Acessibilidade / Reportar erro
Ciência & Educação (Bauru), Volume: 16, Número: 3, Publicado: 2010
  • Os saberes docentes na formação inicial do professor de física: elaborando sentidos para o estágio supervisionado

    Baccon, Ana Lúcia Pereira; Arruda, Sergio de Mello

    Resumo em Português:

    Neste trabalho apresentamos os resultados de uma investigação a respeito da construção dos saberes docentes, durante a realização do estágio supervisionado da licenciatura de Física. Para o levantamento das informações desta pesquisa, foram entrevistados dois grupos de estagiários e analisados seus relatórios de regência. Durante as entrevistas, semiestruturadas, o estagiário era convidado a falar sobre a sua experiência com o estágio supervisionado. Buscamos perceber as representações que cada estagiário elaborou durante o estágio, em relação aos alunos, ao professor, à escola, aos outros estagiários de seu grupo e ao próprio estágio. Com base nessas representações, procuramos verificar quais saberes os estagiários conseguiram construir durante esse período e caracterizar a singularidade de sua ação docente.

    Resumo em Inglês:

    In this work we present the results of research about the construction of the teacher´s knowledge, during the period of supervised teaching practice for students in a teacher education program in Physics. For the data collection, two groups of students had been interviewed; we also analyzed their reports of teaching practice. During the interviews, the students were invited to speak about their experiences on the supervised period of training. We were looking for the representations that each trainee elaborated during the period of training, related to the pupils, the teachers, the school and the other students of their groups. From these representations it was possible to verify the knowledge constructed by the trainees during the supervised teaching practice and to characterize the singularity of their practice teaching.
  • Investigando a metodologia dos problemas geradores de discussões: aplicações na disciplina de Física no ensino de Engenharia

    Machado, Vinicius; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel

    Resumo em Português:

    Para atender as diretrizes dos cursos de Engenharia (DCNs), no que tange à promoção de situações de ensino e aprendizagem que possibilitem a interação da ciência com a tecnologia em todas as dimensões da sociedade, decidiu-se pela construção de uma nova metodologia de ensino. Para tanto, buscaram-se orientações junto às DCNs, aos princípios educacionais do enfoque CTS e na Resolução de Problemas. Este trabalho apresenta uma investigação dos efeitos da metodologia dos Problemas Geradores de Discussões no ensino da Física, no primeiro período do curso de Engenharia de Produção em universidade pública do Paraná em 2008. A análise dos dados apontou para a pertinência da metodologia PGD nos cursos de Engenharia, pois permite abordar: o conhecimento formal da Física, a pesquisa e a discussão como forma de romper o tradicionalismo e promover uma nova forma de construir o conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    To meet the National Curriculum Guidelines of the Engineering courses (DCNS), in terms of promoting teaching and learning situations that allow interaction of science with technology in all aspects of society, it was decided to build a new teaching methodology. To build the methodology, we searched for an orientation through studies about the National Curricula Guidelines of the Engineering courses, educational principles with an STS focus and in Problem Solving. In the research, three DGP (Discussion Generator Problems) occurred. This paper presents an investigation of the effects of PGD methodology in Physics teaching, in the first period of the course in Production Engineering in the University of Paraná, in 2008. The data analysis pointed to the relevance of the methodology PGD courses in engineering, because it addressed the formal knowledge of physics, through research and discussion as a way to break the traditional style and promote a new ways of building knowledge.
  • Análise da apropriação do conceito de volume sob a perspectiva da teoria da atividade

    Rodrigues, Vera Lúcia Gouvêa de Camargo; Sforni, Marta Sueli de Faria

    Resumo em Português:

    De acordo com a Abordagem Histórico-Cultural e a Teoria da Atividade de Leontiev, apropriação de conceitos e desenvolvimento psíquico dos sujeitos são processos interligados. Com a intenção de compreendermos essa relação, desenvolvemos atividades orientadoras de ensino em uma 3ª série do Ensino Fundamental, trabalhando com o conceito de volume para investigar o processo de apropriação conceitual pelos alunos. Observamos que as ações das crianças são reveladoras do seu desenvolvimento psíquico, à medida que evidenciam a utilização dos conceitos geométricos como instrumentos orientadores na busca de soluções diante de situações desafiadoras. A apropriação se revela na mudança da relação do sujeito com o objeto, ou seja, quando ele deixa de agir por tentativa e erro ou repetição mecânica de procedimentos e age mediante reflexão e análise, o que exige mobilização de funções psíquicas superiores.

    Resumo em Inglês:

    According to the Historical and Cultural Approach and Leontiev's Activity Theory, the subjects' appropriation of concepts and psychic development are interlinked processes. Monitored learning activities on the concept of volume have been developed in a 3rd year primary school class to investigate the students' conceptual process. Children's activities revealed their psychic development as they used geometrical concepts such as monitoring instruments for the solution of challenging situations. Appropriation is revealed when there is a change in the relationship between subject and object, or rather, when the subject quits activities by trial and error or the mechanical repetition of procedures and acts according to reflection and analysis. The latter requires the mobilization of higher psychic functions.
  • Forma/ação do professor de Matemática e suas concepções de mundo e de conhecimento

    Roger, Miarka; Bicudo, Maria Aparecida Viggiani

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa busca trabalhar com diferentes concepções de mundo e de conhecimento, investigando a articulação entre o sentido que elas possuem para os professores de Matemática e suas concepções de ensino e de Educação. O estudo gira em torno de discussões que ocorreram em um curso de extensão para professores de Matemática. Esse curso tratou de concepções de mundo e de conhecimento, relacionando-as com diferentes regiões do saber, como Matemática, Física, Ecologia e Artes, focando a transição entre a concepção de mundo da Época Moderna para a concepção de mundo que vem se construindo na denominada Época Pós-moderna ou Contemporânea. A meta é compreender o sentido que aquelas concepções têm para os professores e destacar possíveis momentos de metacompreensão sobre a articulação entre essas concepções e sua prática docente. A metodologia utilizada é qualitativa, de uma perspectiva fenomenológica.

    Resumo em Inglês:

    This research aims to work with different world and knowledge conceptions, inquiring about articulations between the meanings that Mathematics teachers have and their learning and teaching conceptions. This study revolves around discussions that occurred in an extension course for Mathematics teachers. This course addressed different conceptions of world and of knowledge, and their association with different fields such as Mathematics, Physics, Ecology and Arts, focusing on the transition between the Modern Era world conception and the world conception that has been evolving in the so-called Post-Modern Era. The goal is to understand the meanings that teachers have about those conceptions, highlighting possible moments of meta-understanding regarding the articulation between these conceptions and their practice. A qualitative research methodology was employed for the study from a phenomenological perspective.
  • Um estudo de possíveis correlações entre representações docentes e o ensino de Ciências e Matemática para surdos

    Borges, Fábio Alexandre; Costa, Luciano Gonsalves

    Resumo em Português:

    No presente trabalho, investigamos as representações docentes acerca dos temas relacionados ao universo do ensino de surdos. Professores que atuam no ensino de surdos nas cidades de Maringá e Londrina são ouvidos e questões diversas são tratadas, tais como: formação inicial, Língua de Sinais, intérpretes, infraestrutura, preconceito, ensino de ciências, avaliação de aprendizagem etc. Para a análise dos dados, utilizamos a proposta de Análise Textual Qualitativa. A expectativa é de que, por meio dessas representações docentes, possamos levantar a discussão acerca deste fenômeno: o ensino de matemática e ciências para surdos. Dez professores que atuam nessa modalidade são ouvidos, sendo realizado um processo de categorização das falas de cinco dos entrevistados neste artigo. Surgem, então, diversas questões a serem debatidas e, com isso, buscamos encontrar um caminho de investigação em busca de uma melhor educação em ciências e matemática para surdos.

    Resumo em Inglês:

    Throughout this paper, we have investigated some teachers' representations about issues related to the teaching of the deaf. Teachers who have worked in such educational contexts in the cities of Maringa and Londrina were recorded while different topics were addressed such as: pre-service teaching education, training, Sign Language, interpreters, infrastructure, prejudice, Science teaching, learning assessment, and others. For data analysis, we have used Qualitative Textual Analysis. The expectation is that, through the teachers' representations, we can raise the discussion about this phenomenon: the teaching of mathematics and science to deaf students. Five out ten teachers were categorized for the purposes of this paper. Several issues were raised and all were worthy to be discussed in trying to find a way for a better education in Science and Mathematics for the deaf.
  • A educação inclusiva na percepção dos professores de química

    Vilela-Ribeiro, Eveline Borges; Benite, Anna Maria Canavaro

    Resumo em Português:

    O direito da criança e do adolescente é garantido desde a Declaração Universal dos Direitos Humanos, independente das condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais ou linguísticas que possua. Esse é o princípio básico da educação inclusiva: as diferentes necessidades de aprendizagem dos sujeitos. E, sob a ótica da educação inclusiva, nos deparamos com o ensino de ciências, que defendemos para todos. Acreditamos que o lugar ideal de preparação do professor para a educação, inclusiva ou não, é a graduação. Por essa razão, foram investigadas as percepções sobre educação inclusiva de todos os professores formadores de um curso de licenciatura em Química de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública de Goiás, já que são esses que preparam os futuros professores e suas opiniões têm influência no currículo do curso. Constatou-se que os professores não se sentem, ainda, preparados para a inclusão, e que precisam adequar sua visão sobre educação inclusiva.

    Resumo em Inglês:

    The right of children and adolescents to education is guaranteed since the Universal Declaration of Human Rights, independent of the physical, intellectual, social, emotional or language they posses. This is the basic principle of inclusive education, the different needs for learning. And from the perspective of inclusive education, we face the same for science education. We believe that the ideal place to prepare for the teacher education, inclusive or not, is the graduate. Therefore, we investigated the perception of inclusive education for all teacher trainers in a Chemistry course in a Public University in Goiás, as are these are the future teachers and their view has an influence on the curriculum of the course. It was found that teachers do not feel ready for inclusion and they need to adjust their views of inclusive education.
  • A experiência de uma formadora de professores de Química: analisando suas ações e reflexões num curso de educação continuada

    Altarugio, Maisa Helena; Villani, Alberto

    Resumo em Português:

    Objetivou-se analisar a experiência de uma formadora num curso de formação continuada para professores de Química, ocorrido numa universidade pública do estado de São Paulo, em 2004. Os dados apresentados surgiram da observação da prática da formadora e de suas reflexões, nas quais ela própria evidencia ideias, conflitos, angústias e impressões sobre suas ações durante o curso. Entre a prática da formadora e suas reflexões, surgem contrastes que irão se tornar nosso foco de investigação. Interpretamos esses contrastes como a atuação de elementos inconscientes que ora favorecem ora dificultam a sua prática e nos mostram que nem sempre a reflexão e a ação atuam na mesma direção. Defendemos uma prática reflexiva mais profunda e questionadora dos sujeitos como possibilidade para produzir melhores efeitos na formação e na atividade docente. Conceitos do referencial teórico psicanalítico de Freud e Lacan serviram de base para a análise dos dados.

    Resumo em Inglês:

    This paper is meant to analyze a teacher educator's experience when giving a continuing education course for chemistry teachers, held at a public university in São Paulo, in 2004. The information here has resulted from the observation of the teacher educator's performance and her reflections on their own ideas, conflicts, anguish and impressions concerning her actions throughout the course. The contrasts between the educator's practice and her reflections are the focus of this study. Such contrasts are regarded as a result of the presence of unconscious elements that either favor or hinder practice, and show that reflection and action not always lead to the same direction. We believe individuals should be encouraged to take a more questioning and more reflective attitude, enabling better results in teachers' education as well as more effective performance. Data analysis was based on concepts belonging to Freud's and Lacan's psychoanalytic theories.
  • El modelo semicuántico de Bohr en los libros de texto

    Ramírez, Jorge Eliécer Moreno; Badillo, Rómulo Gallego; Miranda, Royman Pérez

    Resumo em Espanhol:

    La didáctica de las ciencias naturales está cuestionando la transposición de los modelos científicos en modelos didácticos. Otras investigaciones muestran que el conocimiento científico convertido en conocimiento escolar produce deformaciones de la actividad científica y la simplificación de modelos, contribuyendo con la actitud negativa de los estudiantes hacia las ciencias y al fracaso escolar reportado por algunos estudios. Se pregunta si el modelo atómico de Bohr que se muestra en los textos se corresponde histórica y epistemológicamente con las actividades científicas y cuáles son las posibles deformaciones que de ésta se hace cuando se muestra el modelo en los libros. Los resultados de la investigación muestran una clara diferencia entre la propuesta de Bohr (1913) y la transposición del modelo, lo que invita a una reflexión profunda acerca de la confiabilidad que pueden tener los textos utilizados para la enseñanza de la ciencia química

    Resumo em Inglês:

    Natural science teaching is questioning the transposition that is made of scientific models into didactic models, because research has shown that when scientific knowledge is transformed into scholarly knowledge in order to be taught it causes the deformation of the scientific activity and the simplification of the models. This contributes to the negative attitude of students towards science, and student failure shown in some studies. This research inquired if the transposition of Bohr's atomic model that is shown in textbooks corresponds historically and epistemologically to scientific activity and what the possible deformations are that, coming from this model, are made to the scientific activity that comes from the transposition. The research results show differences between what Bohr (1913) proposed and the transposition of the model in textbooks. This information will contribute to the analysis that is being done regarding the dependability of textbooks.
  • Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência

    Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani; Diniz, Renato Eugênio da Silva

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta os resultados da implantação e aplicação da metodologia colaborativa mediada pelo computador desenvolvida com alunos de Prática de Ensino de Biologia da UEM. Apoiando-se na abordagem qualitativa, os dados foram coletados em questionários, documentos e observações, e a análise sobre as ideias, concepções e reflexões dos sujeitos da pesquisa processou-se de acordo com três grupos de elementos formativos para docência construindo a identidade profissional, construção do conhecimento compartilhado e mediação. Concluiu-se que os Alunos-Professores (AP) passaram por significativas mudanças atitudinais com relação ao processo de ensino-aprendizagem e ao papel do professor, na medida em que, ao compreenderem a importância de se valorizar o uso da metodologia colaborativa e do computador, como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem de Biologia, contemplando-os na experiência vivida, construíram saberes para a docência.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the results of the implantation and application of a computer-mediated collaborative methodology applied to Biology students at Practicum Internship course at the Universidade Estadual de Maringá. Based on qualitative approach, data was collected through questionnaires, documents, in locus observations and analysis of ideas. The conceptions and participants reflections was processed according to three groups of formative elements to teaching constructing a professional identity, construction of shared knowledge and mediation. It follows that student-teachers (ST) had significant attitudinal changes regarding the teaching-learning process and concerning the teacher role, as they embrace the importance of appreciate the collaborative methodology and the use of computers as a pedagogical resource in Biology teaching-learning, contemplating this items on their own experience, they were able to constructed knowledge for teaching.
  • As teorias de Lamarck e Darwin nos livros didáticos de Biologia no Brasil

    Almeida, Argus Vasconcelos de; Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha

    Resumo em Português:

    As teorias de Lamarck e Darwin são analisadas numa amostra de livros didáticos brasileiros de biologia, num período de sessenta anos. A de Darwin ocupa, nos livros didáticos, uma área maior do que a de Lamarck. Nestes é variável a extensão do conteúdo de Lamarck. Dentre os livros, destacam-se as edições do BSCS. Nestas, pela primeira vez, é apresentado o exemplo da figura do alongamento do pescoço da girafa, para ilustrar as diferenças de abordagem entre as teorias, e reproduzido desde então na maioria dos livros didáticos. Na teoria de Darwin, o principal conceito referenciado pelos autores é o da seleção natural, e, na de Lamarck, a herança dos caracteres adquiridos. As duas teorias são diferentemente apresentadas nos livros didáticos de biologia no Brasil. Darwin é apresentado como modelo de cientista e Lamarck como um teórico especulativo, tendo a sua teoria consideravelmente deformada, distante da formulação original.

    Resumo em Inglês:

    Theories formulated by Lamarck and Darwin are analyzed in a sample of Brazilian textbooks on biology published in a period of sixty years. Darwin's theory is covered more than Lamarck's theory. Among the analyzed books, an important mention must be addressed for BSCS editions, since the example of the elongation of the giraffes" necks for illustrating differences between both theories is presented in this series for the first time, and since then has been adopted by the majority of other textbooks on biology. The main concepts presented as representative of Darwin's and Lamarck's theories by all textbooks are natural selection and the inheritance of acquired characters, respectively. Not only theories but also the authors are differently presented in reviewed textbooks: while Darwin is presented as a model of scientist, Lamarck appears as a speculative theoretician, his theoretical propositions being remarkably deformed and changed from their original formulations.
  • Como novos conhecimentos podem ser construídos a partir dos conhecimentos prévios: um estudo de caso

    Teixeira, Francimar Martins; Sobral, Ana Carolina Moura Bezerra

    Resumo em Português:

    O presente artigo trata sobre o estudo de caso de como uma professora utiliza os conhecimentos prévios dos estudantes durante a abordagem de um novo conceito científico. Para tanto, foram realizadas filmagens de aulas de ciências durante a execução de uma sequência didática, a fim de investigar de que maneira os conhecimentos prévios dos estudantes eram tratados em sala de aula ao longo da abordagem do tema. A partir dos resultados encontrados, percebemos nas aulas observadas como a professora lidava com os conhecimentos dos estudantes. Identificamos que houve ocasiões em que ela os considerou e outras em que os desconsiderou. Apesar de ações antagônicas, tanto o fato de considerar quanto de desconsiderar parecem ter em comum a busca de manutenção de foco sob os conceitos, entendidos pela professora, como sendo os que devem ser objeto de atenção dos alunos.

    Resumo em Inglês:

    This article deals with a case study about how a teacher uses previous knowledge of students to approach a new concept. To this end, sciences classes were filmed during the execution of a didactic sequence, in order to investigate how previous knowledge of the students was treated in the classroom along the approach of the theme. From these results, we saw how the teacher dealt with previous knowledge of their students. We identified that there were occasions when she considered them and others in which she disregarded them. Although they are antagonistic actions, both the facts, to consider or to dismiss, have in common the search for keeping the focus on the concepts, defined by the teacher as those that should be the object of attention for the students.
  • Importância da demarcação de saberes no ensino de Ciências para sociedades tradicionais

    Baptista, Geilsa Costa Santos

    Resumo em Português:

    Este artigo, de natureza teórica, objetiva apresentar a importância da demarcação de saberes no ensino de ciências para sociedades tradicionais. Para tanto, recorre aos argumentos centrais do Construtivismo contextual e do Pluralismo epistemológico. Antes disto, porém, pontua alguns conceitos básicos (cultura, conhecimentos científicos e conhecimentos tradicionais) e discute brevemente a trajetória do ensino de ciências no Brasil e sua relação com a diversidade cultural. A demarcação de saberes no ensino de ciências para sociedades tradicionais permitirá, aos estudantes, a compreensão de que existem outras vias de explicação da natureza, além daquelas que fazem parte dos seus cotidianos. Sendo assim, os estudantes terão as suas visões de natureza ampliadas, podendo aplicar os saberes que têm ao seu dispor nos momentos em que forem apropriados. Consequentemente, também contribuirá para o respeito e manutenção dos conhecimentos tradicionais.

    Resumo em Inglês:

    This article is theoretical showing the importance of the demarcation of knowledge in science teaching in traditional societies. It is based on the central arguments of Constructivism and Contextual Epistemological Pluralism. Before this, however, it points out some basic concepts (culture, science and traditional knowledge) and briefly discusses the history of science teaching in Brazil and its relation to cultural diversity. The demarcation of knowledge in science teaching in traditional societies enables students to understand that there are other ways of explaining nature, besides those that are part of their daily lives. Thus, students will have their visions of nature enlarged and can apply the knowledge they have at their disposal in times that are appropriate, thus contributing to the respect and maintenance of traditional knowledge.
  • Teorias de aprendizagem: pré-concepções de alunos da área de exatas do ensino superior privado da cidade de São Paulo

    Gomes, Rolfi Cintas; Costa, Rogério Homem da; Neves, Alexandre Aparecido; Schimiguel, Juliano; Silveira, Ismar Frango; Amaral, Luiz Henrique

    Resumo em Português:

    Este trabalho busca analisar as preferências de aprendizagem de alunos de cursos superiores na área de Ciências Exatas, de maneira a verificar que aspectos das principais teorias de aprendizagem se tornam mais adequados a este perfil de aluno. Para isso, foram observados os principais elementos das Teorias de Ensino e Aprendizagem Comportamentalista, Construtivista, Sociointeracionista, Racionalista e Significativa, e sintetizados em um formulário de perguntas de múltipla escolha. Foi estudado um grupo de alunos de uma Universidade da cidade São Paulo, sendo 26 alunos do primeiro ano do curso de Ciência da Computação e 22 alunos de Engenharia Mecânica, formando uma população de 48 alunos. Os resultados desta pesquisa são explicitados e algumas considerações a respeito são apresentadas neste artigo.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to analyze some learning preferences of undergraduate BSc students in order to verify which aspects of the major Learning Theories are more adequate to such profile. In order to perform this, the core elements of Behaviorism, Constructivism, Social Interactionism, Rationalism and Meaningful Learning theories were observed and synthesized into a form with multiple choice questions. A group of students from a University in São Paulo city was chosen, being composed by 26 Computer Sciences students and 22 Mechanical Engineering students, totalizing 48 students. The results of this research, followed by some considerations, are presented in this paper.
  • O que pensam os professores sobre a função da aula expositiva para a aprendizagem significativa

    Pacca, Jesuína Lopes de Almeida; Scarinci, Anne Louise

    Resumo em Português:

    Professores são convidados a introduzir uma aula expositiva numa sequência didática planejada. Os professores tiveram bastante dificuldade para localizar a atividade dentro do que concebiam sobre ensino e aprendizagem significativa. Diante da tarefa proposta, procuraram sistematizar os conteúdos anteriormente desenvolvidos na sala de aula, atribuindo novo sentido à estratégia, sem abandonar a importância de ouvir o aluno e de articular adequadamente os conceitos. A aula expositiva de cada um foi ressignificada, aparecendo com posição definida na sequência pedagógica e com conteúdo significativo em relação ao nível de conhecimento do aprendiz. A conclusão fundamental foi que, mesmo sem ser explícito, era possível haver diálogo entre os saberes do professor e dos alunos, o que parece ter ocorrido também com os professores enquanto aprendizes no programa de formação.

    Resumo em Inglês:

    Teachers from a professional development program were invited to introduce expository classes (lectures) inside a pedagogical sequence they had planned. Classes were analyzed with criteria seeking to situate them within constructivist conceptions of teaching practice. The teachers had considerable difficulties in locating the activity into what they understood as teaching and meaningful learning. Facing the task proposed, they sought to make a systematization of contexts previously developed in the classroom, attributing new meaning to the strategy without abandoning the importance of listening to the learner and adequately articulating concepts. The expository class was given a new meaning, appearing with a defined position in a pedagogical sequence and a meaningful content in relation to the apprentice's level of knowledge. The most fundamental conclusion was that, even if not explicitly, it is possible to have dialogue between the teacher's and students' knowledge. This seems to have also occurred with the teachers themselves while learners in the teacher education program.
  • Enfrentamento de problemas conceituais e de planejamento ao final da formação inicial

    Ustra, Sandro Rogério Vargas; Hernandes, Claudio Luiz

    Resumo em Português:

    Apresentase uma reflexão sobre o processo de enfrentamento de problemas por futuros professores de Física, no período de estágio supervisionado, a partir de modelos construídos numa pesquisa desenvolvida junto a um grupo de professores em formação continuada. A atuação em grupo também foi preferida pelos estagiários para enfrentar problemas relacionados ao planejamento didático e de ordem conceitual. Os professores, quanto aos problemas conceituais, são mais persistentes ao tentarem resolvê-los, o que está associado ao contexto próprio de sua atuação, distinto daquele dos estagiários. O engajamento dos estagiários no enfrentamento de problemas genuínos associados ao planejamento, à semelhança do que ocorreu no grupo de professores, representou um processo importante para a construção do conhecimento profissional, individual e coletivo. As contribuições do trabalho apontam para o fortalecimento das disciplinas de práticas de ensino na formação inicial e sugerem atividades para a formação continuada.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a discussion about the process of facing problems experienced by future teachers of physics in the period of supervised probation, from models found among a group of teachers in continuing training. The action group was also in method most used by the trainees to face problems related to didactic planning and conceptual order. Teachers when confronted with conceptual problems are more persistent when trying to solve them than the trainees; this is linked to the context itself. The engagement of trainees in facing genuine problems related to planning, as it occurred in the group of teachers, represented an important process for the construction of professional knowledge, individually and collectively. The contributions of this work strengthen the disciplines of teaching practices in initial education and suggest activities for the continuing training of teachers.
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br