Acessibilidade / Reportar erro
Ciência & Educação (Bauru), Volume: 15, Número: 3, Publicado: 2009
  • Uma visão integrada dos procedimentos discursivos didáticos de um formador em situações argumentativas de sala de aula

    Vieira, Rodrigo Drumond; Nascimento, Silvania Sousa do

    Resumo em Português:

    Neste artigo, com base em uma pesquisa concluída de pós-graduação, de cunho etnográfico, realizada num contexto de formação inicial de professores de física, examinamos e discutimos o escopo de um conjunto de Procedimentos Discursivos Didáticos (PDD) que um professor formador experiente utiliza para gerenciar situações argumentativas de sala de aula. Com isso, procuramos demonstrar a característica exemplar desses Procedimentos e a forma específica de sua repercussão no discurso argumentativo, tanto na sua fase de abertura quanto no seu desenvolvimento e fechamento. Por fim, sugerimos a necessidade de ampliação de pesquisas que colaborem para a construção de um quadro de Procedimentos Discursivos Didáticos e a sua integração em estruturas relacionais de modo a estabelecer referências para os professores em situações argumentativas de sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    In this work, from a post graduate ethnographic investigation within the context of preservice physics teacher education, we try to examine and discuss the design of the whole discoursive pattern that an experienced teacher trainer uses to control classroom argumentative situations. With it, we try to demonstrate the exemplary characteristic of this pattern and its specific repercussions in the argumentative discourse, both on its opening phase and in its development and closure. Finally, we suggest the need for investigations that contribute to constructing a set of Discursive Didactic Proceedings and the integration into relational frameworks to establish references for teachers in argumentative situations in classrooms.
  • Apropriação discursiva do tema 'interdisciplinaridade' por professores e licenciandos em fórum eletrônico

    Rezende, Flavia; Queiroz, Glória Regina Pessôa Campello

    Resumo em Português:

    O contexto deste estudo é um projeto de formação docente que integrou formadores da Universidade, licenciandos em Física e professores de várias disciplinas da escola pública, e que teve como objetivo engajar licenciandos e professores na implementação de um projeto pedagógico interdisciplinar nas escolas. A atividade analisada neste trabalho, parte desse processo, consistiu em um curso no ambiente virtual InterAge e teve como objetivo a solução de uma situação-problema similar à vivenciada nas escolas, com apoio da discussão on-line de textos sobre interdisciplinaridade e a orientação de uma tutora. No presente estudo, analisamos o processo de apropriação discursiva do tema 'interdisciplinaridade' pelos participantes do fórum de discussão. A construção de significados relacionados aos textos variou entre apropriações teóricas, teórico-práticas e exclusivamente práticas. A observação de resistência ao discurso teórico indicou a necessidade de se problematizar a apropriação, por licenciandos, de resultados da pesquisa em Educação em Ciências na formação profissional.

    Resumo em Inglês:

    The context of this research was a project that integrated instructors, Physics teachers' education undergraduates and in-service teachers from public high school. In the first phase, the aim was to engage the participants in the implementation of an interdisciplinary project at school. In the second, the group was enrolled in a course delivered by InterAge virtual environment whose purpose was to solve a problem similar to the one they had to cope at school. In the present study, the meaning construction of 'interdisciplinarity' and the process of appropriation of a theoretical discourse by the participants of an on-line forum were analysed. The results point to the necessity of not taking for granted the meanings given by undergraduates to science education theoretical knowledge. The hybrid construction built in the confluence of the languages of natural and social sciences seems not to be favored during the Physics teachers' education course.
  • Professor pesquisador: o caso Rosa

    Villani, Alberto; Freitas, Denise de; Brasilis, Rosa

    Resumo em Português:

    Este trabalho aborda o caso de uma professora de Biologia do Ensino Médio que teve, como foco de investigação, sua própria prática docente, e analisa as condições que permitiram o acoplamento da pesquisa com a docência. A prática da professora foi registrada com gravações audiovisuais e com a elaboração de um diário de bordo pessoal. As leituras dos registros, referenciadas nos princípios do contrato didático e nos pressupostos do diagnóstico pedagógico, revelam-nos algumas das ações e reações da professora e dos alunos em momentos de sua prática pedagógica. Os desenvolvimentos da pesquisa e da docência puderam avançar de maneira colaborativa graças ao esforço e à vontade persistente da pesquisadora em utilizar uma metodologia de pesquisa capaz de incorporar tanto aspectos objetivos quanto subjetivos referentes à prática docente.

    Resumo em Inglês:

    This work presents the case of a high school Biology teacher that had as investigative focus her own educational practice and analyzed the terms that allowed the research to be joined to teaching. The teacher 's practice was collected with audiovisual recordings and a personal logbook. The research and teaching developments could advance thanks to the effort and persistent of the researcher in using the research methodology,was also able to incorporate objective aspects as well as subjective ones with regard to educational practice.
  • "Sustancia" en el devenir la quimica: dime cómo te buscan y te diré que eres

    Henao, Berta Lucila; Stipcich, María Silvia; Moreira, Marco Antonio

    Resumo em Espanhol:

    Con base en planteamientos de Stephen Toulmin se presentan algunos aspectos del devenir histórico de la Química, en relación con el concepto sustancia. En un recorrido somero y no lineal, el texto intenta mostrar algunas complejas redes que se tejen entre los diversos componentes de lo que Toulmin denomina "ecología intelectual"; así como los nichos de la racionalidad y la representación, en las dinámicas de la misma. Esta aproximación al devenir del concepto, permite identificar preguntas y problemas que, con diferentes significados, énfasis y matices, aún están vigentes; modelos explicativos con los que se ha pretendido dar respuesta a dichas cuestiones y algunas formas de validación que permiten la aceptación contextual de los mismos. Finalmente, proponemos posibles implicaciones de estos análisis para la enseñanza.

    Resumo em Inglês:

    Taking into account Stephen Toulmin´s approaches, we will look at some aspects in the historical development of Chemistry connected to the concept of substance. In a superficial and non-linear manner, the text tries to show some complex networks that developed between the diverse components named by Toulmin as "intellectual ecology", such as the niches of rationality and the representations among them. This aproximation to the outcoming allows to identify the questions and the problems which with different meanings, emphasis and shades are still current; explanatory models which have pretended giving an answer to those questions and some forms of validity which permit the contextual acceptance of them. Finally, we propose possible implications of these analysis to teaching.
  • A Física pelos professores de Física: a contribuição da Teoria das Representações Sociais

    Silva, Alcina Maria Testa Braz da; Mazzotti, Tarso Bonilha

    Resumo em Português:

    A perspectiva da Psicologia Social, sob o enfoque da teoria das representações sociais, apresenta outro olhar para a discussão sobre as concepções alternativas dos estudantes. Neste intuito, retomo a análise dos principais resultados de uma pesquisa realizada no ano de 1996, na qual se identificaram os elementos que constituem o campo da representação do objeto social ciência física pelos professores que ministram essa disciplina no Ensino Médio. Na pesquisa foram realizadas 66 entrevistas semiestruturadas com professores de 17 escolas públicas na cidade do Rio de Janeiro. O referencial teórico/metodológico utilizado foi a análise categorial temática, com o suporte do programa de documentação de texto Data Collector (para HyperCard, Macintosh) e da abordagem das representações sociais. Os resultados apontaram a presença de dois polos de representação: i) realismo crítico, apoiado na visão contemporânea das ciências, ii) realismo ingênuo, correspondente à maioria dos entrevistados, sustentado em idéias intuitivas.

    Resumo em Inglês:

    The perspective of Social Psychology, approached from the social representations theory angle, introduces a new form of looking at the discussion about the students' alternative conceptions. With this in mind, I analyse the original results of research conducted in 1996, which identified the elements that compose the field of representation of the social aspect physical science by teachers who taught this subject to students of the secondary school level. In the afore mentioned research, 66 semi-structured interviews were made with teachers from 17 public schools of the city of Rio de Janeiro. The theory/methodology adopted was the thematic analysis of contents, with the support of the Data Collector (for HyperCard, Macintosh) software for text documentation and using the approach of the social representations. The outcomes of this research indicated the presence of two poles of representation: i) critical realism, based on a contemporary vision of the sciences, and ii) naive realism, which comprises the majority of the interviewed teachers, supported by intuitive ideas.
  • A influência de uma abordagem contextual sobre as concepções acerca da natureza da ciência de estudantes de física

    Teixeira, Elder Sales; Freire Jr., Olival; El-Hani, Charbel Niño

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre as concepções de estudantes de física da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Brasil, acerca da natureza da ciência e sua transformação por uma abordagem contextual do ensino de física. Esta abordagem foi desenvolvida em uma disciplina que aborda a mecânica clássica tendo em conta as dimensões históricas e filosóficas da atividade científica. Para a coleta de dados, utilizamos o questionário VNOS-C e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram sistematizados por meio da construção de categorias baseadas nas respostas dos estudantes e, em seguida, foram submetidos a uma análise qualitativa. Os resultados apontaram para uma mudança significativa e favorável das concepções dos estudantes sobre a natureza da ciência em vários aspectos, a despeito da dificuldade observada de superação de algumas noções profundamente enraizadas em suas visões epistemológicas.

    Resumo em Inglês:

    This paper reports the results from qualitative research about Physics' students conceptions of the nature of science in a Brazilian public university, namely Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). We also address how these conceptions have been changed by a contextual approach to physics teaching. This approach was developed in a course that deals with Classical Mechanics, taking into account the historical and philosophical dimensions of scientific work. Data were gathered by means of the questionnaire VNOS-C and semi-structured interviews. To systematize the data, categories were constructed based on the students' answers and, subsequently, were qualitatively analyzed. The results showed a significant and positive change in the students' conceptions about the nature of science in several respects, despite the difficulty of overcoming notions deeply rooted in their epistemological views.
  • A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio

    Monteiro, Maria Amélia; Nardi, Roberto; Bastos Filho, Jenner Barretto

    Resumo em Português:

    O objetivo desta pesquisa é avaliar a proposta de introdução da Física Moderna e Contemporânea no Nível Médio da Educação Básica. Parte-se do pressuposto de que os professores assumem, às vezes até subconscientemente, que a teoria base da FMC é incompreensível. Investigamos, em 2007, os discursos de cinco professores de Física de um município da região Nordeste, visando compreender as possibilidades desses professores introduzirem a FMC em suas aulas de Física e em que medida estas possibilidades estão associadas às suas formações profissionais. Para a construção e análises dos discursos pautamo-nos na Análise de Discurso Francesa e em referenciais da Teoria Crítica da Educação. Constatamos que apesar de atribuírem papel relevante à introdução da FMC no Nível Médio, os professores não estão encarando este desafio.

    Resumo em Inglês:

    The main goal of this research is to evaluate the proposal to introduce Modern and Contemporary Physics (MCP) in Brazilian secondary and high schools. Our evaluation presupposes that teachers assume sometimes unconsciously, that the MCP basis theory is essentially misunderstood. In 2007, we investigate five in-service Brazilian Northeastern physics teachers discourses, in order to comprehend their perspectives and possibilities to introduce MCP in their classes, as well as, how these possibilities are related to their professional backgrounds. Teachers' discourses were analyzed using as referential the French Discourse Analysis and Critical Educational Theory. We realized that the interviewed teachers, even though attributing relevant role in introducing PMC in that school level, are not facing this challenge.
  • Validação da escala de atitudes de professores de estatística em relação à estatística no ensino superior no Brasil

    Oliveira Júnior, Ailton Paulo de; Morais, José Fausto de

    Resumo em Português:

    O presente estudo destinou-se à construção e validação de uma escala de atitudes de professores de Estatística em relação à Estatística em cursos de Graduação no Brasil. A validação da Escala de Atitudes de professores de Estatística em relação à Estatística (EAPE) contou com uma amostra de 87 professores de sete estados brasileiros (Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), de instituições de Ensino Superior públicas e privadas. Foi realizada análise fatorial experimental para a verificação da dimensionalidade da EAPE, sendo a solução de quatro fatores considerada a mais adequada. Os fatores extraídos foram denominados cognitivo, educativo, afetivo/social e de conduta, com alfas de Cronbach de 0,65; 0,68; 0,51 e 0,63, respectivamente. A escala geral apresentou uma consistência interna de 0,76.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to build and validate a scale of attitudes of teachers of Statistics towards Statistics in the Graduate courses in Brazil. The validation of the scale of attitudes of teachers of Statistics in relation to Statistics (EAPE) had a sample of 87 teachers from seven Brazilian states (Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro and Minas Gerais) from institutions of higher education both public and private. Factor analysis was performed for the experimental verification of dimensionality of EAPE, andfour factors were considered most appropriate. The factors taken were called cognitive, educational, emotional/social and conduct, with the Cronbach alphas of 0.65, 0.68, 0.51 and 0.63, respectively. The scale showed a general internal consistency of 0.76.
  • Investigações sobre o ensino de Genética e Biologia Molecular no Ensino Médio brasileiro: reflexões sobre as publicações científicas

    Melo, José Romário de; Carmo, Edinaldo Medeiros

    Resumo em Português:

    Com o objetivo de analisar as publicações relacionadas ao ensino de Genética e Biologia Molecular no Ensino Médio brasileiro, foram consideradas reflexões sobre várias publicações científicas mediante revisão bibliográfica. Foram analisados trabalhos publicados entre 1999 a 2008. A Revista Genética na Escola se destacou quanto à quantidade de artigos publicados. As publicações puderam ser classificadas em diversas categorias, como: análise de livro didático (ALD), histórico (HIS), intrainterdisciplinaridade (IID), metodologia de ensino (MEE), propostas curriculares (PRC) e outros (OUT). Embora compatíveis em quantidade, artigos das categorias ALD, HIS e PRC encontram-se publicados em pouquíssima quantidade. O número de artigos publicados nas categorias IID e MEE soma quase 73% das publicações encontradas, em relação às demais (as outras categorias juntas somam aproximadamente 27%). Este estudo possibilitou considerar que ainda é incipiente a pesquisa voltada ao ensino de Genética e Biologia Molecular, com relação ao Ensino Médio na escola básica brasileira.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this work was to analyze the publications related to the teaching of Genetics and Molecular Biology in Brazilian High Schools. We analyzed studies published from 1999 to 2008. The Revista Genética na Escola presents the most published articles. The publications were classified into different categories, such as: textbook analysis (ALD), history (HIS), intra-interdisciplinarity (IID), teaching methodology (MEE), curriculum proposals (PRC) and other (OUT). Equivalent numbers of articles in ALD, HIS and PRC categories are published in very low quantity, however the number of articles published in categories IID and MEE total almost 73% of the publications found in the others (all other categories together total about 27%). This study has considered that research dedicated to the teaching of Genetics and Molecular Biology is still in its early stages, related to High Schools in elementary teaching in Brazil.
  • Representações sociais dos moradores da Baía de Camamu sobre o Filo Porifera

    Docio, Loyana; Razera, Júlio César Castilho; Pinheiro, Ulisses dos Santos

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta uma pesquisa que teve o objetivo de traçar um perfil das representações sociais dos moradores de três localidades da Baía de Camamu, Estado da Bahia, sobre o Filo Porifera. O foco nos poríferos foi motivado pela grande biomassa de esponjas no fenômeno de arribação da baía e ausência de pesquisas sobre esses animais na área do ensino. A metodologia esteve pautada nas representações sociais, pois conhecimentos (re)construídos na vivência de um local característico, como o apresentado por esse ambiente, permitem desenhar perspectivas que subsidiam o ensino de Ciências, por exemplo, no tratamento dos obstáculos epistemológicos à aprendizagem de conceitos científicos. Foram realizadas sessenta entrevistas semiestruturadas, vinte em cada lugarejo (Ilha do Contrato, Barra Grande e Ilha dos Tubarões). Os dados foram organizados em categorias que resultaram num perfil de conhecimentos sobre os seguintes aspectos dos poríferos: estado vital, origem, taxonomia, ecologia, anatomia, fisiologia, utilidade antrópica e espongose.

    Resumo em Inglês:

    This study established a profile of social representations by inhabitants in three locations in Camamu Bay (state of Bahia) of the Phylum Porifera. Among other reasons, the focus on Porifera is due to its significant biomass ascertained in the bay region's migration phenomenon and the lack of research on these animals in education. The methodology used was based on social representations because when knowledge is (re)built from experience of a location with a characteristic profile is compared to scientific knowledge, it is possible to draw perspectives for Science education, such as the epistemological obstacles to the learning of scientific concepts. Sixty semi-structured interviews were carried out, twenty in each place (Ilha do Contrato, Barra Grande, and Ilha dos Tubarões). The gathered data was organized into categories that outlined a profile of knowledge that includes characteristics such as seasonality, animism, behavior, classification, physiology, and anthropic utility.
  • Construir com os professores do 2º ciclo práticas letivas inovadoras: um projeto de pesquisa sobre o ensino do tema curricular 'alimentação humana'

    Galvão, Viviane Souza; Praia, João Feliz

    Resumo em Português:

    O propósito neste texto é divulgar um projeto de investigação que foi desenvolvido com professores do 2º ciclo, no qual se utilizou uma metodologia do tipo investigação-ação. Por intermédio deste projeto foi possível avaliar o impacto do uso de estratégias do Ensino por Pesquisa (EPP), com vista ao desenvolvimento de novas competências científico-didáticas (atitudes e saberes). Tais estratégias foram desenvolvidas com base em preceitos da Nova Didática e no âmbito de um programa de formação. Os dados levantados e analisados mostraram que esse tipo de metodologia contribui para a superação de dificuldades de aprendizagem inerentes a processos de formação profissional (inicial e continuada), como a de aprender por meio do trabalho cooperativo na Escola.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this text is to make public an investigative project developed with Elementary School teachers in which an action-research methodology was used. Through this project, we were able to evaluate the impact of the use of these kinds of teaching strategies.The Teaching through Research (EPP) aimed at developing new scientific-didactic competences (attitudes and knowledge). Such strategies were developed based on the precepts of the New Didactic and within a teacher training program. The data collected showed that the methodology used in these studies contributes to the overcoming of some learning difficulties that are inherent to professional training processes (initial and continuing), one of which is learning through collective work in school.
  • "Amor e sexo: mitos, verdades e fantasias": jovens avaliam potencial de material multimídia educativo em saúde

    Mano, Sonia Maria Figueira; Gouveia, Fabio Castro; Schall, Virgínia Torres

    Resumo em Português:

    A educação sexual na escola é prática defendida e prescrita pelo Ministério da Educação nos Parâmetros Curriculares Nacionais como eixo transversal ao currículo. O tema é complexo e a proposta expressa demandas específicas, como a formação dos professores e materiais educativos adequados. O Museu da Vida, COC/Fiocruz, desenvolveu o multimídia «Amor e sexo: mitos, verdades e fantasias» e, neste artigo, apresenta a avaliação efetuada por 36 alunos do Ensino Médio de escolas públicas do Rio de Janeiro sobre o produto. A avaliação permitiu identificar o multimídia como recurso educativo capaz de promover o tema sexualidade em situações de aprendizagem. Um recurso do multimídia, denominado Caderno de Perguntas, mostrou-se como espaço de interlocução entre os jovens, permitindo troca anônima de dúvidas e ideias, e alimentando um banco de dados que permite aos professores e pesquisadores conhecerem melhor o pensamento dos adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    Sex education in schools is advised and agreed as a universal theme in the National Curriculum of the Brazilian Education Ministry. This subject is complex and the proposal expresses specific needs, such as teacher training and the support of educational materials. The Museum of Life, COC/Fiocruz, developed the multimedia resource, "Love and Sex: myths, truths and fantasies" and this study presents the results of the evaluation made by 36 high school students from public schools, in Rio de Janeiro about the multimedia resource. The evaluation identified it as an educational resource, able to promote dialogue and support the the theme sexuality in teaching situations. A multimedia resource, called Answers Notebook, gives a dialogue space between adolescents, allowing anonymity in the exchange of doubts and ideas, and feeding into a database that allow teachers and professionals to know better how adolescents think.
  • Concepções de educação em pesquisas sobre materiais informatizados para o ensino de ciências e de saúde

    Ramos, Paula; Struchiner, Miriam

    Resumo em Português:

    Discute-se o papel da reflexão teórico-pedagógica em pesquisas acadêmicas sobre desenvolvimento de materiais educacionais informatizados para o ensino de ciências naturais e da saúde. Nosso objetivo foi: (a) identificar as concepções teóricas de educação presentes em cinco dissertações e uma tese, apoiadas pelo Programa de Apoio à Pesquisa em Educação a Distância (PAPED), que apresentaram como objetivo o desenvolvimento de materiais de aprendizagem baseados em computador para ensino presencial e/ou a distância dessas áreas; (b) observar a relação entre essas concepções e a descrição dos materiais; (c) comparar essas relações, no que concerne à coerência entre o desenvolvimento proposto e o aporte teórico apresentado na pesquisa. Por meio da análise de conteúdo, foi possível identificar diferentes concepções de professor, aluno e processo de ensino-aprendizagem, assim como relações entre essas concepções e as características dos materiais descritos. Verificamos contradições tanto em relação às concepções teóricas dos autores, quanto em relação à transposição da teoria para os materiais descritos.

    Resumo em Inglês:

    In this article, we discuss the role of theoretical and pedagogical analysis in academic research projects on the design of educational materials for science and health education. Our aim was: (a) to identify theoretical conceptions of education that are present in five masters theses and one doctoral dissertation selected by the Research Program on Distance Education (PAPED), on the development of computer-based material for instruction in those areas; (b) to observe the relationship between these conceptions and the description of the materials; (c) to compare these relationships with respect to the coherence between the proposed design and the theoretical view presented in the research. Using content analysis, we have identified different conceptions of teacher, student, and the teaching-learning process, as well as relationships between these conceptions and the features of the materials described. We observe some contradictions not only in those authors' theoretical conceptions but also in the transposition of the theoretical frameworks onto the materials described.
  • Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológica

    Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; Bazzo, Walter

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem como objetivo expor a concepção que as pessoas envolvidas (empreendedores e gestores) com o processo de desenvolvimento de inovações tecnológicas dentro de IEBTs (Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica) do Paraná possuem sobre ciência, tecnologia, inovação e suas relações com o contexto social. A abordagem metodológica foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa. A técnica de coleta de dados foi a entrevista individual semiestruturada. A amostra contou com 29 participantes. Os resultados mostraram que a grande maioria dos participantes da pesquisa possui uma visão ainda incipiente sobre ciência, tecnologia e suas relações sociais. Ficou evidenciada a necessidade de se mudar o paradigma atual da educação tecnológica, a fim de transformar a concepção do profissional da área tecnológica quanto a sua responsabilidade social nesse processo.

    Resumo em Inglês:

    The main purpose of this paper is to expose the conception of involved people (entrepreneur and managers) have about science, technology, innovation and their relations in the social context, with the development process of technological innovations inside the Incubators of Companies of Technological Base (IEBT) of Paraná. The methodological approach used was interpretative qualitative research. The data collection was individual semi-structuralized interviews. The sample had 29 participants. The results showed that the great majority of the participants of the research still have an unformed vision about science, technology and their relations. The research also showed that it is necessary to change the current paradigm of technology education in order to transform the conception of the professional in the technological area in relation to his/her social responsibility in this process.
  • Ciências possíveis em Machado de Assis: teatro e ciência na educação científica

    Gardair, Thelma Lopes Carlos; Schall, Virgínia Torres

    Resumo em Português:

    Este estudo busca compreender como a relação entre teatro e ciência pode ser profícua na educação em ciências, a partir de atividade desenvolvida no "Ciência em Cena", área do Museu da Vida, Fundação Oswaldo Cruz/RJ. A atividade consiste na apresentação da peça "Lição de Botânica", de Machado de Assis, seguida de debate e exibição de cd-rom. Neste artigo foi analisado o primeiro semestre da temporada de 2007, que reuniu 1.827 pessoas. As 171 perguntas elaboradas durante os debates realizados após trinta espetáculos, foram registradas por escrito e interpretadas com base em critérios metodológicos da "análise de conteúdo". O exame dos dados permite discutir a interface entre processos de criação artística e educação científica. Tal discussão está ancorada na perspectiva problematizadora da educação segundo Freire e no entendimento, tal qual Maturana, da educação como um espaço dialógico de convivência, um lugar de perene criação/recriação da vida.

    Resumo em Inglês:

    This paper investigates how the relationship between art and science can be productive in science education, from an activity developed in "Science on Scene", a visitor area of the Museum of Life, Oswaldo Cruz Foundation, Rio de Janeiro, Brazil. The activity consists of the presentation of the play "Lessons of Botany", by Machado de Assis, followed by debate and the playing of a CD-rom. In this paper the first semester of the 2007 season was analyzed, including 1.827 spectators. The 171 questions elaborated during the debates carried through after thirty performances, had been registered in writing and interpreted on the basis of "Content Analysis". Examination of the data stimulates the discussion about the interface between the processes of artistic creation and scientific education. This discussion is based within a Freire critical perspective of education, and is seen as a dialogic space, a place of permanent creation/recreation of life.
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br