Acessibilidade / Reportar erro
Ciência & Educação (Bauru), Volume: 16, Número: 2, Publicado: 2010
  • La importancia de la Historia de la Química en la enseñanza escolar: análisis del pensamiento y elaboración de material didáctico de profesores en formación

    Cuellar Fernández, Luigi; Quintanilla Gatica, Mario; Blancafort, Ainoa Marzàbal

    Resumo em Espanhol:

    El reconocimiento de la importancia de incorporar disciplinas metacientíficas en la reflexión sobre la práctica profesional docente es uno de los aspectos en los que se trabaja actualmente en la investigación en Didáctica de las Ciencias. En el presente estudio se analizan diversos factores del pensamiento de un grupo de Profesores en Formación en relación a las implicaciones didácticas de incluir la historia de la Química en las secuencias de enseñanza. En un orden progresivo de autonomía, en la primera fase se valora a nivel teórico, en la segunda se analizan materiales con diferentes enfoques didácticos, y en la tercera fase se crean materiales inéditos. En la cuarta fase se analiza el grado de coherencia en las tres fases anteriores, y se elige una muestra representativa entre los participantes, a los que se entrevista en la quinta fase.

    Resumo em Inglês:

    The recognition of the importance of incorporating metascientific disciplines in the professional educational practice is one of the aspects in which the research in Didactics of the Sciences is focusing nowadays. In this study we analyze several factors found in the thought of a group of teachers in relation to the didactic implications of including the history of the Chemistry in the sequences of education. In a progressive order of autonomy, in the first phase it is valued to theoretical level, in the second one, materials are analyzed by different didactic approaches, and in the third phase they create their own materials. In the fourth phase we analyze the coherence degree in the previous phases, and a representative sample is chosen among the participants, to be interviewed in the fifth phase.
  • As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia

    Quadros, Ana Luiza de; Silva, Dayse Carvalho da; Andrade, Frank Pereira de; Silva, Gilson de Freitas; Aleme, Helga Gabriela; Oliveira, Sheila Rodrigues

    Resumo em Português:

    Desenvolvemos o presente trabalho com o objetivo de identificar concepções sobre as relações em sala de aula apresentadas por alunos recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia. Baseados em Bruner, usamos a narrativa como instrumento investigativo dessas concepções, solicitando aos alunos que se imaginassem professores e relatassem como seria um dia de suas vidas. Pela análise dos relatos, percebemos que o professor é aquele que estuda e se prepara para as aulas, transmite conhecimentos, motiva, contextualiza, tem uma boa relação com os alunos e é admirado por eles. Além disso, esse professor é considerado um profissional em tempo integral, trabalhando, sobretudo, no Ensino Médio, com alunos interessados e atenciosos. Entender como essas concepções se formaram e problematizá-las na formação inicial é importante.

    Resumo em Inglês:

    We developed the present work aiming to identify conceptions about the relationships in classroom presented by freshman Chemistry and Biology major' students. Based on Bruner, we have used narrative as investigative instrument of these conceptions, requesting the students to imagine themselves as teachers and to report how it would be one day of their lives. By the analysis of the stories we have perceived that the teacher is the one who studies and prepares the classes, transmits knowledge, motivates, contextualizes, has a good relationship with students and is admired by them. Moreover, this teacher is a full time professional, working mainly at High School with interested and considerate students. The understanding of how these conceptions were formed and discussing them among pre-service teachers is important.
  • Concepções de um professor de Física sobre avaliação: um estudo de caso

    Lima, Kilma da Silva; Tenório, Alexandro Cardoso; Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega

    Resumo em Português:

    Este trabalho refere-se a um estudo de caso etnográfico realizado com um professor de Física do 1º ano do Ensino Médio de duas instituições federais de ensino da cidade de Recife. O objetivo foi identificar as relações entre as concepções de avaliação do professor, a formação e o que recomenda o projeto político-pedagógico (PPP) das instituições. A metodologia empregada foi organizada como um ciclo da experiência de Kelly, que se destinava a engajar o professor em um processo de interpretação e reinterpretação da realidade concebida e vivida. As análises foram fundamentadas na teoria dos construtos pessoais e na evolução das ideias definidas como gerações da avaliação. Percebeu-se que, apesar das práticas avaliativas do professor seguirem as instruções dos PPP das escolas, elas possuem características comuns relacionadas às suas concepções de avaliação.

    Resumo em Inglês:

    This paper refers to an ethnographic case study carried out with a first year High School physics teacher, at two federal institutions of education located in the city of Recife, Pernambuco, Brazil. It aims to identify the relationship between teacher's conceptions of evaluation, his initial and continuing education what recommends the institutions' political-pedagogic project (PPP). The methodology used was organized as a Kelly's cycle of experience, aimed to engage teacher in a process of interpretation and reinterpretation of reality designed and lived. The analyses were based on the theory of personal constructs and the evolution of ideas defined as generations of evaluation. We realized that, despite the fact that the evaluative practices of this teacher follow the instructions of schools' PPP, they have common characteristics related to his conceptions of evaluation.
  • O professor de Biologia em formação: reflexão com base no perfil socioeconômico e perspectivas de licenciandos de uma universidade pública

    Vasconcelos, Simão Dias; Lima, Kênio Erithon Cavalcante

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa buscou investigar o perfil socioeconômico de licenciandos em Ciências Biológicas, suas motivações para escolher o curso e suas perspectivas quanto ao seu futuro profissional. Observou-se que a maioria dos estudantes trabalha, é proveniente de escola pública, tem baixo hábito de leitura e pretende seguir carreira de pesquisador. A maioria afirma ter escolhido Licenciatura por vocação, embora revele baixíssimo interesse pela pesquisa em ensino de Biologia como área de atuação profissional. Os licenciandos, de modo geral, estão satisfeitos com o curso e acreditam que a formação recebida na universidade contribuirá significativamente para sua empregabilidade.

    Resumo em Inglês:

    This research aimed to investigate future Biology teachers' socio-economical profile, their motivations for choosing the program and perspectives regarding their professional future. We noticed that most of the future teachers work, come from public High School, have low reading custom, and intend to follow a Biology researcher career. Most of them declare to have chosen the program based on vocation, although reveal very low interest in Biology Education research as professional carrier. The majority of them is satisfied with the undergraduate program they are taking and believe that their training in the university will help significantly for their employment.
  • Análise da relação entre força e movimento em uma revista de divulgação científica

    Gomes, Luciano Carvalhais; Fusinato, Polônia Altoé; Neves, Marcos César Danhoni

    Resumo em Português:

    O objetivo desta pesquisa foi fazer uma análise crítica das concepções alternativas sobre força e movimento na revista Superinteressante. Para embasar essa análise, fizemos uma revisão bibliográfica sobre o tema, abrangendo desde a teoria dos movimentos naturais de Aristóteles até as três leis de Newton. Em seguida, fizemos uma comparação das concepções encontradas em várias pesquisas sobre esse assunto com as desses pensadores. Guiados por essa revisão bibliográfica, concluímos que muitas das concepções dos estudantes sobre força e movimento estão presentes na revista, mas em percentagem menor, comparadas com as encontradas nessas pesquisas. O que exige, dos educadores interessados na aprendizagem significativa dos seus alunos, cuidados especiais em sua utilização como um recurso didático.

    Resumo em Inglês:

    This paper deals with a critical analysis about alternative conceptions on force and motion in the Superinteressante Magazine. This analysis was based on a bibliography review about this subject, from Aristotle's natural motion theory to the three Newton's laws of motion. Afterwards, we made a comparison between the conceptions found in various researches about this matter and that of those thinkers. Guided by this review, we conclude that many of students' conceptions about force and motion are present in the magazine, but in a lower percentage, compared to those found in the review. The research outcomes show to the educators interested in their students' meaningful learning, special care when using this magazine as didactical resource.
  • Origem da vida: como licenciandos em Ciências Biológicas lidam com este tema?

    Nicolini, Livia Baptista; Falcão, Eliane Brígida Morais; Faria, Flavio Silva

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa identificou e analisou a representação social do tema origem da vida entre estudantes da licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade federal do Rio de Janeiro. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, e seus resultados analisados qualitativamente, de acordo com a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A análise e discussão dos resultados permitiram concluir que a representação social dos licenciandos, em relação ao tema proposto, apresenta elementos de uma cultura religiosa e de uma cultura científica. A análise dos elementos científicos nos permitiu identificar algumas deficiências nos conhecimentos expressos por esses sujeitos; apresentamos indícios de que essas deficiências derivam basicamente de duas fontes: (a) a ausência de abordagem específica do tema no curso de graduação da universidade pesquisada e (b) o conteúdo dos livros didáticos do Ensino Médio.

    Resumo em Inglês:

    This research identified and analyzed social representations about the life origin among preservice Biology teachers from a Rio de Janeiro federal university. Data were collected through questionnaires and the outcomes were analyzed in a qualitatively basis, according to the Collective Subject Discourse (CSD) approach. Data analysis and discussion allowed concluding that pre-service social representations about this subject, shows elements of a religious culture and the scientific ones. The scientific elements' analysis allowed identifying some deficiencies in the knowledge expressed by them; the outcomes provided evidences that those deficiencies come from two main sources: (a) lack of a approach to the origin of life subject, while in the undergraduate program; and (b) High School didactic books contents.
  • O uso de textos de divulgaçao científica para o ensino de conceitos sobre ecologia a estudantes da educação básica

    Perticarrari, André; Trigo, Fernando Rossi; Barbieri, Marisa Ramos; Covas, Dimas Tadeu

    Resumo em Português:

    O objetivo desta pesquisa foi avaliar o processo de aprendizagem de alunos do Ensino Básico a partir do uso de texto de divulgação científica desenvolvido pela Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto, com participação de pesquisadores. A prática pedagógica foi baseada em estudo de texto como técnica de ensino e consistiu na leitura, estudo e discussão do texto sobre Ecologia chamado "Lago e floresta: tão diferentes, mas muito semelhantes", o qual abordava o funcionamento dos ecossistemas. Foram aplicados questionários para avaliação da articulação de conceitos apresentada pelos alunos, cujas respostas foram analisadas de acordo com os objetivos cognitivos de Bloom. Com os resultados obtidos, pode-se afirmar que o uso de texto adequadamente preparado, associado à ação do professor como mediador, interferindo no processo cognitivo, e do aluno como agente ativo, possibilitou que os alunos fossem além do conhecimento de terminologias e fatos, importantes para a aprendizagem significativa.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this research was to evaluate the learning process among students through the use of science popularization texts on Ecology developed by the 'House of Science' of the Ribeirão Preto's Hemocenter, with participation of their researchers. The pedagogical practice was based on the reading of a text as a study technique and constituted of the reading, study and discussion of a text on Ecology named "Lake and forest: so different, but very similar" which based on the ecosystem working. Data were collected through questionnaires and the students' answers were analyzed according to the cognitive objectives proposed by Bloom. The results showed that the use of a text properly prepared, associated to teacher's action, as mediator, and the student as an active agent, were important for a significant learning.
  • Concepções e práticas de educação ambiental de professores de uma escola pública

    Valentin, Leirí; Santana, Luiz Carlos

    Resumo em Português:

    Os dados e análises que apresentaremos neste artigo resultam de investigação sobre a realização de projetos de educação ambiental na escola pública, cujo objetivo principal foi investigar as concepções e práticas de Educação Ambiental de professores que afirmam realizar tais ações. A coleta de dados foi feita por meio de análise documental, entrevistas semi-estruturadas e de observação. As concepções de professores acerca da Educação Ambiental orientam, de certa forma, a maneira como eles interpretam as finalidades atribuídas a ela e o tipo de práticas a que recorrem para alcançá-las. Na investigação feita, constatou-se que essas concepções e práticas eram de natureza comportamental e focavam-se na resolução de problemas de modo pragmático, revelando-se limitadas no desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental por meio de projetos.

    Resumo em Inglês:

    The data and analyses that will be presented in this paper come out from an investigation related to Environmental Education projects carried out in a public school, aiming to investigate conceptions and practices developed by teachers who declare to do such actions. Data was taken through documental analysis, semi-structured interviews and observation. Teachers' conceptions on Environmental Education advise them, in a certain way, the way how they interpret the goals conferred to it and the kind of practices they used to reach them. In the investigation carried out, it was noticed that these conceptions and practices were of behavior nature, focused the problem resolution in a pragmatic way, turning out to be limited in the development of Environmental Education activities through projects.
  • Empresariado e ambiente: algumas considerações sobre a educação ambiental no espaço escolar

    Bagnolo, Carolina Messora

    Resumo em Português:

    A Educação Ambiental é um tema que vem atraindo a atenção da sociedade, que deposita nela grande esperança no que tange à emergência de uma nova consciência socioambiental. Dada a importância da Educação Ambiental, diversos setores sociais têm se preocupado e praticado essa educação, especialmente no espaço escolar. Um desses setores que merece destaque é o empresariado que, dentro do contexto do discurso da responsabilidade social, tem levado o ambiente para além das suas fronteiras, por meio de atividades e programas de formação ambiental. Este ensaio analisa essas ações, buscando levantar algumas inquietações referentes à relação de dominação que pode se estabelecer na escola, quando a empresa tem um espaço privilegiado, em detrimento de outros setores, como o Estado, a mídia e as organizações não governamentais.

    Resumo em Inglês:

    Environmental Education has been calling society's attention and it is a great hope for the emergency of a new social environmental conscience. Considering the importance of Environmental Education, several social sectors have been worrying and practiced this education, especially in the schools. One of these sectors that deserve attention is the enterprise, which within the context of the called social responsibility discourse, has taken the environment beyond its borders, through activities and programs of environmental education. This essay analyses these actions, looking for to rising some inquietudes related to the domination that can be established at schools, when the enterprise has more privileged space than other sectors, such as the State, the media and the non-governmental organizations.
  • Uma hipótese curricular para a formação continuada de professores de Ciências e de Matemática

    Rodrigues, Carla Gonçalves; Krüger, Verno; Soares, Alessandro Cury

    Resumo em Português:

    Este artigo relata o desenvolvimento e a análise de uma proposta curricular para a evolução das concepções didático-metodológicas de professores de Ciências e de Matemática do Ensino Básico. Essa proposta desenvolveu-se no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Os objetivos, a estrutura curricular e as metodologias de ensino utilizadas foram referenciados pela proposta de formação continuada de professores do Grupo DIE-IRES, da Universidade de Sevilla, Espanha, que tem como meta desejável, a formação de um professor autônomo e investigador de sua ação docente, em um processo no qual os saberes didático-metodológicos e disciplinares são conteúdos relevantes para a complexificação de seu conhecimento profissional e de sua prática pedagógica.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes the development and the analysis of a curricular proposal for basic educational level Science and Mathematics teachers' didactic-methodological conceptions evolution. This curricular proposal was carried out in the context of Pelotas Federal University' School of Education. Objectives, curricular structure, and teaching methodologies were guided by the DIE-IRES Group from the University of Sevilla, Spain, on-going teacher formation proposal, which has, as a desirable goal, the formation of an autonomous and investigative teacher in a process in which his/her didactic, methodological and disciplinary knowledge are considered essential for the complexification of his/her professional knowledge and his/her pedagogical practice.
  • A atividade de ensino e o desenvolvimento do pensamento teórico em matemática

    Cedro, Wellington Lima; Moraes, Silvia Pereira Gonzaga de; Rosa, Josélia Euzébio da

    Resumo em Português:

    Neste artigo, buscamos refletir sobre a formação do pensamento teórico-matemático nos estudantes, tomando por base os pressupostos da perspectiva histórico-cultural. Apoiando-nos em estudos de Vigotski, Leontiev, Davídov e, mais recentemente, de Moura e Lanner de Moura, discutimos a relação entre o ensino, a aprendizagem e a formação do pensamento teórico em Matemática, tendo como base a atividade de ensino.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we looked for reflecting on the mathematical theoretical thought development in students, taking into consideration a historical-cultural approach. With support on studies of Vigotski, Leontiev, Davídov and, more recently, Moura and Lanner de Moura, we discuss the relation between teaching, learning and the development of theoretical thought in Mathematics, having as basis the learning activity.
  • Aulas de ciências na oitava série do ensino fundamental: uma proposta de projeto curricular como processo em construção

    Silva, Daniela Rodrigues da; Del Pino, José

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta o planejamento e desenvolvimento de um projeto curricular construído enquanto processo, com o intuito de organizar estratégias metodológicas, entre elas a resolução de problemas, e completar, assim, uma proposta pedagógica com pressupostos construtivistas. A pesquisa foi realizada com uma turma de oitava série do Ensino Fundamental, na disciplina de ciências. A participação de um professor pesquisador, capaz de realizar a interlocução entre teoria e prática, e o diálogo entre professora e alunos tornaram-se elementos determinantes para a estruturação do projeto curricular, buscando a abordagem de conceitos científicos ao mesmo tempo em que necessidades e interesses do grupo em estudo pudessem ser debatidos. A interação em sala de aula e as produções dos alunos, a partir das estratégias utilizadas, foram componentes de análise e discussão para direcionar o desenvolvimento da proposta, e modificaram o comportamento e os hábitos dos sujeitos envolvidos no processo.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the planning and development of a curricular project built as a process, with the intention of organizing the methodological strategies used, like problem solving, and to fulfill a pedagogic proposal in a constructivist approach. The research was carried out with an eighth year Elementary Education science class. The participation of a teacher-researcher capable of making the interlocution between theory and practice, and the dialogue between teacher and students, turned out to be determining elements to structure the curricular project, searching for a scientific concepts' approach, at the same time that the needs and interests of the group could be discussed. The classroom interaction and the students' productions, from the strategies used, were analysis and discussion components in order to guide the proposal development, and they modified the behavior and habits of the subjects engaged in the process.
  • Raciocínio moral na tomada de decisões em relação a questões sociocientíficas: o exemplo do melhoramento genético humano

    Guimarães, Márcio Andrei; Carvalho, Washington Luiz Pacheco de; Oliveira, Mônica Santos

    Resumo em Português:

    Nos últimos anos, os avanços nas Ciências Biológicas têm levado a sociedade a discutir diversas questões no campo da moral e da ética. Questões como engenharia genética, clonagem e pesquisas com células-tronco são questões chamadas de sociocientíficas por estarem na interface entre a ciência e a sociedade. Nesse trabalho buscamos entender como estudantes de Ensino Médio percebem e interpretam questões relacionadas à manipulação genética em seres humanos. Houve divisão de opiniões em relação à eugenia negativa, que se destina a remover características desfavoráveis das pessoas; mas a eugenia positiva, que busca melhoramento de características estéticas, foi rejeitada por todos os estudantes. As variações nas opiniões em relação ao assunto tratado podem ser, em grande medida, devidas às representações sociais dos estudantes.

    Resumo em Inglês:

    In the recent years the advances in biological sciences has been convincing society to discuss issues concerning moral and ethics. Issues as cloning, stem-cell research and genetic engineering are called socioscientific issues because they put into evidence the interface between science and society. In this paper we aimed at understanding how High School students realize and interpret issues regarding human genetic improvement. As a result we have found divergent opinions regarding negative eugenics, specifically about its attempts of taking out undesirable characteristics of individuals; but there was an agreement among all the students in rejecting positive eugenics, that aims at improving individuals esthetical characteristics. The divergences and differences of opinions may be related to the students' social representations.
  • Nanociência e nanotecnologia como temáticas para discussão de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente

    Siqueira-Batista, Rodrigo; Maria-Da-Silva, Luciana; Souza, Roberto Rômulo de Medeiros; Pires-Do-Prado, Henrique Jannuzzelli; Silva, Cláudio Aprígio da; Rôças, Giselle; Oliveira, Alexandre Lopes de; Helayël-Neto, José Abdalla

    Resumo em Português:

    A educação científica e tecnológica tem sido intensamente discutida hodiernamente, tendo em vista o compromisso último das diferentes instituições de ensino: formar cidadãos capazes de entender o mundo no qual estão inseridos. Com efeito, a apreciação de temas da atualidade se constitui em abordagem bastante salutar para motivar as discussões sobre tais temáticas em sala de aula. Neste domínio se inserem a nanociência e a nanotecnologia, saberes que podem ser abordados de forma interdisciplinar, envolvendo as ciências exatas e da natureza de forma articulada às ciências humanas e sociais. A proposição de eixos temáticos para o emprego da nanociência e da nanotecnologia como mote para o ensino de ciências, construídos a partir da revisão da literatura sob um enfoque ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA) é o escopo do presente artigo.

    Resumo em Inglês:

    Scientific and technological education has been, in present times, fairly-well discussed, with focus on the ultimate commitment of the various teaching institutions: to promote the formation of citizens who are able to understand the world where they live in. Actually, the choice of contemporary topics is by itself a very strategic approach to motivate discussions on such matters in the classroom. Nanoscience and nanotechnology come up very properly in such a domain, which can be treated in an interdisciplinary way, by joining exact and natural sciences on the one hand, and human and social sciences on the other hand. The proposal of thematic directions to approach nanoscience and nanotechnology as a motto for science teaching, set up from reviewing the literature under the optics of Science-Technology-Society-Environment (STSE), is the main goal of the present paper.
  • Imagens em narrativa: contraposição cultural e interdisciplinaridade no ensino fundamental

    Paleari, Lucia Maria; Biz, Antonio Carlos

    Resumo em Português:

    Com as transformações pelas quais passa o conhecimento científico na atualidade, a narrativa transformou-se em tema de relevância, quando se pesquisam questões relativas à construção de significado na experiência humana. Investigada como técnica de ensino junto a alunos de 6ª série de Botucatu, São Paulo, os quais foram confrontados com o ambiente urbano de Salvaterra, Ilha de Marajó, revelou que a força das oposições binárias, previstas teoricamente, estimula a reelaboração de conceitos prévios, revisão e resignificação de valores e de condicionamentos sociais. A narrativa como técnica de ensino propicia aprendizagem efetiva, com o espectador organizando a sequência de imagens apresentada e fazendo emergir significado de acordo com as suas experiências e estrutura cognitiva.

    Resumo em Inglês:

    The current scientific knowledge shift has transformed the narrative into a relevant theme when we search the significance of the human experience. Investigated as a teaching technique among sixth year students from Botucatu City, in São Paulo State, that were confronted by the urban environment of the Salvaterra Village, on Marajó Island, in Brazil, it revealed the strength of the binary oppositions, that are previewed in the conceptual sketch, stimulated the re-elaboration of the previous concepts, and re-signification of both, values and social conditioning. The narrative, used as a teaching technique, supplies an effective learning, so that the spectator sets the sequence of picture, making to emerge meaning according to his experience and cognitive structure.
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br