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Ciência & Educação (Bauru), Volume: 19, Número: 3, Publicado: 2013
  • Editorial

  • El ABP y el diagrama heurístico como herramientas para desarrollar la argumentación escolar en las asignaturas de ciencias

    Pérez Campillo, Yosajandi; Chamizo Guerrero, José Antonio

    Resumo em Espanhol:

    En los últimos años se ha reconocido la importancia de la argumentación escolar en las asignaturas de ciencias, siendo el modelo de argumentación de Toulmin uno de los más aceptados. En la presente investigación, enmarcada en el Aprendizaje Basado en Problemas, (ABP) sobre el tema de minerales con alumnos de química del bachillerato mexicano, se introduce una nueva herramienta denominada Diagrama Heurístico que facilita adquirir la competencia argumentativa.

    Resumo em Inglês:

    In recent years the importance of argumentation in school science has been recognized, the Toulmin model of argumentation being one of the most accepted. In the present investigation, framed by the Problem-Based Learning (PBL) on the theme of minerals with high school chemistry students from Mexico, we introduce a new tool called the Heuristic Diagram that facilitates the acquisition of the argumentative competence.
  • Clássicos do cinema nas aulas de ciências - A física em 2001: uma odisseia no espaço

    Piassi, Luís Paulo

    Resumo em Português:

    Quando se fala em usar ficção científica em aulas de física, o filme 2001: uma odisseia no espaço, dirigido por Stanley Kubrick, aparece como referência mais ou menos obrigatória. Nosso objetivo é argumentar que o interesse da comunidade de educadores em física por esse filme é consequência de uma escolha narrativa de Kubrick e de Arthur Clarke, o prestigiado escritor de ficção científica que, junto com o diretor, elaborou o roteiro. Mostramos, empregando instrumentos teóricos derivados da semiótica greimasiana, que, nesse particular segmento da obra, a opção foi expressar uma determinada visão sobre o ser humano e sua relação com o mundo físico por meio da ciência. Concluímos que uma obra como a de Kubrick vai muito além de um recurso didático atraente, sendo uma referência cultural importante, uma narrativa sobre a ciência e os desejos humanos, expressos na ideologia de uma sociedade que se sustenta no conhecimento científico.

    Resumo em Inglês:

    In proposals for using science fiction in physics classes, the movie 2001: A Space Odyssey, directed by Stanley Kubrick, appears as more or less mandatory. In this paper we intend to argue that the interest of the community of physics educators about this film is the result of a narrative choice of Stanley Kubrick and Arthur C. Clarke, the renowned science fiction writer who, along with the director wrote the screenplay. We show, using theoretical tools derived from Greimasian semiotics, which in this particular segment of the movie picture, the choice was to express a particular view about humanity and its relationship with the physical world through science. We conclude that a work like Kubrick's film goes beyond the potential for a mere attractive teaching resource, being an important cultural reference on the role played by science in the socio-historical context.
  • Desafios para o ensino de ciências na classe hospitalar: relato de uma experiência com pesquisa e ensino na formação de professores

    Linheira, Caroline Zabendzala; Cassiani, Suzani; Mohr, Adriana

    Resumo em Português:

    O atendimento escolar hospitalar foi instituído enquanto política no Brasil através do Estatuto da Criança e do Adolescente. Em Santa Catarina, há classes hospitalares desde o ano de 1999. A Classe Hospitalar do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, foi pioneira em instituir um atendimento escolar, tendo como princípio o desenvolvimento de atividades curriculares. O texto apresenta e discute o ensino de Ciências desenvolvido na classe hospitalar, em uma experiência pioneira de um grupo de pesquisa em integração com equipe pedagógica do hospital. A pesquisa foi qualitativa do tipo estudo de caso e desenvolveu-se com o objetivo de caracterizar a atividade docente neste espaço educacional. Apresentamos resultados referentes a estratégias de ensino e atividades didáticas utilizadas. Na análise, apontamos problemas e possíveis caminhos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas neste tipo de ambiente escolar. Ao final do trabalho, apontamos temáticas e recursos com maior sucesso de uso neste contexto.

    Resumo em Inglês:

    School teaching for hospitalized children was established in Brazil through the Estatuto da Criança e do Adolescente. In the State of Santa Catarina it went in effect in 1999. The Joana de Gusmão Children's Hospital in Florianópolis was pioneer in establishing classes for children from 5th to 8th grades, following the State curricular directives for basic education. The present article describes the methods and activities adopted for Science teaching in that setting. It resulted from a qualitative type of research intended to describe the performance of teachers as a case study, as a pioneer joint experience of a research group of the Universidade Federal de Santa Catarina and the hospital's pedagogic sector. The authors identified problems and possible ways to develop pedagogic practices adapted to be used in the hospital environment.
  • Políticas curriculares e qualidade do ensino de ciências no discurso pedagógico de professores de nível médio

    Carvalho, Roberta Comissanha de; Rezende, Flavia

    Resumo em Português:

    Investigamos relações entre os sentidos de qualidade atribuídos, por professores de Física, Química e Biologia de duas escolas públicas, à educação científica e aqueles associados às políticas curriculares. Para tal, analisamos processos de recontextualização das políticas curriculares e da qualidade da educação científica no discurso pedagógico dos professores. Ainda que o sentido de formação para o mercado tenha sido associado à qualidade da educação científica pelos professores de ambas as escolas, os processos de recontextualização das políticas acabam moldando seus discursos pedagógicos de forma diferente: enquanto os professores da escola de alto Enem selecionam os conteúdos dos exames oficiais e usam a contextualização para enriquecê-los, os professores da escola de baixo Enem selecionam conhecimentos científicos úteis à realidade concreta dos alunos e contextualizam estes conhecimentos sem reconhecer este processo como garantidor de qualidade. Ao contrário, a contextualização passa a desempenhar o papel de prêmio de consolação.

    Resumo em Inglês:

    We investigate relations between the meanings attributed by teachers of Physics, Chemistry and Biology from two public schools to the quality of science education and those associated with curricular policies. To do so, we analyzed re-contextualization processes of curriculum policies and the quality of science education in teachers' pedagogical discourse. Although a market based meaning for training has been associated with the quality of science education by teachers of both schools, the processes of re-contextualization policies end up shaping their pedagogical discourses differently: while high ENEM school teachers select the contents from the official examinations and use contextualization to enrich them, the low ENEM school teachers select some scientific knowledge useful to the concrete reality of the students and contextualize this knowledge without recognizing this process as quality assurance. Rather, contextualization plays the role of a consolation prize.
  • Investigando princípios de design de uma sequência didática sobre metabolismo energético

    Sarmento, Anna Cássia de Holanda; Muniz, Cássia Regina Reis; Silva, Natália Rodrigues da; Pereira, Valter Alves; Santana, Maria Aparecida dos Santos; Sá, Thiago Serravalle de; El-Hani, Charbel Niño

    Resumo em Português:

    Este artigo contempla uma investigação sobre princípios de design de uma sequência didática que visa favorecer a aprendizagem sobre metabolismo energético na primeira série do Ensino Médio. O estudo foi realizado por pesquisadores e professores-investigadores reunidos numa equipe colaborativa. Consideramos, na sequência, critérios de justificação a priori, relativos a aspectos epistemológicos, psicocognitivos e didáticos. Na validação a posteriori, utilizamos pré- e pós-testes, triangulando métodos quantitativos e qualitativos. Os princípios de design incluíram: uso de textos de divulgação científica, contextualização dos assuntos em relação ao cotidiano dos estudantes, processo coletivo e cooperativo de aprendizagem. A intervenção mostrou efeitos positivos dos princípios de design quanto à motivação dos estudantes e à aprendizagem de conteúdos, sobretudo sobre transformações de energia, fermentação e biotecnologia. Contudo, algumas concepções alternativas resistiram a mudanças, especialmente aquelas relativas à fotossíntese e respiração celular, fornecendo indicações para o aprimoramento dos princípios de design e de sua implementação em sala.

    Resumo em Inglês:

    This paper reports results of an investigation about the characteristics of a teaching sequence aiming to promote learning about energetic metabolism in the 10th grade. The study was conducted by researchers and practitioners gathered in a collaborative team. In order to elaborate the sequence, we considered a priori justification criteria relative to epistemological, psycho-cognitive and didactic aspects. A posteriori validation was performed using pre- and post-tests, triangulating qualitative and quantitative methods. The design principles included: the use of popular science texts, the contextualization of contents in relation to students' everyday life, a collective and cooperative learning process. The intervention showed positive results of the design principles regarding students' motivation and learning about contents, mostly about energy transformations, fermentation and biotechnology. However, some alternative conceptions were resistant to change, notably those regarding photosynthesis and cellular respiration, providing indications for the improvement of the design principles and their implementation in the classroom.
  • A história da dupla hélice do DNA nos livros didáticos: suas potencialidades e uma proposta de diálogo

    Silva, Marcos Rodrigues da; Passos, Marinez Meneghello; Boas, Anderson Vilas

    Resumo em Português:

    Mediante a análise de sete dos nove títulos de livros didáticos qualificados pelo Programa do Livro para o Ensino Médio (PNLEM/2009), procurou-se mostrar que há uma concepção de ciência intrínseca a cada uma das propostas apresentadas nesses livros. Entre os referenciais assumidos para o desenvolvimento da análise, está a inserção de história mediante o aporte filosófico de uma abordagem relacional, que leva em consideração - quando se narra a história de um conceito científico - a relação entre este conceito e o problema a partir do qual emerge a necessidade deste conceito. Esta investigação levou-nos à conclusão de que os elementos históricos contidos nos livros didáticos, referentes à história da dupla hélice do DNA, possibilitam a constituição de uma concepção de ciências que mostra a ciência como uma construção histórica, pela razão de que seus resultados são respostas a problemas legitimados historicamente.

    Resumo em Inglês:

    Based on the analysis of seven books from the nine titles of textbooks qualified by the The High School Book Program (PNLEM /2009), an attempt has been made to show that there is an intrinsic conception of science in each proposal presented in those books. Among the references assumed in the development of the analysis is the insertion of history by the philosophical use of a relational approach which considers, when the history of a scientific concept is narrated, the relationship between this concept and the problem, and based on this, the need for such concept emerges. This investigation has brought us to the conclusion that the historical elements contained in the textbooks, referring to the history of the DNA double helix, make it possible for the constitution of a conception of sciences that shows science as a historical construction because its results are answers to historically legitimized problems.
  • O sistema respiratório nos livros didáticos de ciências das séries iniciais: uma análise do conteúdo, das imagens e atividades

    Ruppenthal, Raquel; Schetinger, Maria Rosa Chitolina

    Resumo em Português:

    Este trabalho busca, na análise de livros didáticos dos anos iniciais, as possíveis causas das lacunas explicativas que alunos dos anos finais apresentam sobre o sistema respiratório. Para isto, realizou-se a análise relativa a: espaço, conceitos, imagens, atividades práticas e exercícios propostos nas unidades referentes ao sistema respiratório de livros de ciências dos anos iniciais. Os resultados dessa análise apontam a existência de falhas explicativas em textos e imagens e a grande quantidade de imagens decorativas, o que pode comprometer a aprendizagem de conceitos. Constataram-se mudanças positivas nos livros do PNLD 2010, mas que a utilização dos mesmos deve ser feita com senso crítico pelos professores.

    Resumo em Inglês:

    This work intends to analyze textbooks from the initial years for possible causes of the explanatory gaps that students have in their final grades of the respiratory system. To achieve this, we analyzed the space, concepts, images, practical activities and exercises in the units proposed for the respiratory system in science books within the initial years. The results of this analysis indicate the existence of failures in explanatory texts and images and a large quantity of decorative images, which can compromise the learning of concepts. Positive changes were noted in the books of PNLD 2010, but their use should be made with critical common sense by the teachers.
  • A dengue nos livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático

    Assis, Sheila Soares de; Pimenta, Denise Nacif; Schall, Virgínia Torres

    Resumo em Português:

    A dengue constitui um grave problema de saúde pública no Brasil. As Diretrizes Nacionais de Prevenção e Controle das Epidemias de Dengue preconizam que ações de educação em saúde associadas ao tema dengue sejam contempladas, no espaço escolar, na grade curricular das disciplinas. No ensino formal, o livro didático se caracteriza como um dos principais recursos para a prática docente e disseminação de conhecimentos científicos. Assim, analisou-se a temática da dengue nos livros didáticos de ciências e biologia, indicados pelos Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM/2009) e Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2008 e 2011), respectivamente. O tema esteve presente em quarenta livros didáticos dos 114 indicados pelo PNLD (2008 e 2011) e PNLEM (2009). Verificaram-se erros conceituais, emprego de ilustrações inadequadas e descontextualização sociocultural do conteúdo. Estes fatores limitam a utilização deste instrumento colaborativo para as ações desencadeadas no ambiente escolar com vistas ao controle da dengue.

    Resumo em Inglês:

    Dengue is a serious public health problem in Brazil. The National Guidelines for Prevention and Control of Dengue Epidemics recommend the presence of health education action in schools and inclusion of the topic in the curriculum of the disciplines. In formal education, the text book is characterized as one of the main tools for teaching and dissemination of scientific knowledge. Thus, we analyzed the theme of dengue in the text books of science and biology indicated by the Didactic Book National Program (PNLD/2008 and 2011) and the Didactic Book National Program for High School (PNLEM/2009), respectively. The theme was present in the forty text books of the 106 indicated by the PNLD (2008 and 2011) and PNLEM (2009). There were conceptual errors, the use of inappropriate illustrations and sociocultural decontextualization of the content. These factors limit the use of this collaborative resource for action to be carried out in the schools with the aim to control dengue.
  • A relação teoria e prática em projetos de educação ambiental desenvolvidos em um bairro de Bauru, SP, Brasil

    Teixeira, Lucas André; Talamoni, Jandira Líria Biscalquini; Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos

    Resumo em Português:

    Este estudo analisa a relação entre teoria e prática que emerge de dois Projetos Ambientais realizados em um bairro popular de Bauru, SP, Brasil. Para essa análise, diante da diversidade de concepções e abordagens teórico-práticas acerca da educação ambiental, optamos pela fundamentação teórica da vertente crítica. Levando em conta as possibilidades dos procedimentos da pesquisa qualitativa em educação, elegemos a análise de conteúdo para a obtenção dos dados. Os resultados apresentados neste artigo sinalizam a necessidade de se romper com a dicotomia entre a forma (prática) e o conteúdo (teoria) no processo educativo ambiental, dando centralidade aos conteúdos sistematizados e construídos historicamente. Assim, consideramos que os processos educativos ambientais em análise, implicam o tratamento da forma e conteúdo como uma unidade dialética.

    Resumo em Inglês:

    This study examines the relationship between theory and practice that emerges from two Environmental Projects that were carried out in a popular neighborhood of Bauru, SP, . In order to analyze the data, given the diversity of theoretical and practical approaches and concepts in environmental education, we chose as a theoretical foundation critical environmental education. Considering the techniques used in the methodological procedures of qualitative research in education, we elected, as a tool to collect information, content analysis. The results presented in this paper indicate the need to break the dichotomy between form (practice) and content (theory) in the environmental educational process, focusing on the systematized and historically constructed contents. Thus, we consider the environmental education process analyzed involve treating form and content as a dialectic unit.
  • Prática docente em educação sexual em uma escola pública de Juazeiro do Norte, CE, Brasil

    Quirino, Glauberto da Silva; Rocha, João Batista Teixeira da

    Resumo em Português:

    Estudo etnográfico com base na observação participante e entrevista semiestruturada, que objetivou descrever o trabalho de educação sexual dos/as professores/as, e apreender os valores e as atitudes destes/as em relação à sexualidade de adolescentes no espaço escolar. O trabalho de campo foi desenvolvido em uma escola de Ensino Fundamental e Médio estadual da cidade de Juazeiro do Norte-CE, no período de setembro de 2009 a fevereiro de 2010. Constatou-se que, mesmo sendo o assunto suscitado por parte dos/as estudantes, sempre os/as professores/as se omitiram em realizar qualquer intervenção. Observou-se a presença de valores morais e pessoais na condução das práticas educativas, atitudes de silenciamento em relação ao preconceito a homossexuais e a perda da virgindade, assim como manutenção das desigualdades de gênero. Os dados apontam as fragilidades das ações pedagógicas e a necessidade de mudança de paradigma do processo ensino/aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    This is an ethnographic study based on participant observation and semi-structured interviews that aimed to describe the teachers' work in sex education and to learn their values and attitudes toward adolescents' sexuality in the school environment. The fieldwork was carried out in a state school for elementary education and high school in Juazeiro do Norte-CE, Brazil, from September 2009 to February 2010. Despite the issue being raised by some students, teachers omitted to perform any intervention. We observed the presence of moral and personal values in the conduct of educational practices, silencing attitudes concerning homosexuality and virginity, and the maintenance of gender inequalities. Data showed the weaknesses of pedagogical action and the need for paradigm changes in the teaching/learning process.
  • Grupos colaborativos como ferramenta na reestruturação do modelo didático do professor de química

    Santos Júnior, João Batista dos; Marcondes, Maria Eunice Ribeiro

    Resumo em Português:

    Esta investigação apresenta os resultados de um estudo sobre como um projeto colaborativo envolvendo professores de Química pode servir como instrumento para a reflexão dos docentes sobre as suas concepções e práticas pedagógicas, e, também, para resgatar deficiências na formação inicial destes que, por ventura, ainda não foram sanadas no exercício da docência. A análise das reestruturações de cada docente foi feita a partir de seus respectivos modelos didáticos. Para tal, foi utilizado um inventário para identificar esses modelos, de modo que foi possível compará-los antes e depois dos trabalhos do grupo de aprendizagem colaborativa.

    Resumo em Inglês:

    This research presents the results of study on how a collaborative project involving Chemistry teachers can serve as a tool for reflection by the teachers on their conceptions and teaching practices and also to throw some light on deficiencies in the initial training that may not have been remedied in the course of their teaching career. The analysis of each teacher's restructurings was based on their didactic models and on an inventory used to identify these models, so that it was possible to compare them before and after the group's collaborative learning.
  • Narrativas e desenhos (imagens) no ensino fundamental com temas geocientíficos

    Compiani, Maurício

    Resumo em Português:

    O artigo discute narrativas e desenhos no ensino de temas geocientíficos nos resultados de dois projetos de formação continuada no Ensino Fundamental. O foco é nas atividades desenvolvidas por professoras de Português, Geografia e Artes que trabalharam interessantes articulações entre observação-leitura, com elaboração de textos/narrativas, descrições/narrativas, representações visuais e visoverbais (desenhos) de objetos ou eventos geocientíficos. O modo histórico de explicação do mundo pela Geologia/Geociências abre um leque de práticas de ensino-aprendizagem pouco usuais no Ensino Fundamental. Práticas que constituem as explicações escolares geocientíficas, lidando com a imagem, a percepção e a síntese nas suas inter-relações em como os objetos e espaços são significados e construídos conjugadamente com os raciocínios de causalidade e as narrativas históricas. Uma das ideias é mostrar que, na elaboração de conceitos mais generalizantes e histórico-espaciais, os processos de construção de conhecimentos são contínuos e descontínuos entre contextualização e descontextualização, síntese e análise.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses narratives and drawings with geosciences themes within teaching at the conclusion of two in-service teaching projects in the primary and secondary school. The spotlight is in the developing activities by teachers of Portuguese, Geography and Art. These teachers developed interesting connections between reading and observation by building narrative texts, narrative descriptions, visual and visual-verbal representations (drawings) of objects of geosciences events. The historical explanations in Geology/Geosciences open a range of learning and teaching practices, which have been hardly ever been used in primary and secondary school. These practices which compose geosciences school explanations deal with images, perception and synthesis in their relationships between objects and spaces. This reasoning has been built and defined connected to casual reason and historical narratives, it becomes a more generalized concept in the special and historical context. In this case, the processes of knowledge construction are continuous and discontinuous among contextualization, decontextualization, synthesis and analysis.
  • Quem somos nós?: perfil da comunidade acadêmica brasileira na educação em astronomia

    Longhini, Marcos Daniel; Gomide, Hanny Angeles; Fernandes, Telma Cristina Dias

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo elucidar qual o perfil da comunidade acadêmica brasileira que atuou ou ainda atua na Educação em Astronomia. Apresenta um breve retrospecto histórico que revela como a Astronomia vem ganhando terreno no cenário nacional e, neste bojo, os trabalhos voltados para o campo da Educação em Astronomia. Os dados foram obtidos por meio dos currículos da Plataforma Lattes, dos pesquisadores envolvidos com Astronomia, e revelaram que, dos 1072 envolvidos, 187 desenvolvem atividades nesse campo. Destes, a formação acadêmica ocorreu, prioritariamente, na região Sudeste e, nesta mesma região, atuam, sobretudo, em universidades. Há prevalência de graduados em Física, com pós-graduação em Física e Astronomia, especialmente quando atuam na divulgação científica, e predominância de doutores em Educação, no campo da pesquisa e produção bibliográfica em Educação em Astronomia.

    Resumo em Inglês:

    This article aims at clarifying the profile of the academic community who has worked on Astronomy Education. It presents a short background on the field which reveals that the interest in the area has increased in the national scenario, as well as research on Astronomy Education. The data were obtained from the researches´ Lattes Platform résumé' who are involved in astronomy studies, and revealed that of 1,085 subjects involved, 187 have activities in this specific field. Most of them graduated from Brazilian southeastern universities where they have also taught. It was also observed that the number of researchers who have worked on science communication have graduated in Physics and their PhD degrees are in Physics and Astronomy. On other hand the ones who have dealt with research and production in Astronomy Education graduated in Physics but their PhD was in the educational area.
  • Concepções de tecnologia de graduandos do estado de São Paulo e suas implicações educacionais: breve análise a partir de modelagem de equações estruturais

    Veraszto, Estéfano Vizconde; Silva, Dirceu da; Camargo, Eder Pires de; Barros Filho, Jomar

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida com alunos de graduação de diferentes regiões do Estado de São Paulo, que buscou entender melhor as relações entre a sociedade e as concepções e atitudes frente ao desenvolvimento tecnológico. Constatando que mídia, academia e documentos oficiais que regulamentam a educação entendem e apresentam a tecnologia de forma distinta e, muitas vezes, contraditórias, este trabalho busca fazer uma revisão bibliográfica sobre as diferentes formas de conceituar este termo, para, a partir de então, desenvolver uma escala de Likert para o mapeamento das concepções de estudantes. Utilizando a análise confirmatória da Modelagem de Equações Estruturais, este trabalho conclui que a amostra pesquisada apresenta uma visão clássica, mas ultrapassada, do que venha a ser a tecnologia, associando ciência e técnica sem distinções ou pontos de vistas críticos.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents some results from a study of undergraduate students from different regions of the State of São Paulo that sought to better understand the relationships between society and perceptions and attitudes towards technological development. Noting that the media, academia and official documents regulating education understand and present the technology in a distinct and often contradictory ways, this paper seeks to review existing literature on the different ways to conceptualize this term, and thereafter, to develop a Likert' scale for mapping the concepts of students. Using the confirmatory analysis of structural equation modeling, this research concludes that the sample studied shows a classical view, but outdated, what means technology, by linking it to science and technology without distinction or critical viewpoints.
  • Alfabetização científica e educação inclusiva no discurso de professores formadores de professores de ciências

    Vilela-Ribeiro, Eveline Borges; Benite, Anna Maria Canavarro

    Resumo em Português:

    A complexidade de ensinar ciências em salas de aulas inclusivas é evidenciada pela falta de preparo dos professores e das escolas em transpor a linguagem científica para as pessoas com diferentes necessidades de aprendizagem. Dialogar com professores formadores é uma iniciativa que tem por intuito incentivar essa discussão em um espaço em que ela não acontecia. Nosso objetivo consistiu em analisar concepções sobre alfabetização científica e temas em educação inclusiva nos discursos de professores formadores de ciências (Biologia, Física, Matemática e Química), em uma instituição de Ensino Superior em Jataí, Goiás. Foram realizadas entrevistas, gravadas em áudio, transcritas e analisadas a partir da Análise de Conteúdo. Os professores compreendem a alfabetização científica como fundamental para os cidadãos, e interpretam que todos os cidadãos têm direito a aprender ciência. Portanto, devem existir soluções para que essa alfabetização científica aconteça de modo eficiente, e que professores devem ser formados para isso.

    Resumo em Inglês:

    The complexity of teaching science in inclusive education can be evidenced by the lack of preparation of teachers and schools in translating scientific language for people with different learning needs. "Talking with teachers" is an initiative that wants to encourage this discussion in a space in which doesn't happen. Our goal was perceive conceptions about scientific education and themes in inclusive education within the discourses of trainee teachers of science (Biology, Physics, Chemistry and Math) in a institution of higher education in Jataí, Goiás. Interviews were audio taped and analyzed using Content Analysis. We see that teachers understand scientific education as fundamental to citizens and that all have the right to learn science. There must exist solutions for this this scientific education happen and teachers should be trained for it.
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