Acessibilidade / Reportar erro
Ciência & Educação (Bauru), Volume: 15, Número: 1, Publicado: 2009
  • Aprendizaje escolar y obstáculos: estudio de caso de una profesora de ciencias de secundaria

    Vázquez-Bernal, Bartolomé; Jiménez-Pérez, Roque; Martos, Matilde; Mellado, Vicente

    Resumo em Espanhol:

    En el artículo se describe un estudio de caso de una profesora de educación secundaria integrada en un grupo de investigación-acción. Nuestro interés es la relación entre el aprendizaje escolar y los obstáculos que sus alumnos encuentran. Se analiza cómo la reflexión de la profesora y sus acciones en el aula interactúan, así como su influencia en el desarrollo profesional. Para acometer este estudio hemos desarrollado una hipótesis de progresión que llamamos de la Complejidad. Los hallazgos sugieren que la profesora posee una concepción asimilativa del aprendizaje escolar, formando parte del núcleo duro de sus obstáculos para el desarrollo profesional. Este proceso indica la dirección en su desarrollo profesional en tanto construya teorías más complejas al respecto, así como el soporte fundamental del grupo de investigación-acción.

    Resumo em Inglês:

    This article describes a case study of a secondary education science teacher as a part of an investigation-action group. We analyze how reflection and action interact, and the influence on teacher professional development. To undertake this study we have developed a progression hypothesis that we call The Complexity Hypothesis, which progresses from technical efficiency, passing to interest in practical problems, and to critical awareness. The findings suggested that the teacher's conception is associated with the assimilation of the educational school learning, comprising a hard core of obstacles for her professional development. On the other hand, we also saw the emphasis on her interest in the pupils' difficulties in the learning process. This process indicates the direction of her professional development for more complex theories on the matter, as well as the fundamental importance of the support of the investigation-action group.
  • Grupos de aprendizagem nas aulas de física: as interações entre professor e alunos

    Silva, Glauco dos Santos Ferreira da; Villani, Alberto

    Resumo em Português:

    Em nosso trabalho buscamos entender a dinâmica que se estabelece na sala de aula quando são introduzidas atividades de grupos, analisando o processo grupal e sua relação com o ensino-aprendizagem da Física. Por isso, optamos por um estudo das relações estabelecidas no grupo entre os seus membros (alunos e professor) e das estratégias criadas em conjunto para a resolução da atividade. Como referencial teórico, utilizamos as concepções de grupo operativo de Pichon-Rivière, que focaliza a tarefa do grupo e o vínculo entre os membros como elementos essenciais do desenvolvimento grupal. O nosso trabalho consistiu em uma análise diacrônica e sincrônica das interações dos alunos de um dos grupos que compunha a classe em duas aulas diferentes: a primeira antes de uma intervenção institucional do professor, que atribuiu funções para cada um dos membros do grupo; e a segunda depois desta intervenção.

    Resumo em Inglês:

    This work aims to understand the dynamics that is established in the classroom when group activities are introduced. Our main focus is in understanding of group processes and their relation to the Physics teaching and learning. We studied the relations established in the group between their members and the strategies used during the activity in a Physics classroom in High School. For this work we used the conceptions of "operative groups" as described by Pichon-Rivière, who focuses on the task of the group and on the bonds between its members as essential elements in the group's development. Our work consists of an analysis of the interactions at two different moments for the group: the first one before a teacher’s initial intervention that gave specific functions to each member of the group, and the second one after this intervention.
  • Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise

    Assis, Alice; Teixeira, Odete Pacubi Baierl

    Resumo em Português:

    Este trabalho trata da interação entre professor e alunos mediante a utilização do texto paradidático intitulado "Nosso Universo" em aulas de Física, em uma sala de Educação de Jovens e Adultos. Neste artigo é analisado um episódio que articula Ciência, Tecnologia e Sociedade aos aspectos ambientais. Esse episódio aborda o problema do efeito estufa, do buraco na camada de ozônio e da escassez da água. Para a análise, foram elaboradas categorias referentes às argumentações discentes e docente. Os resultados envolvendo o tripé professor/aluno/texto apontam que tais interações propiciaram a motivação e a formação do aluno enquanto indivíduo crítico e reflexivo, em condições de argumentar e atuar criticamente em seu meio social.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyses the interaction of teacher and students through the text "Nosso Universo" (Our Universe) which used in Physics classes for young and adult people. The approach combines science, technology and society and environmental aspects, such as global warming, ozone hole and water shortage. For this analysis, teacher and students arguments were separated into categories. Results concerning the tripartite relationship of teacher/student/text indicate the interaction produced the student motivation and their development as critical and reflective people able to act in their social environment.
  • Construindo a linguagem gráfica em uma aula experimental de física

    Carmo, Alex Bellucco do; Carvalho, Anna Maria Pessoa de

    Resumo em Português:

    Analisa-se a construção da linguagem gráfica em uma sequência de aulas sobre calor e temperatura, inserida em um laboratório investigativo. A pesquisa foi desenvolvida a partir de filmagens em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de escola pública da rede estadual de ensino de São Paulo. Destaca-se o papel do professor na medida em que ele articula as linguagens à sua disposição (oral, escrita, representações visuais entre outras), pelos processos de cooperação e especialização, com o objetivo de traduzir a linguagem coloquial e fenomenológica em linguagem científica, ressaltando as características tipológicas e topológicas de cada linguagem, tornando o fenômeno visível ou transparente no gráfico e vice-versa aos olhos dos estudantes. Com isso, contorna-se o mecanicismo matemático das aulas tradicionais de física, em que a linguagem matemática torna-se um obstáculo à aprendizagem dos conceitos físicos, no lugar de ser uma forma de estruturar e interpretar os fenômenos naturais.

    Resumo em Inglês:

    We have analyzed the construction of graphic language in a sequence of classes concerning the phenomena of Heat and Temperature within laboratory inquiry. The research was developed at a High School in a public school of São Paulo State, using the class videos. We pointed out that the teachers' responsibility is to articulate the language of his teaching (oral, written and visual representations among others), by a process of cooperation and specialization, with the objective of translating the colloquial and phenomenological language into scientific language, showing the typological and topological characteristics of each language and how it clarifies students understanding. Therefore, it is possible to define the mathematical difficulty of the traditional physics classes, where the mathematical language becomes itself an obstacle to the learning of the physical concepts, instead of being a way to structure and interpret natural phenomena.
  • Educação problematizadora a distância para a inserção de temas contemporâneos na formação docente: uma introdução à Teoria do Caos

    Ferrari, Paulo Celso; Angotti, José André Peres; Tragtenberg, Marcelo Henrique Romano

    Resumo em Português:

    Neste artigo descrevemos um estudo de caso envolvendo a elaboração e aplicação de um mini-curso, na modalidade a distância, sobre o tema Caos em Sistemas Dinâmicos, para a formação de professores. O processo de elaboração do mini-curso foi inspirado no conceito de investigação temática, de Freire, o método de execução foi o dos três momentos pedagógicos, de Delizoicov e Angotti. Utilizamos o ambiente virtual Moodle como mediação tecnológica de educação a distância. Concluímos que a inserção de temas contemporâneos na formação de professores mediada por tecnologia pode ter caráter problematizador. Para tanto, depende da colaboração entre especialistas da área específica e pedagógica na escolha do conteúdo científico e metodologias de ensino, da participação dos futuros professores na co-autoria do material didático e de um ambiente virtual de aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    In this article, we describe a case study accomplished by elaborating and applying a minicourse in distance education mode about Chaos in Dynamic Systems for teacher training, based on the problem-posing education, of Paulo Freire. The mini-course elaboration process was inspired by the thematic investigation concept, of Freire, the execution method was based on three pedagogical ideas, by Delizoicov and Angotti. We employed the Moodle virtual environment as technological means for distance education. We concluded that inserting contemporary topics into teacher training by means of technology could and must have problem-posing characteristics. For this, it depends on the collaboration between specialists from pedagogy and the specific area when choosing scientific contents and didactic methodologies, as well as on the teachers or future teachers' participation in adapting and co-authoring the didactic material and on having a virtual environment for enabling the interaction between participants and for adjusting the learning.
  • A formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escola

    Cattai, Maria Dirlene da Silva; Penteado, Miriam Godoy

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente texto é apresentar os resultados de uma pesquisa que procurou discutir a formação dos professores de Matemática que trabalham com projetos e documentar a maneira da implementação dessa proposta na escola. Os dados são provenientes de entrevistas com dez professores de Matemática, os quais atuam no Ensino Fundamental ou Médio. Seus relatos possibilitam identificar três formas diferentes de trabalhos com projetos: i) individualmente e por iniciativa própria; ii) por sugestão da escola, de forma fragmentada; iii) coletivamente. Não há indícios de que a formação inicial desses professores os tenha influenciado a trabalhar com projetos. Esse preparo foi construído ao longo de suas carreiras, através da participação em cursos de formação continuada, da experiência com a prática e das interferências de suas características pessoais.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the results of research aiming at discussing the relationship between mathematics teacher education and the development of project work in teaching practice. The data are taken from interviews with ten secondary and high school mathematics teachers as well as two questionnaires answered by each of them. It was possible to identify three different forms of working with projects: i) individually- teachers' own initiative; ii) by school recommendation- in a fragmented manner; iii) collectively. There are no evidences that the pre-service education influenced their work with projects. This preference was developed during their careers through participation on in-service courses, practical experience, and personal characteristics. In-service teacher education was the main aspect which contributed for their preference.
  • Resultados del examen de ubicación de matemáticas (Exumat 2.0) en la Facultad de Ingeniería Ensenada de la UABC

    Soares-López, Jana-Juracy; Inzunza-González, Everardo; Rousseau-Figueroa, Pablo

    Resumo em Espanhol:

    Se presenta un análisis comparativo entre el número de alumnos reprobados en la materia de Matemáticas I (Cálculo Diferencial) que es el primer curso de matemáticas que los estudiantes llevan en la Facultad de Ingeniería Ensenada de la Universidad Autónoma de Baja California (UABC), con los resultados del examen de ubicación EXUMAT el cual determina el nivel educativo real con el que un estudiante que ha salido de bachillerato, llega a la Universidad. Los resultados indican que un mayor porcentaje de estudiantes aprueban la materia, en comparación con lo esperado de acuerdo al EXUMAT. En el presente trabajo se discuten las posibilidades de esta discrepancia.

    Resumo em Inglês:

    A comparative analysis between the number of students who failed to get a pass grade in the Mathematics I Course (Differential Calculus), the first mathematics course the students take at the Engineering Faculty of the Autonomous University of Baja California (UABC), and the results of the EXUMAT exam, which determines the real educational level in which a student who finishes 12th grade, reaches the University. The results indicate that a greater percentage of the students pass the Mathematics I course in comparison to what is expected according to EXUMAT. The possibilities of this discrepancy are discussed in the present analysis.
  • Explorando conteúdos matemáticos a partir de temas ambientais

    Leite, Maria Beatriz Ferreira; Ferreira, Denise Helena Lombardo; Scrich, Cintia Rigão

    Resumo em Português:

    A Educação Ambiental constitui um processo educativo, cuja finalidade é desenvolver instrumentos pedagógicos e ampliar a prática educativa para que o homem viva em harmonia com o meio ambiente. A Modelagem Matemática é uma estratégia de ensino e aprendizagem, na qual os alunos transformam situações da realidade em modelos matemáticos por meio da investigação, ação e validação, abordando problemas que estão relacionados ao cotidiano. A Modelagem possibilita a aprendizagem de conteúdos matemáticos aplicados em outras ciências, onde a Matemática é aprendida e entendida como um instrumento para a compreensão e possível modificação da realidade. Assim, os modelos matemáticos podem constituir uma ferramenta útil na conscientização do indivíduo enquanto sujeito da sua própria ação. Neste trabalho os temas abordados são: crescimento de peixes, poluição do ar e agrotóxicos.

    Resumo em Inglês:

    Environmental education is an educative process which aims at developing teaching tools and extending educative practice to make human beings live in harmony with the environment. Mathematical Modeling is a strategy for teaching and learning, in which the students change situations of reality into mathematical models through investigation, action and validating, approaching problems which are related to their everyday lives. Modeling enables the learning of mathematical content applied to other sciences, where Mathematics is learned and understood as a tool for the comprehension and possible change of reality. Thus, mathematical models can be a useful tool to make us conscious while subject of our own action. In this work, the themes approached are: fish growth; air pollution and toxic agrochemicals.
  • Varenius e o conhecimento matemático do século XVII

    Brito, Arlete de Jesus; Schubring, Gert

    Resumo em Português:

    Neste artigo, discutimos o contexto do desenvolvimento da Geografia que, no século XVII, liberou-se do seu papel nas diferentes fés cristãs, bem como a importância da cisão dos Protestantes, em Luteranos e Calvinistas, para o processo de secularização, e o conseguinte estabelecimento da Geografia como ciência moderna. Analisamos a contribuição fundamental do luterano Bernhard Varen, cuja obra Geografia Geral apresenta o paradigma dessa nova ciência. Naquela época, a Geografia era considerada um ramo da matemática, e esta obra nos dá indícios sobre notações e conceitos matemáticos utilizados naquele século. Analisamos, particularmente, o uso da notação decimal de números não inteiros e algumas aplicações de conceitos trigonométricos, comparando a edição original com as principais reedições desta obra.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, we discuss the context for the development of geography from the seventeenth century when it became liberated from its function in the service of the different Christian faiths; we discuss the importance of the division of the Protestant confession into the Lutheran and the Reformed one for the process of secularization and for the establishment of geography as a modern science. We analyse the fundamental contribution by the Lutheran Bernhard Varen whose volume General Geography constitutes the paradigm for this new science. At that time, Geography was considered to be a branch of mathematics, and this book offers us insights into both, mathematical notations and mathematical procedures. We analyse, in particular, the use of the decimal number notation for nonintegral numbers and also some applications of trigonometry, comparing the original edition with the major re-editions of this seminal work.
  • Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas

    Brando, Fernanda da Rocha; Caldeira, Ana Maria de Andrade

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa apresenta as perspectivas de atuação profissional de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado de São Paulo. Por meio de entrevistas semiestruturadas, levantamos as expectativas desses alunos em relação ao curso que frequentam e qual identidade construíram como parte do imaginário que compõe o ethos. Verificamos que o curso de licenciatura pesquisado pouco contribui para a construção de uma identificação dos alunos com a profissão de professor de Biologia e/ou Ciências e, apesar de constituir-se em um curso de formação para tal, acentua a construção da imagem do cientista- pesquisador nas áreas básicas da Biologia.

    Resumo em Inglês:

    The current research presents the professional perspectives of the students majoring in Biological Science in a public university of São Paulo state. The students' perspectives related to that course, have been identified by means of semi structured interviews looking at the identity they have formed as part of how they imagine the ethos of Biology. We have verified that the course which has been surveyed, has contributed little to the construction of identification by the students with the job of Biology or Science teaching. Despite that, the course aims at such a formation of teachers, and it highlights the formation of an image of the scientist-researcher in the basic field areas of Biology.
  • Atribuição de significados biológicos às variáveis da equação logística: uma aplicação do Cálculo nas Ciências Biológicas

    Kato, Lilian Akemi; Bellini, Marta

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta, como objetivo principal, uma proposta metodológica para o ensino do Cálculo nos cursos de Ciências Biológicas, que privilegia a atribuição de significados biológicos às variáveis e parâmetros que aparecem nos modelos matemáticos no estudo de dinâmica de populações. Utilizou-se, neste estudo, a equação logística como modelo matemático que caracteriza diversos tipos de crescimento populacional, além de apresentar outras complexidades do fenômeno biológico que podem ser melhor caracterizadas e explicadas por meio dos conceitos matemáticos relacionados ao Cálculo Diferencial. Entende-se que estas relações do Cálculo com as Ciências Biológicas contribuem para a compreensão de fenômenos biológicos complexos que podem ser explicados por equações matemáticas bastante simples.

    Resumo em Inglês:

    A methodological proposal for the teaching of Calculus in Biology courses is suggested. It would highlight the attribution of biological meanings to variables and parameters in mathematical models within the study of population dynamics. Logistic equations have been used as a mathematical model that characterizes several types of population growth and other complexities of the biological phenomenon which may be better explained through mathematical concepts related to Differential Calculus. Relationship between Calculus and Biology may contribute towards the comprehension of complex biological phenomena that may be explained through simple mathematical equations.
  • A intermediação da noção de probabilidade na construção de conceitos relacionados à cinética química

    Cirino, Marcelo Maia; Souza, Aguinaldo Robinson de; Santin Filho, Ourides; Carneiro, Marcelo Carbone

    Resumo em Português:

    Este trabalho procurou identificar como estudantes do Ensino Médio se apropriam de conceitos e elaboram determinados modelos inseridos em cinética química, especificamente o modelo cinético de colisão de partículas numa reação (Teoria das Colisões). Esta análise e as reflexões que a seguiram foram baseadas, sobretudo, nos estudos realizados por Piaget, Piaget e Inhelder, Jun e Fischbein. Utilizamos como documentos as transcrições das entrevistas (pré e pós-testes) realizadas individualmente com cada aluno. Inicialmente, os estudantes foram entrevistados (pré-testes) com o intuito de identificar a familiaridade com a noção de evento probabilístico ou aleatório. Numa segunda etapa (pós-testes), esse conhecimento (ou a ausência parcial/total dele) foi posto à prova numa tentativa de se estabelecerem relações com um conteúdo específico da Química (Teoria das Colisões). Os resultados obtidos apontam para grandes discrepâncias entre o modelo cinético de colisões elaborado pelos estudantes e aquele cientificamente aceito.

    Resumo em Inglês:

    In this work we analyze the way that high school students appropriate the concepts and models related to Chemical Kinetics, mainly the kinetic model of collision between particles in chemical reactions (Collision Theory Model). This investigation was based on the studies of Piaget and Inhelder, of Piaget, Jun and Fischbein, who have analyzed if young students exhibit some kind of probabilistic thinking. The methodology was based on pre and post-tests, questionnaires and on interviews. Analysis of these documents showed how the students deal with concepts about probability and how they correlate these concepts with the particle collision kinetic model in Chemistry.
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br