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Ciência & Educação (Bauru), Volume: 17, Número: 3, Publicado: 2011
  • A discussão de controvérsias sociocientíficas na formação de professores

    Galvão, Cecília; Reis, Pedro; Freire, Sofia

    Resumo em Português:

    A promoção da compreensão da natureza da ciência constitui um dos eixos fundamentais dos currículos de ciências actuais, procurando que os alunos entendam a produção do conhecimento científico e tomem decisões sobre assuntos de base científica com impacto directo na sua vida. Contudo, a investigação demonstra que os professores não integram esta vertente no seu ensino, comprometendo as aprendizagens dos alunos sobre esta temática. Num outro sentido, a investigação atribui potencialidades à discussão de assuntos sociocientíficos controversos na escola na construção de uma imagem de ciência mais real. Com este estudo, pretende-se compreender como é que um conjunto de 29 professores-formandos, de um mestrado em Educação, avalia as potencialidades deste tipo de metodologia. Apesar das avaliações bastante positivas, constata-se a necessidade de continuar a apoiar estes professores na implementação destas actividades com os seus alunos de modo a desenvolverem o conhecimento necessário à sua implementação.

    Resumo em Inglês:

    Nowadays, one of the main goals of science curricula is to promote a deep understanding about the nature of science. Particularly, it aims at facilitating students' understanding about the construction of scientific knowledge and decision making concerning scientific issues with a direct impact on their lives. However, research shows that teachers do not explore this dimension in their teaching, comprising students' learning about controversial issues. Despite this state of affairs, research also shows the potentiality of using discussion about controversial socio-scientific issues for developing a more real image of science. The goal of the present study is to understand how a group of 29 teachers enrolled in a Master in Education, appraises this teaching methodology. Despite very positive evaluations from the teachers, this study illuminates the need keep on supporting teachers in their use of discussions in the classroom.
  • A pesquisa educacional como atividade curricular na formação de licenciandos de química

    Sangiogo, Fábio André; Woyciechoswsky, Raquel; Rosa, Simone Albrecht da; Maldaner, Otavio Aloísio

    Resumo em Português:

    O artigo reflete sobre a atividade de pesquisa educacional desenvolvida no componente curricular Pesquisa em Ensino de Química II, um dos componentes de iniciação à pesquisa educacional no curso de Química-Licenciatura da UNIJUÍ. Licenciandos, por meio de questionário respondido por acadêmicos de Química e da terceira série do Ensino Médio, identificaram diferentes níveis de significação envolvendo conceitos científicos fundamentais na compreensão das transformações químicas e seus efeitos térmicos. As respostas foram agrupadas segundo sua semelhança, resultando na construção de quatro categorias de análise para ambos os grupos. Foram consultados, também, livros didáticos de química do Ensino Médio e do Ensino Superior, que abordam o tema investigado. Com base no relato da pesquisa desenvolvida por licenciandos, conclui-se que a iniciação à pesquisa educacional pode ser realizada como atividade curricular, de modo a potencializar a formação do professor também como pesquisador de sua prática.

    Resumo em Inglês:

    The article reflects about the educational research activity developed at the curriculum component - Research in the Teaching of Chemistry II -, one of the components of introduction to the educational research in the course of Chemistry at UNIJUÍ. Undergraduates, through a questionnaire answered by students of Chemistry and by students from the third year of high school, identified different levels of meaning involving fundamental scientific concepts in the understanding of chemical transformations and their thermal effects. The responses were grouped according to their similarity, resulting in the construction of four categories of analysis for both groups, were also consulted books of chemistry for high school and university teaching that address the investigated subject. Based on the report of research developed by undergraduates, it is concluded that the initiation to the educational research can be performed as a curricular activity in order to enhance the education of the teacher also as researcher of his practice.
  • Autoria no ensino de química: análise de textos escritos por alunos de graduação

    Ferreira, Luciana Nobre de Abreu; Queiroz, Salete Linhares

    Resumo em Português:

    A utilização de textos de divulgação científica no ensino formal tem sido discutida por pesquisadores da área de educação em ciências. Tais discussões sugerem que esses textos podem funcionar como instrumento de motivação em sala de aula, organizando explicações e estimulando debates. Nesta perspectiva, foi aplicada uma proposta de ensino pautada no uso de capítulos do livro Tio Tungstênio: Memórias de uma Infância Química, de Oliver Sacks. A proposta, que envolveu a produção de textos, pelos estudantes, sobre conteúdos do livro, foi aplicada em uma disciplina do Ensino Superior de química. Os textos foram analisados segundo a Análise do Discurso de linha francesa, especificamente com relação à noção de autoria.

    Resumo em Inglês:

    The use of popular science texts in formal education has been discussed by researchers in the field of Science Education. Such discussions suggest that these texts can be an instrument of motivation in the classroom organizing explanations and stimulating discussions. Thus, a teaching proposal was implemented based on the book Uncle Tungsten: Memories of a Chemical Boyhood, by Oliver Sacks. The study involved the production of texts by undergraduate students about some chapters of that book. The texts were analyzed from the perspective of French Discourse Analysis, specifically according to the concept of authorship.
  • Pós-graduação e pesquisa em ensino de biologia no Brasil: um estudo com base em dissertações e teses

    Teixeira, Paulo Marcelo Marini; Megid Neto, Jorge

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta resultados de pesquisa que descreve o conjunto de dissertações e teses sobre o ensino de Biologia no Brasil. Foram identificados, por meio de bancos de informações bibliográficas, 351 trabalhos defendidos no período de 1972 a 2004. Essa produção é aqui descrita, sendo caracterizadas algumas de suas tendências com base nos seguintes descritores: autor e orientador do trabalho; grau de titulação acadêmica; instituição de origem do trabalho; ano de defesa; distribuição geográfica; e fomento. Os resultados são explicitados de modo a se ampliar a divulgação das pesquisas no campo do ensino de Biologia e se desenvolverem descrições e análises que permitam compreender melhor a formação e o desenvolvimento dessa subárea de pesquisa no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the results of a study that describes 351 dissertations and theses on the teaching of Biology in Brazil, showing some trends in these works, based in the following descriptors: author and advisor for the work; academic degree; institution of origin for the work; year of defense; geographical distribution; and sponsorship. The results are presented in such a way as to make explicit the data on the institutional base that supports this field of investigation and the trends in research on Teaching Biology in Brazil.
  • Participação em uma comunidade virtual de prática desenhada como meio de diminuir a lacuna pesquisa-prática na educação em biologia

    El-Hani, Charbel Niño; Greca, Ileana María

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta resultados relativos à participação numa comunidade virtual de prática (ComPratica) desenhada como ferramenta para diminuir a lacuna pesquisa-prática na educação em biologia. A ComPratica reúne professores do Ensino Médio, licenciandos, pesquisadores e estudantes (graduação e pós-graduação), e inclui fóruns e chats sobre assuntos relacionados ao ensino de biologia. Uma atividade central na comunidade é a construção de pesquisa colaborativa, situada nas condições reais das salas de aula, envolvendo professores e pesquisadores em equipes não hierarquizadas. O sucesso inicial da comunidade é indicado pelo alto nível de participação, envolvendo 25% dos membros; pela diversidade de atividades e temas em seu interior; e pelo desenvolvimento de 8 projetos de pesquisa focados, sobretudo, em questões levantadas pelos professores. Neste artigo, apresentamos a ComPratica, discutimos dados relativos à participação dos membros, às visões dos professores sobre a comunidade, e relatamos achados de uma análise temática das mensagens enviadas em seus fóruns.

    Resumo em Inglês:

    This paper reports results related to the participation in a virtual community of practice (ComPratica) designed as a tool for bridging the research-practice gap. ComPratica gathers in-service high school teachers, preservice teachers, researchers, and graduate and undergraduate students, and include forums and chats about matters related to biological education. A central activity in the community is the construction of collaborative research, situated in real classroom conditions, involving teachers and researchers in non hierarchical teams. The initial success of the community is indicated by the high degree of participation, involving 25% of the members; the diversity of activities and themes within it; and the development of 8 research projects mostly focused on issues raised by the teachers. In this paper, we describe ComPratica and discuss data concerning the members' participation, the teachers' views about the community, and report findings of a thematic analysis of the messages sent in its forums.
  • Abordagem temática e contextos de vida em uma prática educativa em ciências e biologia na EJA

    Moreira, Adelson Fernandes; Ferreira, Leonardo Augusto Gonçalves

    Resumo em Português:

    Neste artigo, analisamos depoimentos de educandos acerca de suas vivências em uma prática educativa no ensino de Ciências e Biologia na Educação de Jovens e Adultos, nomeada de Seminários Interativos. Os dados obtidos em vídeo foram categorizados confrontando-se elementos significativos dos depoimentos com os objetivos da prática em questão e as observações do educador na sua interação com os educandos durante o processo. Esse educador coordenou o desenvolvimento dos seminários e é um dos responsáveis pela pesquisa. Os depoimentos representativos das diferentes visões orientaram a realização de um grupo focal com o objetivo de detalhar e confirmar a representatividade das categorias construídas. Os depoimentos dos educandos indicam uma aproximação entre conhecimento científico e realidade. Entretanto, essas não foram as únicas contribuições da prática, que também possibilitou o desenvolvimento de habilidades de comunicação e interpretação e atitudes relativas a negociação e convivência coletiva.

    Resumo em Inglês:

    In this article we analyze student's speeches about its experiences in an educative science and biology practice in Adult and Young Education nominated Interactive Seminaries. These speeches were video recorded, observed and categorized, detaching relevant elements referring to objectives of practice in question and to educator observation of the student's interaction during the process. This educator co-ordinated the seminaries development and is one of the researchers. The representative speech of the different visions had guided the accomplishment of a focal group with the objective to detail and to confirm the categories constructed. The students' speechs indicate relations between scientific knowledge and student's life contexts. Moreover, the Interactive Seminaries also made possible the development of communication and interpretation abilities and negotiation and collective relationship attitudes.
  • Análise do conteúdo das leishmanioses em livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (2008/2009)

    França, Viviane Helena de; Margonari, Carina; Schall, Virgínia Torres

    Resumo em Português:

    Realizou-se análise do conteúdo das leishmanioses em livros didáticos de ciências e biologia, indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD/2008 e PNLEM/2009. Os critérios de análise reportaram aos seguintes temas: compromisso social, relação entre saúde e ambiente, qualidade científica, correção dos conceitos e ilustrações. Foram analisados sete dos 13 livros de ciências indicados pelo PNLD/2008 e todos os nove livros de biologia do PNLEM/2009; esses foram adotados em escolas públicas brasileiras no período letivo de 2008 a 2011. Todos os livros apresentaram incorreções científicas, linguagem descontextualizada e lacunas de informação, desfavorecendo a construção do conhecimento e não estabelecendo relações com aspectos históricos, socioculturais e econômicos associados às doenças. Tais constatações, somadas a achados semelhantes na literatura, levam à proposição de que o tema saúde deveria ter tratamento em separado, constituindo-se como volume específico, considerando a sua transversalidade e potencial para estabelecer diálogos para uma formação cidadã.

    Resumo em Inglês:

    The content related to Leishmaniasis in science and biology textbooks indicated by the Brazilian Didactic Book National Program - PNLD/2008 and PNLEM/2009 - was analyzed. The analysis criteria reported to the social commitment, to the relation between health and environment, to the scientific quality, to the correction of concepts and illustrations. Seven of the 13 science books indicated by the PNLD/2008 and all of the nine PNLEM/2009 biology books were analyzed; these were adopted in Brazilian public schools from 2008 to 2011. All books presented scientific inaccuracies, decontextualized language and information gaps, making it unfavorable for teachers and students to construct the knowledge and establish relationships with historical, sociocultural and economic issues related to the diseases analyzed. These findings associated with similar data from the literature leads to the proposition that the health issue should be treated separately, being as specific volume, considering its transversality and potential to establish a dialogue for a citizenship education.
  • Educação ambiental, sustentabilidade e ciência: o papel da mídia na difusão de conhecimentos científicos

    Sulaiman, Samia Nascimento

    Resumo em Português:

    São problemas de ordem ambiental: aquecimento global, mudanças climáticas, escassez de recursos naturais, resíduo. Em resposta, têm sido gerados novos saberes no campo da ciência, tecnologia e educação chamada ambiental de modo a se proporem alternativas para que o homem possa relacionar-se com o ambiente de maneira sustentável, e a mídia tem contribuído sobremaneira na veiculação desses conhecimentos. Na imprensa escrita, revistas e jornais têm criado seções, suplementos, cadernos tematizando educação e meio ambiente. Produzida pela revista Carta Capital, desde 2006, a revista Carta na Escola busca difundir "atualidades em sala de aula", e de setembro de 2007 a agosto de 2008 publicou a série "Sustentabilidade na Escola", com dez artigos relacionando sustentabilidade, ciência e educação. A partir do referencial teórico-metodológico da análise dialógica do discurso, este artigo analisa o discurso da sustentabilidade baseado na difusão de conhecimentos científicos, proposto nessa série, e sua limitação enquanto estratégia de educação ambiental.

    Resumo em Inglês:

    Global warming, climatic changes, scarcity of natural resources, waste are problems of environmental order. As an answer new knowledge has been generated in the fields of science, technology and environmental education to propose sustainable way to relation between human being and environment, and the media contributes intensively in the propagation of these knowledge. The written press, magazines and newspapers have created sections, supplements, and special editions about education and environment, like Carta na Escola magazine, produced for the Carta Capital magazine, since 2006. Between 2007 September and 2008 August, it published the "Sustainability on the school" series with ten articles about sustainability, science and education. This article analyses the sustainability discourse through the diffusion of scientific knowledge. and focus the limitation of this propose to environmental education. We selected the dialogic language theory, or dialogism, like theoretical and methodological reference for discourse analysis.
  • Termorregulación de lagartos en la formación de profesores de ciencias naturales y educación ambiental

    Daza-Pérez, Erika Patricia; Pérez-Miranda, Royman

    Resumo em Espanhol:

    Se estudiaron las propuestas científicas sobre termorregulación en lagartos para integrar un modelo a partir del cual, mediante un cuestionario y análisis de contenido, se analizaron las explicaciones sobre el fenómeno presentadas por profesores de ciencias en formación pertenecientes a un programa de Licenciatura en Ciencias Naturales. Los modelos de los profesores distan del modelo científico. Con base en ello se presenta una propuesta y se argumenta sobre la importancia de hacer objeto de trabajo dicha temática en la formación de esos profesores.

    Resumo em Inglês:

    We studied the scientific proposals on thermoregulation in lizards to build a model from which, through a questionnaire and content analysis, we analyzed the explanations of the phenomenon presented by science teachers training. The models of the professors are far from scientific model. On this basis we present a proposal and argues for the importance of working to that theme in the training of these teachers.
  • O discurso sobre a consciência em memoriais de educadores ambientais

    Piccinini, Cláudia Lino

    Resumo em Português:

    Tendo como ponto de partida pesquisa que analisou os caminhos de formação e de atuação profissional de um grupo de educadores ambientais, chamaram a atenção aspectos da narrativa que denominei de "discurso sobre a consciência". Trabalhando com base em memoriais autobiográficos destes educadores, e tendo como aporte teórico-metodológico a teoria da enunciação de Bakhtin (1986 e 2003), verificou-se que a visão manifesta não surgiu como consciência de classe, mas, em sua maioria, como consciência ingênua, mesclada ao desejo de poder contribuir para as mudanças das contradições socioambientais do capitalismo, sem assumir um papel de confronto à ideologia dominante.

    Resumo em Inglês:

    Taking as a starting point research that examined the training paths and professional performance of a group of environmental educators, narrative aspects I have denominated 'the discourse of conscience' called our attention. Working from the autobiographical memorials of these educators, and with the theoretical and methodological theory of enunciation of Bakhtin (1986 and 2003), it was clear that the view was not appear as class conscious, but mostly as naive consciousness, mixed with the desire to contribute to the changes of the social-environmental contradictions of capitalism, without assuming a role of confrontation to the dominant ideology.
  • Ensino de ciências e formação profissional em saúde de nível médio: representações sociais e visões de ciência

    Freitas, Jairo Dias de; Reis, Silvia Barreiros dos

    Resumo em Português:

    A noção de causalidade e de ordem permeia o entendimento das questões da vida, mesmo em uma visão dogmática. Partindo deste pressuposto, é plausível estudar o que dá sentido nas justificativas que embasam uma visão dogmática da ciência e que comumente tratamos de cientificismo. Com base em uma triangulação metodológica, desenvolveu-se um estudo de cunho qualitativo a fim de se mapearem, através das representações sociais, os elementos que fundamentam uma visão dogmática da ciência, considerando, como hipótese alternativa, uma visão otimista. Trabalhando com alunos do primeiro ano de um curso profissionalizante de Ensino Médio em saúde, observamos a presença de certos elementos do discurso cientificista ancorados, sobretudo, na ideia da ciência como único conhecimento. Assim, faz-se premente a historicização do saber-fazer cientifico, a fim de se contextualizar a ciência como produção humana.

    Resumo em Inglês:

    The order and causality notions pervade the understanding of life matters even in a dogmatic perspective. That being so, it is plausible to study the justifications that make dogmatic view of science meaningful, often treated as scientism. Based on a methodological triangulation, it has been carried out a qualitative study in order to map the elements that support such perspective by means of social representations, considering as alternative hypothesis an optimistic vision of science. Working with first grade mid-level students of a technical course in Health, we could observe the existence of certain elements of scientist discourse based on the conception of science knowledge as unique. Therefore, it is fundamental to understand the history of scientific activity so as to contextualize science as human production.
  • Ensino de ciências no fundamental 1: perfil de um grupo de professores em formação continuada num contexto de alfabetização científica

    Nigro, Rogério Gonçalves; Azevedo, Maria Nizete

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, apresentamos parte do perfil de 24 professores de 1º ao 5º ano envolvidos num projeto de formação continuada, que tinha o objetivo de promover a alfabetização científica. Por meio da análise de respostas a um questionário e de entrevistas, verificamos objetivos conferidos à Ciência escolar, além de atribuição de importância e grau de confiança para ensinar esta em relação a outras disciplinas escolares. Constatamos que esses docentes conferem grande destaque à disciplina de Língua Portuguesa, indicam predominantemente que o ensino de Ciências deve objetivar a educação ambiental e o ensino-aprendizagem de conceitos, bem como parecem estar relativamente seguros quanto às suas práticas. Nossa conclusão é que, em seu atual estágio de desenvolvimento profissional, esses docentes não explicitam o que a ideia de alfabetização científica possa implicar para os seus objetivos na educação em ciências, nem como conciliar essa ideia com o alto peso que é dado ao ensino de Língua Portuguesa.

    Resumo em Inglês:

    Here we present a partial profile of 24 science teachers enrolled in a project that explicit aimed at promoting science literacy. The teachers' answers to a questionnaire, complemented with interviews, enabled us to verify some elements related to teachers' objectives and importance attributed to school science and also the level of confidence these teachers declare to have to teach science in relation to other school topics. We verified that teachers rank the teaching of the mother language as more important than the teaching of science and indicate, as objectives for school science, the environmental education and the learning of concepts. Our most important remark is that, in their stage of professional development, these teachers can neither clearly explicit the implications the idea of science literacy can have to their school science objectives, nor conciliate this with the high value that it is attributed to the teaching of the mother language.
  • O laboratório didático a partir da perspectiva da multimodalidade representacional

    Laburú, Carlos Eduardo; Silva, Osmar Henrique Moura da

    Resumo em Português:

    Este trabalho dá continuidade às reflexões existentes na literatura da área de educação científica que tratam do papel desempenhado pelo laboratório didático no ensino das ciências. Ao situar o laboratório didático a partir de uma perspectiva semiótica baseada no referencial da multimodalidade representacional, defende-se a importância desse espaço, na escola, para apropriação, consolidação e aprimoramento dos conceitos científicos. A ação experimental sobre e com os objetos do mundo natural e instrumentação envolvida é aqui ponderada como uma modalidade representacional que deveria compor o espectro multimodal de representações de ensino, com o objetivo de tornar o discurso e as ideias científicas mais integradas e significativas.

    Resumo em Inglês:

    This work gives continuity to the existent reflections in the literature of scientific education area that suport considerations about the function carried out by the didactic laboratory in the science teaching. When placing didactic laboratory in a semiotic perspective, based on the referential of the multi-modal representations, it is defended the importance of that space in the school for appropriation, consolidation and improvement of the scientific concepts. The experimental action on and with the objects of the natural world and implicated instrumentation it is here pondered as a representational modal that should compose the multi-modal representations spectrum in teaching with the objective to making the speech and scientific ideas integrated and significant.
  • Evolução conceitual de professores sobre o movimento diário da esfera celeste

    Bretones, Paulo Sergio; Compiani, Maurício

    Resumo em Português:

    Este é um estudo sobre a elaboração do conceito de movimento diário da esfera celeste por um grupo de professores de Ciências e Geografia de 5ª a 8ª séries, participantes de um curso de Astronomia. Os resultados baseiam-se, sobretudo, na análise de suas respostas às perguntas das avaliações e em registros de aulas do curso. Discutem-se: a relação entre as respostas dos participantes, seus relatos sobre suas observações, e o desenvolvimento de conteúdos referentes ao movimento de constelações. Apresentam-se as elaborações de sequências da evolução conceitual do grupo e sua relação com a prática e a teoria trabalhadas no curso. Tais elaborações revelam os princípios relacionados à observação do céu: relação da altura do polo celeste com a latitude geográfica, obliquidade, continuidade do movimento, circularidade, tridimensionalidade e ciclicidade. O estudo sugere que esses princípios, usados como guias heurísticos, seriam úteis para o ensino da observação do céu.

    Resumo em Inglês:

    This work presents a study about the concept formation of the daily motion of the celestial sphere by a group of middle school teachers participants of an Astronomy course. The results are based on the analyses of the answers of these teachers for the questions made in the check tests and the records from the classes of the course. It is studied the relation between the answers, the accounts of the sky observations by the participants and the development of the contents about the daily motion of the celestial sphere. The elaborations of sequences of the verified conceptual evolution by the group and its relation with the theory develop in the course are presented. After a closer look at the elaborations of the participants, some principles were revealed: the elevation of the celestial pole to geographic latitude, obliquity, continuity of motion, circularity, tri-dimensionality and cyclicity. The study suggests that these principles shoud be used as heuristic guides, suitable for the teaghing of sky observation.
  • Arguments for the definition of the ict skills for prospective teachers: university student perception about the role of teachers of mathematics in secondary

    López, Yuri Morales

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se analizan los principales factores (o indicadores) que pueden estar presentes en el uso de recursos tecnológicos, específicamente el uso de la computadora personal (PC) y de esta manera, tratar de inferir sobre posibles rutas para el aprovechamiento de este recurso. El objetivo de esta investigación fue el determinar la percepción del estudiante universitario respecto al papel del profesor de matemática en Secundaria, específicamente sobre la componente tecnológica. Para esto, se administró una encuesta a 264 estudiantes del curso de Matemática Introductoria MAX-084 en el primer semestre del 2010 en la Universidad Nacional de Costa Rica. Se pretendió conocer la forma en que pudo influir el docente de Matemática, en el desarrollo de competencias tecnológicas útiles para su formación posterior en la Universidad.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we analyze the main factors (or indicators) that may be present in the use of technology resources, specifically the use of Personal Computer (PC) and, thus, try to infer about possible ways to take advantage of this resource. The main objective of this research was to determine the perception of university students about the role of secondary mathematics teacher, specifically from the technological perspective. For this purpose, we administered a survey to collect information of 264 students in a course of Introductory Mathematics MAX 084, in the first half of 2010 at the Universidad Nacional in Costa Rica. Principally, regarding how the mathematics teacher influenced the development of technological skills, useful for further training at the University.
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