publications about human preconceptions or initial ideas in regard to "bodies in movement" was carried out. Theoretical, methodological and conceptual aspects of a sample of 36 works on individuals of diverse levels of instruction and published in journals and books of different origins, were studied. Our findings revealed a great variety of goals as well as of postures assumed by the investigators with respect to preconceptions. Types of data sources as well as results and their interpretation showed also a great dispersion. From another point of view, the results of the present study suggest that although the subjects' conceptualization of force may be wrong, in their representations of mechanics phenomena therewould existed meanings of the word force associated with other physics' concepts such as momentum and energy. We conclude that it is the time for a new approach to the problem of preconceptions in both, theoretical and methodological fields.
  • A entropia no Ensino Médio: utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceito Artigos

    Covolan, Silvia Cristina Teodoro; Silva, Dirceu da

    Resumo em Português:

    Dentro de uma perspectiva construtivista, a pesquisa em questão pretendeu avaliar a evolução da aprendizagem de alunos do Ensino Médio, quando colocados em contato com o conceito de entropia em situações cotidianas, por meio de atividades (com base no cotidiano) e textos didáticos. Nossa estratégia se baseou nas concepções prévias dos estudantes e na utilização do processo de construção e desenvolvimento do conceito como pano de fundo na contextualização dos conhecimentos desenvolvidos. Os dados foram coletados de um grupo de dez estudantes através de pré e pós-teste e analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. Como conclusão, foi possível verificar uma evolução significativa na maioria dos estudantes da nossa amostra.

    Resumo em Inglês:

    From aInside of constructivist perspective, the research in question intended to evaluate the evolution of High School pupils' learning evolution, when placed in contact with the concept of entropy in daily situations, throughby activities and didactic texts. Our strategy washas been based on the students' previous conceptions and on the use of the evolutionary process of conceptual development and construction as background to put the developed knowledge. The data was been collected from a group of ten students through pre and post after-tests and we analyzed them us theing contents analysis. technique to analyzed it.Like conclusions, it was possible to verify an improvement was seen ion those concepts inof the majority of the students under consideration.
  • Análise da inserção de conteúdos de Teoria quântica nos currículos de física do Ensino Médio Artigos

    Lobato, Teresa; Greca, Ileana María

    Resumo em Português:

    A inovação científica e tecnológica do século XX foi esmagadora. Contudo, a nossa experiência docente permite-nos afirmar que as aprendizagens na escola secundária estão longe de acompanhar a evolução que se verifica na sociedade atual. No entanto, já estão a ser incluídos alguns conteúdos de Física Moderna nos currículos oficiais de vários países, parecendo evidenciar uma preocupação em atualizar a preparação dos jovens para o mundo que os rodeia. Neste artigo relatamos um estudo que fizemos acerca dos currículos de Física de alguns países, sobretudo no que diz respeito à Teoria Quântica, a grande invenção do século XX, tentando identificar os conteúdos selecionados e a maneira como estes se integram nas orientações curriculares gerais.

    Resumo em Inglês:

    In the XXth century, scientific and technological innovation has been overwhelming. Our teaching profession lead us to believe that studies in High Schools do not follow the evolution of ideas that characterizes our modern society. However, some contents of Modern Physics are already included in the official curricula of several countries, which seem to be worried about the improvement of today's youth training. In this paper we report a study made about Physics' curricula in several countries, emphasizing Quantum Theory issues, the biggest invention of the XXth century, trying to identify the selected subjects selected and the way they fit into general curricula orientations.
  • Avaliação formativa: a auto-avaliação do aluno e a autoformação de professores Artigos

    Carvalho, Lizete Maria Orquiza de; Martinez, Carmem Lídia Pires

    Resumo em Português:

    Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado na qual analisamos a reflexão sobre a prática de avaliação realizada por professores de Ciências de uma escola estadual de educação básica, durante os horários de trabalho pedagógico coletivo (HTPC). Acompanhamos, durante seis meses, a perspectiva de implementação da avaliação formativa por estes professores, o que se deu a partir do estudo de um texto básico, bem como analisamos as repercussões do estudo feito pelo grupo na autoformação dos professores e na reflexão dos pesquisadores envolvidos na investigação-ação.

    Resumo em Inglês:

    This paper is part of a masters' degree dissertation in which we analyze Science teachers' reflections on assessment practice that took place in a public basic school, during collective pedagogical work hours. We followed, during six months, the teachers' perspective of putting formative assessment into practice by having a formative assessment text as a starting point. We also analyzed the repercussions of reflections on teachers' self-education and on investigation-action researchers' thinking.
  • A interdisciplinaridade e o trabalho coletivo: análise de um planejamento interdisciplinar Artigos

    Weigert, Célia; Villani, Alberto; Freitas, Denise de

    Resumo em Português:

    Neste trabalho apresentamos os resultados do processo de construção de um trabalho coletivo e interdisciplinar desenvolvido numa parceria entre uma escola de Ensino Médio e outras instituições de ensino e de pesquisa. Serão apresentadas as várias fases da experiência, que foi interpretada a partir de referenciais teóricos da interdisciplinaridade e da psicanálise de grupo. A reconstrução do processo deu-se a partir da fala das professoras e pesquisadoras envolvidas no projeto.

    Resumo em Inglês:

    The paper shows the results of the construction process of a collective and interdisciplinary work developed in a partnership between a High School and other institutions of education and research. We show the different phases of the experience, which was interpreted by group psychoanalysis and interdisciplinary theoretical references.The reconstruction of the process was given from the speeches of the teachers and researchers involved in the project.
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br