Acessibilidade / Reportar erro
Ciência & Educação (Bauru), Volume: 14, Número: 1, Publicado: 2008
  • Algunos aspectos metodológicos de la investigación en resolución de problemas en física: una revisión

    Buteler, Laura; Gangoso, Zulma

    Resumo em Espanhol:

    El trabajo presenta una revisión de los aspectos metodológicos involucrados en el estudio de las representaciones mentales puestas en juego por las personas para realizar ciertas tareas cognitivas. La revisión se acota al ámbito de la investigación en enseñanza de las ciencias y en particular, a un conjunto de investigaciones que abordan tareas estrechamente relacionadas con la resolución de problemas en Física. La revisión permite analizar y discutir los alcances y limitaciones de las decisiones metodológicas usuales para el estudio de la resolución de problemas en Física. Se ponen en consideración algunas directrices metodológicas plausibles de ser tenidas en cuenta para esta tarea.

    Resumo em Inglês:

    This work presents a review of the methodological issues involved in the studies of the representations used by people carrying out cognitive tasks. The review is based on literature dealing with cognitive tasks related to Physics problem solving. This review allows the analysis and discussion of the advantages and disadvantages of the usual methodological decisions in Physics problem solving. Methodological directions for physics problem solving are considered.
  • O conceito de campo: polissemia nos manuais, significados na física do passado e da atualidade

    Krapas, Sonia; Silva, Marcos Corrêa da

    Resumo em Português:

    Este trabalho objetiva evidenciar o caráter polissêmico do termo campo em livros didáticos de ensino médio; estudar seus significados em textos históricos; mostrar que a polissemia desse conceito tem raízes nos significados atribuídos tanto no passado como na atualidade. Sob a luz do marco teórico atual da física e de textos históricos, analisaram-se sete manuais de ensino médio em circulação que, quando oportuno, foram cotejados com livros didáticos universitários e manuais antigos. Destacam-se as seguintes atribuições de significado, algumas na forma de definições explícitas, outras implicitamente apresentadas: é espaço; é um vetor; propaga-se, é suporte para a propagação de energia; é curvatura do espaço; armazena energia; interage com partículas, media a interação entre partículas; preenche o espaço. A polissemia pode ser creditada, em parte, à forma velada de introdução da física moderna nos manuais. Faz-se uma tentativa de compreender essa introdução segundo a perspectiva da transposição didática de Chevallard.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at: evidencing the polissemic character of the term field within High School textbooks; studying its meanings in historical texts; showing that the roots of such meaning variety are found in both past and present days. Considering as reference the current theoretical mark of Physics and historical texts, seven secondary education manuals were analyzed. When appropriate, such manuals were compared to those found in old education and undergraduate textbooks. Meaning differences could be pointed out, both implicitly and explicitly. Such meanings are: space; vector; something that propagates itself and supports energy propagation; space curvature; energy resevoir; it interacts with particles and mediates their interaction; it fills space. Partly, this polissemy can be credited to the concealed form of introducing Modern Physics in manuals. An attempt is made to understand this introduction in face of Chevallard's didactic transposition.
  • Investigando a aprendizagem de professores de física acerca do fenômeno da interferência quântica

    Ostermann, Fernanda; Prado, Sandra Denise; Ricci, Trieste S. F.

    Resumo em Português:

    Analisa-se a evolução conceitual de 14 professores de Ensino Médio que foram estudantes, no 2º semestre de 2005, de uma disciplina sobre Física Quântica (FQ) no Mestrado Profissional em Ensino de Física da UFRGS. Foi realizada uma análise de suas respostas acerca da interferência quântica em questionários especialmente desenvolvidos. Este estudo insere-se no âmbito de um projeto sobre Tópicos de Física Moderna e Contemporânea na formação de professores e já tem, como resultados a elaboração de um questionário sobre conceitos de FQ, construção e avaliação de uma unidade didática baseada em experimentos virtuais e o desenvolvimento de um software livre, do tipo "bancada virtual", que simula o fenômeno da interferência quântica em um aparato denominado Interferômetro de Mach Zehnder. A partir das sínteses das questões e da análise das respostas dos alunos, os resultados aqui relatados evidenciam aspectos de uma evolução conceitual em tópicos introdutórios de FQ.

    Resumo em Inglês:

    An analysis of the conceptual evolution of 14 Physics Teachers attending a 4 credit discipline "Introductory Quantum Physics" from August to December 2005 is presented in this work. They were all regular students in the Professional Masters Degree Program in Instituto de Física (UFRGS). Our analysis focuses on answers to learning questionnaires on the particular phenomenon of quantum interference. This study is part of a current project concerned with the preparation of Physics Teachers in Topics of Modern and Contemporary Physics. The project has so far resulted in the elaboration of learning questionnaires on Quantum Physics, the elaboration and evaluation of a teaching unit based on virtual experiments and the elaboration of a freeware interactive software that simulates the quantum interference in the Mach-Zehnder Interferometer. From questions synthesis and student´s answers, outcomes here related show aspects of a conceptual evolution in Quantum Physics introducty topics.
  • A Construção lógica do "Estilo Newtoniano"

    Sapunaru, Raquel Anna

    Resumo em Português:

    O historiador da ciência Isaac Bernard Cohen batizou o novo método de "fazer ciência", criado por Isaac Newton, de "estilo newtoniano". Segundo Cohen, o cerne do "estilo newtoniano"seria a adaptação sucessiva das "construções mentais" - matemáticas - às comparações com a natureza e haveria dinâmica direta entre as "construções mentais" - matemáticas - e os sistemas físicos. Uma das principais características do "estilo newtoniano", portanto, seria primeiramente a matemática e, posteriormente, uma série de experimentos - e não o contrário. Brilhantemente, enquanto escrevia os Princípios Matemáticos de Filosofia Natural, Newton teria concluído que descrever o movimento de planetas e satélites, ou o movimento em geral, com precisão absoluta era imensamente mais complicado do que seus contemporâneos e antecessores poderiam ter pensado. A solução encontrada por ele foi, partindo de simples casos idealizados, passar progressivamente para casos mais complicados, também idealizados, e depois percorrer o caminho oposto, isto é: pelo desmembramento dos casos mais complicados provar os mais simples, embora sempre em direção à verdade.

    Resumo em Inglês:

    The science historian, Isaac Bernard Cohen named the new method of "making science" created by Isaac Newton by the name of "newtonian style". The central point of this "newtonian style", according to the definition of Cohen himself is the successive adaptation from "mental constructions" - to mathematical - to comparisons with nature. This means that, according to Cohen, a direct dynamic between "mental constructions" - mathematical - and physical systems should exist. For this reason, one of the most important characteristics of the "newtonian style" would be, first, mathematics and, afterwards, a series of experiments - and not the other way round. Newton would have brilliantly concluded, while writing the "Mathematical Principles of Natural Philosophy", that, to describe with absolute precision the movement of planets and satellites, or movement in general, was immensely more complicated than his contemporaries and ancestors would have thought. In this way, the solution found by Newton was to start from simple idealized cases, passing progressively to other also idealized but more complicated cases and finally to go to the opposite way, that means, to prove the most simple cases through divisions of more complicated cases, although always in the direction of truth.
  • O ensino de história da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência

    Oki, Maria da Conceição Marinho; Moradillo, Edílson Fortuna de

    Resumo em Português:

    Relata-se um estudo de caso que teve como objetivo explorar as potencialidades de aproximação entre História e Filosofia da Ciência da educação científica mediante utilização do ensino de História da Química. Visou-se auxiliar os alunos na compreensão da natureza da ciência e no aprendizado de conceitos químicos. O estudo envolveu a intervenção de uma professora/investigadora numa disciplina de História da Química e teve caráter exploratório, com abordagem de pesquisa qualitativa. A análise dos resultados utilizou o modelo misto, com categorias analíticas definidas a priori, que nortearam as dimensões epistemológicas de análise e a identificação de categorias emergentes, construídas a partir das respostas dos alunos a questionários abertos. Os resultados obtidos confirmaram a importância do espaço dessa disciplina para os alunos conhecerem a natureza da ciência, adquirindo concepções menos simplistas e mais contextualizadas sobre a ciência, apesar de alguma dificuldade na superação de concepções realistas ingênuas fortemente enraizadas em suas visões epistemológicas.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the results of an exploratory study undertaken during a course of History of Chemistry for Chemistry students. The course aimed to help students to understand the nature of science and basic concepts in chemistry . The study, conducted by the course teacher, analyzed the convergence between history, and philosophy of science education and had a qualitative approach using participant observation. The data were qualitatively analyzed using a "mixed model", with two kinds of analytical categories: epistemological categories previously defined, that guided the epistemological dimensions of analysis and categories built from the answers given by the students through open questionnaires. The results show that the History of Chemistry course was important for the students to improve their knowledge about the nature of science. The students had less simplistic and more contextualized conceptions about the nature of science, in spite of the difficulty of overcoming some strongly embedded notions in the students' epistemological views.
  • O ensino de química e a formação do educador químico, sob o olhar bachelardiano

    Lôbo, Soraia Freaza

    Resumo em Português:

    Apresentam-se alguns elementos da epistemologia histórica do filósofo Gaston Bachelard para a discussão de aspectos relativos ao ensino de Química e à formação do educador químico. Com base em alguns aspectos relativos ao processo de produção da ciência Química, procura-se mostrar como determinadas concepções epistemológicas, como o realismo ingênuo, o substancialismo e o racionalismo clássico, foram historicamente superadas e, no entanto, ainda estão presentes no ensino de Química. Nesta perspectiva, o artigo apresenta alguns conceitos da epistemologia bachelardiana, como o de polaridade epistemológica, vigilância epistemológica e perfil epistemológico e os insere em questões que têm sido, atualmente, discutidas para o ensino e a formação do professor, com destaque para a noção de perfil conceitual de Mortimer e sua utilização como recurso didático no ensino de ciências.

    Resumo em Inglês:

    In the present article some elements of Gaston Bachelard's historical epistemology are presented in order to discuss some aspects regarding chemistry teaching and chemistry teacher education. Based on some aspects related to the production process in chemical science, we aim to show how specific epistemological conceptions such as naive realism, substantialism, and classical rationalism were historically overcome; however, they are still present in textbooks and chemistry manuals. With this in mind, this article presents some concepts of bachelardian epistemology, such as epistemological polarity, epistemological surveillance and epistemological profiles and inserts them into questions which have been recently discussed for teaching and teacher education, emphasizing Mortimer's conceptual teaching profile and its usage as a didactic resource in science teaching.
  • O laboratório didático de química: uma micronarrativa etnográfica pela ótica do conceito de articulação

    Oliveira, Moisés Alves de

    Resumo em Português:

    Este artigo é parte de um estudo etnográfico de dois anos, em que foram estudados os movimentos enunciativos da ciência em um laboratório de Química do Ensino Médio no Colégio São José, São Leopoldo, RS. O intuito principal é apresentar uma microanálise de eventos de laboratório, visando contribuir para o entendimento de como é produzida a idéia de "natureza" das coisas em jogos de convencimento, contatos e relações. Para a costura teórica dos dados observados foi utilizado, em especial, o conceito de articulação, segundo a ótica dos Estudos Culturais da Ciência e tendo como foco duas questões adjuvantes: como os atuantes se estabelecem e se reconhecem dentro de um laboratório didático de ciências? E como, no laboratório, articula-se um conjunto de enunciados que lhe é particular e, por assim dizer, "natural"? O estudo, embora, preliminar, permitiu lançar alguns olhares acerca da atividade prática do laboratório escolar e especular um discurso de superação do entendimento daqueles eventos como meramente reprodutores de ideologias e de conhecimentos tácitos da uma ciência exógena.

    Resumo em Inglês:

    This article is part of a two-year ethnographic study, in which the science instruction in a secondary education chemistry laboratory was studied in "Colégio São José", São Leopoldo, State of Rio Grande do Sul. The main purpose of this text is to show a microanalysis of laboratory events, aiming to contribute to the understanding of how the persuasion games, contacts and relations create the idea of a "nature" of things. In order to link the observed data theoretically, the articulation concept was used, according to the Cultural Studies of Science, focusing on two questions: How the activities are established and recognized in a science teaching laboratory? And how a proper and "natural" set of instructions are articulated in the laboratory? The study, although preliminary, enabled us to shed some light on practical activity in the school laboratory and to suggest a discourse for overcoming the understanding of those events as merely reproducers of ideologies and tacit knowledge of external science.
  • O discurso de alunos do ensino médio a respeito da "camada de ozônio"

    Cirino, Marcelo Maia; Souza, Aguinaldo Robinson de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi investigar os gêneros de discursos utilizados por alunos da terceira série do Ensino Médio a respeito de um dos conteúdos vinculados ao ensino de química ambiental: o estudo do gás ozônio e os problemas relacionados à degradação de sua camada na atmosfera terrestre. Os resultados apontam para um nível de envolvimento discursivo em que se percebe a apropriação da linguagem científica como ferramenta de argumentação acerca das questões ambientais.

    Resumo em Inglês:

    This paper reports on a study conducted among high school students aiming to investigate their different kinds of discourse on the ozone layer depletion in environmental Chemistry classes. The final result points out the special level of speech involvement by the students and moreover we noticed the correct use of scientific discourse frameworks like argumentation related environmental questions.
  • Saber científico e conhecimento espontâneo: opiniões de alunos do ensino médio sobre transgênicos

    Pedrancini, Vanessa Daiana; Corazza-Nunes, Maria Júlia; Galuch, Maria Terezinha Bellanda; Moreira, Ana Lúcia Olivo Rosas; Nunes, William Mário de Carvalho

    Resumo em Português:

    Objetivou-se investigar o que alunos da etapa final da educação básica sabem sobre transgênicos e quais suas opiniões sobre as aplicações e implicações desta biotecnologia. A investigação foi realizada por meio de questionários aplicados a cem alunos do 3º ano do Ensino Médio de três escolas estaduais da região Noroeste do Paraná. Para analisar quanti e qualitativamente os dados, foram agrupadas as respostas que expressam o entendimento dos alunos sobre a questão. A análise indicou que todos os alunos já haviam ouvido falar sobre transgênicos, seja por meio de notícias divulgadas pela mídia ou situações de ensino. Observou-se que a mídia exerceu grande influência no modo como os alunos responderam às questões, em especial em suas opiniões sobre as vantagens e desvantagens dos transgênicos. Este estudo revela que o modo como o ensino é organizado e desenvolvido muitas vezes pouco contribui para que o aluno desenvolva uma compreensão que se difere daquela adquirida em situações não escolares.

    Resumo em Inglês:

    This research investigates the knowledge that High School students have on transgenics and their opinions on the application and implications of this type of biotechnology. Questionnaires were given to one hundred final year High School students in three government schools in the northwestern region of the state of Paraná, Brazil. Answers were grouped according to the students' knowledge of the subject so that quantitative and qualitative data analysis could be carried out. Data analysis showed that all students had already been informed on transgenics, by news from the social media or learned in the classroom. The social media highly affects the way students reported the questions, particularly with regard to the advantages and disadvantages of transgenics. Current research reveals that the teaching and development of biological studies contribute only slightly towards a different concept from that acquired in extra school situations.
  • Produção coletiva de conhecimentos sobre qualidade de vida: por uma educação ambiental participativa e emancipatória

    Janke, Nadja; Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos

    Resumo em Português:

    Unir produção de conhecimentos à ação educativa é a grande responsabilidade da pesquisa em educação ambiental na perspectiva crítica e emancipatória. Percepções e conhecimentos coletivos são essenciais na construção desse novo saber ambiental. Neste artigo, a qualidade de vida é colocada no centro da discussão, mais do que para reivindicar melhorias para o ambiente, mas buscando demonstrar como a participação é seu fundamento e constrói os mecanismos necessários para a ação educativa ambiental.

    Resumo em Inglês:

    To connect the production of knowledge to the education is the great concern of the critical and emancipated environmental education. The collective perceptions and knowledge are essential in this construction. In this article, questions of quality of life are placed in the center of the argument that looks, less at the demand for improvements for the environment, and more at the mechanisms of the environmental educative action.
  • Desenvolvimento de uma proposta de educação sexual para adolescentes

    Alencar, Rúbia de Aguiar; Silva, Lucía; Silva, Fábio Arlindo; Diniz, Renato Eugênio da Silva

    Resumo em Português:

    O objetivo geral do presente estudo foi descrever a experiência de construção e aplicação de uma proposta pedagógica no campo da educação sexual, fundamentada em algumas premissas contidas na concepção de Paulo Freire, visando atender adolescentes de uma comunidade carente do interior paulista. A partir dos questionamentos iniciais levantados pelos jovens foram realizados quatro encontros focando questões sobre sexualidade, anatomia e fisiologia humana, métodos anticoncepcionais e DST/Aids. Com a realização desse trabalho, os jovens tiveram oportunidade de participar de um processo educativo que possibilitou, pelo resgate de suas próprias experiências e crenças, a reflexão sobre sua autonomia na vivência de uma sexualidade saudável, respeitando a si próprio e ao outro.

    Resumo em Inglês:

    The general objective of this study was to describe the experience of the development pedagogy for sex education, based on assumptions contained in the work of Freire, seeking to assist adolescents from the periphery of a city in the interior from São Paulo. We opted for an action-research based pedagogic model from Freire. Starting initial questioning of the youths four interviews were carried out concentrating on questions about sexuality, anatomy and human physiology, birth-control methods and sexually transmitted diseases. With the completion of this work, the youths had the opportunity to participate in an educational process through the examination of their own experiences and beliefs, making it possible to reflect about their autonomy within the experiences of a healthy sexuality, one which respects itself and values the other.
  • O Programa de Educação Continuada (PEC) na avaliação de seus alunos

    Krasilchik, Myriam; Nicolau, Marieta Lucia Machado; Cury, Maria Catarina

    Resumo em Português:

    O trabalho tem objetivo de apresentar uma análise dos dados de avaliação do Programa de Educação Continuada - Formação Universitária/Municípios PEC-USP, na perspectiva dos professores que o cursaram no período de 2003 a 2004. A primeira parte descreve o Programa em linhas gerais; a segunda, apresenta os procedimentos e a interpretação dos dados coletados na investigação realizada. Os resultados obtidos extrapolam o âmbito do curso e podem subsidiar programas de formação de professores em vários níveis e de diferentes disciplinas.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to analyze the evaluation data of PEC - Program of Continuous Education - University Graduation - from the perspective of student teachers of the program (period 2003-2004). The first part of the paper outlines the Program and the second part presents the methodology and interpretation of the data collected from the student teachers. The results can inform several courses for teacher preparation in different disciplines and at different school levels.
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br